Decidi trabalhar p mim , não quero ficar doente com crises de anciedade ou deprê, sai do trabalho onde a pressão psicológica estava me fazendo mal. Vou ser terapeuta e massagista oriental. E bora acordar sem crise de anciedade. Me recuso a tomar "remédios amargos" não aceito veneno a conta gotas ! Gratidão meu querido 🙏🌻💕💞
Esse vídeo é muito pertinente. Falo com propriedade. Trabalhei em uma empresa de grande porte. Quando entrei era o sonho de vida, boa remuneração e vários tipos de adicionais, VA, VR, plano de saúde e odontológico. Fora que dava para construir uma carreira, ou seja, via-se possibilidade de crescimento e desenvolvimento. A pandemia veio para dar uma poda e mudar muitas coisas, porém só mostrou a face de muitas pessoas pelo poder e lucratividade. Onde eu estava, a vaidade era demais também, cada um querendo chamar mais a atenção e ter mais poder. O mais engraçado é que quem entra, começa a achar até natural isso, e quando você vê está doente por tentar alcançar um patamar que as vezes nem faz sentido para você. Porém te disseram tanto que é assim, que nem questionamos. E quando você começa a se cuidar mentalmente, tem mais consciência e percebe que não vale se desgastar, você começa a mudar, e para piorar vem questionar sua mudança, ou porque você que não questionava, questiona agora, com o dizer, aqui sempre foi assim. Não caiam nessa, tenham um plano e sejam estratégicos de onde querem chegar. Não deixe a sociedade ou o ambiente profissional ditar seu futuro. Precisamos trabalhar, porém com consciência e no que faz sentido pra cada um.
Sou professor universitário e pesquisador na área da Economia. O esgotamento profissional, síndrome de burnout, dificilmente é detectada pelas instituições de ensino bem como pela classe médica, particularmente, os psiquiatras. Esse desgaste exaustivo ocorre de forma branda crescendo lentamente proporcionando a casa dia um mal estar deteriorando nossa saúde mental. No meu caso aproximadamente, 14 horas por dia, em atividades como preparação de aulas, correção de provas e atividades, registro de presença do aluno, estudos e pesquisas. Confesso que apesar desse transtorno e dificuldades, o resultado do meu esforço e dedicação é observado pelo desempenho, satisfação e gratidão dos alunos e alunas que me acompanharam nesta jornada. Infelizmente, desde março de 2020 - início da pandemia, estou fora das minhas atividades acadêmicas. Fui demitido, sumariamente, por email, sem alguma palavra sequer. Humilhante. Enfim, bola pra frente. Sou brasileiro, desistir jamais.
Sabias suas palavras!!! Trabalho em uma empresa reconhecida mundialmente, porém, onde pessoas entram saudáveis e saem adoecidas, porque os grandes empresários só estão preocupados com a lucratividade e poder! Pessoas com baixa índole e medíocre são valorizadas, e aquelas que possuem características de gentileza, amabilidade e se destacam são completamente massacradas nelas!
Compreendo, no serviço público não é diferente. Inclusive tem pessoas que riem e chamam de loucas as que tomam remédio e digo que elas entraram sadias foram sugadas e vão sair só o bagaço e doentes. E tem momentos que o clima do meu departamento é tão horrível que acho que já está nas paredes certas situações que nem chamando todo tipo de exorcismo de religiões diferentes limpa aquilo.
Me identifiquei com suas falas. Sou da geração Z. Nascido em 92, hoje com 30 anos, me deparei com um esgotamento tão grande de 2020 pra cá e que me motivou dar um pause para descansar. Mas antes de pedir as contas eu planejei meus passos. Me capacitei e depois pedi as contas, tirei 5 meses pra descanso antes de abrir meu pequeno negócio. Foi a melhor coisa que eu fiz. Hoje me sinto muito melhor e não planejo voltar a vender hora pra mais ninguém.
Eu mesma, estou a 10 meses longe do estresse metrô, trem, ônibus lotado e chefe controlando hora do café, almoço e pausa para ir ao banheiro. Saí da empresa foi a minha melhor decisão.
@@brunofernandess_ não faça isso ter negócio próprio não é fácil vc trabalha muito mais e nunca dá pra saber o dia de amanhã esse mês tem cliente e mês que vem só Deus sabe ser funcionário público hoje é um privilégio uma mina de ouro de estabilidade não se engane a grama do vizinho sempre parece mais verde
Tive dois empregos onde chegava já querendo ir embora de tão desgastante. O local, as relações entre as pessoas eram muito ruins. Já sofria quando passava o fs e tinha que recomeçar. Mas fui persiste em buscar outro lugar. Estudei muito, fiz concurso e hoje estou em um novo emprego, onde queria, me sentindo muito feliz. Graças a Deus meu ambiente de trabalho hoje é leve e tranquilo, pois as pessoas são do bem, apesar das dificuldades inerentes, frente ao fazer profissional. Então, é ter foco e coragem para as mudanças, minha experiência.
Sou professor com 54 horas semanais e o meu segredo é o valor do tempo que eu dedico a mim, meu lar e minha família. É pouco mas ESSENCIAL. Adquirir hábitos saudáveis para sua mente também ajudará muito.
voce eh um heroi Daniel. tambem sou professor com 40h e toda semana penso em voltar para a area de programacao e abandonar a docencia. Infelizmente hoje em dia menos de 10% da turma tem interesse nos estudos.
@@DiegoOliveiraProf A verdade mesmo é que estamos na docência pelo salário. Mesmo sendo menor que do que deveria é algo que nos dá certa segurança. Ensinar única e exclusivamente pelo aluno é frustração garantida!
@@dnielborges verdade Daniel, tento fazer como os meus colegas, abstrair, fazer minha parte... mas ultimamente nao estou conseguindo. Acredito que se aparecer uma oportunidade na area de programacao com um bom salario, eu vou sair em breve da area de educacao.
Qdo percebi que fazia sombra pra minha nova chefe , comecaram as pressoes e, humilhaçoes ...entao, pedi a conta, perdi 13 anos e ainda ouvi..."ela nao entrega o jogo mesmo ". Foi o melhor investimento q fiz em minha vida com uma aparente perda com sabor libertador. Desde entao sou minha propria chefe. Que as pessoas possam se priorizar e fazer por onde.
Eu amo meu trabalho, termino meu expediente, satisfeita e mentalmente relaxada. Meu plantão flui, mas vários colegas tem reações e sensações diferentes . Mas infelizmente não é isso que vemos na maioria das pessoas. Esse adoecimento das pessoas é sério e preocupante. Muito oportuno esse vídeo, professor.
A pandemia foi o melhor momento q vivi relacionado ao meu ambiente de trabalho! Onde pude ficar afastada de pessoas preconceituosas, intolerantes, indivudualistas, ou seja gente mesquinha! Gente medíocre! Foi onde minha saúde mental melhorou muito( pânico, ansiedade, depressão), até consegui ficar sem medicações. Como educadora , penso q no Brasil está bem longe, muito distante ter HARMONIA e RESPEITO nas repartições públicas.
Estava ouvindo um vídeo seu, no qual vc fala das mudanças da vida. Que o homem mais poderoso do Brasil estava numa cela! Pois bem... preso injustiça e hoje inocentado em todas as instâncias de nossa justiça!! Esse mesmo homem venceu a injustiça e se tornou novamente nosso presidente!! Faz essa fala em suas palestras, será bem enriquecer para seus seguidores.
Brasil é um país que produz chefes e não Líderes... Cansei de ouvir " lideranças" falando para colaboradores : Cuidado, emprego está difícil . Que mentalidade pequena e opressora. É por isso que não faço extras e não abro mão da paz do meu lar , do meu descanso. É somente aquelas horas que sou pago e acabou.
Também levo a vida tranquilamente , fazendo meu trabalho, recebendo por ele e sem precisar fazer horas extras , vivo muito bem com minha remuneração mensal do meu abençoado trabalho . Não me cobro por esta sempre fazendo algo para ganhar mais, ter mais , prefiro Ser mais tranquila, ter mais paz, ter meus momentos de solitude e levar a vida com leveza.
Concordo plenamente! Já passei por essas ameaças no trabalho por várias vezes e geralmente esse tipo de atitude parte de "gestores" inseguros, incompetentes e sem preparo nenhum. As empresas estão preferindo pagar menos por péssimos profissionais do que muito bem alguém que realmente tem talento, ou seja, estão perdendo tempo e dinheiro do mesmo jeito.
Cara... Isso é bem verdade. Tbm já ouvi absurdos assim em empresas. Mas essa questão das horas extras eh bem delicada. A sua realidade permite que vc "abra mão" disso e isso é ótimo! Mas muitos trabalhadores vêem na hora extra uma forma de completar o orçamento do mês. Nem todo mundo que "se mata" de trabalhar faz isso pra agradar o chefe. Muitos fazem por necessidade mesmo. Tem gente que vai trabalhar doente pra não por atestado e perder algum benefício que a empresa dá pq isso vai fazer falta no final do mês. As empresas tão cobrando cada vez mais dos empregados e querendo pagar cada vez menos.
“As pessoas em todos os lugares carregam dentro de si um poder maior, um poder que ainda não descobriram. É uma Inteligência mais profunda que o Criador de toda a vida deu a cada pessoa. Essa Inteligência é chamada de Conhecimento, não funciona como o seu intelecto. Não é condicionado pelo mundo. Não está sujeito a dúvidas e medo, confusão, ressentimento ou raiva. Está quieto. Está claro. É poderoso. Não pode ser persuadido por nenhuma força ou poder, pois responde apenas a Deus. Todos os dias, o Conhecimento está lhe dando conselhos - para protegê-lo, guiá-lo, conduzi-lo. Mas se você estiver vivendo na superfície da sua mente, como a turbulência na superfície do oceano, você não escutará essas mensagens. Você não sentirá essa presença maior dentro de você. Você não reconhecerá as advertências e orientações do Conhecimento. Como você pode vivenciar esse Conhecimento que representa para você o propósito maior da sua vinda ao mundo e pode ensiná-lo a enfrentar os tempos difíceis que virão sob qualquer tipo de circunstância? Você deve aprender a ficar quieto. Você deve aprender a escutar profundamente dentro de si mesmo, não apenas por momentos aqui ou ali, mas de forma mais regular, como parte de sua prática espiritual. Quando vier rezar, não peça simplesmente coisas, mas aprenda a escutar. Deus já colocou a resposta dentro de você, mas ela está profundamente dentro de você e você deve ir além da superfície de sua mente para experimentá-la.” Trecho extraído do Livro “O Poder do Conhecimento” de Marshall Vians Summers
Eu que já estava em tratamento psiquiátrico antes da pandemia, durante estive entre a vida e a morte por 3 meses, e não foi por COVID. Eu piorei drasticamente meus episódios de crises de ansiedade, pânico, depressão. Hj, estou há 3 meses sem medicação, mantive apenas o de dormir, pois fico quatro/cinco dias sem dormir se não tomar a quetiapina. 7 anos de medicamentos afetou muito minha memória 😔 Qualquer coisa é gatilho... Mas estou tentando sobreviver nesse mundo.
Passei por isto no ano passado, a fase mais aguda, ainda estou escalando para sair do poço sem fundo onde me vi caindo. Tem dias q é um cansaço que não tem explicação, sensação de que só existe o sono e vc. É instável, incomoda, toma uma parte de sua vida. Eu tenho dedicado tempo a mim e a fazer as coisas q gosto, mas às vzs o esgotamento é tão grande que não dá vontade de sair de casa. Estou me tratando com medicamentos, terapia, especialista e mta, mas mta força de vontade para fazer minha parte e não afundar novamente no pânico e nas crises agudas. Tema mto importante! Precisa ser abordado mais vezes, de preferência, antes das pessoas chegarem onde cheguei. Obrigado Carnal!
Antecipei minha aposentadoria em abril de 2021 devido a todos esses incômodos que me eram incompreensíveis na época. Esperei a empresa encontrar alguém para me substituir e então, em janeiro de 2022 me afastei do trabalho que eu tanto amava por não vislumbrar nenhuma outra saída para tanto desconforto e cansaço. Alguns meses depois entendi que tratava-se de burnout. Exatamente como o senhor elucidou tão bem nesse video. Me pergunto então, o que teria sido diferente se eu tivesse identificado essa situação naquela oportunidade. Qual seria a política da empresa, que é de grande porte, a respeito, se é que havia. Resisti por mais de duas décadas lá. O desenvolvimento foi fantástico, mas o ser humano paga esse alto preço. Enfim, não entendo como reparar isso e sigo me reinventando.
Boa noite! É fato professor, senti uma sobre carga trabalhando em casa. O trabalho doméstico + a empresa. Tudo se mistura e fica difícil ter duas rotinas durante o dia. Aos poucos estou conseguindo mudar isso deixando tempo livre para mim. Muito importante levantar este tema. Obrigada!
Mais um tema relevante no contexto empresarial. A saúde mental vem sendo colocada em cheque, quando das exigências crescentes e muitas vezes exacerbadas da nova tendência "produzir mais, Custe o que custar".
Quando se entrega cargos de liderança a pessoas inseguras ( em qualquer esfera ) temos o adoecimento da equipe toda. Diretores de empresas, da menor a maior, ainda privilegiam o perfil "chefe". Ameaças travestidas de feedback, assédios disfarçados de pedidos de engajamento, fogo amigo dentro das estruturas corporativas são realidades . Recentemente tive a experiência de um ano em um escritório onde aquele que deveria liderar não passava de um canastrão , destilando toda sua neurose , seja com o seu próprio físico ( era obeso e qqr coisa achava que as pessoas estavam debochando dele ) seja com seu desconhecimento acerca da atividade que deveria supervisionar. Sou da geração x, mas consegui me desvencilhar desse trabalho para logo em seguida trabalhar com pessoas sadias mentalmente. O medo de pedir demissão sempre permeia nossas decisões , mas temos que acreditar que o melhor está por vir, sempre. Saude mental vai garantir que vc continue em frente.
O ritmo da vida é cada vez mais acelerado, quase não temos tempo pra viver, estamos incessantemente em busca da sobrevivência. Que vídeo maravilhoso, obrigada e parabéns professor Karnal.👏🏽
Essa semana assisti uma disputa de dança de rua, fiquei maravilhada com o domínio corporal daqueles jovens. Fiquei pensando como dominamos tanto o corpo e não conseguimos dominar a mente.
Obrigada Karnar por trazer o tema da saúde mental. As observações feitas no vídeo sugerem dicas de que novas formas produtivas na organização dos processos de trabalho São necessárias.
Conheci vc seu trabalho através de minha amada sobrinha, vou seguir vc em seu canal. Vc nos ajuda a vermos esse nosso mundo louco de uma outra perspectiva de um amanhã melhor, Deus abençoe sempre 🙏
Grande Karnal! Queria que todos os supervisores vissem esse vídeo e pegasse para si a mensagem, mudasse seus comportamentos, evoluísse e torna-se líderes empáticos. Muitos esquecem que lidam com pessoas.
Antes da pandemia, eu acordava 5:20 da manhã pra chegar em casa às 21h (5h em deslocamento em ônibus em pé). Só tinha vida no fim de semana e achava isso normal, meu sonho a época era arrumar um emprego mais próximo de casa pra ter mais tempo na semana. A pandemia e o home office me deram um novo sentido pra vida, com tempo livre que ganhei durante a semana eu podia estudar, fazer academia e ainda me divertir, todo dia! Isso era inconcebível antes. Hoje mais que salário priorizo essa qualidade de vida que ganhei. Atualmente estou no trabalho híbrido, pq ele me proporciona o salário bom (pois tenho família pra sustar) e ninha qualidade de vida pessoal. Mas afirmo tranquilamente, a produtividade na empresa é menor na média, pessoal fica fofocando, tomando café e enrolando, em casa foco na entrega, se preciso de trabalho em equipe já agendo com a pessoa. Aquele tempo livre q a gente fica entre uma demanda e outra passo com a família ao invés de ficar fofocando com estranhos sobre assuntos que na realidade nunca me interessaram, só pra fazer a política da boa vizinhança. Cultura da empresa e senso de pertencimeento são desculpas pra tentar controlar o funcionário, já trabalhei em 7 empresas em setores diferentes, fui sempre o mesmo e o ambiente mudava dependendo do humor da liderança, não das políticas da empresa, isso mesmo em multinacionais.
FICA A DICA PARA TODOS OS DONOS DE EMPRESAS, PRINCIPALMENTE EM SHOPPINGS E OUTROS SEGMENTOS QUE TRABALHAM DE DOMINGO A DOMINGO, NOS FERIADOS, 2 DIAS DE FOLGA PARA O FUNCIONÁRIO JÁ É UM BOM COMEÇO.😎
Daqui alguns anos não será esgotamento mental por conta de acesso de trabalho mas sim com o avanço tecnológico terá muitas pessoas ociosas .... mas com depressão por falta do trabalho!
Estou desempregada e ainda assim tive que recusar uma proposta de trabalho porque, por sorte fui entrevistada pelo dono da empresa, o mesmo quem seria meu gestor direto, porém sua arrogância, falta de educação e sensibilidade mínimas, já denotavam um chefe à moda antiga, e não um líder...enfim, muito além de um emprego, é necessário um ambiente saudável olhando o funcionário como ser humano de fato e não um número tratado com a frieza de um robô. Só assino embaixo tudo o que disse o Karnal.
Sou adventista do sétimo dia e seguimos o quarto mandamento bíblico. Descansar no dia de sábado. Convido a todos a fazerem esse teste que o criador deixou como recomendação. É algo sensacional e ,assim, a busca do enfrentamento desse excesso e esgotamento da vida funcional.
Na vida real, no dia a dia, vc pode afirmar que quem é adventista leva uma vida melhor, se comparada a vida de quem tem outra crença ou nenhuma crença? Vc precisa ser muito honesto sobre isso.
sou terapeuta, irei aplicar este entendimento seu, pequei aqui neste vídeo, hoje 01-02. "colocar como tema central a saúde mental em meu ambiente de trabalho". Nessa eu me responsabilizo.
Se cuidem! ...Eu nem sei o que dizer sobre o que estou passando com o esgotamento geral que vivo..😢 não tenho energia para coisas simples, dificuldade de assimilação, problemas na parte cognitiva...hormônios, tudo alterado...parece que eu colapsei... Me resta a esperança de melhorar com todos os tratamentos em andamento, um passo por vez...🙏🏻
Karnal, hoje tive a oportunidade de poder estar em sua palestra na Fiocruz/RJ e foi muito bom. Sua palestra é sensacional e vc se mostrou uma pessoa muito agradável...Foi uma manhã de muito aprendizado.... Obrigado!!!
Sempre um prazer escutar os pontos de vista de Leandro. Sensato e inteligente. De um portugues muito claro e correto. Obrigado Leandro pelos esclarecimentos e insightful thoughts.
Maravilhoso!!! Li todos os comentários e achei riquíssima cada situação aqui relatada. Atualmente vivo esse inferno, que disse no final. Falam muito em "adoecimento", "equipe como uma via de mão dupla", mas apenas na teoria. Na prática isso não acontece! Os colaboradores adoecem, sinalizam, gritam, pedem socorro de várias formas e são ignorados, taxados como queixosos, melindrosos e até fracos! É lamentável tal atitude e comportamento. Por isso, resta a cada um, preservar sua saúde mental e avaliar o que é melhor, o que o faz feliz, leve e equilibrado. Fugir (sair correndo mesmo), desse ambiente tóxico, que dificilmente irá melhorar...Infelizmente nem todos têm essa visão, até ficarem doentes...Temos vários recursos atualmente, remédios, terapia, massagem, esporte, porém nem todos têm acesso a isso. Então, o importante é estar atento, avaliar o que acontece à sua volta e se preservar! Adorei Karnal! Bj
Perfeito, grande Karnal entendo que já passou a hora de darmos atenção ao tema "Saúde Mental" no trabalho. Tanto para grandes lideres, quanto para as pessoas que são colaboradas dessas empresas. Após a pandemia muita coisa veio à tona, e uma das principais foi justamente a qualidade de vida que infelizmente tem morrido nas empresas. É hora de acordarmos e perceber que sem saúde mental não há evolução em nenhum aspecto da nossa sociedade, inclusive do financeiro e do mundo do trabalho!
Eu já trato de depressão e pânico e tudo piorou bastante depois da pandemia. Antes eu entrava em pânico nos ambientes de trabalho, mas fui ao shopping com uma amiga depois e ficar um ano em casa, e quando sentamos pra almoçar eu queria sair correndo de lá! Ultimamente ando cansada até para fazer trabalhos em home office, fora que não tenho salário nem remuneração estável. Vivo de bicos. E isso é muito frustrante. Tenho tanto potencial, mas perdi muito por causa da minha doença. Enfim...
@@pedro_alves muito obrigada! Eu já faço tratamento há 10 anos, e terapia também, mas infelizmente o pânico ainda persiste. Já a depressão está super controlada. Abraços. 🤗
Hoje em dia, se vc tem algum problema de ordem psíquica, e a empresa fica sabendo, vc é desligado.....e na aérea da saúde, em qual eu atuo, "nunca" mais se arruma trabalho.....
Tenho colegas que moravam sozinhas e que se desistabilizaram psiquicamente durante o home office pela solidão. Tb conheço um caso oposto, o home office expôs os moradores da mesma casa a conflitos diários.
Por um lado penso eu que a Humanidade foi feita para dar certo e por outro não,mas a própria natureza ela vem gritando para nós que tudo só depende de nós. A compreensão tem de ser mutua e entender isso que o Lk trás neste video é encontrar parte da solução e sobrevivencia da especie.. Amei o conteúdo!
Uma das grandes buscas que tenho no consultório, já há bastante tempo, é o estresse profissional, seja por excessos de poder dos "chefes" com assédio moral ou mesmo pela busca de competência, melhor competência de sua atividade e rendimento profissional. Isso vai "minando" sua saúde mental - um grande esgotamento psíquico. Pegue leve! O suficiente é o ideal! Isso prejudica você, sua família e a própria empresa na qual trabalha.
...Leandro, o problema infelizmente, é sim por conta da falta de auto conhecimento, eu exponho minha experiência pessoal, fiz uma análise do meu comportamento entre 2017-2019 e 2020-2023"...A diferença é preocupante, em vários aspectos, não vou mentir, foi sim uma grande trauma afetou vários aspectos habilidades sociais, cognição e principalmente a segurança...É uma pena, mas venho consumindo muito conteúdo psicológico/psiquiátrico , Augusto Cury por exemplo, vem ajudando muito, principalmente quant o a questão de auto segurança...Meu desenvolvimento pessoal vem melhorado muito e consequentemente, melhoro minhas habilidades sociais.
❤️. Amei o tema 👏. Agora sim um assunto de conteúdo . Sofro preconceito por conta do choro , irritabilidade , pessoas me cansam . Contas , cobranças , e pior vc não viu isto aqui ??? Não teve tempo ??? O que vc está fazendo ??? E assim sucessivamente . Chega já falei demais .
Mas o pior de tudo eram pessoas querendo me prejudicar no trabalho, dia a dia fui piorando psicologicamente. Me aposentei e afastei essas pessoas da minha vida. Não tenho saudades daquele trabalho não; estou a cuidar de minha vida, minha alma, minha mente.
O nosso país não investe na saúde e discrimina a saúde mental. Realmente com a pandemia as doenças mentais afloraram e o pior que quem deveria cuidar, ignora.
Karnal, você trabalha na Unicamp. Eu também. Não consigo entender como um ambiente onde estás questões sejam estudadas e pesquisadas pode ser tão retrograda na gestão de pessoas.
Eu tenho ansiedade crônica e crises de pânico. Controlo a base de uma dose diária a noite de rivotril. Viciei...mas e daí? É o único remédio que adianta para mim. Amo ser viciado nele.
Na escalada da pirâmide de Maslow, faltou uma etapa de "Auto conhecimento, auto psicanálise" (pela época também, era outra), é dilema de escolhas, tenho sucesso e dinheiro ou tenho paz. Equilíbrio de "personas".
Primeiro Para grande maioria(não são todo hein) esmagadora a questão é a remuneração ser insuficiente para prover para si mesmo o que precisa e dai nasce todos ou outros problemas ponto. Não existe terapia,ambiente legal isso e aquilo tudo isso vira lixo se na chegada de cada salário vc mal conseguir se alimentar direito e pagar o teto na sua cabeça. Com esta realidade muitos vivem "encangalhados" amontoados em casas de parente,fundinho de quintal,puxadinho,almoçando na sogra e por ai vai ai cada vez mais vai precisando de ajuda e o sentimento de incapacidade vai só aumentando. Segundo Para os que recebem o suficiente para não se preocupar com as questões de cima é que o resto dos processos e maneiras de melhorar o ambiente de trabalho fazem sentido. Não estou dizendo que receber pouco e ser humilhado por exemplo não piore a situação.Estou falando de um ambiente comum que paga o comum é insuficiente e já cria essa condição onde os que estão mais ou menos recebem pelo menos.....minimamente 3 salários para cima (ou seja o cara precisa ser em media 3x "melhor" para ficar na risca apertado de ter o mínimo de forma decente.)
Para muitos segmentos profissionais (tecnológicos, comunicativos, educacionais, etc.), estudos de administração mostram que o home office é mais produtivo que o modelo presencial e, inclusive, preserva melhor a saúde mental do funcionário. Ou seja, o trabalho remoto tem inúmeros benefícios, desde que seja bem empregado.
Eu tô com minha saúde mental prejudicada pq perdi o controle de tudo no meu trabalho, quis ser auto suficiente e agora tô prejudicada. Por conta da pandemia minha ansiedade aumentou muito então quis abraçar tudo pra aliviar minha ansiedade e não sabia que ia ter esse resultado. Não consigo mais trabalhar e minha mente não para. Estou na casa de familiares pra me distrair um pouco mais já estou querendo voltar pra casa pq tô agoniada sem fazer nada, eles não me deixam fazer nada e eu não consigo ficar parada pq fico estressada me sentindo inútil.
Calma Josy...Vc está fora do estresse...Já é um começo...Pense nas boas oportunidades que poderão surgir...Não falo de ilusão, mas de realidade...Aos poucos, com medicação para ajudar, esporte e terapia, além do apoio da família, vc vai melhorar!
O meu trabalho é simplesmente maravilhoso. Ganho pouco, mas é o suficiente pra me deixar tranquilo, feliz, realizado. ❤️
Você é um felizardo. Parabéns
@@hosanacunha4318 sou técnico em meio ambiente e muito feliz! ❤️
@@hosanacunha4318 obrigado
👏🏼👏🏼👏🏼
@@Fernando-ed7vm Trabalhar em meio a natureza, acredito, que é maravilhoso!
Decidi trabalhar p mim , não quero ficar doente com crises de anciedade ou deprê, sai do trabalho onde a pressão psicológica estava me fazendo mal. Vou ser terapeuta e massagista oriental. E bora acordar sem crise de anciedade. Me recuso a tomar "remédios amargos" não aceito veneno a conta gotas ! Gratidão meu querido 🙏🌻💕💞
Esse vídeo é muito pertinente. Falo com propriedade. Trabalhei em uma empresa de grande porte. Quando entrei era o sonho de vida, boa remuneração e vários tipos de adicionais, VA, VR, plano de saúde e odontológico. Fora que dava para construir uma carreira, ou seja, via-se possibilidade de crescimento e desenvolvimento.
A pandemia veio para dar uma poda e mudar muitas coisas, porém só mostrou a face de muitas pessoas pelo poder e lucratividade. Onde eu estava, a vaidade era demais também, cada um querendo chamar mais a atenção e ter mais poder. O mais engraçado é que quem entra, começa a achar até natural isso, e quando você vê está doente por tentar alcançar um patamar que as vezes nem faz sentido para você. Porém te disseram tanto que é assim, que nem questionamos. E quando você começa a se cuidar mentalmente, tem mais consciência e percebe que não vale se desgastar, você começa a mudar, e para piorar vem questionar sua mudança, ou porque você que não questionava, questiona agora, com o dizer, aqui sempre foi assim.
Não caiam nessa, tenham um plano e sejam estratégicos de onde querem chegar. Não deixe a sociedade ou o ambiente profissional ditar seu futuro. Precisamos trabalhar, porém com consciência e no que faz sentido pra cada um.
Z-
Falou tudo! 👍
gratidão por esse comentário!!! fez muito sentido para mim
Sou professor universitário e pesquisador na área da Economia. O esgotamento profissional, síndrome de burnout, dificilmente é detectada pelas instituições de ensino bem como pela classe médica, particularmente, os psiquiatras. Esse desgaste exaustivo ocorre de forma branda crescendo lentamente proporcionando a casa dia um mal estar deteriorando nossa saúde mental. No meu caso aproximadamente, 14 horas por dia, em atividades como preparação de aulas, correção de provas e atividades, registro de presença do aluno, estudos e pesquisas. Confesso que apesar desse transtorno e dificuldades, o resultado do meu esforço e dedicação é observado pelo desempenho, satisfação e gratidão dos alunos e alunas que me acompanharam nesta jornada. Infelizmente, desde março de 2020 - início da pandemia, estou fora das minhas atividades acadêmicas. Fui demitido, sumariamente, por email, sem alguma palavra sequer. Humilhante. Enfim, bola pra frente. Sou brasileiro, desistir jamais.
Sabias suas palavras!!! Trabalho em uma empresa reconhecida mundialmente, porém, onde pessoas entram saudáveis e saem adoecidas, porque os grandes empresários só estão preocupados com a lucratividade e poder! Pessoas com baixa índole e medíocre são valorizadas, e aquelas que possuem características de gentileza, amabilidade e se destacam são completamente massacradas nelas!
Meu Deus que terrível! 😔
Compartilho da mesma opinião, já passei e vi essa situação em uma que trabalhei…
@@alinemariana3736 nossa! O quanto isso é sério, precisamos cuidar de nossa saúde mental!
Compreendo, no serviço público não é diferente. Inclusive tem pessoas que riem e chamam de loucas as que tomam remédio e digo que elas entraram sadias foram sugadas e vão sair só o bagaço e doentes. E tem momentos que o clima do meu departamento é tão horrível que acho que já está nas paredes certas situações que nem chamando todo tipo de exorcismo de religiões diferentes limpa aquilo.
Eu fui tratada muito mal por líderes e chefes . Adoeci .
Me identifiquei com suas falas. Sou da geração Z. Nascido em 92, hoje com 30 anos, me deparei com um esgotamento tão grande de 2020 pra cá e que me motivou dar um pause para descansar. Mas antes de pedir as contas eu planejei meus passos. Me capacitei e depois pedi as contas, tirei 5 meses pra descanso antes de abrir meu pequeno negócio. Foi a melhor coisa que eu fiz. Hoje me sinto muito melhor e não planejo voltar a vender hora pra mais ninguém.
Eu mesma, estou a 10 meses longe do estresse metrô, trem, ônibus lotado e chefe controlando hora do café, almoço e pausa para ir ao banheiro. Saí da empresa foi a minha melhor decisão.
To doido p fazer o q vc fez. Dar o fora do serviço público e empreender.
@@brunofernandess_ não faça isso ter negócio próprio não é fácil vc trabalha muito mais e nunca dá pra saber o dia de amanhã esse mês tem cliente e mês que vem só Deus sabe ser funcionário público hoje é um privilégio uma mina de ouro de estabilidade não se engane a grama do vizinho sempre parece mais verde
Tive dois empregos onde chegava já querendo ir embora de tão desgastante. O local, as relações entre as pessoas eram muito ruins. Já sofria quando passava o fs e tinha que recomeçar. Mas fui persiste em buscar outro lugar. Estudei muito, fiz concurso e hoje estou em um novo emprego, onde queria, me sentindo muito feliz. Graças a Deus meu ambiente de trabalho hoje é leve e tranquilo, pois as pessoas são do bem, apesar das dificuldades inerentes, frente ao fazer profissional. Então, é ter foco e coragem para as mudanças, minha experiência.
Estou assim, começo o trabalho querendo parar. Estou estafada.
Eu estou a 30 anos no mesmo trabalho, estou cansada apesar de gostar do trabalho, agora vou ter paciência para chegar na aposentadoria.
Como psicóloga, fico feliz em ver você falando sobre esse tema tão importante no seu canal 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Sou professor com 54 horas semanais e o meu segredo é o valor do tempo que eu dedico a mim, meu lar e minha família. É pouco mas ESSENCIAL.
Adquirir hábitos saudáveis para sua mente também ajudará muito.
Obrigado por compartilhar
voce eh um heroi Daniel. tambem sou professor com 40h e toda semana penso em voltar para a area de programacao e abandonar a docencia. Infelizmente hoje em dia menos de 10% da turma tem interesse nos estudos.
@@DiegoOliveiraProf
A verdade mesmo é que estamos na docência pelo salário. Mesmo sendo menor que do que deveria é algo que nos dá certa segurança.
Ensinar única e exclusivamente pelo aluno é frustração garantida!
@@dnielborges verdade Daniel, tento fazer como os meus colegas, abstrair, fazer minha parte... mas ultimamente nao estou conseguindo. Acredito que se aparecer uma oportunidade na area de programacao com um bom salario, eu vou sair em breve da area de educacao.
@@dnielborges Verdade.
Qdo percebi que fazia sombra pra minha nova chefe , comecaram as pressoes e, humilhaçoes ...entao, pedi a conta, perdi 13 anos e ainda ouvi..."ela nao entrega o jogo mesmo ". Foi o melhor investimento q fiz em minha vida com uma aparente perda com sabor libertador. Desde entao sou minha propria chefe. Que as pessoas possam se priorizar e fazer por onde.
Eu amo meu trabalho, termino meu expediente, satisfeita e mentalmente relaxada. Meu plantão flui, mas vários colegas tem reações e sensações diferentes . Mas infelizmente não é isso que vemos na maioria das pessoas. Esse adoecimento das pessoas é sério e preocupante.
Muito oportuno esse vídeo, professor.
A pandemia foi o melhor momento q vivi relacionado ao meu ambiente de trabalho! Onde pude ficar afastada de pessoas preconceituosas, intolerantes, indivudualistas, ou seja gente mesquinha! Gente medíocre! Foi onde minha saúde mental melhorou muito( pânico, ansiedade, depressão), até consegui ficar sem medicações. Como educadora , penso q no Brasil está bem longe, muito distante ter HARMONIA e RESPEITO nas repartições públicas.
Tudo safados
Mais pura verdade o brasil é um país falido
Estava ouvindo um vídeo seu, no qual vc fala das mudanças da vida. Que o homem mais poderoso do Brasil estava numa cela! Pois bem... preso injustiça e hoje inocentado em todas as instâncias de nossa justiça!! Esse mesmo homem venceu a injustiça e se tornou novamente nosso presidente!! Faz essa fala em suas palestras, será bem enriquecer para seus seguidores.
Brasil é um país que produz chefes e não Líderes... Cansei de ouvir " lideranças" falando para colaboradores : Cuidado, emprego está difícil . Que mentalidade pequena e opressora. É por isso que não faço extras e não abro mão da paz do meu lar , do meu descanso. É somente aquelas horas que sou pago e acabou.
Perfeito 👏 eu estou fazendo o mesmo. Agora eu trabalho para viver. Eu não vivo para trabalhar.
Também levo a vida tranquilamente , fazendo meu trabalho, recebendo por ele e sem precisar fazer horas extras , vivo muito bem com minha remuneração mensal do meu abençoado trabalho . Não me cobro por esta sempre fazendo algo para ganhar mais, ter mais , prefiro Ser mais tranquila, ter mais paz, ter meus momentos de solitude e levar a vida com leveza.
Penso assim também.
Concordo plenamente! Já passei por essas ameaças no trabalho por várias vezes e geralmente esse tipo de atitude parte de "gestores" inseguros, incompetentes e sem preparo nenhum. As empresas estão preferindo pagar menos por péssimos profissionais do que muito bem alguém que realmente tem talento, ou seja, estão perdendo tempo e dinheiro do mesmo jeito.
Cara... Isso é bem verdade. Tbm já ouvi absurdos assim em empresas. Mas essa questão das horas extras eh bem delicada. A sua realidade permite que vc "abra mão" disso e isso é ótimo! Mas muitos trabalhadores vêem na hora extra uma forma de completar o orçamento do mês. Nem todo mundo que "se mata" de trabalhar faz isso pra agradar o chefe. Muitos fazem por necessidade mesmo. Tem gente que vai trabalhar doente pra não por atestado e perder algum benefício que a empresa dá pq isso vai fazer falta no final do mês. As empresas tão cobrando cada vez mais dos empregados e querendo pagar cada vez menos.
“As pessoas em todos os lugares carregam dentro de si um poder maior, um poder que ainda não descobriram. É uma Inteligência mais profunda que o Criador de toda a vida deu a cada pessoa.
Essa Inteligência é chamada de Conhecimento, não funciona como o seu intelecto. Não é condicionado pelo mundo. Não está sujeito a dúvidas e medo, confusão, ressentimento ou raiva. Está quieto. Está claro. É poderoso. Não pode ser persuadido por nenhuma força ou poder, pois responde apenas a Deus.
Todos os dias, o Conhecimento está lhe dando conselhos - para protegê-lo, guiá-lo, conduzi-lo. Mas se você estiver vivendo na superfície da sua mente, como a turbulência na superfície do oceano, você não escutará essas mensagens. Você não sentirá essa presença maior dentro de você. Você não reconhecerá as advertências e orientações do Conhecimento.
Como você pode vivenciar esse Conhecimento que representa para você o propósito maior da sua vinda ao mundo e pode ensiná-lo a enfrentar os tempos difíceis que virão sob qualquer tipo de circunstância?
Você deve aprender a ficar quieto. Você deve aprender a escutar profundamente dentro de si mesmo, não apenas por momentos aqui ou ali, mas de forma mais regular, como parte de sua prática espiritual. Quando vier rezar, não peça simplesmente coisas, mas aprenda a escutar. Deus já colocou a resposta dentro de você, mas ela está profundamente dentro de você e você deve ir além da superfície de sua mente para experimentá-la.”
Trecho extraído do Livro “O Poder do Conhecimento” de Marshall Vians Summers
Obrigado!
Eu que já estava em tratamento psiquiátrico antes da pandemia, durante estive entre a vida e a morte por 3 meses, e não foi por COVID. Eu piorei drasticamente meus episódios de crises de ansiedade, pânico, depressão.
Hj, estou há 3 meses sem medicação, mantive apenas o de dormir, pois fico quatro/cinco dias sem dormir se não tomar a quetiapina. 7 anos de medicamentos afetou muito minha memória 😔
Qualquer coisa é gatilho... Mas estou tentando sobreviver nesse mundo.
Agora, depois de muitos anos na mesma empresa, estou trabalhando por conta própria, é realmente libertador!
Passei por isto no ano passado, a fase mais aguda, ainda estou escalando para sair do poço sem fundo onde me vi caindo. Tem dias q é um cansaço que não tem explicação, sensação de que só existe o sono e vc. É instável, incomoda, toma uma parte de sua vida. Eu tenho dedicado tempo a mim e a fazer as coisas q gosto, mas às vzs o esgotamento é tão grande que não dá vontade de sair de casa. Estou me tratando com medicamentos, terapia, especialista e mta, mas mta força de vontade para fazer minha parte e não afundar novamente no pânico e nas crises agudas. Tema mto importante! Precisa ser abordado mais vezes, de preferência, antes das pessoas chegarem onde cheguei. Obrigado Carnal!
Antecipei minha aposentadoria em abril de 2021 devido a todos esses incômodos que me eram incompreensíveis na época. Esperei a empresa encontrar alguém para me substituir e então, em janeiro de 2022 me afastei do trabalho que eu tanto amava por não vislumbrar nenhuma outra saída para tanto desconforto e cansaço.
Alguns meses depois entendi que tratava-se de burnout. Exatamente como o senhor elucidou tão bem nesse video. Me pergunto então, o que teria sido diferente se eu tivesse identificado essa situação naquela oportunidade. Qual seria a política da empresa, que é de grande porte, a respeito, se é que havia. Resisti por mais de duas décadas lá. O desenvolvimento foi fantástico, mas o ser humano paga esse alto preço.
Enfim, não entendo como reparar isso e sigo me reinventando.
É fundamental que haja essa reflexão. Influenciadores e a sociedade civil precisam olhar para o cuidado em saúde mental. Ótima fala. 👏👏👏
Boa noite! É fato professor, senti uma sobre carga trabalhando em casa. O trabalho doméstico + a empresa. Tudo se mistura e fica difícil ter duas rotinas durante o dia. Aos poucos estou conseguindo mudar isso deixando tempo livre para mim. Muito importante levantar este tema. Obrigada!
Mais um tema relevante no contexto empresarial. A saúde mental vem sendo colocada em cheque, quando das exigências crescentes e muitas vezes exacerbadas da nova tendência "produzir mais, Custe o que custar".
Quando se entrega cargos de liderança a pessoas inseguras ( em qualquer esfera ) temos o adoecimento da equipe toda. Diretores de empresas, da menor a maior, ainda privilegiam o perfil "chefe". Ameaças travestidas de feedback, assédios disfarçados de pedidos de engajamento, fogo amigo dentro das estruturas corporativas são realidades . Recentemente tive a experiência de um ano em um escritório onde aquele que deveria liderar não passava de um canastrão , destilando toda sua neurose , seja com o seu próprio físico ( era obeso e qqr coisa achava que as pessoas estavam debochando dele ) seja com seu desconhecimento acerca da atividade que deveria supervisionar. Sou da geração x, mas consegui me desvencilhar desse trabalho para logo em seguida trabalhar com pessoas sadias mentalmente. O medo de pedir demissão sempre permeia nossas decisões , mas temos que acreditar que o melhor está por vir, sempre. Saude mental vai garantir que vc continue em frente.
Muito lúcido. Aliás toda semana um presente de lucidez e um alento pra toda a obscuridade contínua desse mundo. Obrigado demais professor.
O ritmo da vida é cada vez mais acelerado, quase não temos tempo pra viver, estamos incessantemente em busca da sobrevivência. Que vídeo maravilhoso, obrigada e parabéns professor Karnal.👏🏽
A empresa precisa ser acolhedora em todos os sentidos, principalmente no bem estar, dinheiro é bom. Porém, a minha paz veem em primeiro lugar.
Eu fico um mês de férias, e começo a ficar melancólica, ansiosa. Como amo sair pra trabalhar, e olha que trabalho na limpeza 😃
Obrigado Leandro por abordar esse tema. Situação preocupante, temos q ser empáticos...
Nossa! Como me senti acolhida com esse tema. Obrigada professor.
Essa semana assisti uma disputa de dança de rua, fiquei maravilhada com o domínio corporal daqueles jovens. Fiquei pensando como dominamos tanto o corpo e não conseguimos dominar a mente.
Obrigada Karnar por trazer o tema da saúde mental. As observações feitas no vídeo sugerem dicas de que novas formas produtivas na organização dos processos de trabalho São necessárias.
Professor Karnal, amei o tema e espero que continue a aborda-lo. Muito obrigada 👏🏻👏🏻👏🏻🙏🏼
Conheci vc seu trabalho através de minha amada sobrinha, vou seguir vc em seu canal. Vc nos ajuda a vermos esse nosso mundo louco de uma outra perspectiva de um amanhã melhor, Deus abençoe sempre 🙏
Incrível como ele trás o Byung-Chul-Han e uma de suas teses que ele aborda Bo livro infocracia. Recomendo a leitura a vocês.
Eu entendi q levar uma Vida mais simples me dá condições p eu não continuar submetida a um emprego "psicopata". Funciona!
Grande Karnal! Queria que todos os supervisores vissem esse vídeo e pegasse para si a mensagem, mudasse seus comportamentos, evoluísse e torna-se líderes empáticos. Muitos esquecem que lidam com pessoas.
Antes da pandemia, eu acordava 5:20 da manhã pra chegar em casa às 21h (5h em deslocamento em ônibus em pé). Só tinha vida no fim de semana e achava isso normal, meu sonho a época era arrumar um emprego mais próximo de casa pra ter mais tempo na semana.
A pandemia e o home office me deram um novo sentido pra vida, com tempo livre que ganhei durante a semana eu podia estudar, fazer academia e ainda me divertir, todo dia! Isso era inconcebível antes. Hoje mais que salário priorizo essa qualidade de vida que ganhei.
Atualmente estou no trabalho híbrido, pq ele me proporciona o salário bom (pois tenho família pra sustar) e ninha qualidade de vida pessoal.
Mas afirmo tranquilamente, a produtividade na empresa é menor na média, pessoal fica fofocando, tomando café e enrolando, em casa foco na entrega, se preciso de trabalho em equipe já agendo com a pessoa. Aquele tempo livre q a gente fica entre uma demanda e outra passo com a família ao invés de ficar fofocando com estranhos sobre assuntos que na realidade nunca me interessaram, só pra fazer a política da boa vizinhança.
Cultura da empresa e senso de pertencimeento são desculpas pra tentar controlar o funcionário, já trabalhei em 7 empresas em setores diferentes, fui sempre o mesmo e o ambiente mudava dependendo do humor da liderança, não das políticas da empresa, isso mesmo em multinacionais.
Enxergar a fragilidade humana na pessoa que executa tarefas é um tema excepcional! Parabéns pela abordagem.
“A felicidade de sua vida depende da qualidade de seus pensamentos.”
É sempre um prazer te ouvir também Professor!!! Sua lucidez nos guia!!!!!Obrigada por existir!!!🥰
FICA A DICA PARA TODOS OS DONOS DE EMPRESAS, PRINCIPALMENTE EM SHOPPINGS E OUTROS SEGMENTOS QUE TRABALHAM DE DOMINGO A DOMINGO, NOS FERIADOS, 2 DIAS DE FOLGA PARA O FUNCIONÁRIO JÁ É UM BOM COMEÇO.😎
Verdade trabalho em shopping cobrança e hiper grande as empresas estão contratando gerentes e não líderes
Daqui alguns anos não será esgotamento mental por conta de acesso de trabalho mas sim com o avanço tecnológico terá muitas pessoas ociosas .... mas com depressão por falta do trabalho!
Obrigado por falar de um assunto tão importante para os dias atuais 🙏
Estou desempregada e ainda assim tive que recusar uma proposta de trabalho porque, por sorte fui entrevistada pelo dono da empresa, o mesmo quem seria meu gestor direto, porém sua arrogância, falta de educação e sensibilidade mínimas, já denotavam um chefe à moda antiga, e não um líder...enfim, muito além de um emprego, é necessário um ambiente saudável olhando o funcionário como ser humano de fato e não um número tratado com a frieza de um robô. Só assino embaixo tudo o que disse o Karnal.
Mestre Karnal como sempre fazendo a diferença em nossas vidas! 👏👏😁
Sou adventista do sétimo dia e seguimos o quarto mandamento bíblico. Descansar no dia de sábado. Convido a todos a fazerem esse teste que o criador deixou como recomendação. É algo sensacional e ,assim, a busca do enfrentamento desse excesso e esgotamento da vida funcional.
Na vida real, no dia a dia, vc pode afirmar que quem é adventista leva uma vida melhor, se comparada a vida de quem tem outra crença ou nenhuma crença?
Vc precisa ser muito honesto sobre isso.
sou terapeuta, irei aplicar este entendimento seu, pequei aqui neste vídeo, hoje 01-02. "colocar como tema central a saúde mental em meu ambiente de trabalho". Nessa eu me responsabilizo.
Estudem a respeito de tempo de qualidade com a família. É uma dica preciosa
Se cuidem! ...Eu nem sei o que dizer sobre o que estou passando com o esgotamento geral que vivo..😢 não tenho energia para coisas simples, dificuldade de assimilação, problemas na parte cognitiva...hormônios, tudo alterado...parece que eu colapsei... Me resta a esperança de melhorar com todos os tratamentos em andamento, um passo por vez...🙏🏻
Karnal, hoje tive a oportunidade de poder estar em sua palestra na Fiocruz/RJ e foi muito bom. Sua palestra é sensacional e vc se mostrou uma pessoa muito agradável...Foi uma manhã de muito aprendizado....
Obrigado!!!
É sempre, um prazer ouvir e ver você Karnal. Meu parabéns por quem você é. Palavras sábias.
Por isso hoje moro no meio do mato. Planto meus tomates, minha abobrinha e deixei o mundo corporativo. Virei cozinheira .
Brasil de chefes que se quer querem saber da saúde do seu colaborador!
Sempre um prazer escutar os pontos de vista de Leandro. Sensato e inteligente. De um portugues muito claro e correto. Obrigado Leandro pelos esclarecimentos e insightful thoughts.
Maravilhoso!!! Li todos os comentários e achei riquíssima cada situação aqui relatada. Atualmente vivo esse inferno, que disse no final. Falam muito em "adoecimento", "equipe como uma via de mão dupla", mas apenas na teoria. Na prática isso não acontece! Os colaboradores adoecem, sinalizam, gritam, pedem socorro de várias formas e são ignorados, taxados como queixosos, melindrosos e até fracos! É lamentável tal atitude e comportamento. Por isso, resta a cada um, preservar sua saúde mental e avaliar o que é melhor, o que o faz feliz, leve e equilibrado. Fugir (sair correndo mesmo), desse ambiente tóxico, que dificilmente irá melhorar...Infelizmente nem todos têm essa visão, até ficarem doentes...Temos vários recursos atualmente, remédios, terapia, massagem, esporte, porém nem todos têm acesso a isso. Então, o importante é estar atento, avaliar o que acontece à sua volta e se preservar! Adorei Karnal! Bj
Esclarecedora e útil abordagem da dimensão coletiva dos impactos da saúde mental sobre as organizações e a economia.
Perfeito, grande Karnal entendo que já passou a hora de darmos atenção ao tema "Saúde Mental" no trabalho. Tanto para grandes lideres, quanto para as pessoas que são colaboradas dessas empresas. Após a pandemia muita coisa veio à tona, e uma das principais foi justamente a qualidade de vida que infelizmente tem morrido nas empresas. É hora de acordarmos e perceber que sem saúde mental não há evolução em nenhum aspecto da nossa sociedade, inclusive do financeiro e do mundo do trabalho!
te adoro Karnal!! Você é 10!
Eu já trato de depressão e pânico e tudo piorou bastante depois da pandemia. Antes eu entrava em pânico nos ambientes de trabalho, mas fui ao shopping com uma amiga depois e ficar um ano em casa, e quando sentamos pra almoçar eu queria sair correndo de lá! Ultimamente ando cansada até para fazer trabalhos em home office, fora que não tenho salário nem remuneração estável. Vivo de bicos. E isso é muito frustrante. Tenho tanto potencial, mas perdi muito por causa da minha doença. Enfim...
Melhoras ! Procure uma ajuda, principalmente de um psicológo ou psiquiatria.
@@pedro_alves muito obrigada! Eu já faço tratamento há 10 anos, e terapia também, mas infelizmente o pânico ainda persiste. Já a depressão está super controlada. Abraços. 🤗
Gratidão Professor Leandro Karnal. Esse tema é importantíssimo para esse momento pós pandemia. Seja muito feliz 🌻🌻🌻🌻💖💖💖💖😘😘😘
A pandemia não acabou
Excelente e oportuno esse tema, vou rever mil vezes! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Adoro suas palestras professor Leandro.
Perfeito o tema, precisamos esse esclarecimento, saúde mental realmente e um desgaste muito prejudicial a saúde.parabens Karnal
O PRAZER EM OUVI--LO SERÁ SEMPRE MEU, ❤️ +++++VC!!!
Hoje em dia, se vc tem algum problema de ordem psíquica, e a empresa fica sabendo, vc é desligado.....e na aérea da saúde, em qual eu atuo, "nunca" mais se arruma trabalho.....
Eu acho que tive essa Síndrome de Bournout mais pra honra e Glória de Deus estou curada
Tenho colegas que moravam sozinhas e que se desistabilizaram psiquicamente durante o home office pela solidão. Tb conheço um caso oposto, o home office expôs os moradores da mesma casa a conflitos diários.
Por um lado penso eu que a Humanidade foi feita para dar certo e por outro não,mas a própria natureza ela vem gritando para nós que tudo só depende de nós. A compreensão tem de ser mutua e entender isso que o Lk trás neste video é encontrar parte da solução e sobrevivencia da especie.. Amei o conteúdo!
Boa Noite Professor Karnal. Síndrone de Burnout já pode ser considerado um dos principais males desse século
Uma das grandes buscas que tenho no consultório, já há bastante tempo, é o estresse profissional, seja por excessos de poder dos "chefes" com assédio moral ou mesmo pela busca de competência, melhor competência de sua atividade e rendimento profissional. Isso vai "minando" sua saúde mental - um grande esgotamento psíquico. Pegue leve! O suficiente é o ideal! Isso prejudica você, sua família e a própria empresa na qual trabalha.
Moço vc é um anjo me ajudou no meu curso técnico de RH 🫶🫶🫶🫶 gratidão
Professor suas orientações me ensina com me fortalece os meus sentimentos obrigado por seus incinamentos
Um muito obrigado !! Que tenha um bom dia !
...Leandro, o problema infelizmente, é sim por conta da falta de auto conhecimento, eu exponho minha experiência pessoal, fiz uma análise do meu comportamento entre 2017-2019 e 2020-2023"...A diferença é preocupante, em vários aspectos, não vou mentir, foi sim uma grande trauma afetou vários aspectos habilidades sociais, cognição e principalmente a segurança...É uma pena, mas venho consumindo muito conteúdo psicológico/psiquiátrico , Augusto Cury por exemplo, vem ajudando muito, principalmente quant o a questão de auto segurança...Meu desenvolvimento pessoal vem melhorado muito e consequentemente, melhoro minhas habilidades sociais.
Que inteligência!!!! Amo
Karnal tiro meu chapéu p vc ! Seja mto, mto feliz 😻.
Leandro Karnal é um prazer ti ouvir ❤
Boa noite Professor Karnal
Gostei
Obg
❤️. Amei o tema 👏. Agora sim um assunto de conteúdo . Sofro preconceito por conta do choro , irritabilidade , pessoas me cansam . Contas , cobranças , e pior vc não viu isto aqui ??? Não teve tempo ??? O que vc está fazendo ??? E assim sucessivamente . Chega já falei demais .
Estou fazendo um curso de massoterapia Dr. , é assim, que vejo que posso continuar bem, inclusive, ajudar.
Mas o pior de tudo eram pessoas querendo me prejudicar no trabalho, dia a dia fui piorando psicologicamente. Me aposentei e afastei essas pessoas da minha vida. Não tenho saudades daquele trabalho não; estou a cuidar de minha vida, minha alma, minha mente.
O nosso país não investe na saúde e discrimina a saúde mental. Realmente com a pandemia as doenças mentais afloraram e o pior que quem deveria cuidar, ignora.
Saude mental é o grande desafio desses nossos dias
Dias de caos, pessoas doentes😢
Seus temas são ótimos. Aprendo muito
Neste nível 👍. Choro muito .
Sei bem do sentimento de "estafa" .... Precisa ter muita força para continuar em frente com as tarefas que lhe são exigidas.
Tema super importante,obrigada,o prazer foi meu,Boa noite.
Grata pela excelência, professor!
Como recem formada em enfermagem fico feliz em falar do tema para identificar e atraves de exames
So nao exerco
Boa análise, Karnal!! 👏👏 Ótimo filósofo
Meu Deus, adoro te ouvir!!
Karnal, você trabalha na Unicamp. Eu também. Não consigo entender como um ambiente onde estás questões sejam estudadas e pesquisadas pode ser tão retrograda na gestão de pessoas.
Faz alguns anos que ele saiu, não?
Eu tenho ansiedade crônica e crises de pânico. Controlo a base de uma dose diária a noite de rivotril. Viciei...mas e daí? É o único remédio que adianta para mim. Amo ser viciado nele.
Na escalada da pirâmide de Maslow, faltou uma etapa de "Auto conhecimento, auto psicanálise" (pela época também, era outra), é dilema de escolhas, tenho sucesso e dinheiro ou tenho paz. Equilíbrio de "personas".
Show! Estava com saudades desses momentos. Valeu Karnal
Primeiro
Para grande maioria(não são todo hein) esmagadora a questão é a remuneração ser insuficiente para prover para si mesmo o que precisa e dai nasce todos ou outros problemas ponto.
Não existe terapia,ambiente legal isso e aquilo tudo isso vira lixo se na chegada de cada salário vc mal conseguir se alimentar direito e pagar o teto na sua cabeça.
Com esta realidade muitos vivem "encangalhados" amontoados em casas de parente,fundinho de quintal,puxadinho,almoçando na sogra e por ai vai ai cada vez mais vai precisando de ajuda e o sentimento de incapacidade vai só aumentando.
Segundo
Para os que recebem o suficiente para não se preocupar com as questões de cima é que o resto dos processos e maneiras de melhorar o ambiente de trabalho fazem sentido.
Não estou dizendo que receber pouco e ser humilhado por exemplo não piore a situação.Estou falando de um ambiente comum que paga o comum é insuficiente e já cria essa condição onde os que estão mais ou menos recebem pelo menos.....minimamente 3 salários para cima (ou seja o cara precisa ser em media 3x "melhor" para ficar na risca apertado de ter o mínimo de forma decente.)
A pandemia me trouxe essa doença, e hoje faço tratamento.
Mais um vídeo de conteúdo incrível, Karnal!
Para muitos segmentos profissionais (tecnológicos, comunicativos, educacionais, etc.), estudos de administração mostram que o home office é mais produtivo que o modelo presencial e, inclusive, preserva melhor a saúde mental do funcionário. Ou seja, o trabalho remoto tem inúmeros benefícios, desde que seja bem empregado.
Eu tô com minha saúde mental prejudicada pq perdi o controle de tudo no meu trabalho, quis ser auto suficiente e agora tô prejudicada. Por conta da pandemia minha ansiedade aumentou muito então quis abraçar tudo pra aliviar minha ansiedade e não sabia que ia ter esse resultado. Não consigo mais trabalhar e minha mente não para. Estou na casa de familiares pra me distrair um pouco mais já estou querendo voltar pra casa pq tô agoniada sem fazer nada, eles não me deixam fazer nada e eu não consigo ficar parada pq fico estressada me sentindo inútil.
Calma Josy...Vc está fora do estresse...Já é um começo...Pense nas boas oportunidades que poderão surgir...Não falo de ilusão, mas de realidade...Aos poucos, com medicação para ajudar, esporte e terapia, além do apoio da família, vc vai melhorar!