Aqui no vídeo quando eu falo "tristes" eu estou falando sobre d3pr3ssão e su1c1d10, porém esses palavras não podem ser usadas aqui na plataforma. As informações que trago são de amigos e familiares que são da área da saúde que trabalham aqui mas trabalharam em outros estados e notam que por aqui a demanda é muito mais alta, principalmente de terapias e prescrição de psicotrópicos.
Esvaziamento da vida espiritual é uma tortura, trabalho, consumo e política não preenchem isso. Essas taxas mais elevadas de pessoas que tiram a própria vida está ligada a altos padrões e altas expectativas, vemos isso no Japão, nos países escandinavos. Quando a pessoa é burra, não tem expectativas nem vergonha na cara, sente prazer em prejudicar os outros, vai se churrascar por quê?😅😅 Por isso esse é um problema da região mais ao Sul do Brasil, no resto do Bostil barulho, barracos e carnaval fora de época afastam a depressão 😅😅
Eu não falei baseado no silêncio das cidades, mas nos rankings de su1c1d10 e d3pressão das cidades do sul que estão entre as piores do Brasil, tem muita gente pulando de prédio e se enforcando por aqui.
@@sinceroscmas existem outras formas de "çu1ss!deio" pela população pobre: uso excessivo de drogas, álcool, comportamento de risco levam a muito mais mortes
@@sincerosc é por que aqui no sul O sucesso é como se fosse obrigatório Errar/perder é visto como anormal Ou seja a própria sociedade se auto se cobra pelo sucesso Então fracassar é um fardo muito grande Por isso que nossos índices são os melhores em desenvolvimento Nós levamos as coisas a sério
Mas nem tudo é sombra. O povo de SC principalmente nas regiões de cultura alemã é sincero que chega e ser grosso, porém honesto. Ajudam com prazer quem demonstra que quer crescer e quer se ajudar. São caridosos embora não demonstrem, porque não são de ostentação nem de futilidades. São pessoas reservadas, porém justas e amigáveis. O que ocorre é que não sao folgados, não gostam de ser invasivos e não apreciam excesso de simpatia que por vezes é confundido com malandragem. É um bom Estado, mas é preciso entender a cultura do catarinense para viver bem por aqui, para não sofrer com o choque cultural para quem vem de fora!
olá! sou do interior de SP. ja ha algum tempo tenho sentido uma necessidade de me mudar, mudar meu ambiente, sair da minha "zona de conforto". Tenho pensado em ir pra SC, pode me sugerir algumas cidades pra eu pesquisar? tenho 28 anos e ainda nao tenho profissao, vou precisar de um trabalho mais operacional. se puder me dar alguma sugestao fico grato.
Mas o que explica pessoas em Santa Catarina tirando a própria vida mais do que em outros Estados? ALGO ESTÁ ERRADO. Falta de Jesus Falta de Deus Falta de amor Mentira Arrogância Uma vida mentirosa de aparências.
Eu já tive um canal onde falava sobre comportamento e irei contribuir com o teu vídeo. Sou de Carazinho, RS, mas hoje moro em Chapadão do Sul - MS e aqui tem muito nordestino. Já percebi que são muito alegres e unidos, são amigo de todo mundo. Adoram beber e fazer festa. Quase ninguém se preocupa em guardar dinheiro, estudar e investir no futuro. Percebi que eles não tem perspectiva de melhora. Eles não sonham, não esperam nada da vida e por isso são alegres e festeiros. É comum se reunirem numa casa num sábado à noite e amanhecerem bebendo, cantando, ouvindo música e dançando. De modo geral são honestos e trabalham, mas só fazem o que é pedido e só trabalham para o sustento. No Sul sonhamos com prosperidade e como isso não vem acabamos ficando triste, eu mesmo me considero triste.
Que visão interessante, ansiedade é viver no futuro, fazendo planos, projetos e quando as coisas não saem como planejado nos frustramos, expectativa alta é a origem das decepções, quem vive sem esperar nada se surpreende com tudo, talvez esse excesso de projetos e cobranças é o que deixam as pessoas tristes também. Obrigado pelo comentário!
Excelente comentário! Absolutamente tudo na vida tem um lado bom e um lado ruim. Acho que o ideal mesmo é ter equilíbrio entre o planejamento, expectativas, ansiedade e entre a diversão e o curtir a vida.
Sua análise foi muito coerente. A base familiar está sendo gradualmente desconstruída. Recentemente, conversei com um rapaz de 15 anos que mal vê a mãe devido ao trabalho, o que tem gerado um afastamento entre eles. Também conversei com algumas mães que mencionaram que suas filhas, após ficarem o dia todo na escolinha por três meses, apresentaram mudanças de comportamento, passando de crianças carinhosas e criativas para agressivas. Isso tem sido desesperador. Além disso, o aumento da ansiedade e depressão está cada vez mais frequente.
Obrigado por compartilhar, penso que a tristeza será a doença das novas gerações, descobrimos remédios pra tudo, antibióticos, cirurgias mas agora surgiu isso que nenhuma cirurgia ou remédio consegue curar, só tratar para tentar melhorar o quadro 😢
@@sinceroscmoro exatamente nessa cidade q vc filmou Pomerode, e aqui as mulheres já matrículam os bebês na creche antes dele nascer, pra conseguir vaga q é muito difícil...eles ficam das 7 da manhã até as 17hs de seg a sexta. Conheço vários nessa situação! Muito triste isso!!😢
Sou de Pernambuco e aqui está ficando do mesmo jeito, as pessoas antes sorriam, mas hoje estão melancolitas com essa coisa de tentar ser rico e não conseguir
Moro no sul e discordo dessa opinião. Em primeiro lugar a depressão atinge todo o mundo e todo o Brasil, não é uma exclusividade dessa região. Segundo, embora a cultura do trabalho seja muito forte, nem todo mundo aqui é trabalhador não! Tem muito preguiçoso também e gente desocupada que vive de bolsa família! Gente folgada não é exclusividade das outras regiões do Brasil não!
@@renenunes4686 BOM DIA RESPEITO A SUA OPINIÃO, MAS EU GRAÇAS A DEUS NÃO SOU DEPRESSIVO, tenho 73 anos não tomo remédios e brinco de colono, um bom domingo
Acho que isso acontece em lugares frios. Alaska tem o maior numero de suicídio aqui nos Estados Unidos, além de serem solitárias. A internet e tecnologia está afastando as pessoas, todos estão com a cara na tela do celular ou computador..estava em um restaurante e uma familia de 7 pessoas estavam todos olhando para o celular e ninguém conversava..muito triste esse Mundo em que estamos vivendo.
Tem razão, aqui tem um clima que é chuvoso, nublado e frio na maior parte do ano, dá uma tristeza mesmo essas semanas frias, a tecnologia também afastou as pessoas. Obrigado pelo relato
Morei quase 11 anos no oeste do Paraná. Cidade de descendência alemã e italiana. Amava o período de frio. Eu me identifiquei muito. Não gosto de barulho etc. Nem sabia o nome dos vizinhos e é assim que gosto.
Eu gosto do frio, o silencio traz a paz. Vendo as notícias eu fico com dó do povo de São Paulo que vive em constante stress no caos da capital, com assaltos e assassinatos constantes muitas vezes apenas por causa de um celular.
Bom dia!!! Já fui "turistar" no Sul e não observei esta "tristeza". O fato de serem mais tranquilos, objetivos, não significa que seja um povo triste, ao contrário são comedidos. Os barulhentos são os mais tristes e se escondem atrás da bagunça.
Sou de São Paulo capital, aqui trabalhamos muito, custo de vida alto, vivemos com medo da violência mas ainda considero o povo paulistano feliz. As pessoas tem que pensar no equilíbrio entre trabalho, família e lazer.
@@tatapera6423povo paulistano feliz? Tem certeza que você mora em São Paulo capital? Aqui nos ônibus, metrô, trem, pontos de ônibus sempre todo mundo de cara fechada, calados, ninguém se cumprimenta, nem olham na cara dos outros. Mesmo que você dê um bom dia, raramente os motoristas, agentes de bilheterias nas estações ou cobradores respondem. E quando respondem, pode ter certeza que são de "fora", principalmente nordestinos porque o paulistano sempre geralmente é mais mau humorado, estressado.
Excelente reflexão. Estou gostando de fazer minhas tarefas domésticas e atividades escutando seus vídeos. Continue! Isso é muito bom e nos faz refletir melhor sobre nossa vida. Deus o abençoe. 🙏❤️
Parabéns pela reflexão e sabedoria! Você foi direto ao ponto mais importante: presença e amor dos pais! Isso é extremamente necessário aos filhos, para se desenvolverem emocionalmente saudáveis. Sou pai de 2 meninos (6 e 8 anos) e sempre observamos (eu e minha esposa) que meus filhos são outros e evoluem muito mais positivamente com a nossa atenção e carinho e presença de corpo e alma. Isso deveria ser obrigatorio, mas muitos pessoas não entendem a importância disso. Esse é uma mal da sociedade moderna! Mulher e homem focados no trabalho, sobrou quem para dar atenção aos filhos?
É muito verdade o que fala no início desse vídeo. Aqui no sul é diferente mesmo, falta uma certa alegria nas pessoas. Em Minas Gerais por exemplo, cumprimentar é super natural, enquanto aqui poucos se olham para dizer um olá. Agora com esses caixas eletrônicos no mercado, a gente passa as mercadorias sem dizer um oi. As pessoas estão se distanciando mesmo. Eu queria muito morar em outra cidade mais calorosa.
Gente eu sou catarinense, e já morei no RS, PR, e regiões bem diferentes uma das outras dentro de SC. Pelo que entendi da realidade do dono do vídeo, ele mora numa região de predominancia de colonizadores alemães. Eu moro no oeste catarinense, onde predomina totalmente a colonização italiana. E não consigo concordar com nada disso de trsiteza/melancolia do povo não. Aqui é o contrario, acho um povo festeiro e divertido. O italiano é colérico, fala alto, se espressa muito, gesticula, ama festividades, bebidas, danças e são muito "piadeiros". Já o alemão é mais sisudo, concentrado, fechado. Ninguém é melhor que ninguem, ambos são honestos, trabalhadores, apenas modo de viver a vida diferente. Mas de fato eu jamais classificaria a galera da minha região como fechada ou triste, não combina. Porém concordo muito com os comentarios que dizem que no geral o brasileiro todo está menos esperançoso, mais ansioso e depressivo, muito por conta da nossa economia. Ser lascado desanima muito, mas ficar sem esperança de sair da escassez aí é que deprime mesmo.
Sim isso é verdade, italianos costumam ser bem alegres, descendentes de alemães que tem mais esses problemas mesmo, Guabiruba que foi onde aconteceu uma das histórias que mencionei são descendentes da cidade de Baden, Alemanha, tem até monumentos mostrando!
Conhecimento é poder 💙 e a única coisa que levamos daqui após nossa morte... "não existe uma verdade absoluta ela é um ponto de vista de cada um" 😊💫💪🏻☄️
Justamente! Vejo a galera falando da felicidade na Bahia (moro aqui, infelizmente) ,mas essa "alegria" é falsa. Basta olhar os índices de criminalidade, educação, econômico... Com toda certeza que há bastante gente aqui em depressão pelo desemprego, assim como há gente com depressão no sul devido a alta cobrança em prosperar, algo que não há aqui na Bahia. Aqui seguem ideia de uma falsa ideologia socialista de não querer prosperar, que o patrão é inimigo, mas que com essa ideologia traz os índices péssimos que temos.
Santa Catarina alemães e italianos são pontuais, uma comunidade aqui outra acolá - a maioria dos catarineses são cablocos mestiços de portugueses e indígenas que colonizaram o Estado. Quando alguns alemães e alguns italianos chegaram em Santa Catarina o Estado já era povoado por mestiços de portugueses e indígenas, porque os catarinenses falam português e não alemão ou italiano, esses referidos são tão minoria, pontuais, que não sabem mais, falar a lígua materna.
Cara, vc parece alguém sábio... ou que já o era, ou adquiriu com o tempo, com o problema de saúde q teve. Deus abençoe sua vida, sua família e as pessoas as quais Deus colocar no seu caminho. Leve a mesma sabedoria a eles. Abraço.
Obrigado! Essas dificuldades nos levam a refletir sobre muitas questões da vida e sempre queremos que as pessoas não precisem passar pelo que passamos para pensar sobre algumas coisas.
Perfeita a sua percepção e observação quanto a tristeza e "frieza" do povo aqui do Sul. De fato, é um povo que trabalha muito. Porém é um povo que eu amo de coração.
parabens pelo seu canal,pelos seus conselhos,não conhecia o seu canal e gostei bastante do conteudo continue assim! ,moro aqui em santa catarina e vejo muito isso,ostentação e excesso de trabalho!
Sou do Rio de Janeiro mas morei 2 anos num município catarinense de 18 mil habitantes, e impressionante o número de suicídios que aconteceu nesses 2 anos que la estive . Acho que o clima nebuloso , baixíssima temperatura interfere na saude mental sim .
Eu vou assistir esse vídeo com carinho, pois conheci pessoas sulistas, e algo muito forte me surpreendeu: a frieza extrema em relação ao outro. Uma falta de empatia, uma falta de sentimento humano. Tudo é dinheiro, status, coisas materiais. E conheci um cubano que mora em Floripa que já está igualzinho. É um fenômeno que me deixou alerta, e agora só mantenho contato se estritamente necessário.
Cubanos, venezuelanos e colombianos, são bem frios e não tem empatia pelo próximo. Pelo menos o que já conheci na minha cidade e em outras. diferente do bolivianos, são pessoas bem felizes e gostam de conversar sobra a cultura de seu país de origem.
Conteúdo de suma importância, por mais vídeos assim ! Quisera eu que existissem mais influenciadores com a sua sabedoria pois o que mais vemos por aqui é futilidade! Você está fazendo um ótimo trabalho ajudando várias pessoas ! Eu e minha esposa gostamos muito do seu canal ! Um abraço dos seus mais novos seguidores de Minas Gerais. ☕️🧀
Moro no Sul e com certeza sou mais feliz no Verão. E outra, eu trabalhei num lugar tóxico cheio de narcisista. E acordava às 5 da manhã. Gracas a Deus estou mudando de ramo profissional.
Li muitos dos comentários aqui deixados, não li todos, mas nos que eu li ninguém se lembrou de falar na importância do sol no ânimo e no estado de espírito das pessoas. Aqui na Europa é conhecida a "tristeza" nos países nórdicos e nalguns da Europa Central. É conhecido também o fato de muitos aposentados "fugirem" para o sul da Europa à procura da luz, fugir da "escuridão" sempre cinza, meses e meses sem parar. Sou português, 77 anos e vivi 40 anos no Brasil (Rio, Recife, Natal e Fortaleza). Felicidades para todos.😀
alemães são frios. Italianos são festeiros, animados, falam alto, gesticulam muito, gostam de beber, dançar... totalmente diferente. O apresentador do video mora numa região do sul com predominância alemã. E sou do oeste catarinense, onde é mais forte a imigração das colonias italianas, e te juro que é totalmente diferente. Acho o povo aqui bem brincalhão e animado. E frio não é o ano todo ne gente? Frio forte mesmo sao 3 meses só
@@camilapic6020 Tem razão, aqui em MG na minha região tem bastante descendente de italiano, alguns bairros da cidade são famosos por isso e realmente são pessoas animadas e abertas a receber pessoas com mesa farta.
@@FelipeOliveira-ms2tk sim! Por isso tem diferenca, não adianta o pessoal dizer que é tudo europeu fechado. Espanhois por exemplo tmb são diferenciados
Exatamente. A cultura do trabalho aqui é muito forte e para os catatinenses é tudo que importa! Trabalho, trabalho, trabalho! Trabalho de segunda a sexta na empresa e de sábado e domingo em casa onde todas as tarefas da semana se acumulam. E os pais empurrados para o mercado de trabalho sao obrigados a deixar seus filhos em creches e escolas de período integral! Não há convivência entre familiares nem lazer em família. Fui criança em outra região e nos anos 70. Fui extremamente feliz! Eram outros tempos e convivência em família era regra, não exceção. Mas observei que na região norte do Estado e regiao do vale do Itajaí as pessoas tem muita depressão. Conheci depressão quando fui morar nessas regiões. Antes era muito feliz! Falta flexibilidade nos horários de trabalho, para que as famílias possam conviver.
Aqui no Paraná é igualzinho, muita gente ansiosa e depressiva que só pensa em trabalhar e ter muita coisa pra mostrar para os outros, transam pouco e pensam demais em querer provar que “venceu” na vida, eu só observo 👀👀 sem falar do clima que é depressivo por natureza aqui, muitos dias chuvosos, nublados e frios, a receita perfeita pra uma depressão.
O ambiente de trabalho em sua maioria só tem colegas de trabalho usados pelo demônio. Invejosos, fofoqueiros e puxa-sacos são a maioria. Nas fábricas tem um bando de peões idiotas e infantis que só falam de CUlher e de putaria, com brincadeiras idiotas e repetitivas, não tem assunto, não querem que vc cresça, que vc fique sendo peão a vida toda e ganhando o salário de bosta a vida toda
Se o dinheiro for a maior prioridade em sua vida, cedo ou tarde ele cobrará seu preço. O "sucesso" é uma circunstância ou uma consequência de tudo que você faz ou do que acontece contigo. Logicamente que o dinheiro tem o seu papel na vida de todos nós. porém, acredite, você não é faraó e não levará nada, absolutamente nada de material daqui quando morrer.
Boa noite amigo Muito útil e necessário seu vídeo! Hj aqui onde eu moro uma pessoa se jogou no Rio que corta a cidade Aqui tem muita prosperidade porém é carregado esse clima aqui Tem uma energia negativa! Precisamos enfrentar de frente isso: Crer em Deus buscar a ele em oração Perdoar e abraçar mais Ver o lado bom da vida Tem coisa que o dinheiro não pode comprar! Abraços Deus abençoe!
Sou do sul e amo dias cinzentos, nublados e frios. O inverno me traz paz e silencioo, detesto verao e toda aquela agitacao e barulho dosmeses quentes. As pessoas sao diferentes, me sinto estressada no verão. Dificil analisar sem levar em conta a individualidade, cada pessoa é unica.
Compartilho do mesmo pensamento, pena que aqui no sul tá cada vez mais raro dias de frio, e quando digo frio to falando de frio de verdade, a minha cidade aqui de Santa Catarina o dia mais frio esse ano foi 5 graus e foi em um único dia só, o resto só inverno não foi menos que 8 graus e na grande maioria foi acima de 15, uma pena, eu moro na roça e amo a paz e tranquilidade que tenho aqui, e em dias cinzentos, de chuva ou de frio me traz uma paz interior que não dá pra explicar, seja pra trabalhar, passear ou ficar dentro de casa sem fazer nada é uma delícia, e olha que tenho 22 anos 😅
moro em área periférica da grande São Paulo e eu também sinto isso. Inclusive, nos últimos anos, o clima de onde moro está se tornando cada vez mais quente e úmido (há não muito mais que 15 anos atrás, o clima dessa região era considerado subtropical com invernos frios) a ponto de que os invernos e outonos sejam predominantemente compostos por dias quentes e abafados. É horrível voltar pra casa em um ônibus sem ar condicionado. Sinto meus neurônios queimando quando estou sob calor elevado, sério, já tenho TDAH e o calor agrava ainda mais minha dificuldade em focar
Eu concordo com você 100%, gostei muito do seu vídeo. Eu pensei que só eu pensava assim. Acredito que nós devemos estar mais com a pessoas que amamos, essa é a real riqueza.
Conforme vamos amadurecendo vamos percebendo isso, muito emprego não vale a pena e na hora da doença quem vai ficar contigo não é o chefe, temos que pensar em quem cuida de nós. Muitos querem se provar pros familiares tendo uma casona, um carrão, mas muitas vezes não adianta, acabam gostando de um tio todo errado, uma filha sem futuro, não adianta gastar energia e tempo pra provar seu valor pra quem nunca vai te valorizar, temos que valorizar nossa saúde e quem está do nosso lado.
Me lembro que na época do MSN, Orkut, eu conversava com duas pessoas do Rio Grande do Sul. Uma garota de Porto Alegre e um rapaz de uma cidade do interior. O rapaz dizia que sua cidade era uma das que mais pessoas cometiam um ato extremo contra si. Ele era bem triste. Espero que ele esteja bem. Perdi o contato, não lembro o nome da cidade. A garota de Porto Alegre tinha fobia social. Falou que sofria bullying, mas ela parecia ter mais equilíbrio emocional. Espero que estejam bem.
O problema é que o salário pago é baixíssimo perante ao custo de vida e a conta nunca fecha... Mas sim, eu reflito bastante sobre essa palhaçada de viver em função do Trabalho. Trabalha-se para viver, e não o contrário.
Muito importante essa reflexão sua em seu vídeo Precisamos sim estudar Ganhar dinheiro Mas a vida tem outros valores que estão acima disso! Continue com seu canal está muito bom
Saiba que suas leituras e observações ao analisar e expor questões habitacionais, jovens, pais , família, presente e futuro está se tornando conteúdo de estudos na área da psicologia , economia, filosofia e etc. Parabéns.
4:56 - Sempre falei isso para as pessoas. O dinheiro é importante é para nossa vida, mas não adianta trabalhar tanto pra ganhar bastante dinheiro e não poder desfrutar da grana, viver a vida.
Mesmo nos dias com um lindo sol, parece ser cinza. Acredito que no sul, temos uma perspectiva diferente das coisas que pessoas de outros estados enchergam. De um modo geral, creio que seja as tradições Europeias, mesmo que não sejamos europeus, há costumes parecidos, como a frieza e o sentimento de sempre pensar nos deveres, o que difere de outras regiões do país.
Excelente vídeo. Acho que um dos problemas é o excesso de informação. Pouco exercício físico, distanciamento da familia, consumismo, alimentacao errada, escravos de um sistema, distorção de felicidade focado em se mostrar para o proximo. O simples não basta.
Eu tipo, sou fora da curva, não sinto essa obsessão por ganhar dinheiro, eu gosto de dançar, malhar, viajar, namorar, fazer o que gosto, e nunca me separei da family, eu moro com a minha irmã, mas nossos pais moram no mesmo andar que a gente, estamos sempre juntos. Nós duas herdamos mais a personalidade do nosso papai que é carioca, extrovertido, brincalhão, eu também sou assim e minha mana pior ainda, bem doidinha kkkk já mamãe tem um temperamento mais melancólico, ela é argentina, tem que aguentar 3 "pirados" kkk ai, eu gosto de viver, em relação a trabalho, eu mesma faço meus horários.
@zairavega97 porque eu sou argentino também, é muito esquisito ter pais argentino fora da Argentina, seu caso é uma excepção a regra. Moro no Brasil e se um dia tdnho filho eu quero que seja brasileiero tmb.
A ganancia de ter cada vez mais posses, faz a pessoa virar escravo dos boletos e longe da criação de perto dos filhos, com isso so resulta em depressão e falsa felicidade!
Fato cara! Moro numa cidade de SC, pensa numa cidade onde as pessoas são extremamente egoístas, só pensam em dinheiro e trabalho... difícil achar amigos, as pessoas só se socializam para ganhar status etc... se vc é pobre, está ferrado. é triste demais, a cidade só cresce em questão financeira e populacional mas perde muito em questão de socializacao e afeto. Vc vive um mes ali e já sente o clima do lugar. Horrível!
Que estranho. Falei com a minha companheira hoje sobre mudarmos para floripa. Quis saber dela se ela topava e tal. Aí, sem pesquisar nada a respeito disso no google ou no youtube, simplesmente esse vídeo me aparece no final do dia como recomendação para assistir. Que louco!
Eu digo que sou muito feliz aqui em SC, mas as pessoas que são aqui da região mesmo são meio tristes, isso também é dos alemães, eles são meio desanimados mesmo o povo europeu de maneira geral tem bastante problema com depressão, mas acho melhor locais mais afastados, Floripa é meio ilusão viu, é muito caótico, visita no verão e vê se é aquilo mesmo que vocês desejam
Olha moro em Florianópolis nasci aqui , somos um povo acolhedor e um tanto desconfiado mais tristeza não vejo , temos sim pouca ambição devida a abundância natural e isso nos deixa satisfeitos, mais tristeza aqui não lembro de ver não
@@sinceroscmeu pai (in memori) morou nos anos 70 em SC, Blumenau, Cascavel e depois Foz do Iguaçu,ele contava para nós filhos que era um lugar que ele não voltaria mais nunca,ele foi humilhado,algumas pessoas muito ruim, até com animais e meu pai era apaixonado por animais, pessoas frias,que tratavam ele muito mal,e ainda naquela época um frio congelante os patrões colocava os trabalhadores para levantar 4 da manhã para adiantar os trabalhos,meu pai morou em várias colônias é assim que ele falava,ele falava com nós filhos,se quiserem sair daqui não vão para o sul,a experiência dele foi muito ruim lá,a gente é de interior que na época dele tinha no máximo 3 mil habitantes,por que hoje tem 14 mil.
@@marineidedasilva7099 Meu pai também saiu do sul e foi pra SP, ele não gostava, vindo hoje eu nunca entendi o porque de ele falar tão mal daqui, mas agora com seu relato as coisas fazem mais sentido, obrigado!
Na Europa os lugares onde as pessoas são mais deprimida é exatamente onde o clima é mais frio, as pessoas tendem a ficar mais dentro de casa, e os problemas vai afetando.
@@sincerosc bom dia amigo sou paranaense e atualmente moro em Timbó sc ha 16 anos e também percebi isso! Temos que trabalhar sim e conquistar nossas coisas! Porém tem coisas que são muito mais importantes que o dinheiro! Precisamos abraçar maís Perdoar maís também! Perdão é libertador e nos torna pessoas melhores também! Abraços p vc e parabéns pelo seu canal
Em um país pobre lascado como o Bostil a própria família pai e mãe na maioria das vezes sabotam a vida dos filhos , moro em Anápolis no Goiás e com 41 anos , com centenas de famílias que conheci durante toda minha vida eu observei uma coisa que o próprio pai e a mãe sabotam a vida dos filhos , conheço dezenas de homens e mulheres que odeiam o pai e a mãe porque fizeram um inferno na vida deles , meu pai mesmo na minha infância era um viciado em cigarros e pinga , minha mãe uma cachaceira e macumbeira , hoje retomei os meus estudos faço engenharia mecânica e já vou para o meu segundo curso universitário Física , ate hoje ouço meus familiares dizerem que estudar é perda de tempo e o que mais me chama atenção é que nenhum dos que tentam me desanimar não tem 1% do conhecimento que eu .
Também passei por isso, a pior parte é não ter orientação, meus pais nunca me apontaram caminho nenhum, fui na tentativa e erro até hoje, quando pedimos conselhos é até pior pq se der certo é mérito dos outros se der errado a culpa é nossa, o jeito é decidir e assumir os riscos.
Afffff como a maioria do povo brasileiro tem mania de criticar seu país e achar que lá fora é tudo maravilhoso essa síndrome do vira lata fico indignada com isso
Que locais de MG são tranquilos e bons de se viver na sua opinião? Morei em Viçosa mas só tem bagunça por ser cidade universitária, mas tem um clima muito agradável.
@@sincerosc então.. Eu estou em Mariana que fica relativamente perto de Viçosa, aqui também o pessoal gosta de Uma bagunça. Porém o lado bom é que tem muito emprego então não falta oportunidade, como são várias empresas costuma ter vários benefícios.. Se a pessoa for boa de planejamento da pra viver relativamente bem... Belo Horizonte e Ouro Preto também são bons lugares.
Parabéns pelo vídeo. Depressão é genética. As pessoas com genética de origem Europeia 95% têm tendência à depressão. Após fazer um exame de D.N.A pra ancestralidade descobri estes riscos, levei o exame pro neuro e foi adotado um protocolo de prevenção. Minha genealogia é da Itália, Ibéria, Rússia, Ucrânia e África. D'us abençoe te!
Sou Paulista ( neta de portugueses) e por não gostar de som alto , gostar de trabalhar muito e apreciar solitude ás vezes pensam que sou triste... No entanto há aqueles que vivem loucamente , sem ter expectativa no amanhã.
Bom vídeo! Apesar dessa thumbnail estranha, gostei muito do vídeo e de sua opinião! Temos que fortalecer a base familiar, em primeiro lugar. Aliás, pomerode é MUITO linda!
Infelizmente a tristeza tem envadido o coração de muitos não só no sul,, mas sim nos 4 cantos da terra, porque esta escrito, que quando estivesse próximo da volta do mestre Jesus,o amor de muitos se esfriara,e multiplicaria a iniquidades e tudo vem acontecendo,,mas se vc esta triste hj ,lembre-se que o Senhor morreu por nós,, a melhor coisa que cada um que esta lendo tem a fazer é entrega sua vida e sua alma ao Senhor Jesus, que ai o amor começara a fluir independente da situação, tudo vai mudar que quando o espírito santo entra tudo muda tudo fica claro,entrega teu caminho ao senhor que no mas ele o fará..uma boa tard a vcs um abraço aqui de itapetininga interior de sp .DEUS abençoe..
@josehumbertosiqueiravida9071 Hoje eu moro em Campinas, mas eu quero morar em Vinhedo ou Valinhos, já me acostumei com Campinas e região, não tenho vontade de voltar para o Paraná
Há muitos fatores para essa tristeza, teria de fazer mais estudos de causa, pois na minha região há inúmeros casos de tristeza e nenhum aparentemente ligado. Pode ser falta de esperança. É solidão da alma.
O ego elevado,a prepotência,a arrogância e o ódio tem levado muita gente a solidão e depressão,e por fim o suicídio, isso é um mal que sempre assolou o mundo,mas tem região que é bem mais acentuado.
É bem isso,o povo trabalha muito no sul,a rotina é desgastante,o povo não tem tempo nem de "viver" a vida Sou empreendedora,trabalho por conta própria, fiz essa escolha desde quando fui mãe,prefiro não ter muito do que deixar o meu filho de lado,sem poder acompanhar o crescimento dele Fácil não é, ainda mais pra quem mora em cidade de 8 mil habitantes igual a minha.Mas o tempo que eu dedico a minha família não tem preço, tenho certeza que Deus vai me recompensar muito lá na frente 🙏🏻
''Eu nasci no Nordeste,mas descendors Portuguêses,acredito,que ñ,o Povo do Sul,é um povo bom,tive ex-cunhados,amigos,que passaram em minha vida,somente bons momentos,acho que tudo são crenças,como dizem tb,que Americano são frios,e que Venezuelanos ñ prestam(povo trabalhador e sofrido),conheço a grande maioria das pessoas do mundo todo,iguinoráncia é viver sem conhecimento de causa,valeu amigo,tenha ótimo dia!!!
Obrigado por dizer, várias cidades tem esse problema mas as autoridades escondem para não acontecer o efeito contrário, muitas pessoas assistem na televisão e tentam fazer igual e o número sobe ainda mais. Vi muito isso na capital do ES e no pantanal no MS, é tão grave que tem até placas nas pontes com frases motivacionais, é algo bem triste mesmo.
Vou falar como paulistano que mora em Pato Branco/PR desde 2015: Em Sampa era inviável trabalhar em dois empregos. Os salarios são maiores, mas o tempo de deslocamento no transporte e a própria qualidade eram insalubres. Hoje trabalho em dois empregos aqui ganhando o salário na minha area que ganharia em um morando em Sampa, mas me sinto MUITO mais feliz e realizado aqui do que se tivesse ainda morando na capital (alias em qualquer capital). Acho que é tudo uma questão de perspectiva e aqui no Sul tenho a impressão que os pais (eu sou solteiro, nao tenho filhos) se preocupam tanto em proporcionar o melhor financeiramente aos filhos que se esquecem de participar da vida deles. Acho que se o Sulista equilibrasse bem o trabalho com a família talvez essa realidade mudasse.
Concordo! Algumas pessoas já soube desta realidade. Até meu.falecido pai já pensou em se jogar. Depressão é algo genético tb. Tens razão, meus pais não paravam em casa. Era cada um por si: família ZERO!
Os mendigos não tem nenhuma responsabilidade .Se alimentam melhor que muitos trabalhadores através das ONGs. Não tem preocupações com contas. Mas a maioria deles também me parecem tristes...então vamos ser tristes ,mas com pelo menos um teto para viver.
Cada região tem seu jeito de ser não acho sulistas triste eles são apenas focados. Estou em Ribas do Rio Pardo - MS e aqui esta cheio de Nordestinos que andam com uma caixa de som incomodando todo mundo com o barulho😅 eu ate cheguei a pensar que eles são carentes de atenção mais como te disse cada um com seu jeito e cultura 😊😊 abraços
Nasci e sempre morei em P.Alegre e confesso que estou entediada da cidade.Amo meu estado, mas penso que novos horizontes me fariam super bem.Quem sabe...
Pra mim isso e pessoal tem gente que feliz no inverno e infeliz também e gente feliz no verao e tambem infeliz ,cada um com sua opinião ,nem todo todo mundo que e fechado e infeliz assim com vejo gente sorridente infeliz m
eu adoro o frio ,sou do RS,trabalhar demais é comum aqui ,falo para os meus filhos que tem que conciliar trabalho com viver a vida, senão a depressão vem.
Sim, ali o bairro se chama Jardim Maluche, da uma volta pra conhecer, o Centro Cívico também é bonito, até o centro histórico com a igreja Matriz, são 3 pontos que ninguém vai porque pensam que Brusque é só a FIP.
@@zairavega97 No centro cívico tem o jardim Zoobotânico, um mini zoológico, e indo para o sul tem o município de Guabiruba que é bem bonito, são só casas mas tem umas bem lindas, no vídeo da Arquitetura Catarinense eu filmei lá, é colado em Brusque e acho que vale a pena da uma volta, tem até uma fábrica de chocolate chamada Tia Lice.
Posso falar de Floripa, moro aqui há 20 anos. Aqui não vejo isso, muito pelo contrário. Mas tem gente (tem uma senhora aqui assim) que gosta de puxar assunto até com poste, vive cantando em voz alta no meio da rua (esta senhora), puxando assunto com quem tá de fone de ouvido (eu). Esse tipo de pessoa não vai gostar daqui mesmo!
Discordo amplamente. Não iria para o nordeste nem me pagando. Já recebi oportunidade profissional na multinacional que trabalhei para morar em Maceió e recusei, fui para SC 3 anos e voltei para o sul, justamente pelo frio, dias nublados e gélidos. Todo ano vou a Polônia (Kraków) e fico janeiro e fevereiro para fugir do calor no sul, pego -5 graus e vivo feliz da vida.
Isso é um comportamento bem comum entre os descendentes de pomeranos. Aqui no ES temos uma colônia muito grande de pomeranos e eles também são muito focados em trabalho a ponto de se "churrascar" quando acontece algum problema relacionado a dinheiro. É algo cultural deles e que precisa ser trabalhado com psicólogos ou mesmo líderes religiosos.
Existe mesmo uma relação entre alemães, pomeranos e a depressão, tanto na cultura como no DNA, existe uma predisposição genética nesse quadro, aqui tem casos de famílias inteiras que se deletaram.
aqui em joinville chove 80% do ano , sempre nublado , frio de mais ou calpr demais , trânsito infernal, barulheira de moto com escape sem silencioso, custo altíssimo de vidace salários ridiculamente baixos ,não tem como ser alegre e feliz nessa bosta !!🤦🏻♂️🤦🏻♂️🤦🏻♂️🤦🏻♂️
@@sincerosceu digo que o tamanho da cidade não tem nada a ver, pois muitas pessoas confundem lugar tranquilo, com lugar parado e geralmente cidades menores são muito paradas, embora eu passei um tempo numa metrópole (Porto Alegre) e vi que é pior que uma corrutela (cidades com menos de 50 mil habitantes) ainda mais depois das enchentes
@@ricardopereira1209 As cidades que morei que tinham entre 100 e 200 mil habitantes eram tranquilas e seguras, acima disso já começava a sofrer assaltos, trânsito, bagunça, por isso eu dou esse conselho, principalmente aqui no Brasil, estados como MS e SC que não tem nenhuma cidade de milhões estão entre as mais seguras e com menor índice de população vivendo em favelas.
@@sincerosc pra quem gosta da região centro oeste pode uma boa mesmo, o que não é meu caso embora eu nasci em Goiás (que é um lugar onde a prepotência e arrogância predomina) mas não tenho vontade alguma de voltar pra lá e nem recomendo pra morar a não ser que tenha a vida ganha e seja rico
Quem entrou para Joinville de outra cidade, os Policiais tem que ficar em cima. Incomodou muito durante o primeiro ano? Manda de volta para onde veio. Principalmente essas motos barulhentas. Já era pra levar multa faz tempo né? Então esperando pelo oque pra melhorar isso? A chuva e o frio não tem oque fazer. E os salários, na boa! Os Donos já fazem isso de propósito. Para você ser escravo(a) deles para o resto da vida.
Sou gaúcho e nunca vi isso que você está falando. Deve ser entre os estratos sociais mais baixos que precisam trabalhar até a exaustão. O que é diferente é que o RS tem a natalidade mais baixa do país, metade dos meus tios não tem filhos e isso é normal. Acho que é a colonização mais europeia, as pessoas agendam a vida social, não fazem barulho. Se você for acostumado com o nordeste que que vive de festa, não vai se acostumar. Só se isso que você fala é em SC, pode ser, pois no RS não é assim. E gaúcho está pouco se importando para o que os outros acham, não vai ficar se preocupando em aparentar nada.
Sou paulista,sempre morei no sudeste! O sul do Brasil e muito bonito,tem paisagens lindas! Mas me perdoem,não gosto da energia do sul! O sul tem realmente uma energia muito melancólica!
Pra mim energia melancólica tá em lugares tomados por miséria, ignorância, violência, falta de estrutura etc. O sul também tem problemas assim, mas na média tem muito menos que outras regiões.
Sempre falei isso, nada substitui a presença da família. Escola período integral e trabalho com carga horária extensa, distancia familias causando grandes problemas emocionais.
O problema é quando você inverte os papéis ao invés de trabalhar para viver você vive para trabalhar e não existe um equilíbrio na vida do indivíduo, ai é onde as doenças mentais começam a se desenvolver depressão ansiedade é ai que mora o perigo, a família do meu pai é aqui de santa catarina eu nasci aqui mais me criei em São Paulo e oque mais me assustou quando voltei pra cá é ver o quanto o pessol aqui é materialista dinheirista e fanáticos por trabalho e sem contar no índice de ansiedade que existe aqui nessa região nem em São Paulo que é uma grande metrópole onde o pessoal tem que se desdobrar todos os dias para conseguir sobreviver não via tanta gente ansiosa nessa proporção é assustador em se tratando de cidades pequenas, conheço pessoas aqui que faltam só morar no trabalho passam dez quinze ou até vinte anos socados dentro de uma empresa oque é pior na mesma função a vida inteira sendo chão de fabrica sem nem evoluir de cargo.
É tão verdade o que você disse que o funcionário mais antigo do mundo é de Brusque, trabalha na Renaux, tem 102 anos e há 86 trabalha no mesmo lugar e não pensa em se aposentar.
Parece brincadeira, sou nordestino,mas, gosto de silêncio como o pessoal aí do sul, gosto de poucas amizades, gosto de frio, gosto de anonimato e o importante, tenho Deus no coração, ele é que preenche aquele espaço que parece vazio
Realmente mais se quer chega em algum lugar esse e o caminho eu saí cedo da casa dos meus pais vejo a minha família umas 3 vezes no ano não me arrependo de ter feito isso foi uma escolha minha que foi muito acertada pois hoje qualquer coisa que quero fazer eu faço !!!
O que eu mais gostava em SC, quando eu era solteiro, eram as praias de surf em Floripa e as baladas, onde sempre descolavam lindas gatas pelo simples fato de se conhecer alguém para compartilhar alegria e fazer amor sem cobranças…loucuras de juventude sulina!
Trabalhar demais traz a tristeza imensa ...e pior a pessoa não aceita muito...acha que não...trabalhei muito também...mas muito e hj estou aposentada mas agora já passou
Depois que vim morar em outro continente, comecei a me dar conta sobre algumas coisas em relação à região Sul do BR, de onde sou originário... Na Europa existem muitos povos diferentes. Alguns deles habitam dois países ao mesmo tempo, como o povo Basco, por exemplo, vivendo ao redor da fronteira franco-espanhola. Essa linha imaginária em nada interfere em seu senso de identidade comum. Com o sul do Brasil é parecido, mas as linhas de "brasilidade" que lhe envolvem sobrepõe a consciência de sua herança ancestral. Essa região do mundo econtra-se num limbo identitário. A ela é negada a exaltação de sua matriz europeia e empurrado goela abaixo a noção de uma falsa "brasilidade".
Sim, o sul tem história. O nordeste desenvolveu meio que uma cultura propria (mais ou menos). O resto do país sao pessoas jogadas sem história e sem cultura desenvolvida (ex. o mexico que tbm foi colonia mas desenvolveu cultura propria) as pessoas nao percebem mas isso faz muita diferença. A regiao sul estar presa ao Br é uma fatalidade
Aqui no vídeo quando eu falo "tristes" eu estou falando sobre d3pr3ssão e su1c1d10, porém esses palavras não podem ser usadas aqui na plataforma. As informações que trago são de amigos e familiares que são da área da saúde que trabalham aqui mas trabalharam em outros estados e notam que por aqui a demanda é muito mais alta, principalmente de terapias e prescrição de psicotrópicos.
Pois então, sou de Porto Alegre, meu irmão teve cometeu su1c1d10 a uns 4 anos atras... olha, não é fácil
@@andresmk9255 Meus sentimentos!
@@andresmk9255 vi uma matéria de jornal que dizia que o RS tem a maior taxa de suicídios do Brasil.
a causa sao exatamente os "remedios" psiquiatricos a normalizacao do uso de drogas.
Esvaziamento da vida espiritual é uma tortura, trabalho, consumo e política não preenchem isso. Essas taxas mais elevadas de pessoas que tiram a própria vida está ligada a altos padrões e altas expectativas, vemos isso no Japão, nos países escandinavos. Quando a pessoa é burra, não tem expectativas nem vergonha na cara, sente prazer em prejudicar os outros, vai se churrascar por quê?😅😅 Por isso esse é um problema da região mais ao Sul do Brasil, no resto do Bostil barulho, barracos e carnaval fora de época afastam a depressão 😅😅
Muita gente confunde silêncio e ordem com tristeza, que ser alegre é viver na cachaça e perturbar o bairro inteiro com som alto.
Vc foi cirúrgico kkk
Eu não falei baseado no silêncio das cidades, mas nos rankings de su1c1d10 e d3pressão das cidades do sul que estão entre as piores do Brasil, tem muita gente pulando de prédio e se enforcando por aqui.
@@sinceroscmas existem outras formas de "çu1ss!deio" pela população pobre: uso excessivo de drogas, álcool, comportamento de risco levam a muito mais mortes
@@sincerosc é por que aqui no sul
O sucesso é como se fosse obrigatório
Errar/perder é visto como anormal
Ou seja a própria sociedade se auto se cobra pelo sucesso
Então fracassar é um fardo muito grande
Por isso que nossos índices são os melhores em desenvolvimento
Nós levamos as coisas a sério
@@Daniel-yl8gs Reparei isso, ainda mais descendentes de alemães, são os que mais se cobram e mesmo sendo bons nunca sentem que é o bastante.
Mas nem tudo é sombra. O povo de SC principalmente nas regiões de cultura alemã é sincero que chega e ser grosso, porém honesto. Ajudam com prazer quem demonstra que quer crescer e quer se ajudar. São caridosos embora não demonstrem, porque não são de ostentação nem de futilidades. São pessoas reservadas, porém justas e amigáveis. O que ocorre é que não sao folgados, não gostam de ser invasivos e não apreciam excesso de simpatia que por vezes é confundido com malandragem. É um bom Estado, mas é preciso entender a cultura do catarinense para viver bem por aqui, para não sofrer com o choque cultural para quem vem de fora!
olá! sou do interior de SP. ja ha algum tempo tenho sentido uma necessidade de me mudar, mudar meu ambiente, sair da minha "zona de conforto". Tenho pensado em ir pra SC, pode me sugerir algumas cidades pra eu pesquisar? tenho 28 anos e ainda nao tenho profissao, vou precisar de um trabalho mais operacional. se puder me dar alguma sugestao fico grato.
@@OlaNessa qual a media do preço do aluguel ai p uma pessoa? é dificil arrumar trabalho em itajai?
Exato. Finalmente um comentario certo.
Exatamente
Mas o que explica pessoas em Santa Catarina tirando a própria vida mais do que em outros Estados? ALGO ESTÁ ERRADO.
Falta de Jesus
Falta de Deus
Falta de amor
Mentira
Arrogância
Uma vida mentirosa de aparências.
Eu já tive um canal onde falava sobre comportamento e irei contribuir com o teu vídeo. Sou de Carazinho, RS, mas hoje moro em Chapadão do Sul - MS e aqui tem muito nordestino. Já percebi que são muito alegres e unidos, são amigo de todo mundo. Adoram beber e fazer festa. Quase ninguém se preocupa em guardar dinheiro, estudar e investir no futuro. Percebi que eles não tem perspectiva de melhora. Eles não sonham, não esperam nada da vida e por isso são alegres e festeiros. É comum se reunirem numa casa num sábado à noite e amanhecerem bebendo, cantando, ouvindo música e dançando. De modo geral são honestos e trabalham, mas só fazem o que é pedido e só trabalham para o sustento. No Sul sonhamos com prosperidade e como isso não vem acabamos ficando triste, eu mesmo me considero triste.
Que visão interessante, ansiedade é viver no futuro, fazendo planos, projetos e quando as coisas não saem como planejado nos frustramos, expectativa alta é a origem das decepções, quem vive sem esperar nada se surpreende com tudo, talvez esse excesso de projetos e cobranças é o que deixam as pessoas tristes também. Obrigado pelo comentário!
tristeza ter o azar de ser vizinho de um nordestino "festeiro"...
@@leoguerra4516 falou tudo
Perfeito! @@leoguerra4516
Excelente comentário! Absolutamente tudo na vida tem um lado bom e um lado ruim. Acho que o ideal mesmo é ter equilíbrio entre o planejamento, expectativas, ansiedade e entre a diversão e o curtir a vida.
Sua análise foi muito coerente. A base familiar está sendo gradualmente desconstruída. Recentemente, conversei com um rapaz de 15 anos que mal vê a mãe devido ao trabalho, o que tem gerado um afastamento entre eles. Também conversei com algumas mães que mencionaram que suas filhas, após ficarem o dia todo na escolinha por três meses, apresentaram mudanças de comportamento, passando de crianças carinhosas e criativas para agressivas. Isso tem sido desesperador. Além disso, o aumento da ansiedade e depressão está cada vez mais frequente.
Obrigado por compartilhar, penso que a tristeza será a doença das novas gerações, descobrimos remédios pra tudo, antibióticos, cirurgias mas agora surgiu isso que nenhuma cirurgia ou remédio consegue curar, só tratar para tentar melhorar o quadro 😢
Pedofilia
@@sinceroscmoro exatamente nessa cidade q vc filmou Pomerode, e aqui as mulheres já matrículam os bebês na creche antes dele nascer, pra conseguir vaga q é muito difícil...eles ficam das 7 da manhã até as 17hs de seg a sexta. Conheço vários nessa situação! Muito triste isso!!😢
o afastamento quem cria é o governo devido a péssima qualidade de vida com os altos impostos coisa que nao acontece em outros países de primeiro mundo
@@gi38raren-4muito triste
EU SOU GAÚCHO E MUITO FELIZ, MEU SEGREDO, NÃO ME PREOCUPO EM SER RICO FINANCEIRAMENTE, LEVO MINHA VIDA COM DEUS E SOU MUITO TRANQUILO
Sou de Pernambuco e aqui está ficando do mesmo jeito, as pessoas antes sorriam, mas hoje estão melancolitas com essa coisa de tentar ser rico e não conseguir
Moro no sul e discordo dessa opinião. Em primeiro lugar a depressão atinge todo o mundo e todo o Brasil, não é uma exclusividade dessa região. Segundo, embora a cultura do trabalho seja muito forte, nem todo mundo aqui é trabalhador não! Tem muito preguiçoso também e gente desocupada que vive de bolsa família! Gente folgada não é exclusividade das outras regiões do Brasil não!
@@renenunes4686 BOM DIA RESPEITO A SUA OPINIÃO, MAS EU GRAÇAS A DEUS NÃO SOU DEPRESSIVO, tenho 73 anos não tomo remédios e brinco de colono, um bom domingo
Sou gaúcho e não concordo, o povo do sul é trabalhador e não avarento!😂
Nasci e moro aqui no sul, e nunca fui triste!
Acho que isso acontece em lugares frios. Alaska tem o maior numero de suicídio aqui nos Estados Unidos, além de serem solitárias. A internet e tecnologia está afastando as pessoas, todos estão com a cara na tela do celular ou computador..estava em um restaurante e uma familia de 7 pessoas estavam todos olhando para o celular e ninguém conversava..muito triste esse Mundo em que estamos vivendo.
Tem razão, aqui tem um clima que é chuvoso, nublado e frio na maior parte do ano, dá uma tristeza mesmo essas semanas frias, a tecnologia também afastou as pessoas. Obrigado pelo relato
O Alaska varias vezes, está entre os estados mais violentos do EUA, e o EUA é um dos países mais violentos do mundo.
Ouvi dizer que a Finlândia é o país mais feliz do mundo, e ao mesmo tempo, é um pais que faz frio, inverno.
@@Versiculo_ A Finlândia é um dois países com mais pessoas com depressão.
@@Versiculo_a Finlândia não serve de parâmetro... lá é tipo uma grande tribo...todo mundo tem um certo parentesco
Morei quase 11 anos no oeste do Paraná. Cidade de descendência alemã e italiana. Amava o período de frio. Eu me identifiquei muito. Não gosto de barulho etc. Nem sabia o nome dos vizinhos e é assim que gosto.
Eu gosto do frio, o silencio traz a paz.
Vendo as notícias eu fico com dó do povo de São Paulo que vive em constante stress no caos da capital, com assaltos e assassinatos constantes muitas vezes apenas por causa de um celular.
e vizinhos mau educados que so querem vantagem encima dos outros
Bom dia!!!
Já fui "turistar" no Sul e não observei esta "tristeza".
O fato de serem mais tranquilos, objetivos, não significa que seja um povo triste, ao contrário são comedidos.
Os barulhentos são os mais tristes e se escondem atrás da bagunça.
Acho que vc não entendeu. As estatísticas provam que o povo que mais tira a própria vida está no sul! Isso é fato e não apenas percepção, entende?
Sou de São Paulo capital, aqui trabalhamos muito, custo de vida alto, vivemos com medo da violência mas ainda considero o povo paulistano feliz. As pessoas tem que pensar no equilíbrio entre trabalho, família e lazer.
@@tatapera6423 mano, se você acha paulistano feliz, você não tem ideia do que é felicidade.
@ é mesmo?
@@tatapera6423povo paulistano feliz? Tem certeza que você mora em São Paulo capital? Aqui nos ônibus, metrô, trem, pontos de ônibus sempre todo mundo de cara fechada, calados, ninguém se cumprimenta, nem olham na cara dos outros. Mesmo que você dê um bom dia, raramente os motoristas, agentes de bilheterias nas estações ou cobradores respondem. E quando respondem, pode ter certeza que são de "fora", principalmente nordestinos porque o paulistano sempre geralmente é mais mau humorado, estressado.
@@ZildaSantos-xw7el se falar que o povo Paulista é feliz, eu entendo, mas o paulistano não é não
Excelente reflexão. Estou gostando de fazer minhas tarefas domésticas e atividades escutando seus vídeos. Continue! Isso é muito bom e nos faz refletir melhor sobre nossa vida. Deus o abençoe. 🙏❤️
Parabéns pela reflexão e sabedoria! Você foi direto ao ponto mais importante: presença e amor dos pais! Isso é extremamente necessário aos filhos, para se desenvolverem emocionalmente saudáveis. Sou pai de 2 meninos (6 e 8 anos) e sempre observamos (eu e minha esposa) que meus filhos são outros e evoluem muito mais positivamente com a nossa atenção e carinho e presença de corpo e alma. Isso deveria ser obrigatorio, mas muitos pessoas não entendem a importância disso. Esse é uma mal da sociedade moderna! Mulher e homem focados no trabalho, sobrou quem para dar atenção aos filhos?
É muito verdade o que fala no início desse vídeo. Aqui no sul é diferente mesmo, falta uma certa alegria nas pessoas. Em Minas Gerais por exemplo, cumprimentar é super natural, enquanto aqui poucos se olham para dizer um olá. Agora com esses caixas eletrônicos no mercado, a gente passa as mercadorias sem dizer um oi. As pessoas estão se distanciando mesmo.
Eu queria muito morar em outra cidade mais calorosa.
Gente eu sou catarinense, e já morei no RS, PR, e regiões bem diferentes uma das outras dentro de SC. Pelo que entendi da realidade do dono do vídeo, ele mora numa região de predominancia de colonizadores alemães. Eu moro no oeste catarinense, onde predomina totalmente a colonização italiana. E não consigo concordar com nada disso de trsiteza/melancolia do povo não. Aqui é o contrario, acho um povo festeiro e divertido. O italiano é colérico, fala alto, se espressa muito, gesticula, ama festividades, bebidas, danças e são muito "piadeiros". Já o alemão é mais sisudo, concentrado, fechado. Ninguém é melhor que ninguem, ambos são honestos, trabalhadores, apenas modo de viver a vida diferente. Mas de fato eu jamais classificaria a galera da minha região como fechada ou triste, não combina. Porém concordo muito com os comentarios que dizem que no geral o brasileiro todo está menos esperançoso, mais ansioso e depressivo, muito por conta da nossa economia. Ser lascado desanima muito, mas ficar sem esperança de sair da escassez aí é que deprime mesmo.
Sim isso é verdade, italianos costumam ser bem alegres, descendentes de alemães que tem mais esses problemas mesmo, Guabiruba que foi onde aconteceu uma das histórias que mencionei são descendentes da cidade de Baden, Alemanha, tem até monumentos mostrando!
Conhecimento é poder 💙 e a única coisa que levamos daqui após nossa morte...
"não existe uma verdade absoluta ela é um ponto de vista de cada um" 😊💫💪🏻☄️
Também com essa economia desse desgoverno que taxa até nossos pensamentos, difícil é ser feliz
Justamente! Vejo a galera falando da felicidade na Bahia (moro aqui, infelizmente) ,mas essa "alegria" é falsa. Basta olhar os índices de criminalidade, educação, econômico... Com toda certeza que há bastante gente aqui em depressão pelo desemprego, assim como há gente com depressão no sul devido a alta cobrança em prosperar, algo que não há aqui na Bahia. Aqui seguem ideia de uma falsa ideologia socialista de não querer prosperar, que o patrão é inimigo, mas que com essa ideologia traz os índices péssimos que temos.
Santa Catarina alemães e italianos são pontuais, uma comunidade aqui outra acolá - a maioria dos catarineses são cablocos mestiços de portugueses e indígenas que colonizaram o Estado.
Quando alguns alemães e alguns italianos chegaram em Santa Catarina o Estado já era povoado por mestiços de portugueses e indígenas, porque os catarinenses falam português e não alemão ou italiano, esses referidos são tão minoria, pontuais, que não sabem mais, falar a lígua materna.
Cara, vc parece alguém sábio... ou que já o era, ou adquiriu com o tempo, com o problema de saúde q teve. Deus abençoe sua vida, sua família e as pessoas as quais Deus colocar no seu caminho. Leve a mesma sabedoria a eles. Abraço.
Obrigado! Essas dificuldades nos levam a refletir sobre muitas questões da vida e sempre queremos que as pessoas não precisem passar pelo que passamos para pensar sobre algumas coisas.
Perfeita a sua percepção e observação quanto a tristeza e "frieza" do povo aqui do Sul. De fato, é um povo que trabalha muito. Porém é um povo que eu amo de coração.
parabens pelo seu canal,pelos seus conselhos,não conhecia o seu canal e gostei bastante do conteudo continue assim! ,moro aqui em santa catarina e vejo muito isso,ostentação e excesso de trabalho!
Parabéns pela coragem e sinceridade em abordar temas e situações vivenciadas por muitos brasileiros.
Obrigado!
@@sincerosc Morei em Joaçaba SC onde a maioria do pessoal é de família italiana
Quem consegue ser feliz acordando todo dia às 4h da manhã . Deus me livre dessa tortura 😢
Eu e ganhado 50 mil por mês
@@romildomartins8451Ganhando isso, até eu iria acordar feliz para trabalhar.
@@romildomartins8451tu ganha p**** nenhuma se tu ganhasse isso tu não tava aqui não falando essa m**** não
Tem idiota que consegue.
@@naldima😂
Sou do Rio de Janeiro mas morei 2 anos num município catarinense de 18 mil habitantes, e impressionante o número de suicídios que aconteceu nesses 2 anos que la estive . Acho que o clima nebuloso , baixíssima temperatura interfere na saude mental sim .
as pessoas nao buscam Deus e nem a espiritualidade
Depressão tem nada vê com religião tá falando merda
@@fabiospy2 Sou ateu e sou feliz com a minha vida
@@alfredocamacho9973 Duvido, mentira, os sulinos são conhecidos por serem mentirosos.
@@alfredocamacho9973Que Deus o abençoe.
Eu vou assistir esse vídeo com carinho, pois conheci pessoas sulistas, e algo muito forte me surpreendeu: a frieza extrema em relação ao outro. Uma falta de empatia, uma falta de sentimento humano. Tudo é dinheiro, status, coisas materiais. E conheci um cubano que mora em Floripa que já está igualzinho. É um fenômeno que me deixou alerta, e agora só mantenho contato se estritamente necessário.
Cubanos, venezuelanos e colombianos, são bem frios e não tem empatia pelo próximo. Pelo menos o que já conheci na minha cidade e em outras. diferente do bolivianos, são pessoas bem felizes e gostam de conversar sobra a cultura de seu país de origem.
Sou nova aqui no seu canal. Parabéns! Seus vídeos são ótimos! Muito relevante o conteúdo do vídeo, foi coerente nas colocações.
Sou de Recife PE .
Muito obrigado.
Conteúdo de suma importância, por mais vídeos assim ! Quisera eu que existissem mais influenciadores com a sua sabedoria pois o que mais vemos por aqui é futilidade! Você está fazendo um ótimo trabalho ajudando várias pessoas ! Eu e minha esposa gostamos muito do seu canal ! Um abraço dos seus mais novos seguidores de Minas Gerais. ☕️🧀
Muito obrigado! Também sinto falta de conteúdos assim e decidi criar o meu próprio logo 😂
Moro no Sul e com certeza sou mais feliz no Verão. E outra, eu trabalhei num lugar tóxico cheio de narcisista. E acordava às 5 da manhã. Gracas a Deus estou mudando de ramo profissional.
Boa Sorte! Temos que mudar mesmo.
Li muitos dos comentários aqui deixados, não li todos, mas nos que eu li ninguém se lembrou de falar na importância do sol no ânimo e no estado de espírito das pessoas. Aqui na Europa é conhecida a "tristeza" nos países nórdicos e nalguns da Europa Central. É conhecido também o fato de muitos aposentados "fugirem" para o sul da Europa à procura da luz, fugir da "escuridão" sempre cinza, meses e meses sem parar. Sou português, 77 anos e vivi 40 anos no Brasil (Rio, Recife, Natal e Fortaleza). Felicidades para todos.😀
No interior de MG que é conhecido por ser acolhedor tá cheio de gente deprimido, imagine em um lugar de imigrante europeu, que são pessoas frias
alemães são frios. Italianos são festeiros, animados, falam alto, gesticulam muito, gostam de beber, dançar... totalmente diferente. O apresentador do video mora numa região do sul com predominância alemã. E sou do oeste catarinense, onde é mais forte a imigração das colonias italianas, e te juro que é totalmente diferente. Acho o povo aqui bem brincalhão e animado. E frio não é o ano todo ne gente? Frio forte mesmo sao 3 meses só
@@camilapic6020 Tem razão, aqui em MG na minha região tem bastante descendente de italiano, alguns bairros da cidade são famosos por isso e realmente são pessoas animadas e abertas a receber pessoas com mesa farta.
@@camilapic6020na vdd italianos do Sul,já italianos do norte costuma ser bem parecidos com alemães,não só na aparência,mais no modo de agir também.
@@camilapic6020italianos são latinos e alemães são germânicos
@@FelipeOliveira-ms2tk sim! Por isso tem diferenca, não adianta o pessoal dizer que é tudo europeu fechado. Espanhois por exemplo tmb são diferenciados
Exatamente. A cultura do trabalho aqui é muito forte e para os catatinenses é tudo que importa! Trabalho, trabalho, trabalho! Trabalho de segunda a sexta na empresa e de sábado e domingo em casa onde todas as tarefas da semana se acumulam. E os pais empurrados para o mercado de trabalho sao obrigados a deixar seus filhos em creches e escolas de período integral! Não há convivência entre familiares nem lazer em família. Fui criança em outra região e nos anos 70. Fui extremamente feliz! Eram outros tempos e convivência em família era regra, não exceção. Mas observei que na região norte do Estado e regiao do vale do Itajaí as pessoas tem muita depressão. Conheci depressão quando fui morar nessas regiões. Antes era muito feliz! Falta flexibilidade nos horários de trabalho, para que as famílias possam conviver.
Você é de pnde?
Misericórdia, então fico aqui em Pernambuco mesmo, trabalho pra viver e quando tô estressado vou à praia. Pronto. Resolveu o problema.
Aqui no Paraná é igualzinho, muita gente ansiosa e depressiva que só pensa em trabalhar e ter muita coisa pra mostrar para os outros, transam pouco e pensam demais em querer provar que “venceu” na vida, eu só observo 👀👀 sem falar do clima que é depressivo por natureza aqui, muitos dias chuvosos, nublados e frios, a receita perfeita pra uma depressão.
O ambiente de trabalho em sua maioria só tem colegas de trabalho usados pelo demônio. Invejosos, fofoqueiros e puxa-sacos são a maioria. Nas fábricas tem um bando de peões idiotas e infantis que só falam de CUlher e de putaria, com brincadeiras idiotas e repetitivas, não tem assunto, não querem que vc cresça, que vc fique sendo peão a vida toda e ganhando o salário de bosta a vida toda
@@Sammyfemboy como vc sabe q transam pouco?
ou você transa ou você pensa....se for pensar muito termina não transando...😂
Eu já morei no Paraná e um estão depressivo, Curitiba é uma cidade depressiva o povo só quer saber de ter e ter, é mais nada
@@FelipeOliveira-ms2tk relaro de muitos, quem só pensa em acumular não tem tempo e energia pra isso
Isso é verdade ! Porto alegre é a cidade onde mais pessoas se suicidam por conta da depressão.
Canal com Análise Perfeita
Espero que Cresça muito!, Sucesso ai! 💪🏻
Obrigado!
Se o dinheiro for a maior prioridade em sua vida, cedo ou tarde ele cobrará seu preço. O "sucesso" é uma circunstância ou uma consequência de tudo que você faz ou do que acontece contigo. Logicamente que o dinheiro tem o seu papel na vida de todos nós. porém, acredite, você não é faraó e não levará nada, absolutamente nada de material daqui quando morrer.
Vdd
Boa noite amigo
Muito útil e necessário seu vídeo!
Hj aqui onde eu moro uma pessoa se jogou no Rio que corta a cidade
Aqui tem muita prosperidade porém é carregado esse clima aqui
Tem uma energia negativa!
Precisamos enfrentar de frente isso:
Crer em Deus buscar a ele em oração
Perdoar e abraçar mais
Ver o lado bom da vida
Tem coisa que o dinheiro não pode comprar!
Abraços
Deus abençoe!
Sou do sul e amo dias cinzentos, nublados e frios. O inverno me traz paz e silencioo, detesto verao e toda aquela agitacao e barulho dosmeses quentes. As pessoas sao diferentes, me sinto estressada no verão. Dificil analisar sem levar em conta a individualidade, cada pessoa é unica.
Compartilho do mesmo pensamento, pena que aqui no sul tá cada vez mais raro dias de frio, e quando digo frio to falando de frio de verdade, a minha cidade aqui de Santa Catarina o dia mais frio esse ano foi 5 graus e foi em um único dia só, o resto só inverno não foi menos que 8 graus e na grande maioria foi acima de 15, uma pena, eu moro na roça e amo a paz e tranquilidade que tenho aqui, e em dias cinzentos, de chuva ou de frio me traz uma paz interior que não dá pra explicar, seja pra trabalhar, passear ou ficar dentro de casa sem fazer nada é uma delícia, e olha que tenho 22 anos 😅
Eu amo o verão!
Aqui se tiver barulhada próximo de Casa no verão novamente, eu vou mandar pastar!
Ninguém vai acabar com o meu verão.
moro em área periférica da grande São Paulo e eu também sinto isso. Inclusive, nos últimos anos, o clima de onde moro está se tornando cada vez mais quente e úmido (há não muito mais que 15 anos atrás, o clima dessa região era considerado subtropical com invernos frios) a ponto de que os invernos e outonos sejam predominantemente compostos por dias quentes e abafados. É horrível voltar pra casa em um ônibus sem ar condicionado. Sinto meus neurônios queimando quando estou sob calor elevado, sério, já tenho TDAH e o calor agrava ainda mais minha dificuldade em focar
@@nadiaferreira1024 eu tb prefiro dias cinzentos.
Essa tristeza e depressão estão TOTALMENTE e COMPLETAMENTE relacionadas ao dinheiro, o amor nele é quem afasta as pessoas da felicidade verdadeira!
Eu concordo com você 100%, gostei muito do seu vídeo.
Eu pensei que só eu pensava assim.
Acredito que nós devemos estar mais com a pessoas que amamos, essa é a real riqueza.
Conforme vamos amadurecendo vamos percebendo isso, muito emprego não vale a pena e na hora da doença quem vai ficar contigo não é o chefe, temos que pensar em quem cuida de nós. Muitos querem se provar pros familiares tendo uma casona, um carrão, mas muitas vezes não adianta, acabam gostando de um tio todo errado, uma filha sem futuro, não adianta gastar energia e tempo pra provar seu valor pra quem nunca vai te valorizar, temos que valorizar nossa saúde e quem está do nosso lado.
Me lembro que na época do MSN, Orkut, eu conversava com duas pessoas do Rio Grande do Sul. Uma garota de Porto Alegre e um rapaz de uma cidade do interior. O rapaz dizia que sua cidade era uma das que mais pessoas cometiam um ato extremo contra si. Ele era bem triste. Espero que ele esteja bem. Perdi o contato, não lembro o nome da cidade. A garota de Porto Alegre tinha fobia social. Falou que sofria bullying, mas ela parecia ter mais equilíbrio emocional. Espero que estejam bem.
O problema é que o salário pago é baixíssimo perante ao custo de vida e a conta nunca fecha... Mas sim, eu reflito bastante sobre essa palhaçada de viver em função do Trabalho. Trabalha-se para viver, e não o contrário.
Muito importante essa reflexão sua em seu vídeo
Precisamos sim estudar
Ganhar dinheiro
Mas a vida tem outros valores que estão acima disso!
Continue com seu canal está muito bom
Não sei se é no Sul, mas o argumento está muito bom. As pessoas não estão focando ao que realmente importa.
Com os casamentos cada vez mais instáveis, as mães se sentem obrigadas a ter uma profissão, para já estar preparada caso o pai vá embora.
Verdade....
Saiba que suas leituras e observações ao analisar e expor questões habitacionais, jovens, pais , família, presente e futuro está se tornando conteúdo de estudos na área da psicologia , economia, filosofia e etc. Parabéns.
4:56 - Sempre falei isso para as pessoas. O dinheiro é importante é para nossa vida, mas não adianta trabalhar tanto pra ganhar bastante dinheiro e não poder desfrutar da grana, viver a vida.
E depois gastar tudo que ganhou em psicólogos e remédios tarja preta
@@sincerosc Verdade!
Suas análises são perfeitas
Obrigado!
Mesmo nos dias com um lindo sol, parece ser cinza. Acredito que no sul, temos uma perspectiva diferente das coisas que pessoas de outros estados enchergam. De um modo geral, creio que seja as tradições Europeias, mesmo que não sejamos europeus, há costumes parecidos, como a frieza e o sentimento de sempre pensar nos deveres, o que difere de outras regiões do país.
👏👏👏👏Pura verdade você falou o que todo mundo precisa ouvir.
Palavras sábias.
Cheguei por acaso e gostei .
Parabéns
Obrigado!
Excelente vídeo. Acho que um dos problemas é o excesso de informação. Pouco exercício físico, distanciamento da familia, consumismo, alimentacao errada, escravos de um sistema, distorção de felicidade focado em se mostrar para o proximo. O simples não basta.
Redes sociais, baixa natalidade, tu falou algo, tempo é vida se mal usado se perde.
Eu tipo, sou fora da curva, não sinto essa obsessão por ganhar dinheiro, eu gosto de dançar, malhar, viajar, namorar, fazer o que gosto, e nunca me separei da family, eu moro com a minha irmã, mas nossos pais moram no mesmo andar que a gente, estamos sempre juntos. Nós duas herdamos mais a personalidade do nosso papai que é carioca, extrovertido, brincalhão, eu também sou assim e minha mana pior ainda, bem doidinha kkkk já mamãe tem um temperamento mais melancólico, ela é argentina, tem que aguentar 3 "pirados" kkk ai, eu gosto de viver, em relação a trabalho, eu mesma faço meus horários.
Como eu queria uma vida dessas, mas a realidade minha e de muitos é viver pra trabalhar, pra ganhar dinheiro pra pagar pra viver.
@@geancarlos6938nossa amigo isso não é vida
Argentina? 😂😂
@@ivanj1779 Sim, por que?
@zairavega97 porque eu sou argentino também, é muito esquisito ter pais argentino fora da Argentina, seu caso é uma excepção a regra.
Moro no Brasil e se um dia tdnho filho eu quero que seja brasileiero tmb.
A ganancia de ter cada vez mais posses, faz a pessoa virar escravo dos boletos e longe da criação de perto dos filhos, com isso so resulta em depressão e falsa felicidade!
Fato cara! Moro numa cidade de SC, pensa numa cidade onde as pessoas são extremamente egoístas, só pensam em dinheiro e trabalho... difícil achar amigos, as pessoas só se socializam para ganhar status etc... se vc é pobre, está ferrado. é triste demais, a cidade só cresce em questão financeira e populacional mas perde muito em questão de socializacao e afeto. Vc vive um mes ali e já sente o clima do lugar. Horrível!
o problema de tudo é a inflação... temos que trabalhar cada vez mais para ter o básico.
@@lucas12566 Nasci em Curitiba e hoje moro em Campinas, mas quero morar em Vinhedo. Curitiba é a capital com maiores índices de depressão
@@fernandorocha-dx1wv não duvido
os boletos aparecem independente da ganancia ou nao
Eles trabalham bastante.
Muitos lugares do Brasil são e estão assim. Não é exclusivo daí
Que estranho.
Falei com a minha companheira hoje sobre mudarmos para floripa. Quis saber dela se ela topava e tal.
Aí, sem pesquisar nada a respeito disso no google ou no youtube, simplesmente esse vídeo me aparece no final do dia como recomendação para assistir.
Que louco!
Eu digo que sou muito feliz aqui em SC, mas as pessoas que são aqui da região mesmo são meio tristes, isso também é dos alemães, eles são meio desanimados mesmo o povo europeu de maneira geral tem bastante problema com depressão, mas acho melhor locais mais afastados, Floripa é meio ilusão viu, é muito caótico, visita no verão e vê se é aquilo mesmo que vocês desejam
Olha moro em Florianópolis nasci aqui , somos um povo acolhedor e um tanto desconfiado mais tristeza não vejo , temos sim pouca ambição devida a abundância natural e isso nos deixa satisfeitos, mais tristeza aqui não lembro de ver não
O youtube: 👀
@@sinceroscmeu pai (in memori) morou nos anos 70 em SC, Blumenau, Cascavel e depois Foz do Iguaçu,ele contava para nós filhos que era um lugar que ele não voltaria mais nunca,ele foi humilhado,algumas pessoas muito ruim, até com animais e meu pai era apaixonado por animais, pessoas frias,que tratavam ele muito mal,e ainda naquela época um frio congelante os patrões colocava os trabalhadores para levantar 4 da manhã para adiantar os trabalhos,meu pai morou em várias colônias é assim que ele falava,ele falava com nós filhos,se quiserem sair daqui não vão para o sul,a experiência dele foi muito ruim lá,a gente é de interior que na época dele tinha no máximo 3 mil habitantes,por que hoje tem 14 mil.
@@marineidedasilva7099 Meu pai também saiu do sul e foi pra SP, ele não gostava, vindo hoje eu nunca entendi o porque de ele falar tão mal daqui, mas agora com seu relato as coisas fazem mais sentido, obrigado!
Na Europa os lugares onde as pessoas são mais deprimida é exatamente onde o clima é mais frio, as pessoas tendem a ficar mais dentro de casa, e os problemas vai afetando.
Um dos país com maiores índices de suicídio na Europa é a Itália
@@fernandorocha-dx1wvpaíses nórdicos na verdade
@@FelipeOliveira-ms2tk Pior que é verdade mesmo
Muito necessário seu vídeo
Acredito que temos que falar sobre isso de uma forma aberta!
Obrigado!
@@sincerosc bom dia amigo sou paranaense e atualmente moro em Timbó sc ha 16 anos e também percebi isso!
Temos que trabalhar sim e conquistar nossas coisas!
Porém tem coisas que são muito mais importantes que o dinheiro!
Precisamos abraçar maís
Perdoar maís também!
Perdão é libertador e nos torna pessoas melhores também!
Abraços p vc e parabéns pelo seu canal
Em um país pobre lascado como o Bostil a própria família pai e mãe na maioria das vezes sabotam a vida dos filhos , moro em Anápolis no Goiás e com 41 anos , com centenas de famílias que conheci durante toda minha vida eu observei uma coisa que o próprio pai e a mãe sabotam a vida dos filhos , conheço dezenas de homens e mulheres que odeiam o pai e a mãe porque fizeram um inferno na vida deles , meu pai mesmo na minha infância era um viciado em cigarros e pinga , minha mãe uma cachaceira e macumbeira , hoje retomei os meus estudos faço engenharia mecânica e já vou para o meu segundo curso universitário Física , ate hoje ouço meus familiares dizerem que estudar é perda de tempo e o que mais me chama atenção é que nenhum dos que tentam me desanimar não tem 1% do conhecimento que eu .
Também passei por isso, a pior parte é não ter orientação, meus pais nunca me apontaram caminho nenhum, fui na tentativa e erro até hoje, quando pedimos conselhos é até pior pq se der certo é mérito dos outros se der errado a culpa é nossa, o jeito é decidir e assumir os riscos.
@@sincerosc 👍🏾
BOSTIL deve ser sua EXISTÊNCIA !!!!
Afffff como a maioria do povo brasileiro tem mania de criticar seu país e achar que lá fora é tudo maravilhoso essa síndrome do vira lata fico indignada com isso
@@tatianepoleto1297não queira achar que brasileiro é doberman ou rottweiler porque não é não....aqui é vira lata caramelo
A tristeza em Estados ou países frios está diretamente ligada à ausência da luz solar. Tanto que no verão percebe-se a mudança no humor e interação.
Sou nascido e criado no sul, trabalhei em frigorífico só trabalhava pra pagar boleto... Me mudei pra MG minha vida melhorou muito.
Que locais de MG são tranquilos e bons de se viver na sua opinião? Morei em Viçosa mas só tem bagunça por ser cidade universitária, mas tem um clima muito agradável.
@@sincerosc então.. Eu estou em Mariana que fica relativamente perto de Viçosa, aqui também o pessoal gosta de Uma bagunça. Porém o lado bom é que tem muito emprego então não falta oportunidade, como são várias empresas costuma ter vários benefícios.. Se a pessoa for boa de planejamento da pra viver relativamente bem... Belo Horizonte e Ouro Preto também são bons lugares.
@@Marcos_Cassol Obrigado!
@@sincerosccreio eu que MG seja o estado mais seguro do sudeste
Tem poucas cidades que realmente são perigosas pro um estado bem grande
Seja alegre voce , seja caloroso voce. Seja feliz voce 👍👍. Minha felicidade nao pode depender do outro
Parabéns pelo vídeo.
Depressão é genética.
As pessoas com genética de origem Europeia 95% têm tendência à depressão.
Após fazer um exame de D.N.A pra ancestralidade descobri estes riscos, levei o exame pro neuro e foi adotado um protocolo de prevenção.
Minha genealogia é da Itália, Ibéria, Rússia, Ucrânia e África.
D'us abençoe te!
Qual é o nome desse tratamento?
dezulivre 😢
É possível, sempre falamos sobre isso em casa. E também sempre oro para manter meu corpo, alma e espírito saudáveis.
Sou Paulista ( neta de portugueses) e por não gostar de som alto , gostar de trabalhar muito e apreciar solitude ás vezes pensam que sou triste...
No entanto há aqueles que vivem loucamente , sem ter expectativa no amanhã.
Bom vídeo! Apesar dessa thumbnail estranha, gostei muito do vídeo e de sua opinião!
Temos que fortalecer a base familiar, em primeiro lugar.
Aliás, pomerode é MUITO linda!
Infelizmente a tristeza tem envadido o coração de muitos não só no sul,, mas sim nos 4 cantos da terra, porque esta escrito, que quando estivesse próximo da volta do mestre Jesus,o amor de muitos se esfriara,e multiplicaria a iniquidades e tudo vem acontecendo,,mas se vc esta triste hj ,lembre-se que o Senhor morreu por nós,, a melhor coisa que cada um que esta lendo tem a fazer é entrega sua vida e sua alma ao Senhor Jesus, que ai o amor começara a fluir independente da situação, tudo vai mudar que quando o espírito santo entra tudo muda tudo fica claro,entrega teu caminho ao senhor que no mas ele o fará..uma boa tard a vcs um abraço aqui de itapetininga interior de sp .DEUS abençoe..
Eu assistindo esse videio no trabalho🤣🤣🤣 #Curitiba I love you!
Viajei pelo sul do Brasil, conheci cidades praias e paisagens , pessoas, . Mas prefiro o estado de são Paulo. O sul é sim um pouco depressivo.
@josehumbertosiqueiravida9071 Hoje eu moro em Campinas, mas eu quero morar em Vinhedo ou Valinhos, já me acostumei com Campinas e região, não tenho vontade de voltar para o Paraná
@@fernandorocha-dx1wv visite pedreira e serra negra... Muuuito bom tbm
Há muitos fatores para essa tristeza, teria de fazer mais estudos de causa, pois na minha região há inúmeros casos de tristeza e nenhum aparentemente ligado. Pode ser falta de esperança. É solidão da alma.
O ego elevado,a prepotência,a arrogância e o ódio tem levado muita gente a solidão e depressão,e por fim o suicídio, isso é um mal que sempre assolou o mundo,mas tem região que é bem mais acentuado.
É bem isso,o povo trabalha muito no sul,a rotina é desgastante,o povo não tem tempo nem de "viver" a vida
Sou empreendedora,trabalho por conta própria, fiz essa escolha desde quando fui mãe,prefiro não ter muito do que deixar o meu filho de lado,sem poder acompanhar o crescimento dele
Fácil não é, ainda mais pra quem mora em cidade de 8 mil habitantes igual a minha.Mas o tempo que eu dedico a minha família não tem preço, tenho certeza que Deus vai me recompensar muito lá na frente 🙏🏻
Concerteza passe a sua fé psra seu filho, nesse mundo a gente não leva nada nem o corpo
''A felicidade da sua vida depende da qualidade dos seus pensamentos'' - Marcus Aurélio
''Eu nasci no Nordeste,mas descendors Portuguêses,acredito,que ñ,o Povo do Sul,é um povo bom,tive ex-cunhados,amigos,que passaram em minha vida,somente bons momentos,acho que tudo são crenças,como dizem tb,que Americano são frios,e que Venezuelanos ñ prestam(povo trabalhador e sofrido),conheço a grande maioria das pessoas do mundo todo,iguinoráncia é viver sem conhecimento de causa,valeu amigo,tenha ótimo dia!!!
Esse é um problema no Brasil inteiro, aqui em Belém também temos muitos casos.
Obrigado por dizer, várias cidades tem esse problema mas as autoridades escondem para não acontecer o efeito contrário, muitas pessoas assistem na televisão e tentam fazer igual e o número sobe ainda mais. Vi muito isso na capital do ES e no pantanal no MS, é tão grave que tem até placas nas pontes com frases motivacionais, é algo bem triste mesmo.
Vou falar como paulistano que mora em Pato Branco/PR desde 2015: Em Sampa era inviável trabalhar em dois empregos. Os salarios são maiores, mas o tempo de deslocamento no transporte e a própria qualidade eram insalubres. Hoje trabalho em dois empregos aqui ganhando o salário na minha area que ganharia em um morando em Sampa, mas me sinto MUITO mais feliz e realizado aqui do que se tivesse ainda morando na capital (alias em qualquer capital). Acho que é tudo uma questão de perspectiva e aqui no Sul tenho a impressão que os pais (eu sou solteiro, nao tenho filhos) se preocupam tanto em proporcionar o melhor financeiramente aos filhos que se esquecem de participar da vida deles. Acho que se o Sulista equilibrasse bem o trabalho com a família talvez essa realidade mudasse.
Concordo! Algumas pessoas já soube desta realidade. Até meu.falecido pai já pensou em se jogar. Depressão é algo genético tb. Tens razão, meus pais não paravam em casa. Era cada um por si: família ZERO!
Os mendigos não tem nenhuma responsabilidade .Se alimentam melhor que muitos trabalhadores através das ONGs. Não tem preocupações com contas. Mas a maioria deles também me parecem tristes...então vamos ser tristes ,mas com pelo menos um teto para viver.
Cada região tem seu jeito de ser não acho sulistas triste eles são apenas focados. Estou em Ribas do Rio Pardo - MS e aqui esta cheio de Nordestinos que andam com uma caixa de som incomodando todo mundo com o barulho😅 eu ate cheguei a pensar que eles são carentes de atenção mais como te disse cada um com seu jeito e cultura 😊😊 abraços
Nasci e sempre morei em P.Alegre e confesso que estou entediada da cidade.Amo meu estado, mas penso que novos horizontes me fariam super bem.Quem sabe...
Pra mim isso e pessoal tem gente que feliz no inverno e infeliz também e gente feliz no verao e tambem infeliz ,cada um com sua opinião ,nem todo todo mundo que e fechado e infeliz assim com vejo gente sorridente infeliz m
Muito bacana sua análise.
Obrigado!
Manda turma da Bahia para o sul, voces vai ver a folia 🎉🎉🎉🎉🎉
Ja viajei o país todo e o brasileiro civilizado é considerado triste. A felicidade não é o esteriótipo da bagunça brasileira. Um abraço!
Será que não é porque trazem heranças europeias ligadas a guerra e fome? Isso conecta com tristeza e dificuldades. Só o amor e perdão vai salvar.
Herança Europeia tem que sair daqui.
Não tem nada de bom.
Não adianta 4 anos sendo ruins e apenas 1 bom.
Não vale a pena.
Tem que mudar.
Bem posicionando seu comentário. Mas, (talvez) o clima, cultura, auto cobrança, entre outras coisas, etc.
Vdd tudo que disse , inclusive sobre redes sociais essas aprovacoes, comparações, exibicionismo e ostentação,muitas pessoas fazias
eu adoro o frio ,sou do RS,trabalhar demais é comum aqui ,falo para os meus filhos que tem que conciliar trabalho com viver a vida, senão a depressão vem.
Amei esse lugar aonde você gravou, você mora em Brusque né? Ainda não conheço, acho que vou chamar meu namorado e minha mana pra dar um passeio aí.
Sim, ali o bairro se chama Jardim Maluche, da uma volta pra conhecer, o Centro Cívico também é bonito, até o centro histórico com a igreja Matriz, são 3 pontos que ninguém vai porque pensam que Brusque é só a FIP.
@@sincerosc É muito mais que isso né? Vou aí conhecer, vou combinar com a galera aqui 🤩🤩
@@zairavega97 No centro cívico tem o jardim Zoobotânico, um mini zoológico, e indo para o sul tem o município de Guabiruba que é bem bonito, são só casas mas tem umas bem lindas, no vídeo da Arquitetura Catarinense eu filmei lá, é colado em Brusque e acho que vale a pena da uma volta, tem até uma fábrica de chocolate chamada Tia Lice.
@@sincerosc Olha valeu pela dica heim! Uhmmm fábrica de chocolate? Amo chocolate! kkkkk
Posso falar de Floripa, moro aqui há 20 anos.
Aqui não vejo isso, muito pelo contrário.
Mas tem gente (tem uma senhora aqui assim) que gosta de puxar assunto até com poste, vive cantando em voz alta no meio da rua (esta senhora), puxando assunto com quem tá de fone de ouvido (eu).
Esse tipo de pessoa não vai gostar daqui mesmo!
Por causa do clima, lugares mais frios, frescos, nublados e cinzentos passam uma vibe mais deprimida/desanimada
É o que chamamos depressão sazonal ligado ao clima
Discordo amplamente. Não iria para o nordeste nem me pagando. Já recebi oportunidade profissional na multinacional que trabalhei para morar em Maceió e recusei, fui para SC 3 anos e voltei para o sul, justamente pelo frio, dias nublados e gélidos. Todo ano vou a Polônia (Kraków) e fico janeiro e fevereiro para fugir do calor no sul, pego -5 graus e vivo feliz da vida.
@@marcelorefiwski9548 tu é exceção da regra né animal
@@marcelorefiwski9548 tu é exceção á regra né o besta
Muitos não se dão bem com esse tipo de clima/vibe
@@marcelorefiwski9548 Oi. Tenho interesse em ir pra Polonia. Lá dá pra se virar com ingles? É caro (pra passar 1 ou 2 meses)?
Isso é um comportamento bem comum entre os descendentes de pomeranos. Aqui no ES temos uma colônia muito grande de pomeranos e eles também são muito focados em trabalho a ponto de se "churrascar" quando acontece algum problema relacionado a dinheiro. É algo cultural deles e que precisa ser trabalhado com psicólogos ou mesmo líderes religiosos.
Existe mesmo uma relação entre alemães, pomeranos e a depressão, tanto na cultura como no DNA, existe uma predisposição genética nesse quadro, aqui tem casos de famílias inteiras que se deletaram.
Felicidade é praia, samba, funk e pagode? De fato, somos muito tristes 😂😂😂😂
Pois é 😂 Prefiro aqui então...
aqui em joinville chove 80% do ano , sempre nublado , frio de mais ou calpr demais , trânsito infernal, barulheira de moto com escape sem silencioso, custo altíssimo de vidace salários ridiculamente baixos ,não tem como ser alegre e feliz nessa bosta !!🤦🏻♂️🤦🏻♂️🤦🏻♂️🤦🏻♂️
Vai mais para o interior ou pra cidades menores, Joinville já tem 600 mil habitantes, passou de 400 mil começa o caos.
@@sincerosceu digo que o tamanho da cidade não tem nada a ver, pois muitas pessoas confundem lugar tranquilo, com lugar parado e geralmente cidades menores são muito paradas, embora eu passei um tempo numa metrópole (Porto Alegre) e vi que é pior que uma corrutela (cidades com menos de 50 mil habitantes) ainda mais depois das enchentes
@@ricardopereira1209 As cidades que morei que tinham entre 100 e 200 mil habitantes eram tranquilas e seguras, acima disso já começava a sofrer assaltos, trânsito, bagunça, por isso eu dou esse conselho, principalmente aqui no Brasil, estados como MS e SC que não tem nenhuma cidade de milhões estão entre as mais seguras e com menor índice de população vivendo em favelas.
@@sincerosc pra quem gosta da região centro oeste pode uma boa mesmo, o que não é meu caso embora eu nasci em Goiás (que é um lugar onde a prepotência e arrogância predomina) mas não tenho vontade alguma de voltar pra lá e nem recomendo pra morar a não ser que tenha a vida ganha e seja rico
Quem entrou para Joinville de outra cidade, os Policiais tem que ficar em cima.
Incomodou muito durante o primeiro ano?
Manda de volta para onde veio.
Principalmente essas motos barulhentas.
Já era pra levar multa faz tempo né?
Então esperando pelo oque pra melhorar isso?
A chuva e o frio não tem oque fazer.
E os salários, na boa!
Os Donos já fazem isso de propósito.
Para você ser escravo(a) deles para o resto da vida.
Morei dois anos em Blumenau e não vi pessoas tristes .
Sou gaúcho e nunca vi isso que você está falando. Deve ser entre os estratos sociais mais baixos que precisam trabalhar até a exaustão. O que é diferente é que o RS tem a natalidade mais baixa do país, metade dos meus tios não tem filhos e isso é normal. Acho que é a colonização mais europeia, as pessoas agendam a vida social, não fazem barulho. Se você for acostumado com o nordeste que que vive de festa, não vai se acostumar. Só se isso que você fala é em SC, pode ser, pois no RS não é assim. E gaúcho está pouco se importando para o que os outros acham, não vai ficar se preocupando em aparentar nada.
Sou paulista,sempre morei no sudeste! O sul do Brasil e muito bonito,tem paisagens lindas! Mas me perdoem,não gosto da energia do sul! O sul tem realmente uma energia muito melancólica!
😂😂😂😂
Eu, quando fui lá pela primeira vez, também não gostei da "vive". Acho que eu não me encaixaria com o povo de lá.
Pra mim energia melancólica tá em lugares tomados por miséria, ignorância, violência, falta de estrutura etc. O sul também tem problemas assim, mas na média tem muito menos que outras regiões.
Fui para Curitiba e achei as pessoas tristes, frias e distantes... Que pena uma Cidade bonita e cheia de prosperidade 😢
Estranho essa não é a realidade aqui de Joinville SC... responsabilidade e compromissos não tem nada com tristeza
Sempre falei isso, nada substitui a presença da família.
Escola período integral e trabalho com carga horária extensa, distancia familias causando grandes problemas emocionais.
O problema é quando você inverte os papéis ao invés de trabalhar para viver você vive para trabalhar e não existe um equilíbrio na vida do indivíduo, ai é onde as doenças mentais começam a se desenvolver depressão ansiedade é ai que mora o perigo, a família do meu pai é aqui de santa catarina eu nasci aqui mais me criei em São Paulo e oque mais me assustou quando voltei pra cá é ver o quanto o pessol aqui é materialista dinheirista e fanáticos por trabalho e sem contar no índice de ansiedade que existe aqui nessa região nem em São Paulo que é uma grande metrópole onde o pessoal tem que se desdobrar todos os dias para conseguir sobreviver não via tanta gente ansiosa nessa proporção é assustador em se tratando de cidades pequenas, conheço pessoas aqui que faltam só morar no trabalho passam dez quinze ou até vinte anos socados dentro de uma empresa oque é pior na mesma função a vida inteira sendo chão de fabrica sem nem evoluir de cargo.
É tão verdade o que você disse que o funcionário mais antigo do mundo é de Brusque, trabalha na Renaux, tem 102 anos e há 86 trabalha no mesmo lugar e não pensa em se aposentar.
Parece brincadeira, sou nordestino,mas, gosto de silêncio como o pessoal aí do sul, gosto de poucas amizades, gosto de frio, gosto de anonimato e o importante, tenho Deus no coração, ele é que preenche aquele espaço que parece vazio
Realmente mais se quer chega em algum lugar esse e o caminho eu saí cedo da casa dos meus pais vejo a minha família umas 3 vezes no ano não me arrependo de ter feito isso foi uma escolha minha que foi muito acertada pois hoje qualquer coisa que quero fazer eu faço !!!
O que eu mais gostava em SC, quando eu era solteiro, eram as praias de surf em Floripa e as baladas, onde sempre descolavam lindas gatas pelo simples fato de se conhecer alguém para compartilhar alegria e fazer amor sem cobranças…loucuras de juventude sulina!
Trabalhar demais traz a tristeza imensa ...e pior a pessoa não aceita muito...acha que não...trabalhei muito também...mas muito e hj estou aposentada mas agora já passou
30 anos para se aposentar.
Quando se é novos, nem aproveitam a vida quase, porque se matam de trabalhar.
Depois que vim morar em outro continente, comecei a me dar conta sobre algumas coisas em relação à região Sul do BR, de onde sou originário...
Na Europa existem muitos povos diferentes. Alguns deles habitam dois países ao mesmo tempo, como o povo Basco, por exemplo, vivendo ao redor da fronteira franco-espanhola. Essa linha imaginária em nada interfere em seu senso de identidade comum.
Com o sul do Brasil é parecido, mas as linhas de "brasilidade" que lhe envolvem sobrepõe a consciência de sua herança ancestral. Essa região do mundo econtra-se num limbo identitário. A ela é negada a exaltação de sua matriz europeia e empurrado goela abaixo a noção de uma falsa "brasilidade".
Verdadeira matriz portuguesa - porque alemã e italiana é falsa.
Sim, o sul tem história. O nordeste desenvolveu meio que uma cultura propria (mais ou menos). O resto do país sao pessoas jogadas sem história e sem cultura desenvolvida (ex. o mexico que tbm foi colonia mas desenvolveu cultura propria) as pessoas nao percebem mas isso faz muita diferença. A regiao sul estar presa ao Br é uma fatalidade