Eu tava em uma igreja bem problemática, meu sogro que já foi pastor queria abrir a própria igreja, mas a pastora não deixou, pois tinha que ter a permissão de Deus e só a pastora poderia dar essa permissão.
Beta, eu fico impressionada em como você oferece uma face de completo sarcasmo e deboche e ao mesmo tempo é extremamente culta, inteligente, imparcial e profunda nas análises. Adoro quando vc mostra esse lado! Cada dia eu fico mais fã.
Por isso estudar teologia e ler a Bíblia é fundamental e nesse ponto não concordo com a beta. Se mais crentes estudassem teologia não ia ter tanto palco pra pastor vagabundo como tem hj em dia.
Isso aconteceu comigo em uma igreja que está na televisão, o pregador tem aquela voz mansa e calma, mas a realidade é bem diferente. Fiquei lá por 13 anos, não ficava muito com a minha família, eu limpava a igreja e cozinhava para o pastor e a família. Aí eu comecei a ler a bíblia e estudar e vi o tamanho da idolatria que tem na igreja, a começar por esse pastor, além da idolatria tudo e toda pregação era para incentivar mais arrecadação, quando eu comecei a questionar eu fui expulsa da igreja e hoje eu não consigo mais tolerar esse sistema de controle social usando o nome de Deus!
Quando eu tinha 11 anos eu ia p igreja, meu padastro começou a me aliciar, eu falava p minha mãe ela dizia que era mentira, e ainda me batia, falei para a Pastora, ela chamou minha mãe, minha mãe disse que era mentira, e a pastora começou a ficar ministrando sobre o pecado da mentira, e que não devíamos levantar mentiras sobre as pessoas, até que um dia ela me chamou e falou, que eu era muito mentirosa que ela já havia conversado cm a minha mãe e que eu mentia sobre tudo....sai da igreja.
Eu sinto muito pelo que vc passou com seu padrasto, com a pastora e principalmente com a sua mãe, espero que seu futuro hoje seja ou fique muito mais feliz e leve
Me dá tanta tristeza ver relatos assim, em que a mãe desacredita um(a) filho(a). Eu e minha mãe éramos muito amigas, eu contava tudo pra ela. Apesar de todas as dificuldades que pasamos a visa inteira, vejo que tive muita sorte. Espero que você esteja bem e que não tenha acontecido algo pior. Se possível, se afaste dessa senhora e do marido dela. Eles já mostraram que não são dignos de sua presença e confiança.
Cara, eu saí da igreja evangélica à 11 anos e qdo sai já estava começando a ficar assim! Se vc trabalhava de domingo a domingo, davam um jeito de ti convencer que vc estava sendo “ganancioso” e não estava ligando pra Deus e precisava sair desse trabalho. A mesma coisa com quem fazia faculdade e “certos” tipos de curso! Fora que além do absurdo dos 10% de dízimo de tudo o q vc ganha, ainda tinham as campanhas e pra cada campanha tinha um valor específico! Comecei a acordar qdo comecei a questionar algumas coisas e o líder dos jovens sem saber como me responder, se irritou e deu um soco na parede e saiu! Dps fiquei sabendo q os pastores NÃO TRABALHAVAM e viviam da “obra”. Até q um dia teve um churrasco na casa do pastor (pago por um dos membros q pagou no VA) e vi a MANSÃO q eles moravam de aluguel em um condomínio da cidade! Nunca mais pisei lá!
Beta eu sou cristã evangélica ativa na igreja. Acontece que fundamentalmente a religião cristã é foca em Cristo, a partir do momento que não existe pregação pautada no cristocentrismo e na bíblia, não é sobre religião cristã, é sobre outra coisa. Talvez o nome possa não ser “seita” em si, mas com certeza se não tá pautada na palavra de Deus, não dá pra ser considerada uma igreja cristã evangélica. Muitos lugares com comportamentos como os que a moça citou, nao tem nada a ver com Cristo, mas usam o nome dele pra atrair pessoas e acabar manipulando, controlando e extorquindo pessoas. Fazer uma movimentação pra moça sair da vida do marido é algo inaceitável pra fé Cristã, exceto em casos que a vida da moça estivesse em risco.
Sim. Fui criada na igreja católica e hj sou agnóstica. Mas entendo pq ela viu como seita. É seita, literalmente falando. Não deve ser uma igreja “oficial”. Eles pegaram uma base de região pentecostal, e moldaram aos próprios propósitos. Acontece muito.
Foi exatamente isso o que notei, talvez o vídeo desta moça tenha sido feito pra ficar mais dentro do próprio nicho cristão, mas acabou furando a bolha, acredito que por usar a palavra "seita". Se uma pessoa busca congregar em uma igreja de princípios CRISTÃOS, obviamente precisa se ligar nesses sinais.
Também fiquei um pouco incomodada com as vezes em que a Beta disse frases do tipo "por que não saiu antes?" "Por que não fez tal coisa antes?" Poxa, todo mundo sabe que líderes religiosos conseguem muito manipular, e a própria moça confessou ter passado por um relacionamento abusivo. Obviamente o ideal é que alguém perceba e tenha atitudes pra se livrar logo disso, mas, não é tão simples assim. Falo isso por ter sido filha de pastor durante muito tempo e, quando ele começou a beber e querer ter "duas vidas", vivia nos manipulando pra gente achar que tava tudo bem, que não era nada demais, mas, que se a gente falasse pra alguém, iríamos morrer de fome. Resultado: Vivemos presas nisso por 12 anos. Manipulação é algo complicado.
@@jessicaorquiza8035 reparei justamente nisso. Primeiro ela disse "ok, até agora não vi manipulação"; depois "mas pq ela não saiu dessa igreja?" Sei que está muito naturalizado, mas devemos, sim, falar sobre essas seitas. Já vi meninas postando "eu assistindo aula de ciências sabendo que ninguém explica Deus". Isso é muito problemático e tem que ser exposto e discutido, sim.
exatamente, a partir do momento que a igreja não incentiva o estudo da palavra sendo que é uma das bases essenciais do cristianismo, pra mim já não é igreja.
Beta, religião, seita, tudo isso me dá arrepios. A pessoa quando tá f**ida, se agarra em qualquer esperança e é uma sacanagem se aproveitar da fé das pessoas.
Infelizmente não aprendemos desde cedo a desenvolver a inteligência emocional e o raciocínio lógico. Por isso, a maioria cai nessas armadilhas religiosas. Essa ideia de um ser que representa um pai, às vezes amoroso e outras cruel e punitivo, acaba servindo de muletas para aquelas pessoas emocionalmente desestruturadas, carentes e movidas pelo medo da punição divina. E essas pessoas não têm a mínima ideia do quanto essas prisões religiosas são nocivas à saude mental.
Pessoal jura que so existe seita do the monio, olha ai né edit: Agora que eu to terminando o vídeo tenho alguns pontos: - Ela simplesmente não estava numa seita (no sentido cultural da palavra mesmo, onde você entra em um lugar que pra sair pode chegar a ser perigoso) no fim das contas ela estava numa igreja liderada por pessoas que tinham mais foco no próprio interesse do que na fé, os detalhes sobre querer controlar a vida dos frequentadores e ter essa "paternidade espiritual" são coisas que você pode achar em qualquer igreja. Ela tem um bias muito focado na visão da denominação dela. - O relato dela ainda é muito valido, ela não se sentia confortável no lugar e, mesmo tendo levado um tempo, no momento que as coisas passaram do limite pra ela, ela saiu e se preservou. Sigam esse exemplo. - Tenho muitas questões com cristãos por terem essa cultura expansiva e acharem que so eles estão certos
eu vivi dentro da igreja quando era criança, VIVIA. deixei de brincar com minhas amiguinhas pois TINHA que estar na igreja,pq fazia parte da leitura,depois arrumar igreja,depois catequese. Quando eu não queria ir,dizia que o DIABO estava me impedindo de eu ir para a igreja ( gente o absurdo DISSO, ainda mais pra uma CRIANÇA). Fui morar em outro lugar e FINALMENTE me libertei disso. Hoje não quero entrar de cabeça em NADA, não importa o que SEJA. Eu aprendi a ter equilíbrio na vida. E só aprendi depois que me afastei da igreja. Não tenho religião,mas nunca deixei de amar jesus e acreditar em Deus. ❤
Eu entendo todas as considerações que você fez, Beta, e aprecio sua forma objetiva e racional de analisar a fala da querida. Por outro lado, eu tive a terrível experiência de participar de uma seita "cristã" (e por seita eu quero dizer, um grupo de alto controle) que absolutamente fudeu com a minha cabeça, meu senso de identidade, capacidade de tomar decisões, senso crítico, relacionamento com minha familia e todas as pessoas na minha vida, minha vida acadêmica e profissional, financeira etc. E literalmente todas as características que ela citou estavam presentes naquele lugar onde eu estive e eu concordo que isoladamente elas podem não parecer alarmantes, mas quando você junta tudo, você percebe que várias dessas inconsistências são o que permitem criar um ambiente onde a dissonância cognitiva se torna banal e a palavra da liderança se torna o equivalente à palavra de deus, o que é tudo o que um líder narcisista precisa pra estar numa posição perfeita pra cometer quaisquer tipos de abusos. Eu consegui deixar o grupo do qual eu fiz parte, mas eu passei anos e anos na terapia tendo que não só descontruir as armadilhas mentais que foram deixadas, mas superar a vergonha e culpa que a gnt sente quando a gnt percebe que que caiu nessa furada. E pra ser sincera, mesdmo que eu não seja mais religiosa, até hj eu não estar em qqr ambiente onde o pensamento coletivo seja muito coercitivo ou que tenha uma liderança forte pq imediatamente eu tenho gatilhos da minha experiência.
Exato. Essas seitas são muito problemátics. O fato de terem se tornado comuns e ser "só mais uma" não reduz a gravidade disso. Pessoas sendo afastadas da família, trabalho e até do endereço, nã acho banal, não. Vivi isso dos 5 aos 18 anos, foi destruidor, para ser direta.
Sai da igreja aos 17 anos, não funcionava para mim e é a melhor coisa que fiz. Sou MUITO mais feliz hoje sem nenhuma religião ou crença, mas óbvio que eu respeito todas as religiões (inclusive minha melhor amiga é muito cristã, e eu acho lindo como ela é realmente uma seguidora de Cristo e age como tal). Mas religião é um assunto sensível, acho que cada um tem sua visão, se não prejudicar os outros e a si mesmo, você acredita e segue o que quiser.
Cresci no protestantismo e passei por várias denominações porque eu tocava com músicos famoso no meio. Sim! Muitas denominações são seitas exatamente como ela falou… tem uma ainda que vc tinha que chamar líderes da célula de mãe e pai (estava escrevendo esse comentário antes de chegar nessa parte e até voltei aqui pra dizer isso)… aí usam desse ativismo religioso para manipular a cabeça do povo… vc vive de segunda a segunda em função da igreja, sua família e vida pessoal fica em segundo plano. Na época minha avó estava com câncer e eu cuidava dela, fiquei com fama de desviada porque faltava os ensaios do louvor e cultos pra cuidar dela. Toda vez que eu tocava enchia a igreja de cabeludo roqueiro e sempre me chamavam atenção como se fosse errado!!! Porque eu andava com os esquisitos (porque eu era uma!) triste demais!
Eu discordei da Beta quando ela disse que se vc não concorda, vc sai, porque normalmente não é assim. Não é facil assim sair dessas relações e mesmo em uma igreja vc pode ser manipulado a ficar ali e provavelmente vai, e se for o caso, muitas vezes esses pastores podem sim aproveitar. Supostamente se o tal pastor faz essas "investidas" com outras moças mais vulneráveis, elas cedem
Eu me lembro do dia que eu decidi sair da igreja, e me considerar "desviada". Eu estava em um acampamento, meus amigos estavam ao redor de uma fogueira, o céu estava lindo, eu senti uma paz que a igreja nunca me deu, a partir desse dia, eu passei a ver Deus nas pessoas e no meu redor. Hoje eu percebo as notas de seita que a minha igreja tinha 😅
Você me fez lembrar de uma coisa parecida. Eu passei questionar o tal poder do Espírito Santo Quando eu estava no show do jota quest e senti exatamente a mesma coisa. Queria pular, gritar, tremia toda, meu rosto ardia. Enfim, muitos anos se passaram e após muita pesquisa, sou ateia kkkkk
Eu fico embasbacada com a inteligência da Beta... Outros criadores de conteúdo que eu via puramente pra dar risada era só isso mesmo, risada e seguir a vida - e não que eles sejam ruins, viu? Eu só não tirava qualquer informação útil ou não concordava com algumas opiniões, então só dava minha risadinha e só seguia com a minha vida normalmente. Com a Beta, eu entro no vídeo pela risada e saio com a cabeça em OUTRO lugar, que mulher culta! Muito obrigada pelo seu trabalho, Beta!
Já fiz parte de uma igreja evangélica é muita coisa que ela relatou tbm vivi, mais o pior foi usarem minha filha surda como moeda de "troca" tipo eles falavam da minha filha pra algumas pessoas com $$ pra arrecadar doações para melhor atender minha filha sendo que nada era feito
Vivi desde o nascimento até os 16 como TJ, la dentro vi tanta coisa errada, não podia fazer nada, tudo era errado, mas 80% do lideres que te julgavam errado e puniam por isso eram os que mais faziam coisas erradas. So consegui sair pois conheci meu marido, ficamos juntos e fui praticamente "obrigada" a casar com ele. Fui desassociada (expulsa) estou até hoje com meu marido, me sinto tão bem, tão livre, e mesmo afastada do salão (igreja) a todos esses anos me sinto mais próxima a Deus ou ao que quer que seja esse ser superior
Quando vc falou das religiões me lembrou muito do meu professor de filosofia indiana/Yoga e a minha sensação era exatamente essa, que ele não queria que eu estivesse lá... Criou tanta dificuldade q eu quase me senti mal... Mas continuei frequentando e foi incrível pra mim. Depois entendi o que vc disse, essas religiões/filosofias não tem intenção nenhuma de converter ninguém ou doutrinar... Hoje (mesmo com a religião em si não aceitando muito bem) me identifico como Hinduísta e foi uma mudança fantástica na minha vida, mente, etc.
Beta , te conheço à uma semana e já adoro vc … Tô gostando até da criança crente … Sucesso até aqui na Europa Roberta …. ❤ Você poderia tranquilamente ser minha filha 😘
Já frequentoi pentecostal, Batista renovada e até mesmo a Lagoinha (do André valadRao) sendo um total de mais de dez anos. Ah, e quando era criança, ia na católica pq a família obrigava. Tudo farinha do mesmo saco, não salva uma. Quem vem dizendo “a minha não é assim” é pq ainda não percebeu.
Beta, os crentes têm um entendimento de SEITA meio diferente do que se discute hoje em dia. Seita pra eles é como se fosse uma forma pejorativa de se referir a uma igreja que "interpreta passagens de um jeito muito diferente, que contradiz algum dogma", que é ""menos cristã"". Não é o mesmo entendimento que temos sobre um esquema que faz a pessoa ficar presa e perder autonomia. (Até por que se formos analisar por essa direção, MUITAS religiões organizadas tradicionais vão bater na definição de seita kkkkk)
Oi Beta, amei o vídeo❤ Vc é sempre muito clara e respeitosa na forma de falar sobre outras religiões, gosto muito disso em você. Eu sou católica, fui batizada, crismada e ainda sirvo na igreja. Só queria falar de um ponto do seu vídeo de adoração de imagens, nós católicos não adoramos às imagens, nós as usamos para representar algo maior (Deus) e direcionar nossos pensamentos e orações à ele. Não sei se com todos é assim, mas na minha comunidade o padre sempre reitera que imagem não é para ser adorada e sim direcionar nossos pensamentos e orações a tal divindade😊
Beta meu amor a única coisa que você errou foi falar que “católico adora imagem “ nós não adoramos imagens. A Igreja Católica ensina que as imagens e estátuas são usadas como ajuda para a devoção e a meditação, não para adoração. A adoração é devida apenas a Deus. As imagens servem para lembrar os fiéis dos santos e dos eventos sagrados, e não são adoradas como se fossem divinas. A adoração de Deus é feita diretamente a Ele, enquanto as imagens são vistas como meios de expressar fé e devoção.
Beta, adoro suas análises, gostaria de deixar apenas uma observação: Não existe interpretação pela Igreja Católica sobre “adoração de imagens”, porque não adoramos imagens. Podemos comparar imagens com porta-retratos e fotos de pessoas queridas (temos e mantemos com carinho, como uma lembrança). Ou seja, se seguir a lógica protestante que disseminou essa desinformação, caso uma pessoa tenha alguma foto de um familiar na casa, ela o está adorando.
não é algo que ela errou, ela citou um exemplo de diferença e realmente é! se vc chegar pra um evangelico, e perguntar oq ele acha do catolico, lee vai dizer que catolico adora imagem. ela não afirmou isso.. só disse a diferença kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@@inteligente1896 Ok. Não concordo, porque vejo essas ações em outras religiões e instituições e não são com o intuito de “adorar”. Mas, mesmo se fosse, aí você me conta onde você encontrou que a Igreja Católica fala que é para se prostrar e acender vela para imagem? Eu nunca recebi essa orientação. Porém, ainda, digamos, por exemplo, que você vê um católico se prostrando diante de uma cruz. Ele não está se prostrando para a imagem da cruz, mas, fazendo uma reverência ao que ela representa (o sacrifício de Jesus para a nossa salvação). Quando você olha para a foto de alguém e sente saudade, você não está sentindo saudade da foto, mas, da pessoa que está nela. Ou seja, você sente saudade da pessoa que a foto representa. É a mesma coisa.
Cara eu já fui em casa de umbanda que era assim, não que todas são mas a que eu ia era assim, e eles me colocaram em grupo de desenvolvimento, grupo no WhatsApp, eu tinha que ir em toda gira, e eles tiravam dinheiro das pessoas com consultas pagas etc… e eu tinha saído da igreja evangélica exatamente por isso.. pra você ver que tem coisa errada em toda religião, o ser humano é muito falho mds…
Sou kardecista, amo a umbanda e candomblé, já fui católica e evangélica... E o que me fez seguir o espiritismo foi a frase de Kardec: Não existe fé inabalável senão aquela que pode enfrentar face a face a razão em todas as épocas da humanidade! É isso... Sem seita, sem receita... Fazer o bem, tentar evoluir e ter sempre a ciência como base, não achismos!
Eu não acredito que ela estava em uma seita, acho que ela estava em um lugar onde ela não se sentia bem , e onde ele não achava compatível com o que ela acredita
A filha de uma amiga entrou em uma seita localizada no Estado de Minas Gerais.. não deixavam ela sair do espaço aonde eles se organizavam: moravam todos juntos, viviam trabalhando 24hrs e era forçado o uso de drogas.
Analise muito bem colocada, eu sou cristã, meu avo era pastor de igreja, eu nasci e fui ceiada na igreja, quando ceesci e sai da igreja na qual meu avo era pastor e fui pra outras comecei a ver todos estes pontos, em umas igrejas mais em outras menos, como eu sou uma questionadora nata, de tudo nao estava dando certo dentro das igrejas entao sai e uso a minha fé pra falar com Deus e é isso, se a pessoa fica questionando, nao quer seguir aquilo que é oregado, apenas saia, siga sua vida.
Vi muita gente falando que isso é comum em igreja evangélica, mas existe igreja católica assim também, minha mãe participa de uma comunidade que é desse jeitinho
6:12 Exato! Todo mundo está vulnerável a entrar em seitas ou grupos equiparáveis, principalmente quando a pessoa se encontra em um momento complicado ou vulnerável. Esses momentos nem precisam ser tão “graves” quanto as pessoas imaginam, podem ser situações como uma mudança de endereço ou de emprego, uma fase de questionamentos espirituais, etc.
Nossa eu aqui procurando nos comentários outra "mórmon" kkkk.... Sou membro da igreja a 12 anos e algo que aprendi é que você deve perguntar sobre tudo a Deus e ele de dará a resposta, como pessoas somos propensos a errar mas se nos centraliza em Cristo seremos guiados por Ele.😍
Eu sou cristã de berço, e pelo meu conhecimento, tanto de Bíblia quanto de igreja e do ambiente da igreja eu falo e afirmo com total certeza de que nenhuma, NENHUMA igreja mesmo vai te impedir de aprender sobre a Bíblia nem fazer de tudo pra evitar que você aprenda o que tem nela e principalmente não vai ditar as coisas sem embasamento BÍBLICO, muito pelo contrário, vão não só incentivar como vão colocar isso como algo necessário porque o mínimo que um cristão tem que conhecer é a palavra, então igrejas que fazem o contrário, que fazem de tudo para que você não conheça a palavra, é tudo e qualquer coisa menos cristianismo, é manipulação. Por isso que eu odeio quando muitas pessoas de fora da igreja, pessoas não evangélicas, que não tem experiência nenhuma com igreja e com o evangelho generalizam, se atribuindo a crente como se fosse um povo só, como se toda igreja fosse igual ou como se todo crente fosse igual, não fazem ideia do tanto de igreja diferente que tem como base a Bíblia que são diferentes em diversas coisas, como a pessoa do vídeo mesmo disse, na Bíblia realmente tem muitas coisas que são metáforas ou coisas que não são tão fáceis de qualquer pessoa entender, então acaba que muitas pessoas tem interpretações diferentes então, os "crentes" não são todos iguais porque hoje existem diversas igrejas com diferentes doutrinas e pensamentos, a única coisa em comum que temos é a crença em Deus, Jesus e na Bíblia, mas não fazem ideia de quantas diferenças temos, então generalizar além de ser muita falta de conhecimento é uma coisa bem burra, porque são muitas diferenças e em alguns casos, diferenças ENORMES.
Beta, na minha humilde opinião ela esta dando enfoque na manipulação que certas religiões fazem, através da propria interpretação da bíblia, da segregação e etc. Não quer dizer que certas coisas são comuns em muitas religiões, que está certo. Acho que temos que manter o senso crítico e questionar quando preciso.
com todo respeito aos evangelicos pq eles nao gostam muito de serem chamados de seita, mas eu sempre achei que toda igreja evangelica eh uma seita cristã, cada uma com seus dogmas e tal e uma desconectada da outra e das religioes cristãs base, assim como as seitas funcionam. pelo que eu tinha entendido tem os catolicos, os protestantes, os adventistas e tem as seitas evangelicas brasileiras que fazem o que querem com a biblia. deixando claro q nao acho q seita seja algo ruim, eh so mais um jeito de se orgazinar religiosamente
Mas é isso mesmo. Me incomoda esse discurso de “é interpretação de cada um”. Óbvio, você tem a liberdade de interpretar e crer no que você quiser, mas a partir do momento que a sua interpretação é antagônica a interpretação de determinada instituição religiosa, não cabe mais você usar a mesma denominação.
12:14 mas uma faculdade mesmo de teologia, uma séria, n vai abordar isso?? Vai trazer que o livro pode mudar de um pra outro, que interpretações mudam de uma religião pra outra, mudam no tempo etc… n é uma escola dominical e tal, qm realmente faz o curso em tese n aprende essa diferenca? A impressão q da de que ela viu coisa errada na igreja n me passou ser sobre “eles estão dando a interpretação errada pq só a minha é a certa” é muito mais uma coisa d n ter mta ética na posição d pregador ou algo do tipo
Exatamente isso! O bacharelado em teologia coloca a pessoa pra estudar a história, como chegou naquela interpretação, botam os caras pra aprender grego e hebraico pra poder consultar textos originais. Pelo menos o seminário Batista é assim.
20:27 obrigar uma pessoa a estudar apenas aquelas interpretações e conhecimento e uma forma de dominação psicológica. Fora o medo de sair e perder aquele círculo de "amizades", porque, lembre-se: águia só voa com águia. Bem provável q a convivência com outras pessoas de fora tenha sido, no mínimo, prejudicada.
Sinceramente, toda religião organizada me dá arrepio. Acho que a fé é um exercicio individual, e que religião tem a ver com comunidade e tem o potencial para manipular, oprimir, coagir, enfim.
Minha família é católica e no mundo cristão chamam de "seita" igrejas que não tem base dogmática, que não usam a bíblia (ou fazem uma interpretação muito fora dos limites do cristianismo) e que parecem ser um grupo parelelo aos demais. É uma forma pejorativa de se referir a esses grupos, como se não fossem uma religião "legitima". Acho que ela usou o termo mais nesse sentido, supostamente.
Há quem diga que igreja é só a católica, a metodista, a batista e a assembleia madureira. O resto seria seita. Acho muito desonesto e injusto sair chamando de seita qqr coisa que seja diferente da sua igreja.
@@jojoanninha pois é, concordo 100% e isso reverbera MUITO no Direito, porque têm decisões judiciais que não consideram algumas igrejas como "religião" e, por isso, não há isenção de impostos...
Exato. Achei que, por mais que ela tentasse, o pré conceito e ignorância em face da religião cristã, fez com que ela não escutasse o relato de mente aberta. Todos têm liberdade de acreditar no que quiser, mas se você se denomina como cristão existem sim fundamentos e preceitos que você deve seguir. Igual o Joao de Deus se denominando católico mesmo agindo e atuando de uma maneira repudiada pelo Vaticano (e olha que não estou nem falando dos crimes que ele cometeu).
Do ponto de vista de quem já foi de igreja evangélica tradicional, esse comportamento que ela descreveu é considerado seita mesmo. Provavelmente, ela veio de uma Batista, presbiteriano, cristã evangélica, etc, antes de ir para essa outra igreja.
Eu sendo da família pastoral imagino como minha família iria reagir a uma mulher Trans que não faz parte da religião, sendo tão sensata e correta a respeito das igrejas.
Beta, eu sou uma pessoa crente e a própria bíblia diz em efésios que qualquer líder em uma igreja está ali para aumentar a fé em Jesus Cristo e não em controlar a vida de cada um. Jesus falava contra falsos profetas e os próprios apóstolos no século 1 já combatiam falsos ensinos (a ponto de falar que se um anjo viesse do céu pregando outra coisa que não o evangelho, essa coisa deveria der rejeitada). Uma seita não começa no nível João de Deus, começa em poucas coisas e vai dominando a vida das pessoas e se tornando cada vez mais absurdo. . Obs: concordo com a Beta que essa mulher deveria ter saído muito antes pq já tinha sinais evidentes, mas também vejo que, assim como relacionamento abusivo, há razões pra vc também permanecer naquele contexto e romper com isso é libertador, mas também é doloroso (talvez ela e o marido tenham perdido amigos no processo, ou são pessoas naturalmente mais passivas e por isso demoraram a sair).
Não esqueço o dia que o noivo da minha prima terminou o relacionamento, pq foi pro monte e disse que o pastor revelou que a esposa dele seria loira... não negra como ela. Atualmente sou cética com relação a religião. Abraço
Nossa, beta... Vc é extremamente esclarecida! Neutra quando precisa - e sem ser desrespeitosa ou sem soar como quem está atacando. Eu admiro muito pq, cresci em igreja evangélica (infelizmente, pra mim) e vc seria algo de tanto preconceito! Isso só mostra como a gente dá o que a gente é, independente de crença
Essa moça tá em frente à uma encruzilhada e não sabe se pega o caminho do ateísmo ou se vai pro caminho de abrir a própria igreja. Vamos ajudá- la pousar essa nave!😅😅
Na minha familia parte é católica e parte é kardecista. O kardecismo é a vertente cristã que é quase a ovelha negra, junto com o quakerismo, né, quem conhece sabe que no kardecismo você é ensinado a acreditar na ciência e ensinado a questionar TUDO e buscar as respostas. Dito isso, eu não entendo COMO DIABOS a minha mãe, que segue o kardecismo há quase 30 anos, CONSEGUIU SE METER EM UMA SEITA. Ela foi numa aula que disseram ser de teosofia budista, depois da terceira aula mais ou menos ela voltou pra casa falando umas coisas estranhas e eu fui pesquisar sobre a instituição. Descobri que era um culto e eles usam essas "aulas" pra converter e recrutar as pessoas, e que eles são banidos ou estão quase sendo banidos em alguns países. Nenhuma religião está salva de ser usada de forma errada e nenhuma pessoa está salva de ser recrutada gente, tomem cuidado.
Beta, por isso que te amo. Já dizia Jiddu Krishnamurti que a religião, na verdade, é um clube de pessoas com medo. Nada que nasce entorno do medo pode dar certo. 8:01
Beta, eu me surpreendo constantemente com o conhecimento que você tem sobre diversos assuntos. A sua capacidade de articulação e a forma como você tem cuidado na hora de julgar informações tornam seus vídeos muito agradáveis. Como é bom ver uma mulher pensar e falar! ❤
23:58 NOSSA! Essa é uma característica importantíssima: os membros são incentivados a "denunciar" outros membros que saem da situação de controle. Eles são os olhos (Contos de Haia) dos pastores qdo eles n podem ver. Eu reagindo ao vídeo pelos comentários. Novamente, assistam no Física e Afins. Ela n falava mal d religião, mas entrevistava muitas pessoas q saíram d seitas e analisava outras. Foi ela quem denunciou a Kat Torres pela primeira vez.
to no início do vídeo ainda, mas já vou indicar (de novo kkkk) uma série mt boa sobre seita que é wil wild country, sério Beta acho q vc vai gostar bastante, é um documentário bem completo
Eu entendi esse ponto dela sobre fazer teologia trazer luz a ela, e que na igreja geralmente nao se le a bíblia, se estuda fragmentos de versículos mas a biblia como um todo e ignorada e em algumas igrejas desencorajam um estudo profundo
Eu entendo que ela não se identificou com a igreja, porque bate com a interpretação prévia que ela tinha da Bíblia. Porém, o maior red flag de uma seita é: isolamento. Concordo com a ideia da Beta sobre isso. Tem um documentário na Netflix sobre isso que não deixa margem de dúvidas (Pray&Obey), além de casos populares como da NXIVM.
Acho impressionante como a beta consegue ser "neutra", inteligente e cautelosa em relação a religião de outras pessoas. Te admiro muito!
Tem q ser
Siiiim, concordo demais!
Tb adoro os posicionamentos da Beta pq ela é sempre muito respeitosa.
As vezes até demais...
Concordo demais!
Resumo do vídeo: uma moça crente resolveu estudar um pouco e entendeu a lógica de qualquer igreja neopetencostal 😅
Mas nesse caso acho que o plit Twist vai ser ela abrir a ceita dela...
😂😂😂😂😂😂😂😂
Eu tava em uma igreja bem problemática, meu sogro que já foi pastor queria abrir a própria igreja, mas a pastora não deixou, pois tinha que ter a permissão de Deus e só a pastora poderia dar essa permissão.
@@andifran3971o nivel de loucura da abençoada
@@Annesantos0497 Sim kkkk
Beta, eu fico impressionada em como você oferece uma face de completo sarcasmo e deboche e ao mesmo tempo é extremamente culta, inteligente, imparcial e profunda nas análises. Adoro quando vc mostra esse lado! Cada dia eu fico mais fã.
Betinha é maravilhosa!
Eu também!! ❤️
A querida descobrindo que a igreja tem mente fechada gosta de controlar os fiéis e quase não falam da Bíblia! 😂
A minha tem o foco na palavra, mas infelizmente, independente da religião, confiamos em seres humanos
Por isso estudar teologia e ler a Bíblia é fundamental e nesse ponto não concordo com a beta. Se mais crentes estudassem teologia não ia ter tanto palco pra pastor vagabundo como tem hj em dia.
A que eu sigo nem pastor tem 🙏e esqueci de falar, nem dízimo 🙌 a base e tudo é Deus
Sim kkkkkkkkkkk
Eu que fui evangélica por anos assistindo e pensando "mas igreja evangélica em sua maioria é isso mesmo 😂"
Beta meu amor, já vivi em seita por 9 anos, quer ler meu relato e rir do meu trauma? eu ia amar ❤
Não sei se ela quer mais eu quero... rsrs
Eu tb quero 🙋🏻♀️
Mandaaa, ou entao manda para a Bibi Bailas do Física e Afins!
@@Trixxbb spoiler: achávamos que mundo ia acabar em 2012 ♥️
@@imjanejones 😳
Eu adoro esses vídeos q a Beta pega pra falar mais a sério. Ela tem umas colocações tão inteligentes pra tantos assuntos.
siiiim, um dos motivos pelo qual apaixonei na Beta, inteligentíssimaaa
Inclusive, comecei a acompanhar por uns vídeos desse tipo que o UA-cam me recomendou.
Nossa, sim, que colocações ponderadas e inteligentes
Isso aconteceu comigo em uma igreja que está na televisão, o pregador tem aquela voz mansa e calma, mas a realidade é bem diferente. Fiquei lá por 13 anos, não ficava muito com a minha família, eu limpava a igreja e cozinhava para o pastor e a família. Aí eu comecei a ler a bíblia e estudar e vi o tamanho da idolatria que tem na igreja, a começar por esse pastor, além da idolatria tudo e toda pregação era para incentivar mais arrecadação, quando eu comecei a questionar eu fui expulsa da igreja e hoje eu não consigo mais tolerar esse sistema de controle social usando o nome de Deus!
Andressa Urach que o diga, perdeu 1,5 milhões pra essa igreja 😅
Quando eu tinha 11 anos eu ia p igreja, meu padastro começou a me aliciar, eu falava p minha mãe ela dizia que era mentira, e ainda me batia, falei para a Pastora, ela chamou minha mãe, minha mãe disse que era mentira, e a pastora começou a ficar ministrando sobre o pecado da mentira, e que não devíamos levantar mentiras sobre as pessoas, até que um dia ela me chamou e falou, que eu era muito mentirosa que ela já havia conversado cm a minha mãe e que eu mentia sobre tudo....sai da igreja.
Eu sinto muito pelo que vc passou com seu padrasto, com a pastora e principalmente com a sua mãe, espero que seu futuro hoje seja ou fique muito mais feliz e leve
Me dá tanta tristeza ver relatos assim, em que a mãe desacredita um(a) filho(a). Eu e minha mãe éramos muito amigas, eu contava tudo pra ela. Apesar de todas as dificuldades que pasamos a visa inteira, vejo que tive muita sorte. Espero que você esteja bem e que não tenha acontecido algo pior. Se possível, se afaste dessa senhora e do marido dela. Eles já mostraram que não são dignos de sua presença e confiança.
'Tira a criança crente da sala" 😂😂😂
Toda vez que ela fala isso eu lembro da minha filha coitada a criança é muito crente kkkkkkkkkkkkkkk mas ela é uma crentezinha fofinha
Hahahhahahqhqhqhqhqhqhqhhaha
Eu to adotando essa frase pra minha vida.
Será que muita criança acessa o canal da Beta? Kkkk
A criança crente da minha casa é o meu gato que muitas vezes parece crer no satanismo
😂😂😂😂
Cara, eu saí da igreja evangélica à 11 anos e qdo sai já estava começando a ficar assim! Se vc trabalhava de domingo a domingo, davam um jeito de ti convencer que vc estava sendo “ganancioso” e não estava ligando pra Deus e precisava sair desse trabalho. A mesma coisa com quem fazia faculdade e “certos” tipos de curso! Fora que além do absurdo dos 10% de dízimo de tudo o q vc ganha, ainda tinham as campanhas e pra cada campanha tinha um valor específico!
Comecei a acordar qdo comecei a questionar algumas coisas e o líder dos jovens sem saber como me responder, se irritou e deu um soco na parede e saiu! Dps fiquei sabendo q os pastores NÃO TRABALHAVAM e viviam da “obra”. Até q um dia teve um churrasco na casa do pastor (pago por um dos membros q pagou no VA) e vi a MANSÃO q eles moravam de aluguel em um condomínio da cidade! Nunca mais pisei lá!
Toda vez que falo a palavra "supostamente" a voz da Beta surge na minha cabeça. Kkkkk
Comigo é a voz da ismeiow
Eu escuto a voz da Beta qdo penso "supostamente " kkkķk
Comigo é a ismalte
Ismãe é a dona do supostamente
Na minha tbm
Beta eu sou cristã evangélica ativa na igreja. Acontece que fundamentalmente a religião cristã é foca em Cristo, a partir do momento que não existe pregação pautada no cristocentrismo e na bíblia, não é sobre religião cristã, é sobre outra coisa. Talvez o nome possa não ser “seita” em si, mas com certeza se não tá pautada na palavra de Deus, não dá pra ser considerada uma igreja cristã evangélica. Muitos lugares com comportamentos como os que a moça citou, nao tem nada a ver com Cristo, mas usam o nome dele pra atrair pessoas e acabar manipulando, controlando e extorquindo pessoas. Fazer uma movimentação pra moça sair da vida do marido é algo inaceitável pra fé Cristã, exceto em casos que a vida da moça estivesse em risco.
Sim. Fui criada na igreja católica e hj sou agnóstica.
Mas entendo pq ela viu como seita.
É seita, literalmente falando. Não deve ser uma igreja “oficial”.
Eles pegaram uma base de região pentecostal, e moldaram aos próprios propósitos.
Acontece muito.
Foi exatamente isso o que notei, talvez o vídeo desta moça tenha sido feito pra ficar mais dentro do próprio nicho cristão, mas acabou furando a bolha, acredito que por usar a palavra "seita". Se uma pessoa busca congregar em uma igreja de princípios CRISTÃOS, obviamente precisa se ligar nesses sinais.
Também fiquei um pouco incomodada com as vezes em que a Beta disse frases do tipo "por que não saiu antes?" "Por que não fez tal coisa antes?"
Poxa, todo mundo sabe que líderes religiosos conseguem muito manipular, e a própria moça confessou ter passado por um relacionamento abusivo. Obviamente o ideal é que alguém perceba e tenha atitudes pra se livrar logo disso, mas, não é tão simples assim. Falo isso por ter sido filha de pastor durante muito tempo e, quando ele começou a beber e querer ter "duas vidas", vivia nos manipulando pra gente achar que tava tudo bem, que não era nada demais, mas, que se a gente falasse pra alguém, iríamos morrer de fome. Resultado: Vivemos presas nisso por 12 anos. Manipulação é algo complicado.
@@jessicaorquiza8035 reparei justamente nisso. Primeiro ela disse "ok, até agora não vi manipulação"; depois "mas pq ela não saiu dessa igreja?" Sei que está muito naturalizado, mas devemos, sim, falar sobre essas seitas. Já vi meninas postando "eu assistindo aula de ciências sabendo que ninguém explica Deus". Isso é muito problemático e tem que ser exposto e discutido, sim.
exatamente, a partir do momento que a igreja não incentiva o estudo da palavra sendo que é uma das bases essenciais do cristianismo, pra mim já não é igreja.
Beta, religião, seita, tudo isso me dá arrepios. A pessoa quando tá f**ida, se agarra em qualquer esperança e é uma sacanagem se aproveitar da fé das pessoas.
Infelizmente não aprendemos desde cedo a desenvolver a inteligência emocional e o raciocínio lógico. Por isso, a maioria cai nessas armadilhas religiosas.
Essa ideia de um ser que representa um pai, às vezes amoroso e outras cruel e punitivo, acaba servindo de muletas para aquelas pessoas emocionalmente desestruturadas, carentes e movidas pelo medo da punição divina.
E essas pessoas não têm a mínima ideia do quanto essas prisões religiosas são nocivas à saude mental.
Pessoal jura que so existe seita do the monio, olha ai né
edit: Agora que eu to terminando o vídeo tenho alguns pontos:
- Ela simplesmente não estava numa seita (no sentido cultural da palavra mesmo, onde você entra em um lugar que pra sair pode chegar a ser perigoso) no fim das contas ela estava numa igreja liderada por pessoas que tinham mais foco no próprio interesse do que na fé, os detalhes sobre querer controlar a vida dos frequentadores e ter essa "paternidade espiritual" são coisas que você pode achar em qualquer igreja. Ela tem um bias muito focado na visão da denominação dela.
- O relato dela ainda é muito valido, ela não se sentia confortável no lugar e, mesmo tendo levado um tempo, no momento que as coisas passaram do limite pra ela, ela saiu e se preservou. Sigam esse exemplo.
- Tenho muitas questões com cristãos por terem essa cultura expansiva e acharem que so eles estão certos
eu vivi dentro da igreja quando era criança, VIVIA. deixei de brincar com minhas amiguinhas pois TINHA que estar na igreja,pq fazia parte da leitura,depois arrumar igreja,depois catequese. Quando eu não queria ir,dizia que o DIABO estava me impedindo de eu ir para a igreja ( gente o absurdo DISSO, ainda mais pra uma CRIANÇA). Fui morar em outro lugar e FINALMENTE me libertei disso. Hoje não quero entrar de cabeça em NADA, não importa o que SEJA. Eu aprendi a ter equilíbrio na vida. E só aprendi depois que me afastei da igreja. Não tenho religião,mas nunca deixei de amar jesus e acreditar em Deus. ❤
Quase me abduziram pra seita do crossfit ja, mas eu elegantemente me retirei
6:20 quando eu entrei no candomblé foi totalmente assim "quer uma dica? entra não" disse a pessoa que era de dentro kkkkkkkkkkk
ja ouvi varias falarem isso tb kkkkk sos
Oi, você poderia explicar o pq? Só fiquei curiosa mesmo kkkk não conheço muito do candomblé
Poderia falar mais? Eu era ateia mas tô cada vez mais próxima da umbanda.
@@JoaraTorres Pq exige muita responsabilidade.
@@agathaaraujo8666 É pelo compromisso! Exige de você comprometimento com o terreiro e suas atividades.
Aleatório mas amo como a criança crente meio que sem querer virou mais um membro da turma da Beta junto da tia Adelaide e do Alvarenga XD
Eu entendo todas as considerações que você fez, Beta, e aprecio sua forma objetiva e racional de analisar a fala da querida. Por outro lado, eu tive a terrível experiência de participar de uma seita "cristã" (e por seita eu quero dizer, um grupo de alto controle) que absolutamente fudeu com a minha cabeça, meu senso de identidade, capacidade de tomar decisões, senso crítico, relacionamento com minha familia e todas as pessoas na minha vida, minha vida acadêmica e profissional, financeira etc. E literalmente todas as características que ela citou estavam presentes naquele lugar onde eu estive e eu concordo que isoladamente elas podem não parecer alarmantes, mas quando você junta tudo, você percebe que várias dessas inconsistências são o que permitem criar um ambiente onde a dissonância cognitiva se torna banal e a palavra da liderança se torna o equivalente à palavra de deus, o que é tudo o que um líder narcisista precisa pra estar numa posição perfeita pra cometer quaisquer tipos de abusos. Eu consegui deixar o grupo do qual eu fiz parte, mas eu passei anos e anos na terapia tendo que não só descontruir as armadilhas mentais que foram deixadas, mas superar a vergonha e culpa que a gnt sente quando a gnt percebe que que caiu nessa furada. E pra ser sincera, mesdmo que eu não seja mais religiosa, até hj eu não estar em qqr ambiente onde o pensamento coletivo seja muito coercitivo ou que tenha uma liderança forte pq imediatamente eu tenho gatilhos da minha experiência.
Exato. Essas seitas são muito problemátics. O fato de terem se tornado comuns e ser "só mais uma" não reduz a gravidade disso. Pessoas sendo afastadas da família, trabalho e até do endereço, nã acho banal, não. Vivi isso dos 5 aos 18 anos, foi destruidor, para ser direta.
Sai da igreja aos 17 anos, não funcionava para mim e é a melhor coisa que fiz. Sou MUITO mais feliz hoje sem nenhuma religião ou crença, mas óbvio que eu respeito todas as religiões (inclusive minha melhor amiga é muito cristã, e eu acho lindo como ela é realmente uma seguidora de Cristo e age como tal). Mas religião é um assunto sensível, acho que cada um tem sua visão, se não prejudicar os outros e a si mesmo, você acredita e segue o que quiser.
acho que a moça queria usar o termo LAVAGEM DE DINHEIRO, mas preferiu chamar de seita KKKK
Seita da lavagem de dinheiro 😅
TOTAL
Mulher...
FATOS
Cresci no protestantismo e passei por várias denominações porque eu tocava com músicos famoso no meio. Sim! Muitas denominações são seitas exatamente como ela falou… tem uma ainda que vc tinha que chamar líderes da célula de mãe e pai (estava escrevendo esse comentário antes de chegar nessa parte e até voltei aqui pra dizer isso)… aí usam desse ativismo religioso para manipular a cabeça do povo… vc vive de segunda a segunda em função da igreja, sua família e vida pessoal fica em segundo plano.
Na época minha avó estava com câncer e eu cuidava dela, fiquei com fama de desviada porque faltava os ensaios do louvor e cultos pra cuidar dela. Toda vez que eu tocava enchia a igreja de cabeludo roqueiro e sempre me chamavam atenção como se fosse errado!!! Porque eu andava com os esquisitos (porque eu era uma!) triste demais!
A vida é tão leve e feliz quando vc se liberta
Eu discordei da Beta quando ela disse que se vc não concorda, vc sai, porque normalmente não é assim. Não é facil assim sair dessas relações e mesmo em uma igreja vc pode ser manipulado a ficar ali e provavelmente vai, e se for o caso, muitas vezes esses pastores podem sim aproveitar.
Supostamente se o tal pastor faz essas "investidas" com outras moças mais vulneráveis, elas cedem
Eu me lembro do dia que eu decidi sair da igreja, e me considerar "desviada". Eu estava em um acampamento, meus amigos estavam ao redor de uma fogueira, o céu estava lindo, eu senti uma paz que a igreja nunca me deu, a partir desse dia, eu passei a ver Deus nas pessoas e no meu redor.
Hoje eu percebo as notas de seita que a minha igreja tinha 😅
Q lindo❤
@@Annesantos0497 É o tipo de espiritualidade q eu desejo para todo mundo
Você me fez lembrar de uma coisa parecida. Eu passei questionar o tal poder do Espírito Santo Quando eu estava no show do jota quest e senti exatamente a mesma coisa. Queria pular, gritar, tremia toda, meu rosto ardia. Enfim, muitos anos se passaram e após muita pesquisa, sou ateia kkkkk
Eu fico embasbacada com a inteligência da Beta... Outros criadores de conteúdo que eu via puramente pra dar risada era só isso mesmo, risada e seguir a vida - e não que eles sejam ruins, viu? Eu só não tirava qualquer informação útil ou não concordava com algumas opiniões, então só dava minha risadinha e só seguia com a minha vida normalmente. Com a Beta, eu entro no vídeo pela risada e saio com a cabeça em OUTRO lugar, que mulher culta! Muito obrigada pelo seu trabalho, Beta!
A conversa dela tá indo pro lado de q ela estudou e agora vai formar a seita dela e lucrar ao invés de dar grana pros outros kkk
Hahahaha eu ia comentar exatamente isso, que ja ja ela abre a Igreja/seita dela 😅
Já fiz parte de uma igreja evangélica é muita coisa que ela relatou tbm vivi, mais o pior foi usarem minha filha surda como moeda de "troca" tipo eles falavam da minha filha pra algumas pessoas com $$ pra arrecadar doações para melhor atender minha filha sendo que nada era feito
Vivi desde o nascimento até os 16 como TJ, la dentro vi tanta coisa errada, não podia fazer nada, tudo era errado, mas 80% do lideres que te julgavam errado e puniam por isso eram os que mais faziam coisas erradas. So consegui sair pois conheci meu marido, ficamos juntos e fui praticamente "obrigada" a casar com ele. Fui desassociada (expulsa) estou até hoje com meu marido, me sinto tão bem, tão livre, e mesmo afastada do salão (igreja) a todos esses anos me sinto mais próxima a Deus ou ao que quer que seja esse ser superior
Beta eu amo sua sensatez, seu senso de humor, seu sotaque e sua voz ❤👏
Quando vc falou das religiões me lembrou muito do meu professor de filosofia indiana/Yoga e a minha sensação era exatamente essa, que ele não queria que eu estivesse lá... Criou tanta dificuldade q eu quase me senti mal... Mas continuei frequentando e foi incrível pra mim. Depois entendi o que vc disse, essas religiões/filosofias não tem intenção nenhuma de converter ninguém ou doutrinar... Hoje (mesmo com a religião em si não aceitando muito bem) me identifico como Hinduísta e foi uma mudança fantástica na minha vida, mente, etc.
Tem intenção sim ,de te manipular .
Beta , te conheço à uma semana e já adoro vc …
Tô gostando até da criança crente …
Sucesso até aqui na Europa Roberta …. ❤
Você poderia tranquilamente ser minha filha 😘
A criança crente é o melhor ❤❤❤❤❤😂
😂😂❤❤
😂😂😂😂 amei
A beta é Roberta? Na minha cabeça era Alberta ahahahah
Ela descreveu 90% das igrejas evangélicas kkkkkkkkkkkkk
99!😂 E olha que nunca botei meus pezinhos em uma, senão seriam 100%!!!😂
Perdoa Senhor, ela não sabe o que diz.
@@HiolandaSoriano odeio essa posição de superioridade que crente tem
É isso que eu pensei 😂😂😂
Já frequentoi pentecostal, Batista renovada e até mesmo a Lagoinha (do André valadRao) sendo um total de mais de dez anos. Ah, e quando era criança, ia na católica pq a família obrigava. Tudo farinha do mesmo saco, não salva uma. Quem vem dizendo “a minha não é assim” é pq ainda não percebeu.
Beta, os crentes têm um entendimento de SEITA meio diferente do que se discute hoje em dia. Seita pra eles é como se fosse uma forma pejorativa de se referir a uma igreja que "interpreta passagens de um jeito muito diferente, que contradiz algum dogma", que é ""menos cristã"". Não é o mesmo entendimento que temos sobre um esquema que faz a pessoa ficar presa e perder autonomia. (Até por que se formos analisar por essa direção, MUITAS religiões organizadas tradicionais vão bater na definição de seita kkkkk)
"ai, entrei numa seita" a querida descrevendo uma igreja evangélica qualquer KKKKKKKKK
Olha, como evangélica, não mesmo kkkkk na real ela citou algumas denominações bem específicas que são muito criticadas dentro do meio
*Qualquer igreja de parede preta be like*
Oi Beta, amei o vídeo❤ Vc é sempre muito clara e respeitosa na forma de falar sobre outras religiões, gosto muito disso em você.
Eu sou católica, fui batizada, crismada e ainda sirvo na igreja. Só queria falar de um ponto do seu vídeo de adoração de imagens, nós católicos não adoramos às imagens, nós as usamos para representar algo maior (Deus) e direcionar nossos pensamentos e orações à ele.
Não sei se com todos é assim, mas na minha comunidade o padre sempre reitera que imagem não é para ser adorada e sim direcionar nossos pensamentos e orações a tal divindade😊
Beta meu amor a única coisa que você errou foi falar que “católico adora imagem “ nós não adoramos imagens. A Igreja Católica ensina que as imagens e estátuas são usadas como ajuda para a devoção e a meditação, não para adoração. A adoração é devida apenas a Deus. As imagens servem para lembrar os fiéis dos santos e dos eventos sagrados, e não são adoradas como se fossem divinas. A adoração de Deus é feita diretamente a Ele, enquanto as imagens são vistas como meios de expressar fé e devoção.
Exatamente, a igreja católica usa apenas para representatividade, como um quadro/foto faz as pessoas recordarem, além de ser uma homenagem bonita.
Beta, adoro suas análises, gostaria de deixar apenas uma observação: Não existe interpretação pela Igreja Católica sobre “adoração de imagens”, porque não adoramos imagens.
Podemos comparar imagens com porta-retratos e fotos de pessoas queridas (temos e mantemos com carinho, como uma lembrança). Ou seja, se seguir a lógica protestante que disseminou essa desinformação, caso uma pessoa tenha alguma foto de um familiar na casa, ela o está adorando.
Se você se prosta para imagem, acende vela para imagem já está adorando...
não é algo que ela errou, ela citou um exemplo de diferença e realmente é! se vc chegar pra um evangelico, e perguntar oq ele acha do catolico, lee vai dizer que catolico adora imagem. ela não afirmou isso.. só disse a diferença kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@@inteligente1896 Ok. Não concordo, porque vejo essas ações em outras religiões e instituições e não são com o intuito de “adorar”. Mas, mesmo se fosse, aí você me conta onde você encontrou que a Igreja Católica fala que é para se prostrar e acender vela para imagem? Eu nunca recebi essa orientação.
Porém, ainda, digamos, por exemplo, que você vê um católico se prostrando diante de uma cruz. Ele não está se prostrando para a imagem da cruz, mas, fazendo uma reverência ao que ela representa (o sacrifício de Jesus para a nossa salvação).
Quando você olha para a foto de alguém e sente saudade, você não está sentindo saudade da foto, mas, da pessoa que está nela. Ou seja, você sente saudade da pessoa que a foto representa. É a mesma coisa.
Cara eu já fui em casa de umbanda que era assim, não que todas são mas a que eu ia era assim, e eles me colocaram em grupo de desenvolvimento, grupo no WhatsApp, eu tinha que ir em toda gira, e eles tiravam dinheiro das pessoas com consultas pagas etc… e eu tinha saído da igreja evangélica exatamente por isso.. pra você ver que tem coisa errada em toda religião, o ser humano é muito falho mds…
Gente, como pode a Beta nunca errar nas análises... nós crianças crentes estamos em boas mãos 😅🙏🫰🫶
Sou kardecista, amo a umbanda e candomblé, já fui católica e evangélica... E o que me fez seguir o espiritismo foi a frase de Kardec: Não existe fé inabalável senão aquela que pode enfrentar face a face a razão em todas as épocas da humanidade!
É isso... Sem seita, sem receita... Fazer o bem, tentar evoluir e ter sempre a ciência como base, não achismos!
Eu não acredito que ela estava em uma seita, acho que ela estava em um lugar onde ela não se sentia bem , e onde ele não achava compatível com o que ela acredita
A seita da Regina George kkkk
A filha de uma amiga entrou em uma seita localizada no Estado de Minas Gerais.. não deixavam ela sair do espaço aonde eles se organizavam: moravam todos juntos, viviam trabalhando 24hrs e era forçado o uso de drogas.
Genta, como pode esse canal de so 157 mil seguidores? Conheci uma semana e chocada com a oratória e Sensatez da Beta.
Analise muito bem colocada, eu sou cristã, meu avo era pastor de igreja, eu nasci e fui ceiada na igreja, quando ceesci e sai da igreja na qual meu avo era pastor e fui pra outras comecei a ver todos estes pontos, em umas igrejas mais em outras menos, como eu sou uma questionadora nata, de tudo nao estava dando certo dentro das igrejas entao sai e uso a minha fé pra falar com Deus e é isso, se a pessoa fica questionando, nao quer seguir aquilo que é oregado, apenas saia, siga sua vida.
O espíritismo Kardecista tb n é de bater na casa de ninguém e nem tem coisas de regras ou proibições e etc. Amo demais
Vi muita gente falando que isso é comum em igreja evangélica, mas existe igreja católica assim também, minha mãe participa de uma comunidade que é desse jeitinho
Beta sou muito seu fã. Seus comentários e "pensamentos" (supostamente kkkk) são super necessários.
6:12 Exato! Todo mundo está vulnerável a entrar em seitas ou grupos equiparáveis, principalmente quando a pessoa se encontra em um momento complicado ou vulnerável. Esses momentos nem precisam ser tão “graves” quanto as pessoas imaginam, podem ser situações como uma mudança de endereço ou de emprego, uma fase de questionamentos espirituais, etc.
Beta inteligentíssima! Sou mórmon há 5 anos e vim parar aqui faz um tempo, pela sua inteligência e coerência! Você é maravilhosa!
Nossa eu aqui procurando nos comentários outra "mórmon" kkkk....
Sou membro da igreja a 12 anos e algo que aprendi é que você deve perguntar sobre tudo a Deus e ele de dará a resposta, como pessoas somos propensos a errar mas se nos centraliza em Cristo seremos guiados por Ele.😍
Eu sou cristã de berço, e pelo meu conhecimento, tanto de Bíblia quanto de igreja e do ambiente da igreja eu falo e afirmo com total certeza de que nenhuma, NENHUMA igreja mesmo vai te impedir de aprender sobre a Bíblia nem fazer de tudo pra evitar que você aprenda o que tem nela e principalmente não vai ditar as coisas sem embasamento BÍBLICO, muito pelo contrário, vão não só incentivar como vão colocar isso como algo necessário porque o mínimo que um cristão tem que conhecer é a palavra, então igrejas que fazem o contrário, que fazem de tudo para que você não conheça a palavra, é tudo e qualquer coisa menos cristianismo, é manipulação. Por isso que eu odeio quando muitas pessoas de fora da igreja, pessoas não evangélicas, que não tem experiência nenhuma com igreja e com o evangelho generalizam, se atribuindo a crente como se fosse um povo só, como se toda igreja fosse igual ou como se todo crente fosse igual, não fazem ideia do tanto de igreja diferente que tem como base a Bíblia que são diferentes em diversas coisas, como a pessoa do vídeo mesmo disse, na Bíblia realmente tem muitas coisas que são metáforas ou coisas que não são tão fáceis de qualquer pessoa entender, então acaba que muitas pessoas tem interpretações diferentes então, os "crentes" não são todos iguais porque hoje existem diversas igrejas com diferentes doutrinas e pensamentos, a única coisa em comum que temos é a crença em Deus, Jesus e na Bíblia, mas não fazem ideia de quantas diferenças temos, então generalizar além de ser muita falta de conhecimento é uma coisa bem burra, porque são muitas diferenças e em alguns casos, diferenças ENORMES.
Beta sempre muito coerente. Tem que fazer mais vídeos para as crianças crentes assistirem
Beta, adoroo seu sarcasmo mas ao mesmo tempo o seu jeito neutro. Seu vídeos são muito gostosos de assistir. Ja tem fã em Xangai hehe
No ônibus voltando da faculdade assistindo Beta enquanto tá trânsito. Obrigada pelo entretenimento🙌
Beta, na minha humilde opinião ela esta dando enfoque na manipulação que certas religiões fazem, através da propria interpretação da bíblia, da segregação e etc. Não quer dizer que certas coisas são comuns em muitas religiões, que está certo. Acho que temos que manter o senso crítico e questionar quando preciso.
E a sogra tava bem guerreando no espiritual com a pastora 👀😂
Beta, vc é muito inteligente, meu Deus do céu hahaha viciada demais nos teus reacts ❤
com todo respeito aos evangelicos pq eles nao gostam muito de serem chamados de seita, mas eu sempre achei que toda igreja evangelica eh uma seita cristã, cada uma com seus dogmas e tal e uma desconectada da outra e das religioes cristãs base, assim como as seitas funcionam. pelo que eu tinha entendido tem os catolicos, os protestantes, os adventistas e tem as seitas evangelicas brasileiras que fazem o que querem com a biblia. deixando claro q nao acho q seita seja algo ruim, eh so mais um jeito de se orgazinar religiosamente
Concordo
Mas é isso mesmo. Me incomoda esse discurso de “é interpretação de cada um”. Óbvio, você tem a liberdade de interpretar e crer no que você quiser, mas a partir do momento que a sua interpretação é antagônica a interpretação de determinada instituição religiosa, não cabe mais você usar a mesma denominação.
Se a querida acha que isso aí é seita, imagine se ela entrasse pras Testemunhas de Jeová...
Ou adventistas do sétimo dia
Mas concordo que os testemunhas de Jeová superam todos limites rsrs
A Beta foi meu achado de Agosto e vou seguir com ela ❤ divertida, respeitosa, inteligente, sagaz e ácida na medida
12:14 mas uma faculdade mesmo de teologia, uma séria, n vai abordar isso?? Vai trazer que o livro pode mudar de um pra outro, que interpretações mudam de uma religião pra outra, mudam no tempo etc… n é uma escola dominical e tal, qm realmente faz o curso em tese n aprende essa diferenca? A impressão q da de que ela viu coisa errada na igreja n me passou ser sobre “eles estão dando a interpretação errada pq só a minha é a certa” é muito mais uma coisa d n ter mta ética na posição d pregador ou algo do tipo
Exatamente isso! O bacharelado em teologia coloca a pessoa pra estudar a história, como chegou naquela interpretação, botam os caras pra aprender grego e hebraico pra poder consultar textos originais. Pelo menos o seminário Batista é assim.
20:27 obrigar uma pessoa a estudar apenas aquelas interpretações e conhecimento e uma forma de dominação psicológica. Fora o medo de sair e perder aquele círculo de "amizades", porque, lembre-se: águia só voa com águia. Bem provável q a convivência com outras pessoas de fora tenha sido, no mínimo, prejudicada.
Sinceramente, toda religião organizada me dá arrepio. Acho que a fé é um exercicio individual, e que religião tem a ver com comunidade e tem o potencial para manipular, oprimir, coagir, enfim.
Minha família é católica e no mundo cristão chamam de "seita" igrejas que não tem base dogmática, que não usam a bíblia (ou fazem uma interpretação muito fora dos limites do cristianismo) e que parecem ser um grupo parelelo aos demais. É uma forma pejorativa de se referir a esses grupos, como se não fossem uma religião "legitima". Acho que ela usou o termo mais nesse sentido, supostamente.
Há quem diga que igreja é só a católica, a metodista, a batista e a assembleia madureira. O resto seria seita. Acho muito desonesto e injusto sair chamando de seita qqr coisa que seja diferente da sua igreja.
@@jojoanninha pois é, concordo 100% e isso reverbera MUITO no Direito, porque têm decisões judiciais que não consideram algumas igrejas como "religião" e, por isso, não há isenção de impostos...
Exato. Achei que, por mais que ela tentasse, o pré conceito e ignorância em face da religião cristã, fez com que ela não escutasse o relato de mente aberta. Todos têm liberdade de acreditar no que quiser, mas se você se denomina como cristão existem sim fundamentos e preceitos que você deve seguir. Igual o Joao de Deus se denominando católico mesmo agindo e atuando de uma maneira repudiada pelo Vaticano (e olha que não estou nem falando dos crimes que ele cometeu).
Eu amo como a Beta consegue ser debochada, engraçada e sensata sem ofender nem ser desnecessária. ❤❤❤❤❤
Do ponto de vista de quem já foi de igreja evangélica tradicional, esse comportamento que ela descreveu é considerado seita mesmo. Provavelmente, ela veio de uma Batista, presbiteriano, cristã evangélica, etc, antes de ir para essa outra igreja.
Verdade, dentro da igreja o termo "seita" tem outra conotação né, tem mais a ver com igrejas que "deturpam" a bíblia e o cristianismo dito tradicional
A universal😂
@@catia6571 A universal não é tradicional.
isso pq uma igreja que não incentiva estudo bíblico e os louvores em excesso são pra q a "vibe" de benção e etc se mantenha sem ser questionada
Eu sendo da família pastoral imagino como minha família iria reagir a uma mulher Trans que não faz parte da religião, sendo tão sensata e correta a respeito das igrejas.
Olhe já passei por umas 5 religiosidades. Começa com ética e termina sem. E a lavagem cerebral sempre existe, supostamente veladamente.
Excelente posicionamento como sempre, Beta! Se nao for pedir muito, vc poderia indicar os livros que mencionou sobre estudos de estrutura de seita.
Beta, eu sou uma pessoa crente e a própria bíblia diz em efésios que qualquer líder em uma igreja está ali para aumentar a fé em Jesus Cristo e não em controlar a vida de cada um. Jesus falava contra falsos profetas e os próprios apóstolos no século 1 já combatiam falsos ensinos (a ponto de falar que se um anjo viesse do céu pregando outra coisa que não o evangelho, essa coisa deveria der rejeitada).
Uma seita não começa no nível João de Deus, começa em poucas coisas e vai dominando a vida das pessoas e se tornando cada vez mais absurdo.
.
Obs: concordo com a Beta que essa mulher deveria ter saído muito antes pq já tinha sinais evidentes, mas também vejo que, assim como relacionamento abusivo, há razões pra vc também permanecer naquele contexto e romper com isso é libertador, mas também é doloroso (talvez ela e o marido tenham perdido amigos no processo, ou são pessoas naturalmente mais passivas e por isso demoraram a sair).
Beta, você fez considerações maravilhosas! Muito sensata e imparcial. ❤
Não esqueço o dia que o noivo da minha prima terminou o relacionamento, pq foi pro monte e disse que o pastor revelou que a esposa dele seria loira... não negra como ela. Atualmente sou cética com relação a religião. Abraço
Nossa, beta... Vc é extremamente esclarecida! Neutra quando precisa - e sem ser desrespeitosa ou sem soar como quem está atacando. Eu admiro muito pq, cresci em igreja evangélica (infelizmente, pra mim) e vc seria algo de tanto preconceito! Isso só mostra como a gente dá o que a gente é, independente de crença
Super bem acolhida, muitos abraços.... Misericórdia já me perdi ali 😅😂
Esse vídeo pra mim foi a prova que a Beta nunca foi uma das vitimas das igrejas evangélicas. Sortuda, tenho inveja kkkk
Essa moça tá em frente à uma encruzilhada e não sabe se pega o caminho do ateísmo ou se vai pro caminho de abrir a própria igreja.
Vamos ajudá- la pousar essa nave!😅😅
Você disse tudo. Kkk
Só espero que ela não abra uma igreja 😂
28:50 seita costuma envolver mto a sexualidade. E os membros têm receio d negar, serem excluídos e perderem a salvação.
Na minha familia parte é católica e parte é kardecista. O kardecismo é a vertente cristã que é quase a ovelha negra, junto com o quakerismo, né, quem conhece sabe que no kardecismo você é ensinado a acreditar na ciência e ensinado a questionar TUDO e buscar as respostas. Dito isso, eu não entendo COMO DIABOS a minha mãe, que segue o kardecismo há quase 30 anos, CONSEGUIU SE METER EM UMA SEITA.
Ela foi numa aula que disseram ser de teosofia budista, depois da terceira aula mais ou menos ela voltou pra casa falando umas coisas estranhas e eu fui pesquisar sobre a instituição. Descobri que era um culto e eles usam essas "aulas" pra converter e recrutar as pessoas, e que eles são banidos ou estão quase sendo banidos em alguns países. Nenhuma religião está salva de ser usada de forma errada e nenhuma pessoa está salva de ser recrutada gente, tomem cuidado.
Qual seita é essa (supostamente) pra gente ficar ligada...
Beta, você tem toda a minha admiração.
Que colocações certas.
Enfim, você é muito inteligente
Parabéns por seus posicionamentos
Mano, eu amo essas gravações.. eu ando usando o "supostamente" direto kkkkkk
Beta, por isso que te amo. Já dizia Jiddu Krishnamurti que a religião, na verdade, é um clube de pessoas com medo. Nada que nasce entorno do medo pode dar certo. 8:01
o problema é a pessoa perder a autonomia e p´ra toda e qq decisao ir ficar pedindo ajuda
32:20 essa foi a mesma sensação que eu tive onde eu tava. A gente quer ate sair, mas fica com aquele medo e insegurança
Recomendo o canal do Daniel Gontijo, que fala sobre seitas e suas características.
Beta, não consigo parar de te ouvir, tô com vc minhas férias inteiras! Vc é inteligente e educada demais!❤
se parar pra pensar na definição de seita, meio que toda religião pode ser uma
Beta, eu me surpreendo constantemente com o conhecimento que você tem sobre diversos assuntos. A sua capacidade de articulação e a forma como você tem cuidado na hora de julgar informações tornam seus vídeos muito agradáveis. Como é bom ver uma mulher pensar e falar! ❤
A Bíblia protestante é a mesma da católica mas com uma diferença, a Bíblia católica tem mais livros.
23:58 NOSSA! Essa é uma característica importantíssima: os membros são incentivados a "denunciar" outros membros que saem da situação de controle. Eles são os olhos (Contos de Haia) dos pastores qdo eles n podem ver.
Eu reagindo ao vídeo pelos comentários.
Novamente, assistam no Física e Afins. Ela n falava mal d religião, mas entrevistava muitas pessoas q saíram d seitas e analisava outras. Foi ela quem denunciou a Kat Torres pela primeira vez.
Gente…vamos almoçar?
Acabei de almoçar, obrigada!😊
conheci o canal a pouco tempo e tô muito encantada com a Beta. é engraçada e sensata ao mesmo tempo. muito diva
to no início do vídeo ainda, mas já vou indicar (de novo kkkk) uma série mt boa sobre seita que é wil wild country, sério Beta acho q vc vai gostar bastante, é um documentário bem completo
Up
Quero ver
já vi 4 vezes
Tem uma que é sobre os mormons fundamentalistas, acho que chama Rezar e obedecer
@@betaboechat nossa é mt boa… ai Beta ia adorar ver vc comentando sobre casos assim
@@PinkRosa61 onde eu assisto?
Eu entendi esse ponto dela sobre fazer teologia trazer luz a ela, e que na igreja geralmente nao se le a bíblia, se estuda fragmentos de versículos mas a biblia como um todo e ignorada e em algumas igrejas desencorajam um estudo profundo
Eu sou ex evangélica da assembleia de Deus, a gente nunca bateu na porta de ninguém pra pregar. Isso coisa de testemunha de Jeová e dos mórmons.
Eu sou ex Testemunha de Jeová, bati em muita porta até os 16 kkk hoje com 27 quando eles batem na minha eu finjo demência
Verdade,eles pregam na rua sim, entregando aqueles papéis com a palavra
Mas não batem na porta,só abordam quem tá na rua.
@@mah6287 testemunhas de Jeová batem na porta
Imaginando um fanático assistindo esse video da Beta e surtando por causa do entendimento dela e abordagem com sabedoria sobre o assunto
tô na metade e até agora não vi nada de seita kkk só vi ela discordando da forma que praticam a religiao. vamo ver até o final
eita o pastor assediador mds
Cheguei no seu canal agora, e acho que você é uma das pessoas mais coerentes da Internet.
Parabéns 🎉🎉
Criança católica pode ver beta?😂minhas filhas te adoram❤
Mulher, já tô aqui batendo palmas para você novamente, muito coerente suas colocações! Adorei seu ponto de vista
Eu Amo fofoca de seita 😂 , porém eu sou daquelas pessoas que toda vez que alguém fala vamos ali conhecer eu já penso Vô NADA!!😂😂😂😂
Eu entendo que ela não se identificou com a igreja, porque bate com a interpretação prévia que ela tinha da Bíblia. Porém, o maior red flag de uma seita é: isolamento. Concordo com a ideia da Beta sobre isso. Tem um documentário na Netflix sobre isso que não deixa margem de dúvidas (Pray&Obey), além de casos populares como da NXIVM.
Já Hypei as três vzs 😅
Seita? Sou obcecada por essas histórias 🙋🏻♀️
Eu tbm. Fui no automático e o UA-cam não deixou kkk
@@julianamarinho2588 Só tem 3 vzs pra Hypar 🥹
Se vcs gostam do assunto seita olhem o canal do Daniel Gontijo, o testemunho cético é muito bom!
Só consegui hypar 1x, nunca mais consegui! Como que faz pra hypar mais vezes?
@@biancasilvasantos8394 são 3 vzs por semana ,eu usei os 3 todos aqui na Beta