Você precisa se livrar da raiva?

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 27 жов 2021
  • 📝 Blog: universodapsicologia.com/
    💎Cursos online: universodapsicologia.com/cursos/
    ✅ Receba todas as novidades do Universo da Psicologia
    → Por Email: psicoativo.com/newsletter
    → Por Telegram: t.me/universodapsicologia
    _____________________________________________________
    Quem sou eu:
    Tiago Azevedo, graduado e mestrando em Psicologia.
    Saiba mais em universodapsicologia.com/sobre

КОМЕНТАРІ • 13

  • @UniversodaPsicologiaTV
    @UniversodaPsicologiaTV  2 роки тому +2

    ✅ Receba todas as novidades do Universo da Psicologia
    → Por Email: psicoativo.com/newsletter
    → Por Telegram: t.me/universodapsicologia

  • @jfandries
    @jfandries 2 роки тому +1

    Olá boa noite 🌃
    Raiva e realmente inútil.
    Num momento de desconforto
    sigo meus conceitos educados
    e desfaço-me do local.
    Ouvindo suas palavras......
    Vai 1 LIKE 👍

    • @UniversodaPsicologiaTV
      @UniversodaPsicologiaTV  2 роки тому +2

      É uma boa mesmo. Se afastar por um tempo é uma ótima estratégia pra não agir mal no calor da emoção. Dá pra evitar grandes estragos assim.

  • @sarahemerenciano3233
    @sarahemerenciano3233 2 роки тому +3

    Meu marido tá aqui me falando: -Nossa, esse vídeo é perfeito pra vc, raivosinha! Kkkkkk
    Mas eu acho que já melhorei muito já, tenho que melhorar mais, mas tô no caminho!
    Obrigada pelo vídeo! Muito bom!

    • @UniversodaPsicologiaTV
      @UniversodaPsicologiaTV  2 роки тому +2

      😄
      Mas é assim mesmo, a gente melhora com o tempo.
      Hoje de manhã passei umas horas meio brabo, depois vi que não fazia muito sentido e passei a rir de mim mesmo.
      Pensar e falar sobre a raiva já é mudança. As emoções são, em grande parte, resultado da cognição (pensamento, interpretação, avaliação...).
      Ou seja, mudar a forma de pensar sobre a raiva muda a raiva.
      Do ponto de vista biológico, estamos mudando as associações entre as vias neurais correlatas à cognição e às reações emocionais (por exemplo, aumentando a atividade do cortex pré-frontal pra inibir a atividade da amígdala).

  • @roseanegomestrinchao8776
    @roseanegomestrinchao8776 2 роки тому +1

    A raiva com certeza nos impulsiona a agir contra as injustiças eu a considero um ponto positivo, em agosto desse ano eu pude sentir na pele isso de forma drástica não foi uma simples raiva, encontrei o meu pai no necrotério onde estava internado com sinais de tortura! Fiquei paralisa sem intender porque fizeram aquilo, procurei meio e não pensei duas vezes depois de dois dias denuncie o hospital do município, e a minha raiva me fez procurar pessoas e descobrir negligência médica no dia do falecimento do meu pai! A minha raiva já matou todos os funcionários do hospital e nem o diretor escapou que fez um relatório perfeito, inclusive com passos que nem o diabo dúvida! A minha vingança será um prato cheio quando a equipe for pega, suposto funcionário de saúde não dá nem pra cuidar de animais quanto mais de pessoas, pai só temos um, e esse um vou lutar para que seja respeitado... ainda que não esteja mais aqui na terra! A final de contas ainda descubro que não é o primeiro caso e ninguém faz nada, o silêncio, o aceitar leva mais pessoas serem negligenciadas, mais pessoas feridas...Meu pai sempre levou o amor de Cristo com ele a onde quer que fosse, um ganhador de alma, e ainda depois de falecido irá salvar muitas vidas que poderia ser ceifada por esses supostos "profissionais".

  • @robertoeduardo8208
    @robertoeduardo8208 2 роки тому +1

    O problema é que reagir com raiva a uma situação pode fazer com que a outra pessoa tambem tenha a mesma reação, o que pode levar a consequencias desastrosas, inclusive legais, das quais podemos vir a nos arrepender amargamente. Alias isto ja aconteceu comigo.

  • @Luaaaz
    @Luaaaz 2 роки тому +1

    Acho que estamos perdendo nossos próprios meios de defesas e ataque pra sociedade moderna, tipo antigamente usar a ansiedade e raiva era meio de defesa e ataque, uma te dava mais força, a outra melhorava seus instintos e reflexos, e hoje ela não serve pra nada, até porque ter raiva é normal, porém por coisas bem fúteis e que não vai agregar em nada nas nossas vidas.
    Acho que a raiva em nossas vidas séria a última coisa pra nós, porém a situações que é nescessário, então excluir ela de nossas vidas nos deixaríamos indefesos, porém a sociedade teria mais "Paz", então é algo bem complexo a ser discutido. Já que a sociedade moderna busca a paz, a compreensão, a razão, e etc, porém isso é tudo uma utopia, então excluir esse tipo de emoção como a Raiva seria um tiro no pé, e talvez poderia até mesmo trazer consequências.
    Na conclusão, excluir um sentimento/emoção, é desnecessário, pois se excluirmos um teríamos que excluir outros, já que ambos existe porque existe outra.

    • @UniversodaPsicologiaTV
      @UniversodaPsicologiaTV  2 роки тому +1

      É complicado mesmo. Ainda tem essa questão de decidir se é melhor
      a) sentir menos emoções e aceitar mais as coisas como são
      b) ou sentir as emoções para mudar as coisas.
      Muitas vezes isso é um dilema.

  • @wendelsantana2190
    @wendelsantana2190 2 роки тому +1

    Bom trabalho, Tiago. Pode me ajudar com um daqueles vídeos de respostas?
    1 - Pergunta: é normal ficar pensando repetidas vezes em conversas que temos com outras pessoas, meio que procurando respostas que não falamos na hora? Exemplo, uma pessoa disse que tenho vocação para trabalhar em X coisa, sendo que eu queria trabalhar em Y, mas a pessoa acha que X é mais chique do que Y, só que, depois, fico o dia todo pensando: "Por que não expliquei meus motivos e tal?" Às vezes, esse fato fica martelando a cabeça por semanas, até meses! O que fazer?
    2 - Como lidar com um círculo social que vive buzinando em seus ouvidos para namorar (principalmente), para fazer tal corte de cabelo, para fazer isso e aquilo? Já tinha chegado num nível insuportável, até me deixar ansioso e estressado, com pensamentos repetitivos lembrando essas cenas. É parte da personalidade não gostar de receber dicas ou sou só alguém chato pra caramba? Ou é meu círculo social que é uma chatice? Já tentei explicar, em conversas sobre namoro, que não sou alguém interessante tanto no físico quanto na personalidade, mas isso rende mais, então uso minhas prioridades como desculpa. Já pedi algumas vezes para não tocar no assunto, mas sempre tocam. E isso também causa pensamentos repetitivos martelantes. Estou quase expondo meu lado mais grosseiro para pessoas que só veem meu lado mais tranquilo. Seria uma boa forma de lidar?
    Espero não estar incomodando.
    Abraço.

  • @neuberzinkk6701
    @neuberzinkk6701 2 роки тому

    Rapaz eu tenho muita raiva, eu digo que tenho ódio muito grande dentro de mim, e não é papo de adolescente, eu tenho as vezes vontade de socar tudo e todos a minha volta, por isso as vezes desconto em objetos as vezes brigo com familiares por conta de serviço, em fim nunca consigo direcionar minha raiva pra algo que vai me ser útil tenho muita dificuldade de controlar e não sei como mudar isso... Oque poderia ser feito?