Tratamento FISIOTERÁPICO é um dos PILARES para retardar a progressão da DOENÇA de PARKINSON!

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 5 тра 2024
  • Dra Tamine Capato, Fisioterapeuta, Dra pelo departamento de neurologia HCFMUSP, membro do comite executivo do Movement Society Disorders
    Dr Marcelo de Lima Oliveira Neurossonologista Hospital Albert Einstein e Doutor pelo HCFMUSP
    Dr Edson Bor-Seng-Shu Professor Livre Docente HCFMUSP
    Link das diretrizes para tratamento de Parkinson abaixo:
    www.parkinsonnet.nl/app/uploa...
    Recentes artigos publicados em importantes revistas cientificas reforçam a importância da fisioterapia no tratamento da doença de Parkinson, bem como no auxilio do diagnóstico desta doença.
    Importante ressaltar que a doença tem sintomas motores e não motores. Os principais sintomas motores são: bradicinesia (dentificação dos movimentos), rigidez, tremor e instabilidade postural. Os não motores são: anosmia, depressão, dor, constipação, entre outros.
    O tratamento da Doença de Parkinson deve ser individualizado com equipe multidisciplinar onde o exercício e fisioterapia se torna extremamente eficiente para retardo da progressão da doença. O fisioterapeuta deve reconhecer os principais sintomas motores da doença de Parkinson. Além do reconhecimento, o fisioterapeuta deve aprender a avaliar o paciente para que o tratamento adequado seja instituído.
    A interação da equipe multidisciplinar (fisioterapeutas, educadores físicos, fonoaudiólogos, médicos neurologistas e neurocirurgiões) também é importante para o tratamento, assim, como o participação dos pacientes no tratamento e na educação através das associações de pacientes que fornecem informações de qualidade.
    Estudos recentes mostram que exercícios de alta intensidade em esteira e bicicleta são extremamente benéficos para doença de Parkinson com melhora da função motora, porém, foram realizados em pacientes recém diagnosticado. Estes estudos mostraram modificação de estrutura e função cerebral. Há evidencia que o exercício tem efeito neuroprotetor e modificador da progressão da doença.
    Taish Shuam, dança, tenis de mesa, entre outros movimentos, melhoram a condição da doença na fase 2 por ativar produção de Dopamina.
    Na fase 3 a fisioterapia tem o papel importante na adaptação de atividades e treino específico como melhora de postura, equilíbrio e melhora do freezing da marcha. O congelamento é definido por bloqueio da atividade mesmo que haja intenção de faze-la como andar e através do treinamento das tarefas específicas o paciente consegue melhorar seus movimentos.
    Além do freezing, pode haver outras alterações da marcha, como velocidade, alteração no tamanho do passo, equilíbrio e risco de queda que pode ter o risco quantificado.
    Uma das maiores preocupações da fisioterapia é a queda e imobilismo que leva a perda da independência funcional com piora do prognóstico do paciente com doença de Parkinson. O programa de prevenção de quedas não reduz o risco da queda, porém melhora a defesa do paciente para cair. Através de alguns exercícios específicos com melhora de reação de proteção e exercícios de alta complexidade podem melhorar a segurança do paciente. A dupla tarefa motora como andar falando ao telefone, carregando um copo ou outros estímulos, faz com que o paciente melhore o equilíbrio e redução no numero de quedas e severidade dos ferimentos após quedas. Estudo recente mostrou redução de 50% das fraturas de quadril decorrentes de quedas.
    Além disso, a sarcopenia, ou seja, perda de massa muscular é uma causa de queda e deve ser devidamente avaliada.
    Restaurar função motora ocorre na fase mais tardia da doença (fase 4) que são aqueles paciente com independência modificada. Se o paciente não tiver restrições que interfiram na atividade do paciente como encurtamento muscular, dor e sarcopenia, a familia e cuidadores começam a fazer parte do tratamento, pois através do treino dessas pessoas, as técnicas de mobilidade serão aplicadas nos pacientes por eles. Nesse momento a bengala e o andador podem ser aplicados. Com a progressão da doença cuidados mais especias como a fonoaudiologia para exercícios respiratórios, deglutição, etc... Nesta hora o cuidador é treinado para aspirar os pacientes. Cada caso tem conduta específica.
    As adaptações também devem ser feitas em casa, por exemplo, se o paciente tem tendencia à quedas os tapetes devem ser retirados, barras de proteção devem ser instaladas, colheres devem ser adaptados, entre outras.
    As discinesias atrapalham o movimento e o equilíbrio. Devem ser reconhecidas com rápida comunicação ao neurologista para evitar com que elas atrapalhem o tratamento, principalmente por fadiga que é uma das principais barreiras para pratica dos exercícios.
    A doença de Parkinson tem amplo espectro de manifestação, por isso a avaliação ocorre caso a casa havendo necessidade de tratamento personalizado.
    Um dos principais fatores de piora para doença é a depressão que deve ser reconhecia e tratada por neurologista ou psiquiatra.
    #reabilitando #parkinson
  • Наука та технологія

КОМЕНТАРІ • 70

  • @daniellelanzer3364
    @daniellelanzer3364 Місяць тому +12

    Sou muito fã da Dra. Tamine. Ela é de uma competência destacável ética inquestionável!

  • @kikavbm
    @kikavbm Місяць тому +6

    Vamos dar valor à nossa profissão. Parabéns à fisioterapeuta Dra. Tamine Capato!

  • @Celinhazeraiktcosta
    @Celinhazeraiktcosta Місяць тому +5

    Parabéns pelo conhecimento, empatia, simpatia dos participantes.
    Aprendi muito mesmo.
    Gratidão 🙏

  • @mariadosocorro-ci1xw
    @mariadosocorro-ci1xw Місяць тому +5

    Tenho parkinso a 7 anos, so tomo prolopa 2 comprimidos no dia depressao. , distturbios de sono , pesadelos, constipacao , pernas imquietas, bradicardia , batimentos baixo 41, problemas digestivos constante,Nao tenho Fisioterapeuta, bradistenesia, Jesus me ajude ,,urgente. So faco caminhada mas e pouco.❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤

    • @medicoshandson2177
      @medicoshandson2177  Місяць тому +1

      Vc tá fazendo acompanhamento médico?

    • @mariadosocorro-ci1xw
      @mariadosocorro-ci1xw Місяць тому +1

      Sim, Não encontrei ainda fisioterapeuta na minha cidade.faco caminhada.❤❤❤😊😊😊❤❤❤❤❤

    • @mariadosocorro-ci1xw
      @mariadosocorro-ci1xw Місяць тому +1

      Vou subir e descer escada e o que tenho no momento.❤❤❤

    • @mariadosocorro-ci1xw
      @mariadosocorro-ci1xw Місяць тому

      ​@@medicoshandson21771:47:24 hj

    • @mariaodetebarboza6957
      @mariaodetebarboza6957 Місяць тому +3

      Pra perna inquieta cha da folha de abacate ele é igual o diazepam sem e feito colaterais eu tomo toda noite e aí não sente mais

  • @camilavaliante1831
    @camilavaliante1831 День тому +1

    Exatamente 😂 excelente,Parabéns à tds. Doutora Tamine DEUS TE ABENÇOE ❤

  • @edvanirrolimdecampos2676
    @edvanirrolimdecampos2676 23 дні тому +2

    Eu aprendi muito, pois estou tendo experiência com meu esposo. Quero agradecer por esse podcast, esclarecedor, pra pessoas como vcs que antes de serem profissionais maravilhosos, são humanos. Gratidão Gratidão.!!!

  • @user-zt9rh9np3w
    @user-zt9rh9np3w 18 днів тому +1

    Muito boa seus ensinamentos

  • @user-zt9rh9np3w
    @user-zt9rh9np3w 18 днів тому +1

    Tenho Parkinson a 16 anos

  • @user-ov7vh3oo2m
    @user-ov7vh3oo2m День тому +1

    😊😮😊

  • @rosaalves7574
    @rosaalves7574 Місяць тому +3

    Explicações maravilhosas, muito obrigada!

  • @evaldomanoeldasilva3673
    @evaldomanoeldasilva3673 Місяць тому +1

    Obrigado !

  • @reginarebello4503
    @reginarebello4503 Місяць тому +1

    Gratidão 🙏🏻

  • @moliv
    @moliv Місяць тому +1

    Episódio esclarecedor e necessário. Super obrigado.

  • @arindacerqueirabarrigosse3260
    @arindacerqueirabarrigosse3260 Місяць тому +1

    Obrigada ❣️

  • @fernandofonseca3263
    @fernandofonseca3263 Місяць тому +1

    Bom dia
    Vocês são nota 10 parabéns

  • @AdrianoMarins-tq6kc
    @AdrianoMarins-tq6kc Місяць тому +2

    Parabéns pelo episódio, muito esclarecedor que venham muito mais!!
    Parabéns à Dra. Tamine Capato, aprendi muito com este podcast é muito bom saber que estamos num caminho de desenvolvimento do nosso conhecimento em saúde!!!

    • @medicoshandson2177
      @medicoshandson2177  Місяць тому

      Obrigado pela participação!

    • @deniziahany1240
      @deniziahany1240 16 днів тому

      O Lvedopa tem efeitos colaterais horríveis. O segredo da cura e mudar a alimentação, limpar o intestino 2 vezes por semana hidro colo. Acetil LTirosina com vitamina C B12 sublingual, DNHA com o mucunã spruries.
      TEM CURA SIM SEM A INDÚSTRIA FSRMSCEUTICA

    • @deniziahany1240
      @deniziahany1240 16 днів тому

      O Lvedopa tem efeitos colaterais horríveis. O segredo da cura e mudar a alimentação, limpar o intestino 2 vezes por semana hidro colo. Acetil LTirosina com vitamina C B12 sublingual, DNHA com o mucunã spruries.
      TEM CURA SIM SEM A INDÚSTRIA FSRMSCEUTICA

  • @mariadefatimacampany2122
    @mariadefatimacampany2122 Місяць тому +1

    Muito Bom esse podcast. Parabéns a todos palestrantes. Sou Psicóloga e aprendi muito!

  • @ilmadutra5966
    @ilmadutra5966 3 дні тому +1

    O prolopa vai ate 250/50 e não vale nais? A gente fica inerte e quem ñ tem cuidadora?

  • @matheusrmendes4315
    @matheusrmendes4315 22 дні тому +2

    Não é muito fácil achar centros de reabilitação especializados, teriam indicações para o rj????
    Ouvi sobre o mito que a musculação atrapalha, gostaria de saber mais sobre e tbm pq acham do Crossfit para pacientes com Parkinson

    • @medicoshandson2177
      @medicoshandson2177  22 дні тому

      O conceito q musculação atrapalha é antigo. Ela ajuda muito.

  • @mariadosocorro-ci1xw
    @mariadosocorro-ci1xw Місяць тому +1

    Medicina dos 5 Ps pesso orientacao ajuda, ondeencontrar imformacao correta filtrada.verdadeira positiva responsavel. Assiciacoes. Reabilitacao.. auto intencidade, de exercicio.

  • @mariafernandacoutosilva1511
    @mariafernandacoutosilva1511 Місяць тому +3

    É Normal ter dor toda o dia na pernas mesmo tomar 9 levadopa por dia a 3 meses que recebi o diagnóstico de Parkinson muito obrigada

    • @medicoshandson2177
      @medicoshandson2177  Місяць тому +2

      Tem q tratar a dor... ha boas alternativas para esse tratamento!

    • @josileneilva3220
      @josileneilva3220 22 дні тому

      Dr poderia citar algumas alternativas? Minha mae sente muita dor.

  • @mariadosocorro-ci1xw
    @mariadosocorro-ci1xw Місяць тому +1

    N em uro protetor, efeito modificador.Neuroprotetor.❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤trinamento personalizado aspecifica treino frizer da marcha,.Quanto eu sento muito tempo, pra levanta e caminhar tem que serlentamente cuidadosamente posso cair se levantare caminhar rapido,a degluticao, como se a garganta trava parece uma alergia na garganta a vos fica rouca. . Um desconforto na garganta❤❤❤❤

  • @meirenunesdacunha5851
    @meirenunesdacunha5851 13 днів тому +1

    Como assim eu fazer fitoterapia as vezes não tenho condições de fazer nada tenho fraqueza estou
    Aguardando me
    Chama pra fazer
    Fizoterapia

    • @medicoshandson2177
      @medicoshandson2177  13 днів тому

      Movimento adequado é muito importante para doença de Parkinson!

  • @user-zt9rh9np3w
    @user-zt9rh9np3w 18 днів тому +1

    Tenho Parkinson a16 anos gostaria de me oferecer para pesquisa

  • @lurdesschiavon776
    @lurdesschiavon776 Місяць тому +1

    E quem tem dificuldade financeiraele vai conseguir esse tratamento multidisciplinar?

    • @medicoshandson2177
      @medicoshandson2177  Місяць тому

      Vc pode iniciar o tratamento fisioterápico e continuar a pratica-lo em casa por conta o Van ajuda. Tbem existem serviços universitários q podem auxiliar muito.

  • @marlenepinzon5781
    @marlenepinzon5781 Місяць тому +2

    Dra Tamine sou portadora de Parkinson,moro no RGS 100 Km de Porto Alegre será que têm tratamento multidisciplinar gratuito em POA?

    • @marlenepinzon5781
      @marlenepinzon5781 Місяць тому +1

      Só faço caminhada.gostari de fazer tratamento exercício além da caminhada.. pelo Sus

    • @medicoshandson2177
      @medicoshandson2177  Місяць тому

      Sim, muito provavelmente em hospital universitário. Além disso as associações podem te dar suporte.

    • @marlenepinzon5781
      @marlenepinzon5781 Місяць тому

      GRATIDÃO🙏

    • @marlenepinzon5781
      @marlenepinzon5781 Місяць тому

      GRATIDÃO 🙏🙏🙏🙏

  • @mariaodetebarboza6957
    @mariaodetebarboza6957 Місяць тому +1

    Tenho cavernoma tambem pode ser isto que tenho muito sisnesia

  • @rosaalves7574
    @rosaalves7574 Місяць тому +2

    Bom dia! Como ajudar paciente que rejeita fisio e tem freezing o dia todo. Família surtando sem cuidador!

    • @mariadosocorro-ci1xw
      @mariadosocorro-ci1xw Місяць тому +1

      O fator de depressão e mais intensa, ansiedade, altera muito no parkinson fase do passar dos anos , começa a aparecer com frequência.

    • @mariadosocorro-ci1xw
      @mariadosocorro-ci1xw Місяць тому +2

      Agravação, depressão, desânimo, depressão e muito mais forte no parkinson. Fazer prevenção para que a depressão seja barreira pra o tratamento vizando que a sociedade não tem conhecimento da doença do parkisom.Falta de empatia e um fator que requer tratamento com fisioterapeuta urgente pra ajudar no tratamento,se não tiver depressão e mais fácil cuidar da doenca,Se tiver com depressão sozinho não vai buscar os meios , E um conjunto de dificuldade que o parkisom acarreta independente do Prolopa,sem exercício não e seguro, A mente não ajuda , e um conjunto de médicos, cuidador e necessário conhecer sobre a doença.se os médicos não sabe tudo. Estão buscando soluções estão estudando .mas a doença e degenerativa e progressiva.

    • @medicoshandson2177
      @medicoshandson2177  Місяць тому

      Ele pode estar deprimido ou com dor, motivos pelo qual rejeita o movimento. Já tentou tratar isso?

    • @medicoshandson2177
      @medicoshandson2177  Місяць тому

      Com certeza! Depressso atrapalha tudo!

    • @medicoshandson2177
      @medicoshandson2177  Місяць тому

      O paciente entra numa espiral sem saída!

  • @shirleidacunha6750
    @shirleidacunha6750 25 днів тому +1

    😂0

  • @mariadosocorro-ci1xw
    @mariadosocorro-ci1xw Місяць тому +1

    Alguem me ajude com informacoes❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤ alguem pode dar me uma luz.Informacao❤❤❤❤❤😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊

    • @medicoshandson2177
      @medicoshandson2177  Місяць тому +1

      Tem vários vidros aqui no canal sobre Parkinson, de uma olhada neles.

  • @evaldomanoeldasilva3673
    @evaldomanoeldasilva3673 Місяць тому +1

    Obrigado!