Essa Estrutura está CAUSANDO ALAGAMENTO no RS?

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 1 жов 2024
  • Uma das maiores catástrofes naturais do Brasil. As enchentes no Rio Grande do Sul têm atraído não só a atenção de pessoas no país, mas em todo o mundo.
    Nesse sentido, inúmeras perguntas emanam sobre o que poderia ter agravado esse cenário. E muitas delas se voltam para algumas estruturas-chave no estado, como os Molhes da Barra.
    Mas, afinal, será que essa construção centenária interferiu nos alagamentos na região?
    Para mais informações do Construction Time, inscreva-se agora: / @constructiontimebrasil
    #infraestrutura #construção #engenharia

КОМЕНТАРІ • 1,2 тис.

  • @alissonmoraes6807
    @alissonmoraes6807 4 місяці тому +515

    Eu sou engenheiro civil com doutorado em obras hidráulicas e posso contribuir um pouco. Quando ocorre uma enchente, o escoamento comporta-se como uma onda. Conforme explicado no vídeo há diferentes comportamentos em função da topografia do terreno, com isso a onda cheia escoa com maior ou menor velocidade. Nos municípios mais altos, a enchente durou pouco tempo, porque foi rapidamente escoada para os terrenos mais baixos. Já em Porto Alegre, o Guaíba é um sistema de laguna,onde houve o amortecimento desta onda. Com isso, a duração da enchente tende a ser bem maior em relação aos municípios a montante daquele ponto. De Porto Alegre até o Rio Grande a onda de cheia leva vários dias pra chegar, com isso, a influência dos moles de Rio Grande deve ser pequena para Porto Alegre. No entanto, para Rio Grande e Pelotas esse esse mole pode ter afetado a capacidade volumétrica de escoamento das águas, causando maior maior nível de enchente naqueles municípios.

    • @erciocosta
      @erciocosta 4 місяці тому +101

      Bom comentário, apenas observando um detalhe; o fato de que antes da construção dos molhes, o canal natural de escoamento da lagoa não dava velocidade de vazão suficiente para a saída de um volume dessa monta. Na reforma desses molhes foram feitos estudos para que a velocidade de vazão fosse aumentada, diminuindo assim a necessidade de constantes dragajens, fato que tem se confirmado.
      O real problema é o grande assoreamento do leito dos rios e do estuário do Guaíba, que hoje estão denominando lago. São décadas de constante depósito de lama e detritos de toda a natureza, que muito contribuiram para redução da vazão e consequente um rápido acúmulo desse volume de água fazendo com que subissem a níveis mais altos que a enchente de 1941 a maior até então.

    • @joserobertoborges
      @joserobertoborges 4 місяці тому +57

      Já te deu por conta do tamanho do território do RS e de seus rios em relação a SC?
      Quantos pontos de escoamento de água para o mar tem em SC e quantos no RS.
      RS só a barra de Rio Grande e são quase 300 km até a água chegar lá.
      Isto merece estudos sérios.

    • @MatheusFeijo20
      @MatheusFeijo20 4 місяці тому +12

      Eu também gostaria de virar um engenheiro civil

    • @pcmc4662
      @pcmc4662 4 місяці тому +57

      gostei do seu comentário Alisson, eu não sou engenheiro e não entendo eu vou dar uma opinião apenas isso: não sei se você lembra na década de 1990 o rio Tiete era só dar uma chuva fina e bem branda, leve e rápida o rio transbordava lembra? O trânsito dava um nó na cidade inteira, as ruas alagavam e virava um transtorno o sujeito chegava em casa no mínimo 23:00 hs daí por diante, o que fizeram? Em 2002 começaram a aprofundar a calha do Tiete em 2,5, dois metros e meio de profundidade, em 2006 completaram e veja o que aconteceu? A frota de carros de São Paulo aumentou mais de 5 vezes de lá pra cá, e as chuvas aumentaram muito mais de intensidade, e quando chove é lógico que o transito fica mais lento mas as vezes nem para, fica lento mas não para e o sujeito chega em casa pode atrasar duas horas mas chega em casa, já não chega de madrugada mais, tiraram tonelada de entulho e principalmente sedimentos, barro e tudo mais do Tiete, apesar dos problemas funciona. Eu não sei se dá pra fazer isso na Lagoa dos Patos, abaixar em 3 metros o leito dessa lagoa, se tiver jeito é bom tentar ou tem que fazer, porque o aquecimento global é uma realidade pode até ser que ano que vem não aconteça e outros anos, mas querendo ou não isso vai acabar acontecendo de novo, da forma que você explicou pela topografia do terreno essa massa de agua escoa mais rápido por causa da topografia, chega na Lagoa dos Patos a topografia é plana e eu penso isso é uma opinião minha eu não conheço, mas eu suponho que no fundo da Lagoa deve ter muito sedimentos e barro de décadas de várias enchentes, não foi só essa enchente que teve Porto Alegre, teve uma enchente na década de 1960 e 1980 que provavelmente levou muito sedimento pra essa Lagoa, eu não sei se tem jeito de aprofundar essa lagoa em 3 metros de profundidade, se tiver tem que ser feito porque numa situação dessa, como a lagoa é muito ampla já era pra estar abaixo de 3 metros da cota de inundação e a cidade já estava começando a voltar a funcionar, não sei se isso soluciona é apenas um comentário mas algo tem que ser feito nessa região sem dúvida nenhuma.

    • @realista7789
      @realista7789 4 місяці тому +20

      ​@@erciocostaJá eu fiquei sabendo que a construção desses molhes foi em função de uma melhor navegação, já que as embarcações muitas vezes batiam nos bancos de areia e atrapalhava o comércio marítimo na região.

  • @EmersonSilveiradeOliveira
    @EmersonSilveiradeOliveira 4 місяці тому +218

    Eu acho estranho que nada nem ninguém está falando das 5 barragens ou diques que estouraram, parece que querem esconder alguma coisa?
    A questão do vento está certa, dependendo da posição do vento a básia represa, mais o escapamento pelos moles, não pode ser esse o problema, voltar ao que eu disse no começo, e pensar.

    • @ernestobrink8435
      @ernestobrink8435 4 місяці тому +50

      Incrível a cara de pau da prefeitura em afirmar que o dique não rompeu, quando se tem um buraco de 20 metros nele e ainda estar bem claro que não aguentou 5,35 metros quando seria projetado para uma cota de 6 metros. Quando essas pessoas serão responsabilizadas? Falo não só dos políticos mas também dos funcionários públicos que não fazem o seu trabalho.

    • @joaberbc17
      @joaberbc17 4 місяці тому

      ​@@ernestobrink8435E funça faz trabalho bem feito. Onde se trabalha sem risco de perder emprego e empresa não precisa viver dos lucros, vive de impostos, bem ou mal se mantém, não vai prestar bom serviço

    • @deniseb4426
      @deniseb4426 4 місяці тому +9

      Se estouraram, foi DEPOIS das chuvas. Eita, que tem gente que gosta de pensar que sao Sherlock Holmes. Para com isso.

    • @Wertonfhs3432
      @Wertonfhs3432 4 місяці тому

      . Oficialmente anunciada dia 2 de maio a barragem 14 de maio rompida porque já estava cheia. Dia 5 de maio oficialmente anunciada inundação catastrófica em porto alegre pelo rio Guaíba.A água veio do mar? Ou veio dos rios que desaguam no Guaíba? Em 1941 choveu quase a volta de 22 dias sem parar e agora em 5 dias supera a enchente de 1941.choveu em 1941 quase 5 vezes mais em número de dias Agora veja se em 2023 e em 2024 antes das barragens houve inundação. Tem gente que nem fazendo o desenho entende. A culpa é do clima e da chuva. Pronto.

    • @brancamontgane8573
      @brancamontgane8573 4 місяці тому

      A Abertura das 5 Barragens, do Dique e mais um monte de coisas estranhas planejadas, causaram todo o desastre.
      Planejado e executado pelos políticos que seguem o Fórum Mundial: despovoamento mundial.
      Não ajudaram e fizeram de tudo para atrapalhar quem estava ajudando.
      Querem acabar com o agronegócio e importar alimentos de plástico da China e de Bill Gades (trevoso q financia a vccna da morte,).
      O Criador tudo vê 🙏

  • @joelbastos6808
    @joelbastos6808 4 місяці тому +36

    A irresponsabilidade e interesses governamentais, transformou Rio Grande do Sul na Veneza brasileira . Infelizmente pra toda população ,que perdeu todo que conseguiram com esforços e dedicação.

  • @reginabatista837
    @reginabatista837 4 місяці тому +65

    Obrigado pela aula gostei muito ! Não tinha esse conhecimento , além de ser uma obra belíssima . O Estado Rio Grande do Sul lindo ! Infelizmente passa por essa tragédia , o povo sofre 😢 .

  • @cleusaobelar7598
    @cleusaobelar7598 4 місяці тому +196

    A "justiça"proibiu os areieros de retirar areia dos rios,o que aprofundava os rios,após essa proibição,esses rios ficaram mais rasos, alagando,espandindo seu leito, isso é um caso a se repensar

    • @persiahippie6814
      @persiahippie6814 4 місяці тому +32

      Na minha opinião foram a falta de competência dos governantes que causaram essa catástrofe!!

    • @pllaza07
      @pllaza07 4 місяці тому +32

      Era uma coisa que eu tava pensando também, aumentar o calado.
      Tira o sólido, para comportar mais liquido.
      Eu lembro da problemática que tivemos, com falta de areia nas construções por essa proibição.
      Tá aí um dos resultados.
      Os rios, ficaram rasos.

    • @sinesiorodriguesfilho9566
      @sinesiorodriguesfilho9566 4 місяці тому +9

      @@persiahippie6814 , Foram os governantes que mandaram chover mais que o habitual ?

    • @EmersonSilveiradeOliveira
      @EmersonSilveiradeOliveira 4 місяці тому +2

      Boa lembrança.e faz muito sentindo.

    • @dms7696
      @dms7696 4 місяці тому +1

      Obg pelos informes👍

  • @altemirdasilveira6458
    @altemirdasilveira6458 4 місяці тому +4

    Os molhes da barra tem uma característica que é o afunilamento das águas que vêm da Lagoa dos Patos para sair para o mar e estão causando alagamento somente nas cidades de São José do Norte, Pelotas e Rio Grande, mas para que isso ocorra são necessários vários eventos simultâneos, (um volume de água de grandes proporções, o vento sudeste que represa a água da Lagoa, o assoreamento da Lagoa e grande volume de água da Lagoa Mirim que desagua na Lagoa dos Patos em Pelotas através do canal de São Gonçalo. Sem esses eventos simultâneos é provável que não haveriam alagamentos ou acontecessem em menores proporções.
    A água que sai do Lago Guaíba leva de cinco a sete dias para chegar em Rio Grande e esse é o principal fundamento para afirmar que os molhes da barra não tem influência nas enchentes da região metropolitana de Porto Alegre nem nas cidades do interior, com exceção das três cidades e eventos mencionados.
    O vídeo mostra a topografia do RS e fica claro o poder de destruição da água no Vale do Taquari onde ela passou como um maremoto e um comportamento diferente na região de Porto Alegre onde transbordou para as cidades.
    Os principais fatores para a inundação na Região Metropolitana vêm de décadas atrás antes mesmo da construção dos diques. Naquela época não havia fiscalização para construções irregulares (acho que não mudou até hoje) e a população construía suas casas no banhado. O banhado tinha a importante função de receber a água quando o rio transbordasse e devolver a água gradualmente para o rio. Era do banhado que vinha a água para o rio em épocas de seca. Com o passar do tempo essas áreas construídas eram "regularizadas". Quando o rio transbordava, alagava essas áreas regularizadas e assim surgiu a necessidade dos diques.
    Os diques foram construídos a décadas e não receberam nenhuma melhoria, ampliação e manutenção mesmo com estudos informando da necessidade e da urgência (e tem político que queria derrubar o muro da Mauá).
    Em São Leopoldo esses diques foram construídos nas duas margens do rio dos Sinos transformando-o em um valo (parecido com o Tietê na grande São Paulo), que transbordou para os dois lados e ocupou a área que um dia foi dele. Nesta cidade os diques romperam, as casas de bombas tiveram problemas e vários bairros ficaram alagados. A solução encontrada é levantar os diques, obra com previsão de dois anos (por enquanto não falaram em levantar cinco pontes que já estavam com água na lateral da estrutura).
    Outro fator é o assoreamento dos rios e lagos causado pela proibição de extração de areia (tem antiga decisão judicial proibindo a extração no Guaíba), extração fundamental para manter o calado do rio e para não elevar sua cota (nas ilhas a enchente acumulou mais de dois metros de areia depois que a água baixou).
    A falta de fiscalização de moradias irregulares também ocorreu nas encostas dos morros onde aconteceram os deslizamentos (comum em todos os Estados Brasileiros). Também temos a flexibilização da legislação ambiental no RS que por ser recente impactará nos eventos climáticos futuros.
    Existem projetos e construções em outros países que devolveram as áreas alagadiças para os rios para que eles possam extravasar em épocas de cheia e não inundar as cidades. E agora, como devolver para o rio áreas alagadas se hoje estão ocupadas por bairros.
    As novas cotas de inundação fazem necessárias obras de valores vultosos e a depender da agilidade e eficiência do nosso sistema político tenho convicção que a melhor atitude de quem foi atingido é a mudança de local, pois na próxima estação chuvosa a tragédia pode se repetir.
    Posso concluir com certeza quem está causando alagamento no RS é o poder Público seja na falta de fiscalização, nas decisões judiciais equivocadas, no interesse de não tomar decisões impopulares ou até na omissão de executar obras necessárias para a proteção de cheias.

  • @bal0929
    @bal0929 4 місяці тому +32

    Molhes da Barra... Ouvi vagamente falar... Obrigada por mostrar a real importância disso É impressionante tudo isso!

  • @alissonnuness3649
    @alissonnuness3649 4 місяці тому +35

    Resido em Rio Grande, no bairro vizinho aos Molhes da Barra. Este é o meu local de nascimento e cresci entre muitos pescadores da região. Recentemente, observei uma onda de reclamações sobre a expansão dos molhes. A obra, embora intencionada a melhorar a estrutura local, acabou prejudicando a pesca na lagoa. A entrada de água salgada, essencial para a captura de tainha e camarão, foi comprometida. Além disso, a saída de água doce, que deveria ser facilitada pelas chuvas, também não está ocorrendo como deveria. A situação atual exige uma análise criteriosa por parte de especialistas. É imprescindível considerar a criação de um canal adicional dedicado exclusivamente ao escoamento da água doce, garantindo assim o equilíbrio ecológico necessário para a continuidade da pesca local

    • @danielcdes
      @danielcdes 4 місяці тому +3

      Se esse fenômeno tá ocorrendo é evidência que o autor do vídeo não tá certo.

    • @rodrigorossi2802
      @rodrigorossi2802 4 місяці тому +5

      ​@@danielcdesé completamente óbvio que são os molhes os responsáveis pelo represamento da água.
      Só o Taquari tem 1,5 km de largura, a abertura dos molhes é 580 metros

    • @danielcdes
      @danielcdes 4 місяці тому +3

      @@rodrigorossi2802, pra afirmar isso, é preciso mais 2 variáveis, profundidade e velocidade de escoamento da água.

    • @rodrigorossi2802
      @rodrigorossi2802 4 місяці тому +7

      @@danielcdes não meu amigo.
      Qualquer funil retarda o escoamento.
      Até na cozinha vc pode constatar essa realidade

    • @simoneprado6037
      @simoneprado6037 4 місяці тому

      Eu vi a foto e parecia maior mesmo. Faz muito tempo que fui lá.

  • @renaldogaldino8380
    @renaldogaldino8380 4 місяці тому +50

    É necessário fazer uns canais para ajudar na vazão e fazer a limpeza dentro dos molhes.

    • @joserobertoborges
      @joserobertoborges 4 місяці тому +7

      O canal dos molhes tem boa profundidade, 16,5 metros e por isto permite a passagem de navios de grande porte.

    • @sanderorcm
      @sanderorcm 4 місяці тому +1

      Não pode fazer isso e nem precisa a água nem chegou lá ,alagou quase 300 km antes....ali mecher é perigosos,pode salgar a águas e causar um desequilíbrio total,estás águas são usadas na agricultura e até no saneamento.

    • @lfsg689
      @lfsg689 4 місяці тому +1

      @@sanderorcm Alagou Porto Alegre 300km antes... E o cara faz um vídeo dizendo isso.

  • @BillyOsti
    @BillyOsti 4 місяці тому +19

    Não sabia da história dos Molhes, agradeço por compartilhar.

  • @nevilea.przybylski2577
    @nevilea.przybylski2577 4 місяці тому +59

    De Porto Alegre até a Barra de Rio Grande, o assoreamento que os rios que chegam ao Guaiba, e dele próprio, que sofreram pelo desrespeito às leis que proibem o desmatamento em suas margens e o estreito canal para a Laguna dos Patos em Itapuã, com apenas 5 metros na parte mais profunda e em média com 1,4 metros, são algumas das causas do atual desastre ambiental.
    Além disso, sabemos do descaso dos políticos e administradores da capital tiveram ao longo dos últimos 40 anos.
    A Laguna dos Patos é calma, sem correnteza, o que explica a baixa vazão das suas águas. Entendam que a Barra de Rio Grande não pode despejar no Oceano Atlântico mais água do que recebe da Laguna dos Patos.
    Aconselho a todos verem um vídeo esclarecedor sobre as enchentes em POA feito pela esposa do engenheiro que elaborou o projeto do muro e comportas de contenção das águas do Guaiba.
    O titulo do vídeo é: ENCHENTES NO RS: AUDIO QUE VIRALIZOU NAS REDES - Lígia...

    • @danielcdes
      @danielcdes 4 місяці тому +11

      Infelizmente a sociedade tem a tendência de apontar no caminho mais simples, pois refletir nas causas adequadamente, dá trabalho, exige pensamento crítico e até de conhecimentos matemáticos, que infelizmente, é uma carência no Brasil.

    • @danielmouraJC
      @danielmouraJC 4 місяці тому

      ua-cam.com/video/J3GEblyN074/v-deo.html

    • @meu23
      @meu23 4 місяці тому +3

      Eu peço ao povo deste lugar....
      Ajoelhem para deus.....seu poder é infinito....mostrara um caminho pra vocês!!!!!
      Falem com deus .....isso bastará!

    • @r.guerreiro140
      @r.guerreiro140 4 місяці тому

      1. Matas ciliares não evitam em nada assoreamento dos rios nem auxiliam enchentes, isso é apenas uma dedução pseudo científica que nunca foi comprovada
      2. É questionável se a profundidade do canal entre o Guaiba e a Lagoa fos Patos é significativa quanto ao escoamento, pois já está ocupada por água
      3. O volume de água envolvido é tão imenso e o espaço de tempo tão curto que fica difícil que leis ou regulamentos rigorosamente aplicados viessem a ter grande influência na amanização da tragédia
      No que o poder público tem sim responsabilidade, já que depois da enchente de 1941 não se pode alegar desconhecimento, é em não ter uma plano de monitoramento das condições climáticas e das vazões dos rios e um plano de emergência para evitar sofrimento desnecessário por parte da população

    • @andrelemes2746
      @andrelemes2746 4 місяці тому

      @@meu23 Deus existe?? Esse Deus vai mostrar o caminho?? Mas ele poderia ter evitado essa enchente 🤔🤔🤔 criança foi morta com essa enchente e família destruída 🤔🤔 A realidade destrói esse Deus todo poderoso 😏😏

  • @robertocarvalho961
    @robertocarvalho961 4 місяці тому +16

    Nasci na cidade de Rio Grande , e desde pequeno frequentei a praia do Cassino e consequentemente os molhes da barra. E durante os meus 78 anos de vida nunca vi ou ouvi falar que os molhes causaram alagamentos nas cidades do R.G.Sul, a não ser agora.

    • @lfsg689
      @lfsg689 4 місяці тому +3

      Esse vídeo ofende a inteligência de qualquer pessoa que more no Rio Grande do Sul.

    • @bersvaz
      @bersvaz 4 місяці тому

      @@lfsg689exatamente

    • @mds908
      @mds908 3 місяці тому +1

      Calma, os moles não causaram o alagamento, isso foi decorrentes das chuvas, o que o vídeo apresenta é que eles ajudaram a represar o escoamento das águas.

    • @RonaldoMorgadoSegundo
      @RonaldoMorgadoSegundo 3 місяці тому +3

      @@mds908 Em nenhum momento os molhes represaram. O vídeo é mal feito e mal estudado. Quem represou foram os ventos e a lua. Isso é básico, mesmo que não houvessem os molhes, iria acontecer a mesma coisa!

    • @realista7789
      @realista7789 3 місяці тому

      @@lfsg689 o problema é sua interpretação de texto, tá entendendo coisas que não foram ditas

  • @joaoabnerguimaraesjunior763
    @joaoabnerguimaraesjunior763 4 місяці тому +11

    Tudo relacionado com os raros fenômenos ocorridos no RS é superlativo, repetindo o ocorrido há 80 anos e antes em 150 anos, nesse cenário a questão dos molhes da barra é o de menor importância: atualmente 20.000 m³/s passam pelos molhes, com grande velocidade permitida pelas condições estáves da seção com profudidades superiores a 12 m que só é possível pela presença dos molhes.

  • @osolnasceuparatodos6092
    @osolnasceuparatodos6092 4 місяці тому +32

    Pra mim foi a falta de manutenção dos rios e lagos, assim como, o monte lixo jogados nas ruas. Faltou manutenção tbm nos diques. E, por último, o problema climático. É uma combinação de erros e incompetência dos governos, municipais e estadual.

    • @KeviPegoraro
      @KeviPegoraro 4 місяці тому +3

      exato, pararam de dragar o guaiba, que ficou menos fundo contribuindo também.

  • @jailtonsilva2801
    @jailtonsilva2801 4 місяці тому +15

    Conheço os molhes, morei na cidade de Rio Grande por quatro anos. É uma estrutura impressionante.

    • @simoneprado6037
      @simoneprado6037 4 місяці тому

      Conheço também .Caminhei sobre eles e tinha um carrinho que a gente fazia andar. Lindo lá.

  • @jrobaski
    @jrobaski 4 місяці тому +31

    Nossa, como surgiram do nada, inúmeros especialistas em hidrologia.

    • @ahold3926
      @ahold3926 4 місяці тому +8

      Enterder que a obstrução na saída faz a água ficar represada não é especializado.

    • @eduardoeduardo2118
      @eduardoeduardo2118 4 місяці тому

      São todos bolsominios \ /AG@ B[ ]ND●S

    • @aluiziojosepereira9442
      @aluiziojosepereira9442 4 місяці тому +7

      Qualquer criança honesta e com o mínimo de neurônios, percebe que os molhes estão represando a água PONTO....

    • @danielcdes
      @danielcdes 4 місяці тому +3

      ​@@aluiziojosepereira9442você tem um desafio e tanto, refutar Bernoulli e Euler. Boa sorte em sua tese!

    • @victorhugojacob9862
      @victorhugojacob9862 4 місяці тому +2

      @@aluiziojosepereira9442 a resposta de um problema complexo nunca é simples, se vc for estudar a fundo, vai mudar de opinião.

  • @geovanineoliveira
    @geovanineoliveira 4 місяці тому +4

    A largura original era de 1.200m na foz da Lagoa dos Patos. Com a construção dos molhes, essa largura caiu para 550m. Esta foi a principal razão para essa tragédia.

  • @rubensjosedasilvalaporta2627
    @rubensjosedasilvalaporta2627 4 місяці тому +13

    Obrigado por todas informações, passado o tempo é necessário mudar para evitar que se repitam tragédias e não simplesmente dizer tragédia climática e não assumirem que existem erros.

  • @g13guzin82
    @g13guzin82 4 місяці тому +7

    Concordo que construções nas margens ..ilhas.... açoriamento...falta de limpeza e dragagem tambm contribuíram....

    • @ClerRose
      @ClerRose 4 місяці тому +1

      Estado abandonado..................................povo sem capricho

  • @JUNTAKIYA
    @JUNTAKIYA 4 місяці тому +2

    Em todo projeto que se inicia(na fase anteprojeto), existe um estudo para cota de alagamento(nas regiões onde temos cotas muito próximo a nível do mar) e mesmos nas regiões Altas, com topografia que favorecem o acumulo e represamento de água(efeito funil), devido a custos para se implantar um empreendimento novo, muitos trabalham ignorando estes dados e aí acontece o pior. No caso da cidade de Porto Alegre tudo foi ignorado e a cidade se desenvolveu como uma grande metrópole e com a ganância do Homens, e o não respeito as áreas de APP com o dinheiro e lucro falando sempre mais alto. Em 1941 os governantes tiveram experiencias desagradáveis com o alagamento e NADA foi feito após esse fato, ou seja TUDO que esta acontecendo hoje não coloquem na "conta de DEUS" e sim na dos governantes e autoridades que ignoraram os "SINAIS" do ano de 1941. A toda população do Rio Grande do Sul e pessoas que tiveram perdas irreparáveis, segue minhas orações, sentimentos e pesares! Força RS!!!🙏🙏🙏

  • @sylviomoya181
    @sylviomoya181 4 місяці тому +29

    Só não abordaram sobre o assoreamento dos rios e lagos. A retirada de areia e sedimentos do fundo dos rios e lagos deveria ser obrigatória, mas os ecologistas proibiram isso a 10 anos. Mais um fator agravante.

    • @raquelgschwenter3269
      @raquelgschwenter3269 4 місяці тому +8

      Concordo e acrescento mais o lixão (camas, roupeiros, máquinas, plásticos, etc...)jogado dentro dos rios e lagos. 🤔

  • @denisarfernandomartinsrodr5949
    @denisarfernandomartinsrodr5949 4 місяці тому +7

    Festival de asneiras !!!

    • @juliokauarup
      @juliokauarup 4 місяці тому

      Se tivessem deixado uma abertura diagonal a cada 50 metros a força intergaláctica faria uma força revolta e a força das marés sugariam toda essa água.

  • @rbarroso
    @rbarroso 4 місяці тому +10

    Na realidade é muita ingenuidade do ser humano acreditar que só uma saída das águas da Laguna dos Patos seria suficiente para escoar toda essa água para o oceano, que já açoreou com o passar dos tempos!

    • @luizbritoferreira1673
      @luizbritoferreira1673 4 місяці тому

      Ingenuidade ou b.....

    • @simoneprado6037
      @simoneprado6037 4 місяці тому

      Deviam ter dragado os rios e tirado os entulhos. Pode ver que seguido fazem a Limpeza do Arrio Dilúvio exatamente para não acontecer isso. Transbordar.

  • @MÃONAOBRACONSTRUÇÃOCIVIL
    @MÃONAOBRACONSTRUÇÃOCIVIL 4 місяці тому +2

    moro aqui na cidade de rio grande onde está situado os molhes da barra, noossa cidade assim como outras está sofrendo com as inundações,mesmo assim estamos cientes de que não foi culpa dos nossos dois molhes ,tem muitas outras causas desta tragédia,além é claro o fator climático.

  • @luizgasparleal6940
    @luizgasparleal6940 4 місяці тому +3

    ASSOREAMENTO DOS RIOS NO ESTADO. A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul proibiu da retirada de areia na calha de navegação dos rios no estado, lei 9605 no artigo 55 de 1998

  • @joselitoalf4309
    @joselitoalf4309 4 місяці тому +67

    Porquê as dragas pararam de afundar os rios, deichando eles mais fundos, porquê a saida da lagoa dos patos está tão estreita, evitando o daságue rápido para o mar, PORQUÊ!!!!!!!!!!!!!!!

    • @rogergermanodejesus
      @rogergermanodejesus 4 місяці тому +23

      tu viu o vídeo? os molhes foram construidos no inicio do seculo passado, 1911.
      sabe o que acontece quando se deixa o leito dos rios mais fundos, erosão de suas margens, e novamente açoreamento do canal com o material da erosão, todos os rios tem seus cursos naturais.
      o que aconteceu aqui foi algo totalmente fora do comum, e o que agravou foi a negligência dos governos.

    • @miqueiasberg
      @miqueiasberg 4 місяці тому +5

      Contra a força da natureza (Deus) ninguém consegue fazer nada para impedir.

    • @andersonnkw
      @andersonnkw 4 місяці тому +7

      @@miqueiasberg
      Investir em Copa do Mundo de 2014 e Olimpíada de 2016 ao invés de Obras de Infraestrutura também não!!!

    • @marciogomes3299
      @marciogomes3299 4 місяці тому +3

      @@miqueiasbergQuando as pessoas agradeciam,as curas e milagres atribuindo a JESUS,essas coisas incríveis,maravilhosas e inexplicáveis.Ele dizia:Sua fé te curou.Notem,SUA FÉ!Ou seja JESUS tentava dizer,e ninguém entendia,que temos o poder dentro de nós mesmos.Talvez assim,fique mais fácil entender,porque somos a imagem e semelhaça de DEUS.
      Se somos a imagem e semelhança de DEUS ou seja co-criadores temos o poder pra realizar o que quisermos.Mas se não tiver planejamento o pior acontece,veja o que a Holanda fez pra se proteger das inundações tendo em vista que 25% do país é abaixo do nível do mar.

    • @rogergermanodejesus
      @rogergermanodejesus 4 місяці тому

      @@marciogomes3299 ai deus isso, ai deus aquilo, isso tem nada a ver com esse fé cega de vcs, isso tem a ver com o nosso modo de produção que consome muito mais do que precisamos, isso tem a ver com o negacionismo climático de governantes, inclusive destes pastores mercadores da fé, charlatões que conduziram o seu rebanho a votarem nesses incompetentes e que ajudaram a piorar ainda mais a situação, e quem paga o preço do negacionismo climático não são os governantes e nem os pastores que moram em seus palácios nas partes mais altas e nobres da cidade, são os eleitores e os crentes pobres que moram em área de risco, que não tem como conseguir comprar ou pagar um aluguel em área mais segura por causa da especulação imobiliária garantida pelos governantes que foram eleitos.

  • @justinaoliveira7498
    @justinaoliveira7498 4 місяці тому +3

    Quando da enchente em 1941 realizaram estudos e, em Porto Alegre cobstruiram as comportas e o muro da Av. Mauá e os dikes nas cidades de Gravatai, Cachoeirinha, Canoas e Sao Leopoldo, com essa elwvacao do rio e as mudancas sovre ventos e precipitacao de chuvas, os agentes responsaveis terao que refazer esses estudos e ampliar a protecao das cidades atingidas. Se em 1941 ja tinha pessoas capazes de segurar o rio por todo esse tempo, com a modernidade e a evolucao em todos os sentidos, hao de encontrar formas de prever, preservar e adecuar o rio e a cidade sem todos esses estragos.

  • @afonso70110
    @afonso70110 4 місяці тому +69

    Há 20 dias estou falando exaustivamente nas redes sociais que um grande problema está aí nos molhes, mas sinto que ninguém está se importando com isso, da mesma forma que estão desprezando a administração das comportas de represas.

    • @danielcdes
      @danielcdes 4 місяці тому +20

      Olá Afonso, se você for convincente todos engenheiros ajudarão, onde consigo ver seu estudo? Pergunto pois essa hipótese vai contra as leis da física, então precisa ser comprovada pra ser levada a sério.

    • @paulorobertofra652
      @paulorobertofra652 4 місяці тому

      HÁ 20 DIAS VOCÊ ESTA FALANDO BESTEIRA , ASNEIRA .. QUER FUDER MAIS AINDA A VIDA DE NÓS GAÚCHOS , SE QUALQUER IDIOTA MEXER NOS " MOLES " QUANDO A AGUA DA LAGOA BAIXAR , O AGUA DO OCEANO INVADE A LAGOA TORNANDO ELA E O GUAIBA EM AGUA SALGADA ... DAÍ DEPOIS DA MERDA FEITA, VAMOS TIRAR AGUA POTÁVEL DE ONDE , SE O GUAÍBA ESTIVER SALGADO ... PARE DE FALAR MERDA, SEM CONHECIMENTO DA HISTÓRIA E DO ASSUNTO ...

    • @lucianobuzachi1540
      @lucianobuzachi1540 4 місяці тому +7

      @@danielcdes Invejo sua paciência e cordialidade!

    • @lucianobuzachi1540
      @lucianobuzachi1540 4 місяці тому +6

      Sabe dizer qual represa teve as comportas abertas?

    • @giovannibrighentesilveira2080
      @giovannibrighentesilveira2080 4 місяці тому +4

      O vento soprando a água de volta pra Porto Alegre e você acha que tirar os molhes resolveria o problema?

  • @g13guzin82
    @g13guzin82 4 місяці тому +9

    Minha cidade foi atingida pelas águas e discordo totalmente dessa tese....e fico triste por muitas pessoas que não conhecem a região acreditarem que essa obra eh causadora disso... 600ml de chuva empouco tempo em qualquer região do Brasil causariam uma catástrofe...aqui choveu muito ao mesmo tempo em todas as nascentes...

    • @iamk3074
      @iamk3074 4 місяці тому +1

      Sim, mas não estariam há 3 semanas debaixo d’água. Então tem muito problema de escoamento de águas aí.

    • @g13guzin82
      @g13guzin82 4 місяці тому

      Concordo que a abertura de um canal gigante na região de mostardas ao mar ajudaria no escoamento da água da lagoa dos patos ...mas não mudaria as catástrofes nas cidades que ficam mais ao alto...esse escoamento eh lento devido a região metropolitana ter pouco desnível do mar....e temos um canal estreito também entre o lago Guaíba e lagoa dos patos ...

    • @g13guzin82
      @g13guzin82 4 місяці тому

      E mais uma ...a chuva não para n...os rios continuam despejando muita água p região metropolitana ....choveubastante nos últimos dias

    • @lfsg689
      @lfsg689 4 місяці тому

      É uma tese ridícula, mas qualquer um pode dizer qualquer coisa no UA-cam, e sempre há quem acredite.

    • @lfsg689
      @lfsg689 4 місяці тому

      ​@@iamk3074 Ficamos embaixo d'água muito antes de a água chegar aos molhes. Se há problema de escoamento, não é lá. Qualquer um que conheça o RS sabe disso.

  • @for_crazy_and_nerds
    @for_crazy_and_nerds 4 місяці тому +17

    Mudar o que Deus criou com perfeição sempre terá consequências em algum momento.

    • @joserobertoborges
      @joserobertoborges 4 місяці тому +4

      O planeta está sempre em constantes mudanças. Não percebemos porque somos menos que um lapso de tempo em bilhões de anos.
      Temos que aprender a conviver com está realidade e nos adaptar. Podemos sim dar uma contribuição para a natureza de diversas formas preservando o que temos de bom.
      Milhões de tilápias escaparam de açudes e este peixe exótico, embora ótimo de comer, se alimenta das ovas dos outros peixes que temos em nossos rios. Isto ninguém fala ou percebe.
      Ficam falando na salinização da Lagoa dos Patos sendo isto um evento natural que ocorre todos anos, mais ou menos, dependendo das chuvas e ventos. Quando a lagoa não saliniza não dá safra de camarão que os 'espertos" adoram comer.
      Quando o camarão fica barato é porque a salinização foi maior. Mas cuidado nunca é pouco porque representamos menos que um grão de areia neste nosso planeta tão lindo.

    • @for_crazy_and_nerds
      @for_crazy_and_nerds 4 місяці тому +1

      @@joserobertoborges exatamente, o homem pode até modificar a natureza com responsabilidade não pensando apenas em si, mas também com a preservação do meio ambiente, aí não tem grandes problemas a não ser o custo maior.
      Mas a ganância é apressada e gosta de custo menor.

    • @TTN301
      @TTN301 3 місяці тому

      @@for_crazy_and_nerds concordo se nos anos de cinquenta e sessenta depois da grande enchente de 1941 o homem tivesse evitado acabar com os pinheirais e mata nativa so cortando cortando e construindo casas de madeira sem replantar e queimando para fazer pasto já amenizaria os danos de novas cheias. acho eu misero mortal.

  • @taniaschroeder2444
    @taniaschroeder2444 4 місяці тому +4

    Eu não sabia da existência desses molhes (?) , mas já diziam os antigos: se vc retira algo do mar ,ele toma de volta em outro lugar . Se a construção é antiga , e na época fizeram , mesmo sabendo dos riscos ×benefícios, agora então deveria - se repensar a utilidade deles . Talvez tentar outra maneira mais condizente com a época atual , onde tudo é concreto e asfalto .

  • @mariabehenckdossantos9755
    @mariabehenckdossantos9755 4 місяці тому +2

    Quem duvida das causas das enchentes não me leva a mal mas tem que pegar uma garrafa pet fazer um furinho na tampa encher de água virar com a tampa para baix e esperar esvasiar.

  • @JOSEDANIEL-vf9yj
    @JOSEDANIEL-vf9yj 4 місяці тому +20

    BH MG. Parabéns ao Luciano pelo vídeo espetacular e esclarecedor. Nota-se um cenário muito complexo para aengenharia oceânica, pois a construção dos molhes da barra RS no século XX, teve um foco predominante na segurança da navegação e sem dúvida foi eficaz, mas não exime os governos gaúcho e federal da culpa por falta de manutenção e reavaliação técnica um século depois. É lamentável culpar apenas a natureza num cenário de calamidade pública, onde centenas de vidas humanas foram perdidas e ainda continuam colocando em risco várias cidades da Grande POA.
    Já passou da hora do Ministério Público RS se pronunciar e apurar as responsabilidades, já que os órgãos técnicos não se pronunciam. A população está em pânico e é imperioso que os governos se pronunciem oficialmente. Onde está a Autoridade Marítima da Marinha do Brasil que responsável pela gestão e operação dos molhes ,ou chamado de quebra mares? A manutenção é responsabilidade de quem???

    • @luizbritoferreira1673
      @luizbritoferreira1673 4 місяці тому

      A marinha serve pra quê? Só prá pagar seus membros?

    • @lfsg689
      @lfsg689 4 місяці тому +1

      Esse vídeo é uma bobagem. Os molhes do Rio Grande ficam 300km abaixo de Porto Alegre, que inundou muito antes de a água chegar perto de lá.

    • @joaomedeirosjocame1362
      @joaomedeirosjocame1362 4 місяці тому

      Dá uma sugestão então ,mas os molhes foram refeitos e e conservados recentemente ,todos falam mas não atacam o problema maior que foi a chuva muito forte nas bacias de vários rios e a inundação de varias cidades em torno destes rios .A inundação em Porto Alegre e Grande Porto Alegre, foi por causa da vazão da Lagoa dos Patos que realmente depende de sair pela Barra de Rio Grande, mas esta saída tem a ver com os ventos que que comandam a vazão da agua.,

    • @nelsonalexandrekretzmann3956
      @nelsonalexandrekretzmann3956 3 місяці тому

      @@lfsg689 Esse vídeo é de uma babaquice tremenda, feito por um néscio completo, eu diria um débil mental, sem nenhum, nenhum embasamento científico, racional. Infeizmente o numero de mentecaptos a publicar asneira é enorme. Os meus termos sao pesados, mas dadas as circuntâncias se justificam.

  • @abiliolima2505
    @abiliolima2505 4 місяці тому +2

    Bom dia.
    Essa influência está realmente comprovada? Eu gostaria de estudar mais o assunto, você pode encaminhar o referencial teórico utilizado no vídeo? Visualizando a morfologia da foz da Lagoa dos Patos, existem pontos naturais de afunilamento que podem influenciar também.

  • @reter02
    @reter02 4 місяці тому +7

    Nem comecei a asistier e já cheguei à conclusão... nadaa ver a águya ainda nem tinha chegado na lagoa dos patos qdo Porto Alegre se inundou...

    • @g13guzin82
      @g13guzin82 4 місяці тому +2

      Exato

    • @Rafael-wr7wi
      @Rafael-wr7wi 4 місяці тому +2

      Acho que a pergunta do video é sobre os molhes contribuir ou não em represar a agua após a enchente, que esta demorando pra baixar

    • @lfsg689
      @lfsg689 4 місяці тому

      Exatamente. Mas o povo é curto de raciocínio, e o canal faturou com mais de 500 mil visualizações.

  • @josivaldosebastiaodasilva7856
    @josivaldosebastiaodasilva7856 4 місяці тому +39

    Não sabia que haviam esses molhes no RS. Acredito que a influência é mínima desses molhes em relação às enchentes.

    • @joserobertoborges
      @joserobertoborges 4 місяці тому +3

      Os molhes de Rio Grande são considerados uma das maiores obras de engenharia oceânica do mundo.

    • @daniel21562
      @daniel21562 4 місяці тому +1

      eu conheci uma vez viajei para a praia do cassino e andei nas vagonetas que sao movidas pelo vento foi muito interesssante o negocio e grande e via longe

  • @manuelvicente474
    @manuelvicente474 4 місяці тому +5

    PRIMEIRO 👍

  • @ElizabeteOliveira-r5r
    @ElizabeteOliveira-r5r 4 місяці тому +2

    Nunca ouvi falar.faz todo sentido.nao moro no RGS mas em Londrina PR.e me solidarizo com eles nessa hora tão difícil.acho knfaz sentido sim😢🙏🙌

    • @lfsg689
      @lfsg689 4 місяці тому

      Não faz sentido nenhum. Porto Alegre inundou dias antes de a água chegar aos molhes do Rio Grande, que ficam 300km abaixo. Esse vídeo é um absurdo para qualquer um que conheça o RS.

  • @macwilliambasilio4128
    @macwilliambasilio4128 4 місяці тому +32

    É necessário aumentar a vazão das águas da Lagoa dos Patos através da abertura de canais de extravasão.

  • @ricardobianco3681
    @ricardobianco3681 4 місяці тому +2

    Sou leigo no assunto, mas o que me deixa intrigado, é que a Holanda, segura um mar inteiro, e logo um dos mais brutais, mar do norte, de invadir o seu território e eu não me recordo de ter acontecido uma situação dessas por lá, e se perguntarem por lá, as pessoas confiam nesse tipo de sistema. Porque não fazem um sistema similar no Rio Grande do Sul? Solução para o problema existe e já deveria ter sido feita, a negligência dos políticos foi a grande responsável por esse triste desastre. Que Deus dê forças ao povo gaúcho.

    • @luciano9505
      @luciano9505 4 місяці тому +1

      Você fez a pergunta já sabendo a resposta. Imagine a "festa" com dinheiro público que seria feita num projeto dessa magnitude!

    • @ricardobianco3681
      @ricardobianco3681 4 місяці тому

      @@luciano9505 infelizmente meu amigo 😥

  • @joaodemedeiros01
    @joaodemedeiros01 4 місяці тому +4

    NÃO ACREDITO que você fez esse vídeo???? 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣

  • @eduardosilva-zj8zf
    @eduardosilva-zj8zf 4 місяці тому +15

    Muito boa matéria, não conhecia os Moles da Barra nem sua história. Parabéns pelo vídeo.

  • @conhecimentomotivacao7483
    @conhecimentomotivacao7483 4 місяці тому +5

    O pequeno canal virou um funil, e tem Influência total, principalmente no alagamento da região metropolitana de POA, que está apenas a 10 metros do nível do mar. É só fazer uma simulação em miniatura para ver os resultados. Solução, abrir um, dois ou três novos canais da lagoa para o mar.

    • @goodtimes316
      @goodtimes316 3 місяці тому

      Quando os diques se rompem ou não funcionam aí fica fácil culpar os molhes,de onde ut tirou essa tese louca?

  • @luizc4160
    @luizc4160 4 місяці тому +1

    Os moles tem que ser tirados ou abrir um canal com uma grande comporta reguladora que na época de cheias da lagoa se abre, na época normal será fechada, como se tem na Holanda, uma saída para diminuir os alagamentos nas cidades em volta do Rio Guaíba, que haja governantes que pensem em colocar as medidas de contenções de enchentes e alagamentos, que seja colocado infraestrutura moderna de bombeamento e muros de contenções, os muros de proteção atuais em Porto Alegre é ultrapassado faz mais de 80 anos , pouco se investe nas políticas ambientais , espero que agora o Governo e os políticos busquem soluções, não só pensarem em eleições.

    • @paulorobertofra652
      @paulorobertofra652 4 місяці тому

      Só para teu conhecimento , a título de esclarecimento de quem mora em Porto Alegre e conhece como ninguém a história dos MOLES... Você tem IDÉIA , da PROFUNDIDADE do Lado Esquerdo dos Moles ( Oceano ) e do lado Direito ( Lagoa ) ??? ..Você SABIA , que os MOLES foi construido em CIMA de uma Corôa de TERRA criado pela NATUREZA para que a agua SALGADA do Oceano não invada a AGUA doce da Lagoa e do Guaíba ??? então !!! PARE DE FALAR ASNEIRA , ou que fuder mais ainda o povo gaúcho , tirando de nós o unico lugar de agua potável , que é o guaiba ...

  • @urataugomesmarques9025
    @urataugomesmarques9025 4 місяці тому +22

    Boa noite. Excelente vídeo. Estou militando nessa cauda desde o começo da tragédia, mas sua informação está incompleta. Em 2010 foi inaugurado um enconpridamento da barra em 400m ao sul e 900 m ao norte. Agravando de forma dramática o afunilamento e a obstrução do canal da barra. E com certeza ele é o grande responsável. Os responsáveis pelo projeto de liberação ambiental desse afunilamento é que são os responsáveis por difundirem que ela não é a causa dos alagamentos. Vou mandar no próximo comentário o link de uma matéria de um jornal local que confirma essa obra que foi realizada em 2009 -2010.

    • @danielcdes
      @danielcdes 4 місяці тому +4

      Boa noite, você tem um estudo que comprove tecnicamente seu argumento? Acho absurda essa teoria, mas estou 100% aberto a reconsiderar caso exista justificativa plausível.

    • @robertobpde5329
      @robertobpde5329 4 місяці тому +1

      @@danielcdes O INPH projetou esse esfincter na Laguna do Patos, no projeto o objetivo é elevar o nível da água para navegação de navios de 16 metros de calado

    • @constructiontimebrasil
      @constructiontimebrasil  4 місяці тому +2

      Muito obrigado por compartilhar tais informações! É pertinente que tenhamos esse tipo de comentário para somar no conhecimento dos fatos.

    • @g13guzin82
      @g13guzin82 4 місяці тому +1

      Nível da lagoa eh basicamente mesmo nível do mar ... os molhes ajudam a evitar o surgimento de bancos de areia ...
      Como dizem aqui foi chuva de balde ..em curto espaço de tempo e em todas as nascentes que são areas montanhosas...

    • @RaulKlmn
      @RaulKlmn 4 місяці тому +4

      Eu não sabia disso, e por curiosidade abri o Google Earth que mostra imagens antigas para comparação. Não sei o quanto influencia, mas o estreitamento da saída foi de cerca de 150 metros.

  • @MickyOliver
    @MickyOliver 4 місяці тому +7

    Aprendam com os holandeses!

  • @brunosilveira9198
    @brunosilveira9198 4 місяці тому +31

    Uma alternativa muito eficaz e barata seria a construção de um canal próximo a Porto Alegre, entre a Lagoa dos Patos e o Oceano Atlântico em que só seria possível passar a agua da lagoa para o oceano quando a lagoa estivesse com nivel mais alto, de cheias.
    A água salgada do oceano não não entraria na lagoa , pois o canal seria feito acima do nivel de maré alta do oceano.
    Não prejudicando assim a flora e a fauna da região, não deixando assim que a agua da lagoa fique salgada.
    Este sistema de canal seria mais barato e rápido de ser construido que o sistema de comportas ,que seria mais caro e demorado e exigiria um vigilancia maior do canal.
    O bom seria esse canal mais próximo de Porto Alegre , onde a diferença de nível entre a lagoa e o mar é maior , e onde poderia desafogar a lagoa e os rios que desaguam nela mais rapidamente , impedindo muitas enxentes próximo a Porto Alegre e nas cidades como São Lourenço, Pelotas , e Rio Grande.

    • @christianfonsecadasilva9837
      @christianfonsecadasilva9837 4 місяці тому +3

      Mais barato seria abrir outro canal proximo a barra mesmo, no ''estreito'' se considerar o arroio o projeto a ser aberto para um canal de vazão é de pouco mais de 1km, basta colocar uma comporta e abrir em casos extremos como o atual...

    • @nemoaluminum
      @nemoaluminum 4 місяці тому +1

      Um canal como vertedouro seria muito grande, com vários quilômetros de extensão. E como pode ser visto na estação maremografa o nível de marés só vem aumentando reduzindo ainda mais a vazão de saída

    • @jaziel9473
      @jaziel9473 4 місяці тому

      A solução melhor é desfazer todas as obras e deixar o curso natural das águas, ainda que algumas obras sejam afim de evitar o pior, mas as vezes o efeito dessas obras é o contrário

    • @LUSKAWITT_Apocalipse19_em_2O24
      @LUSKAWITT_Apocalipse19_em_2O24 4 місяці тому +2

      Como resolver ou ao menos minimizar muito o problema de enchentes e alagamentos em Porto Alegre e cidades da região no Rio Grande do Sul quando o Lago Guaíba e a Lagoa dos Patos enchem de mais?
      Deve haver mais vazão de água e mais próximo de onde causam problemas.
      A saída do Lago Guaíba fica a 300 quilômetros para a água sair de Porto Alegre até chegar ao Porto na cidade de Rio Grande por onde percorre toda a extensão da Lagoa dos Patos até chegar ao oceano, ou seja, uma distância muito longa, que demora várias semanas, para a água percorrer e iniciar a sua saída, e enquanto a água não sai o nível do Lago Guaíba e Lagoa dos Patos só aumenta causando enchentes. Se tiver uma outra saída mais próxima das cidades de áreas mais populosas alguma eventual enchente terá menor impacto e as água baixarão mais rapidamente.
      O melhor lugar para fazer uma abertura na Lagoa dos Patos para dar vazão ao oceano é mais próximo de Porto Alegre, pois o nível das águas que vem do Lago Guaíba e ficam na região de Porto Alegre e no começo da Lagoa dos Patos é mais elevado do que na saída para o oceano no Porto da cidade de Rio Grande.
      Não faz sentido fazer uma abertura tão longe de Porto Alegre. O nível da Lagoa dos Patos quando está próximo do Porto da cidade de Rio Grande é muito mais baixo e a vazão será menor. Se fizer uma abertura na região Norte da Lagoa dos Patos onde o nível das águas é mais alto a vazão das águas para o oceano será maior e mais rápida, pois as águas não precisarão percorrer 300 quilômetros percorrendo desde o Lago Guaíba até o Porto da cidade de Rio Grande para desaguar no oceano. Existem estudos que mostram que as águas da Lagoa dos Patos têm velocidade média de 0,2 km/h. Agora imagine as águas “andarem” nesta velocidade e percorrerem 300 quilômetros para só então saírem na Foz na cidade de Rio Grande. Por isso insisto que uma abertura seja feita ao Norte da Lagoa dos Patos entre São Simão e São José das Palmas, pois as águas irão sair mais rapidamente para o oceano.
      O Nível da Lagoa dos Patos não é o mesmo em toda a sua extensão, ele é mais alto quando está mais próximo de Porto Alegre devido o nível do Lago Guaíba também ser mais alto e justamente por este nível de água ser mais alto na parte Norte na Lagoa dos Patos haverá mais pressão para as águas saírem se uma abertura para o oceano for feita ao Norte. O local que indico para esta abertura da Lagoa dos Patos deve ser feita entre São Simão e São José das Palmas, pois a profundidade da Lagoa dos Patos também é maior neste ponto o que facilita a vazão e evita assoreamento, (entupimento), futuro.
      Toda a saída da Lagoa dos Patos está assoreada, (entupida). A profundidade nos últimos 50 quilômetros da Lagoa dos Patos tem entre um, dois ou três metros de profundidade apenas, por isso as águas não tem pressão para desaguar no oceano, sendo que na região mais ao Norte da Lagoa dos Patos a profundidade pode chegar a cinco, seis e sete metros. “Desentupir” a Foz da Lagoa dos Patos não faz sentido, é muito custoso e irá “entupir” novamente, gerando sempre custos enormes c0m frequência.
      Eu estou explicando todos estes detalhes para que seja entendido que o local onde se deve construir esta abertura é ao Norte da Lagoa dos Patos.
      O que deve ser feito?
      Fazer uma abertura para aumentar a vazão das águas da Lagoa dos Patos até o oceano mais próximo de Porto Alegre. Construindo uma abertura de 500 metros de largura no mesmo nível de água que é considerado normal na Lagoa dos Patos que é 1,30 metros, quando a água começar a ultrapassar esta altura ela começará a transbordar por esta construção até o oceano. O local da construção deve ser feito entre São Simão e São José das Palmas. Esta localização fica na cidade de Mostardas/RS a construção irá ocupar algo em torno de 6% do território, por este motivo esta cidade deve receber Royalties ou algum beneficio por alguns anos ou décadas custeada pelas cidades beneficiadas pela construção ou pelo Rio Grande do Sul, isso fica a critério dos envolvidos.
      A construção terá em torno de 500 metros de largura e 13 quilômetros de comprimento até chegar ao oceano, apenas na ponta de entrada e saída às extremidades podem ser maiores tendo um quilômetro de largura, ou mais, para aumentar a eficiência da vazão da Lagoa dos Patos em períodos de grandes chuvas, devido muitos rios desaguarem no Lago Guaíba que deságuam na Lagoa dos Patos. Não precisa de comportas, eclusas, máquinas caras de bombeamento, manutenção cara de máquinas, operador de máquinas, não precisa de nada disso, apenas construir uma estrutura como se fosse um “toboágua” preenchido de concreto ou pedras a um nível que após chegar a 1,30 metros na Lagoa dos Patos à água começará a transbordar para o oceano dando maior vazão, e mais rápido, evitando enchentes em Porto Alegre e região. A construção deste “toboágua de 13 quilômetros” deverá ser feita em uma inclinação de 10 centímetros a cada quilômetro, pois em 13 quilômetros estará no nível do oceano. Também precisará ser construída uma ponte, pois neste local existe uma rodovia.
      Por que a construção deve ter (((NO MÍNIMO 500 METROS DE LARGURA)))? Porque o Rio Jacuí quando desemboca no Lago Guaíba tem a largura de um quilômetro, mas a saída lá no Porto da cidade de Rio Grande tem apenas 500 metros após a construção dos (molhes) o que faz diminuir a vazão das águas, antes da construção dos (molhes) a abertura natural de vazão tinha mais de um quilômetro...
      Por que a construção (((NÃO))) deve ser feita no mesmo nível do oceano? O Objetivo desta construção é apenas escoar as água da Lagoa dos Patos através do transbordamento após o nível de 1,30 metros ser ultrapassado, não terá profundidade suficiente para travessia de navios, pois caso esta abertura fosse feita no mesmo nível do oceano a vazão das águas para sair na Foz na cidade de Rio Grande seria muito diminuído gerando problemas de assoreamento, “entupimento”, ainda mais graves do que já são. Por isso o nível de transbordamento da 1,30 metros da construção, mantendo o fluxo de águas abaixo deste nível sendo direcionado para sair na Foz na cidade de Rio Grande onde tem o Porto mantendo a navegabilidade para as embarcações.
      Esta proposta é muito melhor do que comportas, eclusas, maquinários caros para bombeamento que precisam de manutenção cara e precisam de funcionários operando. Todas estas outras propostas são muito mais custosas, ineficientes ou desnecessárias, precisam de muito mais manutenção e precisam sempre de funcionários. Tudo isso gera muito custo completamente desnecessário. É só deixar a Lagoa dos Patos transbordar quando ultrapassar o limite de 1,30 metros. Sem máquinas caras, sem manutenção cara, sem funcionários. É desgastante ter que defender o óbvio, mais eficiente e menos custoso.
      C0m esta nova construção a entrada e saída terão a mesma vazão resolvendo ou ao menos minimizando muito o problema de enchentes e dificuldade de vazão da Lagoa dos Patos. Defendo que a construção deva ser feita entre São Simão e São José das Palmas devido às águas saírem mais rapidamente, não precisando percorrer 300 quilômetros e demorar várias semanas até conseguirem sair no Porto da cidade do Rio Grande devido à velocidade média da Lagoa dos Patos ser de apenas 0,2 km/h. Este desvio de água apenas será utilizado quando a Lagoa dos Patos ultrapassar o nível de transbordamento acima de 1,30 metros. Servirá como uma vazão mais rápida em situações de grande quantidade de chuvas e águas vindas do Lago Guaíba.
      ...
      Tem continuação.
      ...

    • @LUSKAWITT_Apocalipse19_em_2O24
      @LUSKAWITT_Apocalipse19_em_2O24 4 місяці тому +2

      ...Continuação:
      Outra construção que deve ser feita é um vertedouro do Lago Guaíba para a Lagoa dos Patos na região da Praia da Faxina para transbordamento das águas. A construção deve ser feita acima do nível de 2,50 metros para que a água apenas escoe ao ultrapassar este limite. (((NÃO DEVE SER FEITO UMA ABERTURA DIRETA ENTRE O LAGO GUAÍBA E A LAGOA DOS PATOS))), pois se isso for feito poderá trazer problemas de nível muito baixo em períodos de estiagem para o Lago Guaíba prejudicando a navegabilidade para embarcações, por este motivo um vertedouro é o ideal, aumentando a vazão do Lago Guaíba em períodos de grandes chuvas, mas também mantendo a navegabilidade e profundidade do Lago em períodos de estiagem. A construção foi escolhida para este local devido esta ser a região que já é mais baixa, sendo necessário apenas fazer terraplanagem da região de poucos metros. A construção terá dois quilômetros de largura e dois quilômetros de comprimento. Será necessário construir uma ponte no local também.
      Um complemento importante: Em anos de El Niño, quando for confirmado o primeiro mês que a variação média da temperatura do oceano Atlântico ficou acima de 0.5 graus Celsius providencias devem ser tomadas, pois este será um ano de El Niño. Pois quando (nossa estrela) está em maior atividade ela aquece mais as águas dos oceanos e evapora mais água e por tanto as chuvas são mais intensas. O que proponho é que em todos os meses que a variação média da temperatura do oceano Atlântico ficar acima de 0,5 graus Celsius, o que significa que são anos de El Nino, que nestes meses as represas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina onde ocorrem estas chuvas mais intensas devido o fenômeno El Niño, que nestas cidades que têm represas nos rios que deságuam no Lago Guaíba e Lagoa dos Patos devam liberar as águas de suas represas quando chegar a 80% do volume máximo, este será o novo volume máximo para estas represas em anos de El Niño sendo estabelecido o volume máximo para estas represas quando a variação média da temperatura do oceano Atlântico ficar acima de 0.5 graus Celsius, isso evitará ou mitigará os efeitos de grandes quantidades de chuvas comuns em anos de El Niño no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
      Deve ser feito um decreto ou medida provisória estabelecendo esta regra passível de muIta para estas concessionárias de usinas hidrelétricas caso não cumpram, pois em anos de El Niño no Rio Grande do Sul chove mais e se deixar as represas encherem até o limite, sem este controle prévio, irão transbordar ou irão precisar liberar as águas todas de uma vez para evitar que as represas rompam, mas isso gera problemas nas cidades rio abaixo como aconteceu em 2023 e 2024 que foram anos de El Niño e também em 2015 que também foi ano de El Niño e no Lago Guaíba também teve enchente. Por isso, se esta regra for estabelecida os volumes de águas liberados de uma única vez por risco de rompimento de barragens serão muito menores, pois já nos meses anteriores nos anos de El Niño, no primeiro mês que a temperatura média do oceano Atlântico ficar acima de 0,5 graus Celsius o nível das barragens destas cidades que deságuam no Lago Guaíba e Lagoa dos Patos será de 80% de capacidade máxima tendo que liberar as águas se estiverem acima diste limite ou quando chegarem a este nível. Mesmo que os limites das barragens subam para 90% ou 95% da capacidade no período de chuvas, a questão é que já terão iniciado a liberação das águas nos meses anteriores quando atingirem este limite máximo de 80% do volume de água das represas nos anos de El Niño. Estas Usinas hidrelétricas não irão gerar menos energia ou lucrar menos, esta é apenas uma regra para segurança para as próprias represas e cidades rio abaixo em relação aos anos de El Niño que chovem quantidades maiores. Esta proposta e critérios de metodologia podem abranger todas as hidrelétricas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina nos anos de El Niño para evitar enchentes ou ao menos minimizar impactos.
      Estas informações e a proposta de projeto devem ser encaminhadas para o Governador do Rio Grande do Sul e para as prefeituras das cidades banhadas pelo Lago Guaíba, Lagoa dos Patos, Rio Jacuí, Rio Caí, Rio dos Sinos e Rio Gravataí, pois este projeto é do interesse de todas estas cidades e todas elas devem participar dos custos da obra, sendo estes custos sendo proporcional a quantidade populacional de cada cidade, pois todas estas localidades serão beneficiadas.
      ...,,,...,,,...,,,

  • @winstonhisasikanashiro6537
    @winstonhisasikanashiro6537 4 місяці тому +8

    Alguém já fez as simulações em modelos matemáticos, hoje bastante precisos, a respeito da influência desses molhes nos níveis d'água na Lagoa dos Patos, e Rio Guaíba, para as diferentes vazões e condições de maré? Se sim, qual é a sua influência (lembrando que, sem os molhes, há tendência de formação de bancos de areias na foz, o que faz aumentar o nível d'água na lagoa)?

    • @danielcdes
      @danielcdes 4 місяці тому +2

      Provavelmente sim, pessoal das universidades do RS, diria com 95% de certeza que os molhes aumentam a vazão, não o contrário.

    • @winstonhisasikanashiro6537
      @winstonhisasikanashiro6537 4 місяці тому +1

      @@danielcdes Quais foram os resultados obtidos? Penso que deveriam ser feitas simulações, inclusive para determinar o espaçamento a partir da qual não mais haja influência no nível da lagoa.

    • @mariabehenckdossantos9755
      @mariabehenckdossantos9755 4 місяці тому

      Ver estudo do Tiago Drumm

    • @winstonhisasikanashiro6537
      @winstonhisasikanashiro6537 4 місяці тому

      @@mariabehenckdossantos9755 Gostaria de conhecer esse trabalho. Tenho como acessar?
      Obrigado.

    • @winstonhisasikanashiro6537
      @winstonhisasikanashiro6537 4 місяці тому

      @@mariabehenckdossantos9755 Me desculpe, mas o Tiago Drumm não entende absolutamente nada do que está falando.

  • @JoseRodrigues-s2j
    @JoseRodrigues-s2j 4 місяці тому +2

    Não tente desviar o fóco
    Os mole não tem culpa de nada
    Deus também não tem culpa de nada
    A culpa é das barragens
    É culpa de quem faz manutenção nas barragens
    É culpa de quem administra às barragens
    A culpa é dos políticos 🤣 🤣 🤣

  • @MatheusFeijo20
    @MatheusFeijo20 4 місяці тому +14

    Esse projeto contribuiu para o alagamento porque ele mantém a água presa aí quando às chuvas começaram ela transbordou?

    • @MatheusFeijo20
      @MatheusFeijo20 4 місяці тому

      @eduardovilla8149 era pra eles ficarem liberando a água aos poucos para isso não acontecer

  • @luizcarlosm.jacques8671
    @luizcarlosm.jacques8671 4 місяці тому +2

    Prezado autor da Publicação.
    Saudações.
    Até pode ser uma das causas apontadas em seu Comentário, porém, a Principal Causa, além das consideradas; é o *Assoreamento dos Rios* de um modo geral. O quê Inevitavelmente, provoca a diminuição das Profundidades dos Rios.
    Imagine!...todas as águas descendentes de no mínimo 5 (cinco) Rios Correntes desembocando no Lago Guaíba de Pôrto Alegre; que recebe também a Descarga de Dejetos da Metrópole, somados com dos demais Rios, vão gradativamente aterrando a Capacidade Temporária de seu Leito. Isso é inevitável, ocorre um retardamento em sua absorção o quê fará um transbordamento.
    Tudo Isso somados aos demais problemas, ocorrerá uma Tragédia nos demais
    Afluentes.

  • @juarezribeiro2979
    @juarezribeiro2979 4 місяці тому +23

    Desde que começou essas enchentes no Rio grande do Sul está muito claro que isso foi provocado por esses represamento das águas para favorecer o transporte marítimo, outro problema sério é a falta de fiscalização no setor imobiliário, sobre esses loteamento desordenado que não respeitam os limites das nascentes e grandes Rios, infelizmente os órgãos públicos fazem vista grossa e acaba nisso (Cadê o meio Ambiente). Eles tem a resposta de tudo isso!!

    • @andacomfeeuvou
      @andacomfeeuvou 4 місяці тому

      Meio ambiente? Pobre meio ambiente, todos atropelam os órgãos ambientais. Não são respeitados, são ridicularizados, são perseguidos, são desvalorizados, são caluniados. Aí quando a m......acontece todos querem saber: cadê o meio ambiente? É fácil, né?

    • @goodtimes316
      @goodtimes316 3 місяці тому

      já tinha enchente bem antes da água chegar nos molhes,de onde tu tirou isso?

  • @Py3cvs
    @Py3cvs 4 місяці тому +2

    ...ALÉM DA ABERTURA DAS BARRAGENS NO INTERIOR DO RS...1941 HOUVE 24 DIAS DE CHUVAS ...UMA SIMPLES CHUVARADA NÃO FORMA UM OCEANO, A NÃO SER COM A MÃO HUMANA...

    • @FernandoHenrique-u5t
      @FernandoHenrique-u5t 4 місяці тому +1

      Como eu havia dito antes a algumas pessoas, o resumo de tudo chama-se barragens. Mas elas não romperam foram abertas, tá claro. Desgraça pra uns, dinheiro pra outros, domínio e poder pra alguns...

  • @kamikaze7611
    @kamikaze7611 4 місяці тому +7

    É LAGOA DOS PATOS E NÃO LAGO

    • @carloslemos1514
      @carloslemos1514 4 місяці тому

      o Guaíba é um lago e a 'lagoa' dos Patos na verdade é uma laguna.

    • @Ems40
      @Ems40 4 місяці тому

      É Laguna

    • @bal0929
      @bal0929 4 місяці тому +1

      Lago, Lagoa ou Laguna... O importante é que é uma imensidão de água!!!

  • @louispaxeco6931
    @louispaxeco6931 4 місяці тому +2

    Sou portoalegrense. Não foram mais feitas dragagens no Guaíba e na Lagoa dos Patos nos últimos anos, como era sempre feito, para manter o desassoremanto do canal e garantir o calado dos grandes navios que aportavam em Porto Alegre. Isto assegurava também uma vazão satisfatória e impedia grandes enchentes. Tarefa do Governo do RS...

  • @luizcarlosvieiradasilvavie1442
    @luizcarlosvieiradasilvavie1442 4 місяці тому +7

    O thiago drumm vem mostrando isso a varios dias..vcs estaos atrasados...

    • @ricnyc2759
      @ricnyc2759 4 місяці тому +2

      Ele e' musico. Nao tem especilizacao em engenharia.

  • @AdilsonSilva-br
    @AdilsonSilva-br 3 місяці тому +1

    O espelho d'água da Lagoa dos Patos é nivelado, como o espelho d'água de qualquer reservatório de água. Além disso, água doce é menos densa que salgada. Essas duas características praticamente impede o espalhamento da água da laguna em direção ao mar.

  • @TarikRobledoBrock
    @TarikRobledoBrock 4 місяці тому +5

    Gosto muito dos seus vídeos meu caro! Mas esse vídeo abordou muito superficialmente o tema. É um momento muito sério que estamos vivendo aqui no Sul, não faça um vídeo superficial apenas ganhar like devido o tema estar em hype.

  • @leonardofonseca1685
    @leonardofonseca1685 3 місяці тому +2

    O pessoal esquece de que a Lagoa dos patos se une com a Lagoa mirim que é muito grande tambem vai até o Uruguai...e o escoamento de ambas é feito só por a saída dos molhes...então é muita vazão de água para pouca saída...

  • @marcusfeijo1078
    @marcusfeijo1078 4 місяці тому +3

    é fundamental o desasorismento que os mineradores fazem

  • @pesquisasoares8864
    @pesquisasoares8864 4 місяці тому +2

    Eu. Acredito no Rompimento dos. Dics) aguas represadas. ( seria necessario fazer isto??? Um lugar. Que. Ja possui tanta agua..??? Antes. Existia os acudes no nordeste. Por ser secos e faltar agua ate mesmo o gado morria.

  • @manuelvicente474
    @manuelvicente474 4 місяці тому +42

    🙌 QUE DEUS TENHA MISERICÓRDIA E ABENÇOE O RIO GRANDE DO SUL 🙏

    • @sandrosoaresoficial4088
      @sandrosoaresoficial4088 4 місяці тому +3

      O castigo divino é implacável.

    • @mariagoretti9433
      @mariagoretti9433 4 місяці тому +1

      Deus perdoa sempre o homem às vezes a natureza nunca.

    • @MrPereiraAdriano
      @MrPereiraAdriano 4 місяці тому +2

      Mas não foi ele que mandou as chuvas? rs

    • @ValderleiMaria
      @ValderleiMaria 4 місяці тому

      Olha os fanáticos religiosos colocando a IRA de DEUS. DEUS é AMOR. Agora, quem segue a Bíblia manipulada em setenta por cento do seu conteúdo original pela MATRIX, acredita nisso. JAVÉ do antigo testamento, aquele que mandava matar uma vila inteira com mulheres, crianças e até os animais eram os ' DEUSES ' ANUNNAKI. Ó povo inocente e sem conhecimento. Leiam o Livro das Religiões só para começar. Sabem de NADA inocentes.

    • @mariagoretti9433
      @mariagoretti9433 4 місяці тому +2

      @@MrPereiraAdriano diante de tamanha tragédia com mortes humanas e animais com perdas e danos para os sobreviventes não é hora para piadas eximindo do crime que assola o Rio Grande do Sul provocadas por humanos que negligenciaram esta tragédia anunciada.

  • @angelmarine8194
    @angelmarine8194 4 місяці тому +2

    durante décadas escoa... agora virou bode expiatório.... os moles nao tem nada há ver . se mexer nisso vcs acabam literalmente com o RS

  • @viniciuscerutti5013
    @viniciuscerutti5013 4 місяці тому +3

    Da uma olhada no sistema jacui, é um conjunto de usinas hidreletricas e suas barregens de eclusas no rio jacui, que seguraram a agua e contribuiram reduzindo a quantia de agua que chegou até porto alegre, inclusive uma das usinas do sistema jacui foi abandonada pois foi feito uma inundação planejada.

  • @clsrs
    @clsrs 4 місяці тому +2

    Na verdade a causa dessa tragédia é a ação do projeto Haarp que está sendo aplicado com sucesso ! E tudo mundo esconde isso !!!!

  • @carrosemaquinas1879
    @carrosemaquinas1879 4 місяці тому +7

    Ótima análise ! Parabéns pelo seu trabalho! Se possível faça mais vídeos sobre esse assunto tão importante para o estado do Rio Grande do Sul!👏👏👏👍👍👍

  • @jorgeleandro5325
    @jorgeleandro5325 3 місяці тому +2

    Sem contar com umas das represas que se rompeu ê outras que foram abertas as comportas que na minha opinião foi o maior motivo do grande alagamento estantanio que pegou á população de surpresa, sem aviso prévio

  • @arthuraveline576
    @arthuraveline576 4 місяці тому +3

    Os molhes não interferem significativamente na vazão da Lagoa para o Oceano. Essa gente quer assunto. O culpado pelas enchentes em Porto Alegre é o prefeito, que "esqueceu" de dar manutenção no sistema de contenção de água e nas bombas. Estava tão preocupado tentando vender tudo, que não sobrou tempo para cumprir com a função para a qual foi eleito.

    • @trilheirowr360
      @trilheirowr360 4 місяці тому

      Exatamente...provavelmente contratado, e o que tem de robô respondendo e louvando o engenheiro de botequim...tudo orquestrado... como não conseguem perceber o absurdo das "ideias" dele?

    • @lfsg689
      @lfsg689 4 місяці тому

      Os prefeitos dos últimos 40 anos esqueceram de fazer a devida manutenção dos sistemas construídos pelo prefeito Thompson Flores (1969-1975). Nenhum prestou, e agora culpam o atual por oportunismo político.

  • @mariainescarvalho3705
    @mariainescarvalho3705 4 місяці тому +2

    Bom dia , é muito importe essa informação , é preocupante pois as perspectivas para o clima são muito muito difíceis pois depende da participação de toda sociedade nacional e mais ainda mundial , TeresinaPi Nordeste do Brasil ❤️❤️🌻❤️❤️❤️🌻

  • @aloisioamadeu
    @aloisioamadeu 4 місяці тому +4

    Nunca tinha ouvido falar desses "MOLHES DA BARRA"! Lembro-me dos livros de Geografia e História que o estado do RS tem uma geografia que desfavorece o atracamento de navios, que influenciou, inclusive, em sua colonização.

    • @ALEXANDRE-jx4dt
      @ALEXANDRE-jx4dt 4 місяці тому

      Sim atrasou nossa colonização. A inspiração dos molhes veio dos portos da Holanda. Não existe um ponto de atracação de navios grandes em nosso litoral.

    • @Ems40
      @Ems40 4 місяці тому +1

      ​@@ALEXANDRE-jx4dtsó o maior porta aviões da América atracou em Rio Grande. Atraca qualquer navio, mas "desfavorece" porque tem essa manobra nos molhes, só isso.

  • @celesteoliveira3352
    @celesteoliveira3352 4 місяці тому +1

    Obrigada.....foi estrutivo.....triste o que aconteceu com nossos irmãos. Do RGsul

  • @pauloricardodecarvalhosilv2182
    @pauloricardodecarvalhosilv2182 4 місяці тому +3

    Sou leigo no assunto mas tenho minha opinião a respeito:
    A distância entre a cidade de Rio Grande e a cidade de São Jose do Norte sem os molhes é de 1,5 km.
    Com os molhes atualmente a distância de um lado a outro dos molhes no final ficou de aproximadamente 500 metros criando um funil e retendo a água da lagoa dos patos.
    Necessário é com urgência a criação de novos pontos de escoamento da água da lagoa dos patos para o oceano, seja por sistemas de bombeamento ou por comportas, ou outro sistema ou a união de um ou mais sistemas sob pena de novamente acontecer outro alagamento.
    Além disto deve ser feita a dragagem dos rios, para que as águas escoem rapidamente e não se espalhem como hoje acontece, causando alagamentos por onde passam por estarem assoreados pela ausência da dragagem retirando os sedimentos e entulhos que se acumulam nos fundos dos rios.

  • @alessandro.sulista
    @alessandro.sulista 4 місяці тому +2

    Claro que os molhes são responsável, agora que deu isso a única saída é abrir um novo canal no meio do caminho da lagoa dos patos para o Atlantico, mas eles querem por o dinheiro acima das vidas não aceitam isso

  • @osolnasceuparatodos6092
    @osolnasceuparatodos6092 4 місяці тому +6

    Não conhecia esses moles. Muito interessante esse vídeo. ❤️

    • @douggcarvalho5086
      @douggcarvalho5086 4 місяці тому

      Querendo ou não até o Narrador confirma no final do Vídeo q esses Moles tiveram sim participação DIRETA nessa Tragédia!!! 😮...

  • @josialves256
    @josialves256 4 місяці тому +2

    Quando vejo essa lagoa pelo mapa fico assustado pois ela e muito grande e so tem um canal pra escoar toda essa agua. Vejo que isso foi um grande erro da natureza que agora cabe ao homem corrigir😅😅

  • @danieladley7067
    @danieladley7067 4 місяці тому +9

    Ate que enfim esse assunto ta vindo a tona. Tem especialista alertando isso tem tempo ja, obrigado amigo pelo video tao importante pra solucionar esse problema que vem se arrastando e piorando a cada ano.

    • @maristelagomes
      @maristelagomes 4 місяці тому

      EM CARAGUÁ, SP, CONSTRUIRAM ISTO NO RIO PEREQUEMIRIM, BAIRRO PORTO NOVO...POR LÁ, O RIO JÁ SOBE MUITO E SE TIVER ESTE DILÚVIO, INUNDARÁ TUDO...LÁ É UM BAIRRO PLANO ....😢

  • @juliomorsch6617
    @juliomorsch6617 3 місяці тому +2

    Só esqueceram de lembrar que foi construído um dique ao redor de Porto Alegre e para aumentar a pista do Salgado Filho destruíram o dique construído após a pista em direção ao Sarandi que fazia parte da proteção do aeroporto. INTELIGENTES, alagou o aeroporto.

    • @giseleb.6715
      @giseleb.6715 3 місяці тому

      Colega, eu nao entendo nada de engenharia, mas esse aeroporto, ha pouco tempo "reformado e ampliado", ficar totalmente alagado, me leva a pensar que o tal projeto foi feito sem a menor cuidado de prevençao de catastrofes....estranho muito estranho,

  • @wlac9191
    @wlac9191 4 місяці тому +4

    Tem nada haver.

  • @paulosergiorodriguesdasilv9803
    @paulosergiorodriguesdasilv9803 4 місяці тому +2

    Tai a resposta de muitos besta presiza ver analizar muitos nunca soube diso 😮

  • @cschmoller5077
    @cschmoller5077 4 місяці тому +7

    Os Molhes nao causaram o alagamento. Mas com certeza estao retardando o abaixamento das aguas.

  • @Gilneyhuskie
    @Gilneyhuskie 4 місяці тому +1

    CORRECAO. O molhe oeste, do lado da praia do Cassino tem 4,7Km de extensao, nao apenas 2Km. Outra coisa. Os molhes da barra NAO impactaram negativamente. Eles servem nao soh para a navegacao, MAS pro ESCOAMENTO de aguas de chuvas pro oceano Atlantico, como eu disse, por 4,7Km e esses 4,7Km jah estao em ALTO-MAR. O grande problema eh que 95% da enorme bacia hidrografica do RS desagua na Laguna dos Patos e dela, pelos molhes da barra pro oceano. Os molhes NAO contribuem pros alagamentos, mas pro ESCOAMENTO.

  • @robertobpde5329
    @robertobpde5329 4 місяці тому +3

    O INPH projetou esse esfincter na Laguna do Patos, no projeto o objetivo é elevar o nível da água para navegação de navios de 16 metros de calado, ou seja afunilar a saída. O antigo DEPRC dragava os rios, o Guaíba e a Laguna dos Patos, a água era absorvida e fluía. Tragédia anunciada...

  • @paulotonetta8149
    @paulotonetta8149 3 місяці тому +1

    O problema não é a construção dos molhes mas a configuração deles que afunilam e bloqueiam a vazão da lagoa...
    Isso é visível...
    Qualquer um pode ver isso!!!O problema não é a construção dos molhes mas a configuração deles que afunilam e bloqueiam a vazão da lagoa...
    Isso é visível...
    Qualquer um pode ver isso!!!

  • @sylviomoya181
    @sylviomoya181 4 місяці тому +4

    Poderia. Fazer canais de vazão da lagoa dos patos para o mar em caso de elevação, diminuindo a pressão no lago Guaíba.

  • @SHEIKTraderPro
    @SHEIKTraderPro 4 місяці тому

    Não se fazem mais obras e nem hospitais e não pensam mais nas pessoas. As grandes obras ficaram no passado. Agora só desvios de finalidade e corrupção.

  • @Thiagorodriguessouza-j6g
    @Thiagorodriguessouza-j6g 4 місяці тому +7

    Verdade. Os molhes acabaram com o fluxo natural das águas

  • @ADEMIR8133
    @ADEMIR8133 4 місяці тому +1

    GOSTEI MUITO DESTA MATÉRIA. DEI UM LIKE, E ME ESCREVI NESTE CANAL.

  • @CatiaBrasil-z5y
    @CatiaBrasil-z5y 4 місяці тому +1

    Ajudou, más não acredito que foi o principal motivo, tá todo mundo falando da abertura das barragens, tres prá cima de Encantado, (e mais duas hidrelétricas), e Eldorado do Sul, Estrella Lageado, Arroio Grande, Mussum e outras FORAM VARRIDAS DO MAPA, com um tsunami, que chuva forte nenhuma provoca, mesmo que chovam dias seguidos,. Quem já passou por três enchentes como eu passei sabe que a água vai subindo lentamente. E o que eu estou falando estamos vendo NO MUNDO INTEIRO, até nas cidades do Oriente Medio, que tem clima de deserto, abertura de barragens, é a unica explicação, a meu ver, que combina...

  • @claudiarodrigues1113
    @claudiarodrigues1113 4 місяці тому +1

    Não desmerecendo jamais a Sabedoria que Deus deu aos Homens, mais na minha opinião o que aconteceu no Rio Grande do Sul é algo que vai muito além da Sabedoria Humana é algo apocalíptico. Só quem vive uma vida espiritual em um grau elevado vai entender do que eu estou falando. irmã Missionária Cláudia (*;*)Pregadora, Profetisa, Mesa de Oração e Trabalho de Libertação... A Sabedoria de Deus nos Homens é infinita. Que o Espírito Santo de Deus conforte e console os corações 😢😢😢dos meus irmãos gaúchos. Nós Cristãos ✝️ Patriotas e Brasileiros estamos com os nossos corações despedaçados. Tristeza ,choro e dor.😢😢😢

  • @leonardofresinghelli3019
    @leonardofresinghelli3019 4 місяці тому +1

    Sabe de nada. Vem criticar os molhes pelo menos tecnicamente. Achismo e blá-blá-blá.

  • @silviamariaaraujosantos9247
    @silviamariaaraujosantos9247 4 місяці тому +1

    Que permaneçam os molhes e fechem os centros de macumba, diminua o ateísmo...já vai melhorar um pouco...

  • @antoniocarlosferreira8645
    @antoniocarlosferreira8645 3 місяці тому +1

    Sim, o Eng Alisson tem toda razão. Houve um amortecimento na vazão influenciado pelos ventos e ondas de calor. Creio, que os MOLES influenciaram porém de forma secundária.

  • @Tchejuliocesar
    @Tchejuliocesar 4 місяці тому +1

    ÓTIMO vídeo vou compartilhar, mas faltou a responsabilização das autoridades públicas e políticas por não tomarem medidas de prevenção das regiões alagadas, pois havia relatório que isso ia acontecer a qualquer momento.

  • @senhorspock
    @senhorspock 4 місяці тому +1

    Interessante é que a construção dos moles finalizou em 1919... e pouco mais de 20 anos depois, tivemos a "grande enchente de 41"... Não sei vocês, mas para mim a influência dos moles na manutenção desta inundação é clara. Por que não fazer um canal de vazão na Lagoa dos Patos, para escoar esta água?

  • @evertonbraum6346
    @evertonbraum6346 4 місяці тому +1

    Botaram uma bacia grande cheia de água dentro de um copo americano de 200ml.
    E agora os entendidos sabem exatamente todos motivos. O engraçado é que antes do ocorrido não sabiam nem a fórmula química da ÁGUA.

  • @TTN301
    @TTN301 3 місяці тому +1

    São Paulo já foi a terra da garoa hoje podemos verificar que não é mais e as temperaturas estão cada vez mais altas e em Dubai vimos o inusitado enchentes, que na Índia fez 50 graus e morreram gentes que no México também fez temperaturas de 45 a 50 graus, que as geleiras das antárticas estão derretendo, que a topografia do Rio Grande do Sul é fadado a estes eventos climáticos é fato.

  • @demenocci
    @demenocci 4 місяці тому +1

    Sou apenas observador, não entendo nada de hidrologia, porém, fico sempre com a solução da natureza!!! Se uma obra humana (no caso os molhes) altera o comportamento natural das águas que levaram milhões de anos para moldarem a configuração ideal para o seu escoamento da laguna dos Patos, então me parece lógico que está obra causou muito mais prejuízo do que ajudou!!! É claro que mais fatores influenciaram, porém, para um simples leigo como eu, os molhes foram de primordial participação para a dificuldade do escoamento dessas águas!!! Vejo assim, os alagamentos foram provocados pelo excesso de chuva, óbvio, mas tenho certeza que essas quantidade de chuva concentrada já deve ter ocorrido outras várias vezes ao longo da história geológica da região!! O que os molhes fizeram foi impedir um escoamento mais rápido e eficiente das águas!!

  • @mlss1962
    @mlss1962 4 місяці тому +1

    Ótimas explicações sobre o problema ocorrido, mas e quanto às causas e responsabilidade ou "irresponsabilidades" humanas, como ficam? Depois desta catástrofe, a população não será mais a mesma e ficará apreensiva com mudanças no clima. É doloroso ver todos esses prejuízos e, principalmente, a frustração das pessoas que sofrem com o problema.

  • @carlosalbertocatalani7196
    @carlosalbertocatalani7196 4 місяці тому +1

    Prezados irmãos vou acrescentar um pouco mais de conhecimento de clima, maré, fases da lua e vento sul sudeste.
    Morei num litoral Norte de São Paulo onde desabaram morros e encostas numa catástrofe culpa da ocupação irregular.
    Quando a maré está alta, com a fase da Lua seguida de chuvas nas encostas e vento vindo do mar, o desastre era certeza.
    As margens de rios, córregos e loteamento depois, impermeabilização do solo causam pouco escoamento de água pluvial.
    A catástrofe é culpa da ocupação irregular e interferência humana, quando chove as ruas enchem e os rios transbordam, as praias tem invasão de pistas com ondas.
    Gostei das postagens e colocações de importante relevância.
    O que fazermos de mudanças nos locais destruídos? na ocupação irregular? Mudança no código municipal, estadual na ocupação irregular? Ouvimos da política promessa de assentamento em áreas altas mas quem garante, que as pessoas aceitam esta mudança?

  • @YarahMLaurind
    @YarahMLaurind 4 місяці тому +1

    91% das areas afetadas de um estado inteiro ? Acredito que nada pode reter o avanço do mar ou escoamento de águas que desaguam no mar, se o fluxo é o natural. A interferência humana com construções de barragens, diques, podem sim frear o escoamento, mas a água avançará seja por cima, por lados ou por baixo.... nada impede o fluxo...