Teste UNITÁRIO, teste de INTEGRAÇÃO e teste FUNCIONAL: QUANDO e COMO USAR?

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 16 січ 2025

КОМЕНТАРІ • 20

  • @TiagoArcanjoMartins
    @TiagoArcanjoMartins 3 місяці тому

    Excelente vídeo!

  • @gleisonsubzeroKZ
    @gleisonsubzeroKZ 3 роки тому +9

    Serie interessante se você mostrasse a versão “pratica” desse vídeo, com pelo menos 1 ou 2 testes de cada tipo.

    • @OkazakiAndre
      @OkazakiAndre  3 роки тому +3

      Valeu pela sugestão! Já tá na pauta, deve sair em breve. Abraço!!

    • @leandrostoneshop
      @leandrostoneshop 3 роки тому +1

      Opa! Exatamente o que ia comentar aqui. O teste de integração pra mim ficou confusa a explicação pois não seria praticamente o teste funcional ?

    • @OkazakiAndre
      @OkazakiAndre  3 роки тому

      @@leandrostoneshop A principal diferença é que no teste funcional não tem mock, você testa a aplicação do jeito que ela deve rodar em produção. Mas em alguns aspectos eles são parecidos, por isso eu dou preferência ao funcional na maioria dos casos, pra ter menos trabalho de manutenção. Tem mais conteúdo relacionado a isso na fila, logo logo sai. Abraço!!

    • @gilbertos.s1376
      @gilbertos.s1376 4 місяці тому

      @@OkazakiAndre Temos em vídeo essa sugestão do colega acima?

  • @Katho20
    @Katho20 Рік тому

    André, realmente como utilizar no dia a dia, como pensar e como começar, talvez até como manter.... isso é altamente válido, o tanto de dev que tem que quer impôr algo, você não tem noção e uma boa parte da galera que tem alguma experiência com testes acham que são melhores que a gente que até por nunca ter trabalhado em uma empresa que tenha essa cultura.
    Mas estou aqui curtindo muito seu conteúdo e sua experiência e vou começar a aplicar no meu dia a dia os testes de unidade, vou ver como faço em java e que ferramentas posso utilizar, os mocks que posso utilizar e vou procurar agregar isso ao meu dia a dia e levar em consideração eles quando eu for orçar meu tempo ao realizar tarefas.
    Muito obrigado e parabéns André....
    Grande abraço maninho!!!!!!

    • @OkazakiAndre
      @OkazakiAndre  Рік тому

      Valeu, fico contente por ter te ajudado a embarcar nessa jornada dos testes! Não é fácil, mas garanto que vale a pena! Abraço!!

    • @Katho20
      @Katho20 Рік тому

      @@OkazakiAndre obrigado muito André... sério mesmo

  • @williamrichard
    @williamrichard 3 роки тому +1

    Muito bom o conteúdo, André!

  • @gleisonsubzeroKZ
    @gleisonsubzeroKZ 3 роки тому +2

    Muito bom, n sei se vc ja utilizou o Cypress para os testes e2e ele muito mais simples em comparação ao selenium

    • @OkazakiAndre
      @OkazakiAndre  3 роки тому

      Valeu Gleison! Já ouvi falar muito bem do Cypress e fiquei curioso. Nunca mexi, mas tá na minha lista de coisas pra fuçar em 2022. Abraço!!

  • @louis-kd4zk
    @louis-kd4zk 2 місяці тому

    Parabéns pelo video, professor!
    Voce disse que os testes de unidade e de integração não devem ultrapassar a fronteira interna do código, como banco de dados ou serviços externos, e isso me deixou confuso pois cada aula que vejo o tema é abordado de uma maneira diferente, inclusive a documentação da microsoft aborda que os testes de integração servem para verificar justamente cenario mais amplo de infraestrutura, como o banco, arquivos, rede, etc. Tenho dificuldades em identificar se o teste necessário para o meu cenario é o de integração, pois estudando com outros professores ja ouvi que a partir do momento em que o trecho de codigo se conecta com um banco de dados ou serviço externo, já passa a ser teste de integração, isso estaria errado então?

    • @OkazakiAndre
      @OkazakiAndre  2 місяці тому

      Cara, esse é um assunto polêmico mesmo rsrs. Eu também já vi várias definições diferentes, e muitas delas são confusas e não deixam clara a diferença entre os tipos de teste. É por isso que aqui no canal eu falo sobre a definição que eu uso no meu dia a dia e ensino para os meus alunos, porque é mais simples e não gera confusão: teste unitário e de integração não fazem IO na rede ou no disco, e somente o teste funcional pode fazer isso. Claro que essa não é a verdade absoluta do universo (quem sou eu, né? rsrs), mas ela traz clareza para quem escuta e faz você parar de perder tempo com detalhes. Abraço!

    • @louis-kd4zk
      @louis-kd4zk 2 місяці тому

      @OkazakiAndre Entendi, muito obrigado professor!

  • @joaoluizr
    @joaoluizr 2 роки тому

    Te mandei uma mensagem pelo Face HOJE pedindo um vídeo sobre este assunto. Se puder faz uma parte 2 (como o Gleison sugeriru) com a parte prática! 😂

    • @OkazakiAndre
      @OkazakiAndre  2 роки тому

      Opa! Eu fiz um sobre testes de integração e outro sobre testes funcionais, veja se ajuda. Abraço!!
      Integração -> ua-cam.com/video/klaNs-HS0KU/v-deo.html
      Funcional -> ua-cam.com/video/RvYYwiKk2JE/v-deo.html

  • @renatoloborodriguesjunior7610
    @renatoloborodriguesjunior7610 2 роки тому

    Gostei muito do video, mas eu acreditava que qualquer teste em que eu combinaria vários objetos e serviços, já seria integração, pelo que eu entendi, no seu conceito seria os testes funcionais, só que quando vc explica, os testes funcionais parecem muito com os testes end-to-end, e pra mim, não parece ser. Eu por exemplo, nos testes unitários eu uso o Moq, porém eu costumo criar vários outros testes, em que acesso e populo o banco de dados (exclusivo para testes), que envia várias requisições para API (performance). No caso eles já se enquadram já em testes funcionais?

    • @OkazakiAndre
      @OkazakiAndre  2 роки тому +1

      Valeu Renato! Eu chamo o teste e2e de "funcional" pelo foco na "funcionalidade", já vi algumas literaturas que chamam de "teste de sistema" ou "sistêmico", e outras que essa nomenclatura como classificação (na relação entre funcional e não-funcional, por exemplo), mas acho essas definições um pouco confusas e mais distantes dos devs. Vou até revisar os conceitos, pode ser que eu esteja usando o nome errado mesmo rsrs.
      O exemplo que você citou eu classifico como teste funcional porque permeia a aplicação como um todo e foca na utilização da feature do ponto de vista do cliente. Do ponto de vista técnico, a maior diferença é que o teste funcional só pode entrar no final da esteira da entrega (ou seja, depois do deployment), enquanto os testes de unidade e de integração entram no meio (logo após o build, pois não acessam a rede e nem o disco).
      Abraço!