Prof Diego sabe tudo. Pessoal vai fácil nas mentiras. Eu trabalho com PHP há 15 anos, e a quantidade de vezes que eu ouvi que PHP não é mais utilizado não tá escrito.
Pode crer, Eu também fui dev em PHP, e ouvi muito isso também até hoje! Eu quis ser diferente, acabei indo para o Ruby on Rails e Hoje estou estudando o Dark/Flutter e se desse importância a essas pessoas estaria todo lascado!
Rapaz eu comecei a estudar o Fuchsia pra uma matéria da faculdade chamada SO e agora entendo o medo do povo com relação ao flutter pq se sai a primeira versão do Fuchsia OS comercial o povo que crítica flutter tá lascado
@@emersoncavalcanti_eng Sim, me parece que o RN começou a perder o investimento quando Facebook mudou pra Meta e focou em Metaverso, IA e VR. Não é a toa que empresas que trabalham com cursos de React, RN e etc, agora estão focando em IA.
Quem já conhece o Flutter não cai nesses boatos, pois conhece o potencial que o Flutter possui. Como o professor explica no vídeo, esses tipos de boatos afeta mais os iniciantes ou quem está interessado em aprender. Parabéns pelo vídeo.
Eu desenvolvo no nativo Android e Flutter, assim como o professor falou, o cliente não quer saber o que tem por debaixo do capô, eles querem a parada funcionando. Fico só olhando essa thread aí de conflito de tecnologia. Obrigado professor por mais essa aula e esse tapa na cara da galera que fica brigando por conta de tecnologia.
Exatamente isso, o pessoal irá usar qualquer tecnologia que pagar suas contas e entregar valor para o cliente. Mas as tretas geram engajamento, isso é fato.
Moro no interior de São Paulo, por aqui a impressão que tenho é que flutter está crescendo, inclusive teve empresa fazendo parceria com a FATEC daqui para oferecer cursos de flutter, já que estavam com dificuldades em encontrar programadores. E não é só mobile, essa empresa usava flutter web e já vi vagas para desktop também.
Excelente vídeo, Professor! Apenas para agregar: Fui Dev no banco next, o app está migrando para Flutter. Atualmente, trabalho em uma empresa que atua na indústria farmacêutica, estamos passando Nativo para o Flutter. E essa é uma empresa consolidada no mercado, não reduziu times, pelo contrário, está aumentando.
Tento ser um programador hobista, ou seja, não faço nada profissional. Mas me encanto quando vejo alguém falar com a real propriedade de quem tem o conhecimento adequado para falar sobre um assunto qualquer, e em programação então, onde temos praticamente todos os dias uma nova linguagem ou atualiaçãoes, com tantas diversidades e opções de linguagens a serem utilizadas, O legal disso, é que cada um pode escolher uma ou outra para a finalidade que deseja, sem precisar falar mau ou procurar defeitos verdadeiros ou falsos, nas outras linguagens ou plataformas. Sugire aos que apenas comentam de forma negativa, e o pior, sem o devido conhecimento, que se atentem a dar informações úteis e principalmente verdadeiras. Parabéns Professor Antunes, pelo seu excelente conhecimento técnico, profissional e prático, naquilo que vc divulga e tão bem e nos ensina de forma correta e gratuita. Sou um admirador ferrenho dos teus trabalhos. Aprendi e continuo aprendendo muito com seus tutoriais, comentários. Parabéns.
Professor, ótima explicação como sempre. Muita gente que defende o uso do nativo não entende sobre arquitetura de processadores, linguagem de máquina etc. Parabéns pela explicação
Prof. Diego, quero te agradecer pelo conteúdo de grande importância que tem postado aqui no UA-cam, Tem apenas 1 mês que venho estudando Flutter sou um Dev RoR e gosto das duas tecnologia e entrei no mundo Flutter/Dart Perguntando uma A.I e com algumas pesquisas percebi que queria muito estudar algo muiti-plataforma nas minhas skills logo assim venho me deparado com essas enxurrada de comentários negativos sobre o flutter/dart. Isso atrapalha muito nós que estamos estudando e aprendendo algo novo. Qual é a pegada desse pessoal? Deve ter algum motivo né! Eu não dei importância para eles até mesmo antes de você lançar esse ótimo video. Eu vi um ótimo case na página do Flutter sobre um app brasileiro chamado SuaMusica acredito ser o marco para decolar e continuar meus estudos em Flutter. Muito obrigado e continue ajudando a comunidade.
Com certeza, o Sua Música foi um dos primeiros casos globais junto com o Nubank. Hoje tem centenas de empresas grandes usando ou migrando para Flutter, como você pode ver nos comentários da galera aqui. São várias questões nestes vídeos: para gerar engajamento, para colocar um ponto de vista e vender algo (um curso), para defender a única tecnologia que sabe e assim por diante... Tudo isso é valido, desde que não seja desinformação
@@anothermrk eu sei que a galera deram uma visão errada, mas a galera do flutter, não todos, mds, inflou a opinião do cara em um nível muito exagerado
Рік тому+8
@@geladeirasexo69 pensa comigo irmão, imagina uma pessoa que está querendo aprender programação e cai em um vídeo de um cara que tem um público gigante falando que o flutter vai morrer... O cara que não entende acha que isso é verdade e não vai querer aprender flutter... Isso acabou de acontecer com um amigo meu que estava estudando.. tive que explicar a situação toda para ele..
Excelente. Sou desenvolvedor Java/PHP a mais de 20 anos... Aproveito muito do meu conhecimento pra entender algumas features e processos do Flutter, e muito do que vejo do jeito do Flutter tratar algumas coisas, aplico no PHP e em Javascript por exemplo. Já estou no meu terceiro projeto Flutter depois que comecei aprender principalmente com o Diego Antunes, lendo a documentação e fazendo alguns cursos de 30,00 na udemy/allura. Morrendo não está não.
3:40 É puramente verdade! O conhecimento fica. Principalmente a forma que a gente manipula e trata os dados do aplicativo, esse conhecimento fica, e a gente só precisa aprender a como fazer a mesma ideia em outra linguagem.
Cara que maneiro! Fico muito feliz por você e desejo sucesso! Pessoal lá é top
Рік тому+3
Muito bom, conseguiu sanar todas as minhas dúvidas. Porque porque você não faz um vídeo ensinando postar o app na loja da Apple e da Google, tem muito poucos conteúdos na internet sobre e os conteúdos que tem o pessoal deixa passar muita coisa e sempre tem recusa nas lojas por causa disso.
prof Diego flutter descomplicou a minha percepção sobre programação,ensinando me o que e programar do zero ,lendo bastante a documentação robusta, que e uma maravilha e muitas linguagens nao tem esses recursos parabéns professor
Sou desenvolvedor backend por 8 anos. Também já desenvolvi no Android com Java nativo. Mas a produtividade com Flutter é incrível! A forma com que podemos criar e reutilizar os Widgets é show de bola! Não vejo como o Flutter pode acabar um dia!
Perfeito! Prof. Mesmo SAP (ABAP) tem um lógica de programação, apesar de nao ser tão estruturado. Mas se pegar SaleForce (Apex) tem tudo de linguagem estrutura, camadas e até unidades de teste (onde aprendi), logo todo conhecimento é valido e agrega. Tudo na sua necessidade e tem oportunidade para cada nicho! Obrigado Prof.
App do Banco24horas migrando para Flutter. Inclusive faço parte do time, deixar essa informação que acredito que seja relevante. Muito bom o esclarecimento Diego Antunes, acredito que seja fundamental seu posicionamento para evitar as fake news que infelizmente se propagam acerca de uma tecnologia, onde influenciadores que deviam esclarecer acabam confundindo mais as pessoas.
@@drantunes Estou fazendo parte do movimento Flutter lá dentro, e assim que fizermos de fato a subida, irei falar sobre essa migração para Flutter, e os anúncios oficiais nas páginas de mídia social. Grande abraço!
Pois é, também esperamos... para sistemas faz muito sentido. Tenho muitos alunos usando para sistemas de gestão, para ter a versão web. A produtividade é muito boa.
Sim, aqui usamos para desenvolver a plataforma Woopix e muitos outros sistemas de gestão. A velocidade q foram feitos é impressionante e fico muito feliz pois fui eu que disseminei a cultura flutter dentro da empresa e ta fluindo muito bem
Fortalecendo os argumentos! Para multiplataforma eu vou de Flutter, independente do "mercado", independente da curva de aprendizado, o que prevalece é o desempenho tanto da aplicação quanto do desenvolvimento no sentido de coesão e robustez. No sentido de visão a longo prazo, tentar comparar frameworks de terceiros (como o Kotlin da JetBrains) com o framework desenvolvido (a todo vapor) pela própria desenvolvedora do OS, isso deveria ser um alerta pra quem está começando, nesse sentido Flutter da Google é muito mais promissor. Além do mais, é possível inserir Kotlin dentro da aplicação do Flutter, o inverso é possível? Para o Android, se Flutter não é NATIVO, muito menos seria o Kotlin, pois o Kotlin converte para bytecode Java, enquanto o Flutter compila o código Dart em código nativo para a plataforma de destino, certo? E quanto ao Dart, ele vai muito além de construir aplicações mobile, certo? Independente da linguagem escolhida, ou do framework, o importante é saber programar e principalmente entregar a aplicação agregando valor ao usuário final. Ambos frameworks são excelentes! Sobre o Kotlin: Kotlin é uma linguagem de programação, quando você escreve código Kotlin para Android, ele é convertido para bytecode Java durante o processo de compilação. Esse bytecode Java é o que realmente é executado na máquina virtual Java (JVM) no dispositivo Android. Portanto, Kotlin é usado para desenvolvimento multiplataforma no contexto do Android e gera código que é executado no ambiente JVM do Android. Sobre o Flutter (Dart): Flutter é um framework de desenvolvimento de aplicativos móveis que utiliza a linguagem Dart. Ao contrário de Kotlin, que gera bytecode Java para Android, o Flutter compila o código Dart em código nativo para a plataforma de destino. Isso significa que, ao desenvolver um aplicativo Flutter, você está escrevendo código Dart que será compilado diretamente em código NATIVO para Android e iOS. O Flutter não converte o código em bytecode intermediário, como Java, mas sim em código nativo, o que pode resultar em um desempenho potencialmente melhor.
Perfeito o seu vídeo. O Flutter pode executar código nativo com um futurebuilder e gerenciar de maneira perfeita. Simples, pratico e fácil se resume e produtividade e dinheiro no bolso. Além disso, o Flutter é o Framework mais performático.
Excelentes explicações! Grato. O Flutter (2023 e anteriores) vai acabar porque está cada vez melhor e mais utilizado. Em 2024, acredito que teremos muito mais novidades e muito mais robustez 💙🎯 De toda e qualquer forma, o Dev (em geral) que busca evoluir vai continuar estudando fundamentos, fortificando a base tecnológica e, posteriormente, evoluindo para conhecimentos específicos e pontuais, como linguagens, frameworks e plataformas.
Trabalho com flutter desde do inicio 2018, treinei um pupilo do zero que conseguiu o primeiro emprego em flutter com uns 8 meses de estudo, a empresa que ele entrou era bem pequena (3 pessoas), depois de uns 6 meses ficaram sem clientes demitiram ele. Uma semana depois ele já estava empregado em outra empresa. Então não me parece que é só pessoas com experiencia que têm oportunidades, mas iniciantes que comprovem uma mínima experiencia também tem espaço.
Trabalho em uma grande cooperativa de crédito, e em 2021 o pessoal resolveu migrar seus apps nativos para flutter, más o interessante e que foi o pessoal de negócio e marketing que decidiu, pois estavam se adiantando para um eventual Fuchsia da vida, e se o Fuchsia não desse certo, ao menos estavam com um única equipe de vinte e não uma de 40 como era antes. Então pessoal eu entendo, se eu fosse de outra Stack eu entraria em pânico tb 🤣🤣🤣🤣
Muito obrigado pela sua contribuição! Que tal criar uma área de membros no canal e lançar um curso e séries desenvolvendo apps em Flutter?! Sua didática é incrível, já poderia contar com a minha assinatura 🚀
Muito obrigado pelo apoio Clayton! Obrigado pela sugestão, vou pensar com carinho!!! Confesso que não sei muito bem o que oferecer numa área de membros... já vi muitos criadores mostrando a área de membros e parece não ser algo da cultura do brasileiro no UA-cam.
Trabalho em uma empresa com uns 7 projetos sendo migrados para Flutter... Saindo do Java para Flutter. Trabalhei com o React Native em um projeto em 2018 e naquela época, ele não tinha acesso ao NFC dos aparelhos.
Professor, levando em conta seu ponto, podemos ver que acaba que nem o Android com Java/Kotlin é nativo, pois suas implementações são feitas em C/C++ em baixo nível e são expostas por código Java para simplificar a vida do desenvolvedor de aplicativos. Podemos ver isso inclusive na documentação do Android que há essa camada de abstração Acaba que é uma linguagem suportada oficialmente apenas, mas não chega a ser código nativo de fato
Esse é o ponto que quis levantar... dependendo da definição de nativo, somente um app em C++ poderia ser considerado nativo... Se nativo é usar as widgets OEM via Kotlin ou java... ou se Nativo é "apenas usar" recursos nativos... Essa definição é importante, mas não basta falar que Kotlin é nativo e é melhor (esse argumento não cola)
A procura das vagas nas comunidades em Flutter ocorre pois é uma comunidade muito orgânizada e muito parceira. Eu mesmo quando precisa de novos devs aqui na empresa que trabalho eles me pedem para divulgar nas comunidade pois sabem que a maioria dos devs de lá são profissionais que sabem a base do Flutter e não programado que usa POG(Programação Orientada a Gambiarra).
Não sou de comentar, mas vamos lá, trabalho com desenvolvimento de software a 15 anos e o que eu posso falar para quem está começando é que tudo depende de como vai ser o seu projeto, tecnologia é uma ferramenta só isso. Já desenvolvi Angular, Vue, React, Android Nativo ( java e kotlin ), Flutter, PHP, Node.Js e Electron. O importante é você experimentar várias tecnologias para ter um conhecimento sólido, para quando chegar algum projeto você simplismente opte pela "STACK" que você gosta de trabalhar. O que importa é seu cliente ou o valor que você agrega a empresa que te contratou. Tenho uma startup e ela utiliza Angular, Vue, Electron, PHP e possívelmente React. Resumindo é isso. Essas discurssões de defesa de framework ou linguagem são ridículas. 100% focado em polêmcia, é a mesma história do cara que gosta do Playstation e briga quem gosta de XBOX. Eu simplismente compro os dois consoles e pronto.
Eu estou nesse exato mesmo estado em que trabalhei por 2 anos como desenvolvedor flutter e fui para um projeto com android nativo java/kotlin. E posso dizer que aprender flutter me ensinou muito sobre POO, arquiteturas, design pattern e gerenciamento de estado, reutilizando muito do meu conhecimento no novo projeto. Framework e linguagem nao te prende a nada
Colocações perfeitas! Penso exatamente da mesma forma, principalmente pela release date, apps gigantes e não vão trocar a tecnologia principalmente pelo seus colaboradores
@Lucas Montano é aquele "youtuber" revoltado, sua renda é que vem do youtube então faz tudo por "clique"; @Theo, parte do printScreen é a melhor haha, sem comentários; @Evan, não sabe nem que dia é hoje: Viva o Flutter!!, Parabéns Prof.ª, seus conteúdos são sempre os melhores!
A Google não ia ficar atrás do Kotlin, estão apostando muito no Flutter pra ficar a frente. Também tem o Qt/QML para o desenvolvimento mobile, que sempre foi bom e performático 😊
nem sei pq levantaram essa treta hahaha. na empresa pra que eu presto serviço, tive que aprender flutter justamente pra criar componentes/widgets para outras 3 empresas que estão demandando ... e não é por nada, não. mas tá sendo bem mais tranquilo do que quando comparado ao meu aprendizado de react native há quase 4 anos.
Como todos os outros, voce tentando vender seu peixe hahahaha 😅😂 É muito bom ver todos os frameworks competindo pois quem ganha com isso é a gente mesmo.
Estou fazendo análise e desenvolvimento de sistemas. Tenho um colega na faculdade e estamos fazendo um aplicativo de pontos turísticos junto. Eu optei por utilizar o Flutter por que gostei muito dele e já havia usado antes. Mas por causa do vídeo do Lucas Montano, o maluco fala mal do Flutter toda aula. E agora tá surgindo um monté de vídeos com o título "O Flutter vai acabar?"
Relaxa e segue em frente, no curso de ADS onde leciono, ensino Flutter. Outra coisa o Titanium acabou e o Xamarin Forms será descontinuado ano que vem… viu algum video sobre? Não, pois ninguém fala do que morreu e não dá views..
Eu sou desenvolvedor web, trabalho com PHP e Laravel... Já perdi as contas de quantas vezes o PHP morreu 🤣 Estou começando no mobile agora com flutter, está tudo fluindo até agora. O que eu costumo dizer pro meu time é: desenvolvedor ruim vai fazer cagada em qualquer linguagem, o que vai definir o sucesso da aplicação é quem estiver por trás dela.
O Lucas Montano só leu um texto, um texto escrito por um cara que é programador flutter. Acho que o pessoal do flutter levou muito a sério o react dele. O Lucas Montano nunca disse que o nativo é melhor. Eu nem sou Frontend, mexo só com o back, e o vídeo do Lucas Montano me fez conhecer o flutter e quero aprender a mexer com ele antes dele acabar em 2024
Pois é meu jovem! Dizer que aprender uma linguagem "X" qualquer é desperdício é burrice!! Se a pessoa diz isso, provavelmente é baseado na experiencia dela. E neste caso, essa pessoa tem alguma limitação "técnica" (se é que voce me entende).
É isso. Acho importante ter conhecimento em nativo, mas não acho que esse alarde todo faça sentido. Flutter tem muito potencial e está cada dia melhor.
O que pode garantir mais o Flutter e o Dart no mercado será o lançamento do novo sistema sistema operativo fuchsia que utiliza o Dart como uma das linguagens de primária deste Sistema e o Flutter como a tecnologia padrão para desenvolvimento de aplicativos em Fuchisa, mas é verdade que este projecto a Google não pública quase nada deste projeto. Mas recomendo estudar Flutter e Dart, e mesmo que o fuchsia vai para falência, essas duas tecnologias irão se manter.
Aqui senhores vemos claramente uma das principais skills que um programador pode ter, a PESQUISA, o diego antunes mostro pros 3 influenciers do video que a pesquisa é um grande diferencial
Muito obrigado professor! Me tranquilizou muito. Como iniciante foi muito desconfortável ouvir que meu primeiro aprendizado em programação foi completamente inútil.
É uma caminhada longa… num curso de graduação, por exemplo, além de toda a base conceitual, vemos no mínimo umas 10 linguagens diferentes durante o curso (to chutando por baixo)
Já começa com o pessoal falando mal de Dart... Dart é uma linguagem muito mais completa e profissional que JavaScript, por ter POO e tipagem nativa, quem aprende Dart migra para qualquer linguagem "temida" como Java ou Kotlin sem grandes dificuldades.
Excelente vídeo professor, vejo muitas vagas no Indeed tbm, algumas não estão no LinkedIn, eu sou iniciante e fiquei com o pé atrás com Flutter, mas fiz pesquisas e vi o potencial que tem, mas acho que seja também relevante estudar um pouco de Nativo, até mesmo pra uma eventual migração de nativo pra Flutter.
Especificamente acredito que não, mas basta adicionar a plataforma e gerar a versão web. No mais é detalhes de responsividade para as widgets na interface. Era alguma dúvida mais pontual?
Na empresa que trabalho a galera de Kotlin e Swift estão migrando para Flutter, porque a maior parte dos projetos são em Flutter. Estamos nos tornando profissionais de destaque.
Prof, acho que o Lucas Montano estava falando no sentido de adaptabilidade e flexibilidade, por exemplo: Se vc aprende Java, vc pode facilmente transicionar entre back-end e mobile nativo android ou se vc já sabe Javascript vc pode ter um leque a mais para entrar no mercado nas frentes de front, back com node e mobile com react native, mas não que o conhecimento em Dart será perdido.... Eu entendi assim, oq tu acha?
Ele foi bem explícito dizendo que o conhecimento não se aproveita… mas se entendi errado sem problemas (fiz o video pq muita gente me mandou msg no privado desesperado). A teoria de reaproveitar JS e Kotlin no backend é boa, mas na prática acontece essa especialização tbm… os devs focam no framework (e.g React) e na entrevista não sabem fazer em JS puro. Quando falam do Dart e Flutter sempre cito o exemplo do Ruby on Rails (não vejo ninguém usando Ruby no front ou trabalhando sem o Rails). No Google esse sempre foi um problema, é uma estrutura muito grande :/ Grande abraço e obrigado pelo comentário!
@@drantunes Eu acho que se a pessoa se propõe a estudar uma ling. fortemente tipada estática e muito ''regrada'', ela aprende qualquer outra coisa com muita facilidade.... Valeu Prof., gosto muito de vc !
Infelizmente é fácil falar de forma genérica e usar apenas adjetivos generalistas sobre algo, mas sem conhecer todo o contexto. O gringo falou besteiras, por desconhecimento, e acabou colocando nos comentários algumas correções. Mas o maior problema desses RANTs são o impacto que pessoas que tem 200k de inscritos podem causar na vida de pessoas que estão começando na programação, e as vezes parecem não entender isso.
Como diz o ditado "farinha pouca meu pirão primeiro", quem fez o vídeo me decepcionou, se fosse algo profundo e ele não tivesse anunciado um curso de Kotlin dele para vender eu teria até mesmo dado uma atenção aos argumentos dele, pra mim perdeu credibilidade, poderia dizer até mesmo assim: "olha você que é Dev Flutter, conhecimento nunca é demais, você será mais valorizado se souber Kotlin também, eu tenho um curso e posso te ajudar".
A programação atual assemelha-se à política, com uma grande quantidade de publicações contendo meias verdades, frequentemente inclinadas para um único ponto de vista.
Bem dando 1 centavo de contribuição, flutter não é ruim. Ele é muito bom e você consegue usa-lo com outra linguagem que não seja dart(dá trabalho). Fluter é híbrido. --edit o fluter não é híbrido E sobre quem ta iniciando e ta com dúvidas... "Pra quem não sabe pra onde ir, qualquer merda serve", se quiser começar com python pra mobile vai em frente.(kivy não foi descontinuado, mas a sensação é essa) Se quiser usar php no mobile, se procurar você acha, e não pensa: Ah será que tem mercado? foda-se se não tem mercado, você quer aprender. O mercado para você é um consequência.
Nunca vai acabar, quem vai acabar são esses programadores que se vendem, se você é um programador bom tu nem precisa de plataforma pra programar tchÊ. Já to cheio de ouvir gente falando que flutter isso e aquilo
Boa Prof! Mas vou sair em defesa do Lucas... Eu entendi diferente de vc a crítica dele... Não lembro dele ter falado que um app nativo é melhor que um hibrido, acho que ele só disse que na opinião dele o Flutter é hibrido... (pra mim tb é, não sou especialista em flutter kkkk, mas o fato de com uma base de código conseguir gerar app pra android e ios, pra mim isso é hibrido e não significa que é pior e nem melhor que a linguagem "nativa" da plataforma). A crítica dele foi quanto ao Dart e a o número de vagas... e nisso eu concordo com ele, afinal ele mostrou com números que sim, o número de vagas de Flutter é menor que de React Native por exemplo (que seria o principal concorrente talvez). Mas a crítica principal e que eu concordo 100% com ele nisso, é que talvez o Dart como linguagem não tenha sido uma boa escolha... Veja bem, não estamos falando que o Dart é uma linguagem ruim, só que ela não ficou tão popular como JS, Java, Kotlin, C# e etc... Vc pode até argumentar que existem sim outros frameworks que utilizam Dart como linguagem e isso é verdade... Mas a pergunta é, o mercado está usando? Na minha opinião, o Flutter é o melhor framework pra criar um app "hibrido"... melhor que o React Native como tecnologia... mas acho que o fato de usar o Dart, isso prejudica na popularização dele... Não pq o dart é difícil... simplesmente pq não pegou... Imagina se o google tivesse escolhido o Typescript/Js como linguagem ao invés do Dart, acho que o Flutter estaria dominando o mercado... O Dart que eu me lembre, foi criado para concorrer com o Typescript la atrás e o Google acabou empurrando ele no Flutter... Acho inclusive que é bem possível o Flutter ficar compátivel tb com Js, Ts, Kotlin no futuro... visto que o Dart compila pra Js... Enfim, o ponto é: O Flutter não é popular por causa do Dart... Essa é a crítica e nisso eu concordo com ele... Se vai acabar? Ai já não sei kkkkk, mas tenho convicção que se o google tivesse escolhido Js, Ts, Kotlin pro Flutter, ele seria muito mais popular
Boa opinião, assim são feitas as discussões saudáveis, mas me permita.. Eu penso um pouco diferente na questão da linguagem. O que eles deveriam é ter escolhido outra linguagem compilada de fácil curva de aprendizagem... Typescript, na época, estava em acensão ainda e se o Flutter a usasse se tornaria apenas mais um RN ou Ionic, não haveria tanto ganho como o uso do Dart trouxe (curva de aprendizado, compilação e performance). Mas sim, se tivessem escolhido uma linguagem compilada mais popular (e de simples curva de aprendizado) com certeza iria crescer ainda mais, pois já haveriam profissionais na linguagem. Sobre o Dart, concordo que ele é usado praticamente apenas para Flutter, mas podemos olhar para o Ruby por exemplo... Praticamente cresceu com o Rails, e tem mercado até hoje. Há casos onde o framework impulsiona a linguagem, e está parecendo isso no Dart. Outra coisa, vou até fazer um vídeo sobre isso, mas tem alguns projetos que estão usando a "sintaxe Flutter" para possibilitar criar os apps em Clojure, C#, Go, etc... Então a filosofia criada pelo Flutter para criar apps está se provando e outras stacks já começaram a "copiar". Isso será ótimo, porque assim a curva de aprendizado entre as stacks será mínima, bem como ocorre nos frameworks backend que seguem a mesma filosofia (Laravel, Rails, Django, Adonis, etc). A internet vive de bolhas infelizmente, mas o Flutter com certeza é popular (mas poderia ser muito mais sim)
@@drantunes Boa! É isso ai... Discordo na parte que o TypeScript estava em ascenção... acho que estava tão maduro qnt o Dart na época... Talvez mais pela popularidade... Mas enfim, td é opinião e gosto... O maior problema talvez seja pra quem está iniciando... Js e Python hoje talvez sejam as linguagens com mais gente aprendendo... Seja pela curva de aprendizado, hype ou mercado... Mas são rs. Concordo que pra quem já é um programador bom, aprender qualquer linguagem é fácil, afinal se vc já conhece bem a lógica, o que muda é só sintaxe... Mas pra quem está iniciando e pretende seguir carreira, obviamente a pessoa vai escolher uma linguagem com mt conteúdo na internet... Com muitas vagas... Esse seria o caminho mais obvio e que a maioria das pessoas vão seguir... Acaba sendo mais atraente para o iniciante aprender Js/Python por serem utilizadas em diversas áreas... não só mobile... Qnd a gente olha custo x benefício, faz sentido.. E olhando por esse lado, o Dart se torna menos atraente por ser mt nichado... Se a linguagem não trás novos programadores, fica difícil contratar... e se fica difícil, tb fica caro manter... E ai as empresas podem escolher mudar, não pelo fato de ser ruim, mas por oferta x demanda
Eles utilizam uma arquitetura de "micro apps" com comunicação via deeplinks entre os módulos (assim cada time trabalha em um micro app que funciona "isoladamente" - por isso a home possui vários cards que carregam o "micro app" em questão). Sobre o build você pode ter os processos individuais em cada stack, desde que haja uma "casca" principal para coordenar os módulos. Claro que falando parece simples, mas é bem trabalhoso na prática - mas essa é a regra do jogo para migração incremental.
Prof Diego sabe tudo. Pessoal vai fácil nas mentiras. Eu trabalho com PHP há 15 anos, e a quantidade de vezes que eu ouvi que PHP não é mais utilizado não tá escrito.
AHHA ,eu trabalho com Java ( não tanto tempo quanto você) mas escuto coisas parecidas.
Pode crer, Eu também fui dev em PHP, e ouvi muito isso também até hoje! Eu quis ser diferente, acabei indo para o Ruby on Rails e Hoje estou estudando o Dark/Flutter e se desse importância a essas pessoas estaria todo lascado!
PHP sempre ajudou a trazer o leite das crianças meu amigo
Aqui na minha região, por exemplo, as empresas usam PHP, .NET, Java e Delphi. Várias tecnologias que já tiveram seu fim decretado inúmeras vezes.
Rapaz eu comecei a estudar o Fuchsia pra uma matéria da faculdade chamada SO e agora entendo o medo do povo com relação ao flutter pq se sai a primeira versão do Fuchsia OS comercial o povo que crítica flutter tá lascado
Você é o melhor professor de Flutter do YT e agora vejo que é o melhor para rebater os rants alheios. Parabéns!!
Opa, muito obrigado! Não gosto de treta, mas tem horas que vale a pena rebater.... Gostei até da ideia, fazer um canal só rebatendo rant
@@drantunesé importante para não afastar os devs incitantes que é isso que eles querem, o flutter só cresce e ameaça o RN.
@@emersoncavalcanti_eng Sim, me parece que o RN começou a perder o investimento quando Facebook mudou pra Meta e focou em Metaverso, IA e VR. Não é a toa que empresas que trabalham com cursos de React, RN e etc, agora estão focando em IA.
Quem já conhece o Flutter não cai nesses boatos, pois conhece o potencial que o Flutter possui. Como o professor explica no vídeo, esses tipos de boatos afeta mais os iniciantes ou quem está interessado em aprender. Parabéns pelo vídeo.
Por isso é bom nem abrir esses vídeos,tudo por views.
Muito bom, Professor Diego. Você foi cirúrgico.
Quando o assunto é Flutter, sempre recomendo seu canal!
Muito obrigado!!! Sempre tento ajudar em alguma coisa...
Trabalho na TOTVS e migrei um app para flutter e tem mais outro no caminho, sinto que tem bastante vida pela frente o framework.
Show!!!! E a TOTVS é uma startup né 🤣
@@drantuneseu tbm trabalho com TOTVS kkkkk, essa startup ai 🤣
Eu desenvolvo no nativo Android e Flutter, assim como o professor falou, o cliente não quer saber o que tem por debaixo do capô, eles querem a parada funcionando.
Fico só olhando essa thread aí de conflito de tecnologia.
Obrigado professor por mais essa aula e esse tapa na cara da galera que fica brigando por conta de tecnologia.
Exatamente isso, o pessoal irá usar qualquer tecnologia que pagar suas contas e entregar valor para o cliente.
Mas as tretas geram engajamento, isso é fato.
Top!
Incrível o jeito que o Professor Diego se posiciona frente a uma "polêmica", de forma eloquente e sem ficar atacando ninguém.
Valeu Roni!!
Um tapa com muita elegância!😀
Moro no interior de São Paulo, por aqui a impressão que tenho é que flutter está crescendo, inclusive teve empresa fazendo parceria com a FATEC daqui para oferecer cursos de flutter, já que estavam com dificuldades em encontrar programadores. E não é só mobile, essa empresa usava flutter web e já vi vagas para desktop também.
Exatamente esse o ponto, é muito de localização...
Campinas? se for, tmj kkkkkk
Excelente vídeo, Professor! Apenas para agregar: Fui Dev no banco next, o app está migrando para Flutter. Atualmente, trabalho em uma empresa que atua na indústria farmacêutica, estamos passando Nativo para o Flutter. E essa é uma empresa consolidada no mercado, não reduziu times, pelo contrário, está aumentando.
Muito obrigado pela informação, isso é muito importante para ilustrar o que falei no video!
Tento ser um programador hobista, ou seja, não faço nada profissional. Mas me encanto quando vejo alguém falar com a real propriedade de quem tem o conhecimento adequado para falar sobre um assunto qualquer, e em programação então, onde temos praticamente todos os dias uma nova linguagem ou atualiaçãoes, com tantas diversidades e opções de linguagens a serem utilizadas, O legal disso, é que cada um pode escolher uma ou outra para a finalidade que deseja, sem precisar falar mau ou procurar defeitos verdadeiros ou falsos, nas outras linguagens ou plataformas. Sugire aos que apenas comentam de forma negativa, e o pior, sem o devido conhecimento, que se atentem a dar informações úteis e principalmente verdadeiras. Parabéns Professor Antunes, pelo seu excelente conhecimento técnico, profissional e prático, naquilo que vc divulga e tão bem e nos ensina de forma correta e gratuita. Sou um admirador ferrenho dos teus trabalhos. Aprendi e continuo aprendendo muito com seus tutoriais, comentários. Parabéns.
Muito obrigado pelo apoio Antonio! Grande abraço!!
Deus lhe pague pelo conteúdo. Muito top! Parabéns!
Professor, ótima explicação como sempre. Muita gente que defende o uso do nativo não entende sobre arquitetura de processadores, linguagem de máquina etc. Parabéns pela explicação
Sim, o argumento sempre é "nativo é melhor e tem mais performance", mas nunca fez um benchmark ou teste com usuários sequer 😁
Então faz alguma coisa sem o nativo, será que é possível?
Prof. Diego, quero te agradecer pelo conteúdo de grande importância que tem postado aqui no UA-cam, Tem apenas 1 mês que venho estudando Flutter sou um Dev RoR e gosto das duas tecnologia e entrei no mundo Flutter/Dart Perguntando uma A.I e com algumas pesquisas percebi que queria muito estudar algo muiti-plataforma nas minhas skills logo assim venho me deparado com essas enxurrada de comentários negativos sobre o flutter/dart. Isso atrapalha muito nós que estamos estudando e aprendendo algo novo. Qual é a pegada desse pessoal? Deve ter algum motivo né! Eu não dei importância para eles até mesmo antes de você lançar esse ótimo video. Eu vi um ótimo case na página do Flutter sobre um app brasileiro chamado SuaMusica acredito ser o marco para decolar e continuar meus estudos em Flutter. Muito obrigado e continue ajudando a comunidade.
Com certeza, o Sua Música foi um dos primeiros casos globais junto com o Nubank. Hoje tem centenas de empresas grandes usando ou migrando para Flutter, como você pode ver nos comentários da galera aqui. São várias questões nestes vídeos: para gerar engajamento, para colocar um ponto de vista e vender algo (um curso), para defender a única tecnologia que sabe e assim por diante... Tudo isso é valido, desde que não seja desinformação
Se o Flutter vai acabar eu não sei, mas que causa um nervoso nessa galera que não quer estudar de outras stacks... AH ISSO CAUSA!
Causa mais nesses evangelistas do flutter que se dói fácil kkkkkkkkkkk
@@geladeirasexo69os caras fazem vídeos disseminando mentiras e a comunidade do Flutter que é emocionada
@@anothermrk eu sei que a galera deram uma visão errada, mas a galera do flutter, não todos, mds, inflou a opinião do cara em um nível muito exagerado
@@geladeirasexo69 pensa comigo irmão, imagina uma pessoa que está querendo aprender programação e cai em um vídeo de um cara que tem um público gigante falando que o flutter vai morrer... O cara que não entende acha que isso é verdade e não vai querer aprender flutter... Isso acabou de acontecer com um amigo meu que estava estudando.. tive que explicar a situação toda para ele..
Com certeza, pessoal está com as pernas tremendo em ter que aprender Flutter porque a empresa decidiu migrar 😁...
Excelente. Sou desenvolvedor Java/PHP a mais de 20 anos... Aproveito muito do meu conhecimento pra entender algumas features e processos do Flutter, e muito do que vejo do jeito do Flutter tratar algumas coisas, aplico no PHP e em Javascript por exemplo. Já estou no meu terceiro projeto Flutter depois que comecei aprender principalmente com o Diego Antunes, lendo a documentação e fazendo alguns cursos de 30,00 na udemy/allura. Morrendo não está não.
Com certeza, como sempre dizem: PHP morreu (kkkkk, contém ironia)
3:40 É puramente verdade! O conhecimento fica. Principalmente a forma que a gente manipula e trata os dados do aplicativo, esse conhecimento fica, e a gente só precisa aprender a como fazer a mesma ideia em outra linguagem.
Ótimo conteúdo com muitas referências, professor!
É isso, fui abordado pelo grupo oboticario pelo linkedin, melhor entrevista impossível. Times full flutter, apps full flutter. Irei começar dia 11
Cara que maneiro! Fico muito feliz por você e desejo sucesso! Pessoal lá é top
Muito bom, conseguiu sanar todas as minhas dúvidas. Porque porque você não faz um vídeo ensinando postar o app na loja da Apple e da Google, tem muito poucos conteúdos na internet sobre e os conteúdos que tem o pessoal deixa passar muita coisa e sempre tem recusa nas lojas por causa disso.
Vou colocar no roadmap... Um fator que sei que limita esse tipo de conteúdo é a volatilidade da UI das Lojas, sempre estão mudando :\
prof Diego flutter descomplicou a minha percepção sobre programação,ensinando me o que e programar do zero ,lendo bastante a documentação robusta, que e uma maravilha e muitas linguagens nao tem esses recursos parabéns professor
Só tinha experiencia em RN mas no trabalho me pediram pra ajudar em um projeto flutter então estou estudando e estou apaixonado!
Sou desenvolvedor backend por 8 anos. Também já desenvolvi no Android com Java nativo. Mas a produtividade com Flutter é incrível! A forma com que podemos criar e reutilizar os Widgets é show de bola!
Não vejo como o Flutter pode acabar um dia!
Muito esclarecedor, gratidão pelas explicações! 👏👏👏
Perfeito! Prof. Mesmo SAP (ABAP) tem um lógica de programação, apesar de nao ser tão estruturado. Mas se pegar SaleForce (Apex) tem tudo de linguagem estrutura, camadas e até unidades de teste (onde aprendi), logo todo conhecimento é valido e agrega. Tudo na sua necessidade e tem oportunidade para cada nicho! Obrigado Prof.
Sim, e tem a maior questão de todas que ninguém fala: o processo de aprender.
App do Banco24horas migrando para Flutter. Inclusive faço parte do time, deixar essa informação que acredito que seja relevante. Muito bom o esclarecimento Diego Antunes, acredito que seja fundamental seu posicionamento para evitar as fake news que infelizmente se propagam acerca de uma tecnologia, onde influenciadores que deviam esclarecer acabam confundindo mais as pessoas.
Obrigado! É uma informação extremamente valiosa. Se as empresas divulgarem mais esses processos de migração, será um up ainda maior no Flutter
@@drantunes Estou fazendo parte do movimento Flutter lá dentro, e assim que fizermos de fato a subida, irei falar sobre essa migração para Flutter, e os anúncios oficiais nas páginas de mídia social. Grande abraço!
Excelente vídeo, professor! Atualmente o melhor canal de flutter do Brasil.
Que honra!!! Tento chegar lá, um dia consigo
Estou ansioso para novas atualizações pro Flutter Web, estou usando muiito em uma empresa que trabalho
Pois é, também esperamos... para sistemas faz muito sentido. Tenho muitos alunos usando para sistemas de gestão, para ter a versão web. A produtividade é muito boa.
Sim, aqui usamos para desenvolver a plataforma Woopix e muitos outros sistemas de gestão. A velocidade q foram feitos é impressionante e fico muito feliz pois fui eu que disseminei a cultura flutter dentro da empresa e ta fluindo muito bem
Fortalecendo os argumentos! Para multiplataforma eu vou de Flutter, independente do "mercado", independente da curva de aprendizado, o que prevalece é o desempenho tanto da aplicação quanto do desenvolvimento no sentido de coesão e robustez. No sentido de visão a longo prazo, tentar comparar frameworks de terceiros (como o Kotlin da JetBrains) com o framework desenvolvido (a todo vapor) pela própria desenvolvedora do OS, isso deveria ser um alerta pra quem está começando, nesse sentido Flutter da Google é muito mais promissor. Além do mais, é possível inserir Kotlin dentro da aplicação do Flutter, o inverso é possível? Para o Android, se Flutter não é NATIVO, muito menos seria o Kotlin, pois o Kotlin converte para bytecode Java, enquanto o Flutter compila o código Dart em código nativo para a plataforma de destino, certo? E quanto ao Dart, ele vai muito além de construir aplicações mobile, certo? Independente da linguagem escolhida, ou do framework, o importante é saber programar e principalmente entregar a aplicação agregando valor ao usuário final. Ambos frameworks são excelentes!
Sobre o Kotlin: Kotlin é uma linguagem de programação, quando você escreve código Kotlin para Android, ele é convertido para bytecode Java durante o processo de compilação. Esse bytecode Java é o que realmente é executado na máquina virtual Java (JVM) no dispositivo Android. Portanto, Kotlin é usado para desenvolvimento multiplataforma no contexto do Android e gera código que é executado no ambiente JVM do Android.
Sobre o Flutter (Dart): Flutter é um framework de desenvolvimento de aplicativos móveis que utiliza a linguagem Dart. Ao contrário de Kotlin, que gera bytecode Java para Android, o Flutter compila o código Dart em código nativo para a plataforma de destino. Isso significa que, ao desenvolver um aplicativo Flutter, você está escrevendo código Dart que será compilado diretamente em código NATIVO para Android e iOS. O Flutter não converte o código em bytecode intermediário, como Java, mas sim em código nativo, o que pode resultar em um desempenho potencialmente melhor.
Quero ver o @lucasMontano e o @manoDeivin reagirem a esse vídeo 😁
Difícil, pessoal tem a própria bolha 😁
Perfeito o seu vídeo. O Flutter pode executar código nativo com um futurebuilder e gerenciar de maneira perfeita. Simples, pratico e fácil se resume e produtividade e dinheiro no bolso. Além disso, o Flutter é o Framework mais performático.
Excelentes explicações! Grato.
O Flutter (2023 e anteriores) vai acabar porque está cada vez melhor e mais utilizado. Em 2024, acredito que teremos muito mais novidades e muito mais robustez 💙🎯
De toda e qualquer forma, o Dev (em geral) que busca evoluir vai continuar estudando fundamentos, fortificando a base tecnológica e, posteriormente, evoluindo para conhecimentos específicos e pontuais, como linguagens, frameworks e plataformas.
Exatamente… e que venham novas tecnologias, com certeza trarei aqui jno canal
Você é monstro, Diegão! SOU SEU FÃ!
Valeu!!!! 💙
Boa professor! Ótimo vídeo pra abrir a mente dessa galera, tu é fera
Muito obrigado!
Teacher Diego, sempre eloquente e com conteúdos excelentes. 👏👏👏👏
Muito obrigado 😃 Ficou meio longo... e queria ter falado algumas outras coisas...
@@drantunes Parte 2. rsrsrsrs
Se o Flutter está acabando, significa então que eu passarei a estudar a tecnologia.
Trabalho com flutter desde do inicio 2018, treinei um pupilo do zero que conseguiu o primeiro emprego em flutter com uns 8 meses de estudo, a empresa que ele entrou era bem pequena (3 pessoas), depois de uns 6 meses ficaram sem clientes demitiram ele. Uma semana depois ele já estava empregado em outra empresa. Então não me parece que é só pessoas com experiencia que têm oportunidades, mas iniciantes que comprovem uma mínima experiencia também tem espaço.
nossa td isso, parei tb como Prof Diego kkk, bora pra cima.
Trabalho em uma grande cooperativa de crédito, e em 2021 o pessoal resolveu migrar seus apps nativos para flutter, más o interessante e que foi o pessoal de negócio e marketing que decidiu, pois estavam se adiantando para um eventual Fuchsia da vida, e se o Fuchsia não desse certo, ao menos estavam com um única equipe de vinte e não uma de 40 como era antes. Então pessoal eu entendo, se eu fosse de outra Stack eu entraria em pânico tb 🤣🤣🤣🤣
Esse é melhor tipo de informação. 🤜🏼🤛🏼
Valeu!!! 💙
Muito obrigado pela sua contribuição! Que tal criar uma área de membros no canal e lançar um curso e séries desenvolvendo apps em Flutter?! Sua didática é incrível, já poderia contar com a minha assinatura 🚀
Muito obrigado pelo apoio Clayton! Obrigado pela sugestão, vou pensar com carinho!!! Confesso que não sei muito bem o que oferecer numa área de membros... já vi muitos criadores mostrando a área de membros e parece não ser algo da cultura do brasileiro no UA-cam.
Trabalho em uma empresa com uns 7 projetos sendo migrados para Flutter... Saindo do Java para Flutter. Trabalhei com o React Native em um projeto em 2018 e naquela época, ele não tinha acesso ao NFC dos aparelhos.
Professor, levando em conta seu ponto, podemos ver que acaba que nem o Android com Java/Kotlin é nativo, pois suas implementações são feitas em C/C++ em baixo nível e são expostas por código Java para simplificar a vida do desenvolvedor de aplicativos. Podemos ver isso inclusive na documentação do Android que há essa camada de abstração
Acaba que é uma linguagem suportada oficialmente apenas, mas não chega a ser código nativo de fato
Esse é o ponto que quis levantar... dependendo da definição de nativo, somente um app em C++ poderia ser considerado nativo... Se nativo é usar as widgets OEM via Kotlin ou java... ou se Nativo é "apenas usar" recursos nativos... Essa definição é importante, mas não basta falar que Kotlin é nativo e é melhor (esse argumento não cola)
A procura das vagas nas comunidades em Flutter ocorre pois é uma comunidade muito orgânizada e muito parceira. Eu mesmo quando precisa de novos devs aqui na empresa que trabalho eles me pedem para divulgar nas comunidade pois sabem que a maioria dos devs de lá são profissionais que sabem a base do Flutter e não programado que usa POG(Programação Orientada a Gambiarra).
Não sou de comentar, mas vamos lá, trabalho com desenvolvimento de software a 15 anos e o que eu posso falar para quem está começando é que tudo depende de como vai ser o seu projeto, tecnologia é uma ferramenta só isso. Já desenvolvi Angular, Vue, React, Android Nativo ( java e kotlin ), Flutter, PHP, Node.Js e Electron. O importante é você experimentar várias tecnologias para ter um conhecimento sólido, para quando chegar algum projeto você simplismente opte pela "STACK" que você gosta de trabalhar.
O que importa é seu cliente ou o valor que você agrega a empresa que te contratou. Tenho uma startup e ela utiliza Angular, Vue, Electron, PHP e possívelmente React. Resumindo é isso.
Essas discurssões de defesa de framework ou linguagem são ridículas. 100% focado em polêmcia, é a mesma história do cara que gosta do Playstation e briga quem gosta de XBOX. Eu simplismente compro os dois consoles e pronto.
Eu estou nesse exato mesmo estado em que trabalhei por 2 anos como desenvolvedor flutter e fui para um projeto com android nativo java/kotlin. E posso dizer que aprender flutter me ensinou muito sobre POO, arquiteturas, design pattern e gerenciamento de estado, reutilizando muito do meu conhecimento no novo projeto. Framework e linguagem nao te prende a nada
Parabéns pelo vídeo, sensacional a explicação!
Excelente vídeo! Conteúdo muito bem pesquisado e embasado!
acompanhando essa treta veja que a história é muito parecida com o que eu ouvia sobre o Wordpress
Colocações perfeitas! Penso exatamente da mesma forma, principalmente pela release date, apps gigantes e não vão trocar a tecnologia principalmente pelo seus colaboradores
Excelentes explicações! Obrigado!
Ótimo vídeo professor. Poderia compartilhar conosco as comunidades do Discord que você citou ?
Logo coloco na descrição :)
@@drantunes Muito obrigado Professor. Seu trabalho é realmente fantástico. Mais uma vez, parabéns.
@Lucas Montano é aquele "youtuber" revoltado, sua renda é que vem do youtube então faz tudo por "clique";
@Theo, parte do printScreen é a melhor haha, sem comentários;
@Evan, não sabe nem que dia é hoje:
Viva o Flutter!!, Parabéns Prof.ª, seus conteúdos são sempre os melhores!
poh mn, o cara é sênior e trabalha na Disney, como ele é revoltado?
@@mateus91234 boa pergunta!!? deve tá com pouco trabalho só pode!
Muito bom , parabéns argumentos coesos
Parabéns professor! Excelente vídeo.
A Google não ia ficar atrás do Kotlin, estão apostando muito no Flutter pra ficar a frente. Também tem o Qt/QML para o desenvolvimento mobile, que sempre foi bom e performático 😊
Com certeza... Eu ainda farei um vídeo sobre o Composer Multiplatform e KMM e vou mostrar uma coisa na arquitetura que vai chocar os defensores 😁
@@drantunes briga briga briga!!!! kkkkkkk
@@fernando-felicio é tretaaaaa
@@drantunes o kmm com compose multiplatform é interessante, mas ainda está anos-luz atrás do flutter
Defensor de linguagem favorita, não seja este tipo de pessoa.
nem sei pq levantaram essa treta hahaha. na empresa pra que eu presto serviço, tive que aprender flutter justamente pra criar componentes/widgets para outras 3 empresas que estão demandando ... e não é por nada, não. mas tá sendo bem mais tranquilo do que quando comparado ao meu aprendizado de react native há quase 4 anos.
Exatamente isso!!!
Os outros influencers eu ignoro, mas se vc fala eu levo fé, trabalho com seriedade...
Tento fazer meu melhor aqui! Espero ter ajudado a galera a esclarecer alguns pontos
Uma verdadeira aula! Parabéns!
Como todos os outros, voce tentando vender seu peixe hahahaha 😅😂
É muito bom ver todos os frameworks competindo pois quem ganha com isso é a gente mesmo.
Estou fazendo análise e desenvolvimento de sistemas. Tenho um colega na faculdade e estamos fazendo um aplicativo de pontos turísticos junto.
Eu optei por utilizar o Flutter por que gostei muito dele e já havia usado antes. Mas por causa do vídeo do Lucas Montano, o maluco fala mal do Flutter toda aula. E agora tá surgindo um monté de vídeos com o título "O Flutter vai acabar?"
Relaxa e segue em frente, no curso de ADS onde leciono, ensino Flutter. Outra coisa o Titanium acabou e o Xamarin Forms será descontinuado ano que vem… viu algum video sobre? Não, pois ninguém fala do que morreu e não dá views..
Excelente vídeo, parabéns!
Videos do Diego são melhores que Netflix.
Opa, espero um dia chegar nesse nível
Eu sou desenvolvedor web, trabalho com PHP e Laravel... Já perdi as contas de quantas vezes o PHP morreu 🤣
Estou começando no mobile agora com flutter, está tudo fluindo até agora. O que eu costumo dizer pro meu time é: desenvolvedor ruim vai fazer cagada em qualquer linguagem, o que vai definir o sucesso da aplicação é quem estiver por trás dela.
O Lucas Montano só leu um texto, um texto escrito por um cara que é programador flutter. Acho que o pessoal do flutter levou muito a sério o react dele. O Lucas Montano nunca disse que o nativo é melhor. Eu nem sou Frontend, mexo só com o back, e o vídeo do Lucas Montano me fez conhecer o flutter e quero aprender a mexer com ele antes dele acabar em 2024
Muito bom, professor!
Obrigado 😃
Estudando dart e consegui resolver desafios em JS, PYTHON e KOTLIN. A logica foi a mesma. Aprender Dart esta sendo muito bom.
Essa é a ideia!
Pois é meu jovem! Dizer que aprender uma linguagem "X" qualquer é desperdício é burrice!! Se a pessoa diz isso, provavelmente é baseado na experiencia dela. E neste caso, essa pessoa tem alguma limitação "técnica" (se é que voce me entende).
Mais um vídeo sensacional.Parabéns Prof.!!
Brabo demais
kkkk ✌️
Um feedback interessante, os apps da UOL: ex - Uol notícias, uns dos maiores apps de notícias do brasil, foi migrado do "nativo" para o flutter.
Nubank, Banco BV, Santander migrando para flutter, a maioria das grandes empresas já estão migrando ou já migrarão para o flutter.
A lista de empresas é grande e não é só startup....
Tinha visto alguns videos do Theo e realmente me passou uma má impressão. Gostaria de um vídeo dedicado explicando pq ele tá errado.
É isso. Acho importante ter conhecimento em nativo, mas não acho que esse alarde todo faça sentido. Flutter tem muito potencial e está cada dia melhor.
Uso flutter a 3 anos em meu trabalho e a experiência está sendo muito boa, o framework só vem melhorando a cada atualização
Parabéns pelo conteúdo!! .. quando comecei no Java em 2011 , já diziam que iria acabar ...bora ver oq vai rolar ..
Pois é, durante a graduação já me falavam que o Java e o PHP iam acabar, o terno pra ir no enterro já ficou pequeno e ainda não usei
O que pode garantir mais o Flutter e o Dart no mercado será o lançamento do novo sistema sistema operativo fuchsia que utiliza o Dart como uma das linguagens de primária deste Sistema e o Flutter como a tecnologia padrão para desenvolvimento de aplicativos em Fuchisa, mas é verdade que este projecto a Google não pública quase nada deste projeto.
Mas recomendo estudar Flutter e Dart, e mesmo que o fuchsia vai para falência, essas duas tecnologias irão se manter.
Aqui senhores vemos claramente uma das principais skills que um programador pode ter, a PESQUISA, o diego antunes mostro pros 3 influenciers do video que a pesquisa é um grande diferencial
Cada um defende sua própria linguagem. O problema não está na linguagem, mas sim no modo como ela é utilizada por empresas e programadores...
Muito obrigado professor! Me tranquilizou muito. Como iniciante foi muito desconfortável ouvir que meu primeiro aprendizado em programação foi completamente inútil.
É uma caminhada longa… num curso de graduação, por exemplo, além de toda a base conceitual, vemos no mínimo umas 10 linguagens diferentes durante o curso (to chutando por baixo)
Já começa com o pessoal falando mal de Dart... Dart é uma linguagem muito mais completa e profissional que JavaScript, por ter POO e tipagem nativa, quem aprende Dart migra para qualquer linguagem "temida" como Java ou Kotlin sem grandes dificuldades.
to procurando uma vaga flutter, e tem muitas, no linkedin mesmo... ainda não arrumei a minha, mas vejo que tem
Excelente vídeo professor, vejo muitas vagas no Indeed tbm, algumas não estão no LinkedIn, eu sou iniciante e fiquei com o pé atrás com Flutter, mas fiz pesquisas e vi o potencial que tem, mas acho que seja também relevante estudar um pouco de Nativo, até mesmo pra uma eventual migração de nativo pra Flutter.
Sempre!
Prof. tem algum video que mostra o Flutter desenvolvido para a web?
Especificamente acredito que não, mas basta adicionar a plataforma e gerar a versão web. No mais é detalhes de responsividade para as widgets na interface. Era alguma dúvida mais pontual?
@@drantunes Não seria, estou começando a estudar o Flutter e queria ver um exemplo de um web pois só encontro exemplos só de mobile!
"tem mto app (nativo) de streamming de vídeo que trava". eu entendi a referência ein! rs
Na empresa que trabalho a galera de Kotlin e Swift estão migrando para Flutter, porque a maior parte dos projetos são em Flutter. Estamos nos tornando profissionais de destaque.
Prof, acho que o Lucas Montano estava falando no sentido de adaptabilidade e flexibilidade, por exemplo: Se vc aprende Java, vc pode facilmente transicionar entre back-end e mobile nativo android ou se vc já sabe Javascript vc pode ter um leque a mais para entrar no mercado nas frentes de front, back com node e mobile com react native, mas não que o conhecimento em Dart será perdido.... Eu entendi assim, oq tu acha?
Ele foi bem explícito dizendo que o conhecimento não se aproveita… mas se entendi errado sem problemas (fiz o video pq muita gente me mandou msg no privado desesperado). A teoria de reaproveitar JS e Kotlin no backend é boa, mas na prática acontece essa especialização tbm… os devs focam no framework (e.g React) e na entrevista não sabem fazer em JS puro. Quando falam do Dart e Flutter sempre cito o exemplo do Ruby on Rails (não vejo ninguém usando Ruby no front ou trabalhando sem o Rails). No Google esse sempre foi um problema, é uma estrutura muito grande :/
Grande abraço e obrigado pelo comentário!
Obs: acredito que sabendo Java você aprende Dart rapidinho e vice versa (acho que Kotlin a curva de aprendizado é maior)
@@drantunes Eu acho que se a pessoa se propõe a estudar uma ling. fortemente tipada estática e muito ''regrada'', ela aprende qualquer outra coisa com muita facilidade.... Valeu Prof., gosto muito de vc !
@@drantunes No final das contas Kotlin é Java, mas no final das contas também, cada um vai defender sua bandeira né !? kkkkk
O título deveria ser "Acabado com click baits em 30 min" ahahaha
Parabéns professor
Click bait move a internet, não adianta 😁
Consigo trabalhar criando aplicativos com flutter e desenvolvendo a parte back-end com node.js?
Sem problemas!
Eu queria ver qual seria a argumentação deles diante desse video do DIego Antunes, tapa de luva!
Infelizmente é fácil falar de forma genérica e usar apenas adjetivos generalistas sobre algo, mas sem conhecer todo o contexto. O gringo falou besteiras, por desconhecimento, e acabou colocando nos comentários algumas correções. Mas o maior problema desses RANTs são o impacto que pessoas que tem 200k de inscritos podem causar na vida de pessoas que estão começando na programação, e as vezes parecem não entender isso.
Como diz o ditado "farinha pouca meu pirão primeiro", quem fez o vídeo me decepcionou, se fosse algo profundo e ele não tivesse anunciado um curso de Kotlin dele para vender eu teria até mesmo dado uma atenção aos argumentos dele, pra mim perdeu credibilidade, poderia dizer até mesmo assim: "olha você que é Dev Flutter, conhecimento nunca é demais, você será mais valorizado se souber Kotlin também, eu tenho um curso e posso te ajudar".
A programação atual assemelha-se à política, com uma grande quantidade de publicações contendo meias verdades, frequentemente inclinadas para um único ponto de vista.
É o Brasil - Argentina da Programação 😁
Fora o pessoal do Bubble que com a mudança de políticas de preços, estão migrando para o Flutter Flow.
Bem dando 1 centavo de contribuição, flutter não é ruim.
Ele é muito bom e você consegue usa-lo com outra linguagem que não seja dart(dá trabalho).
Fluter é híbrido. --edit o fluter não é híbrido
E sobre quem ta iniciando e ta com dúvidas... "Pra quem não sabe pra onde ir, qualquer merda serve", se quiser começar com python pra mobile vai em frente.(kivy não foi descontinuado, mas a sensação é essa)
Se quiser usar php no mobile, se procurar você acha, e não pensa: Ah será que tem mercado? foda-se se não tem mercado, você quer aprender. O mercado para você é um consequência.
Perfeito. Flutter é uma tech fantastica.
Por enquanto só não gosto do Flutter Web, mas pode mudar muito com a chegada do web assembly.
quem conhece como o flutter funciona nao cai nesses baits. ótimo video!
28:58 Google: Android 15 será feito com sua grande maioria de código Dart e flutter.
Nunca vai acabar, quem vai acabar são esses programadores que se vendem, se você é um programador bom tu nem precisa de plataforma pra programar tchÊ. Já to cheio de ouvir gente falando que flutter isso e aquilo
Boa Prof! Mas vou sair em defesa do Lucas... Eu entendi diferente de vc a crítica dele... Não lembro dele ter falado que um app nativo é melhor que um hibrido, acho que ele só disse que na opinião dele o Flutter é hibrido... (pra mim tb é, não sou especialista em flutter kkkk, mas o fato de com uma base de código conseguir gerar app pra android e ios, pra mim isso é hibrido e não significa que é pior e nem melhor que a linguagem "nativa" da plataforma). A crítica dele foi quanto ao Dart e a o número de vagas... e nisso eu concordo com ele, afinal ele mostrou com números que sim, o número de vagas de Flutter é menor que de React Native por exemplo (que seria o principal concorrente talvez). Mas a crítica principal e que eu concordo 100% com ele nisso, é que talvez o Dart como linguagem não tenha sido uma boa escolha... Veja bem, não estamos falando que o Dart é uma linguagem ruim, só que ela não ficou tão popular como JS, Java, Kotlin, C# e etc... Vc pode até argumentar que existem sim outros frameworks que utilizam Dart como linguagem e isso é verdade... Mas a pergunta é, o mercado está usando? Na minha opinião, o Flutter é o melhor framework pra criar um app "hibrido"... melhor que o React Native como tecnologia... mas acho que o fato de usar o Dart, isso prejudica na popularização dele... Não pq o dart é difícil... simplesmente pq não pegou... Imagina se o google tivesse escolhido o Typescript/Js como linguagem ao invés do Dart, acho que o Flutter estaria dominando o mercado... O Dart que eu me lembre, foi criado para concorrer com o Typescript la atrás e o Google acabou empurrando ele no Flutter... Acho inclusive que é bem possível o Flutter ficar compátivel tb com Js, Ts, Kotlin no futuro... visto que o Dart compila pra Js... Enfim, o ponto é: O Flutter não é popular por causa do Dart... Essa é a crítica e nisso eu concordo com ele... Se vai acabar? Ai já não sei kkkkk, mas tenho convicção que se o google tivesse escolhido Js, Ts, Kotlin pro Flutter, ele seria muito mais popular
Boa opinião, assim são feitas as discussões saudáveis, mas me permita.. Eu penso um pouco diferente na questão da linguagem. O que eles deveriam é ter escolhido outra linguagem compilada de fácil curva de aprendizagem... Typescript, na época, estava em acensão ainda e se o Flutter a usasse se tornaria apenas mais um RN ou Ionic, não haveria tanto ganho como o uso do Dart trouxe (curva de aprendizado, compilação e performance). Mas sim, se tivessem escolhido uma linguagem compilada mais popular (e de simples curva de aprendizado) com certeza iria crescer ainda mais, pois já haveriam profissionais na linguagem.
Sobre o Dart, concordo que ele é usado praticamente apenas para Flutter, mas podemos olhar para o Ruby por exemplo... Praticamente cresceu com o Rails, e tem mercado até hoje. Há casos onde o framework impulsiona a linguagem, e está parecendo isso no Dart. Outra coisa, vou até fazer um vídeo sobre isso, mas tem alguns projetos que estão usando a "sintaxe Flutter" para possibilitar criar os apps em Clojure, C#, Go, etc... Então a filosofia criada pelo Flutter para criar apps está se provando e outras stacks já começaram a "copiar". Isso será ótimo, porque assim a curva de aprendizado entre as stacks será mínima, bem como ocorre nos frameworks backend que seguem a mesma filosofia (Laravel, Rails, Django, Adonis, etc).
A internet vive de bolhas infelizmente, mas o Flutter com certeza é popular (mas poderia ser muito mais sim)
@@drantunes Boa! É isso ai... Discordo na parte que o TypeScript estava em ascenção... acho que estava tão maduro qnt o Dart na época... Talvez mais pela popularidade... Mas enfim, td é opinião e gosto... O maior problema talvez seja pra quem está iniciando... Js e Python hoje talvez sejam as linguagens com mais gente aprendendo... Seja pela curva de aprendizado, hype ou mercado... Mas são rs. Concordo que pra quem já é um programador bom, aprender qualquer linguagem é fácil, afinal se vc já conhece bem a lógica, o que muda é só sintaxe... Mas pra quem está iniciando e pretende seguir carreira, obviamente a pessoa vai escolher uma linguagem com mt conteúdo na internet... Com muitas vagas... Esse seria o caminho mais obvio e que a maioria das pessoas vão seguir... Acaba sendo mais atraente para o iniciante aprender Js/Python por serem utilizadas em diversas áreas... não só mobile... Qnd a gente olha custo x benefício, faz sentido.. E olhando por esse lado, o Dart se torna menos atraente por ser mt nichado... Se a linguagem não trás novos programadores, fica difícil contratar... e se fica difícil, tb fica caro manter... E ai as empresas podem escolher mudar, não pelo fato de ser ruim, mas por oferta x demanda
Indicam algum curso de flutter atualizado?
Mais atualizado agora é a Masterclass da Flutterando, mas talvez já tenham acabado as vagas.
Uma duvida: No exemplo do app do nubank, que vc falou que foi híbrido, como funciona a compilação, desenvolvimento e etc ?
Eles utilizam uma arquitetura de "micro apps" com comunicação via deeplinks entre os módulos (assim cada time trabalha em um micro app que funciona "isoladamente" - por isso a home possui vários cards que carregam o "micro app" em questão). Sobre o build você pode ter os processos individuais em cada stack, desde que haja uma "casca" principal para coordenar os módulos. Claro que falando parece simples, mas é bem trabalhoso na prática - mas essa é a regra do jogo para migração incremental.
Ate falando ficou complexo kkk. Mas muito obrigado pela explicação @@drantunes