Muito bom o vídeo comparativo, já a um tempo pesquiso sobre Álcohol stove, já fiz vários modelos, ultimamente desenvolvi um para usar exclusivamente na minha cafeteira italiana, onde precisei usar o sistema de Chameney Álcohol stove, que produz uma chama q concentra o calor , impedido de queimar o cabo da cafeteira Parabéns pelo vídeo
Olá, Adilson. Muito agradecido pelo comentário e pelo compartilhamento das experiências. Espero sinceramente que meus vídeos possam acrescentar. Sucesso para tí! Grande abraço!
Fiz um mini "cat stove" para cafeteira tipo Moka 4 xicaras usando uma tampa de garrafa de whisky, tem duas linhas espaçadas entre si em 5mm de 8 furos de ~ 2 mm a uns 5 mm da borda, a linha debaixo tem o furo na metade do espaço da linha de cima. . . . . . . . . . . . Pega uns 15mm de álcool, suficiente para passar o café.
Obrigado por mostrar as comparações. Sem dúvida vou fazer os três . E todos são caseiros e baratos e o mais importante práticos . Bastando ter o álcool que é um combustível de fácil acesso.
Olá, Joao Ricardo. Grato pelo comentário. Muito boa iniciativa. Desejo sucesso nas suas construções. Depois, se quiser, compatilhe suas impressões e alguma dificuldade que porventura tiver. Teremos mais testes, para auxiliar na escolha do mais eficiente. Grande abraço!
Olá, Romilson. Grato pelo comentário. Realmente, é um teste que pode ser feito, entre vários outros. Cada variação pode mudar a duração, a intensidade e a altura da chama, por exemplo, dependendo de qual resultado se espera obter. Grande abraço!
Pode colocar manta de fibra de carbono enrolada no tubo central - nesse caso faça o pavio externo do mesmo material, é resistente ao calor e vai evitar que se o fogareiro tombar o álcool espalhe, mas é material caro e difícil de encontrar para comprar por aqui. O custo não compensa o beneficio.
Top. eu fiz dois parecido que uso no meu rechald. O importande de diz é que tempo de duracao da chama nao significa que seja melhor que o outro. Pois um dos meu dura mais do que o outro. Porem o que dura menos produz mais calor que o outro.
Olá, Juliano. Grato pelo comentário. Realmente, precisa ver o equilíbrio. Se tiver chama muito forte, ou muito fraca, pode não servir à necessidade. Grande abraço!
Tenho um Penny Stove, uso ele com auxílio de um fogareiro a lenha que já tem um suporte, servindo como corta vento e lugar seguro pra iniciar a combustão.
Olá, Jailson. Fico contente que gostou. Tomara tenha lhe acrescentado. Nos demais vídeos, eu detalho (dizem que até demais rsrsrs) a construção de cada modelo. Um grande abraço!
Olá, Angelina. Na sequência dos vídeos do canal eu mostro com detalhes a construção de cada tipo de fogareiro que foi exibido aqui. Por gentileza, peço que dê uma olhada. Grato pelo comentário. Grande abraço!
O fogareiros de latinha tipo "camera de combustão" é adaptação do Trangia B25 (lançado em 1951). O detalhe é que no Trangia tem um pavio de algodão, em volta da parte interna da do tubo interno. Esse pavio ajuda na vaporização do álcool. Imagine uma "joelheira" vestida neste tubo, nos que monto coloco esse pavio, feito com pano de chão - bem absorvente. Os hobbyistas Japoneses colocam "Bombril" dentro desta camera, que faz o mesmo efeito, mas aqui o Bombril vai enferrujar devido a porcentagem de água no álcool. Pode usar tecido de fibra de vidro, de fibra de carbono, de cerâmica - mas são materiais caros e difíceis de comprar por aqui, não se justificam.
Olá, Manoel. Agradeço sua participação Nos vídeos seguintes eu mostro como fazer cada um deles; caso tenha alguma dúvida, não deixe de consultar o conteúdo do canal. Grande abraço!
A própria lata que está embaixo do Stove poderia servir de apoio para uma panela, você poderia fazer um buraco nela no mesmo diâmetro do fogareiro e encaixar ele rebaixando até o nível da lata, assim você teria uma base de diâmetro maior. Dentro da lata você poderia colocar um limitador para p Stove não cair.
Perfeito, Ismar Neuber! A chave é a adaptação, o improviso seguro e construções práticas, seguras e funcionais. Eu construí alguns suportes para atender às minhas necessidades, mas sua sugestão é muito pertinente e possível de se fazer. Excelente comentário! Grande abraço!
@@user-Galahard-HW Sim, veja os vídeos seguintes do canal. Neles eu explico bem detalhadamente como fazer cada modelo. Grato pela participação. Grande abraço!
Olá. Gordinho sem frescura Ciclismo na veia. Estou na região metropolitana de SP. Se houver procura, posso pensar em venda, mas, após os testes, penso em fazer um sorteio e cobrar apenas o custo do frete.
Olá, D.Wolverine. Grato pelo comentário. Está no meu planejamento postar um vídeo (sugestão) de como fazer um suporte para os fogareiros. Tenho um, feito com chapas de ferro galvanizado e parafusos. Em breve mostrarei como fiz. Grande abraço!
Olá, D. Wolverine. Sobre o suporte, acabei de postar um vídeo sobre um modelo, como sugestão, que eu construí e farei mais testes com fogareiros com ele, além de usá-lo em casa, para aquecer água e cozinhar também. Grande abraço!
Olá, Criando Asas. Uso o etanol, o álcool "de posto de combustível " a graduação é entre 96 a 98 gl. O álcool comprado em mercado, geralmente está entre 46gl e 70gl, o que resulta em uma menor eficiência. Caso tenha acesso a metanol, a queima seria ainda mais eficiente. Mas nesse caso, os cuidados com a segurança devem ser redobrados, pois metanol tem uma chama "invisível ". Grato pelo comentário. Grande abraço!
Olá, Invenções&curiosidades. Grato pelo comentário. Esse é um procedimento que não tenho segurança em fazer por enquanto. Já tive perguntas nesse sentido, anteriormente, e está na minha lista para testes no futuro. Certamente, problemas de autonomia seriam solucionados, mas tem de ser feito com cuidado e materiais adequados, pois o que garante a queima do álcool, de maneira geral, é o "vapor" produzido nas diversas construções dos fogareiros. Por exemplo, não sei se uma mangueira de silicone, borracha ou plástico, para alimentar o fundo do fogareiro, aguentaria o calor gerado; nesse caso, talvez um tubo de alumínio pudesse suprir. Assim que eu esgotar o assunto dos testes de fogareiro, vou fazer uma pesquisa e buscarei uma implementação segura e, claro, compartilharei por aqui. Um grande abraço!
O penny stove durou em torno de 1 minuto há mais que os outros, e se fazer os furro mais fino, ou menos furo será que dura mais tempo ? Gostei muito da idéia.
Olá, Claudio. A graça está em fazer os experimentos. Mudar um pouquinho em cada um vai surtir efeito. Vai influenciar na duração da chama, mas pode demorar mais para aquecer o conteúdo da panela. Vai depender da necessidade e das ferramentas à disposição, também. Há muitas possibilidades de variações em cada modelo apresentado. Grande abraço!
Olá, Diogo. Grato pelo comentário. Até seria possível, mas não recomendo, pois pode ficar mais inseguro. Eu prefiro fazer um modelo com maior capacidade de etanol ao invés de um reservatório. Além disso, traz mais complexidade ao fogareiro, mais ainda se for utilizado em acampamento, pois são itens adicionais para se montar. Grande abraço!
Vou acrescentar que nos dois últimos a panela não pode ser colocada direto em cima dele, precisa de suporte. Sendo assim, já pode começar o cozimento no pré aquecimento.
Parabéns pelo vídeo, muito didático! Estou tentado a fazer o penny stove. Uma dúvida: para os 3 modelos a panela é colocada diretamente em cima do fogareiro? Ou é ideal seria colocar a panela sobre um suporte pra ficar mais alta?
Olá, Luke. Grato pelo comentário. Dos três modelos, o único que a panela pode ser colocada diretamente sobre o fogareiro é "o melhor fogareiro do mundo" ou "fancy feast stove" como é conhecido lá fora. Para os demais ("câmara de combustão" ou mesmo o seu penny stove), algum tipo de suporte precisa ser feito, pois senão "abafa" a chama. Espero ter respondido, mas fico à disposição para esclarecer caso contrário. Um grande abraço!
Olá, José Carlos. Grato pelo comentário. Para o nosso tipo de combustível, etanol (álcool de posto), um amigo recomendou e eu apliquei, deu certo, a altura ideal entre a boca do fogareiro e o fundo da panela deve ser menor que 20mm ( 2cm); se possível, de 15mm (1,5cm) para menos, para não deixar muito queimado o fundo dessa panela. Mas não recomendo ser muito menos que isso, pois pode atrapalhar a queima (apagar o fogo). Lá fora, utilizam metanol. Com o metanol, parece, queima mais eficiente e não escurece o fundo da panela. Espero ter respondido; se ainda ficou dúvidas, me diga, que tento esclarecer. Grande abraço!
@@ohobista Fico muito grato, pela rápida resposta e atenção. O vídeo ensinando a fazer o suporte, ficou show de bola, nota mil. Ganhou mais inscrito. Obrigado.
Olá, Luzia. Sim, pode ser feito com menos furos (eu já vi com oito) e também funciona. Pode ser que demore um pouco mais a aquecer, mas, dependendo do uso, pode até ser bom. Como um exemplo, eu uso, às vezes, fogareiro para aquecer uma forma de alumínio com arroz, para secagem e armazenamento em garrafas PET e uma chama muito forte nem sempre ajuda, pois pode queimar o arroz. É apenas um exemplo, para ilustrar, que nem sempre uma chama mais forte é melhor. Mas vale a tentativa, com menos furos, sim. Grato pelo comentário. Grande abraço!
Olá, Doug. Talvez existam modelos prontos em titânio, só não sei dizer o preço. A proposta é fazermos os nossos. No canal tenho alguns vídeos ensinando a fazer cada um dos modelos. Mas, se preferir comprar, sugiro buscar em lojas de sobrevivencialismo, como a crosster, por exemplo. Os modelos aqui feitos e testados, são todos em alumínio ou aço. Não testei nenhum de titânio, ainda.
@@josiasmdas5847 Sim, essa quantidade foi apenas para demonstração. O limite é próximo da capacidade total do fogareiro. Desculpe a demora na resposta. Agradeço a participação. Grande abraço!
7:00 - O "melhor do mundo" esta queimando muito quente, por isso essa chama muito alta, que por isso entra em contado com o ar e esfria ficando amarelada, e causa muita borra (picumã - soot) no fundo da panela. Outra coisa que aprendi na prática, usando etanol de posto, a altura da panela sobre a chama não pode ser mais de 15mm, acima disso causa borra preta (picumã) no fundo da panela. Diferente dos dos gringos, que por usarem metanol (5 vezes mais caro aqui) nos fogareiros, consideram a altura ideal sendo 20 a 32 mm. O Hiram Cook recomendava 25mm para o "Fancy Feast" (o "melhor do mundo).
Sim. Isso é ajustável pela altura da parte interna. A chama pode ser mais alta ou mais baixa com esse ajuste. Convém fazer um teste para um ajuste que seja mais adequado. Mas todos eles deixam preto o fundo das panelas. Agradeço as considerações, Sokol10. Observarei as informações em algumas construções no futuro; certamente ajudarão na eficiencia desse utensílio. Grande abraço!
Boa noite! Tenho 2 desse ultimo modelo, eu mesmo fiz para campings que realizo. Porém, uma vez fui reabastecer com o própia garrafinha de alccol e ocorreu um acidade, nada de mais, mas poderia ter sido pior. Assim que houve aquele barulho quando apaga, reabasteci. Queria saber, se existe alguma forma de reabastecer sem ocorrer acidentes, sendo que mesmo que apagado, a lata esta na temperatura bem alta, podendo ocorrer acidentes como aconteceu comigo. Acredito que tenho que resfriar a lata e só assim, fazer o reabastecimento.
Olá, Leandro. Agradeço o comentário e por ter compartilhado sua experiência, felizmente de menor gravidade, ainda que desagradável. Realmente, devemos esperar o fogareiro esfriar totalmente, para reabastecimento, como uma medida de segurança, pois o álcool entra em ebulição a uma temperatura relativamente baixa e se o fogareiro estiver nessa temperatura, podem ocorrer acidentes. Não vi, ainda, nenhuma forma de reabastecer ou de ter um reservatório de combustível, integrado ao fogareiro, fácil de se fazer e suficientemente seguro. O que eu sugeriria é o uso de dois fogareiros semelhantes; ao esgotar o combustível de um, passar para outro, para ter continuidade no aquecimento. Mas, claro, os dois fogareiros deverão estar a uma distância segura um do outro. Espero ter ajudado de alguma forma. Um grande abraço!
Grato pelo comentário, Tucson. Sim, são muitas as variáveis. Eu apenas enfatizei as características, mas encorajo fortemente quem desejar construir e testar cada um deles. Por isso eu coloquei inúmeros detalhes nas construções. Forte abraço!
Melhor do mundo é imbatível na prática com uma panela por cima, mas só usando o combustível para queima, como mostrado e sem uma panela em cima ele claro que vai consumir mais rápido.
Olá, Vitor Vasconcelos. Agradeço o comentário. Estou produzindo testes mais elaborados, nos quais a chaleira ou os demais recipientes para teste ficarão até o final da queima. Em breve. Grande abraço!
Olá, Gordinho sem frescura Ciclismo na veia. Graças a vocês, que se inscreveram e que participam, o canal cresceu além das minhas expectativas. Eu penso em utilizar um canal no Telegram e criar um e-mail para que possamos interagir mais e para que possamos trocar informações. Postarei, em breve, os canais para essa finalidade. Assim teria uma forma de, também, poder enviar algumas amostras do trabalho. Peço que continuem acompanhando o canal, que prometo trazer surpresas em breve. Grande abraço!
Olá Audio Mix. Grato pela pergunta. Em alguns testes que fiz, dependendo do modelo, para cada 30ml de etanol, a duração pode ser algo em torno de 22 minutos. Tenho modelos que têm capacidade de mais de 150ml. Na teoria, nesse caso, poderíamos ter duração de duas horas ou até um pouco mais. Mas tem alguns parâmetros que precisamos observar: nem sempre o fogareiro que dura mais tempo é o mais eficiente, porque pode fornecer uma chama mais "fraca" e não ferver água, por exemplo, pelo tempo mínimo de 5 minutos. Outros fogareiros, que produzem chamas mais fortes, podem esgotar o combustível mais rapidamente e também não conseguir ferver água ou não cozinhar adequadamente os alimentos em um acampamento, por exemplo.O fogareiro mais eficiente até o momento, o que está no vídeo 33, conseguiu aliar alta capacidade e eficiência. Estou planejando fazer um vídeo reunindo as perguntas sobre o assunto e talvez fazer mais alguns estudos para auxiliar os interessados. Por isso, todas as perguntas são bem vindas e vou tomando notas, para fazer um vídeo bem explicativo e que possa auxiliar ainda mais. Grande abraço!
@@ohobista amigo desde já obrigado pela dedicação em passar pra todos esse conhecimento de sobrevivência, Deus te abençoe mais e mais fico feliz com sua atenção aos internautas e seus seguidores do cabal.
Esse fogareiro o senhor está testando com 10 ml até quantos ml ele pode pegar para mim ter ideia de quanto tempo o fogo fica aceso o senhor poderia informar por favor Obrigado
Oi meu amigo obrigado pela atenção o senhor é muito gentil eu vou averiguar aqui e ver o que eu posso conseguir qualquer dúvida eu volto a falar com o senhor fica com Deus um abração à família tudo de bom
Dependendo muito das condições, por exemplo, o tipo de álcool, quantidade e diâmetro dos furos, se ele é de diâmetro maior ou menor, temperatura, altitude e umidade do local, na média, a duração fica em torno de 15min para cada 10ml de etanol (álcool de posto), com 8 a 10 minutos para a água (cerca de 150 a 200ml) atingir a fervura. Nos testes mais recentes, eu usei 30ml de etanol e teve duração de mais de 20 minutos, para um outro modelo. Alguns detalhes podem aumentar ou diminuir o tempo de duração, com mais demora para ferver água, por exemplo. Mas essa é uma média aproximada. Grande abraço!
Pois não, senhor William. Caso o senhor possa, recomendo assistir aoa vídeos do canal, pois eu passo muitos detalhes, que podem inspirar algumas ideias de construção e de melhoria dos fogareiros. Agradeço pelas palavras e pelos comentários. Que Deus nos abençoe a todos e que tenhamos a sabedoria e a força necessárias para vencermos os desafios. Grande abraço!
Observação; A queima do combustível sem a panela dura menos por conta do oxigénio entrando no meio. Se fizer o teste com ele tampado com certeza dura mais
Olá, Weiquimar. Grato pelo comentário. Nos vídeos seguintes, que mostro como eu construí cada um deles e fiz uma análise mais detalhada no "fancy feast", ou "o melhor fogareiro do mundo", isso fica mais evidenciado. Não fiz neste vídeo porque senão ficaria muito longa a duração. Foi mais uma "visão geral" mesmo. Grande abraço!
Bom dia senhor é muito interessante seu fogareiro eu tô começando a estudar sobre queijos mas eu já tenho 70 anos eu não quero ser um Industrial não tem um pique mais para isso no momento eu estou até acamado mas eu vou fazer com um balde de 20 l de alumínio eu vou usar esse esse leite pasteurizado de saquinho que ele vem gelado e eu preciso levantar essa temperatura até 35/36 graus eu não sei mas eu acho que eu precisaria do fogareiro pelo menos de que me desse aí os 300 ml de combustível você não acha por favor me ajuda não tô podendo comprar o fogão que eu quero fazer de vez em quando é aqui para minha casa mesmo eu tinha uma empresa 30 anos na academia acabou tudo é só para alimentar a cabeça e eu também sou mineiro eu gosto de queijo eu tô falando naquele Montes Claros norte de Minas Minas Gerais Bom dia foi um prazer falar com você eu desejo de felicidade eu sou sua família que Deus te abençoe eu aguardo uma resposta
Bom dia, Senhor William. Desejo sua pronta recuperação e que o senhor possa por seus projetos em prática em breve. Eu creio que o modelo de fogareiro que poderia atender a essa necessidade seria o que alguns chamam de " o melhor fogareiro do mundo ", pois no meu vídeo mais recente, que foi o fogareiro "vencedor" da disputa, foi o que durou mais e tem maior capacidade; em vídeos anteriores, eu mostro com detalhes como fazer o modelo e esse do vídeo mais recente deve ter mais de 300ml de capacidade de álcool, mas o controle da temperatura é difícil nesses fogareiros caseiros. O uso deles seria mais para ferver água, para esterilizar, ou cozinhar, em local onde não há gás encanado ou lenha disponível. Mas peço que dê uma olhada nos vídeos, estão em sequência e pode dar uma ideia da aplicação. Eu explico como cada modelo de fogareiro foi feito e faço o teste em cada um. Se restarem dúvidas, pode contar com meu apoio; tentarei explicar o que eu souber e no que eu puder auxiliar. Muita saúde ao senhor, parabéns pela iniciativa de planejar e fazer. Muita saúde. Um grande abraço!
Eu estou te chamando de senhor porque eu não sei o seu nome o senhor faz esses fogareiro para vender ou é a título de colaborar com as pessoas Esse fogareiro é feito com uma lata de refrigerante poderia ser um outro tipo de lata um pouco maior que desce aí uma hora duas horas de Fogo eu até acho que o refrigerante é possível dar isso é que eu tenho que aquecer 20 litros de leite até 38 graus depois fazer um cozimento até 72 74 graus e você não pode estar colocando fogo toda hora então eu queria saber se é a partir de um refrigerante que se faz por favor me dá uma luz Obrigado
Bom dia, senhor William. Esse fogareiro é feito com latas de alumínio, refrigerante ou cerveja, o que eu tiver mais à mão. Não comercializo, pois minha intenção é a de tentar ajudar, explicando sobre algumas coisas que aprendi, compartilhando conhecimento e tentando dar algumas idéias para reciclar e para criar. Fiz modelos, em outros vídeos, a partir de latas de doce e de leite condensado, uma cabendo dentro da outra e fazendo alguns furos para passar o álcool. Esse foi o fogareiro utilizado no vídeo mais recente que postei. Alguns modelos de fogareiro vão precisar de um suporte, como eu mostrei em alguns vídeos que expliquei o funcionamento. No caso em específico que o senhor descreveu, seria necessário alguns testes, diminuindo ou aumentando o número e o diâmetro dos furos, colocar uma chapa de metal entre o fogareiro e o que se deseja aquecer, entre outras modificações que poderiam ser tentadas. Estou à disposição para colaborar como eu melhor puder servir. Se houver dúvidas, por gentileza, pode perguntar que, se eu souber, esclareço com satisfação. Umngrande abraço!
Esse tipo de fogareiro não é ideal para o seu uso, porque o custo do consumo de álcool ficara mais caro do que usar gas GLP ou eletricidade. O fogareiro de latinha atente bem a necessidade especifica de trekkers, bikers... que precisam minimizar o peso transportado. É leve e tem capacidade de ferver ~1/2 litro de agua para uma bebida quente (café, chá...), ou reidratar uma comida liofilizada. Coisas simples. Não é boa opção para cozinhar feijão, embora possa ter maior capacidade para tal função.
Olá, Ismar Neuber. Existem construções que usam um tipo de reserva, uma ligação com um reservatório externo, que pode prover o combustível por mais tempo. Ainda não testei nada nesse sentido, mas eu uso uma previsão de quanto tempo eu preciso e, dependendo do modelo, tenho como estimar quanto de álcool vou utilizar. Alternativamente, pode-se deixar outro fogareiro de prontidão, a uma distância segura, que seria aceso após o anterior apagar. Mas, em hipótese alguma, deve-se reabastecer o mesmo fogareiro antes que ele esfrie completamente. Espero ter ajudado a esclarecer. Grato pela pergunta. Um grande abraço!
Olá, PortugueseMartialArtist. Não derrete, pois a temperatura de fusão do alumínio é bem mais alta que a temperatura que a chama fornece. Já fiz testes por quase uma hora com os três modelos principais e os fogareiros ficaram intactos. Grato pelo comentário. Grande abraço!
@@TheDiogoLee Nesse caso é experimentação. Geralmente, para cada 30ml temos entre 15 a 20min de chama. Mas os fogareiros a álcool não são necessariamente destinados para uso intensivo, seria mais para uma emergência, em locais afastados, em acampamentos, etc, pois o gás de cozinha acaba sendo mais prático e mais econômico, mesmo nos preços atuais, se estivermos em casa oubem um local onde tenha essa estrutura. Recomendo levar em consideração esses detalhes. Grande abraço!
@@ohobista obrigado irmão. Eu penso acampar e cozinhar na rua, daí as minhas questões . Eu acho que prefiro fogao a lenha, creio que rende mais fogo e é bastante facil encontrar aqui madeiras no meu país.
Olá, Gordinho sem frescura Ciclismo na veia. Eu ainda não tenho um valor, mas para fazer é muito barato. Eu preciso terminar essa sequência de vídeos para poder calcular um preço para venda, mas ainda não produzo em escala. Grande abraço e desculpe a demora na resposta.
Olá Jorge. Grato pelo comentário. Não. Não é recomendável. Os resíduos da queima são mais tóxicos do que os liberados pelo etanol. É muito perigoso. Peço que jamais use gasolina nos fogareiros. Grande abraço!
Olá, Josué. Eu uso o etanol, que é usado nos carros. Você encontra nos postos de gasolina. Caso você tenha acesso a metanol, segundo vídeos em inglês, que eu pesquisei, é o que a maioria usa. Álcool 70 ou abaixo, 46, por exemplo, têm uma boa porcentagem de água. Vai funcionar, mas não terá a mesma eficiência.
Olá, Luisa L. eu precisaria saber mais detalhes. Por exemplo, você construiu da mesma maneira que eu passei nos vídeos, ou fez alguma adaptação? Qual tipo de álcool você utilizou? Você tentou acender uma chama auxiliar, pela parte de fora do fogareiro? O que puder passar de detalhes, para que eu possa tentar ajudar, eu agradeço. Se puder assistir ao vídeo que detalha a construção do penny stove, talvez poderá sanar algumas dúvidas: ua-cam.com/video/SGLrUR_xu5Q/v-deo.html. Mas se persistirem dúvidas, pode comentar que procurarei auxiliar. Grande abraço!
O "melhor fogareiro do mundo" (Fancy Feast - Fancee Feest dos gringos) gasta o álcool muito rápido, e além disso não permite recuperar o álcool que sobra, que fica embebido no pavio e ao evaporar deixa água (~5% no etanol). Eu faço este modelo sem pavio absorvente (papel, pano, fibra de vidro, de carbono...) mas com parede de capilaridade em "S", funciona do mesmo jeito e permite recuperar o álcool.
Sim, nesta construção tem essas questões da chama muito forte e de não recuperar o álcool. A graça está na busca pelo modelo que atende melhor e que seja relativamente fácil de se fazer. Por outro lado, não precisa de suporte externo e pode ser feito com latas maiores, o que faria durar mais tempo a queima, talvez até cozinhando feijão em panela de pressão. Para os entusiastas, não tem limites de variações e de soluções criativas no assunto. Agradeço as considerações, Sokol10. Abraço!
Vídeo de qualidade e metodologia excelentes, parabéns!
@@JoaoVictor-bw7js Muito agradecido pelo comentário. Espero que tenha sido útil. Um grande abraço!
Muito bom o vídeo comparativo, já a um tempo pesquiso sobre Álcohol stove, já fiz vários modelos, ultimamente desenvolvi um para usar exclusivamente na minha cafeteira italiana, onde precisei usar o sistema de Chameney Álcohol stove, que produz uma chama q concentra o calor , impedido de queimar o cabo da cafeteira
Parabéns pelo vídeo
Olá, Adilson. Muito agradecido pelo comentário e pelo compartilhamento das experiências. Espero sinceramente que meus vídeos possam acrescentar. Sucesso para tí! Grande abraço!
Fiz um mini "cat stove" para cafeteira tipo Moka 4 xicaras usando uma tampa de garrafa de whisky, tem duas linhas espaçadas entre si em 5mm de 8 furos de ~ 2 mm a uns 5 mm da borda, a linha debaixo tem o furo na metade do espaço da linha de cima.
. . . . . .
. . . . .
Pega uns 15mm de álcool, suficiente para passar o café.
Parabéns muito bom Gratidão
@@rosevicente1938 Desculpe a demora na resposta. Agradeço o comentário e espero seja de alguma ajuda. Um grande abraço.
Parabéns pela ótima apresentação. Palmas 👏👏👏👏👏
Olá, Bilikaful. Muito agradecido pelo retorno. É uma grande satisfação, para mim, tentar contribuir. Grande abraço!
Essa mostra pra mim foi melhor de todas as outras que eu assisti
Olá, Edson! Muito agradecido pelo retorno e pelas considerações. Grande abraço!
Concordo plenamente 🔥🔥🔥
Obrigado por mostrar as comparações. Sem dúvida vou fazer os três . E todos são caseiros e baratos e o mais importante práticos . Bastando ter o álcool que é um combustível de fácil acesso.
Olá, Joao Ricardo. Grato pelo comentário. Muito boa iniciativa. Desejo sucesso nas suas construções. Depois, se quiser, compatilhe suas impressões e alguma dificuldade que porventura tiver. Teremos mais testes, para auxiliar na escolha do mais eficiente. Grande abraço!
Trocar conhecimento é tudo.
Perfeito. Exatamente isso!
Prbns ....Valeu tudo certo..ok Boa Noite...Saúde, Paz e Luz..
Muito agradecido, Angelina. Saúde, Paz e Luz a você e família!
Todos são bons meus parabéns 👏👏👏
Fico contente que tenha gostado e estou agradecido pelo retorno. Grande abraço!
Ótima diga Parabéns gosto muito de fogareiro Parabéns 👍
Obrigado, Aparecido. Grande abraço!
Este é mesmo o. Melhor Fogareiro mesmo já tem um iquau E Muito fasio de Fazer
Muito bom, Aparecido! É realmente fácil e prático. Abraço!
Parabéns!!! Muito bem explicado. Gostei!!
Muito agradecido, Marcelo. Fico contente que tenha gostado. Grande abraço!
Top de linha.
O primeiro eu colocaria algo pra limitar a camara central, no centro, me parece viavel o teste
Olá, Romilson. Grato pelo comentário. Realmente, é um teste que pode ser feito, entre vários outros. Cada variação pode mudar a duração, a intensidade e a altura da chama, por exemplo, dependendo de qual resultado se espera obter. Grande abraço!
@@ohobista 👏
Pode colocar manta de fibra de carbono enrolada no tubo central - nesse caso faça o pavio externo do mesmo material, é resistente ao calor e vai evitar que se o fogareiro tombar o álcool espalhe, mas é material caro e difícil de encontrar para comprar por aqui. O custo não compensa o beneficio.
Muito bom
Agradeço, Dicas Tip! Grande abraço!
Top. eu fiz dois parecido que uso no meu rechald.
O importande de diz é que tempo de duracao da chama nao significa que seja melhor que o outro. Pois um dos meu dura mais do que o outro. Porem o que dura menos produz mais calor que o outro.
Olá, Juliano. Grato pelo comentário. Realmente, precisa ver o equilíbrio. Se tiver chama muito forte, ou muito fraca, pode não servir à necessidade. Grande abraço!
Tenho um Penny Stove, uso ele com auxílio de um fogareiro a lenha que já tem um suporte, servindo como corta vento e lugar seguro pra iniciar a combustão.
Excelente ideia, mateusthenunes. Grande abraço!
Bom dia meu jovem .. parabéns professor. Felicidades para você.um abraço Lucas trindade Goiás
Bom dia, José Lucas. Muito agradecido pelo apoio. Muita felicidade para ti e para os seus. Um grande abraço!
...uolocomeu aêh, quem sabe faz ao vivo!sem mimi mi ,sem guéri guéri.Show de apresentação.Parabéns pela elucidação.Abraço!🎉😊
Olá, Jailson. Fico contente que gostou. Tomara tenha lhe acrescentado. Nos demais vídeos, eu detalho (dizem que até demais rsrsrs) a construção de cada modelo. Um grande abraço!
VC tem razão que lindo fogo 🔥👏🏼
Olá, Julio Cesar. Grato pelo comentário. Realmente. É uma das características a se perceber. Teremos em breve, mais testes. Grande abraço!
Baita vídeo parabéns e obg por compartilhar!
Olá, Vivencialista BR! Grato pelo comentário! Fico feliz que tenha gostado. Teremos mais sobre o assunto nas próximas semanas. Um grande abraço!
Simplesmente fantástico 👏👏👏👏👏 abraço pra vc e sua família.
Olá, Manoel Messias. Fico muito agradecido pelo comentário e feliz por ter gostado do vídeo. Agradeço o abraço e o retribuo a você e aos seus!
Olá amigo, muito bom
Grato, Irames. Grande abraço!
Será importante vermos a montagem dos queimadores. Grata.
Olá, Angelina. Na sequência dos vídeos do canal eu mostro com detalhes a construção de cada tipo de fogareiro que foi exibido aqui. Por gentileza, peço que dê uma olhada. Grato pelo comentário. Grande abraço!
Que video top parabens
Muito agradecido. Fico contente que tenha gostado. Um grande abraço!
Pra mim o melhor é o de câmara de combustão eu fiz e e otimo
Excelente, Carlos! Sucesso e um grande abraço!
O fogareiros de latinha tipo "camera de combustão" é adaptação do Trangia B25 (lançado em 1951).
O detalhe é que no Trangia tem um pavio de algodão, em volta da parte interna da do tubo interno. Esse pavio ajuda na vaporização do álcool.
Imagine uma "joelheira" vestida neste tubo, nos que monto coloco esse pavio, feito com pano de chão - bem absorvente.
Os hobbyistas Japoneses colocam "Bombril" dentro desta camera, que faz o mesmo efeito, mas aqui o Bombril vai enferrujar devido a porcentagem de água no álcool.
Pode usar tecido de fibra de vidro, de fibra de carbono, de cerâmica - mas são materiais caros e difíceis de comprar por aqui, não se justificam.
Obrigado pela dica vô fazertodos
Olá, Manoel. Agradeço sua participação Nos vídeos seguintes eu mostro como fazer cada um deles; caso tenha alguma dúvida, não deixe de consultar o conteúdo do canal. Grande abraço!
Parabéns...ótimo vídeo e mais uma inscrita no canal.
Muito agradecido, Menina do Rio Pr! Grande abraço!
A própria lata que está embaixo do Stove poderia servir de
apoio para uma panela, você poderia fazer um buraco nela no mesmo diâmetro do fogareiro e encaixar ele rebaixando até o nível da
lata, assim você teria uma base de diâmetro maior.
Dentro da lata você poderia colocar um limitador para p Stove não cair.
Perfeito, Ismar Neuber! A chave é a adaptação, o improviso seguro e construções práticas, seguras e funcionais. Eu construí alguns suportes para atender às minhas necessidades, mas sua sugestão é muito pertinente e possível de se fazer. Excelente comentário! Grande abraço!
AMEIII JA VOU COMPARTILHAR👐👐👐💖
Grato, Eliane! Grande abraço!
tem vídeo ensinando a fazer esses fogareiros ???
@@user-Galahard-HW Sim, veja os vídeos seguintes do canal. Neles eu explico bem detalhadamente como fazer cada modelo. Grato pela participação. Grande abraço!
NOS TAMOS AQUI EM GUARULHOS
Olá. Gordinho sem frescura Ciclismo na veia. Estou na região metropolitana de SP. Se houver procura, posso pensar em venda, mas, após os testes, penso em fazer um sorteio e cobrar apenas o custo do frete.
Estou querendo o vídeo de como fazer cada um deles.
Si possível fazer também o suporte.
Já mi inscrevi também.
Valeu 👍
Olá, D.Wolverine. Grato pelo comentário. Está no meu planejamento postar um vídeo (sugestão) de como fazer um suporte para os fogareiros. Tenho um, feito com chapas de ferro galvanizado e parafusos. Em breve mostrarei como fiz. Grande abraço!
Olá, D. Wolverine. Sobre o suporte, acabei de postar um vídeo sobre um modelo, como sugestão, que eu construí e farei mais testes com fogareiros com ele, além de usá-lo em casa, para aquecer água e cozinhar também. Grande abraço!
Qual álcool você utiliza? Etílico mesmo ou Etanol? Abraço e excelente vídeo
Olá, Criando Asas. Uso o etanol, o álcool "de posto de combustível " a graduação é entre 96 a 98 gl. O álcool comprado em mercado, geralmente está entre 46gl e 70gl, o que resulta em uma menor eficiência. Caso tenha acesso a metanol, a queima seria ainda mais eficiente. Mas nesse caso, os cuidados com a segurança devem ser redobrados, pois metanol tem uma chama "invisível ". Grato pelo comentário. Grande abraço!
Amigo será que tem jeito de colocar um suporte tanque de álcool com cano pequeno do lado pra reposição de álcool?
Olá, Invenções&curiosidades. Grato pelo comentário. Esse é um procedimento que não tenho segurança em fazer por enquanto. Já tive perguntas nesse sentido, anteriormente, e está na minha lista para testes no futuro. Certamente, problemas de autonomia seriam solucionados, mas tem de ser feito com cuidado e materiais adequados, pois o que garante a queima do álcool, de maneira geral, é o "vapor" produzido nas diversas construções dos fogareiros. Por exemplo, não sei se uma mangueira de silicone, borracha ou plástico, para alimentar o fundo do fogareiro, aguentaria o calor gerado; nesse caso, talvez um tubo de alumínio pudesse suprir. Assim que eu esgotar o assunto dos testes de fogareiro, vou fazer uma pesquisa e buscarei uma implementação segura e, claro, compartilharei por aqui. Um grande abraço!
O penny stove durou em torno de 1 minuto há mais que os outros, e se fazer os furro mais fino, ou menos furo será que dura mais tempo ? Gostei muito da idéia.
Olá, Claudio. A graça está em fazer os experimentos. Mudar um pouquinho em cada um vai surtir efeito. Vai influenciar na duração da chama, mas pode demorar mais para aquecer o conteúdo da panela. Vai depender da necessidade e das ferramentas à disposição, também. Há muitas possibilidades de variações em cada modelo apresentado. Grande abraço!
Obrigado
Poderia fazer um fogareiro com reservatório?
Olá, Diogo. Grato pelo comentário. Até seria possível, mas não recomendo, pois pode ficar mais inseguro. Eu prefiro fazer um modelo com maior capacidade de etanol ao invés de um reservatório. Além disso, traz mais complexidade ao fogareiro, mais ainda se for utilizado em acampamento, pois são itens adicionais para se montar. Grande abraço!
Vou acrescentar que nos dois últimos a panela não pode ser colocada direto em cima dele, precisa de suporte. Sendo assim, já pode começar o cozimento no pré aquecimento.
Exatamente. Nos demais vídeos, quando fiz mais testes em alguns deles, eu menciono e explico o porquê. Grato pelo comentário. Grande abraço!
Parabéns pelo vídeo, muito didático! Estou tentado a fazer o penny stove. Uma dúvida: para os 3 modelos a panela é colocada diretamente em cima do fogareiro? Ou é ideal seria colocar a panela sobre um suporte pra ficar mais alta?
Olá, Luke. Grato pelo comentário. Dos três modelos, o único que a panela pode ser colocada diretamente sobre o fogareiro é "o melhor fogareiro do mundo" ou "fancy feast stove" como é conhecido lá fora. Para os demais ("câmara de combustão" ou mesmo o seu penny stove), algum tipo de suporte precisa ser feito, pois senão "abafa" a chama. Espero ter respondido, mas fico à disposição para esclarecer caso contrário. Um grande abraço!
@@ohobista Obrigado pela resposta 😄
Por nada, caríssimo! Espero ter auxiliado. Fico à disposição. Grande abraço
Olá amigo, se possível gostaria de saber, qual seria a altura ideal, entre a boca do fogareiro, e o fundo da panela. No suporte.
Olá, José Carlos. Grato pelo comentário. Para o nosso tipo de combustível, etanol (álcool de posto), um amigo recomendou e eu apliquei, deu certo, a altura ideal entre a boca do fogareiro e o fundo da panela deve ser menor que 20mm ( 2cm); se possível, de 15mm (1,5cm) para menos, para não deixar muito queimado o fundo dessa panela. Mas não recomendo ser muito menos que isso, pois pode atrapalhar a queima (apagar o fogo). Lá fora, utilizam metanol. Com o metanol, parece, queima mais eficiente e não escurece o fundo da panela. Espero ter respondido; se ainda ficou dúvidas, me diga, que tento esclarecer. Grande abraço!
@@ohobista Fico muito grato, pela rápida resposta e atenção. O vídeo ensinando a fazer o suporte, ficou show de bola, nota mil. Ganhou mais inscrito. Obrigado.
@@josecarloscarneiro5171 Fico muito feliz que tenha gostado. No que eu puder auxiliar, fico à disposição. Grande abraço!
Boa tarde, amigo se eu quiser fazer último fogareiro ( câmera de combustão) com menos furos pode? Ex: 12 furos.
Olá, Luzia. Sim, pode ser feito com menos furos (eu já vi com oito) e também funciona. Pode ser que demore um pouco mais a aquecer, mas, dependendo do uso, pode até ser bom. Como um exemplo, eu uso, às vezes, fogareiro para aquecer uma forma de alumínio com arroz, para secagem e armazenamento em garrafas PET e uma chama muito forte nem sempre ajuda, pois pode queimar o arroz. É apenas um exemplo, para ilustrar, que nem sempre uma chama mais forte é melhor. Mas vale a tentativa, com menos furos, sim. Grato pelo comentário. Grande abraço!
@@ohobista Boa noite amigo, obrigado por responder. Um abraço.
@@luziabarbosa.-ob4gg Por nada! À disposição no que eu puder colaborar. Grande abraço!
Qual a diferença de material? Onde quero compra tem de alumínio e de titatiniun ?
Olá, Doug. Talvez existam modelos prontos em titânio, só não sei dizer o preço. A proposta é fazermos os nossos. No canal tenho alguns vídeos ensinando a fazer cada um dos modelos. Mas, se preferir comprar, sugiro buscar em lojas de sobrevivencialismo, como a crosster, por exemplo. Os modelos aqui feitos e testados, são todos em alumínio ou aço. Não testei nenhum de titânio, ainda.
Pode colocar mais de 10ml de álcool nesse último compartimento?
@@josiasmdas5847 Sim, essa quantidade foi apenas para demonstração. O limite é próximo da capacidade total do fogareiro. Desculpe a demora na resposta. Agradeço a participação. Grande abraço!
7:00 - O "melhor do mundo" esta queimando muito quente, por isso essa chama muito alta, que por isso entra em contado com o ar e esfria ficando amarelada, e causa muita borra (picumã - soot) no fundo da panela.
Outra coisa que aprendi na prática, usando etanol de posto, a altura da panela sobre a chama não pode ser mais de 15mm, acima disso causa borra preta (picumã) no fundo da panela.
Diferente dos dos gringos, que por usarem metanol (5 vezes mais caro aqui) nos fogareiros, consideram a altura ideal sendo 20 a 32 mm.
O Hiram Cook recomendava 25mm para o "Fancy Feast" (o "melhor do mundo).
Sim. Isso é ajustável pela altura da parte interna. A chama pode ser mais alta ou mais baixa com esse ajuste. Convém fazer um teste para um ajuste que seja mais adequado. Mas todos eles deixam preto o fundo das panelas. Agradeço as considerações, Sokol10. Observarei as informações em algumas construções no futuro; certamente ajudarão na eficiencia desse utensílio. Grande abraço!
Boa noite! Tenho 2 desse ultimo modelo, eu mesmo fiz para campings que realizo. Porém, uma vez fui reabastecer com o própia garrafinha de alccol e ocorreu um acidade, nada de mais, mas poderia ter sido pior. Assim que houve aquele barulho quando apaga, reabasteci. Queria saber, se existe alguma forma de reabastecer sem ocorrer acidentes, sendo que mesmo que apagado, a lata esta na temperatura bem alta, podendo ocorrer acidentes como aconteceu comigo. Acredito que tenho que resfriar a lata e só assim, fazer o reabastecimento.
Olá, Leandro. Agradeço o comentário e por ter compartilhado sua experiência, felizmente de menor gravidade, ainda que desagradável. Realmente, devemos esperar o fogareiro esfriar totalmente, para reabastecimento, como uma medida de segurança, pois o álcool entra em ebulição a uma temperatura relativamente baixa e se o fogareiro estiver nessa temperatura, podem ocorrer acidentes. Não vi, ainda, nenhuma forma de reabastecer ou de ter um reservatório de combustível, integrado ao fogareiro, fácil de se fazer e suficientemente seguro. O que eu sugeriria é o uso de dois fogareiros semelhantes; ao esgotar o combustível de um, passar para outro, para ter continuidade no aquecimento. Mas, claro, os dois fogareiros deverão estar a uma distância segura um do outro. Espero ter ajudado de alguma forma. Um grande abraço!
@@ohobista Vou ter que fazer dessa forma mesmo. Resfria-lo ou pegar o outro e deixar para concluir com os preparos. Muito obrigado!
É o que farei, caso precise, Leandro. Mas sua dúvida está anotada para estudos meus, no futuro, até porque, é de meu interesse, também. Grande abraço!
Não é o tempo total que identifica o melhor e sim durabilidade da chama o melhor é o Penny stove
Grato pelo comentário, Tucson. Sim, são muitas as variáveis. Eu apenas enfatizei as características, mas encorajo fortemente quem desejar construir e testar cada um deles. Por isso eu coloquei inúmeros detalhes nas construções. Forte abraço!
Melhor do mundo é imbatível na prática com uma panela por cima, mas só usando o combustível para queima, como mostrado e sem uma panela em cima ele claro que vai consumir mais rápido.
Olá, Vitor Vasconcelos. Agradeço o comentário. Estou produzindo testes mais elaborados, nos quais a chaleira ou os demais recipientes para teste ficarão até o final da queima. Em breve. Grande abraço!
Manda um pra nos
Olá, Gordinho sem frescura Ciclismo na veia. Graças a vocês, que se inscreveram e que participam, o canal cresceu além das minhas expectativas. Eu penso em utilizar um canal no Telegram e criar um e-mail para que possamos interagir mais e para que possamos trocar informações. Postarei, em breve, os canais para essa finalidade. Assim teria uma forma de, também, poder enviar algumas amostras do trabalho. Peço que continuem acompanhando o canal, que prometo trazer surpresas em breve. Grande abraço!
Qual a altura da primeira lata pra a segunda lata
Olá, Edmundo. Poderia me explicar em.qual deles? Terei satisfação em responder. Grande abraço!
Amigo qual tempo de duração Ele cheio de álcool ?
Olá Audio Mix. Grato pela pergunta. Em alguns testes que fiz, dependendo do modelo, para cada 30ml de etanol, a duração pode ser algo em torno de 22 minutos. Tenho modelos que têm capacidade de mais de 150ml. Na teoria, nesse caso, poderíamos ter duração de duas horas ou até um pouco mais. Mas tem alguns parâmetros que precisamos observar: nem sempre o fogareiro que dura mais tempo é o mais eficiente, porque pode fornecer uma chama mais "fraca" e não ferver água, por exemplo, pelo tempo mínimo de 5 minutos. Outros fogareiros, que produzem chamas mais fortes, podem esgotar o combustível mais rapidamente e também não conseguir ferver água ou não cozinhar adequadamente os alimentos em um acampamento, por exemplo.O fogareiro mais eficiente até o momento, o que está no vídeo 33, conseguiu aliar alta capacidade e eficiência. Estou planejando fazer um vídeo reunindo as perguntas sobre o assunto e talvez fazer mais alguns estudos para auxiliar os interessados. Por isso, todas as perguntas são bem vindas e vou tomando notas, para fazer um vídeo bem explicativo e que possa auxiliar ainda mais. Grande abraço!
@@ohobista amigo desde já obrigado pela dedicação em passar pra todos esse conhecimento de sobrevivência, Deus te abençoe mais e mais fico feliz com sua atenção aos internautas e seus seguidores do cabal.
Que Ele nos abençoe a todos, amigo! Agradeço as palavras. Forte abraço!
Esse fogareiro o senhor está testando com 10 ml até quantos ml ele pode pegar para mim ter ideia de quanto tempo o fogo fica aceso o senhor poderia informar por favor Obrigado
Oi meu amigo obrigado pela atenção o senhor é muito gentil eu vou averiguar aqui e ver o que eu posso conseguir qualquer dúvida eu volto a falar com o senhor fica com Deus um abração à família tudo de bom
Dependendo muito das condições, por exemplo, o tipo de álcool, quantidade e diâmetro dos furos, se ele é de diâmetro maior ou menor, temperatura, altitude e umidade do local, na média, a duração fica em torno de 15min para cada 10ml de etanol (álcool de posto), com 8 a 10 minutos para a água (cerca de 150 a 200ml) atingir a fervura. Nos testes mais recentes, eu usei 30ml de etanol e teve duração de mais de 20 minutos, para um outro modelo. Alguns detalhes podem aumentar ou diminuir o tempo de duração, com mais demora para ferver água, por exemplo. Mas essa é uma média aproximada. Grande abraço!
Pois não, senhor William. Caso o senhor possa, recomendo assistir aoa vídeos do canal, pois eu passo muitos detalhes, que podem inspirar algumas ideias de construção e de melhoria dos fogareiros. Agradeço pelas palavras e pelos comentários. Que Deus nos abençoe a todos e que tenhamos a sabedoria e a força necessárias para vencermos os desafios. Grande abraço!
Observação;
A queima do combustível sem a panela dura menos por conta do oxigénio entrando no meio.
Se fizer o teste com ele tampado com certeza dura mais
Olá, Weiquimar. Grato pelo comentário. Nos vídeos seguintes, que mostro como eu construí cada um deles e fiz uma análise mais detalhada no "fancy feast", ou "o melhor fogareiro do mundo", isso fica mais evidenciado. Não fiz neste vídeo porque senão ficaria muito longa a duração. Foi mais uma "visão geral" mesmo. Grande abraço!
@@ohobista é por causa do excesso de oxigénio no centro do queimador. Eu também tenho um desse.
Mas gostei muito dos outros que vc postou. VALEU
Mui grato pela participação. Forte abraço!
Bom dia senhor é muito interessante seu fogareiro eu tô começando a estudar sobre queijos mas eu já tenho 70 anos eu não quero ser um Industrial não tem um pique mais para isso no momento eu estou até acamado mas eu vou fazer com um balde de 20 l de alumínio eu vou usar esse esse leite pasteurizado de saquinho que ele vem gelado e eu preciso levantar essa temperatura até 35/36 graus eu não sei mas eu acho que eu precisaria do fogareiro pelo menos de que me desse aí os 300 ml de combustível você não acha por favor me ajuda não tô podendo comprar o fogão que eu quero fazer de vez em quando é aqui para minha casa mesmo eu tinha uma empresa 30 anos na academia acabou tudo é só para alimentar a cabeça e eu também sou mineiro eu gosto de queijo eu tô falando naquele Montes Claros norte de Minas Minas Gerais Bom dia foi um prazer falar com você eu desejo de felicidade eu sou sua família que Deus te abençoe eu aguardo uma resposta
Bom dia, Senhor William. Desejo sua pronta recuperação e que o senhor possa por seus projetos em prática em breve. Eu creio que o modelo de fogareiro que poderia atender a essa necessidade seria o que alguns chamam de " o melhor fogareiro do mundo ", pois no meu vídeo mais recente, que foi o fogareiro "vencedor" da disputa, foi o que durou mais e tem maior capacidade; em vídeos anteriores, eu mostro com detalhes como fazer o modelo e esse do vídeo mais recente deve ter mais de 300ml de capacidade de álcool, mas o controle da temperatura é difícil nesses fogareiros caseiros. O uso deles seria mais para ferver água, para esterilizar, ou cozinhar, em local onde não há gás encanado ou lenha disponível. Mas peço que dê uma olhada nos vídeos, estão em sequência e pode dar uma ideia da aplicação. Eu explico como cada modelo de fogareiro foi feito e faço o teste em cada um. Se restarem dúvidas, pode contar com meu apoio; tentarei explicar o que eu souber e no que eu puder auxiliar. Muita saúde ao senhor, parabéns pela iniciativa de planejar e fazer. Muita saúde. Um grande abraço!
Eu estou te chamando de senhor porque eu não sei o seu nome o senhor faz esses fogareiro para vender ou é a título de colaborar com as pessoas Esse fogareiro é feito com uma lata de refrigerante poderia ser um outro tipo de lata um pouco maior que desce aí uma hora duas horas de Fogo eu até acho que o refrigerante é possível dar isso é que eu tenho que aquecer 20 litros de leite até 38 graus depois fazer um cozimento até 72 74 graus e você não pode estar colocando fogo toda hora então eu queria saber se é a partir de um refrigerante que se faz por favor me dá uma luz Obrigado
Bom dia, senhor William. Esse fogareiro é feito com latas de alumínio, refrigerante ou cerveja, o que eu tiver mais à mão. Não comercializo, pois minha intenção é a de tentar ajudar, explicando sobre algumas coisas que aprendi, compartilhando conhecimento e tentando dar algumas idéias para reciclar e para criar. Fiz modelos, em outros vídeos, a partir de latas de doce e de leite condensado, uma cabendo dentro da outra e fazendo alguns furos para passar o álcool. Esse foi o fogareiro utilizado no vídeo mais recente que postei. Alguns modelos de fogareiro vão precisar de um suporte, como eu mostrei em alguns vídeos que expliquei o funcionamento. No caso em específico que o senhor descreveu, seria necessário alguns testes, diminuindo ou aumentando o número e o diâmetro dos furos, colocar uma chapa de metal entre o fogareiro e o que se deseja aquecer, entre outras modificações que poderiam ser tentadas. Estou à disposição para colaborar como eu melhor puder servir. Se houver dúvidas, por gentileza, pode perguntar que, se eu souber, esclareço com satisfação. Umngrande abraço!
Esse tipo de fogareiro não é ideal para o seu uso, porque o custo do consumo de álcool ficara mais caro do que usar gas GLP ou eletricidade.
O fogareiro de latinha atente bem a necessidade especifica de trekkers, bikers... que precisam minimizar o peso transportado.
É leve e tem capacidade de ferver ~1/2 litro de agua para uma bebida quente (café, chá...), ou reidratar uma comida liofilizada. Coisas simples.
Não é boa opção para cozinhar feijão, embora possa ter maior capacidade para tal função.
@@Sokol10 Obrigado meu amigo pela atenção muita gratidão um abraço
@@Sokol10 obrigado pela atenção meu amigo tomarei outras providências fica com Deus um abraço
A medida que o fogo vai ficando baixo, como seria para reabastecer sem provocar um acidente?
Olá, Ismar Neuber. Existem construções que usam um tipo de reserva, uma ligação com um reservatório externo, que pode prover o combustível por mais tempo. Ainda não testei nada nesse sentido, mas eu uso uma previsão de quanto tempo eu preciso e, dependendo do modelo, tenho como estimar quanto de álcool vou utilizar. Alternativamente, pode-se deixar outro fogareiro de prontidão, a uma distância segura, que seria aceso após o anterior apagar. Mas, em hipótese alguma, deve-se reabastecer o mesmo fogareiro antes que ele esfrie completamente. Espero ter ajudado a esclarecer. Grato pela pergunta. Um grande abraço!
A lata "penny stove" nao derrete com o fogo?
Também gostava de saber se posso cozinhar por 1h ao dia e com que quantidade de alcool?
Olá, PortugueseMartialArtist. Não derrete, pois a temperatura de fusão do alumínio é bem mais alta que a temperatura que a chama fornece. Já fiz testes por quase uma hora com os três modelos principais e os fogareiros ficaram intactos. Grato pelo comentário. Grande abraço!
@@ohobista Se pudesse me responder à minha outra pergunta ficava lhe muito agradecido..
@@TheDiogoLee Nesse caso é experimentação. Geralmente, para cada 30ml temos entre 15 a 20min de chama. Mas os fogareiros a álcool não são necessariamente destinados para uso intensivo, seria mais para uma emergência, em locais afastados, em acampamentos, etc, pois o gás de cozinha acaba sendo mais prático e mais econômico, mesmo nos preços atuais, se estivermos em casa oubem um local onde tenha essa estrutura. Recomendo levar em consideração esses detalhes. Grande abraço!
@@ohobista obrigado irmão. Eu penso acampar e cozinhar na rua, daí as minhas questões . Eu acho que prefiro fogao a lenha, creio que rende mais fogo e é bastante facil encontrar aqui madeiras no meu país.
Qual e o valor deles
Olá, Gordinho sem frescura Ciclismo na veia. Eu ainda não tenho um valor, mas para fazer é muito barato. Eu preciso terminar essa sequência de vídeos para poder calcular um preço para venda, mas ainda não produzo em escala. Grande abraço e desculpe a demora na resposta.
Da pra usar gasolina
Olá Jorge. Grato pelo comentário. Não. Não é recomendável. Os resíduos da queima são mais tóxicos do que os liberados pelo etanol. É muito perigoso. Peço que jamais use gasolina nos fogareiros. Grande abraço!
Além do mais, a gasolina explode! Ela não queima de forma gradativa igual ao álcool. Conforme dito pelo anfitrião do vídeo, jamais deve usar gasolina.
Qual é o álcool que você está usando
Olá, Josué. Eu uso o etanol, que é usado nos carros. Você encontra nos postos de gasolina. Caso você tenha acesso a metanol, segundo vídeos em inglês, que eu pesquisei, é o que a maioria usa. Álcool 70 ou abaixo, 46, por exemplo, têm uma boa porcentagem de água. Vai funcionar, mas não terá a mesma eficiência.
@@ohobista Obrigado por me responder🤝🤝🤝🤝
Por nada. Espero ter ajudado. Grande abraço!
@@ohobista 🤝
Fiz o Penny drive e não acendeu de jeito nenhum. O que eu tô fazendo de errado? fiquei horas tentando e nada...
Olá, Luisa L. eu precisaria saber mais detalhes. Por exemplo, você construiu da mesma maneira que eu passei nos vídeos, ou fez alguma adaptação? Qual tipo de álcool você utilizou? Você tentou acender uma chama auxiliar, pela parte de fora do fogareiro? O que puder passar de detalhes, para que eu possa tentar ajudar, eu agradeço. Se puder assistir ao vídeo que detalha a construção do penny stove, talvez poderá sanar algumas dúvidas: ua-cam.com/video/SGLrUR_xu5Q/v-deo.html. Mas se persistirem dúvidas, pode comentar que procurarei auxiliar. Grande abraço!
COMO NOS ACHA VC FILHO
Prometo que criarei canais para trocarmos informações e juntarmos forças. Agradeço e um grande abraço!
Os que eu faço nunca sai fogo nos buraquinho não sei oque faço de errado 🤷🤷🤷🔥
O "melhor fogareiro do mundo" (Fancy Feast - Fancee Feest dos gringos) gasta o álcool muito rápido, e além disso não permite recuperar o álcool que sobra, que fica embebido no pavio e ao evaporar deixa água (~5% no etanol).
Eu faço este modelo sem pavio absorvente (papel, pano, fibra de vidro, de carbono...) mas com parede de capilaridade em "S", funciona do mesmo jeito e permite recuperar o álcool.
Sim, nesta construção tem essas questões da chama muito forte e de não recuperar o álcool. A graça está na busca pelo modelo que atende melhor e que seja relativamente fácil de se fazer. Por outro lado, não precisa de suporte externo e pode ser feito com latas maiores, o que faria durar mais tempo a queima, talvez até cozinhando feijão em panela de pressão. Para os entusiastas, não tem limites de variações e de soluções criativas no assunto. Agradeço as considerações, Sokol10. Abraço!
Como seria essa tecnica com parede capilaridade em S? Vc tem algum video amostrando?
Olá, Claudia. Eu não construí nenhum desse tipo, mas posso considerar, no futuro. Talvez em canais estrangeiros tenha algum para exemplo.
Será que dá pra fazer um rango do 0 kkkk.... fácil fácil... 2 litros de álcool dura quase um mês... gás pra que !!!!!!!
Sim, é bem eficiente. Em acampamentos ou na falta de gás de cozinha, é uma opção, sem dúvida. Grande abraço!
Parabéns pelas dicas muito bom ...mas a narração é muito chataaaaa ....me desculpa rsss
Olá, Carlos. Agradeço o comentário. Vou levar em consideração as observações. Abraço!
Muito prolixo
@@elioantoniorodriguesfloria9230 vai uma sugestão: faça melhor. Os potenciais interessados no assunto só teriam a ganhar.