Não é mole a quantidade de impostos que se paga em qualquer tentativa de empreender. Excelentes esclarecimentos sobre cuidados fundamentais para não haver problemas na obra e/ou futuros.
A melhor explicação sobre o assunto que vi no YT. Normalmente os outros vídeos são citando sobre imóveis a serem regularizados e não a serem construídos.
bingo, nao somos donos do imovel, nem dos carros . Até para doar para os filhos vc paga o estado . Quando vc se separar a parte de 50% do imovel da sua esposa que ficou oara vc , vc volta a pagar o registro dessa parte no cartorio. enfim, estamos em um pais comunista
Vocês sabem como uma pessoa física consegue recolher INSS da obra mensalmente para se ter o abatimento de 50% no sistema Sero? Antigamente pagava se GPS expontanea mas os contadores estão dizendo que não existe mais isso...
Deu um show de aula. Mas na prática, poucas pessoas recolhem esses tributos e fazem a averbação da casa no cartório. A maioria dos brasileiros já terminam a casa matando um leão por dia, vão já dá dinheiro para município, estado e união.....
Recebi uma carta para regularizar minha obra pois estou construindo lentamente. Iniciei a obra em 2018, vim aqui para entender o assunto vídeo muito bem explicado entendi perfeitamente.
Olá, tudo bem? Video bem bacana..Mas algumas coisas já mudou deste a implantação do Sero. A questão da quantidade de banheiros e o CUB, fora outras alterações tbm..😉
Ótima explicação e no meu caso que construi praticamente sozinho, fiz elétrica, hidráulica, reboco, janelas, portas, reboco, so demorei 8anos pra concluir e nao recolho inss
Muito legal seu vídeo, fiquei com uma dúvida na quantidade de banheiros para definir o padrão! Para casas geminadas onde tenho dois banheiros em cada casa, qual a quantidade de banheiros que devo considerar? Obrigado.
O critério de calculo mudou agora no e-cac, o SERO tem outro parâmetro. Não existe mais a questão do numero de banheiros, não existe discriminação de CUB A B ou C, e nao existe mais redução de área de garagem quando junto da casa.
Boa noite! Suas explicações são excelentes, parabéns! Mas no final do vídeo você comentou sobre a CND e habite-se, posso retirar a CND com processo de habite-se em andamento ou somente com habite-se concluído?
Eu acho isso é mais uma roubalheira jerando mais custo pra o proprietário. Sendo que se o proprietário demitir o colaborador ele tem que arcar com os custos trabalhistas
Uma residencia tem 340 m² registrados em Habite-se. Após reforma, a nova area construida, após acrescimos e demolições, será de 360 m². Nesse caso a cobrança do tributo será sobre os 20 m² acrescidos?
Bom dia! Tenho o habite-se, o próximo passo seria a emissão da CND e averbação no cartório certo ? Consigo fazer averbação com terreno financiado pela loteadora ? Desde já agradeço!
entende-se como área a ser construída a soma do térreo + 1 pavimento + 2 pavimento + aréa gourmet + psicina... ou somente a área quadrada do terreno mesmo onde será construída a casa?
Nesse País de impostos absurdos o jeito é sonegar mesmo ,em vez de facilitar para quem não tem moradia dificulta,a primeira casa de uso próprio nunca deveria ser cobrado impostos, já basta o da prefeitura itbi , escritura, registro, licença de construção alvará e iptu, não é moleza essa País por isso tanta gente pagando aluguel não é facil.
Porque quando faço a ferição pelo cnpj de minha construtora o valor do INSS fica praticamente o dobro usando a mesma metragem e fazendo aferição como pessoa fisica?
Boa tarde, preciso de uma CND do meu imóvel para fazer a averbação, estou com muitas dúvidas, tenho o Alvará de Regularização de 22 de maio de 2003, tiramos a Escritura do Imóvel, entretanto agora que colocamos o imóvel a venda verificamos que na matrícula consta ainda como terreno sendo que desde 2004 estamos pagando junto a prefeitura sobre toda a metragem da área construída, como devemos proceder para tirar essa CND? Tenho toda a documentação, ISS da Construção Civil, Alvará, pagamos o ITBI.
Parabéns! Uma dúvida, caso contrate uma terceirazada que levará toda a mão de obra, como fazemos para abater? Tendo em vista que a guia de INSS da mesma será consolidada, ou seja, com trabalhadores que estão na minha obra, como em demais obras de outras pessoas.
Boa tarde, excelente explicação!!! Parabéns pelo vídeo👏🏻👏🏻👏🏻 Teria algum grupo onde o pessoal que trabalha com essa área troca ideias ou alguém que possa trocar informações 🙏🏻
Uma duvida... eu quando a pessoa tem subsolo fechado e sem acabamento? entra como área virtual? no caso aplica-se essa diminuição da garagem e da varanda?
Parabéns pelo trabalho amigo ! Com relação ao desconto de 50% no calculo para garagem e varanda, também é extensivo às áreas molhadas de piscina e área gourmet? Obrigado !
Boa tarde. Tenho um imóvel já com habite-se e registrado em cartório de imóveis. Se eu fizer uma ampliação na parte de cima do imóvel como pagarei o INSS? Pago o valor só referente ao m2 ampliado ou o total do imóvel? Obrigado.
O problema disso é que para contratar pedreiro, todos preferem contratar por empreita e nao por salario... se pagamos por salario, o pedreiro nao acaba nunca, e ficamos expostos a riscos trabalhistas... nao deveria ser assim.
Não é esse o valor aproximado q vc vai pagar no final, mês a mês vai incidir imposto por aquele INSS do obreiro, por isso a RFB da opção de pagamento voluntário do INSS da obra, com isso vc economiza em imposto q pagaria no final
Ótimo conteúdo! Ficou muito didático tanto a parte conceitual quanto a parte dos cálculos. Só ficou uma pequena dúvida: Na explicação fala que os primeiros metros incidem 4%, mas na tabela exibida consta 8%. Pela simulação aparece 4%. É esse valor mesmo?
Olá, sou PF, no caso eu contratei um engenheiro pra fazer o prédio (por um valor x) pra mim e ele contratou uma empreiteira. No contrato tem dizendo que ele é responsável pelas contribuições do INSS, porém ele não está pagando. O que fazer?
Isso só funciona para edificações residenciais ? Obras públicas de infraestrutura, escolas, postos de saúde, hospitais, quadras e campos, etc... Como ocorre?
Boa tarde Gostaria de saber no caso de uma reforma e não de uma construção do zero. Na matrícula já havia uma casa então preciso registra o CNO? Se sim o cálculo é diferente?
Para a construção de sobrados geminados em um terreno. No caso 6 sobrados de 89,00 cada, totalizando 534,00 m de obra. Como faço esse levantamento do custo do INSS? Individual de acordo como estará no projeto ou da obra toda. Os cálculos são os mesmos para uma ou mais unidades? Na CNIO estará informado uma obra de 534 m ou por unidade individual?
IRMAO TU É FODA, MUITO OBRIGADO, ME SALVOU, não ficou escondendo conteudo como muitos fazem para tentar chamar clientes, de coração MUUITO OBRIGADO!!
Não é mole a quantidade de impostos que se paga em qualquer tentativa de empreender. Excelentes esclarecimentos sobre cuidados fundamentais para não haver problemas na obra e/ou futuros.
Fico confuso de tanta coisa.
um país governado por bandidos esta fadado ao fracasso
A melhor explicação sobre o assunto que vi no YT. Normalmente os outros vídeos são citando sobre imóveis a serem regularizados e não a serem construídos.
rapaz vc faloou exatamente o que eu precisava entender o melhor vídeo parabens
Parabéns pelo conteúdo!!! Claro e direto!!👏🏻
Excelente 👏 Parabéns pela sua disposição de compartilhar conosco essa informação tão relevante!
Meu amigo, isso foi uma verdadeira aula! Foi quase uma consultoria! Que vídeo! Parabéns e muito obrigado pelo conteúdo.
Mano...que explicação boa, sem frescura, Parabéns!
Muito bom e direto...isso que faltava no youtubr. Não paro de ver os vídeos...parabens
Muito obrigado, André! Tamo junto!
O Inss quebra qualquer bolso ,Talocooo mais muito bem explicadooo
Eu comprei o lote
Comprei os matérias
Eu mesmo que construí
E eu não sou dono de nada😢
Tudo e só Estado
bingo, nao somos donos do imovel, nem dos carros . Até para doar para os filhos vc paga o estado . Quando vc se separar a parte de 50% do imovel da sua esposa que ficou oara vc , vc volta a pagar o registro dessa parte no cartorio. enfim, estamos em um pais comunista
Nesse caso vc pode alegar que vc mesmo construiu, tem alguma isenção nesse caso sim, só não sei como faz
Caso sua casa tenha menos de 70m² e seja uma casa de padrão popular você consegue isentar este pagamento.
Nem mesmo o terreno que você vai morar depois que passar dessa pra melhor. Também é do estado rs
Quantas informações preciosas! Obrigado!
dá uma olhada na Instrução Normativa nº 2.021, de 16/04/2021, que cria o novo sistema para calculo (Sero) e inclusive altera estas alíquotas.
Boa, Antonio! Vi que mudou o normativo, inclusive já estou preparando um vídeo sobre.
Vocês sabem como uma pessoa física consegue recolher INSS da obra mensalmente para se ter o abatimento de 50% no sistema Sero? Antigamente pagava se GPS expontanea mas os contadores estão dizendo que não existe mais isso...
Muito bom seu vídeo
Depois de perder muito tempo aqui no YT, finalmente alguém que explica como funciona
Infelizmente esse conteúdo está desatualizado. Não funciona mais assim!
Excelente vídeo, muito didático, explicações objetivas e muito claras. Parabéns e obrigado pelas informações!
Parabens! Um jovem talento!!
top o vídeo, parabéns pelo video com todas as informações e muito bem explicado...
Parabens jovem, me tirou muitas duvidas com as explicações.
Parabéns!!!
Explicação bem didática.
Continue nesse perfil!!
Vc quer casar comigo? Eu AMMEEEIII esse vídeo! Simples, direto, sem rodeio, zero defeito. Prometeu nada, entregou tudo.
Deu um show de aula.
Mas na prática, poucas pessoas recolhem esses tributos e fazem a averbação da casa no cartório. A maioria dos brasileiros já terminam a casa matando um leão por dia, vão já dá dinheiro para município, estado e união.....
Recebi uma carta para regularizar minha obra pois estou construindo lentamente. Iniciei a obra em 2018, vim aqui para entender o assunto vídeo muito bem explicado entendi perfeitamente.
Neste caso não poderia multiplicar 185m2x o Vau x4 por cento ?
Mto bom seu vídeo uma dúvida?
Eu e meu pai que construímos a nossa casa e nós pagamos inss como autônomo serve para abater o valor de inss da obra ?
Muito top a explicação!! Obrigada 🙏
Vc explicou tudo, parabéns 👏👏👏
Parabéns e muito obrigado pela sua explicação !!!
Parabéns guri! Excelente explicação!
Valeu, Thiago! 👊🏻
Parabéns pelo seu vídeo, me ajudou muito! Continue com conteúdos de qualidade como este!
Olá, tudo bem?
Video bem bacana..Mas algumas coisas já mudou deste a implantação do Sero.
A questão da quantidade de banheiros e o CUB, fora outras alterações tbm..😉
Quais foram as modificações?
Explicação perfeita. Muito bom!
Ótimo vídeo
muito boa a explicação, vai ajudar muito para calcular o custo real da obra, muito obrigado
Gostei muito da explicação! Agora posso usar o que de material como ferro tijolo pra dedução da obra ou não tem como?
Ótima explicação e no meu caso que construi praticamente sozinho, fiz elétrica, hidráulica, reboco, janelas, portas, reboco, so demorei 8anos pra concluir e nao recolho inss
Excelente explicaçao de todo o processo ! Muito obrigado ! Vi varios videos e somente o seu foi muito claro!
Parabéns pela explicação!
Show de bola "Engenheiros do Zero"! Parabéns pelas explicações.
Cara vídeo foda!
Obrigada por compartilhar! Muito esclarecedor
muito bom o vídeo, parabéns!
Muito bom o vídeo. Parabéns. Uma dúvida o que é RAT e outras entidades ?
Muito legal seu vídeo, fiquei com uma dúvida na quantidade de banheiros para definir o padrão! Para casas geminadas onde tenho dois banheiros em cada casa, qual a quantidade de banheiros que devo considerar? Obrigado.
Excelente explicação.
Bom dia, excelente trabalho, Parabéns!!
Uma dúvida, construindo na pessoa fisica, sou obrigado a abrir a CNO na receita?
Eles cobram o INSS pela metragem e padrão da construção, o CNO é só pra eles saberem que você está construindo algo no terreno.
Excelente vídeo!
O critério de calculo mudou agora no e-cac, o SERO tem outro parâmetro. Não existe mais a questão do numero de banheiros, não existe discriminação de CUB A B ou C, e nao existe mais redução de área de garagem quando junto da casa.
Verdade! Vou gravar um vídeo sobre o SERO
Boa noite!
Suas explicações são excelentes, parabéns! Mas no final do vídeo você comentou sobre a CND e habite-se, posso retirar a CND com processo de habite-se em andamento ou somente com habite-se concluído?
Eu acho isso é mais uma roubalheira jerando mais custo pra o proprietário. Sendo que se o proprietário demitir o colaborador ele tem que arcar com os custos trabalhistas
Parabéns, ótimas dicas. Meu muito obrigado. Show.
Muito bom! 👏👏👏
sobre a CNO da obra, vc tem um video explicando como fazer este precesso desde o inicio
Perfeita a explicação 👏👏👏
Muito obrigado, Tania!
Uma residencia tem 340 m² registrados em Habite-se. Após reforma, a nova area construida, após acrescimos e demolições, será de 360 m². Nesse caso a cobrança do tributo será sobre os 20 m² acrescidos?
Muito bom o conteúdo do vídeo 👏🏼
Fera demais!!!
Parabéns pelo vídeo. Muito bem explicado! Obrigada pelos esclarecimentos!
Muito esclarecedor! Gratidão
Bom dia!
Tenho o habite-se, o próximo passo seria a emissão da CND e averbação no cartório certo ? Consigo fazer averbação com terreno financiado pela loteadora ?
Desde já agradeço!
Parabéns pela excelente explicação!
Parabéns, explicação muito boa, fez parecer simples.
Excelente sua explicação, parabéns
Maravilha!!! ótima explicação...
entende-se como área a ser construída a soma do térreo + 1 pavimento + 2 pavimento + aréa gourmet + psicina... ou somente a área quadrada do terreno mesmo onde será construída a casa?
PARABÉNS PELO VÍDEO 🎥👏👏👏
Perfeito. Muito obrigado.
Como recolho a guia, com fator de ajuste, meu arquiteto calculou 10 mil pelo teu exemplo vou pagar 4.
Muito bom amigo. Tem como falar de uma casa de 80mt quadrado com 1 banheiro só, no estado do Paraná? Qual valor da cnd?
Parabéns...
Ótima explicação!
Boa noite!!! Se a casa já está pronta, como faço o recolhimento do INSS?
Excelente vídeo.
otimo canal parabens objeto e bem explicado
Nesse País de impostos absurdos o jeito é sonegar mesmo ,em vez de facilitar para quem não tem moradia dificulta,a primeira casa de uso próprio nunca deveria ser cobrado impostos, já basta o da prefeitura itbi , escritura, registro, licença de construção alvará e iptu, não é moleza essa País por isso tanta gente pagando aluguel não é facil.
Muito boa explicação! Parabéns!
Muito obrigado, Yorrana!
A receita federal parcela este pagamento? Obrigado, vídeo bastante esclarecedor.
Porque quando faço a ferição pelo cnpj de minha construtora o valor do INSS fica praticamente o dobro usando a mesma metragem e fazendo aferição como pessoa fisica?
Boa tarde, preciso de uma CND do meu imóvel para fazer a averbação, estou com muitas dúvidas, tenho o Alvará de Regularização de 22 de maio de 2003, tiramos a Escritura do Imóvel, entretanto agora que colocamos o imóvel a venda verificamos que na matrícula consta ainda como terreno sendo que desde 2004 estamos pagando junto a prefeitura sobre toda a metragem da área construída, como devemos proceder para tirar essa CND? Tenho toda a documentação, ISS da Construção Civil, Alvará, pagamos o ITBI.
Parabéns! Uma dúvida, caso contrate uma terceirazada que levará toda a mão de obra, como fazemos para abater? Tendo em vista que a guia de INSS da mesma será consolidada, ou seja, com trabalhadores que estão na minha obra, como em demais obras de outras pessoas.
O processo passo a passo para dar entrada no pagamento do INSS pelo e-cac, pode nos ensinar?
AMEI esse vídeo
Muito bem explicado. Obrigado!
Valeu, Guilherme!
Boa noite, enta estou para construir um galpão para oficina,como seria o cálculo
Muito bons, o conteúdo e a explicação. Parabéns.
Valeu, Flávio! Tamo junto!
Boa tarde, excelente explicação!!!
Parabéns pelo vídeo👏🏻👏🏻👏🏻
Teria algum grupo onde o pessoal que trabalha com essa área troca ideias ou alguém que possa trocar informações 🙏🏻
Boa tarde , Sou Engenheiro Civil , trabalho com regularização de obras , me procura na rede vizinha @adrianoteixeira_eng
Top de todas. Valeu
Muito bom. Obrigada!
Uma duvida... eu quando a pessoa tem subsolo fechado e sem acabamento? entra como área virtual? no caso aplica-se essa diminuição da garagem e da varanda?
Excelente. Bem esclarecedor. Sucesso
Parabéns pelo trabalho amigo ! Com relação ao desconto de 50% no calculo para garagem e varanda, também é extensivo às áreas molhadas de piscina e área gourmet? Obrigado !
A piscina na maioria dos casos pode ser classificada como área complementar!!!
Pagando esse INSS, se ocorrer acidente em minha obra, o INSS cobre eventuais custos com o trabalhador afetado ?
Boa tarde. Tenho um imóvel já com habite-se e registrado em cartório de imóveis. Se eu fizer uma ampliação na parte de cima do imóvel como pagarei o INSS? Pago o valor só referente ao m2 ampliado ou o total do imóvel? Obrigado.
O problema disso é que para contratar pedreiro, todos preferem contratar por empreita e nao por salario... se pagamos por salario, o pedreiro nao acaba nunca, e ficamos expostos a riscos trabalhistas... nao deveria ser assim.
Não é esse o valor aproximado q vc vai pagar no final, mês a mês vai incidir imposto por aquele INSS do obreiro, por isso a RFB da opção de pagamento voluntário do INSS da obra, com isso vc economiza em imposto q pagaria no final
Muito obrigada
Ótimo conteúdo!
Ficou muito didático tanto a parte conceitual quanto a parte dos cálculos.
Só ficou uma pequena dúvida:
Na explicação fala que os primeiros metros incidem 4%, mas na tabela exibida consta 8%.
Pela simulação aparece 4%.
É esse valor mesmo?
Obrigado, Max! Os primeiros 100m2 sao 4% mesmo. Os proximos 100m (entre 100 e 200m) que são 8% conforme a tabela que aparece no vídeo.
0-100m - 4%
Nao é nada disso
Olá, sou PF, no caso eu contratei um engenheiro pra fazer o prédio (por um valor x) pra mim e ele contratou uma empreiteira. No contrato tem dizendo que ele é responsável pelas contribuições do INSS, porém ele não está pagando. O que fazer?
Cobra ele judicialmente.
Muito bem explicado. Direto e simples, sem firulas e enrolação.Obrigado!!!
Isso só funciona para edificações residenciais ? Obras públicas de infraestrutura, escolas, postos de saúde, hospitais, quadras e campos, etc... Como ocorre?
Boa tarde
Gostaria de saber no caso de uma reforma e não de uma construção do zero.
Na matrícula já havia uma casa então preciso registra o CNO? Se sim o cálculo é diferente?
Para a construção de sobrados geminados em um terreno. No caso 6 sobrados de 89,00 cada, totalizando 534,00 m de obra. Como faço esse levantamento do custo do INSS? Individual de acordo como estará no projeto ou da obra toda. Os cálculos são os mesmos para uma ou mais unidades? Na CNIO estará informado uma obra de 534 m ou por unidade individual?