O que é o Rito Maronita

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 28 сер 2024
  • O que é o Rito Maronita
    A Igreja Maronita é uma Igreja católica, tradicional no Líbano, que possue um ritual próprio, chamado rito oriental e que difere do rito católico, embora tenha no papa a sua autoridade maior. As suas missas são celebradas na língua siríaco-aramaico, a língua que Jesus Cristo falava.
    O Papa Pio X demonstrando a sua afeição aos maronitas disse:Amamos todos os Cristãos do Oriente, porém os Maronitas ocupam um lugar especial em nosso coração , porque foram em todo tempo a alegria da Igreja e o consolo do Papado... A fé católica está arraigada no coração dos Maronitas como os antigos cedros estão enraizados por suas poderosas raízes nas altas montanhas de sua Pátria.
    As suas duas raízes: temos a ocidental ou romana que é a que nos vivenciamos .
    A segunda é a oriental tem a Igreja Maronita . Ela é a única entre todas as Igrejas orientais que nunca teve uma facção separada do Catolicismo permanecendo em plena comunhão com Roma durante todos os séculos
    Os Maronitas são os Cristãos Católicos Orientais que seguiram a orientação religiosa de São Maron e seus discípulos.
    A primeira fonte de informação que diz respeito a São Maron é uma carta que São João Chrisostomo mandou em 405, de seu exílio de Cucusa, na Armênia
    A segunda fonte de informação apareceu uns vinte anos mais tarde, através do teologo e historiador Theodoreto de Cyr que dá mais informações sobre a vida do eremita São Maron, um homem que se dedicava à penitência e a oração que dizia ser seu remédio. Além de sua grande sabedoria e do dom dos milagres ele era uma das grandes celebridades de região e exercia forte influencia espiritual sobre seus discípulos e sobre o povo de sua região.
    Após sua morte, seus discípulos construíram vários mosteiros por toda a Síria, chegando até o Líbano.
    Embora o litoral libanês e uma parte de suas montanhas já tinham recebido a religião cristã no primeiro e segundo século da era cristã, muitos habitantes das montanhas ainda eram pagãos e o que facilitou evangelizar foi a língua aramaica que era comum aos monges de São Maron e aos habitantes da Montanha Libanesa.
    As primeiras relações amistosas entre Maronitas e Europeus, remontam à época de Carlos Magno (768- 814), graças aos Europeus que para chegar ao Tumulo de Cristo muitos peregrinos do Ocidente atravessavam o litoral libanês habitado pelos Maronitas.
    Mas, com a chegada dos Cruzados ao Líbano, em 1099, os Maronitas se liberaram do isolamento e reataram boas relações com alguns países europeus e especialmente com a Igreja Latina.
    Em 1535 o rei da França assinou um acordo facilitando para os Franceses o comercio com todos os países do Medio Oriente, e de defender os direitos dos Cristãos destes países frente aos Otomanos e aos Ingleses.
    Os maronitas e os drusos fundaram o Líbano moderno durante a ocupação otomana no início do século XVIII, através do sistema conhecido como “dualismo maronita-druso”
    . Posteriormente, nos massacres dos Cristãos do Líbano e de Damasco, em 1860, os Europeus decidiram intervir, com expedição de tropas para pacificar levando ao Líbano o socorro e a paz sendo considerados os protetores dos Cristãos de Oriente.
    Os maronitas tem uma lista enorme de santos mártir devido a perseguições. Além de São Maron, vários religiosos maronitas foram beatificados e canonizados pela Igreja Católica. Podemos citar alguns:São Charbel, Santa Rafqa Pietra Choboq e São Nimatullah Kassab.
    No Líbano encontramos muitas demonstrações de sua devoção a Virgem Maria e que foram as principais sedes patriarcais maronitas e todas dedicadas a Nossa Senhora.
    1 Convento de Nossa Senhora de Yanouh
    2 Convento Nossa Senhora de Mayfouk
    3 Convento Nossa Senhora de Qannubin
    4 Convento Nossa Senhora de Bkerke
    Os monges de São Maron conservaram a liturgia em sua forma primitiva e apesar de algumas modificações introduzidas, conserva ainda intacto o selo de antiguidade e a sua simplicidade.
    A tradição siríaca-aramaica antioquena se caracteriza, tanto em sua teologia como na liturgia com sua espiritualidade voltada à verdade de Cristo, permancendo o mais perto possível do texto bíblico.
    Em NOV/2012, o Papa Bento XVI, nomeou o libanês Mar Bechara Boutros Rai como cardeal sendo o atual Patriarca Católico Maronita de Antioquia.
    A Igreja Maronita, junto com o povo maronita, são muito tracionais, formando mais de um quarto da população do Líbano moderno, e passaram a ter uma grande influência depois do Pacto Nacional de 1943 e que é respeitado até os dias de hoje ,em que seu presidente deve ser cristão maronita, o presidente do parlamento é muçulmano xiita.
    Estima-se que haja cerca de 3,5 milhões de maronitas pelo mundo .
    Foz Divina Arte é um canal religioso, voltado para editar oração e a história dos Santos.
    #religião católica, #santos #oração

КОМЕНТАРІ • 6

  • @yuranpower
    @yuranpower Місяць тому +2

    Quase nunca escuto algo acerca dos ritos da Igreja. Fico grato pela amostra!

    • @fozdivinaarte7458
      @fozdivinaarte7458  Місяць тому

      Que bom que você gostou. Preparei uma série sobre as igrejas orientais. Muito interessante. 🙏

  • @dorivalfernandesfreitag2804
    @dorivalfernandesfreitag2804 Місяць тому +1

    Como é rica nossa história. Sou feliz e sou católico.

  • @mariadasdoresnascimentoara8568
    @mariadasdoresnascimentoara8568 Місяць тому +2

    Não conhecia a história dos maronitas. Obrigado por nos informar.

    • @fozdivinaarte7458
      @fozdivinaarte7458  Місяць тому

      A nossa Igreja é muito rica. Todos os dias aprendemos mais sobre ela fortalecendo a nossa fé. Dê uma olhada no canal que tenho um vídeo sobre o maior terço do mundo e que fica no Líbano. Fica com Deus.🙏