ABP TV - Transtorno de personalidade borderline: diagnóstico e tratamento | 03/11/2020

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 8 вер 2024
  • 📌 A personalidade borderline, também conhecida como limítrofe, é caracterizada por instabilidade no humor e comportamento. Entre os sintomas do transtorno, encontram-se a insegurança, a impulsividade e o prejuízo nas relações sociais. Além disso, o comportamento e a ideação suicida estão associados a pacientes com esse tipo de personalidade.
    Quais aspectos são considerados como diagnóstico diferencial para o transtorno de personalidade borderline? Uma vez confirmado o diagnóstico, quais os primeiros passos para seu tratamento e restabelecimento da qualidade de vida do paciente?
    Estas e outras perguntas serão respondidas agora no ABPTV pelos doutores Graziela Stein, Suzzana Bernardes e Theodor Lowenkron.
    Conheça melhor os convidados abaixo:
    👩‍⚕️ Dra. Graziela Stein: médica psiquiatra, Título de Especialista em Psiquiatria e Psicoterapia pela AMB/ABP, professora de Ética e Sistemas de Saúde em Psiquiatria, Diretora Tesoureira da Associação Psiquiátricas Cyro Martins.
    👩‍⚕️ Dra. Suzzana Bernardes: médica psiquiatra, Coordenadora da Câmara Técnica de Psiquiatria do Conselho Regional de Medicina de Alagoas (CRM-AL), Diretora da Associação Alagoana de Psiquiatria - AAP.
    👨‍⚕️ Dr. Theodor Lowenkron: médico psiquiatra, Livre Docente e Professor Associado de Psiquiatria da UFRJ, Pós-Doutor em Teoria Psicanalítica da UFRJ.
    🕑 Essa transmissão acontece toda terça-feira, 20h30, horário de Brasília. Você pode assistir no UA-cam ou no Facebook. Participe dos debates ao vivo mandando suas perguntas no espaço de comentários da Live! 🔔 Clique em definir lembrete pra ser notificado sempre.
    👨‍💼 Apresentação: Lucas Veloso / Antônio Geraldo Psiquiatra
    📡 Direção de TV: Diego Schueng
    🎥 Transmissão ao vivo: RecPlay Produtora
    🎬 Produção: Departamento de Comunicação da ABP
    👔 Realização: Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP

КОМЕНТАРІ • 363

  • @cristinafreitas6844
    @cristinafreitas6844 2 роки тому +243

    Eu tenho borderline é devido a dificuldade de encontrar psiquiatras e psicólogos que saibam tratar alguém com o meu transtorno, resolvi entender mais como funciona o meu transtorno e os tipos de tratamento. Por mais que um border seja reativo e difícil, temos uma sensibilidade que pode ser direcionada para atividades produtivas para nós e a sociedade. Exemplo eu me dedico a proteção dos animais e isso fez o desejo de suicídio ou autoagressao praticamente desapareceram. Afinal se eu não estiver bem, quem cuidará dos bichos que eu trato? Então depois de assistir muitas lives sobre o meu transtorno vi que os profissionais tem muito medo de ajudar pessoas como eu ou se recusao ou enchem de remédios. Então o meu apelo é que não desistam de ajudar pessoas que estam lutando para se manter vivas e funcionais. Estudem e usem o nosso excesso como recurso. Não tem problema dar limites para nós, isso é importante. Então não ficaremos ligando fora de hora para ninguém. Despertem a nossa empatia. Não somos super egoístas, somos meio sem noção mesmo kkk. Que retorno maior do que ajudar a salvar alguém que nem nossos pais quiseram ajudar? Um pouco mais de compaixão e paciência, logo os resultados virão. Obrigada por todos vocês, que estão pensando em nós.

    • @aldenisebraga4476
      @aldenisebraga4476 2 роки тому +11

      Gostei disso 👆

    • @verabackes7726
      @verabackes7726 2 роки тому +3

      Querida eu nunca fui diagnosticada mais sou meio fora da casinha as vezes é pela primeira vez na minha vida com 58 anos que tomo um remédio estou tomando levafaxina 37.5 mg durante 30 dias estou ótima. Não implique com mais ninguém

    • @cristinafreitas6844
      @cristinafreitas6844 2 роки тому +17

      @@dspgomes que bom que adotou os gatinhos. Eles são realmente incríveis. Infelizmente o diagnóstico demora, pq tem poucos médicos capacitados ou interessados... Mas começa por abandono ou invalidaçao na infância, por quem mais amamos e daí todas as relações ficam prejudicadas, pq o transtorno causa comportamentos que ninguém aguenta por muito tempo. Então os animais acabam dando este afeto que não encontramos nos humanos. Temos que entender os gatilhos, aprender a ler as pessoas e fingir um comportamento mais "normal". Estou na luta e espero q vc melhore. Abraço

    • @pauloernestodossantos5397
      @pauloernestodossantos5397 2 роки тому

      @@dspgomes qualeamedicacaoparaborderlaine

    • @pauloernestodossantos5397
      @pauloernestodossantos5397 2 роки тому

      @@cristinafreitas6844 qual medicacaotomar

  • @erikanf
    @erikanf 2 роки тому +19

    EU SOu BORDER e a melhor coisa disso é que sou Inteligente pra Caramba e caminho por cada segmento de forma fluída, o q devo melhorar é a minha autoestima e a raiva!

    • @cibelereis7528
      @cibelereis7528 Рік тому

      E modesta! Deus está vendo.

    • @geisabarbosa6512
      @geisabarbosa6512 10 місяців тому

      Eu tenho raiva da ignorancia das pessoas da burrice da lentidao kkk da incompetencia..

    • @lilianysaoficial
      @lilianysaoficial 10 місяців тому

      Somos 2

  • @reginalopeslino8240
    @reginalopeslino8240 10 місяців тому +5

    Dr. Theodore foi cirúrgico. Sem rodeios, explanando a prática psicológica e psiquiátrica. Parabéns!

  • @fabiam1988
    @fabiam1988 2 роки тому +21

    Há superação sim! O meu filho tem 33a os e superou. Está bem há anos, graças a Deus!

    • @veramoreno9749
      @veramoreno9749 2 роки тому +3

      Que bom ouvir isso. Estou auxiliando uma prima com esse transtorno e sinceramente um pouco perdida, pois nunca havia ouvido falar sobre este transtorno.

    • @anamariaguilhardo1893
      @anamariaguilhardo1893 2 роки тому +4

      Oi por favor qual tratamento ele fez. Minha filha tem 29 anos sofre muito.agradeco.

    • @anaarruda70
      @anaarruda70 2 роки тому +1

      Qual tratamento seu filho fez?

    • @anaarruda70
      @anaarruda70 2 роки тому +2

      @fabi I am qual tratamento seu filho fez?

    • @marianasantos884
      @marianasantos884 Рік тому

      Com a idade há remissão dos sintomas.

  • @rejanefreitas4451
    @rejanefreitas4451 2 роки тому +39

    A médica não acusou ninguém. Ela trouxe dados da sua realidade profissional. Vamos ser realista. Está cheio de família enlouquecedora mesmo, violenta, abusiva, abandonadora, doentia por gerações. O primeiro meio ambiente que a criança convive é com a família. É ali que ela vai aprender a ser amada, ou odiada, saudável, ou doente. E a criança é a maior vítima sim. Família é espaço de amor e de cura, qdo é equilibrada. Mas qdo é desequilibrada é espaço de dor, sofrimento, abuso e crime. Não precisa ser terapeuta pra saber disso. É só olhar na nossa volta. Infelizmente isso é uma triste realidade.

    • @carmenligiadecarvalho2091
      @carmenligiadecarvalho2091 2 роки тому +7

      Rejane Freitas: Esta é a verdadeira realidade! Torne a vida de uma criança um inferno e você destruiu a vida dela para sempre! Eu nasci e cresci em uma família assassina (sim, porque me mataram psicológica e emocionalmente), hoje com quase sessenta anos as feridas nunca foram curadas, sobrevivi, apenas isso.

    • @rejanefreitas4451
      @rejanefreitas4451 2 роки тому +2

      @@carmenligiadecarvalho2091 Oh minha querida Cármen, há esperança para você! Sinta-se abraçada pelo Espírito Santo de Deus! Deixa Jesus Cristo envolver todo teu ser. Ele veio para nos trazer salvação e vida eterna. Mas também veio para nos trazer cura na alma, das emoções, das dores e traumas. Não deixe que essas lembranças venham consumir a tua alegria.
      Jesus, diz na Sua Palavra, qdo entregamos nossa vida a Ele, "eis que tudo se faz novo". Busque ajuda. Você merece ser feliz. E será! Leia a Bíblia, ore, converse com Deus.
      Vá a uma Igreja Evangélica. Você será ajudada.
      Busque também ajuda profissional com um psicólogo. Não se esqueça que você tem um Pai verdadeiro e Eterno, o Pai Celestial que te ama profundamente, ao ponto de ter mandado Seu Único Filho para morrer em nosso lugar e nos resgatar para Ele.
      Os pais da terra são apenas emprestados. O nosso verdadeiro Pai está no Céu, mas também bem pertinho da gente. Chame por Ele.
      Querida, Deus te criou para um propósito bom. E creia que Ele ainda vai cumprir na sua vida. Estou orando por você. JESUS TE AMA querida! Ele te renovará e vai te dar vida em abundância. E você vai ser benção para outras vidas.
      Jesus te abençoe!!!

    • @marii9711
      @marii9711 2 роки тому +1

      A maioria dos traumas que as pessoas tem vem da infância infelizmente.

    • @andreaiorio5113
      @andreaiorio5113 2 роки тому +2

      Se eu soubesse de tantas coisas hj evitaria muita coisa que meu filho passou quando criança e adolescente

    • @sheilinha1195
      @sheilinha1195 2 роки тому +1

      Sou border e fui extremamente abusada na infancia pelo meu pai border descontrolado e sem tratamento

  • @helenaraholz257
    @helenaraholz257 2 роки тому +5

    As famílias disfuncionais acabam com todo o trabalho e esforço do psiquiatra.

  • @marisollpeixoto6297
    @marisollpeixoto6297 2 роки тому +22

    Meu marido tem 59 anos... e já passou por vários psiquiatras e psicólogos, sempre diagnosticado com depressão, toc, bipolaridade e tantas outras coisas, mas nunca mencionaram borderline a ele. Outro dia assisti a uma entrevista sobre o assunto, e imediatamente enviei o vídeo a ele... pq tudo que o psiquiatra falava se encaixava perfeitamente nele. Marcamos uma consulta com um psiquiatra. Pois a acredito que ele nunca foi diagnosticado de forma correta, menos ainda tratado.
    Fico imaginando como é possível viver tanto tempo com o diagnóstico errado.

    • @sebastiaosouza82
      @sebastiaosouza82 Рік тому +2

      Com a pandemia veio à tona esses transtornos. O que facilita mais especialização dos psiquiatra. E possivelmente, um diagnóstico mais preciso.
      Já vi relatos de muitos pacientes serem tratados em estado depressivos há anos - até por dez anos, e após o diagnóstico de bordelines. Começaram a ter melhoras. Por fazer o tratamento correto.

    • @michelesecomandi301
      @michelesecomandi301 Рік тому +1

      Tratei depressão sem melhora por 13 anos, só agora fui diagnosticada corretamente e vejo através dos vídeos que realmente sou borderline

    • @wellingtonwnds
      @wellingtonwnds Рік тому +1

      Estou com 31 anos e tenho certeza que sou borderline. Mas infelizmente recebi o diagnóstico de bipolar tipo 2. Parabéns, vc não desistiu do seu marido!

    • @ianielsenogueiraaragao6634
      @ianielsenogueiraaragao6634 Рік тому

      ​@@wellingtonwnds 30% dos pacientes tem Boderline e bipolaridade ao mesmo tempo. O manejo da doença é diferente nesses casos, principalmente pq o uso de antidepresivos em bipolares é restrito, já que antidepressivos podem fazer o bipolar "virar" sair da depressão para a hipomania/ mania ou ficar em estado misto.

    • @wellingtonwnds
      @wellingtonwnds Рік тому

      @@ianielsenogueiraaragao6634 eu sei disso, por isso que faço uso da Paroxetina e nem por isso entro em hipomania. Mais fácil eu entrar em hipomania sem medicação nenhuma.

  • @lucianaribeiro8665
    @lucianaribeiro8665 10 місяців тому +1

    Parabéns ao Dr. Theodor por todo o conhecimento e prática, mas, sobretudo, pela coragem de ser super sincero!!
    Por mais psiquiatras com essa formação, vivência e conscientização!

  • @JFernandesSC
    @JFernandesSC 3 роки тому +37

    Incrível a qualidade destes médicos, muito obrigado.

  • @enisa1482
    @enisa1482 2 роки тому +14

    Parabéns doutores, sensacionais vocês e seus conhecimentos, e ao entrevistador também. Excelente live.

  • @carmemrampche4573
    @carmemrampche4573 Рік тому +5

    Bom demais!! Que o ser supremo abençoes esses profissionais!!!

  • @liziotome176
    @liziotome176 2 роки тому +15

    Vivo um inferno, minha visinha trabalhou pra mim por 6 anos, nossa ela fazia uma idealização de mim que dava até medo, a 4 anos eu precisei dispensa-la do serviço, desde dia em diante ela faz de minha vida um inferno, com ameaças e xingamentos diários, tenho muito medo da agressão, já fiz até BO mas não adiantou, ela não aceita tratamento pois alega ser evangélica e não precisa disso, já desisti dessa convivência, vou vender minha casa e sair do bairro para poder ter paz. Sinto por ela pois da medo que ela faça alguma coisa para seu próprio marido e filha, pois vivem uma vida miserável 😔

  • @edilmaoliveira3446
    @edilmaoliveira3446 2 роки тому +8

    Minha infância foi muito sofrida e hoje mim vejo depressiva e com uma desconfiança total com as pessoas.

  • @edilmaoliveira3446
    @edilmaoliveira3446 2 роки тому +8

    Concordo doutora Graziela. A família é base de tudo.

  • @canaldoprofessorvidal-2412
    @canaldoprofessorvidal-2412 Місяць тому

    Fui casado por 32 anos com uma portadora do transtorno de Borderline. A mãe é a avó dela também eram. Minha filha caçula também. Sou psicopedagogo e acabei me tornando um especialista nesse assunto. Recentemente aqui em Barcelona onde vivo há um ano fui capaz de identificar uma mãe borderline em surto com a filha de quatro anos na rua. Hoje estou escrevendo um livro de memórias que abordará profundamente essa questão.

  • @alinesapoti2835
    @alinesapoti2835 2 роки тому +5

    Gratidão imensa por toda essa explanação. Parabéns para cada profissional que aqui se apresentou. Todos fizeram suas colocações com muita clareza.
    Muito obrigada do fundo do coração.
    💗👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

  • @silvanacaiana1084
    @silvanacaiana1084 4 місяці тому +1

    O dr falou tudo sobre a PSICOTERAPIA 🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻

  • @psi.ademilson
    @psi.ademilson Рік тому +2

    Excelente vídeo. Sou psicólogo e estou aprendendo muito com os vídeos para aplicar nos atendimentos.

  • @Mr03111969
    @Mr03111969 2 роки тому +5

    Eles manipulam mesmo . Meu marido é assim.ele.necessita ser a pessoa mais útil dos amigos e quer que todo mundo faça a sua vontade.

  • @marisaguerini4114
    @marisaguerini4114 2 роки тому +13

    Boa tarde.
    Assisti totalmente e concordo plenamente com tudo. Infelizmente vivencio isso com minha filha mais velha.Diagnosticada faz 4 anos e com 3 internações para prevenir o suicídio, é muito sofrimento para ela e para nós da família. Gratidão à todos vcs pelas explicações.

    • @izabellandim7067
      @izabellandim7067 2 роки тому +1

      te entendo e torço pela melhora da sua filha. saúde e perseverança para toda a sua família 💖

    • @ronildarodrigues7233
      @ronildarodrigues7233 Рік тому +1

      Oi onde vc internou sua filha. Tenho uma filha com esse diagnóstico e preciso mto de ajuda

    • @marisaguerini4114
      @marisaguerini4114 Рік тому

      @@ronildarodrigues7233 olá minha querida!
      Mais uma vez ela está internada, agora pela quarta vez.Por motivo de maconha.O hospital Santa Mônica de Itapecerica da Serra, Hospital Bairral, Hospital Nova Reabilitação de Araçoiaba da Serra todos no SP.Como a acompanhar Amor Exigente( grupo de apoio), está me ajudando muito.Minha filha vai sair em breve e tenho muita esperança.

    • @marisaguerini4114
      @marisaguerini4114 Рік тому

      @@ronildarodrigues7233 Comece participar dos grupos do Amor Exigente

  • @anitacarvalho2662
    @anitacarvalho2662 Рік тому +3

    Ainda não tenho o diagnóstico! Minha psiquiatra ainda está investigando.Mas pelo que vocês falaram,tenho boderline .Quero dizer que foi muito bem esclarecido essas palavras de todos vocês. Amei o debate.👏🏽👏🏽

  • @polianagomesandrade7104
    @polianagomesandrade7104 2 роки тому +4

    Que debate brilhante!!! Parabéns a todos. Foi muito rico, porque acabei de receber o diagnóstico. Faço tratamento há um bom tempo e até então estava perdida quanto ao diagnóstico. Muito rico .

  • @Jamiltonvasconcelos
    @Jamiltonvasconcelos 3 роки тому +8

    Um dos melhores canal do youtube.

  • @Kleinede70
    @Kleinede70 3 роки тому +13

    Padrão da falta de auto amor.... Na minha adolescência eu me dopei com um copo de analgésico em compromidos e líquido e passei muito mal estar... e agora tem muito material na internet, como este maravilhoso. Que venho me compreendendo que sou mesmo borderlaine... cada explicação eu me entendo. Gratidão!

  • @luferreirabica
    @luferreirabica 3 роки тому +16

    Como estudante de psicologia aprendi muito. Obrigada.

  • @cristinafreitas6844
    @cristinafreitas6844 2 роки тому +14

    Por favor, caros psicólogos. Leiam "Vencendo o transtorno de personalida borderline - Manual do acienre da Marsha M. Leniham" antes de tratar um border. Somos um desafio para os psicólogos, mas tentar nos tratar com quem não domina o treinamento de habilidades pode ser fatal para nós. Grata

    • @NANUQUINHA
      @NANUQUINHA 2 роки тому +1

      Bravíssimo! Cansamos de patinar entre profissionais

    • @silvaneteyorikawa819
      @silvaneteyorikawa819 2 роки тому +3

      Obrigada por passar o nome desse livro já vou comprar, minha filha foi diagnosticada com esse transtorno, acredito que seja genético, pq sempre teve muito amor. Quero ajuda-la já que muitos profissionais negam o tratamento, muito triste a pessoa estudarem anos e não saber como tratar um transtorno, tenho pesquisado muito sobre e já estou conseguindo acalma-lá em suas crises já consegui mostrar para ela que passa , para mim é uma grande conquista. Como mãe vou continuar na luta sempre.

    • @patricialinodossantoscleto7187
      @patricialinodossantoscleto7187 Рік тому +2

      Sim, ela é uma psicóloga norte-americana, criadora da terapia comportamental dialética, mais eficaz nos transtornos de personalidade borderline.

    • @cibelereis7528
      @cibelereis7528 Рік тому +1

      @@silvaneteyorikawa819 Nenhum curso de graduação capacita para tudo. Se pessoa recusa é porque sabe que não vai dar conta. Deve ter atendido algum e como viu que não melhorava, se frustrou e resolveu não pegar mais casos assim. Assim como os médicos qdo vêem que um caso não é para eles e passam para um especialista, assim também tem psicólogos que se especializam em uma área. Se você não é capaz de entender isso, já mostra sua incapacidade de compreender as pessoas.

  • @silvanacaiana1084
    @silvanacaiana1084 4 місяці тому +1

    PARABÉNS AOS DOUTORES 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🇧🇷

  • @almavelha90
    @almavelha90 2 роки тому +11

    Muito, muito obrigada por essa live, muito esclarecedor... Acredito que minha mãe é boderlaine, tem muitas características, sofreu abuso sexual, enfim, muito difícil lidar com essa caixinha de surpresa que é minha mãe, vou buscar por um psiquiatra para fechar esse diagnóstico. Saber o que minha mãe tem é muito importante para mim.

    • @marcitaemily
      @marcitaemily 10 місяців тому

      Que bonito ver vc querendo ajudar sua mãe

  • @rosaneszerniak8374
    @rosaneszerniak8374 2 роки тому +1

    Meus caros... Vcs que estão criticando a Dra, não sabem de nada, o maior e principal desencadeado do border é a falta de amor, respeito, cuidado e proteção por parte dos pais nos primeiros anos de vida da criança. E falo por experiência própria e conhecimento de tantos outros casos que vieram de famílias disfuncionais e violentas

  • @tadeucotta8283
    @tadeucotta8283 2 роки тому +5

    Muitas vezes é a família que está doente...e que está na origem das psicopatologias.

  • @josenildamariademourasanto8435
    @josenildamariademourasanto8435 6 місяців тому

    Maravilhoso assunto e esses profissionais são excelentes.
    Parabéns vcs abordaram de maneira clara e com muita propriedade.

  • @rutecanuto5861
    @rutecanuto5861 2 роки тому +7

    Tenho uma filha de 19 anos! Ela tem todos esses sintomas, desde os 12 anos!

  • @SrtaVidal
    @SrtaVidal 2 роки тому +13

    Sobre a participação da família no tratamento, na realidade fica bem difícil, seria ótimo mas quase impossível.
    Pois levando em consideração que o paciente já é borderline por vir de uma família disfuncional, cito abuso sexual, violência, abandono entre outros, e também por questão genética, filho de pais com transtornos de personalidade, frequentemente não teria m uma família estruturada para dar apoio no tratamento.

  • @mariahelenaferreira2234
    @mariahelenaferreira2234 Місяць тому

    Ótimos doutores.muito obrigada..muito esclarecedor

  • @sollima7860
    @sollima7860 2 роки тому +6

    Que absurdo Grazielle!!..nem sempre assim. A insegurança nem sempre vem de ambientes assim. Que ótimo que a outra profissional esclareceu .

    • @sheilinha1195
      @sheilinha1195 2 роки тому +1

      Acho que 99 por cert vem sim, nem que seja de abuso emocional disfarçado. Sou border e participo de vários grupos, todos tem relato de abuso, abandono ou negligencia por parte dos pais Oi cuidadores, até não colocar limites na criança é uma forma de abuso

    • @iranildescosta2798
      @iranildescosta2798 Рік тому

      Infelizmente, vem sim. E não sou eu quem afirma, mas estudos científicos sólidos. Absurdo é aquilo a que submetem as crianças.

  • @regismartins7468
    @regismartins7468 3 роки тому +74

    Achamos de grande risco acusar os pais por estes starts como se fosse a principal causa. É bem provável que se isto acontecer, será uma das primeiras grandes experiências ruins do paciente, mas, independentemente disso, algo irá startar a patologia se já houver pré disposição. Acredito que há muitos casos em que os pais fizeram de tudo de melhor e mesmo assim o(a) filho(a) desenvolveu o transtorno. Tomem cuidado ao fazer este comentário acusador. Investigar essa ocorrência e mostrar que a incidência é alta é importante, mas, o comentário não pode ser lacrador.

    • @mounamoura1936
      @mounamoura1936 2 роки тому +15

      Junto-me a você, Regis Martins, sobre a acusação aos pais. Foi infeliz a Dra. Graziele. Lastimei profundamente. Sou Psicóloga e nem mesmo tendo comprovações dos danos que os pais possam ou causem aos filhos, jamais assim como coloco. ... Como a genética é um dos fatores, senti indesculpável a colocação da médica. Penso que O Canal deve levar ao conhecimento dela o que você, e eu, observamos (e verifiquei que mais alguém nos Comentários (Há inclusive uma estudante de Psicologia que diz que "aprendeu muito"; se não percebeu... teria aprendido que os pais são culpados. ... BOANOITE.

    • @kikebov
      @kikebov 2 роки тому +23

      às vezes a gente fala que nossa família é inocente, que esse transtorno é totalmente endógeno, mas isso é parte de ser trouxa dos outros e perdoar até crimes só pra se sentir tecido a alguém. A família estraga sim, sobretudo se são narcisistas, mentirosos, manipuladores.

    • @alicinha69
      @alicinha69 2 роки тому +3

      @@kikebov exatamente!

    • @brunow.calabria786
      @brunow.calabria786 2 роки тому +5

      @@mounamoura1936 após ler seus comentários, perdi a vontade de ouvir ao programa... Acusar, rotular, diagnosticar a priori, ou como se diz hoje em dia não-técnicamente "lacrar", ou qualquer outra "conclusão" ou "rótulo" é a antítese de uma atitude de um verdadeiro médico, eterno observador do indivíduo, que sempre é único. Enfim.

    • @estadodearte
      @estadodearte 2 роки тому +4

      Só a palavra "lacrador" não tem nada a ver com as observações da médica.

  • @elisabethpimentelgoncalves4661
    @elisabethpimentelgoncalves4661 2 роки тому +2

    Obrigada senhores especialistas pelas informações .Deus abençoe

  • @roquecomgranola5232
    @roquecomgranola5232 3 роки тому +22

    Dr. Theodor é outro nível... Acadêmico, base teórica. Formação pesada! Não é leitor de manual

  • @lianacristina3824
    @lianacristina3824 2 роки тому +15

    Excelente!! Se no dia eu estivesse participando faria duas perguntas, sobre necessidade de disciplina na vida de um borderline e sobre borderlines dependentes químicos.

    • @ravb9167
      @ravb9167 2 роки тому +2

      Ótima pergunta também gostaria de saber.

    • @alicinha69
      @alicinha69 2 роки тому +1

      Perfeita suas perguntas! Gostaria de saber a mesma coisa

    • @brunaarantes9097
      @brunaarantes9097 2 роки тому +2

      Sou borderline, já fui dependente química e minha vida era um caos, mesmo fazendo terapia levei uns dois anos pra entender que era melhor parar. Eu sentia grande necessidade de fugir da realidade

    • @anamariaguilhardo1893
      @anamariaguilhardo1893 2 роки тому +1

      Tbm gostaria de saber se tem de dar limites se entem isto e sobre uso de drogas

    • @anamariaguilhardo1893
      @anamariaguilhardo1893 2 роки тому

      Oi vc conseguiu melhorar, qual tratamento?

  • @aldajesus5931
    @aldajesus5931 8 місяців тому

    Vocês são anjos enviados por Deus para nós ajudar quando estamos quase desistindo graças a Deus continua ajudando a todos nós parabéns por esse canal

  • @elainemariano1273
    @elainemariano1273 3 роки тому +5

    Obrigada por todo conhecimento de vcs♡♡

  • @glauciamoreira186
    @glauciamoreira186 3 роки тому +5

    Gostei, mas achei muito chato ficar pulando de profissional para profissional a fala do doutor é muito técnica, difícil para a maioria. Mas o tema foi elucidativo, nos mostrou o quanto temos que estar preparados para atender e acolher as demandas dos pacientes.

  • @marlenecorreia9544
    @marlenecorreia9544 Рік тому +1

    Muito bom ouvir todos os médicos muito sábios , tenho um filho assim muito difícil conviver com ele, não quer se tratar sofro muito com isso fico sempre em alerta com as reações dele

  • @ljherculanoherculano1388
    @ljherculanoherculano1388 3 роки тому +3

    Já nesse vídeo recebí a resposta a minha pergunta, obg...

  • @keilaevangelista3374
    @keilaevangelista3374 2 роки тому +11

    Sociopata e borderline não tem como; um é zero emoção e o outro é 100% emoção. Tenho diagnóstico borderline há sete anos, fiquei internada duas vezes, 7 tentativas de suicídio, uma médica que aceitou me tratar, porém me enchia de sertralina e bup. Procurei outro médico, que disse que eu tinha depressão bipolar, me receitou bup e lítio, além das alucinações fiquei parecendo uma fera. Eu não sou bipolar nunca! Eu sempre tive problemas no trabalho, pois afrontava superiores tendo ataques de fúria e com colegas sempre discutindo. Não trabalho mais fora, essa maldita doença explodiu quando eu estava com 35 anos após uma separação. Tive uma infância conturbada com pai alcoolatra e mãe negligente, e tbm abuso sexual. A única coisa que quero é morrer, deixar existir, desaparecer...

    • @Brilhevossaluzz
      @Brilhevossaluzz 2 роки тому +1

      Você não está sozinha. Ainda vai viver muita coisa boa, tenha fé!!

    • @elisabethpimentelgoncalves4661
      @elisabethpimentelgoncalves4661 2 роки тому +3

      Entenda que seus pais e que tinham problemas pisicoticos e agiram assim com com você e deixaram magoas e sofrimento em você e que você hoje tem o auto conhecimento ouça os que os especialistas estão falando e faça seu tratamento quando vier o tormento faça a respiração que a médica falou e lembre que vai passar a crise e fazer o tratamento .com remédios e psicoterapia que seu médico te orientar .força

    • @dezahh15
      @dezahh15 Рік тому +1

      Muito bom ouvir hoponopono

    • @biafox8463
      @biafox8463 Рік тому +2

      vc é sensivel, só isso. seja gentil consigo, os outros tem seus problemas tambem. cuide do seu bem estar e acorde pensando: nao vou deixar nada abalar meu bom humor! Seja feliz 1 dia de cada vez. bjks

    • @cibelereis7528
      @cibelereis7528 Рік тому +1

      Você acredita errado. Sociopata não é zero emoção. Não sei de onde
      tirou isso. Sociopata não se importa com o sentimento DOS OUTROS. Isso não quer dizer sem emoção. Só que emoção deles é sempre para se importar com eles mesmos. Não aceitam ser culpados por nada. E muitas vezes dizem isso: "EU NÃO ACEITO SER CULPADO POR NADA." Daí aos poucos vão sendo abandonados pq ninguém aguenta aquela pessoa que nunca assume culpa em nada. Sempre culpando os outros. São pessoas q chegam aos 70 anos com o mesmo amadurecimento dos 15. Não saem daquela fase de demanda constante. Todo mundo tem que estar atento às vontades deles, mas eles nunca estão atentos às vontades dos outros.

  • @nalvaalcamim1354
    @nalvaalcamim1354 3 роки тому +4

    Assisti o programa completo. Sou estudante de Arte terapia.
    Agradeço pela qualidade na condução deste programa e de seus entrevistados.

    • @shirlly465
      @shirlly465 2 роки тому

      Oi Nalva sobre a Arte Terapia vc faz presencial?

  • @anapaulalacerda3656
    @anapaulalacerda3656 11 місяців тому

    Excelente o Drº Teodor.

  • @solangesilvalima5266
    @solangesilvalima5266 3 роки тому +3

    Muito obrigado pelas informacoes práticas e úteis sobre esse transtorno terrível .

  • @51sirlei
    @51sirlei 2 роки тому +6

    Tenho uma pessoa q tem todos esses sintomas e quando bebe bebidas alcoólicas fica incontrolável tantos na agressividade quanto no extinto de se machucar se matar correr risco

  • @anamartinstomaz6914
    @anamartinstomaz6914 3 роки тому +10

    Muito bom, sendo que o doutor parecia está dando aula pra médicos e nso falando pra um público geral.

  • @reamaral5880
    @reamaral5880 11 місяців тому +1

    Pra quem é diagnosticado com Transtorno de Personalidade Borderline, procure um terapeuta que trabalhe com a abordagem DBT (Terapia Comportamental Dialética) que é padrão ouro no tratamento desses pacientes.

  • @isabelbarros9653
    @isabelbarros9653 3 роки тому +7

    Fiquei viúva muito nova e inexperiente, talvez por isso minha filha tenha crescido com tanta insegurança. Não passei para ela o necessário.

  • @saberviver5115
    @saberviver5115 2 роки тому +5

    Relacionar-se com o border é um inferno!

  • @leilamariabergamaschizilio8238
    @leilamariabergamaschizilio8238 2 роки тому +3

    Muito bem explicado todos os médicos.... maravilhosos.

  • @priscilaoliveiramentora
    @priscilaoliveiramentora 2 роки тому +3

    Obrigada por tanta informação 🙏💜

  • @sergioomena934
    @sergioomena934 2 роки тому +2

    É uma luta enorme ter este diagnóstico. Só quem tem sabe

  • @rainha1705
    @rainha1705 2 роки тому +7

    Eu sofro muito,pq as pessoas não entendem

    • @arlindamariaconceicao5382
      @arlindamariaconceicao5382 Рік тому

      Não está sózinha!! Há mais borders e eles e os especialistas compreendem muito!! Forca! ❤❤❤❤❤

  • @gabypaixao9050
    @gabypaixao9050 3 роки тому +16

    Sou Border de carteirinha, ñ me conheço, pensamentos bagunçados, automotilação, dentre coisas bem piores...na minha infância, minha mãe me batia todos os dias. Sofri 2 estupros, com 9 e com 14 anos. ..vivi 8 meses em Cáceres privado sobre ameaça , a pessoa falava q iria matar meus pais e tentou violentar minha sobrinha

    • @raphaelmourao7
      @raphaelmourao7 3 роки тому +2

      nossa q historia.... muita paz pra vc....

    • @guerreiroinevitavel3429
      @guerreiroinevitavel3429 3 роки тому +1

      Muita paz pra você! Se cuide!

    • @viviasilvia5919
      @viviasilvia5919 3 роки тому +4

      Passei tudo isso. Dos 4 anos aos 13 anos meu padrasto e meu tio.. é terrível segui enfrente com a vida. Mas tenho muita Fé Em Deus.. quero fazer uma limpeza de spiritual e na minha alma

    • @rejanefreitas4451
      @rejanefreitas4451 2 роки тому +4

      @@viviasilvia5919 confia em Jesus. Ele é o único que pode, e sempre quer, curar a dor, os traumas da nossa alma, querida, trazendo paz ao coração. Mas é importante também você buscar uma ajuda terapêutica que possa te ajudar a aliviar a sua dor, para que você possa seguir em frente com leveza e alegria. Isso é possível. E você merece ser feliz e desfrutar do melhor da vida. Deus te abençoe grandemente!

    • @madrianipimentel555
      @madrianipimentel555 2 роки тому

      Eu não fui diagnosticada,mas suspeito que tenho me acho uma merda não consigo ter amigos sofro isolamento na infância sofri varios abusos e após o cancer tive uma piora muito grande

  • @marluceviana868
    @marluceviana868 2 роки тому +3

    Minha neta tem dez anos foi diagnosticada DTAH,mas ela também tem esse comportamento de humor !

    • @sheilinha1195
      @sheilinha1195 2 роки тому

      Eu tenho os dois, sou border e tdah

  • @rosienecarvalho6837
    @rosienecarvalho6837 3 роки тому +2

    Gratidão, dras e dr! Sou desse canal!

  • @lelianecristina8656
    @lelianecristina8656 Рік тому +1

    Porque sou BORDERLINE e SÍNDROME INTERNITENTE EXPLOSIVA e mesmo assim eu não consigo me aposentar, estou com 46 anos, já tentei suicídio 4 vezes. Não consigo trabalhar, me sinto instável no humor.

  • @georgerocha6826
    @georgerocha6826 8 місяців тому

    Todos três profissionais da area de psiquiatria são excelentes. Mas houve uma colocação na questão que a doutora Grazi levantou que eu achei muito importante que não se fala em nosso país, que é a questão da preparação desses país serem preparados emocionalmente para não causa esses problemas em seus filhos e filhas. Coisas que não dão importância em nosso país que diminuiriam bastante essa problemática de saúde mental em nosso meio social.

  • @gislainepaula1199
    @gislainepaula1199 6 місяців тому

    Tenho duas filhas, a maior conviveu com o pai por 3 anos e a caçula não se lembra dele, ela tinha 5 meses quando separamos.
    Era um relacionamento muito conturbado, ele era muito ruim com ela, não deixava ela comer q carne antes de comer o arroz com o feijão, e nem tomar o suco. Além das brigas, e ele todo fim de semana estava bêbado. Isso nos 3 primeiros anos de vida dela. Eu era uma coitada mas mãos dele, se eu falasse algo era ainda pior e muitas vezes me calava pra não ser pior. E ela sofreu muito com a separação, e ele depois abandonou elas. Já tem 7 anos que não vê elas. E eu voltei pra casa dos meus pais e tudo sempre foi muito difícil, ser pai e mãe. E ainda tenho que ouvir dele que a culpa é minha. E ela se parece muito com ele. Mentiras, inventa coisas, muita raiva, muita oscilação de humor.
    Resultado, a mais velha agora com 11 anos foi diagnosticada com transtorno de personalidade, ela pende pro Borderline, mas não pode concluir ainda por causa da idade. E a caçula que não conviveu com ele é super tranquila, divertida, amorosa. Realmente a infância conta muito. Uma pena não poder voltar atrás e fazer um novo começo. Agora é cuidar e arcar com as consequências.
    Devemos proteger as crianças, pro bem delas e para o nosso.

  • @brunamartins7198
    @brunamartins7198 Рік тому +1

    Assisti o vídeo inteiro e não falaram nada sobre o diagnóstico! Queria muito saber como é feito

  • @ezanegomescavalcantidasilv4295

    É verdade, oque a doutora falou, eles se machucar, eu creio que é pra chamar a atenção.

  • @silvanacaiana1084
    @silvanacaiana1084 4 місяці тому +1

    PSICOTERAPIA TCC

  • @vidaboaboavida.3141
    @vidaboaboavida.3141 3 роки тому

    Excelente!

  • @aldarosales4665
    @aldarosales4665 5 місяців тому

    Tenho uma filha com este padrão e num sofrimento atroz.Nunca foi diagnosticada pois foi a dois psiquiatras que lhe deram uma medicação que a minha filha a dada altura interrompeu .Tem hoje 24 ano s e tudo começou aos 16.Muitas crises de raiva e excessesso completo de sensibilidade.Pequenas coisa desplotam grandes crises em que pareçe transformada.Pouco tempo depois é a pessoa mais doçe e racional que conheço.Não foi falta do meu amor de mãe.Tenho sofrido horrores por medo de perder minha filha😢Oro muito a Deus ,mas existe fundamentos de criação para este panorama.Filha de pais separados mas com contacto com pai narcisista de quem já eu tb trago muito sofrimento de ter vivido com essa pessoa.Vivo num desespero cada vez que mha filha tem crises.Será que alguém consegue ajudar minha filha??E a mim??😢😢😢

  • @carloseduardovalentim3080
    @carloseduardovalentim3080 Рік тому +2

    Minha esposa é borderline tenho uma filha de 10 anos de outro casamento seria possível conviver com ela ou a algum risco

    • @iranildescosta2798
      @iranildescosta2798 Рік тому +2

      Sua esposa está em tratamento? Esse é o ponto principal. Procure um profissional especialista para esclarecer a sua dúvida, mas pelo que muito pesquisei, geralmente, o maior risco é para quem tem o transtorno. Lembrando da possibilidade de haver comorbidades. No caso de uma criança criada por alguém com TPB, há o risco de desenvolver algum transtorno, se não houver uma boa assistência para protegê-la do ambiente instável ao qual pode vir a ser submetida. Mas, como disseram os doutores, cada pessoa é única, o fundamental e inegociável é a adesão ao tratamento com psiquiatra e psicólogo concomitantemente. Deus os abençoe!

  • @mariadelurdescostaalmeidal8710
    @mariadelurdescostaalmeidal8710 2 роки тому +1

    Boa Tarde eu Lurdes Costa Almeida Lopes e é verdade eu tenho uma muito sntemas revoltada médo.

  • @jackblack4555
    @jackblack4555 3 роки тому +7

    A loira estava super ansiosa, notem a respiração dela.

    • @arletefonseca3225
      @arletefonseca3225 3 роки тому +2

      Excelente profissionais dando uma visão geral para os leigos e profissionais da área.. Excelente!

    • @danielasoares430
      @danielasoares430 Рік тому +1

      Tbm percebi isto

  • @delbacabeleireira8659
    @delbacabeleireira8659 10 місяців тому +2

    O borderline tem direitos a algum benefício ?

  • @silvanacaiana1084
    @silvanacaiana1084 4 місяці тому +1

    Dra o transtorno borderline nasce dessa forma de funcionamento

  • @DayaMF_28
    @DayaMF_28 Рік тому +1

    Eu já nem entendo mais nada , até meu diagnóstico eu tenho dúvidas 🙂, é tudo mto confuso pra assimilar...compreender ... eu queria tanto q existisse outras maneiras de diagnosticar alguém , pq no começo é depressão...depois é bipolar ,... depois é borderline+bipolar+esquizofrenia...........e fico me perguntando como ter certeza , e pq tudo é tão difícil na vida? Difícil mesmooo , deprimente demais.... slá qual o propósito do (existir) sofrendo...entendem ? É tudo muito razo , sem sentido real (vida) q logo terá o fim , a morte leva as pessoas, os animais e é isso ????
    Queria tanto entender 😢

    • @geisabarbosa6512
      @geisabarbosa6512 10 місяців тому

      A unica coisa que podemos esperar mesmo e a volta de Cristo

  • @user-ol5fj7wg5m
    @user-ol5fj7wg5m 6 місяців тому

    Bom dia

  • @ritadecassiadasilva4261
    @ritadecassiadasilva4261 11 місяців тому

    Boa noite

  • @ezanegomescavalcantidasilv4295

    Uma coisa, é si ele mandar uma mensagem pra alguém,e a pessoa não responde imensamente, ela já bloqueia a pessoa.

  • @Alessandra-wb7xs
    @Alessandra-wb7xs 2 роки тому +2

    Meu Deus, minha irmã é border e tem um filho autista, e não aceita se tratar 😢😬🤯

  • @Vanessamédicavet
    @Vanessamédicavet Рік тому

    Pessoas q tem sabe o quanto e difícil mas tem saida sim .

  • @juceliaoliveira8791
    @juceliaoliveira8791 6 місяців тому

    nossa ê verdade minha filha sofre desse transtorno eu aprendi ajudar ela primeiro Deus depois meu amor de mãe esta ajudando muito graças a Deus agora fácil não ê ela faz tratamento piciquiatra mais em casa so mente eu e Deus

  • @elenildanascimento9486
    @elenildanascimento9486 Рік тому +1

    Tenho uma filha,que tem , não tenho muito paciência com ela pôs fica braba com tudo,

  • @aureaoliveira-bp8tz
    @aureaoliveira-bp8tz Рік тому +1

    Tem cura o transtorno borderline

  • @simonedetavares
    @simonedetavares 3 роки тому

    Obrigada

  • @brendagondim3681
    @brendagondim3681 3 роки тому

    Eu assisti.

  • @sandramariagoncalvesdemell4425
    @sandramariagoncalvesdemell4425 11 місяців тому

    Com fazer pra marcar uma consulta com a Dra. Graziela por favor Obrigada

  • @neiredapaz5801
    @neiredapaz5801 11 місяців тому

    Eu sou tudo isso

  • @lyarobjesusssilva3118
    @lyarobjesusssilva3118 11 місяців тому

    Sofro muito , procurei ajuda e amanha vou receber minha devolutiva , mais a neuropsicologa ja adiantou bardeline

  • @sollima7860
    @sollima7860 2 роки тому +1

    Como assim psiquiatra. Sou psicóloga e tenho cliente que desenvolveu TPB..

  • @vidaboaboavida.3141
    @vidaboaboavida.3141 3 роки тому +2

    Fui diagnosticado e gosto disso tudo, o q faço?

  • @ritadecassiadasilva4261
    @ritadecassiadasilva4261 11 місяців тому

    Uma pessoa que trabalha muito com o rassocinio usa muito a memória pode ter comportamento mais agressivo devido a muita informação que precisam pelo tipo de trabalho

  • @ezanegomescavalcantidasilv4295

    Oque faço na questão de quando está, extremamente estressado, eu manter a calma.

  • @rutecanuto5861
    @rutecanuto5861 2 роки тому

    Boa noite!

  • @rainha1705
    @rainha1705 2 роки тому +2

    Então eu me tranco no meu mundo

  • @rainha1705
    @rainha1705 2 роки тому +5

    As pessoas falam que falta de Deus

    • @angelacarvalho5848
      @angelacarvalho5848 2 роки тому +1

      Vc está conseguindo ir trabalhar ?

    • @rainha1705
      @rainha1705 2 роки тому +1

      @@angelacarvalho5848 faz cinco anos que não trabalho.

    • @angelacarvalho5848
      @angelacarvalho5848 2 роки тому +1

      @@rainha1705 vc conseguiu encostar no inss

    • @rainha1705
      @rainha1705 2 роки тому

      @@angelacarvalho5848 não

    • @laneamorim1739
      @laneamorim1739 2 роки тому

      @@rainha1705 Por quê? Você tem documentos que comprovem sua situação?

  • @alicedasilvabento9671
    @alicedasilvabento9671 2 роки тому +10

    Coitados dos Borden eles não tem culpa de ser assim

  • @cidinhagodoy3983
    @cidinhagodoy3983 11 місяців тому

    Nossa! A médica disse que o borderline pode atacar os filhos...Eu sou totalmente diferente, mimei meus filhos em demasia e hoje sofro com isso.

  • @regianeaparecidaferreirama5673
    @regianeaparecidaferreirama5673 2 роки тому

    Tenho uma sobrinha que tem esta cindromee acredito que desenvolveu por vários fatores que presenciei abandono falta de amor insegurança medo mais a leva agora a ter certos comportamentos e até suicida

  • @anapaulalacerda3656
    @anapaulalacerda3656 11 місяців тому

    Excelente! Adorei, muito esclarecedor.

  • @nahiapacheco2435
    @nahiapacheco2435 Рік тому

    Nahia
    Eu não me machuco....mas tenho tudo os outros traços do borde

  • @Eusouamoreusouluz
    @Eusouamoreusouluz Рік тому

    Eu percebo que as pessoas que têm isso querem sempre ser bem tratadas, quase que colocadas num pedestal ...entendem as coisas errado, se alguém olhar um pouco diferente pronto ja acha que é algo contra e leva pessoal, tudo dói, reagem exageradamente, explodem com palavras duras ( às vezes esquece o que falou), instáveis, medos, negatividade, acham que as coisas darão errado, nao são más mas podem ser agressivas, impulsivas e muitas vezes por motivos bobos, dificuldade de se colocar no lugar do outro e nao podem ouvir não e serem contrariadas,percebo também certas paranóias...olha é complicado lidar com pessoas assim, temos que pisar em ovos, pensar antes de falar algo pq eles entendem errado, apontam os erros e defeitos das pessoas mas esquecem que ninguém é perfeito, eles tem dificuldade em relevar. Acham que o mundo gira em torno, há certo egocentrismo.
    Estou errada ou alguem percebe isso também? Algum border poderia responder?
    Luz e paz a todos.

    • @Melissa-dl7we
      @Melissa-dl7we 11 місяців тому

      Ah um pouco de exagero é olha q conheço uns tbm, e sou tenho 46 anos e vejo esses traços q tu disse em pessoas normais msm Ou seja tudo tem q ser avaliado realmente, pq eu tenho e não sou fria nem empatica é não gosto d chamar atenção pelo contrário evito até gente

    • @metodologiasarraf_desde2016
      @metodologiasarraf_desde2016 11 місяців тому +1

      Sou casada com um border há 15 anos... e sua descrição é exata. Difícil conviver com eles. Só para os fortes! 😪

    • @ainoamendesdasilva5793
      @ainoamendesdasilva5793 9 місяців тому

      Me descreveu muito bem.. infelizmente 😢😢 Eu sou Borden 😢