essis outros canal podia saie todos pois não ensina nada com precisão ! mais o teu canal e o único que ensina direitinho isso que eu chamo di vidio aula passo a passo ! gostei meus parabéns mano
Otimo tutorial, eu venho aprendo a arte dos pifes a um tempo, com seu video percebi que fazia a embocadura mto pra frente no bambu, uns 2/3 centimetros. Obrigado pela aula
Que maravilha. Sempre tive vontade de aprender como fazer um pifo de bambu. Sua aula clara e sua apostila nos esclareceu e aprendemos. Parabéns pelos dons . muito agradecido. Saudações.
Desde menino sempre tive vontade de aprender tocar pifano qndo via folia de reis na minha região muito difícil encontrar bambu cuiaba mt bambu parecido com esse aí do video
Muito show, apesar de não ter tentado fazer um ainda , mais já aprendi muita coisa , que com certeza ia fazer errado se não tivesse assistido esse vídeo, parabéns, Muuuuito show mesmo. Impressionado pela complexidade kkk show!
Bom dia meu mestre das medidas de pifanos! cara ate agora estou quebrando a cabeca para conseguir fazer essses calculos, mas so achei voce que abril um pouco minha mente de chegar at o premeiro furo e o quinto, que seria 50% do centro da emboca dura,de 34cm correto! precisava confirmar certinho ,com sua esplicacoes o%, 43%,50%,53%,68%,73%,83% 100% sao valores padrao, pra qualquer diametro intenos!!!!!!!!! parabens cara foi uma uma otima esplicacao nota1000.000.0000 vou fazer um em C CHIQUE!!!!!!!!
Valeu Antonio! com furadeira até dá pra fazer, mas as chances de lascar o bambu são maiores, alem de que é um pouco mais difícil aumentar o tamanho dos furos para fazer a afinação, mas independente de como você faz os furos o importante é tentar mesmo.
Muito interessante!! Amei seu vídeo! Já fiz uma flauta de bambu sem saber essas regras... Vc pode compartilhar as proporções exatas de distância entre os outros furos e o diâmetro de sua abertura?
Sensacional ensino Parabéns. Desde que eu era criança eu queria saber como se faz um pífano. Se um dia eu tiver coragem vou ver se construo um. Parabéns parabéns.
Bom dia Edison, eu não sou gaúcho, mas o Guga é (não lembro se ele aparece nesse vídeo). Ele de vez enquanto faz pifanos por encomenda, eu não faço mais, podes entrar em contato pelo canal do UA-cam dele (Casa de Barro) ua-cam.com/channels/tv1Jb77za_kTZfRJM-LPEQ.html Abraço!
E o estrumento em Sol, qual o tamanho do bambú ? Já consegui a afinação em em dó quais são os outros furos ? Estou em dúvida. Tendo a possível mande por favor. Muito obrigado.
A afinação do pífano vai depender do tamanho do bambu e da espessura da madeira dele, por isso é difícil dar uma medida exata para um afinado em Sol, de qualquer maneira o principal é a proporção da distância entre os furos, independiente do tamanho do bambu
Oi V7 - fOxP2, não saberia te dizer aonde vc encontra mudas ou sementes. Essa variedade de bambu é bem comum onde moro, em Florianópolis, mas eu não tenho conhecimentos sobre como funciona o cultivo de bambu...
Boa tarde tudo bem, espero que sim. O já cheguei a tonalidades em Dó Maior, queria saber a distância dos orifícios, de um para o outro . O tamanho do bambú é de 67 cm.
Muito bom seu vídeo. Obrigado. Fiz o buraco da embocadura e o pife está afinado em Sol, qual deve ser a afinação do próximo furo, no caso o da outra extremidade, Sol sustenido ou Lá ou alguma outra nota?? Obrigado novamente!
Oi felipe cerqueira, na descrição do vídeo tem uns links com arquivos que complementam a vídeo aula, um deles é a tabela de afinações, onde está apresentado em forma de gráfico as opções de afinação para cada um dos furos do pífano. Dá uma olhada nesse arquivo, que lá está bem explicado, caso não conseguir abrir o link me avisa que eu vejo como te mando esse material.
Gostei do vídeo. Gostaria de saber que música é esta última de fundo, parecendo um rasguido doble de música gaúcha? Pesquisei por trio Ribeira, mas não achei. Abração amigos.
santana valentim que bom que você gostou do vídeo. O nome da música é “Esvaecendo” e é de fato um rasguido doble. A música é uma composição de Gustavo Paniz um amigo que tocava comigo no Trio Ribeira. Infelizmente esse grupo não existe mais, mas você pode conferir algumas das nossas músicas no meu canal. Abaixo o link da versão ao vivo de “Esvaecendo” qualquer dúvida estou a disposição. ua-cam.com/video/9ZdUE9h9hjM/v-deo.html
Ricardo Reyes en lá descripción del vídeo hay un link abajo de “Apostila” en ese link hay un PDF que explica como afinar las flautas en una escala mayor. El documento está en portugues pero creo que se consigue entender
Bom dia Nilton, geralmente os bambus que usam pra fazer vara de pesca (aqui no sul chamamos de Taquara) são muito finos por isso fica difícil de usar para fazer un pífano. Mas se quiseres testar, em teoria as proporções para fazer o cálculo dos furos seria similar a que foi mostrada no vídeo.
mestre das medidas bom dia blz,pra fazer uma quena em dò de pvc o procedimento e o mesmo,,meu tubo mede 20mm diamtro interno e 3mm de espensura, pode me ajudar a desenvolver essa quena pra tocar! agradecido!!!
Olá Jorge! Pra fazer uma quena em Dó é só seguir as mesmas proporções que são explicadas no vídeo, a única diferença é que na quena o sistema da embocadura é diferente. Na descrição do vídeo tem uma apostila que dá pra baixar onde tem as explicações por escrito, server como complemento do vídeo
Oi Nany. Já tentei fazer com ferro de solda mas não deu muito certo, porem eu não testei o bastante como para formar uma opinião a respeito, o que eu posso te afirmar é que usando o ferro na brasa (como é explicado no vídeo) é bem mais fácil.
Olá, muito bacana sua aula, na flauta transversal, a distância do buraco da embocadura para o lado fechado do tubo é o mesmo do diâmetro do tubo, será que isso vale para os pífanos? Ou será que dá muita diferença? Da onde veio o cálculo de 2/3 do diâmetro do tubo? Obrigado!
Olá Cesar Sales, esse cálculo veio da tentativa e erro, o trabalho que a gente fez foi bem empírico, por isso sempre comentamos que as medidas são aproximadas, até porque cada gomo de bambu tem suas características, uns com as paredes mais espessas, outros que internamente não são arredondados mas ovais, por isso recomendamos ir testando, que o que da certo pra uma madeira pode não funcionar pra outra. Até agora só fiz um pífano com cano de PVC, e tentei usar as medidas que aplico no bambu, até que funcionou, mas como não gostei do timbre, não voltei a fazer. Mesmo assim não dá pra negar que usando um material sintético como o PVC da pra ter mais controle na produção do instrumento, os cálculos são mais exatos.
Cada orificio vai representar uma nota musical da escala maior. Para acertar a afinação as vezes tem que aumentar o tamanho de algum orificio em particular, por isso as vezes eles podem ficar de tamanhos diferentes
Olá Edson, então é normal isso acontecer quando a gente vai cortar o bambu, especialmente quando ele já está seco, abaixo vou colocar algumas alternativas que talvez possam te ajudar. Uma opção é você cortar os gomos do bambu logo apos a colheita dele, como a madeira ainda vai estar úmida pelo amido as chances de lascar são menores. Se o bambu já está seco dá pra colar fita crepe em cima da região que você vai cortar, as vezes isso ajuda. Por último, o que eu prefiro fazer é, usando a serra, cortar superficialmente uma "guia" em toda a circunferência do bambu antes de começar a cortar ele por completo, dessa maneira você evita que as fibras do bambu fiquem presas na serra, que é o que geralmente acaba criando as lascas. Espero que alguma das alternativas ajude, até!
Boa tarde meu amigo , será que vc poderia me ajudar , eu tenho um cano da espessura de uma caneta piloto , que eu gostaria de tentar fazer uma flauta transversal com ele , eu preciso de ajuda com as distâncias dos furos , e um cano cromado bonito que eu achei kkkkk , vou ver se tem como eu te Mandar uma foto dele , mais acho que por aqui não vai dar né ! Obrigado a vc podendo ou não me ajudar lhe sou grato ! Deus te abençoe sempre !
Boa noite Valdir! infelizmente não posso te ajudar quanto ao calculo das medidas, mas se você aplicar nesse cano as medida como são explicadas no vídeo é bem provável que dê certo, o único é que, dependendo da espessura do cano, pode fica difícil de tocar....
cara fiz uma de bambo em MI, porem os ultimos furos para entrar na afinação ficaram maior q os meus dedos e esta saindo ar, existe alguma coisa q pode ser feita? para afinar sem abrir tanto os furos?
E aí Leonardo, não é fácil mesmo tem muita flauta que a gente acaba perdendo pelo tamanho dos furos mesmo. A minha sugestão é a seguinte, já que o principal é a distância do furo em relação à embocadura (e não o tamanho do furo) tenta fazer uma nova flauta com as mesmas dimensões, e também afinada em Mi, mas pegando como referência o local dos furos da que você já fez. Mas cuida para que o começo de cada furo (em relação à embocadura) da flauta nova fique igual ao da flauta que já tens desse jeito você consegue chegar à afinação certa sem ter que aumentar muito o tamanho dos furos.
David Cardona voce diz pegar o centro desses furos q ficaram maiores e usar como referencia? Porque se eu usar as mesmas dimensoes vou ter q abrir bastante os furos tbm, sera que vc poderia quando tiver um tempo fazer um video falando só sobre a afinaçao? N precisa nem ser em mi se vc n tiver uma ai, mas agradeço demais a atençao ai vlew ✌🏻😁
@@leonardobevilacqua97 a referência seria onde começa o furo e não o centro, ou seja a extremidade do furo que fica mais próxima à embocadura. Quanto a um vídeo sobre afinação, infelizmente no momento não estou fazendo mais pífanos. Mas se tiveres alguma dúvida talvez possa te responder por mensagem.
@@davidcardonamusico Lamento que não haja mais o curso, pois tenho interesse em construir e aprender a tocar flautas desse tipo. Se tiveres indicação de curso , eu agradeço. Sou de Cachoeirinha, RS, próximo a Porto Alegre. Muito obrigado pela atenção. Que tu tenhas boa sorte!!
André Pedroso, não sei se entendi a pergunta. Mas a espessura da parede do bambu não muda estando seco ou recém colhido. O que muda é a coloração, um bambu recém cortado é esverdeado enquanto aquele que passou pelo processo de secagem é amarelado
Quando faço a colheita é raro achar algum com pare fina assim. Tenho muito trabalho pra achar bambu de espessura ideial. É o tipo de bambu que interfere nisso então?
André Pedroso, agora entendi a dúvida. Pois é, tem muitas variedades de bambu e não todas elas servem para fazer pífanos. Eu já ouvi falar que dá pra deixar mais fina a espessura do bambu passando o vergalhão quente dentro dele, e com movimentos circulares ir raspando a parede interna, mas eu nunca testei essa técnica por isso não posso te afirmar se funciona.
Robson Pires nunca usei tubos de alumínio, fiz uma vez com um cano de PVC, mas não gostei do timbre que ficou no instrumento. Infelizmente no teu caso não teria nenhuma dica para te dar
Gel's por enquanto eu só tenho testado fazer pífanos em escalas maiores, no caso as proporções dos furos explicadas no vídeo se aplicam para qualquer escala maior. O que vai influenciar para que um pífano seja em Dó maior ou Fá# maior vai ser o tamanho do gomo do bambu e a espessura de sua parede, porem as proporções de 80% ou 83% para o primeiro furo e 47% ou 50% para o quinto furo vão se manter. Se o que você quer é testar afinações alternativas, tipo um pífano em escala menor ou com uma escala de blues até dá pra fazer, mas nesses casos os cálculos vão ser diferentes, e no momento eu não vou poder te ajudar. Na descrição do vídeo tem uma apostila que eu fiz, na parte final há um anexo explicando um pouco de teoria e como funcionam as escalas musicais, talvez te ajude para construir pifes em escalas alternativas, o mais importante que tens que saber é que para deixar uma nota mais aguda tens que fazer o furo mais próximo da embocadura, e para deixar uma nota mais grave o oposto.
@@davidcardonamusico olá, antes de tudo muuuuito obrigado pelo tutorial. Uma dúvida: estou fazendo o meu e não entendi a diferença do 80% e 83% pois no vídeo vc menciona 83% e na apostila fala de 80% qual seria a certa ou ambas dão certo mas mudam a tonalidade?
Olá@@marioleite1415! Pra te falar a verdade faz um bom tempo que eu produzi esse material (o vídeo e a apostila) e desde então não voltei a fazer pifes.... mas lembro que na época a gente testou diferentes proporções entre as distâncias dos furos, e como o bambu varia muito nas suas dimensões internas e externas, fica difícil ter medidas exatas... Dependendo do tamanho do gomo de bambú que vc está usando a diferença entre 80% e 83% pode ser questão de milímetros, então o que te aconselho e ir testando mesmo, quanto a tonalidade, ela não vai mudar, o que define a tonalidade vai ser o comprimento do gomo do bambu que vc está usando. Espero ter ajudado, abraço!
Bastante, a gente tem que levar em consideração que quanto maior for o furo, mais a afinação vai subir, por isso o ideia é fazer os furos com o vergalhão (ferro) mais fino que tiver, testar a afinação, e se precisar ir aumentando o tamanho do furo com o mesmo ferro ou com um mais grosso. Agora se a tua pergunta é em relação ao comprimento do ferro, é bem importante que ele seja comprido, pra não ter risco de se queimar na hora de manusear o vergalhão aquecido.
Joao Vitor com o mesmo ferro que vc usa para fazer as perfurações. No caso você enfia o vergalhão na extremidade aberta do bambu e fica raspando a parede interna da madeira, até ela ficar limpa.
Joao Vitor não entendi essa pergunta. Os orifícios são feitos com o ferro em brasa, para as extremidades do bambu a gente corta com um serrote antes do nó da madeira cuidando de deixar uma das extremidades fechadas e a outra aberta. Na descrição do vídeo tem um manual de como fazer pífanos, lá você encontra o processo explicado de forma mais detalhada.
Oi Jovane! Então, tecnicamente o local da embocadura não vai interferir na produção do som, o que acontece quando a gente "erra" a altura da embocadura são problemas com a afinação do pífano. É difícil saber porque não está saindo som sem olhar pro pife, muitas coisas podem causar isso, um bambu com paredes muito grossas, uma embocadura muito pequena, ou até erros na forma de assoprar no instrumento. Te recomendo dar uma conferida nesses três fatores que citei, se mesmo assim não sai som, tenta fazer outro instrumento do zero. Não sei se isso vai te ajudar, mas qualquer coisa estou à disposição. Abraço
Consegui fazer vários pifanos com o seu projeto, ficaram ótimas, muitíssimo obrigado, muita luz , Deus o abençoe!!!
Nunca tinha visto um vídeo com esta temática tão bem explicado. Parabéns pelo trabalho e pela didática.
Lutei pra achar um vídeo tão bem explicado mano, vc é fera valeu ai🙏
essis outros canal podia saie todos pois não ensina nada com precisão !
mais o teu canal e o único que ensina direitinho isso que eu chamo di vidio aula passo a passo !
gostei meus parabéns mano
Verdade Nonato
Otimo tutorial, eu venho aprendo a arte dos pifes a um tempo, com seu video percebi que fazia a embocadura mto pra frente no bambu, uns 2/3 centimetros. Obrigado pela aula
O melhor vídeo que eu vi
Parabéns
Que maravilha. Sempre tive vontade de aprender como fazer um pifo de bambu. Sua aula clara e sua apostila nos esclareceu e aprendemos. Parabéns pelos dons . muito agradecido. Saudações.
Foi o vídeo mais bem explicado que vi sobre fazer pifes, qualquer dia vou tentar fazer só que com cano pvc
Parabens! Muito bem explicado, o melhor vídeo que eu assisti sobre construção até agora. Quando você passar por Curitiba me avisa. Grande Abraço.
Obrigado Alexandre! abraço
Que incrível
Gostei do cáululo da perfuração parabéns 👏👏
Desde menino sempre tive vontade de aprender tocar pifano qndo via folia de reis na minha região muito difícil encontrar bambu cuiaba mt bambu parecido com esse aí do video
Esse sim ensina sem enrolasao Deus que te abençoe
Muito show, apesar de não ter tentado fazer um ainda , mais já aprendi muita coisa , que com certeza ia fazer errado se não tivesse assistido esse vídeo, parabéns, Muuuuito show mesmo. Impressionado pela complexidade kkk show!
Extremamente exato, simples, objetivo! Parabêns pelo conteúdo!
Muito agradecido. Tô me inscribindo no canal.
Bom dia meu mestre das medidas de pifanos! cara ate agora estou quebrando a cabeca para conseguir fazer essses calculos, mas so achei voce que abril um pouco minha mente de chegar at o premeiro furo e o quinto, que seria 50% do centro da emboca dura,de 34cm correto! precisava confirmar certinho ,com sua esplicacoes o%, 43%,50%,53%,68%,73%,83% 100% sao valores padrao, pra qualquer diametro intenos!!!!!!!!! parabens cara foi uma uma otima esplicacao nota1000.000.0000 vou fazer um em C CHIQUE!!!!!!!!
blz professor, so uma perguntinha, tem quenas de 6 furos tambem.
Obrigado por compartilhar o seu conhecimento, sucesso!!
É o melhor vídeo que já vi nesse sentido
tao bem explicado. me inscrevi no canal. Obrigado
Show, melhor explicação do UA-cam
Vou fazer amanhã sou tubarão sc
Parabéns amigo admirei sua umildade na explicação perfeito Deus o abençoe muito parabéns
salve salve! agradeço o compartilhar dos conhecimentos...100%
Melhor e mais explicativo vídeo que encontrei!
Melhor método. Parabéns.
vlw! ganhou mais um inscrito. Eu tentei fazer com furadeira, mais não sabia que fazia com ferro quente. Obrigado!
Valeu Antonio! com furadeira até dá pra fazer, mas as chances de lascar o bambu são maiores, alem de que é um pouco mais difícil aumentar o tamanho dos furos para fazer a afinação, mas independente de como você faz os furos o importante é tentar mesmo.
Muchas grasias muy buena practica
Vídeo top!!
Valeu!
Melhor video que vi sobre o assunto 👏👏👏👏
sucesso parabens feliz natal
Muito interessante!! Amei seu vídeo! Já fiz uma flauta de bambu sem saber essas regras... Vc pode compartilhar as proporções exatas de distância entre os outros furos e o diâmetro de sua abertura?
Oi Leniclelia, na descrição do vídeo tem um link pra baixar uma apostila onde estão essas informações. É o primeiro link :)
@@davidcardonamusico gratidão imensa
top de mais o conteudo! parabens,
Muito bem explicado! Parabéns!!
Obrigado!
Melhor esplicasão q tive obrigado
Excelente!!!!!
Sensacional ensino Parabéns. Desde que eu era criança eu queria saber como se faz um pífano. Se um dia eu tiver coragem vou ver se construo um. Parabéns parabéns.
Gostei muito! Obrigado.
parabens pelo video! muito bom!
Mui bien maestro alguna medida puede ser gracias
ola muito bom o video, parabens vc poderia dizer vc começa a afinaçao da ponta da flauta para os furos mais pertos da embocadura,
Muito bom o vídeo. Parabéns. Sucesso!
Valeu Bruno
gostei .muito .... até tentei fazer .....👍
Eu gostaria de fazer um desse
Ola meu mestre Boa noite tudo bem, so mas uma pergunta! Tem quenas de 6 furos!!!!!
AMIGO QUAL O NOME DESSE AFINADOR EU AINDA NAO ACHEI UM QUE PRESTE PRA CELULAR ANDROID.......
Bom dia o amigo é gaúcho é que vi um chimarrão aí seu lado eu sou gaúcho aí pessoalmente gostava de ter um pifano de sua autoria.
Bom dia Edison, eu não sou gaúcho, mas o Guga é (não lembro se ele aparece nesse vídeo). Ele de vez enquanto faz pifanos por encomenda, eu não faço mais, podes entrar em contato pelo canal do UA-cam dele (Casa de Barro) ua-cam.com/channels/tv1Jb77za_kTZfRJM-LPEQ.html
Abraço!
E o estrumento em Sol, qual o tamanho do bambú ?
Já consegui a afinação em em dó quais são os outros furos ?
Estou em dúvida.
Tendo a possível mande por favor.
Muito obrigado.
A afinação do pífano vai depender do tamanho do bambu e da espessura da madeira dele, por isso é difícil dar uma medida exata para um afinado em Sol, de qualquer maneira o principal é a proporção da distância entre os furos, independiente do tamanho do bambu
Quantos cm é a flauta?
Olá David, onde eu consigo as sementes ou muda deste tipo de bambú? Acho lindo coisas feitas de bambú, principalmente flautas.
Oi V7 - fOxP2, não saberia te dizer aonde vc encontra mudas ou sementes. Essa variedade de bambu é bem comum onde moro, em Florianópolis, mas eu não tenho conhecimentos sobre como funciona o cultivo de bambu...
Boa tarde tudo bem, espero que sim.
O já cheguei a tonalidades em Dó Maior, queria saber a distância dos orifícios, de um para o outro .
O tamanho do bambú é de 67 cm.
Com três cm de diâmetro.
Muito bom seu vídeo. Obrigado.
Fiz o buraco da embocadura e o pife está afinado em Sol, qual deve ser a afinação do próximo furo, no caso o da outra extremidade, Sol sustenido ou Lá ou alguma outra nota?? Obrigado novamente!
Oi felipe cerqueira, na descrição do vídeo tem uns links com arquivos que complementam a vídeo aula, um deles é a tabela de afinações, onde está apresentado em forma de gráfico as opções de afinação para cada um dos furos do pífano.
Dá uma olhada nesse arquivo, que lá está bem explicado, caso não conseguir abrir o link me avisa que eu vejo como te mando esse material.
@@davidcardonamusico legal sua iniciativa de ajudar os outros, queria fazer a flauta mais n tenho bambu
Gostei do vídeo. Gostaria de saber que música é esta última de fundo, parecendo um rasguido doble de música gaúcha? Pesquisei por trio Ribeira, mas não achei. Abração amigos.
santana valentim que bom que você gostou do vídeo. O nome da música é “Esvaecendo” e é de fato um rasguido doble. A música é uma composição de Gustavo Paniz um amigo que tocava comigo no Trio Ribeira. Infelizmente esse grupo não existe mais, mas você pode conferir algumas das nossas músicas no meu canal. Abaixo o link da versão ao vivo de “Esvaecendo” qualquer dúvida estou a disposição.
ua-cam.com/video/9ZdUE9h9hjM/v-deo.html
Quanto mede o bambu inteiro?
mi amigo ..porfavor podrias decirme ,si existe alguna tablatura para afinar las flautas en cualquier escala ..obrigado teu canal es muito bom
Ricardo Reyes en lá descripción del vídeo hay un link abajo de “Apostila” en ese link hay un PDF que explica como afinar las flautas en una escala mayor. El documento está en portugues pero creo que se consigue entender
gracias hermano ,, mi mayor dificultad esta siendo la afinacion ,
Qual diâmetro do furo?
Se fabricar o pife com um tubo de paredes fina, da diferença na afinação?
Oie bom dia eu tenhobambu de vara de pesca serve pra fazer flauta e as medidas
Bom dia Nilton, geralmente os bambus que usam pra fazer vara de pesca (aqui no sul chamamos de Taquara) são muito finos por isso fica difícil de usar para fazer un pífano. Mas se quiseres testar, em teoria as proporções para fazer o cálculo dos furos seria similar a que foi mostrada no vídeo.
mestre das medidas bom dia blz,pra fazer uma quena em dò de pvc o procedimento e o mesmo,,meu tubo mede 20mm diamtro interno e 3mm de espensura, pode me ajudar a desenvolver essa quena pra tocar! agradecido!!!
Olá Jorge! Pra fazer uma quena em Dó é só seguir as mesmas proporções que são explicadas no vídeo, a única diferença é que na quena o sistema da embocadura é diferente.
Na descrição do vídeo tem uma apostila que dá pra baixar onde tem as explicações por escrito, server como complemento do vídeo
@@davidcardonamusico sim meu amigo, sei perdi um pouco da da compresao do ar,tem como vc fazer esse calculo acima com essas medidas ai!
Qual a nota pra cada furo?
ola amigo procura uma mini retifica so trocar as pontas abrasivas
Parabéns ! agora uma pergunta ferro de solda serve para furar
Oi Nany. Já tentei fazer com ferro de solda mas não deu muito certo, porem eu não testei o bastante como para formar uma opinião a respeito, o que eu posso te afirmar é que usando o ferro na brasa (como é explicado no vídeo) é bem mais fácil.
Olá, muito bacana sua aula, na flauta transversal, a distância do buraco da embocadura para o lado fechado do tubo é o mesmo do diâmetro do tubo, será que isso vale para os pífanos? Ou será que dá muita diferença? Da onde veio o cálculo de 2/3 do diâmetro do tubo?
Obrigado!
Olá Cesar Sales, esse cálculo veio da tentativa e erro, o trabalho que a gente fez foi bem empírico, por isso sempre comentamos que as medidas são aproximadas, até porque cada gomo de bambu tem suas características, uns com as paredes mais espessas, outros que internamente não são arredondados mas ovais, por isso recomendamos ir testando, que o que da certo pra uma madeira pode não funcionar pra outra.
Até agora só fiz um pífano com cano de PVC, e tentei usar as medidas que aplico no bambu, até que funcionou, mas como não gostei do timbre, não voltei a fazer.
Mesmo assim não dá pra negar que usando um material sintético como o PVC da pra ter mais controle na produção do instrumento, os cálculos são mais exatos.
colega esse bambu serve para fazer flauta pan
Olá Moacir ABREU, não saberia te dizer nunca fiz uma flauta pan, mas acredito que sim...
E quais são às diferença de cada orifícios ?
Cada orificio vai representar uma nota musical da escala maior. Para acertar a afinação as vezes tem que aumentar o tamanho de algum orificio em particular, por isso as vezes eles podem ficar de tamanhos diferentes
olá. vc vende o pifano online? estou procurando um em C
Muito bom! Fiquei com uma dívida. Vocês utilizam alguma técnica para cortar o bamboo? as vezes o bamboo lasca ao tentar cortá-lo. Desde já grato!
Olá Edson, então é normal isso acontecer quando a gente vai cortar o bambu, especialmente quando ele já está seco, abaixo vou colocar algumas alternativas que talvez possam te ajudar.
Uma opção é você cortar os gomos do bambu logo apos a colheita dele, como a madeira ainda vai estar úmida pelo amido as chances de lascar são menores.
Se o bambu já está seco dá pra colar fita crepe em cima da região que você vai cortar, as vezes isso ajuda.
Por último, o que eu prefiro fazer é, usando a serra, cortar superficialmente uma "guia" em toda a circunferência do bambu antes de começar a cortar ele por completo, dessa maneira você evita que as fibras do bambu fiquem presas na serra, que é o que geralmente acaba criando as lascas.
Espero que alguma das alternativas ajude, até!
Valeu David, irei tentar aqui com as dicas que me deu. Abraços!
Boa tarde meu amigo , será que vc poderia me ajudar , eu tenho um cano da espessura de uma caneta piloto , que eu gostaria de tentar fazer uma flauta transversal com ele , eu preciso de ajuda com as distâncias dos furos , e um cano cromado bonito que eu achei kkkkk , vou ver se tem como eu te
Mandar uma foto dele , mais acho que por aqui não vai dar né ! Obrigado a vc podendo ou não me ajudar lhe sou grato ! Deus te abençoe sempre !
Boa noite Valdir! infelizmente não posso te ajudar quanto ao calculo das medidas, mas se você aplicar nesse cano as medida como são explicadas no vídeo é bem provável que dê certo, o único é que, dependendo da espessura do cano, pode fica difícil de tocar....
Boa tarde . Qual o site que a tabela está disponivel? Obrigado
DANILO MORASSI na descrição do vídeo tem dois links, um deles é pra baixar o pdf da tabela
David qual o nome desse babum, e que os gomos dele e bastante distante um do outro
Oi Moacir ABREU, não sei qual é o nome dessa espécie de bambu, mas é uma variedade bem comum no litoral de Santa Catarina
cara fiz uma de bambo em MI, porem os ultimos furos para entrar na afinação ficaram maior q os meus dedos e esta saindo ar, existe alguma coisa q pode ser feita? para afinar sem abrir tanto os furos?
E aí Leonardo, não é fácil mesmo tem muita flauta que a gente acaba perdendo pelo tamanho dos furos mesmo.
A minha sugestão é a seguinte, já que o principal é a distância do furo em relação à embocadura (e não o tamanho do furo) tenta fazer uma nova flauta com as mesmas dimensões, e também afinada em Mi, mas pegando como referência o local dos furos da que você já fez.
Mas cuida para que o começo de cada furo (em relação à embocadura) da flauta nova fique igual ao da flauta que já tens desse jeito você consegue chegar à afinação certa sem ter que aumentar muito o tamanho dos furos.
David Cardona voce diz pegar o centro desses furos q ficaram maiores e usar como referencia? Porque se eu usar as mesmas dimensoes vou ter q abrir bastante os furos tbm, sera que vc poderia quando tiver um tempo fazer um video falando só sobre a afinaçao? N precisa nem ser em mi se vc n tiver uma ai, mas agradeço demais a atençao ai vlew ✌🏻😁
@@leonardobevilacqua97 a referência seria onde começa o furo e não o centro, ou seja a extremidade do furo que fica mais próxima à embocadura.
Quanto a um vídeo sobre afinação, infelizmente no momento não estou fazendo mais pífanos. Mas se tiveres alguma dúvida talvez possa te responder por mensagem.
DAVID.COMO POSSO COMPRAR UM DESSES SEU PIFANO
O link ta fora do ar você tem como compartilhar novamente
Feito, é pra funcionar o primeiro link
Bom dia. Me interesso pelo curso, como posso fazê-lo?
Olá Washington, esse vídeo faz parte de uma série de oficinas de música que eu dei alguns anos atrás, esse curso não tem mais
@@davidcardonamusico Lamento que não haja mais o curso, pois tenho interesse em construir e aprender a tocar flautas desse tipo. Se tiveres indicação de curso , eu agradeço. Sou de Cachoeirinha, RS, próximo a Porto Alegre. Muito obrigado pela atenção. Que tu tenhas boa sorte!!
@@WashingtonDiasdaSilva se eu ficar sabendo de algum curso te avido, abraço!
Embaixo fica aberto mesmo?
Bruno Gonçalves, sim fica aberto
Quando o bambu fica com essa espessura da parede? Mais verde ou mais seco?
André Pedroso, não sei se entendi a pergunta. Mas a espessura da parede do bambu não muda estando seco ou recém colhido. O que muda é a coloração, um bambu recém cortado é esverdeado enquanto aquele que passou pelo processo de secagem é amarelado
Quando faço a colheita é raro achar algum com pare fina assim. Tenho muito trabalho pra achar bambu de espessura ideial.
É o tipo de bambu que interfere nisso então?
O problema é que não consigo encontrar bambu com parede fina. Olha que já cortei muito bambu. rs
André Pedroso, agora entendi a dúvida. Pois é, tem muitas variedades de bambu e não todas elas servem para fazer pífanos.
Eu já ouvi falar que dá pra deixar mais fina a espessura do bambu passando o vergalhão quente dentro dele, e com movimentos circulares ir raspando a parede interna, mas eu nunca testei essa técnica por isso não posso te afirmar se funciona.
Vc vende o instrumento
Não faço mais
muito bom meu amigo sr sabe faser bamsuri
Olá Alexandre, infelizmente não sei...
valeu amigo pelo vidio mas sabe oque e mini retifica manda un comtato e te mando uma foto se li enteresar
Lega! Você já utilizou tubos de alumínio ou tem dicas?
Robson Pires nunca usei tubos de alumínio, fiz uma vez com um cano de PVC, mas não gostei do timbre que ficou no instrumento. Infelizmente no teu caso não teria nenhuma dica para te dar
olá pode passar os cálculos pra fazer os furos de acordo com cada afinação?
Gel's por enquanto eu só tenho testado fazer pífanos em escalas maiores, no caso as proporções dos furos explicadas no vídeo se aplicam para qualquer escala maior. O que vai influenciar para que um pífano seja em Dó maior ou Fá# maior vai ser o tamanho do gomo do bambu e a espessura de sua parede, porem as proporções de 80% ou 83% para o primeiro furo e 47% ou 50% para o quinto furo vão se manter.
Se o que você quer é testar afinações alternativas, tipo um pífano em escala menor ou com uma escala de blues até dá pra fazer, mas nesses casos os cálculos vão ser diferentes, e no momento eu não vou poder te ajudar.
Na descrição do vídeo tem uma apostila que eu fiz, na parte final há um anexo explicando um pouco de teoria e como funcionam as escalas musicais, talvez te ajude para construir pifes em escalas alternativas, o mais importante que tens que saber é que para deixar uma nota mais aguda tens que fazer o furo mais próximo da embocadura, e para deixar uma nota mais grave o oposto.
David Cardona certo obrigado por a resposta me ajudou bastante sim
@@davidcardonamusico olá, antes de tudo muuuuito obrigado pelo tutorial. Uma dúvida: estou fazendo o meu e não entendi a diferença do 80% e 83% pois no vídeo vc menciona 83% e na apostila fala de 80% qual seria a certa ou ambas dão certo mas mudam a tonalidade?
Olá@@marioleite1415! Pra te falar a verdade faz um bom tempo que eu produzi esse material (o vídeo e a apostila) e desde então não voltei a fazer pifes.... mas lembro que na época a gente testou diferentes proporções entre as distâncias dos furos, e como o bambu varia muito nas suas dimensões internas e externas, fica difícil ter medidas exatas... Dependendo do tamanho do gomo de bambú que vc está usando a diferença entre 80% e 83% pode ser questão de milímetros, então o que te aconselho e ir testando mesmo, quanto a tonalidade, ela não vai mudar, o que define a tonalidade vai ser o comprimento do gomo do bambu que vc está usando. Espero ter ajudado, abraço!
qualquer duvida chama ai
A grossura do ferro importa?
Bastante, a gente tem que levar em consideração que quanto maior for o furo, mais a afinação vai subir, por isso o ideia é fazer os furos com o vergalhão (ferro) mais fino que tiver, testar a afinação, e se precisar ir aumentando o tamanho do furo com o mesmo ferro ou com um mais grosso.
Agora se a tua pergunta é em relação ao comprimento do ferro, é bem importante que ele seja comprido, pra não ter risco de se queimar na hora de manusear o vergalhão aquecido.
David Cardona okay eu peguei um bamboo e não sei como limpar ele por dentro.
David Cardona eu tenho que colocar um ferro e martelar pra atravessar o bamboo?
Joao Vitor com o mesmo ferro que vc usa para fazer as perfurações.
No caso você enfia o vergalhão na extremidade aberta do bambu e fica raspando a parede interna da madeira, até ela ficar limpa.
Joao Vitor não entendi essa pergunta. Os orifícios são feitos com o ferro em brasa, para as extremidades do bambu a gente corta com um serrote antes do nó da madeira cuidando de deixar uma das extremidades fechadas e a outra aberta.
Na descrição do vídeo tem um manual de como fazer pífanos, lá você encontra o processo explicado de forma mais detalhada.
fiz o buraco mais pra baixo sera isso?
Oi Jovane! Então, tecnicamente o local da embocadura não vai interferir na produção do som, o que acontece quando a gente "erra" a altura da embocadura são problemas com a afinação do pífano.
É difícil saber porque não está saindo som sem olhar pro pife, muitas coisas podem causar isso, um bambu com paredes muito grossas, uma embocadura muito pequena, ou até erros na forma de assoprar no instrumento.
Te recomendo dar uma conferida nesses três fatores que citei, se mesmo assim não sai som, tenta fazer outro instrumento do zero.
Não sei se isso vai te ajudar, mas qualquer coisa estou à disposição.
Abraço
fiz a embocadura mas nao ta saindo som mano
Essa parte final não ficou muito clara...
Ú.o
ja estraguei 3 projeto de flauta mano. moh foda calcular =c
Pega a tabela do manual do mundo...
A ideia é a mesma a diferença é que o ibere usa cano de pvc
⁷
Mas as medidas são para dificultar, é o pulo do gato que não convém ensinar o discípulo(onça) kkkkkkkkk mas é legal..
Vc complica com sua explicação.kkkkkk ja sei, para não revelar o segredo do pulo do gato.kkkkkkkkkkk