Um dos motivos que me fizeram ser membro da igreja Batista, é o (chatíssimo, mas, necessário) culto administrativo. Nada como uma boa transparência para nos dar segurança!!!
Alguns podem argumentar que o NT não fala do dízimo por que era uma pratica comum, e tão obvia, que eles nem precisavam citá-lo, mas não podemos argumentar sobre a ausência, pois se a utilizarmos, podemos incluir qualquer coisa no NT. A falta de argumentação sobre uma pratica, que deveria ser comum em textos tão longos no NT aponta mais para a ausência do que pra presença do dizimo. Mas por mais que o dizimo não surja como pratica normativa no NT, a generosidade ainda se mantem, assim como ofertar de acordo com o que você tem. Cuidar dos pobres e sustentar os missionários é algo do qual não se pode fugir se quisermos ser fiéis, chamando isso de dizimo ou não.
Sim, o NT não fala de dízimos, mas fala de ofertas, aliás ofertas maiores q o dízimo. Pessoal tem pavor da palavra dízimo. Não quer dizimar então oferte. Outro dia vi um vídeo de um canal onde o cara criticava o dízimo, criticava quem ofertava, mas ele mesmo encerrou o vídeo pedindo pix para o canal. Ué ofertar para o canal dele pode? Na minha igreja onde minha FAMÍLIA INTEIRA é abençoada não posso? KKK.
@@jrbr9544pode sim. O que não precisa é colocar medo nas pessoas de que se elas não dizimarem vira o tal gafanhoto cortador e o devorador para destruir as finanças da pessoa, como muitos líderes fazem.
Douglas do Jesus Copy tem uma excelente explicação sobre dízimos, Luciano Subirá, Hernanes Dias e outros nomes respeitáveis tbm tem entendimento sóbrios e honestos. Todo pastor ou cristão que condena a entrega voluntária de dízimos devia 'ouvir' o chamado é começar uma obra do zero. Quando se é do mundo a pessoa gasta tudo lá e quando vem pra igreja torna-se mesquinho. Sou dizimista, minha esposa é, e nsinei para os meus filhos, e somos ABENÇOADOS e vivemos num nível de provisão sobrenatural e mesmo que NÃO FÔSSEMOS providos de benção NÓS CONTINUARÍAMOS dizimando por amor a Obra de Deus. Penso que ninguém deve impor alguém a dizimar ou ofertar MAS deveriam deixar em paz quem dizima! O diabo trabalha usando 'crentes' para falar que dizimar é errado, somente para prejudicar pequenas igrejas, e algumas vezes falando dos maus pastores (e eles existem), penso que se alguém está em uma igreja com um líder gastador e fanfarrão, deveria buscar outra. Deus abençoe a todos os DIZIMISTAS fiéis e também a todos os não DIZIMISTAS. Sobre só ofertar, o único lugar que funciona é na Cristã do Brasil por questões de ensinos desde a fundação e pela cultura da igreja.
Talvez uma das melhores explicações sobre o assunto. Eu, sinceramente não sou contrário a quem quer dízimar... só o que falta mesmo é um ensino sério sobre o assunto.
Concordo. Poucos têm coragem de abordar o tema a a partir de uma hermenêutica compromissada com o texto bíblico e sem raciocínios consequencialistas. Exemplo: "se eu me limitar à verdade bíblica ninguém vai querer dizimar". É triste! Os protestantes dizem: " não é obrigatório, mas ai de você se não der..."
Muito bom, Victor! Parabéns pela coragem em falar desse assunto biblicamente sem medo ou sem conveniência. Infelizmente, dízimo é um dos assuntos que contém mais enviesamento interpretativo baseado em conveniência.
Que a paz de Deus esteja com você ! Na instituição a qual sigo a Deus , não tem dízimo tem oferta e tudo ali e transparente , graças ao bom Deus. Muito bom vídeo , Deus abençoe você e sua família .
Parabéns pelo vídeo, um coração amoroso e uma generosidade para com o próximo é isso que Deus quer. Amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a ti mesmo estão infinitamente acima de dizimos defendidos apenas por aqueles que recebem gordos salários e tem padrão luxuosos para eles e suas famílias, carros de luxo, viagens Internacionais, mansões, faculdade para filhos no exterior é nisso que os defensores dos dízimos estão defendendo, eles defendem é o engodo e a ganância de seus proprios ventres. Deus me livre de vocês. Sou servo do Senhor lavado no Sangue de Jesus Cristo e não sou Dizimista, eu sou contribuinte da obra do MESTRE JESUS.
Um complemento: o dizimo é anterior à Lei. Foi uma atitude espontânea de Abraão. Portanto, entendo que não é só para judeus, mas que também não é obrigatório aos cristãos. Em meu entendimento, o Pastor ensina e orienta o cristão que decide conforme seu coração.
A circuncisão também é anterior à lei. Além disso, Abraão deu o dízimo dos despojos de guerra, não dos seus ganhos. Outra coisa, é que foi somente uma vez e não mensalmente.
Mais de 20 anos cristão e nunca vi um ensinamento tão amplo e claro sobre o assunto. Sempre no meu interior, via claro como uma obrigação em meio essas igrejas modernas que estão aí. Dzimar hoje em dia é pregado como uma obrigação, sendo que alguns até colocam como maldição pesado p quem não dá os 10%. Obrigado por essa clareza tamanha. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Excelente exposição. Sempre achava muito estranho certos pastores, dizer que não paga o dízimo está roubando a Deus, logo, quem rouba é ladrão e ladrão perde a salvação.
Fantástico, Victor!!! Me sinto feito de trouxa por mais de uma década. Obrigada por abrir os olhos do meu entendimento! Muito obrigada mesmo! Deus te abençoe!
É simples assim! É necessário que haja um coração que se compadeça do pobre, da viúva, daquele que padece necessidade. Mas chega a ser constrangedor o apego quase que umbilical a dízimo pela grande maioria dos líderes que aí estão!! Para muitos pastores a "fidelidade" do crente é medida de acordo com a movimentação no cofre da igreja! O princípio é e sempre será o amor!!
Bom dia, Victor. Sempre entendi dízimo desta maneira que vc explicou, só não conseguia explicar com tanta clareza e propriedade como vc explicou. Muito obrigada por compartilhar seu conhecimento! Deus o abençoe!
Como é bom ouvir alguém falar sobre determinado tema, sem nenhum interesse particular que lhe impeça de falar a verdade. A maioria dos pastores não conseguem ser imparciais ao tratar desse assunto, porque possuem interesse direto na manutenção da arrecadação de sua denominação. O melhor teólogo para falar sobre dízimo é aquele que não depende dele.
Excelente explanação sobre este assunto, infelizmente líderes não falam isso. Ficam presos a velho testamento, e se questionamos perguntam: nem parece que ama a Jesus
Baseado nestes pensamentos que eu perguntei ao pastor porque Jesus aboliu a Lei, mas não aboliu a "Lei do Dízimo" ? Praticamente fui convidado a se retirar da Igreja . Livramento é isso aí . Parabéns Victor pelas palavras.
muito bom , ouvi falar de você e tenho certeza : Deus te usou . sou membro de uma igreja muito conhecida e conceituada e que se diz "A verdadeira e a correta " mas, já a algum tempo essa situação da obrigatoriedade de devolver esse valor tem me deixado com um sentimento de culpa mas , também um sentimento de que não estou errado. De tudo o que já ouvi sobre o assunto, a tua colocação foi realmente honesta e sensata. Estou aliviado e agora tenho que tomar uma posição sobre isso. O chato é que gosto da minha denominação, tenho cargo, sou professor e penso : Como vou viver sem dar o dízimo e não posso ensinar também sobre a obrigatoriedade dele . Agradeço a Deus por sua vida e seu canal , bençãos
Parabéns irmão, e o que penso , o problema principal é a falta de clareza eles que pedem dizimo são desleal porque não ensinam a verdade e pior seus membros se tornam cegos e convencidos que estão seguindo a santos , tive meu cargo alto na igreja sei dos bastidores da igreja e triste e muito engodo, muita heresia, mal caráter etc.
Lendo o NT fico com a sensação de que o dízimo é muito pouco, a chamada para ofertar na Nova Aliança é ampla: bens, tempo, dedicação, amor, atenção e até o nosso corpo está entregue para viver conforme o Evangelho. Pouco adianta serem 'dizimistas fiéis' e não viverem de modo correto, negligenciando outros campos, o fariseu que dizimava até da plantinha que o diga hehe.
@@nelsonramosmartins779em atos os bens, como terras eram vendidos, e o valor adquirido era ofertado aos apóstolos, leia a passagem sobre Ananias e Safira pra vc entender melhor
@@nelsonramosmartins779 33 E os apóstolos davam, com grande poder, testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça. 34 Não havia, pois, entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam herdades ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que fora vendido, e o depositavam aos pés dos apóstolos.35 E repartia-se a cada um, segundo a necessidade que cada um tinha. Atos 4:33-35
Até que enfim um pensamento honesto e esclarecedor, afinal se tirar o dízimo não tem igreja, pois quem vai sustentar os gatos da mesmo, porém o que temos hoje não é o mesmo dízimo que havia antes.
Pastor da minha “ex” igreja mal chegou, já estava querendo saber quem dos obreiros dava o dízimo. O líder dos jovens não dava todos os meses( era estudante universitário, não tinha ajuda dos pais), pq não sobrava p pagar o aluguel. O pastor repreendeu-o, disse “primeiro o dízimo, o resto Deus proverá.”, mas não perguntou se o irmão talvez estivesse passando por aperto. Esse foi um dos motivos pelo qual saimos dessa igreja.
Concordo. É mais fácil de entender a proporcionalidade com o dízimo. Assim, um juiz e um empregado doméstico poderão contribuir da mesma forma, conforme suas condições. E quem não puder dar, deve receber!
Os preços dos alimentos não são proporcionais ao salário... Logo, os pobres gastam uma proporção muito maior do que ganham com itens essenciais do que os ricos. Então, não, 10% não significa a mesma coisa para o rico do que para o pobre.
@@TiagoAfonsoInterprete por isso que eu disse, quem não puder dar, por ganhar pouco, deve receber, ser ajudado. E quem ganha 100 mil pode dar mais que o 10%, era assim na igreja primitiva.
Já algum tempo entendo que o dizimo não é obrigatório e nem traz quaisquer consequências sobre o não recolher. Todavia, sempre recolhi o dizimo ao entender que eu dou pela fé assim como dou ofertas e, não, apenas, por mero legalismo, mas sim por ser um dos exercícios da generosidade. Infelizmente muitas igrejas pregam a obrigatoriedade e, ainda, dizem que não recolher trará "maldições". Eu mesma, já pertenci a tais igrejas e só quem está dentro dessas igrejas sabem quantas portas de medos abrem. Quando descobri que as diversas vezes que passei por provações financeiras não era porque eu estava sendo punida, que libertação Deus me deu. Na pandemia quantos pastores na Internet não disseram que àqueles que receberam 600 reais de auxílio deveriam dar o dízimo. Alguém que não ganha nem para sobreviver deve dar o dízimo? Claro que não, tais pastores são verdadeiros lobos devoradores e, infelizmente, o Brasil está cheio desses pastores. Que Deus tenha misericórdia de suas ovelhas. Graça e paz a todos! Que Deus lhe continue dando sabedoria Victor!
Além do conteúdo do vídeo, muito bom por sinal, vc tem melhorado a qualidade, posicionamento e tumbs, parabens pela dedicação Vitor. Curti demais tua palavra no evento do BiboTalk. Gosto quando sou confrontado com a palavra, isso que me ajuda a melhorar
Resumindo, dízimo não é para nós cristãos(gentios), mas se vc faz parte de uma instituição religioso contribuia de alguma forma para pagar as despesas do local Ótimo vídeo irmão 👏👏👏
Mais do que isso. Se você é cristão, você tem o dever de contribuir financeiramente com os irmãos que estão passando por dificuldades. O pagamento de despesas institucionais é secundário. O principal é a ajuda ao próximo. E essa contribuição deve ser feita mesmo que você não faça parte de uma instituição.
Isso foi uma situação bem específica, Abraão deu dos despojos da guerra uma única vez e não mensalmente sobre os seus ganhos . Dízimo no antigo testamento era para os judeus e não gentios ,era alimento e não dinheiro e apenas para a tribo d Levi. Circuncisão é muito mais importante q o dízimo e tbm é anterior a lei de Moisés ,já se circuncidou ?
Dízimo em si realmente não existe.... O que existe é uma contribuição voluntária. Sem valor pré estabelecido, de acordo com o que cada um estabelecer em seu coração.
Nunca vaze, sendo luz, estando entra a multidão, não abandone a multidão porem faça a luz que a em você aquilo que guia multidão, seja a luz na multidão, cure a multidão não se afaste da multidão, se torne o cristo das multidões isso que nos vivemos não é sobre nos é sobre cuidas das ovelhas perdidas da desamparadas que tipo de irão que vendo uma coisa dessa se afasta e abandona seus irmão em uma citação dessa , se vc acordou e esta vendo o problema agora é sua vez de deixar a multidão saber do mesmo!
Poderia ter ainda citado o princípio do dízimo antes da lei (Gn 14 e Gn 28), e também a clara exigência bíblica da doação , no novo testamento, para manter os que se dedicam integralmente na obra de Deus, conforme 1Co 9, bem como MT 10.10 e Lc 10.7. Isso porque o texto citado no vídeo (2Co 8-9), realmente está voltado para uma oferta específica, mas outros como 1Co 9 fala claramente de manter obreiros, assim como 1Tm 5. 17-18. Em resumo, existe no novo testamento um princípio de doação contínua e proporcional para manter a obra de Deus, e o dízimo cumpre muito bem esse papel.
Você não é proibido de dar o dízimo, o dinheiro é seu, pode dar até 100% se quiser. O grande problema é a imposição do dízimo às pessoas juntamente com uma ameaça. Deus quer que as pessoas sejam generosas e misericordiosas, mas isso não é feito por imposição, é mediante a transformação do Espírito Santo. Abraão deu o dízimo, mas não era o dízimo da lei, não foi imposto, e deu dos despojos da guerra. (Considerai, pois, quão grande era este, a quem até o patriarca Abraão deu os dízimos dos despojos. Hebreus 7:4) E detalhe, as sagradas escrituras nem mesmo citam a recorrência dessa ação. Quem tem o Espírito Santo é guiado pelo Espírito. Deus é vivo. Deus tem seus servos e filhos que possuem bens e riquezas aqui na Terra, e Ele pode muito bem usar essas pessoas para ofertar. Aliás, em atos dos apóstolos demonstra isso, as pessoas vendiam os bens e davam o dinheiro. Por quê? Porque eram convertidos, tinham o Espírito. E quem tem o Espírito é guiado por Ele. Aliás, a própria avareza é pecado e idolatria. Se alguém é liberto da avareza e tem condições, não é natural que contribua para uma obra que ela acredita ser de Deus? Se alguém é avarento, precisa antes se libertar disso, e não é com imposição de dizimo que ela vai se libertar, é pelo poder de Deus. Se lei de dízimo libertasse pessoas da avareza, os fariseus não seriam avarentos. (Lucas 16:14 E os fariseus, que eram avarentos, ouviam todas estas coisas, e zombavam dele.) Se tem pessoas em uma congregação que tem condições financeiras para contribuir, mas precisam ser forçadas para que contribuam, então há problemas aí.
Você se pergunta se deve continuar nessa congregação. Caso conclua que não, você muda de congregação e vai pra outra. Falo isso, pois questionar as lideranças da igreja vai depender o forma como a congregação de organiza. Se a igreja for propriedade do pastor, nem perca tempo questionando, troque de congregação. Pois se a igreja é propriedade do pastor e de sua família ela não é igreja, e um negócio, um empreendimento familiar.
Excelente ! Eu penso que a falta de uma fala específica sobre dizimo no NT, e principalmente nos escritos de Paulo é por conta de uma disposição dos cristãos primitivos a participar financeiramente inclusive em mais do que os 10%. Como exemplo: ”Os que criam mantinham‑se unidos e tinham tudo em comum. Vendiam suas propriedades e bens e os distribuíam conforme a necessidade de cada um.“ Atos 2:44-45 NVI Seguindo em Paulo a mesma linha, como dito no vers. citado no vídeo, partiu dos próprios cristãos o desejo da contribuição. Mas é OBVIO que isso é um “achismo”😅
Não esqueça que esses novos cristãos mencionados nessa passagem, eram judeus de nascença, logo conheciam e e praticavam a tradição do dízimo. Nós não podemos afirmar que os novos convertidos gentios, de outros lugares, fizeram da mesma forma.
Muito bom! Uma pergunta: qual é a proporcionalidade? Visto que, para eu dar uma proporção, que é "uma parte do todo", qual é a expressão dessa proporção? Deduzo, por referência da Escritura usada e lida pelos alcançados, A.T, que era 10%. Caso contrário, como saberei "quantas partes do meu todo darei?" Qual é a porcentagem dessa parte? Pra mim, está implícito que a proporção é 10% em conformidade com o todo que se tem. Diga-se de passagem, que em Atos, a Igreja vai além, com pessoas vendendo propriedades etc...
Um dos motivos que me fizeram ser membro da igreja Batista, é o (chatíssimo, mas, necessário) culto administrativo. Nada como uma boa transparência para nos dar segurança!!!
@@Burrocalado-i4z Você conhece os administradores da minha igreja? Se conhece e tem alguma denúncia, por favor, faça para nos livrar dos gananciosos.
Legal a visão. Tem um que eu vi que eu achei muito boa a bordagem. O canal do Vidal, dízimo uma sacada monstra. Vale a pena
O canal do Vidal dízimo uma sacada monstra ele fala sobre a diferença de lei cerimonial e lei moral. Muito boa a bordagem dele
Continuar
Perfeito
Alguns podem argumentar que o NT não fala do dízimo por que era uma pratica comum, e tão obvia, que eles nem precisavam citá-lo, mas não podemos argumentar sobre a ausência, pois se a utilizarmos, podemos incluir qualquer coisa no NT. A falta de argumentação sobre uma pratica, que deveria ser comum em textos tão longos no NT aponta mais para a ausência do que pra presença do dizimo.
Mas por mais que o dizimo não surja como pratica normativa no NT, a generosidade ainda se mantem, assim como ofertar de acordo com o que você tem. Cuidar dos pobres e sustentar os missionários é algo do qual não se pode fugir se quisermos ser fiéis, chamando isso de dizimo ou não.
Outra questão a se pensar era se os gentios tinham o mesmo costume dos judeus
Perfeita colocação!
Sim, o NT não fala de dízimos, mas fala de ofertas, aliás ofertas maiores q o dízimo. Pessoal tem pavor da palavra dízimo. Não quer dizimar então oferte. Outro dia vi um vídeo de um canal onde o cara criticava o dízimo, criticava quem ofertava, mas ele mesmo encerrou o vídeo pedindo pix para o canal. Ué ofertar para o canal dele pode? Na minha igreja onde minha FAMÍLIA INTEIRA é abençoada não posso? KKK.
@@jrbr9544pode sim. O que não precisa é colocar medo nas pessoas de que se elas não dizimarem vira o tal gafanhoto cortador e o devorador para destruir as finanças da pessoa, como muitos líderes fazem.
Douglas do Jesus Copy tem uma excelente explicação sobre dízimos, Luciano Subirá, Hernanes Dias e outros nomes respeitáveis tbm tem entendimento sóbrios e honestos.
Todo pastor ou cristão que condena a entrega voluntária de dízimos devia 'ouvir' o chamado é começar uma obra do zero.
Quando se é do mundo a pessoa gasta tudo lá e quando vem pra igreja torna-se mesquinho.
Sou dizimista, minha esposa é, e nsinei para os meus filhos, e somos ABENÇOADOS e vivemos num nível de provisão sobrenatural e mesmo que NÃO FÔSSEMOS providos de benção NÓS CONTINUARÍAMOS dizimando por amor a Obra de Deus.
Penso que ninguém deve impor alguém a dizimar ou ofertar MAS deveriam deixar em paz quem dizima!
O diabo trabalha usando 'crentes' para falar que dizimar é errado, somente para prejudicar pequenas igrejas, e algumas vezes falando dos maus pastores (e eles existem), penso que se alguém está em uma igreja com um líder gastador e fanfarrão, deveria buscar outra.
Deus abençoe a todos os DIZIMISTAS fiéis e também a todos os não DIZIMISTAS.
Sobre só ofertar, o único lugar que funciona é na Cristã do Brasil por questões de ensinos desde a fundação e pela cultura da igreja.
@@Burrocalado-i4z Vem cá 'vadiar' comigo uns dias, certeza que vc se converterá!
Nunca ouvi alguém dizer que dizimar é errado , mas o contrário sim
Luciano subirá 😂😂 tá bom..
Talvez uma das melhores explicações sobre o assunto.
Eu, sinceramente não sou contrário a quem quer dízimar... só o que falta mesmo é um ensino sério sobre o assunto.
Concordo. Poucos têm coragem de abordar o tema a a partir de uma hermenêutica compromissada com o texto bíblico e sem raciocínios consequencialistas. Exemplo: "se eu me limitar à verdade bíblica ninguém vai querer dizimar". É triste!
Os protestantes dizem: " não é obrigatório, mas ai de você se não der..."
Muito bom, Victor! Parabéns pela coragem em falar desse assunto biblicamente sem medo ou sem conveniência. Infelizmente, dízimo é um dos assuntos que contém mais enviesamento interpretativo baseado em conveniência.
A nova aliança nos trás OFERTAS VOLUNTÁRIAS contudo entendemos que a manutenção da igreja e de seus missionários são necessários.
Você é fera meu brother você é fera meu brother você é fera meu brother você é fera meu brother
Outro detalhe é que parte do dízimo ia para as viúvas, órfãos e estrangeiros (exilados).
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏🙌🙌🙌🙌🙏🙏🙏😇
Que a paz de Deus esteja com você ! Na instituição a qual sigo a Deus , não tem dízimo tem oferta e tudo ali e transparente , graças ao bom Deus. Muito bom vídeo , Deus abençoe você e sua família .
Parabéns pelo vídeo, um coração amoroso e uma generosidade para com o próximo é isso que Deus quer. Amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a ti mesmo estão infinitamente acima de dizimos defendidos apenas por aqueles que recebem gordos salários e tem padrão luxuosos para eles e suas famílias, carros de luxo, viagens Internacionais, mansões, faculdade para filhos no exterior é nisso que os defensores dos dízimos estão defendendo, eles defendem é o engodo e a ganância de seus proprios ventres. Deus me livre de vocês. Sou servo do Senhor lavado no Sangue de Jesus Cristo e não sou Dizimista, eu sou contribuinte da obra do MESTRE JESUS.
Um complemento: o dizimo é anterior à Lei. Foi uma atitude espontânea de Abraão. Portanto, entendo que não é só para judeus, mas que também não é obrigatório aos cristãos. Em meu entendimento, o Pastor ensina e orienta o cristão que decide conforme seu coração.
A circuncisão também é anterior à lei. Além disso, Abraão deu o dízimo dos despojos de guerra, não dos seus ganhos. Outra coisa, é que foi somente uma vez e não mensalmente.
Mais de 20 anos cristão e nunca vi um ensinamento tão amplo e claro sobre o assunto. Sempre no meu interior, via claro como uma obrigação em meio essas igrejas modernas que estão aí. Dzimar hoje em dia é pregado como uma obrigação, sendo que alguns até colocam como maldição pesado p quem não dá os 10%. Obrigado por essa clareza tamanha. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Tem uns que falam até em trízimo.
Excelente exposição. Sempre achava muito estranho certos pastores, dizer que não paga o dízimo está roubando a Deus, logo, quem rouba é ladrão e ladrão perde a salvação.
Isso é pra amedrontar o povo. Pegaram o texto de Malaquias, e tiraram do contexto.
Fantástico, Victor!!! Me sinto feito de trouxa por mais de uma década. Obrigada por abrir os olhos do meu entendimento! Muito obrigada mesmo! Deus te abençoe!
Quando eu frequentava a Igreja Metodista, a oferta era para a manutenção da Igreja e o dízimo era usado para missões de evangelização.
Ou seja, um nova interpretação do dízimo. Porque antes ele era para viúvas, pobres e órfãos.
É simples assim! É necessário que haja um coração que se compadeça do pobre, da viúva, daquele que padece necessidade.
Mas chega a ser constrangedor o apego quase que umbilical a dízimo pela grande maioria dos líderes que aí estão!! Para muitos pastores a "fidelidade" do crente é medida de acordo com a movimentação no cofre da igreja!
O princípio é e sempre será o amor!!
Exato!!
É isso que o pastor Antônio Carlos Costa fala tanto e os crentes partidaristas se ofedem tanto!
Parabéns, meu irmão.
Bom dia, Victor. Sempre entendi dízimo desta maneira que vc explicou, só não conseguia explicar com tanta clareza e propriedade como vc explicou. Muito obrigada por compartilhar seu conhecimento! Deus o abençoe!
Foi a melhor explicação sobre o dizimo que já ouvi até hoje.
Victor, vc disse tudo que penso. Concordo com tudo. Parabéns pela sinceridade.
Dízimos e ofertas tem uma palavra chave; " Voluntariedade" .
Nossa, Victor! Muito obrigado por essa palavra! Tantos pastores distorcendo o que a palavra de Deus explica!
Só agradecer!
Como é bom ouvir alguém falar sobre determinado tema, sem nenhum interesse particular que lhe impeça de falar a verdade. A maioria dos pastores não conseguem ser imparciais ao tratar desse assunto, porque possuem interesse direto na manutenção da arrecadação de sua denominação. O melhor teólogo para falar sobre dízimo é aquele que não depende dele.
Bingo! Tenho p mim q líderes de igreja, “fazedores de tenda”, não tem problema algum com essa questão, por não dependerem financeiramente da igreja.
Excelente explanação sobre este assunto, infelizmente líderes não falam isso. Ficam presos a velho testamento, e se questionamos perguntam: nem parece que ama a Jesus
Você foi super sincero!
Baseado nestes pensamentos que eu perguntei ao pastor porque Jesus aboliu a Lei, mas não aboliu a "Lei do Dízimo" ?
Praticamente fui convidado a se retirar da Igreja .
Livramento é isso aí .
Parabéns Victor pelas palavras.
Mateus 5:17-19
muito bom , ouvi falar de você e tenho certeza : Deus te usou . sou membro de uma igreja muito conhecida e conceituada e que se diz "A verdadeira e a correta " mas, já a algum tempo essa situação da obrigatoriedade de devolver esse valor tem me deixado com um sentimento de culpa mas , também um sentimento de que não estou errado. De tudo o que já ouvi sobre o assunto, a tua colocação foi realmente honesta e sensata. Estou aliviado e agora tenho que tomar uma posição sobre isso. O chato é que gosto da minha denominação, tenho cargo, sou professor e penso : Como vou viver sem dar o dízimo e não posso ensinar também sobre a obrigatoriedade dele . Agradeço a Deus por sua vida e seu canal , bençãos
Parabéns irmão, e o que penso , o problema principal é a falta de clareza eles que pedem dizimo são desleal porque não ensinam a verdade e pior seus membros se tornam cegos e convencidos que estão seguindo a santos , tive meu cargo alto na igreja sei dos bastidores da igreja e triste e muito engodo, muita heresia, mal caráter etc.
Melhor explicação sobre dízimo que já ouvi. Deus te abençoe e guarde.
Muito boa essa explicação, também é dessa forma que eu entendo, explicação plausível meu irmão,
Melhor vídeo sobre dízimo que já vi na internet!
Victor obrigada por falar desse assunto! Que visão maravilhosa e sincera sobre algo que poucos falam. Minha admiração eterna. Deus continue te usando.
Então é muito meu em!
Comentário mais teologicamente honesto que ouvi na vida
Verdade...👏👏👏
@@levimachado9011 olha ele ai lendo os comentario
Que vídeo maravilhoso, espero que abra os olhos dos cegos seguidores
Tenho raiva do quanto te amo cara
Concordo plenamente. Parabéns pela ótima exposição!
Lendo o NT fico com a sensação de que o dízimo é muito pouco, a chamada para ofertar na Nova Aliança é ampla: bens, tempo, dedicação, amor, atenção e até o nosso corpo está entregue para viver conforme o Evangelho.
Pouco adianta serem 'dizimistas fiéis' e não viverem de modo correto, negligenciando outros campos, o fariseu que dizimava até da plantinha que o diga hehe.
BENS?? ONDE DIZ ISSO? DESDE QUANDO DEUS quer alguma coisa material?
@@nelsonramosmartins779em atos os bens, como terras eram vendidos, e o valor adquirido era ofertado aos apóstolos, leia a passagem sobre Ananias e Safira pra vc entender melhor
@@nelsonramosmartins779 33 E os apóstolos davam, com grande poder, testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça. 34 Não havia, pois, entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam herdades ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que fora vendido, e o depositavam aos pés dos apóstolos.35 E repartia-se a cada um, segundo a necessidade que cada um tinha. Atos 4:33-35
Até que enfim um pensamento honesto e esclarecedor, afinal se tirar o dízimo não tem igreja, pois quem vai sustentar os gatos da mesmo, porém o que temos hoje não é o mesmo dízimo que havia antes.
Pastor da minha “ex” igreja mal chegou, já estava querendo saber quem dos obreiros dava o dízimo. O líder dos jovens não dava todos os meses( era estudante universitário, não tinha ajuda dos pais), pq não sobrava p pagar o aluguel. O pastor repreendeu-o, disse “primeiro o dízimo, o resto Deus proverá.”, mas não perguntou se o irmão talvez estivesse passando por aperto. Esse foi um dos motivos pelo qual saimos dessa igreja.
fez certo
Tem gente que disfarça a ganância com zelo
Apóstolo Agenor duke: quem não dá o dízimo, vai para o inferno. Pilantra 😂😂😂
Parabéns Victor, que o Eterno Deus ti abençoe sempre
Foi a melhor explicação sobre dízimo que eu já vi. Nas outras era como se tivesse faltando algo pra me convencer, mas essa achei bem completa.
Usando a questão da proporcionalidade o dízimo é o que se encaixa melhor nesse quesito.
Concordo. É mais fácil de entender a proporcionalidade com o dízimo. Assim, um juiz e um empregado doméstico poderão contribuir da mesma forma, conforme suas condições. E quem não puder dar, deve receber!
Nem ferrando. Vai me dizer q o cara ganha 100 mil, tira 10 mil de dízimo; vai fazer a msm falta pra ele q 100 reais vai fazer pra quem ganha mil?
Os preços dos alimentos não são proporcionais ao salário... Logo, os pobres gastam uma proporção muito maior do que ganham com itens essenciais do que os ricos. Então, não, 10% não significa a mesma coisa para o rico do que para o pobre.
@@TiagoAfonsoInterprete por isso que eu disse, quem não puder dar, por ganhar pouco, deve receber, ser ajudado. E quem ganha 100 mil pode dar mais que o 10%, era assim na igreja primitiva.
Isso sim é bíblico. 👏👏👏
Leitura bíblica #209
Excelente 👏👏👏👏👏
Gostei da resposta honesta 👏🏼👏🏼👏🏼
Já algum tempo entendo que o dizimo não é obrigatório e nem traz quaisquer consequências sobre o não recolher. Todavia, sempre recolhi o dizimo ao entender que eu dou pela fé assim como dou ofertas e, não, apenas, por mero legalismo, mas sim por ser um dos exercícios da generosidade.
Infelizmente muitas igrejas pregam a obrigatoriedade e, ainda, dizem que não recolher trará "maldições". Eu mesma, já pertenci a tais igrejas e só quem está dentro dessas igrejas sabem quantas portas de medos abrem. Quando descobri que as diversas vezes que passei por provações financeiras não era porque eu estava sendo punida, que libertação Deus me deu.
Na pandemia quantos pastores na Internet não disseram que àqueles que receberam 600 reais de auxílio deveriam dar o dízimo. Alguém que não ganha nem para sobreviver deve dar o dízimo? Claro que não, tais pastores são verdadeiros lobos devoradores e, infelizmente, o Brasil está cheio desses pastores.
Que Deus tenha misericórdia de suas ovelhas. Graça e paz a todos! Que Deus lhe continue dando sabedoria Victor!
Meus parabéns pelo vídeo e as explicações como sempre com muita sabedoria através do Espírito Santo.
Que benção Victor ! Generosidade e Proporcionalidade e Amor a obra .
Excelente explicação 🙌🏼💯
Cirúrgico, exegético e lógico
Pura vdd,muita coragem de sua parte
Além do conteúdo do vídeo, muito bom por sinal, vc tem melhorado a qualidade, posicionamento e tumbs, parabens pela dedicação Vitor. Curti demais tua palavra no evento do BiboTalk. Gosto quando sou confrontado com a palavra, isso que me ajuda a melhorar
Parabéns. simples, profundo e objetivo❤
Muitíssimo excelente Victor!
Deus o abençoe sempre mais com sabedoria e graça! 💛
tava conversando sobre isso com minha irmã
Eu entendo assim tb,pela Bíblia, glórias a Deus!
Boa
Perfeito e cirúrgico.
Resumindo, dízimo não é para nós cristãos(gentios), mas se vc faz parte de uma instituição religioso contribuia de alguma forma para pagar as despesas do local
Ótimo vídeo irmão 👏👏👏
Mais do que isso. Se você é cristão, você tem o dever de contribuir financeiramente com os irmãos que estão passando por dificuldades. O pagamento de despesas institucionais é secundário. O principal é a ajuda ao próximo. E essa contribuição deve ser feita mesmo que você não faça parte de uma instituição.
Enfatizar nossa proporcionalidade na contribuição é algo válido, desde que seja para o objetivo correto e não para enriquecer instituições.
Ótimo!
bom demais, tirou minha dúvida, up e like
Parabéns, Vítor. Excelente. Já adianto que vai ter muito pastor te odiando por isso....
Sim. Principalmente os pastores com viés ideológico da direita meritocrática.
Perfeito! Melhor explicação que já ouvi. DEUS continue a te usar, Vitor🙏🏻
Pois é...
Parabéns irmão ..pela reflexão...está corretíssimo na sua abordagem desse assunto
Deus te abençoe!!
Graça e Paz Victor Fontana, a possibilidade de nos falar sobre os Judeus “Nazarenos” e Ebionitas?
Muito bom, muito bom...
Bacana
Obrigada por dividir esse pensamento
Obrigado por compartilhar esse conteúdo. Que Deus abençoe!!!
Sua exposição é bastante sóbria e bem clara. Entretanto, gostaria de saber onde entra e como fica o caso de Abraão e Melquisedeque nesse contexto.
Isso foi uma situação bem específica, Abraão deu dos despojos da guerra uma única vez e não mensalmente sobre os seus ganhos . Dízimo no antigo testamento era para os judeus e não gentios ,era alimento e não dinheiro e apenas para a tribo d Levi.
Circuncisão é muito mais importante q o dízimo e tbm é anterior a lei de Moisés ,já se circuncidou ?
Excelente! Muito esclarecedor
É isso. Benção!!!
Sempre direto ao ponto, Deus te abençoe.
Estava refletindo sobre isso ainda pouco. ☺️
Sempre excelente...
Mano, muito bom. Só esse fundo musical que dá medo kkkkkkk
Dízimo em si realmente não existe.... O que existe é uma contribuição voluntária.
Sem valor pré estabelecido, de acordo com o que cada um estabelecer em seu coração.
Obrigado, Victor! amo sua vida e ministério!
🙌🙌
17:27 20:02 20:04
Mto bom
Nunca vaze, sendo luz, estando entra a multidão, não abandone a multidão porem faça a luz que a em você aquilo que guia multidão, seja a luz na multidão, cure a multidão não se afaste da multidão, se torne o cristo das multidões isso que nos vivemos não é sobre nos é sobre cuidas das ovelhas perdidas da desamparadas que tipo de irão que vendo uma coisa dessa se afasta e abandona seus irmão em uma citação dessa , se vc acordou e esta vendo o problema agora é sua vez de deixar a multidão saber do mesmo!
🙏
Senhor Deus abencoa minhas apostas da loteria da Caixa Econômica Federal eu darei o dízimo de todas minhas apostas da loteria da Caixa Econômica
Muito bom mesmo, mas fico pensando no episódio da viúva pobre, ela deu tudo o que tinha, e Jesus se agradou disso pelo que disse aos discípulos.
Guilherme Nunes tem um vídeo muito bom falando sobre esse assunto. É uma perspectiva interessante.
Espetacular explicação! Mais como o assunto é dinheiro, nunca fechará nem em mil anos. Jesus disse que no dinheiro estaria a raiz de tooodos os males.
audio baixissimo, obrigado pelo conteudo
Como sempre muito bom! 👏🏻👏🏻👏🏻 Victor, vc poderia falar sobre a passagem da oferta da viúva podre? Essa passagem sempre me deixa intrigada.
A viúva deu muito mais do que se esperava dela
Eu prefiro dar oferta.
Victor, e o texto de hebreus que é muito usado por quem defende a prática do dízimo para os gentios, como se explica?
Poderia ter ainda citado o princípio do dízimo antes da lei (Gn 14 e Gn 28), e também a clara exigência bíblica da doação , no novo testamento, para manter os que se dedicam integralmente na obra de Deus, conforme 1Co 9, bem como MT 10.10 e Lc 10.7. Isso porque o texto citado no vídeo (2Co 8-9), realmente está voltado para uma oferta específica, mas outros como 1Co 9 fala claramente de manter obreiros, assim como 1Tm 5. 17-18. Em resumo, existe no novo testamento um princípio de doação contínua e proporcional para manter a obra de Deus, e o dízimo cumpre muito bem esse papel.
Você não é proibido de dar o dízimo, o dinheiro é seu, pode dar até 100% se quiser. O grande problema é a imposição do dízimo às pessoas juntamente com uma ameaça. Deus quer que as pessoas sejam generosas e misericordiosas, mas isso não é feito por imposição, é mediante a transformação do Espírito Santo.
Abraão deu o dízimo, mas não era o dízimo da lei, não foi imposto, e deu dos despojos da guerra. (Considerai, pois, quão grande era este, a quem até o patriarca Abraão deu os dízimos dos despojos. Hebreus 7:4) E detalhe, as sagradas escrituras nem mesmo citam a recorrência dessa ação.
Quem tem o Espírito Santo é guiado pelo Espírito. Deus é vivo. Deus tem seus servos e filhos que possuem bens e riquezas aqui na Terra, e Ele pode muito bem usar essas pessoas para ofertar. Aliás, em atos dos apóstolos demonstra isso, as pessoas vendiam os bens e davam o dinheiro. Por quê? Porque eram convertidos, tinham o Espírito. E quem tem o Espírito é guiado por Ele.
Aliás, a própria avareza é pecado e idolatria. Se alguém é liberto da avareza e tem condições, não é natural que contribua para uma obra que ela acredita ser de Deus? Se alguém é avarento, precisa antes se libertar disso, e não é com imposição de dizimo que ela vai se libertar, é pelo poder de Deus. Se lei de dízimo libertasse pessoas da avareza, os fariseus não seriam avarentos. (Lucas 16:14 E os fariseus, que eram avarentos, ouviam todas estas coisas, e zombavam dele.)
Se tem pessoas em uma congregação que tem condições financeiras para contribuir, mas precisam ser forçadas para que contribuam, então há problemas aí.
Esse canal é um pouco meu! 😊
A resposta honesta é silenciar onde a Bíblia silencia.
E se o valor vai para salarios astronomicos de figurões, Convençoes, eventos chiques?
Por isso que ele falou da importância da transparência. Os pastores ou administradores devem prestar conta dos gastos da igreja.
Você se pergunta se deve continuar nessa congregação. Caso conclua que não, você muda de congregação e vai pra outra. Falo isso, pois questionar as lideranças da igreja vai depender o forma como a congregação de organiza. Se a igreja for propriedade do pastor, nem perca tempo questionando, troque de congregação. Pois se a igreja é propriedade do pastor e de sua família ela não é igreja, e um negócio, um empreendimento familiar.
@@andr3lz Obrigado pela resposta Irmão, mas infelizmente não existe clareza sobre isso. Pois é uma grande denominação e se questiona é rebelde.
Excelente !
Eu penso que a falta de uma fala específica sobre dizimo no NT, e principalmente nos escritos de Paulo é por conta de uma disposição dos cristãos primitivos a participar financeiramente inclusive em mais do que os 10%.
Como exemplo:
”Os que criam mantinham‑se unidos e tinham tudo em comum. Vendiam suas propriedades e bens e os distribuíam conforme a necessidade de cada um.“
Atos 2:44-45 NVI
Seguindo em Paulo a mesma linha, como dito no vers. citado no vídeo, partiu dos próprios cristãos o desejo da contribuição.
Mas é OBVIO que isso é um “achismo”😅
Não esqueça que esses novos cristãos mencionados nessa passagem, eram judeus de nascença, logo conheciam e e praticavam a tradição do dízimo. Nós não podemos afirmar que os novos convertidos gentios, de outros lugares, fizeram da mesma forma.
Muito bom! Uma pergunta: qual é a proporcionalidade? Visto que, para eu dar uma proporção, que é "uma parte do todo", qual é a expressão dessa proporção?
Deduzo, por referência da Escritura usada e lida pelos alcançados, A.T, que era 10%.
Caso contrário, como saberei "quantas partes do meu todo darei?" Qual é a porcentagem dessa parte? Pra mim, está implícito que a proporção é 10% em conformidade com o todo que se tem. Diga-se de passagem, que em Atos, a Igreja vai além, com pessoas vendendo propriedades etc...