Nobre Dr. Christian Dunker, parabéns pela resposta bem fundamentada na distinção do quê POLÍTICA e do que não é política, uma das características principais da Política é a dialética positiva para se chegar a uma síntese. Gostaria de sua permissão para usar partes deste vídeo em um vídeo que estou preparando sobre os fundamentos filosóficos da policlínica.
Inscrito no canal do Dunker, eleitor de Lula e esquerda, em geral, digo: Ainda que mais sensível à pauta ambientalista, aos progresso social e à democracia, fico decepcionado com o desempenho do governo justamente a essas mesmas pautas. Mas não dá pra jogar tudo no mesmo balaio. Não dá pra misturar fascistas negacionistas (bolsonarismo em geral) com incompetência (políticos em geral).
Ótimo!! Christian, você poderia fazer um vídeo sobre mulheres que sofrem de ausência/abandono paterno e somente se relacionam com homens ruins/cafajestes/abusivos, que também as abandonam? Pode comentar sobre a fixação paterna e a compulsão à repetição nesses casos? E como sair dessa “marcha traumática”?
Boa, professor! Gostaria de propor para um próximo vídeo algo sobre eco-cidadania. Estou estudando psicologia, artesã desde pequena e mãe. Em pleno século XXI, no contexto da Cop30 na Amazônia (moro em Belém-Pa) não consigo dissociar o bem viver, a convivência saudável junto a flora e fauna e práticas em aldeia, que auxilia na saúde mental...apesar de várias grupos organizados in loco, percebo em minha caminhada que a população em geral se importa pouco ou nada sobre poluição, reciclagem, alimentação saudável, desmatamento, bem estar coletivo...percebo que são pessoas bem intencionadas, mas que não se importam com seu meio...como se fosse algo dissociado delas...como entender?
Excelente, Dunker! Ótima e austera resposta, considerando que existe um cinismo nas duas perguntas... Tenho pensado numa certa faceta que distingue bem o que é o conservadorismo tradicional (a direita que tínhamos até uns 10 anos atrás e que desapareceu do cenário político) do que é fascismo, essa ultra direita tão excludente. Basta pedir a um de seus partidários que mencione uma única, uma mísera pauta de cuidado para com os que estão em estado de vulnerabilidade, os oprimidos, os historicamente massacrados... Não existe! Pode tentar... As pautas deles são só e apenas para beneficiar os abastados, os empresários, o suposto "mercado", que por si só se encarregaria de cuidar do povo "dando" emprego (ora ora, quem diria esse cínico "dando"). É só testar. Parabéns pelo vídeo corajoso, já que parte de nossa classe psicanalítica se exime escondida covardemente atrás da ideia de neutralidade. Pusilânimes! Abço! CESAR CRUZ Psicanalista - SP, Capital
!Olá professor! Gracias....😊A questão não é só política, é MORAL(não moralismo sexual) as pessoas tem medo de dividir,quanto mais dinheiro têm mais querem e maior medo de perder,por isso sentem aversão ao boulos,pela pauta de q pobre tbm pode ter oportunidade!
Olá professor Christian! Nos conhecemos na capeta do Morumbi na ocasião da Exposição da Rejane Cantoni. Estou aguardando o lançamento do seu livro sobre Arte rs Você poderia fazer um vídeo sobre a Síndrome da Fadiga da Informação e nossa relação com as Imagens no mundo moderno? Neste momento faço mestrado na França e pesquiso sobre o consumo de imagens físicas e digitais e me interesso muito em saber como elas são capazes de causar todo tipo ruído e nos cansar mentalmente. Obrigado, forte abraço!
O fato de um governo de esquerda ser democrático, como dito, não implica que não deva ser criticado quando erra ou elogiado quando acerta Dr Christian. Minimizar falhas ou passar pano é aplicar dois pesos e duas medidas.
Professor Christian Dunker, satisfação em escrever para você. Revi sua fala sobre burnout e faz muito sentido. Me ajudou a pensar na situação pavorosa que professoras e professores da rede estadual paulista estão vivenciando na gestão de Renato Feder, e na condição precária dos trabalhadores e trabalhadoras de outros setores. Sugiro que você faça, por favor, um vídeo comentando a obra de Christophe Dejours. Grande abraço.
Olá. Obrigada! Ficou bem claro, eu tinha essa dúvida: como pode? pessoas que conheço a tanto tempo apoiar coisas que fere a individualidade das pessoas e fazem com tanta certeza que coisas simples da vida como pintar, assistir uma peça teatral, ler um reportagem de jornal faça a pessoa te tratar de forma diferente.
Gratidão por nos ajudar na reflexão. Seguimos lutando por espaços democráticos, por direitos à inclusão da diversidade e equanimidade, buscando possibilidades de diálogos e na esperança de uma Justiça Restaurativa.
Dunker, ainda não superei a pena capital vivida por Sócrates, descrita em fédon. Dito isso, evocar a democracia, não é o mesmo que um elogio a esta, mas dentre as experiências quanto ao tema democracia, seu canal foi o mais próximo que presenciei.
Realmente, distinguir facismo de facismo, por que os discursos bonitos dos governos não camuflem suas funcionabilidades práticas, governo lula è bem antigo no Brasil e não resolve problemas de fome, governo que já é neoliberal e está fechado com Alkimin, sempre importante cuidar a fiscalização seletiva
Incrível argumentação sobre os diferentes ambitos da politica. Solicito ao senhor uma análise sobre o novo filme do Coringa, Delirio a Dois, assunto que o senhor ja comentou anteriormente. Obrigado desde já ❤
Bom dia, Dunker! Tudo bem? Adoraria ver um "Desejo em cena" sobre o filme "Substância". Uma análise da protagonista e a relação dos sintomas com o meio social que ela vive tão solitária. Abraços! Juliana Ribeiro
Excelente! 👏👏👏👏 Só divirjo/acrescento que, infelizmente, o fascismo brasileiro não está restrito ou focado particularmente nos socialmente frustrados. Os recortes de renda nos mostram que os extratos com maior poder aquisitivo têm votado, majoritariamente, com a extrema-direita. Infelizmente, o nosso buraco é mais embaixo. Abração!
É interessante notar que tem uma ausência fundamental no discurso do Dunker,: a posição revolucionária que também é "anti-política", contra a gestão e que não respeitam as instituições porque sabem que elas funcionam como aparelhos coercitivos estatais e econômicos. A afirmação que há apenas 3 posições como progressismo, conservador e fascismo revela muito sobre a ideologia do próprio Dunker.
Professor Dunker, você poderia retomar a série de vídeos sobre a teoria crítica/escola de Frankfurt? No último vídeo do Habermas, você diz que aquele seria o último da série. Não teria a possibilidade de um vídeo sobre o Walter Benjamin? Ou você não incluiria ele na mesma linha dos filósofos anteriores ou a influência dele para o pensamento psicanalítico é pequena e pouco relevante? gosto bastante dos seus vídeos, abraços.
Mais uma última coisa. Quais cursos de extensão na USP em seu departamento há? E qual probabilidade de alguém da comunidade (no sentido literal do termo) tem nesta existência oportunidade de participar (online e zero custo). Aguardo sua resposta. Obrigada pela atenção. Juliana
Prof. Dunker. Concordo c algumas colocações suas, porém o sr. disse que se trata de uma canal de psicanálise, mas uma vez que o sr. se dispõem a falar de política também entra na discussão desse campo. Dito isso, sim, muitas colocações suas sobre o fascismo, fascismo no Brasil, os limites do político e não-político são pertinentes, mas, todavia, no meu entender, essa é uma forma problemática de enquadrar o que enfrentamos e faltou uma discussão menos reduzida sobre diversos problemas das quais o sr. faz apenas alusão. A crise das Esquerdas, a falta de politização crônica dos governos do PT, as diversas contradições que vemos nas práticas políticas (não apenas discursos) não somente ligados a problemas de ministérios, enfim, a lista é grande. Falo isso por que sua fala sobre fascismo me parece que tem alguns problemas justamente por que faz parecer que o fascismo é um especie de mal que vem do além, que não tem relação c o histórico de atuação das forças progressistas (ou falta delas). Quando não entendemos o processo histórico, nos espantamos c uma idosa facista. Acho que se deveria levar isso em conta. Obs: POR FAVOR, isso não um ataque a pessoa do Dunker nem ao canal, que eu admiro muito, mas acho que isso não é impeditivo pra discordância e possíveis contrapontos.
Quanto a questão levantada na live "gozar da fantasia do outro..." não é uma dúvida conspiracionista, nem surgida ontem e do nada. Esta frase posta por mim hj como dúvida, aparece num frame do vídeo sobre 'caonalha' - adoro os cães já os canalhas depende da existência do batimento cardíaco, Hahaha - e ela ainda está em cena e em pé. Att Juliana
Boa noite, Dunker! Falando em crítica, cabe ao meu comportamento na live sobre os afetos, uma autocrítica e sinceras desculpa a ti. Meu comentário na live, feito em caixa alta, foi uma espécie de frenesi de dúvidas e curiosidades.
Perfeita resposta, que elegância e didática. Ainda deu um merchant pra canais ótimos que tem esse fim específico. Boa. Melhor ainda foi o posicionamento em favor do Guilherme Boulos em SP! ❤
melhor falar mesmo não pra nao acabar saindo coisas como "esquerda dá tbm no fascismo". falar isso sem esmiuçar é irresponsável e beira à desinformação. foco na psicanálise.
Nobre Dr. Christian Dunker, parabéns pela resposta bem fundamentada na distinção do quê POLÍTICA e do que não é política, uma das características principais da Política é a dialética positiva para se chegar a uma síntese.
Gostaria de sua permissão para usar partes deste vídeo em um vídeo que estou preparando sobre os fundamentos filosóficos da policlínica.
"A pessoa que não percebe essa diferença, tem problemas" Rsrs
Dunker, gigante demais.
Perfeito, obrigatório ser assistido antes da eleição 2024!
Vc é muito paciente e educado, parabéns... Já eu? Além de estudar muito preciso controlar o fígado.
Inscrito no canal do Dunker, eleitor de Lula e esquerda, em geral, digo: Ainda que mais sensível à pauta ambientalista, aos progresso social e à democracia, fico decepcionado com o desempenho do governo justamente a essas mesmas pautas. Mas não dá pra jogar tudo no mesmo balaio. Não dá pra misturar fascistas negacionistas (bolsonarismo em geral) com incompetência (políticos em geral).
Sua generosidade é admirável, Dunker ❤
Santa paciência, mestre! So espero que façam bom uso da sua gentileza!!
Muito bom ouvir essa clara e bem fundamentada explicação!
Ótimo!! Christian, você poderia fazer um vídeo sobre mulheres que sofrem de ausência/abandono paterno e somente se relacionam com homens ruins/cafajestes/abusivos, que também as abandonam? Pode comentar sobre a fixação paterna e a compulsão à repetição nesses casos? E como sair dessa “marcha traumática”?
Boa noite! Bom ouvir o senhor neste quesito!
Muito bom mesmo este trabalho
Obrigado pelo serviço.
Boa, professor!
Gostaria de propor para um próximo vídeo algo sobre eco-cidadania. Estou estudando psicologia, artesã desde pequena e mãe.
Em pleno século XXI, no contexto da Cop30 na Amazônia (moro em Belém-Pa) não consigo dissociar o bem viver, a convivência saudável junto a flora e fauna e práticas em aldeia, que auxilia na saúde mental...apesar de várias grupos organizados in loco, percebo em minha caminhada que a população em geral se importa pouco ou nada sobre poluição, reciclagem, alimentação saudável, desmatamento, bem estar coletivo...percebo que são pessoas bem intencionadas, mas que não se importam com seu meio...como se fosse algo dissociado delas...como entender?
Obrigada 🙏🏾
Brilhante resposta professor.
A mente fascista necessita de cuidado terapêutico.
Obrigada, Christian! Uma aula.
Excelente ! Gratidão
Obrigado ! 🙏
Excelente, Dunker! Ótima e austera resposta, considerando que existe um cinismo nas duas perguntas... Tenho pensado numa certa faceta que distingue bem o que é o conservadorismo tradicional (a direita que tínhamos até uns 10 anos atrás e que desapareceu do cenário político) do que é fascismo, essa ultra direita tão excludente. Basta pedir a um de seus partidários que mencione uma única, uma mísera pauta de cuidado para com os que estão em estado de vulnerabilidade, os oprimidos, os historicamente massacrados... Não existe! Pode tentar...
As pautas deles são só e apenas para beneficiar os abastados, os empresários, o suposto "mercado", que por si só se encarregaria de cuidar do povo "dando" emprego (ora ora, quem diria esse cínico "dando"). É só testar.
Parabéns pelo vídeo corajoso, já que parte de nossa classe psicanalítica se exime escondida covardemente atrás da ideia de neutralidade. Pusilânimes!
Abço!
CESAR CRUZ
Psicanalista - SP, Capital
Sensacional debater nestes termos. A batalha é argumentativa também
Perfeito! Parabéns
Elegante, ético, excelente!
Canoa da democracia!!! Maravilha!
Agradeço a Aula.
Sensacional! Bem didático e gentil! Obrigada!
!Olá professor! Gracias....😊A questão não é só política, é MORAL(não moralismo sexual) as pessoas tem medo de dividir,quanto mais dinheiro têm mais querem e maior medo de perder,por isso sentem aversão ao boulos,pela pauta de q pobre tbm pode ter oportunidade!
Olá professor Christian! Nos conhecemos na capeta do Morumbi na ocasião da Exposição da Rejane Cantoni. Estou aguardando o lançamento do seu livro sobre Arte rs Você poderia fazer um vídeo sobre a Síndrome da Fadiga da Informação e nossa relação com as Imagens no mundo moderno? Neste momento faço mestrado na França e pesquiso sobre o consumo de imagens físicas e digitais e me interesso muito em saber como elas são capazes de causar todo tipo ruído e nos cansar mentalmente. Obrigado, forte abraço!
Perfeito querido!!!
Adorei essa reflexão!!! Gratidão!! 👏🏼👏🏼
Muito bom Prof Doutor Christian. 🥰
Excelente!
Que precisão! Parabéns
Gostei do vídeo, estou pensando a respeito e quero estudar mais.
Ótima resposta, Christian. Bons argumentos são imbatíveis.
Muito bom! Até Paulo Arantes foi citado.
Parabéns por deixar claro que é sua opinião
Bravíssimo !!!
Gosto do senhor!!
Sensacional! 👏
Obrigado
Excelente esses três pesos...
Maravilhoso 👏🏼👏🏼👏🏼
Ótima resposta!
Excelente 👏🏻
Muito bom!
Ui!!!! excelente!!!!!
Excelente
O fato de um governo de esquerda ser democrático, como dito, não implica que não deva ser criticado quando erra ou elogiado quando acerta Dr Christian. Minimizar falhas ou passar pano é aplicar dois pesos e duas medidas.
“Distinguir o que é fascismo e o que não é fascismo.” É isso! 👏🏽👏🏽
Professor Christian Dunker, satisfação em escrever para você. Revi sua fala sobre burnout e faz muito sentido. Me ajudou a pensar na situação pavorosa que professoras e professores da rede estadual paulista estão vivenciando na gestão de Renato Feder, e na condição precária dos trabalhadores e trabalhadoras de outros setores. Sugiro que você faça, por favor, um vídeo comentando a obra de Christophe Dejours. Grande abraço.
representando! Dunker parabéns
Olá. Obrigada! Ficou bem claro, eu tinha essa dúvida: como pode? pessoas que conheço a tanto tempo apoiar coisas que fere a individualidade das pessoas e fazem com tanta certeza que coisas simples da vida como pintar, assistir uma peça teatral, ler um reportagem de jornal faça a pessoa te tratar de forma diferente.
Mandou bem Christian!
Muito boa reflexão!
Gratidão por nos ajudar na reflexão. Seguimos lutando por espaços democráticos, por direitos à inclusão da diversidade e equanimidade, buscando possibilidades de diálogos e na esperança de uma Justiça Restaurativa.
Parabéns por este canal e seu discurso, professor!
Excelente! 👏🏻👏🏻👏🏻
Infelizmente muitos estão alheios a está distinção. Por isso este caos.
Excelente 👏🏾👏🏾
Sensacional
Christian, faz um Desejo em Cena sobre o filme "A Substância", please!
Será que ele faz de Animação também? Estou encantada com Robô Selvagem, é maravilhoso! ❤
Quero aproveitar o comentário pra pedir um desejo em cena do belíssimo filme O menino e a Garça. Feito por um ilustrador fenomenal.
Christian Dunker parabéns pelo vídeo. Muito didático.
Excelente resposta! Obrigada!
Com voce. Reproposta ao Debate
Ótimo vídeo 😊
Dunker, ainda não superei a pena capital vivida por Sócrates, descrita em fédon. Dito isso, evocar a democracia, não é o mesmo que um elogio a esta, mas dentre as experiências quanto ao tema democracia, seu canal foi o mais próximo que presenciei.
E deixando claro, nunca foi contra a corrupção..!!
Tio Chris, como ainda não temos um vídeo sobre vingança? Precisamos de um rsrs
Vc é incrível
Colocando os pontos nos is.
Perfeito!
Entendi... 🥱
22 é incapaz de entender
Boa resposta prof. Christian 😊😊😊 a fala final arrematou e encerrou a resposta😂😂😂
Melhor impossível!
Concordo plenamente com Dunker. Parabéns pela resposta as cartas de natureza simplistas e equivocadas que se apresentam.
Fala sobre o Silvio Almeida
Christian sem rodeios! ❤
Realmente, distinguir facismo de facismo, por que os discursos bonitos dos governos não camuflem suas funcionabilidades práticas, governo lula è bem antigo no Brasil e não resolve problemas de fome, governo que já é neoliberal e está fechado com Alkimin, sempre importante cuidar a fiscalização seletiva
Dunker, ainda bem que vc existe!
Excelente reflexão. Não basta ser favorável à democracia é preciso ser antifacista!
Incrível argumentação sobre os diferentes ambitos da politica. Solicito ao senhor uma análise sobre o novo filme do Coringa, Delirio a Dois, assunto que o senhor ja comentou anteriormente. Obrigado desde já ❤
Bom dia, Dunker! Tudo bem? Adoraria ver um "Desejo em cena" sobre o filme "Substância". Uma análise da protagonista e a relação dos sintomas com o meio social que ela vive tão solitária. Abraços! Juliana Ribeiro
Excelente! 👏👏👏👏 Só divirjo/acrescento que, infelizmente, o fascismo brasileiro não está restrito ou focado particularmente nos socialmente frustrados. Os recortes de renda nos mostram que os extratos com maior poder aquisitivo têm votado, majoritariamente, com a extrema-direita. Infelizmente, o nosso buraco é mais embaixo. Abração!
Bravo!!👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
É interessante notar que tem uma ausência fundamental no discurso do Dunker,: a posição revolucionária que também é "anti-política", contra a gestão e que não respeitam as instituições porque sabem que elas funcionam como aparelhos coercitivos estatais e econômicos.
A afirmação que há apenas 3 posições como progressismo, conservador e fascismo revela muito sobre a ideologia do próprio Dunker.
Professor Dunker, você poderia retomar a série de vídeos sobre a teoria crítica/escola de Frankfurt? No último vídeo do Habermas, você diz que aquele seria o último da série. Não teria a possibilidade de um vídeo sobre o Walter Benjamin? Ou você não incluiria ele na mesma linha dos filósofos anteriores ou a influência dele para o pensamento psicanalítico é pequena e pouco relevante? gosto bastante dos seus vídeos, abraços.
ele podia muito fazer um video sobre Walter Benjamin!
Mais uma última coisa. Quais cursos de extensão na USP em seu departamento há? E qual probabilidade de alguém da comunidade (no sentido literal do termo) tem nesta existência oportunidade de participar (online e zero custo). Aguardo sua resposta.
Obrigada pela atenção.
Juliana
Toda possibilidade, os cursos são muitos, só vir
@@chrisdunker Muito obrigada!
Entre no site Apolo da USP. Lá tem a relação de todos os cursos.
@@wagneralvesnegreiros2513 muito obrigada Wagner
😂😂😂 amei essa última colocação! Localiza o barco dos fascistas tira a rolha q eles afundam! Amei!!!
Prof. Dunker. Concordo c algumas colocações suas, porém o sr. disse que se trata de uma canal de psicanálise, mas uma vez que o sr. se dispõem a falar de política também entra na discussão desse campo. Dito isso, sim, muitas colocações suas sobre o fascismo, fascismo no Brasil, os limites do político e não-político são pertinentes, mas, todavia, no meu entender, essa é uma forma problemática de enquadrar o que enfrentamos e faltou uma discussão menos reduzida sobre diversos problemas das quais o sr. faz apenas alusão. A crise das Esquerdas, a falta de politização crônica dos governos do PT, as diversas contradições que vemos nas práticas políticas (não apenas discursos) não somente ligados a problemas de ministérios, enfim, a lista é grande. Falo isso por que sua fala sobre fascismo me parece que tem alguns problemas justamente por que faz parecer que o fascismo é um especie de mal que vem do além, que não tem relação c o histórico de atuação das forças progressistas (ou falta delas). Quando não entendemos o processo histórico, nos espantamos c uma idosa facista. Acho que se deveria levar isso em conta.
Obs: POR FAVOR, isso não um ataque a pessoa do Dunker nem ao canal, que eu admiro muito, mas acho que isso não é impeditivo pra discordância e possíveis contrapontos.
Cheio de dedos e pisando em ovos. Fala logo que você discorda cara, qual o problema?
@@StultiferaNavisF451vc n leu? Tá no comentário o que eu discordo e acho problemático.
Uau. 👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Quanto a questão levantada na live "gozar da fantasia do outro..." não é uma dúvida conspiracionista, nem surgida ontem e do nada. Esta frase posta por mim hj como dúvida, aparece num frame do vídeo sobre 'caonalha' - adoro os cães já os canalhas depende da existência do batimento cardíaco, Hahaha - e ela ainda está em cena e em pé.
Att
Juliana
Boa noite, Dunker! Falando em crítica, cabe ao meu comportamento na live sobre os afetos, uma autocrítica e sinceras desculpa a ti. Meu comentário na live, feito em caixa alta, foi uma espécie de frenesi de dúvidas e curiosidades.
CHRISp! 3 noites q não durmo pq vc não ainda comentou o Coringa - Folie à Deux
enviado do meu Iphoney
Tamo jurno na canoa!!! ❤
política não é igual à democracia
Perfeita resposta, que elegância e didática. Ainda deu um merchant pra canais ótimos que tem esse fim específico. Boa. Melhor ainda foi o posicionamento em favor do Guilherme Boulos em SP! ❤
Políticamente correto.
melhor falar mesmo não pra nao acabar saindo coisas como "esquerda dá tbm no fascismo". falar isso sem esmiuçar é irresponsável e beira à desinformação. foco na psicanálise.
É impressionante a cegueira de pessoas tão qualificadas profissionalmente e culturalmente como o Dunker .........😮
Que argumento matador, heim.
Maria Augusta, exponha aqui sua opinião visionária então. Estou aberta a debates.
@@julianaciolaB Penso que as duas linhas escritas representam o ápice da capacidade argumentativa da Augusta!
Irretocável. 👏🏼👏🏼👏🏼
Lacan fez comentários sobre James Joyce. O que a psicanálise tem a dizer sobre J. R. R. Tolkien?