Joia Jonatas! esse vídeo me ajudou muito na montagem do novo traçado! até então toda ac44 q eu tentava rodar jogava o vagão pra fora do trilho, quando ela mesmo não saia! agora corrigi pequenas imperfeições e está rodando lisinho todas as locos que tenho!
Espetacular seu vídeo meu amigo... Parabéns pela maquete e suas dicas são ótimas ..... Logo pretendo começar a minha ....por enquanto o problema é espaço
Muito bom suas dicas. Fale sobre os desvios que é tendão de Aquiles de todo modelista. Tenho problemas crônicos com desvios. Tenho Peco, Atlas e FRATESCHI. Todos uma hora ou outra descarrilham. Principalmente as flange baixa. Norte Americanas
Beleza Jonatas. As famosas curvas de transição. Eu também fiz assim quando tinha Frateschi no meu tablado. Hoje eu uso trilhos rígidos importados. Tenho raios de 44, 50 e 57 cm. A largura do tablado é um pouco maior que o seu, 1,30m.
Flanges fora da escala como faz a Frateschi e na Europa tem, realmente, uma vantagem maior de permanência na linha. Mas há problemas. Há locomotivas européias que a flange, maior até que da Frateschi, chegam a interferir na tala de emenda. Isso aconteceu comigo e custei para descobrir porque o truque dava um salto em algumas emendas.
Bem observado Carlos! Aqui na minha maquete acontece isso com flanges muito grandes. Existe esse fator de "pulo". Ou seja, por isso é bom projetar a maquete já condizente com o tipo de material rodante desejado! Obrigado pela contribuição! Abraços!
@@jonatasbg A gente vai percebendo coisas ao montar a maquete. Locomotivas americanas com flange de roda na escala se sentem mal nas curvas com trilhos 4188. Outra coisa que se deve evitar é montar um desvio logo após o término de uma curva com o 4188. Locomotivas Frateschi tiram de letra. Mas as americanas sobem na agulha e passam por cima. Isso porque não dá tempo do truque se alinhar como se estivesse numa reta. O que eu fiz foi colocar um trilho curto, o 4055, só para que o truque fique reto antes de entrar no desvio.
Olha também não gosto! Rsrs. Mas como está é assim, não poderia deixar de rodar essas máquinas! Rs. Mas o ideal (pretendo no futuro) já é dimensionar com grandes raios a fim de termos um visual mais realista e não sacrificar as locomotivas!
Já ganhou outro inscrito Jonatas nem me fale da Russa é um sonho em ter uma na pinturinha Fepasa com certeza! rs A Frateschi bem que poderia ajudar a realizar esse sonho não apenas meu mais de MUITOS com absuluta certeza gostei das dicas não tenho maquete ainda mas essas dicas são valiosas, likes com certeza tmj
sorry to be offtopic but does someone know a trick to log back into an instagram account..? I was stupid forgot my login password. I appreciate any help you can give me
Jonata que linda sua maquete, estou iniciando a minha maquete e gostaria de saber se vc tem video ensinando a fazer a rampa...do inicio! Valeu ! Parabéns!
Olá Rick!! Parabéns pela iniciativa! Puxa na época eu não fazia videos como hoje! Aqui tem um vídeo que dá pra ver a elevação que fiz com toquinhos de madeira: ua-cam.com/video/aucD9Eec2mo/v-deo.html Só que eu exagerei na altura o ideal é uma elavacao de até 5% a cada metro.
Jonatas,estou construindo uma maquete em um compensado,só que no chão. Você tem algumas dicas para ela referente a cuidado e manutenção em tais casos como poeira etc...?
Olá bom dia!! Bem o compensando não gosta de umidade talvez forrar o chão seja interessante! Sobre a poeira, cobrir com um plástico fino ajuda! Minha dica é colocar árvore grandes em pontos estratégicos onde o plástico se apoiará!
Meu caro, que distância você guarda do contra-trilho para o principal? Ou usa como parâmetro de montagem as protuberâncias que imitam os cravos do próprio trilho?
Olá! É muito relativo pois em ferrovias reais a taxa de aclive é bem mínima e por vários quilômetros! Em HO ou N é aceitável até uns 4% a 5% do trecho de subida. Claro que 2% fica bem agradável mas as vezes é impraticável em layouts pequenos!
Poxa mano amei seu projeto, tenho uma grande admiração pelo hoby,quero começa a minha mas não sei como começar,se poder me dar uma dica agradeço muito. Quanto eu gastaria hoje pra ter uma maquete dessa aí ? Valeu 👍
Olá! Obrigado! Vamos lá! Aconselho começar pelo simples : a escolha do tema que pretende modelar! Que ano pretende focar? Carga ou passageiro? Oubos dois! E o tema? Ambiente urbano... Rural... Pense um pouco nisso antes pois irá te ajudar a direcionar a compra do seu material!
@@jonatasbg gostei da Maria fumaça aí muito bom,minha dúvida é como comprar a locomotiva e os trilhos,se poder manda um link pra eu começar a compra ou se tiver ver algum site que vende já completo eu compro acho melhor.
Fala jonata blz .....queria saber tudo sobre os amv que vc usa Modelos marcas onde comprar como instalar todas as dicas e informações .....Vale um vídeo ..kkkkk Valew maninho
Opa bro me tire essa dúvida se possível. A locomotiva U20-C é a minha locomotiva mais problemática nas curvas, seja nas abertas e fechadas, sempre descarrilhado, até a minha C30-7 vai suave. A minha U20-C é problemática? Ou é característica desta locomotiva por natureza? A propósito, trilhos bem assentados e alinhados, e mesmo assim minha U20-C dá gargalo. Excelente video sobre as curvas, parabéns. 👍🏼
Olá!! Vamos lá! A sua u20c é da Frateschi? Se for deveria ser executada nas mesmas curvas em que a c30-7 se inscreve! Se ela descarrilha, provavelmente há algo errado com o mecanismo! Compensa abrir para observar!
Jonatas, blz? A pouco tempo me tornei inscrito e venho vendo seus vídeos desde o início para conhecer toda a história da Hill Valey. E por isso tenho duas perguntas.... pq tem essa paixão pelo cenário norte americano e como consegue importar essas máquinas de revendedores confiáveis? Abraços.
Olá Thiago! Fico feliz por acompanhar o canal! Bem, quanto ao cenário não é só o americano, mas também europeu e o brasileiro nas épocas de ouro! Oque me fascina de fato é época de 1940 a 1960 onde reinavam as grandes vapores e as primeiras diesel! As locomotivas compro de lojas brasileiras como a riograndemodelismo.com.br e a Brasilhobbies por exemplo. Porém algumas também importei direto! ;)
@@jonatasbg ok... tenho essa mesma admiração pelas "à vapor". Depois verei com mais calma esses sites. Pra mim aqui em BH é complicado, pois temos apenas 2 lojas onde podemos comprar alguma coisa e geralmente Frateschi ou então dar a sorte de encontrar usado na AMF (associação mineira de ferreomodelismo).
Jonatas... andei estudando um pouco mais sobre raios de curvatura e me veio uma outra dúvida sobre curvas em maquetes usando os trilhos flexíveis e os rígidos. Há algum macete para realizar curvas quando você tem apenas trilhos rígidos e a largura da maquete já está definida? Ou neste caso, preferencialmente deve-se usar trilhos flexíveis? Tentei fazer um projeto naquele programa SCARM e consigo fechar as curvas com os trilhos flexíveis...sempre rola um desencontro na retas opostas. Você sabe como passar por cima deste problema?
Olá Thiago!! Se for trilhos rigidos entra a questão do vídeo assentando da melhor forma possível. Note também que mesmo os rigidos podem ter variações no raio devido ao processo de fabricação! Já os flexíveis embora mais trabalhosos (e necessário cortar as sobras e lixar as pontas ao fazer curvas, permitem praticamente realizar qualquer tipo de curva sem preocupações!
@@jonatasbg Sim, quanto a questão dos trilhos rígidos, já tinha observado essa questão do tamanho e angulação específicas, porém até ontem ainda não entendia muito bem sobre quais os mais indicados, como determinar a melhor angulação para o traçado escolhido e etc. Logo em seguida de postar esta pergunta, fiz algumas pesquisas e tive uma explicação muito boa no link: redeferroviariarioseco.blogspot.com/2015/05/discussao-menor-raio-adequado-de.html.... agora acredito ter subido uns dois degraus nesse assunto. E percebi que realmente esse raio do centro da sua maquete é milagroso de acordo com alguns gabaritos, kkkkk! Mas é isso aí, logo mais irei tentar alguns traçados e possíveis resultados com loco à vapor, B+B e C+C. Abraços
Fala Jonatas, ótimo vídeo! Também temos uma maquete desse tamanho aqui em casa e realmente o ângulo pra rodar as athearn é complicado kkkk Me tira uma dúvida, qual material tu utilizou em cima dos trilhos pra fazer a passagem de nível de asfalto que aparece ali aos 5:15 do vídeo?
Salve César! É apenas lixa dágua! Se não me falhe a memória a lixa 600 que tem uma granulação apropriada! De fato essas curva nos dão dores de cabeça! Rs Abraços!!
Olá!! As locomotivas digitais tem o som dentro dela mesmo! Há um alto falante e gravações que reproduzem com realismo e em sincronia os sons das locomotivas!
Olá! Nelson é difícil mensurar visto que é um trabalho de Dez anos! É como um terreno, uma casa em que vc vai melhorando, compra os móveis, TV, etc! Chega um momento que vc não faz ideia! Rs
Olá Marco! Este modelo específico já vem com a unidade de fumaça de fábrica! Algumas locomotivas, especialmente as vapores possuem este recurso. Abraços!
Vim.atraves de sua indicação por esse vídeo, quando em um outro vídeo coloquei a respeito de um problema em relação a descarrilamento
Olá Amaral! Espero que te ajude!
Muito boa sua explicação á respeito da diferença dos frisos das rodas de alguns modelos, é uma realidade.
Obrigado Ger!
@@jonatasbg Eu que agradeço á você por incentivar o ferro modelismo.
essas sua locomotivas sao enorme boa dica
Que bom que foi útil!
Very realistic.
Good job
Parabens. Gostamos de sua didatica. Assoc Brasileira de Ferromodelismo SBF - S Paulo,SP
Grande Alberto! Obrigado!! Abraços!
Belo trabalho! Parabéns
Joia Jonatas! esse vídeo me ajudou muito na montagem do novo traçado! até então toda ac44 q eu tentava rodar jogava o vagão pra fora do trilho, quando ela mesmo não saia! agora corrigi pequenas imperfeições e está rodando lisinho todas as locos que tenho!
Fico contente!!
Bacana, suavização de curvas (easement) é uma técnica muito boa e dá resultados muito bons.
Pois é.. Além de existir no mundo real, na maquete é ainda mais necessária em curvas de raios apertados :)
Muito bom.
Excelente trabalho, parabéns !!!!!
Parabéns. Excelente vídeo
Obrigado!!
Muito bom!!
Espetacular seu vídeo meu amigo... Parabéns pela maquete e suas dicas são ótimas ..... Logo pretendo começar a minha ....por enquanto o problema é espaço
Obrigado pelo prestígio Fabiano!!
O espaço sempre é um problema de fato! Mas sempre há um circuito que se adapta a algum cantinho!!
Muito bom o vídeo 👏👏👏
Muito bom suas dicas. Fale sobre os desvios que é tendão de Aquiles de todo modelista. Tenho problemas crônicos com desvios. Tenho Peco, Atlas e FRATESCHI. Todos uma hora ou outra descarrilham. Principalmente as flange baixa. Norte Americanas
Obrigado Paulo! Falei em um vídeo tempos atras: ua-cam.com/video/uLCR0vsosDs/v-deo.html
Beleza Jonatas. As famosas curvas de transição. Eu também fiz assim quando tinha Frateschi no meu tablado. Hoje eu uso trilhos rígidos importados. Tenho raios de 44, 50 e 57 cm. A largura do tablado é um pouco maior que o seu, 1,30m.
Que beleza Marcelo! Raios maiores, maiores possibilidades!
De fato as transições suaves auxiliam muito a inscrição das locomotivas nas curvas!
Flanges fora da escala como faz a Frateschi e na Europa tem, realmente, uma vantagem maior de permanência na linha. Mas há problemas. Há locomotivas européias que a flange, maior até que da Frateschi, chegam a interferir na tala de emenda. Isso aconteceu comigo e custei para descobrir porque o truque dava um salto em algumas emendas.
Bem observado Carlos! Aqui na minha maquete acontece isso com flanges muito grandes. Existe esse fator de "pulo". Ou seja, por isso é bom projetar a maquete já condizente com o tipo de material rodante desejado!
Obrigado pela contribuição! Abraços!
@@jonatasbg A gente vai percebendo coisas ao montar a maquete. Locomotivas americanas com flange de roda na escala se sentem mal nas curvas com trilhos 4188. Outra coisa que se deve evitar é montar um desvio logo após o término de uma curva com o 4188. Locomotivas Frateschi tiram de letra. Mas as americanas sobem na agulha e passam por cima. Isso porque não dá tempo do truque se alinhar como se estivesse numa reta. O que eu fiz foi colocar um trilho curto, o 4055, só para que o truque fique reto antes de entrar no desvio.
Sei bem oque é isso! Minha maquete era assim! Em breve farei um vídeo sobre as alterações que fiz ao longo dos anos.
Show essa maquete 👍
Jonatas, primeira vez no canal e já achei ótimo e me inscrevi, parabéns pela maquete e bora assistir mais vídeos
Que legal que tenha gostado!! Obrigado! :)
Que legal
❤❤❤❤❤❤❤
Detesto maquetes com curvas apertadas que dão aquela má impressão em locomotivas e vagões. Parabéns pela solução.
Olha também não gosto! Rsrs. Mas como está é assim, não poderia deixar de rodar essas máquinas! Rs.
Mas o ideal (pretendo no futuro) já é dimensionar com grandes raios a fim de termos um visual mais realista e não sacrificar as locomotivas!
Já ganhou outro inscrito Jonatas nem me fale da Russa é um sonho em ter uma na pinturinha Fepasa com certeza! rs A Frateschi bem que poderia ajudar a realizar esse sonho não apenas meu mais de MUITOS com absuluta certeza gostei das dicas não tenho maquete ainda mas essas dicas são valiosas, likes com certeza tmj
Que legal Ricardo!! De fato a Russa é linda! Abraços!!
Se doido beleza de maquete
Obrigado!!
Show
Muito bacana
Show essa maquete
sorry to be offtopic but does someone know a trick to log back into an instagram account..?
I was stupid forgot my login password. I appreciate any help you can give me
@Markus Alexzander Instablaster :)
bom dia ! sugestão : fazer 2 ou + buracos na parede; daria a impressão do trem entrando / saindo da montanha !!!
Pode ser interessante! Até colocar uma parede falsa de tunnel!
Parabéns
Muito top.......
BOA NOITE JONATAS GOSTARIA DE UMA FOTO COMPLETA DA SUA MAQUETE ACHEI O TRAÇADO MUITO LEGAL
Olá! Irei providenciar!
Jonata que linda sua maquete, estou iniciando a minha maquete e gostaria de saber se vc tem video ensinando a fazer a rampa...do inicio! Valeu ! Parabéns!
Olá Rick!! Parabéns pela iniciativa! Puxa na época eu não fazia videos como hoje!
Aqui tem um vídeo que dá pra ver a elevação que fiz com toquinhos de madeira:
ua-cam.com/video/aucD9Eec2mo/v-deo.html
Só que eu exagerei na altura o ideal é uma elavacao de até 5% a cada metro.
Seus vídeos são muito bons, você poderia fazer vídeos falando sobre DCC++ , como montagem, programação e tudo mais, Vlw, Abraço.
Obrigado Quinho! No futuro tenho planos para isso ;)
Muito legal
Faz um video mostrando esse painel com os desvios abçs
Ele é bem simples mas faço sim!!
O problema das emendas nas curvas é no lado de fora da curva, o trilho de dentro não tem tanto problema.
Jonatas você utiliza desvios frateschi ?
Olá! Sim. Com modificações ua-cam.com/video/uLCR0vsosDs/v-deo.htmlsi=_uCZkBN8L74kaZiu
Nossa show essa maquete.... estou começando agora.... queria saber qual é a melhor escala dos carrinhos
Que legal!, a escala corresponde a da maquete. Tudo no geral tem que ser proporcional. Neste caso 1/87 que é a escala HO
Jonatas,estou construindo uma maquete em um compensado,só que no chão. Você tem algumas dicas para ela referente a cuidado e manutenção em tais casos como poeira etc...?
Olá bom dia!!
Bem o compensando não gosta de umidade talvez forrar o chão seja interessante!
Sobre a poeira, cobrir com um plástico fino ajuda!
Minha dica é colocar árvore grandes em pontos estratégicos onde o plástico se apoiará!
Gostei da maquete, belo trabalho. Onde consegue esse poster de paisagem?
Olá Gledson obrigado! Este baixe-o a imagem pelo computador e imprimi em uma gráfica em vinil!
@@jonatasbg Legal! Ficou bem realista com esse fundo de montanhas!!
Show!
Meu caro, que distância você guarda do contra-trilho para o principal? Ou usa como parâmetro de montagem as protuberâncias que imitam os cravos do próprio trilho?
Olá Carlos!! Costumo usá-las como parâmetro! Uma boa pedida é usar trilhos da escala N que são menores e se "moldam" bem aos contra trilhos! Abraços!
Boa tarde Jonatas, vc falou a largura da maquete e qual o comprimento? Vou começar nesse mundo ferromodelismo, estou cheio de dúvidas.
Salve Messias! Se não falei agora vai: 2.20 por 1.10. Ela é pequena!
Nessas suas curvas, carros passageiros Amtrak da Broadway rodariam ???
Olá Carlos nas externas sim! Porém não ficam bonito! Rs. Tenho video dos compridos da NYC que são enormes e ainda assim rodaram.
Por curiosidade, qual é a inclinação indicada para uma subida? O que vale para a HO vale para a N?
Olá! É muito relativo pois em ferrovias reais a taxa de aclive é bem mínima e por vários quilômetros!
Em HO ou N é aceitável até uns 4% a 5% do trecho de subida. Claro que 2% fica bem agradável mas as vezes é impraticável em layouts pequenos!
Parabéns pelo vídeo amigo!essa ponte foi feita com o kit rampa frateschi?
Obrigado! Isso o antigo kit!
@@jonatasbg legal!como vc fez a base entre um pilar e outro p assentar o trilho?!
@@jonatasbg tmb tenho esse kit.
Foi cortando uma madeira em formato circular! Os trilhos foram pregados em cima.
@@jonatasbg TKS total mestre!
Jonatas. Vc tem ideia de quantos metros de trilho vc usou nessa maquete ?
Olá! Em torno de 22 mts.
Poxa mano amei seu projeto, tenho uma grande admiração pelo hoby,quero começa a minha mas não sei como começar,se poder me dar uma dica agradeço muito. Quanto eu gastaria hoje pra ter uma maquete dessa aí ? Valeu 👍
Olá! Obrigado!
Vamos lá! Aconselho começar pelo simples : a escolha do tema que pretende modelar!
Que ano pretende focar? Carga ou passageiro? Oubos dois!
E o tema? Ambiente urbano... Rural...
Pense um pouco nisso antes pois irá te ajudar a direcionar a compra do seu material!
@@jonatasbg gostei da Maria fumaça aí muito bom,minha dúvida é como comprar a locomotiva e os trilhos,se poder manda um link pra eu começar a compra ou se tiver ver algum site que vende já completo eu compro acho melhor.
jonatas, como vc fez para deixar prata os trilhos da frateschi que sao dourados? voce pintou? qual a tinta?
Olá! São os trilhos originais flexíveis! São de níquel silver apresentando melhor resistência a oxidação!
Cara ficou muito bom! Como voce fez os matinhos( grama) ?
Salve! Tem um vídeo sobre isso!
ua-cam.com/video/iqhZVHngNhg/v-deo.html
Basicamante vc precisa de grama eletrostática, um aplicador e cola branca.
Onde você conseguiu a foto de fundo?
Estou procurando e não encontro
Olá! Vou ver se deixo um link. Normalmente eu mesmo que faço.
Fala jonata blz .....queria saber tudo sobre os amv que vc usa
Modelos marcas onde comprar como instalar todas as dicas e informações
.....Vale um vídeo ..kkkkk
Valew maninho
Olá!! No momento os da Frateschi! Mas tive contato com os da Walthers e também são fantásticos!!
Opa bro me tire essa dúvida se possível.
A locomotiva U20-C é a minha locomotiva mais problemática nas curvas, seja nas abertas e fechadas, sempre descarrilhado, até a minha C30-7 vai suave.
A minha U20-C é problemática? Ou é característica desta locomotiva por natureza?
A propósito, trilhos bem assentados e alinhados, e mesmo assim minha U20-C dá gargalo.
Excelente video sobre as curvas, parabéns. 👍🏼
Olá!! Vamos lá! A sua u20c é da Frateschi? Se for deveria ser executada nas mesmas curvas em que a c30-7 se inscreve! Se ela descarrilha, provavelmente há algo errado com o mecanismo! Compensa abrir para observar!
Quando aquele AC44i da MRS vai rodar de novo?
Jonatas, blz? A pouco tempo me tornei inscrito e venho vendo seus vídeos desde o início para conhecer toda a história da Hill Valey. E por isso tenho duas perguntas.... pq tem essa paixão pelo cenário norte americano e como consegue importar essas máquinas de revendedores confiáveis? Abraços.
Olá Thiago! Fico feliz por acompanhar o canal!
Bem, quanto ao cenário não é só o americano, mas também europeu e o brasileiro nas épocas de ouro!
Oque me fascina de fato é época de 1940 a 1960 onde reinavam as grandes vapores e as primeiras diesel!
As locomotivas compro de lojas brasileiras como a riograndemodelismo.com.br e a Brasilhobbies por exemplo. Porém algumas também importei direto! ;)
@@jonatasbg ok... tenho essa mesma admiração pelas "à vapor". Depois verei com mais calma esses sites. Pra mim aqui em BH é complicado, pois temos apenas 2 lojas onde podemos comprar alguma coisa e geralmente Frateschi ou então dar a sorte de encontrar usado na AMF (associação mineira de ferreomodelismo).
E os internos 4188 da Frateschi? Obrigado, Wilson
Estes são bem apertados!! Mas ainda sim é possível executar locomotivas importadas porém aí já recomendo truques BB!
Video top! Eu posso falar com todas as palavras que aprendi muito contigo! Uma única dúvida : vc usou E.V.A. para assentar os trilhos? Um abraço!
Tem jeito de rodar trem Frateschi, no trilho da marklin
Normalmente sim! Desde que não seja corrente alternada! (tem que ser DC - corrente continua)
@@jonatasbg blz, gostei muito da sua maquete, tô tentando fazer uma,tenho trem da marklin,mas a fonte tá queimada, mas vamos ver.. valeu..
Que legal! A fonte normalmente vc consegue Conserto fácil em lojas de eletrônica!
Jonatas... andei estudando um pouco mais sobre raios de curvatura e me veio uma outra dúvida sobre curvas em maquetes usando os trilhos flexíveis e os rígidos. Há algum macete para realizar curvas quando você tem apenas trilhos rígidos e a largura da maquete já está definida? Ou neste caso, preferencialmente deve-se usar trilhos flexíveis? Tentei fazer um projeto naquele programa SCARM e consigo fechar as curvas com os trilhos flexíveis...sempre rola um desencontro na retas opostas. Você sabe como passar por cima deste problema?
Olá Thiago!! Se for trilhos rigidos entra a questão do vídeo assentando da melhor forma possível. Note também que mesmo os rigidos podem ter variações no raio devido ao processo de fabricação!
Já os flexíveis embora mais trabalhosos (e necessário cortar as sobras e lixar as pontas ao fazer curvas, permitem praticamente realizar qualquer tipo de curva sem preocupações!
@@jonatasbg Sim, quanto a questão dos trilhos rígidos, já tinha observado essa questão do tamanho e angulação específicas, porém até ontem ainda não entendia muito bem sobre quais os mais indicados, como determinar a melhor angulação para o traçado escolhido e etc. Logo em seguida de postar esta pergunta, fiz algumas pesquisas e tive uma explicação muito boa no link: redeferroviariarioseco.blogspot.com/2015/05/discussao-menor-raio-adequado-de.html.... agora acredito ter subido uns dois degraus nesse assunto. E percebi que realmente esse raio do centro da sua maquete é milagroso de acordo com alguns gabaritos, kkkkk! Mas é isso aí, logo mais irei tentar alguns traçados e possíveis resultados com loco à vapor, B+B e C+C. Abraços
LEGAL!!!
Fala Jonatas, ótimo vídeo! Também temos uma maquete desse tamanho aqui em casa e realmente o ângulo pra rodar as athearn é complicado kkkk
Me tira uma dúvida, qual material tu utilizou em cima dos trilhos pra fazer a passagem de nível de asfalto que aparece ali aos 5:15 do vídeo?
Salve César! É apenas lixa dágua! Se não me falhe a memória a lixa 600 que tem uma granulação apropriada! De fato essas curva nos dão dores de cabeça! Rs
Abraços!!
Como que você colocou som na sua maquete?
Olá!! As locomotivas digitais tem o som dentro dela mesmo! Há um alto falante e gravações que reproduzem com realismo e em sincronia os sons das locomotivas!
Quanto quanto custa tudo isso com os vagões e as máquinas
Olá! Nelson é difícil mensurar visto que é um trabalho de Dez anos! É como um terreno, uma casa em que vc vai melhorando, compra os móveis, TV, etc! Chega um momento que vc não faz ideia! Rs
@@jonatasbg sim e vdd são dez anos não tem como medir um gosto mais excelente trabalho
Como vc fez pra sua locomotiva sair fumaça ?
Olá Marco! Este modelo específico já vem com a unidade de fumaça de fábrica! Algumas locomotivas, especialmente as vapores possuem este recurso. Abraços!
Jonatas, qual foi o trilho utilizado nessas curvas? São os 4219?
Acho que sim.
Na maioria sim! Porém nas mais abertas são de ângulo variável por serem flexíveis!!
Muito obrigado.
Curiosidade. Qual marco de trilhos e o COD que tu usas meu jovem?
06:49
Olá Orlando! É o nacional Frateschi code 100.
No futuro partirei para um desafio maior com code 70 ou 83.
Nossa mno tu tem a big boy 7:20
Sim! Porém roda com cautela pela linha externa somente!
Isso não e mágica, e solução inteligente
Obrigado Vander! De fato com tempo e calma podemos produzir ótimos resultados!