Nao seriamos "uma" potencia, seriamos a maior potencia que ja existiu. Os Estados Unidos so deram certo por que os politicos sempre tiveram medo de serem invadidos, ja aqui nos nunca tivemos problemas tao serios assim, somos uma potencia adormecida...
Marcelo faz um vídeo falando sobre, qual deveria ter sido a reação brasileira a tomada das refinarias brasileiras pela Bolívia, já que foi quase um ato de guerra.
Então... há 30 anos, 1987, eu chegando aos 18 anos, iria tentar pela segunda vez concurso para as FFAA, com foco na aeronáutica(AFA), mas pensando em tentar tb a MB, com a vantagem de viver no Rio, aonde fica a Escola Naval. Já dizia naquela época um amigo..."Tu vai estudar pra comandar aquelas nossas banheiras???" Acabei nem tentando a EN e pela segunda vez não passei pra AFA(ainda lembro que passei mal do estômago no dia da prova de física, pra me prejudicar mais ainda). Hoje, passados 30 anos, eu não sei se lamento, por não ter conseguido ingressar nas FFAA, e pelo menos usufruir de uma carreira, que mesmo pagando mal, se aprende muito, cresce muito em vários aspectos, tem uma vida garantida, como qualquer outro serviço público, com moradia, assistência médica, e outros benefícios, apesar do baixo soldo. Ou digo, que hoje em dia, ainda bem que não entrei nessa roubada!!! Eu, aficcionado por aviação, sonhando em pilotar avião de caça... imagina, eu pilotando um F - 5 ultrapassado, e rezando pra que nosso país nunca entre em guerra! Marinha continuando com "banheiras", sem nem um submarino moderno, e exército numeroso mas mal equipado para um país da proporção do nosso... Não tinha bola de cristal, não consultava vidente, mas de certo modo foi como seu eu tivesse esse poder de prever o futuro e ter saído fora à tempo. Ok, teria a vida sustentada, benefícios da carreira, mas uma pusta frustração estar nas Forças, insuficiente equipadas, sabendo que sabe Deus como iríamos defender esse país, já há muito portando o câncer da corrupção!
A melhor solução para o Brasil, seria investirmos numa embarcação moderna, com parceria de transferência tecnológica, como é o caso da fragata espanhola Navantia Alfa-4000 (maior, mais moderna, melhor equipada e armada do que a corveta Tamandaré), custando cerca de 500 milhões de dólares. Temos também a corveta sueca da classe Visby, que possui tecnologia stealth, combate naval, guerra submarina e remoção de minas, num preço estimado em menos de 300 milhões de dólares. Sinceramente, não sei como a Marinha do Brasil, ainda não desistiu da corveta Tamandaré; isso é falta de raciocínio lógico; da mesma maneira que acertamos na parceria, com os suecos sobre o caça Gripen NG. Hoje no mundo globalizado e na guerra moderna, conhecimento é ouro, e parceria tecnológica é inteligência. Bastaria investirmos em 10 fragatas Alfa-4000 + 10 corvetas Visby; para solucionarmos as nossas deficiência, com embarcações de superfície; num custo estimado em 8 bilhões de dólares, menos do dobro que gastamos com 36 caças Gripen NG (orçados em 4,5 bilhões de dólares); isso para garantirmos a nossa soberania naval no hemisfério sul, por pelo menos 40 anos.
Exato!! Não é o melhor dos mundos, mas é a melhor escolha para uma situação muiiiiito crítica. É impressionante, eu não consigo acreditar, que um país com 6,3 trilhões de PIB não tenha a menor capacidade de cuidar de nossa soberania. É difícil não levar para o lado político, mas todos eles deveriam ir para a cadeia por lesa pátria. É de uma irresponsabilidade sem precedentes e os militares são, hoje, cúmplices dessa situação de descaso com a soberania. Só para deixar um último ponto; dívida de juros com os bancos por ano custa cerca de 700 bilhões de reais, verba mais que suficiente para transformar nosso setor naval de guerra capaz e produtivo, além de nos transformar numa potência dos mares, da terra e do ar. Repito, 700 bilhões por ano só de juros, que poderiam serem utilizados para infra estrutura e produção naval.
Guilherme Evangelista Rocha Muito bem posicionado, apesar de eu achar que submarinos seriam mais econômicos e práticos que fragatas ou corvetas para o BR. Mas tem uma questão intrínseca neste assunto: aparentemente o Brasil não entende muito bem a definição de globalização, que é quando um país que não é bom na produção de algo comprar de outro que o faz, enquanto esse foca em produzir aquilo que é bom. O Brasil é claramente um forte produtos agroindustrial, logo, e considerando o caráter pacífico do país, não tem porque termos uma indústrial naval grande trabalhando nisso, que só demandam gastos inviáveis quando poderíamos focar em outras coisas.
Cada embarcação tem a sua finalidade, todas as marinhas de guerra do mundo moderno, precisam de embarcações de superfície (Corvetas e Fragatas), ou seja, não existe uma marinha composta somente por submarino.
As principais diferenças práticas entre fragatas e corvetas são os custos de produção industrial, manutenção, despesas operacionais e quantidade de pessoal técnico para operarem as embarcações; sendo as corvetas bem mais econômicas, mas também bem mais limitadas; ou seja, tudo tem que ser bem dosado e destinado de acordo com as reais necessidades; assim, em algumas missões é desperdício de dinheiro o emprego de uma fragata; mas para outras situações, somente uma fragata, consegue atender com eficiência, tudo dentro de um bom custo benefício; na escolha da fragata se leva em consideração, principalmente o fator tempo e quantidade de embarcações utilizadas nas missões.
Pois é Marcelo: observando este teu ótimo vídeo. Chega-se a conclusão de que no Brasil os projetos são "maravilhosos", quando se vai colocar na prática...Ocorrem esses empecilhos intransponíveis.
Os lideres políticos parecem que não sabem a extensão do nosso país, acham que gasta dinheiro com fragatas, corvetas e estaleiros é um desperdício, já que o nosso Brasil é um país "pacífico"...(Like, seus videos estão cada vez melhor).
Qual seria a minha concepção de marinha perfeita(não levem muito a sério): -57 patrulhas de 750 toneladas - 28 corvetas de 1600 toneladas -21 fragatas de 4300 toneladas -3 navios doca multipropósitos de 18000 toneladas - dentre outros
Sr. Marcelo Rios, Gostaria de sugerir dois vídeos para o canal; um sobre a fragata espanhola Alfa-4000 e outro sobre a corveta sueca da classe Visby. Na minha modesta opinião, penso que seriam embarcações perfeitas para a Marinha do Brasil; bastaria vontade política e boa gestão dos nossos recursos militares, para conseguirmos adquirir essas duas excelentes embarcações, que nos daria uma boa soberania no hemisfério sul, por pelo menos 40 anos de atividade naval.
Marcelo, como funciona o comissionamento dessas embarcações? Sempre você diz que certo navio foi fabricado em um ano e comissionado alguns anos depois, o que é feito durante esse período? Ótimos vídeos, parabéns!
Parabens Marcelo pelo vídeo ! É lamentável realmente a falta de tecnolugia do nosso País neste sentido , e principalmente na parte que é mais deficiente que é a falta de embarcações de defesa da costa , e o pior não temos nem se quer um local apropiado para montagem das embarcações ,pelo menos isto deveriamos ter!
muito bom o video, mas o que eu vejo é uma oportunidade de se desenvolver a industria naval brasileira, com esses projetos é um bom começo, e tambem reativar nossos estaleiros que operam com baixa capacidade ou estão parados, um bom exemplo são os estaleiros na cidade do Rio grande e Jaguarão que contam com grandes estaleiros nas mãos de brasileiros ou os estaleiros no vale do Itajai-SC cujo na parte da construção naval para marinha mercante, mão de obra e questão de engenheiros estão bem servidos, devido aos campus universitarios que tem na região e questões tecnologicas, se for usar diesel-eletrico por que usar MTU se vc tem a WEG com projetos de propulsão diesel-eletrico ja desenvolvidos e utilizados pela marinha mercante
Em minha opinião diante do cenário afual de contingenciamento de vefbas, a marinha poderia usar parte do investimento atual para modernizar as fragatas daclasses niteroi aqui mesmo no Brasil ganhando uma sobre vida e o restante indo ao mercado para aquisição de 02 corvetas o que sairia mais em conta.
Prezado Marcelo, pelo teu excelente trabalho você já está beirando os 200 mil inscritos. Isto nada mais é que fruto de um bom trabalho em um assunto que é, mostradamente, importante para nós brasileiros. Sei que você tenta manter neutralidade em termos políticos. Mas todos sabemos: se os bons não se envolvem, sobram para os não tão bons - corruptos e incompetentes - fazer as coisas. Porque estou prosseguindo nesta linha? Creio firmemente que a defesa de nossos interesses e fronteiras, bem como as necessárias demonstrações de força que um país de nosso quilate necessita realizar, estão claramente negligenciados. Assim, acredito que seria necessário uma ação pública - do povo - para o bem das nossas forças armadas e país. Ações no sentido de crescimento e desenvolvimento de nossas forças. De uma certa forma, seus ótimos vídeos comparando as forças mundiais e nossa situação de descalabro já faz muito positivamente pelo nosso país. Mas creio que seja necessário uma ação para que o governo atentem de modo real para nossa necessidade de defesa. Sumariamente: "lancemos uma campanha nacional para a re-equipagem de nossas forças imediatamente". Não temos tempo para aguardar o movimento governamental pensar no assunto. Os militares já pensaram. A indústria bélica nacional já pensou. Precisamos de ação. E para estes que acreditam que 6 fragatas de 6.000 ton é muita coisa para patrulhar nossas águas, com certeza estes mesmos não tem nenhum concreto conhecimento de geo-política ou... são pessoas compradas. E o mesmo digo dos que pensam que apenas mais meia dúzia de submarinos mais modernos ou mais 40 caças de 4ª/5ª geração são suficientes para nos proteger. Triste.
somos o país mais completo ou seja temos recursos minerais, hídricos e etc, e os outros países tem inveja. mas o povo não se alto valoriza e se esforça para mudar esse maravilhoso país para melhor.
Tem o estaleiro de Pernambuco, quê poderia construir essas embarcações, inclusive essa semana tevê um encontro aqui no estado para tratar deste assunto.
ate quem em fim falarão sobre esse programa brasileiro ... eu estava a semana inteira procurando por informações sobre estes projeto ,aqui no youtube ...
04:39 Eu acredito que nossos estaleiros já são suficientemente capazes de construir embarcações de grande porte, levando em conta o que já foi feito; Como exemplo p66 e p69 que foram construídas no Estaleiro Rio Grande, cada uma possui 288 metros de comprimento, 54 metros de largura e 31,5 m de altura. Nosso país possuí estaleiros como o Rio Grande, Atlântico Sul, Brasfels. Nós temos estruturas e mãos de obra qualificada para a construção naval de grandes embarcações; O que falta é projetos e vontade política.
Alguém ai pelo amor de DEUS me convença :Porque o trabalhador brasileiro tem que receber um mísero salário e um Senador mais que R$30.000.00 fora os vastos benefícios? Porque o país realmente afundou em valores morais após a saída dos militares e após 30 anos temos além de uma Lava jato, um povo pedindo a volta dos militares sendo que a mídia "Os dias eram assim"dizem que fomos privados da liberdade ? Não lembro o nome mas um General acertou quando disse que o povo iria implorar mais tarde pelo retorno dos militares , tá aí o resultado. Talves já teríamos forças armadas mais bem equipadas , saúde, educação e emprego o que precisamos com urgência.
Hilbert França Como que você investe se só tinha grupos de esquerda querendo desestabilizar o país e dois , as escolas sob tutela militar que eram públicas tiveram um salto qualitativo enorme no ensino. O que os políticos em 30 anos fizeram foi roubar e rir da nossa cara .
Hilbert França E os políticos, foram bons? Foram honestos com nós? Ou eles riram da nossa cara. O povo queria que os militares saísse com flores na rua com o tanto de grupos armados comunistas que estavam agindo no Brasil.Fala pra mim sobre os políticos tentando se salvar prejudicando as investigações da lava jato, é as 10 medidas costuradas pelo senado! Fala pra mim assim como Lula disse e rindo da nossa cara"Não existe ser humano no BRASIIIIIL mais honesto do que eu", separe o joio do trigo por favor meu amigo. Explica os bilhões emprestados recentemente pelo Brasil no período político enquanto o brasileiro ta na fossa .Cadê o nosso dinheiro amigo , cadê.
Só para constar, se não fosse os militares intervirem naquela época, nos morariamo numa Cuba ou Coreia do Norte, não teria as modernidades que temos hoje! Conversem com os mais idosos e veram que é verdade.
Marcelo , poderia pesquizar e fazer um vídeo sobre a bomba nuclear de impulso eletro-maguinético pois eu ouvir falar que ela destroi sistemas eletrônicos de todos os tipos , queria saber mais detalhes sobre ela, agradeço amigo por este favor ! Pois o seu canal é o único que explica melhor estes temas!
Meu Deus ! Lógico e óbvio, que o programa da corveta Tamandaré é mais um elefante branco, custando cerca de 450 milhões de dólares cada unidade, sem falarmos, na atual falta de estrutura física e técnica para construirmos essa embarcação no Brasil. A nossa adequação levaria anos e outros bilhões de dólares de investimentos em ampliações e infra estruturas.
caro canal : (hoje no mundo militar) tenho uma sugestão: fale sobre o helicoptero stealth secreto do exército russo o kamov ka 58 black ghost!! quem apoia da like e uupp! podia falar tambem sobre os fuzis de assalto hekler e koch xm8 e o fuzil FAMAS!
Olá a todos. Eu como sempre defendo nossa independência em tudo, pois somos um país que possui uma grande reserva de produtos naturais, só que nos exportamos a maioria de forma irresponsável, pois exportamos produtos primários a preços baixos e importamos produtos industrializados a preços muito altos, uma vez que eles acabam agregando valor. Nós temos mão de obra qualificada e muito bem preparada para colocar o país no cenário mundial como uma potência industrial, e isso é fato. Então porque não acreditamos mais em nós mesmos e vamos enfiar a cara em livros, nos trancarmos em laboratórios, desenvolvermos pesquisas, mesmo que erremos aprenderemos, mas o que pode anteceder o fracasso será o sucesso, e para termos sucesso temos que investir em nós mesmos, e não ir buscar lá fora o que os outros já fizeram na terra deles, eles são desenvolvidos porque desenvolveram suas pesquisas, com certeza erraram, mas tornaram o erro uma aprendizagem. Aí eu me pergunto o seguinte, porque não investimos em nós mesmos?
a ampliação e melhoria dos estaleiros brasileiros vão além da questão militar, ela dialoga diretamente com um projeto nacional, nos dará infraestrutura, empregos, lucro e independência tecnológica e estratégica....
Para o que serve uma corveta que não pode enfrentar uma fragata ou um destroyer, se temos, que aparelhar a marinha, que seja com uma frota multi-função,o onde se encaixem, corvetas fragatas e destroyers.
Eu vejo as tamandare como um divisor de água, vejo além de custo e dificuldades acho que é um passo nessesario doa a quem doer pois será nossa libertação da dependência externa e pode vir a num futuro próximo ser os passos necessário para uma fragata 100% nacional, por isso não pode ser abandonado ou substituído por um projeto importado, por que vai ser um barato que vai sair muito caro
Hoje no Mundo Militar,sabe de informações se a marinha pretende transferir parte da frota naval,que é sediada no rio de janeiro para o NE?... onde a marinha sondou uma ilha,"ILHA do MEDO" no porto de São luis-MA... vi pessoal da marinha sobrevoando uma área onde poderiam construir a base naval.
parabéns pelo video, essas fragatas alpha 4000 são interesantes mas são tão superiores assim que o projeto nosso Tamandaré? É possivel um comparativo entre as duas?
Marcelo os antigos estaleiros Verolme e Ishibras faziam navios petroleiros de 300.000 toneladas para a Petrobras e cargueiros de minérios de deslocamento oara a Vale do Rio Doce e o Estaleiro Mauá fazia navios de 50.000 toneladas. Tem algo estranho nessa história.
Mais um ótimo vídeo... Vendo isso, pergunto-me: como é que este país, se é que pode chamar isso de país, foi criado ? É muita incompetência, descaso....e dinheiro há, só ver a roubalheira dos gigolôs da nação no congresso e câmara dos deputados... Resumindo: falta tudo nesse país...
Prefiro 1.000.000.000 de vezes trabalhar com esses impostos alarmantes mais sabendo que está sendo investido na defesa do que trabalha sabendo que vai para o bolso desses ladrões 🤜🤛🤬 INDIGNADO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Afirmo que não devemos investir neste momento na Classe Tamandaré, tenho defendido a compra de meios de superfície no mercado internacional, existem muito bons projetos, de menor custo, em tempos de vacas magras devemos usar bem os poucos recursos que são disponibilizados, uma compra de prateleira seria a melhor solução hoje para a MB.
Muito bom os seus videos. Poderia por gentileza dar sua opinião ou até maiores informações sobre a construção da segunda frota da Marinha do Brasil a ser baseada no Norte/Nordeste? Quais seriam os meios ideais para compor essa segunda frota?
Considerando o caráter pacífico do Brasil nos assuntos exteriores, bem como a economia do país, acho que uns 8 destroyers (cada um para uma das principais cidades litorâneas do país) e uns 32 (no máximo) submarinos já estaria de ótimo tamanho para PROTEGER o país. O resto do arsenal deveria ser composto apenas por navios-patrulha costeiros, oceânicos e fluviais, com enfase neste último para ser usado nas fronteiras fluviais ao oeste do país. -> Corvetas são boas para países com fronteiras marítimas pequena (não é o caso do BR); portal-aviões são para nações que querem projetar poder contra terceiros (também não é o caso do BR), e fragatas são menos eficazes que destroyers se comparar as múltiplas funções deste último.
salve ao canal, mais uma vez o almirantado está numa sinuca de bico, fabricação própria ou mandar fabricar fora do país, é sabido que temos excelentes engenheiros navais e mão de obra muito qualificada mas não damos os passos certos, temos um almirantado vacilante, e quando tudo está a favor não fazemos nada, só nos mexemos quando estamos na beira do abismo.
olha umas 10 tamandaré daria boa, padronizar os meios baixar os custos e é um projeto adequado para nossa situação... deveríamos também era encomendar mais 3 Scorpene ai sim, negocio de porta aviões deixa queto! montar umas bases aéreas espalhadas no litoral com caças adequados para essa operação acho que da bem mais dissuasão que um nae sem escolta!
É lamentável ver o descaso em nossas forças armadas, vi uma reportagem dizendo que, quase 80% da verba para a area militar é para salários e aposentadorias, resumindo, não tem interesse em modernizar nossas forças armadas, creio que se estivesse vontade e compromisso do governo em estruturar nossas forças, o Brasil seria muito soberano ... nivelando-se aos demais países.
nos comentários vemos muitas pessoas sem patriotismo!!Tamos numa merda,Brasil cheio de corruptos mas temos que Lutar pelo país não chama - lo simplesmente de lixo como muitos fazem!!
Eu gostaria de saber quem dá esses pitacos, dizendo que os navios são muito grandes, um país dessas dimensões só com Armamentos leves!!! É incrível a falta de HOMENS nesse país....
Somos um pais na qual pequena parte da população recebeu uma educação digna e este é o problema, uma pessoa que recebeu uma boa educação jamais votaria em Maluf, Renam e tantos outros enrolados em corrupção a tanto tempo... não jogaria lixo nas ruas, não venderia seu voto, não depredaria patrimonio publico etc...o problema do Brasil ainda é o brasileiro!
Para investir na Defesa, na educação e em tecnologias tudo é caro demais. Agora para a corrupção dos canalhas o céu é o Limite. Nós precisamos de país sério.
Quando vi a foto de capa do video fiquei ate com do da Marinha do Brasil, parece que a frente e de um navio e o resto de outra embarcação. Quando o Brasil fala em fazer um investimento tão grande como esse, pode ter certeza que ou sera cancelado ou sera parado a algum momento.
meu deus... o que podemos fazer pra melhorar isso???? tem tanta gente nesse grupo, que tal a gente se unir e comecar a fazer mas reclamacoes pra ver se os nossos lideres acordam???
Marcelo qual é o alcance máximo do Alfa 4000 da Navantia?............ Esta faltando fala sobre o míssil da Man-Super kkk............Valeuuuuuuuuuuuuuuu
Que acha como opçao para a marinha os novos ppa da Fincantieri em costruçao parà a marinha italiana praticamente possono encaxiar bem Como corvetas e Como fregatas leves dependendo do armamento embarcado eu acho que seria uma otima escolha
Não só falta estaleiros para a construção dessas embarcações falta também vergonha na cara das nossas autoridades.
bom, excelente, se nosso país não fosse tão corrupto, seríamos uma potência a muitos anos.
Assim como todo país neste
olá gostei do vídeo . mais tenho que dizer a verdade brasileiro eu quero desculpas aí a muitos vagabundos ✌
Nao seriamos "uma" potencia, seriamos a maior potencia que ja existiu. Os Estados Unidos so deram certo por que os politicos sempre tiveram medo de serem invadidos, ja aqui nos nunca tivemos problemas tao serios assim, somos uma potencia adormecida...
Jobson Lima Anos seguintes com o assalto petralha...
falou certo "somos uma potência adormecida"
Marcelo faz um vídeo falando sobre, qual deveria ter sido a reação brasileira a tomada das refinarias brasileiras pela Bolívia, já que foi quase um ato de guerra.
Então... há 30 anos, 1987, eu chegando aos 18 anos, iria tentar pela segunda vez concurso para as FFAA, com foco na aeronáutica(AFA), mas pensando em tentar tb a MB, com a vantagem de viver no Rio, aonde fica a Escola Naval. Já dizia naquela época um amigo..."Tu vai estudar pra comandar aquelas nossas banheiras???" Acabei nem tentando a EN e pela segunda vez não passei pra AFA(ainda lembro que passei mal do estômago no dia da prova de física, pra me prejudicar mais ainda). Hoje, passados 30 anos, eu não sei se lamento, por não ter conseguido ingressar nas FFAA, e pelo menos usufruir de uma carreira, que mesmo pagando mal, se aprende muito, cresce muito em vários aspectos, tem uma vida garantida, como qualquer outro serviço público, com moradia, assistência médica, e outros benefícios, apesar do baixo soldo. Ou digo, que hoje em dia, ainda bem que não entrei nessa roubada!!! Eu, aficcionado por aviação, sonhando em pilotar avião de caça... imagina, eu pilotando um F - 5 ultrapassado, e rezando pra que nosso país nunca entre em guerra! Marinha continuando com "banheiras", sem nem um submarino moderno, e exército numeroso mas mal equipado para um país da proporção do nosso... Não tinha bola de cristal, não consultava vidente, mas de certo modo foi como seu eu tivesse esse poder de prever o futuro e ter saído fora à tempo. Ok, teria a vida sustentada, benefícios da carreira, mas uma pusta frustração estar nas Forças, insuficiente equipadas, sabendo que sabe Deus como iríamos defender esse país, já há muito portando o câncer da corrupção!
Quero parabenizar pela dedicação de nos deixar sempre informados no mundo militar Deus abençoe sua vida
A melhor solução para o Brasil, seria investirmos numa embarcação moderna, com parceria de transferência tecnológica, como é o caso da fragata espanhola Navantia Alfa-4000 (maior, mais moderna, melhor equipada e armada do que a corveta Tamandaré), custando cerca de 500 milhões de dólares.
Temos também a corveta sueca da classe Visby, que possui tecnologia stealth, combate naval, guerra submarina e remoção de minas, num preço estimado em menos de 300 milhões de dólares.
Sinceramente, não sei como a Marinha do Brasil, ainda não desistiu da corveta Tamandaré; isso é falta de raciocínio lógico; da mesma maneira que acertamos na parceria, com os suecos sobre o caça Gripen NG.
Hoje no mundo globalizado e na guerra moderna, conhecimento é ouro, e parceria tecnológica é inteligência.
Bastaria investirmos em 10 fragatas Alfa-4000 + 10 corvetas Visby; para solucionarmos as nossas deficiência, com embarcações de superfície; num custo estimado em 8 bilhões de dólares, menos do dobro que gastamos com 36 caças Gripen NG (orçados em 4,5 bilhões de dólares); isso para garantirmos a nossa soberania naval no hemisfério sul, por pelo menos 40 anos.
Exato!! Não é o melhor dos mundos, mas é a melhor escolha para uma situação muiiiiito crítica.
É impressionante, eu não consigo acreditar, que um país com 6,3 trilhões de PIB não tenha a menor capacidade de cuidar de nossa soberania. É difícil não levar para o lado político, mas todos eles deveriam ir para a cadeia por lesa pátria. É de uma irresponsabilidade sem precedentes e os militares são, hoje, cúmplices dessa situação de descaso com a soberania. Só para deixar um último ponto; dívida de juros com os bancos por ano custa cerca de 700 bilhões de reais, verba mais que suficiente para transformar nosso setor naval de guerra capaz e produtivo, além de nos transformar numa potência dos mares, da terra e do ar. Repito, 700 bilhões por ano só de juros, que poderiam serem utilizados para infra estrutura e produção naval.
Guilherme Evangelista Rocha excelente comentário. Aliás já ouvi falar muito bem das embarcações e submarinos suecos, parecem ser os mais silenciosos .
Guilherme Evangelista Rocha
Muito bem posicionado, apesar de eu achar que submarinos seriam mais econômicos e práticos que fragatas ou corvetas para o BR.
Mas tem uma questão intrínseca neste assunto: aparentemente o Brasil não entende muito bem a definição de globalização, que é quando um país que não é bom na produção de algo comprar de outro que o faz, enquanto esse foca em produzir aquilo que é bom. O Brasil é claramente um forte produtos agroindustrial, logo, e considerando o caráter pacífico do país, não tem porque termos uma indústrial naval grande trabalhando nisso, que só demandam gastos inviáveis quando poderíamos focar em outras coisas.
Cada embarcação tem a sua finalidade, todas as marinhas de guerra do mundo moderno, precisam de embarcações de superfície (Corvetas e Fragatas), ou seja, não existe uma marinha composta somente por submarino.
As principais diferenças práticas entre fragatas e corvetas são os custos de produção industrial, manutenção, despesas operacionais e quantidade de pessoal técnico para operarem as embarcações; sendo as corvetas bem mais econômicas, mas também bem mais limitadas; ou seja, tudo tem que ser bem dosado e destinado de acordo com as reais necessidades; assim, em algumas missões é desperdício de dinheiro o emprego de uma fragata; mas para outras situações, somente uma fragata, consegue atender com eficiência, tudo dentro de um bom custo benefício; na escolha da fragata se leva em consideração, principalmente o fator tempo e quantidade de embarcações utilizadas nas missões.
Excelente canal e trabalho! Pesquisas brilhantemente feitas sobre o tema Ganhou mais um inscrito e apoiador.
Ótimo vídeo. Desejo sucesso a Marinha neste importantíssimo projeto para maior garantia da soberania nacional.
Pois é Marcelo: observando este teu ótimo vídeo. Chega-se a conclusão de que no Brasil os projetos são "maravilhosos", quando se vai colocar na prática...Ocorrem esses empecilhos intransponíveis.
Caramba,sempre me surprendo com os seus vídeos.PARABÉNS
Quero parabenizar vocês, melhor Canal q eu ja vi na minha vida..
Cara, seu canal é excelente! Não sei como não conhecia ele!
Vou recomendar a todos!
Ótimo vídeo!! 👍
Como sempre o Marcelo mostra a realidade das Forças Armadas
Os lideres políticos parecem que não sabem a extensão do nosso país, acham que gasta dinheiro com fragatas, corvetas e estaleiros é um desperdício, já que o nosso Brasil é um país "pacífico"...(Like, seus videos estão cada vez melhor).
Eu pedi no vídeo passado para ele falar sobre a alfa 4000! Marcelo se você viu meu comentário saiba que fico muito feliz em poder sugerir vídeos
Excelente vídeo! Poderia falar sobre as tropas e grupos das Forças Armadas Brasileiras especializadas em treinamentos de guerra e resgate na selva?
Parabéns Marcelo pelo excelente vídeo pelo excelente trabalho e pelo excelente Canal!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Qual seria a minha concepção de marinha perfeita(não levem muito a sério):
-57 patrulhas de 750 toneladas
- 28 corvetas de 1600 toneladas
-21 fragatas de 4300 toneladas
-3 navios doca multipropósitos de 18000 toneladas
- dentre outros
Sr. Marcelo Rios,
Gostaria de sugerir dois vídeos para o canal; um sobre a fragata espanhola Alfa-4000 e outro sobre a corveta sueca da classe Visby.
Na minha modesta opinião, penso que seriam embarcações perfeitas para a Marinha do Brasil; bastaria vontade política e boa gestão dos nossos recursos militares, para conseguirmos adquirir essas duas excelentes embarcações, que nos daria uma boa soberania no hemisfério sul, por pelo menos 40 anos de atividade naval.
Marcelo, como funciona o comissionamento dessas embarcações? Sempre você diz que certo navio foi fabricado em um ano e comissionado alguns anos depois, o que é feito durante esse período? Ótimos vídeos, parabéns!
Elivan Patriota boa pergunta
Parabens Marcelo pelo vídeo ! É lamentável realmente a falta de tecnolugia do nosso País neste sentido , e principalmente na parte que é mais deficiente que é a falta de embarcações de defesa da costa , e o pior não temos nem se quer um local apropiado para montagem das embarcações ,pelo menos isto deveriamos ter!
PERGUNTA: É possível interceptar e abater um míssil nuclear ,antes mesmo que ele chegue a uma distancia, em que ponha o país atacado em risco?
jorge santos sim
jorge santos S-300 e S-400 tbm servem para isso
excelente vídeo, continue com este ótimo trabalho. parabéns!
muito bom o video, mas o que eu vejo é uma oportunidade de se desenvolver a industria naval brasileira, com esses projetos é um bom começo, e tambem reativar nossos estaleiros que operam com baixa capacidade ou estão parados, um bom exemplo são os estaleiros na cidade do Rio grande e Jaguarão que contam com grandes estaleiros nas mãos de brasileiros ou os estaleiros no vale do Itajai-SC cujo na parte da construção naval para marinha mercante, mão de obra e questão de engenheiros estão bem servidos, devido aos campus universitarios que tem na região e questões tecnologicas, se for usar diesel-eletrico por que usar MTU se vc tem a WEG com projetos de propulsão diesel-eletrico ja desenvolvidos e utilizados pela marinha mercante
Em minha opinião diante do cenário afual de contingenciamento de vefbas, a marinha poderia usar parte do investimento atual para modernizar as fragatas daclasses niteroi aqui mesmo no Brasil ganhando uma sobre vida e o restante indo ao mercado para aquisição de 02 corvetas o que sairia mais em conta.
Prezado Marcelo, pelo teu excelente trabalho você já está beirando os 200 mil inscritos. Isto nada mais é que fruto de um bom trabalho em um assunto que é, mostradamente, importante para nós brasileiros.
Sei que você tenta manter neutralidade em termos políticos. Mas todos sabemos: se os bons não se envolvem, sobram para os não tão bons - corruptos e incompetentes - fazer as coisas. Porque estou prosseguindo nesta linha? Creio firmemente que a defesa de nossos interesses e fronteiras, bem como as necessárias demonstrações de força que um país de nosso quilate necessita realizar, estão claramente negligenciados. Assim, acredito que seria necessário uma ação pública - do povo - para o bem das nossas forças armadas e país. Ações no sentido de crescimento e desenvolvimento de nossas forças. De uma certa forma, seus ótimos vídeos comparando as forças mundiais e nossa situação de descalabro já faz muito positivamente pelo nosso país. Mas creio que seja necessário uma ação para que o governo atentem de modo real para nossa necessidade de defesa. Sumariamente: "lancemos uma campanha nacional para a re-equipagem de nossas forças imediatamente". Não temos tempo para aguardar o movimento governamental pensar no assunto. Os militares já pensaram. A indústria bélica nacional já pensou. Precisamos de ação. E para estes que acreditam que 6 fragatas de 6.000 ton é muita coisa para patrulhar nossas águas, com certeza estes mesmos não tem nenhum concreto conhecimento de geo-política ou... são pessoas compradas. E o mesmo digo dos que pensam que apenas mais meia dúzia de submarinos mais modernos ou mais 40 caças de 4ª/5ª geração são suficientes para nos proteger. Triste.
Excelente apresentação. Parabéns pelo nível da mesma.
eles assumem compromissos e depôs se torna incapaz !vomos la administrar estes projeto mostra suas capacidade para o povo Brasileiros!!!
somos o país mais completo ou seja temos recursos minerais, hídricos e etc, e os outros países tem inveja. mas o povo não se alto valoriza e se esforça para mudar esse maravilhoso país para melhor.
Tem o estaleiro de Pernambuco, quê poderia construir essas embarcações, inclusive essa semana tevê um encontro aqui no estado para tratar deste assunto.
Necessitamos de meios para fazer valer nossa soberania é interesse. Precisamos pagar o preço.
ate quem em fim falarão sobre esse programa brasileiro ... eu estava a semana inteira procurando por informações sobre estes projeto ,aqui no youtube ...
04:39 Eu acredito que nossos estaleiros já são suficientemente capazes de construir embarcações de grande porte, levando em conta o que já foi feito; Como exemplo p66 e p69 que foram construídas no Estaleiro Rio Grande, cada uma possui 288 metros de comprimento, 54 metros de largura e 31,5 m de altura.
Nosso país possuí estaleiros como o Rio Grande, Atlântico Sul, Brasfels. Nós temos estruturas e mãos de obra qualificada para a construção naval de grandes embarcações; O que falta é projetos e vontade política.
hoje no mundo militar faz sobre a bomba nuclear mais forte do mundo
SÉAN GARNIER ele já fez esse vídeo, é só procurar pelo canal
SÉAN GARNIER tsar bomba
Patryck Silva Satã II é um missel que leva bombas nucleares
SATAN 2, UM MÍSSIL QUE NÃO SAI DO TERRITÓRIO RUSSO.
tsar ou o mais novo satã 2
Marcelo gosto muito dos seus vídeo quando eu posso existir veijo todos, e ainda sou seu xará um forte abraço..espero que veija essa mensagem..
amo esse canal!
Marcelo. Seria legal um vídeo sobre a diferença de radares, sensores e armamentos de uma corveta para uma fragata.
Alguém ai pelo amor de DEUS me convença :Porque o trabalhador brasileiro tem que receber um mísero salário e um Senador mais que R$30.000.00 fora os vastos benefícios?
Porque o país realmente afundou em valores morais após a saída dos militares e após 30 anos temos além de uma Lava jato, um povo pedindo a volta dos militares sendo que a mídia "Os dias eram assim"dizem que fomos privados da liberdade ? Não lembro o nome mas um General acertou quando disse que o povo iria implorar mais tarde pelo retorno dos militares , tá aí o resultado. Talves já teríamos forças armadas mais bem equipadas , saúde, educação e emprego o que precisamos com urgência.
Hilbert França Como que você investe se só tinha grupos de esquerda querendo desestabilizar o país e dois , as escolas sob tutela militar que eram públicas tiveram um salto qualitativo enorme no ensino. O que os políticos em 30 anos fizeram foi roubar e rir da nossa cara .
Hilbert França E os políticos, foram bons? Foram honestos com nós? Ou eles riram da nossa cara. O povo queria que os militares saísse com flores na rua com o tanto de grupos armados comunistas que estavam agindo no Brasil.Fala pra mim sobre os políticos tentando se salvar prejudicando as investigações da lava jato, é as 10 medidas costuradas pelo senado! Fala pra mim assim como Lula disse e rindo da nossa cara"Não existe ser humano no BRASIIIIIL mais honesto do que eu", separe o joio do trigo por favor meu amigo. Explica os bilhões emprestados recentemente pelo Brasil no período político enquanto o brasileiro ta na fossa .Cadê o nosso dinheiro amigo , cadê.
Djalma Soares foi Figueiredo disse q quando o comunismo se instalace o povo clamaria pela democracia imposta pelos militares
quanto ignorância na época dos militares cerca de 90% população esta na linha de pobreza e a desnutrição infantil ainda era um problema no Brasil
Só para constar, se não fosse os militares intervirem naquela época, nos morariamo numa Cuba ou Coreia do Norte, não teria as modernidades que temos hoje! Conversem com os mais idosos e veram que é verdade.
Aí sim em fez um vídeo que eu queria faz tempo kkkk tmj Marcelo
o melhor canal. Informações são reais
Marcelo , poderia pesquizar e fazer um vídeo sobre a bomba nuclear de impulso eletro-maguinético pois eu ouvir falar que ela destroi sistemas eletrônicos de todos os tipos , queria saber mais detalhes sobre ela, agradeço amigo por este favor ! Pois o seu canal é o único que explica melhor estes temas!
Obrigado pelo vídeo
Meu Deus ! Lógico e óbvio, que o programa da corveta Tamandaré é mais um elefante branco, custando cerca de 450 milhões de dólares cada unidade, sem falarmos, na atual falta de estrutura física e técnica para construirmos essa embarcação no Brasil.
A nossa adequação levaria anos e outros bilhões de dólares de investimentos em ampliações e infra estruturas.
Ótimo vídeo Marcelo! Vc pode fazer um vídeo sobre a nossa marinha pluvial? Que eu ouvi dizer ser a maior e melhor do mundo
caro canal : (hoje no mundo militar) tenho uma sugestão: fale sobre o helicoptero stealth secreto do exército russo o kamov ka 58 black ghost!! quem apoia da like e uupp!
podia falar tambem sobre os fuzis de assalto hekler e koch xm8 e o fuzil FAMAS!
f.m.a. industries uuuppp appo!iado
f.m.a. industries uupp
f.m.a. industries uupp
fátima bernardes da zuera upp vai sair no jornal nacional!
e falar tambem do boeing usb upp
Olá a todos.
Eu como sempre defendo nossa independência em tudo, pois somos um país que possui uma grande reserva de produtos naturais, só que nos exportamos a maioria de forma irresponsável, pois exportamos produtos primários a preços baixos e importamos produtos industrializados a preços muito altos, uma vez que eles acabam agregando valor.
Nós temos mão de obra qualificada e muito bem preparada para colocar o país no cenário mundial como uma potência industrial, e isso é fato.
Então porque não acreditamos mais em nós mesmos e vamos enfiar a cara em livros, nos trancarmos em laboratórios, desenvolvermos pesquisas, mesmo que erremos aprenderemos, mas o que pode anteceder o fracasso será o sucesso, e para termos sucesso temos que investir em nós mesmos, e não ir buscar lá fora o que os outros já fizeram na terra deles, eles são desenvolvidos porque desenvolveram suas pesquisas, com certeza erraram, mas tornaram o erro uma aprendizagem.
Aí eu me pergunto o seguinte, porque não investimos em nós mesmos?
Dificuldades é mais dificuldades que eu espero que a marinha supere e vai superar
Like, hoje vou colaborar no apoia-se
Seis bilhões é o que os políticos vão usar para fazer campanha este ano
Parece que das três forças a Marinha a que enfrenta maior dificuldade na modernização dos seus armamentos. Há alguma explicação para isso?
a ampliação e melhoria dos estaleiros brasileiros vão além da questão militar, ela dialoga diretamente com um projeto nacional, nos dará infraestrutura, empregos, lucro e independência tecnológica e estratégica....
Para o que serve uma corveta que não pode enfrentar uma fragata ou um destroyer, se temos, que aparelhar a marinha, que seja com uma frota multi-função,o onde se encaixem, corvetas fragatas e destroyers.
Marcelo você poderia fazer um vídeo falando sobre o caça Sukhoi SU-35?
Eu vejo as tamandare como um divisor de água, vejo além de custo e dificuldades acho que é um passo nessesario doa a quem doer pois será nossa libertação da dependência externa e pode vir a num futuro próximo ser os passos necessário para uma fragata 100% nacional, por isso não pode ser abandonado ou substituído por um projeto importado, por que vai ser um barato que vai sair muito caro
Hoje no Mundo Militar,sabe de informações se a marinha pretende transferir parte da frota naval,que é sediada no rio de janeiro para o NE?... onde a marinha sondou uma ilha,"ILHA do MEDO" no porto de São luis-MA... vi pessoal da marinha sobrevoando uma área onde poderiam construir a base naval.
Quantos navio e quantos submarinos passaríamos para defender o nosso território, e se a base do Recife séria estratégica para esses fins?
parabéns pelo video, essas fragatas alpha 4000 são interesantes mas são tão superiores assim que o projeto nosso Tamandaré? É possivel um comparativo entre as duas?
os políticos só pensar neles
Marcelo os antigos estaleiros Verolme e Ishibras faziam navios petroleiros de 300.000 toneladas para a Petrobras e cargueiros de minérios de deslocamento oara a Vale do Rio Doce e o Estaleiro Mauá fazia navios de 50.000 toneladas.
Tem algo estranho nessa história.
Mais um ótimo vídeo...
Vendo isso, pergunto-me: como é que este país, se é que pode chamar isso de país, foi criado ?
É muita incompetência, descaso....e dinheiro há, só ver a roubalheira dos gigolôs da nação no congresso e câmara dos deputados...
Resumindo: falta tudo nesse país...
é triste e ao mesmo tempo revoltante!!!
Não e só a Frota que está envelhecida, há muitos Marinheiros antigos na ativa ate hoje. Reformulação geral na MB
poderia fazer um vídeo explicando a importância ou não das polícias militares e bombeiros militares como força auxiliares do EB?
Prefiro 1.000.000.000 de vezes trabalhar com esses impostos alarmantes mais sabendo que está sendo investido na defesa do que trabalha sabendo que vai para o bolso desses ladrões 🤜🤛🤬
INDIGNADO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Marcelo fale mais sobre o arsenal de marinha do rio de janeiro, por favor.
Eu fiquei com uma dúvida, a corveta classe Tamandaré é boa mais há melhores e mais baratas?
Afirmo que não devemos investir neste momento na Classe Tamandaré, tenho defendido a compra de meios de superfície no mercado internacional, existem muito bons projetos, de menor custo, em tempos de vacas magras devemos usar bem os poucos recursos que são disponibilizados, uma compra de prateleira seria a melhor solução hoje para a MB.
Enquanto o pior não acontecer nada vai mudar
Muito bom os seus videos. Poderia por gentileza dar sua opinião ou até maiores informações sobre a construção da segunda frota da Marinha do Brasil a ser baseada no Norte/Nordeste? Quais seriam os meios ideais para compor essa segunda frota?
Uma palavra define tudo: C-O-R-R-U-P-Ç-Ã-O
Boa noite marcelo ! Faz um video da (IMPORTÂNCIA DOS CACHORROS NAS GUERRAS e NA SEGURANÇA NACIONAL) URGENTE! Valeu marcelo!
Os melhores vídeos dele são quando ele fala da marinha
Considerando o caráter pacífico do Brasil nos assuntos exteriores, bem como a economia do país, acho que uns 8 destroyers (cada um para uma das principais cidades litorâneas do país) e uns 32 (no máximo) submarinos já estaria de ótimo tamanho para PROTEGER o país.
O resto do arsenal deveria ser composto apenas por navios-patrulha costeiros, oceânicos e fluviais, com enfase neste último para ser usado nas fronteiras fluviais ao oeste do país.
-> Corvetas são boas para países com fronteiras marítimas pequena (não é o caso do BR); portal-aviões são para nações que querem projetar poder contra terceiros (também não é o caso do BR), e fragatas são menos eficazes que destroyers se comparar as múltiplas funções deste último.
salve ao canal, mais uma vez o almirantado está numa sinuca de bico, fabricação própria ou mandar fabricar fora do país, é sabido que temos excelentes engenheiros navais e mão de obra muito qualificada mas não damos os passos certos, temos um almirantado vacilante, e quando tudo está a favor não fazemos nada, só nos mexemos quando estamos na beira do abismo.
qual a diferença entre cruzadores, fragatas, destryoers e corvetas?
faz um video falando quais países seriam inimigos do Brasil em caso de um guerra
Marcelo fala sobre escolas militares, poderia falar primeiro da AFA
O que cada classe dessas embarcações representam? Quem classificam a classe de cada navio?
olha umas 10 tamandaré daria boa, padronizar os meios baixar os custos e é um projeto adequado para nossa situação... deveríamos também era encomendar mais 3 Scorpene ai sim, negocio de porta aviões deixa queto! montar umas bases aéreas espalhadas no litoral com caças adequados para essa operação acho que da bem mais dissuasão que um nae sem escolta!
É lamentável ver o descaso em nossas forças armadas, vi uma reportagem dizendo que, quase 80% da verba para a area militar é para salários e aposentadorias, resumindo, não tem interesse em modernizar nossas forças armadas, creio que se estivesse vontade e compromisso do governo em estruturar nossas forças, o Brasil seria muito soberano ... nivelando-se aos demais países.
o Brasil podia investi em navios de ataque rápido .eles são bem armado e boa para defesa e barato e fácil para fazer
nos comentários vemos muitas pessoas sem patriotismo!!Tamos numa merda,Brasil cheio de corruptos mas temos que Lutar pelo país não chama - lo simplesmente de lixo como muitos fazem!!
Faz um vídeo a respeito do blindado CLANF
Eu gostaria de saber quem dá esses pitacos, dizendo que os navios são muito grandes, um país dessas dimensões só com Armamentos leves!!! É incrível a falta de HOMENS nesse país....
Excelente vídeo
qual é o orçamento recebido de uma maneira geral pelo exército , marinha e aeronáutica do nosso país ?
VÍDEO muito bom parabéns, poderia fazer vídeo sobre a guerra do 6 duas em Israel?
Solução do projeto tamandare seria sua construção nos estaleiros em Suape/PE
Somos um pais na qual pequena parte da população recebeu uma educação digna e este é o problema, uma pessoa que recebeu uma boa educação jamais votaria em Maluf, Renam e tantos outros enrolados em corrupção a tanto tempo... não jogaria lixo nas ruas, não venderia seu voto, não depredaria patrimonio publico etc...o problema do Brasil ainda é o brasileiro!
Para investir na Defesa, na educação e em tecnologias tudo é caro demais. Agora para a corrupção dos canalhas o céu é o Limite.
Nós precisamos de país sério.
Saudades do jucilinos àquele presidente melhorou país pena que morreu num a acidente
Quando vi a foto de capa do video fiquei ate com do da Marinha do Brasil, parece que a frente e de um navio e o resto de outra embarcação.
Quando o Brasil fala em fazer um investimento tão grande como esse, pode ter certeza que ou sera cancelado ou sera parado a algum momento.
Bom dia!
meu deus...
o que podemos fazer pra melhorar isso????
tem tanta gente nesse grupo, que tal a gente se unir e comecar a fazer mas reclamacoes pra ver se os nossos lideres acordam???
Faz um vídeo falando sobre os jatos da marinha.
Faz um vídeo falando sobre o "Matador de Porta Aviões Chinês "
Marcelo qual é o alcance máximo do Alfa 4000 da Navantia?............
Esta faltando fala sobre o míssil da Man-Super kkk............Valeuuuuuuuuuuuuuuu
Bom vídeo!
Marcelo como anda a questão da compra do HMS OCEAN?
Que acha como opçao para a marinha os novos ppa da Fincantieri em costruçao parà a marinha italiana praticamente possono encaxiar bem Como corvetas e Como fregatas leves dependendo do armamento embarcado eu acho que seria uma otima escolha
Marcelo a marinha poderia usar os estaleiros que constrói navios petroleiros de grande porte como o do Atlântico Sul.