A leitura é solitária. Muitas pessoas optam pelas redes sociais, filmes e séries, porque há comunicação com outras pessoas. Tu abre a Netflix usando um app pra criar salas com amigos e assistir aos filmes debatendo. Isso afasta um pouco a solidão. Eu estava me divertindo em filmes e jogos online, porque estava em meio de pessoas conversando. Certo dia chegou uma notificação e abri a live no yt e me deparei com sprint de leitura e logo dei início novamente às leituras. Porque ao ler em cada, eu sabia que ao mesmo tempo tinha outras pessoas lendo e depois discutindo nos comentários sobre seus livros e tal. Essa coisa de leitura coletiva, sprints tem que ganhar mais força, porque pode ajudar bastante as pessoas a voltar ao hábito de ler. Opinião pessoal, sem dados reais.
Esses sprints me ajudam demais quando eu estou sem foco. Às vezes uso para ler por diversão, às vezes para estudar. A sensação de que tem gente lendo junto é bem reconfortante. E o bom é que me ajudou a voltar a ter esse hábito mesmo sem os sprints...
Eu sou uma dessas pessoas que durante a adolescência e até o fim da faculdade lia muito. Depois com a vida corrida, trabalho, filhos, abandonei um pouco este hábito. Agora com mais tempo em casa devido à pandemia e principalmente aos canais de booktubers isso está sendo um grande incentivo da minha volta à leitura. As compras pela internet também ajudam bastante. Tinha uma época que ia procurar livros em livrarias e quando não encontrava ficava um pouco desinteressado em comprar outro título. Agora isso é mais fácil, pois não só encontramos qualquer título à venda pela internet como até obras em pdf e material gratuito.
Eu leio para diminuir minha carência. E também por causa do poder das palavras , quando algum livro te trás a sensação de felicidade , por está acontecendo algo feliz ou quando vc se sente triste por uma personagem ter morrido no livro .
Kami Santos, eu concordo com vc: leitura é solitária, quando eu terminei A República de Platão senti um vazio enorme porque não conhecia ninguém que tivesse lido, nao tinha com quem conversar sobre a obra, porém quando maratonei uma das série que assisto conversei no minímo com umas dez pessoa, discutimos todos os aspectos dela, entao realmente ler é muito solitário mesmo....
35:50 Eu não tive pais leitores, nunca vi nenhum deles com um livro, dessa forma eu li muito pouco na minha infância e adolescência, mas Depois que casei, quando nasceu meu primeiro filho, eu passei a ler muito, justamente para as crianças terem essa influencia em casa. Hoje tenho 2 filhos, um de 14 e a caçula de 9, ambos leram essa ano, pelo menos, um livro por mês esse ano. A questão da concorrência com a leitura lá em casa, eu levo da seguinte forma, pode usar a internet e jogar, somente depois de ler no minimo um capitulo, além disso, peço um pequeno resumo do que foi lido, faço isso para melhorar a interpretação deles, pois não adianta nada ler, e quando fechar o livro, não saber o que leu. Tenho mais dificuldade para incentivar a leitura no meu filho mais velho de 14 anos do que a de 9. Não sei se estou fazendo o certo, ao vincular a liberação de outras atividades a leitura de um capitulo, mas foi a forma que encontrei diminuir a concorrência da internet e jogos, pelo tempo deles.
Amiga, seu método foi exatamente o método q minha mãe usava comigo qdo eu era criança, inclusive nas férias. Eu sempre tinha q ler algum livro e depois fazer um resumo sobre o q lia. E eu amava. Ela começou com isso a partir dos meus 11 anos, qdo eu tava na 5* série, e chegou a um ponto q eu já estava totalmente habituada com a leitura. Agradecerei eternamente a minha mãe por ela ter feito isso comigo. Graças a ela sou muito apaixonada pelo universo da leitura.
Se algum dia eu tiver filhos, com certeza vou seguir um método muito parecido com o seu relacionado às leituras. Ler é libertador. Aqueles que lêem com regularidade já estão uma dúzia de passos à frente de todos os que não lêem, em praticamente todos os aspectos da vida. Para se sair bem na faculdade é necessário ler. Ler serve para adquirir conhecimento, para saber se expressar, para ser um bom escritor, um bom interpretador de textos, ajuda em concursos públicos, ajuda a aprender outras línguas...
Allan&Mônica Lopes acho a sua forma de incentivar seus filhos a ler mt legal, pela minha experiência só o fato de vc ser leitor é mt importante. Lá em casa meus pais eram leitores vorazes, estavam sempre com um livro na mão. Só esse fato gerou em mim uma curiosidade enorme: o que de tão engraçado tinha naqueles livros (quando eu os pegava rindo de alguma coisa durante a leitura), ou o que deixava meus pais tão concentrados e absortos? Meus irmão, por outro lado, não foi mordido pelo bichinho da curiosidade, não tinha nenhum interesse pela leitura, só livros de piadas (do casseta e planeta) e um livro sobre um famoso criminoso aqui do Rio de Janeiro interessaram, até ele entrar em contato com os livros do Harry Potter. Hoje ele não lê tanto quanto eu, mas adquiriu sim o hábito da leitura, o último que ele leu inclusive foi Ensaio sobre a Cegueira, do Saramago. Por isso acho que para pessoas diferentes, mesmo irmãos, a leitura pode vir de formas diferentes. Abraços
Canais como esse ajudam a formação de leitores; também divulgo muito sobre o benefício da leitura. E ler comentários de outros leitores aqui, me dá muita esperança! Vamos continuar !!!
Isa, essa parte da pesquisa que fala sobre os “concorrentes” da leitura me chamou muita atenção e sugiro que vc assista ao Dilema das Redes, na Netflix, feito por ex funcionários do Facebook, Instagram, etc. Muitoooo esclarecedor (e assustador). Acabei ficando um pouco pessimista, mas é sempre bom vir aqui e encontrar essa “mini” bolha de sanidade e cultura num Brasil abandonado.. Muitos beijos ❤️
O Dilema das Redes e Enola são exemplos de assuntos/histórias que eu poderia ter encontrado em livros, mas acabei encontrando na concorrência. E o caso da Enola é ainda pior, pq apesar de gostar do filme, minha filha não demonstrou nenhum interesse em ganhar os livros.
Ao depender de mim, nāo! Estímulo toda minha família e amigos a criarem o hábito da leitura. Eu os Presenteio com livros ( sempre averiguando as preferências anteriormente) bem devagar, vāo aparecendo os resultados. É empreitada que nāo pode parar. Pois, estou convencido que a literatura é a cura!
Eu tava pensando: depois que voltei a ler bastante (por influência desse canal), passei a estimular as pessoas em minha volta também. Inclusive, meus irmãos ( de 6, 7 e 8 anos). Todo mês escolho três livros para minha mãe e minha madrasta comprar para eles. Por consequência estimulo minha mãe e madrasta a lerem também. Enfim, fico feliz em participar dessa corrente ❤️.
Isa, eu como professora de alunos do 4• ano do ensino fundamental, faço projetos de leitura e incentivo meus alunos a lerem. Não os obrigo. Tento conquistar o interesse deles. Certa vez quando estávamos lendo "A volta ao mundo em 80 dias", imagine você qual não foi meu espanto, quando um aluno me relatou que ele estava lendo o livro na casa dele, quando sua mãe o indagou o porquê ele estava lendo aquele livro. Meu aluno respondeu que estava lendo porque foi o livro que a professora sugeriu no projeto de leitura que estava em andamento, então ele pegou o livro emprestados na biblioteca para ler. Foi aí que a mãe disse: "deixa de ser bobo. Existe um filme sobre esse livro." Então, ele deixou o livro de lado e foi assistir o filme. Fique pasma! Ao invés da mãe me ajudar a dispertar o gosto de seu filho pela leitura, NÃO, ela o fez abandonar o livro. 😥
Muito triste mesmo. Só espero que ele não desista da leitura por causa de comentários assim. Eu já li muitos livros influenciado por filmes, ou seja, vi o filme, gostei e depois que descobria que era baseado em um livro comprava o livro para saber mais detalhes da obra.
Ler é atividade que exige concentração e o estar só. E isso é difícil. Além disso, principalmente para os urbanóides (= moradores de centros urbanos), o ambiente muitas vezes não é favorável à leitura: vizinhança barulhenta e irritante, trânsito na rua, o "escambau". Mas os benefícios são muitos.
Uma coisa que eu percebi é que eu realmente passei a ler menos depois que entrei no Ensino Médio. Isso não acontece por falta de vontade (pelo menos, não no meu caso), mas sim, porque nessa fase há menos tempo livre, por conta das atividades, provas e estudos para o Enem/vestibular. Essa pesquisa é muito interessante, pois nos faz refletir sobre nossa própria realidade.
A pesquisa a princípio pode até não apontar a influência de vcs na compra de um livro, porém eu me tornei uma leitora por causa deste canal. Li um indicado por vc e não parei mais. Fico triste qdo em um mês só consigo ler um, qdo eu levava quase um ano pra ler rsrsrsrs.
Eu fui muito influenciada pal aminha mãe a gostar de ler. Ela lia para mim quando pequena e depois que eu fui alfabetizada, me pedia para ler pra ela :3 era muito fofo. Meu pai e minha avó inventavam histórias pra mim em outras noites, me incentivando a imaginar novos cenários também. Tinha cds que de contos também que eu adorava escutar. Minha infância foi muito gostosa kk
Isa, acredito que essa vida agitada na qual sentimos a “necessidade” de fazer diversas coisas ao mesmo tempo, porque senão temos a impressão de que estamos perdendo tempo, seja um dos motivos das pessoas declararem que não têm paciência para ler, afinal para ler precisamos parar as demais atividades (embora tenhamos os áudio livros...). Sem falar que a leitura é um ato que exige esforço do nosso cérebro e muitas pessoas não estão dispostas a exigir nada do cérebro no momento do lazer. Pelo contrário, procuram atividades para relaxamento e descanso.
você é uma grande influenciadora na vida de muito, Isa! inclusive a minha ânsia por livros surgiu com os seus vídeos, tenho 16 anos e sou muito grata pelo seu trabalho aqui no UA-cam.
No meu caso posso falar que voltei a ler e consumir livros por influência dos booktubers, e a primeira que encontrei foi você!!! Me estimulou muito, e nas horas vagas o que mais faço e ler ou assistir o conteúdo de vocês que adoro!!!! Então, assim como eu devem existir muitas pessoas que foram influenciadas positivamente. Oremos que a pesquisa não revele a total realidade de leitores do nosso país.
Moro em Salvador e trabalho numa escola pública,e digo as escolas são também culpadas por isso,estou a 11anos nessa escola e durante a maior parte desse tempo a Biblioteca ficou fechada por falta de funcionário e de interesse da direção,fiz estágio em outra escola em História e a situação era a mesma ,o diretor pedia pra mim ficar na biblioteca ,os alunos procuram a biblioteca mais a acham Fechada,:Sou servente na escola.
Que pena !! Mas, vc pode ser a portadora das crianças visitarem a biblioteca. Deixa a porta aberta e luta por isso. Alguém tem que ser o primeiro e vc é essa pessoa. Pense nisso.
Que bom que você pode ajudar as crianças a não perderem o interesse pela leitura. E que triste que a biblioteca escolar não é uma prioridade para quem deveria ser o principal responsável pelo acesso dos alunos aos livros.
E qual a sua opinião em relação ao hábito de leitura dos professores? Eu cada vez mais estou tendo a sensação que professor/a leitor/a está diminuindo.
Maior influência em mim...: lia somente livros da minha área, hoje por meio de vocês estou viajando através da Literatura, conhecendo e aprendendo muito sobre tudo... Me encantando pela palavra, autores e gêneros. Os vídeos sem spoilers nos ajudam e motivam a realização das leituras.👏📚
Acho que um dos principais fatores pra gente passar tanto tempo na internet é que é esse um problema muito, muito, muito grande mas que quase ninguém fala sobre, seja por falta de coragem ou por falta de moral mesmo (nossos pais que antes nos repreendiam por passar o dia no computador hj fazem o mesmo)... Acaba que ninguém tem "tempo" pra ler, e assim seguimos, infelizmente, atendendo aos interesses de uns poucos que nos querem alienados. Contudo, tenho esperanças que nos tornaremos mais esclarecidos quanto ao uso exacerbado da internet e das redes sociais e aprenderemos a equilibrar o nosso tempo com atividades mais construtivas, como a leitura.
Arrasou! Certamente a administração do nosso tempo tem influência nos hábitos de leitura. E com certeza, seu principal canalizador é a internet. Inclusive, eu até imagino a vida antes do celular, como seria o impacto na procrastinação.
Isa, seu trabalho é sensacional!! Ainda que ter impacto populacional seja beeem difícil, para cada leitor que te acompanha, o seu impacto é muito grande!!
Fui conferir no Skoob. Li um total de 54, mas sendo justo, foram 41 livros, 1 conto (20 páginas) e 12 HQs/mangás. A pandemia, de certa forma, contribuiu pra isso, pelo menos.
Vou lhe contar umas coisas pra você adicionar a sua análise da pesquisa. Trabalhei durante 33 anos numa escola do Estado do interior de São Paulo. Uma cidade de porte médio. Durante pouco tempo trabalhei na biblioteca. As duas professoras de português da escola não sabiam quem era José Saramago e o resto achava que Vítor Hugo era nome de bolsa. Enquanto estive na biblioteca, apenas 2 alunos liam realmente e um deles lia apenas livros infantis. O resto não conseguia entender o que lia (pois eles religiosamente vinham à biblioteca, num dia marcado, para poder sair da aula ou conversar comigo. E daí levavam qualquer coisa para justificar sua saída da sala. E eles me contavam isso). Por mais que eu indicasse livros, não adiantava. Eles não conseguiam ler nem gibi. Isabella, essa pesquisa (feita a nível de escola estadual no Estado de São Paulo) é mais uma mentira, como dados do Saresp ou prova Brasil. Não se engane: as pessoas dizem que lêem para passar por "menos burra". Inclusive e principalmente os professores. A solução da leitura no país passa por algo muito mais profundo do que cada um de nós possa imaginar. Um abraço.
Obrigado pelo seu relato. Eu sou formado em História e também via isso durante o tempo que dei aulas em escolas públicas aqui no RS. Não quero generalizar pois existem sim excelentes professores. Porém também encontrava professores desinteressados e desatualizados até mesmo sobre a sua própria matéria. Isso me entristecia muito e me fazia pensar sobre como eles iriam influenciar positivamente seus alunos se nem eles demonstravam qualquer interesse pelo conhecimento de uma forma geral.
O pior é que você tem razão, pois sou professora de crianças em uma escola municipal em Campo Grande MS, sou pedagoga, meus alunos tem em média 9 anos de idade e eu faço muitos projetos de leitura para incentiva-los a lerem, mas enfrento muitas dificuldades, pois a biblioteca da nossa escola é bem desfalcada de livros. Uso que temos, mas já cheguei a comprar livros com meu dinheiro pra trabalhar com meus alunos. Em 2019, já tivemos algumas turmas em nossa escola que nem o livro didático (que é ou deveria ser comprado pelo MEC) receberam. O governo simplesmente não mandou livros suficientes para nossos alunos e isso ocorreu em várias escolas públicas. Fora isso, eu também já constatei o que você constatou também: muitos professores amigos meus não conhecem os autores clássicos da literatura e também não têm costume de ler.
Caros Márcio e Silvia. Entendo a posição e a frustração de vocês. Me doi saber que o Estado de São Paulo, como o mais rico do Brasil, tinha uma porcaria de ensino como tem. Mas vejo que a coisa é nacional. Mas o que eu quis levantar é mais profundo. Os professores aqui do Estado são mal remunerados, sofrem violência por parte de alunos, colegas, superiores e governantes diariamente. Um aluno de uma universidade como a USP, a UNESP ou a UNICAMP não aceita se tornar professor de fundamental e básico. Já ouvi vários professores universitários com a célebre frase "os bons não ficam", referindo-se aos bons alunos universitários não se tornarem professores. E eles estão certos!!!! Quem se mata pra entrar pra uma universidade desta pra ganhar o salário da fome e viver em sobressaltos? O que acontece então? Os que se sujeitam a dar aulas no Estado são os próprios ex alunos do Estado!!!!! Não sabem nada, nem ler direito, vão ensinar como? Vocês conseguem imaginar duas professoras de português que não sabem quem foi Saramago? Me deu vergonha alheia. Antes da minha chegada para cuidar da biblioteca, um professor de português conseguiu coloca-la em ordem. Antes dele quem cuidava era a servente. Sabe como funcionava o controle dos livros? Livro antigo ou muito grosso ela colocava fogo. Mas a culpa não era dela. Como eu disse, a desvalorização, mais que do livro, mas do conhecimento já impera neste país faz tempo. Agora piorou. A maioria dos alunos são analfabetos funcionais, mas todos dançam funk, sertanejo universitário, não saem do Whatsapp, Instagram ou Facebook. O que está morrendo, junto com os livros é o prazer do conhecimento e de uma distração (podemos considerar a leitura como tal) mais elevada. Não sei se me fiz entender. Um grande abraço a vocês dois.
Sempre tive essa impressão, não dá pra confiar muito porque os pesquisados mentem, não dizem que ficam o tempo todo no zapzap e feice. Instintivamente acham que deveriam ser menos estúpidos.
Elaine, essa é uma realidade de todo o Brasil. Trabalhei em escola publica desde 2008 e nada mudou de lá ´pra cá. Sempre fiz projetos de Leitura porque como professora de Língua Portuguesa essa função era designada a mim, (como se os outros professores de outras matérias não deviam fazer a mesma coisa) Renunciei um cargo numa escola pública por cansar de fazer com que os alunos lessem. A escola é o pior lugar para incentivar a leitura. É por isso que no geral as pessoas não gostam de ler. Ninguém gosta de ler com pressão para fazer prova. Hoje incentivo a leitura com meus Clubes de leitura. E o IG do Clube @O_clube_da_gleyce_ E adoro fazer o que faço, fico muito menos frustrada que na escola.
Eu comecei a me interessar por literatura por influência da Lisa Simpson. Eu via ela citar algumas obras e achava ela tão culta que quis ser igual. Isso lá nos anos 2000. Quando eu comecei a faculdade junto com estágio não sobrava tempo mesmo. Se eu parasse pra ler eu dormia de cansaço, então eu reserva a energia pra ler coisas acadêmicas. Acho que isso explica um pouco o porquê nessa faixa dos 18 aos 20 poucos anos cair tanto o hábito de leitura.
Verdade! A época em que menos li literatura foi durante a faculdade, porque tinha muitas leituras acadêmicas e estava sempre exausta, chegava a passar 4 meses lendo o mesmo livro, lendo umas 3 páginas por vez...
Se depender dessa comunidade que Vc criou, a próxima pesquisa será mais favorável. 😘 Parabéns pelo trabalho. Desligando computador e indo finalizar Capitães da areia 💖
Eu não leio pra me distrair. Levo literatura muito a sério e mais ainda literatura técnica. Leio por necessidade. Estou adorando ler no Kindle, comprei um recentemente.
Isa, o seu canal e outros que estimulam leitura de bons livros é um ótimo estímulo pra reverter esta situação! Não desanime, seu trabalho é muito importante para formar e manter leitores e o hábito de leitura! Gratidão pelo seu trabalho de formiguinha! Recuperei minha vontade de ler literatura através do seu canal! Descobri seu canal em 2016 e nunca mais deixei de acompanhar as suas resenhas! As pessoas dizem que não tem tempo pra ler mas ficam na internet horas e horas! E não se aproveita quase nada destas horas todas perdidas nas redes sociais. Lendo as notícias, quase todas desanimadoras, do Brasil e do mundo, a leitura se torna um maravilhoso refúgio nas boas e ótimas estórias! Mas a leitura exige um pouco mais de concentração e dedicação da gente! Porém, a satisfação é compensadora!
Faço parte desse grupo de 14-17 anos que começou a se interessar por literatura por meio de influenciadores digitais! Não tive influências dos meus pais e muito menos da escola (só tive UM livro obrigatório e sempre estudei em colégios particulares), e este ano, com a pandemia, leitura se tornou muito presente em minha vida (mesmo que eu não possa dizer que antes meu interesse era nulo) por causa de vocês. Obrigada, Isabela! 💜
Isa! Tenho 18 anos e sou viciada no seu canal. Sei que num mundo de tantos dados em queda e estatísticas desanimadoras, pode até parecer que seu trabalho não traz tantos resultados assim. Apesar disso, estou lendo Cem Anos de Solidão por indicação sua (e amando a obra, por sinal). Tenho certeza de que cada um dos inscritos nesse canal poderia atestar a influência que a sua paixão pela literatura tem. Espero que saiba que seus vídeos são sementes para o Brasil leitor que você tanto deseja no futuro. Beijos!
Vídeo incrível! Muitas pessoas não conhecem essa pesquisa e ficam sabendo de partes via veículos de imprensa, por isso, não analisam criticamente todos os contextos, o que é muito importante. Obrigada Isa por prestar esse trabalho tão importante, admiro muito seu trabalho. Acabei de me deparar com essa matéria e fiquei muito contente do seu canal ser o primeiro a aparecer, considerando o trabalho maravilhoso que você tem feito durante a quarentena: guiadoestudante.abril.com.br/estudo/10-clubes-de-livros-para-participar-sem-sair-de-casa/ O trabalho é de formiguinha, em breve chegaremos lá! :-)
É como um professor... faz... faz... faz... e muitas vezes não vê resultados imediatos, porém um dia acaba sabendo ou presenciando esta transformação anos depois. Muitas vezes nem fica sabendo, mas pode ter certeza que acontecem... Professores vivem isto ano a ano. Isabela, obrigada por nos influenciar positivamente, e através de seus inscritos influencia outros muitos leitores iniciantes ou não, com certeza! Parabéns! Sempre avante!!!
Eu vejo seu canal desde 2015, quando eu tinha 13 anos. Ajudou a fomentar uma paixão latente em minha vida: os livros, obviamente. Foi muito bom consolidar meu conhecimento literário com seus vídeos, que complementavam meu aprendizado na escola. Aqui, fui apresentada a ótimas obras, com várias dicas de futuras leituras. Sou muito grata ao que a internet me proporcionou, inclusive porque sempre que termino um livro, pesquiso críticas sobre ele, para ampliar minha visão.
A pesquisa nos revela que ainda temos muito a fazer nessa área de incentivo à leitura no Brasil. Gostei muito da sua análise porque ela ressalta os aspectos sociais e econômicos dos dados e explora a relação deles com as políticas públicas existentes como a isenção de impostos para os livros. Enfim, sigamos nessa estrada de tentativa de difusão da leitura, da educação e da cultura no Brasil. Não é um caminho fácil, mas extremamente necessário.
Oi. Sou da Colômbia. Sou um apaixonado da boa leitura. É meu maior lazer. Já li alguns livros de escritores brasileiros: Mário de Andrade, Jorge Amado e outros que não lembro neste momento. Gosto muito dos seus vídeos. Muito obrigado. Um abraço.
Espero que com essa situação de 2020 tenha dado uma melhorada nesse aspecto. Talvez até sirva como um impulso pra mais pessoas criarem o hábito da leitura.
O Brasil precisa tanto de uma reformulação tributária, porém o geverno ignora essa necessidade e colabora com a desigualdade. O problema que o nosso país enfrenta em relação á leitura tem muitos fatores, no qual são, educacionais, culturais (pois regiões pobres não valorizam a educação e a leitura) e famíliares. Infelizmente não é comum se entrar numa casa e ver pelo menos uma estante de livros, muitos pais e responsáveis preferem entregar um celular para a criança em vez de incentivar o hábito de ler.
A gente tem que aprender a administrar nosso tempo. Este ano mudei muitos hábitos e parei com a desculpa de que não tinha tempo. Foi só parar de ficar pendurada em grupos de whatsapp com conversa fiada e desperdiçando tempo fuxicando a vida alheia no instagram e no facebook que achei bastante tempo pra mim. Hoje pratico esportes regularmente (sou corredora) e estou no 21° livro do ano, agora em setembro li (ainda estou lendo, quase terminando) "Os miseráveis". Esta pesquisa é sensacional para apontar o perfil dos brasileiros e para fazermos uma reflexão do que tem valor real no nosso dia a dia. Parabéns pelo vídeo!
Desde o início da pandemia (na verdade bem antes até) quem mais tem me influenciado nas leituras são os Booktubers (minha estante que o diga!) e amigos virtuais dos grupos de leitura do Facebook. Agradeço a todos vocês por me ajudar imensamente a melhorar minha biblioteca pessoal
Boa noite Isabella Lubrano é o momento que vi e ouvi o seu canal e a pesquisa . Eu Nelson não gosto de ler , quando jovem eu lia muito e até criava personagens e estórias através de quadrinhos , na escola lia bastante só que com o passar do tempo isso ficou esquecido até que surgiu você e seu canal , hoje com 64 anos e 10 meses eu me limito a assistir e ouvi-la eu gosto muito das suas explicações dos livros mesmo que na grande maioria das vezes você não comenta o final e sei que você não pode dar expoler ou espoler 🤔 com o seu canal e te ouvindo muitas vezes minha imaginação viaja e entra nas histórias , mas eu pegar um livro e ler não curto , desculpa e continue pois tem quem curte seu canal e corre ler o livro citado em sua resenha e é assim que tem que ser , parabéns !
Nelson, acho que mesmo não gostando de ler, você gosta de livros, das histórias contadas neles, do universo literário. Se não fosse assim, não teria interesse em acompanhar esse canal literário. Tá valendo! beijão!
Isa Parabéns pelo vídeo! É impressionante o tempo que ficamos nas telas , começa devagar e quando vai ver já passou uma hora, pulando de um assunto para outro muitas vezes só com futilidades.
"Os livros hoje em dia, como regra, é um montão de amontoado de muita coisa escrita... Tem que suavizar aquilo" Com um presidente que em rede nacional fala isso sobre livros, fica difícil a leitura ser valorizada no país. Mas, pessoas como você impedem que o estrago feito por governantes incultos seja maior, e que seja permanente. Vamos seguir resistindo, o conhecimento sempre ganha no final.
@@marialima366 Isso seria um "e o PT"? Sério? Kkkk Meu gato, que só mia, séria melhor, pois inculto por inculto, ao menos meu gato é inofensivo e não é corrupto, não faz rachadinhas, não tem filhos criminosos e tão pouco uma esposa que recebe 89 mil de miliciano. Aliás, porquê Queiroz depositou 89 mil reais na conta da primeira dama?
Isa foi muito boa a sua iniciativa de comentar a pesquisa aqui no seu canal e também gostaria de lhe dizer que pessoas mais velhas, como eu, te acompanham e admiram o seu trabalho. Sempre fui leitora, mas as leituras coletivas do seu canal têm sido muito motivantes. Só tenho a agradecer.
Não fica triste não! Vc influenciou muito a resgatar meu gosto pela leitura! Adoro suas resenhas! E é um trabalho de formiguinha se for pensar no todo, mas se pensar em cada uma destas pessoas que vc conseguiu passar este amor pela leitura e transformar o mundo dentro delas vc fez um trabalho gigantesco!!!
Eu amo ler, sou viciada e desde criança. Ninguém me influenciou a ler, meus pais nunca foram leitores, mas eu me recordo que quando criança eu amava deitar no chão das livrarias e ler livros, lembro que li toda série Vagalume da Ática como meus primeiros livros significativos e pegava tudo que podia na biblioteca do colégio. Descobrir seu canal e da Antofágica foi uma maravilha. Esse ano li acima da média pois geralmente leio 15 a 16 livros por ano, esse ano por causa do isolamento, já passei dessa média.Só leio livros físicos, não me adaptei a e-books e nem audiolivros, pois não consigo concentrar no áudio. Não tenho redes sociais, exceto visitas ao UA-cam. Minha Netflix é solitária mas sou super fã, mas assisto nas madrugadas. E agora estou lendo Madame Bovary, excelente !!!!
Com certeza mudará este dado na próxima pesquisa. O trabalho é de formiguinha... mas acontece devagar e sempre! Às vezes demora anos.. não desanime! Eu mesma... conheci estes canais neste ano... e tem me influenciado muito... (a partir de 2020). Comprei muito... listas enormes... e lendo bastante.
Viciado (a) em celular, sim, devia ser uma espécie em extinção, e não leitores vorazes. Até porque ficar conectado (a) o tempo inteiro à tela do smartphone virou doença, porém ninguém nota! Enquanto isso, em várias livrarias os livros continuam aquela fortuna!
@@chacomleite246 vou falar por mim: eu sou uma viciada em celular, mas acho muito difícil ler um livro inteiro por aqui pq fico tentada à ir pros apps de redes sociais, assistir vídeos, jogar, responder mensagem, etc. Por isso prefiro ler ivro físico ou ler no Kindle (q não tem distrações lá).
@@chacomleite246 Ele falou sobre o vício em celulares (vício é algo ruim, disso todo mundo já sabe) e ele diz que ninguém nota que muita gente está viciada em celulares e que não leem mais por causa disso.
A pesquisa me surpreendeu, principalmente sobre a leitura digital. Eu comprei o Kindle, mas não consegui me adaptar, sou daqueles que preferem o livro papel.
Modéstia parte sempre fui um grande leitor desde a infância. Hj leio bem menos do q outrora. Muito pelo trabalho, filhos... Sim o Brasil não é um país de leitores. Nunca foi. Com a degradação da educação e do imediatismo das redes sociais, a leitura vai ser algo cada vez mais raro. E por fim, mídia física que é, o livro será infelizmente um "animal" em extinção. Torço pra que isso não ocorra, embora, olhando friamente me parece algo inexorável. E por último mas não menos importante, parabéns pelo seu trabalho Isabella. E muito obrigado.
Isa, assisti atentamente esse vídeo. Sou professor de Geografia há 27 anos e trabalho com adolescentes de Ensino Médio e com educação de jovens e adultos e moro em São Paulo. Vou fazer algumas considerações sobre essa pesquisa. 1) Quanto aos adolescentes de hoje percebo claramente que a internet como um todo e o vídeo game (principalmente entre os meninos) é um super concorrente para a leitura. Porém, a internet também propiciou, principalmente para quem não mora em grandes cidades, o acesso aos livros, através do celular ou compra em sites como a Amazon. Tenho a mesma impressão do que o resultado da pesquisa. O número de leitores em geral caiu, porém entre os leitores, o número de livros lidos aumentou porque hoje é mais fácil ter acesso a um livro do que até os anos 90. Quando comecei a minha carreira em 1994 era comum quando ia ao interior visitar meus pais, levar livros comprados aqui em São Paulo para amigos por falta de acesso a eles. 2) Por incrível que pareça, apesar do número de inscritos no seu canal e de outros booktubers ter aumentados muito nos últimos cinco anos, vocês ainda são desconhecidos do grande público, inclusive entre professores de língua portuguesa. O mesmo público que assiste ao seu canal também assiste aos de vários outros booktubers, já que a maioria dos vídeos são curtos. Só que quando mais o tempo passar a tendência e o público de vocês aumentarem muito porque essa geração que tem 20 anos hoje vai envelhecer (e continuar assistindo os canais de vocês) e uma nova geração leitora conectada vai surgir tendo o hábito de assistir os booktubers. Eu mesmo já indiquei o seu canal e de outros booktubers para dezenas de pessoas, inclusive professores. Isa, sempre fui leitor. Leio em média 30 livros por ano. Sabe como foi que descobri o seu canal? Até 2015 eu nem sabia que existiam canais de booktubers na internet. Estava doente de cama ouvindo rádio. Então na rádio Bandeirantes, você deu uma entrevista ao jornalista Marcelo Duarte falando sobre o seu canal. Entrei na mesma hora no UA-cam e me inscrevi no seu canal e por tabela em mais alguns outros. Fui uns dos seus primeiros 5 mil inscritos. De lá para cá desandei a comprar livros por indicações de vocês e os indico para todo mundo. Os meus vídeos preferidos são as retrospectivas dos melhores livros do ano ou do semestre. Parabéns pelo seu trabalho.
Li para o vestibular e não tive tanto proveito. Estou relendo esses clássicos agora (O cortiço, Memórias póstumas...). Relerei Triste fim em breve também :)
Posso afirmar que voltei a ler MUITO por sua influência. Tinha vontade, mas também dizia que não tinha tempo. Sua paixão me instigou a procurar títulos novamente. :)
Vídeo esclarecedor, Isa! Obrigado por trazer esse conteúdo de qualidade para nós! Só para concordar com você nos dados expostos, só passei a ler quando fiz disso uma prioridade na minha vida, desinstalei do celular meu Twitter e Instagram, exclui meu Facebook e baixei um aplicativo de concentração para limitar meu tempo no celular (Forest o nome dele), ler mudou minha vida, especialmente na quarentena, e me dói o coração ver pessoas passando por essa pandemia gastando até 8 horas por dia no celular, então novamente agradeço a você e outros UA-camrs que acabaram se tornando meus amigos de clube do livro, mesmo que você nunca tenha ouvido falar de mim saiba que sou muito grato a você pelo conteúdo postado no seu canal e por me apresentar tantos autores e livros maravilhosos, obrigado mais uma vez por esse conteúdo incrivel do seu canal
Esse final me lembrou o livro Fahrenheit 451, onde as pessoas ficavam o dia todo naquela TV, que na verdade era uma rede social porque ela era interativa entre os telespectadores.
no caso a minha volta, o povo não lê por preguiça, mesmo, é audiovisual para não ter o esforço de ler e conhecer mais coisas rs qr tudo na mão (até terceirizar raciocínio), vejam só. já no meu caso, é por falta de dinheiro (aceito doações) e as bibliotecas públicas são em cada cantão daq da cidade q ia ter q pegar um mapa, ter pessoas q sabem onde tem e indicam, pegar um ônibus e ter disposição de livros lá. graças a feira do livro daq, com preços "acessíveis", a gente tem mais acesso aos livros q são sobra da sobra (de várias reutilizações de sobras) dos eventos dos livros lá do riocentro, porém não é tão divulgado, pegando a maioria, q passa pelo calçadão do centro da cidade de nova iguaçu, de surpresa e ainda com livros nem tão atraentes em seus títulos e objetivos, e tmbm não há clássicos (assim como as roupas de marcas de lojas grandes e famosas). obs.: se eu pudesse, moraria numa livraria ou em uma biblioteca, mas sem condições não dá rs.
E no caso na minha volta mesmo, as pessoas tem prioridade em gastar dinheiro e passar o tempo com bebidas, festas, má alimentação, compras compulsivas. Fiquei muito surpreso que essas coisas não ficaram acima de assistir tv lá na pesquisa no vídeo.
Pior né? Já em 2019 teve gente que entre comprar livros e comida, teve que ficar com a comida, pois foi em 2019 que o pesadelo da vida difícil começou ou foi acentuada pra muita gente. 💔
Acho que a Isa quis dizer quando falou em pandemia era a respeito da quarentena, situação anormal em que muita gente ficou socado dentro de casa. Com relação a falta de grana, isso sempre existiu. Só piorou.
Escolhido o livro para leitura. O que mais me influência é a qualidade da página. Gosto de páginas amareladas e uma boa diagramação. Escolho a edição por isso.
Até o ano passado eu estava distante do mundo da leitura, lendo apenas artigos científicos, e livros relacionados ao trabalho. Este ano, por causa da pandemia retomei meus hábitos de leitura, e com certeza esse canal foi um combustível para que eu buscasse sair da minha zona de conforto e lesse livros diferentes dos quais eu há muito tempo estava habituada. Obrigada Isabella. ❤️
eu sempre gostei de ler porque minha mãe me incentivava e lia pra mim e comigo quando eu era pequena, desde muito antes de eu aprender a ler até. É verdade sim, tem gente que gosta e gente que não gosta mas se os pais incentivam desde o início, a mudança é grande!! e o preço dos livros afeta muito, obviamente kkkkk não tá certo isso, todo mundo devia poder ler e não só quem tem dinheiro ou acesso :/ um preço mais acessível já mudava muito a situação, eu acho
Parabéns, Isa. Vídeos como esse são fundamentais para que pensemos a nossa sociedade. A literatura é o mundo e nós, enquanto leitores, não podemos nos encerrar em torres de marfim.
As duas únicas pessoas que conversavam sobre livros comigo, não tem lido nada a meses, aqui na quebrada onde moro então ninguém quer saber de leitura. As pessoas até acham estranho quando estou lendo. triste.
Seu trabalho é incrível! Foi o canal que eu cheguei, fiquei e permanecerei, e que me influencia muito como leitora. Infelizmente sinto como se estivéssemos entrando em uma nova idade média, mas com tecnologia nas mãos... Se assim for, que não demore de chegar a renascença. Sigamos!
Eu sempre fui uma pessoa solitária. E isso nunca foi realmente algo danoso pra mim. Dos livros que eu leio, alguns não são mais populares, outros nunca foram populares mesmo. O mesmo posso dizer sobre música e conteúdo audiovisual. Eu sempre fui muito introspectiva e introvertida e eu fico bem assim. Eu gosto de ouvir do que os UA-camrs gostam de fazer e tal (eu sou aberta pra opiniões de qualquer um, desde que sejam de fato opiniões), mas não sou uma pessoa de conversar.
A correria, as distrações,a rotina tudo era empecilho para a minha leitura, nessa pandemia a leitura foi minha válvula de escape. Li 30 livros em 6 meses e participar de grupos de leitura tem me estimulado muito, inclusive canais como este! Espero continuar após esse período de pandemia, quando voltar a trabalhar fora. Preocupante os dados da pesquisa.
Força, Isa! Encontrei o seu canal há mais ou menos um ano e ele me motivou a intensificar o hábito de leitura. De lá pra cá, consegui ler 17 livros, muitos deles por causa de suas resenhas.
Acho que o incentivo da leitura vem de berço. Se a família não oferece livros para as crianças, dificilmente serão bons leitores no futuro. Falta de acesso não acho que justifica. Só não lê quem não quer com tantas bibliotecas públicas no Brasil e livros disponíveis online. Até o exato momento li 32 livros.
Acho que pra população adulta que trabalha, manter o hábito da leitura é um desafio porque o ritmo de trabalho suga todas as energias. Ao fim do dia, a pessoa só quer sentar na frente da TV e ficar rolando o feed do celular. Eu tento acordar meia hora mais cedo pra ler, funciona um pouco e às vezes.
Parabéns pela análise da pesquisa. Gostei demais quando você citou a importância da valorização do professor, bem remunerado, para formar futuros leitores, quando você analisou o item 'Indicação do último livro por faixa etária'. Meus alunos leem, no mínimo, 6 livros por ano. É muito pouco, mas é uma semente plantada.
Eu li muito até os 12 anos, lia qualquer coisa, nunca cheguei a ter um romance em mãos, eu lia mais revistas, porque era o que tinha e o que eu mais ganhava, devorava tudo que o desse pra ler. A partir do momento em que passei a ter acesso à computador, console, redes sociais, o UA-cam e etc, a leitura sumiu da minha vida. Eu até lia matérias científicas e de História na internet, mas fui ficando cada vez mais imediatista e preguiçoso pra ler, preferindo ler corpos de texto cada vez menores, até desistir de ler até as matérias. Me afundei nas redes sociais e nem posts longos eu tava lendo mais. Seu canal tá me ajudando bastante a ver leitura como algo positivo. Tô lendo contos do Edgar Allan Poe e eles me ajudaram demais a adquirir interesse por ler de novo, seu canal serve de suplemento pra não desanimar. Tô tentando combater o fantasma do imediatismo, acho que nossa geração não tem um futuro muito bom se se render à isso...
Isa, eu tive um ensino péssimo, a escola pública onde estudei nunca indicou um livro, comecei a trabalhar cedo no ensino médio, como muitos alunos. Fui para faculdade e também sofri por falta de bagagem, comecei a ler com 35 anos, hoje tenho 38 e me pergunto as vezes onde eu estava esse tempo todo. Incentivo a leitura veio do UA-cam buscando resenha de canais. Adoro seu canal, parabéns.
Acho que algo interessante seria descobrir onde esses amigos e professores, que são tão influentes, descobriram os livros que gostam de indicar. Acho que aqui a influência da editora e dos criadores de conteúdo são muito maiores, elas atingem esse primeiro círculo de pessoas que propagam a indicação.
Amo livros desde de pequena meu forte sao biografias e histórias estou com um bom ritmo de leitura, estou achando os livros mais baratos estou doando alguns livros porque comprei bastante estou louca mas amoo kkk. A Netflix ajuda muito nessa queda devido as adaptações serem traduzidas em filmes e séries.
Sonho com um dia em que ler será considerado algo tão comum de se fazer quanto o feito mais comum dos fazeres cotidianos. Ler é maravilhoso, nos traz vontade, reflexão, imaginação, sensações deliciosas até uma espécie de êxtase. Seu trabalho é maravilhoso!
Isabela, posso dizer que sou um estranho no ninho, pois sou um leitor em uma casa que nunca foi muito de ler (livros pelo menos), minha média até alguns anos atrás era de 04 livros mês, a medida que as reponsabilidades e os estresses do dia a dia se assoberbaram, me fizeram diminuir esse ritmo. Quanto a influenciar, tenho uma sobrinha que começou a ler ao me ver lendo, e quando lecionava (História) sempre sugeria algum romance que estivesse ambientado no assunto que estava ensinando, por exemplo, quando falava de Egito, sugeria lerem Christian Jacq, quando falando da Grécia, Homero, etc. Hoje venho lendo um pouco digital e um pouco em livros físicos que ainda possuo, porém a tendência é partir para a versão digital mesmo (questão de espaço), e acredito que não vou servir muito como exemplo para sobrinhos e conhecidos, pois vão pensar que estou na internet. Quanto as capas, realmente esse é um ponto interessante (tem seu peso), pois acabei de ler um livro (digital) que a capa me chamou a atenção, mas foi a sinopse do livro que me fisgou. Muitas vezes vejo livros com capas interessantes, mas ao ler a sinopse não me interesso tanto. Sempre que posso indico livros para familiares e conhecidos, mas aí vem aquela famosa pergunta, você tem o livro para emprestar??? Nem sempre, como estou optando por livros digitais e venho lendo através do Kindle Unlimeted, na maioria das vezes, as pessoas acabam por desistir.
Olá Isabella, obrigado pelo ótimo conteúdo. Infelizmente os dados expostos são o reflexo da educação no nosso país. Mesmo com os números mostrando fatores como falta de tempo e outras coisas que concorrem com o livro, se nossa educação fosse melhor esses obstáculos teriam um peso menor do que os demonstrados. Sei que cada família tem sua realidade, mas aqui em casa o estímulo à leitura sempre foi uma prioridade, fazemos de tudo para que minha filha de 11 anos e meu filho de 6 mantenham o interesse. Porém sinto uma dificuldade muito grande em ter certeza sobre o conteúdo ser próprio para as idades. Por conta disso recorri ao "booktube" para obter indicações de livros para minha filha, que é uma devoradora, consegui alguma coisa, mas nada direcionado. Essa lacuna nos deu um propósito que tem nos ajudado desde o começo do isolamento. Ela decidiu indicar aqui no youtube os livros que leu para as crianças da mesma idade que ela e acabou que eu virei um funcionário do canal dela. Não sei quanto tempo essa história de canal vai durar, mas uma coisa eu sei, ela adora ler e os efeitos disso vão acompanhá-la pelo resto da vida. Entendo perfeitamente quando você diz ser um trabalho de formiguinha e por isso gostaria de agradecer mais uma vez. Obrigado!
Seu canal é maravilhoso, Isa. Adoro esses vídeos que não tratam de resenhas e dicas de livros, mas tudo que envolve o universo literário. Parabéns pelo trabalho e que você tenha cada vez mais reconhecimento, por que seu trabalho e sua dedicação merecem 👏🏽
seu trabalho é muito importante Isa, desde que conheci seu canal meu interesse por literatura aumentou exponencialmente. Tenho tentado ler um livro por semana recentemente, e passei de ler 4 livros por ano para ler 20 até setembro deste ano. Continue com esse trabalho maravilhoso 🥰
Obrigado Isabella! Muito interessante saber o perfil dos leitores e não leitores do nosso país. E para mim, atualmente, vocês booktubers são minha maior inspiração na escolha de um livro.
Isa amei essa pesquisa. Saiba que minhas leituras são indicações suas tá. Toda vez q assisto uma resenha do canal Ler Antes de Morrer, fico apaixonada pela história e escrevo na minha lista de desejos literária pessoal. Amo seu canal e seu trabalho!!! Minha filha tbm!!
Eu sempre gostei de ler mas com o trabalho e a faculdade não tinha tempo e acabei perdendo o hábito. Conheci o seu canal em junho, em meio à pandemia, e fiquei muito animada. Gostei muito das resenhas e voltei a ler. Finalizei 8 livros desde junho, 4 foram indicações do seu canal... e alguns comecei e parei porque me interessei pelo outro rs... Obrigada pelo seu trabalho! Seu canal é sensacional!! S2
A leitura é um hábito difícil, que requer esforço, concentração e capacidade de sentir solitude. Não tem como competir com a velocidade das novas formas instantâneas de informação e entretenimento. Só se torna leitor quem realmente se esforça para isso. E no mundo contemporâneo, poucos estão dispostos a isso.
Eu na minha experiência sinto mais emoção acho melhor de sentir a essência da história pela leitura . A leitura é mais forte pra tocar as emoções pra mim é assim. E tbm o entendimento e reflexão é mais profundo. Bjos . Não desanime.
Tenho o costume de presentear com livros, principalmente crianças. Alguns amigos que não gostavam de ler aprenderam por minha causa (segundo os próprios). Nós leitores também podemos influenciar aqueles ao nosso redor sem esse hábito (maravilhoso)! Como a Isa disse, é um trabalho de formiguinha. Um projeto geracional, eu diria.
A leitura é solitária. Muitas pessoas optam pelas redes sociais, filmes e séries, porque há comunicação com outras pessoas. Tu abre a Netflix usando um app pra criar salas com amigos e assistir aos filmes debatendo. Isso afasta um pouco a solidão. Eu estava me divertindo em filmes e jogos online, porque estava em meio de pessoas conversando. Certo dia chegou uma notificação e abri a live no yt e me deparei com sprint de leitura e logo dei início novamente às leituras. Porque ao ler em cada, eu sabia que ao mesmo tempo tinha outras pessoas lendo e depois discutindo nos comentários sobre seus livros e tal. Essa coisa de leitura coletiva, sprints tem que ganhar mais força, porque pode ajudar bastante as pessoas a voltar ao hábito de ler. Opinião pessoal, sem dados reais.
Esses sprints me ajudam demais quando eu estou sem foco. Às vezes uso para ler por diversão, às vezes para estudar. A sensação de que tem gente lendo junto é bem reconfortante. E o bom é que me ajudou a voltar a ter esse hábito mesmo sem os sprints...
Eu também acho, sprints ajudam muito a ler mais e é empolgante você saber que não tá sozinho
Eu sou uma dessas pessoas que durante a adolescência e até o fim da faculdade lia muito. Depois com a vida corrida, trabalho, filhos, abandonei um pouco este hábito. Agora com mais tempo em casa devido à pandemia e principalmente aos canais de booktubers isso está sendo um grande incentivo da minha volta à leitura. As compras pela internet também ajudam bastante. Tinha uma época que ia procurar livros em livrarias e quando não encontrava ficava um pouco desinteressado em comprar outro título. Agora isso é mais fácil, pois não só encontramos qualquer título à venda pela internet como até obras em pdf e material gratuito.
Eu leio para diminuir minha carência. E também por causa do poder das palavras , quando algum livro te trás a sensação de felicidade , por está acontecendo algo feliz ou quando vc se sente triste por uma personagem ter morrido no livro .
Kami Santos, eu concordo com vc: leitura é solitária, quando eu terminei A República de Platão senti um vazio enorme porque não conhecia ninguém que tivesse lido, nao tinha com quem conversar sobre a obra, porém quando maratonei uma das série que assisto conversei no minímo com umas dez pessoa, discutimos todos os aspectos dela, entao realmente ler é muito solitário mesmo....
Acho que enquanto tiver incentivo e pessoas iluminadas como vc a leitura ou leitor não acabará.
Sim sim!
Jamaisssssss! Belo trabalho, isaBELLA. Faz jus ao nome!
35:50 Eu não tive pais leitores, nunca vi nenhum deles com um livro, dessa forma eu li muito pouco na minha infância e adolescência, mas Depois que casei, quando nasceu meu primeiro filho, eu passei a ler muito, justamente para as crianças terem essa influencia em casa. Hoje tenho 2 filhos, um de 14 e a caçula de 9, ambos leram essa ano, pelo menos, um livro por mês esse ano.
A questão da concorrência com a leitura lá em casa, eu levo da seguinte forma, pode usar a internet e jogar, somente depois de ler no minimo um capitulo, além disso, peço um pequeno resumo do que foi lido, faço isso para melhorar a interpretação deles, pois não adianta nada ler, e quando fechar o livro, não saber o que leu.
Tenho mais dificuldade para incentivar a leitura no meu filho mais velho de 14 anos do que a de 9.
Não sei se estou fazendo o certo, ao vincular a liberação de outras atividades a leitura de um capitulo, mas foi a forma que encontrei diminuir a concorrência da internet e jogos, pelo tempo deles.
estou na base da " meus pais nunca leram pra mim, nunca foram leitores "
Amiga, seu método foi exatamente o método q minha mãe usava comigo qdo eu era criança, inclusive nas férias. Eu sempre tinha q ler algum livro e depois fazer um resumo sobre o q lia. E eu amava. Ela começou com isso a partir dos meus 11 anos, qdo eu tava na 5* série, e chegou a um ponto q eu já estava totalmente habituada com a leitura. Agradecerei eternamente a minha mãe por ela ter feito isso comigo. Graças a ela sou muito apaixonada pelo universo da leitura.
Se algum dia eu tiver filhos, com certeza vou seguir um método muito parecido com o seu relacionado às leituras. Ler é libertador. Aqueles que lêem com regularidade já estão uma dúzia de passos à frente de todos os que não lêem, em praticamente todos os aspectos da vida. Para se sair bem na faculdade é necessário ler. Ler serve para adquirir conhecimento, para saber se expressar, para ser um bom escritor, um bom interpretador de textos, ajuda em concursos públicos, ajuda a aprender outras línguas...
Allan&Mônica Lopes acho a sua forma de incentivar seus filhos a ler mt legal, pela minha experiência só o fato de vc ser leitor é mt importante. Lá em casa meus pais eram leitores vorazes, estavam sempre com um livro na mão. Só esse fato gerou em mim uma curiosidade enorme: o que de tão engraçado tinha naqueles livros (quando eu os pegava rindo de alguma coisa durante a leitura), ou o que deixava meus pais tão concentrados e absortos? Meus irmão, por outro lado, não foi mordido pelo bichinho da curiosidade, não tinha nenhum interesse pela leitura, só livros de piadas (do casseta e planeta) e um livro sobre um famoso criminoso aqui do Rio de Janeiro interessaram, até ele entrar em contato com os livros do Harry Potter. Hoje ele não lê tanto quanto eu, mas adquiriu sim o hábito da leitura, o último que ele leu inclusive foi Ensaio sobre a Cegueira, do Saramago. Por isso acho que para pessoas diferentes, mesmo irmãos, a leitura pode vir de formas diferentes. Abraços
Não sei ao certo, mas, talvez eles liguem a frustração (Se caso tenham) de não fazer outras atividades aos os livros.
Canais como esse ajudam a formação de leitores; também divulgo muito sobre o benefício da leitura.
E ler comentários de outros leitores aqui, me dá muita esperança!
Vamos continuar !!!
Isa, essa parte da pesquisa que fala sobre os “concorrentes” da leitura me chamou muita atenção e sugiro que vc assista ao Dilema das Redes, na Netflix, feito por ex funcionários do Facebook, Instagram, etc. Muitoooo esclarecedor (e assustador). Acabei ficando um pouco pessimista, mas é sempre bom vir aqui e encontrar essa “mini” bolha de sanidade e cultura num Brasil abandonado.. Muitos beijos ❤️
colega, fui assistir por recomendação sua e amei muito! obrigado pela dica
Já assisti, maravilhoso! Recomendo a todos!
O Dilema das Redes e Enola são exemplos de assuntos/histórias que eu poderia ter encontrado em livros, mas acabei encontrando na concorrência. E o caso da Enola é ainda pior, pq apesar de gostar do filme, minha filha não demonstrou nenhum interesse em ganhar os livros.
Pelo jeito este filme aí é a nova moda. Em todos os lugares tem alguém indicando.
Thomaz Hollenstein que bom !! Esse documentário deveria passar nas escolas, importantíssimo
Ao depender de mim, nāo! Estímulo toda minha família e amigos a criarem o hábito da leitura. Eu os Presenteio com livros ( sempre averiguando as preferências anteriormente) bem devagar, vāo aparecendo os resultados. É empreitada que nāo pode parar. Pois, estou convencido que a literatura é a cura!
Siim, eu faço isso sempre que tenho oportunidade também. Tenho uma prima mais nova que começou a ler por minha causa.
Eu tava pensando: depois que voltei a ler bastante (por influência desse canal), passei a estimular as pessoas em minha volta também. Inclusive, meus irmãos ( de 6, 7 e 8 anos). Todo mês escolho três livros para minha mãe e minha madrasta comprar para eles. Por consequência estimulo minha mãe e madrasta a lerem também. Enfim, fico feliz em participar dessa corrente ❤️.
Isa, eu como professora de alunos do 4• ano do ensino fundamental, faço projetos de leitura e incentivo meus alunos a lerem. Não os obrigo. Tento conquistar o interesse deles. Certa vez quando estávamos lendo "A volta ao mundo em 80 dias", imagine você qual não foi meu espanto, quando um aluno me relatou que ele estava lendo o livro na casa dele, quando sua mãe o indagou o porquê ele estava lendo aquele livro. Meu aluno respondeu que estava lendo porque foi o livro que a professora sugeriu no projeto de leitura que estava em andamento, então ele pegou o livro emprestados na biblioteca para ler. Foi aí que a mãe disse: "deixa de ser bobo. Existe um filme sobre esse livro." Então, ele deixou o livro de lado e foi assistir o filme. Fique pasma! Ao invés da mãe me ajudar a dispertar o gosto de seu filho pela leitura, NÃO, ela o fez abandonar o livro. 😥
Muito triste mesmo. Só espero que ele não desista da leitura por causa de comentários assim. Eu já li muitos livros influenciado por filmes, ou seja, vi o filme, gostei e depois que descobria que era baseado em um livro comprava o livro para saber mais detalhes da obra.
Ler é atividade que exige concentração e o estar só. E isso é difícil. Além disso, principalmente para os urbanóides (= moradores de centros urbanos), o ambiente muitas vezes não é favorável à leitura: vizinhança barulhenta e irritante, trânsito na rua, o "escambau". Mas os benefícios são muitos.
Uma coisa que eu percebi é que eu realmente passei a ler menos depois que entrei no Ensino Médio. Isso não acontece por falta de vontade (pelo menos, não no meu caso), mas sim, porque nessa fase há menos tempo livre, por conta das atividades, provas e estudos para o Enem/vestibular. Essa pesquisa é muito interessante, pois nos faz refletir sobre nossa própria realidade.
A pesquisa a princípio pode até não apontar a influência de vcs na compra de um livro, porém eu me tornei uma leitora por causa deste canal. Li um indicado por vc e não parei mais. Fico triste qdo em um mês só consigo ler um, qdo eu levava quase um ano pra ler rsrsrsrs.
Eu fui muito influenciada pal aminha mãe a gostar de ler. Ela lia para mim quando pequena e depois que eu fui alfabetizada, me pedia para ler pra ela :3 era muito fofo.
Meu pai e minha avó inventavam histórias pra mim em outras noites, me incentivando a imaginar novos cenários também.
Tinha cds que de contos também que eu adorava escutar.
Minha infância foi muito gostosa kk
Isa, acredito que essa vida agitada na qual sentimos a “necessidade” de fazer diversas coisas ao mesmo tempo, porque senão temos a impressão de que estamos perdendo tempo, seja um dos motivos das pessoas declararem que não têm paciência para ler, afinal para ler precisamos parar as demais atividades (embora tenhamos os áudio livros...). Sem falar que a leitura é um ato que exige esforço do nosso cérebro e muitas pessoas não estão dispostas a exigir nada do cérebro no momento do lazer. Pelo contrário, procuram atividades para relaxamento e descanso.
você é uma grande influenciadora na vida de muito, Isa! inclusive a minha ânsia por livros surgiu com os seus vídeos, tenho 16 anos e sou muito grata pelo seu trabalho aqui no UA-cam.
Parabéns ! Vc é um exemplo de que o trabalho da Isa dá resultado
No meu caso posso falar que voltei a ler e consumir livros por influência dos booktubers, e a primeira que encontrei foi você!!! Me estimulou muito, e nas horas vagas o que mais faço e ler ou assistir o conteúdo de vocês que adoro!!!! Então, assim como eu devem existir muitas pessoas que foram influenciadas positivamente. Oremos que a pesquisa não revele a total realidade de leitores do nosso país.
Moro em Salvador e trabalho numa escola pública,e digo as escolas são também culpadas por isso,estou a 11anos nessa escola e durante a maior parte desse tempo a Biblioteca ficou fechada por falta de funcionário e de interesse da direção,fiz estágio em outra escola em História e a situação era a mesma ,o diretor pedia pra mim ficar na biblioteca ,os alunos procuram a biblioteca mais a acham Fechada,:Sou servente na escola.
Que pena !!
Mas, vc pode ser a portadora das crianças visitarem a biblioteca. Deixa a porta aberta e luta por isso. Alguém tem que ser o primeiro e vc é essa pessoa. Pense nisso.
Que bom que você pode ajudar as crianças a não perderem o interesse pela leitura. E que triste que a biblioteca escolar não é uma prioridade para quem deveria ser o principal responsável pelo acesso dos alunos aos livros.
E qual a sua opinião em relação ao hábito de leitura dos professores? Eu cada vez mais estou tendo a sensação que professor/a leitor/a está diminuindo.
Verdade, estudei em escola pública e passei por isso a maior parte da minha vida.
Estou ainda na leitura do David Copperfield, estou me habituando com a leitura de longa duração .
É uma obra muito boa! Aproveite.
parabéns li Crime e Castigo, q era enorme. ótimo.
Eu tbm, com um bebê de 2 meses não deu pra seguir o cronograma da Isa. Mas já estou no XLIV. Logo vai!!!
@@cristianeschneider8834 não se cobre o livro pra ser degustado.❤️
Parabéns, Dárcio! Espero que a experiência seja proveitosa!
Maior influência em mim...: lia somente livros da minha área, hoje por meio de vocês estou viajando através da Literatura, conhecendo e aprendendo muito sobre tudo... Me encantando pela palavra, autores e gêneros. Os vídeos sem spoilers nos ajudam e motivam a realização das leituras.👏📚
Acho que um dos principais fatores pra gente passar tanto tempo na internet é que é esse um problema muito, muito, muito grande mas que quase ninguém fala sobre, seja por falta de coragem ou por falta de moral mesmo (nossos pais que antes nos repreendiam por passar o dia no computador hj fazem o mesmo)... Acaba que ninguém tem "tempo" pra ler, e assim seguimos, infelizmente, atendendo aos interesses de uns poucos que nos querem alienados. Contudo, tenho esperanças que nos tornaremos mais esclarecidos quanto ao uso exacerbado da internet e das redes sociais e aprenderemos a equilibrar o nosso tempo com atividades mais construtivas, como a leitura.
Também acho que em algum tempo saberemos lidar de forma mais comedida com as redes.
Arrasou! Certamente a administração do nosso tempo tem influência nos hábitos de leitura. E com certeza, seu principal canalizador é a internet. Inclusive, eu até imagino a vida antes do celular, como seria o impacto na procrastinação.
Isa, seu trabalho é sensacional!! Ainda que ter impacto populacional seja beeem difícil, para cada leitor que te acompanha, o seu impacto é muito grande!!
36 livros lidos até o presente momento em 2020.
ESTou perdendo pra vc, porém quase, quase...perto. Somos exceção .
Fui conferir no Skoob. Li um total de 54, mas sendo justo, foram 41 livros, 1 conto (20 páginas) e 12 HQs/mangás. A pandemia, de certa forma, contribuiu pra isso, pelo menos.
@@barbaravivas verdade, nosso tempo é escasso.
Li 18 ate o momento.
Arrasou, cara!!👏👏👏💃
Vou lhe contar umas coisas pra você adicionar a sua análise da pesquisa.
Trabalhei durante 33 anos numa escola do Estado do interior de São Paulo. Uma cidade de porte médio. Durante pouco tempo trabalhei na biblioteca. As duas professoras de português da escola não sabiam quem era José Saramago e o resto achava que Vítor Hugo era nome de bolsa. Enquanto estive na biblioteca, apenas 2 alunos liam realmente e um deles lia apenas livros infantis. O resto não conseguia entender o que lia (pois eles religiosamente vinham à biblioteca, num dia marcado, para poder sair da aula ou conversar comigo. E daí levavam qualquer coisa para justificar sua saída da sala. E eles me contavam isso). Por mais que eu indicasse livros, não adiantava. Eles não conseguiam ler nem gibi.
Isabella, essa pesquisa (feita a nível de escola estadual no Estado de São Paulo) é mais uma mentira, como dados do Saresp ou prova Brasil. Não se engane: as pessoas dizem que lêem para passar por "menos burra". Inclusive e principalmente os professores. A solução da leitura no país passa por algo muito mais profundo do que cada um de nós possa imaginar.
Um abraço.
Obrigado pelo seu relato. Eu sou formado em História e também via isso durante o tempo que dei aulas em escolas públicas aqui no RS. Não quero generalizar pois existem sim excelentes professores. Porém também encontrava professores desinteressados e desatualizados até mesmo sobre a sua própria matéria. Isso me entristecia muito e me fazia pensar sobre como eles iriam influenciar positivamente seus alunos se nem eles demonstravam qualquer interesse pelo conhecimento de uma forma geral.
O pior é que você tem razão, pois sou professora de crianças em uma escola municipal em Campo Grande MS, sou pedagoga, meus alunos tem em média 9 anos de idade e eu faço muitos projetos de leitura para incentiva-los a lerem, mas enfrento muitas dificuldades, pois a biblioteca da nossa escola é bem desfalcada de livros. Uso que temos, mas já cheguei a comprar livros com meu dinheiro pra trabalhar com meus alunos. Em 2019, já tivemos algumas turmas em nossa escola que nem o livro didático (que é ou deveria ser comprado pelo MEC) receberam. O governo simplesmente não mandou livros suficientes para nossos alunos e isso ocorreu em várias escolas públicas. Fora isso, eu também já constatei o que você constatou também: muitos professores amigos meus não conhecem os autores clássicos da literatura e também não têm costume de ler.
Caros Márcio e Silvia. Entendo a posição e a frustração de vocês. Me doi saber que o Estado de São Paulo, como o mais rico do Brasil, tinha uma porcaria de ensino como tem. Mas vejo que a coisa é nacional.
Mas o que eu quis levantar é mais profundo.
Os professores aqui do Estado são mal remunerados, sofrem violência por parte de alunos, colegas, superiores e governantes diariamente. Um aluno de uma universidade como a USP, a UNESP ou a UNICAMP não aceita se tornar professor de fundamental e básico. Já ouvi vários professores universitários com a célebre frase "os bons não ficam", referindo-se aos bons alunos universitários não se tornarem professores. E eles estão certos!!!! Quem se mata pra entrar pra uma universidade desta pra ganhar o salário da fome e viver em sobressaltos?
O que acontece então? Os que se sujeitam a dar aulas no Estado são os próprios ex alunos do Estado!!!!! Não sabem nada, nem ler direito, vão ensinar como? Vocês conseguem imaginar duas professoras de português que não sabem quem foi Saramago? Me deu vergonha alheia. Antes da minha chegada para cuidar da biblioteca, um professor de português conseguiu coloca-la em ordem. Antes dele quem cuidava era a servente. Sabe como funcionava o controle dos livros? Livro antigo ou muito grosso ela colocava fogo. Mas a culpa não era dela. Como eu disse, a desvalorização, mais que do livro, mas do conhecimento já impera neste país faz tempo. Agora piorou. A maioria dos alunos são analfabetos funcionais, mas todos dançam funk, sertanejo universitário, não saem do Whatsapp, Instagram ou Facebook.
O que está morrendo, junto com os livros é o prazer do conhecimento e de uma distração (podemos considerar a leitura como tal) mais elevada.
Não sei se me fiz entender.
Um grande abraço a vocês dois.
Sempre tive essa impressão, não dá pra confiar muito porque os pesquisados mentem, não dizem que ficam o tempo todo no zapzap e feice. Instintivamente acham que deveriam ser menos estúpidos.
Elaine, essa é uma realidade de todo o Brasil. Trabalhei em escola publica desde 2008 e nada mudou de lá ´pra cá. Sempre fiz projetos de Leitura porque como professora de Língua Portuguesa essa função era designada a mim, (como se os outros professores de outras matérias não deviam fazer a mesma coisa) Renunciei um cargo numa escola pública por cansar de fazer com que os alunos lessem. A escola é o pior lugar para incentivar a leitura. É por isso que no geral as pessoas não gostam de ler. Ninguém gosta de ler com pressão para fazer prova. Hoje incentivo a leitura com meus Clubes de leitura. E o IG do Clube @O_clube_da_gleyce_ E adoro fazer o que faço, fico muito menos frustrada que na escola.
nss como assim?? os influenciadores me influenciam MUITO, principalmente vc, eu comecei a ler classicos nacionais graças a vc, isa e adorei mto
Eu comecei a me interessar por literatura por influência da Lisa Simpson. Eu via ela citar algumas obras e achava ela tão culta que quis ser igual. Isso lá nos anos 2000. Quando eu comecei a faculdade junto com estágio não sobrava tempo mesmo. Se eu parasse pra ler eu dormia de cansaço, então eu reserva a energia pra ler coisas acadêmicas. Acho que isso explica um pouco o porquê nessa faixa dos 18 aos 20 poucos anos cair tanto o hábito de leitura.
Verdade! A época em que menos li literatura foi durante a faculdade, porque tinha muitas leituras acadêmicas e estava sempre exausta, chegava a passar 4 meses lendo o mesmo livro, lendo umas 3 páginas por vez...
Concordo com você! A faculdade, influência muito na diminuição no ritmo de leituras de livros que não sejam relacionados ao qu estamos estudando.
Isso, durante a faculdade a gente pena pra dar conta das leituras obrigatórias.
Na Universidade eu só lia artigo artigo artigo...zero literatura!
@@brisapolyanagoncalvesfigue2232 Rsrsrsrs...
Se depender dessa comunidade que Vc criou, a próxima pesquisa será mais favorável. 😘 Parabéns pelo trabalho. Desligando computador e indo finalizar Capitães da areia 💖
Eu não leio pra me distrair. Levo literatura muito a sério e mais ainda literatura técnica. Leio por necessidade.
Estou adorando ler no Kindle, comprei um recentemente.
Isa, o seu canal e outros que estimulam leitura de bons livros é um ótimo estímulo pra reverter esta situação! Não desanime, seu trabalho é muito importante para formar e manter leitores e o hábito de leitura! Gratidão pelo seu trabalho de formiguinha! Recuperei minha vontade de ler literatura através do seu canal! Descobri seu canal em 2016 e nunca mais deixei de acompanhar as suas resenhas! As pessoas dizem que não tem tempo pra ler mas ficam na internet horas e horas! E não se aproveita quase nada destas horas todas perdidas nas redes sociais. Lendo as notícias, quase todas desanimadoras, do Brasil e do mundo, a leitura se torna um maravilhoso refúgio nas boas e ótimas estórias! Mas a leitura exige um pouco mais de concentração e dedicação da gente! Porém, a satisfação é compensadora!
Faço parte desse grupo de 14-17 anos que começou a se interessar por literatura por meio de influenciadores digitais! Não tive influências dos meus pais e muito menos da escola (só tive UM livro obrigatório e sempre estudei em colégios particulares), e este ano, com a pandemia, leitura se tornou muito presente em minha vida (mesmo que eu não possa dizer que antes meu interesse era nulo) por causa de vocês. Obrigada, Isabela! 💜
Isa! Tenho 18 anos e sou viciada no seu canal. Sei que num mundo de tantos dados em queda e estatísticas desanimadoras, pode até parecer que seu trabalho não traz tantos resultados assim. Apesar disso, estou lendo Cem Anos de Solidão por indicação sua (e amando a obra, por sinal). Tenho certeza de que cada um dos inscritos nesse canal poderia atestar a influência que a sua paixão pela literatura tem. Espero que saiba que seus vídeos são sementes para o Brasil leitor que você tanto deseja no futuro. Beijos!
Vídeo incrível! Muitas pessoas não conhecem essa pesquisa e ficam sabendo de partes via veículos de imprensa, por isso, não analisam criticamente todos os contextos, o que é muito importante. Obrigada Isa por prestar esse trabalho tão importante, admiro muito seu trabalho.
Acabei de me deparar com essa matéria e fiquei muito contente do seu canal ser o primeiro a aparecer, considerando o trabalho maravilhoso que você tem feito durante a quarentena: guiadoestudante.abril.com.br/estudo/10-clubes-de-livros-para-participar-sem-sair-de-casa/
O trabalho é de formiguinha, em breve chegaremos lá! :-)
É como um professor... faz... faz... faz... e muitas vezes não vê resultados imediatos, porém um dia acaba sabendo ou presenciando esta transformação anos depois. Muitas vezes nem fica sabendo, mas pode ter certeza que acontecem... Professores vivem isto ano a ano. Isabela, obrigada por nos influenciar positivamente, e através de seus inscritos influencia outros muitos leitores iniciantes ou não, com certeza! Parabéns! Sempre avante!!!
Na minha opinião, a grande chave são os professores. O seu trabalho é muito importante na vertente de se propagar esse conhecimento em sala de aula!
Eu vejo seu canal desde 2015, quando eu tinha 13 anos. Ajudou a fomentar uma paixão latente em minha vida: os livros, obviamente. Foi muito bom consolidar meu conhecimento literário com seus vídeos, que complementavam meu aprendizado na escola. Aqui, fui apresentada a ótimas obras, com várias dicas de futuras leituras. Sou muito grata ao que a internet me proporcionou, inclusive porque sempre que termino um livro, pesquiso críticas sobre ele, para ampliar minha visão.
A pesquisa nos revela que ainda temos muito a fazer nessa área de incentivo à leitura no Brasil. Gostei muito da sua análise porque ela ressalta os aspectos sociais e econômicos dos dados e explora a relação deles com as políticas públicas existentes como a isenção de impostos para os livros.
Enfim, sigamos nessa estrada de tentativa de difusão da leitura, da educação e da cultura no Brasil. Não é um caminho fácil, mas extremamente necessário.
Oi. Sou da Colômbia. Sou um apaixonado da boa leitura. É meu maior lazer. Já li alguns livros de escritores brasileiros: Mário de Andrade, Jorge Amado e outros que não lembro neste momento. Gosto muito dos seus vídeos. Muito obrigado. Um abraço.
Espero que com essa situação de 2020 tenha dado uma melhorada nesse aspecto. Talvez até sirva como um impulso pra mais pessoas criarem o hábito da leitura.
dificil...
"Não leu por falta de tempo". O tempo quem faz somos nós, tudo é uma questão de prioridade na vida, com a leitura não seria diferente.
O Brasil precisa tanto de uma reformulação tributária, porém o geverno ignora essa necessidade e colabora com a desigualdade. O problema que o nosso país enfrenta em relação á leitura tem muitos fatores, no qual são, educacionais, culturais (pois regiões pobres não valorizam a educação e a leitura) e famíliares. Infelizmente não é comum se entrar numa casa e ver pelo menos uma estante de livros, muitos pais e responsáveis preferem entregar um celular para a criança em vez de incentivar o hábito de ler.
A gente tem que aprender a administrar nosso tempo. Este ano mudei muitos hábitos e parei com a desculpa de que não tinha tempo. Foi só parar de ficar pendurada em grupos de whatsapp com conversa fiada e desperdiçando tempo fuxicando a vida alheia no instagram e no facebook que achei bastante tempo pra mim. Hoje pratico esportes regularmente (sou corredora) e estou no 21° livro do ano, agora em setembro li (ainda estou lendo, quase terminando) "Os miseráveis". Esta pesquisa é sensacional para apontar o perfil dos brasileiros e para fazermos uma reflexão do que tem valor real no nosso dia a dia. Parabéns pelo vídeo!
Desde o início da pandemia (na verdade bem antes até) quem mais tem me influenciado nas leituras são os Booktubers (minha estante que o diga!) e amigos virtuais dos grupos de leitura do Facebook. Agradeço a todos vocês por me ajudar imensamente a melhorar minha biblioteca pessoal
Boa noite Isabella Lubrano é o momento que vi e ouvi o seu canal e a pesquisa . Eu Nelson não gosto de ler , quando jovem eu lia muito e até criava personagens e estórias através de quadrinhos , na escola lia bastante só que com o passar do tempo isso ficou esquecido até que surgiu você e seu canal , hoje com 64 anos e 10 meses eu me limito a assistir e ouvi-la eu gosto muito das suas explicações dos livros mesmo que na grande maioria das vezes você não comenta o final e sei que você não pode dar expoler ou espoler 🤔 com o seu canal e te ouvindo muitas vezes minha imaginação viaja e entra nas histórias , mas eu pegar um livro e ler não curto , desculpa e continue pois tem quem curte seu canal e corre ler o livro citado em sua resenha e é assim que tem que ser , parabéns !
Nelson, acho que mesmo não gostando de ler, você gosta de livros, das histórias contadas neles, do universo literário. Se não fosse assim, não teria interesse em acompanhar esse canal literário. Tá valendo!
beijão!
Isa Parabéns pelo vídeo! É impressionante o tempo que ficamos nas telas , começa devagar e quando vai ver já passou uma hora, pulando de um assunto para outro muitas vezes só com futilidades.
"Os livros hoje em dia, como regra, é um montão de amontoado de muita coisa escrita... Tem que suavizar aquilo"
Com um presidente que em rede nacional fala isso sobre livros, fica difícil a leitura ser valorizada no país. Mas, pessoas como você impedem que o estrago feito por governantes incultos seja maior, e que seja permanente. Vamos seguir resistindo, o conhecimento sempre ganha no final.
Caterva
@@kridonkri6505 peguei a referência kkk
Como certeza O Sr Lu que é analfabeto tem mais valor?
@@marialima366 Isso seria um "e o PT"? Sério? Kkkk
Meu gato, que só mia, séria melhor, pois inculto por inculto, ao menos meu gato é inofensivo e não é corrupto, não faz rachadinhas, não tem filhos criminosos e tão pouco uma esposa que recebe 89 mil de miliciano. Aliás, porquê Queiroz depositou 89 mil reais na conta da primeira dama?
Foi qual presidente que falou isso? E se for depender de presidente, vai ser pior.
Isa foi muito boa a sua iniciativa de comentar a pesquisa aqui no seu canal e também gostaria de lhe dizer que pessoas mais velhas, como eu, te acompanham e admiram o seu trabalho. Sempre fui leitora, mas as leituras coletivas do seu canal têm sido muito motivantes. Só tenho a agradecer.
Não fica triste não! Vc influenciou muito a resgatar meu gosto pela leitura! Adoro suas resenhas! E é um trabalho de formiguinha se for pensar no todo, mas se pensar em cada uma destas pessoas que vc conseguiu passar este amor pela leitura e transformar o mundo dentro delas vc fez um trabalho gigantesco!!!
Eu amo ler, sou viciada e desde criança. Ninguém me influenciou a ler, meus pais nunca foram leitores, mas eu me recordo que quando criança eu amava deitar no chão das livrarias e ler livros, lembro que li toda série Vagalume da Ática como meus primeiros livros significativos e pegava tudo que podia na biblioteca do colégio. Descobrir seu canal e da Antofágica foi uma maravilha. Esse ano li acima da média pois geralmente leio 15 a 16 livros por ano, esse ano por causa do isolamento, já passei dessa média.Só leio livros físicos, não me adaptei a e-books e nem audiolivros, pois não consigo concentrar no áudio. Não tenho redes sociais, exceto visitas ao UA-cam. Minha Netflix é solitária mas sou super fã, mas assisto nas madrugadas. E agora estou lendo Madame Bovary, excelente !!!!
Com certeza mudará este dado na próxima pesquisa. O trabalho é de formiguinha... mas acontece devagar e sempre! Às vezes demora anos.. não desanime! Eu mesma... conheci estes canais neste ano... e tem me influenciado muito... (a partir de 2020). Comprei muito... listas enormes... e lendo bastante.
Viciado (a) em celular, sim, devia ser uma espécie em extinção, e não leitores vorazes. Até porque ficar conectado (a) o tempo inteiro à tela do smartphone virou doença, porém ninguém nota! Enquanto isso, em várias livrarias os livros continuam aquela fortuna!
Não entendi seu comentário, se 99% dos brasileiros utilizam o celular, pq não tirar proveito disso e ler pelo aparelho?
@@chacomleite246 vou falar por mim: eu sou uma viciada em celular, mas acho muito difícil ler um livro inteiro por aqui pq fico tentada à ir pros apps de redes sociais, assistir vídeos, jogar, responder mensagem, etc.
Por isso prefiro ler ivro físico ou ler no Kindle (q não tem distrações lá).
@@chacomleite246 Ele falou sobre o vício em celulares (vício é algo ruim, disso todo mundo já sabe) e ele diz que ninguém nota que muita gente está viciada em celulares e que não leem mais por causa disso.
A pesquisa me surpreendeu, principalmente sobre a leitura digital. Eu comprei o Kindle, mas não consegui me adaptar, sou daqueles que preferem o livro papel.
LER É FUNDAMENTAL LER É BOM #DEFENDAOLIVRO
Parabéns Isa, por trazer temas importantes pro canal.
Modéstia parte sempre fui um grande leitor desde a infância. Hj leio bem menos do q outrora. Muito pelo trabalho, filhos... Sim o Brasil não é um país de leitores. Nunca foi. Com a degradação da educação e do imediatismo das redes sociais, a leitura vai ser algo cada vez mais raro. E por fim, mídia física que é, o livro será infelizmente um "animal" em extinção. Torço pra que isso não ocorra, embora, olhando friamente me parece algo inexorável. E por último mas não menos importante, parabéns pelo seu trabalho Isabella. E muito obrigado.
Continue com o seu trabalho linda Isa, com este tipo de incentivos certamente os leitores nunca se irão extinguir
Isa, assisti atentamente esse vídeo. Sou professor de Geografia há 27 anos e trabalho com adolescentes de Ensino Médio e com educação de jovens e adultos e moro em São Paulo.
Vou fazer algumas considerações sobre essa pesquisa.
1) Quanto aos adolescentes de hoje percebo claramente que a internet como um todo e o vídeo game (principalmente entre os meninos) é um super concorrente para a leitura. Porém, a internet também propiciou, principalmente para quem não mora em grandes cidades, o acesso aos livros, através do celular ou compra em sites como a Amazon. Tenho a mesma impressão do que o resultado da pesquisa. O número de leitores em geral caiu, porém entre os leitores, o número de livros lidos aumentou porque hoje é mais fácil ter acesso a um livro do que até os anos 90. Quando comecei a minha carreira em 1994 era comum quando ia ao interior visitar meus pais, levar livros comprados aqui em São Paulo para amigos por falta de acesso a eles.
2) Por incrível que pareça, apesar do número de inscritos no seu canal e de outros booktubers ter aumentados muito nos últimos cinco anos, vocês ainda são desconhecidos do grande público, inclusive entre professores de língua portuguesa. O mesmo público que assiste ao seu canal também assiste aos de vários outros booktubers, já que a maioria dos vídeos são curtos. Só que quando mais o tempo passar a tendência e o público de vocês aumentarem muito porque essa geração que tem 20 anos hoje vai envelhecer (e continuar assistindo os canais de vocês) e uma nova geração leitora conectada vai surgir tendo o hábito de assistir os booktubers. Eu mesmo já indiquei o seu canal e de outros booktubers para dezenas de pessoas, inclusive professores.
Isa, sempre fui leitor. Leio em média 30 livros por ano. Sabe como foi que descobri o seu canal? Até 2015 eu nem sabia que existiam canais de booktubers na internet. Estava doente de cama ouvindo rádio. Então na rádio Bandeirantes, você deu uma entrevista ao jornalista Marcelo Duarte falando sobre o seu canal. Entrei na mesma hora no UA-cam e me inscrevi no seu canal e por tabela em mais alguns outros. Fui uns dos seus primeiros 5 mil inscritos. De lá para cá desandei a comprar livros por indicações de vocês e os indico para todo mundo. Os meus vídeos preferidos são as retrospectivas dos melhores livros do ano ou do semestre.
Parabéns pelo seu trabalho.
Estou lendo o clássico "O triste fim de Policarpo Quaresma", de Lima Barreto !
Eu baixei o ebook hoje de manhã na Amazon ^^
@@fernandameneguitefernandes2887 aí sim
Li para o vestibular e não tive tanto proveito. Estou relendo esses clássicos agora (O cortiço, Memórias póstumas...). Relerei Triste fim em breve também :)
@@vitorfernandes5514 certo
Assim que eu terminar essa leitura, vou começar a ler "Os Sertões", de Euclides da Cunha. Aí então encerrarei meu ano literário !
Posso afirmar que voltei a ler MUITO por sua influência. Tinha vontade, mas também dizia que não tinha tempo. Sua paixão me instigou a procurar títulos novamente. :)
Não existe nada melhor que uma mulher culta, centrada e inteligente...
Mas pra um governo que não apoia em NADA a educação, esses resultados já seriam esperados.
inclusive, um justifica o outro
Vídeo esclarecedor, Isa! Obrigado por trazer esse conteúdo de qualidade para nós! Só para concordar com você nos dados expostos, só passei a ler quando fiz disso uma prioridade na minha vida, desinstalei do celular meu Twitter e Instagram, exclui meu Facebook e baixei um aplicativo de concentração para limitar meu tempo no celular (Forest o nome dele), ler mudou minha vida, especialmente na quarentena, e me dói o coração ver pessoas passando por essa pandemia gastando até 8 horas por dia no celular, então novamente agradeço a você e outros UA-camrs que acabaram se tornando meus amigos de clube do livro, mesmo que você nunca tenha ouvido falar de mim saiba que sou muito grato a você pelo conteúdo postado no seu canal e por me apresentar tantos autores e livros maravilhosos, obrigado mais uma vez por esse conteúdo incrivel do seu canal
Esse final me lembrou o livro Fahrenheit 451, onde as pessoas ficavam o dia todo naquela TV, que na verdade era uma rede social porque ela era interativa entre os telespectadores.
no caso a minha volta, o povo não lê por preguiça, mesmo, é audiovisual para não ter o esforço de ler e conhecer mais coisas rs qr tudo na mão (até terceirizar raciocínio), vejam só. já no meu caso, é por falta de dinheiro (aceito doações) e as bibliotecas públicas são em cada cantão daq da cidade q ia ter q pegar um mapa, ter pessoas q sabem onde tem e indicam, pegar um ônibus e ter disposição de livros lá. graças a feira do livro daq, com preços "acessíveis", a gente tem mais acesso aos livros q são sobra da sobra (de várias reutilizações de sobras) dos eventos dos livros lá do riocentro, porém não é tão divulgado, pegando a maioria, q passa pelo calçadão do centro da cidade de nova iguaçu, de surpresa e ainda com livros nem tão atraentes em seus títulos e objetivos, e tmbm não há clássicos (assim como as roupas de marcas de lojas grandes e famosas). obs.: se eu pudesse, moraria numa livraria ou em uma biblioteca, mas sem condições não dá rs.
E no caso na minha volta mesmo, as pessoas tem prioridade em gastar dinheiro e passar o tempo com bebidas, festas, má alimentação, compras compulsivas. Fiquei muito surpreso que essas coisas não ficaram acima de assistir tv lá na pesquisa no vídeo.
2019 não tava nada normal, desemprego record, diminuição do poder de compra, enfim, já começávamos a cair....
Mas comparado à esse ano né..
Pior né? Já em 2019 teve gente que entre comprar livros e comida, teve que ficar com a comida, pois foi em 2019 que o pesadelo da vida difícil começou ou foi acentuada pra muita gente. 💔
Acho que a Isa quis dizer quando falou em pandemia era a respeito da quarentena, situação anormal em que muita gente ficou socado dentro de casa. Com relação a falta de grana, isso sempre existiu. Só piorou.
Viver num país de leitores? Onde nas escolas crianças de 9 anos mal sabem ler ou escrever? Como?
Escolhido o livro para leitura. O que mais me influência é a qualidade da página. Gosto de páginas amareladas e uma boa diagramação. Escolho a edição por isso.
Até o ano passado eu estava distante do mundo da leitura, lendo apenas artigos científicos, e livros relacionados ao trabalho. Este ano, por causa da pandemia retomei meus hábitos de leitura, e com certeza esse canal foi um combustível para que eu buscasse sair da minha zona de conforto e lesse livros diferentes dos quais eu há muito tempo estava habituada. Obrigada Isabella. ❤️
eu sempre gostei de ler porque minha mãe me incentivava e lia pra mim e comigo quando eu era pequena, desde muito antes de eu aprender a ler até. É verdade sim, tem gente que gosta e gente que não gosta mas se os pais incentivam desde o início, a mudança é grande!! e o preço dos livros afeta muito, obviamente kkkkk
não tá certo isso, todo mundo devia poder ler e não só quem tem dinheiro ou acesso :/ um preço mais acessível já mudava muito a situação, eu acho
Parabéns, Isa. Vídeos como esse são fundamentais para que pensemos a nossa sociedade. A literatura é o mundo e nós, enquanto leitores, não podemos nos encerrar em torres de marfim.
Que vídeo fantástico!! Sempre com os melhores conteúdos
As duas únicas pessoas que conversavam sobre livros comigo, não tem lido nada a meses, aqui na quebrada onde moro então ninguém quer saber de leitura. As pessoas até acham estranho quando estou lendo. triste.
Onde moro também, ver uma pessoa quieta, sozinha e lendo um livro pq quer é esquisito, as vezes até engraçado
Claro, para um lugar ser chamado de quebrada, para mim não dá para se esperar disciplina vinda de um lugar desses.
Espero que o leitor/a nunca entre em extinção. Seria triste demais
Apesar dos números serem baixos acho quase impossível entrarmos em extinção.
@@sandrosilva5447 sei lá. Aprendi não duvidar de nada nessa vida
Estamos cada vez pior; e os dados da pesquisa, se errarem, erram pra mais, pois muitos mentem por vergonha quando são questionados.
Seu trabalho é incrível! Foi o canal que eu cheguei, fiquei e permanecerei, e que me influencia muito como leitora. Infelizmente sinto como se estivéssemos entrando em uma nova idade média, mas com tecnologia nas mãos... Se assim for, que não demore de chegar a renascença. Sigamos!
Eu sempre fui uma pessoa solitária. E isso nunca foi realmente algo danoso pra mim. Dos livros que eu leio, alguns não são mais populares, outros nunca foram populares mesmo. O mesmo posso dizer sobre música e conteúdo audiovisual. Eu sempre fui muito introspectiva e introvertida e eu fico bem assim. Eu gosto de ouvir do que os UA-camrs gostam de fazer e tal (eu sou aberta pra opiniões de qualquer um, desde que sejam de fato opiniões), mas não sou uma pessoa de conversar.
A correria, as distrações,a rotina tudo era empecilho para a minha leitura, nessa pandemia a leitura foi minha válvula de escape. Li 30 livros em 6 meses e participar de grupos de leitura tem me estimulado muito, inclusive canais como este! Espero continuar após esse período de pandemia, quando voltar a trabalhar fora. Preocupante os dados da pesquisa.
Graças ao seu canal, há, com certeza, um número maior de leitores. Seu trabalho é ótimo e importante.
Força, Isa!
Encontrei o seu canal há mais ou menos um ano e ele me motivou a intensificar o hábito de leitura. De lá pra cá, consegui ler 17 livros, muitos deles por causa de suas resenhas.
Obrigado Isa, vc é nossa maior influenciadora, estou sempre participando das leituras coletivas e sempre consulto seu canal p minhas compras de livros
Acho que o incentivo da leitura vem de berço. Se a família não oferece livros para as crianças, dificilmente serão bons leitores no futuro.
Falta de acesso não acho que justifica. Só não lê quem não quer com tantas bibliotecas públicas no Brasil e livros disponíveis online.
Até o exato momento li 32 livros.
@Pedro Escobar sim, entre livros físicos e digitais foram 32 até o exato momento.
Acho que pra população adulta que trabalha, manter o hábito da leitura é um desafio porque o ritmo de trabalho suga todas as energias. Ao fim do dia, a pessoa só quer sentar na frente da TV e ficar rolando o feed do celular. Eu tento acordar meia hora mais cedo pra ler, funciona um pouco e às vezes.
Parabéns pela análise da pesquisa. Gostei demais quando você citou a importância da valorização do professor, bem remunerado, para formar futuros leitores, quando você analisou o item 'Indicação do último livro por faixa etária'. Meus alunos leem, no mínimo, 6 livros por ano. É muito pouco, mas é uma semente plantada.
Adorei o vídeo. Muito importante tudo o que você abordou, Isa.
Vídeo super necessário! Muito obrigada, Isa, pela análise da pesquisa.
Eu li muito até os 12 anos, lia qualquer coisa, nunca cheguei a ter um romance em mãos, eu lia mais revistas, porque era o que tinha e o que eu mais ganhava, devorava tudo que o desse pra ler.
A partir do momento em que passei a ter acesso à computador, console, redes sociais, o UA-cam e etc, a leitura sumiu da minha vida. Eu até lia matérias científicas e de História na internet, mas fui ficando cada vez mais imediatista e preguiçoso pra ler, preferindo ler corpos de texto cada vez menores, até desistir de ler até as matérias. Me afundei nas redes sociais e nem posts longos eu tava lendo mais.
Seu canal tá me ajudando bastante a ver leitura como algo positivo. Tô lendo contos do Edgar Allan Poe e eles me ajudaram demais a adquirir interesse por ler de novo, seu canal serve de suplemento pra não desanimar.
Tô tentando combater o fantasma do imediatismo, acho que nossa geração não tem um futuro muito bom se se render à isso...
Isa, eu tive um ensino péssimo, a escola pública onde estudei nunca indicou um livro, comecei a trabalhar cedo no ensino médio, como muitos alunos. Fui para faculdade e também sofri por falta de bagagem, comecei a ler com 35 anos, hoje tenho 38 e me pergunto as vezes onde eu estava esse tempo todo.
Incentivo a leitura veio do UA-cam buscando resenha de canais.
Adoro seu canal, parabéns.
Acho que algo interessante seria descobrir onde esses amigos e professores, que são tão influentes, descobriram os livros que gostam de indicar. Acho que aqui a influência da editora e dos criadores de conteúdo são muito maiores, elas atingem esse primeiro círculo de pessoas que propagam a indicação.
Amo livros desde de pequena meu forte sao biografias e histórias estou com um bom ritmo de leitura, estou achando os livros mais baratos estou doando alguns livros porque comprei bastante estou louca mas amoo kkk. A Netflix ajuda muito nessa queda devido as adaptações serem traduzidas em filmes e séries.
Essencial esse tipo de conteúdo para vermos a realidade brasileira. Resultados muitos chocantes. Gratidão por essa análise e por deixar essa reflexão.
Sonho com um dia em que ler será considerado algo tão comum de se fazer quanto o feito mais comum dos fazeres cotidianos. Ler é maravilhoso, nos traz vontade, reflexão, imaginação, sensações deliciosas até uma espécie de êxtase. Seu trabalho é maravilhoso!
Isabela, posso dizer que sou um estranho no ninho, pois sou um leitor em uma casa que nunca foi muito de ler (livros pelo menos), minha média até alguns anos atrás era de 04 livros mês, a medida que as reponsabilidades e os estresses do dia a dia se assoberbaram, me fizeram diminuir esse ritmo. Quanto a influenciar, tenho uma sobrinha que começou a ler ao me ver lendo, e quando lecionava (História) sempre sugeria algum romance que estivesse ambientado no assunto que estava ensinando, por exemplo, quando falava de Egito, sugeria lerem Christian Jacq, quando falando da Grécia, Homero, etc.
Hoje venho lendo um pouco digital e um pouco em livros físicos que ainda possuo, porém a tendência é partir para a versão digital mesmo (questão de espaço), e acredito que não vou servir muito como exemplo para sobrinhos e conhecidos, pois vão pensar que estou na internet.
Quanto as capas, realmente esse é um ponto interessante (tem seu peso), pois acabei de ler um livro (digital) que a capa me chamou a atenção, mas foi a sinopse do livro que me fisgou. Muitas vezes vejo livros com capas interessantes, mas ao ler a sinopse não me interesso tanto.
Sempre que posso indico livros para familiares e conhecidos, mas aí vem aquela famosa pergunta, você tem o livro para emprestar??? Nem sempre, como estou optando por livros digitais e venho lendo através do Kindle Unlimeted, na maioria das vezes, as pessoas acabam por desistir.
Olá Isabella, obrigado pelo ótimo conteúdo.
Infelizmente os dados expostos são o reflexo da educação no nosso país.
Mesmo com os números mostrando fatores como falta de tempo e outras coisas que concorrem com o livro, se nossa educação fosse melhor esses obstáculos teriam um peso menor do que os demonstrados.
Sei que cada família tem sua realidade, mas aqui em casa o estímulo à leitura sempre foi uma prioridade, fazemos de tudo para que minha filha de 11 anos e meu filho de 6 mantenham o interesse. Porém sinto uma dificuldade muito grande em ter certeza sobre o conteúdo ser próprio para as idades. Por conta disso recorri ao "booktube" para obter indicações de livros para minha filha, que é uma devoradora, consegui alguma coisa, mas nada direcionado.
Essa lacuna nos deu um propósito que tem nos ajudado desde o começo do isolamento. Ela decidiu indicar aqui no youtube os livros que leu para as crianças da mesma idade que ela e acabou que eu virei um funcionário do canal dela.
Não sei quanto tempo essa história de canal vai durar, mas uma coisa eu sei, ela adora ler e os efeitos disso vão acompanhá-la pelo resto da vida.
Entendo perfeitamente quando você diz ser um trabalho de formiguinha e por isso gostaria de agradecer mais uma vez. Obrigado!
Seu canal é maravilhoso, Isa. Adoro esses vídeos que não tratam de resenhas e dicas de livros, mas tudo que envolve o universo literário. Parabéns pelo trabalho e que você tenha cada vez mais reconhecimento, por que seu trabalho e sua dedicação merecem 👏🏽
A leitura é solitária, mas vc ajuda muito. Parabéns para vc é outros youtubers
seu trabalho é muito importante Isa, desde que conheci seu canal meu interesse por literatura aumentou exponencialmente. Tenho tentado ler um livro por semana recentemente, e passei de ler 4 livros por ano para ler 20 até setembro deste ano. Continue com esse trabalho maravilhoso 🥰
Obrigado Isabella! Muito interessante saber o perfil dos leitores e não leitores do nosso país. E para mim, atualmente, vocês booktubers são minha maior inspiração na escolha de um livro.
Isa amei essa pesquisa. Saiba que minhas leituras são indicações suas tá. Toda vez q assisto uma resenha do canal Ler Antes de Morrer, fico apaixonada pela história e escrevo na minha lista de desejos literária pessoal. Amo seu canal e seu trabalho!!! Minha filha tbm!!
Isa, foi seu canal que me salvou de uma ressaca literária que durou mais de um ano! O papel dos booktubers é, sim, muito importante
Eu sempre gostei de ler mas com o trabalho e a faculdade não tinha tempo e acabei perdendo o hábito. Conheci o seu canal em junho, em meio à pandemia, e fiquei muito animada. Gostei muito das resenhas e voltei a ler. Finalizei 8 livros desde junho, 4 foram indicações do seu canal... e alguns comecei e parei porque me interessei pelo outro rs... Obrigada pelo seu trabalho! Seu canal é sensacional!! S2
A leitura é um hábito difícil, que requer esforço, concentração e capacidade de sentir solitude. Não tem como competir com a velocidade das novas formas instantâneas de informação e entretenimento. Só se torna leitor quem realmente se esforça para isso. E no mundo contemporâneo, poucos estão dispostos a isso.
Depois que não é muito difícil recusar aquele grupinho social de festas para ler, se torna bem mais fácil se interessar por leitura.
Aprendi a ler aos 3 anos, meus pais sempre gostaram de ler. Não perca as esperanças! Seu trabalho e o de outros booktubers é muito importante!
Eu na minha experiência sinto mais emoção acho melhor de sentir a essência da história pela leitura . A leitura é mais forte pra tocar as emoções pra mim é assim. E tbm o entendimento e reflexão é mais profundo. Bjos . Não desanime.
Tenho o costume de presentear com livros, principalmente crianças. Alguns amigos que não gostavam de ler aprenderam por minha causa (segundo os próprios).
Nós leitores também podemos influenciar aqueles ao nosso redor sem esse hábito (maravilhoso)! Como a Isa disse, é um trabalho de formiguinha. Um projeto geracional, eu diria.