Pedro, um 👍 pelo simples fato de se propor conversar com a esquerda. Eu, de esquerda, mesmo discordando, às vezes, faço sempre questão de ouvi lo como uma voz lúcida na direita liberal. Opinião digna de ser ouvida.
@@rafagunslinger o que acontece é que quando se crítica a otan ou os EUA confundem isso com ser pro Putin.... Veja o que tem falado do Reinaldo Azevedo, direita liberal, só por ele apontar as contradições dos discursos
@@rafagunslinger TODAS. O PT finge que não, mas a ideologia obriga a ser a favor de Putin! E o mais absurdo é que a massa acha que a Rússia é socialista.
Eu não entendo pq a crítica (necessária) a Rússia venha com uma concessão aos erros americanos. "A invasão do Iraque foi errada, mas pelo menos...". O raciocínio que o erro de Putin tem o agravante de servir como mau exemplo se encaixa perfeitamente no caso dos EUA. A invasão do Iraque, Afeganistão, Líbano, Síria ensinou ao mundo que quem tem poder militar pode se impor. Putin sobre Criméia e Ucrânia, China sobre Taiwan e ilhas do pacífico... Há um correlação entre esses eventos. Se a Democracia liberal americana é superior militar, política e moralmente, cabe a ela a responsabilidade maior de se conter para poder conter os demais.
"A invasão do Iraque, Afeganistão, Líbano, Síria ensinou ao mundo que quem tem poder militar pode se impor" Bicho, isso é assim há 100mil anos. Não foram os EUA que ensinaram isso.
O Ocidente liberal está intervindo na propriedade privada de bilionários russos. Necessário ou não, isso já significa, na prática, uma relativização da propriedade privada, princípio basilar para o liberalismo... veremos quais as consequências disso para os governos ocidentais ricos e liberais a longo prazo. Rússia foi rejeitada pela União Europeia na década de 90. Simplesmente não existe um mundo democrático com países miseráveis. Quantas democracias sólidas existem no continente africano?! Democracia que não distribui prosperidade perde sua eficácia... as duas têm que andar juntas... EUA e a UE ajudaram a criar o "monstro"... Veremos se a China irá se curvar às pressões que os EUA fazem por meio de boicotes... Uma coisa é certa, a Era da Globalização acabou...
@@ored85 Eh. Você tem razão. Entre liberais e o fascismo. Eh o mais correto. Mas também no exagero do liberalismo econômico. No ideal de liberdade sem estar acompanhado de igualdade e fraternidade. Nos limites da liberdade. No falso antagonismo das elites liberais com o estado. Elites liberais adoram o estado. Pra elas. Todo mundo preocupado com corrupção. Mas a questão principal não eh o que eh ilegal. Mas sim o que eh legal. Eh por aí vai. Crise do liberalismo. Não vai ser criticando o Putin que vamos lidar com ela. Putin eh só distração.
@@renascienza.bazarclub Tipo todos os capitalistas e a ascensão do nazismo.... Hitler chegou ao poder em 33..... Ninguém no ocidente falou um A na época.
@@SamuelRusche E a URSS comunista não apenas não falou um "B" em cirílico na época, como mais tarde faria um pacto de não agressão que durou até serem incomodados. Isso não diz muita coisa. Na época, 1933, a URSS de Stalin ainda estava muito ocupada literalmente matando os ucranianos de fome.
Pedro boa tarde, uma sugestão, entrevistar uma russa que está sentido toda a problemática da guerra, ela vivendo no Brasil e com a família na Rússia, ela tem um canal no YT Olga do Brasil, acredito que seria bacana e nos iriamos gostar tbm! Abraços
"A última que achou ser seu direito dizer que povo existe ou não, ou que fronteiras eram legítimas ou não, como potência, foi a Alemanha nazista". E o Tibete, invadido e anexado pela China em 1951, com argumentos semelhantes aos do Putin - que o Tibete era parte da China, que o que ocorreu foi a "liberação pacífica do Tibete". Não conta? Na geopolítica, realmente, não contava quase nada. Mas culturalmente era de uma enorme importância.
Pedro, não é todo russo que está isolado assim. Hoje mesmo conversei com um deles (em inglês) que conseguiu acesso aqui ao UA-cam, e ele desabafou (o termo que ele mesmo usou) sobre a situação do país. Ao todo, 6 de seus amigos já fugiram ou estão para sair da Rússia. 3 com receio de perseguição e os outros por trabalharem com TI e as oportunidades de trabalho nessa área estão começando a ficar ameaçadas Não há espaço para compartilhar opiniões publicamente sobre o assunto, quem é descuidado é preso, com a alegação de ser um "cidadão não patriota". Toda a mídia russa repetem o mesmo discurso ensaiado: a guerra é chamada de "operação especial", que os "separatistas" em Donbass são vítimas de genocídio por ucranianos nazistas sedentos de sangue, "por seu desejo de falar russo". Quem não aderiu foi fechado por veicular "informação falsa" (ele apresentou uma longa lista, mas eu não falo russo). Quem for pego veiculando essas "informações falsas" online se arrisca a pegar de 9 a 15 anos de prisão (compare com o nosso sistema legal...). Ele confirma que a informação oficial é de que 64% dos russos apóiam a "operação". Mas essa informação é confiável? Bem, ela vem do governo... A única rede social não desativada ou ameaçada de cair no país é a VK (o dono é filho do chefe de política interna do Kremlin). Já não há Twitter, Facebook/Instagram, YT não é possível de acessar sem VPN, ao que parece.
Mais um belo Vídeo e com ótimas reflexões para variar. Só não tenho realmente certeza da veracidade da ultima frase, que "Jair Bolsonaro, ele entende que jogo está jogando melhor que muite gente por ai". Duvido muito que ele faça a menor ideia de como jogar esse xadrez político. Todavia certamente há pessoas no entorno dele que sabem...
Certamente o Jair é bugre e não muito ligeiro. Mas não subestimem o "fenômeno Bolsonaro", ele não é formado por um homem só, e foi competente o suficiente para estar no controle do país.
Como não? Qualquer outro presidente que fizesse o que ele fez, teria enfrentado sérios problemas, e seria carta fora do baralho na reeleição. A maquina de propaganda de bolsonaro é poderosa. E ele é "antiaderente". Nada gruda, nada cola nele. Ele ja falou atrocidades, vive se contradizendo com os "princípios cristãos e nada ...
@@bigbrou2755 Fato. Mas dúvido que isso seja "merito" da perspicácia pessoal dele. Bolsonaro não é eloquente, inteligente e tampouco articulado com as palavras. Isso explica porque foge dos debates mais do que o diabo da cruz. Pessoalmente acho que o sucesso do bolsonarismo se deve a uma conjuntura de fatores, que passam pelo anti petismo, pelo atentado que Bolsonaro sofreu dando forma a um "mártir" e por pessoas que o assessoram, criando narrativas e plantando desinformação que uma boa parte do eleitorado brasileiro está disposta a abraçar. Bolsonaro não criou a extrema direita fascista brasileira, ele apenas deu voz a ela e surfa nesta onda. Como boa parte desta extrema direita no fundo sabe quem Bolsonaro é, nada cola para eles. Eles já sabem que Bolsonaro é racista, homofóbico e corrupto e não se importam. Ele é exatamente o que querem.
Uma das melhores análises dos novos tempos que começa com a ascensão de Putin na Rússia e que a EU só perceba agora, com a invasão da Ucrânia. As democracias correm um grande perigo com os Populismos, sejam eles de esquerda ou direita, diminuindo as suas quantidades democráticas e as autocracias vem crescendo pelo mundo.
Vale lembrar duas coisas: . Uma das últimas vezes em que um ditador disse que um país vizinho ao seu não tinha o direito de existir foi Saddam Hussein, quando invadiu o Kuwait em 1990 para torná-lo mais uma província iraquiana, causando a Guerra do Golfo em seguida; . De acordo com a Freedom House, a Rússia de Putin passou a ser um país qualificado de "não-livre" desde 2004; e mesmo tendo invadido territórios da Geórgia em 2008 e da Ucrânia em 2014, o país era tratado com toda a reverência nos corredores do poder na América do Norte e principalmente na Europa. A única expulsão notável da Rússia até 2022 tinha sido do G8, que voltou a ser G7, em 2014.
É uma lástima que um país totalitário exerça sedução sobre as pessoas. Mas a responsabilidade disso tb deve recair nos líderes caducos que caem em descrédito que teavam guerras por interesses escusos
Pedro, você comenta que a última vez que uma potência se meteu na definição de bordas de outros foi na segunda guerra, mas o caso da Iugoslavia não foi um exemplo disto?
De jeito nenhum! A guerra da Iuguslávia foi uma guerra civil. Dá uma olhada na história conturbada da Iuguslávia. Foi um país que surgiu depois do final da 1a guerra mundial, quando acabam os impérios Austro-hungaro e Otomanos. São diversos povos diferentes que se uniram através da força e quase sempre de interesses políticos de potências externas. Fizeram parte do bloco socialista depois da segunda guerra e com o fim da União Soviética e a crise do bloco socialista esses povos se desagregam, entram em guerra civil, exigindo independência. Dessa guerra surgem diversos estados independentes a partir do território que era da Iuguslávia. Não teve potência que se meteu nisso. Forças de paz da ONU (e portanto, multinacionais) se envolveram no conflito e muito pelas denúncias de genocídio por parte do ex-ditador Slobodan Milošević que inclusive foi investigado pelo tribunal penal de Haia.
Infelizmente nenhum desses países preza pela democracia e pela solidariedade entre os povos. Todos os impérios funcionam mediante subjugação em maior ou menor grau aos países vizinhos. Hoje a Rússia é um país governado por um direitista com tendência autocrata, mas os EUA nunca utilizou à democracia como um valor. Se assim não fosse não teria conduzido regimes autocráticos na América Latina. No meu sonho os países desenvolvidos conduziriam desenvolvimento econômico aos países subdesenvolvidos e teríamos vida plena aqui na terra. Mas tradicionalmente os grandes impérios só trouxeram guerras e colonização aos países satélites.
@@renascienza.bazarclub fundamente sua resposta, porque eu mesmo não vejo o Putin falando de marxismo, classe trabalhadora ou mesmo comunismo nem na retórica, imagine na prática...
@@tandersun Marxismo não era mencionado na URSS desde os anos 30. Quando Stalin chegou ao poder, se passou ao "comunismo que funciona" na Rússia, o stalinismo. E essa é basicamente a linha adotada na Guerra Fria e a mesma que Putin segue até hoje, apesar da queda da União Soviética. Resumindo a cartilha stalinista: controle os suprimentos, persiga dissidentes com um sistema legal que os criminalize, controle a comunicação, controle a Economia e a cidadania para que estejam a serviço do Estado e não o inverso. Se uma cultura atrapalha o Estado, este deve DESTRUÍ-LA. Não é a primeira vez que o stalinismo tenta LIMPAR OS UCRANIANOS DA FACE DA TERRA (o termo é esse), e temo que não será a última.
Quando compramos uma ideia, assumimos um lado, um compromisso com os valores internos explícitos ou nao que nos foram entregues, e por mais que outros possam nos alertar a não se fechar a outras realidades, essa força interior egocêntrica que nos move em um sentido amplo e abrangente para refutar qualquer dissonância contrária e provar que estamos certos num determinado tempo da realidade aparente. Por isso que só se compreende a verdade do momento através do tempo e espaço, sendo este último melhor e mais bem definido. As forças Imperialistas dominantes, Neo Liberais, Bélicas Nacionalistas, Corporativas e Oligarcas se movem como num tabuleiro de xadrez, sacrificando primeiro a verdade do Povo. Usam como estratégia a violência o medo e o horror da guerra para arregimentar forças na opinião pública, através de suas agências de propagandas, estatísticas, Analíticas, tanto governamentais como privadas com intuito claro e evidente de cooptar mentes e corações a formar trincheiras na luta pela hegemonia da informação e esconder a verdade dos fatos ou mostrar parte dela apenas por conveniência, pois com a verdade fatídica se barganha muito. Usam de todos os meios e recursos para propagandear um discurso enviesado e direcionado para um único alvo e sentido...Cega se, a visão, a mente os sentidos, calam se vozes e amplificam se notícias alardeando o que se convém na hora é momentos propícios às demandas do jogo político. A partir daí, deste domínio da moral coletiva hegemônica, não se investiga mais nada, não se olha mais para os lados, tão pouco se questiona ou dúvida daquilo em que se acredita pois o intuito da propaganda é exatamente esse inventar e direcionar a notícia. Assim se faz os fanáticos idolatras por Lula & Bolsonaro...Apaguem as luzes, não observaremos mais a realidade, nem investigaremos a história nos livros, nao haverá nenhum questionamento ou voz destoante dos fatos, apenas seguiremos as convicções que nos foram vendidas como verdade única! 😔😎🤨 #PrefiroCiro 12 & PND 🍀✊🇧🇷 Unica Via!
Uma informação para ser analizada: Com relação aos símbolos pintados nos veículos militares ( z, z dentro de quadrado, triângulo, triângulo com estrela no meio, z dentro do triângulo, etc) podem indicar a origem dos veículos de acordo com batalhões e distritos militares russos.
As colunas do Pedro Doria sempre me causam sensações dúbias. Se por um lado gosto e acompanho sempre suas análises sempre muito inteligentes e fundamentadas sentindo-me mais informado e com uma perspectiva ampliada da realidade, por outro sinto sempre um pouco de medo do futuro. 👀
A extrema esquerda e a extrema direita não tem interesse na democracia, mas aqui se fala com gente que tá disposta a um diálogo inteligente, quem acredita que a esquerda ou a direita são o mal não está preparada pra um diálogo adulto.
@@gallopolako o problema não são a esquerda ou a direita em si. O problema é o assanho que os principais expoentes destas denominações têm em flertar com líderes, países e discursos liberticidas. E eu acho que todos aqui somos capazes de entender que a generalização no comentário foi feita em prol de tornar o discurso mais prático e não no intuito da vilanificação de um campo político inteiro.
@@pedroboueri Não foi uma generalização, foi a afirmação que o único lado comprometido com a democracia é a direita, isso é um absurdo, quanto aos principais expoentes, bem isso também não é verdade a extrema esquerda brasileira não tem nenhuma influência, já a extrema direita pra azar inclusive da direita democrática que fica marcada por esses extremistas está no poder.
Nenhum dos populistas brasileiros (Jair e Lula) estão interessados na democracia. Democracia obriga a prestar contas à sociedade, aos outros poderes e às instituições, isso só dá aporrinhaçao.
Sua ideia de falar que a invasão ao iraque e diferente da invasão da ukrania é valida porém falar que USA invadiu para colocar a democracia e a mesma coisa de falar que Rusia invadiu para acabar com o nazismo. Gosto de ouvir canais de direita para me causar uma discusão interna, vendo o seu video percebi que se vc tirar os nomes Rusia e Putin e colocar USA te garanto que quase ninquem iria reclamar tirando uma ou outra afirmação. A Rusia fez o que qualquer outra nação nuclear faria caso um inimigo declarado chegasse tão perto de suas fronteiras, veja cuba , e mesmo assim vc não viu nehum pais democratico recebendo sanções ou sua moeda desvalorizando. Gosto no Reinaldo Azevedo primeiro pq é declarado de direita ,segundo pq ele é bem mais imparcial que a maioria.
Pedro, já assistiu ao vídeo da Olga, a russa que vive no Brasil, a respeito do efeito da guerra no povo russo? Vale muito a pena assistir! ua-cam.com/video/-j4XyIMxuII/v-deo.html
Os que mais sofrem são os mais desfavorecidos. Minimizar o que está acontecendo com os russos me parece ainda pior do que minimizar o que acontece com os brasileiros neste governo. Não podemos dizer que está tudo bem porque já tivemos momentos difíceis, assassinatos e corrupção durante toda nossa história depois da colonização. Assisti o vídeo da Olga e apesar dela não ser jornalista, mostra uma uma visão de uma expatriada russa.
@@danielagilsogamo402 Gostei de você negar uma visão de um RUSSA por não gostar do que ela fala. Isso se chama falácia Ad hominem circunstancial. Não gostou dela? Tem a Valéria do canal uma russa no Brasil. Há os canais 1420, Asian Boss, entre tantos outros que são opositores à guerra.
Infelizmente, tem uma parte da esquerda que enxerga só o que quer e quando quer, triste ver a dificuldade de unir os grupos políticos por uma coisa básica como a defesa da democracia e autonomia dos povos, só isso já ajudariam, e muito, a unificar um único discurso contra essa guerra em prol de uma saída dialogada entre os beligerantes!! Uma coisa é certa, essa guerra vai definir muita coisa para o mundo e para as eleições no Brasil, fiquemos todos atentos!!
Não há críticas à Rússia, o que é bizarro. Só vejo mais críticas à OTAN, por parte da esquerda. Os EUA causaram um caos no mundo, porém quem está fazendo isso nesse momento é a Rússia.
Realmente, não é nada fácil. Porque ainda que eles consigam enxergar, eles não querem. Esperam que a vitória da Rússia lhes dê um cenário político mais favorável à esquerda no mundo. O problema nem é a ignorância, é o conflito de interesses.
Eu acompanho as mídias da esquerda (progressistas e marxistas) e todos são unânimes. Condenam a invasão da Rússia a Ucrânia. A merda de divergir com liberais é que se acham racionais e donos da razão.
@@renascienza.bazarclub Qual mídia progressista ou marxista apoia a Rússia? Quais segmentos da esquerda apoiam a Rússia? Os únicos lunáticos são a galera do PCO.
@@victoraraujo1121 Eu devo perguntar as credenciais para ficar mais fácil de identificar? Bem, não conheço nenhuma mídia marxista, e confesso que a "ex-querda" de hoje quase não faz ideia de quem seja Karl Marx, Bakunin ou Lênin.
Leio você faz tempo, gosto da sua leitura sobre muitos assuntos, mas dizer que os EUA "invadiram pra implantar uma democracia"... Aí é simplicidade demais, e, sabemos q não foi isso! No mais estou de acordo!
Essa de economia brasileira ser maior que a russa na minha opinião é uma falácia , o que importa é poder capaz de se projetar e o valor agregado de uma economia , a Rússia tem bomba atômica , tecnologia aeroespacial , riqueza minerais e agrícolas extraídas com tecnologia que eles dominam em grande parte , até vacina eles fizeram , não ficaram na mãos de farmacêuticas americanas . Nós somos muito menos perigosos
Democrática, a Rússia nunca foi. Sempre teve governos autoritários, com regimes mais ou menos fechados a depender da ocasião. Por outro lado, enxergar o conflito atual como uma disputa entre ditaduras e democracias é um erro. A Ucrânia de Zelensky não é nem nunca será democrática.
Até o meu candidato #PrefiroCiro é reticente a respeito desse assunto. Esquerda no Brasil, só é esquerda se for contra os americanos. Pedro, você que também é mestre nos temas digitais, me explica uma coisa: os hackers russos são todos a favor do Putin? Não tem nenhumzinho capaz de quebrar essa bolha que não permiti que a população saiba da guerra? #LeiaPedroFeroz
O Meio precisa aprender com o maior dos 'nossos' analistas geopoliticos: Pepe Escobar. "a violencia da invasão do Iraque a da Ucrania são iguais" Não! não são!
Bush Jr, nomeado presidente por juízes indicados por seu pai, ordenou sob um pretexto falso a invasão a uma nação independente. Pela régua usada pra julgar a Rússia, Bush seria um autocrata, os EUA de então uma sub-democracia, com uma família praticamente há 20 anos no governo, roubando o petróleo de outro povo. Zero tolerância com abusa de força. Seja o policial da esquina, seja o presidente da Rússia ou EUA.
Tá aí o problema de ter um mal*uco no poder. Devemos defender a nossa democracia. E mostrar para o novo governo, que não iremos aceitar atitudes absurdas, contra o povo.
@@Tiagopirata discordo, acho q podemos enxergar Los, mas assistimos tais absurdos e reclamamos quão absurdos são e na sua maioria já nos acostumamos. Basta olhar para como a maioria das pessoas vivem em nosso país, somos manipulados, Entre outros inúmeros absurdos. Somos um povo passivo no mau sentido da palavra. Com todo respeito a sua opinião.
Se a gente observar com atenção, existe uma diferença clara entre a posição oficial de uma entidade e a posição informal de quem segue essa entidade. Até hoje não conversei com qualquer lulopetista que não fosse pró-Putin. Absolutamente nenhum. E eu converso com um monte de gente diferente todos os dias.
Gessen ta longe de ter escrito a melhor biografia do Putin. As biografias da Fiona Hill, Mikhail Zygar, Steven Lee Myers e da Catherine Belton dão de dez a zero nela.
Ninguém que tenta subjugar o mais fraco por pura ganância ou sede de poder merece respeito, e isso vale para Putin e para os povos de todos os países ricos do mundo. Também é bom dizer que o totalitarismo da imprensa russa não difere muito do totalitarismo da imprensa neoliberal do chamado mundo livre. E não é porque 1% da população dos países ditos democráticos buscam pela verdade da informação que podemos chamar esses países de democracia.
Não se deve confundir política interna dos países com as suas políticas externas. Veja a aproximação do governo democrata dos EUA ao governo de Maduro na Venezuela. Países tem interesses, só a segurança nacional fica acima de interesses comerciais. A Rússia se tornou um problema de fato para os EUA por conta de sua aproximação com a China. Se de fato quisessem a paz ela teria ocorrido, pela regra internacional da autodeterminação dos povos. No caso, havia uma guerra civil no país antes da invasão. Ocidente deu aos Ucranianos uma falsa esperança de vitória com uma ajuda: com armas para a população civil a lá Bolsonaro aqui no país com armas para a defesa pessoal. As várias guerras e invasões históricas no território ucraniano e as estratégias militares utilizadas dado o território não ser acidentado. Putin cometeu um erro militar grave se de fato quis ocupar a Ucrânia toda, pois o território Ucraniano é muito grande. E para isso ele deve ter pensado na queda imediata do governo de Zelensky. Ele não contou com a manutenção do governo como ocorreu e a resistência das tropas ucranianas. É muito menos com a reação forte por parte da Europa dependente do gás russo. Quanto à postura do governo de Biden, infelizmente muito previsível e o que levou de fato Putin a invadir a Ucrânia. A ameaça do Biden antes da invasão foi um simples blefe. Especialistas militares afirmaram que o exército russo não estaria preparado para uma guerrilha urbana. Será que o Putin cairá? Acho que não por conta da reação dos americanos e europeus que demonizam não só o governo de Putin, mas a população russa. Isso unirá o povo e governo russos e não o contrário.
Mas 'homi', daonde que os EUA foram impor uma democracia no Iraque?? Foram lá roubar o petróleo e pronto, matando mulheres e crianças como um videogame nefasto. Onde e quando os EUA contribuiram com a democracia fora de suas fronteiras??? Fora essa parte do vídeo (na minha leitura, um ponto bem fora da curva), a análise contribui bastante para o entendimento geral da situação atual.
Putin tá errado e essa guerra é mais relevante que as outras do século XX, isso é fato. Mas os EUA invadiram não só um, mas vários paises (Iraque, Afeganistão, Líbia, etc), e nem de longe houve essa reação contra eles. O fato de terem feito o que fizeram e ter ficado por isso mesmo autorizou a Rússia a fazer o que está fazendo. Ou seja, quem inicou o ciclo de guerra que vc mencionou foram os EUA, não a Rússia.
@@renascienza.bazarclub é uma economia capitalista, com empresas privadas, em livre mercado, banco central, aberta ao comércio internacional. Não tem como ela ser planejada pelo estado, isso só existe em estados socialistas...... Vc pode ter um estado com muito controle sobre os elementos do mercado, mas não completamente planejada
Vargas não era de esquerda? O pai do sindicalismo, o autor da CLT, o cara que praticamente colocou de pé esse Estado inchado e horroroso era de direita? Era liberal? N força a barra Pedro
Rapaz, eu tô lendo um pouco mais sobre Getúlio Vargas. Não é fácil classificar Getúlio Vargas entte direita e esquerda. Getúlio Vargas era um conciliador, desenvolvimentista, nacionalista. Vargas era complexo e não dá para classifica-lo / rotula-lo como direita ou esquerda. Essa análise bilateral / binária da internet está emburecendo todo mundo. As análises tem que ser mais complexas e aceitaren múltiplos pontos de vista. A realidade é mais complexa do que as analises binarias da internet.
Pois é. Meu receio é estarem subestimando a besta… Concordo que eles saibam que jogo estão jogando. E Não tem regras… Sem terceira via, vamos precisar fazer a única opção (longe de ser o desejado) para barrar esse pessoal e suas ideologias totalitárias. :(
É... não é bem assim não viu. Tenho amigos russos q moram na Rússia. O relato deles é q essa visão só prevalece entre os mais pobres. Classe média pra cima tá tentando fugir do país.
Sim, estou acompanhando russos. A maioria não está gostando da guerra e teme o futuro. Percebi que os que viveram na década de 90 são mais favoráveis ao governo russo.
Pedro, seus argumentos estão certos em parte. Mas, cuidado. Muitas vezes na tentativa de discutir determinado assunto acabamos nos perdendo em nossas argumentações. Você se perdeu em vários momentos de sua fala, especialmente na caracterização da Rússia como um regime totalitário e na tentativa de diferenciar as invasões do Iraque e da Ucrânia, o que necessitaria de mais elementos teóricos e históricos para atingir tal objetivo. É muita pretensão achar que é possível fazer uma síntese em vídeo de um assunto tão complexo, sem aprofundar em suas nuances. O jornalismo não pode ser orientado à guerra de verdades. Se for para ter uma visão mainstream, buscaremos os veículos de mídia tradicionais, não há necessidade do Meio.
1. "seus argumentos estão certos em parte" 2. Se opõe a todos eles sem desenvolver as objeções, apenas com uma variação do agora famoso discurso "é complexo".
Nada o Z o V o triângulo são pra diferençiar dos tanques Ucranianos que também são tanques Rússos e Soviéticos, melhor vc estudar mais e parar de desinformar
Nossa, a vontade de polarizar o pensamento é muito grande. Agora, qualquer um que não tenha um ataque histérico pró Ucrânia é automaticamente ignorante ou fascista. Quem é que está dizendo que a Rússia está certa ou que a Rússia não seja totalitária? Referências, por favor.
Precisamos ter um "ataque histérico pró-Ucrânia" porque esses conflito significa que o Fascismo (o de verdade, não a palavra mais usada para xingar alguém) voltou a pegar em armas. Quem lembra da última vez, ou da guerra fria que se seguiu, sabe o quão grave é isso.
@@renascienza.bazarclub , seu pensamento me parece exaltado e emocionado. Acho isso romântico e muito importante para aqueles que põem em prática suas ideias em defesa de algo. Contudo, penso que atacar todos aqueles que discordam em parte de você não tenha o efeito que você espera. Esta é a minha visão sobre a condução do editorial recente do Meio sobre a Guerra na Ucrânia.
@@rafagunslinger Caro, se meu pensamento não fosse exaltado e emocionado durante uma guerra na qual pessoas de ambos os lados estão morrendo para cumprir a agenda expansionista de um velho covarde que se esconde em um bunker, eu não seria um ser humano. Então sim, eu concordo que é importante.
@@rafagunslinger Eu fui criado durante a Guerra Fria. Não foram anos nada interessantes para qualquer um que conseguia entender o que está acontecendo e o que poderia acontecer. O adolescente que eu fui não dormia direito. A "globalização" já existia, mas se tratava de compartilhar a morte em distâncias globais, não mercadorias. Então eu "estou" na Ucrânia. Esse lugar fica no mesmo mundo em que eu moro. E você está lendo a minha versão civilizada de uma arma. Achar que você está muito longe da guerra é a mesma coisa que achar no início de 2020 que estava tudo tranquilo, a epidemia de Covid estava em Wuhan. "Primeiro entraram na casa do meu inimigo, eu comemorei. Depois entraram na do meu vizinho, eu não me importei. Então meu amigo me pediu ajuda e, com medo, eu neguei. Agora estão entrando na minha casa, e ninguém pode me ajudar" Se eu não me posicionar hoje e apenas for dormir, amanhã eu acordo de volta no século XX. E isso eu não quero.
As principais notícias do dia no seu e-mail logo cedo. Assine a newsletter do Meio. Não custa nada! 👉 www.canalmeio.com.br
Assinar já 🔥🔥🔥🔥
Pedro, um 👍 pelo simples fato de se propor conversar com a esquerda. Eu, de esquerda, mesmo discordando, às vezes, faço sempre questão de ouvi lo como uma voz lúcida na direita liberal. Opinião digna de ser ouvida.
Qual esquerda que é pró-Putin?
@@rafagunslinger nenhuma
@@rafagunslinger o que acontece é que quando se crítica a otan ou os EUA confundem isso com ser pro Putin.... Veja o que tem falado do Reinaldo Azevedo, direita liberal, só por ele apontar as contradições dos discursos
@@rafagunslinger bancada do PT no Senado
@@rafagunslinger TODAS. O PT finge que não, mas a ideologia obriga a ser a favor de Putin! E o mais absurdo é que a massa acha que a Rússia é socialista.
Eu não entendo pq a crítica (necessária) a Rússia venha com uma concessão aos erros americanos. "A invasão do Iraque foi errada, mas pelo menos...". O raciocínio que o erro de Putin tem o agravante de servir como mau exemplo se encaixa perfeitamente no caso dos EUA. A invasão do Iraque, Afeganistão, Líbano, Síria ensinou ao mundo que quem tem poder militar pode se impor. Putin sobre Criméia e Ucrânia, China sobre Taiwan e ilhas do pacífico... Há um correlação entre esses eventos. Se a Democracia liberal americana é superior militar, política e moralmente, cabe a ela a responsabilidade maior de se conter para poder conter os demais.
Exato!
"A invasão do Iraque, Afeganistão, Líbano, Síria ensinou ao mundo que quem tem poder militar pode se impor"
Bicho, isso é assim há 100mil anos. Não foram os EUA que ensinaram isso.
Perfeito mas idílico. A tendência é não abrir mão do poder de barganha dos grandes arsenais
@@marcosmcm86 meu recorte é o pós guerra fria e fim da União Soviética.
O Ocidente liberal está intervindo na propriedade privada de bilionários russos. Necessário ou não, isso já significa, na prática, uma relativização da propriedade privada, princípio basilar para o liberalismo... veremos quais as consequências disso para os governos ocidentais ricos e liberais a longo prazo. Rússia foi rejeitada pela União Europeia na década de 90. Simplesmente não existe um mundo democrático com países miseráveis. Quantas democracias sólidas existem no continente africano?! Democracia que não distribui prosperidade perde sua eficácia... as duas têm que andar juntas... EUA e a UE ajudaram a criar o "monstro"... Veremos se a China irá se curvar às pressões que os EUA fazem por meio de boicotes... Uma coisa é certa, a Era da Globalização acabou...
Outro tema que deveria ser destaque no meio eh a perigosa aproximação entre liberalismo e fascismo.
você quis dizer "aproximação entre liberais e fascismo", né?
@@ored85 Eh. Você tem razão. Entre liberais e o fascismo. Eh o mais correto. Mas também no exagero do liberalismo econômico. No ideal de liberdade sem estar acompanhado de igualdade e fraternidade. Nos limites da liberdade. No falso antagonismo das elites liberais com o estado. Elites liberais adoram o estado. Pra elas. Todo mundo preocupado com corrupção. Mas a questão principal não eh o que eh ilegal. Mas sim o que eh legal. Eh por aí vai. Crise do liberalismo. Não vai ser criticando o Putin que vamos lidar com ela. Putin eh só distração.
Você vai ajudar a gente se der exemplos
@@renascienza.bazarclub Tipo todos os capitalistas e a ascensão do nazismo.... Hitler chegou ao poder em 33..... Ninguém no ocidente falou um A na época.
@@SamuelRusche E a URSS comunista não apenas não falou um "B" em cirílico na época, como mais tarde faria um pacto de não agressão que durou até serem incomodados.
Isso não diz muita coisa.
Na época, 1933, a URSS de Stalin ainda estava muito ocupada literalmente matando os ucranianos de fome.
Pedro boa tarde, uma sugestão, entrevistar uma russa que está sentido toda a problemática da guerra, ela vivendo no Brasil e com a família na Rússia, ela tem um canal no YT Olga do Brasil, acredito que seria bacana e nos iriamos gostar tbm! Abraços
Perfeito!
Mandou mto em trazer o Masha Gessen. 👏👏👏
"A última que achou ser seu direito dizer que povo existe ou não, ou que fronteiras eram legítimas ou não, como potência, foi a Alemanha nazista". E o Tibete, invadido e anexado pela China em 1951, com argumentos semelhantes aos do Putin - que o Tibete era parte da China, que o que ocorreu foi a "liberação pacífica do Tibete". Não conta? Na geopolítica, realmente, não contava quase nada. Mas culturalmente era de uma enorme importância.
Gente do céu..... Todos as bombas que USA jogaram pelo mundo mano..... Parem de ser trouxas.
Visão extremamente sensata e precisa. Parabéns!
Pedro, não é todo russo que está isolado assim.
Hoje mesmo conversei com um deles (em inglês) que conseguiu acesso aqui ao UA-cam, e ele desabafou (o termo que ele mesmo usou) sobre a situação do país.
Ao todo, 6 de seus amigos já fugiram ou estão para sair da Rússia. 3 com receio de perseguição e os outros por trabalharem com TI e as oportunidades de trabalho nessa área estão começando a ficar ameaçadas
Não há espaço para compartilhar opiniões publicamente sobre o assunto, quem é descuidado é preso, com a alegação de ser um "cidadão não patriota".
Toda a mídia russa repetem o mesmo discurso ensaiado: a guerra é chamada de "operação especial", que os "separatistas" em Donbass são vítimas de genocídio por ucranianos nazistas sedentos de sangue, "por seu desejo de falar russo".
Quem não aderiu foi fechado por veicular "informação falsa" (ele apresentou uma longa lista, mas eu não falo russo). Quem for pego veiculando essas "informações falsas" online se arrisca a pegar de 9 a 15 anos de prisão (compare com o nosso sistema legal...).
Ele confirma que a informação oficial é de que 64% dos russos apóiam a "operação". Mas essa informação é confiável? Bem, ela vem do governo...
A única rede social não desativada ou ameaçada de cair no país é a VK (o dono é filho do chefe de política interna do Kremlin). Já não há Twitter, Facebook/Instagram, YT não é possível de acessar sem VPN, ao que parece.
Assustador esse relato! Tenso demais...
Impressionante esse vídeo z assisti várias vezes, agradeço imensamente 🤓👍🏻
É muito raro ver um analista brasileiro que discute o conflito na Ucrânia c/ as ferramentas de um mundo pós 1989/1991. Parabéns.
Perfeito Pedro.
Pedro como suas análises são inteligentes e sensatas!
Pra quem quiser ampliar o debate desse Ponto de Partida, recomendo o vídeo do canal do Jones Manoel: "Yuval Harari e a Propaganda da Guerra".
Sim. Eu vi. Excelente!
Pedro, hoje é meu niver!! Me dá parabéns pq tô sempre presenteeeee🙋🏻♀️
Parabens Luiza!
Vai ter bolo?
Parabéns Lu!
Parabéns!
Parabéns!
Parabéns!
Mais um belo Vídeo e com ótimas reflexões para variar. Só não tenho realmente certeza da veracidade da ultima frase, que "Jair Bolsonaro, ele entende que jogo está jogando melhor que muite gente por ai". Duvido muito que ele faça a menor ideia de como jogar esse xadrez político. Todavia certamente há pessoas no entorno dele que sabem...
Não vai por esse caminho não...
Certamente o Jair é bugre e não muito ligeiro. Mas não subestimem o "fenômeno Bolsonaro", ele não é formado por um homem só, e foi competente o suficiente para estar no controle do país.
O Jair não sabe: quem mais sabe é o deputado Eduardo (e, próximo a ele, o vereador Carlos)
Como não? Qualquer outro presidente que fizesse o que ele fez, teria enfrentado sérios problemas, e seria carta fora do baralho na reeleição.
A maquina de propaganda de bolsonaro é poderosa. E ele é "antiaderente". Nada gruda, nada cola nele. Ele ja falou atrocidades, vive se contradizendo com os "princípios cristãos e nada ...
@@bigbrou2755 Fato. Mas dúvido que isso seja "merito" da perspicácia pessoal dele. Bolsonaro não é eloquente, inteligente e tampouco articulado com as palavras. Isso explica porque foge dos debates mais do que o diabo da cruz. Pessoalmente acho que o sucesso do bolsonarismo se deve a uma conjuntura de fatores, que passam pelo anti petismo, pelo atentado que Bolsonaro sofreu dando forma a um "mártir" e por pessoas que o assessoram, criando narrativas e plantando desinformação que uma boa parte do eleitorado brasileiro está disposta a abraçar. Bolsonaro não criou a extrema direita fascista brasileira, ele apenas deu voz a ela e surfa nesta onda. Como boa parte desta extrema direita no fundo sabe quem Bolsonaro é, nada cola para eles. Eles já sabem que Bolsonaro é racista, homofóbico e corrupto e não se importam. Ele é exatamente o que querem.
A postagem como sempre excelente e esclarecedora, agora o destaque hoje vai para a camisa do Pedro, irmão, isso é que é estilo, tira muita onda rsrsrs
Uma das melhores análises dos novos tempos que começa com a ascensão de Putin na Rússia e que a EU só perceba agora, com a invasão da Ucrânia. As democracias correm um grande perigo com os Populismos, sejam eles de esquerda ou direita, diminuindo as suas quantidades democráticas e as autocracias vem crescendo pelo mundo.
👏👏👏!!! - Parabéns pela análise!!!
Excelente análise!
Excelente. Parabéns!!
Vale lembrar duas coisas:
. Uma das últimas vezes em que um ditador disse que um país vizinho ao seu não tinha o direito de existir foi Saddam Hussein, quando invadiu o Kuwait em 1990 para torná-lo mais uma província iraquiana, causando a Guerra do Golfo em seguida;
. De acordo com a Freedom House, a Rússia de Putin passou a ser um país qualificado de "não-livre" desde 2004; e mesmo tendo invadido territórios da Geórgia em 2008 e da Ucrânia em 2014, o país era tratado com toda a reverência nos corredores do poder na América do Norte e principalmente na Europa. A única expulsão notável da Rússia até 2022 tinha sido do G8, que voltou a ser G7, em 2014.
Isso é verdade, mas eu creio que Pedro se refere a segunda invasão ao Iraque. Aquela feita por George Bush filho, depois do 11 de setembro
Já ouviu falar de um país chamado Estados Unidos da América?
É uma lástima que um país totalitário exerça sedução sobre as pessoas. Mas a responsabilidade disso tb deve recair nos líderes caducos que caem em descrédito que teavam guerras por interesses escusos
Ideologia corrói qualquer cérebro e capacidade lógica.
Sou social democrata e não tem como apoiar o que a Rússia tá fazendo.
A esquerda séria não apóia a Russia
Excelente! Obrigada, Pedro Dória.
Excelente!!! Este artigo tem que atingir o máximo de pessoas possível.
Pedro, você comenta que a última vez que uma potência se meteu na definição de bordas de outros foi na segunda guerra, mas o caso da Iugoslavia não foi um exemplo disto?
De jeito nenhum! A guerra da Iuguslávia foi uma guerra civil. Dá uma olhada na história conturbada da Iuguslávia. Foi um país que surgiu depois do final da 1a guerra mundial, quando acabam os impérios Austro-hungaro e Otomanos. São diversos povos diferentes que se uniram através da força e quase sempre de interesses políticos de potências externas. Fizeram parte do bloco socialista depois da segunda guerra e com o fim da União Soviética e a crise do bloco socialista esses povos se desagregam, entram em guerra civil, exigindo independência. Dessa guerra surgem diversos estados independentes a partir do território que era da Iuguslávia.
Não teve potência que se meteu nisso. Forças de paz da ONU (e portanto, multinacionais) se envolveram no conflito e muito pelas denúncias de genocídio por parte do ex-ditador Slobodan Milošević que inclusive foi investigado pelo tribunal penal de Haia.
Que vídeo sensacional!
Infelizmente nenhum desses países preza pela democracia e pela solidariedade entre os povos. Todos os impérios funcionam mediante subjugação em maior ou menor grau aos países vizinhos. Hoje a Rússia é um país governado por um direitista com tendência autocrata, mas os EUA nunca utilizou à democracia como um valor. Se assim não fosse não teria conduzido regimes autocráticos na América Latina. No meu sonho os países desenvolvidos conduziriam desenvolvimento econômico aos países subdesenvolvidos e teríamos vida plena aqui na terra. Mas tradicionalmente os grandes impérios só trouxeram guerras e colonização aos países satélites.
Putin não se declara de Direita, e nem o é.
Mas se a esquerda brasileira quiser tratá-lo assim, eu não me oponho.
@@renascienza.bazarclub fundamente sua resposta, porque eu mesmo não vejo o Putin falando de marxismo, classe trabalhadora ou mesmo comunismo nem na retórica, imagine na prática...
@@tandersun Marxismo não era mencionado na URSS desde os anos 30. Quando Stalin chegou ao poder, se passou ao "comunismo que funciona" na Rússia, o stalinismo.
E essa é basicamente a linha adotada na Guerra Fria e a mesma que Putin segue até hoje, apesar da queda da União Soviética.
Resumindo a cartilha stalinista: controle os suprimentos, persiga dissidentes com um sistema legal que os criminalize, controle a comunicação, controle a Economia e a cidadania para que estejam a serviço do Estado e não o inverso.
Se uma cultura atrapalha o Estado, este deve DESTRUÍ-LA. Não é a primeira vez que o stalinismo tenta LIMPAR OS UCRANIANOS DA FACE DA TERRA (o termo é esse), e temo que não será a última.
Boa Noite Pedro Dória; Forte Abraço!!!
Perfeito! Como sempre, mas melhor ainda...✨Obrigada, Pedro!
Quando compramos uma ideia, assumimos um lado, um compromisso com os valores internos explícitos ou nao que nos foram entregues, e por mais que outros possam nos alertar a não se fechar a outras realidades, essa força interior egocêntrica que nos move em um sentido amplo e abrangente para refutar qualquer dissonância contrária e provar que estamos certos num determinado tempo da realidade aparente. Por isso que só se compreende a verdade do momento através do tempo e espaço, sendo este último melhor e mais bem definido. As forças Imperialistas dominantes, Neo Liberais, Bélicas Nacionalistas, Corporativas e Oligarcas se movem como num tabuleiro de xadrez, sacrificando primeiro a verdade do Povo. Usam como estratégia a violência o medo e o horror da guerra para arregimentar forças na opinião pública, através de suas agências de propagandas, estatísticas, Analíticas, tanto governamentais como privadas com intuito claro e evidente de cooptar mentes e corações a formar trincheiras na luta pela hegemonia da informação e esconder a verdade dos fatos ou mostrar parte dela apenas por conveniência, pois com a verdade fatídica se barganha muito. Usam de todos os meios e recursos para propagandear um discurso enviesado e direcionado para um único alvo e sentido...Cega se, a visão, a mente os sentidos, calam se vozes e amplificam se notícias alardeando o que se convém na hora é momentos propícios às demandas do jogo político. A partir daí, deste domínio da moral coletiva hegemônica, não se investiga mais nada, não se olha mais para os lados, tão pouco se questiona ou dúvida daquilo em que se acredita pois o intuito da propaganda é exatamente esse inventar e direcionar a notícia. Assim se faz os fanáticos idolatras por Lula & Bolsonaro...Apaguem as luzes, não observaremos mais a realidade, nem investigaremos a história nos livros, nao haverá nenhum questionamento ou voz destoante dos fatos, apenas seguiremos as convicções que nos foram vendidas como verdade única! 😔😎🤨 #PrefiroCiro 12 & PND 🍀✊🇧🇷 Unica Via!
Uma informação para ser analizada:
Com relação aos símbolos pintados nos veículos militares ( z, z dentro de quadrado, triângulo, triângulo com estrela no meio, z dentro do triângulo, etc) podem indicar a origem dos veículos de acordo com batalhões e distritos militares russos.
Parabéns, obrigado pela lucidez de sua análise.
Infelizmente 😔
Bela aula e camisa!
Presenteeee🙋🏻♀️
É como a Alemanha em 1938 e a Sociedade ignorava como os Judeus eram tratados
"... como se o céu, o sol, os elementos, os homens, tivessem variado muito, de ordem e de potência, daquilo que eram antigamente..."
Maquiavel
Barbinha Verde!!!
As colunas do Pedro Doria sempre me causam sensações dúbias. Se por um lado gosto e acompanho sempre suas análises sempre muito inteligentes e fundamentadas sentindo-me mais informado e com uma perspectiva ampliada da realidade, por outro sinto sempre um pouco de medo do futuro. 👀
Ótimo texto. O que a Russia faz com a Ucrânia lembra o que Israel faz com a Palestina.
É verdade, só que o que Israel faz com a Palestina é ainda pior.
Como sempre brilhante em suas matérias.
Dando aquele like maneiro!
...q texto incrível, Pedro, embora tão absurdo td!... obrigada por seu canal e voz, smp digo!...bjsss
E quem disse que a esquerda brasileira tem intenção de fortalecer a democracia?
As vozes na cabeça de alguém.
A extrema esquerda e a extrema direita não tem interesse na democracia, mas aqui se fala com gente que tá disposta a um diálogo inteligente, quem acredita que a esquerda ou a direita são o mal não está preparada pra um diálogo adulto.
@@gallopolako o problema não são a esquerda ou a direita em si. O problema é o assanho que os principais expoentes destas denominações têm em flertar com líderes, países e discursos liberticidas. E eu acho que todos aqui somos capazes de entender que a generalização no comentário foi feita em prol de tornar o discurso mais prático e não no intuito da vilanificação de um campo político inteiro.
@@pedroboueri Não foi uma generalização, foi a afirmação que o único lado comprometido com a democracia é a direita, isso é um absurdo, quanto aos principais expoentes, bem isso também não é verdade a extrema esquerda brasileira não tem nenhuma influência, já a extrema direita pra azar inclusive da direita democrática que fica marcada por esses extremistas está no poder.
Nenhum dos populistas brasileiros (Jair e Lula) estão interessados na democracia.
Democracia obriga a prestar contas à sociedade, aos outros poderes e às instituições, isso só dá aporrinhaçao.
Mn adoro esse canal.
5:20 "ELU dizia que Putin...".
Sua ideia de falar que a invasão ao iraque e diferente da invasão da ukrania é valida porém falar que USA invadiu para colocar a democracia e a mesma coisa de falar que Rusia invadiu para acabar com o nazismo. Gosto de ouvir canais de direita para me causar uma discusão interna, vendo o seu video percebi que se vc tirar os nomes Rusia e Putin e colocar USA te garanto que quase ninquem iria reclamar tirando uma ou outra afirmação. A Rusia fez o que qualquer outra nação nuclear faria caso um inimigo declarado chegasse tão perto de suas fronteiras, veja cuba , e mesmo assim vc não viu nehum pais democratico recebendo sanções ou sua moeda desvalorizando. Gosto no Reinaldo Azevedo primeiro pq é declarado de direita ,segundo pq ele é bem mais imparcial que a maioria.
Sempre cirúrgico. Perfeito, Pedro. Uma aula para petistas e bolsonaristas que andam aplaudindo as atitudes de PUTIN 😢
Pedro, já assistiu ao vídeo da Olga, a russa que vive no Brasil, a respeito do efeito da guerra no povo russo? Vale muito a pena assistir!
ua-cam.com/video/-j4XyIMxuII/v-deo.html
Os que mais sofrem são os mais desfavorecidos. Minimizar o que está acontecendo com os russos me parece ainda pior do que minimizar o que acontece com os brasileiros neste governo. Não podemos dizer que está tudo bem porque já tivemos momentos difíceis, assassinatos e corrupção durante toda nossa história depois da colonização. Assisti o vídeo da Olga e apesar dela não ser jornalista, mostra uma uma visão de uma expatriada russa.
@@danielagilsogamo402 Gostei de você negar uma visão de um RUSSA por não gostar do que ela fala. Isso se chama falácia Ad hominem circunstancial. Não gostou dela? Tem a Valéria do canal uma russa no Brasil. Há os canais 1420, Asian Boss, entre tantos outros que são opositores à guerra.
@@Evaristo_YT Oi? Você respondeu ao comentário errado ou não entendeu absolutamente nada do que escrevi?
Infelizmente, tem uma parte da esquerda que enxerga só o que quer e quando quer, triste ver a dificuldade de unir os grupos políticos por uma coisa básica como a defesa da democracia e autonomia dos povos, só isso já ajudariam, e muito, a unificar um único discurso contra essa guerra em prol de uma saída dialogada entre os beligerantes!!
Uma coisa é certa, essa guerra vai definir muita coisa para o mundo e para as eleições no Brasil, fiquemos todos atentos!!
Não há críticas à Rússia, o que é bizarro. Só vejo mais críticas à OTAN, por parte da esquerda. Os EUA causaram um caos no mundo, porém quem está fazendo isso nesse momento é a Rússia.
Muito boa a análise! Só não concordo com a questão de ser mais fácil conversar com o pessoal da esquerda... Tarefa hercúlea...
Realmente, não é nada fácil.
Porque ainda que eles consigam enxergar, eles não querem. Esperam que a vitória da Rússia lhes dê um cenário político mais favorável à esquerda no mundo.
O problema nem é a ignorância, é o conflito de interesses.
Eu acompanho as mídias da esquerda (progressistas e marxistas) e todos são unânimes. Condenam a invasão da Rússia a Ucrânia. A merda de divergir com liberais é que se acham racionais e donos da razão.
@@renascienza.bazarclub Qual mídia progressista ou marxista apoia a Rússia? Quais segmentos da esquerda apoiam a Rússia? Os únicos lunáticos são a galera do PCO.
@@victoraraujo1121 Só ontem respondi a 8 viúvos da URSS no Twitter.
Mas é bom saber que há bom senso em outro lugar.
@@victoraraujo1121 Eu devo perguntar as credenciais para ficar mais fácil de identificar?
Bem, não conheço nenhuma mídia marxista, e confesso que a "ex-querda" de hoje quase não faz ideia de quem seja Karl Marx, Bakunin ou Lênin.
Bonita camisa Fernandinho, digo, Pedrinho, estilo Magnum, hehehe! Aquele abraço, camarada!
Bizarro ter que explicar o óbvio, mas estamos em 2022.
Me senti assistindo ao filme V de Vingança.
Simplesmente o Xico Sá do jornalismo
👍🏻👍🏻👍🏻
infelizmente poderemos ter uma amarga surpresa nessas eleições...
O totalitarismo deixou de viger na Rússia alguma vez?
Sim! Rússia É Totalitária! E para os que adoram criticar os EUA: os norte-americanos são livres! Lá existe a democracia …
Qual sua opinião, Pedro , sobre a atitude da Nato ? Oliver Stone e Professor Meisheimer estão errados
? It's a question .
Leio você faz tempo, gosto da sua leitura sobre muitos assuntos, mas dizer que os EUA "invadiram pra implantar uma democracia"... Aí é simplicidade demais, e, sabemos q não foi isso!
No mais estou de acordo!
"Elo" oq?
Essa de economia brasileira ser maior que a russa na minha opinião é uma falácia , o que importa é poder capaz de se projetar e o valor agregado de uma economia , a Rússia tem bomba atômica , tecnologia aeroespacial , riqueza minerais e agrícolas extraídas com tecnologia que eles dominam em grande parte , até vacina eles fizeram , não ficaram na mãos de farmacêuticas americanas . Nós somos muito menos perigosos
A Rússia é totalitária?
É.
Como o pedro pode está em 2 lugares ao mesmo tempo? Ele está aqui e no my News
5:50 Coitado do Zorro!
Esquecendo de Israel.
Democrática, a Rússia nunca foi. Sempre teve governos autoritários, com regimes mais ou menos fechados a depender da ocasião.
Por outro lado, enxergar o conflito atual como uma disputa entre ditaduras e democracias é um erro. A Ucrânia de Zelensky não é nem nunca será democrática.
Até o meu candidato #PrefiroCiro é reticente a respeito desse assunto. Esquerda no Brasil, só é esquerda se for contra os americanos. Pedro, você que também é mestre nos temas digitais, me explica uma coisa: os hackers russos são todos a favor do Putin? Não tem nenhumzinho capaz de quebrar essa bolha que não permiti que a população saiba da guerra? #LeiaPedroFeroz
Qual esquerda?
#PutinCruelNaCadeia
Putin nasceu em Leningrado (São Petersburgo), Pedro.
Ele falava do Autor.
Putin -> 1984
O Meio precisa aprender com o maior dos 'nossos' analistas geopoliticos: Pepe Escobar.
"a violencia da invasão do Iraque a da Ucrania são iguais"
Não! não são!
Bush Jr, nomeado presidente por juízes indicados por seu pai, ordenou sob um pretexto falso a invasão a uma nação independente. Pela régua usada pra julgar a Rússia, Bush seria um autocrata, os EUA de então uma sub-democracia, com uma família praticamente há 20 anos no governo, roubando o petróleo de outro povo. Zero tolerância com abusa de força. Seja o policial da esquina, seja o presidente da Rússia ou EUA.
@@_RafaeLBorges_ , o pior é que só por você falar isto, vai ser visto como defensor da Rússia.
Tá aí o problema de ter um mal*uco no poder. Devemos defender a nossa democracia. E mostrar para o novo governo, que não iremos aceitar atitudes absurdas, contra o povo.
Já aceitamos faz tempo.
@@marciogomes6819 Quem é inscrito desse canal, com certeza não.
@@Tiagopirata discordo, acho q podemos enxergar Los, mas assistimos tais absurdos e reclamamos quão absurdos são e na sua maioria já nos acostumamos. Basta olhar para como a maioria das pessoas vivem em nosso país, somos manipulados, Entre outros inúmeros absurdos. Somos um povo passivo no mau sentido da palavra. Com todo respeito a sua opinião.
Quero saber quem vai ter culhão pra falar sobre o massacre de Dunbass, Pola! até o Google é totaliarismo
Impor democracia hahahahahhaa
Só ficou uma dúvida (juro que é sincera): quem, nominalmente, da esquerda defende esse pragmatismo pró-guerra?
Explicitamente somente o PCO.
Se a gente observar com atenção, existe uma diferença clara entre a posição oficial de uma entidade e a posição informal de quem segue essa entidade.
Até hoje não conversei com qualquer lulopetista que não fosse pró-Putin. Absolutamente nenhum.
E eu converso com um monte de gente diferente todos os dias.
Gessen ta longe de ter escrito a melhor biografia do Putin. As biografias da Fiona Hill, Mikhail Zygar, Steven Lee Myers e da Catherine Belton dão de dez a zero nela.
Nunca ouvi tanta abobrinha! Deus me livre de levar tanta bobagem a sério!
Ê.
Ninguém que tenta subjugar o mais fraco por pura ganância ou sede de poder merece respeito, e isso vale para Putin e para os povos de todos os países ricos do mundo.
Também é bom dizer que o totalitarismo da imprensa russa não difere muito do totalitarismo da imprensa neoliberal do chamado mundo livre.
E não é porque 1% da população dos países ditos democráticos buscam pela verdade da informação que podemos chamar esses países de democracia.
Totalitarismo de imprensa?
O vídeo tratou sobre totalitarismo, como uma característica de um governo/regime.
@@guiguspi Então vou reescrever para você.
"A ação do regime totalitário sobre os veículos de mídia blá-blá-blá."
🤣😂🤣😂🤣😂🤣😂🤣
Ah, entendi. Por que não disse antes que era arrogância e shitpost? Teria poupado tempo de nós dois.
Não se deve confundir política interna dos países com as suas políticas externas.
Veja a aproximação do governo democrata dos EUA ao governo de Maduro na Venezuela.
Países tem interesses, só a segurança nacional fica acima de interesses comerciais.
A Rússia se tornou um problema de fato para os EUA por conta de sua aproximação com a China.
Se de fato quisessem a paz ela teria ocorrido, pela regra internacional da autodeterminação dos povos.
No caso, havia uma guerra civil no país antes da invasão. Ocidente deu aos Ucranianos uma falsa esperança de vitória com uma ajuda: com armas para a população civil a lá Bolsonaro aqui no país com armas para a defesa pessoal.
As várias guerras e invasões históricas no território ucraniano e as estratégias militares utilizadas dado o território não ser acidentado.
Putin cometeu um erro militar grave se de fato quis ocupar a Ucrânia toda, pois o território Ucraniano é muito grande. E para isso ele deve ter pensado na queda imediata do governo de Zelensky. Ele não contou com a manutenção do governo como ocorreu e a resistência das tropas ucranianas. É muito menos com a reação forte por parte da Europa dependente do gás russo.
Quanto à postura do governo de Biden, infelizmente muito previsível e o que levou de fato Putin a invadir a Ucrânia. A ameaça do Biden antes da invasão foi um simples blefe.
Especialistas militares afirmaram que o exército russo não estaria preparado para uma guerrilha urbana.
Será que o Putin cairá? Acho que não por conta da reação dos americanos e europeus que demonizam não só o governo de Putin, mas a população russa. Isso unirá o povo e governo russos e não o contrário.
O tabuleiro geopolítico mudou muito a partir da articulação no âmbito dos BRICS.
Mas 'homi', daonde que os EUA foram impor uma democracia no Iraque?? Foram lá roubar o petróleo e pronto, matando mulheres e crianças como um videogame nefasto. Onde e quando os EUA contribuiram com a democracia fora de suas fronteiras??? Fora essa parte do vídeo (na minha leitura, um ponto bem fora da curva), a análise contribui bastante para o entendimento geral da situação atual.
Putin tá errado e essa guerra é mais relevante que as outras do século XX, isso é fato. Mas os EUA invadiram não só um, mas vários paises (Iraque, Afeganistão, Líbia, etc), e nem de longe houve essa reação contra eles. O fato de terem feito o que fizeram e ter ficado por isso mesmo autorizou a Rússia a fazer o que está fazendo. Ou seja, quem inicou o ciclo de guerra que vc mencionou foram os EUA, não a Rússia.
5:20 "elu dizia"
E onde a economia russa é totalmente planejada pelo estado??? Sério? De onde vc tirou esse dado? Não existe mais o estado soviético
Cite outro ator na economia russa.
@@renascienza.bazarclub é uma economia capitalista, com empresas privadas, em livre mercado, banco central, aberta ao comércio internacional. Não tem como ela ser planejada pelo estado, isso só existe em estados socialistas...... Vc pode ter um estado com muito controle sobre os elementos do mercado, mas não completamente planejada
Vargas não era de esquerda? O pai do sindicalismo, o autor da CLT, o cara que praticamente colocou de pé esse Estado inchado e horroroso era de direita? Era liberal? N força a barra Pedro
Rapaz, eu tô lendo um pouco mais sobre Getúlio Vargas. Não é fácil classificar Getúlio Vargas entte direita e esquerda. Getúlio Vargas era um conciliador, desenvolvimentista, nacionalista.
Vargas era complexo e não dá para classifica-lo / rotula-lo como direita ou esquerda.
Essa análise bilateral / binária da internet está emburecendo todo mundo.
As análises tem que ser mais complexas e aceitaren múltiplos pontos de vista. A realidade é mais complexa do que as analises binarias da internet.
Pois é. Meu receio é estarem subestimando a besta… Concordo que eles saibam que jogo estão jogando. E Não tem regras…
Sem terceira via, vamos precisar fazer a única opção (longe de ser o desejado) para barrar esse pessoal e suas ideologias totalitárias. :(
O Z era um dos símbolos dos esquadrões e função no campo de batalha, assim com R, O, A, quadrado e X
É... não é bem assim não viu. Tenho amigos russos q moram na Rússia. O relato deles é q essa visão só prevalece entre os mais pobres. Classe média pra cima tá tentando fugir do país.
Sim, estou acompanhando russos. A maioria não está gostando da guerra e teme o futuro. Percebi que os que viveram na década de 90 são mais favoráveis ao governo russo.
Pedro, seus argumentos estão certos em parte. Mas, cuidado. Muitas vezes na tentativa de discutir determinado assunto acabamos nos perdendo em nossas argumentações. Você se perdeu em vários momentos de sua fala, especialmente na caracterização da Rússia como um regime totalitário e na tentativa de diferenciar as invasões do Iraque e da Ucrânia, o que necessitaria de mais elementos teóricos e históricos para atingir tal objetivo. É muita pretensão achar que é possível fazer uma síntese em vídeo de um assunto tão complexo, sem aprofundar em suas nuances. O jornalismo não pode ser orientado à guerra de verdades. Se for para ter uma visão mainstream, buscaremos os veículos de mídia tradicionais, não há necessidade do Meio.
1. "seus argumentos estão certos em parte"
2. Se opõe a todos eles sem desenvolver as objeções, apenas com uma variação do agora famoso discurso "é complexo".
Entendo que o Ponto de Partida é um editorial. Logo, uma "coluna" de opinião, não de análise. Ainda assim, estou sempre divergindo por aqui. Rs.
Eu também. Rsrs
Mãe Rússia tem razão.
Z e V são as regiões. Z de sapat, que é oeste. E o V, é Vostok, para leste.
Nada o Z o V o triângulo são pra diferençiar dos tanques Ucranianos que também são tanques Rússos e Soviéticos, melhor vc estudar mais e parar de desinformar
Nossa, a vontade de polarizar o pensamento é muito grande. Agora, qualquer um que não tenha um ataque histérico pró Ucrânia é automaticamente ignorante ou fascista. Quem é que está dizendo que a Rússia está certa ou que a Rússia não seja totalitária? Referências, por favor.
Precisamos ter um "ataque histérico pró-Ucrânia" porque esses conflito significa que o Fascismo (o de verdade, não a palavra mais usada para xingar alguém) voltou a pegar em armas.
Quem lembra da última vez, ou da guerra fria que se seguiu, sabe o quão grave é isso.
@@renascienza.bazarclub , seu pensamento me parece exaltado e emocionado. Acho isso romântico e muito importante para aqueles que põem em prática suas ideias em defesa de algo. Contudo, penso que atacar todos aqueles que discordam em parte de você não tenha o efeito que você espera. Esta é a minha visão sobre a condução do editorial recente do Meio sobre a Guerra na Ucrânia.
@@rafagunslinger Caro, se meu pensamento não fosse exaltado e emocionado durante uma guerra na qual pessoas de ambos os lados estão morrendo para cumprir a agenda expansionista de um velho covarde que se esconde em um bunker, eu não seria um ser humano.
Então sim, eu concordo que é importante.
@@renascienza.bazarclub do jeito que você fala, me parece até que você está em Kiev fazendo coqueteis molotov.
@@rafagunslinger Eu fui criado durante a Guerra Fria. Não foram anos nada interessantes para qualquer um que conseguia entender o que está acontecendo e o que poderia acontecer. O adolescente que eu fui não dormia direito.
A "globalização" já existia, mas se tratava de compartilhar a morte em distâncias globais, não mercadorias.
Então eu "estou" na Ucrânia. Esse lugar fica no mesmo mundo em que eu moro. E você está lendo a minha versão civilizada de uma arma.
Achar que você está muito longe da guerra é a mesma coisa que achar no início de 2020 que estava tudo tranquilo, a epidemia de Covid estava em Wuhan.
"Primeiro entraram na casa do meu inimigo, eu comemorei.
Depois entraram na do meu vizinho, eu não me importei.
Então meu amigo me pediu ajuda e, com medo, eu neguei.
Agora estão entrando na minha casa, e ninguém pode me ajudar"
Se eu não me posicionar hoje e apenas for dormir, amanhã eu acordo de volta no século XX. E isso eu não quero.
Pra quem ficou se perguntando que diabos é "elu":
pt.m.wikipedia.org/wiki/Sistema_elu