Mahan. O Geopolítico que definiu a Política Externa Norte-americana
Вставка
- Опубліковано 6 лют 2025
- Neste vídeo vamos ver qual era a tese de Mahan, que foi fundamental para os Estados Unidos e influenciou o Japão, a Alemanha, a França e até a China.
Série: Pais da Geopolítica S01e02
Entre no nossos grupos e fique por dentro de estudos de Geopolítica:
Instagram: / deleonpetta
Twitter: / geopolmundial
Telegram: t.me/joinchat/...
WhatsApp: chat.whatsapp....
Stock músicas provided by KaelBeis, from Pond5
Infados de Kevin MacLeod é licenciada de acordo com a licença Atribuição 4.0 da Creative Commons. creativecommon...
Fonte: incompetech.com...
Artista: incompetech.com/
Opa. Sugestão minha, modéstia à parte. Haha.
E foi msm. =)
Sugestão excelente!
De Fundamento tchê Abraços
O pensamento e a cultura naval foi o que levou países como à Inglaterra ao esplendor. Uma sugestão para novos temas seria falar sobre à guerra naval e uma política externa naval brasileira.
Boa Noite tchê ABRAÇOS AQUI DO CERRITO EM SANTA MARIA RS BRASIL
Ai me fala, q outro canal tem geopolítica desse nível de qualidade acadêmica?
Aqui é canal pra adulto q gosta de geopolítica de verdade, criançada limitada, preguiçosa e superficial q não sabe oq é Geopolitica, fica nos HOCs e Aragões da vida.
Kk
Professor vc sempre destacou a visão de longo das potencias globais, com EUA não poderia ser diferente! E vendo está aula tudo faz sentido do porquê eles são a maior potencia global. Fizeram muito bem seu trabalho de casa seguindo está extrategia geopolitica.
É Adriano e hoje você tá enganado,já não mais essa potência,hoje meu jovem tem outras,quê é de igual pára igual é digo mais,eu sou realista e acho quê os Estados Unidos já desde 2010ele vem se deteriorando à uns doze anos e outra filho foi tiro no pé dos Americanos,foi cometer erros encima de erros,os Estados Unidos não é uma Democracia é uma Ditadura enrustida e querem ditar o ritmo dó mundo e outra burrice foi jogar à Rússia no colo dá China,se embate contra já terrível,imagina com à Rússia junto,hoje tem um risco muito grande para os Estados Unidos e eu como Brasileiro eu não queria quê ó meu Brasil estivesse na situação em que está acontecendo com os Estados Unidos hoje,criou muito monstro e agora só rezar prá chegar novas eleições presidenciais lá e quê tente amenizar oque esse idoso fez,vai ser difícil,guerra fria,não com um e sim com dois e sem nescessidade.
Grande vídeo Petta, sou fã de carteirinha do Mahan, é leitura obrigatória
Seu canal é muito bom, espero que algum dia tenha o reconhecimento que merece.
Vai ser difícil, no UA-cam quanto mais técnico e de qualidade for algo, menos terá visualizações, a galera quer moleza, canal top de linha é o do hoje no mundo militar, Daniel Lopes, Ricardo Marcílio.
Tema imperdível ❤❤❤
Podes crer!!!!. Tema imperdível!!!!.
Vídeo top. Tô maratonando professor. Meu filho e eu
Se puder fazer um vídeo sobre a geopolítica do mar da América do sul e em especial do Brasil
Excelente preleção, Professor! Na live de domingo, irei acompanhar com certeza...
seu canal é espetacular cara, as análises são extremamente completas
Ficou bom demais!!!
uma ótima matéria ,uma visão política futurista para iniciação de uma potência prof:Leon P.
No caso da influência de Mahan no Japão confesso que fiquei curioso (ou não entendi muito bem o vídeo, o que é plausível), pois Tóquio até a segunda guerra acreditava muito na doutrina de "batalha naval decisiva " , vide a vitória estrondosa sobre a armada russa em Tsushima em 1905. A construção da classe Yamato se dera como fruto dessa pedra angular da estratégia militar naval japonesa. A derrota em Midway é que demonstrou a fraqueza dessa doutrina, aliada a outras circunstâncias, como quebra do código de ataque pelos americanos, etc ...
Até a criação das armas nucleares, creio ter sido a principal estratégia de dissuasão militar que as nações (no caso as potências ) tinham na manga ; o tamanho/poder de suas frotas navais.
Entendeu certo sim.
O Japão tentou buscar essa Batalha decisiva na Segunda Guerra, mas não conseguiu. Pq a batalha decisiva, não deve ser prioridade absoluta.
O Pacífico como o Atlântico Norte, é um grande sistema integrado. Uma batalha decisiva q nem conseguiram contra a Marinha russa em Tsushima, não seria possível. Deveriam ter adaptado, q nem os EUA fizeram.
Seria interesante mais vídeos sobre a Índia, me parece um país que apesar dos desafios sociais, sempre teve uma política que jogou de maneira muito pragmática
Muito obrigado amigos.
@09:55, De Leon, diferente da ação dos U-boats no Atlântico, foi com essa metodologia que os EUA aniquilaram o comércio externo do Japão com submarinos na Segunda Guerra. Estou certo no raciocínio?
Parabéns pelo ótimo conteúdo.
Complicado, pq ambos os países usaram da influencia dele. Porém, o Japão era mto mais "administrativo" do q necessariamente estratégico.
Parabéns pelo excelente vídeo De Leon.
De Leon, no período imperial brasileiro houve uma visão geoestratégica marítima para o Atlântico Sul e bacias do Prata e Amazônica?
Abraços e sucesso.
Excelente! Penso que nesse momento, com os recentes avanços tecnológicos, uma poderosa marinha, que até agora pode, do mar, devastar forças e pontos de interesse em terras inimigas, terá que lidar com a possibilidade de ser ela própria devastada por ataques de mísseis vindos de pontos longínquos em terra, mar ou ar. Bom para a defesa de países sem uma força naval consistente, mas ainda insuficiente por completo para uma expansão.
Ótimo vídeo, parabéns 👏👏
A principal variável independente que define uma "potência naval" e "potência terrestre" é o Coeficiente de Marítimidade/Territoriedade?
Muito interessante. Obrigado
Muito bom. Ainda nao consegui terminar de ver, mas extremamente explicativo.
Obrigado pela aula excelente!
👍👍👍👍👍👍👍
Obrigado pelo video.
Chegando nos 12 mil inscritos
Hoje já no horizonte 100 mil vindo... o tempo voa
Excelente vídeo! Sempre tive um interesse em saber mais sobre os meios navais.
Muito bom o vídeo.
Não vou perder por nada
Eu acho que ambas as teses são complementares. Embora eu ache a marítima mais eficiente (sob a ótica de domínio global)
Aula bem didática professor!!! Mas em tempos de mísseis hipersônicos atualmente, navios de guerra viram banheiras 🛀 flutuantes!!!
Será que existem estrategistas que acompanham e traçam esses planos nas grandes potências ? Pois os planos são a lo Go prazo !
EUA, França, Japão e China seguiram a risca.
Gostaria muito de sugerir aos fans deste canal (da qual eu também sou fã),o canal norte-americano “Democracy Now” e especialmente a entrevista com Jeffrey Sachs: U.S. Policy & “West's False Narrative “Stoking Tensions with Russia, China” - Finalmente um anglo-Americano falando sobre os EUA obsessão de reter hegemonia no planeta Terra.
Excelente explicação. Muito obrigado... Uma pergunta que talvez seja meio simplória... a longo prazo, a potência marítima leva vantagem sobre a potência terrestre? Se pensarmos por exemplo, nos conflitos entre Inglaterra e França, EUA e URSS etx. Ou estou fazendo uma leitura muito equivocada? Grato.
Acredito q depende mto do contexto. Se por um lado a Inglaterra conseguiu usar isso como vantagem por mto tempo, por outro o nascimento da Alemanha bagunçou isso. E mesmo os ingleses somados aos franceses não foram capazes de se contrapor a essa força terrestre.
Professor, não sei se o senhor ja fez um vídeo sobre isso, mas poderia responder qual país da atualidade o senhor considera o melhor em termos de estratégia geopolítica?
Estados Unidos, apesar de erros recentes.
@@GeopolíticaMundial Isso também se aplica no contexto militar?
Nós patriotas que devemos guardar mares ,montanhas e os ares .
O brasil daqui uns 40 anos poderia fazer o seguinte manter uma frota no altlantico sul para poder ter controle os estreitos de magalhaes e panama,e manter outra frota no indico controlando enforcamentos globais na asia,e podendo se mover para o pacifico,isso claro daqui a uns 40 anos quando ja tivermos resolvidos nossos problemas
Continua sendo a Marinha mais poderosa.,Mas se não conseguir manter o progresso tecnológico no continente,acabar,inevitavelmente, implodindo
O som é uma versão de "Ghost Riders in the sky"? Gostei
Terminei de ver o video. Excelente tentando trazer para nossa realidade: Brasil e Atlantico sul.
1- marinha mais forte que patrulhasse entre foz do amazonas até oeste africano. E da foz do prata ate cape town
2- bases em Angola guine bissau e talvez Nigeria na africa .
3- base na patagonia argentina
4- pelo menos 2 porta helicopteros e 2 sub nucleares e marinha poderia continuar concentrada em Niteroi
5- base aérea com caças em noronha.
Partindo, obvio ,do pressuposto que em paralelo ferrovias internas, facilitando a logistica interna do pais e tambem, ligando pelo menos o cone sul e Chile. Entendo que amazonia e planalto andino sao quase intransponiveis.
Faria sentido? Onde erro no meu raciocinio? Nao estou fando de ser superpotencia, so de impor algum respeito e dizer que esse quintal e nosso.
Ahhh e obvio um governo sério nao essas piadas que temos por ai. Um walking dead ladrao e um palhaço sem noção
Adorei seu comentário, 🤩 precisamos de porta aviões e principalmente sancionar o submarino nuclear,
Como a Marinha Imperial Brasileira faz falta hein! 😕
Peraí , qual ent é o termo correto pra nomear essa situação de " Atlântico Norte integrado" ?
De certo modo, os EUA são o único exemplo de um estado que conseguiu manter um "espaço-vital realizado", não? A "Ilha-continente", o "poder anfíbio" por excelência... Tal como Ratzel, o mar enquanto a verdadeira última fronteira.
Sim, de forma incontestável. Só os EUA.
Os melhores do mundo USA Forever
A "Batalha Final Decisiva" é um ato de desespero por parte do defensor? É o ponto culminante de vitória "naval" do atacante? Construir uma marinha de guerra e custoso e leva tempo...
Não necessariamente, pode ser a forma de atingir a vitória. Mas tbm a única opção.
Depende do contexto.
A tese do "Poder Parador das Águas" de John Meansheimmer tem algum "fundamento geopolítico" subjacente?