Tópicos do vídeo: 0:00. O que é Intuicionismo ético? 3:00. A natureza das intuições 5:10. Quantas propriedades morais existem? 8:23. Por quê Agostinho estava errado sobre o mal 10:00. Intuicionistas podem discordar? 12:00. Por quê Deus não é a origem da moralidade 14:40. Refutação do Tomismo e de Aristóteles 21:00. Reencarnação 30:42. Refutação do Espiritismo e muitas religiões 33:15. A realidade não teve começo 38:00. David Benatar e antinatalismo 43:30. A Evolução não explica a moralidade 49:00. Cientismo e fisicalismo 53:45. A beleza é objetiva? 1:03:55. Libertarianismo e o problema da autoridade do governo 1:14.00. Ser Filósofo X Ser comentador de Filósofos Históricos
Gostei da entrevista, acho que faltou um pouco mais de comentário sobre epistemologia conservadora fenomênica, mas foi uma entrevista bacana Matheus. Como havia dito, tem coisas que discordo do Huemer, mas é interessante ver ele expondo suas ideias no contexto brasileiro onde este tipo de discussões são bem raras de serem feitas com mais profundidade intelectual. Parabéns!
@@travis01fc Então acho que talvez você não esteja acompanhando o meu canal direito, já citei muitos outros nomes por lá, dentre eles: Graham Oppy, Joseph C. Schmid, Felipe Leon, Alex Malpass, Daniel Linford, Blake McAllister, Chris Tucker, Wes Morriston, John Vervaeke...
Se os valores morais são intuições absolutas, pq eles foram desenvolvidos junto com a modernização da civilização ao invés de sempre estarem presentes da maneira "mais correta" possivel? Desculpe se a pergunta não estiver muito clara
Os valores foram desenvolvidos ao longo do tempo por determinados indivíduos, não necessariamente com a "modernização" da "sociedade". O maior exemplo é o de Jesus Cristo : não houve nenhuma "modernização" da "sociedade", embora tenha sido o maior salto moral da humanidade. Um salto tão grande que poucos conseguem e conseguirão acompanhar (santos). Só os dois principais mandamentos (que segundo Cristo sintetizam todos os demais) são de uma simplicidade e profundidade de fato divinas. 1° - Amar a Deus ("Eu sou o Eu sou") acima de todas as coisas. Sendo Jesus com Deus e o Espírito Santo um só, e sendo Jesus "o caminho, a verdade e a vida", logo amar a Deus é amar o caminho( a jornada), a verdade (aceitar a realidade), e a vida (cuja morte é um elemento fundamental). 2° - Amar o próximo como a si mesmo. Fazer o que for necessário para que o próximo alcance a vida eterna. Mesmo um inimigo, aliás, principalmente um "inimigo". Nenhuma outra doutrina, religião, prática, filosofia, prega isso. Você encontra esses elementos do cristianismo fragmentados em determinadas tradições (Hindu, Judaica, Zoroastra, Nórdicas) mas jamais num unificadas. É como se fosse um remédio que é antibiótico, pré biótico, pró biótico, antiinflamatório, analgésico, antifungico, etc tudo ao mesmo tempo, numa única cápsula.
Conteúdo pra ficar um mês vendo, revendo, analisando, concordando, fazendo objeções e, claro, aprendendo. Congrats, Matheus! Você tem feito um trabalho muito interessante e que tem me agregado muito!
Matheus ja falei e repito, a "alma" na verdade é o "DNA", quer saber o que é reencarnação olhe para o seu filho, quer saber como foi sua vida passada (a vida passada da sua alma) olhe para os seus pais.
Tópicos do vídeo:
0:00. O que é Intuicionismo ético?
3:00. A natureza das intuições
5:10. Quantas propriedades morais existem?
8:23. Por quê Agostinho estava errado sobre o mal
10:00. Intuicionistas podem discordar?
12:00. Por quê Deus não é a origem da moralidade
14:40. Refutação do Tomismo e de Aristóteles
21:00. Reencarnação
30:42. Refutação do Espiritismo e muitas religiões
33:15. A realidade não teve começo
38:00. David Benatar e antinatalismo
43:30. A Evolução não explica a moralidade
49:00. Cientismo e fisicalismo
53:45. A beleza é objetiva?
1:03:55. Libertarianismo e o problema da autoridade do governo
1:14.00. Ser Filósofo X Ser comentador de Filósofos Históricos
Obrigado pelo trabalho de trazer um filósofo estrangeiro e preparar tão bem a entrevista
Conversa extraordinária, parabéns ao Matheus e ao Michael por nos proporcionar essa experiência.
Muito boa a entrevista, Matheus. Parabéns pela iniciativa e traga mais pessoas desse nível para o canal!!
Obrigado! Pretendo trazer sim.
Esse vídeo merece um react longo … realmente foi o mais bizarro mesmo hehehe
Minha nossa! Que honra!
Incrível!
Trabalho impecável como sempre ✨️
Valeu, Isabelle!
Gostei da entrevista, acho que faltou um pouco mais de comentário sobre epistemologia conservadora fenomênica, mas foi uma entrevista bacana Matheus.
Como havia dito, tem coisas que discordo do Huemer, mas é interessante ver ele expondo suas ideias no contexto brasileiro onde este tipo de discussões são bem raras de serem feitas com mais profundidade intelectual.
Parabéns!
Qual sua visão sobre a origem do tempo que o Huemer falou? Você acha que o Tempo não teve um começo?
Parabéns, excelente!!
Well done ✔️
Escolheu muito bem as perguntas! Ótimo vídeo!
Valeu, Gustavo!
Que massa 👏🏻👏🏻👏🏻
DUAS LENDAS JUNTAS
Comentei primeiro q o David Ribeiro kkk
Estou aqui kkkkk
Droga, cheguei atrasado.
Kkkkk, o David parece que só leu esse cara na vida kk.
Hahahahahaa
@@travis01fc Então acho que talvez você não esteja acompanhando o meu canal direito, já citei muitos outros nomes por lá, dentre eles: Graham Oppy, Joseph C. Schmid, Felipe Leon, Alex Malpass, Daniel Linford, Blake McAllister, Chris Tucker, Wes Morriston, John Vervaeke...
Que achado!
Que surpresa!
Prevejo alguns meninos excitados com essa entrevista🤭
Se os valores morais são intuições absolutas, pq eles foram desenvolvidos junto com a modernização da civilização ao invés de sempre estarem presentes da maneira "mais correta" possivel?
Desculpe se a pergunta não estiver muito clara
Os valores foram desenvolvidos ao longo do tempo por determinados indivíduos, não necessariamente com a "modernização" da "sociedade".
O maior exemplo é o de Jesus Cristo : não houve nenhuma "modernização" da "sociedade", embora tenha sido o maior salto moral da humanidade. Um salto tão grande que poucos conseguem e conseguirão acompanhar (santos).
Só os dois principais mandamentos (que segundo Cristo sintetizam todos os demais) são de uma simplicidade e profundidade de fato divinas.
1° - Amar a Deus ("Eu sou o Eu sou") acima de todas as coisas. Sendo Jesus com Deus e o Espírito Santo um só, e sendo Jesus "o caminho, a verdade e a vida", logo amar a Deus é amar o caminho( a jornada), a verdade (aceitar a realidade), e a vida (cuja morte é um elemento fundamental).
2° - Amar o próximo como a si mesmo. Fazer o que for necessário para que o próximo alcance a vida eterna. Mesmo um inimigo, aliás, principalmente um "inimigo".
Nenhuma outra doutrina, religião, prática, filosofia, prega isso. Você encontra esses elementos do cristianismo fragmentados em determinadas tradições (Hindu, Judaica, Zoroastra, Nórdicas) mas jamais num unificadas.
É como se fosse um remédio que é antibiótico, pré biótico, pró biótico, antiinflamatório, analgésico, antifungico, etc tudo ao mesmo tempo, numa única cápsula.
Conteúdo pra ficar um mês vendo, revendo, analisando, concordando, fazendo objeções e, claro, aprendendo.
Congrats, Matheus!
Você tem feito um trabalho muito interessante e que tem me agregado muito!
Conversa bastante instigante. Parabéns!
Valeu, Eric!
👏 .
Matheus ja falei e repito, a "alma" na verdade é o "DNA", quer saber o que é reencarnação olhe para o seu filho, quer saber como foi sua vida passada (a vida passada da sua alma) olhe para os seus pais.
LIbertarianismo é de direita.
Depende de como se define "direita"