Moro em Caeté/MG. Aqui há marcos na cidade e distritos informando locais onde houveram conflitos. Apesar disso, a maioria das pessoas pouco se interessa ou valoriza a história de sua terra. Eu adoro! Por isso sigo este canal e estava ansiosa por este episódio. Abço!🌹
É bem conveniente para o Estado as pessoas ñ terem interesse pelo passado da sua terra . Já imaginou o tanto de questões que seriam levantadas apenas fazendo uma contextualização entre essas revoltas do BR colônia com o BR atual ?
Realmente o Brasil não produz muita mitologia sobre a própia história, mas não podemos esquecer d'A Muralha da Dinah Silveira de Queiroz abordando a guerra pelo ponto de vista dos paulistas. Virou até série da Globo!
Sou de Tiradentes-MG e moro atualmente em São João Del Rei-MG, cidade vizinha. O que sabemos por aqui é que os conflitos eclodiram fortemente por esta região.Tanto é que o rio que passa por estas cidades recebeu seu nome devido ao fato de suas águas terem ficado vermelhas de tanto sangue: o "Rio das mortes" (nome pesado, né?) . Quando Eduardo se refere à "Ponta do morro", é bem provável que esteja falando do "Arraial velho da Ponta do morro", primeiro nome dado à nossa querida Tiradentes-MG. Uma história repleta de controvérsias e que merece atenção especial, o que não apenas acontece por aqui, mas no Brasil. Parafraseando Eduardo Bueno, "Povo que não conhece a sua história, está fadado à repetí-la". O ciclo do ouro nos dias de hoje em nossa região é voltado para o turismo, e os paulistas (e outros emboabas) vêm usufruir do que a região pode oferecer. Mas esta é outra história...
Parabéns pelo comentário MINAS NEGRAS GERAIS ... Sou do RJ, mas conheço e temos parentes em Sabará ... Lá tem um bairro chamado tb de Arraial Velho, as margens do Rio das Velhas ... Uma ausência que achei lamentável no roteiro desse episódio, que aliás tem a ver com sua região aí, e achei que isso vc iria comentar tb, foi o "Capão da Traição" ... Mas tudo bem ... Vá lá ... Excelente tema ... Roteiro do vídeo ficou a desejar por esse "esquecimento" ... O Peninha e sua Equipe têm créditos a vontade prá cobrir uma falha de vez enquanto !!!...
"O Brasil não produz mitologia sobre a própria história". Infelizmente, porque seria fantástico uma série sobre o caminho do Peabiru, a guerra de Iguape, confederação dos tamoios e tantos outros fatos históricos e interessantes do começo da colonização.
Eu, particularmente, gosto muito dessa fase da história do Brasil, pelo fato de que graças a essas venturas e desventuras o país alcançou, em parte, o tamanho atual. Praticamente o centro-oeste e o sudeste inteiro.
Emboaba significa estrangeiro. Os paulistas são caboclos e desenvolveram a língua geral paulista, gramática portuguesa, com tupi como base e outros idiomas indígenas também. Língua paulista informalmente e português formalmente!
Estava ansioso por esse episódio, sou de Prados Mg, onde fica a Fazenda Ponta do Morro, há ainda ruínas da fazenda e mais distante um pouco um Forte que aqui é conhecido como Fortim dos Emboabas. Tem um artigo do conflito na região na internet.
Eu sou de são João del-rei e dizem que aqui aconteceu um episódio dessa guerra que foi o capão da traição. Os paulistas estavam acuados e combinaram se entregar desde que lhes poupassem a vida. Daí eles se entregaram e os emboabas mataram todos e jogaram no rio das mortes que segundo dizem, tem esse nome por causa dos corpos dos paulistas mortos jogados no rio. Um outro fato interessante é que os paulistas ficaram limitados a lavras na beira da Fernão Dias. Saindo de são João até lavras são 90 km e quando se cruza a ponte do rio grande o sotaque já é outro. Por isso dizem aqui q os paulistas pararam em Lavras.
Bem lembrado Luciano Almeida, a falta da citação do "Capao da Traição" ... Elogiei isso em outros comentários tb ... Mas tudo bem ... Vá lá ... Excelente tema ... O roteiro do vídeo ficou a desejar por esse "esquecimento" ... Mas o Peninha e sua Equipe têm créditos a vontade prá cobrir um "lapso" de vez enquanto !!!...
Mestre, tem uma coisa que aparece muito na escola e que tem pouco na literatura que vossa excelência já escreveu sobre o Brasil (e que tem a ver com esse assunto da corrida do ouro das Minas Gerais) que são os tropeiros! Adoraria ver um episódio sobre. Mas, para constar aqui, valeu pelo excelente episódio!
Há o episódio da Guerra dos Emboabas conhecido como "Capão da Traição" e também os paulistas expulsos da região das minas encontraram ouro em Goiás, hoje cidade de Goiás.
Mto bem lembrado Ricardo ... Senti falta dessa citação ... Talvez até uma perdida no roteiro que ele preparou ... Principalmente qdo falou de até umas 300 mortes, grade parte foi nessa passagem ... Mas tudo bem ... Vá lá ... Excelente tema ... Roteiro do vídeo ficou a desejar por esse "esquecimento" ... O Peninha e sua Equipe têm créditos a vontade prá cobrir uma falha de vez enquanto !!!...
@@nelsonferreirafilho2477 não se sabe ao certo quantas pessoas morreram no Capão da Traição alguns falam em 50 outros 300 ou mais...além do mais é um episódio confuso de interpretação pra você ter uma ideia o líder dos paulistas nesse confronto aparece vivo em outros episódios nas Minas (Jerônimo Pedroso Abreu) o que teria feito ele pra escapar??.Entregou seus companheiros??. Jerônimo e inclusive um dos capitães que reprendeu a mando do governador Conde de Assumar a Revolta de Vila Rica conhecida também por Revolta de Filipe dos Santos homem ligado ao grupo emboaba, Jeronimo também ajuda a reprender a Revolta de Pitangui essa última liderada também por um paulista Domingos do Prado arquival de Jerônimo. Segundo os historiadores deveria ser uma pessoa odiada nas Minas pois o governador concedia a ele escolta armada e conseguiu ser odiado por ambos os grupos emboabas e paulistas.
Eduardo Bueno Bom Dia ! Não me lembrava desta Guerra dos Emboabas. Você é muito engraçado, o q faz a gente querer ouvir a Nossa História. Muito Obrigada pela sua Contribuição. 👏👏👏👏👏👏👏
Apesar das controvérsias da Guerra, é nítido como influenciou completamente a formação linguística de Minas Gerais. O sul de minas continua muito mais Paulista do que as cidades acima do Rio Grande.
Para quem ainda não conhece as cidades históricas de MG, recomendo muito passeio! É uma viagem no tempo, que além de nos fazer reviver partes relevantes da história do Brasil (corrida do ouro, inconfidência mineira, movimento das bandeiras, guerra dos emboabas etc.) ainda nos permitem admirar obras de arte do período barroco (destaque para o fantástico Antônio Francisco Lisboa), além da arquitetura colonial e imperial. Simplesmente fantástico e inesquecível.
Melhor vídeo do Canal. Quando pesquisei o assunto você já tinha feito um vídeo. Emboaba além de Botas Peludas ou Pés Peludos, pode significar invasores estrangeiros ou agressores estrangeiros.
Caro Roberto ... Concordo com o Alex ... Tudo teatro do Peninha prá gerar polêmica e ganhar audiência ... kkk ... Ele adora não só os Paulistas, mas o Brasil todo ... kkk ... E qdo ele humilha e racha os próprios Gaúchos ?!... quer mais que isso ... kkk ...
Se fosse Umbuaba ou Embuaba poderia significar "Homens dos Umbus" 😁 Os baianos do sertão que é cheio de Umbu, ou Embu como é dito em alguns lugares do nordeste.
Episodio ótimo, mas é incrível que exista tão pouca informação sobre a guerra dos emboabas. Agora ainda estou aguardando um episódio sobre a controversa criação de belo horizonte e sobre Arão reis
Nossa Eduardo Bueno HOJE eu estava falando e pensando sobre isso, tanta história boa da construção do Brasil e ninguém nunca pensou em fazer séries, filmes... Se você for chamado para fazer alguma produçao, me chame que eu ajudo na pesquisa histórica! Adoooro seus videos!
Tem uma história de família muito antiga que minha mãe conta que falavam que ela tinha “cabeça de emboaba”, algo relacionado ao formato. Nunca entendemos o que isso significava 😂
Excelente e oportuno comentário Pedro ... Fiz esse mesmo elogio, em alguns outros comentários tb ... Mas tudo bem ... Vá lá ... Excelente tema ... Roteiro do vídeo ficou a desejar por esse "esquecimento" ... O Peninha e sua Equipe têm créditos a vontade prá cobrir uma falha de vez enquanto !!!...
Buenas Eduardo, Léo Feragom aqui. Sou jornalista, pesquisador e seu fã e vejo que o roteiro deste episódio é baseado no ótimo livro "Brasil: uma História" escrito por você, rsrs. Só fiquei em dúvida quanto aos mortos. Você menciona aqui e no livro cerca de 200 mortos na "Guerra dos Emboabas", mas então a chacina conhecida como "Capão da Traição" não teve de fato 300 mortos?
Isso me lembrou de uma estória do tio patinhas em que ele vai pra uma corrida do ouro e diz pro donald que desta vez ele vai ser esperto, e vai como mascate com uma venda ao invés de mineiro!
Amado Mestre Peninha que episódio sensacional, e pensar que após essa guerra e em decorrência do ciclo do ouro, o Brasil ganharia a alcunha de "Quinto dos Infernos".
@@brunopaulinodelima1521pois é... gente de lugar que depende de outras regiões, tem este perfil mesmo. Tem orgulho de levar vantagem e de não precisar trabalhar, pois tem alguém que sustenta, é como o filho de 30 anos que se acomodou com os pais pq é sustentado. E assim se perpetua o ciclo do subdesenvolvimento do local. Um dia o provedor irá fechar a torneira, aí tu terá de procurar outro pra sustentar tua praia... hehe
Um dos epsodios mais interessantes para mim. Uma pena não ter amigos com intelectualidade para contar e falar sobre. As pessoas parecem estar em uma esteira indo para o mesmo lugar sem olhar para os lados.
Teve um episódio dessa guerra chamado Capão da Traição onde mataram 300 bandeirantes após terem se entregado por um juramento de paz. E o acordo ter sido rompido.
Prezado Carlos Vieira ... sou do RJ, mas tenho parentes em Careaçú, no csso, cidade limítrofe a São Gonçalo do Sapucaí ... várias vezes pensei em visitá-la ... onde posso conhecer mais desse seu assunto citado ... grato pelo comentário ... um fraterno abraço !!!...
Eu vi um canal criticando o Peninha! Mas não fazem metade do que ele faz! Peninha, as sandálias já estão calçadas! Pode ensinar, pois afinal! Não sabemos nada!!!!
Ah ah ah ...comí galinha cozida,em um restaurante onde comem caminhoneiros...tava boa.Comi com baião.16 reais o prato(servido a vontade )mas a mistura (que é a carne do servido pf ) quem põe a quantidade é o/a servidor do self-service.O restante que houver de opção,como falei,é service até encher o prato que couber na barriga de quem está com o prato na mão.Tinha tambm assada e porco ambos na brasa.Trouxe até dela para o meu Fox Paulistinha( macho,não é femea) comer.Ele gostou muito,comeu com arroz,não trouxe baião p'ra ele.Penso que é um pouco pesado para a idade dele.Fará 16 esse ano se chegar até o mes de agosto.
O mais interessante é que os bandeirantes paulistas tinham uma forte influência da cultura indígena, e segundo alguns relatos da época muitos desses bandeirantes não sabiam falar português.
Nas vilas ou freguesias que não havia Casa de Fundição, como que o minerador fazia para levar seu ouro até à Vila que possuísse Casa de Fundição? Tinha que chamar escolta dos dragões?
Junte-se ao clube! Seja membro do Canal Buenas Ideias e receba conteúdos exclusivos ua-cam.com/channels/QRPDZMSwXFEDS67uc7kIdg.htmljoin
Peninha faz a pílula desse domingo sobre a questão dos baianos que estavam em situação análoga à escravidão e fala do vereador de Caxias do Sul.
Eduardo, não vai fazer um vídeo sobre o trabalho escravo na serra?
@@alexeifogaca6577 serra gaúcha.....
história do Brasil é bom demais!
Moro em Caeté/MG. Aqui há marcos na cidade e distritos informando locais onde houveram conflitos. Apesar disso, a maioria das pessoas pouco se interessa ou valoriza a história de sua terra. Eu adoro! Por isso sigo este canal e estava ansiosa por este episódio. Abço!🌹
Caeté uma das próximas cidades que quero conhecer.
Aqui em Sabará mesma coisa
Tbm sou de Caeté, lembro quando estudávamos isso na escola!
Minas é pura História. Podem se orgulhar. Mas de todas as histórias de Minas a exploração da Lagoa Santa é a minha predileta
É bem conveniente para o Estado as pessoas ñ terem interesse pelo passado da sua terra . Já imaginou o tanto de questões que seriam levantadas apenas fazendo uma contextualização entre essas revoltas do BR colônia com o BR atual ?
Eu tenho admiração por Peninha porque ele não deixa de relatar episódios de Paulistas e o amor profundo que ele têm por eles😂
Realmente o Brasil não produz muita mitologia sobre a própia história, mas não podemos esquecer d'A Muralha da Dinah Silveira de Queiroz abordando a guerra pelo ponto de vista dos paulistas. Virou até série da Globo!
Sou de São João del Rei, a Guerra dos Emboabas se mistura com a história da criação da cidade.
Fala conterrâneo!!!!😊💪
Sou de Tiradentes-MG e moro atualmente em São João Del Rei-MG, cidade vizinha. O que sabemos por aqui é que os conflitos eclodiram fortemente por esta região.Tanto é que o rio que passa por estas cidades recebeu seu nome devido ao fato de suas águas terem ficado vermelhas de tanto sangue: o "Rio das mortes" (nome pesado, né?) . Quando Eduardo se refere à "Ponta do morro", é bem provável que esteja falando do "Arraial velho da Ponta do morro", primeiro nome dado à nossa querida Tiradentes-MG. Uma história repleta de controvérsias e que merece atenção especial, o que não apenas acontece por aqui, mas no Brasil. Parafraseando Eduardo Bueno, "Povo que não conhece a sua história, está fadado à repetí-la". O ciclo do ouro nos dias de hoje em nossa região é voltado para o turismo, e os paulistas (e outros emboabas) vêm usufruir do que a região pode oferecer. Mas esta é outra história...
Parabéns pelo comentário MINAS NEGRAS GERAIS ... Sou do RJ, mas conheço e temos parentes em Sabará ... Lá tem um bairro chamado tb de Arraial Velho, as margens do Rio das Velhas ... Uma ausência que achei lamentável no roteiro desse episódio, que aliás tem a ver com sua região aí, e achei que isso vc iria comentar tb, foi o "Capão da Traição" ... Mas tudo bem ... Vá lá ... Excelente tema ... Roteiro do vídeo ficou a desejar por esse "esquecimento" ... O Peninha e sua Equipe têm créditos a vontade prá cobrir uma falha de vez enquanto !!!...
"O Brasil não produz mitologia sobre a própria história".
Infelizmente, porque seria fantástico uma série sobre o caminho do Peabiru, a guerra de Iguape, confederação dos tamoios e tantos outros fatos históricos e interessantes do começo da colonização.
Sobre os emboabas tem o Livro o "Retrato do Rei' de Ana Miranda que daria uma puta adaptação para as telas!
Oi Peninha, tô ansioso pelo vídeo da exploração das vinícolas da nossa serra gaúcha!
Conte mais a respeito.
Eu, particularmente, gosto muito dessa fase da história do Brasil, pelo fato de que graças a essas venturas e desventuras o país alcançou, em parte, o tamanho atual. Praticamente o centro-oeste e o sudeste inteiro.
Graças aos paulistas, com objetivos não muito nobres...
Emboaba significa estrangeiro. Os paulistas são caboclos e desenvolveram a língua geral paulista, gramática portuguesa, com tupi como base e outros idiomas indígenas também. Língua paulista informalmente e português formalmente!
Amém! Esse episódio eu venho pedindo há 523 anos 🙌🏾
Estava ansioso por esse episódio, sou de Prados Mg, onde fica a Fazenda Ponta do Morro, há ainda ruínas da fazenda e mais distante um pouco um Forte que aqui é conhecido como Fortim dos Emboabas. Tem um artigo do conflito na região na internet.
Netflix precisa contratar esse monstro msm
Uma "mitologia" interessante que se passa na guerra dos emboabas é o livro da Ana Miranda "O retrato do Rei ..recomendo demais...
Mano magina uma parceira com buenas ideias e canal nostalgia 🤯🤯
Eu te amo fico aprendendo e rindo o tempo todo valeu
O pessoal da serra ti ama ! kkkk Aproveita e fazuele !!!!
Eu já conhecia a história, gostei da introdução, ainda não tive tempo de ver o vídeo, mas SP deveria ser independente.
Só se MG ficar independente junto, afinal foram os paulistas que descobriram o ouro.
Eu sou de são João del-rei e dizem que aqui aconteceu um episódio dessa guerra que foi o capão da traição. Os paulistas estavam acuados e combinaram se entregar desde que lhes poupassem a vida. Daí eles se entregaram e os emboabas mataram todos e jogaram no rio das mortes que segundo dizem, tem esse nome por causa dos corpos dos paulistas mortos jogados no rio. Um outro fato interessante é que os paulistas ficaram limitados a lavras na beira da Fernão Dias. Saindo de são João até lavras são 90 km e quando se cruza a ponte do rio grande o sotaque já é outro. Por isso dizem aqui q os paulistas pararam em Lavras.
Bem lembrado Luciano Almeida, a falta da citação do "Capao da Traição" ... Elogiei isso em outros comentários tb ... Mas tudo bem ... Vá lá ... Excelente tema ... O roteiro do vídeo ficou a desejar por esse "esquecimento" ... Mas o Peninha e sua Equipe têm créditos a vontade prá cobrir um "lapso" de vez enquanto !!!...
porra esse episódio tinha que ter 2 horas, meu momento preferido da história do brasil
Sou Espanhol , Paulistano e Corintiano com muita honra meu chapa.
Quilombo do Carucango merece um episódio.
Mestre, tem uma coisa que aparece muito na escola e que tem pouco na literatura que vossa excelência já escreveu sobre o Brasil (e que tem a ver com esse assunto da corrida do ouro das Minas Gerais) que são os tropeiros! Adoraria ver um episódio sobre. Mas, para constar aqui, valeu pelo excelente episódio!
Muito bom mesmo 😅
Há o episódio da Guerra dos Emboabas conhecido como "Capão da Traição" e também os paulistas expulsos da região das minas encontraram ouro em Goiás, hoje cidade de Goiás.
Mto bem lembrado Ricardo ... Senti falta dessa citação ... Talvez até uma perdida no roteiro que ele preparou ... Principalmente qdo falou de até umas 300 mortes, grade parte foi nessa passagem ... Mas tudo bem ... Vá lá ... Excelente tema ... Roteiro do vídeo ficou a desejar por esse "esquecimento" ... O Peninha e sua Equipe têm créditos a vontade prá cobrir uma falha de vez enquanto !!!...
@@nelsonferreirafilho2477 não se sabe ao certo quantas pessoas morreram no Capão da Traição alguns falam em 50 outros 300 ou mais...além do mais é um episódio confuso de interpretação pra você ter uma ideia o líder dos paulistas nesse confronto aparece vivo em outros episódios nas Minas (Jerônimo Pedroso Abreu) o que teria feito ele pra escapar??.Entregou seus companheiros??. Jerônimo e inclusive um dos capitães que reprendeu a mando do governador Conde de Assumar a Revolta de Vila Rica conhecida também por Revolta de Filipe dos Santos homem ligado ao grupo emboaba, Jeronimo também ajuda a reprender a Revolta de Pitangui essa última liderada também por um paulista Domingos do Prado arquival de Jerônimo. Segundo os historiadores deveria ser uma pessoa odiada nas Minas pois o governador concedia a ele escolta armada e conseguiu ser odiado por ambos os grupos emboabas e paulistas.
@@quintoimperio610 Entendi ... Bem complexo afirmar e/ou garantir fatos históricos ... Valeu pela informação ... 👍🏻👍🏻👍🏻
Eduardo Bueno Bom Dia !
Não me lembrava desta Guerra dos Emboabas.
Você é muito engraçado, o q faz a gente querer ouvir a Nossa História.
Muito Obrigada pela sua Contribuição.
👏👏👏👏👏👏👏
Tá chegando abri, é bom relembrar o Mito Sebastianista, Movimento Harmorial, Ariano Suassuna e São José do Belmonte no Século XIX.
São Paulo sempre tretou com o governo central, é um aspecto interessante da história paulista.
Peninha você é SENSACIONAL. Fale sobre Alagoa Dourada, atual, Lagoa Dourada/MG. É muito interessante|
Muito bom!
Vc é muito inteligente ,conta histórias sob um ponto de vista alegre e satirico ,parabéns, de um paulista .
Boa tarde amigos
Excelente. Eu vim assistir esse pelo pedido de socorro. Vai Netflix nota o peninha !
2 anos esperando esse vídeo, valeu a pena
Apesar das controvérsias da Guerra, é nítido como influenciou completamente a formação linguística de Minas Gerais. O sul de minas continua muito mais Paulista do que as cidades acima do Rio Grande.
As rimas do Peninha no começo dos videos são um primor
Vamos fazer isso aqui chegar a 100k…
Oi Peninha faz um episódio sobre a estrada real e o caminho dos diamantes.
Para quem ainda não conhece as cidades históricas de MG, recomendo muito passeio! É uma viagem no tempo, que além de nos fazer reviver partes relevantes da história do Brasil (corrida do ouro, inconfidência mineira, movimento das bandeiras, guerra dos emboabas etc.) ainda nos permitem admirar obras de arte do período barroco (destaque para o fantástico Antônio Francisco Lisboa), além da arquitetura colonial e imperial. Simplesmente fantástico e inesquecível.
Adoro suas aulas Peninha 😘
Melhor vídeo do Canal. Quando pesquisei o assunto você já tinha feito um vídeo. Emboaba além de Botas Peludas ou Pés Peludos, pode significar invasores estrangeiros ou agressores estrangeiros.
Caramba! Que vídeo incrível 👏👏👏👏
Que história ❤️👏🏾👏🏾
Até que enfim, meu pai amado. Tá orando muito pra sair este vídeo!!!
COMO BOM GAÚCHO QUE VOCÊ É , BARRIGA VERDE ! NÃO IMAGINAVA QUE TINHA BRONCA DE NÓS PAULISTAS !
Caro Roberto ... Concordo com o Alex ... Tudo teatro do Peninha prá gerar polêmica e ganhar audiência ... kkk ... Ele adora não só os Paulistas, mas o Brasil todo ... kkk ... E qdo ele humilha e racha os próprios Gaúchos ?!... quer mais que isso ... kkk ...
@@nelsonferreirafilho2477 apoiado nobre gaúcho
Obrigada Peninha! Excelente episódio!
Se fosse Umbuaba ou Embuaba poderia significar "Homens dos Umbus" 😁
Os baianos do sertão que é cheio de Umbu, ou Embu como é dito em alguns lugares do nordeste.
Episódio mto enriquecedor como sempre, mas faltou falar do capão da traição
Episodio ótimo, mas é incrível que exista tão pouca informação sobre a guerra dos emboabas. Agora ainda estou aguardando um episódio sobre a controversa criação de belo horizonte e sobre Arão reis
Nossa Eduardo Bueno HOJE eu estava falando e pensando sobre isso, tanta história boa da construção do Brasil e ninguém nunca pensou em fazer séries, filmes... Se você for chamado para fazer alguma produçao, me chame que eu ajudo na pesquisa histórica! Adoooro seus videos!
Tem uma história de família muito antiga que minha mãe conta que falavam que ela tinha “cabeça de emboaba”, algo relacionado ao formato. Nunca entendemos o que isso significava 😂
ótimo vídeo! embora senti falta de menção ao episódio do "Capão da Traição". Sucesso sempre 👍
Excelente e oportuno comentário Pedro ... Fiz esse mesmo elogio, em alguns outros comentários tb ... Mas tudo bem ... Vá lá ... Excelente tema ... Roteiro do vídeo ficou a desejar por esse "esquecimento" ... O Peninha e sua Equipe têm créditos a vontade prá cobrir uma falha de vez enquanto !!!...
Nota 10 Mestre Peninha, que episódio fascinante, não me ensinaram na escola, parabéns
Peninha, tu poderia fazer um vídeo sobre a batalha do Pulador que teve em Passo fundo 🐎🐎
Aguardando o video sobre a xenofobia e racismo na serra
Adoro demais esse canal
Buenas Eduardo, Léo Feragom aqui.
Sou jornalista, pesquisador e seu fã e vejo que o roteiro deste episódio é baseado no ótimo livro "Brasil: uma História" escrito por você, rsrs. Só fiquei em dúvida quanto aos mortos. Você menciona aqui e no livro cerca de 200 mortos na "Guerra dos Emboabas", mas então a chacina conhecida como "Capão da Traição" não teve de fato 300 mortos?
Peninha conte a história de São Cristóvão-Se , queria muito saber se essa cidade Foi? a segunda cidade do Brasil, na época ....
Assistir este episódio, enquanto estou cá vivendo em Ouro Preto, é realmente outra experiência. Muito legal esse conteúdo!
Faz um Ep sobre Arariboia
Estava muito curioso pra saber mais sobre a guerra dos emboabas.😀
Se o nosso cinema fosse forte, teria tanta história pra filmar...
Temos pensamentos diferentes mas adoro teus vídeos, não perco um e sempre aprendo um pouco. Parabéns pelo caral
Daria um ótimo filme @netflix
Paulistas desenvolvendo a terra como sempre
Graças a Deus existe um Peninha na internet. Que seria de nós sem você bro ?
Muito bom como sempre! Mas senti falta de um importante episódio da guerra que foi o Capão da traição!
👏🏿👏🏿👏🏿✊🏾💯
Isso me lembrou de uma estória do tio patinhas em que ele vai pra uma corrida do ouro e diz pro donald que desta vez ele vai ser esperto, e vai como mascate com uma venda ao invés de mineiro!
Valeuuuuuu♥️♥️
Amado Mestre Peninha que episódio sensacional, e pensar que após essa guerra e em decorrência do ciclo do ouro, o Brasil ganharia a alcunha de "Quinto dos Infernos".
Acompanho esse canal há 5 anos. E certamente essa foi a maior verdade. Não tem mais mane que Paulista! E tenho dito 🤣
Vdd, por não se separar do resto do país haha
@@evg_vigo vai me sustentar sim mane! E sem reclamar. Tô indo pra praia agora. Fui.
@@brunopaulinodelima1521 bem sua cara... vai lá abraçar o ócio, que vc deve ter o ano todo...haha
Boa diversão
@@evg_vigo e diversão paga pelos paulistas e a melhor diversão kkkkkk
@@brunopaulinodelima1521pois é... gente de lugar que depende de outras regiões, tem este perfil mesmo. Tem orgulho de levar vantagem e de não precisar trabalhar, pois tem alguém que sustenta, é como o filho de 30 anos que se acomodou com os pais pq é sustentado.
E assim se perpetua o ciclo do subdesenvolvimento do local.
Um dia o provedor irá fechar a torneira, aí tu terá de procurar outro pra sustentar tua praia... hehe
Um dos epsodios mais interessantes para mim. Uma pena não ter amigos com intelectualidade para contar e falar sobre. As pessoas parecem estar em uma esteira indo para o mesmo lugar sem olhar para os lados.
Go Niners!
Teve um episódio dessa guerra chamado Capão da Traição onde mataram 300 bandeirantes após terem se entregado por um juramento de paz. E o acordo ter sido rompido.
Caro Eduardo. Por que São Gonçalo do Sapucaí não aparece no contexto histórico das lavras de ouro?
Prezado Carlos Vieira ... sou do RJ, mas tenho parentes em Careaçú, no csso, cidade limítrofe a São Gonçalo do Sapucaí ... várias vezes pensei em visitá-la ... onde posso conhecer mais desse seu assunto citado ... grato pelo comentário ... um fraterno abraço !!!...
Eu vi um canal criticando o Peninha! Mas não fazem metade do que ele faz! Peninha, as sandálias já estão calçadas! Pode ensinar, pois afinal! Não sabemos nada!!!!
Eu acabei esse episódio agora do seu livro
"Eu na minha ignorância 🤣 🤣 🤣 🤣 adoooooruuuu
Ah ah ah ...comí galinha cozida,em um restaurante onde comem caminhoneiros...tava boa.Comi com baião.16 reais o prato(servido a vontade )mas a mistura (que é a carne do servido pf ) quem põe a quantidade é o/a servidor do self-service.O restante que houver de opção,como falei,é service até encher o prato que couber na barriga de quem está com o prato na mão.Tinha tambm assada e porco ambos na brasa.Trouxe até dela para o meu Fox Paulistinha( macho,não é femea) comer.Ele gostou muito,comeu com arroz,não trouxe baião p'ra ele.Penso que é um pouco pesado para a idade dele.Fará 16 esse ano se chegar até o mes de agosto.
boaaaa até que enfimmmm
Mestre, faça um video mais amplo sobre a confederação dos Cariris e a dizimação dos índios Janduís! Abraços
Os cariris ainda existem?
@@gargonsancteori ainda existem aldeias remanescentes pela região cearense
OPA , CONTA A HISTÓRIA DOS TUNEIS DE PORTO ALEGRE .
Leiam o livro Maurício de Bernardo guimaraes e sua continuação o bandido do Rio das mortes que falam do assunto
Queria ver você falando sobre o capão da traição nesse vídeo 😭
O mais interessante é que os bandeirantes paulistas tinham uma forte influência da cultura indígena, e segundo alguns relatos da época muitos desses bandeirantes não sabiam falar português.
Sim, porque eles eram filhos de mulheres indígenas e homens portugueses, por isso adotaram a cultura indígena.
@@gargonsancteori e alguns eram mulatos, filhos de branco e negro.
@@animalcordial essa eu não sabia, muito obrigado pela informação.
dá para passar para os alunos
Faltou citar o infame episódio mais conhecido da guerra, o do capão da traição.
Opa, vou pesquisar…
Tivemos boms filmes sobre a Guerra de Canudos e o Quilombo dos Palmates
Já que terminou falando de Cuiabá, podia fazer um episódio sobre a Rusga né. E também o contexto de assassinar estrangeiros, os bicudos.
Peninha,espero ansiosamente seu vídeo sobre o caso horroroso de escravidão aí na região vinícola do teu estado CAPRICHA aí hein
AZUL bonito esse. Era mais claro, não?
faz um episodio sobre o Levante Geral dos Tapuias do Norte
Netflix ta perdendo mesmo.
Minha terra
Falaram mal de você no jornal da Globxx, passei a gostar mais do canal kkkk
Nas vilas ou freguesias que não havia Casa de Fundição, como que o minerador fazia para levar seu ouro até à Vila que possuísse Casa de Fundição? Tinha que chamar escolta dos dragões?
Peninha vele um Oscar... Ou melhor um prêmio tupi
Avanços econômicos a que custo!??!?
Oi Peninha, vai ter episódio sobre a Maria Quitéria?