Quando eu era criança eu tinha uma revista do Jacques Cousteau com vários peixes de grandes profundezas , fiquei encantada e fui contar na sala de aula, a professora provavelmente desconhecia e disse que era impossível ter peixe onde não há luz, passei de mentirosa
A ignorância e a persistência na mesma, é o que impede das mentes enchergarem além, vivendo em um mundo medíocre.Se a gente desconhece vai procurar para confirmar ou não.
Você pode conhecer um piloto de submersível e passar a vida inteira sem conhecer o James Cameton Ele fez 33 missões ao Titanic. e foi o primeiro homem a descer sozinho num batiscafo ao fundo da Fossa das Marianas em 2012, alcançando uma profundidade de 10 898 metros.. Estudou Filosofia na universidade, depois da universidade virou caminhoneiro, depois virou produtor/diretor de filmes produziu o filme Titanic. Promove expediões até hoje e é parceiro da National Geografic.
E foi justamente o James que falou claramente que a missão de buscas era teatro, que eles não tavam mais vivos e que o que se tinha que procurar estava no local onde desceram.
mas se eles não tivessem procurado a opinião pública cairia sobre eles. O que vc queria que eles fizessem ? Que falassem assim: Gente, ninguém vai fazer nenhuma busca. Já estão todos mortos ! Vc acha que as pessoas acreditariam nisso ?
e raramente alguém se lembra do magnífico Jacques Cousteau, pioneiríssimo nos estudos das profundezas maritimas, desenvolvedor de diversos equipamentos e submersíveis para suas pesquisas, estudos e vídeos fantásticos👏👏👏👏👏🙏🙏🙏🙏💞💞💞💞💞💞💞🙏
Ótimo esclarecimento, pois o mídia está idiotizando ,está experiência, fazendo deles os. Eneias . O atraso que a ciência vai sofrer , por falas sem conhecimento do assunto. Parabéns pelas informações com conhecimento de causa.
VCs acatam qualquer baboseira na internet.. Isso daí é só romantização de um caso burro, um acidente burro ... É turismo pronto e acabou... Há submarinos com finalidade científica fora desse ramo de turismo..
O intuito daquela viagem NÃO FOI CIENTÍFICO, nenhuma instituição em plena consciência de que haviam defeitos não corrigidos em um SUBMERSÍVEL enviaria uma máquina ao fundo do mar, e ainda TRIPULADA, o rombo que um acidente de submersível (para fins científicos) causaria não valeria o risco. É incrível como qualquer um pode vir e fazer uma PROPAGANDA para tentar encobrir o erro que uma empresa PRIVADA escolheu cometer sabendo das consequências. P.S.: Eu sei que os tripulantes assinaram um termo de consentimento e que eles viajaram por sua conta e risco, mas dizer essa viagem tem um caráter CIENTÍFICO para algo que claramente foi planejado com a bunda, me deixa indignada....
Resumindo: Mesmo com os problemas óbvios decidiram ir brincar no fundo do oceano deu merda morreram e ponto final, quero só ver quantos vídeos inúteis ainda vão fazer sobre esse negócio! E na minha opinião pessoal essa viagem valeu muito a pena sim, foram pra conhecer o Titanic mas acabaram conhecendo a tripulação olha que sorte! Foi uma viagem sem volta mas pelo menos não estão sozinhos!
@@ANONYMOUS-99994 kkk imagina só os diálogo deles, vai ser tipo assim. Tripulação do TC: "E aí menor como e que tu morreu e veio aqui pro fundo do mar?" A galera que morreu: "então menor a gente veio aqui pra conhecer os restos do Titanic, mas o submarino era experimental e acabou estouram e os caraio" Tripulação do TC: " Risos😂, caraio cês são burro mesmo hein" VAI SER TIPO ASSIM OS DIÁLOGOS!
Confesso que teria medo só de ficar num local tão apertado mas achei espetacular o que esse cara acabou explicitando, podcast mais útil que jornais! 😁😁👏🏻👏🏻👏🏻
Muito top. Fala o outro lado da experiência incrível de fazer uma viagem no oceano. Eu faria? Não, mas adquirir o conhecimento de quem já foi é enriquecedor.
Muito interessante ouvir a fala de alguém que conhece bem o assunto em meio a tantas asneiras que temos ouvido,quase sempre com a intenção de desqualificar a missão.
Quando ele falou de "uma das melhores empresas(7:48) lembrei da samsung quando eles lançaram aquele celular q explodia,e a samsung é uma das maiores do mundo,então nós podemos entender q até nas melhores empresas podem acontecer erros
Acredito que erro seria o submersível encostar no próprio Titanic e criar a fissura que fará a implosão do veículo. Construir o veículo sabendo da pressão que ele enfrenta devido a profundidade com 2 ligas do qual eu me informei, não assegura a vida das pessoas naquelas condições e ter um CEO dizendo que se focar em segurança, não existe exploração... Dá nisso!
Uma ressalva: o diretor da Ocean Gate que questionou a segurança desse projeto (na verdade experimental) foi demitido. E o proprietário que morreu dizia que investimento em segurança é desperdício. Eram grandes nomes envolvidos sim, mas a ganância e vaidade eram maiores que a preocupação com risco.
Sou investigador de acidentes aeronáuticos (com credencial emitida e válida). Nosso código de ética nos impede e a experiência nos impede de especular prematuramente sobre acidentes, essa é nossa conduta em qualquer área. Mas é possível dizer que você aponta uma importante questão relacionada à cultura de segurança da organização. Bom ponto nesse momento.
@Cármen,é isso aí eu assisti o vídeo do agora falecido que não queria na tripulação ex militares brancos de 50 anos o cara era etarista,racista e idiota.
Esse piloto devia ser entrevistado por toda a mídia. Tantas piadas e deboche com as vítimas do Titan. Muito bom ouvir um profissional falar com mto respeito sobre eles.
Concordo. Mas o que virou a opinião pública foi o fato de que praticamente no mesmo dia houve aquele naufrágio na costa grega, com centenas mortos (inclusive crianças), e a cobertura midiática foi praticamente nula.
@@michelmuller5183realmente foi triste esse barco dos imigrantes ter matado centenas. Mas de que adiantaria a mídia comentar? E outra, na internet todos os meios de comunicação estavam falando dessa tragédia. Com mídia televisiva ou sem, todos nós ficamos sabendo do mesmo jeito. É óbvio que a mídia escolhe as notícias que vai transmitir, mas independente do caso dos imigrantes, ou do Sub, não se salvaria ninguém. O que fica é só assunto e mais pro povo ficar comentando por dias, depois...nada de novo...
@@AliceECrisOliveira Se não adianta comentar sobre os imigrantes... de que adianta falar de 5 pessoas que explodiram de dentro pra fora em um submarino, sabendo que isso é só mais uma segunda feira em expedições de alto risco? Claro que adianta o barulho da mídia. Imigração ou importação de mão de obra escrava? Sob quais condições foram levados? Foi ilegal? Se for ilegal, que cartel está mobilizando isso? A partir do barulho da mídia certas coisas podem ser combatidas, ou no mínimo minimizadas. E como não foi muito alardeando não estamos lotados de especialistas analisando o caso como o do submarino.
Não faço piada mas essa entrevista não mudou em nada a minha opinião .. se existe protocolo de segurança e certificação para a embarcação pouco importa o propósito da viagem .. é ignorância sim correr esse risco num submersível não inspecionado E mais ainda desinformado ou ignorante quem compara esse tipo de risco com os do passado em caráter ainda evidentemente experimental
O que ocorreu precisa ser investigado e as causas se possível esclarecidas e tornadas públicas para que outros aventureiros não corram os mesmos riscos.
Muito interessante mesmo esse papo de vcs .. realmente, mesmo sabendo do que é possível encontrar de vida marinha no fundo do oceano, não imaginava que a viagem tbm proporcionaria essa experiência incrível. Aproveitando pra mandar um grande abraço à vcs e especial ao Marcos, grande amigo de infância. Sucesso pra vcs...
É possível imaginar as pessoas no início do século XX falando sobre aviões e fazendo os mesmos comentários que o pessoal faz sobre esse caso... "O ser humano não foi feito para voar", "pagaram caro para cair do céu", "Esses bilionários não tem nada melhor para fazer do que entrar num tubo de metal no céu?"...
Existem provas documentais sobre os alertas da comunidade de pesquisas oceânicas sobre os perigos desse submergivel. Creio que ele esteja falando dos demais submergiveis desta empresa, porque esse, não pode ser.
O caso é que a mídia cria um espetáculo e super atomiza a notícia. Vão inventando uma coisa em cima de outra. Provavelmente a metade do que saiu nas mídias foi deturpado
Se essa empresa era a mais gabaritada do mercado imagina as outras? Isso pq ela ja teve outros problemas com o mesmo submersível, problemas de comunicação, problemas de segurança, já teve que voltar depois de descer a poucos metros e ainda assim continuava fornecendo esses pacotes
Renata! Com 11 mil metros de profundidade, não tem motor, que consegue subir ou emergir debaixo, d,agua, Submarinos que desceu demais ficaram lá, exemplo! Submarino Nuclear Russo, ficou lá em baixo com os Tripulantes até hoje!
@@silvareis5525tem sim, existe um submarino que foi certificado para conseguir subir e descer 120% da profundidade do oceano, depois pesquisa, triton submarine
Dono era tão "responsável" que todo mundo do ramo diz que não podia usar fibra nesse submersivel ele mesmo dizia que não gostava das "regras" esse cara aí vem falar que o dono da ocean gate era referência, referência é quem segue as normas mínimas.
Os bilionários por alguns motivo armaram pra acreditar na morte, se não tem corpo ñ tem vítima. Daqui uns anos eles aparecem em algum canto por ai com outro nome
@@juliolima1650 ¬¬ a pressao é tanta que destroi coisas de fibra de carbono/titanio, OBVIO que nao vai sobrar corpo nenhum. Fora os animais que, mesmo que sobrasse alguma coisa, poderiam comer..
Os maiores especialistas do mundo, com anos de experiencia em submergiveis de grande profundodade falando que a Oceangate era uma merda, e vem um turista brasileiro falando que eles eram bons. Kkkkk por isso que esse pais é uma bosta
Os maiores especialistas do mundo, com anos de experiencia em submergiveis de grande profundodade falando que a Oceangate era uma merda, e vem um turista brasileiro falando que eles eram bons. Kkkkk por isso que esse pais é uma bosta
@@thiagoalves3379Quem é gabaritado para fazer esse tipo de inspeção? Não existe regulação sobre equipamentos tripulados de grandes profundidades. A imprensa solta groselha sem saber
@@Rafael-gk8gm “não existe” Fonte: minha cabeça .. Os tripulantes tiveram que assinar um termo .. vai dizer que o garoto de 19 anos era pesquisador, especialista ??? É mais uma groselha da mídia!???
Um dos melhores relatos, que já vi sobre o titan. Acredito que a curiosidade matou eles. devem ter tocado no titanic, e veio a danificar o casco do submersível. ( Romildo52 PG )
Quaaaaaaaase me convenceu! Se fosse antes da tragédia com certeza eu ia cair na tentação. 😅 Brincadeiras à parte, essa explicação mudou meus conceitos sobre o ocorrido.
O meu não mudou nada.. incentivar a pesquisa respeitando os protocolos de segurança é uma coisa.. ignorar o que já foi feito e experimentado há séculos, décadas pra inovar é um risco desnecessário Não acredito que o garoto por exemplo que entrou no submersível tenha esse conhecimento do qual ele falou
@@thiagoalves3379 mudei meu ponto de vista quanto ao interesse do pessoal ir. Sobre a questão da segurança que foi ignorada pela OG compartilho de seu ponto de vista.
"Eu não sou vendedor, sou colaborador". "Eu não sou corretor, eu sou consultor de imóveis". Eu não sou turista, eu sou um especialista de missão". Então tá.
O James Cameron por mais que não seja um cientista, pois não tem formação acadêmica, mas não deixa de ser um especialista, um explorador. É que nem o Jacques Cousteau não era cientista, mas suas exploraçãos ao fundo do mar se tornou um renomado explorador e inventor.
@@Vpinkrose Chamar turista de "especialista de missão" é papinho de vendedor de quinta categoria. Com essa afetação de superioridade fica ainda mais patético.
Os maiores especialistas do mundo, com anos de experiencia em submergiveis de grande profundodade falando que a Oceangate era uma merda, e vem um turista brasileiro falando que eles eram bons. Kkkkk por isso que esse pais é uma bosta
Que coincidência, acabei de vir de um vídeo de um entrevistado picareta no Monark, até comentei criticando, muda o vídeo e aí eu vejo esse cara falando coisas que eu nem imaginava e tudo com embasamento, que grata surpresa.
A vida humana não tem preço,todos sabemos. E a vida é irônica. Numa entrevista , o líder do Titan falou que não contratava branco e acima de 50 anos , porque queria criatividade. Ironicamente só branco e acima de 50 que fizeram a busca! Mas ninguém da mídia comenta isso.E um branco, James Cameron, declarou estar preocupado com a segurança deles. Mas…
Vc falou muito bem até uma parte do fundo do mar é muito bonito lindo mas tem uma parte que não se dar nem para ver a proprietária mão na sua frente por isso digo que o homem poderia se contentar com o que para ele foi oferecido e não buscar quebrar tantos limites a esse ponto 😢
Quem viajou nesse submersível não ia virar especialista em nada. O pessoal que ia recebia quase nada de instrução básica e durante a viagem não podia tocar em nada. Os que já foram relataram isso. Viajando de avião a gente não vira especialista em operação de aeronave. Nem comissário a gente consegue ser. Se a Ocean Gate é uma das melhores empresas dessa área, a situação é pior do que esses ditos especialistas dizem. Esse especialista é tão especialista que acreditava que a Ocean Gate era segura. Ignorou o que um funcionário divulgou há anos sobre problemas sérios na empresa com relação à segurança.
Olha respeito total o Marcos Palhares, achei ele MUITO fãnboy da OceanGate. E a parte que o Dono da OceanGate diz não investir em Segurança, a propaganda contra o estado da não fiscalização, o funcionário demitido? Aiai...
Quantos acidentes aconteceram até o homem chegar a Lua através de foguetes com investimentos de bilhões em segurança? Quantas gambiarras foram feitas até o homem chegar ao avião que conhecemos hoje? Para as empresas e para a humanidade a meta é muito simples, usar o mínimo de recurso possível e baratear o máximo para evoluir.🤷♂️ Você não faz o inacreditável na evolução humana sem se arriscar. Foram homens de coragem. Pra mim é muito difícil, assim como para a maioria da sociedade também.
@@edsonandradefran4984 a pergunta é,este mesmo que tirou o submergivel da água,por que não foram no primeiro dia do desaparecimento? Ninguém se tocou ainda?🤣🤣🤣 Tem coisa nisso!!
Turismo e ciência até podem se misturar - mas não se confundem. Acidentes acontecem quando medidas de segurança falham - No caso simplesmente não haviam medidas de segurança a ponto de levarem os passageiros - que não tinham nada a operar, mas apenas fazer selfies com celulares através da unica escotilha - a assinarem um termo de responsabilidade suicida. Ciência não é cometida a revelia da vida e a tentativa de chamar isso de qualquer outra coisa que não seja turismo imprudente põe em risco afastarmos, futuras gerações de cientistas sérios, esvaziando a área de pesquisa, ou, tanto pior, se promove o risco de criarmos pesquisadores que não se importem com as vidas de seus pares, financiadores, amigos, vizinhos ou, mesmo, cobaias.
Que diferença faz o valor do controle? É a mesma coisa que cx reclamar do valor de uma, culher de 2 reais sendo que ela cumpre a função de colocar a comida na boca!
A empresa não coloca ninguém em risco, os próprios passageiros se colocam em risco quando assinam o termo de responsabilidade, quem entra num troço daqueles, sabe exatamente o que pode acontecer. Muitas pessoas não conseguem entender que existe muita gente que gosta desse tipo de coisa extrema, correr certos tipos de riscos, e isso é um problema de quem escolhe. Eu não entraria numa dessas, mas eles escolheram entrar, então não tenho nada com isso, nem vou ficar fazendo críticas.
E logico que a maioria de nos, pobres mortais nao vamos ver essas coisas, ate porque, a maioria dos seres humanos estao preocupados em pagar as suas contas, e quando alguem morre fazendo uma coisa que nao esta nas listas de prioridades de 99.9% das pessoas, vamos considerar essa morte, uma forma estupida de morrer. Nada contra os ricos, ou contra os cientistas, e so uma forma de ver a vida de um cidadao comum.
@@cavalera0202 Uma so? Nao e estupido morrer lutando, nao e estupido, morrer por causa de uma doenca, de um acidente, ou porque o seu aviao caiu, mas entrar em uma latinha, mergulhar onde a pressao e de mil arranha-ceus em cima de voce, e praticamente uma morte planejada. Nao gostou do meu comentario, ou gostou tanto, que pediu bis?🤣
Cara acho q vc falou TD resumiu MT bem. A realidade da maioria das pessoas é outra, MT difícil q uma pessoa comum se tivesse a grana q esses caras tinham iria embarcar numa dessa.
Penso que risco e estupidez é relativo. O que difere um rico que faz uma aventura de elevado risco, como no acidente do submarino E um pobre que faz vai em uma balada dos traficantes, e acaba brigando um por acidente? As duas formas são perigosas, a diferença está no dinheiro.
Estamos falando de pessoas que arriscam sua vida pra fazer coisas incríveis, como colocar um satélite em órbita pra depois vc poder assistir seu futebol, usar seu celular e milhares de outras comodidades que a maioria das pessoas não sabem de onde veio. Capitche?
Eu fiz uma experiência no fundo do mar com óculos de realidade virtual e achei bem legal e realista. Penso que no futuro muitas das filmagens dessas expedições possam servir para esse propósito e assim pessoas sem essa grana e/ou coragem vivenciaram esses momentos.
Tem um vídeo no UA-cam do Alan Estrada (Canal alanxelmundo nos videos da expedição Titanic ), ele dirige o submersível Titan em água rasa e acaba batendo numa pedra, está mostrado no canal dele, em espanhol. Seria possível que isso tenha contribuído pro acidente?
@@matheusribeiro701é sério! Ele fez uma série de 4 vídeos de expedição dele ano passado, mas a parte da batida na pedra tá no final do segundo video, tem legendas em português se ativar... ua-cam.com/video/gOjJJKld6jY/v-deo.html
@@matheusribeiro701 É verdade sim, se nao me engano é na segunda parte da temporada. O CEO convida-os a pilotar e entrega o joystick a ele. Em um dado momento, ele bate numa pedra. Mas segundo ele, não comprometeu a estrutura do veículo.
@@rafaelluis784 pois é, mas eu vi especialistas falando das causas, um deles falou que as vezes uma micro fissura nas fibras poderia comprometer a estrutura do submersível quando estivesse sob altas pressões, lembrei na mesma hora desse vídeo do Alan batendo na pedra um ano antes.
@@rafaelluis784 Sim, só isso já mostra a falta de responsabilidade da equipa que pilotava o Titan. Foi o Nargeolet que disse que ñ tinha problema ter batido na pedra...Imagina isso, passar o comando do sub para os "convidados". Surreal.
Já vi vários vídeos em que o próprio Stockton Rush falou que não valia a pena seguir todas as regras de segurança, que elas são um empecilho no desenvolvimento e inovação. Ele adorava ir contra as regras de segurança exigidas pelas entidades responsáveis. Está aí o resultado... A Ocean Gate não era a melhor do mercado, era sim a única no mercado! Pois o que eles estavam fazendo era muito arriscado e no momento mais nenhuma empresa se dedicou a isso, precisamente devido aos riscos associados. A Nasa e a Boeing tb já negaram o envolvimento com a Ocean Gate, pelo menos nos moldes que a empresa tinha declarado.
É muito importante deixar claro a diferença entre qualificação e diletantismo. Um exemplo: há escolas de pilotagem de automobilismo de competição que durante o curso de qualificação aproveitam para proporcionar a interessados um conhecimento mínimo, com marchas reduzidas e limitação de potência para proporcionar a vivência segura de guiar um monoposto num autódromo, com direito a um certificado da experiência para lembrança. Isto não torna o indivíduo um automobilista, muito menos um piloto na acepção correta da palavra. Para isso seria preciso passar por carga teórica robusta, elevação gradual de potência, técnicas de pilotagem com quesitos específicos que serão cobrados em uma prova teórica e outra prática fiscalizada por um membro da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo), filiada à FIA. Atendidas as manobras, tempo de volta mínimo requerido e aprovação do instrutor com o fiscal da CBA. Se aprovado, este indivíduo não ganha apenas um diploma, mas uma licença com validade e submetida a códigos e pode ser chamado de piloto graduado de competição, na categoria aprovada, com os direitos e deveres inerentes. Sem licença, não se pode chamar ninguém de piloto apenas por operar qualquer veículo. Sem tirar os méritos da vivência do entrevistado nas suas paixões, o canal devia ser mais cauteloso ao aceitar a qualificação do convidado de forma precisa, como respeito ao espectador e aos pilotos QUALIFICADOS, portadores de licença para operar equipamentos operacionais. Não confundir certificados com licenças e habilitações oficiais profissionais. Evidente que se o convidado tiver se expressado mal e for detentor de uma licença obtida em exame, atendendo normas regulatórias formais o termo “piloto” está correto, mas o depoimento não sustenta o título. Fica o benefício da dúvida. O mesmo se aplica de drones a aviões, passando por motos, caminhões, jetsky (motonauta), mestre arrais, capitão amador, de longo curso, etc. Por respeito à comunidade submarinista, aeronautas, marítimos e pilotos que se submetem aos requerimentos áridos essenciais a seus títulos.
Complementando o post: “A submersible pilot is a person who operates a submersible, typically within the oil and gas industry. Submersibles are small, watertight vessels that are used for underwater operations such as drilling and repairing pipelines. Pilots typically have a background in maritime engineering or a related field, and undergo training on how to operate the submersible and its various systems.”
Que tivesse câmeras 4K ou 8K robotizadas no fundo de cada um desses oceanos, transmitindo essas imagens para o UA-cam 24/7 --- que nem aquele satélite que faz isso com o espaço.
Meu Deus, esse sujeito mente muito. Ele não sabe pilotar submersível coisa nenhuma... ele já é um mentiroso lendário e tem quem acredite nele. Só fala, mas se pedir pra ele "provar"...😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Nos primeiros 3 minutos ele diz q não são passageiros são pessoas q vão de apoio e suporte e já se especializando em pilotar um submersível enquanto vão de barco até o naufrágio??? Oi??? Entre ser curioso, ter dinheiro e ter uma experiência saindo com um certificado básico de participação e ser especialista tá longe não?? O dono dizia que desafiou a tecnologia e usava fibra de carbono com titânio o q era desaconselhado nessa profundidade! Se essa era a melhor empresa imagina outras. Queria ler os pensamentos do entrevistador nessas horas🙄
Vai intendido, o cara compra 2 tickets para celebrar aniversário de casamento? Q tem de científico aí? Quem construiu pode até usar seus cálculos, mas a pressão não deixa fazer nada. Q quer la ?
É exatamente isso que estou falando desde o começo dessa história: não foi uma viagem turística, eles não eram turistas, eram exploradores num grau muito semelhante aos dos cientistas livres. A população é muito medíocre ao comparar aquele grupo com meros turistas.
Mas foram feitas outras expedições na mesma profundidade e com sucesso - então o engenheiro estava errado. A causa pode ter sido a explicada no vídeo, se você assistiu.
@@julianogabriel291 se estivesse errado ele não teria implodido kkkkk ele não deu data, apenas falou que o material não aguentaria, e mesmo assim a empresa continuou, assumiu o risco! Era uma bomba relógio.
Cara se eu fosse bilionário eu faria um monte de coisas para quando eu for idoso eu morrer satisfeito. ir ao espaço q nem o jeff bezos, escalar o Evereste ou até mesmo visitar um navio naufragado a 4km de distancia da superfície etc, para mim o ser humano mais "sortudo do mundo" foi o Neil Armstrong o cara simplesmente pisou na lua. infelizmente eles morreram porq foram imprudentes, mas estas pessoas q julgam eles são pessoas chatas q não almejam nada e criticam qm quer ter uma experiência q vão levar pro resto da vida.
@@alexaparecidocloqui4120 eu não acredito q existam pessoas como vc, isso sim. O q caralhos se ta fazendo vendo e comentando em um nicho q prega tudo o q vc não acredita KKKKKKKK Doentasso
Dou 250.00$ para aviação e sou piloto, 250.000$ para investigação espacial e sou astronauta, 250.000$ para a cura do cancro e sou médico oncologista etc. Só não fala que é proibido por lei turistas deste tipo, daí a necessidade de chamar tripulante e fazer "cursos". Hipocrisia de quem sabe de como as coisas funcionam e mente para proteger o negócio.
Esses caras são bruto na lorota. Investimento é algum tipo de aplicação que resulte em retorno futuro, se o sujeito que fez o aporte não tiver retorno em quotas ou dividendos o sujeito não é investidor, é cliente.
@@56henrique23 esse é o conceito que a literatura científica na área da Economia trás, MANKIW, N. Gregory. Introdução à economia (2012). Se tiver algum autor com uma descrição mais clara sobre o conceito de INVESTIMENTO, fique à vontade. Porque se você for entrar na lorota desse sujeito, uma compra de supermercado também é investimento
Se vários especialistas se recusaram a usar esse mergulho, eu acredito que esse cara puxou o jabá pro lado da ocean gate, primeiro que os caras estão mortos por erros de projeto.
Estranho dizer que eles eram referência, mas uma sociedade inteira de submarinistas qualificados mandaram uma carta dizendo pra eles pararem com as missões pois o submercivel era ruim.
@@cavalera0202m cara que diz “não gostar das regras” não pode ser referência, ainda mais quando coloca um garoto de 19 anos na embarcação que obviamente não era pesquisador No Brasil essas cláusulas que transferem a responsabilidade ao passageiro são nulas E se por acaso no mundo esse contrato que transfere a responsabilidade ao passageiro não é inválido, certamente o é nulo por violação às regras de segurança Óbvio que não se pode exigir do passageiro de 19 anos(QUE NÃO É PESQUISADOR) conhecimento sobre a estrutura da embarcação Enfim, esse vídeo está cheio de contradições
Não foi algo "novo", já se fazia tão atividade. Inclusive segundo reportagens, esse mesmo veículo já fora usado. O que pesa, o que se comprovará por investigações, se houve falhas técnicas e/ou humana. O que dentro de qualquer atividade por mais simples que seja há uma possibilidade mínima aceitável. Ainda temos o que chama em Direito causa fortuída ou força maior. Então só depois das devidas investigações poderá ou não, estabelecer a causa única ou a causa principal. O que fica estranho é tanta gente que se diz "confiar na ciência" classificar os ocupantes com adjetivos negativos. Quando temos pessoas que se "aventuram" a subir altos montes, corridas em auto velocidade, e devido a necessidade atual de "sair na mídia" experiências tão estranhas; fica complicado desmerecer a inteligência dessas que faleceram.
Se ninguém um dia tivesse se arriscado sua vida em alguma missao hoje não teríamos detalhes mais profundos da lua de marte e ate mesmo do fundo do mar se estamos com esse celular nas mãos lendo esta mensagem é pq alguém acreditou que daria certo e arriscou tudo nesta ideia as vezes todo dinheiro investiu tudo naquela ideia que poderia dar errado e ela poderia perder tudo que conquistou como o próprio Elon musk quase faliu e hoje é um dos maiores neste quesito infelizmente esses apostaram a vida e foram infelizes mas um dia alguém vai dominar o fundo do mar e atraves disto vamos aprender muito mais sobre nossos oceanos e quem sabe até ter alguma nova tecnologia para nos ajudar com nossas vidas eles foram heróis
Contudo, uma coisa é a pesquisa cientifica objetiva, outra é visitar um túmulo sem sentido, e olha que não era dia finados e nem os pretensos "investidores" acrescentariam alguma coisa senão a grana que iriam disponibilizar. A história do Titan é para ser levada a sério como exemplo!
"É uma viagem incrível. Sensacional. A maioria das pessoas vão passar a vida inteira e não irão ver" Podemos até não ter essa história do mundo lá de baixo pra contar, mas teremos uma vida aqui em terra pra viver xD
Você só não pode se esquecer que podemos morrer a qualquer momento,seja de doença,ou até mesmo atropelado por um carro no caminho do trabalho,ou principalmente por roubos e crimes,que no Brasil é altíssimo kkkkkkkkkkkk os caras pelo menos morreram de uma forma única,fazendo algo que agregaria e muito na sociedade,então não foi idiotice
Sempre tive esse conceito! A imprensa do Brasil notícia as coisas de um jeito raso e sensacionalista. Morreu um sonho, algo que poderia fazer a diferença mais a diante
Desde o primeiro bate-papo com esse cara ele já falou que andou de submarino. Tudo isso faz parte do treinamento e conta no currículo de quem quer se candidatar a astronauta. Piloto de caça, alpinista, deve falar uns 2 ou 3 idiomas a mais (provavelmente russo e/ou chinês), treinamento de sobrevivência em condições extremas, e por aí vai. A lista de habilidade recomendadas pra quem quer chegar no espaço costuma ser bem extensa.
O entrevistado utiliza o termo "submergivel" corretamente. O termo "submersível" usado pelo entrevistador referem-se as plantas que se mantém embaixo das águas.
no começo da decada de 70, eu fiz curso de mergulho e nunca mais parei, quando eu dizia que mergulhava, inclusive em naurfragios, duvidavam, me chamavam de mentiroso
Mas que dificuldade em usar o substantivo correto. O veículo em questão chama-se submersível e não submarino. Colocaram o estagiário para fazer a chamada do vídeo? 😅
Nesse caso tenho certeza q o estagiário está usando uma estratégia, pois muitas pessoas não pesquisam Submersível e sim submarino, assim ele consegue alcançar um número maior de views
@@helderlima7259 verdade povo ignorante da porra bichos respeita os cara porra se fosse com alguém que ele conhece ele não estava zombando o nome disso e inveja
Cara investiu 250 mil dolares pra morrer. Parabéns aos envolvidos. E convenhamos, você estar presente em uma situação não te torna especialista, tá dificil concordar com esse moço.
Muitos falam aaa pagaram 200k pra morrer, praque isso, lalala, não sei oque, galera, quando se tem tanto dinheiro,tanto que vc ja fez tudo que se pode imaginar, tudo que tem vontade, onde tem vontade, a hora que tem vontade, nada mais é emocionate, a régua ta muito alta, tudo perde a graça, esse é um dos motivos da busca por coisas 'doidas,idiotas', essas pessoas ja fizeram tanta coisa que vc nao vai e nem nunca sonhou na vida
Queria entender qual o problema dos caras pagarem pra ver algo que eles gostavam muito. Eles sabiam do risco de morte, acontece ué, eles estavam fazendo o que gostavam. Brasileiro tem uma inveja de rico, por isso fica comentando essas besteiras.
Um cara que diz “não gostar das regras” não pode ser referência, ainda mais quando coloca um garoto de 19 anos na embarcação que obviamente não era pesquisador No Brasil essas cláusulas que transferem a responsabilidade ao passageiro são nulas E se por acaso no mundo esse contrato que transfere a responsabilidade ao passageiro não é inválido, certamente o é nulo por violação às regras de segurança Óbvio que não se pode exigir do passageiro de 19 anos(QUE NÃO É PESQUISADOR) conhecimento sobre a estrutura da embarcação Enfim, esse vídeo está cheio de contradições
Quando o ser humano puder fazer que nem em Gundam a nave tá no espaço, faz o pouso no mar e submerge e vice e versa? Ainda pegar uns tiros no fundo do mar e não implodir… e ir pro espaço mesmo assim…
As pessoas entendem sim! é que pensamos com a cabeça, tem tanta coisa na terra pra visitar , passear aí os caras querem ir pro espaço, fundo do mar , cheira o que não perdeu!!
Quando eu era criança eu tinha uma revista do Jacques Cousteau com vários peixes de grandes profundezas , fiquei encantada e fui contar na sala de aula, a professora provavelmente desconhecia e disse que era impossível ter peixe onde não há luz, passei de mentirosa
Vai atrás dessa professora e se vingue
Thiago, eu ri alto... 😄@@thiagodeuruguaianajmj
A ignorância e a persistência na mesma, é o que impede das mentes enchergarem além, vivendo em um mundo medíocre.Se a gente desconhece vai procurar para confirmar ou não.
Vc não levou a revista para ela e para os colegas conferirem?
Nossa!gostaria de ser sua amiga!pq me identifiquei com você!😊
Você pode conhecer um piloto de submersível e passar a vida inteira sem conhecer o James Cameton Ele fez 33 missões ao Titanic. e foi o primeiro homem a descer sozinho num batiscafo ao fundo da Fossa das Marianas em 2012, alcançando uma profundidade de 10 898 metros.. Estudou Filosofia na universidade, depois da universidade virou caminhoneiro, depois virou produtor/diretor de filmes produziu o filme Titanic. Promove expediões até hoje e é parceiro da National Geografic.
Obrigada pelas informações.
Legal
3😮
E foi justamente o James que falou claramente que a missão de buscas era teatro, que eles não tavam mais vivos e que o que se tinha que procurar estava no local onde desceram.
mas se eles não tivessem procurado a opinião pública cairia sobre eles. O que vc queria que eles fizessem ? Que falassem assim: Gente, ninguém vai fazer nenhuma busca. Já estão todos mortos ! Vc acha que as pessoas acreditariam nisso ?
e raramente alguém se lembra do magnífico Jacques Cousteau, pioneiríssimo nos estudos das profundezas maritimas, desenvolvedor de diversos equipamentos e submersíveis para suas pesquisas, estudos e vídeos fantásticos👏👏👏👏👏🙏🙏🙏🙏💞💞💞💞💞💞💞🙏
Eu me lembro, amava assistir!!
Sempre é bom ver a visão de especialistas e que entendem do assunto. Muitas informações úteis, que nas reportagens estavam equivocadas .
Ótimo esclarecimento, pois o mídia está idiotizando ,está experiência, fazendo deles os. Eneias .
O atraso que a ciência vai sofrer , por falas sem conhecimento do assunto.
Parabéns pelas informações com conhecimento de causa.
Kkkkkkkk bom que vc vai utilizar essas informações pro seu dia a dia. E
@@andrecrisrena tu nao sabe nem escrever kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@@fernandofreitas2042 se você entendeu , já estou feliz. Obrigado fica na paz.
VCs acatam qualquer baboseira na internet.. Isso daí é só romantização de um caso burro, um acidente burro ...
É turismo pronto e acabou... Há submarinos com finalidade científica fora desse ramo de turismo..
Até que enfim ouvir um especialista explicando como funciona este conceito de turismo no fundo do oceano. Etc..pessoal deixando o especialista falar..
O intuito daquela viagem NÃO FOI CIENTÍFICO, nenhuma instituição em plena consciência de que haviam defeitos não corrigidos em um SUBMERSÍVEL enviaria uma máquina ao fundo do mar, e ainda TRIPULADA, o rombo que um acidente de submersível (para fins científicos) causaria não valeria o risco. É incrível como qualquer um pode vir e fazer uma PROPAGANDA para tentar encobrir o erro que uma empresa PRIVADA escolheu cometer sabendo das consequências. P.S.: Eu sei que os tripulantes assinaram um termo de consentimento e que eles viajaram por sua conta e risco, mas dizer essa viagem tem um caráter CIENTÍFICO para algo que claramente foi planejado com a bunda, me deixa indignada....
Resumindo: Mesmo com os problemas óbvios decidiram ir brincar no fundo do oceano deu merda morreram e ponto final, quero só ver quantos vídeos inúteis ainda vão fazer sobre esse negócio!
E na minha opinião pessoal essa viagem valeu muito a pena sim, foram pra conhecer o Titanic mas acabaram conhecendo a tripulação olha que sorte! Foi uma viagem sem volta mas pelo menos não estão sozinhos!
@@ANONYMOUS-99994 kkk imagina só os diálogo deles, vai ser tipo assim. Tripulação do TC: "E aí menor como e que tu morreu e veio aqui pro fundo do mar?"
A galera que morreu: "então menor a gente veio aqui pra conhecer os restos do Titanic, mas o submarino era experimental e acabou estouram e os caraio"
Tripulação do TC: " Risos😂, caraio cês são burro mesmo hein"
VAI SER TIPO ASSIM OS DIÁLOGOS!
Ela era professora?
Confesso que teria medo só de ficar num local tão apertado mas achei espetacular o que esse cara acabou explicitando, podcast mais útil que jornais! 😁😁👏🏻👏🏻👏🏻
A experiência de afundar no abismo com uma lula gigante te observando da janela parece sensacional
Eu passei um bom tempo dentro do saco do meu pai junto com milhares de irmãos!
Hoje o UA-cam explica com embasamento o que a grande mídia não faz mais ou se é que já fez com responsabilidade .
Eu jamais faria um "passeio" deste. Além do dinheiro (que não tenho) me falta a coragem de estar num ambiente tão inóspito!
Concordo com você
Podcast nota 1000, convidado sensacional, programa melhor que qualquer jornal de tv aberta!
Mesmo com toda explicação, eu não iria. Será que ele iria ver o Titanic?
Esse cara falou muita groselha, convidado pessimo
@@destruc7o
Então passa aí a sua verdade ante às "groselhas" que vc disse que o cara falou.
Muito top. Fala o outro lado da experiência incrível de fazer uma viagem no oceano. Eu faria? Não, mas adquirir o conhecimento de quem já foi é enriquecedor.
Até que enfim alguém falando algo sensato.
Muito interessante ouvir a fala de alguém que conhece bem o assunto em meio a tantas asneiras que temos ouvido,quase sempre com a intenção de desqualificar a missão.
Quando ele falou de "uma das melhores empresas(7:48) lembrei da samsung quando eles lançaram aquele celular q explodia,e a samsung é uma das maiores do mundo,então nós podemos entender q até nas melhores empresas podem acontecer erros
A Boeing com os 737 MAX caindo.
Sim, bom comentário, diferente dos muito retardados q falam besteira aqui.
Acredito que erro seria o submersível encostar no próprio Titanic e criar a fissura que fará a implosão do veículo. Construir o veículo sabendo da pressão que ele enfrenta devido a profundidade com 2 ligas do qual eu me informei, não assegura a vida das pessoas naquelas condições e ter um CEO dizendo que se focar em segurança, não existe exploração... Dá nisso!
@@kadufloresta
Já ficou provado que o submersível implodiu muito antes de chegar ao fundo do mar.
Uma ressalva: o diretor da Ocean Gate que questionou a segurança desse projeto (na verdade experimental) foi demitido. E o proprietário que morreu dizia que investimento em segurança é desperdício. Eram grandes nomes envolvidos sim, mas a ganância e vaidade eram maiores que a preocupação com risco.
Sou investigador de acidentes aeronáuticos (com credencial emitida e válida). Nosso código de ética nos impede e a experiência nos impede de especular prematuramente sobre acidentes, essa é nossa conduta em qualquer área. Mas é possível dizer que você aponta uma importante questão relacionada à cultura de segurança da organização. Bom ponto nesse momento.
@Cármen,é isso aí eu assisti o vídeo do agora falecido que não queria na tripulação ex militares brancos de 50 anos o cara era etarista,racista e idiota.
Nesse caso... não acredito que foi em favor de aprendizagem ou ciência...mas ganância pura
Não era um director, mas sim um engenheiro. Tanta ignorância, meu Deus.
Vc disse a palavra certa: Ganância. O cara só via $ na frente!
Melhor explicação q vi até melhor do q de muito jornalista de computador
Esse piloto devia ser entrevistado por toda a mídia. Tantas piadas e deboche com as vítimas do Titan. Muito bom ouvir um profissional falar com mto respeito sobre eles.
Concordo. Mas o que virou a opinião pública foi o fato de que praticamente no mesmo dia houve aquele naufrágio na costa grega, com centenas mortos (inclusive crianças), e a cobertura midiática foi praticamente nula.
@@michelmuller5183realmente foi triste esse barco dos imigrantes ter matado centenas. Mas de que adiantaria a mídia comentar? E outra, na internet todos os meios de comunicação estavam falando dessa tragédia. Com mídia televisiva ou sem, todos nós ficamos sabendo do mesmo jeito. É óbvio que a mídia escolhe as notícias que vai transmitir, mas independente do caso dos imigrantes, ou do Sub, não se salvaria ninguém. O que fica é só assunto e mais pro povo ficar comentando por dias, depois...nada de novo...
De quem você está falando?
@@AliceECrisOliveira Se não adianta comentar sobre os imigrantes... de que adianta falar de 5 pessoas que explodiram de dentro pra fora em um submarino, sabendo que isso é só mais uma segunda feira em expedições de alto risco?
Claro que adianta o barulho da mídia. Imigração ou importação de mão de obra escrava? Sob quais condições foram levados? Foi ilegal? Se for ilegal, que cartel está mobilizando isso?
A partir do barulho da mídia certas coisas podem ser combatidas, ou no mínimo minimizadas. E como não foi muito alardeando não estamos lotados de especialistas analisando o caso como o do submarino.
Não faço piada mas essa entrevista não mudou em nada a minha opinião .. se existe protocolo de segurança e certificação para a embarcação pouco importa o propósito da viagem .. é ignorância sim correr esse risco num submersível não inspecionado
E mais ainda desinformado ou ignorante quem compara esse tipo de risco com os do passado em caráter ainda evidentemente experimental
Que perfeição o fundo do mar, esses animais marinhos produzindo luz é maravilhoso.
Esplêndida entrevista! Excelente entrevistado!
O documentário é muito bom, emocionante 🤗❤
Muito boa a entrevista....Parabéns esclarecer e prioridade
O que ocorreu precisa ser investigado e as causas se possível esclarecidas e tornadas públicas para que outros aventureiros não corram os mesmos riscos.
Muito interessante mesmo esse papo de vcs .. realmente, mesmo sabendo do que é possível encontrar de vida marinha no fundo do oceano, não imaginava que a viagem tbm proporcionaria essa experiência incrível. Aproveitando pra mandar um grande abraço à vcs e especial ao Marcos, grande amigo de infância. Sucesso pra vcs...
Pra que o projeto venha dar certo no futuro, as vezes é necessário que vidas se percam.
Se hoje existe segurança em cruzeiros marítimos, agradeçam ao naufrágio do Titanic.
Fascinante... ficaria horas assistindo a esta entrevista. Muito interessante!!!
Que entrevista! Muita informação de quem entende.
É possível imaginar as pessoas no início do século XX falando sobre aviões e fazendo os mesmos comentários que o pessoal faz sobre esse caso... "O ser humano não foi feito para voar", "pagaram caro para cair do céu", "Esses bilionários não tem nada melhor para fazer do que entrar num tubo de metal no céu?"...
Excelente comentário. Sensato.
Com certeza, pro ser humano chegar onde chegou (no quesito descobertas e construções) teve pessoas que deram suas vidas.
É assim desde a invenção da roda...
Primeiro comentário sensatos. A curiosidade humana move a evolução.
Verdade, acidente de avião acontece de tempos em tempos, e não vejo ninguém parando de voar
TOP, sempre convidados que domina assuntos abordados, parabéns...
Parabéns pela entrevista.
Existem provas documentais sobre os alertas da comunidade de pesquisas oceânicas sobre os perigos desse submergivel. Creio que ele esteja falando dos demais submergiveis desta empresa, porque esse, não pode ser.
O caso é que a mídia cria um espetáculo e super atomiza a notícia. Vão inventando uma coisa em cima de outra. Provavelmente a metade do que saiu nas mídias foi deturpado
Se essa empresa era a mais gabaritada do mercado imagina as outras? Isso pq ela ja teve outros problemas com o mesmo submersível, problemas de comunicação, problemas de segurança, já teve que voltar depois de descer a poucos metros e ainda assim continuava fornecendo esses pacotes
Renata! Com 11 mil metros de profundidade, não tem motor, que consegue subir ou emergir debaixo, d,agua, Submarinos que desceu demais ficaram lá, exemplo! Submarino Nuclear Russo, ficou lá em baixo com os Tripulantes até hoje!
@@silvareis5525tem sim, existe um submarino que foi certificado para conseguir subir e descer 120% da profundidade do oceano, depois pesquisa, triton submarine
Dono era tão "responsável" que todo mundo do ramo diz que não podia usar fibra nesse submersivel ele mesmo dizia que não gostava das "regras" esse cara aí vem falar que o dono da ocean gate era referência, referência é quem segue as normas mínimas.
Os bilionários por alguns motivo armaram pra acreditar na morte, se não tem corpo ñ tem vítima. Daqui uns anos eles aparecem em algum canto por ai com outro nome
@@juliolima1650 ¬¬ a pressao é tanta que destroi coisas de fibra de carbono/titanio, OBVIO que nao vai sobrar corpo nenhum. Fora os animais que, mesmo que sobrasse alguma coisa, poderiam comer..
Os maiores especialistas do mundo, com anos de experiencia em submergiveis de grande profundodade falando que a Oceangate era uma merda, e vem um turista brasileiro falando que eles eram bons. Kkkkk por isso que esse pais é uma bosta
Os maiores especialistas do mundo, com anos de experiencia em submergiveis de grande profundodade falando que a Oceangate era uma merda, e vem um turista brasileiro falando que eles eram bons. Kkkkk por isso que esse pais é uma bosta
@@juliolima1650 doente 🤣🤣 vai se tratar
A sensatez é uma benção. Esse video devia ser visto por todo mundo que ta falando groselha!
Embarcação não inspecionada. Com isso, o propósito da viagem pouco importa..
Mídia não tá errada nesse ponto…
@@thiagoalves3379Quem é gabaritado para fazer esse tipo de inspeção? Não existe regulação sobre equipamentos tripulados de grandes profundidades.
A imprensa solta groselha sem saber
@@Rafael-gk8gm “não existe”
Fonte: minha cabeça ..
Os tripulantes tiveram que assinar um termo .. vai dizer que o garoto de 19 anos era pesquisador, especialista ??? É mais uma groselha da mídia!???
Um dos melhores relatos, que já vi sobre o titan. Acredito que a curiosidade matou eles. devem ter tocado no titanic, e veio a danificar o casco do submersível. ( Romildo52 PG )
Quaaaaaaaase me convenceu! Se fosse antes da tragédia com certeza eu ia cair na tentação. 😅
Brincadeiras à parte, essa explicação mudou meus conceitos sobre o ocorrido.
O meu não mudou nada.. incentivar a pesquisa respeitando os protocolos de segurança é uma coisa.. ignorar o que já foi feito e experimentado há séculos, décadas pra inovar é um risco desnecessário
Não acredito que o garoto por exemplo que entrou no submersível tenha esse conhecimento do qual ele falou
@@thiagoalves3379 mudei meu ponto de vista quanto ao interesse do pessoal ir. Sobre a questão da segurança que foi ignorada pela OG compartilho de seu ponto de vista.
Muito obrigado pela explicação nota 10🙏
"Eu não sou vendedor, sou colaborador". "Eu não sou corretor, eu sou consultor de imóveis". Eu não sou turista, eu sou um especialista de missão". Então tá.
O James Cameron por mais que não seja um cientista, pois não tem formação acadêmica, mas não deixa de ser um especialista, um explorador. É que nem o Jacques Cousteau não era cientista, mas suas exploraçãos ao fundo do mar se tornou um renomado explorador e inventor.
@@Vpinkrose Chamar turista de "especialista de missão" é papinho de vendedor de quinta categoria. Com essa afetação de superioridade fica ainda mais patético.
Parece que ficou se doendo kkkk deixa o cara por o nome que ele quiser, de qualquer forma é algo q todos nós aqui nunca faremos.
Os maiores especialistas do mundo, com anos de experiencia em submergiveis de grande profundodade falando que a Oceangate era uma merda, e vem um turista brasileiro falando que eles eram bons. Kkkkk por isso que esse pais é uma bosta
Se ele tem mais informação do que todos naquela área ja que quase ninguém vai ter a mesma possibilidade, entao naquela area ele é sim um especialista.
Que coincidência, acabei de vir de um vídeo de um entrevistado picareta no Monark, até comentei criticando, muda o vídeo e aí eu vejo esse cara falando coisas que eu nem imaginava e tudo com embasamento, que grata surpresa.
Engenheiro que participou do projeto advertiu sobre a segurança. Se era tão seguro , porque não submeteram a omologação ?
A vida humana não tem preço,todos sabemos. E a vida é irônica. Numa entrevista , o líder do Titan falou que não contratava branco e acima de 50 anos , porque queria criatividade. Ironicamente só branco e acima de 50 que fizeram a busca! Mas ninguém da mídia comenta isso.E um branco, James Cameron, declarou estar preocupado com a segurança deles. Mas…
Resumindo: não importa o quão qualificado você seja. O importante é enganar todo mundo. Foi o que a Ocean Gate fez! Pelo visto são ótimos atores.
Bem penso eu: que realmente a fauna no fundo do mar deve ser surreal, mas é querer superar os limites!
Vc falou muito bem até uma parte do fundo do mar é muito bonito lindo mas tem uma parte que não se dar nem para ver a proprietária mão na sua frente por isso digo que o homem poderia se contentar com o que para ele foi oferecido e não buscar quebrar tantos limites a esse ponto 😢
Entrevista espetacular!
Foi a única pessoa que elogiou e descreveu a empresa como preocupada com a segurança.
Quem viajou nesse submersível não ia virar especialista em nada. O pessoal que ia recebia quase nada de instrução básica e durante a viagem não podia tocar em nada. Os que já foram relataram isso. Viajando de avião a gente não vira especialista em operação de aeronave. Nem comissário a gente consegue ser. Se a Ocean Gate é uma das melhores empresas dessa área, a situação é pior do que esses ditos especialistas dizem. Esse especialista é tão especialista que acreditava que a Ocean Gate era segura. Ignorou o que um funcionário divulgou há anos sobre problemas sérios na empresa com relação à segurança.
Eu estava lendo uma reportagem onde um dos que trabalhou na ocean gate, falou que sabia que esse submersivel nao tinha segurança.
Olha respeito total o Marcos Palhares, achei ele MUITO fãnboy da OceanGate.
E a parte que o Dono da OceanGate diz não investir em Segurança, a propaganda contra o estado da não fiscalização, o funcionário demitido?
Aiai...
fora o controle chines de video game né...
Quantos acidentes aconteceram até o homem chegar a Lua através de foguetes com investimentos de bilhões em segurança? Quantas gambiarras foram feitas até o homem chegar ao avião que conhecemos hoje? Para as empresas e para a humanidade a meta é muito simples, usar o mínimo de recurso possível e baratear o máximo para evoluir.🤷♂️ Você não faz o inacreditável na evolução humana sem se arriscar. Foram homens de coragem. Pra mim é muito difícil, assim como para a maioria da sociedade também.
@@edsonandradefran4984 a pergunta é,este mesmo que tirou o submergivel da água,por que não foram no primeiro dia do desaparecimento? Ninguém se tocou ainda?🤣🤣🤣 Tem coisa nisso!!
@@bete8281 Provavelmente porque já sabiam que estavam mortos por implosão...
Turismo e ciência até podem se misturar - mas não se confundem.
Acidentes acontecem quando medidas de segurança falham - No caso simplesmente não haviam medidas de segurança a ponto de levarem os passageiros - que não tinham nada a operar, mas apenas fazer selfies com celulares através da unica escotilha - a assinarem um termo de responsabilidade suicida.
Ciência não é cometida a revelia da vida e a tentativa de chamar isso de qualquer outra coisa que não seja turismo imprudente põe em risco afastarmos, futuras gerações de cientistas sérios, esvaziando a área de pesquisa, ou, tanto pior, se promove o risco de criarmos pesquisadores que não se importem com as vidas de seus pares, financiadores, amigos, vizinhos ou, mesmo, cobaias.
O Oceano é um universo apaixonante e totalmente paralelo existem milhares de segredos naquela profundidade.
Melhor empresa do segmento que tem submersível controlado por controle de 200 reais. Esse deve ser patrocinado.
Que diferença faz o valor do controle? É a mesma coisa que cx reclamar do valor de uma, culher de 2 reais sendo que ela cumpre a função de colocar a comida na boca!
Então cita pra gente ai as 5 melhores empresas do ramo e quais os feitos que elas realizaram ja que você é o bichão mesmo hein.
Equipe da empresa Ocean eram excelentes em colocar vidas em risco.
Ainda sao, ano que vem ja tem mais uma marcada.
@@aphilipecrypto e vai ter doido indo em eiuasheuiashui
A empresa não coloca ninguém em risco, os próprios passageiros se colocam em risco quando assinam o termo de responsabilidade, quem entra num troço daqueles, sabe exatamente o que pode acontecer. Muitas pessoas não conseguem entender que existe muita gente que gosta desse tipo de coisa extrema, correr certos tipos de riscos, e isso é um problema de quem escolhe. Eu não entraria numa dessas, mas eles escolheram entrar, então não tenho nada com isso, nem vou ficar fazendo críticas.
Vou pegar meu carro da VW, sair acelerando a 200Km/h, bater em um poste e falar que a culpa é da montadora... Seu comentario faz muito sentido.
@@substantivoo Da para entender tudo o que vc colocou, mas a responsabilidade maior, o material utilizado e de responsabilidade da empresa sim.
E logico que a maioria de nos, pobres mortais nao vamos ver essas coisas, ate porque, a maioria dos seres humanos estao preocupados em pagar as suas contas, e quando alguem morre fazendo uma coisa que nao esta nas listas de prioridades de 99.9% das pessoas, vamos considerar essa morte, uma forma estupida de morrer.
Nada contra os ricos, ou contra os cientistas, e so uma forma de ver a vida de um cidadao comum.
Cite uma forma não estúpida de morte, parece dominar o assunto.
@@cavalera0202 Uma so? Nao e estupido morrer lutando, nao e estupido, morrer por causa de uma doenca, de um acidente, ou porque o seu aviao caiu, mas entrar em uma latinha, mergulhar onde a pressao e de mil arranha-ceus em cima de voce, e praticamente uma morte planejada. Nao gostou do meu comentario, ou gostou tanto, que pediu bis?🤣
Cara acho q vc falou TD resumiu MT bem. A realidade da maioria das pessoas é outra, MT difícil q uma pessoa comum se tivesse a grana q esses caras tinham iria embarcar numa dessa.
Penso que risco e estupidez é relativo.
O que difere um rico que faz uma aventura de elevado risco, como no acidente do submarino
E um pobre que faz vai em uma balada dos traficantes, e acaba brigando um por acidente?
As duas formas são perigosas, a diferença está no dinheiro.
Estamos falando de pessoas que arriscam sua vida pra fazer coisas incríveis, como colocar um satélite em órbita pra depois vc poder assistir seu futebol, usar seu celular e milhares de outras comodidades que a maioria das pessoas não sabem de onde veio. Capitche?
Eu fiz uma experiência no fundo do mar com óculos de realidade virtual e achei bem legal e realista. Penso que no futuro muitas das filmagens dessas expedições possam servir para esse propósito e assim pessoas sem essa grana e/ou coragem vivenciaram esses momentos.
Claro é muito difícil mesmo conhecer alguém que seja um piloto e que aceite uma aventuras dessas pois vc vai é não volta rsrs
Tem um vídeo no UA-cam do Alan Estrada (Canal alanxelmundo nos videos da expedição Titanic ), ele dirige o submersível Titan em água rasa e acaba batendo numa pedra, está mostrado no canal dele, em espanhol. Seria possível que isso tenha contribuído pro acidente?
Tá zoando que filmou o titan batendo??,
@@matheusribeiro701é sério! Ele fez uma série de 4 vídeos de expedição dele ano passado, mas a parte da batida na pedra tá no final do segundo video, tem legendas em português se ativar... ua-cam.com/video/gOjJJKld6jY/v-deo.html
@@matheusribeiro701 É verdade sim, se nao me engano é na segunda parte da temporada. O CEO convida-os a pilotar e entrega o joystick a ele. Em um dado momento, ele bate numa pedra. Mas segundo ele, não comprometeu a estrutura do veículo.
@@rafaelluis784 pois é, mas eu vi especialistas falando das causas, um deles falou que as vezes uma micro fissura nas fibras poderia comprometer a estrutura do submersível quando estivesse sob altas pressões, lembrei na mesma hora desse vídeo do Alan batendo na pedra um ano antes.
@@rafaelluis784 Sim, só isso já mostra a falta de responsabilidade da equipa que pilotava o Titan. Foi o Nargeolet que disse que ñ tinha problema ter batido na pedra...Imagina isso, passar o comando do sub para os "convidados". Surreal.
Se eu fosse milionário eu iria ver o Titanic fácil, também tentaria subir o Evereste, e descer na gaiola para ver o grande Tubarão Branco 😊 !!!…
Já vi vários vídeos em que o próprio Stockton Rush falou que não valia a pena seguir todas as regras de segurança, que elas são um empecilho no desenvolvimento e inovação. Ele adorava ir contra as regras de segurança exigidas pelas entidades responsáveis. Está aí o resultado... A Ocean Gate não era a melhor do mercado, era sim a única no mercado! Pois o que eles estavam fazendo era muito arriscado e no momento mais nenhuma empresa se dedicou a isso, precisamente devido aos riscos associados. A Nasa e a Boeing tb já negaram o envolvimento com a Ocean Gate, pelo menos nos moldes que a empresa tinha declarado.
Pois é... e o convidado falando asneira nesse ponto heheeh
Blz, você sabe mais que o perito no assunto.... O GRANDE CONHECEDOR DA INTERNET
A nasa não tem nada haver com exploração marítima olha aí vc que não sabe nada
Pra quem se interessar o referido domentário falado (9:20) é na verdade "Fantasmas do Abismo".
Abri a Netflix aqui e dei de cara com o doc. tá no top 6 de vistos hj.
É muito importante deixar claro a diferença entre qualificação e diletantismo. Um exemplo: há escolas de pilotagem de automobilismo de competição que durante o curso de qualificação aproveitam para proporcionar a interessados um conhecimento mínimo, com marchas reduzidas e limitação de potência para proporcionar a vivência segura de guiar um monoposto num autódromo, com direito a um certificado da experiência para lembrança. Isto não torna o indivíduo um automobilista, muito menos um piloto na acepção correta da palavra. Para isso seria preciso passar por carga teórica robusta, elevação gradual de potência, técnicas de pilotagem com quesitos específicos que serão cobrados em uma prova teórica e outra prática fiscalizada por um membro da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo), filiada à FIA. Atendidas as manobras, tempo de volta mínimo requerido e aprovação do instrutor com o fiscal da CBA. Se aprovado, este indivíduo não ganha apenas um diploma, mas uma licença com validade e submetida a códigos e pode ser chamado de piloto graduado de competição, na categoria aprovada, com os direitos e deveres inerentes. Sem licença, não se pode chamar ninguém de piloto apenas por operar qualquer veículo. Sem tirar os méritos da vivência do entrevistado nas suas paixões, o canal devia ser mais cauteloso ao aceitar a qualificação do convidado de forma precisa, como respeito ao espectador e aos pilotos QUALIFICADOS, portadores de licença para operar equipamentos operacionais. Não confundir certificados com licenças e habilitações oficiais profissionais. Evidente que se o convidado tiver se expressado mal e for detentor de uma licença obtida em exame, atendendo normas regulatórias formais o termo “piloto” está correto, mas o depoimento não sustenta o título. Fica o benefício da dúvida. O mesmo se aplica de drones a aviões, passando por motos, caminhões, jetsky (motonauta), mestre arrais, capitão amador, de longo curso, etc. Por respeito à comunidade submarinista, aeronautas, marítimos e pilotos que se submetem aos requerimentos áridos essenciais a seus títulos.
Complementando o post:
“A submersible pilot is a person who operates a submersible, typically within the oil and gas industry. Submersibles are small, watertight vessels that are used for underwater operations such as drilling and repairing pipelines. Pilots typically have a background in maritime engineering or a related field, and undergo training on how to operate the submersible and its various systems.”
Que tivesse câmeras 4K ou 8K robotizadas no fundo de cada um desses oceanos, transmitindo essas imagens para o UA-cam 24/7 --- que nem aquele satélite que faz isso com o espaço.
os cara ia caguetar que o titanic nao bateu em iceberg nenhum e sim foi explodido
Meu Deus, esse sujeito mente muito.
Ele não sabe pilotar submersível coisa nenhuma... ele já é um mentiroso lendário e tem quem acredite nele. Só fala, mas se pedir pra ele "provar"...😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Mto boa entrevista
Eu morreria antes, de claustrofobia. 😵💫 Será que o garoto não teve uma crise de desespero lá embaixo? Coitado...😞
Curso com um final extraordinário !!!
Defender a Oceangate foi foda cara, na 7ª viagem o Titan implodiu e matou 5, não da pra defender não...
Uma catastrofe irmão, vc acha que o próprio CEO da empresa iria querer estar lá e morrer junto?
@@ChristianDrone O CEO acreditar no projeto, não quer dizer que não tenha sido negligente em vários aspectos.
Os caras morreram por causa desse CEO imbecil que foi inventar de não seguir a risca o projeto
Nos primeiros 3 minutos ele diz q não são passageiros são pessoas q vão de apoio e suporte e já se especializando em pilotar um submersível enquanto vão de barco até o naufrágio??? Oi??? Entre ser curioso, ter dinheiro e ter uma experiência saindo com um certificado básico de participação e ser especialista tá longe não?? O dono dizia que desafiou a tecnologia e usava fibra de carbono com titânio o q era desaconselhado nessa profundidade! Se essa era a melhor empresa imagina outras. Queria ler os pensamentos do entrevistador nessas horas🙄
Parabéns! Os leigos ficam julgando, mas temos que entender o contexto dessas pessoas..
Qual era o contexto do garoto de 19 anos? Ele era pesquisador? Nem precisava ser falado que evidentemente não era
Vai intendido, o cara compra 2 tickets para celebrar aniversário de casamento? Q tem de científico aí? Quem construiu pode até usar seus cálculos, mas a pressão não deixa fazer nada. Q quer la ?
É exatamente isso que estou falando desde o começo dessa história: não foi uma viagem turística, eles não eram turistas, eram exploradores num grau muito semelhante aos dos cientistas livres. A população é muito medíocre ao comparar aquele grupo com meros turistas.
O moleque tinha 19 anos. Faça me o favor.
Todo milionário vira explorador e cientistas.
um dos caras era obcecado pelo titanic, a irmã dele falou, o filho dele morrendo de medo foi pra agradar o pai mane explorador nada
Explorador kkkkkk
@@NaaaathX, o moleque foi com o pai, só ele não era só ramo ali !.
Mas o engenheiro que fez o laudo falando que ele não aguentaria aquela profundidade, foi mandado embora...😒
Mas foram feitas outras expedições na mesma profundidade e com sucesso - então o engenheiro estava errado. A causa pode ter sido a explicada no vídeo, se você assistiu.
@@julianogabriel291 se estivesse errado ele não teria implodido kkkkk ele não deu data, apenas falou que o material não aguentaria, e mesmo assim a empresa continuou, assumiu o risco! Era uma bomba relógio.
Verdade Maíra.
Tem mais aviões no mar do que submarinos no céu !
Cara se eu fosse bilionário eu faria um monte de coisas para quando eu for idoso eu morrer satisfeito.
ir ao espaço q nem o jeff bezos, escalar o Evereste ou até mesmo visitar um navio naufragado a 4km de distancia da superfície etc, para mim o ser humano mais "sortudo do mundo" foi o Neil Armstrong o cara simplesmente pisou na lua.
infelizmente eles morreram porq foram imprudentes, mas estas pessoas q julgam eles são pessoas chatas q não almejam nada e criticam qm quer ter uma experiência q vão levar pro resto da vida.
Pura verdade eu também faria
Você acredita nessa mentira do homen ter ido a lua 😂😂😂
vc disse uma coisa certa: eles vão levar essa experiencia pro resto da vida.
Só uma palavra, gado ! e uma frase , continue na sua ignorância até q a terra o devore
@@alexaparecidocloqui4120 eu não acredito q existam pessoas como vc, isso sim. O q caralhos se ta fazendo vendo e comentando em um nicho q prega tudo o q vc não acredita KKKKKKKK Doentasso
Marcos Palhares, vc é o cara!
Dou 250.00$ para aviação e sou piloto, 250.000$ para investigação espacial e sou astronauta, 250.000$ para a cura do cancro e sou médico oncologista etc.
Só não fala que é proibido por lei turistas deste tipo, daí a necessidade de chamar tripulante e fazer "cursos". Hipocrisia de quem sabe de como as coisas funcionam e mente para proteger o negócio.
Esses caras são bruto na lorota. Investimento é algum tipo de aplicação que resulte em retorno futuro, se o sujeito que fez o aporte não tiver retorno em quotas ou dividendos o sujeito não é investidor, é cliente.
aqui no dicionário não ta especificando que o retorno tem que ser monetário.
@@hermanndelgado3393 onde que eu escrevi que tem que ser monetário?
Da pra escrever isso de uma forma menos burra? 🤔
@@56henrique23 esse é o conceito que a literatura científica na área da Economia trás, MANKIW, N. Gregory. Introdução à economia (2012). Se tiver algum autor com uma descrição mais clara sobre o conceito de INVESTIMENTO, fique à vontade. Porque se você for entrar na lorota desse sujeito, uma compra de supermercado também é investimento
@@henriqueDCmarquesPode se tornar também. Se você compra algo para revenda ou para servir de equipamento para a sua empresa, é um investimento.
Se vários especialistas se recusaram a usar esse mergulho, eu acredito que esse cara puxou o jabá pro lado da ocean gate, primeiro que os caras estão mortos por erros de projeto.
Estranho dizer que eles eram referência, mas uma sociedade inteira de submarinistas qualificados mandaram uma carta dizendo pra eles pararem com as missões pois o submercivel era ruim.
O cara fez o q pouca gente conseguiu, isso o faz referência mestre, se vc quer falar em referência perfeita, ai já é outra história.
@@cavalera0202m cara que diz “não gostar das regras” não pode ser referência, ainda mais quando coloca um garoto de 19 anos na embarcação que obviamente não era pesquisador
No Brasil essas cláusulas que transferem a responsabilidade ao passageiro são nulas
E se por acaso no mundo esse contrato que transfere a responsabilidade ao passageiro não é inválido, certamente o é nulo por violação às regras de segurança
Óbvio que não se pode exigir do passageiro de 19 anos(QUE NÃO É PESQUISADOR) conhecimento sobre a estrutura da embarcação
Enfim, esse vídeo está cheio de contradições
Boa noite! Tunas RS 🦋🦋
Não foi algo "novo", já se fazia tão atividade. Inclusive segundo reportagens, esse mesmo veículo já fora usado. O que pesa, o que se comprovará por investigações, se houve falhas técnicas e/ou humana. O que dentro de qualquer atividade por mais simples que seja há uma possibilidade mínima aceitável. Ainda temos o que chama em Direito causa fortuída ou força maior. Então só depois das devidas investigações poderá ou não, estabelecer a causa única ou a causa principal. O que fica estranho é tanta gente que se diz "confiar na ciência" classificar os ocupantes com adjetivos negativos. Quando temos pessoas que se "aventuram" a subir altos montes, corridas em auto velocidade, e devido a necessidade atual de "sair na mídia" experiências tão estranhas; fica complicado desmerecer a inteligência dessas que faleceram.
Justa explicação. Se tivesse a grana, até apoiaria pesquisa, mas, ia curtir uma praia de boa com minha breja. Porém, cada um tem suas vontades.
Se ninguém um dia tivesse se arriscado sua vida em alguma missao hoje não teríamos detalhes mais profundos da lua de marte e ate mesmo do fundo do mar se estamos com esse celular nas mãos lendo esta mensagem é pq alguém acreditou que daria certo e arriscou tudo nesta ideia as vezes todo dinheiro investiu tudo naquela ideia que poderia dar errado e ela poderia perder tudo que conquistou como o próprio Elon musk quase faliu e hoje é um dos maiores neste quesito infelizmente esses apostaram a vida e foram infelizes mas um dia alguém vai dominar o fundo do mar e atraves disto vamos aprender muito mais sobre nossos oceanos e quem sabe até ter alguma nova tecnologia para nos ajudar com nossas vidas eles foram heróis
Ta ai a diferenca antes vc precisava ter um humano la, hj e mais barato e melhor nao ter humano dentro kkkkkk alias nem precisa
Contudo, uma coisa é a pesquisa cientifica objetiva, outra é visitar um túmulo sem sentido, e olha que não era dia finados e nem os pretensos "investidores" acrescentariam alguma coisa senão a grana que iriam disponibilizar. A história do Titan é para ser levada a sério como exemplo!
"É uma viagem incrível. Sensacional. A maioria das pessoas vão passar a vida inteira e não irão ver"
Podemos até não ter essa história do mundo lá de baixo pra contar, mas teremos uma vida aqui em terra pra viver xD
Você só não pode se esquecer que podemos morrer a qualquer momento,seja de doença,ou até mesmo atropelado por um carro no caminho do trabalho,ou principalmente por roubos e crimes,que no Brasil é altíssimo kkkkkkkkkkkk os caras pelo menos morreram de uma forma única,fazendo algo que agregaria e muito na sociedade,então não foi idiotice
E, para muitos, isso é triste...e tudo bem
Amei, falou tudo
@@MarcosVieirv n foi idiotice foi burrice
as vezes é melhor uma vida menor cheia de emoção do que uma vida longa e ordinária
O cara bom de conversa esse mano aí.. show
Sempre tive esse conceito! A imprensa do Brasil notícia as coisas de um jeito raso e sensacionalista. Morreu um sonho, algo que poderia fazer a diferença mais a diante
Amei o programa ❤
Esse loco foi de astronauta a piloto de submersível rápido demais kk
Esse maluco tem mó cara de Mike Baguncinha, desde q queria ser astronauta kkkkkkkkkkk
O foco desse cara é contagiante😂😂 é tipo vc estudar física quântica e depois descobrir que vc gosta mesmo é de confeitaria
Desde o primeiro bate-papo com esse cara ele já falou que andou de submarino. Tudo isso faz parte do treinamento e conta no currículo de quem quer se candidatar a astronauta. Piloto de caça, alpinista, deve falar uns 2 ou 3 idiomas a mais (provavelmente russo e/ou chinês), treinamento de sobrevivência em condições extremas, e por aí vai. A lista de habilidade recomendadas pra quem quer chegar no espaço costuma ser bem extensa.
ele é rico
Que mundo perfeito seria se ao menos uma vez por semana 4 ou 5 milionários resolvessem dar um passeio desses. E só de ida sempre
O entrevistado utiliza o termo "submergivel" corretamente. O termo "submersível" usado pelo entrevistador referem-se as plantas que se mantém embaixo das águas.
Aí eu vou no dicionário, submergível = submersível
no começo da decada de 70, eu fiz curso de mergulho e nunca mais parei, quando eu dizia que mergulhava, inclusive em naurfragios, duvidavam, me chamavam de mentiroso
Depende da profundidade 😅
Mas que dificuldade em usar o substantivo correto. O veículo em questão chama-se submersível e não submarino. Colocaram o estagiário para fazer a chamada do vídeo? 😅
Nesse caso tenho certeza q o estagiário está usando uma estratégia, pois muitas pessoas não pesquisam Submersível e sim submarino, assim ele consegue alcançar um número maior de views
Não teria coragem de ir nesse submarino não
Por que não mandaram um robô pra fazer mais testes ? A curiosidade mata ...
E a tua ignorância não tem limites.
@@helderlima7259 verdade povo ignorante da porra bichos respeita os cara porra se fosse com alguém que ele conhece ele não estava zombando o nome disso e inveja
9:12 Fantasmas do Abismo! Aqui no UA-cam tem, eu assisti hoje..
Cara investiu 250 mil dolares pra morrer. Parabéns aos envolvidos.
E convenhamos, você estar presente em uma situação não te torna especialista, tá dificil concordar com esse moço.
Onde ele falou que o pessoal ia virar especialista?
@@rubensvinicius4294 inicio do video
O cara babando ovo de um submergível fadado ao fracasso 🙄🙄🙄🙄 Se esse era o bom imagine os ruins. Ai, ai.
Muitos falam aaa pagaram 200k pra morrer, praque isso, lalala, não sei oque, galera, quando se tem tanto dinheiro,tanto que vc ja fez tudo que se pode imaginar, tudo que tem vontade, onde tem vontade, a hora que tem vontade, nada mais é emocionate, a régua ta muito alta, tudo perde a graça, esse é um dos motivos da busca por coisas 'doidas,idiotas', essas pessoas ja fizeram tanta coisa que vc nao vai e nem nunca sonhou na vida
O foda é que um dos malucos chamou o filho.
Queria entender qual o problema dos caras pagarem pra ver algo que eles gostavam muito. Eles sabiam do risco de morte, acontece ué, eles estavam fazendo o que gostavam.
Brasileiro tem uma inveja de rico, por isso fica comentando essas besteiras.
Alguns sim,mas existe formas de preencher isso eu nunca sucumbiria a isso
Tem alguém com inveja dos caras que se mataram num submarino???? Ta maluco pô
@@toinho_06Tenho é raiva ,com 5 milhões dava pra alimentar tanta gente necessitada ,Mas desperdiçaram por nada
Um cara que diz “não gostar das regras” não pode ser referência, ainda mais quando coloca um garoto de 19 anos na embarcação que obviamente não era pesquisador
No Brasil essas cláusulas que transferem a responsabilidade ao passageiro são nulas
E se por acaso no mundo esse contrato que transfere a responsabilidade ao passageiro não é inválido, certamente o é nulo por violação às regras de segurança
Óbvio que não se pode exigir do passageiro de 19 anos(QUE NÃO É PESQUISADOR) conhecimento sobre a estrutura da embarcação
Enfim, esse vídeo está cheio de contradições
Quando o ser humano puder fazer que nem em Gundam a nave tá no espaço, faz o pouso no mar e submerge e vice e versa? Ainda pegar uns tiros no fundo do mar e não implodir… e ir pro espaço mesmo assim…
Achei que era o naldo na hora que ele fala da baleia olhando dentro do submersivel pela janelinha KKKKKKKKKKKKKKKK
As pessoas entendem sim! é que pensamos com a cabeça, tem tanta coisa na terra pra visitar , passear aí os caras querem ir pro espaço, fundo do mar , cheira o que não perdeu!!