Eu Desisti da Carreira Artística por um Bom Motivo

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 21 січ 2025

КОМЕНТАРІ • 94

  • @jinha128
    @jinha128 День тому +30

    Estou na mesma situação em que vc esteve. Tenho 26 anos, solteiro e sem filhos, não me identifico com a minha profissão (psicólogo), e estou buscando transacionar para a área de ilustração. Tenho um emprego fixo, que remunera bem, mas é muito exaustivo, ao chegar em casa quero somente dormir e descansar, mas tento tirar um tempo para praticar pelo menos um pouco. Estou me planejando para conseguir reduzir minha carga horaria de trabalho para apenas 4hrs por dia assim que conseguir acumular uma quantia que me dê alguma segurança, e a partir dai focar a maior parte do dia no desenho. Mas ainda assim bate uma desmotivação as vezes... sem saber se irei conseguir chegar onde quero, ou se isso vai mesmo me trazer a satisfação de que preciso. Eu desenho desde muito pequeno, então isso era pra mim como respirar, o que foi se perdendo com o tempo e venho recuperando, mas não mais no mesmo folego de quando eu era criança ou adolescente.
    Hoje é o dia 20 de janeiro de 2025, e desejo muito que quando eu chegar nessa mesma data em 2026 eu já esteja conseguindo trabalhar naquilo que amo.

  • @sadpaulie
    @sadpaulie 2 дні тому +70

    Luiz, esse vídeo é um diamante. Ultimamente venho tomando trajetos artísticos bem diferentes; comecei na área de fine arts, depois parti pra concept art, splashart, depois design gráfico, e atualmente manipulação digital. E sempre senti que mesmo que meus trabalhos tenham qualidade, não estava girando a engrenagem de negócio/produto/lucratividade/trabalho; sempre era (e ainda é) um desafio conseguir clientes, conseguir visibilidade nas mídias sociais, conseguir oportunidades nesse mercado, mas sempre fazia vários projetos autorais/pessoais e várias collab (que no final das contas, não davam retorno). Hoje, no ano de 2025, sinto que eu preciso deixar isso em segundo plano e focar em outras coisas que, ao meu ver, me trarão resultados mais rápidos, e estou me aventurando em várias áreas. É desafiador, mas sinto que a arte não é para o meu bolso, e sim para o meu coração. Amo fazer arte, amo desenhar, criar, imaginar; mas amo também independência financeira, e acredito que desde 2016, não venho alcançando resultados, com arte, que eu imaginava alcançar ouvindo grandes artistas e fazendo a ''mesma receita do bolo'', que é estudar hard e postar na internet. Nunca é só isso, sempre tem algo a mais. Obrigado por compartilhar sua trajetória e seu posicionamento, opiniões e visões transparentes do que se ouve hoje em dia. A vida não é as mil maravilhas, e as vezes temos que fazer sacrifícios, e amar a arte, é um sacrifício. Obrigado pelas palavras, não me sinto sozinho.

    • @msouza.designer
      @msouza.designer 2 дні тому +14

      Amei sua frase "sinto que a arte não é para o meu bolso, e sim para o meu coração"

    • @kasan9622
      @kasan9622 2 дні тому +6

      Boa irmão, fico feliz em sentir que alguém sente exatamente o mesmo que eu.
      A real é que eu comecei a 3 anos em uma empresa de fotografia, mas sempre tive a minha paixão por pintar telas.
      Há um ano pedi demissão do interno e comecei a trabalhar de casa para ter mais tempo de estudar e pintar.
      Só depois de um ano martelando nisso, senti realmente que se, eu tentasse viver de pintura, ou eu iria beirar a loucura ou iria morrer de fome. Eu sou extremamente sensível à qualquer emoção e acabo me deixando ser influenciado muito facilmente, o que seria projetado na minha arte.
      De hoje em diante vou me dedicar mais à fotografia (que também gosto), pois acho que assim terei uma qualidade de vida melhor e levarei a pintura como hobby

    • @sadpaulie
      @sadpaulie 2 дні тому

      @@msouza.designer 🤘🏻

    • @sadpaulie
      @sadpaulie 2 дні тому +3

      @@kasan9622 É irmão, infelizmente (ou felizmente) é aquela frase já proferida: "Se você nasceu pra arte, ela vai te encontrar cedo ou tarde". Temos que ser mais frio e racionais com tudo isso. Fico feliz que tenham pessoas que consigam viver disso, ainda mais no Brasil; mas é como eu falei, não é só estudar e postar pra todo mundo ver, é muito mais burocrático. Que bom que a arte é sacrificante, se fosse banal ou temporal, não procuraria seres-humanos para perdura-la. Sucesso na sua caminhada 🤘🏻

    • @Motorizer66
      @Motorizer66 День тому +2

      Leiam A guerra da Arte, é um livro que fala sobre artes, vai ajudar

  • @vivi_uehara
    @vivi_uehara День тому +6

    Confesso que estou numa fase de muitas emoções rolando em relação a arte, estou passando meses estudando, acredito ter portifólio legal este ano, e buscando vagas agora, para realmente fazer a transição de carreira. Me sinto velha, sinto esperança de conseguir, amo estudar mas essa insegurança financeira me deixa bem instável emocionalmente. Tenho dificuldade em expor as coisas que faço, talvez também fazer conexões. Estou no ciclo de aprimorar a técnica, e vou voltar a mexer na parte de criação para ambos andarem juntos, foi um ótimo video me fez refletir bastante. Tô super feliz que vai fazer mais videos sobre carreira! Abraços

  • @DiegoMartinez-zz4jy
    @DiegoMartinez-zz4jy 18 годин тому +1

    Legal demais conhecer um pouco mais da sua história!!!!

  • @euniara-n5r
    @euniara-n5r День тому +13

    Tenho 19 anos, desde pequena sempre me interessei por arte (no geral). Agora que estou nessa idade e preocupada com minha independência e futuro me pego pensando em trabalhar com arte digital , ganhar muito dinheiro, ter milhares de seguidores e influência, mas, no fundo do meu coração eu sinto que tudo o que eu quero é só ter um studio e poder ficar pintando por horas o que eu quiser e ganhar a vida com isso. Arte pra mim é conforto, é tranquilidade e paz . Eu vejo que trabalhando para outras pessoas eu teria que abrir mão disso, também sei que nada na vida é fácil e as vezes temos que fazer coisas que não queremos, mas eu não quero ser uma máquina produtiva para uma indústria que só vai sugar a minha energia, eu quero sentir fluir pelo meu corpo e alma e poder produzir arte com a mais genuína presença e paixão.

  • @All2D-BaL
    @All2D-BaL День тому +16

    Uma das coisas que denunciam se alguém está realmente interessado no que quer que seja é ver se a pessoa está sempre buscando métodos e técnicas pra tentar se convencer de fazer aquela coisa. Eu me identifiquei bastante com o que vc disse. Eu sempre admirei as artes visuais desde criança, tanto tradicional quanto 2D/3D, mas até hoje (também quase 40 anos) eu fico me questionando por que eu tenho que fazer tanta força pra praticar. E o foda que a cada dia que passa e vc não pratica, acaba ficando aquele peso na consciência.

  • @lucasleibholz
    @lucasleibholz 9 хвилин тому

    Fala Caleste, bom demais o Vídeo, eu ví ao vivo algumas dessas fases que você passou... muito legal mesmo. Isso que você falou de desenhar sempre com uma missão ou uma função para o desenho acho que pesa pra todos os artistas hoje em dia... é um desafio a mais desenhar por diversão e se deixar errar mesmo. valeu meu velho. abraço

  • @nandoalves4269
    @nandoalves4269 2 дні тому +21

    Depois de me dedicar anos focado em trabalho para estudio, percebi que nao tem nenhum estudio que eu queira trabalhar de fato.
    E tambem nao quero ser pago para construir o sonho de alguem, o tempo que eu tenho eu quero usar para contruir o meu universo.
    E há tantas maneira de tornar o seu trabalho oneroso.
    Decidi tambem, que nao quero ser reconhecido, ou adorado, ter likes etc.
    Se eu puder usar todo o meu tempo só para criar as minhas coisas, e produzir um pouco de dinheiro para viver, ja estou feliz.

    • @Nlzinhaedit
      @Nlzinhaedit День тому +2

      exatamente, boas palavras meu amigo, botar comida na mesa sim mas que seja sendo feliz, pois viver infeliz é uma das coisas que eu não quero na minha vida.

  • @montalvomachado
    @montalvomachado 2 дні тому +19

    Luiz Celestino, que video corajoso! Impossível não se projetar e se identificar com o que vc disse.
    Sinceramente, eu sempre te vi como uma referência, alguém que conseguiu realizar tudo o que eu queria ter feito, com excelência, virtuosismo e talentos múltiplos que eu jamais teria. Vc tem a persistência e a determinação que me faltam, além da consistência e produtividade. Talvez a diferença é que eu nunca tive opções, eu não tenho um plano B viável, eu tenho que viver de arte ou senão eu morro de fome, é sobrevivência acima de tudo.
    Fico feliz por vc estar num momento de equilíbrio e superação, e continuo achando vc um artista talentosíssimo, que luta contra o monstro da auto-crítica que nos devora a todos, cruelmente, impiedosamente. O nosso senso estético cresce e se refina muito mais do que as nossas capacidades de produzir a arte que temos em mente. E esta conta nunca vai fechar, eu já aceitei este fato e não luto mais contra isto. Eu conheço meus limites e vivo dentro deles, expandindo um palmo de cada vez pra além da minha zona de conforto, quando dá.
    Gostaria de esticar esta conversa um dia com vc, o assunto é imenso.
    Desejo muita felicidade na vida pessoal, na jornada, e sucesso pra vc, sempre.
    Grande abraço!

    • @valdirleinascimentobarbosa7869
      @valdirleinascimentobarbosa7869 2 дні тому +2

      Oi Montalvo! Para mim você e o Luiz são pessoas ímpares que escolheram (ou foram escolhidos) para iluminar esse mar de variedades de técnicas artísticas, mostrando que não existe nenhum Olimpo e que até os que são tidos como referência passam adversidades. É a beleza cruel que o caminho profissional artístico proporciona.

    • @montalvomachado
      @montalvomachado 2 дні тому +2

      Oi @@valdirleinascimentobarbosa7869, obrigado pela gentileza do seu comentário!
      São escolhas que a gente faz na vida, algumas que podem mudar os rumos completamente, primeiro no individual e eventualmente na vida de outras pessoas.
      Eu dediquei a minha vida a Arte, de diversas formas, e este compromisso te cobra de volta, com juros escorchantes, rs. Já pensei em desistir diversas vezes, mas qualquer outra escolha me levaria a ser um iniciante em outra área, o que é inviável financeiramente e psicologicamente.
      Boa sorte e sucesso pra vc!

  • @JohnDaleski
    @JohnDaleski День тому +2

    Gostei muito como seu vídeo sobre "desistir" de maneira nenhuma traz algo negativo ou pessimista pra quem está interessado no assunto e compartilha de ambições que você teve ou ainda tem em relação a arte. De tudo que foi dito no vídeo, o que mais me fez refletir sobre a MINHA "carreira" como aspirante a artista foi o quanto você citou sobre o impacto enorme do networking na sua jornada, me fez pensar o quanto isso foi algo que eu sempre deixei de lado mesmo sentindo tanta falta disso, eu acredito que nosso ambiente nutre muito a nossa vontade de fazer, as vezes que mais me senti inspirado em fazer arte era quando estava cercado por pessoas que compartilhavam do mesmo sonho.

  • @guilhermeocastro
    @guilhermeocastro 2 дні тому +6

    Que video importante, Luiz. Você é uma pessoa basntante especial e sensivel. Obrigado por compartilhar de foma tão franca e aberta essa parte da sua tragetoria. Seu roteiro conversou demais com meu momento atual.
    Trabalho freelando, mas estou tentando migrar para area de educação e deixar os freelas como algo mais exporádico. Eu tive a oportunidade de participar de projetos maravilhosos e expenciar da sensação de "estou vivendo meu sonho e é muito bom....como eu achei que fosse". Mas algumas questões me fizeram rever esse plano de continuar pondo tanto esforço para viver o sonho do meu eu de 15-20 anos. Dentre essa questões:
    - Quando você tem a oportunidade de trabalhar em alguns projetos dos seus sonhos, voce vive um periodo de euforia no começo, mas depois percebe que é um trabalho como qualquer outro. Com pontos positivos e pontos que você pode viver de forma mais negativa. Depois da euforia você esta mais sobrio para pesar prós e contras.
    - Alguns dos contras que vivo hoje é a dinamica de viver prospectando. A questão de me submeter a cargas de trabalho exaustivas, em momentos que há projetos acontecendo de forma simultanea. Ou o contrario, em tempos de baixa trabalhar pouco e ficar pensando se vai normalizar logo. Sempre tomar cuidado com reserva de emergencia etc etc. São dinamicas relativamente normais para muitas pessoas da area, mas que para uma pessoa com ansiedade generalizada, como eu....desgastam bastante mesmo.
    - Outra questão foi que apos fazer o curso do Paulo Ignez, meu lado artista começou a falar mais alto que meu lado "profissional que trabalha com arte". Hoje me soa muito mais estimulante estudar e explorar novas tecnicas, temas e estilos...do que focar esforços para alimentar um portfolio comercialmente atrativo.
    E estou gostando muito da ideia de fazer algo voltado para educação, pq está me estimulando a estudar formas de ensinar. E essa tem sido uma pratica muito saudavel para meu eu artista também. Nisso que estou focado hoje.
    Não quero largar 100% os trabalhos freelances pq tenho prazer neles. É uma dinamica que me ajuda a evoluir também. Mas, hoje, não é mais o unico chamado que faz meus olhos brilharem.
    É isso. Estou ansioso para sua area de membros. Te acompanho pelo facebook/blog/canal desde 2016 e cada projeto seu sempre me agrega muito. Obrigado por tudo.

  • @NomadePlayFGC
    @NomadePlayFGC 2 дні тому +12

    Video muito bom, saudade desses videos, foram eles que me impediram de desistir de desenhar lá em 2015. hoje trabalho com arte, muito obrigado.

  • @tiagosouza334
    @tiagosouza334 20 годин тому +2

    Grande Luiz! Feliz de ter participado da primeira turma do BWA e ter acompanhado um pouco dessa sua trajetória, que, por coincidência, também se assemelha a minha e ao momento que estou vivendo agora. Abração! Sempre desejando o melhor pra ti.

    • @brushworkatelier
      @brushworkatelier  20 годин тому +1

      @@tiagosouza334 bons tempos! Obrigado pelo suporte desde o começo 🙌🏻

  • @flaviomoura1811
    @flaviomoura1811 День тому +2

    Cara, que vídeo bom! Depois de assistir, tenho a mesma sensação de "mente aberta" que tive quando li alguns livros como os do Scott Mccloud, Will Eisner, Marcos Mateu Mestre e até James Gurney. Esses livros me deram muito combustível pra continuar nessa busca do artista que eu sou. E, de fato, tenho me identificado mais como um artista do que como um desenhista, que fica feliz simplesmente em desenhar qualquer coisa e ser pago por isso. Eu amo criar historias, personagens e vivo olhando o mundo real e imaginando a arte nas cores, formas, etc... Eu vivo num contexto de desenhistas que trabalham para norte americanos, fazendo personagens da DC, Marvel e por mais de 10 anos venho me cobrando pra ter sucesso nisso, até porque de fato tem muita gente bem sucedida nessa área e também é uma forma do artista iniciante já ganhar algum dinheiro. Eu comecei nessa área com 16 anos e, hoje, com 30, percebo que talvez não seja o que realmente quero pra minha vida. Só que é difícil explicar isso, sendo que todos os seus colegas sonham em trabalhar pra essas empresas e é uma das formas "mais seguras" de ganhar dinheiro com desenho, vivendo aqui no Brasil. Fiz trabalhos que me desgastaram muito, principalmente mentalmente. No ultimo projeto que trabalhei, dessa vez pra um quadrinista brasileiro famoso, passei meses criando conceitos pra uma historia que ele queria publicar e, no final, não fui pago, e a historia, engavetada... isso me quebrou financeiramente e me tirou muito a vontade de continuar sendo "funcionário" que entrega tudo no prazo, enquanto meus clientes podem não ter o mesmo compromisso comigo. Como você mencionou, agora eu sei o que eu gosto, e o que não gosto de fazer. Enfim, por um breve período me afastei e fiquei desenhando só o que eu queria. Criei muita coisa legal. Fiquei feliz. Mas desenhar o que eu quero não dá dinheiro... atualmente estou tentando ver outras maneiras de ganhar algum dinheiro com internet, e tenho feito esboços de desenhos pra um colega que me paga um valor razoável. Mas a batalha continua, a chama do artista ainda continua queimando aqui.

  • @Peacockk-c3h
    @Peacockk-c3h День тому +2

    Cai aqui de paraquedas, gostei muito do vídeo e até me identifico um pouco com a sua trajetória, sou desenhista faz uns anos mas sinto que só faço cópias e, não consigo sair de perspectiva e formas geométricas. Recentemente comecei a desenhar com mais frequência mas é difícil sair da zona de conforto e ir estudar oq eu quero. Excelente vídeo 👏 vou acompanhar o canal.

  • @PizzaSempre
    @PizzaSempre 2 години тому

    Te conheço a mili ano mano, e te respeito a cada dia mais. Tamo juntão!!

  •  День тому +3

    Concordo com vários aspectos que vc colocou no vídeo. E por sinal muito bem colocados. Parabéns pelo vídeo, mas ao mesmo tempo acho que muitas coisas podem ir por outro lado. Eu entendo que não necessariamente tudo precisa se transformar em puro business, existe um equilíbrio pra tudo inclusive viver de arte não necessariamente deve ser vender suas obras ou atender clientes existem outros caminhos que a pessoa pode manter o gosto e sensação de prazer em pintar/ desenhar e ainda assim conseguir fazer daquilo algo rentável, vc claramente conseguiu isso repassando conhecimento atraves de cursos e tudo mais. A satisfação econômica varia muito de pessoa pra pessoa.

  • @JorgeLuis-tg9nb
    @JorgeLuis-tg9nb День тому +2

    Sua base didática foi muito importante para mim, na epoca que comecei não tinha nada, tudo era em inglês. O seu video os fundamentos foi um divisor de águas fora as lives sempre muito informativo, eu sei que essa fase passa, nossa área e cheia de oportunidades e o mais importantes e voltar as suas origens, talves algumas colabs ou um podcast conversar sempre é bom, ter uma.perpectiva diferente a arte é muito solitária em seu processo, mais a historia da arte mostra que temos o mesmo objetivo expressar ideias. Sei que vai reencontrar o caminho que fez vc se apaixonar por arte desde já agradeço.

  • @DanielaLacerda
    @DanielaLacerda 2 дні тому +6

    Seu vídeo realmente é um achado. Eu venho lutado comigo mesma, com minha cabeça sobre o desenho, eu amo desenhar, amo concept art e sempre quis ser, e sim, a blizard também era meu foco na epoca. Fiquei +/- 11 anos fazendo desenhos realistas, mas nunca foi o que eu realmente queria, junto com o desenho sempre trabalhei a parte clt. Hoje eu to formada na area de TI, trabalhando com isso, em 2020 perdi completamente o gosto pelo realismo e parei de vez com ele. Me sinto fracassada por não ter conseguido focar no que eu queria antes que era ser concept artist. Nos últimos 3 anos o que perdura até o momento não consigo ver sentido em continuar tentando ou pra que eu ainda tento, mas sei que ainda quero, não pra trabalhar, mas por mim, por me trazer uma paz. Estou tentando aos poucos.

  • @byzu20
    @byzu20 2 дні тому +3

    artisticamente e sobre o volume de informações sobre fundamentos e arte no geral vc é BIG! vc n tem ideia em como ja me ajudou e como continua me ajudando. eu estou na area de quadrinhos desde 2013 mas so evolui e continuo evoluindo depois que conheci seu trabalho aqui. tanto que ganhei mais clientes depois que comecei a entender os fundamentos artisticos, conhecimentos esses que consegui aqui. eu notei o valor de minhas artes subindo e o numero de clientes aumentando, então eu lhe considero um mestre na area.

  • @SaladaDigitalVideo
    @SaladaDigitalVideo День тому +2

    Luis Celestino como sempre perspicaz e genial.
    Eu passei dos 50, A carreira de 3d me fez desconectar quase totalmente do meu fazer/estudar desenho/pintura.
    E mais, aqui pensando muito em desistir total e ir sei-lá prestar concurso do banco do brasil.
    Mas ainda, um dia farei parte dos membros Brushwork e voltarei a estudar e respeitar arte ...quem sabe?

  • @Leo-pm4sg
    @Leo-pm4sg День тому +3

    Celestino sempre foi honesto quanto a arte, nunca brincou com os sonhos de novos aspirantes a artistas vendendo o sonho de viver facilmente de arte. todo sucesso pra você.

  • @OzaruWill
    @OzaruWill 2 дні тому +3

    Luiz, esse vídeo trouxe reflexões e momentos onde eu me enxerguei várias vezes. "Viver com arte" era uma perspectiva que até então eu não tinha me dado conta, de que era possível. Se livrar do peso de ser bom tecnicamente e lembrar dos verdadeiros porquês de se estar desenhando, pintando, criando. Obrigado por dividir isso nesse vídeo. Deu uma luz boa aqui! :)

  • @PedrAntunes
    @PedrAntunes День тому +1

    Um paralelo entre desenho de observação e taxidermia pode ser a ideia de eternizar algo ou momento. E talvez essa seja uma das respostas do pq fazer desenhos desse tipo e achar divertido :)

  • @ciao695
    @ciao695 2 дні тому +2

    Legal esse vídeo mano. Lembro de vc desde lá da Melies. Grande abraço!

  • @diegodossantos7656
    @diegodossantos7656 2 дні тому +3

    Excelente video, Luiz. Sinto que podemos ter nos esbarrados na CTN de 2016 que eu também fui com uma galera daqui de São Paulo, na época eu estava trabalhando como ilustrador de E-learning, mas sonhando em trabalhar com concept (acho que a questão de usar a arte pra contar história sempre foi o que gostei, não necessariamente o trabalho mais refinado e polido). Eu tô regulando de idade contigo, mas sinto que ainda não me encontrei na minha jornada artística, já passei de ilustrador de E-learning à designer gráfico pra editoras e hoje tô buscando me realocar no mercado como designer gráfico mais pelo demanda e chances maiores, começando a estudar product designer. Mas a minha paixão é desenhar, especialmente agora que tô fazendo projetos pessoais voltados para quadrinhos/storyboard. No momento to buscando uma estabilidade pra ter a segurança e tempo pra me dedicar sem ficar pensando em como fazer dinheiro 24hrs, mas ainda sim não sei ao certo como e se quando conseguiria chegar onde quero chegar. Ou quem sabe alguma porta q eu ainda não tentei possa se abrir e me encontrar profissionalmente. Mas foi bom você ter partilhado sua história porque é um jeito de ver que isso é mais comum do que parece. Tenho acompanhado o canal recentemente, mas gostando muito dos videos. Esperando que 2025 seja um bom ano para nós em suas respectivas jornadas e um grande abraço!!

  • @uno5944
    @uno5944 2 дні тому +7

    Eu ainda nei comecei minha carreira artística, pôr diversos motivos. Mais um dos motivos foi que tenho Q melhorar minha situação financeira pra eu estudar ART. Você é muito bom no que faz. Você nós expirar não desista

  • @sharkall77
    @sharkall77 2 дні тому +5

    Bem interessante, estou estudando e melhorando minha arte, consigo me sustentar com commissions a 6 anos e bolsas da faculdade, mas estou desistindo da carreira de programação (mesmo graduado e fazendo mestrado nela) e focando mais na parte do desenho em si. Gosto de ilustração, animação e quadrinhos haha, não sei ainda onde "focar" e vou estudando um pouco de cada, não sei se quero trabalhar com empresas profissionalmente, mas estou estudando para experimentar isso um pouco. Fico com receio de trabalhar em algo que não vai sair como o seu ano de 2016 vejo muitos artistas que trabalham em projetos que não são publicados e isso me frustaria imagino, mas faz parte eu acho... estou pegando mais pesado em foco do estudo agora e bem legal o seu canal :D vou acompanhar!

  • @tborgs
    @tborgs 2 дні тому +1

    É muito louco e legal ver o rumo q tomou tua história e parte da tua visão (fornatada) aqui.
    Parabéns pelo vídeo.

  • @winklerdraws
    @winklerdraws 2 дні тому +1

    Luiz, agradeço por esse relato tão genuíno! Me identifiquei muito com o vídeo, achei muito boa a diferenciação entre "viver de arte" e " viver com arte". Por muito tempo fiquei nessa frustração de não saber "o caminho a seguir" artisticamente, o que impactou minha decisão profissional foram valores pessoais como liberdade de tempo e autonomia. Hoje, me dedico a lecionar desenho e produzir conteúdo, e me sinto mais realizado assim! Deixo aqui a recomendação de um livro que me ajudou muito a determinar meu rumo artístico: "Designing Your Life".

  • @guilhermeescobarmartins9799
    @guilhermeescobarmartins9799 2 дні тому +2

    Esse vídeo foi mt bom, parabéns! eu acho que esse vídeo tem dicas valiosas mas também é muito sobre autoconhecimento, eu por exemplo me vejo em um perfil mais voltado a criação/direção, imaginar coisas, fazer coisas de "imaginação" é o que eu mais gosto e tenho como interesse/objetivo na arte! Eu vejo os fundamentos do desenho como sendo as minhas ferramentas de trabalho, mas elas não são a minha obra! elas são a afiação do meu machado pra quando eu precisar cortar uma arvore eu faze-la com maestria.
    Eu acho que consegui notar um erro no desenvolvimento do meu estudo logo muito cedo com o lance da discrepância do meu desenho de observação e de imaginação, hoje tenho uma mescla maior nas duas frentes, eu observo pra estudar, e imagino pra aplicar! com projetos pessoais etc...
    Otimo vídeo! o mundo SEMPRE precisa de mais bons professores

  • @thisabadthing
    @thisabadthing 2 дні тому +2

    Seu canal me ajudou muito no meu começo de carreira artística como direção/entender o horizonte artístico que quero seguir ou até mesmo saber para onde estou indo haha! Acredito que todo mundo se encontra em um momento perdido ou até mesmo sentindo-se estagnado..Acredito que faz parte do processo. Obrigado Luiz, sempre nos ajudando com um bom papo.

  • @vitorhugoalmeidasantana5287
    @vitorhugoalmeidasantana5287 День тому +2

    Eu comecei a estudar arte em um período bem próximo que você. Não tive a mesma evolução que você teve XD, mas aprendi muitas coisas e desenvolvi muitos medos e até alguns traumas. Enfim, só queria falar que empatia bateu ao máximo aqui vendo mais um vídeo seu, e é muito bom ver você aqui de novo no UA-cam. E o membro já está garantido pra esse canal. Abraço.

  • @IsaquedeSouzaSilva
    @IsaquedeSouzaSilva 21 годину тому +1

    Cheguei a ganhar um concurso de arte da Shutterstock mas decidi não seguir na carreira depois de passar em um concurso para professor. Ainda não é o que eu quero, mas me permite desenhar sem preocupações. Hoje sigo desenhando como hobby e eventualmente surge um trabalhinho. Acho que é o caminho que quero seguir, pois não me vejo trabalhando como ilustrador (já tentei).

  • @luc102
    @luc102 2 дні тому +3

    sem palavras pra descrever a felicidade que tenho ao ver esse canal voltando a postar videos. tenho 20 anos, hoje em dia consigo gostar das minhas criacoes e ver de fato valor nelas apos bastante estudo. Mas reconheço o momento que vivemos hoje em dia e as dificuldades que isso traz pra quem quer viver desse ramo. Para mim que independente doq rolar vou estar dando meu maximo para viver de arte, das diversas maneiras q isso e possivel kkk, esses videos realmentem dao um senso de nao estar sozinho nessa, e que o caminho de fato nao e facil mas que eh sim, eh possivel.

  • @afo1so
    @afo1so 2 дні тому +1

    Salve Celestino, assisti o video e alguns sentimentos que você teve na sua carreira sinto que tenho passado no momento atual pela mesma coisa, tanto do burnout quanto se eu realmente quero me manter nessa área, não sei qual a resposta disso mas independente do que seja também quero levar a arte pro resto da minha vida... muito obrigado pelo video! sinto que fiquei mais tranquilo sobre decisões que tomei até o momento atual.

  • @jotajota1329
    @jotajota1329 2 дні тому +6

    interessante ver trajetória de uma pessoa tão dedicada. Acompanho alguns vídeos seus desde 2016, na época eu considerava me tornar um profissional artístico, mas foi uma ideia que eu fui abandonando naturalmente. Agora que sou maior de idade e tenho outras prioridades me identifico muito com a parte de não fazer mais sentido. Pode parecer meio triste para alguns, porque dá impressão que se perdeu a paixão, mas é uma realidade, e a paixão que se tinha se tornou uma habilidade agradável de ter. Acho que quem considera trabalhar no meio artístico deveria muito ver esse vídeo e refletir sobre o que você falou sobre "viver de arte" e "viver com arte"

  • @zeyne1998
    @zeyne1998 2 дні тому +2

    Ótimo vídeo, nunca tinha visto alguém tocar nesses assuntos dessa maneira.

  • @JohnDaleski
    @JohnDaleski День тому +1

    Eu procurei seu canal alguns meses atrás quando voltei a desenhar, assim como já voltei e larguei incontáveis vezes nesses meus 35 anos de vida mas vi que não postava há um certo tempo, até pensei "será que ele desistiu?", procurei algum instagram ou alguma rede social onde você tivesse postando ainda e não achei, bacana saber que não desistiu, pelo menos não da maneira que eu tinha imaginado.

  • @danielsonlima1362
    @danielsonlima1362 2 дні тому +1

    É sempre maravilhoso saber os bastidores de artistas e ver que todos temos conexões muito parecidas , eu fazia arte por fazer por gostar mas depois q busquei tentar monetizar isso a vontade meio q foi adormecendo perante as frustrações de se conseguir trabalhos como ilustrador, recentemente tenho até cogitado em migrar para tatuagem talvez financeiramente eu ñ fique mais de um ano sem pegar algum trabalho, mas acredito q a vontade de se manter produzindo ou consumindo arte seja uma necessidade humana e manter ela viva é inevitável.

  • @cleberdavi55
    @cleberdavi55 2 дні тому +2

    Não trabalho ainda com arte e acho q nem estou perto disso, mas conheço seu canal desde 2019 e me ajudou muito a mudar minha visão sobre o mercado de arte, hoje em dia vejo q mesmo se eu não trabalhar com isso irei continuar levando arte em minha vida, isso tanto tira um peso das minhas costas como também me motiva a voltar no "por quê deu gosto disso". Em fim seus vídeos contribuem muito e espero um com esse tema de "viver de arte ou com arte".

    • @brushworkatelier
      @brushworkatelier  День тому +1

      Tem um vídeo antigo no canal falando sobre gostar de desenho ou de desenhar, mas vou voltar no tema.

  • @fmmartins4313
    @fmmartins4313 2 дні тому +4

    Eu desisti de fazer mangá para usar os roteiros escrevendo livros.
    Mas as capas vou fazer.

  • @renatacruz4131
    @renatacruz4131 Годину тому

    Muito bom luiz!! Eu trabalho com arte mas nao vivo de arte...vivo ainda na tentativa de producao artistica autoral... minha estrategia esta sendo: trabalho 20h semanais como prof de arte em escola fundamental ( concursada) e ainda quero abrir meu atelier como negocio no contraturno....mas dividir o tempo desfoca muitas vezes minha energia criativa porque lecionar exige muito da gente... valeu pelo canal! Estudei contigo no Mimesis em Ctba... valeu!!!

    • @brushworkatelier
      @brushworkatelier  28 хвилин тому

      @@renatacruz4131 que legal saber de você! Bons tempos de Mimesis! 🙌🏻

  • @tiagocerca7755
    @tiagocerca7755 День тому +1

    Tem vários artistas de observação, que criam o seu conceito a partir da imagem que observam, como um fotógrafo. Importante é que vc sente prazer nisso e utiliza as armas que tem pra estar dentro da arte.

  • @italo_yohan
    @italo_yohan 2 дні тому +2

    excelente vídeo mestre

  • @aquamarinedesenhosvulgocau8111
    @aquamarinedesenhosvulgocau8111 День тому +1

    Eu sinto que tô seguindo bem, agora nos 19 tô estudando pra tentar trabalho com concept, acho divertido, n sei oq me espera e nem tenho certeza se vou conseguir, mas quero tentar e ainda tentar conciliar com faculdade(se eu passar) e algum jovem aprendiz

  • @thiagosousa256
    @thiagosousa256 2 дні тому +4

    Eu me identifico muito com isso. Sempre tive facilidade com desenho de observação, mas sentia muita dificuldade em criar algo a partir da imaginação. Isso me fazia sentir como se fosse um 'falso artista', já que achava que não estava realmente criando. Desde 2015, decidi estudar muito para desenvolver minha capacidade criativa. No entanto, esses estudos acabaram não dando certo para o mercado, porque eu não entendia bem como ele funcionava. Apesar disso, toda essa jornada me trouxe até aqui, e hoje me vejo como artista e educador, aplicando todo o conhecimento que adquiri ao longo do caminho. Valeu por compartilhar sua trajetória.

  • @dgomes7048
    @dgomes7048 2 дні тому +2

    Excelente video. A trajetoria artistica pra mim é quase como um quartinho em casa onde deixo muitas coisas. As vezes passo anos sem pegar nada de lá, mas sempre volto. A cobrança por evolução sempre foi um problema, não é atoa que denovo parei, mas ao ver seu video pretendo voltar pelo amor exclusivamente

  • @mateussampz
    @mateussampz День тому +2

    eu to no começo da carreira e fico pensando se ser cenarista é o que quero pra minha vida, fico com vontade de fazer varias outras coisas para além de animação ou jogos, fazer coisas mais gráficas e com bastante design gráfico mas essa reflexão sobre ficar variando de foco muitas vezes me atrapalha bastante e no fim acabo não fazendo nem um nem outro direito... minha meta esse ano é criar por querer criar, sem pensar 100% no portfólio

  • @khelvi1
    @khelvi1 2 дні тому +23

    Em 2013 eu fiz um curso de quadrinhos, estava começando a minha vida profissional, não levei os estudos tão a sério, pois eu acreditava internamente, mesmo não explanando isso pra eu mesmo, que eu tinha um dom e que eu poderia assimilar as coisas com pouco tempo, que estudo era só uma questão de percepção e não de constância. Isso me atrapalhou muito pois como estava no começo da minha vida adulta, era necessário arrumar um trabalho, seja o que for, foi aí que em 10 anos eu acumulei 8 registros na minha carteira, não conseguia continuar nos empregos, sempre me senitindo desconectado. Não conseguia migrar para a área artística pois eu não tinha compromisso nenhum com o desenho, eu fazia de forma esporádica. Foi numa época bem sortuda que um dos meus empregos foi em um estúdio de animação, tive a sorte de mudar de cidade e por coincidência eu acabei morando do lado desse estúdio, me candidatei e consegui uma vaga. Foram mais ou menos 1 ano apanhando e foi lá que eu consegui encontrar propósito, quando me pediram pra fazer uma capa de um livro, na época eu não estava ficando satisfeito com a minha ciração e também estava a pouco tempo usando ferramentas digitais, como o Krita. Foi no desconforto do prazo que enquando eu estava usando o programa que eu descobri uma ferramenta maravilhosa, grades de perspectiva, no programa tinha grade de 2 pontos de perspectiva de 1 ponto, e eu poderia manipular de várias formas. E desde então eu nunca mais risquei desenho algum sem tracejar primeiro as grades, tudo tem que ser tudo na perspectiva. Esse foi o grande ponto pra mim, pois assim como um pedreiro faz o fundamento da casa pra depois colocar tijolo por tijolo, eu também poderia fazer o mesmo. Desde então sempre uso esses dois fundamentos, perspectiva e uma história, nunca começo a desenhar sem ter essas duas coisas, se eu não tiver um roteiro, eu mesmo faço por mais simples que seja. Isso me da um grande entusiasmo, pois hoje em dia eu entendo que por mais que se demore pra constuir uma casa ou um prédio, eu posso fazer isso de forma segura, tijolo por tijolo. Outra coisa que eu gostaria de acrescentar que faz diferença na minha vida artística é diariamente desenhar figuras anatomicas, procuro referncias na internet e começo a esboçar bem rápido, eu absorvo bem pouco do que to fazendo, mas eu acredito que o desenho de observação não é pra decorar, mas sim pra melhorar sua percepção ao criar, quando mais você desenha de observação, mais você consegue encontrar o que NÃO FAZER na criação, dessa forma você elimina os caminhos errados e busca o caminho certo através das estruturas e da referência que vocês está usando. Em resumo, quero pontuar 3 coisas que me ajudam, a continuar como artista, talvez possa ajudar quem está lendo. As três coisas seriam: Perspectiva, história, e propósito. Apesar de ainda não estar desenhando aquilo que almejo, meu propóstio é expressar virtudes da minha religião através da arte. Não preciso falar qual a minha religião, só quero pontuar que o artista precisa procurar pontuar aquilo que acredita, ele precisa saber sintetizar a sua cosmovisão, assim ele consegue eliminar crenças evitando paralaxes cognitivas, dessa forma ele alinha a própria vida para conseguir trazer essa organização pra todos os ambitos, inclusive a arte que está em seu coração.
    Hoje trabalho como storyboard e com história em quadrinhos, consigo remuneração e vivo da arte. Ainda não tenho uma grande conquista artística ou reconhecimento dos meus pares, mas tenho um caminho e gostaria que o artista que está lendo e esteja sofrendo, possa ter também. Se alguém precisar de ajuda ou quiser conversar, me coloco a disposição.

  • @felipeff1
    @felipeff1 2 дні тому +1

    Acho que ha muito a se falar desse video e tenho ctza que mtos artistas se identificam com o que foi mostrado aqui, mas pra poder caber aqui nos comentarios o ponto que me chamou mais atenção foi o que voce falou de ter vontade de desenhar ao inves de desenhar com vista a uma finalidade. Isso ctz é o que mais tenho visto comigo e com outros colegas da arte, da pessoa fazer algo que nao gosta tanto ou é chato porque isso "vai ser bom no futuro" ou "sera uma base importante para construir seus proprios desenhos" e o desenho deixa de ser uma finalidade em si e passa ser uma especie de pedagio para algo melhor que vira num futuro que nunca chega. Vejo que isso mata a criatividade de muita gente e traz muito desanimo às pessoas, talvez seja uma falha no metodo de ensino ou talvez so algo que não seja para todos, mas é algo que com certeza deveria ser mais comentado

  • @leanerosa
    @leanerosa 53 хвилини тому

    Nossa, faz um tempo que eu descobri que eu (e até então explicava de outro jeito, mas sua definição foi cirúrgica), quero viver com arte e não viver de arte....
    Nunca nem cheguei a trabalhar com isso pq eu nem evolui pra isso e fiquei me achando péssima artista pra isso....e assim não sou, sou artista pra mim, do meu jeito, pra viver com arte eu sou excelente...mas não sou artista pra viver de arte... eu realmente nunca tive saco pra passar por esse processo... é meio libertador entender sobre si mesmo. Obg pelo video!

  • @vitorkhalil3038
    @vitorkhalil3038 2 дні тому +2

    Realmente esse vídeo caiu na hora certa

  • @leo1500
    @leo1500 2 дні тому +1

    Me reconheço nessa sensação de perder um senso de objetivo com a arte depois que desistir de tentar viver de arte. Nunca cheguei perto, mas eu sentia que era possível se eu seguisse naquele caminho. Em 2021 a vida exigiu que eu desse um tempo e desde então nunca mais tive a mesma assiduidade com criação ou estudo. Olho para meus materiais, as conexões que criei, todo o conteúdo que consumi durante os anos anteriores e as coisas que aprendi e penso "O que eu faço com tudo isso agora?". Ainda não achei uma resposta definitiva, mas essas conexões que citei parecem ser a parte que mantém a chama acesa por mais um tempo e vou me escorar nelas para continuar produzindo, ainda que pouco em relação ao que já produzi.

  • @heldilira
    @heldilira 2 дні тому +1

    Oi Luiz, te acompanhei por alguns anos la em torno de 2017-2018, inclusive entrei num curso seu porem por varios motivos nao consegui mais acompanhar, que legal saber que vc ta retornando de alguma forma, curto muito seu trabalho, tem algum video/post onde vc explica um pouco a coisa do burnout que rolou contigo?

    • @brushworkatelier
      @brushworkatelier  День тому

      Não cheguei a mergulhar no assunto fora o que falei nesse video, mas em resumo eu perdi o senso de urgência e consequentemente a vontade de desenhar. Ainda estou trabalhando nisso, um dia de cada vez

    • @heldilira
      @heldilira 22 години тому +2

      @ trazendo um pouco da minha jornada: depois de uns bons anos pensando sobre o assunto (e depois de uma graduação inteira, pós etc na área da saude refletindo sobre assuntos paralelos e que tem muito mais a ver do que se imagina com o desenho) eu lembro muito sobre as ideias que tinha sobre o desenho e a prática, e hoje sinto que é obvio que um desgaste grande iria chegar, olhar pra arte e pro desenho como mais um “grind”, algo que vc tem bater horas e metas, algo que ta sempre no futuro e pouco se fala sobre aprender a curtir a jornada, ou mesmo da importância de cultivar uma boa relação com o desenho, com a critica, com o fazer arte, ou até o pq fazemos arte? Sao coisas que nao sao respondidas/questionadas em um livros de logica produtivista da arte, e a verdade é que as areas da psicologia, historia, sociologia e etc tem muito a agregar e vale muito a pena se debruçar um pouco mais nelas

  • @exalcooliconaoanonimo966
    @exalcooliconaoanonimo966 19 годин тому +2

    Eu não aguento mais copiar desenho, eu sou um bom observador, mas preciso criar meus próprio desenhos e parar de copiar desenhos de outros artistas!

  • @proudexcelsior744
    @proudexcelsior744 День тому +1

    estou com esse sentimento, porém sei que dar para ganhar a vida com isso pois me sinto confortável desenhando qualquer coisa e sinto muito prazer nisso, mas me falta experiência e a realidade do mercado... nao consigo oportunidades para exercer tanto minha profissao de artista como de design,
    tenho projetos pessoais apenas, sempre seguindo mesmo que ficando preso um mês inteiro no mesmo (buscando alguma espécie de perfeição no desenho x tempo do meu trabalho x cursos)

  • @movam_arte
    @movam_arte 6 годин тому

    Eu também não gosto de forma alguma de desenhar com briefing pros outros. Percebi isso hoje e estou migrando para o que realmente faz sentido na minha vida a longo prazo, carreira de ensino.

  • @miyafoxy2540
    @miyafoxy2540 День тому +1

    Caramba, eu tô nessa fase da minha vida também! Mesma idade, 26 anos e descobri que também não é pra mim trabalhar profissionalmente produzindo arte. ...

  • @samuelrodrigues6009
    @samuelrodrigues6009 20 годин тому +1

    acabei de ter um momento de várias emoções, eu acabei de comprar a mesa pra começar a estudar ilustração e vendo todos esse comentários agora to me questionando se to sendo idiota de tentar ir pra área x_x

    • @brushworkatelier
      @brushworkatelier  20 годин тому

      @@samuelrodrigues6009 conheço pessoalmente dezenas de pessoas que vivem de ilustração aqui no Brasil, então se é algo que você quer muito não vejo pq se questionar assim

  • @Samu013
    @Samu013 2 дні тому +4

    Eu compreendo esse sentimento e sempre tive uma visão um pouco diferente sobre o desenho de observação, sempre achei de suma importância observação para criação, tendo repertório de exemplos e de coisas que às vezes me pegava pensando, nunca desenhei tal coisas, ou até mesmo compreender uma obra fazendo releitura. Acho que tudo que é absorvido dentro disso acaba implantado de certa forma em nossos trabalhos e até na vida mesmo como bons observadores. Devo ter falado groselha né hahahaha foi mal.

  • @Modesto.tattoo
    @Modesto.tattoo 2 дні тому +1

    Video novooo!!!!

  • @ruansantiago3531
    @ruansantiago3531 2 дні тому +2

    Rapaz, eu não vejo isso como ter desistido. Eu desenho por hobby, mas sou programador. Eu adorava programar, mas depois de anos nessa indústria, fica muito cansativo por N motivos. Daí, você acaba vendo que pra ganhar mais money você tem que almejar posições mais sêniors ou ir para empresas melhores. Eu acabei parando em uma posição mais sênior e o que acontece que eu diminui a quantidade de tempo que pego no código e, adivinha só, a vontade de programar voltou!
    Só que o que ocorre é que agora eu quero programar o que eu gosto, fora do trabalho por lazer. Eu também sou engenheiro como você, então eu fico tentando resolver umas equações e programando suas soluções e não fico fazendo sistema web que é o que meu trabalho pede. Paz.

  • @marckmonocross
    @marckmonocross 2 дні тому +1

    Rapaz, eu acredito que seu burnout aconteceu mais por conta de nunca ter treinado extremamente focado com desenhos de imaginação e tal. Eu acredito que se você quiser continuar seria a hora de focar nisso, definir um estilo e um objetivo. Eu sempre foquei muito em desenho de criação e SIM, vai levar mais uns anos aí pra você se consolidar. Mas agora é a parte boa cara, você já tem um conhecimento técnico INCRÍVEL e isso é igualmente importante, tem pessoas que somente fazem o caminho oposto e parece que estão na frente mas não estão tanto assim, só conseguiram uma forma de ganhar grana antes. E essa reflexão pra mim sempre foi tipo "se for pra eu simplesmente copiar uma foto, é mais fácil de fato fotografar", e "Se for simplesmente pra colocar um desenho de outra pessoa no papel, é mais fácil imprimir"...nunca fez sentido desenhar por desenhar, a única coisa que fez sentido pra mim é criar meus personagens. Claro que fiz estudos de observação também porque é assim que aprendemos a técnica. Mas pensa nisso, você tem uma coisa incrível em mãos, agora foca em desenhos de imaginação caso seja seu foco entrar nesse mercado.

  • @vinny-g6s
    @vinny-g6s 2 дні тому +5

    Uma curiosidade: você já pensou em seguir carreira pro mercado de artes plásticas? Fazer exibição em galerias, essas coisas. Sinto que você teria mais liberdade criativa nesse meio sem precisar entrar numa esteira de produção igual acontece pra jogos ou filmes.

  • @FernandoAlmeida-xo8jq
    @FernandoAlmeida-xo8jq 2 дні тому +10

    Eu estou querendo trabalhar com isso arte digital! Mas essa dúvida de estar velho estava rondando muito minha cabeça ultimamente, já tenho 30 anos, isso me deixa um pouco chateado por não ter tentado antes estudar desenho e pintura e agora nesse ano vou tentar estudar todos os dias para tornar isso comercial.

    • @ANONIMO-191
      @ANONIMO-191 2 дні тому +6

      olha o que vou dizer pode parecer triste mas não mudaria muita coisa ,vc staria reclamando do salario ou dos clientes , a verdade é que nós amamos a arte mas e não o trabalho com arte, e esta é a frustração, o burnout aparece pelo trabalho não pela arte, a maioria dos cara que trabalham com concept, comics etc tem a mesma reclamação, eu cheguei a ver um video de um cara (americano) que trabalhava para a marvel filmes e o cara teve burnout e pediu demissão do estudio, pois não aguentava mais, mesmo trabalhando no filmes dos avengers etc, trabalho é trabalho não é so arte, e acho que os professores e entusiastas de arte esquecem de falar isto para os estudantes, a maior parte do tempo vc estara seguindo ordens e e sendo uma peça do sistema e não fazendo arte necessariamente, a realidade não é e nunca foi glamurosa mas nós sempre nos enganamos achando que poderia ser.

    • @FernandoAlmeida-xo8jq
      @FernandoAlmeida-xo8jq 2 дні тому +1

      @ANONIMO-191 disso eu já sei que trabalho é trabalho independente de qualquer coisa, essa ilusão em relação a isso perdi a muito tempo já trabalhei bastante em diversos trabalhos, já trabalhei na roça de baixo de sol e hoje trabalho com vendas que meu deus como e chato as vezes lidar com clientes, isso é algo que meio que já espero. Na minha vida sempre houve desafios e não é de agora que eu vou achar que vai ser fácil! Mas obrigado pelo conselho irmão!

    • @eowynasenhoraderohan7907
      @eowynasenhoraderohan7907 2 дні тому +4

      Amigo, eu comecei a desenhar com 28 anos, desenho relativamente bem pelo tempo de iniciação, uma das primeiras coisas que tive que me livrar foi dessa insegurança sobre a 'idade". Mas, eu sei que isso provavelmente ressoará diferente pra você, já que eu não trabalho com ilustração, desenho por hobbie e de quebra tiro uma grana com isso, agora, questão de idade, NÃO se importe com isso!
      Acho que você focar em como o mercado está e como você quer atuar nele, saiba quem e oque é a sua concorrência, além de claro seus clientes! Desejo toda a sorte, caso não atue, se a paixão pela ilustração continuar, que você alimente-a sempre que possível!

    • @luc102
      @luc102 2 дні тому +4

      uma dica de alguem que conseguiu se encontrar minimamente nos estudos com arte. Seja acime de tudo, REALISTA, essa area criativa, necessita de muita, forca de vontade, estudo e tambem muita capacidade de lidar consigo mesmo nesse processo, vai atras de saber exatamente oq vc quer com isso, quando quer e como quer, isso vai fazer vc evitar muita frustacao consigo mesmo. e falando expecificamente sobre a idade, geralmente vc teria basicamente as desvantagens que todo adulto tem, conseguir se manter enquanto busca isso, se mantendo firme no processo, Acredito que com 30 anos ainda seja sim muito plausivel entrar nessa area se eh isso que vc de fato deseja, mas lembre, nessa area criativa da arte, voce tem q ser bem realista para chegar a seus objetivos

    • @akaimoon917
      @akaimoon917 2 дні тому +1

      Invistam em fazer negócios com a arte, encaixar no mercado, o artista que consegue pagar conta, cria projetos e negócios com sua skill, não comparem nunca com um clt, se fizer isso vai nascer a frustração.

  • @ClaudioCavalcanteTonha
    @ClaudioCavalcanteTonha 2 дні тому +3

    Eu estudo arte por hobby. n tenho intençao de seguir carreira

  • @pedrozs1
    @pedrozs1 День тому +2

    arte é um pouco que nem esporte, é pra quem começa cedo. ja pegou os fundamentos e na faculdade e nos cursos somente lapida.

  • @alanfonseca9453
    @alanfonseca9453 2 дні тому +2

    Eu trabalhei com design gráfico por quase 10 anos e cansei dessa profissão e de ser CLT, mendigar aumento de salário, pegar transporte público precário diariamente, e aguentar picuinhas 8h, 5 dias por semana, e acho que tudo bem, e faz todo sentido isso acontecer, pois um período essa área fez sentido pra mim e me permiti experimentar e vivenciar isso e se não o tivesse feito o fardo seria muito maior, o peso do arrependimento por não ter trilhado esse caminho, a mudança penso que é cedo ou tarde um estado natural, nos mudamos por dentro e o mundo muda tbm por fora e por isso existe trilhas que uma hora se esgotam e é necessário novas trilhas, e isso acredito que acontece a todo momento com várias profissões, relacionamentos, gostos e hobbies no mundo, qualquer que seja a profissão ela vai exigir dedicação, tempo e investimento e a arte nesse sentido é igual a qualquer outra, afinal ainda faz parte da engrenagem do capitalismo, qualquer profissão vai exigir 4 a 5 anos de faculdade, curso extra currícular, estágio e muita paciência pra subirem o salário, se for abrir um negócio próprio pode-se ganhar mais, mas os riscos e responsabilidades tbm é maior, aqui no Brasil a maioria das empresar abertas não duram um ano segundo o Sebrae, ou seja, de fundo penso que é duro e sacrificado seja sendo clt ou autônomo, e seja qualquer profissão que a gente faça e a trilha uma hora esgota, é a dura realidade, mas penso que com tudo isso ainda o que mais vale e o mais importante é se permitir vivenciar, testar, tentar, mudar, renivar e recomeçar pois a vida é isso, e em cada nova fase que seja vivida integralmente.

  • @eowynasenhoraderohan7907
    @eowynasenhoraderohan7907 2 дні тому +4

    Que relato sincero! Infelizmente não fui pro lado "profissional" da ilustração, ao menos, não totalmente, não consegui me ver atuando ou chegando num patamar que almejava atuando. Acabei indo pra área de tecnologia e investimentos, ano passado aportei mais de R$ 150,000 - sei que citar o número é meio irrelevante - mas, não vejo como eu chegaria nesse valor sendo um artista 'medíocre' e hoje me vejo aposentado ainda nessa década ou no início da próxima!
    Então, ainda que eu faça uma renda extra com ilustração hoje, acabei optando por nem me arriscar. Também gostei muito do que você disse sobre viver 'COM' arte, é oque almejo, já desenho usualmente e também quero ser um entusiasta, sei que é um caminho atípico, mas seguir pra outro ramo foi uma das poucas opções que me proporcionou mantê-la em minha vida, se não teria a descartado completamente.
    Desde já, excelente vídeo meu caro, desejo todo sucesso no seu novo empreendimento e que todos possam encontrar um caminho para seus objetivos!

  • @kalleb_dias
    @kalleb_dias 2 дні тому +4

    acho curioso esse vídeo aparecer bem quando eu tô passando por esse processo de desistir da carreira artística, comecei a desenhar pra valer em 2020, naquela época não tinha muita visão de mercado, eu achava que trabalhar com arte era crescer nas redes sociais e conseguir clientes, e fui focando somente nisso, em melhorar como artista e conseguir seguidores, até que com o passar do tempo fui vendo que esse era o pior caminho pra se tomar, que cliente de instagram é o mais mão de vaca que existe quando se trata de arte, pessoas que acham caro pagar 200 reais numa arte que vc demora 1 semana pra fazer, então desanimei disso, mas aí fui entendendo melhor do mercado e conhecendo outras possibilidades, foi quando descobri o concept art, ali eu vi um lugar onde eu me encaixaria, fiz estágio em uma série de animação como concept artist, o que foi bem legal, fiz um curso voltado pra criação de projetos de portfólio o que me ajudou a entender ainda mais sobre o mercado, e no meio disso comecei a trabalhar com edição de vídeo, que era apenas um hobby e acabou se tornando minha principal fonte de renda, e depois de muita reflexão, hoje vejo a arte como algo secundário na minha vida, ainda é o que eu mais amo fazer pq gosto do artista que me tornei, mas no momento não é algo onde me vejo mais 100% focado sabe? acho que se algum dia eu sair da empresa onde trabalho atualmente eu talvez volte para a arte de maneira mais intensa pq é a única coisa que sei fazer de melhor, apesar de ser bom em edição e produção musical (que é outro hobby meu), só consigo enxergar uma carreira sólida no desenho, espero que não tenha ficado confuso haha, até eu tô bem confuso com tudo que tem rolado na minha vida, então releva qualquer coisa aí

  • @DaniloSV321
    @DaniloSV321 Годину тому

    Capitalismo vence novamente.

  • @Martiriopodcast
    @Martiriopodcast День тому +1

    Eu queria aprender a desenhar... Desisti... Nunca consegui fazer cursos... Eu só me dediquei na criação de histórias investi comprando os livros: A jornada do Escritor, Save the Cat e Diálogos (um livro do Robert que ensina escrever diálogos) vou publicar o meu romance policial esse ano
    Eu tenho inveja de quem sabe desenhar

    • @davidsantos8004
      @davidsantos8004 7 годин тому

      todos podemos aprender a desenhar e só mesmo se quiser muito e ficar obcecado. Acredite, não tem como não aprender