Eu tenho uma certa fascinação por cemitérios antigos, nada macabro e que eu viajo imaginando as histórias que devem estar ali enterradas . Que. Teriam sido , quais as suas histórias essas coisas , lugares assim deveriam ser mais respeitados e cuidados .
Quando eu era jovem, eu gostava de visitar o cemitério da cidadezinha na qual morava, regava as plantas, mas quando vim para Fortaleza, abandonei o costume.
O que muita gente não pensa é que seremos lembrados ou conhecidos por no máximo 2 gerações após a nossa, após isso ninguém mais saberá que teremos existido algum dia que é o caso desses cemitérios antigos.
Está meio correto, porque de fato seremos lembrados vividamente por apenas algumas gerações, mas pode facilmente ser de 4 a 5 gerações depois da sua, dependendo da disposição das gerações futuras em preservar os acontecimentos, e da disponibilidade deles. Meu avó paterno, por exemplo, não deixou muitas histórias da infância dele conosco, apesar de conhecermos bem ele como adulto e idoso. Isso porque ele saiu de casa muito cedo e enfrentou a vida em uma lugar estranho, então não teve muito tempo para conviver com a geração dos pais dele.
Esse lugar é uma relíquia,contando historias de geraçoes passadas,com fotografias,o q é incrível.Um patrimônio totalmente abandonado...triste.Esse vídeo prestou uma homenagem a esses mortos,que contribuiram na historia dessa região.Parabéns pelo trabalho
Analise o quanto a natureza muda ao passar dos anos, quando foram sepultados era limpo esse terreno, boa lembranca para os familiares destes mortos somente esse que filmou esse reporter teve essa lembranca meus parabens, Deus abencoe vcs!
@@odilaalmeida4282 a morte é um processo natural que, pra muitos, é o melhor destino, um livramento de alguma angústia e sofrimento. Pode ser considerado um destino misericordioso concedido pelo Criador. A morte é inimiga somente dos vivos que não conseguem aceitar que um dia não seremos nada mais que ossos embaixo da terra
Excelente trabalho de divulgação de uma parte da história da região. Sou professor de geografia e um dos conceitos que trabalhamos é que a cidade dos mortos (cemitérios) antecede a cidade dos vivos, pois sempre os cemitérios, assim como as igrejas, vêm antes na organização socioespacial de uma região. Seria bacana ver um movimento de retomada e limpeza deste cemitério para entrar em algum tipo de rota turística histórica...
Um ditado que li uma vez dizia: " Um dia somos um retrato na estante, depois nem isso." A vida é assim, tudo se termina no tempo. E a natureza toma o seu espaço novamente, quase apagando a memória dessas pessoas aí sepultadas. E pensar, que você é a pessoa que fala o nome dessas pessoas em décadas.
Eu sou um que quando se for será esquecido em pouco tempo, não por ser uma pessoa ruim, mas por não ter filhos. E geralmente só é lembrado após a morte quando se tem filho, em 2006 meu irmão mais velho morreu de leucemia com 47 anos e sem nenhum filho, e dificilmente ele é lembrado. E meu tio morreu a 2 meses atrás e não deixou nenhum filho também, e tinha 63 anos.
Achei maravilhoso esse vídeo se passasse o dia todinho que eu mando eu estarei aqui vendo com todos os detalhes se eu morasse aí fosse uma fazendeira rica com certeza já tinha mandado limpar esse matos
Nem pense nisso.depois que deixamos o involucro carnal ficamos livre de ansiedades dor angustia fome e vemos que e muito parecido com a vida que deixamos mas com ajustes para que nao erremos em nosso livre arbitrio .
Devemos, manter a memória de quem já contribuiu aqui na terra em vida. Esquecer de nossos antepassados como que se nunca existissem é uma grande injustiça.
Morreu acabou. Lembranças e na mente e coração ,meus familiares nenhum tem túmulo e até hj lembro do meu vô, minha vó, minha mãe, pai não lembro pq morreu eu era pequena. Tipo quase todos morreu... Parte de pai só tenho 4 tios e 4 primos, de mãe só tenho duas irmãs e 4 sobrinhos e meu filho...
Olá, sou alemão, vim para o Brasil, com 2,5 anos. Tive oportunidade de trabalhar, por 12 anos seguidos após 1994. Nos meus passeios, alguns encantadores, estive em cemitérios com tumulos de mais de 300 anos. nenhum abandonado.
Não sei como funciona a mente desses povos sulinos do Brasil. Ostentam tanto orgulho e pose por serem originários de europeus "brancos" desejam até 'se pudessem' se desconsiderar 'brasilenhos' e, por outro, demonstrarem (prova isso neste cemitério esquecido) tanto descaso pelas suas memórias. Esses ossos aí são de vários desbravadores que sofreram (morreram com poucos anos pois tiveram a vida esfolada e seviciada até não conseguir mais permanecer neles. ZERO para essa comunidade que não mantem memórias, não tem gratidão, respeito e consideração pelo seu passado .
@@ninisagf5372 Esse povo do sul falo do de SC que conheço de origem alemã foi muito perseguido e até hoje pode-se falar mal deles a vontade e nem é considerado xenofobia (normalmente nem por eles mesmos). Durante a ditadura Vargas e seu nacionalismo as coisas pioraram meu vô e pai e tios adolescentes foram escravizados e tiveram todos bens confiscados, tiveram que fazer obras públicas trabalhando gratuitamente nem comida ganhavam, os comércios que tinham algum nome de origem alemã foi vandalizado e depredado, durante a guerra quem não sabia falar bem o português a polícia dava óleo pelo cano do fuzil pra eles tomar ou torturava, as crianças de peito e a mãe tinha que dormir na selva mesmo no inverno só de ouvirem um carro chegando, por isso muitos (os de mais idade) ficaram analfabetos ou no máximo 4 serie do primário, alguns foram presos em campos de concentração em Joinville e Florianópolis falsamente acusados de n4z1stas pelo simples fato de estarem consertando uma cerca (acusados de estarem montando antenas para enviar sinais para os submarinos nazistas, pois um havia sido bombardeado em Florianópolis eles vinham da Alemanha bombardear nossos navios que saiam para abastecer os nossos soldados que lutavam na Europa) tiveram que desfilar no centro de Blumenau cuspidos e jogados urina na cara, isso tudo piorou quando estourou a guerra na Europa, esse assunto foi proibido de ser comentado por 50 anos até quase todos estarem mortos, mas agora creio que já posso falar. No fim dos anos 70 ainda tinham colonos que tinham que ir até a delegacia toda manhã só para dizer bom dia para o delegado da cidade para não serem punidos. Existem vários cemitérios em matas por aqui muitos são devido a perseguição (algumas famílias conseguiram trocar de sobrenome e fugir para outro lugar e perderam casa e terra) ou pestes que dizimavam principalmente as crianças desnutridas. Até uns 30 anos atrás ainda se via pessoas mais fora da cidade que fugiam só de ouvir um carro se aproximando de tanta desconfiança e traumas, o poder falar mal deles o quanto quiser creio que ainda é resquícios desta época, se vc se der o trabalho de observar vai notar que ninguém vai aparecer em rede nacional fazendo propaganda de alguma coisa boa deles mas infelizmente só de algo ruim. Raríssimamente aparecem interagindo na previsão do tempo, na copa agora então parece que nem existem.
Esse cemitério chega a ser um patrimônio histórico... deveria ser mais preservado. Por outro lado, essa vegetação abre espaço para todo o tipo de imaginação. Bela filmagem!
Esses cemitérios deviam ser preservados. Pois são históricos, poderiam ter fins de turismo na região em que se encontram. Triste ver tudo abandonado ao relento.
Também sou fascinado por cemitérios fico imaginando a história de vida de cada um nada de macabro sou cristão mas viajo nas datas de nascido e falecimento
O terrível é saber que naquela época até mais recente se morria em casa com dores insuportáveis,já que hospitais quase não havia e também que recursos médicos era ainda poucos,portanto tentava-se a cura com muito chá e reza.
É desolador ver o estado em que está este cemitério, olhando as lápides verificamos que a maioria das pessoas enterradas eram Alemãs, pessoas que saíram da Europa á procura de melhor vida para si e para os seus escolhendo o Brasil.
Eu acho que se o narrador fizer uma limpeza em volta de tomulo e passar uma escova bater fotos e levar para a embaixada alemã pode até render um beneficio financeiro
Que coisa maravilhosa foi ter achado seus vídeos 😍☺️ esse cemitério é patrimônio histórico e de muito valor, se prestaram atenção iram ver que às pedras estão lapidadas em alemão... Por exemplo :geb. Que Geboren:nascimento e Ges. Gestorben :falecimento. Nesse cemitério tem história de imigração e muito mais, imagino que era um "Dorfe" uma pequen aldeia onde todos se conheciam. Gente do céu, que tristeza ninguém cuidar desse cemitério.
Realmente muito triste ver algo tão importante , pessoas que foram tanto amadas , hoje no esquecimento até dos meios públicos e políticos que deveria zelar pelos seus cidadãos e cidadãs que com certeza fizeram história no município. Isto é cultura. Parabéns pelo trabalho Valmir .
As vezes tem que casos que a família foi embora para longe ...ou que foram falecendo ..por isso que penso que túmulos acabam tomando espaço desnecessário ..o certo é cremar...a dar um destino adequado as cinzas ..hoje em dia a urnas ecológicas ..vc pode colocar as cinzas em um recipiente com sementes e plantar ..sua lembrança será eternizada por uma linda árvore..
Espero que depois deste vídeo algum descendente tome a iniciativa de junto com outros familiares limpar e cuidar do local onde repousa os restos mortais de seus antepassados. Da para perceber que os túmulos foram feitos com arte e estética, tanto na escrita dos nomes, fotos e cruzes e o próprio desenho. Historicamente devem ser conservados e cuidados. Parabéns Valmir, pelo trabalho. Muito corajoso você. Sozinho, fez um excelente documentário, contanto a história do local.
Muitos nem sabem quem são seus bisavós. Talvez os parentes vivos nem saibam q seus antepassados foram enterrados aí. Pq tem histórias q pais não contam e não são passadas mais de geração pra geração.
Lembre-se sempre de manter o respeito pelos antigos" tudo nesse mundo passa" nós também! não trate as relíquias com desrrespeito" ou no futuro tratarão vocês igualmente"
Acho incrível esse tipo de aventura porque nós faz refletir a história de vida que essas pessoas tiveram, a cultura , o que viram, experimentaram , sentiram e sonharam , realmente incrível.
Olá Valmir, é impressionante as lápide tão antiga e ainda tá com a escrita perfeita como vi em alguns túmulo e as fotos também,nem parece que morava pessoas nessa região hje tudo tomado pela vegetação!
Que grande achado apesar de ser triste, estão todos neste lugar abandonados e esquecidos pelo tempo, só restam as lápides pra indentificar quem jaz nesse local.
Pessoas que tiveram suas histórias anônimas, que um dia sonharam, foram amadas e amaram, que riram e choraram, sentiram tristezas, alegrias, medos, ansiedades, saudades e que outros sentiram saudades delas.
Bom dia Valmir A gente assisti esses vídeos maravilhosos e viaja mo tempo vendo que aqui ninguém ficará pois está pessoas que a gente vê até a foto existiram e se foram 😔
Olá Valmir , teria como vc informar, onde fica esse cemitério e quem é o prefeito dessa cidades ? Aqui na Bahia , tem um cemitério , que é muito visitado por turistas estrangeiros e de todo o Brasil . Faz essa proposta ao prefeito isso vai gerar muitos empregos ! É uma pena um local desse e de sentimentos memoráveis .
Muito embreve JESUS CRISTO visitará esse cemitério trazendo muitos para a primeira ressurreição. Essa é a nossa grande esperança conforme a palavra de DEUS diz. Obrigado Valmir, parabéns pelo vídeo, Boa tarde você e a todos os internautas desse canal.
Boa Noite Valmir gosto muito dos seus vídeos de cemitérios e casas abandonadas mas cemitérios abandonados que nem esse muito triste é falta de respeito com os antepassados bom final de semana pra você sua família também 🌜
Muito triste em saber que eram pessoas que trabalhavam prá deixar alguma coisa para filhos e hoje estão aí abandonado como se nunca existise. Tenho sertesa que por ai tem algum parente. A própria prefeitura poderia está cuidando. É muito triste 😢 😢 😢.Amo ver esses momentos se posso chamar assim.
Olá amigo Valmir ótimo sábado pra vc .. é muito linda a natureza 🏞️🌄 .. nossa só restou alguns túmulos 🤔e ficaram escondidos no meio do mato ... muito bom o vídeo .. paz e saúde sempre 🙏👍❤️🍀🌻💯
As vezes fizeram translado e os profissionais deixariam a desejar. Tem como saber porque necessita de documentação e recipiente próprio. A maioria dos sepultados tinham poder aquisitivo. Era caro fazer estes tumulos na época que foram sepultados.
Nossa! Já pensou a pessoa tá andando na mata e de repente se deparar com um cemitério kkkk. Uma vez eu meu irmão e meus colegas de infância resolvemos pescar em um sítio abandonado, quando fomos pegar umas frutas nos deparamos com um mini cemitério, nele tinha uns 12 túmulos, depois fomos atrás da história desse sítio, e descobrimos que era uma família que se casaram entre si e que enterrava lá mermo os que ia morrendo
Minha mãe conta, que quando ela era criança, ela perdeu irmãozinhos e foi meu avô quem fez os caixões e o enterro de alguns foi no próprio terreno onde eles moravam.
Antigamente, era comum enterrar os familiares nas próprias terras. Na fazenda da família do meu marido, existe uma capela onde estão sepultados(as) algumas pessoas.
Que belíssimo trabalho vc fez nesse vídeo ! Que pena que um cemitério como esse que tem tantas memórias , afetivas esteja desse jeito ! É uma relíquia , parece muito o estilo Bizantino , deveria alguém fazer uma limpeza um órgão público . Até para o turismo , me parece ser um cemitério , antigo e de pessoas estrangeiras . Obrigado pelo vídeo maravilhoso 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Muitas pessoas morriam muito jovens.... Certa vez estávamos em SC e fomos num cemitério antigo, perto de Rio do Sul... Muitas crianças enterradas.... Muitas.....
Você é muito corajoso de explorar essas coisas muito sinistras parabéns para você merece um light parabéns mesmo gostei dos seus vídeos no canal assistir vídeo muito legal 🙏💕💯👍❣️👍
Gostei muito!! É reflexão e aprendizagem sobre o passado, a finitude e fragilidade humana. Incrível que os mortos já de terceira geração já não são mais lembrados pelos seus descendentes. Confesso que depois do falecimento do meu pai só estive uma vez em visitar o tumulo, e ele faleceu em 2014.
Que achado top... interessante é que apesar de terem se passado muitos anos as fotos ainda se encontram em bom estado... muito show...parabéns pelo vídeo👏👏👏
Que Judiação. As Famílias deveriam tirar eles daí e levarem eles para outro cemitério . Ou a cidade ou município deveriam limpar o local e continuar o cemitério. Muito triste este abandono 😔
Localização do cemitério
Alfinete inserido
maps.app.goo.gl/WrojRq1xiQVRdHYD8
Que se nota são povos judeus e alemães ou estou errado.
@@sotnasnarf7182
Seu trabalho e interessante mostrar unica serteza quê temos e uma o homenagens. Os que partiram. Deus abençoe seu trabalho
@@sotnasnarf7182 Alemães. Judeus não se misturam, tem seus próprios cemitérios.
Cemitério já está ultrapassado! Sou a favor cremação...
Eu tenho uma certa fascinação por cemitérios antigos, nada macabro e que eu viajo imaginando as histórias que devem estar ali enterradas . Que. Teriam sido , quais as suas histórias essas coisas , lugares assim deveriam ser mais respeitados e cuidados .
Quando eu era jovem, eu gostava de visitar o cemitério da cidadezinha na qual morava, regava as plantas, mas quando vim para Fortaleza, abandonei o costume.
Concordo com você
Verdade é onde tantas vidas se silenciam.É uma pena tem muita gente jovem !
Tb tenho.
Também tenho o mesmo sentimento…
Moço, você tem muita coragem de andar numa mata dessa sozinho. Parabéns pelo trabalho!
O que muita gente não pensa é que seremos lembrados ou conhecidos por no máximo 2 gerações após a nossa, após isso ninguém mais saberá que teremos existido algum dia que é o caso desses cemitérios antigos.
Em certos casos ja apagam seu ente querido de suas mentes assim que botam as mãos nos bens que eles deixaram.
Está meio correto, porque de fato seremos lembrados vividamente por apenas algumas gerações, mas pode facilmente ser de 4 a 5 gerações depois da sua, dependendo da disposição das gerações futuras em preservar os acontecimentos, e da disponibilidade deles.
Meu avó paterno, por exemplo, não deixou muitas histórias da infância dele conosco, apesar de conhecermos bem ele como adulto e idoso. Isso porque ele saiu de casa muito cedo e enfrentou a vida em uma lugar estranho, então não teve muito tempo para conviver com a geração dos pais dele.
Pura verdade!
Perfeito concordo com o senhor
Nem sei oque dizer sinto saudades dos meus tios primos e mama e papa e perdi meu mano mais velho de cancer na cabeça em 2011 outubro.
O único que não esquece de você e Cristo nosso Senhor
Essas pessoas ajudaram no progresso do nosso país.. merecem todo o nosso respeito..
Vdd
Com toda certeza tem que ser respeitado nem
Está fazenda tem também por obrigação de acionar a prefeitura de proteger e cuidar deste lugar que são pessoas que ajudaram o progresso do Brasil
Esse lugar é uma relíquia,contando historias de geraçoes passadas,com fotografias,o q é incrível.Um patrimônio totalmente abandonado...triste.Esse vídeo prestou uma homenagem a esses mortos,que contribuiram na historia dessa região.Parabéns pelo trabalho
Triste o abandono 24 de outubro 2022
Analise o quanto a natureza muda ao passar dos anos, quando foram sepultados era limpo esse terreno, boa lembranca para os familiares destes mortos somente esse que filmou esse reporter teve essa lembranca meus parabens, Deus abencoe vcs!
Pra que isso
A morte é uma inimiga de Deus e nossa tb
@@josejoaresdecristo399 Ótima observação! A natureza tem um poder incrível de regeneração.
@@odilaalmeida4282 a morte é um processo natural que, pra muitos, é o melhor destino, um livramento de alguma angústia e sofrimento. Pode ser considerado um destino misericordioso concedido pelo Criador. A morte é inimiga somente dos vivos que não conseguem aceitar que um dia não seremos nada mais que ossos embaixo da terra
Lamento não morar perto pois ia limpar tudinho. Questão de respeito e honra. Triste ver o esquecimento da memória.
Boa tarde sera que limpava mesmo
cara pensei a mesma coisa eu daria um jeito tambem pois se nos cemiterios que estao limpos nao podemos mexer imagina os mortes se sentem esquecidos
Se pudesse também iria fazer uma limpeza neste local !
@naointeressa Cada um faz o que sentir vontade...é bom manter tudo limpo sim, mesmo estando mortos...😉
Teria meu apoio total, 🤝
Em um certo dia, talvez não muito distante seremos nós os esquecidos. É a vida
A maioria das pessoas viveu muito pouco, cerca de 40 a 50 anos. A vida naquela época deveria ter sido muito difícil.
Mais também o yotber não sabe fazer contas direito e calcula errados.
Kkkkk😅😂😂
da pra ver que as coisas eram bem feitas antigamente porque todo esse tempo ainda da pra ver nomes eu que gosto de visitar cemitério parabéns
Verdade tudo qben feito
E impressionante as fotos estão perfeitas ,,,de certo não tem mais ninguém vivos para cuida dos túmulos
Antigamente tudo tinha qualidade e era feito para durar décadas. Essas fotos foram feitas para resistir ao tempo.
@@adrianorosadejesus311 São imagens de fotos impressas em louça, tipo ladrilhos, que são quase imunes ao tempo.
Excelente trabalho de divulgação de uma parte da história da região. Sou professor de geografia e um dos conceitos que trabalhamos é que a cidade dos mortos (cemitérios) antecede a cidade dos vivos, pois sempre os cemitérios, assim como as igrejas, vêm antes na organização socioespacial de uma região. Seria bacana ver um movimento de retomada e limpeza deste cemitério para entrar em algum tipo de rota turística histórica...
É verdade!!
Um ditado que li uma vez dizia: " Um dia somos um retrato na estante, depois nem isso."
A vida é assim, tudo se termina no tempo. E a natureza toma o seu espaço novamente, quase apagando a memória dessas pessoas aí sepultadas. E pensar, que você é a pessoa que fala o nome dessas pessoas em décadas.
Infelizmente a história do Brasil e toda jogada no lixo
Eu sou um que quando se for será esquecido em pouco tempo, não por ser uma pessoa ruim, mas por não ter filhos. E geralmente só é lembrado após a morte quando se tem filho, em 2006 meu irmão mais velho morreu de leucemia com 47 anos e sem nenhum filho, e dificilmente ele é lembrado. E meu tio morreu a 2 meses atrás e não deixou nenhum filho também, e tinha 63 anos.
Isso mesmo amigo tenho 40 , procuro sempre viver bem ...
Somos uma foto e nada .
O amigo colombiano Carlos Molina definiu mais ou menos assim: "Primeiro o choque, depois a saudade, a lembrança longínqua, e finalmente o olvido
Achei maravilhoso esse vídeo se passasse o dia todinho que eu mando eu estarei aqui vendo com todos os detalhes se eu morasse aí fosse uma fazendeira rica com certeza já tinha mandado limpar esse matos
É triste ver e saber que um dia seremos nós os abandonados e esquecidos em algum cemitério. Bom fds pra ti Valmir,
Nem pense nisso.depois que deixamos o involucro carnal ficamos livre de ansiedades dor angustia fome e vemos que e muito parecido com a vida que deixamos mas com ajustes para que nao erremos em nosso livre arbitrio
.
@@ricardomoraes8422 só falácias religiosas.
Isso só existe nas cabeças dos religiosos.
@@JoseAugusto-fs8fi é verdade.. a mente de quem crê é muito produtiva
/🗣🔥🔥🔥CRISTO DIZ EU SOU O CAMINHO A VERDADE E A VIDA NINGUÉM VEM AO PAI SE NÃO POR MIM/🔥🔥🔥
Nossa memória será apagada algum dia, ninguém mais se lembrará de nós.
Devemos, manter a memória de quem já contribuiu aqui na terra em vida. Esquecer de nossos antepassados como que se nunca existissem é uma grande injustiça.
Morreu acabou. Lembranças e na mente e coração ,meus familiares nenhum tem túmulo e até hj lembro do meu vô, minha vó, minha mãe, pai não lembro pq morreu eu era pequena. Tipo quase todos morreu... Parte de pai só tenho 4 tios e 4 primos, de mãe só tenho duas irmãs e 4 sobrinhos e meu filho...
Pelo kardecismo ser A que algum deles já reencarnou?
A prefeitura devia fazer uma limpeza... certo
Boa tarde valmir gosto muito de seus videos sou inscrita no seu canal bom final de semana
Eu amo ver essas coisas pq sei q há qualquer tempo vou chegar aí tbm nesse outro lado da vida q deve ser maravilhoso.
É intrigante e estranho saber que existem cemitérios em total estado de abandono como este.
Muito legal. Vc é muito simpático, gostei da sua narração. Sucesso.
Olá, sou alemão, vim para o Brasil, com 2,5 anos. Tive oportunidade de trabalhar, por 12 anos seguidos após 1994. Nos meus passeios, alguns encantadores, estive em cemitérios com tumulos de mais de 300 anos. nenhum abandonado.
Nesse cemitério ao que parece tem vários imigrantes alemães
Sr Peter Polak, por acaso tem parentes na região de Campinas SP, Tenho Amigo Sobrenome Polak em Arthur Nogueira e nitidamente descendência Europeia.
@@Karlamileo Também percebi isso. Todos os sobrenomes parecem alemães.
Não sei como funciona a mente desses povos sulinos do Brasil. Ostentam tanto orgulho e pose por serem originários de europeus "brancos" desejam até 'se pudessem' se desconsiderar 'brasilenhos' e, por outro, demonstrarem (prova isso neste cemitério esquecido) tanto descaso pelas suas memórias. Esses ossos aí são de vários desbravadores que sofreram (morreram com poucos anos pois tiveram a vida esfolada e seviciada até não conseguir mais permanecer neles.
ZERO para essa comunidade que não mantem memórias, não tem gratidão, respeito e consideração pelo seu passado .
@@ninisagf5372 Esse povo do sul falo do de SC que conheço de origem alemã foi muito perseguido e até hoje pode-se falar mal deles a vontade e nem é considerado xenofobia (normalmente nem por eles mesmos).
Durante a ditadura Vargas e seu nacionalismo as coisas pioraram meu vô e pai e tios adolescentes foram escravizados e tiveram todos bens confiscados, tiveram que fazer obras públicas trabalhando gratuitamente nem comida ganhavam, os comércios que tinham algum nome de origem alemã foi vandalizado e depredado, durante a guerra quem não sabia falar bem o português a polícia dava óleo pelo cano do fuzil pra eles tomar ou torturava, as crianças de peito e a mãe tinha que dormir na selva mesmo no inverno só de ouvirem um carro chegando, por isso muitos (os de mais idade) ficaram analfabetos ou no máximo 4 serie do primário, alguns foram presos em campos de concentração em Joinville e Florianópolis falsamente acusados de n4z1stas pelo simples fato de estarem consertando uma cerca (acusados de estarem montando antenas para enviar sinais para os submarinos nazistas, pois um havia sido bombardeado em Florianópolis eles vinham da Alemanha bombardear nossos navios que saiam para abastecer os nossos soldados que lutavam na Europa) tiveram que desfilar no centro de Blumenau cuspidos e jogados urina na cara, isso tudo piorou quando estourou a guerra na Europa, esse assunto foi proibido de ser comentado por 50 anos até quase todos estarem mortos, mas agora creio que já posso falar. No fim dos anos 70 ainda tinham colonos que tinham que ir até a delegacia toda manhã só para dizer bom dia para o delegado da cidade para não serem punidos.
Existem vários cemitérios em matas por aqui muitos são devido a perseguição (algumas famílias conseguiram trocar de sobrenome e fugir para outro lugar e perderam casa e terra) ou pestes que dizimavam principalmente as crianças desnutridas. Até uns 30 anos atrás ainda se via pessoas mais fora da cidade que fugiam só de ouvir um carro se aproximando de tanta desconfiança e traumas, o poder falar mal deles o quanto quiser creio que ainda é resquícios desta época, se vc se der o trabalho de observar vai notar que ninguém vai aparecer em rede nacional fazendo propaganda de alguma coisa boa deles mas infelizmente só de algo ruim. Raríssimamente aparecem interagindo na previsão do tempo, na copa agora então parece que nem existem.
Esse cemitério chega a ser um patrimônio histórico... deveria ser mais preservado.
Por outro lado, essa vegetação abre espaço para todo o tipo de imaginação.
Bela filmagem!
Esses cemitérios deviam ser preservados. Pois são históricos, poderiam ter fins de turismo na região em que se encontram. Triste ver tudo abandonado ao relento.
Também sou fascinado por cemitérios fico imaginando a história de vida de cada um nada de macabro sou cristão mas viajo nas datas de nascido e falecimento
O terrível é saber que naquela época até mais recente se morria em casa com dores insuportáveis,já que hospitais quase não havia e também que recursos médicos era ainda poucos,portanto tentava-se a cura com muito chá e reza.
nossa que história. parabéns pelo seu trabalho
É desolador ver o estado em que está este cemitério, olhando as lápides verificamos que a maioria das pessoas enterradas eram Alemãs, pessoas que saíram da Europa á procura de melhor vida para si e para os seus escolhendo o Brasil.
Verdade
Os vindouros descendentes deveriam no meu entender dar mais dignidade a estes túmulos dos seus progenitores.
Eu acho que se o narrador fizer uma limpeza em volta de tomulo e passar uma escova
bater fotos e levar para a embaixada alemã pode até render um beneficio financeiro
Meus avós morava por esse lado aí eram alemão
Moçooooo tá e bonito TD isto ai
Que história triste essa de abandonar as casas !! Abandonados e esqucidos !! Deus te abençoe por resgatá-los para a vida !
Impressionante como a natureza consegue deixar um lugar triste em uma floresta agradavel,
Vdd
Amo assistir vídeos de cemitérios antigos.
Fico imaginando as pessoas que viveram na época.
Filma as flores que aparecem com mais clareza...
Walmir, impressionante as fotos, nítidas!
Incrível que elguns túmulos estão em perfeito estado até as fotos foram bem feitas 👏🏾👏🏾👏🏾
FICO COM MUITA SAUDADES DESSES ENTES QUERIDOS
Que coisa😲! Deve ter muita história por aí. Parece estar dentro de um filme de suspense com toda essa mata no cemitério.
Que coisa maravilhosa foi ter achado seus vídeos 😍☺️ esse cemitério é patrimônio histórico e de muito valor, se prestaram atenção iram ver que às pedras estão lapidadas em alemão... Por exemplo :geb. Que Geboren:nascimento e Ges. Gestorben :falecimento.
Nesse cemitério tem história de imigração e muito mais, imagino que era um "Dorfe" uma pequen aldeia onde todos se conheciam. Gente do céu, que tristeza ninguém cuidar desse cemitério.
O cemitério e histórico que pena estar abandonado dessa forma 🤦♀️
Realmente muito triste ver algo tão importante , pessoas que foram tanto amadas , hoje no esquecimento até dos meios públicos e políticos que deveria zelar pelos seus cidadãos e cidadãs que com certeza fizeram história no município. Isto é cultura. Parabéns pelo trabalho Valmir .
Fico muito triste, quando vejo isso acontecer, cemitérios, casas, mansões e fazendas abandonadas.
Eu também sinto uma tristeza tão grande
Acho muito triste esse abandono e desrespeito com que viveu e lutou nessa vida
Ser humano não respeita quem vive imagina mortos que já se foi
As vezes tem que casos que a família foi embora para longe ...ou que foram falecendo ..por isso que penso que túmulos acabam tomando espaço desnecessário ..o certo é cremar...a dar um destino adequado as cinzas ..hoje em dia a urnas ecológicas ..vc pode colocar as cinzas em um recipiente com sementes e plantar ..sua lembrança será eternizada por uma linda árvore..
Tambem acho
Da Uma tristeza
Espero que depois deste vídeo algum descendente tome a iniciativa de junto com outros familiares limpar e cuidar do local onde repousa os restos mortais de seus antepassados. Da para perceber que os túmulos foram feitos com arte e estética, tanto na escrita dos nomes, fotos e cruzes e o próprio desenho. Historicamente devem ser conservados e cuidados. Parabéns Valmir, pelo trabalho. Muito corajoso você. Sozinho, fez um excelente documentário, contanto a história do local.
Familiares cuidarem e limparem??
E lá bisnetos se importam com isso...
🤷♂
Depois de um certo tempo o esquecimento toma conta. A unica vantagem q temos é q é para todos. Fila interminável.
Se abandonado já estão violando os túmulos?
Muito tempo talvez a geração deles nem exista se não deu continuidade
Muitos nem sabem quem são seus bisavós. Talvez os parentes vivos nem saibam q seus antepassados foram enterrados aí.
Pq tem histórias q pais não contam e não são passadas mais de geração pra geração.
Muito interessante seu conteúdo, será que essas pessoas ainda possuem herdeiros ou linhagem? É algo incrível a história apesar de abandonado.
Que interessante.... Os familiares não podiam abandonar esse lugar 😔
Que coisa impressionante, a natureza tomou conta. As fotos estão perfeitas depois de tanto tempo. Amei esse video.
Lembre-se sempre de manter o respeito pelos antigos" tudo nesse mundo passa" nós também! não trate as relíquias com desrrespeito" ou no futuro tratarão vocês igualmente"
Esse é o círculo da vida, mas é triste o abandono.
Acho incrível esse tipo de aventura porque nós faz refletir a história de vida que essas pessoas tiveram, a cultura , o que viram, experimentaram , sentiram e sonharam , realmente incrível.
O interessante seria levar um DETECTOR DE METAIS,você ia encontrar muitas coisas antigas,moedas,utensílios domésticos e outras peças.
Eu achava que os cemitérios eram cuidados pela prefeitura, realmente uma pena, ninguém merece ficar nesse local abandonado
Que dó,ver um cemitério assim tão abandonado, muito triste
Oi valmir que falta de respeito com os tumulos
Olá Valmir, é impressionante as lápide tão antiga e ainda tá com a escrita perfeita como vi em alguns túmulo e as fotos também,nem parece que morava pessoas nessa região hje tudo tomado pela vegetação!
Muito interessante essa história esse lugar que mostrou
Que grande achado apesar de ser triste, estão todos neste lugar abandonados e esquecidos pelo tempo, só restam as lápides pra indentificar quem jaz nesse local.
Parabéns pelo gídeo , um verdadeiro Museo este cemitério , na maioriatodos morreram mto novos .
Boa noite Valmir que falta de respeito com os entes queridos. É saber que um dia seremos nós abandonados é esquecidos ótima semana
Pessoas que tiveram suas histórias anônimas, que um dia sonharam, foram amadas e amaram, que riram e choraram, sentiram tristezas, alegrias, medos, ansiedades, saudades e que outros sentiram saudades delas.
Caraca. É histórico isso. Que essas almas já estejam na luz🌟🙏
Verdade
Mesmo sendo abandonado, é muito lindo ver a vegetação intactas!!
Adorei essa matéria! Daria pra fazer visita pra turistas como faz Mucugê na chapada Diamantina Bahia! São verdadeiras relíquias esses túmulos
Bom dia Valmir
A gente assisti esses vídeos maravilhosos e viaja mo tempo vendo que aqui ninguém ficará pois está pessoas que a gente vê até a foto existiram e se foram 😔
Gostei.
Muito Interessante.
Isso é história.
Deveria ser preservado.
As pessoas viviam pouco ,em comparação com hoje.
Eu acho que seria o difícil acesso a medicina.
Antigamente um homem com 50 anos, já era considerado velho.
Também observei isso
Olá Valmir , teria como vc informar, onde fica esse cemitério e quem é o prefeito dessa cidades ? Aqui na Bahia , tem um cemitério , que é muito visitado por turistas estrangeiros e de todo o Brasil . Faz essa proposta ao prefeito isso vai gerar muitos empregos ! É uma pena um local desse e de sentimentos memoráveis .
Se e uma propriedade particular, o prefeito não tem muito o que fazer.
Muito embreve JESUS CRISTO visitará esse cemitério trazendo muitos para a primeira ressurreição.
Essa é a nossa grande esperança conforme a palavra de DEUS diz.
Obrigado Valmir, parabéns pelo vídeo, Boa tarde você e a todos os internautas desse canal.
Que viagem, é cada uma ,que parece duas.🤣
Eu.gostei muito do vídeo e muito triste ver um cemiterio nessa situação
Boa tarde!!!!!!! Cemitério de Totalmente abandonado, teria que limpar. Macaé RJ.
Gosto dessas histórias de cemitérios.
Boa Noite Valmir gosto muito dos seus vídeos de cemitérios e casas abandonadas mas cemitérios abandonados que nem esse muito triste é falta de respeito com os antepassados bom final de semana pra você sua família também 🌜
Esses são os que ajudarão o brasil a se torna uma nação e deveria se mais respeitados pois fazem parte da família brasileira
BOA TARDE QUE TRISTE UM CEMITÉRIO ABANDONADO ASSIM
muito triste de onde veio este povo e por que)(????)(
@@marialucial2957 Verdede, são pessoas de sobrenome estrangeiro
Que legal ! É bom pra gente ver que vamos ser nada um dia...nem lembrados
Boa noite à todos dá laivos que Deus à beçoem e todos dá sua família é vc aí
Muito triste em saber que eram pessoas que trabalhavam prá deixar alguma coisa para filhos e hoje estão aí abandonado como se nunca existise. Tenho sertesa que por ai tem algum parente. A própria prefeitura poderia está cuidando. É muito triste 😢 😢 😢.Amo ver esses momentos se posso chamar assim.
Boa tarde Valmir isto é vergonhoso demais a situação deste cemitério
Agradecida por render esta visita e homenagear a memória das pessoas que ali viveram.
Olá amigo Valmir ótimo sábado pra vc .. é muito linda a natureza 🏞️🌄 .. nossa só restou alguns túmulos 🤔e ficaram escondidos no meio do mato ... muito bom o vídeo .. paz e saúde sempre 🙏👍❤️🍀🌻💯
Que triste, as pessoas tem que dar mais valor a nossa história. Que lindo seria se esse cemitério fosse restaurado.
Bom Dia. Que pena abandonada tudo isso. Essas reliquias são história .
Impressionante 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Muito triste uma vida q passou e ficou esquecido pelo seu decedente
Parabéns pelo trabalho mais um documentário de relíquia muita história 🤝
Bom video. Valmir... fique em paz!..
As vezes fizeram translado e os profissionais deixariam a desejar. Tem como saber porque necessita de documentação e recipiente próprio.
A maioria dos sepultados tinham poder aquisitivo. Era caro fazer estes tumulos na época que foram sepultados.
Amei o vídeo, só de ter deixado essa mensagem maravilhosa do pai celestial , foi tudo de bom.
Nossa! Já pensou a pessoa tá andando na mata e de repente se deparar com um cemitério kkkk.
Uma vez eu meu irmão e meus colegas de infância resolvemos pescar em um sítio abandonado, quando fomos pegar umas frutas nos deparamos com um mini cemitério, nele tinha uns 12 túmulos, depois fomos atrás da história desse sítio, e descobrimos que era uma família que se casaram entre si e que enterrava lá mermo os que ia morrendo
Que história
No interior de Gramado , achei um cemitério antigo ,e so tinha criança sepultada, os moradores falaram que antigamente morria muita criança
Minha mãe conta, que quando ela era criança, ela perdeu irmãozinhos e foi meu avô quem fez os caixões e o enterro de alguns foi no próprio terreno onde eles moravam.
Antigamente, era comum enterrar os familiares nas próprias terras. Na fazenda da família do meu marido, existe uma capela onde estão sepultados(as) algumas pessoas.
ValamiDeus...!!! ✝️
Que belíssimo trabalho vc fez nesse vídeo ! Que pena que um cemitério como esse que tem tantas memórias , afetivas esteja desse jeito ! É uma relíquia , parece muito o estilo Bizantino , deveria alguém fazer uma limpeza um órgão público . Até para o turismo , me parece ser um cemitério , antigo e de pessoas estrangeiras . Obrigado pelo vídeo maravilhoso 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
QUE ABSURDO MESMO NÃO RESPEITAM NEM OS MORTOS FALTA DE AMOR DE DEUS MISERICÓRDIA
Muitas pessoas morriam muito jovens....
Certa vez estávamos em SC e fomos num cemitério antigo, perto de Rio do Sul... Muitas crianças enterradas.... Muitas.....
Gosto muito desses lugares misteriosos!!! Como você acha essas relíquias dentro do mato e longe!!!!! Parabéns pelo conteúdo!
Tome cuidado com cobras nesses lugares vá de botas cano alto e não coloque a mão use um graveto ou algo pra ficar longe abraço tmj
Bom dia, Valmir ótimo final de semana Deus abençoe sempre
Amem
Você é muito corajoso de explorar essas coisas muito sinistras parabéns para você merece um light parabéns mesmo gostei dos seus vídeos no canal assistir vídeo muito legal 🙏💕💯👍❣️👍
Cemitério abandonado, descaso da administração pública!
Massa , acho bacana cemitérios antigos.
Incrível como as fotos estão nítidas...
Hoje em dia as fotos desbotam rapidinho...
Parabéns meu irmão 👏 um pouco de história.
Vc tbm é muito corajoso 😂 em!!!
No fim,nosso eterno destino e parabéns pelos vídeos.
Nossa é muito bonito tudo isso,pena q está abandonado pessoas tão jovem se foram o q a onteceu nesse lugar ,aparentemente parece ser alemães
Gostei muito!! É reflexão e aprendizagem sobre o passado, a finitude e fragilidade humana. Incrível que os mortos já de terceira geração já não são mais lembrados pelos seus descendentes. Confesso que depois do falecimento do meu pai só estive uma vez em visitar o tumulo, e ele faleceu em 2014.
Que achado top... interessante é que apesar de terem se passado muitos anos as fotos ainda se encontram em bom estado... muito show...parabéns pelo vídeo👏👏👏
Que Judiação.
As Famílias deveriam tirar eles daí e levarem eles para outro cemitério .
Ou a cidade ou município deveriam limpar o local e continuar o cemitério.
Muito triste este abandono 😔
Lembranças nunca deveriam ser esquecidas