Magnolli NÃO sabe nada sobre escravidão na África. É um Branco , filho de imigrante que NÃO suportou a guerra e pobreza de seu país e foram mandadas para cá. Ele tem que estudar África para depois falar. Ítalo brasileiro , filho e neto de imigrante que pede reparo do Governo italiano por ter tido que sair da Itâlia . Aí Magnolli NÃO abre a boca.
Não alguns mais iguais do os outros... Há os que lutam mais. O Ministro Barbosa é um exemplo a ser imitado. Nunca pediu nada a ninguém e chegou por seus esforços, apesar de todas as dificuldades, onde muitos brancos nem chegaram perto.
Frei David divide o país entre aqueles que tinham escravos e aqueles que eram escravos, o que é um absurdo. Quer dizer, metade dos meus bisavós nem morava no Brasil na época da escravidão, e mesmo a outra metade nada teve com escravos, mas ainda assim são pessoas como eu que pagam pela tal "reparação". E sim, coloco entre aspas, pois credores e devedores estão mortos. Há também um ponto muito importante levantado pelo Magnoli: quais serão os critérios utilizados pra determinar se o sujeito é negro? E se ele a pele do cara não for tão escura? Fico até imaginando a agremiação racialista de régua e lupa, observando textura de cabelo, tamanho do nariz, cor de pele, e isso é muito, muito racista. Agora, se o critério é subjetivo, poxa, pra entrar na Federal todo mundo é negro!
Basta de demagogia eleitoreira de brancos, negros, etc.. Todos os Brasileiros são iguais, e os políticos e o Frei Beto deveria estar comprometidos em RESOLVER os problemas de TODOS os Brasileiros sem discriminação de cor, mas atentando para a solução dos problemas sociais.
Parabéns Magnolli por contar a história verdadeira da escravidão, que nada tinha a ver com questões de raça, mas com a política mercantilista da época.
Valéria Cassiano democrática no sentido de que no Brasil a cor da pele não era um critério para se ter escravos, bastava ao cidadão tão somente ter dinheiro para adquirir um. A posse do escravo era independente do brasileiro ser branco, caboclo, mulato ou negro alforriado. Como de fato foi verdade, como bem documentado pela historiografia nacional. E diga-se de passagem, hoje também se sabe que isso não era incomum.
"Não vou desafiar, vou usar um exemplo explicito: na Alemanha criaram planos de reparação, estabilização econômica e educacional para os descendestes dos que sofreram pelos 7 anos de Nazismo no país, os judeus recebem até hoje assistência." Há algumas diferenças explícitas entre o caso dos judeus na Alemanha e os escravos no Brasil. A primeira delas é que o nazismo acabou há 70 anos (isso hoje, não sei quando começou a compensação, talvez tenha começado com na própria geração dos apoiadores do nazismo), ainda há muitos sobreviventes que colaboraram com o regime e mesmo os que não colaboraram são descendentes diretos dos que apoiaram, uma vez que a Alemanha como um todo apoiou Hitler durante o regime, por obvio não houveram judeus poderosos no regime nazista e é fácil identificar os grupos que foram vítima e algozes e seus descendentes (e mesmo assim as indenizações pagas com dinheiro público continuam sendo injustas com os alemães corajoso o bastante para ir contra o regime). Já no caso dos negros no Brasil, a escravidão cessou há mais de 200 anos, parte dos brasileiros são descendentes tanto de escravos quanto de senhores de escravos, a maior parte dos brancos são descendentes não de portugueses, mas de italianos que chegaram ao Brasil depois do fim da escravidão, mesmo entre os brancos haviam muitos contrários à escravidão (inclusive os líderes do movimento abolicionista eram brancos), e tem também o fator genético, muitos brancos tem antepassados negros embora não tenham herdado deles a cor da pele, ou seja, no Brasil não há forma de se identificar os descendentes das vítimas e dos algozes. E mesmo a ideia de "dívida histórica" é ridícula, se é assim todos os povos devem a todos, e todos devem aos judeus que foram os que mais sofreram na história. Dizer que o brasileiro deve compensação histórica pela escravidão é algo quase tão ridículo quanto um judeu chegar no Egito atual exigindo indenização pelos seus antepassados foram escravizados pelos faraós. Outro ponto no qual queria tocar é classificar o mulato como negro, isto é errado e racista, é pegar a, por falta de uma expressão melhor e menos racista, a "parte negra" e sobrepor à "branca", dizer que esta ultima não importa e que a primeira é melhor e mais significante. É o que este frei racista faz, ele obviamente teve antepassados europeus mas os renega em nome da "raça" da qual gosta a cada vez que se diz negro, algo que ele obviamente não é.
Está-se a esquecer que também emigraram nessa época da emigração italiana, alemães e portugueses, por isso afirmar que maioria branca é de italianos é completamente errado.
@@ALuz-gr7jp além do mais também está errado em afirmar que no Brasil a escravatura acabou há mais de 200 anos, na verdade acabou há menos de 200 anos, mais propriamente, há 132 anos, no ano de 1888. A título de curiosidade, em Portugal a escravatura acabou há 259 anos, no ano de 1761 e nas colónias portuguesas há 184 anos, em 1836.
Esse debate é estéril, tirando a opinião mais qualificada de Demétrius Maghole. Sugiro aqui debates sobre o tema dos americanos Walter Willian, Thomás Sowel, por exemplo. Vale a pena ouvir. Esse padre é limitado demais.
+FLÁVIA FERRERO O Magnoli ri da cara do Frei, que foi interrompido multiplas vezes, e ainda por cima fala que o educador não sabe história. Isso sim é falta de educação.
Que debate é esse que convidam 3 homens pra defender uma coisa e apenas 1 para defender outra? Argumentos completamente incoerentes dos contra cotas. A de que a escravidão brasileira teve viés social e não racial foi de matar. Na África ela era social, mas quando os portugueses trouxeram africanos para cá foi pq eles acreditavam numa espécie de darwinismo racial e acreditavam que o negro merecia sofrer o que sofreu segundo o próprio cristianismo. Ser contra cota é ser contra a reparação histórica, é ser contra os negros. Ignorantes!
Sou negro e filho de pais pobres que trabalharam muito para ter dignidade e conseguiram sem utilizar nenhum tipo de benefício racial, não me recordo do fato de ser negro tenha sido um obstáculo em minha vida. Falar em cotas neste momento de nossa história me parece muito anacrônico, tal procedimento deveria ter ocorrido quando acabou a escravidão de seres humanos em nosso país, nunca me utilizei de cotas nem para entrar na faculdade, pois estudei em uma instituição federal e jamais usarei cotas para qualquer tipo de concurso público. Sempre fui respeitado por todos, entre as pessoas de minhas relações sou conhecido por buscar assuntos com um certo aprofundamento filosófico e também científico, penso que por estas inclinações sou respeitado e admirado. O fato do governo tentar me classificar como afrodescendente, negro, mulato médio, ou qualquer outro tipo de classificação isto não significa nada para mim, pois pertenço a uma espécie monotípica, então posso apenas me intitular como '"HUMANO". O abismo que separa negros e brancos não é racial e sim social, a educação é para libertar como já dizia Paulo Freire, mas esta libertação somente é possível quando nos fazemos sujeitos ativos de nossas próprias vidas. Colocar a culpa no passado não criará nenhum futuro melhor, convém lembrar que os negros não foram os únicos seres humanos a serem escravizados, mas todos os povos em algum momento da história foram escravos inclusive europeus e asiáticos. A escravidão não acabou, pois em nosso tempo pessoas são coisificadas dentro de fábricas, escritórios e todo o tipo de empresas onde os donos do capital aprisionam pessoas pelas correntes da ganância e da cobiça, pessoas que não vivem as suas vidas, mas que vivem as vidas para servir aos seus gerentes, diretores, estas pessoas chamamos de escravo moderno, então percebam que o abismo que separa seres humanos não é a raça, pois para nós ela nem existe, mas sim a condição social...
a construção desse programa é o retrato exato do brasil. Colocam um negro (inteligentíssimo diferente das asneiras ditas abaixo) em um mesa cercada por brancos elitistas que fazem um programa para pessoas iguais a eles, e a real intenção desse coliseu não foi discutir as cotas racias, pois se assim quisessem trariam metade contra e metade a favor, o que vimos foi um massacre de comentários com uma boa oratória mas com conteúdo duvidoso, diferente do frei que apesar de não esta confortável na situação, trouxe dados embasados em pesquisa e diante de uma tentativa menosprezar o que por ele era dito, conseguiu expor com clareza o Brasil racista que vivemos
Luã Sousa Não é o Brasil que é racista, é você e outros imbecis que ficam olhando a cor das pessoas e não o conteúdo. Ps: Se o frei é negro, o próprio Magnoli também é, não há quase nenhuma diferença na cor da pele deles. Ps2: O frei era de longe o que menos tinha conhecimento na mesa, isso é um fato. Ps3: Você só fica nessa imbecilidade de classificar um lado como "elitistas brancos" porque não tem a capacidade de rebater os argumentos deles. Ps4: O único "conteúdo duvidoso" foi o discurso contraditório do frei que não conseguia se decidir se o critério que ele defende pra cota é o fenótipo ou ter ancestrais que foram escravos. Ps5: O frei diz que o negro precisa ser rico pra namorar/casar com pessoa branca, ele é um imbecil que desconhece o brasil e a realidade brasileira, se é assim como ele explica que os chamados pardos existam em tão grande número? Ps6: Este frei é o mesmo safado que ameaçou cortar bolsa de quem não recolhesse assinaturas para o projeto de reforma política do PT, o que me leva a perguntar se objetivo do projeto dele é ajudar jovens carentes ou um partido político.
Muito bom o vídeo, atual, apesar da data de publicação. Acredito que o sistema de cotas por raça não resolverá o problema de acesso à educação pela população carente. Só um conjunto de medidas sociais sem fins políticos pode resolver o problema e combater a pobreza no Brasil. O discurso do frei é falho e oportunista.
Muito bom, nos 11:11, ensina MUITO sobre como realmente foi o periodo de escravidão, onde era um processo economico apenas, mercantil, quem tinha dinheiro, comprava seu escravo, seja branco, negro, pardo... enfim. Inclusive, negros escravizavam negros. Cotas sociais, para pessoas de baixa renda sim, racial, onde existe racismo dizendo que o 'negro', apenas pela sua cor, é inferior intelectualmente, não. Afinal, cor de pele ou passado não influencia no tamanho do seu cérebro.
A denominação afro-descendente é tão válida como franco-descendentes, nipo-descendentes, espano-descendentes e outros. O Brasil foi construido por todos os grupos de imigrantes que aqui vieram. Os judeus foram escravos no Egito, não na Alemanha. O ingresso nas faculdades deve ser por mérito, e o ensino público fundamental aprimorado, como se fez agora na China. E por que os políticos negros não lutam pela melhoria do ensino público fundamental?
o próprio Zumbi tinha escravos. Não é a cor de pele que faz surgir escravizadores e escravos, isso está mais além. O Helio de la Pena do Casseta e Planeta tem uma posição sobre eu assunto que eu concordo em gênero , número e grau. Tem aqui no UA-cam.
Primeiro quero dizer que sou branco. Há um abismo que separa brancos e negros, seja no mercado de trabalho, seja nas universidades, seja nos altos escalões dos três poderes. Pergunta-se então ao professor Demétrio: qual a solução prática para diminuir essa diferença?
+Roberto Bezerra Governo que seja capaz de propiciar educação eficiente de forma homogênea ao povo, sem diferenciações. UMA UTOPIA... NÃO HÁ SOLUÇÃO SEM CONSIDERAR A EDUCAÇÃO COMO PRIORIDADE ABSOLUTA DA NAÇÃO.
+Roberto Bezerra querer cirar um conceito de raça como a distinção que tinha nos eua ou na africa é muito diferente da nossa realidade, uma sociedade sincretica, temos que cultiuvar as culturas existentes no nosso país e dar igualdade a todos, a reparação é com a sociedade que é pobre, voce pode ter parte da familia negra, tem descencencia de escravo e ser branco, ou pardo e dai nao tem direito??
“No caso brasileiro, as diferenças entre os grupos, negro e branco, com nítidas e profundas desvantagens para os negros, são o argumento chave para reconsiderar o enfoque na pobreza e na desigualdade individual, amplamente veiculadas pela literatura acadêmica e pela mídia, na agenda do desenvolvimento.
Luta de classes: negros vs brancos para estabelecer uma clientela com voto de cabresto . E a defesa de uma escola de qualidade contra o projeto de poder de partidos políticos?
Faz-se necessária uma nova abordagem de desenvolvimento que não reduza a análise da pobreza aos ativos econômicos e que, ao enfatizar os ativos sociais e culturais, em uma perspectiva histórico-social, demonstre a natureza ativa e deliberada da exclusão com base nas diferenças étnico-raciais e de gênero”. Silvério (2005b: 93)
não achei eles racistas. Dá uma olhada em 04:10 até 05:57 onde ele sintetizou a coisa. O que ele enfatiza é o uso demagógico, eleitoreiro e oportunista desse sistema de cotas. Como te falei, dá uma olhada aqui no UA-cam na opinião do Helio de la Penha do Casseta e Planeta sobre isso, eu achei perfeita a opinião dele, e olha que eu não gostava muito do Casseta e Planeta. Mas ele foi muito feliz na opinião dele.
Por que será que os grandes canais abertos não fomentam estes debates, hein? E pegam pesado em noticiar crimes, receita de bolo e "otras cositas" que quanto mais superficiais melhor.
Na minha respsta anterior retifiquei " Inexistentes" foi um exagero meu,quis dizer muito poucos e os que entram em sua maioria com bolsas de esporte ....
Legal o pensamento dos dois ,porém como negra penso que deveria se encarar a verdade e fazer tudo para mudar de maneira igualitária onde posamos ter um mundo melhor menos preconceituoso. Parabéns ao frei pela sua coragem e determinação e ao sociólogo pelo seu esforço em amenizar a situação:enfim quem vive na pele e´sabe como É desagradavél .
Não ficou muito claro para mim o que vc quis dizer. Li outras respostas suas, cheias de agressividade. Os amarelos aqui no Brasil já foram muito perseguidos, judeus foram perseguidos e dizimados, índios também. Não adianta agredir, ou ironizar, ao contrário só faz provocar ódio e repulsa. Só vence quem luta para conseguir os seus intentos, sem agressividade. Existem muitos muito mais ricos e previlegiados do que eu, no entanto sigo a minha vida sem invejas, e fazendo o melhor que posso.
Enfim... A gente defende o que acredita e o que acha ser melhor no desenvolvimento do país e em prol da sociedade. Respeito a sua opinião, mesmo que para mim seja completamente equivocada e pouco muito pouco embasada. Estudo essa questão a fundo, não sou apenas crítica, sou pesquisadora. Por isso acho que antes de criticarem devem estudar a questão. E para não ficar chato e cansativo, obrigada pela discussão!
Contemporizando esse assunto, o nosso país é um caso a parte para qualquer forma de implementação jurídica. (Não é o convencional legislações estatutárias para grupos somente distintivos por condição etária e difusos, como velhos e consumidores, ...
Veja como é importante o fato de saber debater, de ter tido experiências anteriores com debates. O frei não deixa de ter razão em alguns pontos, mas ele não sabe debater e isso, por si só, leva os espectadores a se posicionarem contra seus argumentos. O Demétrio, por outro lado, é um excelente orador e debatedor. A grande falha aqui é da própria produção do programa.
Não acredito em 'raça'. Acredito em etnia, que aliás, não se resume apenas a cor de pele nem de longe. Alguns dizem que 'raça' é o mesmo que subespécie, termo este que nem em biologia significa algo de menor valor, pejorativo ou algo parecido. O caso dos cães, gatos, bois, aves, peixes ornamentais, etc. que são vendidos de acordo com 'raças', estes não são nem etnias, nem sequer subespécies (todos os cães, do pinscher ao dogue alemão, são da mesma espécies - Canis familiaris). Neste caso específico, por uma falta, no meu vocabulário, de uma palavra técnica, eu adotaria sim o termo 'raça'. E observe um detalhe: todas as raças de qualquer animal foram criadas pelo homem, por meio de incessantes cruzamentos genéticos com fins de obter características não apenas visuais como comportamentais e funcionou, mesmo que ao custo de vários problemas de saúde inerentes a diversas raças destes animais (há raças de cães que é certeza que numa certa idade terão doença X ou Y e a culpa disso é o resultado físico que os cruzamentos trouxeram ao animal). Seres humanos não possuem raças. Animais de criação possuem e assim o são por pura e total interferência humana. A natureza não produz raças. Mesmo subespécies não surgem por meio mecanismos de "raceamento", e quando surgem, elas podem apresentar alguma característica morfológica diferenciada, mas não possuem os problemas que raças de animais domésticos possuem. Tudo ali é 100% natural. No final das contas, raça é invenção do homem, em todos os sentidos: tanto no sentido genético em obter o que deseja de animais domésticos, como no sentido sociológico.
Qualquer pessoa teve algum parente q já tenha sido escravisado Nem q isso tenha ocorrido antes de Cristo Nesses milhares de anos de história negros escravisaram negros, brancos escravisaram brancos, negros escravisaram brancos e brancos escravizaram negros
Assim como a progressão continuada era uma tentativa de no médio prazo garantir fluxo de alunos no ensino fundamental, e olhe o que virou. Se o Brasil é racista informalmente, a mera existência de cotas raciais legítimas o torna também racista formalmente.
4 contra 1.. isso é covardia...esse apresentador nem disfarçou, foi tendencioso qdo. deveria ser mediador imparcial. Isso foi uma amostra típica do q acontece na realidade do negro toda vez q ele quer ter "VOZ".
+Sueli Lima O mediador sempre põe em calças justas quem tem mais furos em seu argumento. Se o frei tinha um argumento mais furado, sua etnia é puramente irrelevante.
Demetrio:pesquisador sério, fundamenta idéias X Frei Davi:ressentido, q fala mto sem dizer nada.###Atencao#### Em 17:05 a colocacao seria do Mitre, e em 17:48, o Frei Davi responde,kkkk "Os dados do Ibge aprovam..." Aprovam o queeeeeee? Fundamente??? Esse eh o cara que coordena uma faculdade,kkk,chega ser comico,kkk
Que sujeito é esse Frei? Ele não deixa ninguém falar, não respeita o interlocutor, só bate numa tecla errada. Então depois das cotas algumas escolas públicas melhoraram é mero ponto fora da curva, não tese aceitável. Esse cara é estúpido.
Concordo plenamente com você. Esta associação entre negro e "pobre", presente em países como a África do Sul e o Brasil, tem que ser eliminada. Os negros evidentemente tem um ponto de partida extremamente desigual aos brancos, devido a um longo processo histórico, e a política de cotas é um excelente meio para, mesmo que parcialmente, auxiliar na eliminação desta questão racial, evidentemente presente no Brasil.
Demétrio Magnoli tem voz de gente antiga, dos bons tempos de homem orador. Bela aula que nos proporcionou.
Esse Frei David falou tanta merda que o Demétrio chegou a rir
Seu comentário foi perfeito!
E qual a religião do Frei?
O Frei estava certo.
Magnoli destruiu frei Davi. O conhecimento sempre supera o ressentimento e a desonestidade.
Parabéns Demétrio Magnoli.
2019 e tudo que o Demétrio disse se confirmou.
2020, e as coisas andam cada vez piores
né mano...
Exato Mano,ele é fundamental.
E agr em 2024 kkkkk
Ficou maluco? A política de cotas permanece e foi declarada constitucional. Meu Deus do céu, não tomam vergonha na cara nem depois com o tempo.
Sem palavras para o Demétrio e seu magnífico preparo.
Demétrio é foda soube argumentar perfeitamente.
nao teve argumentos e foi simplesmente massacrado ao vivo, o Demétrio ultrapassou a cota de pancadas e o frei apanhou feio...
To a cada dia mais fã desse Magnoli!!!
+José Bocetcha Eu tambem srsrs.
+Richard Smith Cada vez mais fã de um babaca que ri da cara dos outros, comete vários erros, se contradiz e é passivo-agressivo.
No Brasil NÃO houve somente escravidão, houve genocídeo.
Magnolli NÃO sabe nada sobre escravidão na África. É um Branco , filho de imigrante que NÃO suportou a guerra e pobreza de seu país e foram mandadas para cá.
Ele tem que estudar África para depois falar. Ítalo brasileiro , filho e neto de imigrante que pede reparo do Governo italiano por ter tido que sair da Itâlia . Aí Magnolli NÃO abre a boca.
+Maria Hilca Soares Ler Uma Gota de Sangue, uma História do Pensamento Racial
Não alguns mais iguais do os outros... Há os que lutam mais. O Ministro Barbosa é um exemplo a ser imitado. Nunca pediu nada a ninguém e chegou por seus esforços, apesar de todas as dificuldades, onde muitos brancos nem chegaram perto.
Frei David divide o país entre aqueles que tinham escravos e aqueles que eram escravos, o que é um absurdo. Quer dizer, metade dos meus bisavós nem morava no Brasil na época da escravidão, e mesmo a outra metade nada teve com escravos, mas ainda assim são pessoas como eu que pagam pela tal "reparação". E sim, coloco entre aspas, pois credores e devedores estão mortos.
Há também um ponto muito importante levantado pelo Magnoli: quais serão os critérios utilizados pra determinar se o sujeito é negro? E se ele a pele do cara não for tão escura? Fico até imaginando a agremiação racialista de régua e lupa, observando textura de cabelo, tamanho do nariz, cor de pele, e isso é muito, muito racista. Agora, se o critério é subjetivo, poxa, pra entrar na Federal todo mundo é negro!
Esse Frei foi a melhor piada do debate. Kkk nem o Demétrio resistiu..😅
Estamos em 2020 minha nossa! ... estou assustado! tudo que o Demétrio disse se concretizou ...
Demétrio Magnoli dá uma aula ao frei Davi de graça.Parabéns, professor Magnoli. Você é o cara!
Basta de demagogia eleitoreira de brancos, negros, etc.. Todos os Brasileiros são iguais, e os políticos e o Frei Beto deveria estar comprometidos em RESOLVER os problemas de TODOS os Brasileiros sem discriminação de cor, mas atentando para a solução dos problemas sociais.
Parabéns Magnolli por contar a história verdadeira da escravidão, que nada tinha a ver com questões de raça, mas com a política mercantilista da época.
A escravidão democrática? A escravidão ocorria em todas as civilizações, não foi uma exclusividade do povo negro.
Valéria Cassiano Trabalhamos seis meses do ano para uma gangue de psicopatas nos retornarem com essas sandices.
Valéria Cassiano democrática no sentido de que no Brasil a cor da pele não era um critério para se ter escravos, bastava ao cidadão tão somente ter dinheiro para adquirir um. A posse do escravo era independente do brasileiro ser branco, caboclo, mulato ou negro alforriado. Como de fato foi verdade, como bem documentado pela historiografia nacional. E diga-se de passagem, hoje também se sabe que isso não era incomum.
"Não vou desafiar, vou usar um exemplo explicito: na Alemanha criaram planos de reparação, estabilização econômica e educacional para os descendestes dos que sofreram pelos 7 anos de Nazismo no país, os judeus recebem até hoje assistência."
Há algumas diferenças explícitas entre o caso dos judeus na Alemanha e os escravos no Brasil. A primeira delas é que o nazismo acabou há 70 anos (isso hoje, não sei quando começou a compensação, talvez tenha começado com na própria geração dos apoiadores do nazismo), ainda há muitos sobreviventes que colaboraram com o regime e mesmo os que não colaboraram são descendentes diretos dos que apoiaram, uma vez que a Alemanha como um todo apoiou Hitler durante o regime, por obvio não houveram judeus poderosos no regime nazista e é fácil identificar os grupos que foram vítima e algozes e seus descendentes (e mesmo assim as indenizações pagas com dinheiro público continuam sendo injustas com os alemães corajoso o bastante para ir contra o regime).
Já no caso dos negros no Brasil, a escravidão cessou há mais de 200 anos, parte dos brasileiros são descendentes tanto de escravos quanto de senhores de escravos, a maior parte dos brancos são descendentes não de portugueses, mas de italianos que chegaram ao Brasil depois do fim da escravidão, mesmo entre os brancos haviam muitos contrários à escravidão (inclusive os líderes do movimento abolicionista eram brancos), e tem também o fator genético, muitos brancos tem antepassados negros embora não tenham herdado deles a cor da pele, ou seja, no Brasil não há forma de se identificar os descendentes das vítimas e dos algozes. E mesmo a ideia de "dívida histórica" é ridícula, se é assim todos os povos devem a todos, e todos devem aos judeus que foram os que mais sofreram na história.
Dizer que o brasileiro deve compensação histórica pela escravidão é algo quase tão ridículo quanto um judeu chegar no Egito atual exigindo indenização pelos seus antepassados foram escravizados pelos faraós.
Outro ponto no qual queria tocar é classificar o mulato como negro, isto é errado e racista, é pegar a, por falta de uma expressão melhor e menos racista, a "parte negra" e sobrepor à "branca", dizer que esta ultima não importa e que a primeira é melhor e mais significante. É o que este frei racista faz, ele obviamente teve antepassados europeus mas os renega em nome da "raça" da qual gosta a cada vez que se diz negro, algo que ele obviamente não é.
Está-se a esquecer que também emigraram nessa época da emigração italiana, alemães e portugueses, por isso afirmar que maioria branca é de italianos é completamente errado.
@@cesarmarinhosp1639 Eu citei a italiana por ser a pribcipal, mas de qualquer forma isso não tem grande relevância pro contexto da discussão.
@@ALuz-gr7jp além do mais também está errado em afirmar que no Brasil a escravatura acabou há mais de 200 anos, na verdade acabou há menos de 200 anos, mais propriamente, há 132 anos, no ano de 1888.
A título de curiosidade, em Portugal a escravatura acabou há 259 anos, no ano de 1761 e nas colónias portuguesas há 184 anos, em 1836.
6:37 olha a cara de susto do magnoli "e isso era cota rracial?" kKKKKkk
Ahaha foi tipo a reacao que eu tive
Kkkkkkkk
Esse debate é estéril, tirando a opinião mais qualificada de Demétrius Maghole. Sugiro aqui debates sobre o tema dos americanos Walter Willian, Thomás Sowel, por exemplo. Vale a pena ouvir. Esse padre é limitado demais.
o frei e mal educado, interrompe as pesoas
+FLÁVIA FERRERO O Magnoli ri da cara do Frei, que foi interrompido multiplas vezes, e ainda por cima fala que o educador não sabe história. Isso sim é falta de educação.
Antônio Zellmeister
o frei e sim mal educado.
+FLÁVIA FERRERO Concordo contigo.. Um ignorante!
+Fabiana Diniz - o Demétrio, em outros debates, foi bastante agressivo com o frei. Até fez chacota dos argumentos de seu opositor.
+João Camilo - A principal função da Lei De Cotas é psicossocial - o sociólogo não entende patavinas. Esse Demétrio é uma verdadeira decepção.
Não percam "A REVOLUÇÃO DOS FRADES"; estrelando: Frei Davi!
Luã Sousa, eu lhe parabenizo pela clareza de suas ideias.
Que debate é esse que convidam 3 homens pra defender uma coisa e apenas 1 para defender outra? Argumentos completamente incoerentes dos contra cotas. A de que a escravidão brasileira teve viés social e não racial foi de matar. Na África ela era social, mas quando os portugueses trouxeram africanos para cá foi pq eles acreditavam numa espécie de darwinismo racial e acreditavam que o negro merecia sofrer o que sofreu segundo o próprio cristianismo. Ser contra cota é ser contra a reparação histórica, é ser contra os negros. Ignorantes!
Sou negro e filho de pais pobres que trabalharam muito para ter dignidade e conseguiram sem utilizar nenhum tipo de benefício racial, não me recordo do fato de ser negro tenha sido um obstáculo em minha vida. Falar em cotas neste momento de nossa história me parece muito anacrônico, tal procedimento deveria ter ocorrido quando acabou a escravidão de seres humanos em nosso país, nunca me utilizei de cotas nem para entrar na faculdade, pois estudei em uma instituição federal e jamais usarei cotas para qualquer tipo de concurso público. Sempre fui respeitado por todos, entre as pessoas de minhas relações sou conhecido por buscar assuntos com um certo aprofundamento filosófico e também científico, penso que por estas inclinações sou respeitado e admirado. O fato do governo tentar me classificar como afrodescendente, negro, mulato médio, ou qualquer outro tipo de classificação isto não significa nada para mim, pois pertenço a uma espécie monotípica, então posso apenas me intitular como '"HUMANO".
O abismo que separa negros e brancos não é racial e sim social, a educação é para libertar como já dizia Paulo Freire, mas esta libertação somente é possível quando nos fazemos sujeitos ativos de nossas próprias vidas. Colocar a culpa no passado não criará nenhum futuro melhor, convém lembrar que os negros não foram os únicos seres humanos a serem escravizados, mas todos os povos em algum momento da história foram escravos inclusive europeus e asiáticos.
A escravidão não acabou, pois em nosso tempo pessoas são coisificadas dentro de fábricas, escritórios e todo o tipo de empresas onde os donos do capital aprisionam pessoas pelas correntes da ganância e da cobiça, pessoas que não vivem as suas vidas, mas que vivem as vidas para servir aos seus gerentes, diretores, estas pessoas chamamos de escravo moderno, então percebam que o abismo que separa seres humanos não é a raça, pois para nós ela nem existe, mas sim a condição social...
você acha que sua vida é regra ou exceção?
@@fdossantos98ele estudou, é regra
@@hugoseabra6890 É exceção.
Muito bom! Frei, please! Se prepare melhor! 🙏Ficou feio pra ti.
Tá aí o BBB 2021 que comprova a fala do Demétrio
minha nossa, esse frei é lunatico!
Sou negro e estou com Demétrio
Tamo junto mano! 👏👏👏
Que massacre, o frei tomou uma surra que quase chora, fiquei até com pena
a construção desse programa é o retrato exato do brasil. Colocam um negro (inteligentíssimo diferente das asneiras ditas abaixo) em um mesa cercada por brancos elitistas que fazem um programa para pessoas iguais a eles, e a real intenção desse coliseu não foi discutir as cotas racias, pois se assim quisessem trariam metade contra e metade a favor, o que vimos foi um massacre de comentários com uma boa oratória mas com conteúdo duvidoso, diferente do frei que apesar de não esta confortável na situação, trouxe dados embasados em pesquisa e diante de uma tentativa menosprezar o que por ele era dito, conseguiu expor com clareza o Brasil racista que vivemos
Perfeita sua colocação
Luã Sousa Não é o Brasil que é racista, é você e outros imbecis que ficam olhando a cor das pessoas e não o conteúdo.
Ps: Se o frei é negro, o próprio Magnoli também é, não há quase nenhuma diferença na cor da pele deles.
Ps2: O frei era de longe o que menos tinha conhecimento na mesa, isso é um fato.
Ps3: Você só fica nessa imbecilidade de classificar um lado como "elitistas brancos" porque não tem a capacidade de rebater os argumentos deles.
Ps4: O único "conteúdo duvidoso" foi o discurso contraditório do frei que não conseguia se decidir se o critério que ele defende pra cota é o fenótipo ou ter ancestrais que foram escravos.
Ps5: O frei diz que o negro precisa ser rico pra namorar/casar com pessoa branca, ele é um imbecil que desconhece o brasil e a realidade brasileira, se é assim como ele explica que os chamados pardos existam em tão grande número?
Ps6: Este frei é o mesmo safado que ameaçou cortar bolsa de quem não recolhesse assinaturas para o projeto de reforma política do PT, o que me leva a perguntar se objetivo do projeto dele é ajudar jovens carentes ou um partido político.
Muito bom o vídeo, atual, apesar da data de publicação.
Acredito que o sistema de cotas por raça não resolverá o problema de acesso à educação pela população carente. Só um conjunto de medidas sociais sem fins políticos pode resolver o problema e combater a pobreza no Brasil. O discurso do frei é falho e oportunista.
Infelizmente esse debate hoje não seria mais possível. A esquerda já sequestrou todos os espaços e inviabilizou o debate.
Demétrio Magnoli foi magistral.
Pra discutir com Magnoli é preciso ter background!
E essa é a realidade do Brasileiro. É um povo mestiço.
Muito bom, nos 11:11, ensina MUITO sobre como realmente foi o periodo de escravidão, onde era um processo economico apenas, mercantil, quem tinha dinheiro, comprava seu escravo, seja branco, negro, pardo... enfim. Inclusive, negros escravizavam negros.
Cotas sociais, para pessoas de baixa renda sim, racial, onde existe racismo dizendo que o 'negro', apenas pela sua cor, é inferior intelectualmente, não. Afinal, cor de pele ou passado não influencia no tamanho do seu cérebro.
Esse Demétrio é bastante arrogante, tem uma empáfia e deselegância em interromper o frei Davi, depois reclama que foi interrompido
A denominação afro-descendente é tão válida como franco-descendentes, nipo-descendentes, espano-descendentes e outros. O Brasil foi construido por todos os grupos de imigrantes que aqui vieram. Os judeus foram escravos no Egito, não na Alemanha. O ingresso nas faculdades deve ser por mérito, e o ensino público fundamental aprimorado, como se fez agora na China. E por que os políticos negros não lutam pela melhoria do ensino público fundamental?
Esse Frei é o exemplo de desonestidade intelectual brasileiro. No caso dele é mais grave. Além de não ser honesto, é fracamente intelectual.
o próprio Zumbi tinha escravos. Não é a cor de pele que faz surgir escravizadores e escravos, isso está mais além. O Helio de la Pena do Casseta e Planeta tem uma posição sobre eu assunto que eu concordo em gênero , número e grau. Tem aqui no UA-cam.
Primeiro quero dizer que sou branco. Há um abismo que separa brancos e negros, seja no mercado de trabalho, seja nas universidades, seja nos altos escalões dos três poderes. Pergunta-se então ao professor Demétrio: qual a solução prática para diminuir essa diferença?
+Roberto Bezerra Governo que seja capaz de propiciar educação eficiente de forma homogênea ao povo, sem diferenciações. UMA UTOPIA... NÃO HÁ SOLUÇÃO SEM CONSIDERAR A EDUCAÇÃO COMO PRIORIDADE ABSOLUTA DA NAÇÃO.
+Roberto Bezerra ele respondeu: se quisessem (o governo) , fariam uma revolução na educação, ESTA é a solução, e única.
Solução? E D U C A Ç Ã O de excelência, pública, para todos. SEM DISTINÇÕES!
+Roberto Bezerra a questão é que as cotas nao devem ser raciais, mas sociais.
+Roberto Bezerra querer cirar um conceito de raça como a distinção que tinha nos eua ou na africa é muito diferente da nossa realidade, uma sociedade sincretica, temos que cultiuvar as culturas existentes no nosso país e dar igualdade a todos, a reparação é com a sociedade que é pobre, voce pode ter parte da familia negra, tem descencencia de escravo e ser branco, ou pardo e dai nao tem direito??
Quem são os mais iguais?
“No caso brasileiro, as diferenças entre os grupos, negro e branco, com nítidas e profundas desvantagens para os negros, são o argumento chave para reconsiderar o enfoque na pobreza e na desigualdade individual, amplamente veiculadas pela literatura acadêmica e pela mídia, na agenda do desenvolvimento.
Demétrio destruiu no final, meu deus. ...
Esse debate me lembrou as lutas de Vitor Belfort no auge da carreira: muita porrada sem o mínimo de piedade.
Luta de classes: negros vs brancos para estabelecer uma clientela com voto de cabresto . E a defesa de uma escola de qualidade contra o projeto de poder de partidos políticos?
Faz-se necessária uma nova abordagem de desenvolvimento que não reduza a análise da pobreza aos ativos econômicos e que, ao enfatizar os ativos sociais e culturais, em uma perspectiva histórico-social, demonstre a natureza ativa e deliberada da exclusão com base nas diferenças étnico-raciais e de gênero”. Silvério (2005b: 93)
não achei eles racistas. Dá uma olhada em 04:10 até 05:57 onde ele sintetizou a coisa. O que ele enfatiza é o uso demagógico, eleitoreiro e oportunista desse sistema de cotas. Como te falei, dá uma olhada aqui no UA-cam na opinião do Helio de la Penha do Casseta e Planeta sobre isso, eu achei perfeita a opinião dele, e olha que eu não gostava muito do Casseta e Planeta. Mas ele foi muito feliz na opinião dele.
Por que será que os grandes canais abertos não fomentam estes debates, hein?
E pegam pesado em noticiar crimes, receita de bolo e "otras cositas" que quanto mais superficiais melhor.
Ninguém deixava o Freire falar!! Cadê o respeito entre as pessoas? Todos tem direito a expressar sua opinião sendo contra ou a favor das cotas!!
Fizeram um favor pra ele, vai por mim. 😂
Minha família é da cor errada, porem, descendemos de índios e nordestinos. Estou correto em exigir cota dupla?
6:26 "cotas com Getúlio Vargas? que mentira"
Geovanni Junior kkkkk
Heuheuehuehee Demétrio eh foda, ri mto nessa parte
Parabéns ao Demétrio pela paciência com o tal frei. Haja paciência para aturar tamanha ignorância!
Demétrio detona sempre hahahah
Na minha respsta anterior retifiquei " Inexistentes" foi um exagero meu,quis dizer muito poucos e os que entram em sua maioria com bolsas de esporte ....
Legal o pensamento dos dois ,porém como negra penso que deveria se encarar a verdade e fazer tudo para mudar de maneira igualitária onde posamos ter um mundo melhor menos preconceituoso. Parabéns ao frei pela sua coragem e determinação e ao sociólogo pelo seu esforço em amenizar a situação:enfim quem vive na pele e´sabe como É desagradavél .
Eu não acredito em raça. Aprendi muito hoje com Magnoli!
Idem!
nao entendi pq é que tem que igualar o numero de médicos negros e brancos se o negro representa 7% da populaçao brasileira e o branco 40%?
Kkkkk só pode ser piada né...😒🤔
Eu Em pleno 2023 vendo esse debate fantástico. O professor Demétrio mangnoli humilhando o mentiroso 🤥 do Frei Davi.
Estamos em 2022 e hj ninguém debate mais esse assunto. As cotas foram muito bem sucedidas.
ótimo debate.
Parabens Demétrios.....falta investimentos na escola pùblica.....da escola.básica/ ensino fundamental.
Não ficou muito claro para mim o que vc quis dizer. Li outras respostas suas, cheias de agressividade. Os amarelos aqui no Brasil já foram muito perseguidos, judeus foram perseguidos e dizimados, índios também. Não adianta agredir, ou ironizar, ao contrário só faz provocar ódio e repulsa. Só vence quem luta para conseguir os seus intentos, sem agressividade. Existem muitos muito mais ricos e previlegiados do que eu, no entanto sigo a minha vida sem invejas, e fazendo o melhor que posso.
Enfim... A gente defende o que acredita e o que acha ser melhor no desenvolvimento do país e em prol da sociedade. Respeito a sua opinião, mesmo que para mim seja completamente equivocada e pouco muito pouco embasada. Estudo essa questão a fundo, não sou apenas crítica, sou pesquisadora. Por isso acho que antes de criticarem devem estudar a questão. E para não ficar chato e cansativo, obrigada pela discussão!
Se eles querem igualdade, porque eles mesmos se colocam cotas?
Gente como esse Frei fala asneiras...😱😱😱😲
Contemporizando esse assunto, o nosso país é um caso a parte para qualquer forma de implementação jurídica.
(Não é o convencional legislações estatutárias para grupos somente distintivos por condição etária e difusos, como velhos e consumidores, ...
Veja como é importante o fato de saber debater, de ter tido experiências anteriores com debates. O frei não deixa de ter razão em alguns pontos, mas ele não sabe debater e isso, por si só, leva os espectadores a se posicionarem contra seus argumentos. O Demétrio, por outro lado, é um excelente orador e debatedor. A grande falha aqui é da própria produção do programa.
Demétrio Magnoli esgotou a discussão logo na primeira fala. O Frei passou vergonha!
Se vc leu o Livro ações afirmativas ao redor do mundo do Mito imortal Thomas Sowell você perceberia como baixo é o nível desse debate. Muito fracos
Não acredito em 'raça'. Acredito em etnia, que aliás, não se resume apenas a cor de pele nem de longe. Alguns dizem que 'raça' é o mesmo que subespécie, termo este que nem em biologia significa algo de menor valor, pejorativo ou algo parecido.
O caso dos cães, gatos, bois, aves, peixes ornamentais, etc. que são vendidos de acordo com 'raças', estes não são nem etnias, nem sequer subespécies (todos os cães, do pinscher ao dogue alemão, são da mesma espécies - Canis familiaris). Neste caso específico, por uma falta, no meu vocabulário, de uma palavra técnica, eu adotaria sim o termo 'raça'. E observe um detalhe: todas as raças de qualquer animal foram criadas pelo homem, por meio de incessantes cruzamentos genéticos com fins de obter características não apenas visuais como comportamentais e funcionou, mesmo que ao custo de vários problemas de saúde inerentes a diversas raças destes animais (há raças de cães que é certeza que numa certa idade terão doença X ou Y e a culpa disso é o resultado físico que os cruzamentos trouxeram ao animal).
Seres humanos não possuem raças. Animais de criação possuem e assim o são por pura e total interferência humana. A natureza não produz raças. Mesmo subespécies não surgem por meio mecanismos de "raceamento", e quando surgem, elas podem apresentar alguma característica morfológica diferenciada, mas não possuem os problemas que raças de animais domésticos possuem. Tudo ali é 100% natural.
No final das contas, raça é invenção do homem, em todos os sentidos: tanto no sentido genético em obter o que deseja de animais domésticos, como no sentido sociológico.
O chato é ter que ver uns interrompendo os outros,
e também demorando concluir o raciocínio.
- tem de dar é trabalho com salário digno para todos , e não para dividir a população.
ggh
Mas a população sempre foi dividida, só vc que ainda não percebeu
O Frei David é extremamente despreparado e desinformado, além de tendencioso e complexado.
Virei fã desse Demétrio. Cotas foram criadas nos USA, e não funcionou.
Sou descendente de hebreus quero minha reparação histórica também
Poise perfeito.
kkkkkkkkkk Boa, cara!!!!
Qualquer pessoa teve algum parente q já tenha sido escravisado
Nem q isso tenha ocorrido antes de Cristo
Nesses milhares de anos de história negros escravisaram negros, brancos escravisaram brancos, negros escravisaram brancos e brancos escravizaram negros
Na sua primeira intervenção, o tal frei já começa a mentir. Frei pode mentir??
Só se for teólogo da libertação!!
Esse Demétrio é ótimo.
Esse Davi não está com nada!
Eu ri como o Demétrio Magnoli. O Frei é a prova de que a educação brasileira é uma merda. Zero nexo!
gàlatas 5;1....nao retornai mais ao.jugo da escravidâo!!!!
Esse senhor Frei David é completamente equivocado.
IMAGINA OS ALUNOS DE FREI QUE DESGRAÇA QUE NÃO É
4:46 e 7:37 São as melhores partes do vídeo kkkkkkkkkkkkk
A risada do Demétrio é impagável kkkkkkkk
Tem essa aqui também: 21:35 kkkkkkkk
Sim, uma pena que ele não esteve tão bem, embora a cota em si eu considere defensável.
Falácia de Frei Davi: O que define o saber é o ingresso na universidade.
Só podia ser um sociólogo, com essas idéias utópicas.
Assim como a progressão continuada era uma tentativa de no médio prazo garantir fluxo de alunos no ensino fundamental, e olhe o que virou. Se o Brasil é racista informalmente, a mera existência de cotas raciais legítimas o torna também racista formalmente.
O próprio "Frei" se contradiz o tempo todo. Demétrio Magnoli foi na ferida e deixou o tal Frei no chão.
Foi exatamente pelo motivo q o Magnoli falou no minuto 27 q me declarei pardo no censo do IBGE.
Ele acha um absurdo a mídia não apoiar o maluco do Frei Davi.
4 contra 1.. isso é covardia...esse apresentador nem disfarçou, foi tendencioso qdo. deveria ser mediador imparcial. Isso foi uma amostra típica do q acontece na realidade do negro toda vez q ele quer ter "VOZ".
+Sueli Lima O mediador sempre põe em calças justas quem tem mais furos em seu argumento. Se o frei tinha um argumento mais furado, sua etnia é puramente irrelevante.
Demetrio:pesquisador sério, fundamenta idéias X Frei Davi:ressentido, q fala mto sem dizer nada.###Atencao####
Em 17:05 a colocacao seria do Mitre, e em 17:48, o Frei Davi responde,kkkk "Os dados do Ibge aprovam..." Aprovam o queeeeeee? Fundamente???
Esse eh o cara que coordena uma faculdade,kkk,chega ser comico,kkk
Que sujeito é esse Frei? Ele não deixa ninguém falar, não respeita o interlocutor, só bate numa tecla errada. Então depois das cotas algumas escolas públicas melhoraram é mero ponto fora da curva, não tese aceitável. Esse cara é estúpido.
frei davi dando aula de alienação e emburrecimento.
Concordo plenamente com você. Esta associação entre negro e "pobre", presente em países como a África do Sul e o Brasil, tem que ser eliminada. Os negros evidentemente tem um ponto de partida extremamente desigual aos brancos, devido a um longo processo histórico, e a política de cotas é um excelente meio para, mesmo que parcialmente, auxiliar na eliminação desta questão racial, evidentemente presente no Brasil.
Também reparei isso. Ele não acerta uma concordância ("as cotas é..."). E olha que ele é professor.
Parabenizou apenas os brancos pobres, ser parabenizado por ser pobre, é um insulto
Audição seletiva é foda!
Raças não existe, o que existe são seres humanos diferentes, e todas iguais perante a lei e a Deus