Estou a 34 anos a serviços da evangelização, e uso o instrumento de percussão "bateria" como instrumento de louvor a Deus, sou muito feliz e sei que através desse instrumento muitos jovens foram resgatados e até hoje estão nas celebrações e a serviços da igreja. Só que a uso para ajudar nos ritmos e tenho educação na hora de tocar. Não existe instrumento errado para louvar a Deus, o errado é fazer de missa um show...e chamar atenção, pois as atenções tem que ser o nosso Deus no altar. E outra, não são só os instrumentos que fazem barulho, tem hora que falam tão alto que as nem conseguimos entender. Que Deus nos abençoe.👐🙏
Concordo plenamente! Qualquer instrumento mau tocado pode ser um problema, até mesmo os cantores podem atrapalhar. É uma questão de bom senso, mas nem todos tem isso.
@@rafaeldossantos6281como se fosse fácil aprender órgão. O mesmo para o canto gregoriano. Eu tenho a oportunidade de participar em duas paróquias, e uma delas fica em um mosteiro Beneditino com canto gregoriano e rito em latim e português. É belíssima! Mas é parte da dedicação dos monges. Nós leigos com as atribuições diárias dificilmente conseguiríamos realizar algo coletivamente tão perfeito.
Garanto é muito mais bonito usar somente a voz ou um violão ou um piano. O corpo da música influencia nosso ser. Uma bateria cabe mais em um show, missa é um momento pra entrar em estado de oração.
Eu creio que qualquer instrumento mal tocado se torna anti-litúrgico, seja ele qual for; agora todo instrumento bem tocado (profissionalmente) e no campo harmônico solene se torna frutífero dentro de qualquer espaço, inclusive igreja. Minha equipe tem este entendimento e sempre tem atendido o que o Padre rege com todos os instrumentos. Haverá aquele que dirá “pra que bateria”, aí eu digo quando entender de música discutiremos sobre. Abraços e parabéns Padre pela sabedoria divina e ao canal.
@@allankardec9276 Isso... Uma vez convidado pra tocar em uma Comunidade um Padre,na celebração se dirigiu a nós,chegou para mim e o baterista e disse: Não quero música na celebração ". Deixei o violão no stand e convidei o meu irmão a viver a celebração. Sem nenhuma chateação ou dificuldade. Pra mim estava normal. O Presidente da celebração não quis, tranquilo. Ficaram os instrumentos lá e vivemos a Santa Missa. Foi muito bom. Nem me dei ao trabalho de perguntar a ele porque. Ao final, arrumamos o material e fomos louvando a Deus por tudo.
Só um instrumento é nominalmente mencionado na rubrica litúrgica: o órgão. Todos os outros, inclusive a bateria, só podem ser admitidos se forem “adaptados”, ou seja, que se adequem à sacralidade do rito. Aí é o “x” da questão, pois é complexo tocar a bateria de uma forma solene. Se alguém conseguir executar isso, a bateria pode entrar; do contrário, se não adaptar o instrumento à sacralidade da celebração, ele deve ser evitado. Isso vale para todo e qualquer instrumento.
@@allankardec9276 confirmo e concordo. Ou seja não se trata do instrumento e sim da sua utilização para honra e glória do Senhor e que leve os fiéis a viver e contemplar o mistério na Santa Celebração!
@@robsonfreitasmusicoterapeuta concordo, mas o bom senso também deve-se prevalecer… digo isso porque todo grupo se prepara, convida seus integrantes, ensaiam, tudo isso voluntariamente e aí chega-se na celebração ou Santa Missa e acontece este episódio, realmente não é agradável, tudo bem que chegará aqueles que dirão que temos que ser obedientes e etc, mas friso novamente que o bom senso é interessante prevalecer indiferente o nível hierárquico da igreja. Mas te parabenizo pela atitute, saiu mais superior de que chegou.
@ eu já tocava piano antes de começar a tocar bateria, aí baixei o pack de órgãos da Yamaha e instalei no meu teclado e as técnicas de órgão venho aplicando seguindo o pessoal de Aparecida que são organistas de verdade. Se não me engano, um deles vende curso.
Padre Douglas, sua benção. Que bela aula. Eu, quando jovem, fiz parte do ministério de música e cheguei a fazer a liturgia musical sozinho, apenas meu teclado e eu; ja tem mais de 20 anos. Hoje aos 42, tenho uma consciência católica cada vez mais forte e, mesmo vendo que a capela que frequento precisa de mais músicos, eu nao consigo sentir o chamado pra essa entrega. Lá niguem sabe que eu toco e canto. Eu sinto como se a minha ida pro ministério fosse apenas por vaidade e não por chamado. Tenho vida de oração e vivo os sacramentos como a igreja ordena, ja ha alguns anos. Acredito que eu esteja tomando a decisão certa de não de ir, pela razão acima. Se o senhor ler essa msg e puder me dar uma opinião, fico extremamente agradecido.
Opinião de valor e conhecimento ótimo do sacerdote. Eu toco Cajon na missa e já toquei bateria, entendo que se o local for grande, com o devido tratamento acústico e bom senso do músico (Que é o principal) o instrumento de percussão acompanha bem.. ele deve marcar o tempo e apoiar. O problema que alguns músicos querem fazer viradas longas, muito barulho, levar sets de pratos como se fossem para um show. O músico tendo bom senso e foco na celebração, o acompanhamento da percussão gera bem estar 😊 Se você não gosta do modo como um ministério toca, dos instrumentos que ele fazem uso, busque um outro horário de missa ou outra igreja em seu bairro.... Ir para a igreja, sair reclamando e de mau humor por conta do músico é perder tempo 😅
@@davidchaves8784 não acho que é perder tempo, talvez eles possam rever suas atitudes e melhorar,fazer que a missa seja mais piedosa para Jesus, porque ao final a missa é Dele!
feliz daquele que tiver um ministerio completo ou alguem que toque um instrumento ou que tente tocar pois a realidade da igreja catolica é nao ter instrumentistas, começar a ver playback
Ja fazem 27 anos que sou Baterista na Igreja Católica Apostólica Romana, ja toquei em varias Missas, eventos, Louvores e Shows, ja toquei com muitos Padres e comunidades conhecidas, e ainda agora eu toca, não como antes, porque agira familia, meus filhos, não tem como ser como antes, mas nós que tocamos juntos desde 27 anos atrás, estamos numa catedral na musica católica na Missa, eu somos felizes, com o Pároco muito parceiro, e as pessoas nos tratam bem e muita felicidade na missa! Agora se ele não quiser mais, que a gente continue, a gente para, pq somos musicos que altamente temos noções de extrapolar, mas ser for profano ( banda) ministério de musica, a gente guarda o instrumento e siguimos nosso rumo! Muita frescura, alguns não são musicos e tem as vezes pouquinho de inveja, Deus não vai jugar minha Batera na Missa, ele sabe como amo a musica, e ser musico Católico!
Precisamos urgente de uma reforma litúrgica nas nossas comunidades( a começar pelo som das igrejas que os fiéis não entende nada que o padre fala no altar,entram mudos e sai calados.a catequese, misericórdia!
Acho que primeiro temos que ter uma reforma nos estudos, porque de nada adianta, um som perfeito, um padre com uma oratória perfeita, uma igreja com acústica perfeita, sendo que NÓS FIÉIS não estudamos o suficiente pra entender o verdadeiro significado da missa, da igreja, e da comunidade.
@@gabrielbarbeiro5313 sou tecladista católico e técnico de som profissional. Assino em baixo oque vc disse. O problema é que muitos padres não querem investir nesse quesito.
O problema não está na banda, mas no coração de quem está tocando. Sou baterista e me converti porque um dia num grupo de jovens fizemos uma banda e tocamos nas missas quando não tinha quase ninguém querendo tocar, ou seja, faltava gente pra servir. Numa questão de opinião, hoje não sou um defensor de bandas na missa, mas acredito que não podemos perder a oportunidade de converter alguém que tem vontade de servir. Depois vamos mostrando o caminho. Resumindo, ainda toco bateria na missa e está tudo certo. O dia que o magistério da igreja disser que está proibido, vou com a igreja.
Depois que aprendi um pouco sobre música clássica e vi o valor, o conteúdo e a história contida nas obras, como a Missa de Bettoven por exemplo, tive vergonha das missas de quando éramos jovens, onde havia bateria, pandeiro, etc. 😊😊😊
Já toquei muito com banda nas Missas (bateria, baixo, guitarra e teclado). Porém hoje com mais maturidade vejo que isso é errado, pois estamos trazendo os ritmos seculares para dentro da igreja, e a Santa Missa não é um Show ou um barzinho, onde você senta e curte a música.
@@PauloGutemberg123 Perfeito! É isso mesmo! Não podemos trazer o profano para dentro da Igreja. A música tem que nos remeter à oração; não deve ser um convite à dança. Não pode ser uma alegria carnavalesca.
Esse vídeo é necessário! Obrigada!!! Já mudei pra missa tridentina há alguns anos. Quando vou à missa nova vejo como é difícil se concentrar da mesma maneira.
Depende de como o instrumento é tocado. A bateria é um excelente instrumento numa banda para marcar o tempo, sem ela, os cantores e os outros instrumentistas não conseguem tocar no ritmo, salvo exceções. Gosto muito do jeito que os bateristas tocam na ICM. Gostei muito da sensatez do sarcedote.
O canto oficial da igreja é o gregoriano, portanto o único instrumento adequado para acompanhá-lo é o orgão,e, no máximo, um teclado timbrado de orgão.
@@Blacklist265não é isso que está no documento da igreja. E aprender canto gregoriano e órgão não é tão fácil. Sou tecladista católico há 20 anos. Os monges fazem muito bem por ser parte da rotina de estudo e oração deles.
Muito obrigado, nossos amadissimos e queridissimos, amigos e irmãos, em Cristo Jesus e Nossa Senhora, Guto Azevedo e Padre Douglas Pinheiro,por nos enviarem e nos ensinarem, tantas coisas, lindas e maravilhosas, sobre as coisas de Deus, Nossa Senhora e outros assuntos importantes, kkkkk, não é mesmo?
As pessoas se esquecem de se perguntar o que a missa representa como um todo.. Missa e local de contepla o senhor que foi colocado no madeiro,por nossos pecados, eu acredito que em quanto Jesus sofria as piores humilhações ,por nossos pecados não existia lugar pra alegria,nos não vamos a missa pra se divertir
Boa noite, meus amadissimos e queridissimos, amigos e irmãos, em Cristo Jesus e Nossa Senhora, deste lindo e maravilhoso canal, do Santoflow, como vocês estão, tudo bem?
Eu sou músico e toco na Santa Missa e costumo tocar com banda eu praticipei de um curso com a Ir.Mirian e nesse curso foi citado sobre o uso da bateria percebi que muitas das vezes a bateria , guitarra só e o centro da discussão sobre ruidos liturgicos por causa do musico. O que falta as vezes e uma Boa instrução do uso do instrumento na Santa Missa .
Algo que me chama muita atenção é a falta de momentos de catequese na igreja. Conversando de forma geral, é MUITO comum escutar as pessoas dizendo que fizeram catequese na infância mas não se lembram de nada. Quando essas pessoas aprendem o que significa a missa numa pequena aula, elas já ficam fascinadas. Então porque não ter mais momentos de catequese aberta e livre para melhorar o nível geral da comunidade? Quem estuda por conta própria vai estudar de qualquer jeito.
As confusões de entendimento de alguns católicos(que incluemartifícios). Não deixam os em( dúvidas )pensarem, tão pouco os que desejam viver o momento especial e único de cada Missa sabedores de que , no altar está o que buscamos... exatamente tudo Nosso Senhor Jesus Cristo ❤
Eu, e uma multidão, já batemos Palmas, em Missas com o Papa Francisco, Bento XVI, e São João Paulo II. Nas missas das novas comunidades, e RCC, a missa tem momentos de Júbilo, e de sacrifício, pois na missa Jesus está Ressucitado.
Pois é.... Uma multidão de católicos não fazem a abstinência das sextas-feiras. Estão em segunda união. Fazem sexo não aberto a vida. E não.por isso estão corretos, não é porque todo mundo faz que está certo.
Aqui, na minha paróquia a bateria já passou do limite faz tempo, depois do comunhão é impossível se concentrar pra fazer uma oração pessoal, sem falar que toda hora mudam a melodia do ato, santo, do cordeiro, até fazem caras e poucas, parece até que estão diante de uma platéia e não assembléia .
Não quero ser polêmico,mas sou músico e toco bateria na igreja a 16 anos e nunca tive problema oi recebi critica sobre meu instrumento...e olha que nosso antigo padre era bem tradicional. A questão é ter musicos aptos e preparados e principalmente que entendam e respeitam a santa liturgia da igreja...por exemplo,evito tocar bateria em quaresma e advento. Um instrumento mal tocado,seja bateria, violão, órgão ou gaita, incomoda e atrapalha a assembléia. Eu não sou dono da verdade,mas devemos ser mais cristãos e menos fariseus. A igreja é linda,sua história, tradição e ritos são magníficos,mas a igreja é imensa e permite essa versatilidade. Uma pessoa que gosta de bateria na igreja não é um herege,assim como quem prefere uma missa em latin não é mais santo que os outros. Foquemos em Cristo e em seu santo sacrifício. LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO E PARA SEMPRE SEJA LOUVADO E SALVE MARIA IMACULADA.
Sou baterista e, ainda assim, considero que a bateria não tem lugar na liturgia. Não importa se é bem ou mal tocado, é meramente uma questão inadequação do instrumento para o momento. A música liturgia deve ser solene, própria para nos fazer meditar no mistério do sacrifício de Cristo renovado na Santa Missa. A bateria tem outros lugares para ser utilizada, como o canto popular ou secular em geral, que também tem seu propósito e não tem o porquê de ser misturado na missa.
Concordo, em partes. Também sou baterista, e o nível de ponderação para se tocar numa missa é extremamente alta. Um violão tocado de forma "errada" pode ser muito mais ruído do que uma bateria tocada da forma correta. A própria voz, aplicada de forma errada, pode tirar a atenção do altar da forma que o padre disse. Acredito sim que a bateria não é o mais conveniente a ser tocado numa missa, acredito que uma percuteria, algo com mais controle de volume seja o ideal, e bateria não é sinônimo de alegria extravagante (termo usado pelo Padre no vídeo), tem uma função muito mais de pulsação do que ritmica alegre em si.
@@MucaBass94 eu toco guitarra, mas guitarra, não tem lugar na liturgia, nem bateria, na verdade a maioria das músicas que se toca na igreja nem deveria estar lá.
Bem sou músico e toco nas missas retiros etc... acho que cabe o bom senso sempre de ambos os lados. A bateria é um instrumento de certa forma barulhento nas mãos de quem não sabe conduzir, junta isso com o tratamento acústico do local ai sim torna se algo complicado, mas antes de sair julgando o que pode ou não pode o certo é achar soluções para o entendeminento. Se o som for bom a música será compreendida, porém muitas vezes o som não e bom e o músico não sabe entender e tocar mais baixo fora a acústica do local, mas antes de sair tirando deve se lembrar que o jovem que esta ali tocando esta de alguma forma aprendendo e tendo sua formação afetada, sair tirando não vai mudar nada só vai perder um fiel de forma grosseira. Concluo dizendo que a missas tradiconais e missas mais da renovação carismática, então vá na missa que melhor te atende e qual você se sente confortável, não va numa missa de renovação carismática se não e o tipo de missa que vc gosta, só acho que tem espaço pra todos , se não fosse pra ter bateria ou qualquer outro instrumento não teriam dado espaço e nem criado músicas liturgicas com instrumentos diversos. Cada Paróquia é uma realidade e cada horário tem seus estilos diferentes vá na missa mais calma se vc prefere assim, se vc gosta de uma mais animada vá na mais animada ,só não va na "errada" e fique criticando...
Mimimi, frecura. Percebesse que você não entende porcaria nenhuma pra falar uma asneira dessa sobre a liturgia. No fim faz uma liturgia porca e Jesus passa longe de ser conhecido por alguém. Geralmente quem faz um tipo de comentário desse é quem faz uma liturgia que de liturgica nao tem nada...
@@GustavoRodriguesdaSilva Sou defensor da Liturgia também,só não concordo com Padres que preocupam com ela ,esquecem de Jesus ! Não contemplam e meditam as lindas orações em uma Missa !
A questão sobre os instrumentos musicais é simples: provem (o que é impossível) que a missa fica melhor celebrada com uma banda com vários instrumentos, principalmente em volume instenso como os músicos tanto gostam.
Eu tocava guitarra na missa com distorção e tudo... hoje mudei, troquei pelo piano e órgão. Acredito eu que pra litirgia os instrumentos são os mais suaves possíveis, violão, órgão, piano, harpa, violino...
Existem no decorrer da história da Igreja 4 documentos 1 - Docta Sanctorum Patrum, João XXII; 2 - Piae Sollicitudinis Studio, sob o papa Alexandre VII; 3 - Tra Le Sollicitudini, SÃO Pio X; 4 - Musicae Sacrae Disciplina, Pio XII. Condenando o uso de qualquer instrumento fragoroso (que causa rumor). Isso obviamente envolve a bateria que é praticamente a junção de todos os instrumentos fragorosos num só! Aos bateristas toquem em encontros, façam momentos de animação em grupos e reuniões de oração, ou seja fora da Missa! Pois o único instrumento válido e recomendado pela Igreja pra missa é um só! O Órgão! Eu mesmo era baixista depois que fui estudando por conta o que é a Missa, fiz questão de aprender o órgão, não porqe eu queria, mas porque a Igreja me pedu isso e hoje já vai fazer 4 anos que só uso essa função no teclado na Igreja! As vezes só falta nos músicos na Igreja um coisa, humildade e obediência a Igreja!
Não podemos genelarizar,a RCC não é como os tradicionais,mas tem TD respeito pala igreja e sua tradição, acontece q tem leigos e até padre q abusao, do mesmo jeito q tem tradicionais q se acham os suprassumo da verdade
O que destroe a Igreja são pessoas como você que se julgam estar acima do Papa, concílio e dos documentos da Igreja. A RCC é mais obediente a Igreja, do que muitos que dizem defender a ortodoxia.
Daqui a pouco vão tocar pandero. Detesto bateria em igreja. Deixei o protestantismo por causa das invenções, eu gosto da tradição católica. Gosto de coral acompanhado de orgão,canto gregoriano. A missa deve ser para Deus,e não para agradar os fiéis. Lugar de bateria é em shows.
Eu, e uma multidão, já batemos Palmas, em Missas com o Papa Francisco, Bento XVI, e São João Paulo II. A missa tem momentos de Júbilo, e de sacrifício, pois na missa Jesus está Ressucitado.
Já vi muitas missas só com violão ou teclado muito mais barulhento que com instrumental completo. Ter bateria não é sinonimo de barulho ou agitação, dá pra fazer uma missa solene, com respeito, veneração, paz com baixo e bateria, tranquilo.O problema não é o instrumento em sí, mas o que se faz com ele.
O que acontece com o abuso litúrgico hoje em dia é como a música do Zeca Pagodinho sobre caviar, só que ao contrário: o povo vê, come, mas não sabe falar. É fundamental saber identificar e definir essas situações para tomar as ações corretas a respeito.
Eu comecei tocando bateria, na minha visão o problema começa nos arrajos originais de alguns compositores. Algumas músicas lembram marcha de carnaval ou cantigas infantis. Não foi um arranjo pensado para celebração. Muitos músicos que tocam na igreja erram por copiar de quem faz errado, vai na Internet ou em outra comunidade e copia, por consequência copiando as falhas. Acho que dando mais ênfase a arranjos e músicas próprias para litúrgia, podemos melhorar a vivência da celebração.
Excelente vídeo! Como católicos precisamos nos educar para viver a liturgia e nada mais além do que ela pede. Infelizmente muitos erros e abusos são cometidos pelos próprios padres, o que aumenta ainda mais a confusão na cabeça do povo.
A Missa de hoje de manhã tinha bateria, mas estava muito baixa, só marcando o tempo ao fundo. E o Coral era tão calmo, que ficou bonito. Mas em outras Missas, atrapalha.
E por último, Padre Douglas Pinheiro e Guto Azevedo, eu concordo plenamente com vocês, que na Santa Missa, não se deve, tocar bateria fazendo, um barulho mais alto do que a voz do testeo, do ministério de música da igreja e também o volime da voz dos cantores, tem que aparecer muito mais, do que o som dos instrumentos musicais, kkkkk, não é mesmo? Fiquem com Deus e Nossa Senhora.Amem!!!!!
Não sei qto a bateria, mas uma vez um menino cantava na igreja gemendo e arrastando palavras igual o pearl jam, foi horrível a sensação que tive nesse dia, como se o espirito santo fosse embora e ali fosse uma casa espetaculosa, eu não consegui nem orar, seguidas vezes meus pensamentos ficavam perturbados. Na segunda musica, me levantei e fui embora da igreja.
Eu gosto de cantar e a letra das músicas mudam constantemente. Agora, resolveram tirar da parede a letra e eu não canto mais, no momento de louvores a Deus! É triste! Sim, eu entendo a explicação que o padre deu, mas sinto falta de cantar e louvar a Deus!
Nas missas atuais, como vamos decorar os cantos novos se cada semana cantam canções diferentes, com ritmos diferentes? E quem passa os slides com as letras se perde, aí todos se calam no meio da canção até que a pessoa que passa os slides se acha. Ahahaha E o Glória tem cada ritmo que minha nossa! Há uns ritmos que eu nem canto porque eu não consigo acompanhar. É um absurdo! Há igrejas que nem dão mais o folheto da missa, é tudo no data-show, e quando cantam os salmos, põem o texto dos salmos mas não dizem qual salmo é.
Ecologismo nas pautas cristãs. TL. @@JeffersonDaniel-u2xSe quiserem passar no data-show que passem tudp certinho para não se perder e não se confundir, mas há atrasos do sistema e bugs. Eu prefiro os folhetos, que muitos são feitos de materiais reciclados e não prejudicam o meio ambiente. Isso é uma narrativa da elite eco-chata. 🙄
Eu sou batera todo na missa deis de pequeno sempre fui bem acolhido e sempre tive muitos convites pra tocar, mais sempre com muito pudor som bem regulado e tals. Tenho uma pergunta, se caso for proibido bateria na missa o que vão fazer com os bateristas que servem com muito amor ?
A música deveria ser um fundo, não vamos na missa para apreciar um solo de guitarra e as viradas de bateria, o músico deve ficar em segundo plano. Toda a glória à Deus!
Musica liturgica correta é com no máximo 3 instrumentos: a voz,os salmos e um coro. As harmonia sonoras, oração e contemplação,só com isso a missa está perfeita.escolher instrumentos agressivos remete a dissonância, baldeação, confusões e não cabe pertubar a Cristo no momento da eucaristia etc.
Então no caso da música, não podem haver microfones e caixas de som, porque são usados também para outros fins, logo são profanos. Fiquei mais confuso!
Muito bem pontuado. O padre disse que é preciso haver bom senso, e esse bom senso, falando sobre os músicos é isso. Não é só um baterista que pode causar ruido em uma celebração, os demais músicos também. A bateria, bem colocada na celebração, serve de apoio, portanto não acho abuso litúrgico, mais uma vez dizendo que ela sendo bem tocada, sem exageros, pode sim, ser um instrumento harmonioso, juntamente com os demais.
Solenidade é a contribuição para que o momento fique orante, não a exclusão dos instrumentos. Um órgão é solene se o organista tocar de forma solene. Não há documentos da igreja excluindo os instrumentos e, o Bispo é quem decide isso. Não se exclui as pessoas nem seus dons. Você as forma e as adequa
Creio que ontem eu tenha presenciado um abuso com ruído. Antes de começar a missa, uma espécie de pastor fez uma minipregação, com a leitura de um versículo da bíblia que estimulava as pessoas a sentirem o espírito de Deus por meio de choro. Aí quando começou a missa, fizeram uma apresentação de 4 padres todos com aplausos excessivos como se fosse uma festança. Foi uma mistura de culto evangelho junto com a missa, e esta ficou como algo insuficiente e sem graça. Na homilia novamente a pregação com jargões neopentrcostais extremamente longa e apelativa, o padre pedindo para as pessoas sentirem isso e aquilo, foi muito ruim de modo que eu não consegui ficar para comungar.Creio que seja da renovação carismática esse movimento de considerar os católicos como frios, a missa como algo sem atrativos para que se tenha mais fiéis. Uma tristeza, meu Senhor ser tão menosprezado!!
Rezemos em reparação! E aos padres que o Espírito Santo de discernimento do seu sacerdócio! Ahh conversa com eles,se o leigo se cala os abusos continuarão! Salve Maria!
Eu sou baterista e sempre toquei em missas e grupo de oração e se souber tocar com dinâmica não atrapalha em nada, inclusive já toquei na presença do Bispo várias vezes e nunca fui chamado atenção porque estava atrapalhando, porque é a missa que tem que aparecer e não os músicos. A própria palavra de uma pode ser usada para abençoar ou para amaldiçoar, então o instrumento é a mesma coisa. O celular pode ser usado pra fazer o Pix na hora da coleta?
Existe contexto para tudo . Livros de cantos ou folhetos em comunidades com baixo poder aquisitivo e havendo , na mesma comunidade uma quantidade enorme de turistas ( em se tratando de litoral ) o projetor é um modo de agregar . Logicamente que as pessoas que conhecem os cantos nem olham para a projeção. E a partir do momento em que, mesmo sendo Tempo Comum , a cada domingo há um tema específico. Daí mudamos os cantos ( ao menos canto de Entrada, Ofertas , Comunhão e Canto de Envio ) . Executar um canto de Entrada dentro do tema proposto na liturgia é infinitamente mais assertivo que usar um canto do tempo comum com temática generalista.
Infelizmente, aqui na Paróquia Nossa Senhora do Caminho, onde eu e a minha amadissima e queridissima esposa Luiza participamos, o Padre Paulo Roberto, permiti que o povo, bata palmas, eu particularmente não gosto de bater palmas, mass, eu não vou entrarem atrito com os meus amigos e irmãos, em Cristo Jesus e Nossa Senhora, da Paróquia que eu participo, mas, eu irei falar com o nosso pároco daqui, o próprio Padre Paulo Roberto, kkkkk, entenderam?
O órgão por exemplo não é instrumento usado exclusivamente na liturgia, o instrumento foi criado a 300 anos A.C era o órgão hidráulico, já foi muito usado tbm em festas de casamento, então percebemos que não é de uso exclusivo da liturgia, então isso caracterizaria ele um instrumento profano ?
Sou baterista e gostaria muito de tocar música cristã católica,espero um dia montar uma banda e fazer isso. Porém,na missa acho muito ruim qualquer tipo de música,até as palmas me incomodam. Não vou me estender no assunto,até porque tenho tanto o que mudar,digo o meu coração. Pra resumir,pessoalmente acho música na missa algo que distrai,tira o foco principal,traz emoções inúteis,etc
Eu entendo a sua preocupação. A música na liturgia, especialmente na missa, deve ser um meio de adoração a Deus, não algo que distraia ou nos faça focar em nossas emoções momentâneas. A verdadeira adoração deve ser voltada para o Senhor, buscando uma conexão sincera com Ele, e não uma manipulação das nossas emoções. A música pode ajudar a elevar nossos corações a Deus, mas sempre com a intenção de glorificá-Lo e não para criar uma experiência emocional superficial. Como músico, meu papel é usar o talento para conduzir os fiéis ao encontro de Deus, sem perder o foco no que realmente importa: adorar a Ele em espírito e verdade.
O pior é em regiões do Brasil onde colocam músicas do Luiz Gonzaga na Santa missa ! Tocar bateria na missa desde que seja da forma respeitosa e que acompanhe o rito não vejo problema nenhum
Padre, o Senhor não é o magistério da Igreja, mas deve ensinar o que o magistério ensina, sem medo! Quem não gostar do ensinamento do magistério, se converta!
Bom um padre estudou e se formou teologicamente e sabe mais que qualquer leigo que a santa igreja católica apostólica romana não é lugar para secularismo. Os ritos católicos não podem ser de qualquer jeito. E que sim, a igreja como um templo sagrado precisa ter preservado sua sacralidade e por tanto todo decoro, respeito e silêncio em seu interior. Pois se vai a igreja para buscar Deus, orar, adorar e servir viver os sacramentos. Quem quer bagunça, barulho ou diversão, que vá à parques, boates, cinemas ou coisas assim. Sem enrolação padre, não pode não. Em primeiro lugar JESUS sacramentado está lá e isso basta para que tudo seja como deve ser.😊
Acredito que precisa de educação musical. Saber tocar. Já acompanharam a missa na canção nova? Tem bateria e as pessoas se conectam em oração, não atrapalha a viver a Santa missa. Acredito que o caminho não é banir a bateria da missa.
12:00 - concordo... isso pode desviar a atenção, porém, então, deveria-se ensinar e explicar quais os ritos, quais os momentos, porque grande parte de quem frequenta não entende exatamente o que tá acontecendo.
O vídeo literalmente discorre sobre isso... O entendimento deve ser criado com a iniciação (comunidade, catequese etc.) e com a repetição (frequentar a missa e ser instigado pela beleza da liturgia, de cada elemento seu e do mistério celebrado e, a partir disso, estudar o que significa cada parte da liturgia).
Mas também, adulto parece criança, não faz um esforço para entender, quanta informação existe na Internet, mas está é usada para tudo, menos para aprender as coisas de Deus.
Estou a 34 anos a serviços da evangelização, e uso o instrumento de percussão "bateria" como instrumento de louvor a Deus, sou muito feliz e sei que através desse instrumento muitos jovens foram resgatados e até hoje estão nas celebrações e a serviços da igreja. Só que a uso para ajudar nos ritmos e tenho educação na hora de tocar. Não existe instrumento errado para louvar a Deus, o errado é fazer de missa um show...e chamar atenção, pois as atenções tem que ser o nosso Deus no altar. E outra, não são só os instrumentos que fazem barulho, tem hora que falam tão alto que as nem conseguimos entender. Que Deus nos abençoe.👐🙏
Concordo plenamente! Qualquer instrumento mau tocado pode ser um problema, até mesmo os cantores podem atrapalhar. É uma questão de bom senso, mas nem todos tem isso.
Primeiro quem em missa nem bateria deveria ter. Um órgão já é suficiente
@@rafaeldossantos6281como se fosse fácil aprender órgão. O mesmo para o canto gregoriano.
Eu tenho a oportunidade de participar em duas paróquias, e uma delas fica em um mosteiro Beneditino com canto gregoriano e rito em latim e português. É belíssima! Mas é parte da dedicação dos monges.
Nós leigos com as atribuições diárias dificilmente conseguiríamos realizar algo coletivamente tão perfeito.
@@rafaeldossantos6281 Sl 150 ❤
Garanto é muito mais bonito usar somente a voz ou um violão ou um piano. O corpo da música influencia nosso ser. Uma bateria cabe mais em um show, missa é um momento pra entrar em estado de oração.
Eu creio que qualquer instrumento mal tocado se torna anti-litúrgico, seja ele qual for; agora todo instrumento bem tocado (profissionalmente) e no campo harmônico solene se torna frutífero dentro de qualquer espaço, inclusive igreja. Minha equipe tem este entendimento e sempre tem atendido o que o Padre rege com todos os instrumentos. Haverá aquele que dirá “pra que bateria”, aí eu digo quando entender de música discutiremos sobre. Abraços e parabéns Padre pela sabedoria divina e ao canal.
Ótima colocação!
@@allankardec9276 Isso... Uma vez convidado pra tocar em uma Comunidade um Padre,na celebração se dirigiu a nós,chegou para mim e o baterista e disse: Não quero música na celebração ". Deixei o violão no stand e convidei o meu irmão a viver a celebração. Sem nenhuma chateação ou dificuldade. Pra mim estava normal. O Presidente da celebração não quis, tranquilo. Ficaram os instrumentos lá e vivemos a Santa Missa. Foi muito bom. Nem me dei ao trabalho de perguntar a ele porque. Ao final, arrumamos o material e fomos louvando a Deus por tudo.
Só um instrumento é nominalmente mencionado na rubrica litúrgica: o órgão. Todos os outros, inclusive a bateria, só podem ser admitidos se forem “adaptados”, ou seja, que se adequem à sacralidade do rito. Aí é o “x” da questão, pois é complexo tocar a bateria de uma forma solene. Se alguém conseguir executar isso, a bateria pode entrar; do contrário, se não adaptar o instrumento à sacralidade da celebração, ele deve ser evitado. Isso vale para todo e qualquer instrumento.
@@allankardec9276 confirmo e concordo. Ou seja não se trata do instrumento e sim da sua utilização para honra e glória do Senhor e que leve os fiéis a viver e contemplar o mistério na Santa Celebração!
@@robsonfreitasmusicoterapeuta concordo, mas o bom senso também deve-se prevalecer… digo isso porque todo grupo se prepara, convida seus integrantes, ensaiam, tudo isso voluntariamente e aí chega-se na celebração ou Santa Missa e acontece este episódio, realmente não é agradável, tudo bem que chegará aqueles que dirão que temos que ser obedientes e etc, mas friso novamente que o bom senso é interessante prevalecer indiferente o nível hierárquico da igreja. Mas te parabenizo pela atitute, saiu mais superior de que chegou.
Abandonei a bateria e hoje sou organista e sirvo ao santo sacrifício com o instrumento que é oficial da igreja como está no catecismo.
Baterista frustrado
Opa, estou mais ou menos na mesma. Onde aprendeu a tocar órgão?
@ baterista frustrado onde zé mané. Cada um faz o que gosta! Eu prefiro servir a Cristo do jeito certo.
@ eu já tocava piano antes de começar a tocar bateria, aí baixei o pack de órgãos da Yamaha e instalei no meu teclado e as técnicas de órgão venho aplicando seguindo o pessoal de Aparecida que são organistas de verdade. Se não me engano, um deles vende curso.
@@LuizHenrique-of8kko instrumento oficial é o órgão, não um teclado com som de órgão
Padre Douglas, sua benção. Que bela aula. Eu, quando jovem, fiz parte do ministério de música e cheguei a fazer a liturgia musical sozinho, apenas meu teclado e eu; ja tem mais de 20 anos. Hoje aos 42, tenho uma consciência católica cada vez mais forte e, mesmo vendo que a capela que frequento precisa de mais músicos, eu nao consigo sentir o chamado pra essa entrega. Lá niguem sabe que eu toco e canto. Eu sinto como se a minha ida pro ministério fosse apenas por vaidade e não por chamado. Tenho vida de oração e vivo os sacramentos como a igreja ordena, ja ha alguns anos. Acredito que eu esteja tomando a decisão certa de não de ir, pela razão acima. Se o senhor ler essa msg e puder me dar uma opinião, fico extremamente agradecido.
A questão é que muitos católicos não tem a instrução católica, aceitam qualquer coisa...
Opinião de valor e conhecimento ótimo do sacerdote. Eu toco Cajon na missa e já toquei bateria, entendo que se o local for grande, com o devido tratamento acústico e bom senso do músico (Que é o principal) o instrumento de percussão acompanha bem.. ele deve marcar o tempo e apoiar. O problema que alguns músicos querem fazer viradas longas, muito barulho, levar sets de pratos como se fossem para um show.
O músico tendo bom senso e foco na celebração, o acompanhamento da percussão gera bem estar 😊
Se você não gosta do modo como um ministério toca, dos instrumentos que ele fazem uso, busque um outro horário de missa ou outra igreja em seu bairro.... Ir para a igreja, sair reclamando e de mau humor por conta do músico é perder tempo 😅
Aí a turma reclama quando o jovem vai pra outra igreja...
@@davidchaves8784 não acho que é perder tempo, talvez eles possam rever suas atitudes e melhorar,fazer que a missa seja mais piedosa para Jesus, porque ao final a missa é Dele!
Muito bem dito, bom senso sempre, não só para os bateristas, mas também para todos os instrumentistas.
@@milianpadilha6527 Sim, entendo. Creio que todos podemos ser mais sensíveis a condição do outro e como o outro pensa
feliz daquele que tiver um ministerio completo ou alguem que toque um instrumento ou que tente tocar pois a realidade da igreja catolica é nao ter instrumentistas, começar a ver playback
Esse vídeo foi sensacional, um dos melhores do padre. Explicação consistente e instigante!
É verdade.
Fantástico Padre! A Missa é todo o Mistério Pascal.
Incluindo a Ressurreição
Ja fazem 27 anos que sou Baterista na Igreja Católica Apostólica Romana, ja toquei em varias Missas, eventos, Louvores e Shows, ja toquei com muitos Padres e comunidades conhecidas, e ainda agora eu toca, não como antes, porque agira familia, meus filhos, não tem como ser como antes, mas nós que tocamos juntos desde 27 anos atrás, estamos numa catedral na musica católica na Missa, eu somos felizes, com o Pároco muito parceiro, e as pessoas nos tratam bem e muita felicidade na missa! Agora se ele não quiser mais, que a gente continue, a gente para, pq somos musicos que altamente temos noções de extrapolar, mas ser for profano ( banda) ministério de musica, a gente guarda o instrumento e siguimos nosso rumo! Muita frescura, alguns não são musicos e tem as vezes pouquinho de inveja, Deus não vai jugar minha Batera na Missa, ele sabe como amo a musica, e ser musico Católico!
Precisamos urgente de uma reforma litúrgica nas nossas comunidades( a começar pelo som das igrejas que os fiéis não entende nada que o padre fala no altar,entram mudos e sai calados.a catequese, misericórdia!
claro que nao vão entender, 90% das igrejas não tem um técnico ou operador de áudio que realmente entenda de audio hauahaua
@@gabrielbarbeiro5313 nem pagando acha esses profissionais, nao querem compromisso aos finais de semana, pelo menos na minha regiao e assim
Acho que primeiro temos que ter uma reforma nos estudos, porque de nada adianta, um som perfeito, um padre com uma oratória perfeita, uma igreja com acústica perfeita, sendo que NÓS FIÉIS não estudamos o suficiente pra entender o verdadeiro significado da missa, da igreja, e da comunidade.
@@gabrielbarbeiro5313 sou tecladista católico e técnico de som profissional. Assino em baixo oque vc disse. O problema é que muitos padres não querem investir nesse quesito.
Hoje a missa na minha Paróquia além dos instrumentos de corda e o acordeon muito alto.
Padre Douglas, o sr é maravilhoso. Uma bênção ❤
Gostei muito padre falou a verdade parabéns 👏👏👏👏
O problema não está na banda, mas no coração de quem está tocando. Sou baterista e me converti porque um dia num grupo de jovens fizemos uma banda e tocamos nas missas quando não tinha quase ninguém querendo tocar, ou seja, faltava gente pra servir. Numa questão de opinião, hoje não sou um defensor de bandas na missa, mas acredito que não podemos perder a oportunidade de converter alguém que tem vontade de servir. Depois vamos mostrando o caminho. Resumindo, ainda toco bateria na missa e está tudo certo. O dia que o magistério da igreja disser que está proibido, vou com a igreja.
Depois que aprendi um pouco sobre música clássica e vi o valor, o conteúdo e a história contida nas obras, como a Missa de Bettoven por exemplo, tive vergonha das missas de quando éramos jovens, onde havia bateria, pandeiro, etc. 😊😊😊
Falou bonito !!
Já toquei muito com banda nas Missas (bateria, baixo, guitarra e teclado). Porém hoje com mais maturidade vejo que isso é errado, pois estamos trazendo os ritmos seculares para dentro da igreja, e a Santa Missa não é um Show ou um barzinho, onde você senta e curte a música.
@@PauloGutemberg123 perfeito irmão, acho que nem desenhando esses cegos entendem
Graças à Deus.
Exato, essa conotação de buscar agradar os presentes só faz afastar nossa atenção em Cristo.
@@PauloGutemberg123 Perfeito! É isso mesmo! Não podemos trazer o profano para dentro da Igreja. A música tem que nos remeter à oração; não deve ser um convite à dança. Não pode ser uma alegria carnavalesca.
@sarahatriz exatamente.
Esse vídeo é necessário! Obrigada!!!
Já mudei pra missa tridentina há alguns anos. Quando vou à missa nova vejo como é difícil se concentrar da mesma maneira.
Muito lúcido!!!
Nossas igrejas não são construídas para ter boa acústica, isso é um grande problema
Verdade , esse é o maior desafio dos músicos e operadores de som
Depende de como o instrumento é tocado. A bateria é um excelente instrumento numa banda para marcar o tempo, sem ela, os cantores e os outros instrumentistas não conseguem tocar no ritmo, salvo exceções. Gosto muito do jeito que os bateristas tocam na ICM. Gostei muito da sensatez do sarcedote.
Não acho certo bateria na celebração da santa missa, agora em grupo de oração tudo bem.
O canto oficial da igreja é o gregoriano, portanto o único instrumento adequado para acompanhá-lo é o orgão,e, no máximo, um teclado timbrado de orgão.
@@Blacklist265não é isso que está no documento da igreja. E aprender canto gregoriano e órgão não é tão fácil. Sou tecladista católico há 20 anos.
Os monges fazem muito bem por ser parte da rotina de estudo e oração deles.
Amém
Na nossa paróquia temos um tecladista que aumenta o som do teclado e do microfone às alturas. O toque parece show de forró.
PAZ E BEM A TODOS...
infelizmente nem sempre e possível deixar de frequentar uma igreja/paroquia por causa do Padre.... muitas vezes não se tem outra opção...
MISSA É SAGRADA
Muito obrigado, nossos amadissimos e queridissimos, amigos e irmãos, em Cristo Jesus e Nossa Senhora, Guto Azevedo e Padre Douglas Pinheiro,por nos enviarem e nos ensinarem, tantas coisas, lindas e maravilhosas, sobre as coisas de Deus, Nossa Senhora e outros assuntos importantes, kkkkk, não é mesmo?
As pessoas se esquecem de se perguntar o que a missa representa como um todo..
Missa e local de contepla o senhor que foi colocado no madeiro,por nossos pecados, eu acredito que em quanto Jesus sofria as piores humilhações ,por nossos pecados não existia lugar pra alegria,nos não vamos a missa pra se divertir
Isso mesmo, a Santa Missa precisa ser mais respeitada.A Nossa Liturgia é riquíssima. 🙋♀️🙏😇
Boa noite, meus amadissimos e queridissimos, amigos e irmãos, em Cristo Jesus e Nossa Senhora, deste lindo e maravilhoso canal, do Santoflow, como vocês estão, tudo bem?
Eu sou músico e toco na Santa Missa e costumo tocar com banda eu praticipei de um curso com a Ir.Mirian e nesse curso foi citado sobre o uso da bateria percebi que muitas das vezes a bateria , guitarra só e o centro da discussão sobre ruidos liturgicos por causa do musico. O que falta as vezes e uma Boa instrução do uso do instrumento na Santa Missa .
Que bom ter a fala desse sacerdote...sóbrio e sábio!
Algo que me chama muita atenção é a falta de momentos de catequese na igreja. Conversando de forma geral, é MUITO comum escutar as pessoas dizendo que fizeram catequese na infância mas não se lembram de nada. Quando essas pessoas aprendem o que significa a missa numa pequena aula, elas já ficam fascinadas. Então porque não ter mais momentos de catequese aberta e livre para melhorar o nível geral da comunidade? Quem estuda por conta própria vai estudar de qualquer jeito.
Muito obrigada por suas explicações! A bateria, ao meu ver, acaba sendo um excesso! 🙏
Ele não falou isso...
@@Henrique-q5i é algo profano!!
@@paraleigos880põe profano
SENSACIONAL o vídeo! Muito bom! Parabéns, Padre Douglas Pinheiro!
As confusões de entendimento de alguns católicos(que incluemartifícios). Não deixam os em( dúvidas )pensarem, tão pouco os que desejam viver o momento especial e único de cada Missa sabedores de que , no altar está o que buscamos... exatamente tudo Nosso Senhor Jesus Cristo ❤
Eu, e uma multidão, já batemos Palmas, em Missas com o Papa Francisco, Bento XVI, e São João Paulo II. Nas missas das novas comunidades, e RCC, a missa tem momentos de Júbilo, e de sacrifício, pois na missa Jesus está Ressucitado.
Pois é....
Uma multidão de católicos não fazem a abstinência das sextas-feiras.
Estão em segunda união.
Fazem sexo não aberto a vida.
E não.por isso estão corretos, não é porque todo mundo faz que está certo.
Aqui, na minha paróquia a bateria já passou do limite faz tempo, depois do comunhão é impossível se concentrar pra fazer uma oração pessoal, sem falar que toda hora mudam a melodia do ato, santo, do cordeiro, até fazem caras e poucas, parece até que estão diante de uma platéia e não assembléia .
Parabéns, Padre!
Não quero ser polêmico,mas sou músico e toco bateria na igreja a 16 anos e nunca tive problema oi recebi critica sobre meu instrumento...e olha que nosso antigo padre era bem tradicional. A questão é ter musicos aptos e preparados e principalmente que entendam e respeitam a santa liturgia da igreja...por exemplo,evito tocar bateria em quaresma e advento. Um instrumento mal tocado,seja bateria, violão, órgão ou gaita, incomoda e atrapalha a assembléia.
Eu não sou dono da verdade,mas devemos ser mais cristãos e menos fariseus. A igreja é linda,sua história, tradição e ritos são magníficos,mas a igreja é imensa e permite essa versatilidade. Uma pessoa que gosta de bateria na igreja não é um herege,assim como quem prefere uma missa em latin não é mais santo que os outros. Foquemos em Cristo e em seu santo sacrifício.
LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO E PARA SEMPRE SEJA LOUVADO E SALVE MARIA IMACULADA.
Muito obrigado Pe Douglas, muito esclarecedor.
Eu quero ser como Jesus
Concordo com o bom senso ,minha preocupação é a Igreja/Padres colocarem o rito como mais importante que o Mistério!
Sou baterista e, ainda assim, considero que a bateria não tem lugar na liturgia. Não importa se é bem ou mal tocado, é meramente uma questão inadequação do instrumento para o momento. A música liturgia deve ser solene, própria para nos fazer meditar no mistério do sacrifício de Cristo renovado na Santa Missa. A bateria tem outros lugares para ser utilizada, como o canto popular ou secular em geral, que também tem seu propósito e não tem o porquê de ser misturado na missa.
Concordo plenamente.
Concordo, em partes. Também sou baterista, e o nível de ponderação para se tocar numa missa é extremamente alta. Um violão tocado de forma "errada" pode ser muito mais ruído do que uma bateria tocada da forma correta. A própria voz, aplicada de forma errada, pode tirar a atenção do altar da forma que o padre disse. Acredito sim que a bateria não é o mais conveniente a ser tocado numa missa, acredito que uma percuteria, algo com mais controle de volume seja o ideal, e bateria não é sinônimo de alegria extravagante (termo usado pelo Padre no vídeo), tem uma função muito mais de pulsação do que ritmica alegre em si.
Paixão, Morte e Ressurreição. Se tornou corrente falar da Missa como Paixão e Morte. Que sua bateria não tem lugar na potência da Ressurreição.
@@LamonicaBruno em qual parte da missa ocorre a ressurreição?
@@MucaBass94 eu toco guitarra, mas guitarra, não tem lugar na liturgia, nem bateria, na verdade a maioria das músicas que se toca na igreja nem deveria estar lá.
Com a quantidade de católico sem a menor noção do que seja uma Santa Missa, vai ser difícil “fiel” abandonar padres midiáticos que gostam de aplauso
Bem isso
tem paróquia que tem a dancinha do Glória e do Santo... Para mim, bateria é mais liturgico que palmas...
Bem sou músico e toco nas missas retiros etc... acho que cabe o bom senso sempre de ambos os lados.
A bateria é um instrumento de certa forma barulhento nas mãos de quem não sabe conduzir, junta isso com o tratamento acústico do local ai sim torna se algo complicado, mas antes de sair julgando o que pode ou não pode o certo é achar soluções para o entendeminento.
Se o som for bom a música será compreendida, porém muitas vezes o som não e bom e o músico não sabe entender e tocar mais baixo fora a acústica do local, mas antes de sair tirando deve se lembrar que o jovem que esta ali tocando esta de alguma forma aprendendo e tendo sua formação afetada, sair tirando não vai mudar nada só vai perder um fiel de forma grosseira.
Concluo dizendo que a missas tradiconais e missas mais da renovação carismática, então vá na missa que melhor te atende e qual você se sente confortável, não va numa missa de renovação carismática se não e o tipo de missa que vc gosta, só acho que tem espaço pra todos , se não fosse pra ter bateria ou qualquer outro instrumento não teriam dado espaço e nem criado músicas liturgicas com instrumentos diversos. Cada Paróquia é uma realidade e cada horário tem seus estilos diferentes vá na missa mais calma se vc prefere assim, se vc gosta de uma mais animada vá na mais animada ,só não va na "errada" e fique criticando...
Sou Católico que ama a Igreja,mas estão preocupando tanto com o Rito e esquecem de nos apresentar o verdade Jesus !
Mimimi, frecura. Percebesse que você não entende porcaria nenhuma pra falar uma asneira dessa sobre a liturgia. No fim faz uma liturgia porca e Jesus passa longe de ser conhecido por alguém. Geralmente quem faz um tipo de comentário desse é quem faz uma liturgia que de liturgica nao tem nada...
Bom senso. Normalmente não valorizar a liturgia é o início para ir esquecendo outras coisas mais fundamentais
Mas isso está diretamente ligado, pois Jesus está presente na missa
@@GustavoRodriguesdaSilva Sou defensor da Liturgia também,só não concordo com Padres que preocupam com ela ,esquecem de Jesus ! Não contemplam e meditam as lindas orações em uma Missa !
Perfeito, padre! 👏🏾👏🏾👏🏾
A questão sobre os instrumentos musicais é simples: provem (o que é impossível) que a missa fica melhor celebrada com uma banda com vários instrumentos, principalmente em volume instenso como os músicos tanto gostam.
Eu tocava guitarra na missa com distorção e tudo... hoje mudei, troquei pelo piano e órgão.
Acredito eu que pra litirgia os instrumentos são os mais suaves possíveis, violão, órgão, piano, harpa, violino...
Existem no decorrer da história da Igreja 4 documentos
1 - Docta Sanctorum Patrum, João XXII;
2 - Piae Sollicitudinis Studio, sob o papa Alexandre VII;
3 - Tra Le Sollicitudini, SÃO Pio X;
4 - Musicae Sacrae Disciplina, Pio XII.
Condenando o uso de qualquer instrumento fragoroso (que causa rumor). Isso obviamente envolve a bateria que é praticamente a junção de todos os instrumentos fragorosos num só!
Aos bateristas toquem em encontros, façam momentos de animação em grupos e reuniões de oração, ou seja fora da Missa!
Pois o único instrumento válido e recomendado pela Igreja pra missa é um só! O Órgão! Eu mesmo era baixista depois que fui estudando por conta o que é a Missa, fiz questão de aprender o órgão, não porqe eu queria, mas porque a Igreja me pedu isso e hoje já vai fazer 4 anos que só uso essa função no teclado na Igreja!
As vezes só falta nos músicos na Igreja um coisa, humildade e obediência a Igreja!
Não dê palco, parabéns! Foi impecável na resposta.
Perfeito.
Um padre da RCC falar sobre abuso litúrgico é a maior ironia que existe.
Não podemos genelarizar,a RCC não é como os tradicionais,mas tem TD respeito pala igreja e sua tradição, acontece q tem leigos e até padre q abusao, do mesmo jeito q tem tradicionais q se acham os suprassumo da verdade
Exatamente kkkkkkkkkkkkkk
O que destroe a Igreja são pessoas como você que se julgam estar acima do Papa, concílio e dos documentos da Igreja.
A RCC é mais obediente a Igreja, do que muitos que dizem defender a ortodoxia.
Julgam a RCC, mas não ama o Papa e nem segue o concílio da Igreja?? Protestante vc...
Daqui a pouco vão tocar pandero. Detesto bateria em igreja. Deixei o protestantismo por causa das invenções, eu gosto da tradição católica. Gosto de coral acompanhado de orgão,canto gregoriano. A missa deve ser para Deus,e não para agradar os fiéis. Lugar de bateria é em shows.
Eu, e uma multidão, já batemos Palmas, em Missas com o Papa Francisco, Bento XVI, e São João Paulo II. A missa tem momentos de Júbilo, e de sacrifício, pois na missa Jesus está Ressucitado.
@@Henrique-q5iuma multidão fazer não significa que estão certos , haja vista a multidão que vota em ladrões.
Eu sempre fui católica e um dia na missa achei qye era um grupo protestante cantando ,a missa,é meditação, não cave música barulhenta.
Já tem igreja tocando calipso, imagine pandeiro, só faltam adotar musicalidade umbandista também
A Missa é sacrifício! @@Henrique-q5i
Já vi muitas missas só com violão ou teclado muito mais barulhento que com instrumental completo. Ter bateria não é sinonimo de barulho ou agitação, dá pra fazer uma missa solene, com respeito, veneração, paz com baixo e bateria, tranquilo.O problema não é o instrumento em sí, mas o que se faz com ele.
O que acontece com o abuso litúrgico hoje em dia é como a música do Zeca Pagodinho sobre caviar, só que ao contrário: o povo vê, come, mas não sabe falar.
É fundamental saber identificar e definir essas situações para tomar as ações corretas a respeito.
Não gosto de barulho nas missas acho lindo um violão ou um teclado com música suave sem gritaria 😮
Eu comecei tocando bateria, na minha visão o problema começa nos arrajos originais de alguns compositores. Algumas músicas lembram marcha de carnaval ou cantigas infantis. Não foi um arranjo pensado para celebração. Muitos músicos que tocam na igreja erram por copiar de quem faz errado, vai na Internet ou em outra comunidade e copia, por consequência copiando as falhas. Acho que dando mais ênfase a arranjos e músicas próprias para litúrgia, podemos melhorar a vivência da celebração.
Excelente vídeo! Como católicos precisamos nos educar para viver a liturgia e nada mais além do que ela pede. Infelizmente muitos erros e abusos são cometidos pelos próprios padres, o que aumenta ainda mais a confusão na cabeça do povo.
Realmente acho que o piano ou violão basta nas missas.quanto a bateria seria útil bem sutil somente para marcar tempos e compassos nas melodias.
Pior que a bateria só as musicas da campanha da fraternidade.😂😂😂
Sobriedade é tudo.
Aqui na minha diocese é normal, até em ordenações mais tudo bem equilibrado
Muito bem esclarecido 👏👏👏
Pessoas que vão para assistir, não entendem o rito.
A Missa de hoje de manhã tinha bateria, mas estava muito baixa, só marcando o tempo ao fundo. E o Coral era tão calmo, que ficou bonito. Mas em outras Missas, atrapalha.
Acho que o que o que importa é o bom senso do músico
O mensageiro,,, ( carteiro divino ) de JESUS, que trouxe a mensagem de redenção, disse : que a casa de Deus é apenas e tão somente para oração 🛐
❤
E por último, Padre Douglas Pinheiro e Guto Azevedo, eu concordo plenamente com vocês, que na Santa Missa, não se deve, tocar bateria fazendo, um barulho mais alto do que a voz do testeo, do ministério de música da igreja e também o volime da voz dos cantores, tem que aparecer muito mais, do que o som dos instrumentos musicais, kkkkk, não é mesmo? Fiquem com Deus e Nossa Senhora.Amem!!!!!
👏👏👏👏
PERFEITO, ADOREI
Pessoalmente não participo das missas do acampamento, porque é muito Barulhenta.
Não sei qto a bateria, mas uma vez um menino cantava na igreja gemendo e arrastando palavras igual o pearl jam, foi horrível a sensação que tive nesse dia, como se o espirito santo fosse embora e ali fosse uma casa espetaculosa, eu não consegui nem orar, seguidas vezes meus pensamentos ficavam perturbados. Na segunda musica, me levantei e fui embora da igreja.
Eu gosto de cantar e a letra das músicas mudam constantemente. Agora, resolveram tirar da parede a letra e eu não canto mais, no momento de louvores a Deus! É triste! Sim, eu entendo a explicação que o padre deu, mas sinto falta de cantar e louvar a Deus!
Nas missas atuais, como vamos decorar os cantos novos se cada semana cantam canções diferentes, com ritmos diferentes? E quem passa os slides com as letras se perde, aí todos se calam no meio da canção até que a pessoa que passa os slides se acha. Ahahaha E o Glória tem cada ritmo que minha nossa! Há uns ritmos que eu nem canto porque eu não consigo acompanhar. É um absurdo! Há igrejas que nem dão mais o folheto da missa, é tudo no data-show, e quando cantam os salmos, põem o texto dos salmos mas não dizem qual salmo é.
Folhetos já estão ultrapassados, a igreja precisa de datashow chega de destruir a natureza
Ecologismo nas pautas cristãs. TL. @@JeffersonDaniel-u2xSe quiserem passar no data-show que passem tudp certinho para não se perder e não se confundir, mas há atrasos do sistema e bugs. Eu prefiro os folhetos, que muitos são feitos de materiais reciclados e não prejudicam o meio ambiente. Isso é uma narrativa da elite eco-chata. 🙄
Eu sou batera todo na missa deis de pequeno sempre fui bem acolhido e sempre tive muitos convites pra tocar, mais sempre com muito pudor som bem regulado e tals. Tenho uma pergunta, se caso for proibido bateria na missa o que vão fazer com os bateristas que servem com muito amor ?
A música deveria ser um fundo, não vamos na missa para apreciar um solo de guitarra e as viradas de bateria, o músico deve ficar em segundo plano. Toda a glória à Deus!
Musica liturgica correta é com no máximo 3 instrumentos: a voz,os salmos e um coro. As harmonia sonoras, oração e contemplação,só com isso a missa está perfeita.escolher instrumentos agressivos remete a dissonância, baldeação, confusões e não cabe pertubar a Cristo no momento da eucaristia etc.
9:14 não prevê, mas não proíbe
Então no caso da música, não podem haver microfones e caixas de som, porque são usados também para outros fins, logo são profanos. Fiquei mais confuso!
Muito bem pontuado. O padre disse que é preciso haver bom senso, e esse bom senso, falando sobre os músicos é isso. Não é só um baterista que pode causar ruido em uma celebração, os demais músicos também. A bateria, bem colocada na celebração, serve de apoio, portanto não acho abuso litúrgico, mais uma vez dizendo que ela sendo bem tocada, sem exageros, pode sim, ser um instrumento harmonioso, juntamente com os demais.
Nossa que interessante não sabia que slide era ruído, nunca pensei nisso, não tem razão tira mesmo a atenção
Na minha opinião não é pra ter bateria na missa, sempre é uma barulheira desnecessária e sempre me atrapalha na oração.
Solenidade é a contribuição para que o momento fique orante, não a exclusão dos instrumentos. Um órgão é solene se o organista tocar de forma solene. Não há documentos da igreja excluindo os instrumentos e, o Bispo é quem decide isso. Não se exclui as pessoas nem seus dons. Você as forma e as adequa
O tanto de abuso a liturgia que está tendo no santuário de Aparecida que é inacreditável.
Creio que ontem eu tenha presenciado um abuso com ruído. Antes de começar a missa, uma espécie de pastor fez uma minipregação, com a leitura de um versículo da bíblia que estimulava as pessoas a sentirem o espírito de Deus por meio de choro. Aí quando começou a missa, fizeram uma apresentação de 4 padres todos com aplausos excessivos como se fosse uma festança. Foi uma mistura de culto evangelho junto com a missa, e esta ficou como algo insuficiente e sem graça. Na homilia novamente a pregação com jargões neopentrcostais extremamente longa e apelativa, o padre pedindo para as pessoas sentirem isso e aquilo, foi muito ruim de modo que eu não consegui ficar para comungar.Creio que seja da renovação carismática esse movimento de considerar os católicos como frios, a missa como algo sem atrativos para que se tenha mais fiéis. Uma tristeza, meu Senhor ser tão menosprezado!!
Rezemos em reparação! E aos padres que o Espírito Santo de discernimento do seu sacerdócio! Ahh conversa com eles,se o leigo se cala os abusos continuarão! Salve Maria!
Que horror! Nem na missa da conversão de São Paulo se tem o respeito? Que vão bater bateria hard no carnaval.
Eu sou baterista e sempre toquei em missas e grupo de oração e se souber tocar com dinâmica não atrapalha em nada, inclusive já toquei na presença do Bispo várias vezes e nunca fui chamado atenção porque estava atrapalhando, porque é a missa que tem que aparecer e não os músicos. A própria palavra de uma pode ser usada para abençoar ou para amaldiçoar, então o instrumento é a mesma coisa.
O celular pode ser usado pra fazer o Pix na hora da coleta?
Existe contexto para tudo . Livros de cantos ou folhetos em comunidades com baixo poder aquisitivo e havendo , na mesma comunidade uma quantidade enorme de turistas ( em se tratando de litoral ) o projetor é um modo de agregar . Logicamente que as pessoas que conhecem os cantos nem olham para a projeção.
E a partir do momento em que, mesmo sendo Tempo Comum , a cada domingo há um tema específico. Daí mudamos os cantos ( ao menos canto de Entrada, Ofertas , Comunhão e Canto de Envio ) . Executar um canto de Entrada dentro do tema proposto na liturgia é infinitamente mais assertivo que usar um canto do tempo comum com temática generalista.
O padre mesmo disse que é opinião dele . Há contextos e realidades próprias pelo Brasil afora.
Infelizmente, aqui na Paróquia Nossa Senhora do Caminho, onde eu e a minha amadissima e queridissima esposa Luiza participamos, o Padre Paulo Roberto, permiti que o povo, bata palmas, eu particularmente não gosto de bater palmas, mass, eu não vou entrarem atrito com os meus amigos e irmãos, em Cristo Jesus e Nossa Senhora, da Paróquia que eu participo, mas, eu irei falar com o nosso pároco daqui, o próprio Padre Paulo Roberto, kkkkk, entenderam?
A melhor e mais eficiente opção: Vá para uma paróquia QUE NÃO HA ABUSOS LITÚRGICOS! Fiz isso há mais de 25 anos, com alegria!!!!
Perfeito padre, é bem isso.
Como se eles fizessem um ótimo trabalho com a catequese né?
Perdão Senhor mas não gosto de certos instrumentos na Santa missa Deus abençoe a todos nós amém 🙏
Vi uma certa menção do é o tchan, 😂😂 bota mão no joelho da uma agachadinha,o guto só no sorriso ,brincadeira a parte ótima análise do padre,
O órgão por exemplo não é instrumento usado exclusivamente na liturgia, o instrumento foi criado a 300 anos A.C era o órgão hidráulico, já foi muito usado tbm em festas de casamento, então percebemos que não é de uso exclusivo da liturgia, então isso caracterizaria ele um instrumento profano ?
Sou baterista e gostaria muito de tocar música cristã católica,espero um dia montar uma banda e fazer isso.
Porém,na missa acho muito ruim qualquer tipo de música,até as palmas me incomodam.
Não vou me estender no assunto,até porque tenho tanto o que mudar,digo o meu coração.
Pra resumir,pessoalmente acho música na missa algo que distrai,tira o foco principal,traz emoções inúteis,etc
Eu entendo a sua preocupação. A música na liturgia, especialmente na missa, deve ser um meio de adoração a Deus, não algo que distraia ou nos faça focar em nossas emoções momentâneas. A verdadeira adoração deve ser voltada para o Senhor, buscando uma conexão sincera com Ele, e não uma manipulação das nossas emoções. A música pode ajudar a elevar nossos corações a Deus, mas sempre com a intenção de glorificá-Lo e não para criar uma experiência emocional superficial. Como músico, meu papel é usar o talento para conduzir os fiéis ao encontro de Deus, sem perder o foco no que realmente importa: adorar a Ele em espírito e verdade.
O pior é em regiões do Brasil onde colocam músicas do Luiz Gonzaga na Santa missa !
Tocar bateria na missa desde que seja da forma respeitosa e que acompanhe o rito não vejo problema nenhum
Padre, o Senhor não é o magistério da Igreja, mas deve ensinar o que o magistério ensina, sem medo! Quem não gostar do ensinamento do magistério, se converta!
Exatamente, o certo deve ser ensinado .
Bom um padre estudou e se formou teologicamente e sabe mais que qualquer leigo que a santa igreja católica apostólica romana não é lugar para secularismo. Os ritos católicos não podem ser de qualquer jeito. E que sim, a igreja como um templo sagrado precisa ter preservado sua sacralidade e por tanto todo decoro, respeito e silêncio em seu interior. Pois se vai a igreja para buscar Deus, orar, adorar e servir viver os sacramentos. Quem quer bagunça, barulho ou diversão, que vá à parques, boates, cinemas ou coisas assim. Sem enrolação padre, não pode não. Em primeiro lugar JESUS sacramentado está lá e isso basta para que tudo seja como deve ser.😊
Acredito que precisa de educação musical. Saber tocar. Já acompanharam a missa na canção nova? Tem bateria e as pessoas se conectam em oração, não atrapalha a viver a Santa missa. Acredito que o caminho não é banir a bateria da missa.
12:00 - concordo... isso pode desviar a atenção, porém, então, deveria-se ensinar e explicar quais os ritos, quais os momentos, porque grande parte de quem frequenta não entende exatamente o que tá acontecendo.
O vídeo literalmente discorre sobre isso... O entendimento deve ser criado com a iniciação (comunidade, catequese etc.) e com a repetição (frequentar a missa e ser instigado pela beleza da liturgia, de cada elemento seu e do mistério celebrado e, a partir disso, estudar o que significa cada parte da liturgia).
Mas também, adulto parece criança, não faz um esforço para entender, quanta informação existe na Internet, mas está é usada para tudo, menos para aprender as coisas de Deus.
@@carlabolentini4250 De fato... se perde horas olhando bobagens nas redes sociais.
O entendimento por ser feito fora da Santa Missa, para evitar desviar a Missa do seu verdadeiro propósito.
Leiam O CATECISMO CATÓLICO DA CRISE NA IGREJA do Padre Matthias Gaudron.