Trampei em oficina de manutenção de motores elétricos (Curitiba), minha gaveta de ferramentas quebrou, para comprar uma nova levou 3 meses, sempre faltava ferramenta, e peças de fornecedor..... Batemos meta de produção, faturamento alto, o chefe fez um churrascão de pobre no meio da oficina.... e 3 meses depois ele COMPRO UM PORSCHE 911....sem mais..
Acho muito ridículo quando justificam a escala 6x1 por a produtividade brasileira ser baixa comparada a países desenvolvidos, sendo que a culpa dessa baixa produtividade é culpa das empresas e do país pelo baixo investimento em tecnologias. Culpam o trabalhador pela produtividade baixa, sendo que no Brasil os empresários não querem investir de jeito nenhum
Trampei em oficina de manutenção de motores elétricos, minha gaveta de ferramentas quebrou, para comprar uma nova levou 3 meses, sempre faltava ferramenta, e peças de fornecedor.
Exatamente! Como o custo do trabalho eh baixissimo, ha pouca necessidade de investimento em tecnologia. Junte-se a isso o fato de que lucros nao sao tributados, que eh um incentivo pra que se tire dinheiro da empresa que poderia ser revertido em investimento; E tambem os altissimos juros no Brasil, que fazem com que seja muito mais vantajoso deixar dinheiro rendendo no banco do que investir em producao, e voce tem o quadro de baixa produtividade e baixissimos salarios que temos
Mencionaram o governo e a população mas esqueceram alguns pontos como : alguns políticos que querem o pais somente agrário. O trabalhador brasileiro em geral mora distante do trabalho, ganha pouco trabalha na escala 6x1 e trabalha mais de 11 horas por dia. Como a pessoa pode ser produtiva e ter tempo para estudar ?
É uma matéria que olha sempre de dentro pra fora. O Brasil em detrimento das dinâmicas externas. Independente das condições, existem questões anteriores que influenciam no crescimento e produtividade, tipo a forma e padrão de desenvolvimento de um país ao longo da história. Não são apenas números, causa e consequência, mas um conjunto de fatores que colaboram para sermos o que somos. A questão é: Não buscar soluções externas ao contexto para explicar uma dinâmica particular. Não é possível um profissional qualificado pegar dados de um país que é potência e colocar como padrão para uma análise do Brasil.
Interessante o "especialista" falar sobre as empresas produtivas no Brasil, deu exemplo de empresas públicas... nenhuma privada. Não tem haver com o empregado e sim com falta de investimento das empresas (donos de empresas no BR são todos extrativista), não querem investir em nada, só quem já trampou sabe como é
A própria matéria reflete a baixa produtividade. A matéria avançou pouco em argumento novo sobre a baixa produtividade brasileira. Tudo que ouvi é reciclado de matérias anteriores tirando alguma coisa rápida falando sobre equipamentos e ajudas governamentais. Não se levantou como é medida a produtividade, não se dá fontes de avaliação fora da avaliação de educação. É difícil ver a desigualdade na produtividade entre países, apontar que pessoas são menos produtivas e ver essas mesmas pessoas produzindo mais em outro país. Vi muito esforço nos convidados em colocar luz neste aspecto, mas no geral, a material ainda insiste nos dados do inep como se fosse a único fator relevante.
Pois é, mistura a preguiça com a vontade de passar apenas um ponto de vista. Infelizmente, o jornalismo brasileiro é "produtivo" apenas para perpetuar a agenda neoliberal.
A produtividade está diretamente ligada ao desenvolvimento da cadeia produtiva brasileira. O setor industrial brasileiro é fraco e tem diminuído ao longo do tempo. Grande parte da força de trabalho brasileira está alocada no setor de serviços, onde é difícil aumentar os índices de produtividade. A baixa mecanização e a fuga de cérebros também são fatores que contribuem para esse baixo desempenho.
Produtividade é um termo muito amplo, e muitos "teóricos" ficam jogando dados de consultorias para justificar a tal baixa produtividade de um país! São várias causas que geram uma maior produtividade, sempre em convergência, somando-se, desde o ambiente público ao privado, passando pelo básico que um ser humano necessita até a uma extensiva mecanização auxiliar na suas atividades. Um exemplo é a construção civil, onde nos USA se necessita de 3-4x menos profissionais para produzir um mesmo metro quadrado de área construída, porém, sabe-se que a maior parte da mão de obra que lá opera na construção civil são de imigrantes (legais ou não), geralmente sem qualquer conhecimento básico de inglês, baixa educação básica, além disso, se empregam sistemas construtivos muito diferentes daqui, logo, não se pode ter uma comparação direta.
Trampei em oficina de manutenção de motores elétricos (Curitiba), minha gaveta de ferramentas quebrou, para comprar uma nova levou 3 meses, sempre faltava ferramenta, e peças de fornecedor..... Batemos meta de produção, faturamento alto, o chefe fez um churrascão de pobre no meio da oficina.... e 3 meses depois ele COMPRO UM PORSCHE 911....sem mais..
@@jhonnyd3505 é isso aí amiga. Pra nós são só migalhas. E só empregam porque precisam da gente. Se surgir uma máquina para te substituir, você pode ter certeza que isso irá acontecer.
Produtividade está associada ao sistema tributário e mobilidade de capital. Focar na educação do trabalhador é muito limitante, afinal nossos empresários não são tão inteligentes também.
Esses especialistas sempre com falas enviezadas. Colocam muito peso na educação e não na matriz produtiva. Lá fora produzem produtos de alto valor agregado. Aqui é a exaltação das commodities , o agronegócio exportador.
Se educação de qualidade fosse receita pra produtividade, o Ceará estaria com a economia bombando. Educação é importante, mas sozinha não faz diferença. O que pega no Brasil é falta de tecnologia, falta de infraestrutura e melhoria nas instituições. Um taxista, barbeiro, jardineiro ou garçon nos EUA não trabalha 5 vezes mais que um Brasileiro. Agora, quando mudamos para setores onde a tecnologia faz diferença, aí a coisa muda.
pelo que entendi produtividade é a valor agregado/HH. Tinha que deixar claro que há pelos empresários a intenção de transformar o Brasil em um fazendão, nunca será valor agregado dessa forma. Mais Industrias pra ontem.....
Produtividade kkkkkkk o mesmo papo. O povo tá é pegando o beco pra Europa. Aqui não tem salário digno pra mesma posição de cargo que tem por lá e eles sempre vem com esse papo. Salário mínimo não paga mais nem o aluguel. Comida e combustível em patamares que os empresários se acostumaram mal e sufocam o trabalhador.
Trampei em oficina de manutenção de motores elétricos (Curitiba), minha gaveta de ferramentas quebrou, para comprar uma nova levou 3 meses, sempre faltava ferramenta, e peças de fornecedor..... Batemos meta de produção, faturamento alto, o chefe fez um churrascão de pobre no meio da oficina.... e 3 meses depois ele COMPRO UM PORSCHE 911....sem mais..
O "especialista" aponta o problema da produtividade como se fosse capacidade de trabalhar individual de cada um, não entende nada de produção, alta produtividade = investimento em ferramentas de trabalho mais tecnológicas. Agora se o Brasil não investe em nada, todas máquinas são velhas, todos os pcs de empresa são velhos com windows 97, realmente fica difícil de produzir mais. A própria natuza no início fala que o agro foi o setor que mais produziu, será que é porquê eles tem o plano safra, subsídio para compra de maquinário, sementes modificadas para render mais? Qual o paralelo disso na indústria ou outros setores?
@@andonioszavoudakis9178 Trampei em oficina de manutenção de motores elétricos(Curitiba) , minha gaveta de ferramentas quebrou, para comprar uma nova levou 3 meses, sempre faltava ferramenta, e peças de fornecedor..... Batemos meta de produção, faturamento alto, o chefe fez um churrascão de pobre no meio da oficina.... e 3 meses depois ele COMPRO UM PORSCHE 911 !!!!!....sem mais..
A Baixa produtividade do brasileiro vem de duas vias. Primeiramente do setor publico com a péssima educação que temos e segunda do setor privado com maquinas ultrapassadas e software ruins. Gerando no dia a dias vários retrabalhos e complexidades desnecessárias. Ao contrários do melhores países, que a educação sempre avança em qualidade e empresas privadas sempre comprando equipamentos ultra tecnológicos que auxilia os trabalhadores a não perder tempo com trabalhos desnecessários. Exemplo muito recente disso é o acontece atualmente no futebol com a nova tecnologia VAR, aonde os países mais avançados perceberam a demora para traçar as linhas e implementaram o mais rápido possível visão computacional para realizar automaticamente. Enquanto no Brasil ainda ficamos com o trabalho manual e ainda a cogitação de implantação da tecnologia.
Pourra nenhuma, aqui tem muita máquinas boas e ferramtnas boas, problema maior é o salário....e os Chefes sangue sugas querendo lucrar malas e malas de dinhiero nas costas do colaborador....Trampei em oficina de manutenção de motores elétricos padrão WEG..
@@jhonnyd3505 A questão é a seguinte, a maioria das empresa tem maquina boas e ferramentas boa ou só uma pequena parte?? Na minha área que é de TI a maioria das empresa tem coisa muito ruins e querem o melhor do funcionário. O cara entregaram um celeron com monitor minúsculo 720p e acha que ta dando muito para funcionário.
A produtividade de um motorista, jardineiro, cabelereiro em Londres, São Paulo, Roterdã, Nova York, etc é igual. Ou seja, há atividades econômicas e ocupações que são caracterizadas por um baixo limite para expandir os níveis de produtividade (se um violinista tocar mais rápido, mais músicas em menos tempo, a música acaba por ser prejudicada). Precisamos de mais programadores, mais técnicos, mais automação, mais pessoas ocupadas em atividades nas quais é possível expandir a produtivodade. Uma economia baseada no extrativismo, agropecuária, comércio e turismo, isto é, produção e exportação de bens de baixo valor agregado está condenado à baixa produtividade. Afinal, existem países ricos cuja economia é baseada na agropecuária e extrativismo, mas principalmente na indústria de média e alta tecnologia. Portanto, educação sem indústria gera fuga de cérebros e subutilização de mão de obra. Não adianta formar engenheiros navais se o país não tem uma indústria naval. Por isso, temos tantas pessoas com mestrado dirigindo para aplicativos. O Brasil errou ao abrir a economia de forma indiscriminada a partir dos anos oitenta, destruiu sua indústria e por isso perdeu produtividade. Por outro lado, a Coreia do Sul investiu em educação, mas protegeu sua indústria (os primeiros carros da Hyundai não eram bons, mas o Governo fomentou e protegeu até o momento certo para abrir a economia). Os países ricos subiram a escada do desenvolvimento com protecionismo epolíticas de fomento à produção local e, quando chegaram ao último patamar, chutaram a escada através da implantação de políticas neoliberais nos países pobres de forma q eles não subissem a mesma escada. Um trabalhador operando uma máquina é muito mais produtivo e a História não deixa dúvidas sobre isto. O fracasso econômico anda de mãos dadas com a desindustrialização, por que só a indústria e os serviços altamente sofisticados dos quais ela necessita pode proporcionar para uma economia os bons empregos q achamos em abundância nos países de sucesso econômico. Não por acaso, os EUA estão preocupados com sua desindustrialização e estão revisitando os escritos de Alexander Hamilton.
Excelente matéria, é importante elevar o debate para questões técnicas, porque a retórica mal-intencionada ou a demagogia domina o debate. Como bem apontado por Giambiagi, e diversos outros economistas, o problema do brasil é do lado da oferta e o governo insiste em medidas quase que 100% centralizada do lado da demanda.
Produtividade não tem nada a ver com moralidade do trabalhador, preguiça, falta de preparo ou qualquer coisa desse tipo... O que faz a produtividade aumentar é a industrialização e aprimoramento tecnológico, e pra isso precisa de investimento estatal!
É até covardia @g1 fazer uma matéria tendenciosa como essa, especialmente num momento emnque se discute redução de escala de serviço. A produtividade do trabalhador brasileiro e baixa, mas não é por conta de incompetência do trabalhador, mas sim porque o Brasil é um país praticamente sem indústrias high-tech e serviçossofisticados, que é o que garante produtividade alta no trabalho.
É impressionante como só entrevistam economistas liberais. A imprensa não é comprometida com a diversidade de ideias. Só sabem repetir a mesma ladainha liberal.
Muito superficial episódio. Dava pra explorar melhor nosso manicômio tributário. O estrangulamento da indústria nesse ambiente de negócio hostil que temos. Milhões de regras, autarquias, agências reguladoras, secretárias e fiscalizações. O caos urbano desse trânsito terrível sem transporte público. A escolha do modal rodoviária ao ferroviário (péssima escolha). A violência. O salário caro para o pagador e pífio ao recebedor (imagina se o jovem quer ganhar 1500 reais num trabalho de entrada? Vendo "as do job" viajando pra Disney), a corrupção generalizada, insegurança jurídica, leis frouxas contra crime financeiro que encarecem o crédito fazendo daqui o paraíso dos rentistas, famílias de pais e mães ausentes que terceirizam a educação das crianças pra escola 100%.
Esse podcast só vem caindo na seleção dos entrevistados e a monoposição de um liberalismo (que é neoliberalismo) tosco, dependente, vira-lata e economicista.
matéria fraca.. o país não é mais ou menos produtivo por conta das pessoas.. mas por conta da complexidade da economia. EUA, muitas empresas de alta tecnologia que faturam muitoooo com poucas pessoas. Aqui no Brasil, só setor primário, ferro, soja e petróleo e setor de serviços... Como vai comparar com a produtividade de países que têm apple, facebook, google... Coreia do Sul, Hyundai, Samsung, etc... com o Brasil que exporta soja e corta cabelo e faz manicure.. Como se constrói empresas de alta tecnologia? Investimento estatal em tecnologia.. Lembrar que California é o berço militar dos EUAs, a tecnologia que as empresas do vale do Silìcio usam vieram do setor militar
Eu nunca vi tanta baboseira numa reportagem como vi nessa. O Cara consegue apresentar comparações incomparáveis em termos de desempenho e políticas economicas e de trabalho. Além de rankings. E a avaliação foi ridicula
A pessoa fala que estamos com um problema serio de produtividade... se de fato estamos com um problema serio de produtividade com essa ALTA DEMANDA que, nós brasileiros, estamos enfrentando no nosso dia a dia nas empresas , imagina quando nao estivermos mais com este problema. Teremos que dar o nosso sangue pra produzir ainda mais neste sistema capitalista. Ele ainda diz sobre o "bem estar social" e cita o bolsa familia... como se o bolsa familia trazesse bem estar!!!! Olha, to extremamente chocado com as falas deste entrevistado!
Quanta disinformacao... vcs nao tem vergonha não, o pais e desindustrializado, o agro que vcs tanta protegem nao gera empregos, Brasileiro trabalha e trabalha pra caramba, tirem os incentivos do agro e coloquem na industria pra vem o bum do crescimento mas vcs preferem viver de ilusao
Verdade viu! O governo investe mais de 500bilhoes no agro enquanto a indústria sofre e ta cada dia pior! Parece que os políticos se esforçam pra deixar o país cada vez mais no limbo 🤦🏻
Causa da melhor produtividade do americano sobre o brasileiro, construindo carros: salário melhor 😊. Falando sério: a produtividade está ligada à necessidade de mercado. Alguém acha que as montadoras vão fabricar carros pra enfeitar os pátios? nós EUA há demanda
Esse comentário desse professor devia ser considerado crime. Vai deixar as pessoas desempregadas morrendo de fome pra não aumentar inflação. Vai para os EUA , professor 🤮🤮🤮🤮🤮
ISSO NÃO ! 😢 Nós ............ " pobres de direita" não queremos !😢 Não aceitaremos o programa do governo LULA de isenção do IR até 5 MIL até 2026 . ISSO NÃO ! 😢
Nossa ...dolar a mais de 6 reais , fuga do capital estrangeiro, desemprego, estrangulamento do salario minimo, impostos e mais impostos para que a cumpanherada vivam uma vida de burgueses e não é que os petistas apaludem kkkkkkkkkk
Infelizmente, já ouvi bolsonaristas condenando essa isenção do IR. É uma gente que passa diariamente por lavagem cerebral. Principalmente, do Brasil Paralelo.
Meu Deus! Como q se propõe como pesquisador! Educado é um estadosunidense médio kkkkk produtividade tem relação tênue com educação! Produtividade tem a ver com investimento e acesso a tecnologia. Tem a ver com desenvolvimento com setores que são sensíveis a interferência tecnológica! Nossa indústria MORREU! Por conta de economistas com esse tipo de visão! Visão essa predominante nos Estados Unidos no século retrasado
Expansão do ensino superior baseada em graduação EAD em faculdades privadas de péssima qualidade. Isso não nos vai levar a lugar nenhum. Mas além disso, parece que o convidado e a repórter nunca ouviu falar da teoria da reprodução na educação. Apresentou visão bastante rasa da educação.
Trampei em oficina de manutenção de motores elétricos (Curitiba), minha gaveta de ferramentas quebrou, para comprar uma nova levou 3 meses, sempre faltava ferramenta, e peças de fornecedor..... Batemos meta de produção, faturamento alto, o chefe fez um churrascão de pobre no meio da oficina.... e 3 meses depois ele COMPRO UM PORSCHE 911....sem mais..
O rico fica mais rica no lombo do pobre.
Acho muito ridículo quando justificam a escala 6x1 por a produtividade brasileira ser baixa comparada a países desenvolvidos, sendo que a culpa dessa baixa produtividade é culpa das empresas e do país pelo baixo investimento em tecnologias. Culpam o trabalhador pela produtividade baixa, sendo que no Brasil os empresários não querem investir de jeito nenhum
E por acaso fizeram isso em algum momento no episódio?
Exatamente. De lascar!!!!
Trampei em oficina de manutenção de motores elétricos, minha gaveta de ferramentas quebrou, para comprar uma nova levou 3 meses, sempre faltava ferramenta, e peças de fornecedor.
@@tnas_ vc não está conseguindo ver correlação. Paciência
Exatamente! Como o custo do trabalho eh baixissimo, ha pouca necessidade de investimento em tecnologia. Junte-se a isso o fato de que lucros nao sao tributados, que eh um incentivo pra que se tire dinheiro da empresa que poderia ser revertido em investimento; E tambem os altissimos juros no Brasil, que fazem com que seja muito mais vantajoso deixar dinheiro rendendo no banco do que investir em producao, e voce tem o quadro de baixa produtividade e baixissimos salarios que temos
Com o salário que algumas empresas oferecem, é melhor viver de "bicos".
Mencionaram o governo e a população mas esqueceram alguns pontos como : alguns políticos que querem o pais somente agrário. O trabalhador brasileiro em geral mora distante do trabalho, ganha pouco trabalha na escala 6x1 e trabalha mais de 11 horas por dia. Como a pessoa pode ser produtiva e ter tempo para estudar ?
É uma matéria que olha sempre de dentro pra fora. O Brasil em detrimento das dinâmicas externas. Independente das condições, existem questões anteriores que influenciam no crescimento e produtividade, tipo a forma e padrão de desenvolvimento de um país ao longo da história. Não são apenas números, causa e consequência, mas um conjunto de fatores que colaboram para sermos o que somos. A questão é: Não buscar soluções externas ao contexto para explicar uma dinâmica particular. Não é possível um profissional qualificado pegar dados de um país que é potência e colocar como padrão para uma análise do Brasil.
Obrigado por este comentário. Eu senti que o cara só falou água o podcast todo
Interessante o "especialista" falar sobre as empresas produtivas no Brasil, deu exemplo de empresas públicas... nenhuma privada. Não tem haver com o empregado e sim com falta de investimento das empresas (donos de empresas no BR são todos extrativista), não querem investir em nada, só quem já trampou sabe como é
A própria matéria reflete a baixa produtividade. A matéria avançou pouco em argumento novo sobre a baixa produtividade brasileira. Tudo que ouvi é reciclado de matérias anteriores tirando alguma coisa rápida falando sobre equipamentos e ajudas governamentais. Não se levantou como é medida a produtividade, não se dá fontes de avaliação fora da avaliação de educação. É difícil ver a desigualdade na produtividade entre países, apontar que pessoas são menos produtivas e ver essas mesmas pessoas produzindo mais em outro país. Vi muito esforço nos convidados em colocar luz neste aspecto, mas no geral, a material ainda insiste nos dados do inep como se fosse a único fator relevante.
Pois é, mistura a preguiça com a vontade de passar apenas um ponto de vista. Infelizmente, o jornalismo brasileiro é "produtivo" apenas para perpetuar a agenda neoliberal.
A produtividade está diretamente ligada ao desenvolvimento da cadeia produtiva brasileira. O setor industrial brasileiro é fraco e tem diminuído ao longo do tempo. Grande parte da força de trabalho brasileira está alocada no setor de serviços, onde é difícil aumentar os índices de produtividade. A baixa mecanização e a fuga de cérebros também são fatores que contribuem para esse baixo desempenho.
Produtividade é um termo muito amplo, e muitos "teóricos" ficam jogando dados de consultorias para justificar a tal baixa produtividade de um país! São várias causas que geram uma maior produtividade, sempre em convergência, somando-se, desde o ambiente público ao privado, passando pelo básico que um ser humano necessita até a uma extensiva mecanização auxiliar na suas atividades. Um exemplo é a construção civil, onde nos USA se necessita de 3-4x menos profissionais para produzir um mesmo metro quadrado de área construída, porém, sabe-se que a maior parte da mão de obra que lá opera na construção civil são de imigrantes (legais ou não), geralmente sem qualquer conhecimento básico de inglês, baixa educação básica, além disso, se empregam sistemas construtivos muito diferentes daqui, logo, não se pode ter uma comparação direta.
Deve ser reflexos do quanto nós ganhamos Natusa. O BRASIL É um país que paga MAL. ALIÁS até 80% dos brasileiros ativos ganham até R$ 3.500,00.
Trampei em oficina de manutenção de motores elétricos (Curitiba), minha gaveta de ferramentas quebrou, para comprar uma nova levou 3 meses, sempre faltava ferramenta, e peças de fornecedor..... Batemos meta de produção, faturamento alto, o chefe fez um churrascão de pobre no meio da oficina.... e 3 meses depois ele COMPRO UM PORSCHE 911....sem mais..
@@jhonnyd3505 é isso aí amiga. Pra nós são só migalhas. E só empregam porque precisam da gente. Se surgir uma máquina para te substituir, você pode ter certeza que isso irá acontecer.
@@portaljoaochantal4692 E já está acontecendo, robôs chineses, impressora 3D e I.A....os novos inimigos são os bancos e rentistas da Faria Lima
Produtividade está associada ao sistema tributário e mobilidade de capital. Focar na educação do trabalhador é muito limitante, afinal nossos empresários não são tão inteligentes também.
Esses especialistas sempre com falas enviezadas. Colocam muito peso na educação e não na matriz produtiva. Lá fora produzem produtos de alto valor agregado. Aqui é a exaltação das commodities , o agronegócio exportador.
"Se vocês morrerem, o país decola". Guedes, Paulo.
A globo falar de produtividade é pra se lascar mesmo
E' pq produtividade e' assunto da Record do Edir Macedo, ne', Gvasper!
Se educação de qualidade fosse receita pra produtividade, o Ceará estaria com a economia bombando.
Educação é importante, mas sozinha não faz diferença.
O que pega no Brasil é falta de tecnologia, falta de infraestrutura e melhoria nas instituições.
Um taxista, barbeiro, jardineiro ou garçon nos EUA não trabalha 5 vezes mais que um Brasileiro. Agora, quando mudamos para setores onde a tecnologia faz diferença, aí a coisa muda.
A educação de qualidade do Ceará é recente. Não tem nem 20 anos, vai demorar um pouco para dar resultados.
@@gustavol2977 Tem educação, mas não tem investimento em material de qualidade e moderno...
O engraçado é que tem muito brasileiro com baixa escolaridade que sai do Brasil e se torna bastante produtivo.
Salário melhores, ferramentas preço baixo, treinamento antes de produção. ambiente produtivo
Bom comentário! Eu moro em um país desenvolvido e vejo exatamente isso
pelo que entendi produtividade é a valor agregado/HH. Tinha que deixar claro que há pelos empresários a intenção de transformar o Brasil em um fazendão, nunca será valor agregado dessa forma. Mais Industrias pra ontem.....
Como que vai aumentar com esse salário de fome
Produtividade kkkkkkk o mesmo papo. O povo tá é pegando o beco pra Europa. Aqui não tem salário digno pra mesma posição de cargo que tem por lá e eles sempre vem com esse papo. Salário mínimo não paga mais nem o aluguel. Comida e combustível em patamares que os empresários se acostumaram mal e sufocam o trabalhador.
Trampei em oficina de manutenção de motores elétricos (Curitiba), minha gaveta de ferramentas quebrou, para comprar uma nova levou 3 meses, sempre faltava ferramenta, e peças de fornecedor..... Batemos meta de produção, faturamento alto, o chefe fez um churrascão de pobre no meio da oficina.... e 3 meses depois ele COMPRO UM PORSCHE 911....sem mais..
Basta ver os salários pra entender q o trabalhador não tem incentivo pra estudar e ser mais produtivo.
O "especialista" aponta o problema da produtividade como se fosse capacidade de trabalhar individual de cada um, não entende nada de produção, alta produtividade = investimento em ferramentas de trabalho mais tecnológicas. Agora se o Brasil não investe em nada, todas máquinas são velhas, todos os pcs de empresa são velhos com windows 97, realmente fica difícil de produzir mais. A própria natuza no início fala que o agro foi o setor que mais produziu, será que é porquê eles tem o plano safra, subsídio para compra de maquinário, sementes modificadas para render mais? Qual o paralelo disso na indústria ou outros setores?
É todo setor que recebe ajuda deveria empregar mais.
A produtividade é a capacidade da empresa de lucrar por hora trabalhada.
Ou seja o trabalho escravo é o melhor para ter alta neste índice.
Parabéns meu filho este é o resultado verdadeiro meio cinico mas o patrão quer saber do lucro dele e só .
@@andonioszavoudakis9178 Trampei em oficina de manutenção de motores elétricos(Curitiba) , minha gaveta de ferramentas quebrou, para comprar uma nova levou 3 meses, sempre faltava ferramenta, e peças de fornecedor..... Batemos meta de produção, faturamento alto, o chefe fez um churrascão de pobre no meio da oficina.... e 3 meses depois ele COMPRO UM PORSCHE 911 !!!!!....sem mais..
Uma desculpa pra reforma da previdência!!
A matéria compara a produção do Brasil país colonizado com os países que o colonizaram ! Tá certinho
A Baixa produtividade do brasileiro vem de duas vias. Primeiramente do setor publico com a péssima educação que temos e segunda do setor privado com maquinas ultrapassadas e software ruins. Gerando no dia a dias vários retrabalhos e complexidades desnecessárias.
Ao contrários do melhores países, que a educação sempre avança em qualidade e empresas privadas sempre comprando equipamentos ultra tecnológicos que auxilia os trabalhadores a não perder tempo com trabalhos desnecessários.
Exemplo muito recente disso é o acontece atualmente no futebol com a nova tecnologia VAR, aonde os países mais avançados perceberam a demora para traçar as linhas e implementaram o mais rápido possível visão computacional para realizar automaticamente. Enquanto no Brasil ainda ficamos com o trabalho manual e ainda a cogitação de implantação da tecnologia.
Pourra nenhuma, aqui tem muita máquinas boas e ferramtnas boas, problema maior é o salário....e os Chefes sangue sugas querendo lucrar malas e malas de dinhiero nas costas do colaborador....Trampei em oficina de manutenção de motores elétricos padrão WEG..
@@jhonnyd3505 A questão é a seguinte, a maioria das empresa tem maquina boas e ferramentas boa ou só uma pequena parte??
Na minha área que é de TI a maioria das empresa tem coisa muito ruins e querem o melhor do funcionário. O cara entregaram um celeron com monitor minúsculo 720p e acha que ta dando muito para funcionário.
@@matheusgazola1846 entendo sua opnião. Montar uma rede de T.I robusta é caro. Switch da cisco custa 5k... culpa impostos Brasil....
A produtividade de um motorista, jardineiro, cabelereiro em Londres, São Paulo, Roterdã, Nova York, etc é igual. Ou seja, há atividades econômicas e ocupações que são caracterizadas por um baixo limite para expandir os níveis de produtividade (se um violinista tocar mais rápido, mais músicas em menos tempo, a música acaba por ser prejudicada). Precisamos de mais programadores, mais técnicos, mais automação, mais pessoas ocupadas em atividades nas quais é possível expandir a produtivodade. Uma economia baseada no extrativismo, agropecuária, comércio e turismo, isto é, produção e exportação de bens de baixo valor agregado está condenado à baixa produtividade. Afinal, existem países ricos cuja economia é baseada na agropecuária e extrativismo, mas principalmente na indústria de média e alta tecnologia. Portanto, educação sem indústria gera fuga de cérebros e subutilização de mão de obra. Não adianta formar engenheiros navais se o país não tem uma indústria naval. Por isso, temos tantas pessoas com mestrado dirigindo para aplicativos. O Brasil errou ao abrir a economia de forma indiscriminada a partir dos anos oitenta, destruiu sua indústria e por isso perdeu produtividade. Por outro lado, a Coreia do Sul investiu em educação, mas protegeu sua indústria (os primeiros carros da Hyundai não eram bons, mas o Governo fomentou e protegeu até o momento certo para abrir a economia). Os países ricos subiram a escada do desenvolvimento com protecionismo epolíticas de fomento à produção local e, quando chegaram ao último patamar, chutaram a escada através da implantação de políticas neoliberais nos países pobres de forma q eles não subissem a mesma escada. Um trabalhador operando uma máquina é muito mais produtivo e a História não deixa dúvidas sobre isto. O fracasso econômico anda de mãos dadas com a desindustrialização, por que só a indústria e os serviços altamente sofisticados dos quais ela necessita pode proporcionar para uma economia os bons empregos q achamos em abundância nos países de sucesso econômico. Não por acaso, os EUA estão preocupados com sua desindustrialização e estão revisitando os escritos de Alexander Hamilton.
Queria saber qual a produtividade do mesmo brasileiro quando imigra pra europa/eua 😂😂
Já pensaram em parar de explorar o trabalhador exaustivamente para ver se a produtividade melhora? Há estudos que dizem que sim!
Excelente matéria, é importante elevar o debate para questões técnicas, porque a retórica mal-intencionada ou a demagogia domina o debate. Como bem apontado por Giambiagi, e diversos outros economistas, o problema do brasil é do lado da oferta e o governo insiste em medidas quase que 100% centralizada do lado da demanda.
E militar se aposenta aos 50 anos.
Tem que fazer uma matéria em vídeo com explicações simples, a maioria dos brasileiros nem ao menos sabe o que é produtividade
O episódio todo foi um show de jargões liberais especialmente a partir do minuto 17.
Produtividade não tem nada a ver com moralidade do trabalhador, preguiça, falta de preparo ou qualquer coisa desse tipo... O que faz a produtividade aumentar é a industrialização e aprimoramento tecnológico, e pra isso precisa de investimento estatal!
O empresário nao investe em tecnologia para a empresa dele e depois vem culpar o trabalhador! Pelo amor de deus deixem de ser desonestos!
É até covardia @g1 fazer uma matéria tendenciosa como essa, especialmente num momento emnque se discute redução de escala de serviço. A produtividade do trabalhador brasileiro e baixa, mas não é por conta de incompetência do trabalhador, mas sim porque o Brasil é um país praticamente sem indústrias high-tech e serviçossofisticados, que é o que garante produtividade alta no trabalho.
É impressionante como só entrevistam economistas liberais. A imprensa não é comprometida com a diversidade de ideias. Só sabem repetir a mesma ladainha liberal.
Esse episódio é um escárnio. "Os trabalhadores trabalhando o tempo inteiro" 🤮
Muito superficial episódio. Dava pra explorar melhor nosso manicômio tributário. O estrangulamento da indústria nesse ambiente de negócio hostil que temos. Milhões de regras, autarquias, agências reguladoras, secretárias e fiscalizações. O caos urbano desse trânsito terrível sem transporte público. A escolha do modal rodoviária ao ferroviário (péssima escolha). A violência. O salário caro para o pagador e pífio ao recebedor (imagina se o jovem quer ganhar 1500 reais num trabalho de entrada? Vendo "as do job" viajando pra Disney), a corrupção generalizada, insegurança jurídica, leis frouxas contra crime financeiro que encarecem o crédito fazendo daqui o paraíso dos rentistas, famílias de pais e mães ausentes que terceirizam a educação das crianças pra escola 100%.
Quanta asneira afirmar que um jornalista americano é 5 vezes mais produtivo que um brasileiro. Nunca vi uma análise tão rasa e vira lata.
Esse podcast só vem caindo na seleção dos entrevistados e a monoposição de um liberalismo (que é neoliberalismo) tosco, dependente, vira-lata e economicista.
Por favor, tirem o Joel Pinheiro da Globonews, ele é muito tendencioso.
matéria fraca.. o país não é mais ou menos produtivo por conta das pessoas.. mas por conta da complexidade da economia. EUA, muitas empresas de alta tecnologia que faturam muitoooo com poucas pessoas. Aqui no Brasil, só setor primário, ferro, soja e petróleo e setor de serviços... Como vai comparar com a produtividade de países que têm apple, facebook, google... Coreia do Sul, Hyundai, Samsung, etc... com o Brasil que exporta soja e corta cabelo e faz manicure..
Como se constrói empresas de alta tecnologia? Investimento estatal em tecnologia.. Lembrar que California é o berço militar dos EUAs, a tecnologia que as empresas do vale do Silìcio usam vieram do setor militar
Eu nunca vi tanta baboseira numa reportagem como vi nessa. O Cara consegue apresentar comparações incomparáveis em termos de desempenho e políticas economicas e de trabalho. Além de rankings. E a avaliação foi ridicula
Economista vira-lata… Desconsidera toda a história do Brasil e dos EUA ao fazer essa comparação chula.
Q bom q produzimos menos...O mundo não tem fora
Tá tudo dentro
A pessoa fala que estamos com um problema serio de produtividade... se de fato estamos com um problema serio de produtividade com essa ALTA DEMANDA que, nós brasileiros, estamos enfrentando no nosso dia a dia nas empresas , imagina quando nao estivermos mais com este problema. Teremos que dar o nosso sangue pra produzir ainda mais neste sistema capitalista. Ele ainda diz sobre o "bem estar social" e cita o bolsa familia... como se o bolsa familia trazesse bem estar!!!! Olha, to extremamente chocado com as falas deste entrevistado!
Quanta disinformacao... vcs nao tem vergonha não, o pais e desindustrializado, o agro que vcs tanta protegem nao gera empregos, Brasileiro trabalha e trabalha pra caramba, tirem os incentivos do agro e coloquem na industria pra vem o bum do crescimento mas vcs preferem viver de ilusao
Isso
Verdade viu! O governo investe mais de 500bilhoes no agro enquanto a indústria sofre e ta cada dia pior! Parece que os políticos se esforçam pra deixar o país cada vez mais no limbo 🤦🏻
Não esquece do salário melhor e reduzir esses impostos sangue sugas que encarece tudo
Quanto mais as pessoas serão pressionadas a produzir mais, menos vão querer cuidar de filhos e menos filhos terão.
Falso, salários nos eua estão estagnados há 50 anos.
compra um carro em 3 meses de salário......aqui são 40 meses
Causa da melhor produtividade do americano sobre o brasileiro, construindo carros: salário melhor 😊. Falando sério: a produtividade está ligada à necessidade de mercado. Alguém acha que as montadoras vão fabricar carros pra enfeitar os pátios? nós EUA há demanda
Esse comentário desse professor devia ser considerado crime. Vai deixar as pessoas desempregadas morrendo de fome pra não aumentar inflação. Vai para os EUA , professor 🤮🤮🤮🤮🤮
Lobby da educação , que isso, o Rato Jr no Pé quer gastar na educação oferecendo ao setor privado e sem transparência. Esse teu analista é furado
ISSO NÃO ! 😢 Nós ............ " pobres de direita" não queremos !😢 Não aceitaremos o programa do governo LULA de isenção do IR até 5 MIL até 2026 . ISSO NÃO ! 😢
Nós "VIRGULA", FALE POR VOCÊ!
Não percebeu ? contém IRONIA no texto ? SÓ para debochar dos patriotarios ?😢@@DandhersonPimentel
Nossa ...dolar a mais de 6 reais , fuga do capital estrangeiro, desemprego, estrangulamento do salario minimo, impostos e mais impostos para que a cumpanherada vivam uma vida de burgueses e não é que os petistas apaludem kkkkkkkkkk
Infelizmente, já ouvi bolsonaristas condenando essa isenção do IR. É uma gente que passa diariamente por lavagem cerebral. Principalmente, do Brasil Paralelo.
Essa entrevista é uma piada...
Meu Deus! Como q se propõe como pesquisador! Educado é um estadosunidense médio kkkkk produtividade tem relação tênue com educação! Produtividade tem a ver com investimento e acesso a tecnologia. Tem a ver com desenvolvimento com setores que são sensíveis a interferência tecnológica! Nossa indústria MORREU! Por conta de economistas com esse tipo de visão! Visão essa predominante nos Estados Unidos no século retrasado
😅
✌🏼🥷🖱🖥⚔️⚖️🏴🌐🎭🎬💫
Globi blá-blá-blá
Expansão do ensino superior baseada em graduação EAD em faculdades privadas de péssima qualidade. Isso não nos vai levar a lugar nenhum.
Mas além disso, parece que o convidado e a repórter nunca ouviu falar da teoria da reprodução na educação. Apresentou visão bastante rasa da educação.
Galera, bora acompanhar o JANJÔMETRO!!!! 🤑