Me chamou a atenção essa percepção de que em algum momento do futuro, grandes corporações substituíram governos. Há alguns anos ( acho que entre 2011-2014), numa reportagem da revista Época, um históriador inglês, Thimoty Garton Ash, dizia que o crescimento das empresas transnacionais criava pressões sobre os governos pois tais organizações iriam lutar por impor seus interesses sobre as legislações dos países. Como estás organizações são cada vez mais poderosas, haveria um colapso do Estado Nação, como conhecemos hoje. Na visão de Ash, estaríamos num momento de transição semelhante ao que ocorreu no fim da Idade Média, quando a burguesia nascente se aliou aos monarcas para consolidação do Estado Nação, suplantando o poder da nobreza feudal. Agora, como o Estado Nação, com suas leis e garantias democráticas se tornam entraves a maiores lucros mega-empresarios, as corporações iriam usar de influência para suplantá-lo, e futuramente assumir funções de governo. Se observarmos como as Bigtechs vem agindo, no Brasil, para impedir leis que lhes cobrem mais responsabilidades, a visão de Ash não é tão exagerada.
Essa extrapolação (torço para que fique só na extrapolação mesmo) de uma empresa assumir um país sempre me fascinou no contexto das histórias. A primeira vez que vi algo do tipo foi no filme Wall-E, em que empresa Buy n Large assume o governo dos EUA.
Tendo em vista que o mundo é composto de mega corporações, praticamente não existe mais uma marca isolada com expressão, acho que é um futuro bem possível.
Eu tenho esse quadrinho, é um leitura bem densa mesmo... Ele te joga no meio da parada sem explicar muito e vai avançando com um monte de nome e personagem meio na locura. O Linck passou muito o espírito do quadrinho mesmo. Ele tem sempre muita coisa na página ao mesmo tempo. Eu comprei pq achei muito lindo toda esse jeito de montar as páginas, mas admito que a leitura não é fácil.
Será que a forma como o quadrinho é construído também não pode ser entendido como uma "predição"? Afinal de contas, hoje temos enxurradas de informações que são difíceis de organizar, normalmente associadas com imagens chamativas...
Esse cara é tipo o Nostradamus que faz quadrinhos, essa obra dialoga demais com nossa realidade, acabou "prevendo", muitas situações que estamos infelizmente vivendo hoje. Ótimo vídeo, como sempre, mas o que isso tem haver com o (a) Raluca? Brincadeiras a parte, bom ver o canal voltando a postar no seu ritmo.
Por mais que as pessoas critiquem seu Canal "Quadrinhos na Sarjeta", você faz ótimas resenhas e com referenciais à altura. Este é um vídeo que me fez rememorar Howard Chaykin e "American Flagg" (relerei futuramente) e suas proféticas HQs distópicas como esta. Ao finalzinho, você lembra de expor um detalhe do roteiro de Chaikin que é realmente genial, apontando pra desgraça a que pode chegar o extremo neoliberalismo (com certo humor sarcástico, ao que parece, por parte do autor da HQ, claro)! Parabéns!
Eu li em algum lugar que o Chaykin reclama que não é dado o devido crédito a influência que ele teve no revival de quadrinhos mainstream adultos americanos ( famoso ano de 1986). Sobretudo em relação ao Batman , cavaleiro das trevas, que tem um jeito de fazer as páginas com várias semelhanças ( acho que é menos punk doideira, mas pra mim, realmente parece ). Enquanto o Frank Miller as vezes é endeusado como se tivesse inventado tudo do zero, pouca gente conhece o American Flag ( deve contribuir tbm o fato de n ser sobre um grande super-herói clássico ou de um selo da DC/Marvel) Achei que o Linck fosse comentar sobre isso . Fica a sugestão para o próximo vídeo, se for um tópico que ache que vale a discussão .
O meu modelo "favorito" de distopia é esse mesmo. Acho que é o mais realista, esse horizonte anarco capitalista que parece cada vez mais próximo. E citar Robocop é obrigatório.
Tô lendo American Flagg atualmente e tô gostando muito dessa energia caótica dessa obra. As vezes o quadrinho fica confuso, mas não é impossível de ler
Nossa.... eu tive alguns números entre meus 10 e 11 anos dessa obra, mas além de achar confuso, pois era muito pequeno, não conseguia entender toda a profundidade da história. Mas eu curtia a violência, a p..tari@, os palavrões e a frieza das pessoas, o descaso. Era algo bizarro. Eu tinha uns amigos que curtiam HQs, mas eu mostrei pra galera, na época, e ninguem mais curtiu. kkkkkkkkk. Acabei perdendo-os. É uma pena. Ainda guardo alguns outros desse período (Monstro Pântano, Batman, Superman - que era Super-Homem), mas esse.... solamiente recuerdos! Top mesmo! Otimo vídeo
Sempre vou me gabar de ter tido o Howard Chaykin sentando-se ao meu lado na Escola Panamericana de Arte durante um workshop do Will Eisner, ele e sua belíssima companheira uma loira estonteante que pra mim inspirou a sua deliciosa personagen vampiresca da mini série Black Kiss enfim sou fã de Chaikyn e de American Flagg então vou aguardar ansiosamente o vídeo do QNS só espero que o Alexandre esteja de bom humor nesse 😅 Kkkkkkkkkkkkkkk \o/
Também é legal , ver a relação do Mob e seu Professor no ponto de mesmo uma relação criada por "mentiras" ainda existe verdades , ou meia-verdades , um Animé tocante e reflexivo demais
Meu primeiro quadrinhos "adulto".. Tinha uns 13/14 quando comprei.. Não sei porque.. Não entendi tudo, mas o pouco que entendi, amei.. Quando foi relançado a alguns anos.. Li amei mais ainda.. Nunca publicado na integra no Brasil..
Esse quadrinho previu tudo! Q assustador. Interessante essa interpretação de como a ascensão do neoliberalismo tem influenciado o nosso modo de viver, transformando toda e qualquer relação humana numa relação de consumo. Me fez lembrar na moda atual dos relacionamentos não monogâmicos q têm toda uma base teórica revolucionária, mas na prática acaba capturada pela ideologia neoliberal, transformando o contato íntimo numa relação de consumo. Por favor, continue com a série de vídeos sobre esse quadrinho. Acredito q ele deve ter muitos outros pontos a serem explorados ainda.
American Flagg, Juiz Dredd, Blade Runner, Robocop, Neuromancer - são distopias que poderiam integrar fácil o mesmo universo. O problema é que hoje elas não têm mais o charme da ficção. Mas eu lembro como curti quando American Flagg foi lançado aqui, junto com outros quadrinhos bacanas como Badger, Grimm Jack, Concreto. No Brasil, Níquel Náusea, Chiclete Com Banana, Piratas do Tietê. A Abril teve que acordar, sair do formatinho e correr atrás. Tudo isso veio com o fim da ditadura militar, junto com o rock e programas de tv como Armação Ilimitada e TV Pirata. Era como se estivéssemos precisando respirar, depois de vinte anos. Claro, também teve Xuxa, Bozo, Plano Cruzado e depois só quebramos a cara nas décadas seguintes, mas houve ali um tempo em que tudo pareceu bem criativo e divertido. Um bom exemplo é Buckaroo Banzai, um filme que eu recomendo e que é a cara desse momento.
American Flagg é uma obra prima que reinventou os quadrinhos. Esse trabalho mais Camelot 3000 e as obras do Moore:Miracleman, entre outros trouxeram temáticas mais adultas aos quadrinhos. A Flagg foi republicado pela Mythos, mas só o começo da série, uma pena, se não me engano, o Moore chegou a assumir os roteiros e jamais vimos essa fase. Gostaria muito de ver, não só esta, mas outras obras como: Jon Sable, Green Jack, Badger e Next Men publicados na íntegra por aqui.
Cara. Que quadrinho sensacional! Fala mais sim, Ale! Impressionante como uma distopia tão distópica (sim, foi necessário a redundância!) Diz tanto sobre o mundo de hoje e as suas orgias culturais. O Brasil retratado de maneira sadicamente cínica e terrivelmente próxima da nossa realidade. Sem contar a arte na pegada New pop, super poluída, assim como em nosso mundo atual que disputa a nossa atenção o tempo todo. Sensacional!
Voto por mais American Flagg. Mergulhe nessa confusão distopica q é muito boa. Lembro de ter uma hq na época dos 14 anos.. rs.. (E não esqueça do gato)
O filme "Laranja mecânica" realmente leva a uma reflexão e debate fantástico, mas tem que ter estômago para assistir. Um filme que é um marco do cinema, mas não gostaria de rever, por outro lado, a discussão sobre seria muito instigante.
@@eduardoreis7147 de fato vi tanto o filme quanto o livro, e seria ótimo debater se o problema seria a pessoa na sociedade, ou se a sociedade recolhe essa pessoa.
Lendário ..esse American Flagg eu só lembro q tinha uma propaganda dele numa capa do gibi do batman onde eu li falando que era uma série onde o Estados Unidos e a UNIAO Soviética estavam em flangalhos e o Brasil e a França eram super potências kkkkkkk nossa...e eu era na época um mero pre adolescente...busco no fundo da minha mente nós anos 90 ...vlw pelo vídeo...não sabia a fundo o conteúdo....
QUE TESÃOOOOOO tem que rolar mais vídeos sobre AMERICAN FLAGG HOWARD CHAYKIN sempre li elogios sobre ele, vi poucas coisas dele mas curtia sempre a arte dele como aquela do BATMAN Os dias que ABALARAM O MuNDO, gAVIÕES Negros ou algo do capitão america, mas essa obra AMERICAN FLAGG é difícil de encontrar... se duvidar devo ter o pdf em algum lugar... ME EMPOLGUEI pra ler hahahah
Sobre distopias tem o filme Brazil (apesar do nome não é um filme brasileiro, nem é especificamente sobre o nosso BR) de 1985, que fala sobre uma ditadura hiper burocrática que banaliza a vida das pessoas
*Caraca!!!! American Flagg!!!!* A Cedibra lançou por aqui!!! First Comics! Lançaram, além deste, Jon Sable, Grimjack e Badger!!! Minha cabeça explodiu naquela época!!! Nada parecido havia dado as caras por aqui!!
Por favor prof. Linck continue com essa série e diga por favor quantos fascículos são e se tem em português. E onde encontrar a série completa. Continue sim, vai dar um caldo bom😊😊
Curti muito a estética e a narrativa desse vídeo! Conteúdo muito legal e acho que acertou em cheio na linguagem agora! Continue no Chaykin, parece que tá dando certo! :D
Comprei a Graphic novel do American Flagg nos anos 90. Me lembro de ter gostado muito dessa história. American Flagg era ex ator porno, que trabalhava num aeroporto ocioso em Marte, tinha várias teorias da conspiração. Pena que não tenho mais essas revistas.
Eu comecei a ler American Flagg no começo dos anos 90 ainda publicado pela Cedibra e depois pela Abril, e mesmo sendo muito novo, eu tinha uns 11 anos, e sem entender muita coisa, fiquei fissurado pela HQ e pelo Howard Chaykin, que acabei conhecendo em 94 na Comic Con da Escola Panamericana de Artes. A Mythos lançou um encadernado em capa dura em 2015 que vai até a edição 12, mas ficou só nisso, acho q no cenário atual seria interessante uma republicação.
Mais American Flagg no canal! Amo esse quadrinho e acho que nunca vi nenhum outro canal falando sobre essa obra de arte! Ótimo vídeo, parabens pelo bom trabalho e espero que continue ainda por muitos anos!
Achei que tu iria falar de Aeon Flux (me baseado no tweet anunciando esse vídeo). Mas já que quer algumas outras produções que tratam do neoliberalismo levado a últimas consequências, temos Blade Renner (original sob o domínio da Tyrrel Corp.), Blade Runner 2049 (Wallace Corp.). Os USA do seriado Continuum era governado por um colegiado de CEOs de grandes corporações.
Wakka ding hoy! Um dos motivos de não me esquecer que um dia houve a editora Cedibra... E do poder econômico da Abril que conseguiu lançar várias edições de American Flagg, e retestou um pouco de Grimjack e Badger no mercado... E lá se vão meus 11 anos de idade.
Legal esse vídeo, m motiva a retomar a leitura q, de fato, é fascinante, mas cansativa. Outra obra do Chaykin muito interessante é "Twilight", q aborda o futuro longínquo da humanidade. Desenhada por jose luis garcia lopez, mas numa vibe chaykiniana, páginas lotadas, ritmo insano. E tem um gato falante tbm. Mundo cão, assim como American Flagg!
O pano de fundo 'a vida imita a arte' é sempre bem vindo, mas foi a dinâmica do texto e a boa interpretação que deram o tom. Ganhou +1 inscrito, continue fora da 'casinha'
Ótimo vídeo sobre um quadrinista visionário dos quadrinhos nos anos 80, que além da hq em foco, tb fez Black Kiss, Time² e a reformulação de O Sombra. E era um cara que dividia o público entre quem o achava genial e quem o achava uma bosta. E há uma parceria dele com Garth Ennis - War is Hell, que saiu por aqui na revista Marvel Max - em que a arte de Chaykin faz assim 🤫 para os detratores.
Ótimo video. Curiosamente, me deixou curioso quanto ao que o Linck acharia do Grendel de Matt Wagner. Tem um começo meio simples com um tipo de Batman reverso que tenta ser Rei do crime(até crossover do Batman tem), mas com o tempo se torna uma história cuja premissa é estudar a natureza da agressão humana. Grendel deixa de ser um manto de super-vilão e se torna um tipo de símbolo de empoderamento que corrompe aquele que o veste, e mais a frente, torna-se um símbolo de autoritarismo após a ascenção de Grendel-Khan como o mais novo imperador do mundo. Em suma, coisa pra cacete.
Poxa, fala mais sobre esse quadrinho. QUE VÍDEO FODA!!!!! Fiquei super curiosa para saber mais sobre essa obra sobre esse futuro distópico (nem tão distópico assim....) Kkkkkkkk só a alusão que o cara fez sobre Brasília, caramba! Que gênio esse quadrinista!!!!! No aguardo para mais resenhas sobre American Flag, parabéns pelo vídeo 🙌🏾🙌🏾🙌🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Esse vídeo ficou tão rico em informação e o tema reflete tão bem na sociedade atual que dá até para usar como fonte de inspiração para uma redação no Enem
Adoro American Flagg! E compartilho do sentimento de confusão com a leitura. Pra mim uma obra muito inspiradora, tanto em conteúdo quanto em conceito gráfico. Sem falar que é um tanto “constrangedora” em sua apresentação visual. Muitos acreditam ser um conteúdo americanista. E eu gosto muito desse ideia te quase ter vergonha de exibir uma das capa e ter que defender q obra hehe
Linck, UA-cam não tá me notificando. Mais alguém com esse problema? O teu canal é o único que deixo ligado a notificação e não tá me avisando de vídeo novo.
Uma distopia muito boa e prixima da realidade em que vivemos, também em forma de qyadrinhos, mas do inicio dos anos 90, é " Visões de 2020" de Jaime Delano e Frank Quitely! Sim eles mesmos! Vale a pena conferir!
Conheço o Chaikin por causa da fase dele com o Justiceiro. Vou resgatar essa fase pra ler, porque American Flagg vai ser difícil eu ter cabeça pra ler agora haha
Achei muito interessante este quadrinho, por mim pode contar mais sobre esta história. Lembro desta capa na banca do meu pai quando era bem pequeno. Várias memórias sobre este tempo....
APOIE-NOS no Catarse, ajude a Sarjeta a continuar independente, conheça as recompensas!
www.catarse.me/quadrinhosnasarjeta
@Quadrinhos na Sarjeta, hoje comecei a apoiar o canal via Catarse.
Como faço pra participar do grupo de estudos efetivamente??
Essa bagunça visual ,pode ser uma metalinguagem da "p0rnografia" e super estímulo
Me chamou a atenção essa percepção de que em algum momento do futuro, grandes corporações substituíram governos.
Há alguns anos ( acho que entre 2011-2014), numa reportagem da revista Época, um históriador inglês, Thimoty Garton Ash, dizia que o crescimento das empresas transnacionais criava pressões sobre os governos pois tais organizações iriam lutar por impor seus interesses sobre as legislações dos países. Como estás organizações são cada vez mais poderosas, haveria um colapso do Estado Nação, como conhecemos hoje. Na visão de Ash, estaríamos num momento de transição semelhante ao que ocorreu no fim da Idade Média, quando a burguesia nascente se aliou aos monarcas para consolidação do Estado Nação, suplantando o poder da nobreza feudal. Agora, como o Estado Nação, com suas leis e garantias democráticas se tornam entraves a maiores lucros mega-empresarios, as corporações iriam usar de influência para suplantá-lo, e futuramente assumir funções de governo. Se observarmos como as Bigtechs vem agindo, no Brasil, para impedir leis que lhes cobrem mais responsabilidades, a visão de Ash não é tão exagerada.
Essa extrapolação (torço para que fique só na extrapolação mesmo) de uma empresa assumir um país sempre me fascinou no contexto das histórias. A primeira vez que vi algo do tipo foi no filme Wall-E, em que empresa Buy n Large assume o governo dos EUA.
@@matheusdomingosmattenhauer9225 esse conceito é a base da distopia Cyberpunk. Um conceito muito versátil!
Tendo em vista que o mundo é composto de mega corporações, praticamente não existe mais uma marca isolada com expressão, acho que é um futuro bem possível.
@@matheusdomingosmattenhauer9225Buy'n Large, Tessier-Ashpool, OCP, Tyrell, Vought... pode escolher
O mundo vai acabar em algum momento o motivo pode variar mais estamos vivendo o auge da humanidade... A tendência e só piorar.
Neoliberalismo aquele cyberpunk só q sem a tecnologia
Melhor comentário (mas ficando cada vez mais tecnológico).
@mat Não
@@mayconlopes4279 No neoliberalismo é menos Estado para o bem do.povo e muito Estado para os bolsos dos ricos
@@JhonataPactio Não
Melhor análise
Eu tenho esse quadrinho, é um leitura bem densa mesmo...
Ele te joga no meio da parada sem explicar muito e vai avançando com um monte de nome e personagem meio na locura.
O Linck passou muito o espírito do quadrinho mesmo.
Ele tem sempre muita coisa na página ao mesmo tempo.
Eu comprei pq achei muito lindo toda esse jeito de montar as páginas, mas admito que a leitura não é fácil.
Será que a forma como o quadrinho é construído também não pode ser entendido como uma "predição"? Afinal de contas, hoje temos enxurradas de informações que são difíceis de organizar, normalmente associadas com imagens chamativas...
Caraca q ótima sacação
Slk
Esse cara é tipo o Nostradamus que faz quadrinhos, essa obra dialoga demais com nossa realidade, acabou "prevendo", muitas situações que estamos infelizmente vivendo hoje. Ótimo vídeo, como sempre, mas o que isso tem haver com o (a) Raluca? Brincadeiras a parte, bom ver o canal voltando a postar no seu ritmo.
cu
É que vc n entendeu as críticas suaves sobre o raluca ksksksks
De fato, assistindo novamente pude nota-las sendo feitas de forma sutil e cirúrgica.
Pois é , parece que o Brasil fundou a Ursal ?
American Flagg, Martha Washington e Marshall Law são as 3 leituras dos anos 80 que mais me fizeram pensar nos tempos atuais. Recomendo!
Meu voto por um episódio sobre o Marshall Law!
Li o Marshall law também, o flag eu lembro vagamente
Por mais que as pessoas critiquem seu Canal "Quadrinhos na Sarjeta", você faz ótimas resenhas e com referenciais à altura. Este é um vídeo que me fez rememorar Howard Chaykin e "American Flagg" (relerei futuramente) e suas proféticas HQs distópicas como esta. Ao finalzinho, você lembra de expor um detalhe do roteiro de Chaikin que é realmente genial, apontando pra desgraça a que pode chegar o extremo neoliberalismo (com certo humor sarcástico, ao que parece, por parte do autor da HQ, claro)! Parabéns!
Eu li em algum lugar que o Chaykin reclama que não é dado o devido crédito a influência que ele teve no revival de quadrinhos mainstream adultos americanos ( famoso ano de 1986).
Sobretudo em relação ao Batman , cavaleiro das trevas, que tem um jeito de fazer as páginas com várias semelhanças ( acho que é menos punk doideira, mas pra mim, realmente parece ).
Enquanto o Frank Miller as vezes é endeusado como se tivesse inventado tudo do zero, pouca gente conhece o American Flag ( deve contribuir tbm o fato de n ser sobre um grande super-herói clássico ou de um selo da DC/Marvel)
Achei que o Linck fosse comentar sobre isso .
Fica a sugestão para o próximo vídeo, se for um tópico que ache que vale a discussão .
Sim, queria ver ele falando mais do Chaykin, ele falou só da obra mesmo
American Flagg foi publicado originalmente pela First Comics que era uma editora menor nos eua, isso com ctz tb influenciou
O meu modelo "favorito" de distopia é esse mesmo. Acho que é o mais realista, esse horizonte anarco capitalista que parece cada vez mais próximo. E citar Robocop é obrigatório.
Exceto a parte da natalidade,não faria mais sentido ter mais gente sem estudo e na pobreza pra suborna-las;essa parte não entendi.
Esse mundinho tá acabando tá cara, na geopolítica tudo é possível nesse mundo, o mundo multipolar está nascendo.
Tô lendo American Flagg atualmente e tô gostando muito dessa energia caótica dessa obra. As vezes o quadrinho fica confuso, mas não é impossível de ler
Nossa que espetáculo, o futuro realmente foi previsto nos anos 80, professor se puder conta mais 🎉
Nossa.... eu tive alguns números entre meus 10 e 11 anos dessa obra, mas além de achar confuso, pois era muito pequeno, não conseguia entender toda a profundidade da história. Mas eu curtia a violência, a p..tari@, os palavrões e a frieza das pessoas, o descaso. Era algo bizarro. Eu tinha uns amigos que curtiam HQs, mas eu mostrei pra galera, na época, e ninguem mais curtiu. kkkkkkkkk. Acabei perdendo-os. É uma pena. Ainda guardo alguns outros desse período (Monstro Pântano, Batman, Superman - que era Super-Homem), mas esse.... solamiente recuerdos! Top mesmo! Otimo vídeo
Sempre vou me gabar de ter tido o Howard Chaykin sentando-se ao meu lado na Escola Panamericana de Arte durante um workshop do Will Eisner, ele e sua belíssima companheira uma loira estonteante que pra mim inspirou a sua deliciosa personagen vampiresca da mini série Black Kiss enfim sou fã de Chaikyn e de American Flagg então vou aguardar ansiosamente o vídeo do QNS só espero que o Alexandre esteja de bom humor nesse 😅 Kkkkkkkkkkkkkkk \o/
😮
Muito massa!
Fala sobre como Mob Psycho 100 trabalha com frustação juvenil e auto repressão de sentimentos.
Também é legal , ver a relação do Mob e seu Professor no ponto de mesmo uma relação criada por "mentiras" ainda existe verdades , ou meia-verdades , um Animé tocante e reflexivo demais
@@JudgmentMoka animé kkkkkkkkk
Meu primeiro quadrinhos "adulto".. Tinha uns 13/14 quando comprei.. Não sei porque..
Não entendi tudo, mas o pouco que entendi, amei.. Quando foi relançado a alguns anos.. Li amei mais ainda..
Nunca publicado na integra no Brasil..
Tô nessa mesma lembrança. Li tendi nada direito, mas me fascinou na época. Hj em dia baixei vários scans.
Exatamente o meu caso. Tenho até hoje.
00:16 nem quinze segundos de vídeo e você descreveu a nossa vida hoje.
Esse quadrinho previu tudo! Q assustador. Interessante essa interpretação de como a ascensão do neoliberalismo tem influenciado o nosso modo de viver, transformando toda e qualquer relação humana numa relação de consumo. Me fez lembrar na moda atual dos relacionamentos não monogâmicos q têm toda uma base teórica revolucionária, mas na prática acaba capturada pela ideologia neoliberal, transformando o contato íntimo numa relação de consumo.
Por favor, continue com a série de vídeos sobre esse quadrinho. Acredito q ele deve ter muitos outros pontos a serem explorados ainda.
American Flagg, Juiz Dredd, Blade Runner, Robocop, Neuromancer - são distopias que poderiam integrar fácil o mesmo universo. O problema é que hoje elas não têm mais o charme da ficção. Mas eu lembro como curti quando American Flagg foi lançado aqui, junto com outros quadrinhos bacanas como Badger, Grimm Jack, Concreto. No Brasil, Níquel Náusea, Chiclete Com Banana, Piratas do Tietê. A Abril teve que acordar, sair do formatinho e correr atrás. Tudo isso veio com o fim da ditadura militar, junto com o rock e programas de tv como Armação Ilimitada e TV Pirata. Era como se estivéssemos precisando respirar, depois de vinte anos. Claro, também teve Xuxa, Bozo, Plano Cruzado e depois só quebramos a cara nas décadas seguintes, mas houve ali um tempo em que tudo pareceu bem criativo e divertido. Um bom exemplo é Buckaroo Banzai, um filme que eu recomendo e que é a cara desse momento.
American Flagg é uma obra prima que reinventou os quadrinhos. Esse trabalho mais Camelot 3000 e as obras do Moore:Miracleman, entre outros trouxeram temáticas mais adultas aos quadrinhos. A Flagg foi republicado pela Mythos, mas só o começo da série, uma pena, se não me engano, o Moore chegou a assumir os roteiros e jamais vimos essa fase. Gostaria muito de ver, não só esta, mas outras obras como: Jon Sable, Green Jack, Badger e Next Men publicados na íntegra por aqui.
Cara. Que quadrinho sensacional! Fala mais sim, Ale! Impressionante como uma distopia tão distópica (sim, foi necessário a redundância!) Diz tanto sobre o mundo de hoje e as suas orgias culturais. O Brasil retratado de maneira sadicamente cínica e terrivelmente próxima da nossa realidade. Sem contar a arte na pegada New pop, super poluída, assim como em nosso mundo atual que disputa a nossa atenção o tempo todo. Sensacional!
Voto por mais American Flagg. Mergulhe nessa confusão distopica q é muito boa. Lembro de ter uma hq na época dos 14 anos.. rs..
(E não esqueça do gato)
POR FAVOR continue a falar dessa obra! Nunca tinha ouvido falar, mas agora eu quero muito saber mais coisas sobre esse quadrinho.
por favor continue falando desse quadrinho. e aproveita tenta falar sobre "laranja mecanica"
O filme "Laranja mecânica" realmente leva a uma reflexão e debate fantástico, mas tem que ter estômago para assistir. Um filme que é um marco do cinema, mas não gostaria de rever, por outro lado, a discussão sobre seria muito instigante.
@@eduardoreis7147 de fato vi tanto o filme quanto o livro, e seria ótimo debater se o problema seria a pessoa na sociedade, ou se a sociedade recolhe essa pessoa.
Lendário ..esse American Flagg eu só lembro q tinha uma propaganda dele numa capa do gibi do batman onde eu li falando que era uma série onde o Estados Unidos e a UNIAO Soviética estavam em flangalhos e o Brasil e a França eram super potências kkkkkkk nossa...e eu era na época um mero pre adolescente...busco no fundo da minha mente nós anos 90 ...vlw pelo vídeo...não sabia a fundo o conteúdo....
Ufa, até que enfim uma pausa nos mangás, já estava meio cansado… mandou bem na escolha, adoro American Flagg! Excelente análise!
QUE TESÃOOOOOO tem que rolar mais vídeos sobre AMERICAN FLAGG
HOWARD CHAYKIN sempre li elogios sobre ele, vi poucas coisas dele mas curtia sempre a arte dele como aquela do BATMAN Os dias que ABALARAM O MuNDO, gAVIÕES Negros ou algo do capitão america, mas essa obra AMERICAN FLAGG é difícil de encontrar... se duvidar devo ter o pdf em algum lugar... ME EMPOLGUEI pra ler hahahah
American Flagg é realmente muito bom. Li pela primeira vez nas edições da Cedibra. Por favor faça mais vídeos deste quadrinho. Obrigado.
Ótimo vídeo, realmente é muito interessante ver essas obras pouco faladas. Esse é o diferencial pra mim desse canal.
Sobre distopias tem o filme Brazil (apesar do nome não é um filme brasileiro, nem é especificamente sobre o nosso BR) de 1985, que fala sobre uma ditadura hiper burocrática que banaliza a vida das pessoas
na verdade o nome é por causa da música tema, aquarela do brazil.
Achei q burocracia estava ligada ao estado e nao ao neo-liberalismo
Seria muito interessante uma análise profunda do filme: "O Demolidor" do Stallone
*Caraca!!!! American Flagg!!!!*
A Cedibra lançou por aqui!!!
First Comics!
Lançaram, além deste, Jon Sable, Grimjack e Badger!!!
Minha cabeça explodiu naquela época!!!
Nada parecido havia dado as caras por aqui!!
Poderia falar sobre a história do Alan Moore para o American Flagg
Por favor prof. Linck continue com essa série e diga por favor quantos fascículos são e se tem em português. E onde encontrar a série completa. Continue sim, vai dar um caldo bom😊😊
Curti muito a estética e a narrativa desse vídeo! Conteúdo muito legal e acho que acertou em cheio na linguagem agora! Continue no Chaykin, parece que tá dando certo! :D
Alexandre, ja leu algo do filósofo frances Gille Lipovetsky? Ele aponta basicamente o q esta no enredo dessa hq
Comprei a Graphic novel do American Flagg nos anos 90. Me lembro de ter gostado muito dessa história. American Flagg era ex ator porno, que trabalhava num aeroporto ocioso em Marte, tinha várias teorias da conspiração. Pena que não tenho mais essas revistas.
Um dos melhores vídeos que vi no canal. Estridente de tão atual, e olha que foi gravado há 7 meses falando sobre uma obra dos anos 80! 🏆
Excelente resenha. E pode continuar, sim! Por favor.
Por favor, fale mais de American Flagg, esse deve ser um dos melhores vídeos q vc já fez.
17:23 essa resenha do basket proibido nesse universo, dá pra criar uma história paralela massa sobre o espote!
sim queremos mais American Flagg!, american flagg é o novo ero-guro do canal
Eu comecei a ler American Flagg no começo dos anos 90 ainda publicado pela Cedibra e depois pela Abril, e mesmo sendo muito novo, eu tinha uns 11 anos, e sem entender muita coisa, fiquei fissurado pela HQ e pelo Howard Chaykin, que acabei conhecendo em 94 na Comic Con da Escola Panamericana de Artes. A Mythos lançou um encadernado em capa dura em 2015 que vai até a edição 12, mas ficou só nisso, acho q no cenário atual seria interessante uma republicação.
Alexandre, você é minha figura paterna!!
Muito interessado por mais vídeos desse quadrinho
Curto demais esses vídeos sobre distopias
Rapaz, eu via esse quadrinho nas bancas nos anos 80 quando era moleque. Nunca li mas fiquei interessado!
Adorei o vídeo. Fale mais sobre esse quadrinho, com certeza ainda há mais coisas a serem abordadas.
Mais American Flagg no canal!
Amo esse quadrinho e acho que nunca vi nenhum outro canal falando sobre essa obra de arte!
Ótimo vídeo, parabens pelo bom trabalho e espero que continue ainda por muitos anos!
Achei que tu iria falar de Aeon Flux (me baseado no tweet anunciando esse vídeo).
Mas já que quer algumas outras produções que tratam do neoliberalismo levado a últimas consequências, temos Blade Renner (original sob o domínio da Tyrrel Corp.), Blade Runner 2049 (Wallace Corp.).
Os USA do seriado Continuum era governado por um colegiado de CEOs de grandes corporações.
Por favor! Continue falando de American Flag 😆
Wakka ding hoy!
Um dos motivos de não me esquecer que um dia houve a editora Cedibra... E do poder econômico da Abril que conseguiu lançar várias edições de American Flagg, e retestou um pouco de Grimjack e Badger no mercado... E lá se vão meus 11 anos de idade.
Parabéns, ótimo vídeo. Por favor, mais de American Flagg e Howard Chaykin
Obrigado pelos vídeos, cara 👍
A vc e aos outros que trabalham nesse canal
Legal esse vídeo, m motiva a retomar a leitura q, de fato, é fascinante, mas cansativa. Outra obra do Chaykin muito interessante é "Twilight", q aborda o futuro longínquo da humanidade. Desenhada por jose luis garcia lopez, mas numa vibe chaykiniana, páginas lotadas, ritmo insano. E tem um gato falante tbm. Mundo cão, assim como American Flagg!
O pano de fundo 'a vida imita a arte' é sempre bem vindo, mas foi a dinâmica do texto e a boa interpretação que deram o tom. Ganhou +1 inscrito, continue fora da 'casinha'
muito bom o vídeo. Quero deixar uma humilde sugestão, faça uma ánalise de Marshal Law, gostaria de ouvir suas opiniões.
Por favor, fale mais de American Flag! Se for com o mesmo entusiasmo desse vídeo, só alegria!
19:35 Fala mais dessa obra...continue !!!
Tô lendo agora American flag... Cara é muito bom não só como alegoria mas como quadrinho de ação q baita indicação
Mano o Xandão só traz material brabo, mano vc podia fazer uma live só avaliando profecias ia ser perfeito
Ótimo vídeo sobre um quadrinista visionário dos quadrinhos nos anos 80, que além da hq em foco, tb fez Black Kiss, Time² e a reformulação de O Sombra. E era um cara que dividia o público entre quem o achava genial e quem o achava uma bosta. E há uma parceria dele com Garth Ennis - War is Hell, que saiu por aqui na revista Marvel Max - em que a arte de Chaykin faz assim 🤫 para os detratores.
CONTINUA PELO AMOR DE DEUSKKKK ADOREI ESSE QUADRINHO
Continua pfv! E tbm segue até a fase do Moore, sem falar em Ronin tbm
Eu amei o vídeo! ❤
Continue falando de American Flagg, por favor!!!!!!!!
Ótimo video. Curiosamente, me deixou curioso quanto ao que o Linck acharia do Grendel de Matt Wagner. Tem um começo meio simples com um tipo de Batman reverso que tenta ser Rei do crime(até crossover do Batman tem), mas com o tempo se torna uma história cuja premissa é estudar a natureza da agressão humana.
Grendel deixa de ser um manto de super-vilão e se torna um tipo de símbolo de empoderamento que corrompe aquele que o veste, e mais a frente, torna-se um símbolo de autoritarismo após a ascenção de Grendel-Khan como o mais novo imperador do mundo.
Em suma, coisa pra cacete.
Continua falando. Muito legal
Tô esperando até hoje o canal fazer um vídeo da obra: a pré-história do futuro de Wull. Seria um achado!
Comenta mais, cara! A molecada merece conhecer esse quadrinho!
Oi Alexandre, video muito bom, parabéns! Que tal um outro vídeo sobre o Chaykin, sobre Black Kiss?
Por favor, continue falando de American Fleg! Faça uma coletânea dessa história, por favor!!
Ótimo vídeo, continua falando sobre América Flag.
Adorei conhecer! Obrigado.
Queremos uma parte 2
CONTINUE FALANDO! ADOREI ESSA HQ
Poxa, fala mais sobre esse quadrinho. QUE VÍDEO FODA!!!!! Fiquei super curiosa para saber mais sobre essa obra sobre esse futuro distópico (nem tão distópico assim....) Kkkkkkkk só a alusão que o cara fez sobre Brasília, caramba! Que gênio esse quadrinista!!!!! No aguardo para mais resenhas sobre American Flag, parabéns pelo vídeo 🙌🏾🙌🏾🙌🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Pow!! Eu gostaria de ver mais conteúdo sobre esse quadrinho!!
Por favor, fale mais!!! Amo seus vídeos
Por favor! Uma das minhas distopias favoritas de hq!
Esse vídeo ficou tão rico em informação e o tema reflete tão bem na sociedade atual que dá até para usar como fonte de inspiração para uma redação no Enem
EU QUERO MAIS PO KKKKKKKKKKKKKKKK Que confusão maravilhosa essa história
Cara, adorei o vídeo! Mais American Flagg, por favor!
3:20 engraçado eu ouvir isso sendo que uma das minhas alegrias é desenhar ouvindo os seus videos
Queria mais vídeo sobre distopias dos anos 80 que tratam do avanço das corporação 🙏
Uau! Acho que eu li alguma coisa de American Flagg anos atrás, mas não me lembrava mais de nada. Gostaria de mais vídeos sobre essa série, sim.
Traz mais. Gostei bastante
Adoro American Flagg! E compartilho do sentimento de confusão com a leitura.
Pra mim uma obra muito inspiradora, tanto em conteúdo quanto em conceito gráfico.
Sem falar que é um tanto “constrangedora” em sua apresentação visual. Muitos acreditam ser um conteúdo americanista. E eu gosto muito desse ideia te quase ter vergonha de exibir uma das capa e ter que defender q obra hehe
Comprei alguns quadrinhos do American Flagg na banca, na época que saiu, gostava muito.
Por favor continua!
Falando nesses retrofuturismos, achoque um dos melhores quadrinhos assim é o Transmetropolitan, vc já leu algo sobre, Linck?
Transmetropolitan só tem doideira.. foda
Já quero uma parte 2. Muito interessante essa distopia! Muito louco!!!
Cara, tu tá intimado a falar mais dessa zorra aí 😂😂😂
Esse quadrinhos é bom demais. Já tô esperando pra ver mais desse quadrinho.
Li quando saiu pela Cedibra e reli reli reli reli... e agora é reler de novo. Chaykin é foda!!
Linck, UA-cam não tá me notificando. Mais alguém com esse problema? O teu canal é o único que deixo ligado a notificação e não tá me avisando de vídeo novo.
Uma distopia muito boa e prixima da realidade em que vivemos, também em forma de qyadrinhos, mas do inicio dos anos 90, é " Visões de 2020" de Jaime Delano e Frank Quitely! Sim eles mesmos! Vale a pena conferir!
Conheço o Chaikin por causa da fase dele com o Justiceiro. Vou resgatar essa fase pra ler, porque American Flagg vai ser difícil eu ter cabeça pra ler agora haha
Achei muito interessante este quadrinho, por mim pode contar mais sobre esta história. Lembro desta capa na banca do meu pai quando era bem pequeno. Várias memórias sobre este tempo....
Muito bom o vídeo!!! Por favor continue a destrinchar está série…
Interessante isso! Seria interessante conhecer mais.
Por favor produzam um vídeo e/ou discussão sobre SolarPunk.