Eu uso 200ml de oleo soluvel me-3 sintentico en 5 litros de agua desmineralizada. Troco cada 1 ano completo . Ja tenho 2 anos usando oleo soluvel no meu vw gol g6 2014. O dono anterior mal cuidaba o carro. Ja pegei ruim. Entao eu troque tudo como o termostato Novo e nunca más problema
Tenho uma Kombi flex, sistema totalmente comprometido. Fiz a limpeza do sistema, troquei reservatório, apliquei aditivo, porém em uma semana sujou tudo novamente, mesmo fazendo esse processo varias vezes. Além de ficar caro nao resolveu nada. Conversando com meu mecânico deu a sugestão de usar óleo solúvel. Farei a limpeza do sistema novamente e usarei essa sugestão. Seu vídeo retrata exatamente minha situação, anterior dono relapso e a dificuldade de resolver o problema. Obrigado.
Para mim, o óleo solúvel foi o que me atendeu. Se usarmos aditivo nesta situação, vai dar vazamento e a partir daí é retífica. Já estou usando há mais de um mês e já rodei quase mil km. A água segue limpa. Realmente, é impressionante o poder anticorrosivo que o óleo solúvel tem. Não pretendo deixar de usar óleo solúvel tão cedo, para mim deu bem certo e acredito que para você, também dará. O que não pode é deixar no estado em que está, porque uma hora o carro acaba superaquecendo.
Magnífica iniciativa ! Nunca acreditei muito em aditivos como os que existem, creio que a industria automobilística deveria já hà muito tempo ter elaborado algo mais eficiente ! Mas a indústria de automotores quer mais é que dure o mínimo ! A idêia de se usar este tipo de arrefecimento, acho a mesma fabulosa ! Parabéns Rafael, por esta magnífica iniciativa ! Creio que será só alegria, pois assim sendo, mata-se vários coelhos com uma cajadada só ! Saudações ! Abraço ! Parabéns ! Muito obrigado !
Muito boa explicação!!!quando agente pesquisa aqui no UA-cam sobre isso so aparece gente dizendo p usar apenas aditivo,(sei que é o correto,porem nao talvez nas minhas circunstâncias)como se nao ouvesse outra "alternativa",porem ninguém fala uma dica eficiente p quem nao quer arriscar usando aditivo apos uso de água da torneira ou que se pode fazer quando o sistema esta comprometido por uso de água da torneira! Apenas dizem aquela frase pronta"tem que usar aditivo e deu" Faz tempinho que estou pesquisando sobre esse óleo ai e vou usar no meu carro,pelas pesquisas que fiz cheguei a conclusão que vale a pena testar,pois se eu usar aditivo agora no meu carro vai aparecer vazamentos certamente e provavelmente vai ser alta a conta dos custos!(antigo dono era relaxado nesse quesito,se tivesse notado esse defeito na hora da compra nao tinha comprado o carro)porem agora vou ter que fazer algo p tentar resolver isso e vou usar esse óleo
Obrigado. Por aqui, já estou na terceira semana de uso e segue tudo normal. Nem a água com aspecto ferroso apareceu. Acredito que a utilização do oleo solúvel ainda é a melhor alternativa para nós que temos o sistema de arrefecimento comprometido. Infelizmente, se colocar o aditivo, da vazamento.
Sempre usei em um opala que eu tive. Água 100% transparente. Olhava o buraco do radiador e enxergava lá em baixo. E era óleo soluvel com água de torneira. Agora tenho um Voyage antigo aqui e fiz mesma coisa. Também limpou tudo.
@@000RafaelCosta no Voyage 1984, coloquei veja no radiador kkkk, funcionei e deixei circular um pouco, coloquei a mangueira de água na boca do radiador e soltei a maneira de traz e deixei funcionando e trocando água até limpar. Coloquei água limpa da torneira e óleo soluvel e deixei um mês. Quando ficou limpo eu troquei toda água por fluido paraflu já pronto p uso. Tá até hoje verdinho, limpo. Nunca deu problema.
Olá Rafael. Quero parabenizá-lo pela iniciativa , pela clareza na exposição do seu propósito e das explicações. Tenho uma Chevy 500 ano 90 que estava em situação de manutenção muito equivalente a do seu carro e pretendo usar o recurso do óleo solúvel no sistema. Dei uma geral no motor, câmbio, diferencial e sistema de arrefecimento. Decidi por essa alternativa por dois motivos; por não saber se o sistema estará sem vazamentos após o abastecimento e uso e por ter encontrado, no próprio manual do veículo, a recomendação de uso do óleo solúvel C como única alternativa para carro sem ar e indica um aditivo pra veículo com ar condicionado.Porém acho importante salientar que o manual recomenda o uso de uma quantidade bem menor do que a que vc e outras pessoas estão usando. Pro carro sem ar , nas instruções para lavagem do sistema, que deve ser feita a cada 30.000 km, diz pra adicionar água potável (talvez naquela época não existisse a água desmineralizada) e a quantidade de óleo solúvel é 25 ml. Porém a recomendação é pra uso do óleo solúvel C "para radiadores". Não encontrei nenhum que fosse específico pra radiadores mas o que comprei tem propriedades anti ferruginoso, oleoso, anti espumante e absorvente de calor, entre outras. Creio que as especificações de diluição de 1 x 20 seja para usinagem e portanto vou usar a quantidade recomendada no manual ou o dobro (50 ml).. Como instalei um relógio pra temperatura da água dá pra ir usando e monitorando se está aquecendo muito. A propósito, dá pra vc instalar um relógio desse no pálio sem muito custo. Abraço. 0:15
Bacana! Depois volte para dar o seu relato. Sobre a diluição de 1:20, tem funcionado bem para mim. Sigo observando e pretendo mantê-la por enquanto, vamos ver.
bom dia amigo x sua exnperiencia a lavagem debe ser labado com agua de torneira com esse olheo soluvel ou agua desminiralizada? Apos dessas lavagems passo com desminiralizada direto.
@@jorgeivanriquelmerobles786 Eu faço a lavagem apenas com água corrente normal. Depois coloco a água desmineralizada com o óleo solúvel. Não uso nenhum produto específico para não ter risco de corrosão.
Eu limpei todo meu sistema de arrefecimento , passei a usar 6ml de óleo solúvel sintético , no reservatório de água, protege a bomba de água, selos, e radiador , deixo bem fraco , não tive mais problema de superaquecimento no carro , o carro ficou mais econômico tbm.
Até o momento, segue tudo em ordem. Já tem mais de um mês que estou usando e já rodei quase mil km. A água segue limpa e o nível só abaixou o esperado mesmo, nada anormal.
@@robsonlima2988 Sim, eu uso óleo solúvel do tipo sintético. Se for o mineral, dizem que ataca as borrachas, além de ser mais espesso, o que pode causar obstrução das colméias do radiador.
@@000RafaelCostameu carro foi colocado aditivo desses “tropical” sem etilenoglicol. O produto chama “protetivo orbiquimica”. Será que posso por uns 200 ml de óleo solúvel para “aditivar o aditivo”? kkkkk
Amigo óleo solúvel era indicado a veículos da década de 70/80 onde as bombas d'água são de gaxetas e não retentores. Onde os produtos de base álcool ou sintéticos agridem as gaxetas que são de feltro e algodão com resina
Eu uso em portugal, na proporcao 1:15 (Adicionei 0,300 ml em 4,5 Litros de agua distilada.) Aqui esse óleo é dificil de encontrar e custa no mínino 36,00 € em embalagem de 5 litros e a agua distilada, 1,10 € , 5 litros também.
Se a sua junta do cabecote estivesse ruim o carro ja teria fervido e consequentemente passado agua para dentro da câmara de explosao. No meu optei a colocar aditivo mesmo pq a junta do cabecote era nova. O ex dono retificou o cabeçote... Na sua ajuda para medir a temperatura existe termômetro que vc pode colcoar nas mangueiras. E um kit que acha na net. Voce tambem pode colocar um scanner obd2 mas tem que verificar as tomadas do carro. Esse scanner e bem barato entre 20 e 50 reais. Acha ate de 100. O meu eu uso apenas pra medir a temperatura.
A junta ainda é original, nunca foi trocada. O motor ainda é standard. Sobre a medição da temperatura, no futuro pretendo trocar o painel por um com marcador.
@@000RafaelCosta o meu estou pensando, já troquei radiador, retirei a válvula pois sabia que iria travar devido a enorme sujeira que ia sair, troquei as mangueiras e bomba.dgua. Coloquei um filtro no retorno porém já é o terceiro filtro que troco, todos praticamente entupiram devido o tamanho da sujeito que tá saindo. Talvez eu deixe o pau quebrar por mais 1 ou 2 meses depois tiro tudo e coloco o novo. Entretanto, com o scanner B2 percebi que a temperatura abaixa bem mais rápido. Ventoinha trabalho menos de 1 minuto se bobear.
@@jorgerodrigues2993 testes em automóveis que podem causar a perda total do motor merecem ser o mais detalhado possível. Se está com preguiça de ter conhecimento leve no mecânico ou compre carro 0km.
Para assistir ao segundo vídeo da saga, após 3 meses de uso, acessem: ua-cam.com/video/MSopFOIwBDA/v-deo.html
Eu uso 200ml de oleo soluvel me-3 sintentico en 5 litros de agua desmineralizada. Troco cada 1 ano completo . Ja tenho 2 anos usando oleo soluvel no meu vw gol g6 2014. O dono anterior mal cuidaba o carro. Ja pegei ruim. Entao eu troque tudo como o termostato Novo e nunca más problema
Bacana, bom saber que tem dado certo!
Pois é Rafael, eu trabalhei até por volta de 1997 com retifica e usávamos na retifica de virabrequim .o Tellus
Bacana!
Tenho uma Kombi flex, sistema totalmente comprometido. Fiz a limpeza do sistema, troquei reservatório, apliquei aditivo, porém em uma semana sujou tudo novamente, mesmo fazendo esse processo varias vezes. Além de ficar caro nao resolveu nada. Conversando com meu mecânico deu a sugestão de usar óleo solúvel. Farei a limpeza do sistema novamente e usarei essa sugestão. Seu vídeo retrata exatamente minha situação, anterior dono relapso e a dificuldade de resolver o problema. Obrigado.
Para mim, o óleo solúvel foi o que me atendeu. Se usarmos aditivo nesta situação, vai dar vazamento e a partir daí é retífica.
Já estou usando há mais de um mês e já rodei quase mil km. A água segue limpa. Realmente, é impressionante o poder anticorrosivo que o óleo solúvel tem.
Não pretendo deixar de usar óleo solúvel tão cedo, para mim deu bem certo e acredito que para você, também dará. O que não pode é deixar no estado em que está, porque uma hora o carro acaba superaquecendo.
Magnífica iniciativa ! Nunca acreditei muito em aditivos como os que existem, creio que a industria automobilística deveria já hà muito tempo ter elaborado algo mais eficiente ! Mas a indústria de automotores quer mais é que dure o mínimo !
A idêia de se usar este tipo de arrefecimento, acho a mesma fabulosa ! Parabéns Rafael, por esta magnífica iniciativa ! Creio que será só alegria, pois assim sendo, mata-se vários coelhos com uma cajadada só ! Saudações ! Abraço ! Parabéns ! Muito obrigado !
Obrigado!
Muito boa explicação!!!quando agente pesquisa aqui no UA-cam sobre isso so aparece gente dizendo p usar apenas aditivo,(sei que é o correto,porem nao talvez nas minhas circunstâncias)como se nao ouvesse outra "alternativa",porem ninguém fala uma dica eficiente p quem nao quer arriscar usando aditivo apos uso de água da torneira ou que se pode fazer quando o sistema esta comprometido por uso de água da torneira!
Apenas dizem aquela frase pronta"tem que usar aditivo e deu"
Faz tempinho que estou pesquisando sobre esse óleo ai e vou usar no meu carro,pelas pesquisas que fiz cheguei a conclusão que vale a pena testar,pois se eu usar aditivo agora no meu carro vai aparecer vazamentos certamente e provavelmente vai ser alta a conta dos custos!(antigo dono era relaxado nesse quesito,se tivesse notado esse defeito na hora da compra nao tinha comprado o carro)porem agora vou ter que fazer algo p tentar resolver isso e vou usar esse óleo
Obrigado.
Por aqui, já estou na terceira semana de uso e segue tudo normal. Nem a água com aspecto ferroso apareceu.
Acredito que a utilização do oleo solúvel ainda é a melhor alternativa para nós que temos o sistema de arrefecimento comprometido. Infelizmente, se colocar o aditivo, da vazamento.
@@000RafaelCostameu filho ta usando oleo solúvel sintético a quase um ano e ta de boa
@@joaquimbezouro6864 Bacana! Bom saber.
Estou usando a 2 meses! Estou gostando demais! Vou fazer uma limpeza agora novamente e vou recolocar! 20:1! 250ml em 5 litros de água desmineralizada
Bacana!
Sempre usei em um opala que eu tive. Água 100% transparente. Olhava o buraco do radiador e enxergava lá em baixo. E era óleo soluvel com água de torneira. Agora tenho um Voyage antigo aqui e fiz mesma coisa. Também limpou tudo.
Bacana!
@@000RafaelCosta no Voyage 1984, coloquei veja no radiador kkkk, funcionei e deixei circular um pouco, coloquei a mangueira de água na boca do radiador e soltei a maneira de traz e deixei funcionando e trocando água até limpar. Coloquei água limpa da torneira e óleo soluvel e deixei um mês. Quando ficou limpo eu troquei toda água por fluido paraflu já pronto p uso. Tá até hoje verdinho, limpo. Nunca deu problema.
@@diegofleury1212 seu carro usava só água da torneira e vc fez esse processo foi ?
@@joaovitorfonseca2970 eu usava no opala só água da torneira com óleo soluvel. Nunca deu ferrugem.
@@diegofleury1212 vou fazer isso no meu caminhão pois meu caminhão já tem um tempinho q não usa aditivo
Olá Rafael. Quero parabenizá-lo pela iniciativa , pela clareza na exposição do seu propósito e das explicações. Tenho uma Chevy 500 ano 90 que estava em situação de manutenção muito equivalente a do seu carro e pretendo usar o recurso do óleo solúvel no sistema. Dei uma geral no motor, câmbio, diferencial e sistema de arrefecimento. Decidi por essa alternativa por dois motivos; por não saber se o sistema estará sem vazamentos após o abastecimento e uso e por ter encontrado, no próprio manual do veículo, a recomendação de uso do óleo solúvel C como única alternativa para carro sem ar e indica um aditivo pra veículo com ar condicionado.Porém acho importante salientar que o manual recomenda o uso de uma quantidade bem menor do que a que vc e outras pessoas estão usando. Pro carro sem ar , nas instruções para lavagem do sistema, que deve ser feita a cada 30.000 km, diz pra adicionar água potável (talvez naquela época não existisse a água desmineralizada) e a quantidade de óleo solúvel é 25 ml. Porém a recomendação é pra uso do óleo solúvel C "para radiadores". Não encontrei nenhum que fosse específico pra radiadores mas o que comprei tem propriedades anti ferruginoso, oleoso, anti espumante e absorvente de calor, entre outras. Creio que as especificações de diluição de 1 x 20 seja para usinagem e portanto vou usar a quantidade recomendada no manual ou o dobro (50 ml).. Como instalei um relógio pra temperatura da água dá pra ir usando e monitorando se está aquecendo muito. A propósito, dá pra vc instalar um relógio desse no pálio sem muito custo. Abraço. 0:15
Bacana! Depois volte para dar o seu relato.
Sobre a diluição de 1:20, tem funcionado bem para mim. Sigo observando e pretendo mantê-la por enquanto, vamos ver.
bom dia amigo x sua exnperiencia a lavagem debe ser labado com agua de torneira com esse olheo soluvel ou agua desminiralizada?
Apos dessas lavagems passo com desminiralizada direto.
@@jorgeivanriquelmerobles786 Eu faço a lavagem apenas com água corrente normal. Depois coloco a água desmineralizada com o óleo solúvel. Não uso nenhum produto específico para não ter risco de corrosão.
Qual óleo amigão?
Eu já estou usando óleo solúvel no meu classic e fiz teste com multímetro e deu msm resultados do aditivo tô satisfeito
Bacana!
Bom dia amigo também uso no meu palio fire como vc faz a diluição.
Estou usando a 1:20, que da 250ML do óleo solúvel.
Estou usando a 3 anos e até agora tudo certo
@@giulianoonofre5389Bacana, bom saber. Qual é a marca de óleo solúvel que você usa e em qual proporção?
@@giulianoonofre5389 qual há marca do produto amigo por favor
Valeu meu caro! Na próxima lavagem, filma a drenagem p/ gente acompanhar a evolução! Abração e sucesso.
Obrigado! Em breve, vou gravar um novo vídeo. Já passou três meses desde que fiz a aplicação.
Eu sou torneiro a 40 anos ja uso e não arrependo porem so usei em carros antigos passat.camionetes
Bacana, bom saber!
No manual da Caravan ano 90 é pra utilizar óleo solúvel
Bacana!
Eu limpei todo meu sistema de arrefecimento , passei a usar 6ml de óleo solúvel sintético , no reservatório de água, protege a bomba de água, selos, e radiador , deixo bem fraco , não tive mais problema de superaquecimento no carro , o carro ficou mais econômico tbm.
Bacana saber que deu tudo certo!
Amigão qual a quantidade de óleo, tem de misturar com água desmineralisada?
@@alexandrefonteles2361 Eu faço a diluição de 1 para 20, que dá 250ML de óleo solúvel para 5 litros de água desmineralizada.
Qual a melhor marca, vocês indicar?
Tenho usado os que mencionou no vídeo.
Eai até o momento como está o sistema ? Estou pensando em usar
Até o momento, segue tudo em ordem. Já tem mais de um mês que estou usando e já rodei quase mil km.
A água segue limpa e o nível só abaixou o esperado mesmo, nada anormal.
@@000RafaelCosta esse é o sintético né ? Vou pesquisar bastante, eu tenho um Palio tbm e torço que essa seja há saída 😅
@@robsonlima2988 Sim, eu uso óleo solúvel do tipo sintético. Se for o mineral, dizem que ataca as borrachas, além de ser mais espesso, o que pode causar obstrução das colméias do radiador.
@@000RafaelCostameu carro foi colocado aditivo desses “tropical” sem etilenoglicol. O produto chama “protetivo orbiquimica”. Será que posso por uns 200 ml de óleo solúvel para “aditivar o aditivo”? kkkkk
@@joseeduardo998 Eu não misturaria. Acho que pode dar alguma reação química negativa.
Eu coloco nao dar poblema uso muito tempo Bom dia abraço
Bom saber!
Boa tarde Rafael,
Achei muito legal seu video gostaria de mandar um brinde aí pra vc
Sou da Ecolub Gerente comercial
Att, Eduardo Cláudio.
Obrigado pela cortesia, Eduardo. Mas não precisa, faço uso do produto de vocês e o divulguei porque realmente me atende muito bem e gostei. Tmj!
Amigo óleo solúvel era indicado a veículos da década de 70/80 onde as bombas d'água são de gaxetas e não retentores.
Onde os produtos de base álcool ou sintéticos agridem as gaxetas que são de feltro e algodão com resina
Bacana!
Pode usar cem medo
Não é gambiarra não!
O óleo solúvel era recomendado pelo manual do opla com trocas a cada 30mil km ou um ano, o que vier primeiro.
Bacana!
Ford chevrolet antigamente usava óleo soluvel
Bacana!
Eu uso em portugal, na proporcao 1:15
(Adicionei 0,300 ml em 4,5 Litros de agua distilada.)
Aqui esse óleo é dificil de encontrar e custa no mínino 36,00 € em embalagem de 5 litros e a agua distilada, 1,10 € ,
5 litros também.
Bom saber que por aí também usam!
@@000RafaelCostaqual proporção vc usou amigo?
@@Muambeiroautomotivo A recomendada pelo próprio fabricante, de 1:20 (o que, no meu caso, da 250ML do produto).
Meu carro saia de fábrica com óleo soluvel. Corcel 2
Que bacana!
Se a sua junta do cabecote estivesse ruim o carro ja teria fervido e consequentemente passado agua para dentro da câmara de explosao.
No meu optei a colocar aditivo mesmo pq a junta do cabecote era nova. O ex dono retificou o cabeçote...
Na sua ajuda para medir a temperatura existe termômetro que vc pode colcoar nas mangueiras. E um kit que acha na net.
Voce tambem pode colocar um scanner obd2 mas tem que verificar as tomadas do carro. Esse scanner e bem barato entre 20 e 50 reais. Acha ate de 100.
O meu eu uso apenas pra medir a temperatura.
A junta ainda é original, nunca foi trocada. O motor ainda é standard.
Sobre a medição da temperatura, no futuro pretendo trocar o painel por um com marcador.
@@000RafaelCosta o meu estou pensando, já troquei radiador, retirei a válvula pois sabia que iria travar devido a enorme sujeira que ia sair, troquei as mangueiras e bomba.dgua.
Coloquei um filtro no retorno porém já é o terceiro filtro que troco, todos praticamente entupiram devido o tamanho da sujeito que tá saindo.
Talvez eu deixe o pau quebrar por mais 1 ou 2 meses depois tiro tudo e coloco o novo.
Entretanto, com o scanner B2 percebi que a temperatura abaixa bem mais rápido. Ventoinha trabalho menos de 1 minuto se bobear.
@@pedroparrela9975 Interessante este teste!
Vai direto no assunto amigo me perdoa falar . Não protelar
@@jorgerodrigues2993 testes em automóveis que podem causar a perda total do motor merecem ser o mais detalhado possível.
Se está com preguiça de ter conhecimento leve no mecânico ou compre carro 0km.