Não pude acompanhar a live, mas assim que tiver um tempinho hoje irei ver. Com essa dupla, sei que a aula se torna um espetáculo de conhecimento e aprendizagem.
@@mitopoeiacotidiana2010 Excelente live, como eu já imaginava. Nos faz refletir sobre esses movimentos dentro dos seus contextos políticos, históricos e sociais , e para quem pertence a alguma tradição protestante a sair da noção idealizada e romantizada da reforma. Eles eram homens do seu tempo e sujeitos a falhas, como todos os homens sempre foram, não estou aqui para julgar as motivações dos reformadores, mas para tentar entender melhor o que para mim como católico é uma chaga no Corpo de Cristo, a nossa divisão. Queria sugerir uma tema para videos, que é sobre a Sola Scriptura. Como defini-la e se há uma definição formal?Ela varia conforme a tradição religiosa? Os problemas e os pontos positivos. Obs: Uma outra sugestão de tema (quem sabe aborde um dia rs), percebi por alguns comentários de evangélicos, algo que para mim é um comportamento majoritário entre eles, que é o total desconhecimento das doutrinas e praticas católicas, e a partir disto, emitir juízos completamente desconexos sobre o que cremos. Creio que se os evangélicos em geral, compreendessem melhor o catolicismo, poderíamos ter conversas mais saudáveis e esclarecidas. Até mesmo para podermos discordar de fato pelas razões corretas, sempre vejo um lado acusando o outro de coisas que o lado acusado não crê e não faz. Abrç.
@@sede_santos_1P.1-16 excelentes sugestões! Também creio que muita da intolerância que surge em grupos cristãos é devido exatamente ao desconhecimento sobre o outro. Quando não se sabe quem é o outro, a tendência é representá-lo como o mal encarnado ou algo do tipo. O que você disse sobre o desconhecimento da teologia e doutrina católica é bem verdadeiro. Sobre o Sola Scriptura, para Lutero ele representa não a Bíblia em si, mas sim Cristo. Para Lutero, há uma Escritura dentro da escritura. Ele se refere a Jesus. Para ele, a Bíblia é a manjedoura na qual repousa Jesus. Pena que os cristãos protestantes tenham esquecido disso, praticando quase uma bibliolatria.
Não pude acompanhar a live, mas assim que tiver um tempinho hoje irei ver.
Com essa dupla, sei que a aula se torna um espetáculo de conhecimento e aprendizagem.
Obrigado pelo carinho! Depois diga o que achou! Abraços!
@@mitopoeiacotidiana2010 Excelente live, como eu já imaginava. Nos faz refletir sobre esses movimentos dentro dos seus contextos políticos, históricos e sociais , e para quem pertence a alguma tradição protestante a sair da noção idealizada e romantizada da reforma. Eles eram homens do seu tempo e sujeitos a falhas, como todos os homens sempre foram, não estou aqui para julgar as motivações dos reformadores, mas para tentar entender melhor o que para mim como católico é uma chaga no Corpo de Cristo, a nossa divisão.
Queria sugerir uma tema para videos, que é sobre a Sola Scriptura.
Como defini-la e se há uma definição formal?Ela varia conforme a tradição religiosa? Os problemas e os pontos positivos.
Obs: Uma outra sugestão de tema (quem sabe aborde um dia rs), percebi por alguns comentários de evangélicos, algo que para mim é um comportamento majoritário entre eles, que é o total desconhecimento das doutrinas e praticas católicas, e a partir disto, emitir juízos completamente desconexos sobre o que cremos.
Creio que se os evangélicos em geral, compreendessem melhor o catolicismo, poderíamos ter conversas mais saudáveis e esclarecidas. Até mesmo para podermos discordar de fato pelas razões corretas, sempre vejo um lado acusando o outro de coisas que o lado acusado não crê e não faz.
Abrç.
@@sede_santos_1P.1-16 excelentes sugestões! Também creio que muita da intolerância que surge em grupos cristãos é devido exatamente ao desconhecimento sobre o outro. Quando não se sabe quem é o outro, a tendência é representá-lo como o mal encarnado ou algo do tipo. O que você disse sobre o desconhecimento da teologia e doutrina católica é bem verdadeiro.
Sobre o Sola Scriptura, para Lutero ele representa não a Bíblia em si, mas sim Cristo. Para Lutero, há uma Escritura dentro da escritura. Ele se refere a Jesus. Para ele, a Bíblia é a manjedoura na qual repousa Jesus. Pena que os cristãos protestantes tenham esquecido disso, praticando quase uma bibliolatria.
Assistindo aqui!
Obrigado, Marco!