"Os Sinos da nossa Igreja" - António Marta. Original 1954. Aninhas Assis e Bernardino Fiel

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 25 сер 2024
  • "Os Sinos da nossa Igreja" "Sinos da Lapa", como popularmente é conhecida, tem letra do Dr.José Sá e música do Prof. António Marta. Tal como as outras músicas do LP, gravado pela Radertz em 1954, foi composto para o reportório inicial do Rancho da Lapa - Póvoa de Varzim.
    Tal como as outras músicas, foi interpretada pelo Coro Feminino da Igreja da Lapa (os homens que cantam, não pertencem ao Coro, são alguns maridos das cantoras e frequentadores da Igreja).
    Esta canção é, sem dúvida, uma das mais populares do Maestro António Marta. Imediatamente se tornou popular na Póvoa de Varzim e, até hoje, é cantada por todos. Frequentemente se ouve dizer que é a obra prima do Maestro, neste capítulo de músicas populares de carácter orfeónico, tão apreciadas por todos e que ele criou para o Rancho que estava então em formação.
    Segundo palavras do próprio Maestro António Marta, esta composição foi inspirada no próprio repicar de festa dos sinos da Igreja, que eram, então, tocados manualmente. Daí nasceu o tema "ostinato" dos baixos, sobre o qual, se desenvolve a composição.
    Temos nesta canção 2 solistas: a soprano do Coro da Lapa: - Ana Pereira da Silva (Aninhas do Assis) que com a sua voz cristalina, de sonoridade tão bela e dicção impecável, nos conduz pelo poema de José Sá, com sentido saudosismo.
    O solista é Bernardino Fiel; fundador do Rancho, coreógrafo e cantador do mesmo, foi o responsável por ter "desafiado" o Maestro, de quem era grande admirador, a compôr todo o reportório para este agrupamento.
    No entanto, a sonoridade aqui ouvida, não é uma sonoridade tipica de "rancho"; é, isso sim, uma sonoridade de coro, ou orfeónica!
    Isto prende-se com o gosto do Maestro que, apesar de ter composto para o rancho, tinha sempre na sua mente as suas vozes favoritas, para quem compunha. Além disso, previlegiava sempre esta sonoridade, talvez um pouco académica para música popular, que nos transporta à sua época e ao seu gosto requintado e viajado.
    Aqui deixo pois mais uma memória de um tempo e de uma época de ouro na música da Póvoa de Varzim.
    Luiz Filipe Marques.

КОМЕНТАРІ • 2

  • @RDZ-RadioDifusaoZonofone
    @RDZ-RadioDifusaoZonofone 5 років тому

    Espectáculo! Uma excelente obra de António Marta, que teve de tudo para ficar na memória de toda a gente da Póvoa de Varzim. Uma sonoridade que nos transporta às influências do Coro Feminino e da Orquestra Típica Portuguesa da Emissora Nacional, e que aliados ao bom gosto do teu mestre, são uma mistura explosiva de qualidade, algum saudosismo certamente, e sabor de boa música popular académica.
    Parabéns Luiz.

  • @LUIZFILIPEMARQUES
    @LUIZFILIPEMARQUES  8 років тому +1

    Errata - Onde se lê no video "Antonio Marta 1904-2010" leia-se "António Marta 1904-1981" Peço desculpa pelo lapso.