Cherkessia Kfula | Israel | Dançando com Sonia Lima

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 29 чер 2024
  • Cherkessia Kfula (Double Cherkessia )
    Os Cherkessianos (também chamados de Circassianos e Adyghe) são um antigo povo caucasiano cuja terra natal, ao norte da Geórgia, no Cáucaso, foi conquistada pelos russos no início de 1800. A feroz resistência dos circassianos e a religião muçulmana sunita resultaram numa limpeza étnica, espalhando os circassianos sobreviventes por todo o mundo muçulmano, incluindo a Palestina. A maioria dos circassianos ficou do lado dos judeus na Guerra da Independência de Israel e hoje são cidadãos estimados. O Passo Cherkessia, comum nas danças israelenses, é atribuído à sua influência. Esta dança apresenta a Dupla Cherkessia.
    folkdancefootnotes.org
    CHERKESSIA (chair-keh-SEE-ah) = dança dos povos Cherkess CHERKESSIA KFULA (chair-keh-SEE-ah k'foo-LAH) = duplo Cherkessia
    Chekassia - possivelmente um erro de impressão, embora Michael Herman tenha dado a pronúncia como "cheh-kiz-eeya, sem sílabas acentuadas" na edição de dezembro de 1946 de The Folk Dancer, p. 10.
    Cheikessia, Cherkesya, Chicosia, Tcherkesia, Tcherkessia, Terkesia - várias grafias Tsjerkessia - a grafia holandesa "Single" precedia alguns nomes. "Duplo" precede alguns nomes, ou Kfula (K'fulah, Kefula, Kfulla, Kefulah) segue-os.
    Durante a guerra circassiana que se seguiu (1763-1864), mais de metade morreu e um quarto ou mais foram deportados. Em 1943, Estaline voltou a fazer desaparecer a grande maioria (Shenfield, in Levene & Roberts, The Massacre in History, 1999). "Há doze anos [~1958], jovens raparigas Cherkess lutaram com punhais contra o Exército Vermelho." (Anne Shammout, em Viltis, janeiro de 1970, p. 5) Mais recentemente, os abecásios e os chechenos, com quem estão relacionados, resistiram à assimilação. Uma história trágica, repetida vezes sem conta na história mundial, mas esta história em particular introduziu as danças da Circássia (Cherkessy) na Palestina. Não que alguém se importasse com isso: As crianças dos movimentos juvenis não pensavam em Bedrich Smetana quando cantavam Ha-Tikvah, nem se lembravam de uma dança polaca quando dançavam o Krakoviak ou a polca, nem dos circassianos quando dançavam a Cherkassia; em tudo isto percebiam o legado independente de uma nova cultura que era inteiramente sua. (Gershon Shaked. The New Tradition. 2006, p. 54) Mas como é que esta Cherkessia se transferiu dos circassianos para os primeiros israelitas? Durante os extermínios, muitos circassianos emigraram para a vizinha Anatólia Oriental e o Império Otomano voltou a instalá-los no Médio Oriente. (Assim, os famosos guerreiros circassianos palestinianos/israelitas lutaram contra os famosos guerreiros circassianos sírios, jordanos e libaneses durante a Guerra da Independência de Israel, em 1947).
    Segundo o estudioso israelita de dança Dr. Zvi Fridhaber, os Cherkesskia [circassianos] e os grupos de imigrantes judeus da região do Cáucaso, antes e durante as primeiras vagas de imigrantes pioneiros, tinham um fundo comum para as suas danças e música. As diferentes danças de Cherkessia e Kozachok são prova disso. (The Israeli Folk Dance Grapevine, 8:5, fevereiro de 1991, p. 1) © 2017 by Ron Houston. Cherkessia Assim, a dada altura, os judeus que imigravam do sul da Rússia e da Ucrânia (para onde o czar tinha deslocado os circassianos) e os imigrantes circassianos (reinstalados na Palestina pelos otomanos) inspiraram os judeus que viviam na Palestina a adaptar os motivos circassianos a uma ou mais danças chamadas Cherkessia. Os pioneiros não tinham tantas danças como atualmente. Dançávamos a Hora, o Kuma Echa, a Cherkessia, o Krakoviak, a Polka... As pessoas dançavam-nas repetidamente com canções diferentes. Por vezes, um tipo ficava no meio a tocar harmónica ou acordeão, ou cantávamos.
    Não nos incomodava fazer as mesmas danças vezes sem conta. (Joan Marler. Entrevista com Aviva Uri, em The Israeli Folk Dance Grapevine, agosto de 1984) Suspeito que os sionistas (Sionismo é um movimento político que se manifestou no final do século XIX, através da Comunidade Judaica européia, que defendia a “restauração”de um Estado Judeu Independente) americanos aprenderam as danças na Palestina (mais tarde Israel) e popularizaram-nas na América do Norte.
    Geralmente as danças circassianas são muito animadas, mas na sua simplicidade esta dança revela uma forte influência oriental e tornou-se uma das favoritas dos circassianos.
    A tscherkessia é uma dança para homens, que teve origem no povo tscherkessiano. Estes seguidores da religião maometana, em busca de liberdade religiosa, foram para a Palestina e para a Síria a partir do sudeste da Rússia, no final do século XIX. Os tscherkessianos são excelentes cavaleiros. A ação desta dança sugere tanto cavalos como cavaleiros. O dançarino em cada extremidade agita um lenço de cores vivas".
    denenberg.com/fdps-cherkessia...

КОМЕНТАРІ • 2