Eu não recomendo aos colegas que são servidores falarem nos respectivos órgãos que estão estudando para outro concurso não... O que já vi de servidor recebendo mais trabalho para atrapalhar o cara de sair do órgão não está escrito...
Estou muito satisfeito em ter entrado pós-reforma da previdência. Sobra-me, mensalmente, cerca de 1.200,00. Esse dinheiro, e mais uma porcentagem, invisto. Trabalho para esse valor se tornar uma vantagem futuramente, sem falar que não dependerei exclusivamente do Estado para minha aposentadoria.
Atualmente ganho um pouco mais fe 21k como Analista do MPU (B9). Antes era técnico do Judiciário da União. Estou agora planejando uma preparação médio prazo para o cargo de Auditor do TCU. Sobre as alíquotas, mudaram de 2020 pra cá. Agora é a partir de 14% e vai aumentando conforme a faixa salarial. As remunerações dos cargos de TODOS os tribunais federais, incluindo o TJDFT, e o MPU são exatamente as mesmas. Talvez o colega mencionou a remuneração do último concurso do STJ, no qual não tinha o acréscimo do auxílio alimentação no edital, bem como também não tinha a completação da segunda parcela do último reajuste.
Cara, se me permite, por favor, queria te perguntar uma coisa: quanto do trabalho do membro do MPU você realiza no seu turno cotidiano de trabalho? Sou analista administrativo de universidade federal e vejo com bons olhos essa carreira no judiciário e MP que é bem mais valorizada que a minha no poder executivo. Porém e aqui é a questão: na minha época da faculdade de direito, fiz estágios longos no Judiciário e Ministério Público estadual e, nesses lugares, o que mais eu presenciei foram analistas e técnicos fazendo praticamente "todo o trabalho" do juiz e do promotor cabendo à esses últimos somente participar das audiências... Isso me incomodou profundamente na época e por isso não fiz um concurso desse tipo. Hoje eu vejo que poderia ter feito e que estaria bem melhor financeiramente mas, de verdade, eu não sei se a coisa ainda permanece desse jeito. Valeu!
@@frankbasssinger1894 Olá, Frank. Eu sou da área meio: Analista de Gestão Pública do MPU, lotado no MPF(o equivalente ao cargo de Analista Judiciário Área Administrativa - AJAA, do Judiciário da União). Olha, pra ser sincero, eu não me recordo de colegas da área jurídica reclamarem sobre situações deste tipo. Eu vim da área eleitoral e o serviço lá é super tranquilo. O juiz de Direito (estadual) assume a função Eleitoral, mas de fato o Analista Judiciário faz boa parte das análises preliminares de cada caso. Por isso, ele recebe, além dos seus 16k inicias, mais uma função de chefe de cartório, de mais R$ 5 mil. Só em período eleitoral, a partir de julho, que o trabalho é mais intenso e todos os prazos são corridos, fatais e improrrogáveis. Já aconteceu da assessora de gabinete do juiz eleitoral, me informando da urgência de eu ir no cartório, às 23h30, para transmitir um "fax símile" para uma parte de um processo de representação (propaganda eleitoral irregular), pois o prazo era de 24 horas e o juiz estava fora da cidade e estaria em viagem, e só naquela seria possível dar conhecimento da sua decisão. Tirando isso, foi só essa ocasião. No geral o juiz não te amola não... só não sei nos casos da justiça estadual e nos TRTs e TRFs. Aqui no MPF não vejo o pessoal do jurídico comentando muito sobre isso não... acredito que seja bem mais tranquilo do que no judiciário estadual, bem como também varia muito de membro para membro.
@@r063rio Bom, você deve estar falando do colega acima o qual estamos respondendo nos comentários. No meu caso não tenho CG, FG's, etc atualmente, já tive no passado quando fui chefe de setor por alguns anos na universidade mas, como vi logo que não valia à pena, resolvi renunciar para estudar e ter um aumento de salário permanente: coisa que consegui com o mestrado e doutorado. Mas, mesmo assim, ganho 10 mil hoje em dia depois de quase 20 anos e de ter estudado muito hehe Cara, não devia ter ido nesse caminho, se eu tivesse continuado a estudar para concursos (tarefa que retomei recentemente) sei que hoje estaria melhor. De qualquer forma, o meu ponto aqui nesses comentários é essa questão que eu sei que acontece bastante: analistas e técnicos do MP e Judiciário, em todos os níveis, acabam fazendo uma parte enorme do trabalho dos membros e isso é desanimador! Eu conheço pelo menos um juiz e um promotor de justiça estadual que apenas "fazem audiências" e trabalham o mínimo possível já que os acessores, seja do pessoal da carreira ou dos comissionados, cuidam de todo o trabalho.
@@frankbasssinger1894 sim, analista do MPU e Tribunais ganham mais ou menos o mesmo valor, e tirando o pessoal antigo ou em fim de carreira, nenhum servidor q não tenha uma boa função comissionada ou CJ ganha 21k. A postagem dele da a entender isso, entao, eu quis corrigir.
Para quem tem uma noção de direito e vem de um curso superior de exatas, o que seria mais rápido de ter êxito na aprovação ? analista em tribunal ou área fiscal ?
As melhores opções com uma baita remuneração aliada a independência funcional, autonomia, inamovibilidade e etc são os concursos para promotor de justiça, procurador, juiz e similares.
47:35 Alguém sabe mais detalhes desse NOVO reajuste do judiciário federal e MPU neste ano? Só sei do PCS em andamento, com último reajuste em fevereiro de 2025.
Novo reajuste não ouvi falar, ouvi falar de dois pedidos: 1) antecipar a última parcela para esse ano ainda. 2) alterar os valores e percentuais do AQ. Reajuste mesmo, não tem previsão alguma pelo menos no curto prazo. Tem projetos de nova reestruturação da carreira, mas ainda incipiente.
Essa última parcela de reajuste (fev/2025) não é de nenhum PCS. O 'novo PCSS' até agora só tem um anteprojeto de lei, sem expectativas ainda de aprovação do STF. Só aí depois é que pode virar de fato um PL e ir para o CN.
17:00 Professor... Por favor né..... da onde que essa mudança da aposentadoria integral para a parcial + complementar seria melhor que a aposentadoria integral?.... mesmo colocando a diferença de recolha atual (para menos) em previdência privada... jamais vai dar um valor maior que uma aposentadoria integral..... qualquer investimento no Brasil de baixo risco no máximo que vai garantir é 1% ao mês de rentabilidade.... e o cidadão ainda tem que tirar a inflação e fazer um aporte de reinvestimento para manter o montante investido.... Não tem como enxergar isso com bons olhos.... por favor.... o governo deu um puta de um tombo no servidor com essa mudança na previdência..
O que é melhor depende muito do caso. Eu ingressei no serviço público federal em 2008 e recebo abaixo do teto. Mas eu passando em outro concurso vou calcular se vai ser melhor ir para a Funpresp ou continuar no atual regime. No que eu tô, que são dos servidores que ingressaram após 2003, a aposentadoria é calculada com a média de todos os proventos e não com o último salário e essa média só será 100% se eu for me aposentar com 66 anos e hoje tenho 42. No meu caso, dependendo de quando eu seja nomeada em um cargo de alto nível, pode ser que fazer uma previdência complementar aderindo ao Funpresp seja melhor...
@@cybelleleao Sim, depende muito do caso... mas nem se compara com quem entrou antes de 2003... integralidade e paridade é o néctar.. quem entrou depois de 2003 daí tem que fazer essa média e analisar se vale a pena...... Eu já contribuo acima do teto faz 4 anos e tenho essa complementar aí.. mas a previ complementar é um engodo.. no final da recolha dá uns 2 mil a mais acima do teto para a aposentadoria do servidor (no meu caso né... se a carreira tem um padrão de renda mais alto... vai dar um pouco mais.. mas é mixaria).... Sem falar na maneira com que fazem o cálculo para você pegar os valores quando completar os requisitos; ou vc pega o montante todo... ou vc pega parcelado.... com base em uma expectativa de vida... ou seja.... dividem o valor arrecadado por uma idade teórica.. 80 anos... se vc viver até 81 anos... já não recebe mais da complementar, rs, bizarro....
@@edwardseabrajunior3644 realmente para quem entrou antes de 2003 é bem melhor mesmo. Já vi algumas lives de professores e um deles falou que permaneceu no regime que eu tô atualmente e ele até explicou como fazer para permanecer
Eu não recomendo aos colegas que são servidores falarem nos respectivos órgãos que estão estudando para outro concurso não... O que já vi de servidor recebendo mais trabalho para atrapalhar o cara de sair do órgão não está escrito...
Professor é tão brabo que o CR7 e Djavan querem fazer mentoria com ele rsrs. Parabéns, prof. você é o cara!
E o concurso da SUSEP? Não quero sair do RJ. Seria uma opção? Já sou técnica administrativa no MPU.
Estou muito satisfeito em ter entrado pós-reforma da previdência. Sobra-me, mensalmente, cerca de 1.200,00. Esse dinheiro, e mais uma porcentagem, invisto. Trabalho para esse valor se tornar uma vantagem futuramente, sem falar que não dependerei exclusivamente do Estado para minha aposentadoria.
Atualmente ganho um pouco mais fe 21k como Analista do MPU (B9). Antes era técnico do Judiciário da União. Estou agora planejando uma preparação médio prazo para o cargo de Auditor do TCU.
Sobre as alíquotas, mudaram de 2020 pra cá. Agora é a partir de 14% e vai aumentando conforme a faixa salarial.
As remunerações dos cargos de TODOS os tribunais federais, incluindo o TJDFT, e o MPU são exatamente as mesmas. Talvez o colega mencionou a remuneração do último concurso do STJ, no qual não tinha o acréscimo do auxílio alimentação no edital, bem como também não tinha a completação da segunda parcela do último reajuste.
Cara, se me permite, por favor, queria te perguntar uma coisa: quanto do trabalho do membro do MPU você realiza no seu turno cotidiano de trabalho?
Sou analista administrativo de universidade federal e vejo com bons olhos essa carreira no judiciário e MP que é bem mais valorizada que a minha no poder executivo.
Porém e aqui é a questão: na minha época da faculdade de direito, fiz estágios longos no Judiciário e Ministério Público estadual e, nesses lugares, o que mais eu presenciei foram analistas e técnicos fazendo praticamente "todo o trabalho" do juiz e do promotor cabendo à esses últimos somente participar das audiências...
Isso me incomodou profundamente na época e por isso não fiz um concurso desse tipo.
Hoje eu vejo que poderia ter feito e que estaria bem melhor financeiramente mas, de verdade, eu não sei se a coisa ainda permanece desse jeito.
Valeu!
@@frankbasssinger1894 Olá, Frank. Eu sou da área meio: Analista de Gestão Pública do MPU, lotado no MPF(o equivalente ao cargo de Analista Judiciário Área Administrativa - AJAA, do Judiciário da União). Olha, pra ser sincero, eu não me recordo de colegas da área jurídica reclamarem sobre situações deste tipo. Eu vim da área eleitoral e o serviço lá é super tranquilo. O juiz de Direito (estadual) assume a função Eleitoral, mas de fato o Analista Judiciário faz boa parte das análises preliminares de cada caso. Por isso, ele recebe, além dos seus 16k inicias, mais uma função de chefe de cartório, de mais R$ 5 mil. Só em período eleitoral, a partir de julho, que o trabalho é mais intenso e todos os prazos são corridos, fatais e improrrogáveis. Já aconteceu da assessora de gabinete do juiz eleitoral, me informando da urgência de eu ir no cartório, às 23h30, para transmitir um "fax símile" para uma parte de um processo de representação (propaganda eleitoral irregular), pois o prazo era de 24 horas e o juiz estava fora da cidade e estaria em viagem, e só naquela seria possível dar conhecimento da sua decisão. Tirando isso, foi só essa ocasião. No geral o juiz não te amola não... só não sei nos casos da justiça estadual e nos TRTs e TRFs. Aqui no MPF não vejo o pessoal do jurídico comentando muito sobre isso não... acredito que seja bem mais tranquilo do que no judiciário estadual, bem como também varia muito de membro para membro.
@@frankbasssinger1894 vc deve ter uma CJ pra ta ganhando isso ne? Sem CJ nao chega nisso nao.
@@r063rio Bom, você deve estar falando do colega acima o qual estamos respondendo nos comentários. No meu caso não tenho CG, FG's, etc atualmente, já tive no passado quando fui chefe de setor por alguns anos na universidade mas, como vi logo que não valia à pena, resolvi renunciar para estudar e ter um aumento de salário permanente: coisa que consegui com o mestrado e doutorado.
Mas, mesmo assim, ganho 10 mil hoje em dia depois de quase 20 anos e de ter estudado muito hehe
Cara, não devia ter ido nesse caminho, se eu tivesse continuado a estudar para concursos (tarefa que retomei recentemente) sei que hoje estaria melhor.
De qualquer forma, o meu ponto aqui nesses comentários é essa questão que eu sei que acontece bastante: analistas e técnicos do MP e Judiciário, em todos os níveis, acabam fazendo uma parte enorme do trabalho dos membros e isso é desanimador!
Eu conheço pelo menos um juiz e um promotor de justiça estadual que apenas "fazem audiências" e trabalham o mínimo possível já que os acessores, seja do pessoal da carreira ou dos comissionados, cuidam de todo o trabalho.
@@frankbasssinger1894 sim, analista do MPU e Tribunais ganham mais ou menos o mesmo valor, e tirando o pessoal antigo ou em fim de carreira, nenhum servidor q não tenha uma boa função comissionada ou CJ ganha 21k. A postagem dele da a entender isso, entao, eu quis corrigir.
Para quem tem uma noção de direito e vem de um curso superior de exatas, o que seria mais rápido de ter êxito na aprovação ? analista em tribunal ou área fiscal ?
As melhores opções com uma baita remuneração aliada a independência funcional, autonomia, inamovibilidade e etc são os concursos para promotor de justiça, procurador, juiz e similares.
Eu estou NEGATIVADA 😅
E a SUSEP para quem não quer sair do RJ?
Já sou técnica no MPU.
O pessoa da Justiça já teve uma amarração de reajuste ano passado e ficou: 6% 2023, 6¨%2024 e 6%2025;;; Se sair prposta é em 2025 pra receber em 2026
47:35 Alguém sabe mais detalhes desse NOVO reajuste do judiciário federal e MPU neste ano? Só sei do PCS em andamento, com último reajuste em fevereiro de 2025.
Novo reajuste não ouvi falar, ouvi falar de dois pedidos: 1) antecipar a última parcela para esse ano ainda. 2) alterar os valores e percentuais do AQ.
Reajuste mesmo, não tem previsão alguma pelo menos no curto prazo.
Tem projetos de nova reestruturação da carreira, mas ainda incipiente.
Essa última parcela de reajuste (fev/2025) não é de nenhum PCS. O 'novo PCSS' até agora só tem um anteprojeto de lei, sem expectativas ainda de aprovação do STF. Só aí depois é que pode virar de fato um PL e ir para o CN.
@@arthuralves6940 obrigado! Acho que é isso mesmo o que você elencou.
Quais são os valores e como funciona a mentoria?
17:00 Professor... Por favor né..... da onde que essa mudança da aposentadoria integral para a parcial + complementar seria melhor que a aposentadoria integral?.... mesmo colocando a diferença de recolha atual (para menos) em previdência privada... jamais vai dar um valor maior que uma aposentadoria integral..... qualquer investimento no Brasil de baixo risco no máximo que vai garantir é 1% ao mês de rentabilidade.... e o cidadão ainda tem que tirar a inflação e fazer um aporte de reinvestimento para manter o montante investido.... Não tem como enxergar isso com bons olhos.... por favor.... o governo deu um puta de um tombo no servidor com essa mudança na previdência..
O que é melhor depende muito do caso. Eu ingressei no serviço público federal em 2008 e recebo abaixo do teto. Mas eu passando em outro concurso vou calcular se vai ser melhor ir para a Funpresp ou continuar no atual regime. No que eu tô, que são dos servidores que ingressaram após 2003, a aposentadoria é calculada com a média de todos os proventos e não com o último salário e essa média só será 100% se eu for me aposentar com 66 anos e hoje tenho 42. No meu caso, dependendo de quando eu seja nomeada em um cargo de alto nível, pode ser que fazer uma previdência complementar aderindo ao Funpresp seja melhor...
É por causa da contribuição patrocinada.
Mas para quem é jovem e vai ingressar agora em cargo de alto nível não consigo ver vantagem nesse atual regime 🫠
@@cybelleleao Sim, depende muito do caso... mas nem se compara com quem entrou antes de 2003... integralidade e paridade é o néctar.. quem entrou depois de 2003 daí tem que fazer essa média e analisar se vale a pena...... Eu já contribuo acima do teto faz 4 anos e tenho essa complementar aí.. mas a previ complementar é um engodo.. no final da recolha dá uns 2 mil a mais acima do teto para a aposentadoria do servidor (no meu caso né... se a carreira tem um padrão de renda mais alto... vai dar um pouco mais.. mas é mixaria).... Sem falar na maneira com que fazem o cálculo para você pegar os valores quando completar os requisitos; ou vc pega o montante todo... ou vc pega parcelado.... com base em uma expectativa de vida... ou seja.... dividem o valor arrecadado por uma idade teórica.. 80 anos... se vc viver até 81 anos... já não recebe mais da complementar, rs, bizarro....
@@edwardseabrajunior3644 realmente para quem entrou antes de 2003 é bem melhor mesmo. Já vi algumas lives de professores e um deles falou que permaneceu no regime que eu tô atualmente e ele até explicou como fazer para permanecer
32:00 bem eu escolhendo a RFB em vez de tribunal. 😂😢
Negativo, mestre! A alíquota não é mais 11%
Agora é 14%
Abraço
No meu caso é mais de 15%...
DEPEDENDO DO SALARIO PODE CHEGAR ATÉ 16%, 17%
Dia 7 de setembro vai ser gigante o povo na rua pelo impeachment de lula e Alexandre moraes
Aqui é sobre concursos! Vc tá em que Planeta mesmo? Kkk
Que idiotice, aproveita esse canal e vai estudar!! Sai dessa!!
Que burrice.
Vai ser um fracasso gigante igual nas outras vezes 😂😂
@@andrefaaa, bem isso