Que vídeo excelente!!! Eu comecei no hobby de verdade a uns 7 meses. Comecei com War, the resistance, trio, scout, azul. Alugar novos jogos também facilita muito a trazer novas pessoas pro grupo e pro hobby.
Fico feliz em saber q não cometi erros mesmo começando a conhecer o mundo dos boardgames junto do meu grupo. Ja tinha um grupo grande de amigos de longa data, começamos com War, mas logo partimos pros partygames modernos (Bang dice, Bohnanza, Piratas, Pega em 6, Kingdomino, Fantasy Realms...). E agr já são dois anos de encontros quinzenais de sucesso, o mais importante é a diversão da galera.
Feliz pq acabei seguindo isso de forma intuitiva. Meu amigos mais próximos não são dados a regras complexas e em geral pensei em algo q pudesse ser transportado pra um bar, algo assim. Fui pelo exploding kittens, sucesso absoluto. Black stories, nos não testamos esse troço, finalmente rolou investir em dix it com expansões. Com tempo a gnt vai convertendo a galera
Vídeo importantíssimo! Eu gastei os tubos nessa Black Friday, mas felizmente só comprei o que eu queria e jogos de diferentes propósitos! Mas seu vídeo me impediu a tempo de fazer besteira! hahaha
Fico feliz em poder ajudar! Vou te dizer que mesmo eu preciso me lembrar constantemente das minhas próprias dicas durante os próximos dias com as promoções de Black Friday 😅
Lindo vídeo. Se vocês querem um complexo, por aqui deu bom o Scythe! Como ele visualmente lembra um pouco o War e é muito lindo na mesa, acaba gerando uma "abertura" pra aprender as regras que outros jogos pesados não têm.
Cara, vídeo muito bom e reflexivo. Pessoalmente eu aplico essa questão de não comprar por impulso nem só por promoção em quase tudo na minha vida, mas confesso que com os jogos eu tava meio compulsivo mesmo. Vou rever minha lista de desejos depois desse vídeo obg
Vc sabe que essas coisas as vezes saem pro varejo mesmo falando que é exclusivo. Comprei o meu na Amazon. Mas já vi cópias vendendo em algumas lojas locais.
Concordo totalmente com a questão do impulso, não sair comprando pelo hype, mas também penso um pouco diferente, se conheço o jogo, gosto do jogo e tem solo, eu compro. Já tive vários grupos, o atual está começando é só joga leves. Depois de ter experiência em vários grupos aprendi que um fator importante para obter o jogo é as regras solo, principalmente de jogos pesados que sei que apenas eu (por enquanto) vou jogar. Assim como um jogo que um colega já tem e gosto muito, eu também compro, vou explicar porque. Você mora nos EUA né? Então você não tem necessidade nenhuma de comprar jogos até que seja realmente o momento de comprar, pois eles sempre estarão por aí. Mas pra cá no Brasil algumas coisas somem, demoram, ou nunca mais voltam. Embora eu concorde totalmente a usar lógica, eu resisto ao hype, mas aqui tem esse fator escassez torna mais difícil deixar passar aquilo que a gente gosta.
É um ponto válido! Se vc gosta do jogo e não quer depender de outra pessoa pra jogar faz sentido comprar. Sobre o jogo sumir das lojas, concordo plenamente. Moro aqui a apena um ano e já me arrependi por deixar passar a oportunidade de comprar um jogo/expansão que saiu de impressão. Exemplo classo foi a expansão No Rest For The Wicked do Zombicide. Cheguei a ver nova na prateleira por R$236 durante a pandemia., hoje vc não acha por menos de R$800 usada no mercado paralelo.
Fala Rodrigo! Esse é um canal amador de um fã de boardgames. Infelizmente eu não tenho estrutura aqui para gravar um gameplay remoto. Tentei fazer isso quando joguei Zombicide online com meu grupo antigo, mas não funcionou.
Que vídeo bacana. No meu caso, eu sou da época dos clássicos War, Detetive, hero quest e gostaria de jogos para jogar com os filhos e vizinhos... Eu comprei o Bang dice ontem, ainda não recebi, e estou querendo comprar outros, mas não sei quais . Poderia indicar alguns?????
Com certeza. Seguem alguns bons sem repetir o estilo de jogo: - Munchkin - Terraforming Mars - Scythe - Massive Darkness 2 (ou Zombicide Black Plague/Green Horde)
@@EmbaixadorNerd muito grato pela atenção meu nobre amigo...o Zombiecide tenho uma oportunidade de comprá-lo por 500 reais , sendo a primeira edição. Observei que vc comentou que vale mais a pena a 2 edição. Grato por ter explicado.
Cometi esse erro ... no comeco do hobbie acabei encontrando o canal do Joquinho Hard que fala sobre jogos PNP ... vi a versao do Wiz War PnP e fiquei apaixonado ... como sempre jogamos em 6 pessoas, imaginei todos jogando e se dovertindo do mesmo jeito que eu gosto desse jogo ... entao investi um dinheirao para imprimir, tabuleiros em MDF plastificados etc ... e no final só joguei duas vezes com meu irmao ... pq o povo nao tem paciencia de aprender as regras ... no final sempre ficamos em Coup ou Dixit kkkk
O verdadeiro maior problema no Brasil é o país ser tão grande e não existir um número proporcional de clubes de boardgame. Aqui em Portugal, eu rapidamente resolvi todos esses problemas listados a partir do momento que encontrei um clube. O lugar tem alta rotatividade de jogadores e jogos. Assim sempre tem algo novo e gente nova. Eu acho que a acessibilidade e tradição de eurogames aqui da região facilita muito essa social. Mas adorei as dicas porque realmente aborda os problemas mais recorrentes de que tem apenas um grupo.
minha galera começou no Carcassone e Agrícola, hoje em dia jogamos muito Distilled eu e meu namorado estamos pensando em comprar algum jogo euro para começar a nossa coleção, alguma recomendação?
No começo cometi o erro de compra jogos que rodam bem de 3 jogadores pra cima ( mas não tinha com quem jogar ), hoje só compro jogos que rodam bem de 2 jogadores já que só tenho meu noivo pra jogar comigo hahaha
Heroes of Might and Magic eu vi a coleção inteira na minha frente quando fui em Essen, financiamento coletivo torando pela segunda vez agora e a minha vontade de comprar é zero. Apesar de eu adorar jogo solo e HoMM3, as caixas extras são praticamente apenas miniaturas e cartas. Nada grandioso.
Zombicide Fantasy é meu xodózin, cheio de custom, mods e afins. Peguei o 2nd pra jogar o Rio Z Janeiro... acabo jogando com ou sem pessoas. Mage Knight tbm peguei focado em solo, pq sem chance achar gente pra jogar ele. Gloomhaven foi impulso, ta parado pq tenho grupo pra jogar mas apenas no online que CORRIGE TANTA coisa do físico que desanima por o físico na mesa, com pena mas sinto que ele vai ter quer ir embora. Massive ta na minha lista, mas tbm pra brincar solo, nem espero ngm nele, o que é triste. Mas se eu ficar esperando os outros fico remoendo vontade de jogar como tive por anos. Mas fica aquela sensação de sei lá, SE TUDO DER ERRADO, ficar sem PC, perder trampo... eu teria bons jogos pra jogar e me divertir (mas certamente na M... eu venderia eles) Aqui Euro não funciona, tentei e entendi que não adianta, ngm se anima, tem 1 ou 2 que to pra por na mesa de novo mas sinto que vão voar tbm. Aqui é mais familia, abstrato, deck building, corrida deu bom tbm, uma ou outra estratégia... Na minha cidade eu só conheço EU que tinha jogos e agora meu vizinho tbm comprou zombicide, irmãos e família dele começaram a jogar e meio que agora só tem 2 grupos que jogam, e nunca juntos. A minha ideia era unir pessoas, separou kkkkkkk Só jogo fixo mesmo com meus pais e namorada.
@@EmbaixadorNerd se tivesse um app atualizado... vi que tem alguns apps e um cara no discord do zombicide fazendo um app ja com novas mecanicas e cartas ja colocando massive junto, mas nao saiu ainda
Tenho meus jogos para duas ou mais pessoas, competitivos e cooperativos. Mas hoje meu foco é em jogos que tenha modo solo, ou pelo menos uma boa adaptação. Pesquiso no BGG e se tiver um bom modo solo, já me anima. Tenho um total de 0 pessoas para jogar. 😂😂
A gente se vira do jeito que dá no hobby. Eu bolei um jeito de jogar board game a distância com meus irmãos usando webcam e o celular! Saiu melhor do que antecipamos!
Comprei o inferno de Dante sem saber, ele é totalmente truncado, as regras não explicam direito, não tem nem como se vence, mantenho ele na minha coleção pra lembrar sempre de ver algo sobre antes de decidir comprar...
Minha experiência com ele foi muito positiva. Apresentei para os amigos do meu filho (+/- 13 anos de idade) e eles adoraram. Também foi o jogo que usei para trazer a galera do MTG para o mundo dos boardgames.
@@EmbaixadorNerd tranquilo meu amigo, nem esquenta a cabeça não! Mas hoje em dia nem a distância é mais o problema, o complicado é a nossa RF. Forte abraço!
Mas falando um pouco a respeito desse teu vídeo, me encaixei perfeitamente em várias questões, mas a principal creio que seja a dificuldade em conseguir jogar board games hoje em dia, em função de falta de tempo, filhos, trabalho, amigos que também gostem e que tbm tem os mesmos problemas, enfim, é bem complicado.
Mano eu so queria comprar o zombicide 2 edição e nem ligo se for solo so de ter esse jogo eu ja estaria feito kkkkk ainda mas pq da pra jogar sozinho tbm kkkkk
Fala Patrick! Tem um vídeo todo dedicado a explicar o Massive Darkness 2 (na verdade tem mais de um). Dá uma conferida lá, ele vai responder sua pergunta com certeza!
Compulsão é uma parada de quase todo board gamer
Pois é, e como todo vício, tem seus perigos!
Posso dizer que esse é o vídeo mais importante para todos que estão iniciando ou pretendem entrar no mundo dos Board Games. Parabéns pelo conteúdo. ❤
Valeu pelo apoio! ✌️
Que vídeo excelente!!! Eu comecei no hobby de verdade a uns 7 meses. Comecei com War, the resistance, trio, scout, azul. Alugar novos jogos também facilita muito a trazer novas pessoas pro grupo e pro hobby.
Isso é verdade. Existem alguns boardgames café que até fornecem acesso a vários jogos pra jogar com a galera!
Fico feliz em saber q não cometi erros mesmo começando a conhecer o mundo dos boardgames junto do meu grupo. Ja tinha um grupo grande de amigos de longa data, começamos com War, mas logo partimos pros partygames modernos (Bang dice, Bohnanza, Piratas, Pega em 6, Kingdomino, Fantasy Realms...). E agr já são dois anos de encontros quinzenais de sucesso, o mais importante é a diversão da galera.
Que maravilha Jonas. Você tem muita sorte porque essa não é a realidade da maioria!
Esse sabe! Jogo leve é o caminho, viu mesa ja lembra a regra em 5 min. Euro um ou dois no max kkkkkk
Feliz pq acabei seguindo isso de forma intuitiva. Meu amigos mais próximos não são dados a regras complexas e em geral pensei em algo q pudesse ser transportado pra um bar, algo assim. Fui pelo exploding kittens, sucesso absoluto. Black stories, nos não testamos esse troço, finalmente rolou investir em dix it com expansões. Com tempo a gnt vai convertendo a galera
Pois é, parece intuitivo, mas é incrível como a comunidade sofre com isso por se apaixonar por um jogo e não ter com quem jogar! Parabéns pelo grupo!
Vídeo importantíssimo! Eu gastei os tubos nessa Black Friday, mas felizmente só comprei o que eu queria e jogos de diferentes propósitos! Mas seu vídeo me impediu a tempo de fazer besteira! hahaha
Fico feliz em poder ajudar! Vou te dizer que mesmo eu preciso me lembrar constantemente das minhas próprias dicas durante os próximos dias com as promoções de Black Friday 😅
Lindo vídeo. Se vocês querem um complexo, por aqui deu bom o Scythe! Como ele visualmente lembra um pouco o War e é muito lindo na mesa, acaba gerando uma "abertura" pra aprender as regras que outros jogos pesados não têm.
Scythe é um jogaço e tem uma ótima presença de mesa!
Cara, vídeo muito bom e reflexivo. Pessoalmente eu aplico essa questão de não comprar por impulso nem só por promoção em quase tudo na minha vida, mas confesso que com os jogos eu tava meio compulsivo mesmo. Vou rever minha lista de desejos depois desse vídeo obg
Cara vc não é o único. Eu falei do Heroes 3 no vídeo mas dentro de mim eu ainda estou tentando me convencer a deixar pra lá... kkkk
Sua esposa é uma mulher muito sábia 😊
Onde vc comprou o Night Cage ? Pelo o que sei ele nunca saiu do kickstarted.
Vc sabe que essas coisas as vezes saem pro varejo mesmo falando que é exclusivo. Comprei o meu na Amazon. Mas já vi cópias vendendo em algumas lojas locais.
Excelente, muito bom mesmo.
Já cometi vários erros desses 😅😅
E não é!? A gente acha que é só com a gente mas na verdade está todo mundo no mesmo barco.
Financiamento coletivo é sempre minha maior dificuldade, o FOMO bate alto!!!!
O segredo é definir seu orçamento para o ano e para de olhar os lançamentos novos quando bater o orçamento.
Excelente vídeos! Já cometi alguns desses erros!
Valeu pelo apoio Giovanni
Concordo totalmente com a questão do impulso, não sair comprando pelo hype, mas também penso um pouco diferente, se conheço o jogo, gosto do jogo e tem solo, eu compro. Já tive vários grupos, o atual está começando é só joga leves. Depois de ter experiência em vários grupos aprendi que um fator importante para obter o jogo é as regras solo, principalmente de jogos pesados que sei que apenas eu (por enquanto) vou jogar. Assim como um jogo que um colega já tem e gosto muito, eu também compro, vou explicar porque. Você mora nos EUA né? Então você não tem necessidade nenhuma de comprar jogos até que seja realmente o momento de comprar, pois eles sempre estarão por aí. Mas pra cá no Brasil algumas coisas somem, demoram, ou nunca mais voltam. Embora eu concorde totalmente a usar lógica, eu resisto ao hype, mas aqui tem esse fator escassez torna mais difícil deixar passar aquilo que a gente gosta.
É um ponto válido! Se vc gosta do jogo e não quer depender de outra pessoa pra jogar faz sentido comprar. Sobre o jogo sumir das lojas, concordo plenamente. Moro aqui a apena um ano e já me arrependi por deixar passar a oportunidade de comprar um jogo/expansão que saiu de impressão. Exemplo classo foi a expansão No Rest For The Wicked do Zombicide. Cheguei a ver nova na prateleira por R$236 durante a pandemia., hoje vc não acha por menos de R$800 usada no mercado paralelo.
Ótimo vídeo, cheio de verdades e boas dicas!
Valeu pelo apoio Eder!
Queria demais jogar esse monster Hunter aí. Será que rola jogar a distância? Podia fazer uma live com inscritos jogando. Será que rola?
Fala Rodrigo! Esse é um canal amador de um fã de boardgames. Infelizmente eu não tenho estrutura aqui para gravar um gameplay remoto. Tentei fazer isso quando joguei Zombicide online com meu grupo antigo, mas não funcionou.
Que vídeo bacana. No meu caso, eu sou da época dos clássicos War, Detetive, hero quest e gostaria de jogos para jogar com os filhos e vizinhos... Eu comprei o Bang dice ontem, ainda não recebi, e estou querendo comprar outros, mas não sei quais . Poderia indicar alguns?????
Valeu Kleber! Qual é a idade deles?
@@EmbaixadorNerd 14, 16 e 24
Com certeza. Seguem alguns bons sem repetir o estilo de jogo:
- Munchkin
- Terraforming Mars
- Scythe
- Massive Darkness 2 (ou Zombicide Black Plague/Green Horde)
@@EmbaixadorNerd muito grato pela atenção meu nobre amigo...o Zombiecide tenho uma oportunidade de comprá-lo por 500 reais , sendo a primeira edição. Observei que vc comentou que vale mais a pena a 2 edição. Grato por ter explicado.
Imagina! Pois é, por 500 vc acha o 2e ou o medieval
Cometi esse erro ... no comeco do hobbie acabei encontrando o canal do Joquinho Hard que fala sobre jogos PNP ... vi a versao do Wiz War PnP e fiquei apaixonado ... como sempre jogamos em 6 pessoas, imaginei todos jogando e se dovertindo do mesmo jeito que eu gosto desse jogo ... entao investi um dinheirao para imprimir, tabuleiros em MDF plastificados etc ... e no final só joguei duas vezes com meu irmao ... pq o povo nao tem paciencia de aprender as regras ... no final sempre ficamos em Coup ou Dixit kkkk
Saudações, obrigado pelo vídeo, escute mestre, mostre os livros e quadrinhos do zombicide, não tem nada deste tipo.
Boas dicas, obrigado!
Valeu pelo apoio!
To deixando pra comprar outros e tals a medida q for encontrando pessoal mais dedicado ou conforme esses meus amigos forem se envolvendo com a prática
A melhor coisa é achar outras pessoas mais dedicadas mesmo. Foi assim que a minha coleção começou a ver mesa com mais frequência.
O verdadeiro maior problema no Brasil é o país ser tão grande e não existir um número proporcional de clubes de boardgame. Aqui em Portugal, eu rapidamente resolvi todos esses problemas listados a partir do momento que encontrei um clube. O lugar tem alta rotatividade de jogadores e jogos. Assim sempre tem algo novo e gente nova. Eu acho que a acessibilidade e tradição de eurogames aqui da região facilita muito essa social. Mas adorei as dicas porque realmente aborda os problemas mais recorrentes de que tem apenas um grupo.
Valeu pelo feedback! Existem muitos recursos pra gente que está fora do país. No Brasil é difícil até encontrar um lugar público pra jogar.
minha galera começou no Carcassone e Agrícola, hoje em dia jogamos muito Distilled
eu e meu namorado estamos pensando em comprar algum jogo euro para começar a nossa coleção, alguma recomendação?
Meu favorito é o Terraforming Mars original, mas considere também Brass Birmingham, Castles of Burgundy ou Terra Mystica.
@@EmbaixadorNerd estou namorando o La Granja Deluxe, vou dar uma olhada nesses! muito obrigada!! excelente vídeo ;)
Valeu pelo apoio!
No começo cometi o erro de compra jogos que rodam bem de 3 jogadores pra cima ( mas não tinha com quem jogar ), hoje só compro jogos que rodam bem de 2 jogadores já que só tenho meu noivo pra jogar comigo hahaha
Essa é a ideia! Temos que comprar o jogo para o momento em que estamos!
Legal, eu jogo com minha esposa, então jogo aqui tem que rodar pra 2 tb 😁
Uma coleção considerada grande seria de quantas unidades?
Não existe consenso na comunidade. Na minha opinião 15 jogos diferentes ou mais já é considerado uma coleção grande.
@@EmbaixadorNerd vish kkkkkk
Sou um caso perdido.
🤣
Heroes of Might and Magic eu vi a coleção inteira na minha frente quando fui em Essen, financiamento coletivo torando pela segunda vez agora e a minha vontade de comprar é zero. Apesar de eu adorar jogo solo e HoMM3, as caixas extras são praticamente apenas miniaturas e cartas. Nada grandioso.
Pois é, eu confesse que eu olhava o jogo tentando me convencer a gostar dele mas não no fundo sabia que não ia ver mesa então deixei pra lá.
Boas! Uma situação que ajude caso tenhas um jogo q já não vai a mesa! Porque não trocar?! É uma alternativa, porque não?! Um abraço a todos!
Uma boa também! Principalmente se morarem na mesma cidade!
Zombicide Fantasy é meu xodózin, cheio de custom, mods e afins.
Peguei o 2nd pra jogar o Rio Z Janeiro... acabo jogando com ou sem pessoas.
Mage Knight tbm peguei focado em solo, pq sem chance achar gente pra jogar ele.
Gloomhaven foi impulso, ta parado pq tenho grupo pra jogar mas apenas no online que CORRIGE TANTA coisa do físico que desanima por o físico na mesa, com pena mas sinto que ele vai ter quer ir embora.
Massive ta na minha lista, mas tbm pra brincar solo, nem espero ngm nele, o que é triste. Mas se eu ficar esperando os outros fico remoendo vontade de jogar como tive por anos.
Mas fica aquela sensação de sei lá, SE TUDO DER ERRADO, ficar sem PC, perder trampo... eu teria bons jogos pra jogar e me divertir (mas certamente na M... eu venderia eles)
Aqui Euro não funciona, tentei e entendi que não adianta, ngm se anima, tem 1 ou 2 que to pra por na mesa de novo mas sinto que vão voar tbm.
Aqui é mais familia, abstrato, deck building, corrida deu bom tbm, uma ou outra estratégia...
Na minha cidade eu só conheço EU que tinha jogos e agora meu vizinho tbm comprou zombicide, irmãos e família dele começaram a jogar e meio que agora só tem 2 grupos que jogam, e nunca juntos. A minha ideia era unir pessoas, separou kkkkkkk
Só jogo fixo mesmo com meus pais e namorada.
Jhonny é osso mesmo! Vou postar um vídeo explicando meu setup pra jogar Zombicide de forma remota quem sabe não dá uma luz pra comunidade!
@@EmbaixadorNerd se tivesse um app atualizado... vi que tem alguns apps e um cara no discord do zombicide fazendo um app ja com novas mecanicas e cartas ja colocando massive junto, mas nao saiu ainda
Tenho meus jogos para duas ou mais pessoas, competitivos e cooperativos.
Mas hoje meu foco é em jogos que tenha modo solo, ou pelo menos uma boa adaptação. Pesquiso no BGG e se tiver um bom modo solo, já me anima.
Tenho um total de 0 pessoas para jogar. 😂😂
A gente se vira do jeito que dá no hobby. Eu bolei um jeito de jogar board game a distância com meus irmãos usando webcam e o celular! Saiu melhor do que antecipamos!
Muito bom vídeo
Valeu Arthur! Obrigado pelo apoio!
Comprei o inferno de Dante sem saber, ele é totalmente truncado, as regras não explicam direito, não tem nem como se vence, mantenho ele na minha coleção pra lembrar sempre de ver algo sobre antes de decidir comprar...
Pois é. Acho que todos nós já fizemos isso pelo menos uma vez.
aqui e um jogo diferente sempre, dificilmente repetimos rs
Eu percebo isso pelos seus posts! Mas a sua galera já é rodada nas mesas de jogos e isso facilita e muito!
Começar com Munchkin é afugentar quem está começando.
Minha experiência com ele foi muito positiva. Apresentei para os amigos do meu filho (+/- 13 anos de idade) e eles adoraram. Também foi o jogo que usei para trazer a galera do MTG para o mundo dos boardgames.
Opa, avisa aí quando for vender o Resident!!!
Fala Márcio! Onde vc está?
@@EmbaixadorNerd sou de Blumenau, SC.
Cara eu me mudei recentemente para os EUA aí fica complicado.
@@EmbaixadorNerd tranquilo meu amigo, nem esquenta a cabeça não! Mas hoje em dia nem a distância é mais o problema, o complicado é a nossa RF. Forte abraço!
Mas falando um pouco a respeito desse teu vídeo, me encaixei perfeitamente em várias questões, mas a principal creio que seja a dificuldade em conseguir jogar board games hoje em dia, em função de falta de tempo, filhos, trabalho, amigos que também gostem e que tbm tem os mesmos problemas, enfim, é bem complicado.
não respeitei quase nenhuma regra, exceto a ultima, kkkkkkkkkkkkkkkk
Você não está sozinho nessa... kkk
Mano eu so queria comprar o zombicide 2 edição e nem ligo se for solo so de ter esse jogo eu ja estaria feito kkkkk ainda mas pq da pra jogar sozinho tbm kkkkk
É um jogão, especialmente pra quem gosta da temática moderna! Fica atento no market place que sempre aparece gente vendendo esse lá!
Massive darkness 2 é bom? Só vejo a galera detonando..😅
Fala Patrick! Tem um vídeo todo dedicado a explicar o Massive Darkness 2 (na verdade tem mais de um). Dá uma conferida lá, ele vai responder sua pergunta com certeza!
Eu acho ele excelente. Principalmente por ser fã da franquia Diablo (especialmente o 1 e o 2) e o jogo se assemelha a um Diablo de tabuleiro.
Exato! É um híbrido entre D&D e Diablo!