ABP TV - Transtorno Dismórfico Corporal | 07/01/2020

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 18 жов 2024
  • 📌 O transtorno dismórfico corporal caracteriza-se por preocupação ou insatisfação extrema com um ou mais defeitos sutis ou até mesmo inexistentes na aparência no indivíduo. Causando forte angústia, o transtorno pode levar o paciente a examinar o próprio corpo junto ao espelho com frequência ou, ainda, compará-lo com o de outras pessoas.
    Tal doença pode trazer, além da angústia, sério prejuízo à capacidade funcional do indivíduo, requerendo acompanhamento com o psiquiatra e outros profissionais da área de saúde para o restabelecimento da qualidade de vida.
    O primeiro programa ABPTV do ano traz como tema o "Transtorno Dismórfico Corporal". Participam do debate os doutores Fátima Vasconcellos e José Carlos Appolinário, conheça-os melhor abaixo:
    👩‍🏫 Dra. Fátima Vasconcellos - médica psiquiatra, Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Especialista em Psicoterapia e Psiquiatria Forense pela ABP/AMB, Chefe de Clínica do Serviço de Psiquiatria da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro, presidente da Associação Psiquiátrica do Rio de Janeiro - APERJ, Diretora Secretária Adjunta da Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP, Membro da Câmara Técnica de Psiquiatria do Conselho Regional de Medicina - CREMERJ.
    👨‍💼 Dr. José Carlos Appolinário: médico psiquiatra; Mestre e Doutor em Psiquiatria e Saúde Mental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Professor do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É coordenador do Grupo de Obesidade e Transtornos Alimentares do IPUB/UFRJ e Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia, e do Ambulatório de Depressão Resistente do IPUB/UFRJ (DeReTrat).
    🕑 Essa transmissão acontece toda terça-feira, 20h30, horário de Brasília. Você pode assistir no UA-cam ou no Facebook. Participe dos debates ao vivo mandando suas perguntas no espaço de comentários da Live! 🔔 Clique em definir lembrete pra ser notificado sempre.
    👨‍💼 Apresentação: Lucas Veloso
    📡 Direção de TV: Diego Schueng
    🎥 Transmissão ao vivo: RecPlay Produtora
    🎬 Produção: Departamento de Comunicação da ABP
    👔 Realização: Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP

КОМЕНТАРІ • 4

  • @Rafaela-mr9vq
    @Rafaela-mr9vq 10 місяців тому +1

    Tenho. Convivo com isso há mais de 20 anos. Nunca fiz tratamento. Sofro mto com isso. Isso tira a paz. É atormentador

  • @essatalliberdade1339
    @essatalliberdade1339 3 роки тому +6

    Tema muito importante, infelizmente ainda pouco explorado na grande mídia.
    Penso que estamos vivendo um boom de intervenções estéticas invasivas, inclusive com leque ampliado de categorias profissionais não médicas que passaram a realizá-las. É preciso capacitação de qualidade e sensibilidade para que o profissional de saúde especialista na área estética saiba perceber quando a queixa de um cliente/paciente é mais que um desejo de se sentir melhor com a aparência, mas antes um sofrimento psíquico relacionado a um transtorno dismórfico-corporal.
    E nesse último caso uma intervenção invasiva na face ou corpo (muitas vezes irreversível) pode trazer ainda mais sofrimento à pessoa.
    Parabéns aos médicos pesquisadores convidados e ao programa!

  • @carmencondes8339
    @carmencondes8339 2 роки тому +2

    Eu tenho 51 anos e fisicamente pelos percalços que passei sou satisfeita plenamente com o que Deus me deu 🙏🏽🙏🏽🙏🏽 eu como,bebo e respiro. Me faltam alguns dentes mas é um processo natural *** eu consigo comer e respirar num mundo onde muito não conseguem. Já vivi mais da metade da minha perspectiva de vida portanto dormir e ter paz é o maior luxo.

  • @jmboiadeiro
    @jmboiadeiro Рік тому

    Meu esposo foi diagnosticado com dimorfismo
    Qual a melhor maneira dessa doença ser tratada