Quero te agradecer, estou finalizando minha casa e foram 10 meses de construção por financiamento pela cx, escolhi esta modalidade pois pude escolher os materiais pessoalmente. Durante todo a construção assisti seus vídeos e me ajudaram bastante (e ainda ajudam). Muito obrigado.
Bem, no caso a taxa do INSS é para o trabalhador em si. Pagar imposto não é ruim desde que o valor investido retorne de forma benéfica...O que acontece no Brasil é a alto taxa e pouco retorno, ai sim complica mesmo.
@@felipetognocchi cara, a taxa de INSS em teoria é pra o trabalhador... mas vai o trabalhador precisar... é uma burocracia do kralho pra receber isso. É triste.
Isso aí Renato, a gte pensa que tem algo, mas é tudo do governo... a gte constrói pra eles... para pra pensar: pagamos imposto sobre nosso salário, ganho, rendimento. Compramos produtos com imposto. Pagamos pra construir (alvarás etc), pagamos pra registrar que construímos (inss, cartório), pagamos pra continuar tendo (iptu), e ao falecer, nosso filhos pagaram valores absurdo pra poder continuar tendo o bem (inventário)
Não sabia disso, quando ouvimos falar compra terreno, paga escritura, contrata arquiteto e construtora. Ai quando começar a pesquisar e verifica que não é simples assim, explicação excelente. Obrigado.
Lamentava até poucos minutos antes desse vídeo. Deveria conhecer esses detalhes, mas infelizmente não conhecia. Sucinto, básico e ao mesmo tempo técnico, cheio de conhecimento. Mudança de nível aqui para esse pobre mortal. Parabéns pelo vídeo
Marcelo! A Prefeitura do meu município oferece a opção de fazer a averbação no cartório de registro de imóveis através de certidão narratória sem pagar nada depois de 5 anos que a obra ficou pronta com está certidão a receita federal libera a CND e o cartório de registro de imóveis aceitou e foi assim que foi feito a averbação de minha casa!!!
Olá Marcelo, eu assisti um vídeo recentemente falando sobre a importância de guardarmos nota fiscal para possíveis abatimentos quando formos fazer este pagamento do INSS , como seria isso? Outra coisa… E no caso de mudanças de pedreiros ou quando a obra fica parada. Como fazemos??
Fala Marcelo. Se possível, aborde o tema: IR de ganho financeiro/imobiliário na venda de imóveis no MCMV. É um tema que gera bastante dúvida entre os construtores, inclusive nós. Obrigado.
Olá Marcelo parabéns pelo canal, estou aprendendo muito. Estou aguardando a liberação do alvará para iniciar minha obra e através do canal terei outra visão de tudo.
Depende: se a obra tiver menos de 70 m² e foi feita em mutirão sem mão de obra paga, e se o proprietário não tem outro imóvel e destinada a uso próprio, está isenta. Com o instrumento do habite se, peça a isenção
parabens pelo video ...infelizmente por desconhecer acabei de construir uma casa com 139 metros quadrados e me encaixo no terceiro caso...espero não ter que vender a casa pra pagar o inss....grato meu amigo...show de bola seu video
ótima explicação. sou micro empreendedor individual (MEI) e presto serviços de construção civil. O recolhimento do inss da obra vai ser pela matrícula CEI, onde o proprietário registra os funcionários ou vai ser um contrato de prestação de serviços particular comigo e eu vou recolher. Caso seja eu que tenha a responsabilidade de recolher como funciona esse procedimento? Se possível faça um vídeo explicando sobre essa questão. além disso explique todos os impostos que eu devo pagar para construir um imóvel desde a fundação até o acabamento - Contrato turn key. Sendo que a construção não é em meu nome, sou apenas prestador de serviços. Desde já agradeço todos os vídeos estou aprendendo muito contigo. Atenciosamente, Anderson Nascimento
@@aristidesgloriano6468! As Prefeituras em combinação com as delegacias da receita federal fecharam um acordo quando a Prefeitura liberar o habite -se imediatamente comunica a receita federal do ocorrido aí tu fica aguardando os 5 anos para não pagar o INSS mas quando chegar no quarto ano tu recebe uma intimação da receita federal para acertar o pagamento do INSS!!!
A legislação mudou e esse vídeo tem algumas informações desatualizadas, mas valeu pois a ídeia é recolher a contribuição social dos empregados da obra.
Grande Marcelo! Parabéns pela clareza das informações. Foi o que mais tirou dúvidas até agora. Contudo, há um caso específico, que, suponho, seja muito comum, ninguém fala. Se você puder responder, nem que seja aqui nos comentários, serei eternamente grato! Eu comprei uma casa já construída, com projeto de construção aprovado, alvará de construção emitido, porém, sem habite-se (porque o proprietário não chegou a solicitar. Vou solicitar agora. Esse não é o problema). Como comprei pronta a casa, nada tenho a ver com a obra. A escritura (do terreno, óbvio) foi transmitida a mim 2 anos após o início do lançamento do IPTU (cadastro automático da prefeitura). Como faço para conseguir a CND do INSS sem abrir CEI? É possível conseguir isenção do INSS por decadência, visto que o início do lançamento já completou 10 anos? É só agendar no Receita e comparecer com os documentos, ou estou amarrado pelo preenchimento da DISO que depende da CEI de uma obra que não tenho qualquer informação? Socorro!
Olá Marcelo tudo bem? Fiz uma construção no interior de S.P. e recebi essa multa do INSS , estou a 58 parcelas . Não sabia desse processo e o arquiteto nunca me orientou sobre esse problema . Não registrei nenhum funcionário , pois o pedreiro era meu irmão . Paguei toda a mão para ele construir. Enfim a minha pergunta é : essa multa que estou pagando é sobre notas fiscais dos materiais que comprei ou sobre não ter registrado funcionários ? Posso reaver esses prejuízos ? Posso acionar o arquiteto por não ter me orientado? Desde já te agradeço pelo vídeo , muito explicativo.
Olá Marcelo! Sou formado em engenharia civil e sou o responsável técnico pela construção da minha própria casa e eu aos finais de semana com minhas próprias mãos estou construindo (apenas eu). Nesta situação faz sentido a prefeitura me cobrar o ISSQN? Pergunto porque entendo que nessa situação não ocorre o objeto da cobrança do imposto que é prestação de serviço. Você acha que nesta situação é justa a cobrança do imposto? Ou posso solicitar a isenção? Abraço
Parabéns pelo vídeo. Minha dúvida é se calcula INSS SOBRE UMA PISCINA construída na obra e que aparece no projeto, assisti um videos em que a palestrante disse que os garagens, varandas e piscinas são passivos de redução de 50%, o detalhe é que eu nunca tinha ouvido falar que piscina tb pode ser cobrado inss. Estou fazendo um projeto em que metade da piscina fica dentro da varanda e metade fica fora, mas eu não acrescentei a metragem da piscina que fica fora da varanda nos dados de metragem no carimbo do projeto. Isso é novidade p mim, pois eu pensava que era cobrado somente da metragem da construção levantada ...
Marcelo, gostei de seu vídeo. Mas ainda fiquei com uma dúvida. Se o prestador de serviço é MEI e tem CNPJ, logo pessoa jurídica , o trâmite de recolhimento é o mesmo ?
muito boa tarde, sou Edmar Deslandes , estou por motivo de saude vendendo minha casa e regularizei os docs, pplanta projeto etc.... hj paguei aprovaçao de area de contrucao com area projetada: baixa e habite-se. ISS OBRAS; tudo no total 4,800. pergunta ;VALOR EXTIMADO inss E DE 5,267. POR SER APOSENTADO P INVALIDEZ A MAIS DE DEZ ANOS EXISTE ALGUMA ISENÇAO; DESDE JA MUITO OBRIGADO
Boa tarde , excelente explicação. Uma pergunta: Tenho um imóvel, já faz 8 anos que conclui a construção, mas agora que consegui tirar o habite-se. Qual o procedimento junto ao INSS?
Olá!! O habite-se é um dos documentos aceitos pela RFB como comprovação do término da obra. A relação completa está na IN 971/09. Então se o habite-se tem data atual, você não conseguirá comprovar (com ele) que a obra foi finalizada á mais de cinco anos, fazendo com que seja necessário recolher o INSS da obra. A não ser que você consiga algum outro documento que comprove o término da obra :)
Marcelo, a maioria das construções no Brasil, são irregulares e às vezes muitos querem regularizar, mas devido aos altos impostos e taxas e a tremenda burocracia a maioria não o faz.
Olá Marcelo fala sobre outros meios de construção que não seja a alvenaria convencional e sobre os valores. Se vale a pena procurar essas formas alternativas (Steel Frame, casas de contêiner, Casa de gesso ou de madeira) para uma construção residencial básica (sala, cozinha, 2 quartos e banheiro). Obrigada. Adoro seus vídeos.
Marcelo tudo bem parabéns pelos vídeos! Cara meu caso talvez te interessa. Sou empreiteiro informal por um tempo fui MEI mais parei de pagar, acontece que quem fez minha casa foi eu mesmo ela tem aproximadamente 180m² nesse caso o como fica o recolhimento?
Bom dia Marcelo ,comecei a ver seus vídeos agora muito bom .Sou de São Paulo meu nome é Marco ,trabalho com reformas a pouco tempo ,sou autonomo tenho muito o que aprender quero te fazer uma pergunta como um autonomo deve passar um orçamento para seu cliente, o que precisa colocar no orçamento, precisa considerar inss,ou seja esses tipos de cosas ,resumindo se vc fosse um autonomo o que vc consideraria além do valor da obra no seu orçamento? Obrigado.
Bom dia !!! parabéns pelos vídeos !!! ,minha duvida ,e caso por exemplo da pessoa que ele mesmo faz sua casa e não pedi o abites ,ou seja não recolhe o INSS ,hoje o imóvel está com mais d e20 anos ,oque fazer ?,muito obrigado .
Marcelo, acredito que esse procedimento já sofreu algumas alterações. Em 2018 foi instituído, através a Instrução Normativa RFB n° 1.845/2018, o CNO Cadastro Nacional de Obras.
Boa tarde!!! Cara que contador maravilhoso é esse, faz o cadastro do CEI, faz folha de pagamento, elabora as guias FGTS e INSS, vai na receita federal, faz tudo.... e você paga em torno de R$ 80,00 mensal!!!( mesmo que em 2017) ..... Hô parabéns para esse colega de profissão ....
Parabéns como sempre, Akira vou construir a minha casa dentro de um cond. com pedreiro, então devo Abrir o CEI, e registrar apenas o Pedreiro Mestre?? e os ajudantes dele ai fica por conta dele? pois o meu Alvara aqui em SP prazo foi me dado 2 anos para construir a minha casa. Obrigado se puder me ajudar!!
Marcelo, boa tarde! Nos ajude com uma dúvida?! Comprei uma casa que não tinha averbação ainda. Ou seja, ela não tinha nem Alvará de construção. Ela já tem uns 4 anos de construção , mas estamos nela há menos de 1 ano. Agora estamos regularizando ela. Nós temos que pagar o INSS da obra? Como proceder? Como sei o valor à pagar?
Oi Marcelo, comecei a obra em maio e desde então o pedreiro está pagando o INSS, estamos pagando a metade pra ele. Mas está no nome dele. Vou pode usar os comprovantes dele para os débitos da minha obra no INSS.
Olá, Marilei. Até onde eu sei não tem como usar, pois nada garante que ele está trabalhando na sua obra, concorda? Mas te aconselho a procurar seu contador, ele tem mais conhecimento nesta área. E sucesso na sua obra.
Boa tarde querido! No meu caso específico, vou construir minha casa eu mesmo so lingo de talvez uma década, pq não tenho preça e a disponibiludade de capital, entao farei por etapa, por esse motivo da demora da conclusao da obra, poderia interromper o pgto caso opto pelo CEI? Ou Terri que pagar as mensalidades independentemente do psi? Há um cálculo específico? Como se aplicaria matematicamente falando? Este tempo de recolhimento posso usar na contagem da minha aposentadoria? O que seria viável p unir o útil ao agradável? Sou de Ribeirão Preto SP, mas irei construir em um condominio fechado de alto padrao apesar de morar na Europa há quase 20 anos, esse seria meu objetivo regressar ao Brazil e morar em um lügar bacana, já q Ribeirão é muito quente, custom de vida Tb alto e longe do litoral. Abc querido! Joselito
2 роки тому
Marcelo: A partir da data do habite-se, eu tenho 5 anos para regularizar minha situação junto a RF. Ocorre que passados os 5 anos, não fiz a regularização deste INSS da Construção junto a RF. Após estes 5 anos esta situação caduca e não há mais a necessidade do recolhimento e posso tirar essa CND junto a RF. " Obs" tudo isso por orientação de um Engenheiro de minha região. Procede isso???? Abç
Marcelo obrigado pelo vídeo. E se eu mesmo estiver fazendo minha casa? Eu tenho outra profissão, funcionário público. Eu não tenho pedreiros. Essa cobrança seria isenta ou de uma forma ou de outra eles irão fazer um cálculo e me cobrar mesmo sendo eu o pedreiro? Como seria essa base de cálculos?
Responde esa. Construtora constroi um predio. Negocia o INSS em 60x. Apos a venda e transfrencia de todas as unidades, decide parar de pagar e dar baixa na empresa. Os valores são cobrados de que comprou as unidades na boa fé? Mesmo apresentando todas as negativas do imovel e construtora?
Bom dia chará, eu não pago IPTU pois tenho isenção, estou fazendo um aumento na casa, tenho que pagar o IPTU, dessa obra e com ela fazer a averbação, já que ela não tem a metragem correta.
Marcelo, ótimo vídeo! Me explicou algo que eu achava muito complexo de forma simples! Uma dúvida: Em caso de acidente como falaste, mesmo com o funcionário fichado também há implicações ao proprietário em caso de acidente certo?
oi Marcelo. minha sugestão de vídeo é vc falar sobre o cartão construção. além disso tenho dúvida sobre o valor de entrada do financiamento quando é usado o FGTS. esse valor é liberado para ser sacado para ser usado? Parabéns pelos vídeos. estão ajudando muito a elucidar dúvidas
Bom Dia Marcelo, por favor me tire uma dúvida, eu posso cadastrar o CNO em nome do procurador? O lote está em nome dos 3 filhos, tenho a procuração com amplos poderes para o lote e para a construção de uma casa térrea unifamiliar. E se sim, pode dar algum problema quando concluir e for fazer a averbação? Desde já obrigado.
Está planejando sua construção? Então você precisa conhecer o Meu Barraco TV.
Clique no link para saber mais 👉 meubarraco.tv/
Resumindo: Você só quer construir sua casinha, mas esse País consegue transformar isso numa encheção de saco!
Quero te agradecer, estou finalizando minha casa e foram 10 meses de construção por financiamento pela cx, escolhi esta modalidade pois pude escolher os materiais pessoalmente.
Durante todo a construção assisti seus vídeos e me ajudaram bastante (e ainda ajudam).
Muito obrigado.
Simplesmente assim: Você não consegue ter nada se o Governo não ganhar a parte dele!
Precisamos governar sobre o governo.
Bem, no caso a taxa do INSS é para o trabalhador em si. Pagar imposto não é ruim desde que o valor investido retorne de forma benéfica...O que acontece no Brasil é a alto taxa e pouco retorno, ai sim complica mesmo.
@@felipetognocchi Exato! Mas sabemos bem como é por aqui.
@@felipetognocchi cara, a taxa de INSS em teoria é pra o trabalhador... mas vai o trabalhador precisar... é uma burocracia do kralho pra receber isso. É triste.
Isso aí Renato, a gte pensa que tem algo, mas é tudo do governo... a gte constrói pra eles... para pra pensar: pagamos imposto sobre nosso salário, ganho, rendimento. Compramos produtos com imposto. Pagamos pra construir (alvarás etc), pagamos pra registrar que construímos (inss, cartório), pagamos pra continuar tendo (iptu), e ao falecer, nosso filhos pagaram valores absurdo pra poder continuar tendo o bem (inventário)
Não sabia disso, quando ouvimos falar compra terreno, paga escritura, contrata arquiteto e construtora. Ai quando começar a pesquisar e verifica que não é simples assim, explicação excelente. Obrigado.
Lamentava até poucos minutos antes desse vídeo. Deveria conhecer esses detalhes, mas infelizmente não conhecia.
Sucinto, básico e ao mesmo tempo técnico, cheio de conhecimento.
Mudança de nível aqui para esse pobre mortal.
Parabéns pelo vídeo
O CEI foi substituído pelo CNO( cadastro nacional de obras), então a obra deverá ser inscrita no CNO
Ótimo vídeo, Marcelo. Muito didático. Obrigado pela aula.
Valeu, Felipe 🫡
Marcelo! A Prefeitura do meu município oferece a opção de fazer a averbação no cartório de registro de imóveis através de certidão narratória sem pagar nada depois de 5 anos que a obra ficou pronta com está certidão a receita federal libera a CND e o cartório de registro de imóveis aceitou e foi assim que foi feito a averbação de minha casa!!!
Que top, vc é MT bom, parabéns pelo seu trabalho!! Vc está fazendo um trabalho de informação que o governo deveria fazer!!
Muito obrigado, Marvin.
Concordo, o governo deveria dar mais informações.
@@marceloakira. você poderia passar o contato do seu contador? Seria legal vc também gravar um vídeo com ele sobre este assunto.
Hudemberg! Todas as informações estão no site da receita federal!!!
Olá Marcelo, eu assisti um vídeo recentemente falando sobre a importância de guardarmos nota fiscal para possíveis abatimentos quando formos fazer este pagamento do INSS , como seria isso?
Outra coisa…
E no caso de mudanças de pedreiros ou quando a obra fica parada. Como fazemos??
Muito bem a explicação Marcelo . ótimo, obrigada
E se eu contratar profissionais que tenham MEI? Ainda assim preciso fazer recolhimentos?
Excelente pergunta
Tambem gostaria de saber ...a maioria hoje tem mei....
Eu também estou procurando saber e como fazer!
Eu também quero saber
Sim. Precisa pagar.
Muito bom, Marcelo! Você foi impecável nas explicações.
Muito esclarecedor esse vídeo. Parabéns
Obrigada, Marcelo! Você tirou todas as minhas dúvidas.
Olá Marcelo muito bom esse tópico, obrigado por mais esta oportunidade de conhecimento.
Fala Marcelo. Se possível, aborde o tema: IR de ganho financeiro/imobiliário na venda de imóveis no MCMV. É um tema que gera bastante dúvida entre os construtores, inclusive nós. Obrigado.
Parabéns pela explicação muito bem explanado. Excelente profissional!!!
Ótimo! Respondeu minha dúvida. Obrigado!
Muito obrigado amigo ! Claríssimo 😊
Muito bom! Obrigada pelas orientações Marcelo.
Eu que agradeço por acompanhar o canal...
Conhece demais! Me ajudou bastante, continue o mínimo que podemos fazer é dizer muito obrigado! Mais um seguidor !!
Muito esclarecedor. Grato.
Olá Marcelo parabéns pelo canal, estou aprendendo muito. Estou aguardando a liberação do alvará para iniciar minha obra e através do canal terei outra visão de tudo.
Depende: se a obra tiver menos de 70 m² e foi feita em mutirão sem mão de obra paga, e se o proprietário não tem outro imóvel e destinada a uso próprio, está isenta. Com o instrumento do habite se, peça a isenção
O Marcelo não falou sobre este assunto imóveis com até 70m² não estão isentos de pagar INSS!!!
Isso é verdade msm?
Muito obrigado pela dica! trabalho maravilhoso...Deus abençoe
Parabens!
Otimo vídeo muito esclarecedor !
Valeu, Tulio.
parabens pelo video ...infelizmente por desconhecer acabei de construir uma casa com 139 metros quadrados e me encaixo no terceiro caso...espero não ter que vender a casa pra pagar o inss....grato meu amigo...show de bola seu video
Top a explicação meu amigo, retirei todas minhas dúvidas com este vídeo.
Valeu, Bruno.
Obrigado pela atenção Marcelo, valeu muio!
Por nada, Inácio.
Excelente explicação. Parabéns jovem!
Valeu, Evandro.
ótima explicação.
sou micro empreendedor individual (MEI) e presto serviços de construção civil. O recolhimento do inss da obra vai ser pela matrícula CEI, onde o proprietário registra os funcionários ou vai ser um contrato de prestação de serviços particular comigo e eu vou recolher. Caso seja eu que tenha a responsabilidade de recolher como funciona esse procedimento?
Se possível faça um vídeo explicando sobre essa questão. além disso explique todos os impostos que eu devo pagar para construir um imóvel desde a fundação até o acabamento - Contrato turn key. Sendo que a construção não é em meu nome, sou apenas prestador de serviços. Desde já agradeço todos os vídeos estou aprendendo muito contigo.
Atenciosamente, Anderson Nascimento
Boa tarde Marcelo, muito bos seus videos. Também tive está dúvida, mas no caso eu sou o cliente e meu pedreiro é MEI. Abraço
Ótimo questionamento, tirou sua dúvida?
Apos 5 anos prescreve o direito de cobrar - é comum os imóveis nao pagarem esse INSS. Constroem e depois de 5 anos faz a planta de conservaçao .
@@aristidesgloriano6468! As Prefeituras em combinação com as delegacias da receita federal fecharam um acordo quando a Prefeitura liberar o habite -se imediatamente comunica a receita federal do ocorrido aí tu fica aguardando os 5 anos para não pagar o INSS mas quando chegar no quarto ano tu recebe uma intimação da receita federal para acertar o pagamento do INSS!!!
@@marcoantonioegrespuerta6569 Se for considerado fraude, a cobrança não prescreve.
A legislação mudou e esse vídeo tem algumas informações desatualizadas, mas valeu pois a ídeia é recolher a contribuição social dos empregados da obra.
Parabéns!!!
Entendi PERFEITAMENTE
Tirou minhas dúvidas...obrigado
Grande Marcelo! Parabéns pela clareza das informações. Foi o que mais tirou dúvidas até agora. Contudo, há um caso específico, que, suponho, seja muito comum, ninguém fala. Se você puder responder, nem que seja aqui nos comentários, serei eternamente grato!
Eu comprei uma casa já construída, com projeto de construção aprovado, alvará de construção emitido, porém, sem habite-se (porque o proprietário não chegou a solicitar. Vou solicitar agora. Esse não é o problema).
Como comprei pronta a casa, nada tenho a ver com a obra. A escritura (do terreno, óbvio) foi transmitida a mim 2 anos após o início do lançamento do IPTU (cadastro automático da prefeitura).
Como faço para conseguir a CND do INSS sem abrir CEI? É possível conseguir isenção do INSS por decadência, visto que o início do lançamento já completou 10 anos?
É só agendar no Receita e comparecer com os documentos, ou estou amarrado pelo preenchimento da DISO que depende da CEI de uma obra que não tenho qualquer informação? Socorro!
Tb é minha dúvida! seria bom que ele respondesse🙏
Top Marcelo, Parabéns.
Seus coemntários são muito bons .
Valeu, Mario
excelente explicação. obrigada
Olá Marcelo tudo bem?
Fiz uma construção no interior de S.P. e recebi essa multa do INSS , estou a 58 parcelas . Não sabia desse processo e o arquiteto nunca me orientou sobre esse problema . Não registrei nenhum funcionário , pois o pedreiro era meu irmão . Paguei toda a mão para ele construir. Enfim a minha pergunta é : essa multa que estou pagando é sobre notas fiscais dos materiais que comprei ou sobre não ter registrado funcionários ? Posso reaver esses prejuízos ? Posso acionar o arquiteto por não ter me orientado? Desde já te agradeço pelo vídeo , muito explicativo.
Muito esclarecedor!
Pergunto. ..Se a obra é pequena. ..Não é registrada. ..O pedreiro se machuca MAS se for um pedreiro que paga. ..inss..autônomo. ..?
Parabéns Marcelo.
Ótimo vídeo.
Você pode comentar sobre reformas?
Cara que video lindo, vc merece um abraço!!!
Ótimo vídeo. Parabéns!
Bom dia Marcelo! No meu caso que eu mesmo fiz a minha casa e eu mesmo fui o funcionário.
Muito esclarecedor seu vídeo, está de parabéns.
Parabens pelo video... Sugiro que facas outro sobre FGTS e demais encargos trabalhistas
Olá Marcelo!
Sou formado em engenharia civil e sou o responsável técnico pela construção da minha própria casa e eu aos finais de semana com minhas próprias mãos estou construindo (apenas eu).
Nesta situação faz sentido a prefeitura me cobrar o ISSQN?
Pergunto porque entendo que nessa situação não ocorre o objeto da cobrança do imposto que é prestação de serviço. Você acha que nesta situação é justa a cobrança do imposto? Ou posso solicitar a isenção?
Abraço
E aproveitando.. deve-se pagar ISSQN para prefeitura e INSS para receita federal? pagar os 2 imposto em paralelo? é isso?
Parabéns pelo vídeo. Minha dúvida é se calcula INSS SOBRE UMA PISCINA construída na obra e que aparece no projeto, assisti um videos em que a palestrante disse que os garagens, varandas e piscinas são passivos de redução de 50%, o detalhe é que eu nunca tinha ouvido falar que piscina tb pode ser cobrado inss. Estou fazendo um projeto em que metade da piscina fica dentro da varanda e metade fica fora, mas eu não acrescentei a metragem da piscina que fica fora da varanda nos dados de metragem no carimbo do projeto. Isso é novidade p mim, pois eu pensava que era cobrado somente da metragem da construção levantada ...
muito boa sua explicação, valeu....
Obrigado, Rodrigo.
Excelente vídeo!!! valeu Akira!!!
muito bom valeu...obrigado
Muito importante essa informação!
No caso do Pedreiro ser um micro empreendedor individual? Ele já não estará recolhendo o seu próprio INSS? Será cobrado novamente ou não?
Boa pergunta.
Eu acho que deve entrar como se cliente tivesse contratando construtora.
Também quero saber ?
Marcelo, gostei de seu vídeo. Mas ainda fiquei com uma dúvida. Se o prestador de serviço é MEI e tem CNPJ, logo pessoa jurídica , o trâmite de recolhimento é o mesmo ?
Muito obrigado pelo vídeo!
Parabéns pela explicação.
Olá! Isso serve também para reforma de uma residência?
muito boa tarde, sou Edmar Deslandes , estou por motivo de saude vendendo minha casa e regularizei os docs, pplanta projeto etc....
hj paguei aprovaçao de area de contrucao com area projetada:
baixa e habite-se.
ISS OBRAS; tudo no total 4,800.
pergunta ;VALOR EXTIMADO inss E DE 5,267. POR SER APOSENTADO P INVALIDEZ A MAIS DE DEZ ANOS EXISTE ALGUMA ISENÇAO; DESDE JA MUITO OBRIGADO
Poderia fazer algum comentários sobre produtos imperniabelizantes, tipo a tal de borracha líquida, obrigado.
Boa tarde , excelente explicação. Uma pergunta: Tenho um imóvel, já faz 8 anos que conclui a construção, mas agora que consegui tirar o habite-se. Qual o procedimento junto ao INSS?
Boa tarde!
Eu também estou na mesma situação.
Se não me engano o habite-se nada tem haver com o INSS, como já prescrever 5 anos a receita não pode mais te cobrar.
Olá!! O habite-se é um dos documentos aceitos pela RFB como comprovação do término da obra. A relação completa está na IN 971/09. Então se o habite-se tem data atual, você não conseguirá comprovar (com ele) que a obra foi finalizada á mais de cinco anos, fazendo com que seja necessário recolher o INSS da obra. A não ser que você consiga algum outro documento que comprove o término da obra :)
Amigo, e qdo vc obtém a planta e tira o alvará de construção e acaba não construindo o imóvel ? E recebe a notificação? O que fazer?
Basta fazer uma defesa comprovando que o imóvel não foi construído. Normalmente isso se faz diretamente na delegacia da RFB
Ótimos conselhos parabéns
Marcelo, a maioria das construções no Brasil, são irregulares e às vezes muitos querem regularizar, mas devido aos altos impostos e taxas e a tremenda burocracia a maioria não o faz.
bem explicado ..mas gostaria de saber ....e se eu pegar um pedreiro .....que se ele pagar o seu inss autonomo de pedreiro?
Obrigada pelo vídeo
Por nada, Paula.
@@marceloakira. tenho mais uma dúvida, quando eu sou uma pj e contratei a mão de obra por outra pj eu posso abater o INSS retido nesse cálculo?
Financeiramente , é mais barato pagar o inss todo mes ou o valor será igual se eu não registrar e pagar no final da obra??
Minha dúvida Marcelo é como se aplica o recolhimento do INSS se eu for construir por etapas a obra ,como vc já falou em outro vídeo .
TB queria saber
Olá Marcelo fala sobre outros meios de construção que não seja a alvenaria convencional e sobre os valores. Se vale a pena procurar essas formas alternativas (Steel Frame, casas de contêiner, Casa de gesso ou de madeira) para uma construção residencial básica (sala, cozinha, 2 quartos e banheiro). Obrigada. Adoro seus vídeos.
Marcelo Akira, houve alteração sobre as taxas no recolhimento?
Sistema DISO foi substituído pelo SERO.
Excelente explicação!!
Obrigado, amigo.
Marcelo e quando o pedreiro e os ajudantes recolhem o INSS individual?
Marcelo tudo bem parabéns pelos vídeos! Cara meu caso talvez te interessa. Sou empreiteiro informal por um tempo fui MEI mais parei de pagar, acontece que quem fez minha casa foi eu mesmo ela tem aproximadamente 180m² nesse caso o como fica o recolhimento?
Bom dia Marcelo ,comecei a ver seus vídeos agora muito bom .Sou de São Paulo meu nome é Marco ,trabalho com reformas a pouco tempo ,sou autonomo tenho muito o que aprender quero te fazer uma pergunta como um autonomo deve passar um orçamento para seu cliente, o que precisa colocar no orçamento, precisa considerar inss,ou seja esses tipos de cosas ,resumindo se vc fosse um autonomo o que vc consideraria além do valor da obra no seu orçamento? Obrigado.
No meu caso, o trabalhador é autônomo, eu pago o valor da empreitada pra ele, e ele e alguns parceiros pagam seu inss mensal. Como proceder?
Idem a situaçao q estou...pelo q entendi paga para o autonomo...vou ver com contador...
Bom dia !!! parabéns pelos vídeos !!! ,minha duvida ,e caso por exemplo da pessoa que ele mesmo faz sua casa e não pedi o abites ,ou seja não recolhe o INSS ,hoje o imóvel está com mais d e20 anos ,oque fazer ?,muito obrigado .
Marcelo, acredito que esse procedimento já sofreu algumas alterações. Em 2018 foi instituído, através a Instrução Normativa RFB n° 1.845/2018, o CNO Cadastro Nacional de Obras.
Boa tarde Marcelo, eu estou com esse problema (construção finalizada) 1970 e sem recolher INSS e FGTS e agora?
Obrigado!
Boa tarde!!! Cara que contador maravilhoso é esse, faz o cadastro do CEI, faz folha de pagamento, elabora as guias FGTS e INSS, vai na receita federal, faz tudo.... e você paga em torno de R$ 80,00 mensal!!!( mesmo que em 2017) ..... Hô parabéns para esse colega de profissão ....
Parabéns como sempre, Akira vou construir a minha casa dentro de um cond. com pedreiro, então devo Abrir o CEI, e registrar apenas o Pedreiro Mestre?? e os ajudantes dele ai fica por conta dele? pois o meu Alvara aqui em SP prazo foi me dado 2 anos para construir a minha casa. Obrigado se puder me ajudar!!
Eu contratei um pedreiro MEI, como comprovo o recolhimento da minha obra junto ao INSS?!
Quando o pedreiro constrói sua própria casa nas horas de folga e o mesmo esta registrado em uma firma qualquer. Mesmo assim tem que pagar ?
Marcelo, boa tarde! Nos ajude com uma dúvida?! Comprei uma casa que não tinha averbação ainda. Ou seja, ela não tinha nem Alvará de construção. Ela já tem uns 4 anos de construção , mas estamos nela há menos de 1 ano. Agora estamos regularizando ela. Nós temos que pagar o INSS da obra? Como proceder? Como sei o valor à pagar?
Oi Marcelo, comecei a obra em maio e desde então o pedreiro está pagando o INSS, estamos pagando a metade pra ele. Mas está no nome dele. Vou pode usar os comprovantes dele para os débitos da minha obra no INSS.
Olá, Marilei.
Até onde eu sei não tem como usar, pois nada garante que ele está trabalhando na sua obra, concorda?
Mas te aconselho a procurar seu contador, ele tem mais conhecimento nesta área.
E sucesso na sua obra.
@@marceloakira. O contrato garante que trabalho em determinado prazo que pago INSS.
@@marceloakira. Marcelo e se o empreiteiro fazer uma RPA?
Boa tarde querido!
No meu caso específico, vou construir minha casa eu mesmo so lingo de talvez uma década, pq não tenho preça e a disponibiludade de capital, entao farei por etapa, por esse motivo da demora da conclusao da obra, poderia interromper o pgto caso opto pelo CEI?
Ou Terri que pagar as mensalidades independentemente do psi?
Há um cálculo específico? Como se aplicaria matematicamente falando?
Este tempo de recolhimento posso usar na contagem da minha aposentadoria?
O que seria viável p unir o útil ao agradável?
Sou de Ribeirão Preto SP, mas irei construir em um condominio fechado de alto padrao apesar de morar na Europa há quase 20 anos, esse seria meu objetivo regressar ao Brazil e morar em um lügar bacana, já q Ribeirão é muito quente, custom de vida Tb alto e longe do litoral.
Abc querido!
Joselito
Marcelo: A partir da data do habite-se, eu tenho 5 anos para regularizar minha situação junto a RF. Ocorre que passados os 5 anos, não fiz a regularização deste INSS da Construção junto a RF. Após estes 5 anos esta situação caduca e não há mais a necessidade do recolhimento e posso tirar essa CND junto a RF. " Obs" tudo isso por orientação de um Engenheiro de minha região. Procede isso???? Abç
Marcelo obrigado pelo vídeo. E se eu mesmo estiver fazendo minha casa? Eu tenho outra profissão, funcionário público. Eu não tenho pedreiros. Essa cobrança seria isenta ou de uma forma ou de outra eles irão fazer um cálculo e me cobrar mesmo sendo eu o pedreiro? Como seria essa base de cálculos?
Vão lhe cobrar o valor total sem dedução de mão de obra.
muito esclarecedor, parabens! Tirei uma duvida cruel que eu tinha, obrigado!
Muitooooooooooooooooo bom parabésn
Legal, mas eu mesmo construindo esses 5000 é pra qualquer metragem de construção,? Ou seja, 100metros, 2000 metros... o valor é o mesmo?
Responde esa. Construtora constroi um predio. Negocia o INSS em 60x. Apos a venda e transfrencia de todas as unidades, decide parar de pagar e dar baixa na empresa. Os valores são cobrados de que comprou as unidades na boa fé? Mesmo apresentando todas as negativas do imovel e construtora?
Bom dia chará, eu não pago IPTU pois tenho isenção, estou fazendo um aumento na casa, tenho que pagar o IPTU, dessa obra e com ela fazer a averbação, já que ela não tem a metragem correta.
Excelente!
Obrigado, Rita.
Marcelo, ótimo vídeo! Me explicou algo que eu achava muito complexo de forma simples! Uma dúvida: Em caso de acidente como falaste, mesmo com o funcionário fichado também há implicações ao proprietário em caso de acidente certo?
Fico feliz em ter ajudado.
Sempre dá transtorno.
Boa tarde, e se no caso da construção eu contrate um empreiteiro que emita NF-e ?? Mesmo assim terei que abrir a CEI ????????
oi Marcelo. minha sugestão de vídeo é vc falar sobre o cartão construção. além disso tenho dúvida sobre o valor de entrada do financiamento quando é usado o FGTS. esse valor é liberado para ser sacado para ser usado? Parabéns pelos vídeos. estão ajudando muito a elucidar dúvidas
corrigindo: cartão construcard
Bom Dia Marcelo, por favor me tire uma dúvida, eu posso cadastrar o CNO em nome do procurador? O lote está em nome dos 3 filhos, tenho a procuração com amplos poderes para o lote e para a construção de uma casa térrea unifamiliar. E se sim, pode dar algum problema quando concluir e for fazer a averbação?
Desde já obrigado.