TERAPIA MANUAL Tenossinovite / Tendinopatia dos Flexores Punho e Dedos FISIOTERAPIA Dr. Robson Sitta

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 11 вер 2024
  • ▼CLÍNICA de FISIOTERAPIA DR. ROBSON SITTA
    (11)2528.4661 Ligue e agende sua consulta
    Rua Coriolano 1480 - Vila Romana (Lapa), SP
    FAÇA PARTE DAS MINHAS REDES SOCIAIS:
    ▼ INSCREVA-SE no UA-cam: www.youtube.co....
    ▼ Visite SITE OFICIAL: www.fisiositta.com.br
    ▼ CURTA no FACEBOOK: www.facebook.c....
    ▼ ADICIONE no LINKEDIN: / robson-sit. .
    ▼ SIGA no INSTAGRAM: / robson.sitta
    FISIOTERAPIA ESPECIALIZADA em ORTOPEDIA & TERAPIA MANUAL
    Tendinopatia é um termo geral para descrever a degeneração do tendão caracterizada por uma combinação de dor, edema e desempenho comprometido.
    A tenossinovite é um tipo de LER (Lesão por Esforço Repetitivo) e D.O.R.T. (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho).
    A etiologia exata não é clara. Estudos sugerem que se trata de uma condição de uso excessivo que provoca regeneração inadequada do tendão que o predispõe a microrrupturas e degeneração.
    Pessoas entre 30 e 50 anos de idade têm um risco maior de desenvolver tenossinovite do que indivíduos de outras faixas etárias. A condição é mais comum em pessoas do sexo feminino do que do sexo masculino
    Existem muitos termos usados para caracterizar transtornos crônicos nos tendões. Tendinite refere-se a um tendão dolorido com sinais histológicos de inflamação nele. Tendinose é uma degeneração intrínseca localizada de etiologia desconhecida, caracterizada por nódulos edemaciados localizados nos tendões. Diversos estudos demonstraram que biópsias dos tendões realizadas durante cirurgia não apresentam células inflamatórias.
    Diagnóstico
    Avaliação clínica
    Às vezes, exames de imagem
    Geralmente, o diagnóstico pode se basear nos sintomas e exame físico, incluindo palpação ou manobras específicas para avaliar a dor. RNM ou ultrassonografia podem ser feitas para confirmar o diagnóstico ou excluir outros distúrbios. RNM pode detectar rompimentos e inflamação dos tendões (bem como ultrassonografia).
    Tenossinovite dos flexores (tendinite do dedo): Este distúrbio musculoesquelético comum nem sempre é percebido ( Tendinite e tenossinovite do flexor dos dedos). A dor ocorre na palma da mão, na face palmar do polegar ou de outros dígitos, podendo ser distalmente irradiada. O diagnóstico é feito provocando-se dor ou sensibilidade à palpação de tendão e bainha e por notar edema e, possivelmente, nódulo. Em estados mais tardios ocorre o gatilho ou movimento súbito do dedo em flexão (dedo em gatilho).
    Tratamento
    Repouso ou imobilização, aplicação de calor ou de frio, seguido por exercício
    Altas doses de AINE
    Às vezes, infiltração de corticoides
    Os sintomas são aliviados por repouso ou imobilização (splint e tipoia) do tendão, aplicação de calor (para inflamação crônica) ou de frio (para inflamação aguda) e altas doses de AINE
    Após a inflamação ser controlada, exercícios que aumentam gradualmente a amplitude dos movimentos devem ser feitos diversas vezes ao dia, evitando desenvolver contraturas.
    Convivendo/ Prognóstico
    Evite mover as mãos e os pulsos da mesma forma repetidamente
    Use uma cinta ou tala - se sugerido pelo médico
    Siga um plano de exercícios recomendados por um especialista
    Tome nota especial de qualquer atividade que cause dor, inchaço ou dormência em seu polegar e no pulso
    Tenossinovite tem cura?
    A maioria das pessoas se recupera completamente com o tratamento para a doença. No entanto, se a condição for causada pelo esforço excessivo e a atividade não for interrompida, a tenossinovite pode voltar. Em condições crônicas, o tendão pode ser danificado e a recuperação pode ser lenta ou incompleta.
    Prevenção
    Evitar movimentos repetitivos e o uso excessivo dos tendões pode ajudar a evitar a tenossinovite.

КОМЕНТАРІ • 17