Regina Zappa, Chico Buarque e Hildegard Angel falam do assassinato de Zuzu Angel

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 16 чер 2021
  • Texto de Vera Perfeito, conselheira e Diretora de Cultura da ABI.
    O vídeo com a entrevista citada, foi ao ar, inicialmente, no programa Estação Sabiá da jornalista Regina Zappa, na TV247. Regina entrevistou o compositor Chico Buarque e a jornalista Hildegard Angel no programa Estação Sabiá, relembrando os assassinatos pela ditadura brasileira de Stuart Angel e da estilista Zuzu Angel, mãe do ativista e de Hildegard, serão exibidos hoje, a partir das 19h30, no programa Encontros da ABI com a Cultura.
    Regina Zappa falará da sua pauta sobre os 50 anos da morte de Stuart e de fatos acontecidos nos 21 anos da ditadura no Brasil, além dos bastidores da entrevista virtual, realizada na semana passada, com Hildegard e Chico, amigo de Zuzu. O Encontros da ABI com a Cultura pode ser acompanhado pelo canal da Associação Brasileira de Imprensa no UA-cam.
    A jornalista carioca Regina Zappa é também escritora, roteirista, professora universitária e conselheira da ABI. Trabalhou na TV Manchete, na Última Hora, Revista Fatos e Jornal do Brasil onde foi, por mais de 20 anos, editora de Cultura, Política e da Internacional quando fez a cobertura da abertura econômica da China e do golpe militar sofrido por Gorbachev, presidente da extinta União Soviética.
    Regina viveu os fatos dos anos 1960 ainda adolescente no Brasil que, à época, estava mergulhando em uma grave ditadura militar. Mais tarde, publicou diversos livros a respeito, como 1968 - Eles só queriam mudar o mundo, um almanaque sobre a geração de jovens revolucionários.
    Também biografou grandes nomes da música brasileira, principalmente tropicalistas, como Chico Burque, com quem escreveu vários livros sobre ele e em parceria, entre eles: Chico Buarque para todos, Para Seguir Minha Jornada: Chico Buarque e Chico Buarque - cidade submersa, além de Gilberto Gil, objeto de uma biografia, Gilberto bem perto. A autora optou por um trabalho discreto e respeito aos biografados sem histórias sensacionalistas.
    Stuart e Zuzu
    Stuart Edgart Angel Jones foi um estudante de economia da UFRJ, membro do MR-8 e que participou da luta armada contra a ditadura militar no Brasil. Foi preso, torturado, assassinado, aos 25 anos, em 1971,e dado como desaparecido político. Sua mãe, a mineira Zuleika Angel Jones, a Zuzu Angel, personagem notória do Brasil da época da ditadura militar, ficou conhecida nacional e internacionalmente não apenas por seu trabalho inovador como estilista de moda, mas também por sua procura pelo filho, enfrentando autoridades da época e levando sua busca a se tornar conhecida no exterior. Ela também morreu assassinada pela ditadura, aos 54 anos, em 1976, quando seu Kharman-Ghia TC foi fechado por um carro, descendo ladeira abaixo em São Conrado, no Rio.
    Em 2014, a Comissão Nacional da Verdade recebeu de Cláudio Antônio Guerra, ex-agente da repressão que operou como delegado do Departamento de Ordem Política e Social do Espírito Santo (DOPS), a confirmação da participação dos agentes da repressão no episódio da morte de Zuzu Angel. Em 2019, sua filha Hildegard Angel impetrou um mandato judicial no 8.º cartório do Registro Civil da Tijuca, na Zona Norte do Rio de Janeiro, e conseguiu finalmente emitir as certidões de óbito de sua mãe, Zuleika, e de seu irmão, Stuart. As causas das mortes foram atestadas como “morte não natural, violenta, causada pelo Estado brasileiro, no contexto da perseguição sistêmica e generalizada à população identificada como opositora política ao regime ditatorial de 1964 a 1985”.
    Pioneira na moda brasileira, Zuzu fez sucesso com seu estilo em todo o mundo, principalmente nos Estados Unidos. Seu estilo misturava renda, seda, fitas e chitas com temas regionais e do folclore. Na virada dos anos 60 para os anos 70, Stuart Jones, filho de Zuzu e então estudante de economia, passou a integrar as organizações de esquerda que combatiam a ditadura militar no Brasil, instaurada em 1964, filiando-se ao MR-8, grupo guerrilheiro de ideologia socialista do Rio de Janeiro. Preso em 14 de abril de 1971, Stuart foi torturado e morto pelo Centro de Informações da Aeronáutica (CISA) no aeroporto do Galeão e dado como desaparecido pelas autoridades.
  • Розваги

КОМЕНТАРІ • 6

  • @ernestodelima408
    @ernestodelima408 15 днів тому +1

    Parabéns, 247. Histórica e linda entrevista!

  • @cesariooliveira182
    @cesariooliveira182 3 роки тому +3

    Parabéns a ABI pela Campanha de Filiação Para Todos os Jornalistas de Todo o Brasil e de Midia Digital ( Top ). 2021.

  • @cesariooliveira182
    @cesariooliveira182 3 роки тому +4

    Parabéns Tv ABI ( Online ), Ótima entrvista para a ABI. 2021.

  • @mariamarta8454
    @mariamarta8454 Рік тому +5

    Só quem viveu a ditadura sabe o que isso significa. É muito sofrimento. Fora ditadura e fascismo.

  • @PauloCiranda
    @PauloCiranda 14 днів тому +1

    Regina Zappa é tudo dibão!