Vamos ser honestos. Todo mundo que nasceu na primeira metade do século passado era homofobicos e um pouco racista. As pessoas so estão começando a aceitar os homossexuais agora de 2010 pra cá. Principalmente depois da aprovação das leis anti homofobia. E em certo nível até meu pai como um cidadão nascido em 1932 tinha suas tirds racistas pois ele não estudou e nem teve chance de pensar diferente. Me lembro dele falar negro quando não suja na entrada se suja na saída. Negro é gaiato. Etc. Tudo o que eu fazia de errado ele me repreendia dizendo que não fizesse pois era coisa de negro. E pra ele é meus tios gays eram chamados de flozo . E nem por isso eu o amo menos. Ele já faleceu mas era casado com minha mãe que é afro descendente e tem cabelo crespo. Era um mundo ignorante e patriarcal. Os tempos eram outros.
O anticomunismo sempre foi passado pra mim pelos meios hegemônicos, percebi que tinha algo errado ao ler "De moto pela América do Sul" no final da adolescência. O engraçado é que um colega liberal do trabalho foi quem me emprestou.
@@escuterbdeyungbluds2111 é um diário de viagem escrito pelo Che. Ele trata a sua viagem pela costa oeste da América Latina e das coisas que ele encontrou na mesma
Quando era um adolescente de esquerda revolucionária era apaixonado por Che, como era adolescente o conhecimento que possuía era raso não só sobre Che mas sobre política de modo geral. Fui arrebatado pelo movimento golpista liberal no Brasil com o impeachment da Dilma por pura ignorância, sem perceber a mídia vai construindo essa imagem de bicho papão da esquerda. Aos poucos, através do trabalho do Jones e Sabrina Fernandes estou desconstruindo isso que eu tinha como verdade. Trabalho importantíssimo, muito obrigado!
Tenho 50 anos, não gostava do PT até conhecer a administração realizada pelo Sr Lula. Fui muito bom infeliz durante o golpe pois já tinha estudado o que podia sobre a Sra Dilma e muitos outros integrantes do partido. Quando Bolsonaro “ganhou” a presidência eu entrei em depressão, pedi demissão da empresa que trabalhava e só foi ladeira abaixo. Hoje vejo algo de esperança na vitória de Lula. Contudo nunca verei Che como herói. Muito do que foi escrito é verdade e não vejo como perdoar o Che por sua época e não perdoar Bolsonaro por tantos crimes… não perdôo nenhum nem outro. Lula 2022 😍🥰
estou assistindo esse video 4 anos depois do lançamento. e me sinto muito agradecida pelos ensinamentos, alem de sanar as minhas dúvidas voce tem um didática incrível que eu nao consegui encontrar em nenhum vídeo mais recente. obrigada de coração
Cuidado com as narrativas. Professores anti capitalistas como este nunca irão aceitar dados históricos que demostra que sim, Che foi um doutor revolucionário, um comunista inteligente, manipulador, torturador e assassino em massa, uma máquina mortífera de matar pessoas negras e gays. Que lutava contra uma cruel ditadura somente para implementar a sua própria ditadura totalitária.
I used to repeat those same allegations against Che after watching Stefan Molyneux's video about him a few years ago. After genuine research into the Cuban Revolution, Che's life, as well as considering the context of those diary entries, I can conclude that Stefan's goal, as well as the goal of many of Che's most vocal critics is to smear him, and further an anti-socialist agenda. I learned a lot from this video, thank you and I hope more people see it
don't believe his lies brother, here in Latin America we suffer because of socialist governments, not because of capitalism, countless Latino brothers died because of communist atrocities
@@leticiacastanheda I am of Cuban descent and I have Venezuelan friends, I know what socialism has done to their country socialism = dictatorship promise paradise and deliver misery and oppression to all
Sim ele foi para o Congo , porque ele estava causando problemas cubano . Arrumando problemas com a união soviética. Ele foi sim mas perdeu a guerra . Ele voltou para cuba . E disse perdemos porque os negros bebem muito , fazem muitos filhos e não tem intelecto para enteder porque estão lutando . Foi por isso que ele foi chamado de racista . Eu acho que ele não foi . Mas ele ficou louco . Com certeza.
10:56 Che Guevara, por ser um homem de seu tempo, era homofóbico sim! É difícil não ser anacrônico, pois eu sou homossexual. Olhar para a história do Che Guevara de um modo a respeitar o contexto histórico em que ele fazia parte É MUITO DIFÍCIL.
Muito bom a forma que você lidou com a questão da homofobia, seguida de autocrítica, responsabilização e transformação social. No mais, acho louvável combater a propaganda imperialista caluniosa e restaurar o respeito à um herói da luta por libertação humana! Seria massa você fazer vídeo desmistificando revoluções e revolucionários mais importantes, como os de Cuba e Rússia. Abraços!
Che Guevara foi um criminoso de guerra não um heroi seu lado romantico de lutar pela.justiça è uma falacia.Sua historia de guerrilheiro foi uma fraude ,preguicoso não gostava de treinar arrogante e preconceituoso .Nem fidel o aguentou por muito tempo ,seus camaradas o odiavam e o temiam por ser sangunario.
@@carlacatiara1 Não vai perder nada stalin fez alinaça com hitler e o mesmo com,bancos suiços e americanos que por sua vez fechou com a união sovietica .Stalin o homem que nunca amou.
Neste momento de grandes dificuldades que estamos vivendo , com informações falsas , somos apresentados a um professor jovem , com credibilidade e profundo conhecimento é muito salutar e que seja benvindo.
Este rapaz Advogou pateticamente a favor deste Monstro do Chê. Toda a narrativa deste vídeo cai por terrra assim que vc assiste o discurso de Che na ONU assumindo que fuzilava em massa em cuba e que iria continuar matando indiscriminadamente. O cara foi um verdadeiro genocida e assumiu isso com as próprias palavras pesquisem aqui no youtube mesmo fora os campos de concentração criados em Cuba. Pesquisem pelo vídeo aqui no youtube pois o proprio Chê refuta tudo que esse rapaz do vídeo fala !!!!!!!!!!
Eu estou lendo a biografia do Che e as passagens que cita os comentários preconceituosos do Che me soam mais como um fruto da criação que ele teve e da época que ele viveu também. Apesar de ele ser um grande revolucionário, ele era um homem Cis hetero, Branco e veio de familia classe média. O único contato que ele tinha com pessoas não brancas eram os escravos então é "compreensivel" que ele carregasse pensamentos preconceituosos porque ele se encontrava numa situação "privilegiada" comparado aos negros e indígenas da época. A galera que lê toda essa propaganda anti comunista acha que todo mundo que é de esquerda tem que ser 100% desconstruído como se fosse uma entidade santificada socialista.
Apesar da criação realmente ser importante para o desenvolvimento, ainda sim vc sabe oq é crt e errado, e além disso, Che afirmava q qm pensasse diferente dele, ou seria fuzilado, ou sairia de Cuba, tanto é q em torno de 125 á 150 mil pessoas abandonaram o país, de crt modo ele foi um herói na revolução cubana, mas como pessoa n passava de um lixo, hipócrita, racista, homofobico, fascista q n respeitava as diferenças em nenhum momento
O que mais me impreciona na história de CHE é a coragem de se lançar em uma revolução onde as chances no começo eram infimas, nao passa pela minha cabeça como começar uma revolução sem ao menos algumas centenas de revolucionarios. A direita nunca vai ter um nome como esses, idolatram burocratas, covardes, torturadores e assassinos e mal sabem o nome de quem faz o trabalho sujo por eles.
deixe de ser mentiroso que isto é coisa de covarde, pinochete ao contrario do CHE nem lutou uma guerra, apenas delegava, só mais um general bunda mole que acabou sua vida sendo odiado pelo povo. Já CHE é respeitado em torno do mundo todo e temido por alguns cagões como você que nao entende o poder da propaganda no seu cérebro de barata, que faz tu vir aqui propagar fakenews e achar que ta abalando.
Não é verdade os dois tinham o mesmo impeto de morte ,a diferença é que ele o pinoche gostava de mandar matar,che gostava de matar, pinoche morreu de velhice e não foi expulso do chile e era um otimo extratesgista ja che um fanfarrão foi execrado pelo mesmo povo que ele odiava um pessimo lider militar e não entendia nada de guerra.
Tenho conhecidos Cubanos que sentem muito medo de expressar sua orientação sexual e até hoje sofrem preconceito. Falar da importância de Che para o movimento revolucionário é muito importante. Contudo, não é minimamente aceitável os incontáveis absurdos cometidos por ele e por parte dos poderosos da revolução cubana. Sei que vão comentar: quais pessoas vc conhece e quais abusos. Busquem na literatura e modelem o que aconteceu. Óbvio que 60% da situação de miséria advém dos embargos do tio Sam, mas os outros 40% foi causa do poder do regime implantado pela revolução de Cuba. Não é justificável assim como não é justificável a redenção dos democratas que elegeram Bolsonaro. Assim como não é justificável os crimes cometidos pelos partidos, inclusive o partido do meu candidato o querido Sr Lula. Vou votar no Lula por princípios, por crença, por ser partidário, por estudar muito o tema nos últimos 15 anos e por ter memórias terríveis da época da ditadura e isso se dá ao fato de eu ter 50 anos e acompanhar as épocas de melhoria do Brasil na gestão do PT, apesar de tudo. Por uma sociedade mais justa. Eu não desmereço e nem esqueço. Che poderia ter sido uma pessoa melhor, sim. Não foi, não é e nem será visto, por mim, como herói.
Então... Partindo dessa ideia podemos dizer que não está acontecendo nada lá na China? Em relação a qualquer coisa, inclusive o corona. Fontes poluídas, fontes com viés de confirmação e até fontes sem fontes. O questionamento deveria ser SE faz sentido o que se está afirmando. Se para uns, matar pessoas em um paredão é válido para outros pode não ser. Uma vida precisa ser levada em conta. Só em pensar em esquerda e direita por si só não se sustenta. Da mesma forma no vídeo o palestrante fala em neoliberal. Qual livro de cunho científico atesta esse termo? Meio que os que apoiam o Lula chamam o Bolsonaro de fascista temos os que apoiam o Bolsonaro chamando os que apoiam o Lula de ladrão ou algo do tipo! Indivíduos e seus direitos. Igualdade não existe, poderia recomendar vários canais, mas tem um em especial Professor Tamuia. ele trata a "igualdade" de uma forma ímpar e questiona uma série de vezes colocando as respostas "padrão" em cheque. Abraço!
Basta ver o que cubanos passam até hoje, ex os médicos escravos que vieram para o Brasil trabalhar em locais que só a força foram e ganhar uma miséria pelo seu trabalho. Acorda e vai estudar outros meios de comunicação
@Comunismo, não! ele matou sim mas ele era um guerrilheiro tinha de matar e na bolivia nao matou e depois o que aconteceu?? foi capturado e assassinado.
Ja tive o privilegio de conversar com um idoso cubano, que por mais que fosse comunista e admirador de Che Guevara, ele disse que sim, era muito homofobico. Disse que o governo cubano ja fez como uma "caça às bruxas" mesmo, em relação aos gays, estilo Uganda hoje em dia. Bom, vcs podem discordar de mim, só quis compartilhar uma informação. De qualquer modo vale dizer que esse mesmo senhor tb elogiou e MUITO a revolução e todos os seus lideres.
Então, mas ele não discorda da existência da homofobia, inclusive ele a contextualiza historicamente... no entanto a ilha já vem revisando a algum tempo esse assunto... o que ele desmente são as informações de que Che era sanguinário.
@@bellestoile acho que quem se assumia homofóbico mesmo era o Fidel, e eu acho que essa "caça" que ouve foi mais por conta dele, não sei. Ainda que muito triste, ele pediu perdão pelo o que fez em 2010 em um jornal mexicano(n sei se cita no vídeo) Se foi de verdade msm eu n sei, mas ta ai
"Por isso que aqueles que tentam por em prática suas idéias têm tornado seus países em exemplo para o mundo". Exemplo disso: Venezuela,Cuba, Argentina...
Obrigado pelas informações verdadeiras porque não aprendemos a verdade nas escolas. Che foi um grande revolucionário nunca ajoelhou ao imperialismo. Salve Che
obrigada! encontrar seu canal foi uma grande alegria... meu pai e eu assistimos sempre. bem, Ernesto é uma das minhas maiores inspirações, principalmente por causa do meu caminho na Medicina. em muitas situações, me sinto um peixe fora d'água, me sinto desencaixada, incompatível com um curso tão, dentre outras características delicadas, elitista e tradicional; sinto como se eu não pudesse me envolver com outros caminhos, com o processo de mudar as coisas mesmo, sensação que me angustia bastante. felizmente, quase sempre posso me lembrar da figura do Che, do que ele falava de trabalho - incluindo o tão necessário trabalho voluntário -, de estudo, de solidariedade permanente, de humildade, de amor, de dedicação à luta. questões que não deveriam estar dissociadas da questão da saúde, não é? ele me inspira demais. nunca me esqueço de uma aula de Atualidades sobre Cuba, de como o meu professor fez o percurso histórico até chegar à situação presente e dos dois pontos abordados por ele e que me deixaram muito feliz por estar naquela aula: a primeira foi sobre Che, que é uma figura por quem tenho muito carinho, mesmo sem ainda ter feito toda a pesquisa sobre. meu professor foi dizendo “argentino, médico, sai em expedição pela América Latina e é quando se depara com os tantos problemas existentes; é, principalmente, quando se compadece deles e começa a mobilizar ações de intervenção transformadoras". lembro de ter anotado isso pra não esquecer nunca. eu me vejo bastante como ele... com a diferença de que a minha via de transformação não é tão semelhante e com a diferença de que eu não preciso sair por aí para ver os problemas: eu nasci em meio a eles. o outro ponto foi sobre o embargo econômico à ilha e o processo de Cuba se voltar para os saberes tradicionais e populares para tratar a população diante das carências. situação que, posteriormente, possibilitou a criação de uma medicina humana, preventiva e popular que traz muito do que acredito e que é, sim, uma paixão, algo imenso que me move. meu comentário extrapolou o conteúdo do vídeo, mas acho que tudo se cruza, rs. mais uma vez: muito obrigada.
Excelente Obrigada pelos esclarecimentos sempre bem fundamentados . Eu li o livro que vc citou e na época pensei "de onde esse jornalista tirou essas informações?" .
Fuzilamento estes que foram de inimigos , assim como em toda revolução ou guerra. Ou vc, idiota, acha que na segunda guerra mundial e na história o povo resolvia as coisas abraçando árvore e proclamando paz e amor? Se os caras estão lutando, eles precisam usar armas iguais seus inimigos fazem e os fuzilamentos são só consequências de suas lutas
nem um santo nem esse satanás que a ideologia dominante o coloca. Che foi um homem com erros e acertos, mas certamente um dos maiores revolucionários que esse mundo já viu. Seu legado é essa luta anticolonial, anticapitalista e seu apreço pelo internacionalismo.
Assassino de gays e fuzilandor de quem ousava pensar diferente dele. Simples fato. Ou é opinião minha rsrs ele é um monstro doente e aniquilador de quem se opunha à ele. Tem áudio dele falando abertamente de emparedar quem e quantos fossem nessessarios.
@@gatouoliberal318 a deficiência cognitiva e de caráter é sua,pois tem inúmeros registro das atrocidades praticadas por Che Guevara e seu amigo Fidel. Prova disso são os refugiados cubanos que conseguiram fugir de Cuba e da fome pelo mar,a pôs isso Fidel pôs cercas para evitar que os cubanos fugissem para Miami FL. Deboches à minha pessoa não vai apagar os fatos e os crimes que gente como vc insiste em negar e fingir que não aconteceram. Esquerdista sempre faz de tudo pra negar que o comunismo matou dez vezes mais pessoas que o nazismo e os são irmãos un do outro.
Tenho um colega de trabalho cubano que é um refugiado político pq justamente luta para que caia o governo atual de lá... Infelizmente a situação atual de Cuba é muitíssimo pior do que a do Brasil.
@@walbertr.schulz8114 mas esses comunistas de meia pataca acha que Cuba e um paraíso mas o interessante e que quando vão tirar férias pra onde eles vão Disney frança Inglaterra ilhas Maldivas entre outros pontos turísticos procura saber onde mora Chico Buarque c.veloso p.coelho Zé de Abreu Jean Willis toda essa galera que defende que Cuba e uma democracia e que o povo cubano vive Alegre e feliz
gente, ok, ele podia até ser homofóbico, mas vocês já pararam pra pensar que ele estaria 90 anos se estivesse vivo?? é quase um século atrás, as pessoas realmente tinham outra cabeça, pois estavam em outro contexto! o que não da é pra anular todo o movimento revolucionário de cuba só porque che talvez fosse homofóbico!
A história e a ciência no Brasil está sento tratada a pontapés! “O charlatanismo na ciência e a conciliação na política andam sempre de mãos dadas! (…) o intelectual pequeno-burguês faz de suas covardias virtudes universais.”
Gustavo Emannuel De Angola Silva e você então é o que? O nosso libertador que insiste em vir aqui num canal no qual você não acredita para, assim, de forma tão altruísta, abrir os nossos olhos? Fantástico! Obrigado companheiro!
@@dmarchon1 Não tenho a minima intenção de ser um libertador,altruista não.Mas,um provocador que meche com seu psicologico pra ver que não existe um so lado da historia.
Jones, tiene también que contextualizar las luchas LGBT en el mundo, y la bisagra mundial que significó la revuelta de Stonewall, y el cambio que esto implicó en las estrategias de luchas del movimiento (visibilización y antiasimiliacionismo)... es duro escuchar el uso la sigla LGBT para referirse a hechos políticos de los años 50 y 60, ya que la misma surgió luego en los setenta. Saludos desde Argentina.
Eu também recomendo o livro o lado negro do comunismo ,como também recomendo o documentario a verdadeira face do comunismo .São todos transmitidos pelo proprio you tube tem relatos de sobreviventes de campos de conçentrassão gulag,ex militares sovieticos e historiadores de toda a europa.
@@phoenixar2235 Lênin foi altamente racista ,ja que a sua primordial motivação era por a união sovietica genuinamente russa.Deportou milhões de povos não russos para a siberia e colonizando os paìses vizinhos com os russos .Em varios historiadores da epoca relatam isso é so falar com antigos prisioneiros gulags filandeses ,lituanos ,georgianos.
Mas é meio estranho também o argumento de que "não temos fontes sérias que corroboram com isso", pois então também aceitamos algo sem prova. Uma premissa não se torna falsa pela ausência de provas, e sim pela presença de provas contrárias. E, como não temos, não acho certo escolher um lado, pois aqueles que dizem que Che era X, Y ou Z 'podem' estar certos.
Lembro que comecei a perceber que a "moda" de falar mal de Che pegou de vdd no Brasil há uns 10 anos +/-, quando saiu, na Veja, uma reportagem "reveladora" sobre o Che. Lembro que tentei mas nao tive acesso à reportagem e sempre fiquei na dúvida sobre o assunto, desde então! Obrigado pelo esclarecimento, Jones. Agora sei que foi mais uma sacanagem desses nossos tempos canalhas.
Não muito coincidência, a veja fez uma matéria tendeciosa de zumbi dos palmares logo depois que o maldito narloch explodiu com o livro inútil cheio de mentiras e suposições.
Miguel... Não é moda.... São fatos...mas não te aconselho pesquisar só um lado...Estude td q falam dele p depois tirar conclusões 👍💻... Mas não paute suas pesquisas em matérias de TVs ou revistas q as mesmas comandam...👍 Comece pelos discursos dele na ONU...tem no UA-cam... ou relatos de pessoas q viveram esse momento...Se assistir todos...acho q não precisará continuar suas pesquisar pq vc vai ouvir da própria boca dele➡💻⬅ o q ele acreditava...pensava e fszia😊 Mas acho q vc vai se decepcionar 🤔👍💻⬅
@@ligialg1000 Lygia, hj tive tempo e fui dar uma olhada nos vídeos de discurso do Che na ONU. Vi ele se posicionando contra a violência que o imperialismo vinha causando nas colônias e apoiando a bravura de algumas nações, como Argélia e Vietnã, que resistiram e lutaram contra as nações que os impunham regimes massacrantes. Vi tb vídeos bem ao estilo "Steve Bennon/Gabinete do ódio", editados com trechos curtíssimos recortados de forma descontextualizada, com áudios mal sincronizados em cima de imagens que claramente não correspondem ao audio. Toda a estética do que fez a direita desonesta aqui, a partir de 2013, para impor seus interesses, sem compromisso nenhum com a vdd,; só com "ganhar a discussão no grito", ao estilo olavista. Havia crueldades, massacres físicos e econômicos sendo cometidos contra as colônias nessa época. Como até hj, em alguma medida, faz uma parte dos que têm poder, com um espírito que transparece hj, mto representativamente, nos flagrantes de celular em que são pegos a parte mais escrota da nossa sociedade. Não, os imperialistas não eram bonzinho. Se os colonizados não se revoltassem, os exploradores arrancariam deles o couro. Era outra realidade. Exageros foram cometidos? Provavelmente. Mas fazer julgamento descontextualizado e anacrônico é tão errado, como acusar os gladiadores de Roma como monstros canalhas, pq matavam seres humanos; ou acusar de pervertidos os gregos da Grécia antiga. É anacronismo. A fala do Jones continua me parecendo realmente mais próxima da sensatez do que a do velho (ou melhor, "véio") Olavo de Carvalho.
@@rzende narloch tem ótimas referências quando fala dos barbudos fdps comunistas. Tem Até msm recomendações de livros que se se levantar-se da sua Cama e procurar vai ver que ele usa muitas boas fontes. Até mesmo a um vídeo de um dos ajudantes de Fidel e Che mostrando a realidade dos fdps, estão no inferno agora.
Este rapaz Advogou pateticamente a favor deste Monstro do Chê. Toda a narrativa deste vídeo cai por terrra assim que vc assiste o discurso de Che na ONU assumindo que fuzilava em massa em cuba e que iria continuar matando indiscriminadamente. O cara foi um verdadeiro genocida e assumiu isso com as próprias palavras pesquisem aqui no youtube mesmo fora os campos de concentração criados em Cuba. Pesquisem pelo vídeo aqui no youtube pois o proprio Chê refuta tudo que esse rapaz do vídeo fala !!!!!!!!!!
E nesta questão da homofobia, como você disse, sem passar pano. O Che Guevara era médico e como a homofobia era tida pela OMS como doença, provavelmente também interferiu no julgamento que ele fazia sobre a questão.
@@andreynunes3879ele nunca matou quem era gay, se é isso que você está querendo sugerir. Falar que ele foi homofóbico, é pq ele achava que ser gay era algum tipo de doença, como a OMS dizia até a década de 90, décadas e décadas depois do Che ter partido.
Sugiro que vcs assistam o debate sobre che herói ou vilão. Esse professorzinho com quadro de che na parede é a decadência da má educação no Brasil. Esse cara pintou só coisas lindas, mas não mostrou na real o que o che fazia.
Cuidado com as narrativas. Professores anti capitalistas como este nunca irão aceitar dados históricos que demostra que sim, Che foi um doutor revolucionário, um comunista inteligente, manipulador, torturador e assassino em massa, uma máquina mortífera de matar pessoas negras e gays. Que lutava contra uma cruel ditadura somente para implementar a sua própria ditadura totalitária.
Sei que Che Guevara era um grande admirador do ditador soviético Joseph Stálin: quando esteve na U.R.S.S em 1961, no auge da desestabilização e 1 ano antes do corpo de Stálin ser removido do mausoléu onde era preservado mumificado e deitado ao lado do corpo de Lênin, ele fez questão de deixar uma coroa de flores em homenagem ao seu ídolo - apesar de ser orientado pelos próprios membros do PCUS de que já não era mais aconselhável fazê-lo na aquele momento, pois a figura de Stálin encontrava-se em declínio. Sempre comparo o assassinato de Leon Trotsky e os expurgos de Stálin com o episódio da "Noite das Longas Facas", na Alemanha Nazista: em ambos os casos, vê-se uma queda de braço entre membros de um mesmo partido disputando pelo poder. Trotskismo x maoismo x estalinismo x titoismo ou strasserismo x hitlerismo, etc... No fundo, tudo é uma mera questão de epitálamo. Há mais diferenças hoje entre republicanos e democratas nos EUA do que havia entre Trótsky e Stálin na antiga U.R.S.S. Acrescentando alguns esclarecimentos ao conteúdo debatido, urge salientar que o “sucesso” de Stalin - o homem que costumava se gabar de ter conquistado os Estados Unidos "do arado à bomba atômica em apenas uma geração" - comparado ao fracasso de Gorbachev mostra que uma economia socialista é incapaz de funcionar com um mínimo de eficiência sem exigindo uma dose massiva de violência política. Na tentativa de reformar um regime decadente, Gorbachev avançou mais rapidamente com o processo de abertura política na expectativa de remover a previsível resistência que a burocracia soviética criaria às medidas de reforma econômica, como CABAL provou com a tentativa fracassada. golpe de Estado em agosto de 1991 - que acabou precipitando a crise final do socialismo e a dissolução da própria URSS. Sem esse apelo ao uso intensivo da violência, certamente o regime norte-coreano também já teria entrado em colapso. Seu paralelo chinês - Deng Xiaoping - adotou uma lógica diametralmente oposta à de Gorbachev: priorizou a conquista da prosperidade econômica (adotando na prática o capitalismo) justamente para retardar qualquer tentativa de abertura política, como ficou evidente com a aceleração da economia. reformas após o massacre da Praça Tiananmen. É importante notar que foi o próprio Karl Marx quem, em sua Contribuição à Crítica da Economia Política, discerniu o cenário em que se formam as condições para um processo de revolução social, descrevendo-o da seguinte forma: “Em um determinado estágio de seu desenvolvimento, as forças produtivas materiais da sociedade contradizem as relações de produção existentes ou - que é apenas sua expressão legal - com as relações de propriedade em que se moviam até então. A partir das formas de desenvolvimento das forças produtivas, essas relações se transformam em grilhões delas. Então, é um momento de revolução social. '* Ao rejeitar a busca da maximização do lucro como instrumento de estímulo à inovação, os países socialistas acabaram se condenando à obsolescência. Assim, perderam a chance de incorporar os ganhos de produtividade possibilitados pelo progresso tecnológico. É por isso que os países capitalistas conseguiram proporcionar uma maior elevação no padrão de vida de sua população, mesmo sem perseguir o ideal igualitário. Portanto, até a “crise final do socialismo” (para parafrasear as próprias definições de K. Marx mais uma vez), era apenas uma questão de tempo. Mas os fanáticos religiosos não desistem de sua fé, mesmo contra a prova indiscutível dos fatos, que a refutam completamente! * Reproduzido de acordo com MARX, K. Prefácio ao Contributo para a Crítica da Economia Política, organizado por Florestan Fernandes e publicado sob o título K. Marx: Teoria e processo histórico da revolução social, In Marx & Engels, Great Social Scientists Collection , História, vol. 36. São Paulo: Ática, 1983. p. 232. Edição comemorativa do centenário da morte de Karl Marx
Professor, parabéns pelo vídeo. Gostaria que fala -se mais sobre a importância de Símon Bolívar para a América Latina. Pode se dizer que, sem a sua luta, não haveria América do Sul.
Esse vídeo foi um evento muito importante na história brasileira, professor Jones. Desmistificação clara, didática e eficiente das mentiras revisionistas da ideologia dominante no que diz respeito a figuras do nosso passado que realmente fizeram a diferença, como o camarada Che. Hasta la victória!
*Parabéns camarada!!Te admiro.Faz um vídeo sobre o racismo no Brasil, pois meu professor de redação Negro disse q nunca existiu racismo no Brasil e ele apoia a monarquia...*
Engraçado, 90% dos negros com quem já trabalhei sempre falavam que não existe racismo. Inclusive riem de piadas de humor pesado sobre (o que não acho errado, piada é feita pra ser piada). Mas enfim, não é meu lugar de fala.
@@j62203 vi ele passando pano,e quando fala da homofobia atribui a uma época patriarcal e fala que " Inglaterra liberal" perseguia gays também,é tipo eu dizer eu sou assassino,mas o meu vizinho é assassino e estuprador ou seja mais do mesmo.
@@Linkin-park555 Sim. Simples assim. O mundo sempre esteve em disputa. Essa é a nossa história. Se estudarmos a historia de Cuba desde as lutas de independência, contra os espanhóis, até hj, contra o imperialismo ianqui constatamos q a barra é pesada. Só há dois caminhos: o continua como colônia, q na prática era isso até o Fidel e o Che chegarem ao poder, ou paga o preço pela sua independência e soberania (o assédio diário dos EUA, o bloqueio econômico) O cerco midiático não é só contra Cuba, também temos a Venezuela, se expressa em todo o tecido social dos países subdesenvolvidos como o nosso. De ai o teu questionamento. É mais fácil aderir aos poderosos do que a quem os contesta. Sempre foi assim. Agora veja o q ocorre com o Bernie Sander ...os oligopólios midiáticos de lá, dos esteits, estão em campanha aberta contra o senador. Se trata de poder e controle. Ponto.
Ele passou pano legal pro racista e assassino Che Guevara. Qualquer pessoa pode ver o video do Che dizendo na ONU que fuzilou e continuaria fuzilando. Qualquer pessoa pode baixar o pdf do livro Diário de Motocicleta e ver lá o racismo de Che Guevara.
"'Ninguém quer fazer eu mesmo faço" Acabei com o problema dando-lhe um tiro com uma pistola calibre 32 no lado direito do crânio o orifício de saída no lobo temporal direito palavras de (Che Guevera). A pergunta é foi ou não foi um assassino? Ainda tem gente que idolatra um sujeito desse. Lamentavel.
Apesar de não me identificar em rigorosamente nada com o comunismo, mesmo também encontrando graves problemas no Capitalismo Selvagem (é como dizia meu SAUDOSO pai "não vamos encontrar santos em lugar nenhum"), achei muito didática a sua explicação. Repito nunca fui e nunca serei comunista, sou frontalmente contrário à algumas ideias do comunismo, e sou mestiço, não sou rico e moro na periferia; respeito quem pensa diferente!!!!!
Indico a todos aqui o documentário , "Che Guevara a anatomia de um mito" tem no UA-cam, nele eles entrevistam vários guerrilheiros que participaram da revolução Cubana e que tiveram contato com Che.
Péssimo documentário, o que dizem nele não tem nada de verdadeiro, é só uma calúnia ao grande Che Guevara, não vejam esse documentário, porque só tem mentiras, não acreditem nisso.. ao contrário seria melhor ler os livros escritos pelo che, e depoimentos de pessoas que estão do lado dele, porque ser contra e falar bosta, já dá pra ver que é puro instinto de inveja!! HASTA LA VICTORIA SIEMPRE COMANDANTE, VIVA CHE!!!!!
@@cambui4688 As pessoas entrevistadas no documentário são os mesmos que lutaram ao lado de Che e Fidel na revolução Cubana, se não fosse verdade não teria a necessidade de mentir, já que degrada o próprio movimento, além de que você não deve nem ter visto pra está falando essas coisas.
@@trap7648 O contexto de guerra civil cubana torna isso totalmente razoável, heróis como Lincoln e Churchill também acabaram matando inúmeras pessoas, o mundo infelizmente não é uma fantasia cor de rosa, em uma guerra/revolução mortes acontecem, ou você acha que o governo ditatorial cubano faria algo diferente com os comunistas caso tivessem impedido a revolução, pelo contrário, TODAS as ditaduras financiadas pelos EUA na América Latina fizeram coisas iguais ou piores com opositores ao regime, desde aqui no Brasil, até no Chile, onde era comum a prática de jogar opositores de helicópteros em queda livre para a morte.
Oi Rita Veja tb os discursos de Guevara na ONU 👍😉 Tem varios no youtube😊Ele discursando...falando de planos...ideologias e feitos...É uma aula e tanto!!! E o melhor ➡feita pelo próprio Guevara!! Não tem como as pessoas falarem q é mentira tudo q dizem dele!!👍😉🤗💻
Oi e sério que eu tô vendo um monte de asseclas exaltando endeusando um assassino cruel e impiedoso fala sério a palavra de Deus diz que meu povo sofre por falta de conhecimento
Sei que Che Guevara era um grande admirador do ditador soviético Joseph Stálin: quando esteve na U.R.S.S em 1961, no auge da desestabilização e 1 ano antes do corpo de Stálin ser removido do mausoléu onde era preservado mumificado e deitado ao lado do corpo de Lênin, ele fez questão de deixar uma coroa de flores em homenagem ao seu ídolo - apesar de ser orientado pelos próprios membros do PCUS de que já não era mais aconselhável fazê-lo na aquele momento, pois a figura de Stálin encontrava-se em declínio. Sempre comparo o assassinato de Leon Trotsky e os expurgos de Stálin com o episódio da "Noite das Longas Facas", na Alemanha Nazista: em ambos os casos, vê-se uma queda de braço entre membros de um mesmo partido disputando pelo poder. Trotskismo x maoismo x estalinismo x titoismo ou strasserismo x hitlerismo, etc... No fundo, tudo é uma mera questão de epitálamo. Há mais diferenças hoje entre republicanos e democratas nos EUA do que havia entre Trótsky e Stálin na antiga U.R.S.S. Acrescentando alguns esclarecimentos ao conteúdo debatido, urge salientar que o “sucesso” de Stalin - o homem que costumava se gabar de ter conquistado os Estados Unidos "do arado à bomba atômica em apenas uma geração" - comparado ao fracasso de Gorbachev mostra que uma economia socialista é incapaz de funcionar com um mínimo de eficiência sem exigindo uma dose massiva de violência política. Na tentativa de reformar um regime decadente, Gorbachev avançou mais rapidamente com o processo de abertura política na expectativa de remover a previsível resistência que a burocracia soviética criaria às medidas de reforma econômica, como CABAL provou com a tentativa fracassada. golpe de Estado em agosto de 1991 - que acabou precipitando a crise final do socialismo e a dissolução da própria URSS. Sem esse apelo ao uso intensivo da violência, certamente o regime norte-coreano também já teria entrado em colapso. Seu paralelo chinês - Deng Xiaoping - adotou uma lógica diametralmente oposta à de Gorbachev: priorizou a conquista da prosperidade econômica (adotando na prática o capitalismo) justamente para retardar qualquer tentativa de abertura política, como ficou evidente com a aceleração da economia. reformas após o massacre da Praça Tiananmen. É importante notar que foi o próprio Karl Marx quem, em sua Contribuição à Crítica da Economia Política, discerniu o cenário em que se formam as condições para um processo de revolução social, descrevendo-o da seguinte forma: “Em um determinado estágio de seu desenvolvimento, as forças produtivas materiais da sociedade contradizem as relações de produção existentes ou - que é apenas sua expressão legal - com as relações de propriedade em que se moviam até então. A partir das formas de desenvolvimento das forças produtivas, essas relações se transformam em grilhões delas. Então, é um momento de revolução social. '* Ao rejeitar a busca da maximização do lucro como instrumento de estímulo à inovação, os países socialistas acabaram se condenando à obsolescência. Assim, perderam a chance de incorporar os ganhos de produtividade possibilitados pelo progresso tecnológico. É por isso que os países capitalistas conseguiram proporcionar uma maior elevação no padrão de vida de sua população, mesmo sem perseguir o ideal igualitário. Portanto, até a “crise final do socialismo” (para parafrasear as próprias definições de K. Marx mais uma vez), era apenas uma questão de tempo. Mas os fanáticos religiosos não desistem de sua fé, mesmo contra a prova indiscutível dos fatos, que a refutam completamente! * Reproduzido de acordo com MARX, K. Prefácio ao Contributo para a Crítica da Economia Política, organizado por Florestan Fernandes e publicado sob o título K. Marx: Teoria e processo histórico da revolução social, In Marx & Engels, Great Social Scientists Collection , História, vol. 36. São Paulo: Ática, 1983. p. 232. Edição comemorativa do centenário da morte de Karl Marx
Recomendo a todos o documentário "Cuba e o cameraman" e "Buena vista social club". Se o lugar de fala é tão importante para o pessoal que defende o socialismo/esquerda/comunismo nada mais justo (se bem que esperar justiça de quem diz que vai matar, ou agredir fisicamente, quem pensa diferente é meio estranho para mim) do que ver o povo de lá falando livremente!
e também acho que talvez você não tenha entendido o conceito de “lugar de fala” que a Djamila Ribeiro apresenta no livro dela de mesmo nome. Recomendo a leitura, já que vc tem usado o termo de maneira errada
@@robertatelesbaraldi9615 o documentário é fantástico! Minha fala é referente ao vídeo aqui posto, pois em momentos do documentário se fala de prédios derrubado na bala. Outra coisa é que o produtor teve uma licença para filmar e fez dois filmes, o que vimos saiu da ilha sem ninguém saber que existia.
@@GabrielTJE Ja viu a entrevista de Carlos Moore?Ele delata toda a perseguição e opressão que o povo cubano passa.Conhece omar pardo lanzo?É outro que também fala a mesma coisa.E zoe martines?Ela também tem o mesmo discurso de opressão e ditadura por parte da dinastia castro.
Cheguevara foi como uns bandidos que tem no RIO DE JANEIRO , ele tinha atitude e bem atualizado,mas nunca ponha uma pessoa que deixa uma mãe desfilhada como uma pessoa Boa, ou do bem . Se não paracen ele, ele nunca iria parar.
Eu já tenho uma caminhada bem avançada a primeira vez que entrei em depressão foi quando descobriu o mensalão no Brasil, a situação piorou quando surgiu o petrolão.
Estive em Cuba em Janeiro/2019 e vi homossexuais e transexuais circulando normalmente pelas ruas de Havana. Contudo, ainda há resistência da população, e não do governo, em aceitar o registro de união entre pessoas do mesmo sexo. Como lá é uma democracia, o que a população é consultada em casos de emendas constitucionais e até no caso da elaboração da nova constituição, por isso, o homossexualismo é livre, mas ainda não tem mtos direitos legais diretos feitos exclusivamente para a comunidade LGBTQI+
Sim. É que costumamos engessar o termo democracia apenas segundo o modelo que vivenciamos hj no Brasil e em alguns outros países, mas a democracia já foi experimentada de várias formas desde a sua instituição na Grécia Antiga. Por exemplo, na Inglaterra há democracia apesar de ser uma monarquia, isto é possível pq lá tem um parlamento e a população pode votar para esta instância, mas não pode votar diretamente no executivo. Cada sociedade que adere à democracia a adapta de acordo com as circunstâncias do seu povo.
Valeu Jones, quando se pesquisa sobre o Che no youtube, quase todos videos sao puro lixo de desinformação e propaganda fascista, seu vídeo é o único que contem informacoes serias e com uma perspectiva histórica mais avançada.
@@carlaramos398o Rolex dele era maneiro, pena que é uma realidade só para a elite do partido, ops, eu falei elite? Ah isso não existe em Cuba, todos são iguais, o Fidel Castro entrava na fila todos os dias como qualquer outro morto de fome cubano 😅
Vc precisa conversar com o professor Vila... nesse vídeo onde estar os fuzilamentos que esse bandido, assassino cometeu? Rapazzz esses professores de hoje viu, vergonha !
Sobre a repressão dos países democráticos aos LGBT, basta lembrar o que a Inglaterra fez com O. WILDE e com o genial Alan Turing.
Mesmo assim, Che continua sendo um homofóbico.
Exato!
@A luz do meu intelecto Claro que não cara, foram os ingleses, da onde tu tirou isso?
@@mechamedeneno da bunda, certeza
@@gablunatico Chupa saco dos EUA médio da nisso aí kkkkkkkk
Vamos ser honestos. Todo mundo que nasceu na primeira metade do século passado era homofobicos e um pouco racista. As pessoas so estão começando a aceitar os homossexuais agora de 2010 pra cá. Principalmente depois da aprovação das leis anti homofobia. E em certo nível até meu pai como um cidadão nascido em 1932 tinha suas tirds racistas pois ele não estudou e nem teve chance de pensar diferente. Me lembro dele falar negro quando não suja na entrada se suja na saída. Negro é gaiato. Etc. Tudo o que eu fazia de errado ele me repreendia dizendo que não fizesse pois era coisa de negro. E pra ele é meus tios gays eram chamados de flozo . E nem por isso eu o amo menos. Ele já faleceu mas era casado com minha mãe que é afro descendente e tem cabelo crespo. Era um mundo ignorante e patriarcal. Os tempos eram outros.
O anticomunismo sempre foi passado pra mim pelos meios hegemônicos, percebi que tinha algo errado ao ler "De moto pela América do Sul" no final da adolescência. O engraçado é que um colega liberal do trabalho foi quem me emprestou.
Sobre o que é esse livro?
@@escuterbdeyungbluds2111 é um diário de viagem escrito pelo Che. Ele trata a sua viagem pela costa oeste da América Latina e das coisas que ele encontrou na mesma
@@escuterbdeyungbluds2111 caso goste, há o filme Diários de Motocicleta.
@@lefevbre26 O filme tem muita lorota, o livro se aproxima mais do che
E mais oq fenix
" Um povo que não sabe ler nem escrever é um povo fácil de enganar" (El Che).
Essa afirmação é falsa, e eu lhe dou tudo que você queira se você me falar alguma página em que Che disse isso.
mais é facil mesmo se a pessoa é burra ou inocente é totalmente manipulavel.
Te chamaram ai broder, cita a página ai pra nois
@@TavernadosBruxeirosEu nao sei. mas por mais que ele tenha falado isso é vdd e eu sei que vc concorda . ta escrito no meu outro comentario.
@@FillipeOtavioComunista putz nem era pra tu o comentário, era para o sem noção lá de cima que nem parece que viu o vídeo, sorry Bruxeiro.
Quando era um adolescente de esquerda revolucionária era apaixonado por Che, como era adolescente o conhecimento que possuía era raso não só sobre Che mas sobre política de modo geral.
Fui arrebatado pelo movimento golpista liberal no Brasil com o impeachment da Dilma por pura ignorância, sem perceber a mídia vai construindo essa imagem de bicho papão da esquerda.
Aos poucos, através do trabalho do Jones e Sabrina Fernandes estou desconstruindo isso que eu tinha como verdade.
Trabalho importantíssimo, muito obrigado!
Tenho 50 anos, não gostava do PT até conhecer a administração realizada pelo Sr Lula. Fui muito bom infeliz durante o golpe pois já tinha estudado o que podia sobre a Sra Dilma e muitos outros integrantes do partido. Quando Bolsonaro “ganhou” a presidência eu entrei em depressão, pedi demissão da empresa que trabalhava e só foi ladeira abaixo. Hoje vejo algo de esperança na vitória de Lula. Contudo nunca verei Che como herói. Muito do que foi escrito é verdade e não vejo como perdoar o Che por sua época e não perdoar Bolsonaro por tantos crimes… não perdôo nenhum nem outro. Lula 2022 😍🥰
@@Ateliê_Vida eu tbm votei nele.
Também entrei em depressão nesse tempo.
Mas tô bem agora
@@oscarjds1666 eu votei no Haddad, entendo você. Vamos passar por essa desgraça quebrados mas sem esse miserável governo em 2023.
@@Ateliê_Vida kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@@Ateliê_Vida me identifico
estou assistindo esse video 4 anos depois do lançamento.
e me sinto muito agradecida pelos ensinamentos, alem de sanar as minhas dúvidas voce tem um didática incrível que eu nao consegui encontrar em nenhum vídeo mais recente.
obrigada de coração
Cuidado com as narrativas. Professores anti capitalistas como este nunca irão aceitar dados históricos que demostra que sim, Che foi um doutor revolucionário, um comunista inteligente, manipulador, torturador e assassino em massa, uma máquina mortífera de matar pessoas negras e gays. Que lutava contra uma cruel ditadura somente para implementar a sua própria ditadura totalitária.
Vídeo os últimos dia de Che Guevara dublado .
Diário da motocicleta página 205 lê lá oque o che fala e vê se ele não era rascista ou assassino ...
Jones do passado ainda nao tinha jantado o Kim
😂😂😂
I used to repeat those same allegations against Che after watching Stefan Molyneux's video about him a few years ago. After genuine research into the Cuban Revolution, Che's life, as well as considering the context of those diary entries, I can conclude that Stefan's goal, as well as the goal of many of Che's most vocal critics is to smear him, and further an anti-socialist agenda. I learned a lot from this video, thank you and I hope more people see it
don't believe his lies brother, here in Latin America we suffer because of socialist governments, not because of capitalism, countless Latino brothers died because of communist atrocities
@@gustavomartin6960 ee DO suffer cause of capitalism
@@leticiacastanheda I am of Cuban descent and I have Venezuelan friends, I know what socialism has done to their country socialism = dictatorship promise paradise and deliver misery and oppression to all
@@gustavomartin6960 you’re talking like capitalism do not do the same thing
@@leticiacastanheda no, in capitalist democracies there is freedom, unlike socialist regimes
Como q Che era racista se lutou no Congo pela libertação do povo congolês
Sim ele foi para o Congo , porque ele estava causando problemas cubano . Arrumando problemas com a união soviética. Ele foi sim mas perdeu a guerra . Ele voltou para cuba . E disse perdemos porque os negros bebem muito , fazem muitos filhos e não tem intelecto para enteder porque estão lutando . Foi por isso que ele foi chamado de racista . Eu acho que ele não foi . Mas ele ficou louco . Com certeza.
@@cicerovicente1217 quem falou isso foi o Bolsonaro
Diário da motocicleta página 205 lê lá oque o che fala e vê se ele não era rascista ou assassino ...
10:56 Che Guevara, por ser um homem de seu tempo, era homofóbico sim! É difícil não ser anacrônico, pois eu sou homossexual. Olhar para a história do Che Guevara de um modo a respeitar o contexto histórico em que ele fazia parte É MUITO DIFÍCIL.
Vai se fode se ele te visse te matava
Che Guevara é pior que o Hitler.
Fontes:
@@xpato3602 Ele e toda a liberalzada que tu defende
@@breno_0646 fontes : tirei docu
Muito bom a forma que você lidou com a questão da homofobia, seguida de autocrítica, responsabilização e transformação social.
No mais, acho louvável combater a propaganda imperialista caluniosa e restaurar o respeito à um herói da luta por libertação humana!
Seria massa você fazer vídeo desmistificando revoluções e revolucionários mais importantes, como os de Cuba e Rússia.
Abraços!
Um sobre Stálin, será? kkkkk
Teria que ter duas horas
Jones Manoel Eu apoio!
@@JonesManoel eu iria amar um sobre o Stalin! Tenho uma necessidade gigantesca a respeito disso. Please baby faça por favor!
Che Guevara foi um criminoso de guerra não um heroi seu lado romantico de lutar pela.justiça è uma falacia.Sua historia de guerrilheiro foi uma fraude ,preguicoso não gostava de treinar arrogante e preconceituoso .Nem fidel o aguentou por muito tempo ,seus camaradas o odiavam e o temiam por ser sangunario.
@@carlacatiara1 Não vai perder nada stalin fez alinaça com hitler e o mesmo com,bancos suiços e americanos que por sua vez fechou com a união sovietica .Stalin o homem que nunca amou.
Neste momento de grandes dificuldades que estamos vivendo , com informações falsas , somos apresentados a um professor jovem , com credibilidade e profundo conhecimento é muito salutar e que seja benvindo.
Eu sou um herói seu facista
@@Bombardeiroestrategico mlk oq e facista?
Este rapaz Advogou pateticamente a favor deste Monstro do Chê. Toda a narrativa deste vídeo cai por terrra assim que vc assiste o discurso de Che na ONU assumindo que fuzilava em massa em cuba e que iria continuar matando indiscriminadamente. O cara foi um verdadeiro genocida e assumiu isso com as próprias palavras pesquisem aqui no youtube mesmo fora os campos de concentração criados em Cuba. Pesquisem pelo vídeo aqui no youtube pois o proprio Chê refuta tudo que esse rapaz do vídeo fala !!!!!!!!!!
Por que não tive um professor desse na adolescência?! Quanto tempo eu perdi...agora estou correndo atrás do prejuízo e aprendendo muito com o canal.
Informar seu número para um grupo socialista.
@@karlmarx3219 opa ainda tem vaga?
@@karlmarx3219 eae meu parça, ainda existe esse gp aí?
Digo o mesmo, camarada 😔
@@karlmarx3219 Agora fiquei interessado, ainda o grupo tá ativa???
Eu estou lendo a biografia do Che e as passagens que cita os comentários preconceituosos do Che me soam mais como um fruto da criação que ele teve e da época que ele viveu também. Apesar de ele ser um grande revolucionário, ele era um homem Cis hetero, Branco e veio de familia classe média. O único contato que ele tinha com pessoas não brancas eram os escravos então é "compreensivel" que ele carregasse pensamentos preconceituosos porque ele se encontrava numa situação "privilegiada" comparado aos negros e indígenas da época. A galera que lê toda essa propaganda anti comunista acha que todo mundo que é de esquerda tem que ser 100% desconstruído como se fosse uma entidade santificada socialista.
Apesar da criação realmente ser importante para o desenvolvimento, ainda sim vc sabe oq é crt e errado, e além disso, Che afirmava q qm pensasse diferente dele, ou seria fuzilado, ou sairia de Cuba, tanto é q em torno de 125 á 150 mil pessoas abandonaram o país, de crt modo ele foi um herói na revolução cubana, mas como pessoa n passava de um lixo, hipócrita, racista, homofobico, fascista q n respeitava as diferenças em nenhum momento
Um porco que não gostava de tomar banho,um babaca que ninguem que lutou na revolução gostava dele.
preciso.
A branca passando pano pra racista kkkk tadinho dele, não sabia oq era o certo e errado :(
E isso ai uma branca fingindo ser pela igualitaria apoiando um racista que tinha odio de negros.
Vim ao canal por causa do Caetano. Estou maratonando seus vídeos. Maravilhosos
O que mais me impreciona na história de CHE é a coragem de se lançar em uma revolução onde as chances no começo eram infimas, nao passa pela minha cabeça como começar uma revolução sem ao menos algumas centenas de revolucionarios. A direita nunca vai ter um nome como esses, idolatram burocratas, covardes, torturadores e assassinos e mal sabem o nome de quem faz o trabalho sujo por eles.
O que me impressiona é a crueldade dele por matar um pre adolescente inocente que so queroa evitar o fuzilamento do pai
E ainda por cima quando o matou, descarregou o pento nos prisioneiros que o xingava, pinochet matou foi pouco de comunista
deixe de ser mentiroso que isto é coisa de covarde, pinochete ao contrario do CHE nem lutou uma guerra, apenas delegava, só mais um general bunda mole que acabou sua vida sendo odiado pelo povo. Já CHE é respeitado em torno do mundo todo e temido por alguns cagões como você que nao entende o poder da propaganda no seu cérebro de barata, que faz tu vir aqui propagar fakenews e achar que ta abalando.
Não é verdade os dois tinham o mesmo impeto de morte ,a diferença é que ele o pinoche gostava de mandar matar,che gostava de matar, pinoche morreu de velhice e não foi expulso do chile e era um otimo extratesgista ja che um fanfarrão foi execrado pelo mesmo povo que ele odiava um pessimo lider militar e não entendia nada de guerra.
@@Vision-ht3fd não entendo como o menino queria evitar o fuzilamento dos pais delatando-os.
Muito importante esse vídeo, e muito bem trabalhando! Parabéns pelo trabalho, companheiro.
Devemos ler a verdadeira história, de autores da erudição de nossa história.
Muito boa sua explicação Jones, excelente vídeo!!
Hasta siempre comandante
Tenho conhecidos Cubanos que sentem muito medo de expressar sua orientação sexual e até hoje sofrem preconceito. Falar da importância de Che para o movimento revolucionário é muito importante. Contudo, não é minimamente aceitável os incontáveis absurdos cometidos por ele e por parte dos poderosos da revolução cubana. Sei que vão comentar: quais pessoas vc conhece e quais abusos. Busquem na literatura e modelem o que aconteceu. Óbvio que 60% da situação de miséria advém dos embargos do tio Sam, mas os outros 40% foi causa do poder do regime implantado pela revolução de Cuba. Não é justificável assim como não é justificável a redenção dos democratas que elegeram Bolsonaro. Assim como não é justificável os crimes cometidos pelos partidos, inclusive o partido do meu candidato o querido Sr Lula. Vou votar no Lula por princípios, por crença, por ser partidário, por estudar muito o tema nos últimos 15 anos e por ter memórias terríveis da época da ditadura e isso se dá ao fato de eu ter 50 anos e acompanhar as épocas de melhoria do Brasil na gestão do PT, apesar de tudo. Por uma sociedade mais justa. Eu não desmereço e nem esqueço. Che poderia ter sido uma pessoa melhor, sim. Não foi, não é e nem será visto, por mim, como herói.
Booaaa!!!👏👏👏👏
Ok anotado...
15 anos estudando e aqui você está.
Votando em pessoas que destruíram o país.
Você não notou os problemas porque suas ações não destruíram sua época.
Você gosta do Lula?
@@escuterbdeyungbluds2111 aparentemente sim ué hshshshsh
Assistindo ao vídeo dois anos depois do lançamento e, comparando com os vídeos atuais, é lindo de ver o avanço de Jones e do canal em si!
num conheço che mas conheço os inimigos de Che...
E se Che é inimigo dessa gente, ja tem meu amor incondicional
perfeita a tua fala, eles acusam Che de muitas coisas, mas não mostram as fontes, eu já li muito sobre Che e nunca vi nada disso.
Tem varios livros e documentarios que ,o UA-cam censurou e as midia tradicionais tambem .
Eu li do Ustra e também não vi nada
Então... Partindo dessa ideia podemos dizer que não está acontecendo nada lá na China? Em relação a qualquer coisa, inclusive o corona.
Fontes poluídas, fontes com viés de confirmação e até fontes sem fontes. O questionamento deveria ser SE faz sentido o que se está afirmando.
Se para uns, matar pessoas em um paredão é válido para outros pode não ser.
Uma vida precisa ser levada em conta.
Só em pensar em esquerda e direita por si só não se sustenta. Da mesma forma no vídeo o palestrante fala em neoliberal. Qual livro de cunho científico atesta esse termo?
Meio que os que apoiam o Lula chamam o Bolsonaro de fascista temos os que apoiam o Bolsonaro chamando os que apoiam o Lula de ladrão ou algo do tipo!
Indivíduos e seus direitos.
Igualdade não existe, poderia recomendar vários canais, mas tem um em especial Professor Tamuia. ele trata a "igualdade" de uma forma ímpar e questiona uma série de vezes colocando as respostas "padrão" em cheque. Abraço!
Basta ver o que cubanos passam até hoje, ex os médicos escravos que vieram para o Brasil trabalhar em locais que só a força foram e ganhar uma miséria pelo seu trabalho. Acorda e vai estudar outros meios de comunicação
@Comunismo, não! ele matou sim mas ele era um guerrilheiro tinha de matar e na bolivia nao matou e depois o que aconteceu??
foi capturado e assassinado.
ernesto guevara como o homem mais bonito que ja andou pela terra nao tem como ser um monstrk sem coração
Verdade
Te amo JONES. Queria ter um neto assim, querido !
Ja tive o privilegio de conversar com um idoso cubano, que por mais que fosse comunista e admirador de Che Guevara, ele disse que sim, era muito homofobico. Disse que o governo cubano ja fez como uma "caça às bruxas" mesmo, em relação aos gays, estilo Uganda hoje em dia. Bom, vcs podem discordar de mim, só quis compartilhar uma informação. De qualquer modo vale dizer que esse mesmo senhor tb elogiou e MUITO a revolução e todos os seus lideres.
Então, mas ele não discorda da existência da homofobia, inclusive ele a contextualiza historicamente... no entanto a ilha já vem revisando a algum tempo esse assunto... o que ele desmente são as informações de que Che era sanguinário.
@@bellestoile se ele não era sanguinário pq ele disse "fuzilavamos sim"
@@gustavomartin6960 porque ele tava numa GUERRILHA contra uma ditadura. Quer dar flor pra ditador?
@@bellestoile acho que quem se assumia homofóbico mesmo era o Fidel, e eu acho que essa "caça" que ouve foi mais por conta dele, não sei.
Ainda que muito triste, ele pediu perdão pelo o que fez em 2010 em um jornal mexicano(n sei se cita no vídeo)
Se foi de verdade msm eu n sei, mas ta ai
Che era assassino, tirano, quem defende qualquer tipo de regime ditatorial que atenta aos direitos naturais é condenável!
"Por isso que aqueles que tentam por em prática suas idéias têm tornado seus países em exemplo para o mundo". Exemplo disso: Venezuela,Cuba, Argentina...
vc sabe q Venezuela ta longe de ser socialista, ne?
Obrigado pelas informações verdadeiras porque não aprendemos a verdade nas escolas.
Che foi um grande revolucionário nunca ajoelhou ao imperialismo.
Salve Che
Parabéns pelo trabalho! Bem feito, transparente e conclusivo!
obrigada! encontrar seu canal foi uma grande alegria... meu pai e eu assistimos sempre.
bem, Ernesto é uma das minhas maiores inspirações, principalmente por causa do meu caminho na Medicina. em muitas situações, me sinto um peixe fora d'água, me sinto desencaixada, incompatível com um curso tão, dentre outras características delicadas, elitista e tradicional; sinto como se eu não pudesse me envolver com outros caminhos, com o processo de mudar as coisas mesmo, sensação que me angustia bastante. felizmente, quase sempre posso me lembrar da figura do Che, do que ele falava de trabalho - incluindo o tão necessário trabalho voluntário -, de estudo, de solidariedade permanente, de humildade, de amor, de dedicação à luta. questões que não deveriam estar dissociadas da questão da saúde, não é? ele me inspira demais.
nunca me esqueço de uma aula de Atualidades sobre Cuba, de como o meu professor fez o percurso histórico até chegar à situação presente e dos dois pontos abordados por ele e que me deixaram muito feliz por estar naquela aula: a primeira foi sobre Che, que é uma figura por quem tenho muito carinho, mesmo sem ainda ter feito toda a pesquisa sobre. meu professor foi dizendo “argentino, médico, sai em expedição pela América Latina e é quando se depara com os tantos problemas existentes; é, principalmente, quando se compadece deles e começa a mobilizar ações de intervenção transformadoras". lembro de ter anotado isso pra não esquecer nunca. eu me vejo bastante como ele... com a diferença de que a minha via de transformação não é tão semelhante e com a diferença de que eu não preciso sair por aí para ver os problemas: eu nasci em meio a eles. o outro ponto foi sobre o embargo econômico à ilha e o processo de Cuba se voltar para os saberes tradicionais e populares para tratar a população diante das carências. situação que, posteriormente, possibilitou a criação de uma medicina humana, preventiva e popular que traz muito do que acredito e que é, sim, uma paixão, algo imenso que me move.
meu comentário extrapolou o conteúdo do vídeo, mas acho que tudo se cruza, rs.
mais uma vez: muito obrigada.
Por isso que eu te amo ❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️
Meu deus...
Você poderia colocar indicações de leitura na descrição, Jones. Show!
ele colocou
Excelente
Obrigada pelos esclarecimentos sempre bem fundamentados . Eu li o livro que vc citou e na época pensei "de onde esse jornalista tirou essas informações?" .
Você nega fatos históricos!
Você nega o discurso dele na ONU acerca dos fuzilamentos…
Você nega os vídeos dos “paredons”…
Fuzilamento estes que foram de inimigos , assim como em toda revolução ou guerra. Ou vc, idiota, acha que na segunda guerra mundial e na história o povo resolvia as coisas abraçando árvore e proclamando paz e amor? Se os caras estão lutando, eles precisam usar armas iguais seus inimigos fazem e os fuzilamentos são só consequências de suas lutas
nem um santo nem esse satanás que a ideologia dominante o coloca. Che foi um homem com erros e acertos, mas certamente um dos maiores revolucionários que esse mundo já viu. Seu legado é essa luta anticolonial, anticapitalista e seu apreço pelo internacionalismo.
Assassino de gays e fuzilandor de quem ousava pensar diferente dele. Simples fato.
Ou é opinião minha rsrs ele é um monstro doente e aniquilador de quem se opunha à ele.
Tem áudio dele falando abertamente de emparedar quem e quantos fossem nessessarios.
@@MrJuliodauster Não é opinião sua, é deficiência cognitiva mesmo.
@@gatouoliberal318 a deficiência cognitiva e de caráter é sua,pois tem inúmeros registro das atrocidades praticadas por Che Guevara e seu amigo Fidel.
Prova disso são os refugiados cubanos que conseguiram fugir de Cuba e da fome pelo mar,a pôs isso Fidel pôs cercas para evitar que os cubanos fugissem para Miami FL.
Deboches à minha pessoa não vai apagar os fatos e os crimes que gente como vc insiste em negar e fingir que não aconteceram.
Esquerdista sempre faz de tudo pra negar que o comunismo matou dez vezes mais pessoas que o nazismo e os são irmãos un do outro.
@@gatouoliberal318 O que você acha de Pinochet?(curiosidade)
@@ithalodasnevesribeirodasne4902 sla porra, o cara ta no inferno já, é pra lá que todo ditador vai
E realmente e uma luta mesmo o povo cubano luta até hoje pra se livrar dos irmãos castro
Pergunte ao povo Cubano: quem é chê que vara?
Fonte: Eu disse que sim
@Rafael Henrique Oliveira ahahhah suposta luta?? amigoo eles passam fome
Tenho um colega de trabalho cubano que é um refugiado político pq justamente luta para que caia o governo atual de lá... Infelizmente a situação atual de Cuba é muitíssimo pior do que a do Brasil.
@@walbertr.schulz8114 mas esses comunistas de meia pataca acha que Cuba e um paraíso mas o interessante e que quando vão tirar férias pra onde eles vão Disney frança Inglaterra ilhas Maldivas entre outros pontos turísticos procura saber onde mora Chico Buarque c.veloso p.coelho Zé de Abreu Jean Willis toda essa galera que defende que Cuba e uma democracia e que o povo cubano vive Alegre e feliz
Parabéns pelo canal Camarada!!!
Uma luz em meio a tanta escuridão!
gente, ok, ele podia até ser homofóbico, mas vocês já pararam pra pensar que ele estaria 90 anos se estivesse vivo?? é quase um século atrás, as pessoas realmente tinham outra cabeça, pois estavam em outro contexto! o que não da é pra anular todo o movimento revolucionário de cuba só porque che talvez fosse homofóbico!
fora que ele era médico o homossexualismo era considerado uma doença pela a OMS até 1990.
Muito bom esse vídeo Jones Manoel!👏👏👏
Continue batendo forte com seus vídeos, cada um deles é um despertar para o povo brasileiro!
A história e a ciência no Brasil está sento tratada a pontapés!
“O charlatanismo na ciência e a conciliação na política andam sempre de mãos dadas! (…) o intelectual pequeno-burguês faz de suas covardias virtudes universais.”
Vim pela indicação da Sabrina Fernandes do canal Tese Onze e você já ganhou um inscrito! Vídeo excelente!
Obrigado, camarada. E bem-vindo.
ua-cam.com/video/0NUa3NBSQI0/v-deo.html
Sorria você esta sendo enganado.
Gustavo Emannuel De Angola Silva e você então é o que? O nosso libertador que insiste em vir aqui num canal no qual você não acredita para, assim, de forma tão altruísta, abrir os nossos olhos? Fantástico! Obrigado companheiro!
@@dmarchon1 Não tenho a minima intenção de ser um libertador,altruista não.Mas,um provocador que meche com seu psicologico pra ver que não existe um so lado da historia.
Che! APARECE e estamos juntos igual ao bemvindo Siqueira: e que ninguém solte a mão de ninguém! Um abraço
Jones, tiene también que contextualizar las luchas LGBT en el mundo, y la bisagra mundial que significó la revuelta de Stonewall, y el cambio que esto implicó en las estrategias de luchas del movimiento (visibilización y antiasimiliacionismo)... es duro escuchar el uso la sigla LGBT para referirse a hechos políticos de los años 50 y 60, ya que la misma surgió luego en los setenta. Saludos desde Argentina.
recomendo o documentário do Netflix: El Che (Paco I. Taibo II)
Tem também o discurso do Che na ONU.
Eu também recomendo o livro o lado negro do comunismo ,como também recomendo o documentario a verdadeira face do comunismo .São todos transmitidos pelo proprio you tube tem relatos de sobreviventes de campos de conçentrassão gulag,ex militares sovieticos e historiadores de toda a europa.
@@gustavoemannueldeangolasil243 lado "Negro" usado como termo pejorativo só demonstra racismo. E vocês ainda recomendam o livro
@@phoenixar2235 Racismo de quem e por parte de quem?
@@phoenixar2235 Lênin foi altamente racista ,ja que a sua primordial motivação era por a união sovietica genuinamente russa.Deportou milhões de povos não russos para a siberia e colonizando os paìses vizinhos com os russos .Em varios historiadores da epoca relatam isso é so falar com antigos prisioneiros gulags filandeses ,lituanos ,georgianos.
Mas é meio estranho também o argumento de que "não temos fontes sérias que corroboram com isso", pois então também aceitamos algo sem prova. Uma premissa não se torna falsa pela ausência de provas, e sim pela presença de provas contrárias. E, como não temos, não acho certo escolher um lado, pois aqueles que dizem que Che era X, Y ou Z 'podem' estar certos.
Lembro que comecei a perceber que a "moda" de falar mal de Che pegou de vdd no Brasil há uns 10 anos +/-, quando saiu, na Veja, uma reportagem "reveladora" sobre o Che. Lembro que tentei mas nao tive acesso à reportagem e sempre fiquei na dúvida sobre o assunto, desde então! Obrigado pelo esclarecimento, Jones. Agora sei que foi mais uma sacanagem desses nossos tempos canalhas.
Não muito coincidência, a veja fez uma matéria tendeciosa de zumbi dos palmares logo depois que o maldito narloch explodiu com o livro inútil cheio de mentiras e suposições.
@@rzende Vdd! Esse maldito é outro que deveria pagar pelo desserviço que fez à sociedade brasileira... E esse estrago levaremos décadas pra reparar!
Miguel...
Não é moda....
São fatos...mas não te aconselho pesquisar só um lado...Estude td q falam dele p depois tirar conclusões 👍💻...
Mas não paute suas pesquisas em matérias de TVs ou revistas q as mesmas comandam...👍
Comece pelos discursos dele na ONU...tem no UA-cam... ou relatos de pessoas q viveram esse momento...Se assistir todos...acho q não precisará continuar suas pesquisar pq vc vai ouvir da própria boca dele➡💻⬅ o q ele acreditava...pensava e fszia😊
Mas acho q vc vai se decepcionar 🤔👍💻⬅
@@ligialg1000
Lygia,
hj tive tempo e fui dar uma olhada nos vídeos de discurso do Che na ONU.
Vi ele se posicionando contra a violência que o imperialismo vinha causando nas colônias e apoiando a bravura de algumas nações, como Argélia e Vietnã, que resistiram e lutaram contra as nações que os impunham regimes massacrantes.
Vi tb vídeos bem ao estilo "Steve Bennon/Gabinete do ódio", editados com trechos curtíssimos recortados de forma descontextualizada, com áudios mal sincronizados em cima de imagens que claramente não correspondem ao audio.
Toda a estética do que fez a direita desonesta aqui, a partir de 2013, para impor seus interesses, sem compromisso nenhum com a vdd,; só com "ganhar a discussão no grito", ao estilo olavista.
Havia crueldades, massacres físicos e econômicos sendo cometidos contra as colônias nessa época. Como até hj, em alguma medida, faz uma parte dos que têm poder, com um espírito que transparece hj, mto representativamente, nos flagrantes de celular em que são pegos a parte mais escrota da nossa sociedade. Não, os imperialistas não eram bonzinho. Se os colonizados não se revoltassem, os exploradores arrancariam deles o couro. Era outra realidade. Exageros foram cometidos? Provavelmente. Mas fazer julgamento descontextualizado e anacrônico é tão errado, como acusar os gladiadores de Roma como monstros canalhas, pq matavam seres humanos; ou acusar de pervertidos os gregos da Grécia antiga. É anacronismo. A fala do Jones continua me parecendo realmente mais próxima da sensatez do que a do velho (ou melhor, "véio") Olavo de Carvalho.
@@rzende narloch tem ótimas referências quando fala dos barbudos fdps comunistas. Tem Até msm recomendações de livros que se se levantar-se da sua Cama e procurar vai ver que ele usa muitas boas fontes. Até mesmo a um vídeo de um dos ajudantes de Fidel e Che mostrando a realidade dos fdps, estão no inferno agora.
Excelente aula . Muito obrigado , professor Jones , por iniciar de forma contundente o resgate da verdade histórica!
" Fuzilamos Sim
E continuaremos a fuzilar "
Quem disse isso pode ser considerado Heroi aonde ?
Até hoje, olho para a dedicatória na capa da agenda e penso que ainda quero adquirir o livro. 😊
Este rapaz Advogou pateticamente a favor deste Monstro do Chê. Toda a narrativa deste vídeo cai por terrra assim que vc assiste o discurso de Che na ONU assumindo que fuzilava em massa em cuba e que iria continuar matando indiscriminadamente. O cara foi um verdadeiro genocida e assumiu isso com as próprias palavras pesquisem aqui no youtube mesmo fora os campos de concentração criados em Cuba. Pesquisem pelo vídeo aqui no youtube pois o proprio Chê refuta tudo que esse rapaz do vídeo fala !!!!!!!!!!
E nesta questão da homofobia, como você disse, sem passar pano. O Che Guevara era médico e como a homofobia era tida pela OMS como doença, provavelmente também interferiu no julgamento que ele fazia sobre a questão.
Kkkkkkkkkkkkkkkkkk passa mais pano mano
Pq ele n matou gente q tinha gripe?
@@andreynunes3879 que pano que passei?
@@andreynunes3879ele nunca matou quem era gay, se é isso que você está querendo sugerir. Falar que ele foi homofóbico, é pq ele achava que ser gay era algum tipo de doença, como a OMS dizia até a década de 90, décadas e décadas depois do Che ter partido.
Você me fez ativar o sininho faz tempo.
Sou militante do PCO, nem sempre concordo com você, mas tem o meu respeito! ✊🏻
Ta com fome amigo? Sfd lixão
@@HK_MILITARY_PEDIA Esses comunistas são todos assim mentirosos e adoradores de genocidas e homicidas
@@edenadossantospereira3303 eles adoram passar pano pra terroristas
@@edenadossantospereira3303 nao duvido se hitler fosse comunistas eles nao iriam tar defendendo ele
kkkkkkk olha esses argumentos...
Parabéns Jones!!!
Continue com seu trabalho!!!
O marxismo também está na net!!!
👊🏽👊🏽👊🏽👊🏽👊🏽
Bando de bosta
@@rgrgamesnerdoficial9732 como vc
Sugiro que vcs assistam o debate sobre che herói ou vilão. Esse professorzinho com quadro de che na parede é a decadência da má educação no Brasil. Esse cara pintou só coisas lindas, mas não mostrou na real o que o che fazia.
Mudei minha opinião sobre Che e vou continuar pesquisando obrigado professor.
Cuidado com as narrativas. Professores anti capitalistas como este nunca irão aceitar dados históricos que demostra que sim, Che foi um doutor revolucionário, um comunista inteligente, manipulador, torturador e assassino em massa, uma máquina mortífera de matar pessoas negras e gays. Que lutava contra uma cruel ditadura somente para implementar a sua própria ditadura totalitária.
Obrigada pelo vídeo, Jones, foi bem esclarecedor!
Deveria existir pelo menos 1000 Che Guevara no Brasil! Grande líder injustiçado....~~~~~~
Argumentou bem: o ônus da prova é de quem levanta a hipótese. Bem colocada a crítica à homofobia.
Sei que Che Guevara era um grande admirador do ditador soviético Joseph Stálin: quando esteve na U.R.S.S em 1961, no auge da desestabilização e 1 ano antes do corpo de Stálin ser removido do mausoléu onde era preservado mumificado e deitado ao lado do corpo de Lênin, ele fez questão de deixar uma coroa de flores em homenagem ao seu ídolo - apesar de ser orientado pelos próprios membros do PCUS de que já não era mais aconselhável fazê-lo na aquele momento, pois a figura de Stálin encontrava-se em declínio.
Sempre comparo o assassinato de Leon Trotsky e os expurgos de Stálin com o episódio da "Noite das Longas Facas", na Alemanha Nazista: em ambos os casos, vê-se uma queda de braço entre membros de um mesmo partido disputando pelo poder. Trotskismo x maoismo x estalinismo x titoismo ou strasserismo x hitlerismo, etc... No fundo, tudo é uma mera questão de epitálamo. Há mais diferenças hoje entre republicanos e democratas nos EUA do que havia entre Trótsky e Stálin na antiga U.R.S.S.
Acrescentando alguns esclarecimentos ao conteúdo debatido, urge salientar que o “sucesso” de Stalin - o homem que costumava se gabar de ter conquistado os Estados Unidos "do arado à bomba atômica em apenas uma geração" - comparado ao fracasso de Gorbachev mostra que uma economia socialista é incapaz de funcionar com um mínimo de eficiência sem exigindo uma dose massiva de violência política. Na tentativa de reformar um regime decadente, Gorbachev avançou mais rapidamente com o processo de abertura política na expectativa de remover a previsível resistência que a burocracia soviética criaria às medidas de reforma econômica, como CABAL provou com a tentativa fracassada. golpe de Estado em agosto de 1991 - que acabou precipitando a crise final do socialismo e a dissolução da própria URSS. Sem esse apelo ao uso intensivo da violência, certamente o regime norte-coreano também já teria entrado em colapso.
Seu paralelo chinês - Deng Xiaoping - adotou uma lógica diametralmente oposta à de Gorbachev: priorizou a conquista da prosperidade econômica (adotando na prática o capitalismo) justamente para retardar qualquer tentativa de abertura política, como ficou evidente com a aceleração da economia. reformas após o massacre da Praça Tiananmen.
É importante notar que foi o próprio Karl Marx quem, em sua Contribuição à Crítica da Economia Política, discerniu o cenário em que se formam as condições para um processo de revolução social, descrevendo-o da seguinte forma:
“Em um determinado estágio de seu desenvolvimento, as forças produtivas materiais da sociedade contradizem as relações de produção existentes ou - que é apenas sua expressão legal - com as relações de propriedade em que se moviam até então. A partir das formas de desenvolvimento das forças produtivas, essas relações se transformam em grilhões delas. Então, é um momento de revolução social. '*
Ao rejeitar a busca da maximização do lucro como instrumento de estímulo à inovação, os países socialistas acabaram se condenando à obsolescência. Assim, perderam a chance de incorporar os ganhos de produtividade possibilitados pelo progresso tecnológico. É por isso que os países capitalistas conseguiram proporcionar uma maior elevação no padrão de vida de sua população, mesmo sem perseguir o ideal igualitário. Portanto, até a “crise final do socialismo” (para parafrasear as próprias definições de K. Marx mais uma vez), era apenas uma questão de tempo. Mas os fanáticos religiosos não desistem de sua fé, mesmo contra a prova indiscutível dos fatos, que a refutam completamente!
* Reproduzido de acordo com MARX, K. Prefácio ao Contributo para a Crítica da Economia Política, organizado por Florestan Fernandes e publicado sob o título K. Marx: Teoria e processo histórico da revolução social, In Marx & Engels, Great Social Scientists Collection , História, vol. 36. São Paulo: Ática, 1983. p. 232. Edição comemorativa do centenário da morte de Karl Marx
Professor, parabéns pelo vídeo. Gostaria que fala -se mais sobre a importância de Símon Bolívar para a América Latina. Pode se dizer que, sem a sua luta, não haveria América do Sul.
Esse vídeo foi um evento muito importante na história brasileira, professor Jones. Desmistificação clara, didática e eficiente das mentiras revisionistas da ideologia dominante no que diz respeito a figuras do nosso passado que realmente fizeram a diferença, como o camarada Che.
Hasta la victória!
Virou negacionista histórico amigão?
*Parabéns camarada!!Te admiro.Faz um vídeo sobre o racismo no Brasil, pois meu professor de redação Negro disse q nunca existiu racismo no Brasil e ele apoia a monarquia...*
Só falta sls dizer que nunca existiu escravidão
O racismo pouco existiu no Brasil mais sim nos Estados Unidos. Aqui é a cultura criada do vitimismo não fale isso pq mim machuca. Kkkkk
@@aldopaz5179 Tu é negro mano?
@@ExatasDistribuidas Né po, quantos negros foram mortos e torturados…ele mete logo uma dessas…enfim
Engraçado, 90% dos negros com quem já trabalhei sempre falavam que não existe racismo. Inclusive riem de piadas de humor pesado sobre (o que não acho errado, piada é feita pra ser piada). Mas enfim, não é meu lugar de fala.
Che era foda. Ser humano extraordinário. Esses dias vi um "historiador" direitoso cagando mentiras pela boca sobre o Che.
Tudo que a história fala sobre Che Guevara,Fidel,Lenin,Stalin é invenção dos obscurantistas direitistas??
@@Linkin-park555 vc viu o vídeo? Viu os defeitos da personalidade histórica? Parece q n
@@Linkin-park555 e ninguém disse isso, n distorça
@@j62203 vi ele passando pano,e quando fala da homofobia atribui a uma época patriarcal e fala que " Inglaterra liberal" perseguia gays também,é tipo eu dizer eu sou assassino,mas o meu vizinho é assassino e estuprador ou seja mais do mesmo.
@@Linkin-park555 Sim. Simples assim. O mundo sempre esteve em disputa. Essa é a nossa história. Se estudarmos a historia de Cuba desde as lutas de independência, contra os espanhóis, até hj, contra o imperialismo ianqui constatamos q a barra é pesada. Só há dois caminhos: o continua como colônia, q na prática era isso até o Fidel e o Che chegarem ao poder, ou paga o preço pela sua independência e soberania (o assédio diário dos EUA, o bloqueio econômico) O cerco midiático não é só contra Cuba, também temos a Venezuela, se expressa em todo o tecido social dos países subdesenvolvidos como o nosso. De ai o teu questionamento. É mais fácil aderir aos poderosos do que a quem os contesta. Sempre foi assim. Agora veja o q ocorre com o Bernie Sander ...os oligopólios midiáticos de lá, dos esteits, estão em campanha aberta contra o senador. Se trata de poder e controle. Ponto.
Quando Che diz que," tem que endurecer sem perder a ternura " no seu livro, não acredito quê seja o que falam.
Herói pra mim foi o Martin Luther King,,,
Também amigo, também
ele só foi mais um dos heróis.
todos que lutam pela opressão, são heróis.
Como: Martin, Malcon, Che, Mao e etc...
@@saulo52304 contra né
@@caiooliveiradocarmo8351 esses aí no caso a favor
Opressão do que?
Você poderia falar sobre o episódio do "El Paredon".
Vdd kkk
Ele passou pano legal pro racista e assassino Che Guevara. Qualquer pessoa pode ver o video do Che dizendo na ONU que fuzilou e continuaria fuzilando. Qualquer pessoa pode baixar o pdf do livro Diário de Motocicleta e ver lá o racismo de Che Guevara.
"'Ninguém quer fazer eu mesmo faço" Acabei com o problema dando-lhe um tiro com uma pistola calibre 32 no lado direito do crânio o orifício de saída no lobo temporal direito palavras de (Che Guevera). A pergunta é foi ou não foi um assassino? Ainda tem gente que idolatra um sujeito desse. Lamentavel.
Apesar de não me identificar em rigorosamente nada com o comunismo, mesmo também encontrando graves problemas no Capitalismo Selvagem (é como dizia meu SAUDOSO pai "não vamos encontrar santos em lugar nenhum"), achei muito didática a sua explicação. Repito nunca fui e nunca serei comunista, sou frontalmente contrário à algumas ideias do comunismo, e sou mestiço, não sou rico e moro na periferia; respeito quem pensa diferente!!!!!
Fazer oque né
@@jorgemarcelo302 é por aí meu amigo ...
Indico a todos aqui o documentário , "Che Guevara a anatomia de um mito" tem no UA-cam, nele eles entrevistam vários guerrilheiros que participaram da revolução Cubana e que tiveram contato com Che.
Péssimo documentário, o que dizem nele não tem nada de verdadeiro, é só uma calúnia ao grande Che Guevara, não vejam esse documentário, porque só tem mentiras, não acreditem nisso.. ao contrário seria melhor ler os livros escritos pelo che, e depoimentos de pessoas que estão do lado dele, porque ser contra e falar bosta, já dá pra ver que é puro instinto de inveja!! HASTA LA VICTORIA SIEMPRE COMANDANTE, VIVA CHE!!!!!
@@cambui4688 As pessoas entrevistadas no documentário são os mesmos que lutaram ao lado de Che e Fidel na revolução Cubana, se não fosse verdade não teria a necessidade de mentir, já que degrada o próprio movimento, além de que você não deve nem ter visto pra está falando essas coisas.
Que vídeo incrível. Muito bem explicado e conectado ao contexto da época. Adorei
Bora, algoritmo!
ua-cam.com/video/D3G_oNyveCs/v-deo.html,vê e me responda,em que contexto é razoavel fuzilar alguem?
@@trap7648 calado TRAP e com foto de anime, e isso está fora de contexto
@@jonas-b6o me fala em qual contexto isso é razoavel?
@@jonas-b6o
Se quiser eu te conto o contexto,ou vc pode pesquisar kkkk
@@trap7648 O contexto de guerra civil cubana torna isso totalmente razoável, heróis como Lincoln e Churchill também acabaram matando inúmeras pessoas, o mundo infelizmente não é uma fantasia cor de rosa, em uma guerra/revolução mortes acontecem, ou você acha que o governo ditatorial cubano faria algo diferente com os comunistas caso tivessem impedido a revolução, pelo contrário, TODAS as ditaduras financiadas pelos EUA na América Latina fizeram coisas iguais ou piores com opositores ao regime, desde aqui no Brasil, até no Chile, onde era comum a prática de jogar opositores de helicópteros em queda livre para a morte.
Minino de Deus! Com eu só lhe conheci hoje, vou ter que assistir todos os seus vídeos como se fosse uma série da Netflix.
Parabéns!
Você não vai se arrepender rs vi todos os vídeos e estou estudando bastante =D
eu fiz isso, é bom demais
Oi Rita
Veja tb os discursos de Guevara na ONU 👍😉
Tem varios no youtube😊Ele discursando...falando de planos...ideologias e feitos...É uma aula e tanto!!! E o melhor ➡feita pelo próprio Guevara!!
Não tem como as pessoas falarem q é mentira tudo q dizem dele!!👍😉🤗💻
@@ligialg1000
Vou procurar. Obrigada.
Oi e sério que eu tô vendo um monte de asseclas exaltando endeusando um assassino cruel e impiedoso fala sério
a palavra de Deus diz que meu povo sofre por falta de conhecimento
Mesmo depois do filme ainda tem gente achando que Che era mau? Ficou óbvio uma retórica antissocialista.
Excelente trabalho camarada, parabéns!
Sei que Che Guevara era um grande admirador do ditador soviético Joseph Stálin: quando esteve na U.R.S.S em 1961, no auge da desestabilização e 1 ano antes do corpo de Stálin ser removido do mausoléu onde era preservado mumificado e deitado ao lado do corpo de Lênin, ele fez questão de deixar uma coroa de flores em homenagem ao seu ídolo - apesar de ser orientado pelos próprios membros do PCUS de que já não era mais aconselhável fazê-lo na aquele momento, pois a figura de Stálin encontrava-se em declínio.
Sempre comparo o assassinato de Leon Trotsky e os expurgos de Stálin com o episódio da "Noite das Longas Facas", na Alemanha Nazista: em ambos os casos, vê-se uma queda de braço entre membros de um mesmo partido disputando pelo poder. Trotskismo x maoismo x estalinismo x titoismo ou strasserismo x hitlerismo, etc... No fundo, tudo é uma mera questão de epitálamo. Há mais diferenças hoje entre republicanos e democratas nos EUA do que havia entre Trótsky e Stálin na antiga U.R.S.S.
Acrescentando alguns esclarecimentos ao conteúdo debatido, urge salientar que o “sucesso” de Stalin - o homem que costumava se gabar de ter conquistado os Estados Unidos "do arado à bomba atômica em apenas uma geração" - comparado ao fracasso de Gorbachev mostra que uma economia socialista é incapaz de funcionar com um mínimo de eficiência sem exigindo uma dose massiva de violência política. Na tentativa de reformar um regime decadente, Gorbachev avançou mais rapidamente com o processo de abertura política na expectativa de remover a previsível resistência que a burocracia soviética criaria às medidas de reforma econômica, como CABAL provou com a tentativa fracassada. golpe de Estado em agosto de 1991 - que acabou precipitando a crise final do socialismo e a dissolução da própria URSS. Sem esse apelo ao uso intensivo da violência, certamente o regime norte-coreano também já teria entrado em colapso.
Seu paralelo chinês - Deng Xiaoping - adotou uma lógica diametralmente oposta à de Gorbachev: priorizou a conquista da prosperidade econômica (adotando na prática o capitalismo) justamente para retardar qualquer tentativa de abertura política, como ficou evidente com a aceleração da economia. reformas após o massacre da Praça Tiananmen.
É importante notar que foi o próprio Karl Marx quem, em sua Contribuição à Crítica da Economia Política, discerniu o cenário em que se formam as condições para um processo de revolução social, descrevendo-o da seguinte forma:
“Em um determinado estágio de seu desenvolvimento, as forças produtivas materiais da sociedade contradizem as relações de produção existentes ou - que é apenas sua expressão legal - com as relações de propriedade em que se moviam até então. A partir das formas de desenvolvimento das forças produtivas, essas relações se transformam em grilhões delas. Então, é um momento de revolução social. '*
Ao rejeitar a busca da maximização do lucro como instrumento de estímulo à inovação, os países socialistas acabaram se condenando à obsolescência. Assim, perderam a chance de incorporar os ganhos de produtividade possibilitados pelo progresso tecnológico. É por isso que os países capitalistas conseguiram proporcionar uma maior elevação no padrão de vida de sua população, mesmo sem perseguir o ideal igualitário. Portanto, até a “crise final do socialismo” (para parafrasear as próprias definições de K. Marx mais uma vez), era apenas uma questão de tempo. Mas os fanáticos religiosos não desistem de sua fé, mesmo contra a prova indiscutível dos fatos, que a refutam completamente!
* Reproduzido de acordo com MARX, K. Prefácio ao Contributo para a Crítica da Economia Política, organizado por Florestan Fernandes e publicado sob o título K. Marx: Teoria e processo histórico da revolução social, In Marx & Engels, Great Social Scientists Collection , História, vol. 36. São Paulo: Ática, 1983. p. 232. Edição comemorativa do centenário da morte de Karl Marx
clbc trosko
Imbecil.
Eu adoraria que surgisse um novo Che para todos os gays que o adoram!
e um nove che pra cada burguês que se mata de medo dele
@@kawandesu7892 Medo de cadáver? Medo eu tenho de Gay idolatrar Stalin e outros claramente anti-gay e criminosos.
@@AsafeFialho Uma vez eu vi o rosto do Lenin desenhado numa bandeira trans, vergonhoso pra uma porra.
obrigado pelo vídeo Jonas.
Recomendo a todos o documentário "Cuba e o cameraman" e "Buena vista social club". Se o lugar de fala é tão importante para o pessoal que defende o socialismo/esquerda/comunismo nada mais justo (se bem que esperar justiça de quem diz que vai matar, ou agredir fisicamente, quem pensa diferente é meio estranho para mim) do que ver o povo de lá falando livremente!
Vou olhar sim
Já assisti e não vi nada demais, e gostei muito, afinal, quem tinha plano de indústrializar cuba era Che, e não Fidel
e também acho que talvez você não tenha entendido o conceito de “lugar de fala” que a Djamila Ribeiro apresenta no livro dela de mesmo nome. Recomendo a leitura, já que vc tem usado o termo de maneira errada
@@robertatelesbaraldi9615 o documentário é fantástico! Minha fala é referente ao vídeo aqui posto, pois em momentos do documentário se fala de prédios derrubado na bala. Outra coisa é que o produtor teve uma licença para filmar e fez dois filmes, o que vimos saiu da ilha sem ninguém saber que existia.
@@marimaga6138 faça um vídeo e me mande em algum comentário, eu colocarei em 2X a velocidade. Prometo!
Vim pela indicação da Sabrina Fernandes do tese onze... que vídeo esclarecedor! Parabéns!
Que massa que gostou e bem-vinda ao canal.
Pergunta ao povo cubano oprimido se esta de parabens o video.
@@gustavoemannueldeangolasil243 Com base em que vc afirma que o povo cubano é oprimido?
@@GabrielTJE Ja viu a entrevista de Carlos Moore?Ele delata toda a perseguição e opressão que o povo cubano passa.Conhece omar pardo lanzo?É outro que também fala a mesma coisa.E zoe martines?Ela também tem o mesmo discurso de opressão e ditadura por parte da dinastia castro.
@@gustavoemannueldeangolasil243 zoe martinez kkkk
Quer se tornar livre? Então lute.
Che
Kkkkkk vcs são uma vergonha
Muito bom. Algumas dessas afirmações me deixavam confusa, pois não sou estudiosa do tema. Grata.
Esse canal é uma ilha nessa plataforma. Obrigado Jones
Cheguevara foi como uns bandidos que tem no RIO DE JANEIRO , ele tinha atitude e bem atualizado,mas nunca ponha uma pessoa que deixa uma mãe desfilhada como uma pessoa Boa, ou do bem . Se não paracen ele, ele nunca iria parar.
Nada haver.
@aquiles8862 DUAS COISAS NADA VER : COBRA CEGA E CEGO SEM OLHO.
Alguém que diz a verdade graças a Deus parabéns
Pra mim foi um herói, e sempre vai ser 💪👏👏👏
@Anônimo eu tambem acho ele um Herói ao contrário de voce que ama o bozo
Matou crianças Matou gays Matou mulheres esprupador esse eo seu herói?
Foi herói sim, matou gays não, fez eles virar homem e trabalhar é o certo kk
Estuprador nunca foi pois ele matou os corruptos e estupradores, sou a favor do homem ficar cm a mulher e não ao contrario viva a revolução
@@NicolauII960 na sua cabeça né
em 80 a alemanhã oriental foi o primeiro a falar que homossexualismo não era doença, ninguém fala disso
homossexualidade*** o "ismo" tem conotacao pejorativa como de doenca ou algo anormal
@@candyzimi Homossexualismo é uma palavra presente no dicionário formal 👍
@@candyzimi sai daí loc4!
Muito bom, camarada!!! ❤️
Che foi um herói um grande ser humano.
Um herói revolucionário sim, mas grande humano não. Igual o Pelé que foi um grande jogador só em campo mas uma pessoa de caráter duvidoso
tio ce não sabe quão difícil foi acha uma Kr4ralh4 de um vídeo honesto sobre o cara, vlw ae!
Ele era muito humano! Ensinava com o exemplo! Pegava na enxada para mostrar o que era pra ser feito, e fazia junto!!
Viva!!! Che, o maior revolucionário e represantante da luta contra o imperialismo.
Americano e Chinês
Eu já tenho uma caminhada bem avançada a primeira vez que entrei em depressão foi quando descobriu o mensalão no Brasil, a situação piorou quando surgiu o petrolão.
Eu não consigo deixar de ser fã de che Guevara
Então es fã de H.I.T.L.ERRR
Ótima explicação!! Parabéns Jones!!!
Muito importante relembrar isto sob esta abordagem!!
Estive em Cuba em Janeiro/2019 e vi homossexuais e transexuais circulando normalmente pelas ruas de Havana. Contudo, ainda há resistência da população, e não do governo, em aceitar o registro de união entre pessoas do mesmo sexo. Como lá é uma democracia, o que a população é consultada em casos de emendas constitucionais e até no caso da elaboração da nova constituição, por isso, o homossexualismo é livre, mas ainda não tem mtos direitos legais diretos feitos exclusivamente para a comunidade LGBTQI+
Democracia?
Sim. É que costumamos engessar o termo democracia apenas segundo o modelo que vivenciamos hj no Brasil e em alguns outros países, mas a democracia já foi experimentada de várias formas desde a sua instituição na Grécia Antiga. Por exemplo, na Inglaterra há democracia apesar de ser uma monarquia, isto é possível pq lá tem um parlamento e a população pode votar para esta instância, mas não pode votar diretamente no executivo. Cada sociedade que adere à democracia a adapta de acordo com as circunstâncias do seu povo.
Muito bom
Em Cuba há alternância de poder? As pessoas podem criticar o governo? Há liberdade de associação? Há liberdade de imprensa?
@@evertonoliveira1599 não se vc é contra o governo vc morre ou é preso
Valeu Jones, quando se pesquisa sobre o Che no youtube, quase todos videos sao puro lixo de desinformação e propaganda fascista, seu vídeo é o único que contem informacoes serias e com uma perspectiva histórica mais avançada.
Capitalismo p Che e comunismo para a massa! Sei! Kkkk
@@carlaramos398o Rolex dele era maneiro, pena que é uma realidade só para a elite do partido, ops, eu falei elite? Ah isso não existe em Cuba, todos são iguais, o Fidel Castro entrava na fila todos os dias como qualquer outro morto de fome cubano 😅
@@carlaramos398as frases feitas🥱
Mais um vídeo repleto de elucidações. Obrigada camarada
Sim alucinações isso sim 😂
Vc precisa conversar com o professor Vila... nesse vídeo onde estar os fuzilamentos que esse bandido, assassino cometeu? Rapazzz esses professores de hoje viu, vergonha !
Hasta la vitória siempre, comandante!
Che guevarra e um assasino que nao perdoou ate as criancas!
Era racista e homofobico,alem de não ter uma boa higiene pessoal. Era porco na alma e no corpo ,sem escrupulos não perdoava ninguem.
@@gustavoemannueldeangolasil243 sim
ua-cam.com/video/eZk32hbbC3U/v-deo.html
@@Vision-ht3fd verdade ele é um burro, o foda e que nos colégios tratam ele como se fosse herói e romantizam esse terrorista.
Ótima explicação. Guevara é mito eterno da luta revolucionária
Obrigado pelas informações
Guevara é um monstro assassino
@@guindastebrasil2749 assasino é quem defende um sistema que deixa com fome quase 2 bilhoes de pessoas no planeta,
@@primeirad que é o Comunismo
@@guindastebrasil2749 ve o video
Era um ícone pra mim, mas depois que eu soube do que ele falou do povo congolês pra mim caiu tudo que eu pensava sobre ele....
O que ele falou?
Fiquei curioso! O que ele falou ??