Diante da dor dos outros, Susan Sontag | Paloma Lima

Поділитися
Вставка

КОМЕНТАРІ • 51

  • @luciamontrod1175
    @luciamontrod1175 2 роки тому +19

    Mesmo num vídeo de 23 minutos dá pra se perceber o quanto você apreende das leituras que faz e como consegue passar tão bem ao público. Minha admiração cresce a cada vídeo, como se já não fosse enorme! 👏🏻💜
    Dos livros da Susan que li (só quatro 🙈) esse é meu preferido, pois achei que ela consegue passar muita emoção, mesmo expondo ideias racionais sobre o tema.

    • @PalomaLima
      @PalomaLima  2 роки тому +1

      Você 💜💜💜💜💜

  • @ceciliafreitas265
    @ceciliafreitas265 2 роки тому +12

    Estou orientando dois Projetos de Iniciação Científica e as duas obras de Susan Sontag - as duas aqui mencionadas- são as principais. Enviei suas duas resenhas às minhas alunas para ajudá-las a melhor compreenderem essas obras apesar de que já fizeram suas próprias resenhas e apresentaram à mim. Obg!

  • @ceciliafreitas265
    @ceciliafreitas265 2 роки тому +5

    Esse livro é profundo e nos ajuda a pensar a difusão das imagens-no caso a fotografia-sob diversas dimensões: éticas, sociais, políticas, culturais e ideológicas. Minhas alunas estão estudando a pandemia do coronavirus em Manaus e uma parte do trabalho discutirá as imagens-fotos- da pandemia. Os fotógrafos que as produziram serão entrevistados e as questões pontuadas por essa autora fundamentam essa parte do trabalho.

  • @SirEponymous
    @SirEponymous 2 роки тому +3

    Reverenda Paloma e sua continua divulgação do Evangelho de Susan Sontag sempre rende resenhas maravilhosas!
    Em todas as capitais existem jornais "populares" que usam e abusam de imagens de crimes e violência chocantes pra atrair o público.
    Nos anos 1990 aqui no Rio de Janeiro conheci um fotógrafo que trabalhava em um desses jornais. Ele tinha muitos contatos e conseguia chegar nas cenas de crime antes da polícia. Ele me revelou que frequentemente alterava o local deslocando corpos para deixar as fotos mais "dramáticas".
    Pedia e pagava pela ajuda de moradores do local. Essas pessoas por tanto presenciarem a violência onde vivem ficam desensiblizadas. Um corpo no chão passa praticamente a fazer parte do dia a dia. O choque se "perde", a capacidade de se revoltar diante atos de violência se dilui.
    O mesmo deve ter acontecido com relação as imagens nos maços de cigarros: o impacto inicial meio que se perdeu.

  • @irenerodrigues751
    @irenerodrigues751 Рік тому

    Há vários pontos quanto à exposição à dor 1. nos acostumamos; 2. cada um tem um grau de sensibilidade, eu sou muito sensível, evito me expor e não se trata de falta de compaixão;3. embora seja católica praticante estudei várias religiões e como exemplo o espiritismo tem uma visão do sofrimento como justificado devido a outras encarnações, assim como religiões que falam de karma (budismo, induismo), portanto dessensibiliza a pessoa quanto ao fato. É preciso ter compaixão pela dor do outro mas sem nos levar ao stress excessivo e até à depressão. Vale uma dose de realismo e humildade quanto à nossa impotência.

  • @RitaMiranda17
    @RitaMiranda17 2 роки тому +4

    Estamos constantemente no “Show de Trumann”.

  • @gabrielaguadalupemedinacas7659
    @gabrielaguadalupemedinacas7659 2 роки тому +5

    O melhor jeito de començar meu domingo 😮‍💨💛

  • @danielfurtado8625
    @danielfurtado8625 2 роки тому +1

    Todo canal que reconhece o talento, a sagacidade atemporal da Sontag merece minha humilde inscrição.

    • @PalomaLima
      @PalomaLima  2 роки тому

      E pessoas que reconhecem o talento e sagacidade atemporal da Sontag são mais que bem-vindos por aqui!

  • @denisep1387
    @denisep1387 2 роки тому +1

    Resenha ótima!!!
    EM TEMPO?..:Umas dicas fora de contexto aqui da resenha mas servirão para qdo vieres a Porto Alegre: cafés senhorita margô ( bairro santana), agridoce café( na cidade baixa, também na CB tem o restaurante Mandariniere e o Raven (inspirado no raven do poe) (,livraria travessa ( no centro, na casa de cultura mario quintana, veja lá tb exposições de arte e café no terraço), tb no centro, museus e mercado publico, livraria Pocketstore ( bairro moinhos de vento… bairro charmoso! Cheio de lojinhas, bistros e cafes), sebo Padula (r Fernando machado 997, quadra cheia de antiquarios, no centro histórico)… e não perca uma longa corrida ou caminhada pela orla do Guaíba que está linda…

  • @analuisa7729
    @analuisa7729 2 роки тому +2

    Eu pensei na hora em algo que me atentei esses dias. Fui assistir a um filme com a minha mãe, que relatava uma história verídica de uma menina que foi sequestrada e estuprada, mas que conseguiu sair do cativeiro viva por usar de sua perspicácia. Parecia interessante pela história narrada, mas as cenas de abuso eram tão, tão nojentas. Vívidas e aflitivas! Mas isso pegou muito mais a mim que minha mãe. Eu fechava os olhos, pedia para pular a cena, porque quase que doía em mim, sinceramente. Minha mãe se irritou e mudou o filme kkkkkk
    Isso me fez pensar. Qual o objetivo de passar cenas tão vívidas de violência, especialmente violência SEXUAL, em filmes e séries?
    Imagino que a ideia inicial seja fazer o povo encarar a realidade; causar choque; acordar todos pro que tá rolando, estilo "gente se liga, façam alguma coisa" e etc.
    Mas, sinceramente, será?
    Tem como educar sem essa exposição toda. Imagina o trauma que isso pode trazer em alguém - por mais que a gente saiba que é ficção, nosso cérebro aceita essas imagens como verdadeiras. Impacta igual.
    Fora uma coisa muito, MUITO perigosa nisso tudo, que é de incitar em alguns com disposição prévia desejos bem errados relacionados à sexualidade. E perigosos. Isso é tão alarmante, sabe? Muito louco ...
    Acho que é por isso que eu gosto de ver desenho KKKKK

  • @consultcar
    @consultcar 2 роки тому +4

    Nosso domingo hoje já começou muito bom. Com una resenha diferenciada já de manhã é estímulo a leitura. Obrigado!

    • @PalomaLima
      @PalomaLima  2 роки тому +1

      Eu que agradeço pela companhia e pela generosidade do comentário, Welton!

  • @joanaferreira7688
    @joanaferreira7688 2 роки тому +3

    Deveríamos ler, reler e refletir sobre o que Susan Sontag fala nessas duas obras, principalmente por nós que atualmente somos bombardeados com imagens o tempo todo. A mim parece que acabam sendo sentidas como se fossem as imagens de um filme. Como sempre, um excelente vídeo sobre sua experiência com a leitura do livro. ❤️😘

  • @cibelledasilvaferreira4086
    @cibelledasilvaferreira4086 2 роки тому

    Meu deus que resenha perfeita! Vou ter que ler Susan Sontag depois desse vídeo.

  • @joaoluisnobrega1900
    @joaoluisnobrega1900 2 роки тому +3

    Bom dia, terminei de ler Jane Eyre, Charlotte Brontë 👏👏👏👏👏, estou lendo Nórdicos Mitos E Sagas.
    Assistindo a série Westworld, HBO Max.
    Assisti ao filme Um Crime De Mestre, bom entretenimento e leituras para o canal 👍

  • @beatriznascimento4332
    @beatriznascimento4332 2 роки тому

    NÃO. Há pessoas que trazem normalizado a dor do outro. Conheço alguns. Eu fico horrorizada. Eu AMO Virgínia woolf. E o leonardo marido dela foi um anjo na terra para ela❤

  • @marciabritto2113
    @marciabritto2113 2 роки тому +1

    ... a mídia tradicional não coloca fotos que chocam, mas pode colocar manchetes sensacionalistas... eu perdi um cliente por uma distorção total de um depoimento meu ao jornal que fez sensacionalismo no tema - quando consegui falar com o jornalista, depois de muito insistência, sobre isso ele respondeu: "Se seu cliente viu, é sinal que estamos vendendo jornal!...

  • @josydiasdaluz7768
    @josydiasdaluz7768 2 роки тому +3

    Resenha sensacional! Desde que eu conheci o canal, as leituras que eu faço aumentaram bastante, estou sempre lendo mais, estudando mais. A Susan tá pra vc, igual vc tá pra mim💙. Ótimo domingo.

    • @PalomaLima
      @PalomaLima  2 роки тому

      APENAS MORTA DEPOIS DESSE COMENTÁRIO! 🥹💜

  • @alinebittencourt208
    @alinebittencourt208 2 роки тому +1

    Amei esse livro. 😊

  • @RitaMiranda17
    @RitaMiranda17 2 роки тому +4

    Até as fotografias se tornam banais … como tudo. Exemplo bem simples são meus post it com lembretes … logo, logo se tornam apenas uma decoração 😂. Parabéns pela ótima live.

    • @PalomaLima
      @PalomaLima  2 роки тому +2

      Ahahahahahahhahahahahah adorei o exemplo 😂

  • @beatriznascimento4332
    @beatriznascimento4332 2 роки тому

    Eu reajo muito ruim. Eu me acabo😥. Demonstro forças quando necessário mas fico arrasada

  • @luizclaudio583
    @luizclaudio583 2 роки тому

    Belíssimo vídeo!
    Parabéns!

  • @ceciliafreitas265
    @ceciliafreitas265 2 роки тому +1

    Eu lembro do jornaleco ao qual vc refere-se daqui de Manaus e do qual eu também não lembro o nome! Aquilo ali se espremesse saía sangue e era beeeeem vendido até pq era muito barato!

  • @miriancileneangelucci3498
    @miriancileneangelucci3498 2 роки тому +3

    Resenha impecável como sempre!! "Culpa" sua começo meu dia lendo... e ta me fazendo tão bem!!! ❤💜🥰

    • @PalomaLima
      @PalomaLima  2 роки тому +1

      A culpa que eu gosto de carregar, rs! 💜

  • @joycenayane7196
    @joycenayane7196 2 роки тому

    Mais uma resenha ótima!

  • @melodianarrativa_Rodrigo
    @melodianarrativa_Rodrigo 2 роки тому +1

    Paloma falando de Sontag + cafezim da noite = melhor coisa

    • @PalomaLima
      @PalomaLima  2 роки тому +1

      Se gostou de “Sobre fotografia”, certamente gostará muito do “Diante da dor dos outros” também, Rodrigo! E muito obrigada pela generosidade! Um abraço!

  • @denisefreitas6727
    @denisefreitas6727 2 роки тому +1

    Paloma, por influência sua, eu li Sobre a fotografia, e desde já considero uma das minhas melhores leituras desse ano. Já coloquei Diante da dor dos outros na minha wishlist. Adorei a resenha!

    • @PalomaLima
      @PalomaLima  2 роки тому +1

      Aaaaah, que demais saber disso, Denise! Se gostou tanto assim de “Sobre fotografia”, certamente gostará muito do “Diante da dor dos outros”, também!

  • @haroldolsz
    @haroldolsz Рік тому

    Olá, Paloma! É o Haroldo (criei este personagem, inspirado na minha profissão e pelo meu amor a literatura, para falar sobre livros por aí

  • @l.5679
    @l.5679 2 роки тому

    Tô atrasada, mas que vídeo maravilhoso!! Adoro quando você lê excertos dos livros pra dar exemplo do que você está falando na resenha, aprofunda ainda mais seus vídeos que já são sempre tão bem pensados. Seu canal e suas resenhas se destacam muito porque você realmente fala do que você leu, dá suas impressões e opiniões e é espontânea

  • @claucoelho
    @claucoelho 2 роки тому +1

    Muito interessante!

  • @ariannelg
    @ariannelg 2 роки тому

    Adoro assistir aos seus vídeos! 💜
    Somente ouvindo sobre a sua leitura do livro já aprendemos algo de bom, mas claro que esse já é mais um que entrou pra lista!

  • @suanispecht
    @suanispecht 2 роки тому +1

    💟

  • @luna-yin
    @luna-yin 2 роки тому

    Fantástica resenha, como sempre!🤗👏

  • @nabiblioteca
    @nabiblioteca 2 роки тому

    Feliz por ter encontrado seu canal. Resenha incrível.

  • @TheTatianetxsn
    @TheTatianetxsn 2 роки тому +1

    💜💜

  • @lidianyarruda5234
    @lidianyarruda5234 9 місяців тому

    ❤️

  • @camilasa6144
    @camilasa6144 2 роки тому

    13:00 sebastião salgado...

  • @danieleoliveira9347
    @danieleoliveira9347 2 роки тому +1

    Ah, nosso "país" Manaus e suas peculiaridades 😂
    Deduzo que o jornal em questão deve ser o D24, mas lembrei-me também famigerado Maskate 🤭
    Sou curiossíma para ler este livro.

  • @LilyMaiko
    @LilyMaiko 2 роки тому

    💚💚💚💚💚💚💚💚💚

  • @eldadasilvapereira5392
    @eldadasilvapereira5392 2 роки тому

    Fiquei com muita vontade de comprar este livro, mas tenho que confessar, a capa me desanima em um grau...

  • @RitaMiranda17
    @RitaMiranda17 2 роки тому +1

    Estamos constantemente no “Show de Trumann”.