Grande Thales, meu método está sendo este: 1. Antes do edital: leitura da doutrina. Com essa leitura, marco no vade mecum os artigos de lei citados pelo autor. Tenho o vade mecum de jurisprudência do dizer o direito, assim como o livro de súmula. Se o autor cita uma súmula ou um precedente que esteja em um dos livros do dizer o direito, eu marco e dou uma lida complementar e rápida. 2. Antes do edital. Ao final de cada trimestre, reservo as últimas duas semanas para ler exclusivamente os dispositivos legais anteriormente marcados. Da mesma forma, leio os precedentes e súmulas marcados na coleção dizer o direito. Nesse período, acrescento a leitura de outra obra do dizer o direito: o livro que contém os principais julgamentos do ano anterior, especificamente no que diz respeito às matérias e temas estudadas ao longo do trimestre (exemplo: se estudei provas no processo penal, vou ler na obra do dizer o direito os julgamentos relacionados ao tema prova no processo penal). Nessas últimas duas semanas, resolvo questões. 3. Depois do edital. Leitura exclusiva da lei (vade mecum marcado: leitura apenas dos dispositivos legais marcados), dos livros do dizer o direito e realização de questões.
Interessante e parece bem objetiva sua técnica. Vai testando nas provas que voltaram a sair 👍🏼👍🏼 E valeu por ter ajudado aqui mostrando como monta sua rotina! Abração
Meu método tá bem parecido com o seu Thales, também fui afunilando com o tempo todas as fontes de estudo hahaha. Hoje em dia deixo o período de estudo predominante pra doutrina + 1 hora de lei seca fixa + 10 questões todo dia, de alguma matéria que foram já vistas anteriormente, mas que não estou tendo contato no momento, além de deixar um horário reservado aos sábados e domingos pra ler os informativos do dizer o direito. Tem funcionado bem demais dessa forma, e valeu pelo excelente vídeo e explicações, ter esse tipo de conteúdo ajuda muito!! Parabéns 👏🏻👏🏻
Sempre dou like em seus vídeos, professor. De cada um, sempre se retira muitos ensinamentos a respeito de como pôr métodos em prática para se ter uma trajetória mais proveitosa.
Excelente vídeo professor! É disso que nós precisamos! Gostaria de sugerir que vc fizesse um vídeo específico indicando sites de jurisprudência, Lei destacada, sites de questões e simulados para magistratura! Seria possível? Forte abraço!
Agradeço muito pela disposição e dedicação em ajudar os concurseiros, Dr!! O senhor fala bastante em resumos. Se me permite sugerir um tema, seria esse. Gostaria muito de saber fazer resumos, sem acabar demorando d+ e ficar pra trás. #FicaaDica
@@thalesbleao o Sr tbem poderia falar como faz pra ter 35 anos com cara de 25, sendo concurseiro ... Tô com 27 e cabelos brancos tenho para dar e vender kkkk
Olá, acabei de conhecer o seu canal. Ainda estou começando. Faço a revisão no outro dia, no qual também leio a legislação e jurisprudência; reviso novamente quando termina o assunto. Exemplo: na segunda estudo processo civil, penal e administrativo, então na terça revejo todo esse conteúdo e leio as respectivas legislações e informativos, não necessariamente relacionados com o conteúdo estudado. Antes de passar para um próximo assunto, reviso novamente.
Obrigado por acompanhar aqui! Sua estratégia parece interessante sim. Vai levar mais tempo para andar com o conteúdo, então não pode se pressionar muito pelo tempo e evolução no conhecimento. Focar em qualidade e não quantidade pode ser uma boa. Exige pensamento de longo prazo. E avaliação constante.
@@thalesbleao Imagina. Exatamente nisso que pensei, pois estou prezando também pelo meu bem estar psíquico, além de ter a condição de demorar um pouquinho mais para compreender o conteúdo, pois na faculdade não consegui adquirir a base. Aproveitando, gostaria de saber quando devo começar a estudar para a segunda fase; sem ansiedade, rsrs. Obrigada.
Obrigada e Parabéns 👏👏. Nem todos que viram autoridades querem compartilhar o seu caminho de estudo. Sou juíza leiga hoje, sonho e vou alcançar a minha magistratura. Com o Covid, as aulas online em casa da minha família e meu marido home office atrapalham bastante o meu horário. Antes estudava 10 hs por dia, pós Covid estudo 4 hs! Seu vídeo me deu um ânimo.🙏
Thales, sou estudante de direito e estou no 3° período, ainda estou em dúvida se irei estudar por vídeo aulas ou por doutrinas, mas acredito que por doutrina, você tem alguma recomendação quanto a isso? Outro ponto é que irei estudar devagar, já que tenho ainda 4 anos de curso, vou começar os estudos por Penal (Cleber Masson) e Constitucional (Alexandre de Moraes), você considera boas opções de doutrina? E por último, qual dica você daria aos graduandos de direito que almejam a magistratura? Gosto muito do seu canal, estou adorando acompanhar as suas dicas!
Os livros do Fredier DIDIER são excelentes principalmente o de RECURSOS Vol 3. Outro livro muito bom é o Ricardo Alexandre Direito Tributário. Sugestão de vídeo: por onde vc se atualizava? Entrava em cada site ( STF, STJ, Tj,) ou vc acessava algum site específico de atualizações gerais ( DIZER O DIREITO )?
Eu tinha um do Ricardo Alexandre, mas foi parar no achados e perdidos de alguém 😂😂😂 Eu fiz a tal força tarefa de atualização de juris usando basicamente os resumos de informativos de um site chamado Ebeji. Não sei de ainda existe. Depois eu criei vergonha na cara e passei a ler semanalmente os oficiais do Stf e Stj conforme iam publicando 😅
Ótimo vídeo professor! Esclareceu demais o assunto.👏 Sobre o meu estudo, tenho iniciado pelos livros por enquanto, já que eu nao tenho base em todas as matérias, mas desejo ir aos poucos adicionando essas outras fontes autônomas também.
Excelente vídeo. Sou Analista Judiciário do Tribunal de Justiça do Pará e pretendo ser Juiz Federal. Bom encontrar esse canal. Você tem grupo de Whatsapp? Abraço
Obrigado meu amigo! No Whatss não, mas criei um canal no Telegram, onde tenho repassado todo o conteúdo das redes em geral. Está no meu nome completo e deixei link na descrição dos vídeos aqui.
Thales, acha interessante, pra que está começando do zero, iniciar 100% do tempo de estudo focado em jurisprudência dos últimos 3 anos, a fim de se atualizar sobre a jurisprudência e depois partir para as demais fontes de estudo, ou dividir o tempo, por exemplo, 40% do estudo para doutrina, 20% para jurisprudência, 20% lei seca e 20% questões ? Esta equação é complexa, porquanto pode demorar muito para fechar um edital da magistratura. Qual atitude tomaria se fosse começar estudar hoje para o cargo que ocupa ? Parabéns pelos vídeos e continue postando conteúdos relevantes com esse do vídeo !
Eu não dou conta de ficar assistindo vídeo aula! Me cansa muito, fico disperso e não aproveito quase nada. Custei a perceber isso e me decidir a encarar mais pdf e livros e, claro, a boa lei seca!
Fantástico. Percebi que considerar cada fonte como estudo autônomo realmente é a forma mais sinérgica. Como o Sr. Disse: 1. Base teorica 2. Lei seca 3. Jurisprudência (súmula e informativos STF / STJ) 4. Questões 5. Revisões constantes Bons estudos colegas!!
Difícil indicar algo pq autores e livros são coisas bem pessoais e não existe nada que seja imprescindível. As pessoas passam usando caminhos vários até a aprovação. Mas eu gravei um vídeo aqui no canal mostrando a maioria dos livros que eu usei na minha base teórica. Veja oq acha 😊
Eu tenho umas 12 materias para estudar. Se eu estudo 3 por vez, com 8h/semanais para cada, dará então 4 grupos de matérias. Quando eu estiver no grupo 3, as matérias do grupo 1 estarão muito tempo sem revisão, pelo que vejo? Eu devo ir fazendo exercicios dos grupos parados pra não esquecer? Ou eu deveria so ter 2 grupos de 6 matérias? Isso me confundiu bem
De olho vivo nos sites oficiais da Câmara e Senado e em repositórios jurídicos como Conjur e outros. Sempre que saía lei mais bobinha eu mesmo lia e tentava raciocinar a aplicação daquilo. Mas quando vinha alteração importante em códigos, por exemplo, eu buscava explicações de professores da área. Ai rede social ajuda muito!
@@thalesbleao Depois de 7 reprovações o senhor pensou algum momento em jogar tudo para o alto e desistir da magistratura? Passou por aquela fase pensativa, após as reprovações chorou, deu aquela crise existencial? Grande abraço! Já assistir vários vídeos. Não perco um.
Boa noite, Professor! Depois de 27 anos na iniciativa privada resolvi retornar para os concursos. Estou com 50 anos e a minta maior dificuldade é fazer resumo, pois acho tudo importante. Como fazer um resumo eficaz? Obrigada!
Muita gente não recomenda simulado no início. Vc vai naturalmente errar muito e isso pode afetar a cabeça. Mas eu fazia mesmo assim. Gostava do desafio e não me importava de levar paulada 😅😅
A jurisprudência cai dos 18 meses antes da prova Do STF e StJ ou cai algo mais antigo ? São cobrados na 2 fase de TRF os informativos jurisprudência mais novos né recentes do dizer o Direito ?
Eu poderia arriscar que juris dos últimos 24 meses tem grande chance de ser cobrada na sua prova. As mais antigas em geral só vai cobrar naqueles assuntos muito importantes mesmo.
Thales Leão, seus vídeos são de extrema qualidade sobretudo pela excelência de suas exposições. Parabéns, sou seu seguidor e divulgador !
Muito agradecido mesmo! 🙏🏼
Bem top seus vídeos, valeu professor. Continui postando seus vídeos
Eu quero comecar a estudar, mas estou perdida 😅
Sinto dificuldade para absorver conteudo de dorutrinas
mas vamos la, o laos dificil é comecar
Grande Thales, meu método está sendo este:
1. Antes do edital: leitura da doutrina. Com essa leitura, marco no vade mecum os artigos de lei citados pelo autor. Tenho o vade mecum de jurisprudência do dizer o direito, assim como o livro de súmula. Se o autor cita uma súmula ou um precedente que esteja em um dos livros do dizer o direito, eu marco e dou uma lida complementar e rápida.
2. Antes do edital. Ao final de cada trimestre, reservo as últimas duas semanas para ler exclusivamente os dispositivos legais anteriormente marcados. Da mesma forma, leio os precedentes e súmulas marcados na coleção dizer o direito. Nesse período, acrescento a leitura de outra obra do dizer o direito: o livro que contém os principais julgamentos do ano anterior, especificamente no que diz respeito às matérias e temas estudadas ao longo do trimestre (exemplo: se estudei provas no processo penal, vou ler na obra do dizer o direito os julgamentos relacionados ao tema prova no processo penal). Nessas últimas duas semanas, resolvo questões.
3. Depois do edital. Leitura exclusiva da lei (vade mecum marcado: leitura apenas dos dispositivos legais marcados), dos livros do dizer o direito e realização de questões.
Interessante e parece bem objetiva sua técnica. Vai testando nas provas que voltaram a sair 👍🏼👍🏼
E valeu por ter ajudado aqui mostrando como monta sua rotina! Abração
Acho que vc está esquecendo de uma coisa muito importante na sua rotina: e os exercícios???? Tem q fazer p não esquecer o q estudou.
@@jeronimoluis2785,você tem toda razão, meu amigo. De fato, precisei readequar o método, a fim de incluir exercícios. Obrigado.
Conteúdo interessante.
Thales, seus depoimentos tem me ajudado muito a diversificar meu estudo. Obrigado!
Meu método tá bem parecido com o seu Thales, também fui afunilando com o tempo todas as fontes de estudo hahaha. Hoje em dia deixo o período de estudo predominante pra doutrina + 1 hora de lei seca fixa + 10 questões todo dia, de alguma matéria que foram já vistas anteriormente, mas que não estou tendo contato no momento, além de deixar um horário reservado aos sábados e domingos pra ler os informativos do dizer o direito. Tem funcionado bem demais dessa forma, e valeu pelo excelente vídeo e explicações, ter esse tipo de conteúdo ajuda muito!! Parabéns 👏🏻👏🏻
Sempre dou like em seus vídeos, professor. De cada um, sempre se retira muitos ensinamentos a respeito de como pôr métodos em prática para se ter uma trajetória mais proveitosa.
Valeu demais!!
Professor, faz um vídeo sobre quando trocar a doutrina ou atualizar manualmente.
Obrigado pelo vídeo. Eu tenho sentido exatamente isso depois de ler alguma obra capa a capa.
Por isso é bom testar outras formas de estudo.
Vindo aqui prestigiar o mestre.
Boaa! Valeu demais 👊🏼
Gostei muito da dica! Preciso fazer essa força-tarefa nos meus estudos.
Isso ai! Dar uma raça pra se atualizar heheh
Excelente vídeo professor! É disso que nós precisamos! Gostaria de sugerir que vc fizesse um vídeo específico indicando sites de jurisprudência, Lei destacada, sites de questões e simulados para magistratura! Seria possível? Forte abraço!
Em breve voltamos com vídeos e dicas! Pode ser bacana falar mais disso sim
Agradeço muito pela disposição e dedicação em ajudar os concurseiros, Dr!! O senhor fala bastante em resumos. Se me permite sugerir um tema, seria esse. Gostaria muito de saber fazer resumos, sem acabar demorando d+ e ficar pra trás. #FicaaDica
Vamos falar mais disso sim 👍🏼
@@thalesbleao o Sr tbem poderia falar como faz pra ter 35 anos com cara de 25, sendo concurseiro ... Tô com 27 e cabelos brancos tenho para dar e vender kkkk
Sim meu professor lindo ❤️😍
Olá, acabei de conhecer o seu canal.
Ainda estou começando. Faço a revisão no outro dia, no qual também leio a legislação e jurisprudência; reviso novamente quando termina o assunto.
Exemplo: na segunda estudo processo civil, penal e administrativo, então na terça revejo todo esse conteúdo e leio as respectivas legislações e informativos, não necessariamente relacionados com o conteúdo estudado. Antes de passar para um próximo assunto, reviso novamente.
Obrigado por acompanhar aqui! Sua estratégia parece interessante sim. Vai levar mais tempo para andar com o conteúdo, então não pode se pressionar muito pelo tempo e evolução no conhecimento. Focar em qualidade e não quantidade pode ser uma boa. Exige pensamento de longo prazo. E avaliação constante.
@@thalesbleao Imagina. Exatamente nisso que pensei, pois estou prezando também pelo meu bem estar psíquico, além de ter a condição de demorar um pouquinho mais para compreender o conteúdo, pois na faculdade não consegui adquirir a base.
Aproveitando, gostaria de saber quando devo começar a estudar para a segunda fase; sem ansiedade, rsrs.
Obrigada.
Dr. Thales, faça um vídeo de como foi o seu primeiro ano de trabalho como Juíz.
Boa ideia! Pensar em informações uteis e preparo
Parabéns pelo canal, professor!
Difícil é ter dúvidas após os vídeos.
Abraço!
Opa! 😁
Professor obrigado pela resposta!!!!!!! Começo a assistir já dou meu like porque sei que o vídeo é bommmmm :)
Obrigada e Parabéns 👏👏. Nem todos que viram autoridades querem compartilhar o seu caminho de estudo. Sou juíza leiga hoje, sonho e vou alcançar a minha magistratura. Com o Covid, as aulas online em casa da minha família e meu marido home office atrapalham bastante o meu horário. Antes estudava 10 hs por dia, pós Covid estudo 4 hs! Seu vídeo me deu um ânimo.🙏
Obrigado minha amiga! E tente manter o que der aí de estudos. Vamos nos adaptando ao que for preciso. Torcendo pela sua trajetória!
Thales, sou estudante de direito e estou no 3° período, ainda estou em dúvida se irei estudar por vídeo aulas ou por doutrinas, mas acredito que por doutrina, você tem alguma recomendação quanto a isso?
Outro ponto é que irei estudar devagar, já que tenho ainda 4 anos de curso, vou começar os estudos por Penal (Cleber Masson) e Constitucional (Alexandre de Moraes), você considera boas opções de doutrina?
E por último, qual dica você daria aos graduandos de direito que almejam a magistratura?
Gosto muito do seu canal, estou adorando acompanhar as suas dicas!
Os livros do Fredier DIDIER são excelentes principalmente o de RECURSOS Vol 3. Outro livro muito bom é o Ricardo Alexandre Direito Tributário.
Sugestão de vídeo: por onde vc se atualizava? Entrava em cada site ( STF, STJ, Tj,) ou vc acessava algum site específico de atualizações gerais ( DIZER O DIREITO )?
Eu tinha um do Ricardo Alexandre, mas foi parar no achados e perdidos de alguém 😂😂😂
Eu fiz a tal força tarefa de atualização de juris usando basicamente os resumos de informativos de um site chamado Ebeji. Não sei de ainda existe. Depois eu criei vergonha na cara e passei a ler semanalmente os oficiais do Stf e Stj conforme iam publicando 😅
Ótimo vídeo, professor!
Obrigado!
Ótimo vídeo professor! Esclareceu demais o assunto.👏 Sobre o meu estudo, tenho iniciado pelos livros por enquanto, já que eu nao tenho base em todas as matérias, mas desejo ir aos poucos adicionando essas outras fontes autônomas também.
Obrigado! E esse aí é um caminho seguro. Espero que alcance seus objetivos!
@@thalesbleao , obrigado😊
Excelente vídeo. Sou Analista Judiciário do Tribunal de Justiça do Pará e pretendo ser Juiz Federal. Bom encontrar esse canal. Você tem grupo de Whatsapp? Abraço
Obrigado meu amigo! No Whatss não, mas criei um canal no Telegram, onde tenho repassado todo o conteúdo das redes em geral. Está no meu nome completo e deixei link na descrição dos vídeos aqui.
Professor,excelente vídeo obrigado, gostaria que senhor fizesse um vídeo falando da sua preparação passo a passo para cada fase da Magistratura.
Eu gravei uma série de 3 vídeos falando bastante coisa. Veja oq acha. Mas teremos lives aqui em breve e quero falar mais disso tudo 😉
0
Vídeo muito bom!
Thales, acha interessante, pra que está começando do zero, iniciar 100% do tempo de estudo focado em jurisprudência dos últimos 3 anos, a fim de se atualizar sobre a jurisprudência e depois partir para as demais fontes de estudo, ou dividir o tempo, por exemplo, 40% do estudo para doutrina, 20% para jurisprudência, 20% lei seca e 20% questões ? Esta equação é complexa, porquanto pode demorar muito para fechar um edital da magistratura. Qual atitude tomaria se fosse começar estudar hoje para o cargo que ocupa ?
Parabéns pelos vídeos e continue postando conteúdos relevantes com esse do vídeo !
Eu não sou a favor de um estudo 100% focado em uma fonte só. Mas tem quem goste…
Eu não dou conta de ficar assistindo vídeo aula! Me cansa muito, fico disperso e não aproveito quase nada. Custei a perceber isso e me decidir a encarar mais pdf e livros e, claro, a boa lei seca!
Sei bem como é hahaha
Obrigado.
Também amo doutrina❤
Fantástico. Percebi que considerar cada fonte como estudo autônomo realmente é a forma mais sinérgica.
Como o Sr. Disse:
1. Base teorica
2. Lei seca
3. Jurisprudência (súmula e informativos STF / STJ)
4. Questões
5. Revisões constantes
Bons estudos colegas!!
Sempre fazendo resumos.
Qual melhor arcabouço de cada manteria que poderia me ajudar
excelencia
Difícil indicar algo pq autores e livros são coisas bem pessoais e não existe nada que seja imprescindível. As pessoas passam usando caminhos vários até a aprovação. Mas eu gravei um vídeo aqui no canal mostrando a maioria dos livros que eu usei na minha base teórica. Veja oq acha 😊
Eu tenho umas 12 materias para estudar. Se eu estudo 3 por vez, com 8h/semanais para cada, dará então 4 grupos de matérias. Quando eu estiver no grupo 3, as matérias do grupo 1 estarão muito tempo sem revisão, pelo que vejo? Eu devo ir fazendo exercicios dos grupos parados pra não esquecer? Ou eu deveria so ter 2 grupos de 6 matérias? Isso me confundiu bem
curiosa pela resposta!
Muito bom
Como vc fazia para se atualizar quando algo na lei mudava?
De olho vivo nos sites oficiais da Câmara e Senado e em repositórios jurídicos como Conjur e outros. Sempre que saía lei mais bobinha eu mesmo lia e tentava raciocinar a aplicação daquilo. Mas quando vinha alteração importante em códigos, por exemplo, eu buscava explicações de professores da área. Ai rede social ajuda muito!
Thales, o que você acha de estudar a lei só pelo livro doutrinário? Os livros comentam os artigos. É uma boa? Obrigado!
3 a 4 meses, caraca, lê muito rápido.
Devorador de livros 📚
Excelência, o dr. estudou todas as súmulas do STF e STJ?? Como era o estudo??
Quantos concursos para magistratura federal vc prestou até passar?
Eu fiz um ciclo completo reprovando nos 5 TRFs. Depois refiz o ciclo e aprovei na terceira tentativa. Então foram 7 surras 🤣
@@thalesbleao Depois de 7 reprovações o senhor pensou algum momento em jogar tudo para o alto e desistir da magistratura?
Passou por aquela fase pensativa, após as reprovações chorou, deu aquela crise existencial?
Grande abraço!
Já assistir vários vídeos.
Não perco um.
@@infotec2254 essa resposta não quero perder🤝🤝🤝🤝🤝
Aguardando ele responder!
Para penal você recomenda ler Cesar Bitencourt ? A todos os seus livros ?para a magistratura federal
Muito obrigada, dr. Uma pergunta. O senhor lia a Constituição toda naquelas semanas ou lia varias leis ao mesmo tempo?
Variava um pouco. Mas eu tentava ler principalmente as partes que teimavam em sair da minha cabeça nas leis e cd
Cf
Quais livros por matéria você usou, Professor?
Obrigado professor, sempre trazendo ótimos conteúdos. Sou te fã 👏👏👏👏👏👏
Valeu demais! Abração
Boa noite, Professor!
Depois de 27 anos na iniciativa privada resolvi retornar para os concursos. Estou com 50 anos e a minta maior dificuldade é fazer resumo, pois acho tudo importante. Como fazer um resumo eficaz? Obrigada!
Thales, qual o melhor momento pra fazer simulados? Estando no início dos estudos é recomendado?
Muita gente não recomenda simulado no início. Vc vai naturalmente errar muito e isso pode afetar a cabeça. Mas eu fazia mesmo assim. Gostava do desafio e não me importava de levar paulada 😅😅
A jurisprudência cai dos 18 meses antes da prova Do STF e StJ ou cai algo mais antigo ? São cobrados na 2 fase de TRF os informativos jurisprudência mais novos né recentes do dizer o Direito ?
Eu poderia arriscar que juris dos últimos 24 meses tem grande chance de ser cobrada na sua prova. As mais antigas em geral só vai cobrar naqueles assuntos muito importantes mesmo.
O senhor acha melhor estudar por livros ou por pdf?
Gratidão pelo vídeo! Preciso melhorar nos estudos dos informativos, eu detesto a jurisprudência do STF e isso me atrapalha...
Oi. Quais doutrinas de cada matéria vc recomenda?
Difícil recomendar porque é bem pessoal... gravei aqui no canal um vídeo mostrando as que eu usei na minha preparação. Veja o que acha ☺️
Sou bacharel em direto
Meus pêsames
like