Já conhece o curso completão do Se Liga para o Enem e os vestibulares? Temos videoaulas incríveis de todas as disciplinas, além de correções de redação, plantão de dúvidas pelo WhatsApp e muito mais! 😎✅ São milhares de aprovados todos os anos e você pode ser um deles! Acesse: bit.ly/40OPnmb
Dizer que a maldade " é a ausência de Bem" não significa que o mal está onde o Bem/Deus não está - isso é uma interpretação vulgar e incorreta, que muitos de vocês aprenderam na escola ou na internet. Significa, pelo contrário, que o mal não tem substância, como explicado no video. Deus está sim em todo lugar, mas não é tudo - nesse caso, seríamos panteístas. Por isso, aqueles que comparam a teoria do mal em santo Agostinho com a "sombra como ausência de luz" (já vi isso na internet e eu mesmo já fiz essa comparação, quando mais jovem) entenderam tudo errado. Obra citada ao final do vídeo: Confissões. Tradução de Maria Luiza Jardim Amarante. São Paulo: Paulus, 2014, páginas 74-75. Um bom livro para quem gosta de filosofia cristã é Cristianismo Puro e Simples, do C.S.Lewis (autor de As Crônicas de Nárnia). Lembrando Kant, ele diz no livro que a única maneira de sermos bons é tendo a possibilidade de sermos maus. Afinal, sem liberdade de escolha, não poderíamos verdadeiramente ser bons - só há virtude se ela puder ser uma escolha! O que pensam?
Não sei onde vi esta idéia : O homem perdoa de vez enquanto , Deus sempre e a natureza nunca. Intender ou pensar em relação à Deus e a natureza é difícil. Mas do homem eu tenho como mal a dor física ou psicológica . Como dor física 99, 9 % da população não vai gosta e quando gosta é masoquista. Um sádico vai gosta de ver o outro sofre ( psicopata? ). E quando os dois são de uma só pessoa? Sadomasoquismo? Fora isso o mal pelo mal , o mal em si está aí. Qualquer um e de vários modos . Nunca vamos saber .
Recomendo o autor/pesquisador Paulo Henrique de Figueiredo - Autonomia. a história jamais contada do Espiritismo. Deus cria Espíritos simples e ignorantes que vão evoluindo através de reencarnações sucessivas. Com o passar do tempo o desenvolvimento do livre arbítrio, da inteligência, razão, vontade e imaginação.
Muito obrigado professor, suas palavras abriram muitas possibilidades na minha mente. Eu chamo Eduardo Marinho, sou de Fortaleza CE. Eu estou com planos de tentar o mestrado em Filisofia, com o tema: Deus, o supremo bem , na filosofia de Agostinho. So que ainda não consegui um "problema" para minha pesquisa, porem, vendo seu video eu tive muitas inspirações. Mas gostaria muito se o senhor pudesse me ajudar. Obg
Incrível. Galera, o filme "Batman v Superman: a origem da justiça" é sobre o paradoxo de épico, é um filme que contém esse paradoxo no Superman colocado por Lex, assistam, é incrível, Lex cita o paradoxo e o executa lindamente...
Excelente vídeo, tenho refletido muito sobre isso. Procuro explicar para as pessoas que o mal não existe em si mesmo, que não é uma coisa, se assim o fosse, Deus teria criado, até mesmo os anjos desprovidos de luz, eles continuam sendo anjos, no entanto, escolheram a si mesmos em detrimento do Bem maior, e portanto, escolheram mal.
Santo Agostinho argumentou que o mal não tem existência própria, mas isso não nega a realidade do sofrimento, da violência e da crueldade. Se um deus existe, a possibilidade de escolher o mal só é explicável se esse deus permitir tal escolha. Se for todo-poderoso e bondoso, como poderia criar ou permitir algo que possa optar pelo mal? Isso levanta a questão: seria esse deus conivente com o mal? Se sim, então sua bondade pode ser questionada. Se não deseja o mal, mas não o elimina, então não é onipotente, pois não tem o poder de acabar com o mal.
Essa noção de Agostinho não se sustenta dentro de uma operação lógica ainda mais apurada. Mas confesso que foi uma bela retórica, afinal se na perspectiva cristã (agostiniana) o mal não é substância, a condenação ao inferno é uma farsa. Porém ao mesmo tempo que se afirma que a escolha do “bem menor” em relação ao “bem maior” é uma medida para se condenar pessoas ao inferno, logo esse mesmo “bem maior” precisa admitir que não é moralmente justo, pois o “bem menor” é produto e consequência das falhas de sua própria suposta criação. Conteúdo legal!
Cara se tu concluiu isso significa q não entendeu nada, o tal paradoxo tem uma falha grave e básica pra um estudante de verdade de lógica e não de internet. Procura ai pra ver se acha onde tá.
@@landrade3498 Claro que não. O Cristianismo é totalmente sem sentido: Lei da Conservação de Energia - tudo no universo é energia - átomos - energia não se cria, só se transforma - logo, ninguém nem nada "criou" o universo e a realidade; portanto, Deus perde automaticamente seu valor. O universo sempre existiu e sempre existirá, bem como a vida - que é pura energia - nem nasce nem morre, apenas se trasforma infinitamente; o que por sua vez conflui com o conceito budista de "Kuon Ganjo": infinito passado; infinito futuro. Logo, a vida é eterna: sem início e nem fim. Resenha: cristianismo - filosofia da curva reta. Budismo: a filosofia mais completa.
@@brenvs Seu comentário é tão sem sentido quanto o materialismo. É simples. O mal existe, fato. Surgiu a partir de uma ação. Fato. Deus permitiu o mal, para permitir o livre-arbítrio, Deus é lógico assim como a natureza. Acreditar que Deus pode fazer um quadrado redondo. Ou alguém livre que não pode cometer algo ruim, é uma ilogicidade.
@@ngocps Disse algo infundado para ser sem sentido? Se sim, aponte, quero saber. E mais: transforme água em vinho, filme (sem montagens) e me mande; ai eu me converto no cristianismo; se não puder, o resto é só desculpas e especulação. Abraços. Nam-myoho-rengue-kyo.
@@brenvs já disse, alguém livre que não pode cometer algo moralmente mau, não é livre, ou seja, é ilógico. Matéria se transforma todos os dias. Os humanos estão perto de ter esse conhecimento. Aceitar que um Ser muito mais antigo e supremo que humanos seja capaz disso é fácil. Difícil é demonstrar que algo inerte resolve se reorganizar e sem autoconsciência se complexar em sistemas completamente específicos e interdependentes. #Hasegan
A diferença básica entre o bem e o mal . É que o mal é egoísta, só pensa em si mesmo. O bem não, o bem amar a caridade. Pessoas mals tentao parece boas . Mas pessoas boas são o que são
Mas se for assim as coisas voltam ao ponto inicial, na bíblia o mal é citado e por isso é reconhecido, logo o paradoxo se repete, se ele é onipotente...
A bíblia não é um livro literal, são 73 livros escritos de formas diferentes para destinatários diferentes. Inclusive alguns doutores, acreditam que Gênesis é uma forma mitológica de contar a evolução e criação do mundo. Tendo em vista que foi a própria Igreja Católica que teorizou o Big Bang.
@@ruanoliveiradonascimento2634 então todos os textos podem ser literais ou não, e como saber o que são? Grande parte dos textos que no passado eram vistos como literais, atualmente não são mais. Então o que me garante que o que é visto HOJE como literal, tbm não esteja errôneo ?
@@gabrieldelelis9256 Ah, bem, depende de contexto do texto. Por exemplo, os 4 Evangelho contam a vida de Jesus segundo os 4 apóstolos. As cartas Paulinas são textos relacionados a doutrina e os Salmos são poemas, cânticos da época. Gênesis muitos acreditavam ser um livro talvez literal, mas a Igreja por exemplo, nunca tratou como dogma. Além de serem carregados da cultura local, então algumas expressões são estranha e até aparente contraditórias. Por exemplo, a bíblia fala do mau, mas o mau ele não existe segundo o cristianismo ea a Teologia Tomista e Agostiniana da Escolastica católica. É deveras complicado kkkkkk
Por que nescessariamente pelo fato de ele ser citado force ele a existir? Por acaso seria coincidência que as pessoas procurem o bem e fogem do mal, e não digo, bem objetivo, mas relativo a cada um, pois todos procuram o bem e correm do mal que interpretam. Porque se fosse por nescessidade de estar escrito sobre o mal em algum lugar ele precisaria ser lido primeiro pra entendermos o que ele representa, mas então por que as pessoas que nunca tiveram contato algum com o mal que precisa ser entendido, nesse caso, continuam a obedecer ao que eu citei acima?
....Lembrando Kant, ele diz no livro que a única maneira de sermos bons é tendo a possibilidade de sermos maus. Afinal, sem liberdade de escolha, não poderíamos verdadeiramente ser bons - só há virtude se ela puder ser uma escolha! O que pensam?....... Deus precisou ser mau para ser bom? Podemos responder não, ele simplesmente conhece o mau, mas não é influenciado por ele! Então para sermos bons, penso eu, basta ser conhecedor do bem e do mal e escolher jamais ser uma pessoa má! Mas Deus não queria que fossemos conhecedores do bem e do mal. A vontade divina era que Adão e Eva permanecessem como estavam.Tanto é que eles foram punidos pelo ato da desobediência e não necessariamente por ficarem sendo conhecedor do bem e do mal! O que pensam a respeito?
O bem e o mal só existem através de relações interpessoais, por tanto, a pessoa que aplica um bem com b minusculo, precisa de outro ser para que essa ação bem possa ser aplicada. Tomando o referencial a pessoa que sofre a ação daquele está cometendo bem com b minusculo, não está vinculada a ela nada que possa ser definido como bem, apenas, como o mal, por tanto, o bem com b minusculo não explica todo o mal, por tanto, mesmo tomando a definição do bem com b minúsculo, ainda existe mal e o paradoxo de epicuro ainda é válido
Vc poderia me indicar 2 livros de filosofia Perguntaram qual presente eu queria ganha de natal Entao vou pedir 2 livros Me indiquer 2 otimos livros por favor
Sua explicação é ótima, a teoria de santo Agostinho também é muito bem pensada, mas reflete apenas a visão dele. É uma opinião que aliás, não resolve o paradoxo de Epicuro, por mais que os teístas acreditem que resolva.
1:18 Deus é todo bom e poderoso. Mas no caso o criador criou uma criatura que não é tão boa quanto ele.Levando em consideração que essa criatura não foi responsável por sua própria existência, então por que deus interrompeu a existência de algo perfeito (ele mesmo) para criar algo imperfeito? Se antes da criação do universo existia apenas o bem inteiro e sem ausências, deus continuaria sendo benevolente após criar um universo com ausências do bem?
Deus é todo poderoso e 100% Bom, assim diz a bíblia. Deus não criou o "Mal", e nem nos humanos já que o "Mal" atacou primeiro Lucifer, se arcanjos são guerreiros e guerreiros lutam, com quem eles lutavam antes dos tempos? Com o verdadeiro "Mal"? Enfim...O Mal é oque você achar que é Mal, assim como o bem.
Aí já entra em outro paradoxo, se mal é ausência de Bem, logo Deus não é onipresente, se ele não e onipresente não consegue fazer todas as coisas, logo não e onipotente.
Ausência de Deus no quesito de obediência e fé, se você deixa de responder ao seu pai e acreditar nas coisas que ele fala por acaso ele deixa de existir?
Rapaz,eu acredito que a interpretação do que é onipotencia na Bíblia não se refere ao fato de poder ''fazer tudo" mas sim ao fato de Deus ser o todo poderoso,o homem que rege todas as leis da natureza
sim! o mal existe para nós e o mal é Lucifer como dizem "santanás, diabo" , nao tem como mal existir pra Deus porque Deus é o bem , o verdadeiro AMOR , ele é tudo de bom de verdade, porém ele deu o livre arbítrio, e o que acontece é q nós nos ausentamos do bem como por ex . desviamos de uma linha reta , fazendo algo contrário do que é amor , algo contrario do que nao é bem , Lucifer se ausentou do bem e começou a enxergar a glória de Deus com desejo , porém ele nn o destruiu porque Deus nn destrói e nem o castigou o Nosso Criador Deus é só amor ,porém Lucifer quem se afastou de Deus tendo sentidos e atitudes contraria do que é amor , ate então ele quis ser igual a Deus , ser Mais que Deus o seu próprio criador com todo amor por ser de sí mesmo e disso foi separado de Deus e quando vs se separa de Deus vs só passa a se encontrar em algo que nao é amor que nós chamamos de mal e esse mal para nós é Lucifer , porque Deus nos criou tambem com o livre arbitro porém Lucifer quer nos separar de Deus, ele quer nao, ele conseguiu nos separar de Deus la no Jardim do Éden, foi entao que Deus nos enviou Jesus como um espelho , como mestre , para seguirmos o seu exemplo e peço a Deus perdão se nao for a palavra correta a se expressar , para que conseguimos lutarmos contra o mal q é santanas , por q ele nos manipula porq ele quer se igualar ao nosso criador , e Jesus é nossa motivação para lutar contra satanás, desejo de satanás é ser adorado , glorificado por isso ele é o mal , por que é ausente do nosso Deus, tanto é q o anti cristo vai conseguir fazer com que todos o adore , q todos passem a substituir Deus por ele e ai Deus começará a se presenciar para q todos vejam q só ele é Amor , q todos somos parte dele e que nós estamos nos separando dele 😕 entendo que o inferno é a ausencia absoluta de Deus , porém todos nós através de Cristo como nosso mestre q é enviado por Deus sendo ele mesmo para nos orientar q ele é a vida , o Amor , o bem ,e que sem ele tudo é ruim , é desconfortável, e triste, forte abraço e que tudo de bom aconteça na vida de vocês 🙏
ok, então ele deveria intervir e impedir o homem de praticar o mal? Em sua filosofia, Agostinho justica a necessidade da criação do Livre-Arbítrio por Deus, se ele intervisse nas escolhas dos homens, logo não poderia ser justo, pois qualquer decisão humana seria fruto do próprio Deus e então ele não faria justiça (não recompensaria aos bons e nem poderia punir ao maus)
@@fernandoalmeida5983 por isso acredito no Deus chinês onde há uma força Boa q luta contra uma força má, como um Deus onisciente e onibolivolente poderia criar um mundo tao mau? Se ele é 100 por cento bom, como ele poderia saber o conceito de mau?
A explicação já cai por terra na gênesis pois o deus é Onisciente e haverá um julgamento, logo ele já sabia do desvio no Jardim do éden e assim nada fez, dessa forma ele não é Benevolente por conta da sua Onisciencia Plena.
Mas se o mal é a ausência do bem, e Deus é o bem, então Deus não é onipresente. E se o mal não existe então o livre arbítrio também não, já que o livre arbítrio pressupõe a escolha entre os dois caminhos. E se o livre arbítrio existe, então foi criado por Deus, pois Deus criou todas as coisas. E se o livre arbítrio foi criado por Deus, logo Deus também criou o caminho errado. Com que propósito? Testar? Mas se ele é onisciente e sabe de tudo não há necessidade de testes. E assim voltamos ao paradoxo. São sempre respostas escorregadias e incompletas pro paradoxo de Epicuro.
Você entendeu o vídeo de forma equivocada. Dizer que a maldade " é a ausência de Bem" não significa que o mal está onde o Bem/Deus não está - isso é uma interpretação vulgar e incorreta, que muitos de vocês aprenderam na escola ou na internet. Significa, pelo contrário, que o mal não tem substância, como explicado no video. Deus, para Santo Agostinho, está sim em todo lugar, mas isso não significa que Ele é tudo, pois há um Criador e uma criatura.
Sua explicação foi excelente. Fora isso, é evidente que a explicação de santo Agostinho é fraca, principalmente no que tange a males causados pelo acaso, natureza, ou doenças. Dizer que é pq não entendemos o propósito é uma falácia, e dizer que a morte é por causa do pecado original é raciocínio circular
Um pensamento sofisticado e, no entanto, um sofisma...o mal é a ausência, e a ausência é inconcebível, como, por exemplo, o Bem maior, já que tudo é um bem...Então, não há o não ser...De onde vem a capacidade de corrosão? Pq o mal adquire substância, tipo guerras....Pq sicrano está errado...De onde vem pois, a capacidade de errar? Se o mal não tivesse substância, aleluia...A gente, em suma, vai pro livre arbítrio, é o ser humano sabe-se lá pq é apto ao mal, é o paradoxo continua de pé...Mas, sem essa "muleta metafísica ", ferrou tudo...De qualquer jeito, talvez um mundo frequentado por pessoas platônica seja MT mais seguro do que por niilistas...Tem que ter MT culhao pra querer ser moral é niilista
Já conhece o curso completão do Se Liga para o Enem e os vestibulares? Temos videoaulas incríveis de todas as disciplinas, além de correções de redação, plantão de dúvidas pelo WhatsApp e muito mais! 😎✅ São milhares de aprovados todos os anos e você pode ser um deles! Acesse: bit.ly/40OPnmb
Dizer que a maldade " é a ausência de Bem" não significa que o mal está onde o Bem/Deus não está - isso é uma interpretação vulgar e incorreta, que muitos de vocês aprenderam na escola ou na internet. Significa, pelo contrário, que o mal não tem substância, como explicado no video. Deus está sim em todo lugar, mas não é tudo - nesse caso, seríamos panteístas. Por isso, aqueles que comparam a teoria do mal em santo Agostinho com a "sombra como ausência de luz" (já vi isso na internet e eu mesmo já fiz essa comparação, quando mais jovem) entenderam tudo errado.
Obra citada ao final do vídeo: Confissões. Tradução de Maria Luiza Jardim Amarante. São Paulo: Paulus, 2014, páginas 74-75.
Um bom livro para quem gosta de filosofia cristã é Cristianismo Puro e Simples, do C.S.Lewis (autor de As Crônicas de Nárnia). Lembrando Kant, ele diz no livro que a única maneira de sermos bons é tendo a possibilidade de sermos maus. Afinal, sem liberdade de escolha, não poderíamos verdadeiramente ser bons - só há virtude se ela puder ser uma escolha! O que pensam?
Recomendo também o livro dos espíritos. Santo Agostinho tbm participa do livro, no mundo espiritual
Qual é o livro que o senhor leu no final????
Não sei onde vi esta idéia : O homem perdoa de vez enquanto , Deus sempre e a natureza nunca. Intender ou pensar em relação à Deus e a natureza é difícil. Mas do homem eu tenho como mal a dor física ou psicológica . Como dor física 99, 9 % da população não vai gosta e quando gosta é masoquista. Um sádico vai gosta de ver o outro sofre ( psicopata? ). E quando os dois são de uma só pessoa? Sadomasoquismo? Fora isso o mal pelo mal , o mal em si está aí. Qualquer um e de vários modos . Nunca vamos saber .
@@rodrigogaldino5989 Confissões. Tradução de Maria Luiza Jardim Amarante. São Paulo: Paulus, 2014, páginas 74-75
Recomendo o autor/pesquisador Paulo Henrique de Figueiredo - Autonomia. a história jamais contada do Espiritismo. Deus cria Espíritos simples e ignorantes que vão evoluindo através de reencarnações sucessivas. Com o passar do tempo o desenvolvimento do livre arbítrio, da inteligência, razão, vontade e imaginação.
Meu deus sua explicação é incrivel!!!
muito obrigado pelo comentário, Isadora ☺
Muito obrigado professor, suas palavras abriram muitas possibilidades na minha mente. Eu chamo Eduardo Marinho, sou de Fortaleza CE. Eu estou com planos de tentar o mestrado em Filisofia, com o tema: Deus, o supremo bem , na filosofia de Agostinho. So que ainda não consegui um "problema" para minha pesquisa, porem, vendo seu video eu tive muitas inspirações. Mas gostaria muito se o senhor pudesse me ajudar. Obg
É muito estranho ver qlqr coisa de santo Agostinho depois de tanto ler Nietzsche, ótima aula professor!!!
muito obrigado!! 😊
@thomaskley ele passa vibe de estudante de filosofia pra mim
oloko raposito vc aq
Ótima explicação ❤
Nossa, Epiculo é o meu filósofo favorito.
Eu como cristão concordo com a sua explicação.
Incrível.
Galera, o filme "Batman v Superman: a origem da justiça" é sobre o paradoxo de épico, é um filme que contém esse paradoxo no Superman colocado por Lex, assistam, é incrível, Lex cita o paradoxo e o executa lindamente...
Esse professor é sensacional ❤️
Você que é, Jhadson, obrigado!
Excelente vídeo, tenho refletido muito sobre isso. Procuro explicar para as pessoas que o mal não existe em si mesmo, que não é uma coisa, se assim o fosse, Deus teria criado, até mesmo os anjos desprovidos de luz, eles continuam sendo anjos, no entanto, escolheram a si mesmos em detrimento do Bem maior, e portanto, escolheram mal.
Santo Agostinho argumentou que o mal não tem existência própria, mas isso não nega a realidade do sofrimento, da violência e da crueldade. Se um deus existe, a possibilidade de escolher o mal só é explicável se esse deus permitir tal escolha. Se for todo-poderoso e bondoso, como poderia criar ou permitir algo que possa optar pelo mal? Isso levanta a questão: seria esse deus conivente com o mal? Se sim, então sua bondade pode ser questionada. Se não deseja o mal, mas não o elimina, então não é onipotente, pois não tem o poder de acabar com o mal.
Obrigado.
Essa noção de Agostinho não se sustenta dentro de uma operação lógica ainda mais apurada. Mas confesso que foi uma bela retórica, afinal se na perspectiva cristã (agostiniana) o mal não é substância, a condenação ao inferno é uma farsa. Porém ao mesmo tempo que se afirma que a escolha do “bem menor” em relação ao “bem maior” é uma medida para se condenar pessoas ao inferno, logo esse mesmo “bem maior” precisa admitir que não é moralmente justo, pois o “bem menor” é produto e consequência das falhas de sua própria suposta criação. Conteúdo legal!
Cara se tu concluiu isso significa q não entendeu nada, o tal paradoxo tem uma falha grave e básica pra um estudante de verdade de lógica e não de internet. Procura ai pra ver se acha onde tá.
Excelente vídeo pra vc ver durante o começo do seu dia
filosofia nos ajuda a viver!
O bem sempre vence o mal o mal domina por pouco tempo o bem acaba com o mal
Eu sou o mal!!
Epicuro argumenta muito bem.
E agostinho refuta melhor ainda
@@landrade3498 Claro que não. O Cristianismo é totalmente sem sentido: Lei da Conservação de Energia - tudo no universo é energia - átomos - energia não se cria, só se transforma - logo, ninguém nem nada "criou" o universo e a realidade; portanto, Deus perde automaticamente seu valor.
O universo sempre existiu e sempre existirá, bem como a vida - que é pura energia - nem nasce nem morre, apenas se trasforma infinitamente; o que por sua vez conflui com o conceito budista de "Kuon Ganjo": infinito passado; infinito futuro. Logo, a vida é eterna: sem início e nem fim.
Resenha: cristianismo - filosofia da curva reta.
Budismo: a filosofia mais completa.
@@brenvs Seu comentário é tão sem sentido quanto o materialismo. É simples. O mal existe, fato. Surgiu a partir de uma ação. Fato. Deus permitiu o mal, para permitir o livre-arbítrio, Deus é lógico assim como a natureza. Acreditar que Deus pode fazer um quadrado redondo. Ou alguém livre que não pode cometer algo ruim, é uma ilogicidade.
@@ngocps Disse algo infundado para ser sem sentido? Se sim, aponte, quero saber.
E mais: transforme água em vinho, filme (sem montagens) e me mande; ai eu me converto no cristianismo; se não puder, o resto é só desculpas e especulação.
Abraços. Nam-myoho-rengue-kyo.
@@brenvs já disse, alguém livre que não pode cometer algo moralmente mau, não é livre, ou seja, é ilógico.
Matéria se transforma todos os dias. Os humanos estão perto de ter esse conhecimento. Aceitar que um Ser muito mais antigo e supremo que humanos seja capaz disso é fácil. Difícil é demonstrar que algo inerte resolve se reorganizar e sem autoconsciência se complexar em sistemas completamente específicos e interdependentes.
#Hasegan
Cara se garante viu 👏🏽👏🏽👏🏽
obrigado, Isac
A diferença básica entre o bem e o mal . É que o mal é egoísta, só pensa em si mesmo. O bem não, o bem amar a caridade. Pessoas mals tentao parece boas . Mas pessoas boas são o que são
Show..."O é apenas a ausência do bem"
Bem que podia ter um vídeo especial sobre o Tocqueville né
Faz mais vídeos assim
Recomendo tbm o livro dos espíritos. Santo Agostinho tbm participa do livro, no mundo espiritual , dps de desencarnar
Muito boa e necessária explicação!
Obrigado, Tais!
Gostei muito.
São muito bons seus videos. Obrigada!
Vc é nota 1000 nas explicações, o melhor do youtube👏🏻
Professor, fale sobre a ética argumentativa de Hans-Hermann Hoppe.
Foda d+, q aulão
Bela aula.
Muito bom
Mas se for assim as coisas voltam ao ponto inicial, na bíblia o mal é citado e por isso é reconhecido, logo o paradoxo se repete, se ele é onipotente...
Siim, é um tremendo de um raciocínio circular
A bíblia não é um livro literal, são 73 livros escritos de formas diferentes para destinatários diferentes. Inclusive alguns doutores, acreditam que Gênesis é uma forma mitológica de contar a evolução e criação do mundo. Tendo em vista que foi a própria Igreja Católica que teorizou o Big Bang.
@@ruanoliveiradonascimento2634 então todos os textos podem ser literais ou não, e como saber o que são?
Grande parte dos textos que no passado eram vistos como literais, atualmente não são mais.
Então o que me garante que o que é visto HOJE como literal, tbm não esteja errôneo ?
@@gabrieldelelis9256 Ah, bem, depende de contexto do texto. Por exemplo, os 4 Evangelho contam a vida de Jesus segundo os 4 apóstolos. As cartas Paulinas são textos relacionados a doutrina e os Salmos são poemas, cânticos da época. Gênesis muitos acreditavam ser um livro talvez literal, mas a Igreja por exemplo, nunca tratou como dogma. Além de serem carregados da cultura local, então algumas expressões são estranha e até aparente contraditórias. Por exemplo, a bíblia fala do mau, mas o mau ele não existe segundo o cristianismo ea a Teologia Tomista e Agostiniana da Escolastica católica. É deveras complicado kkkkkk
Por que nescessariamente pelo fato de ele ser citado force ele a existir? Por acaso seria coincidência que as pessoas procurem o bem e fogem do mal, e não digo, bem objetivo, mas relativo a cada um, pois todos procuram o bem e correm do mal que interpretam. Porque se fosse por nescessidade de estar escrito sobre o mal em algum lugar ele precisaria ser lido primeiro pra entendermos o que ele representa, mas então por que as pessoas que nunca tiveram contato algum com o mal que precisa ser entendido, nesse caso, continuam a obedecer ao que eu citei acima?
smp acompanharei seus videos, são ótimos!
muito obrigado!
Minha cabeça explodiu
Como sempre ótima explicação e assunto muito interessante. ♥
obrigado, Bárbara!
Excelente video, que explicação top.
obrigado, Gabriel
Muito bom o vídeo parabéns.
boa
Muito bom, parabéns
....Lembrando Kant, ele diz no livro que a única maneira de sermos bons é tendo a possibilidade de sermos maus. Afinal, sem liberdade de escolha, não poderíamos verdadeiramente ser bons - só há virtude se ela puder ser uma escolha! O que pensam?....... Deus precisou ser mau para ser bom? Podemos responder não, ele simplesmente conhece o mau, mas não é influenciado por ele! Então para sermos bons, penso eu, basta ser conhecedor do bem e do mal e escolher jamais ser uma pessoa má! Mas Deus não queria que fossemos conhecedores do bem e do mal. A vontade divina era que Adão e Eva permanecessem como estavam.Tanto é que eles foram punidos pelo ato da desobediência e não necessariamente por ficarem sendo conhecedor do bem e do mal! O que pensam a respeito?
Eu amo um professor
Adoro seus vídeos, são demais, parabéns!!!!
Ninguém nunca explicou isso tão bem quanto
Amei o vídeo e a explicação.
Sugiro a leitura de Hans Herman Hoppe.
Awn que vídeo lindo! Mestre Daniel!!! Que professor incrível!
Professor Daniel, eu te venero. Que professor maravilhoso(no sentido intelectual, é claro. rsrs).
muito obrigado, Raniellyson!
Poxa cara, suas aulas são maravilhosas. Faz um canal pra ti aí, garanto que vai ser um sucesso!
Se minha mente expandiu? Super SOS
Professor. Então para santo Agostinho o mal é o afastamento do ser humano de Deus?
Muito boa a explicação 😍✌
obrigado ☺☺
vc é 10, me ajudou pacax. É toys
"...Prefere fazer algo prazeroso do que seguir os mandamentos de Deus..." Quem nunca né professor? 😞😓🙈🙉🙊
Eu nunca ¯\_(ツ)_/¯
Eu só acho vídeo curto sobre esse assunto 😭
Só faltou citar em qual livro e capítulo de "Confissões" Santo Agostinho disse isso.
Livro VII " A busca da verdade" Tópicos 3;4 e 5
O bem e o mal só existem através de relações interpessoais, por tanto, a pessoa que aplica um bem com b minusculo, precisa de outro ser para que essa ação bem possa ser aplicada. Tomando o referencial a pessoa que sofre a ação daquele está cometendo bem com b minusculo, não está vinculada a ela nada que possa ser definido como bem, apenas, como o mal, por tanto, o bem com b minusculo não explica todo o mal, por tanto, mesmo tomando a definição do bem com b minúsculo, ainda existe mal e o paradoxo de epicuro ainda é válido
Vc poderia me indicar 2 livros de filosofia
Perguntaram qual presente eu queria ganha de natal
Entao vou pedir 2 livros
Me indiquer 2 otimos livros por favor
Professor, o que seria o mal natural?
bem que podia haver uma forma de ter aula com esses magnífico professores sem ter que pagar 346,80 :(
❤
Sua explicação é ótima, a teoria de santo Agostinho também é muito bem pensada, mas reflete apenas a visão dele. É uma opinião que aliás, não resolve o paradoxo de Epicuro, por mais que os teístas acreditem que resolva.
O trecho lido é de qual livro do Agostinho?
E ae dani! Como estamos com o vídeo dos seus livros favoritos? (só lembrando :D)
Fiz um sobre 50 livros para aprender filosofia, em breve sairá!
A escolha do fruto gerou morte
hum...
Qual o nome do livro lido no final do vídeo?
Confissões. Tradução de Maria Luiza Jardim Amarante. São Paulo: Paulus, 2014, páginas 74-75
Ótima aula! Esse argumento de Agostinho não é nada lógico para mim
1:18 Deus é todo bom e poderoso. Mas no caso o criador criou uma criatura que não é tão boa quanto ele.Levando em consideração que essa criatura não foi responsável por sua própria existência, então por que deus interrompeu a existência de algo perfeito (ele mesmo) para criar algo imperfeito? Se antes da criação do universo existia apenas o bem inteiro e sem ausências, deus continuaria sendo benevolente após criar um universo com ausências do bem?
Sim, pois ele não esta imanente na própria criação
@@MatheusOribkaRoque Na minha pergunta questionei o verbo ser, e não o verbo estar.
Nietzsche é refuta o bem e mal relativo, porque ele é o mal da filosofia, é o lixão dela
Deus é todo poderoso e 100% Bom, assim diz a bíblia. Deus não criou o "Mal", e nem nos humanos já que o "Mal" atacou primeiro Lucifer, se arcanjos são guerreiros e guerreiros lutam, com quem eles lutavam antes dos tempos? Com o verdadeiro "Mal"?
Enfim...O Mal é oque você achar que é Mal, assim como o bem.
Aí já entra em outro paradoxo, se mal é ausência de Bem, logo Deus não é onipresente, se ele não e onipresente não consegue fazer todas as coisas, logo não e onipotente.
Ausência de Deus no quesito de obediência e fé, se você deixa de responder ao seu pai e acreditar nas coisas que ele fala por acaso ele deixa de existir?
O mal é autônomo ou acontece através da
atitude humana?
@@matheustorrespitda9438 eu acredito que pela atitude humana
Rapaz,eu acredito que a interpretação do que é onipotencia na Bíblia não se refere ao fato de poder ''fazer tudo" mas sim ao fato de Deus ser o todo poderoso,o homem que rege todas as leis da natureza
Por exemplo,Deus não pode criar um solteiro-casado ao mesmo tempo pois isso foge das leis da lógica
Fala pra Agostinho que não colou kk
sim! o mal existe para nós e o mal é Lucifer como dizem "santanás, diabo" , nao tem como mal existir pra Deus porque Deus é o bem , o verdadeiro AMOR , ele é tudo de bom de verdade, porém ele deu o livre arbítrio, e o que acontece é q nós nos ausentamos do bem como por ex . desviamos de uma linha reta , fazendo algo contrário do que é amor , algo contrario do que nao é bem , Lucifer se ausentou do bem e começou a enxergar a glória de Deus com desejo , porém ele nn o destruiu porque Deus nn destrói e nem o castigou o Nosso Criador Deus é só amor ,porém Lucifer quem se afastou de Deus tendo sentidos e atitudes contraria do que é amor , ate então ele quis ser igual a Deus , ser Mais que Deus o seu próprio criador com todo amor por ser de sí mesmo e disso foi separado de Deus e quando vs se separa de Deus vs só passa a se encontrar em algo que nao é amor que nós chamamos de mal e esse mal para nós é Lucifer , porque Deus nos criou tambem com o livre arbitro porém Lucifer quer nos separar de Deus, ele quer nao, ele conseguiu nos separar de Deus la no Jardim do Éden, foi entao que Deus nos enviou Jesus como um espelho , como mestre , para seguirmos o seu exemplo e peço a Deus perdão se nao for a palavra correta a se expressar , para que conseguimos lutarmos contra o mal q é santanas , por q ele nos manipula porq ele quer se igualar ao nosso criador , e Jesus é nossa motivação para lutar contra satanás, desejo de satanás é ser adorado , glorificado por isso ele é o mal , por que é ausente do nosso Deus, tanto é q o anti cristo vai conseguir fazer com que todos o adore , q todos passem a substituir Deus por ele e ai Deus começará a se presenciar para q todos vejam q só ele é Amor , q todos somos parte dele e que nós estamos nos separando dele 😕 entendo que o inferno é a ausencia absoluta de Deus , porém todos nós através de Cristo como nosso mestre q é enviado por Deus sendo ele mesmo para nos orientar q ele é a vida , o Amor , o bem ,e que sem ele tudo é ruim , é desconfortável, e triste, forte abraço e que tudo de bom aconteça na vida de vocês 🙏
a explicação de santo agostinho não faz sentido logico, apenas tem sentido a quem segue a mesma crença
Sou cristão, porém essa ideia não faz tanto sentido para mim, com certeza existe formas melhores de resolver esse problema.
Muito fraco Ainda, pois Deus é onisciente já sabia tudo que iria acontecer
ok, então ele deveria intervir e impedir o homem de praticar o mal? Em sua filosofia, Agostinho justica a necessidade da criação do Livre-Arbítrio por Deus, se ele intervisse nas escolhas dos homens, logo não poderia ser justo, pois qualquer decisão humana seria fruto do próprio Deus e então ele não faria justiça (não recompensaria aos bons e nem poderia punir ao maus)
@@fernandoalmeida5983 por isso acredito no Deus chinês onde há uma força Boa q luta contra uma força má, como um Deus onisciente e onibolivolente poderia criar um mundo tao mau? Se ele é 100 por cento bom, como ele poderia saber o conceito de mau?
A explicação já cai por terra na gênesis pois o deus é Onisciente e haverá um julgamento, logo ele já sabia do desvio no Jardim do éden e assim nada fez, dessa forma ele não é Benevolente por conta da sua Onisciencia Plena.
Mas se o mal é a ausência do bem, e Deus é o bem, então Deus não é onipresente. E se o mal não existe então o livre arbítrio também não, já que o livre arbítrio pressupõe a escolha entre os dois caminhos. E se o livre arbítrio existe, então foi criado por Deus, pois Deus criou todas as coisas. E se o livre arbítrio foi criado por Deus, logo Deus também criou o caminho errado. Com que propósito? Testar? Mas se ele é onisciente e sabe de tudo não há necessidade de testes. E assim voltamos ao paradoxo. São sempre respostas escorregadias e incompletas pro paradoxo de Epicuro.
Você entendeu o vídeo de forma equivocada. Dizer que a maldade " é a ausência de Bem" não significa que o mal está onde o Bem/Deus não está - isso é uma interpretação vulgar e incorreta, que muitos de vocês aprenderam na escola ou na internet. Significa, pelo contrário, que o mal não tem substância, como explicado no video. Deus, para Santo Agostinho, está sim em todo lugar, mas isso não significa que Ele é tudo, pois há um Criador e uma criatura.
Sua explicação foi excelente. Fora isso, é evidente que a explicação de santo Agostinho é fraca, principalmente no que tange a males causados pelo acaso, natureza, ou doenças. Dizer que é pq não entendemos o propósito é uma falácia, e dizer que a morte é por causa do pecado original é raciocínio circular
Um pensamento sofisticado e, no entanto, um sofisma...o mal é a ausência, e a ausência é inconcebível, como, por exemplo, o Bem maior, já que tudo é um bem...Então, não há o não ser...De onde vem a capacidade de corrosão? Pq o mal adquire substância, tipo guerras....Pq sicrano está errado...De onde vem pois, a capacidade de errar? Se o mal não tivesse substância, aleluia...A gente, em suma, vai pro livre arbítrio, é o ser humano sabe-se lá pq é apto ao mal, é o paradoxo continua de pé...Mas, sem essa "muleta metafísica ", ferrou tudo...De qualquer jeito, talvez um mundo frequentado por pessoas platônica seja MT mais seguro do que por niilistas...Tem que ter MT culhao pra querer ser moral é niilista
é o que precisamos, integridade e culhões
Ainda ficoo paradoxo de Epicuro. Sandro Agostinho não explicou nada. Minha opinião, já aviso logo.