Teoria Quântica de Campos

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 9 лис 2022
  • . Por volta da década de 1980 a Cosmologia sofreu um "upgrade" com a incorporação de ideias que ficaram conhecidas como Teoria da Inflação Cosmológica. Em linhas gerais se propôs que nos instantes iniciais o universo tenha sofrido uma expansão exponencial, muito maior do que experimentou em todo o restante da sua evolução.
    A expansão inflacionária resolve vários problemas da Teoria do Big Bang “clássica”, entre eles o fato do Universo ser plano e ter temperatura igual em toda parte. Ela também faz previsões para o tamanho das primeiras estruturas do universo (que foram confirmadas) e de que no início haviam muitas ondas gravitacionais que deixariam assinaturas na Radiação Cósmica de Fundo (ainda não foi confirmado).
    Por trás dessas propostas estava o objetivo de trazer resultados da Teoria Quântica de Campos (QFT do inglês) para a Cosmologia. Ela é a estrutura matemática e conceitual para a física de partículas elementares contemporâneas. É também uma estrutura usada em outras áreas da física teórica, como física da matéria condensada e mecânica estatística.
    De certa forma podemos dizer que a QFT é a extensão da Mecânica Quântica, lidando com partículas sob campos. Seus grandes sucessos impactaram em toda a Física, tornando-a parte fundamental de qualquer proposta teórica atual para regimes extremos de energia.
    Nessa live vamos conversar sobre o que é a Teoria Quântica de Campos, quais ideias dela já foram incorporadas na Física atual e, principalmente, quais as contribuições dela para a Cosmologia. Em especial, os primeiros instantes do Universo descritos pela Teoria da Inflação Cosmológica.
    Será que ela também pode ser o caminho para unificar a Relatividade Geral com a Mecânica Quântica e descrever o que acontece dentro de um Buraco Negro?
    Para discutir esse assunto convidei o Prof. Eslley Scatena Gonçalves, que é Físico (USP - 2005) e doutor em Física Teórica pelo (IFT - 2012). Realiza pesquisa em Teoria Quântica de Campos, Física de Partículas e Teorias Modificadas de Gravitação. Professor da UFSC Blumenau desde 2016, atua no Mestrado em Ensino de Física. Também coordena o Projeto de Extensão Galileu de divulgação e ensino de Astronomia.
    Esperamos você, quinta-feira 10/11, às 20h
  • Розваги

КОМЕНТАРІ • 9

  • @alexandrefatalla7974
    @alexandrefatalla7974 Місяць тому

    Caro Professor Zabot a sua entrevista está sendo de grande valia para mim, pois está me dando a exata noção dos limites da atual física acadêmica.
    Pois sei explicar cada problema pontualmente das questões mal resolvidas.
    Uma delas o real significado entre partículas virtuais é reais, que se sabe que não tem haver com matéria e Anti-matéria, mas tem haver se é real uma partícula ou se é virtual, da forma como são observadas.
    Se olhar externamente percebera que as partículas mais energeticas são de massa mais comprimida ou frequência de ondas cada vez maiores e o nível de compreensão de onda quanto mais contraida é diretamente proporcional ao tempo de vida.
    Assim externamente vocês a observam pelo curto tempo das partículas virtuais, entretanto se observar internamente com o devido nível de expansão de consciência entrará em mesma sintonia com esse comportamento de onda de forma oposta em rotações espelhadas, como numa ampulheta ⏳, +e>|0|0|

  • @joselanna9943
    @joselanna9943 10 місяців тому

    Boa noite professor RJ

  • @AdrianaDominik
    @AdrianaDominik Рік тому +1

    Olá professor Zabot! Excelente live! Abraços pra vc e para o professor convidado. Obrigada!

  • @sandraeluiviana887
    @sandraeluiviana887 Рік тому +1

    Parabéns pela live,......estamos Juntos....muito obrigada.

  • @AdrianaDominik
    @AdrianaDominik Рік тому

    Sou de Belo Horizonte/ MG

  • @cienciaparatodos4747
    @cienciaparatodos4747 10 місяців тому

    Afogados da Ingazeira - PE

  • @LuanaSilva-yu5zq
    @LuanaSilva-yu5zq Рік тому

    ótimo vídeo, ajudou muitooo

  • @almirm.m.8359
    @almirm.m.8359 Рік тому +1

    Muito bem, abraços e boas observações.

  • @rguimatorres
    @rguimatorres Рік тому +1

    Neutrinos não têm massa nem na teoria e nem na prática. 😉 Ótima live! Uma pena que só pude acompanhar um pedacinho ao vivo.