Me lembro que na locadora que eu frequentava eles possuíam uma mesa arcade para N64, mas ninguém usava, mas a mesa arcade de Dreamcast era bem usada pelo fato de possuir o Marvel vs capcom e KOF ....
O Street Fighter II já fez um puta sucesso em 1991 quando foi lançado, e até chegar em 1996 quando foi lançado o N64, a maioria dos jogadores já tinham dado um jeito de adquirir um Mega Drive ou um SNES para poder jogar o Street Fighter. Acho que por esse motivo, eles preferiram se concentrar em novos jogos para o N64
Pelo que me lembro na época existiam vários projetos da Capcom que foram cancelados para o N64, quando a Nintendo afirmou que o aparelho não rodaria CD a Capcom pulou fora...
Só não entendo porque mesmo assim a Capcom lançou alguns jogos p/o N64, inclusive o milagre de RE2 colocando todo o conteúdo de 2 cd's em um cartucho de 64MBytes.
@@eopatria6650 Já pensou se na época fizessem um FFVII p/o N64 colocando todo o conteúdo de 3 CD's em um cartucho de 96MBytes (768 Megabits). Muitas empresas pularam o barco fora do N64 justamente por ser uma arquitetura caro de programar e tbm porque a Sony ofereceu aos desenvolvedores kits melhores de programação.
É claro que todo mundo quer crescer, mas é igualmente importante celebrar cada conquista e na minha opinião você já tem muito mais do que a maioria dos canais famozinhos, conteúdo. Sou gamer e estou fazendo um curso superior em desenvolvimento de jogos. Pesquiso tudo o que posso e afirmo: seu conteúdo é o diferencial de seu canal. No meu top 10 você só perde para o Pixelchanchada, mas infelizmente este desistiu do canal embora seu arquivo continue na plataforma. Talvez você não consiga alcançar todas a faixas de interesse, mas certamente faz um trabalho extraordinário. O tempo vai brindar sua dedicação. Não desanime, você levou os canais de games a outro patamar e talvez não tenha percebido. Continue se dedicando à pesquisa dos assuntos é sempre terá coisas novas para oferecer. Como disse, essa é só a (merda) da minha opinião, mas pra mim tá tudo muito bom. Parabéns!
Tive um n64 logo no lançamento, no natal, me arrependi cada segundo de escolher ele na época, os cartuchos na época do lançamento eram quase o preço de um console, terrível demorou muito tempo pra chegar os cartuchos adaptadores pra "compensar" o preço, e alguns precisavam de um cartucho original, e geralmente resetava a memória do cartucho e como consequência sus saves ahahahahaha.
Também na época que jogava muito N64 sempre estranhei não ter Street Fighter eu achava que a Nintendo não queria por jogos 2D no Nintendo 64 pra dizer que ele era projetado somente pra jogos mais modernos, jogos poligonais.
Eu te convido a conhecer o Atômico Nerd, meu canal de nerdíces atômicas bit.ly/atomiconerd 👊 META 70K de inscritos, vai ter surpresa! Se inscreva e chame seus amigos bit.ly/canalapertestart 😍
Ed - o SF02 de snes não usa chip para melhorar o poder graficos somente de compactação de arquivos a Nintendo não deixou a Capcom usar mais de 1 Chips. Creio que Não teve jogos 2D para o N64 pela pouca capacidade de armazenamento MK Trilogy foi extremamente capado - Imagina um KOF iria faltar fases e ate personagens tenso.
marcos vander falou tudo , n64 tinha problemas em armazenar dados e não falta de capacidade de processamento de rodar jogos 2D tanto que apesar de capada o MK trilogy tem gráficos animais , não entendi pq ele não mencionou o MK na relação de 2D.
@@cadmatosable esse MK não usa gráficos exatamente e sim fotos o que deixa mais real, mas sou leigo nisso kkkk....mas se o 64 tem pouca memória comi eles conseguiram colocar resident evil 2 nele?
Acho que o que mais prejudicou mesmo o n64 foi os cartuchos. Sempre foram muito caros e não tinha piratex pra ele, então ficou pesado no bolso do consumidor adquirir muitos jogos para ele.
O UA-cam me recomendou seu canal, e nem faz parte da minha bolha. Nem gosto de vídeo games mas fiquei curioso e pqp cara, que canal maravilhoso. Esse já é o segundo vídeo que estou vendo. Parabéns pelo conteúdo +1 inscrito
A falta de street fighter no N64 frustrou demais, tive que tentar tampar o buraco com dark rift, mace the dark age, mortal kombat, mas nada compensava o buraco. Só killer instinct que era bom mesmo. Mas valeu a pena, afinal pude jogar o melhor jogo já feito, zelda ocarina of time
Uma das maiores curiosidades da minha vida.....rsrsr (quando adolescente tive um 64 e meus colegas que tinha PlayStation me zuavam porque justamente não tinha esse clássico na plataforma tinha que jogar na casa deles até que fui "obrigado a comprar uma play tambem).
mano meu caso foi parecido, porem continuei com 64, pois tinha games que meus amigos vinha na minha casa pra jogar, ver, conhecer, não foi tão desastroso o ruim e que teve poucos games bons, mas ai é o negocio empresta seu console e pega do outro, vai um na casa do outro e talz. consegui viver bem com ele.
O pior é que até o lanterninha da geração, o Saturn tinha mais jogos de luta 2d. Street Fighter Alfa, Darkstalkers, X-Men Children of the Atom, KoF, Samurai Showdown, etc.
Fez muita falta sim, me lembro na época eu pensava justamente isso, o 64 não tem Street fighter, e aí eu desanimava completamente e fiquei com play mesmo.
Como sempre, excelente vídeo, Ed. Eu já sabia q era difícil fazer jogos em 2D para o N64. Mas como vc falou, outros fatores tb atrapalharam não fazer um Street Fighter para o console. Qndo possível, e se possível, faz um vídeo sobre o Resident Evil 2 do N64. Sei q tem alguns vídeos sobre no YT, mas com certeza o seu vai ser melhor e mais detalhado. Rsrs.. Abç..
se tem um canal que eu já dou o like no inicio de cada vídeo, é esse Aperte Start. o Ed pegou na veia com esses conteúdos que pra mim são muito além da curiosidade, são nostalgia pura. amo meu 64 mais que meu ps4 kkkk
O Virtual Boy, Game Boy, Color, Gamecube, DS, Wii E O Wii U Também Não Tiveram Street Fighter (O De Gba É O Super Street 2 Turbo Revival E O De 3ds É O Super Street 4 3d Edition E O De Switch É O Ultra Street 2 The Final Challengers)
@@Caioviski795 Game Boy tem SF2, Game Boy Color tem SF Alpha, Gba tem o SF2 Turbo Revival e SF Alpha 3 , Switch também tem o Street Fighter 30 Anniversary que tem praticamente todos os clássicos mas realmente wii, wii-u e ds foram longos anos sem a série nos consoles nintendo.
Os jogos da Capcom, Square e o Symphony of the Night fizeram falta demais no N64 mas Zelda Ocarina of Time, Banjo Kazooie, Conker Bad Fur day, Mario 64 e Smash Bros me fez esquecer de qualquer outro jogo do PS1. N64 me fez ser o fã da Nintendo que sou hoje.
Ed eu ia perguntar exatamente isso pra você,porque o Nintendo 64 não ganhou um Street Fighter,talvez um Street Fighter zero 2 ou Zero 3 não seria tão viável por conta que o forte do N64 fosse o 3d,mas um Street Fighter Ex Plus era perfeito para o N64.Tô ansioso para o video😉
Meu primeiro vídeo game foi NT64. Joguei até enjoar do jogo de luta livre WWF No Mercy. Depois vendi e comprei um Game Cube. Fiquei satisfeito por um bom tempo jogando Marvel Nemesis: Rise of The Imperfects, Resident Evil 4, Def Jam Fight For Ny, Soul Calibur II e o WWE Day of Reckoning. Depois fiquei triste. Os jogos eram caros pra caramba. Só facada na carteira. Resolvi trocar meu Game Cube bloqueado por um PS2 slim desbloqueado. Fim. Felicidade total. Baixei os meus jogos preferidos ISO e passei a executá-los no Pendrive 16Gb. Tenho até jogos traduzidos em PT(Português)
Para mim, era para o N64, rodar cartuchos e CDs, deixar as duas opções disponíveis para os desenvolvedores de jogos. E ainda o N64 era para vim com a opção de rodar cartuchos antigos dos consoles e do gameboy desde o início, acredito que com essas duas características desde o início, o N64 teria sido bem diferente. E ainda a opção de regravar cartuchos. Quando não vender todos os cartuchos de um determinado jogo, poder reaproveitar para fazer jogos novos, com aquele que não venderam. Parabéns pelo canal e essa matéria, que me tirou uma dívida que durava há anos.
A Nintendo é uma empresa muito orgulhosa (no mal sentindo) e nunca pagou pra usar uma mídia pertencente a outra empresa, além disso o 64 veio com dois anos atraso
O apice de graficos 3d da capcom foi o megaman legends 2. Voce tinha um mundo extenso com bastante coisa para explorar e ainda assim graficos incriveis,me arrisco a dizer o melhor da epoca.
Sensacional! Quando eu era pequeno, mesmo sem entender, eu sempre percebia que havia algo de errado com o 2d do n64, é mt interessante tudo isso. Belo vídeo, repleto de informações, um SF fez falta mesmo.
Conheci seu canal por este vídeo, e achei simplesmente sensacional. Ótima apresentação, muita informação, e não enjoa e nem irrita. Minha única sugestão, que até já vi em alguns comentários: Coloque mais imagens. Não vejo problemas em ficar te vendo falando, mas é fundamental ter imagens do que você está falando.
Como sempre, conteúdo impecável. Parabéns pessoal!!!!! Edição perfeita, design visual excelente, roteiro interessante... Como sempre, um dos melhores e mais completos canais de games/retrogames da plataforma.
Excelente analise e explicação como sempre. Eu sou um retrogamer e só adquiri o 64 com expansion pack, everdrive e etc a pouco tempo. Terminei Zelda Ocarina, Conker's Bad Fur Day e outros, inclusive é ele que está ligado na TV atualmente, realmente eu sinto que falta algo nesse console, ele está incompleto e é como se eu esperasse mais do que ele pode entregar. Curto muito games em fitas, mas a nintendo deveria ter migrado para o CD, concordo com vc.
Na época optei pelo N64. Como fã de Street Fighter lamentei muito depois, e me fazia as mesmas perguntas. 1 ano depois troquei pelo PS, e usei o N64 como entrada.
Fez falta várias franquias de respeito para o N64, acredito q ela tivesse um apoio melhor das desenvolvedoras, teria um desempenho melhor de vendas. É um baita de um videogame! Tem jogos incríveis e o meu favorito da Nintendo. Hey Ed qual é o seu console favorito da Nintendo? Abraço e likaço!
Mas é bem curioso mesmo, acredito que foi mais falta de interesse que impossibilidade. Você mostrou no fim o MK Trilogy que é um baita jogo de luta com sprites 2D. Se o 64 rodava bem ele rodaria qualquer SF Alpha tb.
Já possuí um n64 anos atrás e hj acabei comprando outro novamente, pois sou um velho retrogamer da decada de 80, minha missão esta sendo adquirir os consoles q eu tive e fizeram parte da minha infância! Desde o tele jogo pra cá.....
Sua pergunta é fácil de responder: Killer Instinct é um game da RARE que era parceira da Nintendo. E justo na época do Ps2 e Game Cube a desenvolvedora Rare terminou seu contrato com a Nintendo e foi adquirida pela Microsoft. Então como o game é propriedade da Rare ficou no Limbo até que saiu no Xbox one e depois pra PC ( e ficou um baita game).
Porque o Saturn se não me engano é um vídeo game projetado pra rodar em 2D, aí faziam uns ajustes pra rodar em 3d, enquanto no PS o processamento era dedicado, e tinha uma parte pra processar o 2D.
Poxa, Perdi em Pré Estreia, Abração Edyy virei membro do canal òtimo video, só esqueceu de comentar o principal no tempo do N64 A capcom e EA Brigaram feio com a Nintendo as pazes voltaram no final do N64, por isso saiu Resident evil 2 e os exclusivos no Game Cube
Walace Pop!, fala Pop blz?, mesmo assim faltou também os jogos do Neo Geo que seria fantástico no 64 em, imagina só um The King Of Fighter 97 e 98 sem Loading?, um Samurai Shodow 2, Real Bolt Fatal Fury entre outros, realmente foi uma pena 😬!!!...
ED manda muito bem, não só por falar dos jogos e consoles que gostamos, mas por contextualizar todas as informações com a época de seus respectivos lançamentos...Parabéns pelo ótimo conteúdo.
@@aperte Brasil mesmo amigo, no Rio. Mas estou acordando as 5h em ponto da madrugada pra trabalhar mesmo em meio a quarentena. Logística, abastecimento de alimentos para os mercados de todo Brasil. Se puder lançar os vídeos até no máximo umas 21h vai ajudar muito mesmo.. Grande abraço.
O Nintendo 64 teve tudo para ter vendido e feito tanto sucesso quanto o play1, mas essa mídia de cartucho só com 64 mb limitou demais esse vídeo game. Se o 64 tivesse uma mídia de espaço grande, teria os mesmos lançamentos do ps1, que rodariam melhor no 64 e teriam gráficos 3d mais estáveis. Mas os exclusivos de 64 ainda são ótimos até hoje.
Caras eu ganhei um N64 e tava doido pra jogar games da Capcom e Square nele, aí essa merda de decisão daquele velho japonês presidente da Nintendo na época, depois que vi que não saia um game de luta e um RPG 2D bom pra N64 eu caí fora, um videogame, sem street fighter ou resident evil na época ou sem tomb raider já estava condenado ao fracasso, apesar dos poucos games bons da Nintendo, não dá pra sobreviver sem o apoio da Capcom e a Square etc..a Nintendo perdeu a chance de continuar como lider até hoje :(
@@roni.nerdtv e depois para praticamente enterrar de vez a nintendo no game cube ele colocou a porra do mini dvd, na epoca que dvd era lançamento e muitos pais compravam o ps2 para ter um videogame novo para o filho e tbm ter um aparelho de dvd que era bem caro na época
@@brianzuann tá bom, Mario 64 joguei até o cu fazer bico, Zelda eu zerei, 007 Golden eye era muito bom realmente. mas eu curtia muito game de luta, Xmen vs street fighter, Marvel super heros, Street Fighter Zero 2 porra eu quase tive febre porque está merda não saia pra N64, eu esperei um ano sair um game de luta bom, fala aí um, mortal Kombat, killer stinct 2 (nem era fiel ao Arcade :( e devia muito) tinha uns game de luta genérico ridículos da porra que fazia vergonha, esperei 1 ano e meio e meus amigos com rios de CDs com vários sucessos , poxa Final fantasy VII ia ser lançado pra N64 (T___T) a Nintendo enterrou meu sonho de ver rodando no 64, eu era um defensor da Nintendo e quebrei a cara
Mischief Makers era muito bacana, porém logo no começo do jogo tinha uma missão de corrida que só dava pra passar com um controle turbo. Não sei se realmente só dava pra passar com esse acessório, mas lembro que isso travou muita gente de realmente jogar esse título.
Cara eu curto muito seus vídeos, sempre muito interessantes! Vivi toda a evolução dos games, desde o Atari até o n64, e por não gostar da nova mídia em cd eu parei de comprar games na era 64. Pra mim não existe nada melhor que colocar o cartucho no vídeo game e já sair jogando. Parabéns pelo excelente vídeo!
Não teve SF e fez muita falta. Os jogos de luta do 64 eram sofríveis pra não dizer coisa pior. Killer Instinct Gold nunca me agradou e ao ver como ele envelheceu mal não fica difícil entender porque eu não gostava dele na época como gostei da versão do SNES.
Engraçado que acho ele graficamente mais feio que o killer original. Não entendi o retrocesso. Personagens feios e mal modelados. Fora que acho a jogabilidade dele mais lento. Os personagens parecem que foram feitos de stop motion. Feiao
Meu vizinho na época em meados de 97, tinha ganhado da mãe dele um N64. A mãe dele pagou 700 reais. Ele ficou uma semana com o vídeo game e acabou trocando por um PlayStation.
Eu me lembro que na SGP tinha um artigo falando que SNK e a Capcom odiam o acordo que a Nintendo fazia para produzir jogos no N64, segundo o acordo você fazia o jogo e não podia usar os cartuchos com mais memória, tinha que pagar um taxa de royaltes exclusiva da tecnológia da Nintendo e se dê algum problema quem vai acar é a produtura, ou seja, a Nintendo tirar pé da reta e deixar produtora se ferrar. Particamente a Rare levou o N64 nas costas, mas até eles estava ficando com raiva da Nintendo que começava olhar para eles não como uma boa produtora e sim como os seus ´´escravos``. Até eles se ofereceram para serem comprados pela a Nintendo, que não os comprou. O Conker é uma púra revoltar da Rare contra a Nintendo e é considerado o melhor jogo do N64 por muitos. Sem contar que várias produtora tinha mágoa com a Nintendo desdo tempo do Nes.(Konami é um bom exemplo que teve que criar uma empresa paralela para pode lançar mais de 5 jogos ao ano por causa do acordo dos chip na era 8 bits.)
Concordo com vc. Eu tive o N64 e gostava muito dos jogos da Capcom. Essa ausência, o preço dos jogos e a pouca quantidade de títulos fizeram eu abandonar esse console bem cedo.
a dificuldade existia, mas era possivel sim, MK Trilogy mesmo é a prova! a questão era o trabalho que as produtoras teriam pra portar, sem contar o lance dos cartuchos que era desvantajoso para elas comercialmente.... Tudo isso e mais outros fatores ajudaram a ninguem se interessar em portar os jogos de luta para o n64
Sobre a relação Nintendo/produtoras e o uso do cartucho, já li que a Nintendo tinha um contrato com elas, onde se comprometia a 'comprar' os cartuchos que não vendessem. Tudo pra ter o jogo no console e a parceria de desenvolvedores.
Era possível fazer jogos de aventura e luta em 2D com gráficos de 3D para o Nintendo 64. Inclusive, acredito que a Nintendo vacilou nessa época em não investir nesse tipo de leiaute e jogabildade. Mas a qualidade de imagem e som no cartucho é muito superior ao CD pelo simples fato de a renderização da imagem e do som ser feita na hora, diferente da virtualização do laser em CD. Tenho o meu Nintendo 64 até hoje e meu sonho é fazer um MOD RGB nativo.
E o pessoal na época até que nao imaginavam nada melhor que o alpha 2 na época. E ninguém ligava. A vida do n64 praticamente foi de 2 anos . Tudo muito caro para ele. O play 2 em 2000 praticamente enterrou ele
Excelente vídeo, como sempre! Acho que mesmo se Alpha 2 fosse lançado para o N64, seria um desastre para jogar pois o controle do videogame foi pensado para o 3D, diferente do PSX que só depois de algum tempo incorporou os analógicos. Mas N64 foi um marco mesmo assim. Mario 64 é escola até hoje para games 3D. PS: O Re2 foi publicado pela Capcom, mas quem desenvolveu essa maravilha da tecnologia foi a Angel Games, que hoje nada mais é que a Rockstar hehehe
Valeu Ed, essa tbm era a minha dúvida na época. Adoraria ver um game luta no N64, gênero que estava em alta naqueles anos, e sempre me perguntava "Por que não?" As revistas diziam que devido a arquitetura voltada para games poligonais, limitações do cartucho e não ter um chip dedicado a games 2D eram os motivos. O Playstation até tem mas tbm é fraco e do Saturn tbm, mas ele conta com um cartuchinho de expansão. Bons tempos e mais um ótimo vídeo.
Eu mesmo vendi meu N64 pela falta desses jogos, pois na minha época os jogos que bombavam era street fighter zero, marvel super heros, the king of fighter e resident evil.
Só comprei o n64 na época por causa do 007 Goldeneye ....... depois me arrependi vendi e comprei o PS1 ..mil vezes melhor sem duvidadas ...... saudades dos anos 90s.... comecinho de 2000
San Andreas eu não acredito, uma vez que o console iria colocar muita nevoa pra esconder o cenario sendo renderizado, mas um GTA 3 talvez sim. Mas é bem longe no talvez. O jogo que eu acho que mais chegaria perto era um Silent Hill ou Syphon Filter ou com muito custo um Metal Gear Solid
Um baita canal! O N64 é um dos meus consoles menos bem quistos. Já tive um, mas a minha birra com a qualidade horrível do analógico faz com que eu jamais cogite ter outro. Contudo, ao menos aqui onde moro, no triângulo mineiro, a galera retrogamer tem um grande amor pelo Mortal Kombat do mesmo!
@@alvarochaves1999 Pois é, eu tinha que ver nas revistas de vídeo game o Playstation e o Saturn com muitos jogos e eu com o meu N64, praticamente um vídeo game superior, passando necessidade de jogos. Ver X-men, X-men vs Street Fighter, X-men vs Capcom e até King of Fighter foi um sofrimento.
@@jasielcordeiro7061 Nem me fala... Passei tanta raiva na época ,e como não podia comprar outro videogame(console) tinha que ver a galera desfrutar grandes games que depois virariam grandes franquias. Isto é : deixei de jogar grandes games( na época) como metal gear solid,resident evil,Final Fantasy,Tomb Raider,Castlevania,etc....
Bela pesquisa, Ed. Eu tive o Nintendo 64 só pra jogar os jogos da Nintendo mesmo, nem senti falta da Capcom nele, pois eu era felizardo em ter também um Playstation. ^_^
Também ansioso pra saber! Mas vou chutar que foi porque (em ordem de importância): 1. Culpa da Nintendo praticar preços abusivos com royalties nas gerações anteriores e assim afastar as third-parties; 2. Hardware focado em 3D com somente 4kb de buffer para texturas, o que dificultava a programação de jogos 2D (diferente do Saturn, que era focado em 2D e tinha um puxadinho para o 3D e do PSX que tinha um bom hardware para 3D, mas permitia o desenvolvimento de jogos 2D sem problemas); 3. Pouca base de consoles - principalmente no Japão.
Para quem tiver curiosidade das limitações do Nintendo 64 em relação à processamento 2D, olhem esse site aqui: www.racketboy.com/journal/ps1-strength-and-weaknesses-vs-n64-sega-saturn Ele explica as diferenças relacionadas à memória disponibilizada para processamento de vídeo! Mas lembrando que havia um Street 3D (Street Fighter EX). Por isso que penso que os problemas com royalties e a péssima política da Nintendo com as third-parties poderiam ter ficado na frente.
Só uma pequena adição: o chip SDD-1 do Street Alpha para o SNES era responsável pela descompactação de dados gráficos em tempo real. Inclusive há uma versão beta do jogo que não utiliza este chip. Outro detalhe é que aquela paradinha que o jogo dá antes do início do round é para carregar dados de áudio na memória RAM do chip de som do SNES. Segundo os comentários que li de alguns desenvolvedores, a pouca memória e a complexidade do processo de transferência de dados de áudio do cartucho para o chip de som costumava criar algumas dores de cabeça, muitas vezes sendo necessário lançar os jogos com alguns efeitos sonoros e vozes a menos. No mais, achei ótimo seu vídeo! Continue com seu excelente trabalho. Parabéns!!
Eu ainda acho que poderiam ter lançado aqueles Street Fighter EX pro 64, realmente o SF faltou no 64. Por algum motivo na verdade não gosto muito dos jogos de Luta do 64 tu já jogou um chamado War Gods? É péssimo kkkk
Cara muito bom o vídeo bem informativo. A pergunta do internauta também foi sensacional . Tive um N64 em 1997 e aproveitei muitos games nele. Principalmente os multiplayer,.... Mas uma coisa que sempre me decepcionou foi a ausência de games de luta 2d como The king of Fighters e principalmente Street Fighter. PS: Eu me senti até um pouco "lesado" com isso . Como fã de Street Fighter optei pela compra do N64 depois de uma edição de uma revista de games não sei se foi o Ação Games ou a Super Game Power que trazia uma matéria do Street Fighter 3 .Falando que iria sair pro N64. kkk Like =1 inscrito ;)
o principal problema não é os cartuchos, para programar para o N64 teria que comprar toda um computador de ultima geração fornecido pela SGI, que era muito caro, fora que programar para o N64 era muito trabalhoso, e por ser muito trabalhoso, tbm era muito custoso, logo Capcom, e a grande maioria das empresas japonesas pularam fora do barco da Nintendo, os jogos japoneses que chegaram no N64 eram trabalhos reprogramados por outras empresas tipo RE2 reprogramado pela Angel Studios
Eu te entendo Hilton, na época eu tb não dei muita bola para ele, especialmente por causa do controle, mas hoje eu vejo o N64 com mais carinho, especialmente por ter sido o último videogame de mesa a usar cartuchos 😲
Em 97, ia pegar meu primeiro videogame. Por causa do controle do 64, nao peguei essa bomba. E agradeco a Deus por isso. kkk Fui de PSX, o melhor videogame da epoca, com certeza ABSOLUTA. kkk
Ótimo vídeo. Mas uma pena que não falou do porquê da ausência de jogos da SNK nos consoles da Nintendo pós Super Nes. Salvo é claro as coletâneas e os Game Boys.
11:19 - Finalmente alguém que fala "videogames" em vez de "consoles"! Durante toda a minha vida de videogames (que foi só até o PS1, que precisei vender em 2001), nunca nem eu, nem meu irmão, nem nenhum dos meus primos jamais falou _console_ em vez de _videogame_ . _Console_ pode até ser a palavra técnica correta, mas parece "palavra de revista", algo que não fez parte da minha infância e adolescência.
Quando apareceram os rumores de que Street Fighter x X-Men ia ser portado para consoles, tinha certeza que sairia para o 64. O console tinha entrada para 4 controles, onde poderia ter um modo para 4 jogadores...era em cartucho, ou seja, não teria os loading na troca dos personagens. Seria perfeito. Mas, para minha tristeza, não rolou. :-/
Os sprites deste castlevania tem muitas variações de animação e multiplos efeitos de paralax o q ja ocupa muitooo espaço em mídias juntando com a trilha sonora q era digitalizada...ficaria impossível colocar em um cartucho naquela época
Me lembro que na locadora que eu frequentava eles possuíam uma mesa arcade para N64, mas ninguém usava, mas a mesa arcade de Dreamcast era bem usada pelo fato de possuir o Marvel vs capcom e KOF ....
Verdade kkk
UA-cam divulgando coisa boa, gostei, me inscrevi
Somos 2
3
4
Mil Grau°✌️💂🏻
O UA-cam 99,9% das vezes recomenda o que você assiste
Sempre me perguntei isso e nunca tinha ido atrás da responda. Video top como sempre irmão
Você matou a minha curiosidade, eu troquei meu 64 por um Psone pq ele não tinha jogos de luta da Capcom, ganhou um inscrito!
O Street Fighter II já fez um puta sucesso em 1991 quando foi lançado, e até chegar em 1996 quando foi lançado o N64, a maioria dos jogadores já tinham dado um jeito de adquirir um Mega Drive ou um SNES para poder jogar o Street Fighter. Acho que por esse motivo, eles preferiram se concentrar em novos jogos para o N64
Pelo que me lembro na época existiam vários projetos da Capcom que foram cancelados para o N64, quando a Nintendo afirmou que o aparelho não rodaria CD a Capcom pulou fora...
Só não entendo porque mesmo assim a Capcom lançou alguns jogos p/o N64, inclusive o milagre de RE2 colocando todo o conteúdo de 2 cd's em um cartucho de 64MBytes.
@@juliosouza1494 bem o tetris era um jogo simples e provavelmente um teste e o resident e o mega Man já são jogos 3d que são a proposta do aparelho
@@juliosouza1494 Que milagre? Foi só cortar as CGs e fazer um cartucho um pouco maior que coube.
@@eopatria6650 Já pensou se na época fizessem um FFVII p/o N64 colocando todo o conteúdo de 3 CD's em um cartucho de 96MBytes (768 Megabits). Muitas empresas pularam o barco fora do N64 justamente por ser uma arquitetura caro de programar e tbm porque a Sony ofereceu aos desenvolvedores kits melhores de programação.
@@eopatria6650 Mas não foram cortadas as CG,s. Diminuíram a resolução.
A Angel Studio fez milagre.
É claro que todo mundo quer crescer, mas é igualmente importante celebrar cada conquista e na minha opinião você já tem muito mais do que a maioria dos canais famozinhos, conteúdo. Sou gamer e estou fazendo um curso superior em desenvolvimento de jogos. Pesquiso tudo o que posso e afirmo: seu conteúdo é o diferencial de seu canal. No meu top 10 você só perde para o Pixelchanchada, mas infelizmente este desistiu do canal embora seu arquivo continue na plataforma. Talvez você não consiga alcançar todas a faixas de interesse, mas certamente faz um trabalho extraordinário. O tempo vai brindar sua dedicação. Não desanime, você levou os canais de games a outro patamar e talvez não tenha percebido. Continue se dedicando à pesquisa dos assuntos é sempre terá coisas novas para oferecer. Como disse, essa é só a (merda) da minha opinião, mas pra mim tá tudo muito bom. Parabéns!
tambem amei esse canal
Comprei o N64 na época sonhando em ter um SF 3D e . . . esperei, joguei outros jogos até q desisti de esperar e troquei por um Ps1
Mesma coisa aqui rsrsrs, n64 me trouxe muita frustração no fim das contas!
Também sempre me perguntei isso até hoje, já que eu tive Nintendo 64 e isso me frustrava, não só SF, como KOF também
Tive um n64 logo no lançamento, no natal, me arrependi cada segundo de escolher ele na época, os cartuchos na época do lançamento eram quase o preço de um console, terrível demorou muito tempo pra chegar os cartuchos adaptadores pra "compensar" o preço, e alguns precisavam de um cartucho original, e geralmente resetava a memória do cartucho e como consequência sus saves ahahahahaha.
Kkkkkk fui feliz no ps1 c/ os piratinha 😂
👍
Também na época que jogava muito N64 sempre estranhei não ter Street Fighter eu achava que a Nintendo não queria por jogos 2D no Nintendo 64 pra dizer que ele era projetado somente pra jogos mais modernos, jogos poligonais.
Eu mesmo me desfiz do N64 porque não tinha jogos de Luta na época como SFII e KOF. Eu comprei um Saturno e fui muito feliz.
Eu te convido a conhecer o Atômico Nerd, meu canal de nerdíces atômicas bit.ly/atomiconerd 👊
META 70K de inscritos, vai ter surpresa! Se inscreva e chame seus amigos bit.ly/canalapertestart 😍
Ed - o SF02 de snes não usa chip para melhorar o poder graficos somente de compactação de arquivos a Nintendo não deixou a Capcom usar mais de 1 Chips.
Creio que Não teve jogos 2D para o N64 pela pouca capacidade de armazenamento MK Trilogy foi extremamente capado - Imagina um KOF iria faltar fases e ate personagens tenso.
marcos vander falou tudo , n64 tinha problemas em armazenar dados e não falta de capacidade de processamento de rodar jogos 2D tanto que apesar de capada o MK trilogy tem gráficos animais , não entendi pq ele não mencionou o MK na relação de 2D.
@@cadmatosable esse MK não usa gráficos exatamente e sim fotos o que deixa mais real, mas sou leigo nisso kkkk....mas se o 64 tem pouca memória comi eles conseguiram colocar resident evil 2 nele?
Acho que o que mais prejudicou mesmo o n64 foi os cartuchos. Sempre foram muito caros e não tinha piratex pra ele, então ficou pesado no bolso do consumidor adquirir muitos jogos para ele.
O UA-cam me recomendou seu canal, e nem faz parte da minha bolha. Nem gosto de vídeo games mas fiquei curioso e pqp cara, que canal maravilhoso. Esse já é o segundo vídeo que estou vendo. Parabéns pelo conteúdo +1 inscrito
A falta de street fighter no N64 frustrou demais, tive que tentar tampar o buraco com dark rift, mace the dark age, mortal kombat, mas nada compensava o buraco. Só killer instinct que era bom mesmo. Mas valeu a pena, afinal pude jogar o melhor jogo já feito, zelda ocarina of time
The Killer Instint 64 foi um dos melhores jogos de luta que joguei na vida, assim como o Battle Arena Toshiden 3 p Ps1.
Parabéns pelo canal! Excelente conteúdo
Uma das maiores curiosidades da minha vida.....rsrsr (quando adolescente tive um 64 e meus colegas que tinha PlayStation me zuavam porque justamente não tinha esse clássico na plataforma tinha que jogar na casa deles até que fui "obrigado a comprar uma play tambem).
mano meu caso foi parecido, porem continuei com 64, pois tinha games que meus amigos vinha na minha casa pra jogar, ver, conhecer, não foi tão desastroso o ruim e que teve poucos games bons, mas ai é o negocio empresta seu console e pega do outro, vai um na casa do outro e talz. consegui viver bem com ele.
Meu caso foi parecido com o seu, mas sempre fui nintendista, fiquei firme até o fim, mas quando a galera jogava pokémon ficava louca
O pior é que até o lanterninha da geração, o Saturn tinha mais jogos de luta 2d. Street Fighter Alfa, Darkstalkers, X-Men Children of the Atom, KoF, Samurai Showdown, etc.
Fez muita falta sim, me lembro na época eu pensava justamente isso, o 64 não tem Street fighter, e aí eu desanimava completamente e fiquei com play mesmo.
Como sempre, excelente vídeo, Ed. Eu já sabia q era difícil fazer jogos em 2D para o N64. Mas como vc falou, outros fatores tb atrapalharam não fazer um Street Fighter para o console. Qndo possível, e se possível, faz um vídeo sobre o Resident Evil 2 do N64. Sei q tem alguns vídeos sobre no YT, mas com certeza o seu vai ser melhor e mais detalhado. Rsrs.. Abç..
se tem um canal que eu já dou o like no inicio de cada vídeo, é esse Aperte Start.
o Ed pegou na veia com esses conteúdos que pra mim são muito além da curiosidade, são nostalgia pura.
amo meu 64 mais que meu ps4 kkkk
Absurdo o N64 não ter Street Fighter.
O Virtual Boy, Game Boy, Color, Gamecube, DS, Wii E O Wii U Também Não Tiveram Street Fighter (O De Gba É O Super Street 2 Turbo Revival E O De 3ds É O Super Street 4 3d Edition E O De Switch É O Ultra Street 2 The Final Challengers)
@@Caioviski795 Pra mim não é justo a maioria dos consoles da Nintendo não ter games do Street Fighter.
@@Caioviski795 Game Boy tem SF2, Game Boy Color tem SF Alpha, Gba tem o SF2 Turbo Revival e SF Alpha 3 , Switch também tem o Street Fighter 30 Anniversary que tem praticamente todos os clássicos mas realmente wii, wii-u e ds foram longos anos sem a série nos consoles nintendo.
@@1.gamerqualquer Noo Mano Esqueci Que No Vídeo Do Wilson Tinha Alpha Pra Gbc
Os jogos da Capcom, Square e o Symphony of the Night fizeram falta demais no N64 mas Zelda Ocarina of Time, Banjo Kazooie, Conker Bad Fur day, Mario 64 e Smash Bros me fez esquecer de qualquer outro jogo do PS1. N64 me fez ser o fã da Nintendo que sou hoje.
Ed eu ia perguntar exatamente isso pra você,porque o Nintendo 64 não ganhou um Street Fighter,talvez um Street Fighter zero 2 ou Zero 3 não seria tão viável por conta que o forte do N64 fosse o 3d,mas um Street Fighter Ex Plus era perfeito para o N64.Tô ansioso para o video😉
Mas o trilogy roda liso no 64
Meu primeiro vídeo game foi NT64. Joguei até enjoar do jogo de luta livre WWF No Mercy. Depois vendi e comprei um Game Cube. Fiquei satisfeito por um bom tempo jogando Marvel Nemesis: Rise of The Imperfects, Resident Evil 4, Def Jam Fight For Ny, Soul Calibur II e o WWE Day of Reckoning. Depois fiquei triste. Os jogos eram caros pra caramba. Só facada na carteira. Resolvi trocar meu Game Cube bloqueado por um PS2 slim desbloqueado. Fim. Felicidade total. Baixei os meus jogos preferidos ISO e passei a executá-los no Pendrive 16Gb. Tenho até jogos traduzidos em PT(Português)
Para mim, era para o N64, rodar cartuchos e CDs, deixar as duas opções disponíveis para os desenvolvedores de jogos. E ainda o N64 era para vim com a opção de rodar cartuchos antigos dos consoles e do gameboy desde o início, acredito que com essas duas características desde o início, o N64 teria sido bem diferente. E ainda a opção de regravar cartuchos. Quando não vender todos os cartuchos de um determinado jogo, poder reaproveitar para fazer jogos novos, com aquele que não venderam. Parabéns pelo canal e essa matéria, que me tirou uma dívida que durava há anos.
A Nintendo é uma empresa muito orgulhosa (no mal sentindo) e nunca pagou pra usar uma mídia pertencente a outra empresa, além disso o 64 veio com dois anos atraso
O apice de graficos 3d da capcom foi o megaman legends 2.
Voce tinha um mundo extenso com bastante coisa para explorar e ainda assim graficos incriveis,me arrisco a dizer o melhor da epoca.
Sensacional! Quando eu era pequeno, mesmo sem entender, eu sempre percebia que havia algo de errado com o 2d do n64, é mt interessante tudo isso. Belo vídeo, repleto de informações, um SF fez falta mesmo.
Conheci seu canal por este vídeo, e achei simplesmente sensacional. Ótima apresentação, muita informação, e não enjoa e nem irrita. Minha única sugestão, que até já vi em alguns comentários: Coloque mais imagens. Não vejo problemas em ficar te vendo falando, mas é fundamental ter imagens do que você está falando.
Como sempre, conteúdo impecável. Parabéns pessoal!!!!!
Edição perfeita, design visual excelente, roteiro interessante... Como sempre, um dos melhores e mais completos canais de games/retrogames da plataforma.
✌ bora caçadores
Excelente analise e explicação como sempre. Eu sou um retrogamer e só adquiri o 64 com expansion pack, everdrive e etc a pouco tempo. Terminei Zelda Ocarina, Conker's Bad Fur Day e outros, inclusive é ele que está ligado na TV atualmente, realmente eu sinto que falta algo nesse console, ele está incompleto e é como se eu esperasse mais do que ele pode entregar. Curto muito games em fitas, mas a nintendo deveria ter migrado para o CD, concordo com vc.
Minha infância no N64 foi toda jogando Pokemon Stadium, 007 Golden Eye, WWF No Mercy, Vigilant 8 e International Superstar Soccer 64.
Kkk a minha TB, só Retiro da lista o pokémon.
Na época optei pelo N64. Como fã de Street Fighter lamentei muito depois, e me fazia as mesmas perguntas. 1 ano depois troquei pelo PS, e usei o N64 como entrada.
Poxa, eu amo Street Fighter EX. Por ser quadradão pra mim é mais um charme e tem muito combo legal pra fazer! Vivia jogando no fliperama hahahaha
Esta era uma duvida que eu tinha tmbm.
Fico imaginando se a Nintendo tivesse colocado o N64 em mídia de Cd..Iria dar uma dor de cabeça pro Play..
Fez falta várias franquias de respeito para o N64, acredito q ela tivesse um apoio melhor das desenvolvedoras, teria um desempenho melhor de vendas. É um baita de um videogame! Tem jogos incríveis e o meu favorito da Nintendo. Hey Ed qual é o seu console favorito da Nintendo? Abraço e likaço!
Sempre com informções de muita qualidade!
esse canal merece uns 500.000 inscritos no mínimo, só conteúdo foda!!
Mas é bem curioso mesmo, acredito que foi mais falta de interesse que impossibilidade. Você mostrou no fim o MK Trilogy que é um baita jogo de luta com sprites 2D. Se o 64 rodava bem ele rodaria qualquer SF Alpha tb.
essa é a questão que sempre quis saber!!!! Boa Ed!!!!!!!!
Já possuí um n64 anos atrás e hj acabei comprando outro novamente, pois sou um velho retrogamer da decada de 80, minha missão esta sendo adquirir os consoles q eu tive e fizeram parte da minha infância!
Desde o tele jogo pra cá.....
Nessa época jogos de luta em 2D era bem melhor.
O meu sonho era ter um Killer Instinct no PS2 ou Game Cube. Até hoje não entendo porque um baita jogo de luta daquele ficou esquecido por tantos anos.
Sua pergunta é fácil de responder: Killer Instinct é um game da RARE que era parceira da Nintendo.
E justo na época do Ps2 e Game Cube a desenvolvedora Rare terminou seu contrato com a Nintendo e foi adquirida pela Microsoft. Então como o game é propriedade da Rare ficou no Limbo até que saiu no Xbox one e depois pra PC ( e ficou um baita game).
Verdade mataram a franquia pela demora
Bom vídeo... parabéns... Por que o saturn era inferior ao PS em jogos 3d?
Porque o Saturn se não me engano é um vídeo game projetado pra rodar em 2D, aí faziam uns ajustes pra rodar em 3d, enquanto no PS o processamento era dedicado, e tinha uma parte pra processar o 2D.
Poxa, Perdi em Pré Estreia, Abração Edyy
virei membro do canal
òtimo video, só esqueceu de comentar o principal
no tempo do N64 A capcom e EA Brigaram feio com a Nintendo
as pazes voltaram no final do N64, por isso saiu Resident evil 2
e os exclusivos no Game Cube
Walace Pop!, fala Pop blz?, mesmo assim faltou também os jogos do Neo Geo que seria fantástico no 64 em, imagina só um The King Of Fighter 97 e 98 sem Loading?, um Samurai Shodow 2, Real Bolt Fatal Fury entre outros, realmente foi uma pena 😬!!!...
@@charleslopescardoso6798 Msm coisa, snk tambem brigou com a nintendo, nesse época do N64
Walace Pop!, aí complica em, não sabia disso, valeu ✌🏻
@@charleslopescardoso6798 penso o mesmo, se rodou trilogy liso no 64 rodaria kof tb
Muito bom!Ótimo tema.
Minha dúvida é quem foi o mala que deu deslike sem ao menos ver o vídeo?
kkk sempre tem 😁
Sionista certeza
Street Fighter EX fez muito sucesso aqui no Japão. nos arcades e No Ps1
Estou ansioso pra esse vídeo! Sempre tive essa curiosidade
Eu tbm
falta pouco agora 😂
ED manda muito bem, não só por falar dos jogos e consoles que gostamos, mas por contextualizar todas as informações com a época de seus respectivos lançamentos...Parabéns pelo ótimo conteúdo.
No aguardo do vídeo. Mano se for possível das próximas vezes lança o vídeo mais cedo, tem gente que acorda muito cedo aqui pra ver na estreia..
Em qual país vc está RIchard?
@@aperte Brasil mesmo amigo, no Rio. Mas estou acordando as 5h em ponto da madrugada pra trabalhar mesmo em meio a quarentena. Logística, abastecimento de alimentos para os mercados de todo Brasil. Se puder lançar os vídeos até no máximo umas 21h vai ajudar muito mesmo.. Grande abraço.
@@richardp1592 Antecipado em 45 minutos para as 21h
@@aperte Obrigado amigo, o like já tinha dado no vídeo, mas agora vou poder assistir na estreia! Com certeza ajudou mais pessoas também! Abraços.
@@aperte um canal que merece crescer muito.
Não Entendo como tem alguém que dá Deslike.😣
Parabéns pelo conteúdo!
O Nintendo 64 teve tudo para ter vendido e feito tanto sucesso quanto o play1, mas essa mídia de cartucho só com 64 mb limitou demais esse vídeo game. Se o 64 tivesse uma mídia de espaço grande, teria os mesmos lançamentos do ps1, que rodariam melhor no 64 e teriam gráficos 3d mais estáveis. Mas os exclusivos de 64 ainda são ótimos até hoje.
E nem todos os jogos usam essa memória toda pelo preço.
Caras eu ganhei um N64 e tava doido pra jogar games da Capcom e Square nele, aí essa merda de decisão daquele velho japonês presidente da Nintendo na época, depois que vi que não saia um game de luta e um RPG 2D bom pra N64 eu caí fora, um videogame, sem street fighter ou resident evil na época ou sem tomb raider já estava condenado ao fracasso, apesar dos poucos games bons da Nintendo, não dá pra sobreviver sem o apoio da Capcom e a Square etc..a Nintendo perdeu a chance de continuar como lider até hoje :(
@@roni.nerdtv poucos games bons? Tu tem água no cérebro?
@@roni.nerdtv e depois para praticamente enterrar de vez a nintendo no game cube ele colocou a porra do mini dvd, na epoca que dvd era lançamento e muitos pais compravam o ps2 para ter um videogame novo para o filho e tbm ter um aparelho de dvd que era bem caro na época
@@brianzuann tá bom, Mario 64 joguei até o cu fazer bico, Zelda eu zerei, 007 Golden eye era muito bom realmente. mas eu curtia muito game de luta, Xmen vs street fighter, Marvel super heros, Street Fighter Zero 2 porra eu quase tive febre porque está merda não saia pra N64, eu esperei um ano sair um game de luta bom, fala aí um, mortal Kombat, killer stinct 2 (nem era fiel ao Arcade :( e devia muito) tinha uns game de luta genérico ridículos da porra que fazia vergonha, esperei 1 ano e meio e meus amigos com rios de CDs com vários sucessos , poxa Final fantasy VII ia ser lançado pra N64 (T___T) a Nintendo enterrou meu sonho de ver rodando no 64, eu era um defensor da Nintendo e quebrei a cara
Mischief Makers era muito bacana, porém logo no começo do jogo tinha uma missão de corrida que só dava pra passar com um controle turbo. Não sei se realmente só dava pra passar com esse acessório, mas lembro que isso travou muita gente de realmente jogar esse título.
Cara eu curto muito seus vídeos, sempre muito interessantes! Vivi toda a evolução dos games, desde o Atari até o n64, e por não gostar da nova mídia em cd eu parei de comprar games na era 64. Pra mim não existe nada melhor que colocar o cartucho no vídeo game e já sair jogando. Parabéns pelo excelente vídeo!
Cartuchos é tudo de bom, uma pena que se tornou algo meio que inviável no atual modelo de negócios.
O conteúdo do seu canal é fantástico, o melhor do UA-cam na minha opinião! Continue assim! Abraço e sucesso!
Não teve SF e fez muita falta. Os jogos de luta do 64 eram sofríveis pra não dizer coisa pior. Killer Instinct Gold nunca me agradou e ao ver como ele envelheceu mal não fica difícil entender porque eu não gostava dele na época como gostei da versão do SNES.
Talvez esse port pro 64 foi feito nas coxas...
Engraçado que acho ele graficamente mais feio que o killer original. Não entendi o retrocesso. Personagens feios e mal modelados. Fora que acho a jogabilidade dele mais lento. Os personagens parecem que foram feitos de stop motion. Feiao
@@pietronunes1503 O port pro 64 saiu em 1996.
@@alvarochaves1999 sim
@@pietronunes1503 gostei muito do Killers Instinct Gold mano, comparado a muito jogo 3D de luta que tinha para Ps e Sega Saturn
Meu vizinho na época em meados de 97, tinha ganhado da mãe dele um N64. A mãe dele pagou 700 reais. Ele ficou uma semana com o vídeo game e acabou trocando por um PlayStation.
Adoro os cartuchos de 64, são muito estilosos. Saudades do meu Extreme G.
Paulo Vieira jogaço foi meu primeiro cartucho no n64. Velocidade pura
Músicas top no extreme G
Eu não pude ter no momento pelo alto preço, mas agora posso conhecer graças à emulação.
Análise foda da situação do N64 para jogos 2D, só esse vídeo já valeu minha inscrição, sua dicção e explicação é perfeita.
Eu me lembro que na SGP tinha um artigo falando que SNK e a Capcom odiam o acordo que a Nintendo fazia para produzir jogos no N64, segundo o acordo você fazia o jogo e não podia usar os cartuchos com mais memória, tinha que pagar um taxa de royaltes exclusiva da tecnológia da Nintendo e se dê algum problema quem vai acar é a produtura, ou seja, a Nintendo tirar pé da reta e deixar produtora se ferrar.
Particamente a Rare levou o N64 nas costas, mas até eles estava ficando com raiva da Nintendo que começava olhar para eles não como uma boa produtora e sim como os seus ´´escravos``.
Até eles se ofereceram para serem comprados pela a Nintendo, que não os comprou.
O Conker é uma púra revoltar da Rare contra a Nintendo e é considerado o melhor jogo do N64 por muitos.
Sem contar que várias produtora tinha mágoa com a Nintendo desdo tempo do Nes.(Konami é um bom exemplo que teve que criar uma empresa paralela para pode lançar mais de 5 jogos ao ano por causa do acordo dos chip na era 8 bits.)
é sério isso? ce lembra o número?
@@AndyKusanagi86 O número eu não me lembro bem, mas eu sei que é uma edição de 97, acho que do começo do ano.
@@AndyKusanagi86 Lembrei!! É a SGP Número 36, março de 97. E o artigo do Bill Games.
Eu tenho uma pergunta como eram feitos os jogos e sons na era 8 bits e no atari 2600 ?
É incrível
Eu vivia analisando se a versão arcade da Super Street Fighter II Turbo caberia num cartucho de 128 Mb do N64!
street fighter alpha tem no super nintendo o n64 se kissesem teriam portado
Concordo com vc. Eu tive o N64 e gostava muito dos jogos da Capcom. Essa ausência, o preço dos jogos e a pouca quantidade de títulos fizeram eu abandonar esse console bem cedo.
Muito bom o material!!! Parabéns, mas se existe dificuldades no 2d, como foi possível o mk3 trilogy?!?
a dificuldade existia, mas era possivel sim, MK Trilogy mesmo é a prova! a questão era o trabalho que as produtoras teriam pra portar, sem contar o lance dos cartuchos que era desvantajoso para elas comercialmente.... Tudo isso e mais outros fatores ajudaram a ninguem se interessar em portar os jogos de luta para o n64
Sobre a relação Nintendo/produtoras e o uso do cartucho, já li que a Nintendo tinha um contrato com elas, onde se comprometia a 'comprar' os cartuchos que não vendessem. Tudo pra ter o jogo no console e a parceria de desenvolvedores.
por isso que odiei ter comprado o n64 na época
Era possível fazer jogos de aventura e luta em 2D com gráficos de 3D para o Nintendo 64. Inclusive, acredito que a Nintendo vacilou nessa época em não investir nesse tipo de leiaute e jogabildade.
Mas a qualidade de imagem e som no cartucho é muito superior ao CD pelo simples fato de a renderização da imagem e do som ser feita na hora, diferente da virtualização do laser em CD.
Tenho o meu Nintendo 64 até hoje e meu sonho é fazer um MOD RGB nativo.
Eu já era inscrito no canal... Agora me inscrevi novamente kkkkkkk valeu, UA-cam!!
Aí sim kkkk Vlw Cesar!
Na época não senti falta do Street Fighter, então acabei jogando mais Killer Instinct e MK Trilogy 😁
E o pessoal na época até que nao imaginavam nada melhor que o alpha 2 na época. E ninguém ligava. A vida do n64 praticamente foi de 2 anos . Tudo muito caro para ele. O play 2 em 2000 praticamente enterrou ele
Excelente vídeo, como sempre! Acho que mesmo se Alpha 2 fosse lançado para o N64, seria um desastre para jogar pois o controle do videogame foi pensado para o 3D, diferente do PSX que só depois de algum tempo incorporou os analógicos. Mas N64 foi um marco mesmo assim. Mario 64 é escola até hoje para games 3D.
PS: O Re2 foi publicado pela Capcom, mas quem desenvolveu essa maravilha da tecnologia foi a Angel Games, que hoje nada mais é que a Rockstar hehehe
Poxa legal . Não sabia dessa curiosidade . Que a desenvolvedora Angel Studios é a atualmente famosa RockStar...
teho 50 anos. coleciono desde os 18, quando comecei a trabalhar... e nunca soube de nada disso sobre o n64. perfeito.
N64 quebra a regra 4 de Robson : desconfie de consoles da quarta geração em diante que não tenham Street Fighter ... Exceto Neo Geo e Neo Geo CD
Robson De Lima Alves concordo contigo 😃
Valeu Ed, essa tbm era a minha dúvida na época. Adoraria ver um game luta no N64, gênero que estava em alta naqueles anos, e sempre me perguntava "Por que não?" As revistas diziam que devido a arquitetura voltada para games poligonais, limitações do cartucho e não ter um chip dedicado a games 2D eram os motivos. O Playstation até tem mas tbm é fraco e do Saturn tbm, mas ele conta com um cartuchinho de expansão. Bons tempos e mais um ótimo vídeo.
Aproveitando o assunto, pq o N64 não recebeu nenhum Need for Speed?
Eu mesmo vendi meu N64 pela falta desses jogos, pois na minha época os jogos que bombavam era street fighter zero, marvel super heros, the king of fighter e resident evil.
Faz um vídeo sobre o 007 goldeneye
Sugestão anotada 😁💪
Isso é uma das coisas que me chateavam profundamente no meu 64, a ausência dos grandes títulos de luta em 2D.
Só comprei o n64 na época por causa do 007 Goldeneye ....... depois me arrependi vendi e comprei o PS1 ..mil vezes melhor sem duvidadas ...... saudades dos anos 90s.... comecinho de 2000
3 por 10
Excelente pesquisa!!! Parabéns
SE FIZERAM UM RESIDENT EVIL2 PRA 64 QUE ERAM 2 CDS COM 4 CAPITULOS , ACHO QUE UM GTA SAN ANDREAS, NÃO SERIA DIFÍCIL
San Andreas eu não acredito, uma vez que o console iria colocar muita nevoa pra esconder o cenario sendo renderizado, mas um GTA 3 talvez sim. Mas é bem longe no talvez. O jogo que eu acho que mais chegaria perto era um Silent Hill ou Syphon Filter ou com muito custo um Metal Gear Solid
Um baita canal! O N64 é um dos meus consoles menos bem quistos. Já tive um, mas a minha birra com a qualidade horrível do analógico faz com que eu jamais cogite ter outro.
Contudo, ao menos aqui onde moro, no triângulo mineiro, a galera retrogamer tem um grande amor pelo Mortal Kombat do mesmo!
Mas o Mortal Kombat Trilogy era 2d. Foi boicote mesmo. A Nintendo também não ajudava com sua arrogância. Deve ter aprendido.
Não é a toa que o Sega Saturn teve mais sucesso do que ele no Japão.
@@alvarochaves1999 Pois é, eu tinha que ver nas revistas de vídeo game o Playstation e o Saturn com muitos jogos e eu com o meu N64, praticamente um vídeo game superior, passando necessidade de jogos. Ver X-men, X-men vs Street Fighter, X-men vs Capcom e até King of Fighter foi um sofrimento.
@@jasielcordeiro7061 X-Men vs Capcom? qual é esse?
@@AndyKusanagi86 Será que é Marvel vs Capcom?
@@jasielcordeiro7061 Nem me fala... Passei tanta raiva na época ,e como não podia comprar outro videogame(console) tinha que ver a galera desfrutar grandes games que depois virariam grandes franquias. Isto é : deixei de jogar grandes games( na época) como metal gear solid,resident evil,Final Fantasy,Tomb Raider,Castlevania,etc....
Bela pesquisa, Ed. Eu tive o Nintendo 64 só pra jogar os jogos da Nintendo mesmo, nem senti falta da Capcom nele, pois eu era felizardo em ter também um Playstation. ^_^
Devia ter pelo menos Street Fighter Alpha 3 no N64...
Ótimo vídeo, direto ao ponto, sem enrolação e sem aquele monte de propaganda de lojas no início.
Também ansioso pra saber! Mas vou chutar que foi porque (em ordem de importância):
1. Culpa da Nintendo praticar preços abusivos com royalties nas gerações anteriores e assim afastar as third-parties;
2. Hardware focado em 3D com somente 4kb de buffer para texturas, o que dificultava a programação de jogos 2D (diferente do Saturn, que era focado em 2D e tinha um puxadinho para o 3D e do PSX que tinha um bom hardware para 3D, mas permitia o desenvolvimento de jogos 2D sem problemas);
3. Pouca base de consoles - principalmente no Japão.
Para quem tiver curiosidade das limitações do Nintendo 64 em relação à processamento 2D, olhem esse site aqui: www.racketboy.com/journal/ps1-strength-and-weaknesses-vs-n64-sega-saturn
Ele explica as diferenças relacionadas à memória disponibilizada para processamento de vídeo!
Mas lembrando que havia um Street 3D (Street Fighter EX). Por isso que penso que os problemas com royalties e a péssima política da Nintendo com as third-parties poderiam ter ficado na frente.
ate hoje oha o nintendo switch
N64 não tinha limitação nenhuma para rodar jogos 2D , vide MK trilogy ficou animal.
Só uma pequena adição: o chip SDD-1 do Street Alpha para o SNES era responsável pela descompactação de dados gráficos em tempo real.
Inclusive há uma versão beta do jogo que não utiliza este chip.
Outro detalhe é que aquela paradinha que o jogo dá antes do início do round é para carregar dados de áudio na memória RAM do chip de som do SNES.
Segundo os comentários que li de alguns desenvolvedores, a pouca memória e a complexidade do processo de transferência de dados de áudio do cartucho para o chip de som costumava criar algumas dores de cabeça, muitas vezes sendo necessário lançar os jogos com alguns efeitos sonoros e vozes a menos.
No mais, achei ótimo seu vídeo!
Continue com seu excelente trabalho.
Parabéns!!
Eu ainda acho que poderiam ter lançado aqueles Street Fighter EX pro 64, realmente o SF faltou no 64. Por algum motivo na verdade não gosto muito dos jogos de Luta do 64 tu já jogou um chamado War Gods? É péssimo kkkk
Ou Dark Rift, que parece que usavam a mesma engine, com skins diferentes, uma era guerra de deuses outro era lutadores espaciais kkkk
Cara muito bom o vídeo bem informativo. A pergunta do internauta também foi sensacional .
Tive um N64 em 1997 e aproveitei muitos games nele. Principalmente os multiplayer,....
Mas uma coisa que sempre me decepcionou foi a ausência de games de luta 2d como The king of Fighters e principalmente Street Fighter.
PS: Eu me senti até um pouco "lesado" com isso . Como fã de Street Fighter optei pela compra do N64 depois de uma edição de uma revista de games não sei se foi o Ação Games ou a Super Game Power que trazia uma matéria do Street Fighter 3 .Falando que iria sair pro N64. kkk
Like =1 inscrito ;)
Sacanagem esse negócio de estreia a gente ja da like sem assistir kkkkkkkkk ja to no aguardo do video grande abraço
fique na sua ae.....já termino os árcades...se não pode ir birlllll kkkkk
Para Sempre Games ta quase amanhã já começo kkkkk
o principal problema não é os cartuchos, para programar para o N64 teria que comprar toda um computador de ultima geração fornecido pela SGI, que era muito caro, fora que programar para o N64 era muito trabalhoso, e por ser muito trabalhoso, tbm era muito custoso, logo Capcom, e a grande maioria das empresas japonesas pularam fora do barco da Nintendo, os jogos japoneses que chegaram no N64 eram trabalhos reprogramados por outras empresas tipo RE2 reprogramado pela Angel Studios
Este videogame nunca me cativou, em jogos, controle ,eu achei péssimo esse Nintendo 64
Eu te entendo Hilton, na época eu tb não dei muita bola para ele, especialmente por causa do controle, mas hoje eu vejo o N64 com mais carinho, especialmente por ter sido o último videogame de mesa a usar cartuchos 😲
Em 97, ia pegar meu primeiro videogame. Por causa do controle do 64, nao peguei essa bomba. E agradeco a Deus por isso. kkk Fui de PSX, o melhor videogame da epoca, com certeza ABSOLUTA. kkk
Ótimo vídeo. Mas uma pena que não falou do porquê da ausência de jogos da SNK nos consoles da Nintendo pós Super Nes. Salvo é claro as coletâneas e os Game Boys.
Foi o jeito jogar fighter s destiny
clay fighter 64 tbm ( heuhuehueheuhuheu)
Jogão.
@@ViniciusOliveira-ny4yt bom também. Tinha uns fatalities.
Nossa que vídeo aula incrível sobre o N64 que por sinal EU gosto mais que o SNES. Assistido, curtido e compartilhado.
11:19 - Finalmente alguém que fala "videogames" em vez de "consoles"! Durante toda a minha vida de videogames (que foi só até o PS1, que precisei vender em 2001), nunca nem eu, nem meu irmão, nem nenhum dos meus primos jamais falou _console_ em vez de _videogame_ . _Console_ pode até ser a palavra técnica correta, mas parece "palavra de revista", algo que não fez parte da minha infância e adolescência.
console eh maia bem visto hj em dia. soa melhor. videogame eh mais coisa de criança.
Quando apareceram os rumores de que Street Fighter x X-Men ia ser portado para consoles, tinha certeza que sairia para o 64. O console tinha entrada para 4 controles, onde poderia ter um modo para 4 jogadores...era em cartucho, ou seja, não teria os loading na troca dos personagens. Seria perfeito. Mas, para minha tristeza, não rolou. :-/
2 lutas acontecendo ao mesmo tempo em tela dividida. olha, interessante essa sua ideia, sério mesmo.
@@wzero1 no caso, eu pensei em cada player controlando 1 jogador. Daí, cada um jogava com seu personagem conforme fossem se alternando no jogo.
Um jogo que eu gostaria muito de ter visto no N64 foi "Castlevania: Symphony of the Night".
Os sprites deste castlevania tem muitas variações de animação e multiplos efeitos de paralax o q ja ocupa muitooo espaço em mídias juntando com a trilha sonora q era digitalizada...ficaria impossível colocar em um cartucho naquela época
Tbm me perguntei pq não lançaram para o 64, poderia ter lançado o Driver Tbm!!!
Não tem pq o controle "brocha" não aguentava a pressão, KKK!