Miomectomia: tipos de cirurgias
Вставка
- Опубліковано 9 лют 2025
- Miomectomia: tipos de cirurgia
Site: fernandoguaste...
fernandoguaste...
Link do Vídeo: • Miomectomia: tipos de ...
VÍDEO EXCLUSIVAMENTE INFORMATIVO E DE FORMA ALGUMA SUBSTITUI UMA CONSULTA MÉDICA
Deixe sua dúvida nos comentários!
Siga minhas redes sociais
Facebook: / dr.fernandoguastella
Instagram: / dr.fernandoguastella
Twitter: / guastelladr
Consultas ou Teleconsultas:
11 99207-8715 (Whastapp) ou 11 5990-2156
Este vídeo explica o que é miomectomia, indicações, tipos de cirurgia e como é a recuperação.
O que é miomectomia
Miomectomia é uma cirurgia para a retirada dos miomas uterinos, preservando o útero.
O sucesso de uma miomectomia é a retirada de todos os miomas uterinos, ou de todos os miomas possíveis de serem retirados, preservando a capacidade de gestar.
Existem quatro formas para a realização da cirurgia:
Miomectomia abdominal;
Miomectomia laparoscópica;
Miomectomia robótica;
Miomectomia por histeroscopia.
Indicações para miomectomia
A miomectomia é indicada quando o mioma determinar sintomas, como sangramento aumentado, cólica menstrual, dor abdominal, infertilidade, aumento do volume abdominal e sintomas compressivos na bexiga ou intestino.
Miomas são tumores benignos muito comuns. Entre 60% e 80% das mulheres com 50 anos, identifica-se pelo menos um mioma e em cerca de 25% das vezes o mioma determina sintomas.
Quanto maior o tamanho dos miomas e quando o mioma é submucoso, maior a chance do surgimento dos sintomas.
A miomectomia não é indicada para miomas que não determinam sintomas
Miomectomia abdominal
A miomectomia abdominal também pode ser chamada de aberta ou por laparotomia.
É realizada por meio de um corte no abdome, na grande maioria das vezes semelhante ao da cesárea.
Indicada principalmente para mulheres com muitos miomas, especialmente de grandes dimensões e em úteros muito volumosos, na qual a cirurgia minimamente invasiva pode ser não ser indicada.
É a técnica que permite a remoção do maior número de miomas, pois as suturas, ou seja, os pontos no útero, após a remoção dos miomas são rapidamente realizados, fazendo com que a perda sanguínea seja menor em comparação com as outras técnicas.
A perda sanguínea é um dos principais pontos na miomectomia para o sucesso da cirurgia.
Atualmente é uma técnica menos utilizada, devido ao avanço da cirurgia minimamente invasiva, como a miomectomia laparoscópica, robótica e da radiofrequência.
Miomectomia laparoscópica
A miomectomia laparoscópica é uma técnica em que se realizada pequenas incisões no abdome, entre 5 e 12 mm, por onde é colocada a câmera e as pinças para a realização da cirurgia.
É uma técnica aplicável para a maioria das miomectomias.
Os miomas são retirados ou por um corte realizado no fundo da vagina, abaixo do útero, ou colocamos os miomas dentro de uma bolsa plástica e, com um equipamento especial chamado morcelador, fragmentamos e aspiramos os miomas, sem a necessidade de cortes.
Miomectomia robótica
A miomectomia robótica é uma técnica mais recente, na qual a cirurgia é realizada por incisões no abdome semelhante às da laparoscopia, porém com algumas outras vantagens.
A facilidade e a velocidade para a realização das suturas no útero são maiores quando comparadas com a laparoscopia, fato muito importante nas miomectomias, especialmente quando existem múltiplos miomas para serem retirados.
A câmera do robô permite ao cirurgião uma imagem 3D durante todo o procedimento, a câmera é mais estável, as pinças extremamente precisas e o cirurgião opera em uma posição mais ergonômica.
Quando a cirurgia minimamente invasiva é indicada, a minha preferência pessoal é a realização da miomectomia por via robótica, mas os resultados da literatura são relativamente semelhantes, quando comparado com a laparoscopia.
Os benefícios da cirurgia robótica ficam mais claros quanto maior a complexidade da cirurgia que está sendo realizada.
Miomectomia por histeroscopia
A miomectomia por histeroscopia é realizada por meio de um equipamento chamado ressectoscópio, colocado através do colo uterino. Não há cortes nem cicatrizes.
O mioma é fragmentado e retirado em pequenos pedaços pela vagina.
A alta hospitalar é realizada no mesmo dia da cirurgia e o retorno para as atividades habituais é praticamente imediata.
Como é a recuperação da miomectomia.
Nas cirurgias minimamente invasivas e na miomectomia abdominal a alta hospitalar é realizada habitualmente no dia seguinte à cirurgia.
A dor pós-operatória é menor na cirurgia minimamente invasiva quando comparada com a miomectomia abdominal.
A recuperação na cirurgia minimamente invasiva acontece entre 7-14 dias enquanto na miomectomia abdominal a recuperação pode chegar a 30-45 dias.
Qual é a melhor técnica para a realização da miomectomia
Sempre que possível o mioma submucoso deve ser retirado por histeroscopia.
Pessoal, vou deixar o contato da minha Clínica em São Paulo, Humanize Health, caso queiram tirar dúvidas ou agendar consultas, ok! Whatsapp 11 99207.8715 . Telefone 11 5990.2156. Aguardo vocês!
Fiz miomectomia por vídeo, estou em recuperação pois operei dia 19/03
Mas estou sentindo grande alívio das dores
Só gratidão a Deus por tudo
Ótima explanação. Foi direto ao assunto, sem rodeios. Parabéns Doutor.
Muito esclarecedor 👏🏽
Amei o vídeo parabéns 👏👏👏👏 doutor 👏👏👏
Vale muito a pena assistir seus vídeos Doutor👏👏👏👏👏
Obrigado pelo elogio
Bem esclarecida 🙏🙏🙏🤔
Obrigado vc amado
Mais um vídeo muito esclarecedor.👏👏👏
Obrigado
Oi boa noite doutor tudo bem espero que sim eu estou com dois miomas grandes com dores com ânsia de vômito dói dia e noite e o sagramento e continuo tendo que tomar remédio direto pra parar o sagramento e passo muito mal com atcosepisonal o pior que estou aguardando uma consulta com Go pra me encaminhar amanhã vou tentar no pérola Baton vê se os médicos me salva pois me sinto muito fraca a cada dia
Dr. Um Mioma intramuscular de 15cm e útero com volume de 600, dar pra fazer a cirurgia minha mente invasiva ?
Excelente vídeo!!! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Obrigado 😃
29 anos útero com volume 1.300, sem sintomas, sem dores ou sangramentos, descobri numa consulta de rotina. Quero preservar minha fertilidade, a histerectomia é uma opção?
Olá, Dr. estou com o útero muito grande 395, com cinco miomas e endométrio 28 muito espesso. Tenho 47 anos e exames comprovaram que não estou na penopausa. Dra falou que só não posso fazer a cirurgia por conta da covid, hospitais superlotados muito perigoso pra mim.
Estou fazendo uso de um anticoncepcional continuo por 3 meses até ver se dar certo vazer uma esterectomia. Achei muito bom lhe encontrar por aqui. Seus vídeos são ótimos!
Obrigado. Discuta com seu médico uma investigação mais detalhada do seu endométrio antes da cirurgia.
Não tenho convênio estou com mioma gostaria de saber no particular em média quanto custa cada uma destas cirurgias? Sinto muita cólica e pressão na bexiga e intestino está com 05mm
Boa noite dr tenho 32 anos tô com mioma e sangramento constante dores do pé da barriga sempre e preciso fazer o procedimentos miomectomia pois n tive filhos e meu genicolisa optou por esse procedimento
Dr bom dia tenho um mioma intramural na parede posterior do meu útero com 3cm em dezembro sofri um aborto e estou novamente tentando engravidar ja faz mais de 6 meses e nao consigo engravidar.. sera que é pq o mioma esta atrapalhando a minha fertilidade
Oi doutor tenho um mioma submucoso e sangramento muito forrte meu médico quer tira o utero não tem outra forma de tratar? Já tenho 45anos .obg
Adorei muito a sua explicação você é bom no que fazem eu queria muito ter um tratamento bom com o seu
Obrigado.
Boa tarde fiz uma cirurgia a 6 dias por vídeo de miomas e estou sangrando uma cor de sangue forte e com cólica e normal?
Mi tira uma dúvida nesse exato momento estou com muita colica que parece que vou morre eu já fiz uma tras vaginal aí deu agua no saco mas tbm não voltei mas agr vou fzer um pccu n aguento sinto dor e ultimamente sinto dor msmo n Estando mestruada oq fzer?
Quem tem diabetes pode fazer essa cirurgia?
Quando faz lactomia que tira tudo com quantos meses pode ter relações sexuais....?
👏
😍
Ana ferraz da silva agradeço
O meu mioma está num lugar q terei q tirar tudo ,sinto muitas dores e tô sangrando a 3 meses sem intervalo de dia e hr já tô com anemia forte mas em tratamento .
Se você não tem filhos e deseja preservar o seu útero, rediscuta o seu tratamento.
@@fernandofranciolliguastell4151 👏🏿👏🏿👏🏿. Excelente professional
Que isso ! 3 meses sangrando ?? Tome chá da casca de cebola. Ele interrompe a hemorragia.