Coincidentemente eu recebi meu laudo quarta feira agora, TEA + TDAH aos meus 32 anos, só comecei a suspeitar de que eu fosse neuro divergente aos 30 anos, sempre tendo dificuldades nos estudos, limpeza do lar, manter amizades ou ter relacionamentos amorosos. Agora começarei o tratamento agora com psiquiatra que me indicou fazer a avaliação. Eu tenho muito masking e sempre tive depressão.
@@danilopilat434 não desista ....eu descobri essa condição aos 42 anos....claro que traz umas limitações , mas aí é evitar se possível situações que possam gerar gatilhos emocionais que desencadeiam várias crises ....temos o amparo da lei a nosso favor
@@danilopilat434 As vezes penso em desistir tbm, mas esse sentimento de fuga e desistir de alguns planos é natural em nossa condição humana. De qqr forma ainda estou na busca de esclarecimentos.
Tenho 48 anos, e há 11 anos fui diagnosticado com depressão e transtorno de ansiedade, após não conseguir mais sair de casa e ter pedido demissão de um emprego em que eu ganhava bem. Provavelmente tenho desde a infância. Conversando com psicólogos e pesquisando mais sobre o assunto, eu observei que tenho muitos traços de autismo, e que me acompanham também desde a infância, quando eu era chamado de "o esquisitinho" ou "o superdotado" (devido a habilidades artísticas precoces) e vivia me escondendo atrás do sofá, embaixo da cama ou no telhado da casa. Esses traços foram reforçados recentemente, por pessoas amigas diagnosticadas na fase adulta. Pretendo buscar esse laudo e diagnóstico agora em 2025 (e sei que não é barato). Minha família é ignorante e sempre invalidou minhas "esquisitices" e sei que nada vai mudar. Mas fora do meio familiar, tenho a compreensão de bons amigos e dos meus filhos. Esse diagnóstico será PARA MIM. Algo totalmente pessoal. Acredito que isso vai explicar muitas situações que vivi e alguns problemas que possuo com o mundo externo. Por exemplo: eu trabalho pra mim, pois não tenho mais condições de ficar em ambientes corporativos. Grato pelo vídeo, Natália. Bastante esclarecedor. ✊🌈
Não desistam de vocês. Peguei o laudo (pós diagnóstico) há mais ou menos um mês, mas foi depois de uns três meses que fiz as sessões. Tudo foi uma luta aqui, na questão financeira, para obter o laudo e buscar a ciptea, mas consegui. Estou indo atrás do cartão de direito de estacionamento, mas já vi que precisa levar uma espécie de formulário de deficiência para o médico preencher primeiro, e depois dar entrada na prefeitura da cidade que moro. E também vou ir atrás do passe livre (direito do transporte coletivo). Desejo força a todos, e que tudo se resolva o mais rápido possível quanto aos processos de diagnóstico, busca de direitos e documentos, e etc. A bad de fim de ano bateu aqui tem uns dias já, agora entendi o que é tudo isso que eu sentia todo fim de ano, um mix extranho de vazio e incerteza sobre o amanhã. Mas lutem e lutem meus irmãos ❤🎉
@@fielseguidor essa bad de fim de ano é terrível mesmo, somos quase que obrigados a entregar de nós mesmos mais do que aguentamos e isso gera uma sobrecarga enorme. Muito bom ler seu comentário. Já estou no planejamento de pagar a neuropsico que vai me custar um rim, depois um bom psiquiatra que vai embora outro rim, no fim se eu sobreviver financeiramente conto o que deu. Fique em paz.
Tive o diagnóstico aos 48 anos, em novembro de 2024. Foi um alívio. Agora serei eu mesmo, e sim, é uma pena que não tive o diagnóstico na infância. Eu sobrevivi a situações muito, muito difíceis.
Mulher, estava esperando ter um laudo pra vir aqui agradecer, mas mesmo sem laudo, queria dizer muito obrigada por esse video e por todos os outros que vc fez, pq eles mudaram muito a minha vida este ano, pra melhor. Eu ainda não sei se sou ou não autista, mas, só de considerar a possíbilidade, passei a me olhar com um olhar mais compassivo e isso me fez muito bem. Apesar de me sentir mega diferente a vida toda, ter dificuldade de interação social e problemas sensoriais, nunca me passou pela mente que eu poderia ser autista. O tanto que me identifiquei com os seus relatos sobre a sua vida não tá escrito. Então decidi que ano que vem eu vou atrás do laudo pra poder ter meus direitos respeitados, alem de uma melhor qualidade de vida. Muito obrigada novamente por esse video, vc faz mais diferença do que vc imagina. Um abraço pra ti.
Tbm nunca me passou pela cabeça ser autista, só TDAH q desconfio desde a infância..mas no momento q eu me balancei p frente e p trás qndo estava na facul. Já me gerou desconfiança mas achei q era normal fazer isso...faço isso qndo estou sentada na cadeira do pc tbm. Daí a dúvida me veio quando minha mãe disse q eu fazia isso na infância, e quando pesquisei, vi q isso está ligado ao autismo e parece não ser feito por pessoas neurotipicas...eu vou marcar com o médico p tentar ter certeza e obter o laudo p saber d uma vez por todas se tenho ou não isso...claro q não é só esse sintoma, tem várias estereotipias estranhas q faço e podem ter ligação com tudo isso.
@@TheRah2009 Pois é. Acho importante buscar saber, se puder. Pois, só buscando por respostas pra nossas perguntas é que vamos conseguir conhecer melhor a nós mesmas/os. Na real seria "reconhecer" e, nesse sentido, acho muito bonita a palavra.
Eu ainda não fui diagnosticado, mas em diversas situações, algumas pessoas vieram me perguntar: Você é autista? Ou perguntam pra alguém se eu sou. Então chegou o momento de eu tentar descobrir isso, pra compreender toda uma vida sem conseguir me encaixar na família e no planeta. Espero que você consiga. Se conhecer é muito importante.
Você é muito importante!! Obrigada pelos vídeos e pelo conhecimento. Não sou neurodivergente, mas sou enfermeira e gosto de conhecer sobre o assunto pra não cometer erros nem no meu atendimento a pacientes, nem na vida pessoal
Oi, mores. Tão perguntando como fazer o laudo. E nesse vídeo falo sobre minha “Jornada do laudo”: ua-cam.com/video/mTA8sj0eBkQ/v-deo.htmlsi=9JGMaLWmiYpJFQXH - peço por favor compaixão e empatia em relação a nossa comunidade, quando alguém não responder tuas dúvidas automaticamente, ou se ninguém responder. Lembro que a maioria aqui tem disfunção executiva, dificuldades de socialização e comunicação. Somos (quase) todos apenas neurodivergentes
O laudo com quase 30 anos fez tanta coisa fazer sentido na minha vida que eu não sei como eu nem ninguém tinha percebido isso até agora kkkk. Mas foi por pura falta de informação mesmo, que bom que agora temos mais pessoas divulgando. Eu procurei ajuda psiquiátrica depois de tentar terapia normal e nem isso nem as minhas próprias forças conseguirem me fazer “melhorar”, vi videos sobre tdah achei que pudesse ser e queria apelar para remédios. A psiquiatra disse que apesar de eu ter sintomas de tdah tinha algumas coisas que eram opostas então ela não conseguia fechar esse diagnóstico mas disse para acompanharmos a evolução tratando os sintomas de TAG e insônia. Depois de algumas consultas e uma pergunta aleatória que eu fiz sobre sons ela levantou a hipótese de TEA, e eu fiquei super “como assim?!” Pq eu tinha uma ideia bem errada do tema… Só conhecia o estereotipo mais nível 2 e 3. Comecei a assistir os seus videos sobre a jornada até o diagnóstico enquanto eu tbm fazia o diagnóstico para entender melhor e fiquei mais tranquila tbm sobre o que esperar, obrigada. Esperava tdah, saí com o combo tea e ah/sd tbm kkkk mas minha vida fez tão mais sentido, nunca tinha imaginado que as pessoas escutavam sons ou sentiam cheiros tão diferente de mim, toda a insônia que eu tive desde bebê explicada, toda a dificuldade social, as estereotipias que eu aprendi a fazer só em casa para não me zoarem na escola e tantas outras coisas mais explicadas. O diagnostico faz muita diferença, hj posso me cobrar menos, tentar procurar ajuda do jeito certo, ter algumas pessoas que respeitam a minha condição e me ajudam em coisas que eu tenho dificuldade. Enfim, particularmente recomendo para quem puder. obrigada plano de saúde por ter coberto o meu :,)
@@haruminishimura7982 muito bom ler seu comentário. Ter pessoas compreensivas por perto faz toda a diferença. Estou um passo atrás ainda. Ao longo dos anos temos a percepção que não temos o ritmo natural das pessoas comuns. Com profissionais certos temos um esclarecimento sobre quem somos, nossas capacidades, nossos limites, etc. Fique em paz.
Tenho laudo recente de TEA e TDAH, com 25 anos. Seus vídeos sobre traços me ajudaram a identificar os meus. Todo o conteúdo sobre neurodivergência tem me ajudado a compreender melhor quem eu sou e como lidar com tudo isso.
Estou aguardando o relatório da avaliação neuropsicológica ainda, mas já recebi a confirmação de estar no TEA da neuropsicóloga já após as primeiras sessões. 😅 Diagnostico tardio, aos 44 anos. Senti muito alívio pq cada detalhes da vida em que me sentia diferente fez sentido. Agora estou aguardando o relatório formal para ver os detalhes (QI e acho que tb tenho TDA) para me entender ainda melhor e buscar as ajudas necessárias. Obs* fui atrás da avaliação por ter tido uma grande crise (em vários aspectos), creio que tenha sido por conta das variacoes hormonais do climatério, que a Nati comentou em outro vídeo.
Tô na luta pra ver se consigo o meu, infelizmente acho q vou ter que pagar msm pq avaliação de forma acessível e mt difícil de achar. Primeira coisa q vou fazer qnd conseguir vai ser comentar no seu canal, vc foi uma grande motivaçao pra eu continuar correndo atrás ❤
Simplesmente amando seu canal. Dia 12/12/24 recebi meu diagnóstico de TDAH e batido o martelo com a psiquiatra. Agora estou na fase de descobrir se sou autista, pois apareceu esta possibilidade nos meus testes. Detalhe, tenho 40 anos, mas agora tudo faz sentido. E seu canal tem sido algo extremamente benéfico para mim. Torcendo muito por você e muito agradecida pelo seu trabalho maravilhoso.
Meu diagnóstico de Psicóloga após 11 meses de processo e diversos testes é: TEA, TDAH e AH/SD; Fui atrás de diagnóstico com psicóloga para TDAH, e quando estava no quarto mês, eu procurei um psiquiatra (pois ela já tinha suspeitas do TEA); O psiquiatra que me atendeu, disse que era IMPOSSÍVEL eu ter TDAH, pois isso era coisa de criança, e que eu não tinha "perfil" de TEA, me receitou remédios para Bipolaridade e me mandou embora (também sem resolver meus problemas de insônia e ansiedade); Esses remédios só pioraram toda situação e acabei parando de tomar passado algum tempo; Porém ainda não tive animo de procurar novamente um Psiquiatra para ter o Laudo "Real/Oficial", devido a experiencias como essa...
Obrigado pelo seu relato. Vc conseguiu ir em 1 psiquiatra, e eu que nem isso consegui ainda! =( Sabemos que a maioria deles não estão preparados para atender TEA nível 1.
Procure um neurologista, os que fui foram muito mais abertos, eu fui em quatro psiquiatras, um me destratou e encerrou a consulta sem auxílio nenhum, outra ignorou minha análise neuropsicológica e me receitou remédios que tb pioraram a situação, e os outros dois me ouviram mas admitiram não ser especialistas em autismo, o último me indicou para neurologista e consegui encontrar um com o qual consegui fechar o laudo.
@@tranquilaoeu não sabia que podia ir em neurologista pra isso também, vc sabe me dizer se posso ir em neurologista para fazer avaliações de tea? Se não, em qual tipo de médico vc recomenda pra isso? Tá muito difícil encontrar um tipo de médico para essas avaliações e eu tô meio perdida porque não sei quais opções de médico eu posso ir pra isso
Concordo com a perspectiva de ser autista e ter TDAH, confesso que desde que me deparei com as informações científicas sobre o autismo e tive acesso aos relatos de outros autista cuja experiência ressoou com a minha em muitos aspectos, logo respondeu muito dos meus questionamentos. Em relação ao TDAH só o que sei a respeito no momento é que autista tem 70% de chance de ter como comorbidade, me identifiquei um pouco com a parte de estar em busca de novidades, porém no meu caso é principalmente no âmbito intelectual; aprender coisas novas. Em relação ao diagnóstico, ainda não fui atrás principalmente pela questão financeira, por até o momento embora todas as dificuldades sociais que Eu tenho enfrentado no trabalho há algumas pessoas que me dão suporte. Crise de impostor à parte; vez ou outra, estou seguro da minha neurodivergência; mas infelizmente não se pode esperar o bom senso e respeito de muitas pessoas então vou ter que correr atrás do meu diagnóstico pra "esfregar na cara" daqueles que são incapazes de me respeitar e minhas diferenças.
Nath, entendo que Sou autista e Tenho TDAH, visto que com o acerto do remédio meu TDAH melhorou 80%.. Obrigada pelo conteúdo, sempre acolhedor e confortante❤
Eu tenho 38 e só no começo desse ano estabeleci suspeitas sobre ter TDAH, pelo menos, pq pode ser mais coisas tmb. Eu não tenho condições de arcar com custas e to lutando pelo SUS para conseguir diagnostico. Em janeiro de 2025 vou me consultar com um psiquiatra da rede para ver o que consigo fazer, mas até o momento, nenhuma psicóloga das que passei descartou a possibilidade, mas ja sabendo que essas não podem dar esse diagnostico. Quanto mais eu aprendo sobre TDAH e outras neurodiversidades, mas distante me vejo do padrão típico e tmb ja identifiquei que alguns dos meus parentes tmb se encontram em situação parecida, mas todos sem diagnostico, com a exceção de alguns primos com TDAH e/ou TEA. Muitas coisas que eu segurava dentro de mim com todas as forças agora reconheço como masking e aos poucos vou deixando aparecer, sem medo de parecer estranho, porque se alguém pensar ou falar algo, não é sobre mim, mas sobre o que a pessoa acredita que deveria ser ou não ser. Sei que será jornada enorme de anos pra finalmente chegar no "chá revelação", mas vou tentando me cuidar enquanto isso, ler livros, pesquisar sobre os transtornos, até mesmo para tirar falsas suspeitas, o que também alivia um pouco. Termino com a fala de um psiquiatra, que tem TDAH: "Distraídos venceremos"
Tenho enfrentado muita dificuldade em obter uma resposta clara de profissionais de saúde mental sobre a possibilidade de eu ser autista. Parece que, quando não se tem uma necessidade de apoio muito alta, os próprios profissionais invalidam nossas experiências com aquele discurso conhecido: 'agora tudo é autismo'. Aos 42 anos, finalmente consegui pagar por uma avaliação com uma neuropsicóloga, recomendada por uma psicóloga que acreditava que eu era autista, mas que não tinha capacitação para emitir um diagnóstico. Desde criança, apresento traços característicos de autismo e já sofri muito por conta disso. Passei meses na avaliação, fiz todos os testes necessários, mas logo nas primeiras consultas, ela disse que já havia descartado o autismo porque eu 'olho nos olhos' e tenho um 'mundo interno' e 'noção de realidade' que, segundo ela, não seriam compatíveis com o diagnóstico. Achei essa fala capacitista. Minha melhor amiga, que é autista com laudo, tem muito mais noção de realidade do que eu. No final, meu diagnóstico veio como TDAH. Embora o TDAH explique algumas das dificuldades que enfrento, ele não abarca a totalidade do meu sofrimento, nem os traços que sempre percebi em mim e que me fazem acreditar que estou no espectro autista. Agora, a ideia de passar por todo o processo novamente, gastar mais dinheiro e ainda correr o risco de ouvir frases como 'você não é autista porque não conversa como autista' é profundamente desanimadora.
Que triste. Esse é meu medo, vender a alma pra ter dinheiro pra pagar esse laudo, mas o profissional fazer uma dessas. Tenho certeza de ser autista, mas psiquiatras e neurologista parecem estar programados pra negar isso. Vou acabar destruído por conta da falta de apoio
Psicóloga fraca essa. Ela não dá o diagnóstico, mas pode fazer um encaminhamento para o psiquiatra com a hipótese diagnóstica de autismo. A avaliação neuropsicológica também não vai dar diagnóstico. Geralmente os psiquiatras também pedem. Mas, como ela disse no vídeo, o diagnóstico legalmente aceito é feito pelo psiquiatra. Eu sou psicóloga. Tenho um paciente q fez avaliação neuropsicológica e o neuropsicólogo descartou o TEA (por ele morar sozinho e trabalhar). Nas consultas eu via que o comportamento dele era extremamente compatível com TEA. Fiz um relatório detalhado de todos os critérios diagnósticos que ele apresentava de acordo com o DSM. Não restou dúvidas, saiu do consultório do psiquiatra com seu laudo e já possui a CIPTEA. Avaliação neuropsicológica é uma ferramenta de auxílio na avaliação, mas não é determinante.
@@perolabesta obrigada! Foi esclarecedor. Eu ja tinha ido em uma psico antes dessa neuro e ela levantou a hipotese de TEA, mas ela nao trabalhava com avaliação pra hipótese diagnóstica. Eu sei que preciso buscar uma segunda opinião, mas o preço e a possibilidade de ter que ouvir isso de novo (vc nao é autista, pq se comporta como uma pessoa "normal", etc.) me desanima demais.
@@floramsb se a pessoa conhecer os critérios diagnósticos do DSM 5 não falará um besteira dessa. Isso não é um critério diagnóstico. Um profissional sério e experiente não falaria isso.
@@perolabestaminha nossa, muito obrigada pela informação, de vdd. Eu não sabia que a parte das avaliações podia ser feita com psicólogo. Vou tentar buscar um bem profissional e competente pra garantir que não vou passar por erros. Psiquiatra eu já encontrei, e ela já me encaminhou pra essas avaliações e exames, mas como tava difícil encontrar (pq eu pensei que precisasse de profissionais muito específicos), eu ainda não consegui fazer as avaliações. Espero muito que dessa vez eu consiga 😭😭😭
Critico muito a conduta de alguns psiquiatras e psicólogos, percebo que não dão um retorno satisfatório nas consultas e sessões. Só querem saber de dinheiro.
chorei vendo o vídeo pois perdi as esperanças de ter um laudo. Meus pais tem condições de pagar um neuropsicologo ou neuropsiquiatra tranquilamente, mas preferem não fazer isso porque tudo que é "caro demais", pagar psicologa e venvanse que tomo a base de intuição (eu induzi meu psiquiatra do SUS que claramente não é bem capacitado a me receitar) eles vêem como luxo me pagar profissionais que me dessem um laudo, falam pra usar meu dinheiro, mas parecem que até hoje não entendem que por eu sentir que não faço ideia de como vez ou outra consigo dinheiro, é algo que nem eu entendo e por isso só sinto que posso gastar com necessidades extremas, então eu mesma sigo a lógica de "laudo é luxo, eu não sei até quando vou continuar tendo sorte de conseguir dinheiro então é melhor não gastar com isso" e dai penso que é melhor eu pensar que sou uma neurotipica preguiçosa e fresca que "precisa dar um jeito em si mesma". Mas sofro muito pensando que não é normal minhas disfuncionalidades.
Eu sou igualzinha você com a questão do dinheiro. Tb tô achando difícil encontrar profissionais dentro do plano de saúde. Se eu não encontrar nenhum que o plano cubra, entre sus ou pagar eu ainda prefiro pagar, porque é cada relato tenebroso que já vi da incompetência dos profissionais do sus ☠️☠️
Sua situação parece ser bem complexa e, por isso, gostaria de dizer algumas coisas. Eu mesma ficava pensando sobre a necessidade de ir atras de um laudo, mas acabei por entender uma questão bem básica sobre isso. A questão é que, se vc vive numa dinâmica de um mundo moldado pra pessoas de um tipo, e vc é diferente, vc sofre pra se integrar na sociedade. Isso pq vc tem que lidar com um tipo de mundo que não foi pensado nas suas dificuldades e tem que buscar um meio de se adaptar. Diferente de uma pessoa que se adequa ao mundo como ele é. Por consequência, pra que haja algum tipo de justiça no tratamento de pessoas em situações diferentes, vc vai precisar de um tratamento diferente pra conseguir cumprir as mesmas tarefas. O que obriga as pessoas e o estado a te tratar diferente são esses rótulos e laudos, que contribuem pra que sua vida seja razoavelmente boa como a de qualquer um. Então não temos que passar duas vezes mais perrengue e aguentar até deus sabe quando, saca? Temos de ser reconhecidas como pessoas diferentes e receber tratamento diferente. O proprio principio da isonomia no direito, fala de "tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na medida da sua desigualdade." Daí que se a sua situação se agravar, dado suas circunstâncias, vc tem respaldo na justiça pra buscar por direitos que talvez sejam seus e buscar por uma vida melhor, como por ex, tentar um concurso por cotas, como um colega disse aqui nos comentários. Então eu penso que é um investimento em prol de termos uma qualidade de vida melhor em razão de nossas excessivas dificuldades. O resumo do que eu disse é: se vc puder economizar e ir atras de um laudo, vá. Pois, como vc mesma disse, sua situação financeira é instável e vc pode eventualmente precisar de alguma ajuda, algum auxilio. Isso vc so consegue se tiver um diagnostico. Eu mesma quero ver isso através de um neurologista, pois não gosto da ideia de ir a um psiquiatra. Espero ter ajudado. Um abraço pra ti.
Descobri meu TEA / TDAH aos 36 anos, esta mto difícil conseguir bons profissionais na área para conseguir o Laudo. Tenho "laudo" psicológico e o resultado do neuropsicológico, porem esta muito complicado achar algum Psiquiatra / Neuro q ao menos me escute. Já passei por alguns e chega a ser engraçado a forma como eles em menos de 5 min de consulta invalidam tudo e dizem ser qlqr coisa, menos TEA. A ultima psiquiatra que fui disse q por eu ser TEA suporte 1 (mesmo no meu neuropsicológico estar suporte 2) não tenho direito a nada do TEA, pq só tem direito os suporte 3, si batem ou como ela mesmo disse "são um peso morto para sociedade". Estou a procura de um Psiquiatra que seja especialista em TEA adulto, mas ainda n consegui encontrar.
@MLima97 Oi colega! Sua pergunta, aparentemente, contém um certo juízo de valor. O correto seria dizer que: Membros, têm acesso à emojis personalizados. Isso é diferente de dizer que emojis de autismo são pagos. Mas de qualquer forma, entendo seu ponto. 🙂❤️
@MLima97, quando a gente cria o clube de mebros aqui no youtube a gente pode oferecer algo em troca. Tem uma lista de possibilidade. Emojis personalizados é uma dessas possibilidades. É uma forma agradecimento. Infelizmente o youtube não me permite fazer algo assim pra todos. Não me importaria de fazer uns de uso público e uns a mais pra membros, mas não posso.
26 днів тому+1
Oi, Nati! Gostaria de entrar em contato contigo. Sou formanda em psicologia e meu TCC será sobre diagnóstico tardio em mulheres. Ficaria muito feliz em conversar contigo para saber se posso contar com sua entrevista nesse projeto. ❤
Fiz duas avaliações neuropsicológicas. 1 deu q tenho TEA e a outra não. Ambas deram TDAH. Isso me deixa extremamente confusa e frustrada. Sei q o DSM é claro ao dizer q não existe teste que diagnostique autismo. A o diagnóstico é clínico. Mas isso me dá terríveis crises de síndrome de impostora. E ainda não consegui meu laudo.
Nati, faz um vídeo falando de desregulação emocional? [mt gatilho será?] Eu fico pensando que isso e a impulsividade são as coisas mais desastrosas no relacionamento com neurotípicos na minha perspectiva. Me sinto muito sozinha e isolada quando tenho crises, principalmente porque não fico triste em silêncio, eu choro (alto), me balanço, as vezes até me machuco sem querer e me sinto muito envergonhada depois, e já fui constrangida por algumas pessoas que testemunharam as crises dizendo que eu estava chamando a atenção ou que parecia uma criança e mesmo chamada de louca, por familiares e companheiro. E a cada crise a insegurança e isolamento aumentam até que a pessoa se afasta. Mas na hora é desesperador e muito difícil de controlar. Acho que isso é muito pouco compreendido. Até porque muitas vezes já é causado por uma extrema sensibilidade a tudo e disforia sensível a rejeição. Essa necessidade de expressão da dor durante o momento de crise... Penso que tenha a ver com as características... no meu caso, por enquanto do TDAH, mas não sei se sou TEA tb, tenho muitos traços e ainda não comecei com a neuropsico. Apenas passei com o neuro e a psiquiatra que não tiveram dúvida sobre o TDAH. Tomo atentah80 e sou confrontada com isso inclusive, durante as crises: "Esse remédio serve pra quê?"... como se fosse milagroso. Como se fosse me transformar... em algo mais "aceitável" por eles. Me "curar" e não só me ajudar a viver nesse mundo lixo. [Inclusive comecei a notar traços de possível TEA quando um amigo TDAH fez a seguinte pergunta pra mim quando a gente falava de sobrecarga e interação social: E se a gente simplesmente parasse com as máscaras?" Bom, pra resumir, comecei a escutar com muito mais frequência que sou "estranha".]
Ola, Juliana. Li seu relato e ja vi videos onde falam de diferenças entre sensibilidade a rejeição no TDAH Bipolaridade ou Borderline. Eu falo isso porque a vezes a diferença é na intensidade e/ou a causa do que gera toda essa reação. Vale a pena olhar com mais carinho pra mais possibilidades. Recomendo muito Dr Barkley (canal dele no UA-cam) e webinars/videos do UA-cam da ADDitude Magazine com o DR Wiliam Dodson ou algo assim. Abraco e boa sorte!
Entao, mana. Essa é uma parte que ainda to desvendando em mim Eu tenho eventuais "rompantes" de raiva, de choro... Etc. Mas ainda to aprendendo. É uma boa ideia sim e vou anotar aqui pra quando tiver mais autoconhecimento nesse sentido, poder falar com mais propriedade. E entendo tuas dores. Tu não é estranha. Só é atípica
Obrigada por esse vídeo! ❤ Eu tive diagnóstico de TDAH por uma psiquiatra, mas ela não me deu um laudo, e eu não tive dinheiro de fazer uma avaliação completa com neuropsicólogo (até porque a psiquiatra tem suspeita de eu ser autista, mas não tem certeza). Agora eu tô com um dinheirinho a mais e tô pensando em ir atrás dessa avaliação mais completa. Depois de ter a confirmação do neuropsicólogo do TDAH (e possivelmente de outras coisas), viu levar isso à psiquiatra e pedir o laudo, acho. MAS tem uma única coisa que me deixa com um pé atrás sobre se eu deveria mesmo fazer isso agora: eu não tenho plano de saúde no momento. Se eu tiver os laudos e no futuro for contratar um plano, será que não é mais caro sendo TDAH (e talvez sendo autista também)? Se alguém souber, agradeço se puderem compartilhar. Vou fazer minhas pesquisas também, mas é sempre bom ouvir da experiência de outras pessoas. Também se tem algum outro fator negativo de ter laudo.
Consegui meu diagnostico a uns poucos meses atrás que melhorou muita coisa por saber por que as coisas as vezes não dá certo e para outros dá, e consegui faz pouco tempo minha ciptea deu um trabalhinho conseguir por conta de precisar de um laudo.
Eu recebi meu laudo de TDAH e sensibilidade sesorial no começo do ano , aos 14, tenho problemas socias como disse em outro comentário, mas pelo que minha pscico disse , não é TEA , então eu vou esperar pra ver oque poder ser , estou aberta a respostas , porém se for só tdah , vai ser complicado de entender como ele poder me causar tantos prejuízos , ao ponto de eu precisar de apoio pra sair de casa .
Veja outras opiniões, é sempre bom ouvir mais de um profissional. Sua Psico deve ser ótima, nao é responsabilidade dela ver tudo de uma vez, e as vezes um segundo olhar com outra perspectiva ajuda muito.
Não desiste, Danilo! O meu foi recente e eu tenho 39 anos. Tu não tá só!! Alguns aqui conseguiram muito mais tarde. Tu tem alguma renda ou suporte financeiro? Se sim, sempre que sobrar um pouquinho, seja 10 reais, vai guardando. Daqui uns anos tu tem o suficiente pra ir atrás de um diagnóstico. Esse tempo tu vai pesquisando sobre, anotando tudo e pesquiando profissionais especialistas em adultos
Como assim quanto custou? O laudo não tem preço. Precisa ir em um psiquiatra que te avalie e se ele te diagnosticar, vai dar o laudo, sem cobrar pelo laudo, só pela consulta.
Errado @perolabesta Precisa ir em psiquiatra especialista em autistas adultos. E não é todo psiquiatra que lauda. O valor varia bastante. Acima de 1000 reais. Uma ou outra pessoa pode até conseguir de outra forma, mas em geral, ir em qualquer profissional é uma chance muito alta de sofrimento, principalmente pra adultos de alto mascaramento, pois são pouquissimos os profissionais com conhecimento para além do autista criança, menino, com estereotipias bem marcadas @Brazils_Establishment Me chamaram de não acessível recentemente. Mas tenho dificuldade de socialização e comunicação. Isso é autismo. E precisamos entender outros autistas e empatizar com essa dificuldade, sem julgar, por favor 🙏 A sociedade já faz isso demais com a gente! Eu presumo que a pessoa que reclamou de eu não ser acessível nunca esteve em uma live que reclamaram por eu não responder absolutamente tudo. O que é impossível e é algo que nenhum criador de conteúdo faz. As vezes eu acho que as pessoas se confundem e não lembram que sou apenas mais uma neurodivergente Obs: eu tenho vídeo sobre quase todas essas questões! Tenho um vídeo sobre todo o meu processo até o laudo. Vou deixar no primeiro comentário fixado
@@natifell acho q vc não me entendeu. Eu quis dizer q emissão de laudo não é um serviço que o médico vai cobrar (igual a avaliação neuropsicológica). Ele vai avaliar durante as consultas. Não vai cobrar um valor a parte pelo laudo em si. Que o profissional tem que ser especializado, é óbvio.
@@perolabesta Você não entendeu e a Nati entendeu e respondeu dentro do que sabe. Laudo é o documento que materializa o diagnóstico, mas esse tecnicismo é impertinente nesse espaço. A vida já é complicada. Pra que complicar mais ainda?
Recebi primeiro o diagnóstico de TEA, só depois de TDAH, mas o neuro não modificou o laudo, não acrescentou o TDHA, já ouvi que TDAH não precisa de laudo. Será que é isso mesmo?
Tive hoje o diagnóstico de TDHA + TAG. Porém, estou com suspeita de que sou TEA nível 1 também. Se alguém pudesse indicar algum psiquiatra especialista em autismos, agradeço!
Eu acho que as terapias são adestramento. Mas não quero que minha filha sofra o que sofri. Ela pegou com 4 anos o laudo, O meu vai sair agora com 33 anos, eu não sei como eu não morri pq já passei cada coisa.
Estou procurando um psiquiatra especialista em autismo e TDAH, mas tá difícil...a secretária nem sabe me dizer se o psiquiatra de lá é especialista, dá um nervoso kkk...mas quero obter o diagnóstico pq tenho sintomas q me atrapalham no sono, creio q tá relacionado a isso, fora estereotipias estranhas q eu tenho.
Pena que as vagas para PCD são pouquíssimas. Recentemente fiz um concurso para a prefeitura da minha cidade, e no meu cargo havia somente uma única vaga para PCD. Um absurdo! Entrei com o laudo médico de autismo nível de suporte 1, e acho muito difícil ser aprovada desse jeito.
Ele estava virado ao contrário 🌈 Daí teu problema talvez seja com minha voz. E nesse caso não tenho muito o que fazer 😅 Microfones melhores são muito mais caros e ainda não to podendo
o diagnóstico em si nem me bate muito...(não sou espectro autista sou outro transtorno) mas o que tem doído são os resultados finais dos testes anexados ao relatório neuropsicologico. todos Bem baixos. Bem porrada!! ali tem doido Bem no coração da auto estima.
Conta pra gente oq vc sabe sobre autismo então. E caso esteja se referindo à menina do vídeo, ela tem diagnóstico comprovado, sempre faz pesquisas antes de falar porque não tem como ter conhecimento sobre tudo no mundo, ent acaba sendo necessário pesquisar algumas coisas, e junta as próprias experiências dela com as pesquisas. E embora um autista possa ter mais dificuldade para se comunicar, aparecer, falar em público, apesar da dificuldade, alguns se dispõem a mostrar o rosto na internet, falar sobre o assunto e contar as experiências deles. Isso é de se admirar muito, e na verdade só mostra que todos nós somos capazes de aprender e fazer qualquer coisa que a gente queira, por mais difícil que aquilo pareça, sempre há alguma forma de superar um desafio e adaptar para o jeito que for mais confortável, mesmo que ainda hajam dificuldades, as pessoas não devem deixar que isso as impeça de fazer algo. Mas não tô te atacando, só tô explicando o que sei sobre o canal dela e feliz natal 🎉
Nati, queria te sugerir tentar fazer uma Live em conjunto com o Lucelio Lacerda do canal @direitoespecial . Ele é advogado especializado em direitos de PCD . Ele é irmão do Lucelmo Lacerda professor e pesquisador do @lunaaba
Coincidentemente eu recebi meu laudo quarta feira agora, TEA + TDAH aos meus 32 anos, só comecei a suspeitar de que eu fosse neuro divergente aos 30 anos, sempre tendo dificuldades nos estudos, limpeza do lar, manter amizades ou ter relacionamentos amorosos. Agora começarei o tratamento agora com psiquiatra que me indicou fazer a avaliação. Eu tenho muito masking e sempre tive depressão.
O gasto energético é muito alto
Me identifiquei estou com suspeita que sou o seu relato descreve também muito o que sou
Eu com 41 anos exatamente assim .
sem diagnóstico sem condiçõe$$ e sem psicológico.. ... Já desisti 😢.
@@danilopilat434 não desista ....eu descobri essa condição aos 42 anos....claro que traz umas limitações , mas aí é evitar se possível situações que possam gerar gatilhos emocionais que desencadeiam várias crises ....temos o amparo da lei a nosso favor
@@danilopilat434 As vezes penso em desistir tbm, mas esse sentimento de fuga e desistir de alguns planos é natural em nossa condição humana. De qqr forma ainda estou na busca de esclarecimentos.
Tenho 48 anos, e há 11 anos fui diagnosticado com depressão e transtorno de ansiedade, após não conseguir mais sair de casa e ter pedido demissão de um emprego em que eu ganhava bem. Provavelmente tenho desde a infância. Conversando com psicólogos e pesquisando mais sobre o assunto, eu observei que tenho muitos traços de autismo, e que me acompanham também desde a infância, quando eu era chamado de "o esquisitinho" ou "o superdotado" (devido a habilidades artísticas precoces) e vivia me escondendo atrás do sofá, embaixo da cama ou no telhado da casa. Esses traços foram reforçados recentemente, por pessoas amigas diagnosticadas na fase adulta. Pretendo buscar esse laudo e diagnóstico agora em 2025 (e sei que não é barato). Minha família é ignorante e sempre invalidou minhas "esquisitices" e sei que nada vai mudar. Mas fora do meio familiar, tenho a compreensão de bons amigos e dos meus filhos.
Esse diagnóstico será PARA MIM. Algo totalmente pessoal. Acredito que isso vai explicar muitas situações que vivi e alguns problemas que possuo com o mundo externo. Por exemplo: eu trabalho pra mim, pois não tenho mais condições de ficar em ambientes corporativos.
Grato pelo vídeo, Natália. Bastante esclarecedor. ✊🌈
Não desistam de vocês. Peguei o laudo (pós diagnóstico) há mais ou menos um mês, mas foi depois de uns três meses que fiz as sessões. Tudo foi uma luta aqui, na questão financeira, para obter o laudo e buscar a ciptea, mas consegui. Estou indo atrás do cartão de direito de estacionamento, mas já vi que precisa levar uma espécie de formulário de deficiência para o médico preencher primeiro, e depois dar entrada na prefeitura da cidade que moro. E também vou ir atrás do passe livre (direito do transporte coletivo). Desejo força a todos, e que tudo se resolva o mais rápido possível quanto aos processos de diagnóstico, busca de direitos e documentos, e etc. A bad de fim de ano bateu aqui tem uns dias já, agora entendi o que é tudo isso que eu sentia todo fim de ano, um mix extranho de vazio e incerteza sobre o amanhã. Mas lutem e lutem meus irmãos ❤🎉
@@fielseguidor essa bad de fim de ano é terrível mesmo, somos quase que obrigados a entregar de nós mesmos mais do que aguentamos e isso gera uma sobrecarga enorme. Muito bom ler seu comentário. Já estou no planejamento de pagar a neuropsico que vai me custar um rim, depois um bom psiquiatra que vai embora outro rim, no fim se eu sobreviver financeiramente conto o que deu. Fique em paz.
Tive o diagnóstico aos 48 anos, em novembro de 2024. Foi um alívio. Agora serei eu mesmo, e sim, é uma pena que não tive o diagnóstico na infância. Eu sobrevivi a situações muito, muito difíceis.
Diagnóstico de autismo
Mulher, estava esperando ter um laudo pra vir aqui agradecer, mas mesmo sem laudo, queria dizer muito obrigada por esse video e por todos os outros que vc fez, pq eles mudaram muito a minha vida este ano, pra melhor.
Eu ainda não sei se sou ou não autista, mas, só de considerar a possíbilidade, passei a me olhar com um olhar mais compassivo e isso me fez muito bem.
Apesar de me sentir mega diferente a vida toda, ter dificuldade de interação social e problemas sensoriais, nunca me passou pela mente que eu poderia ser autista.
O tanto que me identifiquei com os seus relatos sobre a sua vida não tá escrito.
Então decidi que ano que vem eu vou atrás do laudo pra poder ter meus direitos respeitados, alem de uma melhor qualidade de vida. Muito obrigada novamente por esse video, vc faz mais diferença do que vc imagina. Um abraço pra ti.
Aaaaah! Obrigada, manaaaa ❤️❤️❤️❤️❤️
Tbm nunca me passou pela cabeça ser autista, só TDAH q desconfio desde a infância..mas no momento q eu me balancei p frente e p trás qndo estava na facul. Já me gerou desconfiança mas achei q era normal fazer isso...faço isso qndo estou sentada na cadeira do pc tbm. Daí a dúvida me veio quando minha mãe disse q eu fazia isso na infância, e quando pesquisei, vi q isso está ligado ao autismo e parece não ser feito por pessoas neurotipicas...eu vou marcar com o médico p tentar ter certeza e obter o laudo p saber d uma vez por todas se tenho ou não isso...claro q não é só esse sintoma, tem várias estereotipias estranhas q faço e podem ter ligação com tudo isso.
@@TheRah2009 Pois é. Acho importante buscar saber, se puder. Pois, só buscando por respostas pra nossas perguntas é que vamos conseguir conhecer melhor a nós mesmas/os. Na real seria "reconhecer" e, nesse sentido, acho muito bonita a palavra.
@activitygrrrl5932 Vdd, melhor descobrir doq ficar apenas com a dúvida. 🙃
Eu ainda não fui diagnosticado, mas em diversas situações, algumas pessoas vieram me perguntar: Você é autista?
Ou perguntam pra alguém se eu sou. Então chegou o momento de eu tentar descobrir isso, pra compreender toda uma vida sem conseguir me encaixar na família e no planeta.
Espero que você consiga. Se conhecer é muito importante.
Você é muito importante!! Obrigada pelos vídeos e pelo conhecimento. Não sou neurodivergente, mas sou enfermeira e gosto de conhecer sobre o assunto pra não cometer erros nem no meu atendimento a pacientes, nem na vida pessoal
Oi, mores. Tão perguntando como fazer o laudo. E nesse vídeo falo sobre minha “Jornada do laudo”:
ua-cam.com/video/mTA8sj0eBkQ/v-deo.htmlsi=9JGMaLWmiYpJFQXH
- peço por favor compaixão e empatia em relação a nossa comunidade, quando alguém não responder tuas dúvidas automaticamente, ou se ninguém responder. Lembro que a maioria aqui tem disfunção executiva, dificuldades de socialização e comunicação.
Somos (quase) todos apenas neurodivergentes
Você é muito inteligente e verdadeira. Parabéns pelos vídeos!
É bem isso mesmo, parabéns!👏🏻😊
O laudo com quase 30 anos fez tanta coisa fazer sentido na minha vida que eu não sei como eu nem ninguém tinha percebido isso até agora kkkk. Mas foi por pura falta de informação mesmo, que bom que agora temos mais pessoas divulgando.
Eu procurei ajuda psiquiátrica depois de tentar terapia normal e nem isso nem as minhas próprias forças conseguirem me fazer “melhorar”, vi videos sobre tdah achei que pudesse ser e queria apelar para remédios. A psiquiatra disse que apesar de eu ter sintomas de tdah tinha algumas coisas que eram opostas então ela não conseguia fechar esse diagnóstico mas disse para acompanharmos a evolução tratando os sintomas de TAG e insônia.
Depois de algumas consultas e uma pergunta aleatória que eu fiz sobre sons ela levantou a hipótese de TEA, e eu fiquei super “como assim?!” Pq eu tinha uma ideia bem errada do tema… Só conhecia o estereotipo mais nível 2 e 3.
Comecei a assistir os seus videos sobre a jornada até o diagnóstico enquanto eu tbm fazia o diagnóstico para entender melhor e fiquei mais tranquila tbm sobre o que esperar, obrigada.
Esperava tdah, saí com o combo tea e ah/sd tbm kkkk mas minha vida fez tão mais sentido, nunca tinha imaginado que as pessoas escutavam sons ou sentiam cheiros tão diferente de mim, toda a insônia que eu tive desde bebê explicada, toda a dificuldade social, as estereotipias que eu aprendi a fazer só em casa para não me zoarem na escola e tantas outras coisas mais explicadas.
O diagnostico faz muita diferença, hj posso me cobrar menos, tentar procurar ajuda do jeito certo, ter algumas pessoas que respeitam a minha condição e me ajudam em coisas que eu tenho dificuldade. Enfim, particularmente recomendo para quem puder. obrigada plano de saúde por ter coberto o meu :,)
@@haruminishimura7982 muito bom ler seu comentário. Ter pessoas compreensivas por perto faz toda a diferença. Estou um passo atrás ainda. Ao longo dos anos temos a percepção que não temos o ritmo natural das pessoas comuns. Com profissionais certos temos um esclarecimento sobre quem somos, nossas capacidades, nossos limites, etc. Fique em paz.
Mesmo sendo no contexto profissional, sua existência é apaixonante e seu conteúdo/trabalho mais do que necessário na vida de tudes 🫶.
❤️❤️❤️❤️
Tenho laudo recente de TEA e TDAH, com 25 anos. Seus vídeos sobre traços me ajudaram a identificar os meus. Todo o conteúdo sobre neurodivergência tem me ajudado a compreender melhor quem eu sou e como lidar com tudo isso.
Estou aguardando o relatório da avaliação neuropsicológica ainda, mas já recebi a confirmação de estar no TEA da neuropsicóloga já após as primeiras sessões. 😅 Diagnostico tardio, aos 44 anos. Senti muito alívio pq cada detalhes da vida em que me sentia diferente fez sentido. Agora estou aguardando o relatório formal para ver os detalhes (QI e acho que tb tenho TDA) para me entender ainda melhor e buscar as ajudas necessárias. Obs* fui atrás da avaliação por ter tido uma grande crise (em vários aspectos), creio que tenha sido por conta das variacoes hormonais do climatério, que a Nati comentou em outro vídeo.
Nati... vc ajuda demais com nosso selfdiscovery... quando vc fala é como eu falando comigo mesma... mas desta vez sabendo me expressar
Tô na luta pra ver se consigo o meu, infelizmente acho q vou ter que pagar msm pq avaliação de forma acessível e mt difícil de achar. Primeira coisa q vou fazer qnd conseguir vai ser comentar no seu canal, vc foi uma grande motivaçao pra eu continuar correndo atrás ❤
Torcendo aqui! Amém
Simplesmente amando seu canal. Dia 12/12/24 recebi meu diagnóstico de TDAH e batido o martelo com a psiquiatra. Agora estou na fase de descobrir se sou autista, pois apareceu esta possibilidade nos meus testes. Detalhe, tenho 40 anos, mas agora tudo faz sentido. E seu canal tem sido algo extremamente benéfico para mim. Torcendo muito por você e muito agradecida pelo seu trabalho maravilhoso.
Consegui o meu diagnóstico somente agora aos 65anos. Recomendo muito,traz paz e segurança.
Obrigado pelo vídeo Nati, bom como sempre o seu trabalho ❤
Meu diagnóstico de Psicóloga após 11 meses de processo e diversos testes é: TEA, TDAH e AH/SD;
Fui atrás de diagnóstico com psicóloga para TDAH, e quando estava no quarto mês, eu procurei um psiquiatra (pois ela já tinha suspeitas do TEA);
O psiquiatra que me atendeu, disse que era IMPOSSÍVEL eu ter TDAH, pois isso era coisa de criança, e que eu não tinha "perfil" de TEA, me receitou remédios para Bipolaridade e me mandou embora (também sem resolver meus problemas de insônia e ansiedade);
Esses remédios só pioraram toda situação e acabei parando de tomar passado algum tempo;
Porém ainda não tive animo de procurar novamente um Psiquiatra para ter o Laudo "Real/Oficial", devido a experiencias como essa...
Obrigado pelo seu relato. Vc conseguiu ir em 1 psiquiatra, e eu que nem isso consegui ainda! =( Sabemos que a maioria deles não estão preparados para atender TEA nível 1.
Procure um neurologista, os que fui foram muito mais abertos, eu fui em quatro psiquiatras, um me destratou e encerrou a consulta sem auxílio nenhum, outra ignorou minha análise neuropsicológica e me receitou remédios que tb pioraram a situação, e os outros dois me ouviram mas admitiram não ser especialistas em autismo, o último me indicou para neurologista e consegui encontrar um com o qual consegui fechar o laudo.
@@tranquilao O pior é que antes de ir nesse psiquiatra, eu fui em uma Neuro e ela quem me recomendou ir nele...
@@diogomori9455 Ir em mal profissional é pior do que não ir.
@@tranquilaoeu não sabia que podia ir em neurologista pra isso também, vc sabe me dizer se posso ir em neurologista para fazer avaliações de tea? Se não, em qual tipo de médico vc recomenda pra isso? Tá muito difícil encontrar um tipo de médico para essas avaliações e eu tô meio perdida porque não sei quais opções de médico eu posso ir pra isso
Concordo com a perspectiva de ser autista e ter TDAH, confesso que desde que me deparei com as informações científicas sobre o autismo e tive acesso aos relatos de outros autista cuja experiência ressoou com a minha em muitos aspectos, logo respondeu muito dos meus questionamentos. Em relação ao TDAH só o que sei a respeito no momento é que autista tem 70% de chance de ter como comorbidade, me identifiquei um pouco com a parte de estar em busca de novidades, porém no meu caso é principalmente no âmbito intelectual; aprender coisas novas.
Em relação ao diagnóstico, ainda não fui atrás principalmente pela questão financeira, por até o momento embora todas as dificuldades sociais que Eu tenho enfrentado no trabalho há algumas pessoas que me dão suporte. Crise de impostor à parte; vez ou outra, estou seguro da minha neurodivergência; mas infelizmente não se pode esperar o bom senso e respeito de muitas pessoas então vou ter que correr atrás do meu diagnóstico pra "esfregar na cara" daqueles que são incapazes de me respeitar e minhas diferenças.
Nath, entendo que Sou autista e Tenho TDAH, visto que com o acerto do remédio meu TDAH melhorou 80%.. Obrigada pelo conteúdo, sempre acolhedor e confortante❤
Vdd ser tratado somente as consequências e nao a causa
Eu tenho 38 e só no começo desse ano estabeleci suspeitas sobre ter TDAH, pelo menos, pq pode ser mais coisas tmb. Eu não tenho condições de arcar com custas e to lutando pelo SUS para conseguir diagnostico. Em janeiro de 2025 vou me consultar com um psiquiatra da rede para ver o que consigo fazer, mas até o momento, nenhuma psicóloga das que passei descartou a possibilidade, mas ja sabendo que essas não podem dar esse diagnostico.
Quanto mais eu aprendo sobre TDAH e outras neurodiversidades, mas distante me vejo do padrão típico e tmb ja identifiquei que alguns dos meus parentes tmb se encontram em situação parecida, mas todos sem diagnostico, com a exceção de alguns primos com TDAH e/ou TEA.
Muitas coisas que eu segurava dentro de mim com todas as forças agora reconheço como masking e aos poucos vou deixando aparecer, sem medo de parecer estranho, porque se alguém pensar ou falar algo, não é sobre mim, mas sobre o que a pessoa acredita que deveria ser ou não ser.
Sei que será jornada enorme de anos pra finalmente chegar no "chá revelação", mas vou tentando me cuidar enquanto isso, ler livros, pesquisar sobre os transtornos, até mesmo para tirar falsas suspeitas, o que também alivia um pouco.
Termino com a fala de um psiquiatra, que tem TDAH:
"Distraídos venceremos"
Tenho enfrentado muita dificuldade em obter uma resposta clara de profissionais de saúde mental sobre a possibilidade de eu ser autista. Parece que, quando não se tem uma necessidade de apoio muito alta, os próprios profissionais invalidam nossas experiências com aquele discurso conhecido: 'agora tudo é autismo'.
Aos 42 anos, finalmente consegui pagar por uma avaliação com uma neuropsicóloga, recomendada por uma psicóloga que acreditava que eu era autista, mas que não tinha capacitação para emitir um diagnóstico. Desde criança, apresento traços característicos de autismo e já sofri muito por conta disso.
Passei meses na avaliação, fiz todos os testes necessários, mas logo nas primeiras consultas, ela disse que já havia descartado o autismo porque eu 'olho nos olhos' e tenho um 'mundo interno' e 'noção de realidade' que, segundo ela, não seriam compatíveis com o diagnóstico. Achei essa fala capacitista. Minha melhor amiga, que é autista com laudo, tem muito mais noção de realidade do que eu.
No final, meu diagnóstico veio como TDAH. Embora o TDAH explique algumas das dificuldades que enfrento, ele não abarca a totalidade do meu sofrimento, nem os traços que sempre percebi em mim e que me fazem acreditar que estou no espectro autista. Agora, a ideia de passar por todo o processo novamente, gastar mais dinheiro e ainda correr o risco de ouvir frases como 'você não é autista porque não conversa como autista' é profundamente desanimadora.
Que triste. Esse é meu medo, vender a alma pra ter dinheiro pra pagar esse laudo, mas o profissional fazer uma dessas.
Tenho certeza de ser autista, mas psiquiatras e neurologista parecem estar programados pra negar isso.
Vou acabar destruído por conta da falta de apoio
Psicóloga fraca essa. Ela não dá o diagnóstico, mas pode fazer um encaminhamento para o psiquiatra com a hipótese diagnóstica de autismo.
A avaliação neuropsicológica também não vai dar diagnóstico. Geralmente os psiquiatras também pedem. Mas, como ela disse no vídeo, o diagnóstico legalmente aceito é feito pelo psiquiatra.
Eu sou psicóloga. Tenho um paciente q fez avaliação neuropsicológica e o neuropsicólogo descartou o TEA (por ele morar sozinho e trabalhar). Nas consultas eu via que o comportamento dele era extremamente compatível com TEA. Fiz um relatório detalhado de todos os critérios diagnósticos que ele apresentava de acordo com o DSM. Não restou dúvidas, saiu do consultório do psiquiatra com seu laudo e já possui a CIPTEA.
Avaliação neuropsicológica é uma ferramenta de auxílio na avaliação, mas não é determinante.
@@perolabesta obrigada! Foi esclarecedor. Eu ja tinha ido em uma psico antes dessa neuro e ela levantou a hipotese de TEA, mas ela nao trabalhava com avaliação pra hipótese diagnóstica. Eu sei que preciso buscar uma segunda opinião, mas o preço e a possibilidade de ter que ouvir isso de novo (vc nao é autista, pq se comporta como uma pessoa "normal", etc.) me desanima demais.
@@floramsb se a pessoa conhecer os critérios diagnósticos do DSM 5 não falará um besteira dessa. Isso não é um critério diagnóstico. Um profissional sério e experiente não falaria isso.
@@perolabestaminha nossa, muito obrigada pela informação, de vdd. Eu não sabia que a parte das avaliações podia ser feita com psicólogo. Vou tentar buscar um bem profissional e competente pra garantir que não vou passar por erros. Psiquiatra eu já encontrei, e ela já me encaminhou pra essas avaliações e exames, mas como tava difícil encontrar (pq eu pensei que precisasse de profissionais muito específicos), eu ainda não consegui fazer as avaliações. Espero muito que dessa vez eu consiga 😭😭😭
Beijo pra você também Nati. ❤
Socialmente não adiantou nada, continuam me capacitando, especialmente psiquiatras e psicólogos
Critico muito a conduta de alguns psiquiatras e psicólogos, percebo que não dão um retorno satisfatório nas consultas e sessões. Só querem saber de dinheiro.
chorei vendo o vídeo pois perdi as esperanças de ter um laudo. Meus pais tem condições de pagar um neuropsicologo ou neuropsiquiatra tranquilamente, mas preferem não fazer isso porque tudo que é "caro demais", pagar psicologa e venvanse que tomo a base de intuição (eu induzi meu psiquiatra do SUS que claramente não é bem capacitado a me receitar) eles vêem como luxo me pagar profissionais que me dessem um laudo, falam pra usar meu dinheiro, mas parecem que até hoje não entendem que por eu sentir que não faço ideia de como vez ou outra consigo dinheiro, é algo que nem eu entendo e por isso só sinto que posso gastar com necessidades extremas, então eu mesma sigo a lógica de "laudo é luxo, eu não sei até quando vou continuar tendo sorte de conseguir dinheiro então é melhor não gastar com isso" e dai penso que é melhor eu pensar que sou uma neurotipica preguiçosa e fresca que "precisa dar um jeito em si mesma". Mas sofro muito pensando que não é normal minhas disfuncionalidades.
Eu sou igualzinha você com a questão do dinheiro. Tb tô achando difícil encontrar profissionais dentro do plano de saúde. Se eu não encontrar nenhum que o plano cubra, entre sus ou pagar eu ainda prefiro pagar, porque é cada relato tenebroso que já vi da incompetência dos profissionais do sus ☠️☠️
Sua situação parece ser bem complexa e, por isso, gostaria de dizer algumas coisas. Eu mesma ficava pensando sobre a necessidade de ir atras de um laudo, mas acabei por entender uma questão bem básica sobre isso. A questão é que, se vc vive numa dinâmica de um mundo moldado pra pessoas de um tipo, e vc é diferente, vc sofre pra se integrar na sociedade. Isso pq vc tem que lidar com um tipo de mundo que não foi pensado nas suas dificuldades e tem que buscar um meio de se adaptar. Diferente de uma pessoa que se adequa ao mundo como ele é. Por consequência, pra que haja algum tipo de justiça no tratamento de pessoas em situações diferentes, vc vai precisar de um tratamento diferente pra conseguir cumprir as mesmas tarefas. O que obriga as pessoas e o estado a te tratar diferente são esses rótulos e laudos, que contribuem pra que sua vida seja razoavelmente boa como a de qualquer um. Então não temos que passar duas vezes mais perrengue e aguentar até deus sabe quando, saca? Temos de ser reconhecidas como pessoas diferentes e receber tratamento diferente. O proprio principio da isonomia no direito, fala de "tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na medida da sua desigualdade."
Daí que se a sua situação se agravar, dado suas circunstâncias, vc tem respaldo na justiça pra buscar por direitos que talvez sejam seus e buscar por uma vida melhor, como por ex, tentar um concurso por cotas, como um colega disse aqui nos comentários. Então eu penso que é um investimento em prol de termos uma qualidade de vida melhor em razão de nossas excessivas dificuldades.
O resumo do que eu disse é: se vc puder economizar e ir atras de um laudo, vá. Pois, como vc mesma disse, sua situação financeira é instável e vc pode eventualmente precisar de alguma ajuda, algum auxilio. Isso vc so consegue se tiver um diagnostico. Eu mesma quero ver isso através de um neurologista, pois não gosto da ideia de ir a um psiquiatra. Espero ter ajudado. Um abraço pra ti.
ahhhhh, que legal, estava com saudade dos seus vídeos já. hehehehe
Informações valiosas.
Necessária.
Descobri meu TEA / TDAH aos 36 anos, esta mto difícil conseguir bons profissionais na área para conseguir o Laudo. Tenho "laudo" psicológico e o resultado do neuropsicológico, porem esta muito complicado achar algum Psiquiatra / Neuro q ao menos me escute. Já passei por alguns e chega a ser engraçado a forma como eles em menos de 5 min de consulta invalidam tudo e dizem ser qlqr coisa, menos TEA. A ultima psiquiatra que fui disse q por eu ser TEA suporte 1 (mesmo no meu neuropsicológico estar suporte 2) não tenho direito a nada do TEA, pq só tem direito os suporte 3, si batem ou como ela mesmo disse "são um peso morto para sociedade". Estou a procura de um Psiquiatra que seja especialista em TEA adulto, mas ainda n consegui encontrar.
gosto muito dos seus videos sao muito legais e eu aprendo muito com eles :)
🙂❤
Por que esses emoticons do autismo são pagos? Alguém me explica a razão?
@MLima97 Oi colega!
Sua pergunta, aparentemente, contém um certo juízo de valor.
O correto seria dizer que: Membros, têm acesso à emojis personalizados.
Isso é diferente de dizer que emojis de autismo são pagos.
Mas de qualquer forma, entendo seu ponto. 🙂❤️
@@juliocardososp Apenas perguntei porque vi os cadeados e com os preços. Grata!
@MLima97, quando a gente cria o clube de mebros aqui no youtube a gente pode oferecer algo em troca. Tem uma lista de possibilidade. Emojis personalizados é uma dessas possibilidades. É uma forma agradecimento.
Infelizmente o youtube não me permite fazer algo assim pra todos. Não me importaria de fazer uns de uso público e uns a mais pra membros, mas não posso.
Oi, Nati! Gostaria de entrar em contato contigo. Sou formanda em psicologia e meu TCC será sobre diagnóstico tardio em mulheres. Ficaria muito feliz em conversar contigo para saber se posso contar com sua entrevista nesse projeto. ❤
Fiz duas avaliações neuropsicológicas. 1 deu q tenho TEA e a outra não. Ambas deram TDAH.
Isso me deixa extremamente confusa e frustrada.
Sei q o DSM é claro ao dizer q não existe teste que diagnostique autismo. A o diagnóstico é clínico. Mas isso me dá terríveis crises de síndrome de impostora. E ainda não consegui meu laudo.
Nati, faz um vídeo falando de desregulação emocional? [mt gatilho será?] Eu fico pensando que isso e a impulsividade são as coisas mais desastrosas no relacionamento com neurotípicos na minha perspectiva. Me sinto muito sozinha e isolada quando tenho crises, principalmente porque não fico triste em silêncio, eu choro (alto), me balanço, as vezes até me machuco sem querer e me sinto muito envergonhada depois, e já fui constrangida por algumas pessoas que testemunharam as crises dizendo que eu estava chamando a atenção ou que parecia uma criança e mesmo chamada de louca, por familiares e companheiro. E a cada crise a insegurança e isolamento aumentam até que a pessoa se afasta. Mas na hora é desesperador e muito difícil de controlar. Acho que isso é muito pouco compreendido. Até porque muitas vezes já é causado por uma extrema sensibilidade a tudo e disforia sensível a rejeição. Essa necessidade de expressão da dor durante o momento de crise... Penso que tenha a ver com as características... no meu caso, por enquanto do TDAH, mas não sei se sou TEA tb, tenho muitos traços e ainda não comecei com a neuropsico. Apenas passei com o neuro e a psiquiatra que não tiveram dúvida sobre o TDAH. Tomo atentah80 e sou confrontada com isso inclusive, durante as crises: "Esse remédio serve pra quê?"... como se fosse milagroso. Como se fosse me transformar... em algo mais "aceitável" por eles. Me "curar" e não só me ajudar a viver nesse mundo lixo. [Inclusive comecei a notar traços de possível TEA quando um amigo TDAH fez a seguinte pergunta pra mim quando a gente falava de sobrecarga e interação social: E se a gente simplesmente parasse com as máscaras?" Bom, pra resumir, comecei a escutar com muito mais frequência que sou "estranha".]
Ola, Juliana. Li seu relato e ja vi videos onde falam de diferenças entre sensibilidade a rejeição no TDAH Bipolaridade ou Borderline. Eu falo isso porque a vezes a diferença é na intensidade e/ou a causa do que gera toda essa reação. Vale a pena olhar com mais carinho pra mais possibilidades. Recomendo muito Dr Barkley (canal dele no UA-cam) e webinars/videos do UA-cam da ADDitude Magazine com o DR Wiliam Dodson ou algo assim.
Abraco e boa sorte!
Entao, mana. Essa é uma parte que ainda to desvendando em mim
Eu tenho eventuais "rompantes" de raiva, de choro... Etc. Mas ainda to aprendendo.
É uma boa ideia sim e vou anotar aqui pra quando tiver mais autoconhecimento nesse sentido, poder falar com mais propriedade.
E entendo tuas dores.
Tu não é estranha. Só é atípica
Obrigada por esse vídeo! ❤ Eu tive diagnóstico de TDAH por uma psiquiatra, mas ela não me deu um laudo, e eu não tive dinheiro de fazer uma avaliação completa com neuropsicólogo (até porque a psiquiatra tem suspeita de eu ser autista, mas não tem certeza). Agora eu tô com um dinheirinho a mais e tô pensando em ir atrás dessa avaliação mais completa. Depois de ter a confirmação do neuropsicólogo do TDAH (e possivelmente de outras coisas), viu levar isso à psiquiatra e pedir o laudo, acho. MAS tem uma única coisa que me deixa com um pé atrás sobre se eu deveria mesmo fazer isso agora: eu não tenho plano de saúde no momento. Se eu tiver os laudos e no futuro for contratar um plano, será que não é mais caro sendo TDAH (e talvez sendo autista também)? Se alguém souber, agradeço se puderem compartilhar. Vou fazer minhas pesquisas também, mas é sempre bom ouvir da experiência de outras pessoas. Também se tem algum outro fator negativo de ter laudo.
Consegui meu diagnostico a uns poucos meses atrás que melhorou muita coisa por saber por que as coisas as vezes não dá certo e para outros dá, e consegui faz pouco tempo minha ciptea deu um trabalhinho conseguir por conta de precisar de um laudo.
💜
💜
É estranho mas depois do meu laudo, menos de 1 mês, me sinto "mais autista", acho que é o tal do masking
Isso e bem real, acho que quando "cai a fixa" nós permitimos tentar agir e viver de outras formas, e isso acaba mostrando maís dos nossos traços ❤
Eu recebi meu laudo de TDAH e sensibilidade sesorial no começo do ano , aos 14, tenho problemas socias como disse em outro comentário, mas pelo que minha pscico disse , não é TEA , então eu vou esperar pra ver oque poder ser , estou aberta a respostas , porém se for só tdah , vai ser complicado de entender como ele poder me causar tantos prejuízos , ao ponto de eu precisar de apoio pra sair de casa .
Veja outras opiniões, é sempre bom ouvir mais de um profissional. Sua Psico deve ser ótima, nao é responsabilidade dela ver tudo de uma vez, e as vezes um segundo olhar com outra perspectiva ajuda muito.
@brunomagalhaes8234 passei em neuro e em pscico, ninguém sabe oque poder ser , vou fazer uma avaliação neuropscicológica e ver
@anaclarasouzarozendo5838 Boa sorte!
Eu com 41 anos
sem diagnóstico sem condiçõe$$ e sem psicológico.. ... Já desisti 😢
Não desiste, Danilo! O meu foi recente e eu tenho 39 anos. Tu não tá só!!
Alguns aqui conseguiram muito mais tarde.
Tu tem alguma renda ou suporte financeiro? Se sim, sempre que sobrar um pouquinho, seja 10 reais, vai guardando. Daqui uns anos tu tem o suficiente pra ir atrás de um diagnóstico. Esse tempo tu vai pesquisando sobre, anotando tudo e pesquiando profissionais especialistas em adultos
Acabei de receber o diagnóstico, não estou sabendo lidar
Quem conseguiu o laudo pode dizer quanto custou e como fez?
Também queria saber isso, mas parece que tá faltando empatia na galera, vamos ver se alguém faz esse sacrifício e responde a tua pergunta
Como assim quanto custou? O laudo não tem preço. Precisa ir em um psiquiatra que te avalie e se ele te diagnosticar, vai dar o laudo, sem cobrar pelo laudo, só pela consulta.
Errado @perolabesta
Precisa ir em psiquiatra especialista em autistas adultos. E não é todo psiquiatra que lauda.
O valor varia bastante. Acima de 1000 reais.
Uma ou outra pessoa pode até conseguir de outra forma, mas em geral, ir em qualquer profissional é uma chance muito alta de sofrimento, principalmente pra adultos de alto mascaramento, pois são pouquissimos os profissionais com conhecimento para além do autista criança, menino, com estereotipias bem marcadas
@Brazils_Establishment
Me chamaram de não acessível recentemente.
Mas tenho dificuldade de socialização e comunicação. Isso é autismo. E precisamos entender outros autistas e empatizar com essa dificuldade, sem julgar, por favor 🙏
A sociedade já faz isso demais com a gente!
Eu presumo que a pessoa que reclamou de eu não ser acessível nunca esteve em uma live que reclamaram por eu não responder absolutamente tudo. O que é impossível e é algo que nenhum criador de conteúdo faz. As vezes eu acho que as pessoas se confundem e não lembram que sou apenas mais uma neurodivergente
Obs: eu tenho vídeo sobre quase todas essas questões! Tenho um vídeo sobre todo o meu processo até o laudo. Vou deixar no primeiro comentário fixado
@@natifell acho q vc não me entendeu. Eu quis dizer q emissão de laudo não é um serviço que o médico vai cobrar (igual a avaliação neuropsicológica). Ele vai avaliar durante as consultas. Não vai cobrar um valor a parte pelo laudo em si. Que o profissional tem que ser especializado, é óbvio.
@@perolabesta Você não entendeu e a Nati entendeu e respondeu dentro do que sabe. Laudo é o documento que materializa o diagnóstico, mas esse tecnicismo é impertinente nesse espaço. A vida já é complicada. Pra que complicar mais ainda?
O pior pra mim é minha disfunção executiva
Recebi primeiro o diagnóstico de TEA, só depois de TDAH, mas o neuro não modificou o laudo, não acrescentou o TDHA, já ouvi que TDAH não precisa de laudo. Será que é isso mesmo?
Tive hoje o diagnóstico de TDHA + TAG. Porém, estou com suspeita de que sou TEA nível 1 também. Se alguém pudesse indicar algum psiquiatra especialista em autismos, agradeço!
Eu acho que as terapias são adestramento. Mas não quero que minha filha sofra o que sofri. Ela pegou com 4 anos o laudo, O meu vai sair agora com 33 anos, eu não sei como eu não morri pq já passei cada coisa.
Estou procurando um psiquiatra especialista em autismo e TDAH, mas tá difícil...a secretária nem sabe me dizer se o psiquiatra de lá é especialista, dá um nervoso kkk...mas quero obter o diagnóstico pq tenho sintomas q me atrapalham no sono, creio q tá relacionado a isso, fora estereotipias estranhas q eu tenho.
Engajamento 😂😂
Comentário do engajamento 2
Comentário do engajamento 3
Comentário do engajamento 1
busquem seus laudos, jovens. Sem laudo vc n consegue exercer o seu direito de passar em universidade/concurso por cotas pra PCD.
Boa lembrança!!
Pena que as vagas para PCD são pouquíssimas. Recentemente fiz um concurso para a prefeitura da minha cidade, e no meu cargo havia somente uma única vaga para PCD. Um absurdo!
Entrei com o laudo médico de autismo nível de suporte 1, e acho muito difícil ser aprovada desse jeito.
Me descobri tea nível 1, senti um alivio enorme! Agora vou atras da avaliação neuropsicologica. Alguém sabe me dizer mais ou menos o valor?
Como assim se descobriu se ainda nem fez a avaliação?
Está em torno de $1500. Mas tem plano de saúde q faz.
Por mim, o microfone esta no lugar certo. O áudio estava bem melhor.
Ele estava virado ao contrário 🌈
Daí teu problema talvez seja com minha voz. E nesse caso não tenho muito o que fazer 😅
Microfones melhores são muito mais caros e ainda não to podendo
o diagnóstico em si nem me bate muito...(não sou espectro autista sou outro transtorno) mas o que tem doído são os resultados finais dos testes anexados ao relatório neuropsicologico. todos Bem baixos. Bem porrada!! ali tem doido Bem no coração da auto estima.
Mais panetone já não é vegano?
Nem. Eles enfiam ovo (não lembro se enfiam leite)...
E emulsificante, caso algum coloque, pode ser de origem animal
Coitado das pessoas que realmente tem autismo, tantas pessoas nessa internet falando sobre um assunto que não tem noção nenhuma.
E que propriedade no assunto você tem, para chegar em uma conclusão dessas?
Conta pra gente oq vc sabe sobre autismo então. E caso esteja se referindo à menina do vídeo, ela tem diagnóstico comprovado, sempre faz pesquisas antes de falar porque não tem como ter conhecimento sobre tudo no mundo, ent acaba sendo necessário pesquisar algumas coisas, e junta as próprias experiências dela com as pesquisas. E embora um autista possa ter mais dificuldade para se comunicar, aparecer, falar em público, apesar da dificuldade, alguns se dispõem a mostrar o rosto na internet, falar sobre o assunto e contar as experiências deles. Isso é de se admirar muito, e na verdade só mostra que todos nós somos capazes de aprender e fazer qualquer coisa que a gente queira, por mais difícil que aquilo pareça, sempre há alguma forma de superar um desafio e adaptar para o jeito que for mais confortável, mesmo que ainda hajam dificuldades, as pessoas não devem deixar que isso as impeça de fazer algo. Mas não tô te atacando, só tô explicando o que sei sobre o canal dela e feliz natal 🎉
Nati, queria te sugerir tentar fazer uma Live em conjunto com o Lucelio Lacerda do canal @direitoespecial . Ele é advogado especializado em direitos de PCD . Ele é irmão do Lucelmo Lacerda professor e pesquisador do @lunaaba
youtube.com/@direitoespecial?si=52lg9nYHY_yW2flj