Depoimento verdadeiro, emocionante e responsável. Uma homenagem incrível a todos os incansáveis e corajosos desbravadores que vem ajudando a escrever a história da humanidade , todos aqui representados na ilustre figura do alpinista Rodrigo Raineri.
Rodrigo era uma pessoa incrivel, voavamos juntos em São Pedro, uma pessoa extremamente dedicada e preocupada com a segurança, um grande amigo, vivia em 1 dia o que muita gente nao vai viver em 80 anos.
@@marcioalvares6483 talvez nunca saibamos, a informação que chegou, mesmo para nós, foi a mesma que a imprensa, não especializada, publicou, tudo muito superficial. Mas com base no que foi divulgado, é diz que o parapente se rompeu, pode ter ocorrido um colapso muito grande e quando o parapente retomou o voo as linhas não suportaram, já que era um equipamento mais "frágil", leve para ser levado nas escaladas. Enfim, tudo especulação.
Ao analisarmos um voo em altitude devemos levar em consideração o ar rarefeito e o microclima. Dos relatos que soube, ele estava indo pra pouso quando o acidente aconteceu. Isso significa que não existe altura suficiente pra abrir o paraquedas reserva, que é efetivo exceto perto do relevo ou em baixa altitude. A tradução mal feita das mídias sobre o parapente se romper provavelmente pode ser traduzida como colapso (quando o parapente fecha, resultado de múltiplos fatores) ja que a primeira não faz sentido. Foi uma fatalidade, infelizmente.
@@lygiate756 não tinha essa informação de que o ocorrido foi próximo ao pouso, pelo contrário, o que nos chegou foi que foi logo na decolagem. Enfim, difícil saber o que aconteceu de fato.
Lindo amigo, melhor que qualquer noticiário que infelizmente os diplomados não sabem mais valorizar um PROFISSIONAL De PESO e ainda por cima BRASILEIRO. O SONHO É DE CADA UM, não nos cabe ditar se é válido ou não morrer por ele., cabe a nós "admirar e reverenciar a coragem, a técnica e o exaustivo treino para a conquista daquele sonho. Sou uma dona de casa 69 anos que apenas admira estes profissionais com seus SONHOS MALUCOS , DOIDOS, E POR VEZES INCOMPREENDIDOS. Parabéns por reverenciar seu amigo! Só posso te desejar saúde, força, discernimento de seus limites e que DEUS TE GUARDE. Bom dia garoto! ❤
Boa homenagem Charlie Zarpiens! Vai aqui uma pequena história de inspiração: um dia estava eu às voltas com mais uma caminhada na esteira de academia. Preparando-me para isto fui no YT buscar o que ouvir/assistir. Aí então apareceu a sugestão de um vídeo seu, fui ouvindo e vendo a forma didática de suas explicações sem dizer "olha como é fácil!", ao contrário, você mostrava a biblioteca "básica" para aquilo que estava comentando... Então comecei a me perguntar sobre os grandes navegadores e as grandes navegações que levaram inclusive a descoberta do nosso país. Eis que, os seus vídeos, reforçaram uma inquietação sobre como se localizar sobre o globo terrestre. Daí saiu o tema de um mestrado que estou fazendo. Obrigado pela inspiração!
Obrigado pelas doces palavras Charlie. Vou emplacar esses dizeres e pendurar no barco: "To venture is to risk death, but to never venture is to be death already". Tenho 54 anos e estou indo para minha 2ª REFENO, e para o ano planejamos ir pro caribe no veleiro. Realmente é difícil envelhecer, mas a mente focada adapta o corpo às dificuldades. Um abraço meu amigo. Aladin Kinach
Lindo depoimento! Sempre fui curiosa sobre escaladas, e acompanhava as notícias. Mas o que mais me interessava era saber o que se passa na mente de quem lida com o perigo, mas por amor ao que faz! E, depois de muitos anos, tive essa resposta assistindo ao seu vídeo. Quando vi a notícia sobre o Rodrigo, pensei: conheço esse nome! E me lembrei do Victor Negrete. Os dois eram parceiros. E hoje li um depoimento maravilhoso que o Rodrigo deu sobre o Negrete, em 2021. Entre outras coisas, ele diz que o Victor não sentia medo.
Noruega aqui 🇸🇯. Com a voz embargada, você disse tudo. Que dor que você sente. Uma dor misturada em emoção. Sim, ele morreu fazendo o que gosta enquanto muitos aí nem sabe porque vivem. Tenho 60 anos, e se Deus quiser ainda vou viver o meu sonho. ❤❤ Sinta-se abraçado por mim. Minhas condolências a família desse sonhador, vencedor.
Sou conterrânea do Rodrigo, realmente ele buscou esse sonho, saiu de uma cidade pequena do interior pra estudar em Campinas e daí para o topo do mundo! Morreu fazendo o que amava.
Que bela mensagem! Muito obrigado pela inspiração! Apesar da dureza da vida esmagar nossos sonhos, manter e perseguir os próprios sonhos é o que nos faz resistir, e sentir-se vivo. Vlw!
Grande depoimento!! Infelizmente essa semana perdemos dois grandes alpinistas brasileiros, Rodrigo Raineri e Marcelo Delvaux. Dois grandes nomes que sem sombra de dúvidas vão deixar saudade porém o que fica vivo é o aprendizado e a experiência passada por eles para seus alunos e seguidores.
Parabéns pelos comentários coerentes, muito diferente desses sites de noticia, que noticiou como se o Rodrigo Raineri, fossem qualquer um...cara, o Raineri foi minha inspiração, conheci ele em uma palestra em 2011 e nunca mais ví o mundo da mesma forma depois de ouvir a sua história de vida! Respondendo ...a vida vale a pena ser vivida e os sonhos valem ser sonhados e vale a pena sim viver os desafios!!! Abraço meu amigo! Meus sentimentos aos amigos, familiares e admiradores do Rodrigo Raineri!
Conheci o Raineri na época q ele subiu o Everest com o Vitor Negrete e mesmo perdendo o amigo lá, ele não deu as costas pras montanhas. Nessa investida de parapente no K2, pelos vídeos deu pra ver que ele estava amarradão demais, apaixonado pelos vôos, apaixonado pela família, com fome daquilo. Tem no instagram dele um relato, acho que do penúltimo vôo lá, em que ele afirma ter cometido vários erros ao subir a montanha naquele dia mas que essa ousadia lhe rendeu um vôo emocionante e maravilhoso. Quem ama aventuras sabe o que ele estava sentindo, sabe o que o movia. É uma perda imensa pra família e amigos mas ele seguirá inspirando pessoas por muito tempo ainda. Assim como Bernardo Collares que morreu no Fitz Roy q amava, o Raineri teve a graça espiritual de morrer dessa forma. Que seu espírito siga em paz e que a família seja confortada.
Grato pelo depoimento! Lembramos de muitos esportistas e de outros personagens que não desistiram de seus sonhos diante dos desafios. Vale a pena? Fernando Pessoa responde essa pergunta no poema Mar Português. "Ó mar salgado, quanto do teu sal São lágrimas de Portugal! Por te cruzarmos, quantas mães choraram, Quantos filhos em vão rezaram! Quantas noivas ficaram por casar Para que fosses nosso, ó mar! Valeu a pena? Tudo vale a pena Se a alma não é pequena. Quem quer passar além do Bojador Tem que passar além da dor. Deus ao mar o perigo e o abismo deu, Mas nele é que espelhou o céu." (Mar Português. Fernando Pessoa) Abraços queridos e fraternos a Charlie e comunidade Homo Zarpiens.
A primeira sensação é de susto com a notícia sobre a partida de Rodrigo Raineri. A segunda é tentar entender o que aconteceu (o que naturalmente é muito cedo para termos as informações precisas ...). A terceira é tristeza. A quarta é alegria por ter visto ao vivo o grande sorriso dele, numa ação voluntária que participamos em Campinas, quando do terremoto no Nepal (após a minha ida para lá). A quinta é a lembrança de duas dedicatórias importantes! A sexta é convicção após ler as seguintes palavras "Sinto muito por quem fica, mas para quem foi, eu tenho certeza absoluta que a vida não fazia sentido se não fosse assim" Charlie Flesch A sétima é deixar as lágrimas escorrerem por meu rosto, vindas de um misto de todas as sensações acima!
Relato impressionante. Me inscrevendo no seu canal. Conheceu apenas uma vez o Ranieri e trouxe um relato tão cristalino da realidade da vida. Espetacular suas palavras. Belossima homagem
Lindo depoimento!!!!!! "Esperamos que a morte nos encontre vivos" uma vez escutei essa frase, hoje entendo ela perfeitamente, viver é um conjunto de grandes feitos e aspirações, é luta, fracassos e glórias, é buscas e resultados. Viver é movimento. Muitas pessoas já morreram vivas onde nada mais faz sentido e isso é muito triste.
Olá parabéns pela sua sensibilidade e quanta emoção, sou professora e pp, e aposentada aposentada, virei ciclista e fui dar a volta ao mundo, muita gente da família e amigos boquiabertos, hoje há 2anos planejando viajar pelo Brasil e o mundo de motorhome, não quero viver na mesmice, quero viver aventuras e ainda escrever um livro, tenho 58 anos e penso como um jovem de 30 anos kkkk, te conheci agora vou gabaritar os seus vídeos, um abraço.
Muito triste a morte do Rodrigo no Paquistão. Eu o conheci na Semana Brasileira de Montanhismo, durante uma palestra no IME RJ. Era uma pessoa incrível! Que Deus conforte a sua família.
Boa noite! Há poucos dias que vi pela primeira vez um vídeo do Rodrigo, talvez o último. Fiquei muito impressionada com a motivação e coragem dele. E depois, infelizmente, veio a notícia da partida 😢. O importante é que ele se dedicou muito e amou intensamente a profissão. Alcançou sucesso e continuou um homem simples. Descanse em paz Rodrigo! Gostaria de cumprimentar Charlie, que conheci através deste vídeo e de dizer o quanto ele é admirável. Parabéns a todos aqui que o seguem, que com certeza são pessoas incríveis também. ❤
Charlie, não vou nem te elogiar pelo vídeo. Vc é diferenciado demais. Eu só gostaria de uma coisa: que esse seu vídeo chegasse na família dele. Não existe homenagem mais bonita do que esse seu depoimento. Simplesmente: obrigado!!!
Muitos tombam pelos sonhos dos outros, tombar pelo próprio sonho, posso dizer que ele foi feliz, para os que ficaram é que infelizmente é triste. Ninguém deseja tomar em busca dos sonhos, mas sabemos o caminho e os riscos. Isso só demonstra que quando estamos preparados precisamos nos preparar um pouco mais. 🕊
Forte muito forte, uma projeção sensível que conecta s gente com vida, com história de pessoas que buscam plenitude nesse espaço de tempo entre aberto com a vida, somente com vida. Me disse e não só escutei, ouvi todo o bom. Obrigado
Disse muito até mesmo sobre a minha pessoa, frases que nos machucaram e as marcas dos olhares que levamos para sempre. Existem muitos de nós pensadores, sonhadores, solitários e perseverantes. Não importa o tempo que vai levar o melhor é estar no caminho do seu sonho. Forte abraço e fica bem 👊🏻 Bons ventos ⛵️
Excelente vídeo comandante e no meu atual momento estou passando por uma fase crítica do meu processo para a realização de um sonho que é me tornar piloto de helicóptero offshore, e só quem tem esses sonhos é vive como “doidos” aos olhos de muitos, sabe o quanto a coisa é bruta e o processo é casca grossa. Mas só desfruta do propósito quem suporta o processo. Só quem passa e atinge seus objetivos pra saber o valor q a caminhada tem por nos transformar em um novo ser para poder ter a glória o propósito que temos. Continuem sempre em buscas dos seus sonhos, uma vez ouvi um ditado q me marcou muito que dizia. Eu espero que quando a morte te encontrar, ela te encontre vivo. Bons ventos comandante e dia fácil foi ontem.
Q depoimento forte esse, não tenha dúvidas q o atleta Rodrigo fez uma escolha e sabia q os riscos seriam grandes, mas sabia também q a sua felicidade estava ali, naquela escolha. Viver é arriscado, viver intensamente é muito mais arriscado e não é para todos. Aplausos para Rodrigo ❤
Admiro a coragem de quem faz essas aventuras e acho que não cabe a terceiros achar que tal pessoal buscou a morte e coisas assim..quando vamos ao trabalho, academia, mercado, padaria, pode acontecer uma catástrofe, a vida é passageira e imprevisível ..feliz o que pensa e faz acontecer o que tem vontade de fazer. Eu não tenho essa coragem, mas sei reconhecer. Vivamos da melhor maneira, sem atrapalhar a caminhada dos outros, estamos no mesmo barco
Rodrigo uma pessoa incrível, nasceu na minha cidade e foi enterrado aqui. Uma pessoa determinada, ajudava muitas pessoas. Ele morreu fazendo o que ele mais amava
Me emocionei com teu video e tua sinceridade. O que vale a pena na vida afinal?! Que segurança temos? Coragem é agir com o coração. Obrigada pelas suas palavras e não conhecia o Rodrigo, mas quando li sobre a morte dele também fiquei pensando sobre a vida.
Ahhhhh,,,, quanta saudade do meu amigo de uma vida inteirinha!!! Sobre : “ perder a vida em busca do nosso sonho…. Acredito que seja : “Ganhar a eternidade “. ps:. fiquei feliz com suas palavras sobre o Raineri ; ele era verdadeiramente incrível ! Muitas boas lembranças com ele!!!
Rodrigo era um grande cara!! Um grande amigo, pai foda e uma excelente pessoa! Fazia tempo que não conversávamos, uma pena não ter uma outra oportunidade de trocar uma ideia com ele!
Valeu pelo video irmao. Principalmente sobre a forma como a midia noticiou o triste fato. Realmente nos brasileiros estamos apequenados. Não sabemos reconhecer a grandeza e a nobreza das pessoas, daqueles que são livres e vivem seus sonhos.
Que homem foi Rodrigo Raineri!! Que Deus o proteja e que seu legado nunca seja esquecido. Particularmente eu nunca em toda minha vida me identifiquei tanto com um video quanto esse. So quem sabe o peso de desafiar as tradiçoes do lugar de onde veio, sonhando mais alto que os parametros normais, sabe o quao dificil e ter um verdadeiro apoio ou ao menos o reconhecimento do que voce esta tentando almejar. E por fim, no final voce ser apenas taxado de uma pessoa doida ou idiota e realmente triste.
Sempre vale essa reflexão!! Mas assim como você, poder realizar esses sonhos é o que nos move, vale a pena sim!! Eu tive um professor na pós graduação que falava: “Quando você deitar a noite se pergunte: O que você aprendeu hoje?, o que você ensinou hoje? E o mais importante: Se você morresse agora, teria feito algo diferente? Se a sua resposta for não, você esta no caminho certo!!”
Lindas palavras! O risco é eminente pra todos aqueles que buscam uma vida fora do status quo. Ter a coragem de trilhar seu proprio caminho e criar sua propria jornada é de fato pra poucos. O maior medo nao deveria ser das tempestades do atlantico sul ou do frio implacavel de alta montanha, mas sim de ficar no sofa assistindo a vida passar a frente dos seus olhos.
Parabéns pelo vídeo relato desabafo ,quando eu vi a notícia da morte do Rodrigo no Alta Montanha eu logo fui até minha pequena estante e sabia que tinha o livro dele, e tenho ," No teto do Mundo " ,agora vou reler, não sou do ramo das aventuras mas sou um admirador de vários de vcs, e vcs apareceu no UA-cam pelas minhas consultas nessa área, novamente parabéns pelo vídeo e agora tem mais um seguidor admirador. 👏
Excelente vídeo. No final, o destino de todos é o mesmo. Alguns aproveitam melhor a viagem. Triste saber que alguns muitos param pra escrever coisas negativas de alguém que sequer conheceram.
A vida é um sopro e tão passageira... Temos sempre de lutar por nossos sonhos... Isso que da sentido a vida... A morte um dia é inevitável... Não sabemos a hora🙏
Ele escalou a face sul do Aconcágua junto com o Vitor Negrete, uma rota tão perigosa e difícil q não é escalada a anos, o parque hj cobra $ 30.000,00 só de autorização p escalar essa face hj. Ele também estava com o Negrete quando o Negrete faleceu do Everest tentando ser o primeiro brasileiro a chegar ao cume sem oxigênio suplementar
Top Charlie, cara, sou muito parecido com você meu caro, te conheci pessoalmente na Vela Show 2023 em Ilhabela, você deu uma palestra lá e conversei um pouquinho com você dentro de um veleiro lindo que você estava vendo. Também sou biólogo e como dizem, um "maluco sonhador", sempre em busca dos sonhos, de fasto pra mim a vida sem propósito não vale a pena ser vivida, viver a vida só para pagar as contas e cumprir tabela não faz sentido. Atualmente estou em busca do meu sonho de me aproximar cada dia mais do mundo Náutico, atualmente criei uma marca de Remos de Madeira, remos clássicos dos 4 cantos do mundo, meu objetivo é contar a história do mundo náutico a partir do primeiro propulsor dos barcos, me encantei após fazer um curso de construção de barcos e resolvi fazer primeiro um remo e fiz com muita facilidade, minha esposa ficou de cara com o resultado e ai veio aquela ideia maluca: Porque não criar uma marca de remos? Ai pensei que seria melhor ainda não focar em remos para o uso, mas decorativo, focado em coleção, na historia incrível por trás de cada modelo de remo, ai nasceu a GoNorth, se me permite vou colocar o link aqui da matéria que saiu na Nautica sobre os remos e para meter o loco de vez, resolvi basicamente lançar esse projeto na BoatShow de SP agora esse mês. Ah, também sou do tipo que me emociono quando falo sobre sonhos, srrs. Você é guerreiro e está no caminho e se eu pudesse responder essa pergunta, diria que sim, vale a pena. Melhor morrer tentando realizar o sonho do que morrer de desgosto por nunca ter tentado. Abraço.
@@josemansurlemos4580 O caminho do meio certamente também é um caminho a seguir , acredito que falando de sonhos fica muito complexo julgar até onde devemos ir para alcançar nossos objetivos . Alguém que tenha e carregue este fogo interno certamente não se contenta e nem consegue se imaginar trilhando o caminho do meio, e são estas as pessoas que de tempos em tempos agregam tanto ao desenvolvimento humano. Seja com sua coragem , com suas descobertas, com suas conquistas etc. Nem um caminho é 100% seguro e nada é garantido , agora o que move um indivíduo através da vida certamente são suas conquistas e seu aprendizado. Quando se vive plenamente não se morre jamais , independente do caminho escolhido
Meu Deus , parece que estamos na Coréia do Norte onde sempre só existiu uma emissora de tv ! que comentário mais sem sentido , a vida não é só ver tv e nem só se arriscar ! se fosse assim , todo ser humano no planeta teria que ser aplinista pra que sua vida fizesse sentido !
A melhor forma de saber se vale a pena é escrever uma carta para seus familiares e pessoas que você ama. Nessa carta você deve explicar para eles porque você arriscou sua vida, dizer para eles o quanto você os ama e se despedir para sempre. Se mesmo depois de escrever essa carta você decidir que vale a pena então você deve seguir esse caminho. Se titubear então deve repensar suas decisões.
Olá grande biólogo e capitão. Sonhos: Desde criança, meu maior sonho sempre foi aprender o máximo de idiomas durante a minha vida. Na minha infância não havia internet e quando eu falava deste sonho com meus pais, eles diziam que não tinham como pagar cursinhos de idiomas e qual era a finalidade. O máximo que me deram (graças a Deus), o inglês que eu sou fluente. Depois nos meus 20 anos, já casado e trabalhando fiz o espanhol e uma faculdade de Letras espanhol. A partir dos meus 40, e com a chegada da internet, resolvi realizar meu sonho de infância, o qual me dedico totalmente, estudar e aprender o máximo de idiomas; não para dizer: "olha como eu sou fodão com as línguas, mas sim, como eu amo idiomas, da mesma força que o Charlie ama o mar e o Rodrigo a montanha. Usando uma hipérbole, eu amo mais as línguas do que minha família. Se houvesse uma lâmpada de Aladim com o gênio, meu único desejo seria ser fluente em todos os 7.100 idiomas falados no mundo. Como não há lâmpada de Aladim, sigo subindo minhas muitas montanha e navegando por mares tempestuosos das línguas. É o meu sonho. Cada um, dos que não têm sonhos, que vá buscar o seu. Crie o seu sonho e corra atrás dele.
Fala comandante! Cara, pequeno contexto aqui pra situar meu argumento: Este ano tirei meu arrais + motonauta, MUITOS vídeos seus me ajudaram nessa caminhada simples, no primeiro passo, você inspira. Eu sou motociclista, já fui pra argentina de motoca, ainda quero vencer o Ushuaia e o Atacama, também passos maiores depois do primeiro que foi dar a volta no bairo (mais de 10 anos atrás) quando tirei a minha habilitação, você inspira. Meu pequeno sonho aquático é conseguir ir da praia de itaoca até a ilha dos franceses, nem que seja de jet (os primeiros passos são pequenos mesmo, eu sei). Moral da história, a gente inspira e é inspirado constantemente, às vezes até sem saber. O outro lado é que cada passo, cada degrau, o grau de diculdade aumenta, às vezes o de perigo também, é inerente. Temos pessoas que se satisfazem com uma pequena caminhada, outras precisam de uma maratona, outras precisam subir o Evereste. É isso que nos motiva, que nos move e talvez traga sentido à vida. Na minha opinião, apesar da morte, fica o legado. Apesar da morte fica a vida vivida plenamente, ficam as impressões e as inspirações. Cada um sabe até onde sua aventura, seu sonho, te leva. Siga inspirando, inspira, respira. Saudações.
O aventureiro não encara a vida da mesma maneira que pessoas "normais"... o risco é uma coisa bastante pessoal... abortar a missão as vezes é a coisa mais dificil a ser feita... o risco sempre estará lá... a busca é individual e em alguns casos realmente o sonho tem um preço a ser pago... bela reflexão...
É complicado, mas é o risco que corremos quando praticamos um esporte não importando o nível de conhecimento ou treino que temos... O importante que mudamos as vidas das pessoas, e provamos que sempre tudo é possível...
Acredito que vale sempre seguir em frente, desejar, planejar e realizar, ir trilhando nossos caminhos… vivendo aquilo que sonhamos… aí a vida vale, tem sentido… risco corremos todos os dias ao sair de casa, risco de acidente de carro, de ser assaltado… acredito nisso mesmo, não é um simples clichê… tenho feito isso, do meu jeito, da forma que aceitei fazer… Valeu Rodrigo, Airton, e tantos outros…
" VIVER é muito perigoso. Acaba sempre em MORTE *. Guimarães Rosa.
Por isso que vivo...muito...
Eu ja desconfiava que a morte é certa....
Depoimento verdadeiro, emocionante e responsável. Uma homenagem incrível a todos os incansáveis e corajosos desbravadores que vem ajudando a escrever a história da humanidade , todos aqui representados na ilustre figura do alpinista Rodrigo Raineri.
Rodrigo era uma pessoa incrivel, voavamos juntos em São Pedro, uma pessoa extremamente dedicada e preocupada com a segurança, um grande amigo, vivia em 1 dia o que muita gente nao vai viver em 80 anos.
Na sua opinião já quê você voava com ele e conhecia ele como piloto..o quê será que aconteceu???
@@marcioalvares6483 talvez nunca saibamos, a informação que chegou, mesmo para nós, foi a mesma que a imprensa, não especializada, publicou, tudo muito superficial.
Mas com base no que foi divulgado, é diz que o parapente se rompeu, pode ter ocorrido um colapso muito grande e quando o parapente retomou o voo as linhas não suportaram, já que era um equipamento mais "frágil", leve para ser levado nas escaladas.
Enfim, tudo especulação.
@@ZehTiraTeima entendi obrigado.
Ao analisarmos um voo em altitude devemos levar em consideração o ar rarefeito e o microclima. Dos relatos que soube, ele estava indo pra pouso quando o acidente aconteceu. Isso significa que não existe altura suficiente pra abrir o paraquedas reserva, que é efetivo exceto perto do relevo ou em baixa altitude. A tradução mal feita das mídias sobre o parapente se romper provavelmente pode ser traduzida como colapso (quando o parapente fecha, resultado de múltiplos fatores) ja que a primeira não faz sentido. Foi uma fatalidade, infelizmente.
@@lygiate756 não tinha essa informação de que o ocorrido foi próximo ao pouso, pelo contrário, o que nos chegou foi que foi logo na decolagem.
Enfim, difícil saber o que aconteceu de fato.
Lindo depoimento Charlie! É como vc falou, o medo não te impede de morrer, mas te impede de viver!
Lindo amigo, melhor que qualquer noticiário que infelizmente os diplomados não sabem mais valorizar um PROFISSIONAL De PESO e ainda por cima BRASILEIRO.
O SONHO É DE CADA UM, não nos cabe ditar se é válido ou não morrer por ele., cabe a nós "admirar e reverenciar a coragem, a técnica e o exaustivo treino para a conquista daquele sonho.
Sou uma dona de casa 69 anos que apenas admira estes profissionais com seus SONHOS MALUCOS , DOIDOS, E POR VEZES INCOMPREENDIDOS.
Parabéns por reverenciar seu amigo!
Só posso te desejar saúde, força, discernimento de seus limites e que DEUS TE GUARDE.
Bom dia garoto! ❤
Boa homenagem Charlie Zarpiens! Vai aqui uma pequena história de inspiração: um dia estava eu às voltas com mais uma caminhada na esteira de academia. Preparando-me para isto fui no YT buscar o que ouvir/assistir. Aí então apareceu a sugestão de um vídeo seu, fui ouvindo e vendo a forma didática de suas explicações sem dizer "olha como é fácil!", ao contrário, você mostrava a biblioteca "básica" para aquilo que estava comentando... Então comecei a me perguntar sobre os grandes navegadores e as grandes navegações que levaram inclusive a descoberta do nosso país. Eis que, os seus vídeos, reforçaram uma inquietação sobre como se localizar sobre o globo terrestre. Daí saiu o tema de um mestrado que estou fazendo. Obrigado pela inspiração!
Num mundo de zumbis, aqueles que fazem diferente e correm atrás dos sonhos, são inspiração para que outros também o façam! Obrigado por isso!
Justa homenagem para o Rodrigo!
Acompanhava e admirava ele já há um bom tempo. Era um cara fantástico!
No Brasil vc se arrisca todo dia e nem precisa estar atrás de sonhos.
No Brasil sobrevivemos, eu que queria viver de arte... Só na outra vida
Obrigado pelas doces palavras Charlie. Vou emplacar esses dizeres e pendurar no barco: "To venture is to risk death, but to never venture is to be death already".
Tenho 54 anos e estou indo para minha 2ª REFENO, e para o ano planejamos ir pro caribe no veleiro. Realmente é difícil envelhecer, mas a mente focada adapta o corpo às dificuldades.
Um abraço meu amigo.
Aladin Kinach
Lindo depoimento! Sempre fui curiosa sobre escaladas, e acompanhava as notícias. Mas o que mais me interessava era saber o que se passa na mente de quem lida com o perigo, mas por amor ao que faz! E, depois de muitos anos, tive essa resposta assistindo ao seu vídeo. Quando vi a notícia sobre o Rodrigo, pensei: conheço esse nome! E me lembrei do Victor Negrete. Os dois eram parceiros. E hoje li um depoimento maravilhoso que o Rodrigo deu sobre o Negrete, em 2021. Entre outras coisas, ele diz que o Victor não sentia medo.
Que lindo depoimento , autêntico e respeitoso , dando validade ao sonhos que cada um tem. E a emoção também nos emociona ....parabéns
Noruega aqui 🇸🇯. Com a voz embargada, você disse tudo. Que dor que você sente. Uma dor misturada em emoção. Sim, ele morreu fazendo o que gosta enquanto muitos aí nem sabe porque vivem. Tenho 60 anos, e se Deus quiser ainda vou viver o meu sonho. ❤❤ Sinta-se abraçado por mim. Minhas condolências a família desse sonhador, vencedor.
Sou conterrânea do Rodrigo, realmente ele buscou esse sonho, saiu de uma cidade pequena do interior pra estudar em Campinas e daí para o topo do mundo! Morreu fazendo o que amava.
Que bela mensagem!
Muito obrigado pela inspiração!
Apesar da dureza da vida esmagar nossos sonhos, manter e perseguir os próprios sonhos é o que nos faz resistir, e sentir-se vivo.
Vlw!
Grande depoimento!! Infelizmente essa semana perdemos dois grandes alpinistas brasileiros, Rodrigo Raineri e Marcelo Delvaux. Dois grandes nomes que sem sombra de dúvidas vão deixar saudade porém o que fica vivo é o aprendizado e a experiência passada por eles para seus alunos e seguidores.
Cara que vídeo! Respostas para o meu subconsciente! Me emocionei junto com você mas achei as respostas que precisava! Obrigado!
Q vídeo incrível..... Meu sonhos escalar.... Inspiração em pessoas q lutam e conseguem conquistar seus sonhos
Parabéns pelos comentários coerentes, muito diferente desses sites de noticia, que noticiou como se o Rodrigo Raineri, fossem qualquer um...cara, o Raineri foi minha inspiração, conheci ele em uma palestra em 2011 e nunca mais ví o mundo da mesma forma depois de ouvir a sua história de vida! Respondendo ...a vida vale a pena ser vivida e os sonhos valem ser sonhados e vale a pena sim viver os desafios!!! Abraço meu amigo! Meus sentimentos aos amigos, familiares e admiradores do Rodrigo Raineri!
Conheci o Raineri na época q ele subiu o Everest com o Vitor Negrete e mesmo perdendo o amigo lá, ele não deu as costas pras montanhas. Nessa investida de parapente no K2, pelos vídeos deu pra ver que ele estava amarradão demais, apaixonado pelos vôos, apaixonado pela família, com fome daquilo. Tem no instagram dele um relato, acho que do penúltimo vôo lá, em que ele afirma ter cometido vários erros ao subir a montanha naquele dia mas que essa ousadia lhe rendeu um vôo emocionante e maravilhoso. Quem ama aventuras sabe o que ele estava sentindo, sabe o que o movia. É uma perda imensa pra família e amigos mas ele seguirá inspirando pessoas por muito tempo ainda. Assim como Bernardo Collares que morreu no Fitz Roy q amava, o Raineri teve a graça espiritual de morrer dessa forma.
Que seu espírito siga em paz e que a família seja confortada.
Bela homenagem ao Rodrigo. E igualmente bela a sua sensibilidade Charlie. Por mais pessoas assim...
Grato pelo depoimento! Lembramos de muitos esportistas e de outros personagens que não desistiram de seus sonhos diante dos desafios. Vale a pena? Fernando Pessoa responde essa pergunta no poema Mar Português.
"Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!
Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu."
(Mar Português. Fernando Pessoa)
Abraços queridos e fraternos a Charlie e comunidade Homo Zarpiens.
A primeira sensação é de susto com a notícia sobre a partida de Rodrigo Raineri.
A segunda é tentar entender o que aconteceu (o que naturalmente é muito cedo para termos as informações precisas ...).
A terceira é tristeza.
A quarta é alegria por ter visto ao vivo o grande sorriso dele, numa ação voluntária que participamos em Campinas, quando do terremoto no Nepal (após a minha ida para lá).
A quinta é a lembrança de duas dedicatórias importantes!
A sexta é convicção após ler as seguintes palavras "Sinto muito por quem fica, mas para quem foi, eu tenho certeza absoluta que a vida não fazia sentido se não fosse assim" Charlie Flesch
A sétima é deixar as lágrimas escorrerem por meu rosto, vindas de um misto de todas as sensações acima!
Boa mano! Chorei aqui também. Seu desabafo me representa. Muito obrigado. Valeu, Rodrigo 🙏🏾🙏🏾
Relato impressionante. Me inscrevendo no seu canal. Conheceu apenas uma vez o Ranieri e trouxe um relato tão cristalino da realidade da vida. Espetacular suas palavras. Belossima homagem
Lindo depoimento!!!!!! "Esperamos que a morte nos encontre vivos" uma vez escutei essa frase, hoje entendo ela perfeitamente, viver é um conjunto de grandes feitos e aspirações, é luta, fracassos e glórias, é buscas e resultados. Viver é movimento. Muitas pessoas já morreram vivas onde nada mais faz sentido e isso é muito triste.
Olá parabéns pela sua sensibilidade e quanta emoção, sou professora e pp, e aposentada aposentada, virei ciclista e fui dar a volta ao mundo, muita gente da família e amigos boquiabertos, hoje há 2anos planejando viajar pelo Brasil e o mundo de motorhome, não quero viver na mesmice, quero viver aventuras e ainda escrever um livro, tenho 58 anos e penso como um jovem de 30 anos kkkk, te conheci agora vou gabaritar os seus vídeos, um abraço.
Obrigado pelo vídeo - Vc não tem idéia de como tudo isso nos conecta ! Há anos te acompanho!!! Obrigado meu amigo !
Obrigado Rodrigo !
Parabéns pela sua sensibilidade!! Certamente vocês nos inspiram!!
Nossa meu caro, tu é incrível. Tem que ser muito homem pra mostrar tanta emoção! Teus vídeos são sempre uma inspiração para mim! Go ahead!
Que vídeo. Acabei de conhecer o canal. Belíssima homenagem e reflexão
Grande conteúdo. Sensacional.
Muito obrigado pelas palavras e pela sinceridade apresentada no vídeo. Abraços do Paraná.
Bela homenagem, parabéns pelo seu trabalho e dedicação, uma verdadeira inspiração 🙌🏽
Este video, em que você está notadamente emocionado, é emocionante e inspirador para muitos - como eu! Continue, Charlie!!
Brilhante!!!
E, obrigado por ser uma fonte de inspiração.
Que depoimento Charlie.Linda homenagem😢O medo não te impede de morrer,mas te impede de viver 😢💔
A sua reflexão tocou na minha alma, meu brother. Fiquei emocionado!!!
Muito triste a morte do Rodrigo no Paquistão. Eu o conheci na Semana Brasileira de Montanhismo, durante uma palestra no IME RJ.
Era uma pessoa incrível!
Que Deus conforte a sua família.
Boa noite! Há poucos dias que vi pela primeira vez um vídeo do Rodrigo, talvez o último. Fiquei muito impressionada com a motivação e coragem dele. E depois, infelizmente, veio a notícia da partida 😢. O importante é que ele se dedicou muito e amou intensamente a profissão. Alcançou sucesso e continuou um homem simples. Descanse em paz Rodrigo! Gostaria de cumprimentar Charlie, que conheci através deste vídeo e de dizer o quanto ele é admirável. Parabéns a todos aqui que o seguem, que com certeza são pessoas incríveis também. ❤
Que modo lindo de vc falar... sinto muito. Aproveite suas percepções de vida. Se cuide.
Charlie, não vou nem te elogiar pelo vídeo. Vc é diferenciado demais. Eu só gostaria de uma coisa: que esse seu vídeo chegasse na família dele. Não existe homenagem mais bonita do que esse seu depoimento. Simplesmente: obrigado!!!
Muitos tombam pelos sonhos dos outros, tombar pelo próprio sonho, posso dizer que ele foi feliz, para os que ficaram é que infelizmente é triste. Ninguém deseja tomar em busca dos sonhos, mas sabemos o caminho e os riscos.
Isso só demonstra que quando estamos preparados precisamos nos preparar um pouco mais. 🕊
Baita homenagem. Parabéns pelo vídeo.
Que frase forte!
Forte muito forte, uma projeção sensível que conecta s gente com vida, com história de pessoas que buscam plenitude nesse espaço de tempo entre aberto com a vida, somente com vida. Me disse e não só escutei, ouvi todo o bom. Obrigado
Muito triste essa perda 😢descanse em paz nas montanhas mais lindas do céu ✨✨✨
Obrigado pelo vídeo ...sensacional. VOCÊ TAMBÉM É INSPIRAÇÃO PRA MUITA GENTE E PRA MIM.
Namaskar!!!!!
video foda!! Parabéns por tanta sensibilidade! kmonnnn 💟💟
Que linda homenagem, que lindas palavras. Muito obrigada! 😢 R.I.P Rodrigo
Melhor morrer lutando pelo sonho, do que viver sem poder realizá-lo
Que video maravilhoso! Acabei de conhecer o canal, parabéns pelo trabalho!
Disse muito até mesmo sobre a minha pessoa, frases que nos machucaram e as marcas dos olhares que levamos para sempre. Existem muitos de nós pensadores, sonhadores, solitários e perseverantes. Não importa o tempo que vai levar o melhor é estar no caminho do seu sonho. Forte abraço e fica bem 👊🏻 Bons ventos ⛵️
Excelente vídeo comandante e no meu atual momento estou passando por uma fase crítica do meu processo para a realização de um sonho que é me tornar piloto de helicóptero offshore, e só quem tem esses sonhos é vive como “doidos” aos olhos de muitos, sabe o quanto a coisa é bruta e o processo é casca grossa. Mas só desfruta do propósito quem suporta o processo. Só quem passa e atinge seus objetivos pra saber o valor q a caminhada tem por nos transformar em um novo ser para poder ter a glória o propósito que temos. Continuem sempre em buscas dos seus sonhos, uma vez ouvi um ditado q me marcou muito que dizia. Eu espero que quando a morte te encontrar, ela te encontre vivo. Bons ventos comandante e dia fácil foi ontem.
Linda homenagem ao Rodrigo, obrigado Charlie por esse depoimento tão sincero e honesto.
Q depoimento forte esse, não tenha dúvidas q o atleta Rodrigo fez uma escolha e sabia q os riscos seriam grandes, mas sabia também q a sua felicidade estava ali, naquela escolha. Viver é arriscado, viver intensamente é muito mais arriscado e não é para todos. Aplausos para Rodrigo ❤
Quanta sensibilidade e força; belíssimo depoimento!
Boa Charlão! Você me inspira. Eu espero ter a sorte de um dia estar no final da fila também.
Admiro a coragem de quem faz essas aventuras e acho que não cabe a terceiros achar que tal pessoal buscou a morte e coisas assim..quando vamos ao trabalho, academia, mercado, padaria, pode acontecer uma catástrofe, a vida é passageira e imprevisível ..feliz o que pensa e faz acontecer o que tem vontade de fazer. Eu não tenho essa coragem, mas sei reconhecer.
Vivamos da melhor maneira, sem atrapalhar a caminhada dos outros, estamos no mesmo barco
Rodrigo uma pessoa incrível, nasceu na minha cidade e foi enterrado aqui. Uma pessoa determinada, ajudava muitas pessoas.
Ele morreu fazendo o que ele mais amava
Raineri realmente era um cara incrível muito triste.
Me emocionei com teu video e tua sinceridade. O que vale a pena na vida afinal?! Que segurança temos? Coragem é agir com o coração. Obrigada pelas suas palavras e não conhecia o Rodrigo, mas quando li sobre a morte dele também fiquei pensando sobre a vida.
Meu capitão, obrigado pelos ensinamentos contidos em sua mensagem!
Ahhhhh,,,, quanta saudade do meu amigo de uma vida inteirinha!!! Sobre : “ perder a vida em busca do nosso sonho….
Acredito que seja : “Ganhar a eternidade “.
ps:. fiquei feliz com suas palavras sobre o Raineri ; ele era verdadeiramente incrível !
Muitas boas lembranças com ele!!!
Belíssimo vídeo. Muito inspirador.
Top demais essa homenagem ! Vai com tudo Rodrigo, porque os que não vão já morreram em vida, o que é a maior loucura.
Vale! Obrigado mais uma vez pela inspiração!
Rodrigo era um grande cara!! Um grande amigo, pai foda e uma excelente pessoa! Fazia tempo que não conversávamos, uma pena não ter uma outra oportunidade de trocar uma ideia com ele!
Viver de verdade, cada dia, é tentar fazer algo de que você tem medo. Não conhecia o Rodrigo mas me parece que foi um cara que viveu muito!
Belíssimo depoimento !
Profundo e humano.
Valeu pelo video irmao. Principalmente sobre a forma como a midia noticiou o triste fato. Realmente nos brasileiros estamos apequenados. Não sabemos reconhecer a grandeza e a nobreza das pessoas, daqueles que são livres e vivem seus sonhos.
Que homem foi Rodrigo Raineri!! Que Deus o proteja e que seu legado nunca seja esquecido.
Particularmente eu nunca em toda minha vida me identifiquei tanto com um video quanto esse. So quem sabe o peso de desafiar as tradiçoes do lugar de onde veio, sonhando mais alto que os parametros normais, sabe o quao dificil e ter um verdadeiro apoio ou ao menos o reconhecimento do que voce esta tentando almejar. E por fim, no final voce ser apenas taxado de uma pessoa doida ou idiota e realmente triste.
Amo amo amo amo alpinismo, o Rodrigo era tudo de bom, uma pena vai fazer falta...
Sempre vale essa reflexão!! Mas assim como você, poder realizar esses sonhos é o que nos move, vale a pena sim!! Eu tive um professor na pós graduação que falava: “Quando você deitar a noite se pergunte: O que você aprendeu hoje?, o que você ensinou hoje? E o mais importante: Se você morresse agora, teria feito algo diferente? Se a sua resposta for não, você esta no caminho certo!!”
Lindas palavras! O risco é eminente pra todos aqueles que buscam uma vida fora do status quo. Ter a coragem de trilhar seu proprio caminho e criar sua propria jornada é de fato pra poucos. O maior medo nao deveria ser das tempestades do atlantico sul ou do frio implacavel de alta montanha, mas sim de ficar no sofa assistindo a vida passar a frente dos seus olhos.
Grande, Charlie. No estás solo. Gran abrazo desde Uruguay
Parabéns pelo vídeo relato desabafo ,quando eu vi a notícia da morte do Rodrigo no Alta Montanha eu logo fui até minha pequena estante e sabia que tinha o livro dele, e tenho ," No teto do Mundo " ,agora vou reler, não sou do ramo das aventuras mas sou um admirador de vários de vcs, e vcs apareceu no UA-cam pelas minhas consultas nessa área, novamente parabéns pelo vídeo e agora tem mais um seguidor admirador. 👏
Que vídeo real e lindo! ❤️
Rodrigo era dms, a perda foi gigante pro montanhismo brasileiro.
Excelente vídeo. No final, o destino de todos é o mesmo. Alguns aproveitam melhor a viagem.
Triste saber que alguns muitos param pra escrever coisas negativas de alguém que sequer conheceram.
Se eu estou aqui inscrito é pq vc me inspira! Siga em frente!
A vida é um sopro e tão passageira... Temos sempre de lutar por nossos sonhos... Isso que da sentido a vida... A morte um dia é inevitável... Não sabemos a hora🙏
Ele escalou a face sul do Aconcágua junto com o Vitor Negrete, uma rota tão perigosa e difícil q não é escalada a anos, o parque hj cobra $ 30.000,00 só de autorização p escalar essa face hj. Ele também estava com o Negrete quando o Negrete faleceu do Everest tentando ser o primeiro brasileiro a chegar ao cume sem oxigênio suplementar
Top Charlie, cara, sou muito parecido com você meu caro, te conheci pessoalmente na Vela Show 2023 em Ilhabela, você deu uma palestra lá e conversei um pouquinho com você dentro de um veleiro lindo que você estava vendo. Também sou biólogo e como dizem, um "maluco sonhador", sempre em busca dos sonhos, de fasto pra mim a vida sem propósito não vale a pena ser vivida, viver a vida só para pagar as contas e cumprir tabela não faz sentido. Atualmente estou em busca do meu sonho de me aproximar cada dia mais do mundo Náutico, atualmente criei uma marca de Remos de Madeira, remos clássicos dos 4 cantos do mundo, meu objetivo é contar a história do mundo náutico a partir do primeiro propulsor dos barcos, me encantei após fazer um curso de construção de barcos e resolvi fazer primeiro um remo e fiz com muita facilidade, minha esposa ficou de cara com o resultado e ai veio aquela ideia maluca: Porque não criar uma marca de remos? Ai pensei que seria melhor ainda não focar em remos para o uso, mas decorativo, focado em coleção, na historia incrível por trás de cada modelo de remo, ai nasceu a GoNorth, se me permite vou colocar o link aqui da matéria que saiu na Nautica sobre os remos e para meter o loco de vez, resolvi basicamente lançar esse projeto na BoatShow de SP agora esse mês. Ah, também sou do tipo que me emociono quando falo sobre sonhos, srrs. Você é guerreiro e está no caminho e se eu pudesse responder essa pergunta, diria que sim, vale a pena. Melhor morrer tentando realizar o sonho do que morrer de desgosto por nunca ter tentado. Abraço.
Vale a pena viver 90 anos sentado no sofa assistindo rede globo e vale a pena ver de novo?
Definitivamente NÃO!
Descanse em paz Rodrigo!
"Dourado caminho do meio" Os extremos valem como exemplos a seguir?
@@josemansurlemos4580 justa colocação, tai uma coisa para se pensar.
@@josemansurlemos4580 O caminho do meio certamente também é um caminho a seguir , acredito que falando de sonhos fica muito complexo julgar até onde devemos ir para alcançar nossos objetivos . Alguém que tenha e carregue este fogo interno certamente não se contenta e nem consegue se imaginar trilhando o caminho do meio, e são estas as pessoas que de tempos em tempos agregam tanto ao desenvolvimento humano. Seja com sua coragem , com suas descobertas, com suas conquistas etc. Nem um caminho é 100% seguro e nada é garantido , agora o que move um indivíduo através da vida certamente são suas conquistas e seu aprendizado. Quando se vive plenamente não se morre jamais , independente do caminho escolhido
Meu Deus , parece que estamos na Coréia do Norte onde sempre só existiu uma emissora de tv ! que comentário mais sem sentido , a vida não é só ver tv e nem só se arriscar ! se fosse assim , todo ser humano no planeta teria que ser aplinista pra que sua vida fizesse sentido !
A melhor frase que escutei, a diferença entre Almir Clink e padre do balão ...
Maravilhosa homenagem, Charlie 😢
Muito bonito seu depoimento, estou correndo atrás do meu sonho, construir meu veleiro e viajar!
Emocionante homenagem!
Estimado, feliz é o indivíduo que vive pelo seu propósito... Viveu feliz pelo que acreditava. Que as montanhas sagradas o guardem. Forte abraço!
A melhor forma de saber se vale a pena é escrever uma carta para seus familiares e pessoas que você ama. Nessa carta você deve explicar para eles porque você arriscou sua vida, dizer para eles o quanto você os ama e se despedir para sempre. Se mesmo depois de escrever essa carta você decidir que vale a pena então você deve seguir esse caminho. Se titubear então deve repensar suas decisões.
Baita vídeo!!! “Pensar é difícil. Por isso a maioria julga” (Carl Jung).
Olá grande biólogo e capitão. Sonhos: Desde criança, meu maior sonho sempre foi aprender o máximo de idiomas durante a minha vida. Na minha infância não havia internet e quando eu falava deste sonho com meus pais, eles diziam que não tinham como pagar cursinhos de idiomas e qual era a finalidade. O máximo que me deram (graças a Deus), o inglês que eu sou fluente. Depois nos meus 20 anos, já casado e trabalhando fiz o espanhol e uma faculdade de Letras espanhol. A partir dos meus 40, e com a chegada da internet, resolvi realizar meu sonho de infância, o qual me dedico totalmente, estudar e aprender o máximo de idiomas; não para dizer: "olha como eu sou fodão com as línguas, mas sim, como eu amo idiomas, da mesma força que o Charlie ama o mar e o Rodrigo a montanha. Usando uma hipérbole, eu amo mais as línguas do que minha família. Se houvesse uma lâmpada de Aladim com o gênio, meu único desejo seria ser fluente em todos os 7.100 idiomas falados no mundo. Como não há lâmpada de Aladim, sigo subindo minhas muitas montanha e navegando por mares tempestuosos das línguas. É o meu sonho. Cada um, dos que não têm sonhos, que vá buscar o seu. Crie o seu sonho e corra atrás dele.
Fala comandante!
Cara, pequeno contexto aqui pra situar meu argumento:
Este ano tirei meu arrais + motonauta, MUITOS vídeos seus me ajudaram nessa caminhada simples, no primeiro passo, você inspira.
Eu sou motociclista, já fui pra argentina de motoca, ainda quero vencer o Ushuaia e o Atacama, também passos maiores depois do primeiro que foi dar a volta no bairo (mais de 10 anos atrás) quando tirei a minha habilitação, você inspira.
Meu pequeno sonho aquático é conseguir ir da praia de itaoca até a ilha dos franceses, nem que seja de jet (os primeiros passos são pequenos mesmo, eu sei).
Moral da história, a gente inspira e é inspirado constantemente, às vezes até sem saber.
O outro lado é que cada passo, cada degrau, o grau de diculdade aumenta, às vezes o de perigo também, é inerente.
Temos pessoas que se satisfazem com uma pequena caminhada, outras precisam de uma maratona, outras precisam subir o Evereste. É isso que nos motiva, que nos move e talvez traga sentido à vida.
Na minha opinião, apesar da morte, fica o legado. Apesar da morte fica a vida vivida plenamente, ficam as impressões e as inspirações.
Cada um sabe até onde sua aventura, seu sonho, te leva.
Siga inspirando, inspira, respira.
Saudações.
Me inscrevi meu amigo! Gostei do seu canal, não entendo p nenhuma de mergulho ou nautica, apenas um amante distante.
Cara receba meu abraço. Depoimento muito emocionante.
Bonitas verdadeiras palavras ! Porque isso é fazer com a vida não fuja da nossa essência.
O aventureiro não encara a vida da mesma maneira que pessoas "normais"... o risco é uma coisa bastante pessoal... abortar a missão as vezes é a coisa mais dificil a ser feita... o risco sempre estará lá... a busca é individual e em alguns casos realmente o sonho tem um preço a ser pago... bela reflexão...
É complicado, mas é o risco que corremos quando praticamos um esporte não importando o nível de conhecimento ou treino que temos... O importante que mudamos as vidas das pessoas, e provamos que sempre tudo é possível...
Comovente depoimento. Obrigado! 🙏
Bela homenagem! Seguimos!
Acredito que vale sempre seguir em frente, desejar, planejar e realizar, ir trilhando nossos caminhos… vivendo aquilo que sonhamos… aí a vida vale, tem sentido… risco corremos todos os dias ao sair de casa, risco de acidente de carro, de ser assaltado… acredito nisso mesmo, não é um simples clichê… tenho feito isso, do meu jeito, da forma que aceitei fazer… Valeu Rodrigo, Airton, e tantos outros…
Desci um rapel com ele. Educadissimo, deu carona no carro. Que triste. Tive a mesma curiosidade que vc em coisas na época da Grade VI
Vai com tudo Rodrigo!! Linda homenagem!!