O que deu ERRADO com o Metaverso do Facebook (Meta)?
Вставка
- Опубліковано 14 гру 2024
- Depois da Meta anunciar uma demissão de 11 mil funcionários, cerca de 13% da sua força de trabalho, Mark Zuckerberg (CEO e fundador do #Facebook e da empresa), compartilhou um comunicado para os funcionários comentando sobre as mudanças na operação e o que esperar para o futuro.
Após disso, muitas incertezas sobre o #Metaverso e a #RealidadeVirtual vieram à tona mais uma vez, completando mais um ciclo de pouca credibilidade para a tecnologia e sua aplicação no estágio atual de maturidade.
🔥 PARA ECONOMIZAR: GRUPO DE OFERTAS NO WHATSAPP E NO TELEGRAM 🔥
canaltechofert...
🚩 NO INSTAGRAM: / canaltechofertas
😁 BAIXE E ECONOMIZE SE TIVER ANDROID OU IOS: ofertas.canalt...
🎧 Ouça também o Porta 101, podcast semanal, e o Podcast Canaltech, programa diário de notícias 🎧
canaltech.com....
😍 INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL 👍
canalte.ch/ass...
👉INSTAGRAM: / canaltech
👉FACEBOOK: / canaltech
👉TWITTER: / canaltech
👉SITE: canaltech.com.br/
👉TIKTOK: / canaltech
A Internet já é o Metaverso que deu certo. E de forma gradual, vem cada vez mais se tornando a realidade primária da humanidade. Pessoas são o que querem aqui, compram, vendem, se relacionam, vivem e morrem aqui nessa realidade que é meramente virtual.
Não
Pessoas não morrem na realidade virtual, vc não presencia de fato a morte dela, simplemente deixa de existir. Internet é uma forma paralela de se ganhar dinheiro, mas precisamos de pessoas físicas para fazer funcionar o mundo virtual da internet. Se não houvesse o entregador, não chegaria o produto que vc comprou, se náo houvesse o banco físico não haveria dinheiro para vc sobreviver, ou vc apostaria em uma moeda totalmente volátil como o bitcoin? vc precisa sair, ir a práia, ao shopping, trabalhar, ver gente, senão adoecerá da solidão do mundo virtual.
Verdade cara!
Cirúrgico!
Isso.. Simples assim.. Quando vi jogador numero um, eu pensei isso.. Nem precisa de tudo isso.. Ja vivemos nesse mundo e muitos não percebem..
Eu uso quest para jogar beat saber (como parte de exercício fisico) e VRchat. Quando você faz a integraçao com o PC o gráfico fica muito bom. VRCHAT acabou de ter uma atualização que inclui Handtracking, então ao invés de usar o controle eu uso minha mão para gesticular. VRCHAT tem uma comunidade gigante e existem taaaaantos servidores com tantas coisas acontecendo e tantas experiencias de aprendizado e de socialização, as pessoas aprendem linguas novas lá. A realizade virtual é muito maior quue o metaverso, e o metaverso deixou uma imagem negativa do VR mas eu lhes garanto, tem muita coisa boa rolando nessas comunidades.
Mas aí entra num dos pontos que o Adriano falou, sobre outras soluções pra fazer essas atividades que tu citou que são muito mais práticas e que a única coisa que o VR acaba "agregando" são os avatares.
São a mesma coisa
Serve para aplicações bem específicas e pontuais tipo treinamento em simulador
Projeto de engenharia
Isso pq vc usa pouco e espera pouco daquilo. Espera aquelas imagens toscas grau mil que vemos em projetos de engenharia e fica um tempo limitado ali. Não vive ali
A realidade é outra coisa..e nem vou falar de cheiro e paladar..
Daqui uns 10 mil anos quem sabe..
Pois é, o pessoal misturou muito o nome "Metaverso" com o equipamento "Oculus VR", e infelizmente transformaram a imagem do equipamento "Oculus VR" como sendo sinônimo de "Metaverso". Aí na cabeça das pessoas o uso de um Oculus Quest se resume a entrar num mundo 3D para conversar com bonequinhos com gráficos ruins, quando na realidade o uso do Oculus vai muito além disso.
Eu tenho um Oculus Quest 2 já vai fazer 1 ano, joguei poucas vezes e entrei em algum metaverso apenas umas 2 vezes, só pra testar mesmo.
Eu utilizo o Oculus Quest mais para trabalho mesmo, pois como não posso ficar levando pra cima e pra baixo vários monitores, eu levo apenas meu MacBook e o Oculus, e passo a trabalhar no meu MacBook utilizando o Oculus, dessa forma eu consigo trabalhar com 3 telas enormes que me ajuda muito em minhas atividades. E pra lazer eu utilizo bastante o BigScreen pra assistir filmes e séries em telas enormes de cinema.
Sem contar uma das partes mais legais que eu gosto no Oculus Quest, que são as visitas em outros países, que nada tem a ver com o que foi retratado nesse vídeo. No vídeo na parte que ele fala sobre visitar Paris com o Oculus, foi totalmente sem noção o que foi retratado. A gente não entra numa animação em 3D não, quando a gente visita outros países, pontos turísticos, a gente acessa as imagens feitas por câmeras 360, então as imagens que nós vemos são imagens reais registradas por câmeras, e não geradas por computação gráfica como foi insinuado no vídeo. Já entrei em vários museus e "caminhei" em várias ruas de outros países usando o Oculus Quest e recomendo demais a experiência a todos que puderem experimentar.
Em resumo, o uso que vai ser dado ao equipamento "Oculus VR" vai depender de cada pessoa. Se a pessoa quiser utilizar para socializar, vai ter esses aplicativos de rede social (metaverso, que particularmente não me agradam); se a pessoa quiser se exercitar ou utilizar pra saúde, vai ter aplicativos de exercícios físicos e meditação; se quiser utilizar para trabalhar, vai ter aplicativos de modelagem em 3D, de utilização de monitores, de uso remoto de computador; se quiser utilizar para jogar, vai ter os jogos; se quiser utilizar para assistir um filme numa tela enorme, vai ter também...
Quanto ao preço, realmente é algo surreal o preço que está sendo cobrado aqui no Brasil. Lá nos EUA ele custa U$ 299 dólares, aqui no Brasil é vendido por mais de R$ 3.000,00, é um absurdo.
Vamo jogar um multiplayer no beat saber, meu nick é MrRexD na oculus
@@PhelipeLeal
Compete com a experiência real de visitar um museu como o metaverso promete?
Acho difícil mesmo sem ter usado...
Fico pensando nos militares. Eles têm acesso a recursos quase ilimitados. Usam realidade virtual num nível absurdo no treinamento de pilotos por exemplo em equipamentos dedicados e absurdamente caros, mesmo assim só dão o breve para o aluno de pois que ele voa a coisa de verdade e sente no corpo as sensações e dificuldades do voo...
Então fico reticente não quanto à aplicabilidade que já existe mas esse papo de que vai "substituir " o mundo real...
Vai não..
Eu vi uma das PUCs aqui no BR utilizando óculos-VR pra estudantes de vários cursos, sendo da saúde ou engenharia, pq isso reduz a carga direta de trabalho em laboratório qndo eles precisam ter o primeiro contato com algum sistema novo que vão estudar - então isso os ajudam a se familiarizarem
O Facebook já se perdeu e Instagram está seguindo o mesmo caminho. O metaverso foi uma tentativa de levantar a bola, mas ele deu com a cara na parede das limitações da tecnologia.
eu tenho o equipamento de RV a um bom tempo, desde a versão 1.5 do Oculus Rift, passando pelo PSVR da Sony pro Playstation 4 e o Quest 2 .. eles tem o seu espaço para determinadas coisas, talvez os jogos sejam o que mais se beneficiam desta tecnologia, mas sim, de fato ainda existem muitas barreiras para que se torne algo "pratico" no meu caso em especial, uso mais para estudo de criação de mundos e para ver filmes (sim você pode projetar uma sala de cinema e se sentir exatamente como dentro de um cinema), hoje inclusive eu não faço questão nenhuma de ir a uma sala de cinema podendo ver os mesmos filmes lançados nos canais de streams mas com uma tela de cinema que literalmente não cabe no meu ap!, para isso é legal, para jogos depende um pouco, eu fico enjoado então não uso para jogar, os estudos que faço são de criação de cenários e algumas interações.. mas de fato, ao custo que o equipamento tem hoje apenas para isso não vale! o meu PSVR está guardado em algum lugar e o Meta Quest2 (antigo Oculus Quest2) uso só para dar sequencias nas minhas análises e para ver filmes (quando quero assistir numa sala de cinema)... talvez daqui a mais uns 40 anos para termos um "holodeck - startrek" melhor rs e que principalmente se torne necessário para a maioria das pessoas.... (minha opinião sobre...)
E eu me martirizando por não poder comprar esses equipamentos. Se tivesse comprado, pelo seu comentário, provavelmente teria me arrependido, talvez teria sido a pior compra da minha vinda, porque jogar foi uma fase que passou já passou pra mim, assistir filmes faço muito raramente. Obrigado pelo comentario relatando sua experiência.
Eu acredito que mo futuro vamos vê mais coisas do universo virtual no nossos dia dia interagindo na nossa realidade
No fim do dia eu ainda quero um óculos VR porém não para o metaverso (as pessoas sempre falam de enjoou mas no meu caso em particular nunca me afetou em minhas experiências) pra mim é mágico por os óculos
As NFT's também morreram, e falando em Metaverso, acho que ele trocou os pés pelas mãos, pois ele apostou tudo nisso, e acredito que isso é algo futurista, mas não estamos preparado pra isso, porque é muito caro, ninguém vai querer entrar, sem contar que é desconfortável, se inventassem um óculos mais acessível e leve, talvez daria certo talvez.
Aqueles óculos inteligente é mais interessante, imagina você ter um GPS na lente, ao invés de olhar pro dispositivo, vc só ouvir a direção por condução óssea e ver a direção na lente. Ou imagina poder traduzir algo em outro idioma apenas olhando com ajuda de um assistente pessoal.
Em um futuro nem tão distante serão usadas lentes de contato que farão coisas inimagináveis a mais que os smartphones fazem hoje, e em um futuro mais distante serão implantados olhos e órgãos inteligentes nas pessoas, que aí sim será possível viver em um mundo paralelo ou fazer coisas que hoje nem em ficção existem.
@@gilmarw.3066 Eu acredito na sua ideia, porque se vc reparar a vida segue os filmes desenhos e seriados, e um desenho que eu me recordo agora que trouxe a ideia das lentes de contatos foi o desenho das 3 espiãs é demais, onde mostra acessórios tecnológicos
3 mil anos ou mais
Ainda sim duvido
Realidade é Realidade. Não há substituição
Cheiro, sensação de toque, paladar...
@@stephanantonio8998se a vida segue os desenhos animados como chegamos até o século XX?
@@gilmarw.3066 Os Óculos são melhores, desde que sejam com armações como as de óculos comum. Lentes de contato seria necessario retirar para higienização e para dormir. E além é mais difícil de se colocar que um óculos. E como ele disse o mais simples pega mais.
Sempre achei essa ideia bizarra, ainda mais na forma que isso foi sendo empurrado goela abaixo pelo facebook e por alguns da mídia "especializada"
Concordo com você!
Tem gente que PG milhões num terreno no meta kkkkkkk
Eu já fiz uma entrevista de emprego por essa plataforma Better, gostei bastante da experiência, sair da mesmice quebra o que é "rotineiro" e é bom, desde que faça sentido.
Quando eu tinha 9 anos em 2010 eu jogava IMVU e second life no PC, e tipo, metaverso?
Já tinha gráficos muito melhores que esse metaverso zoado do Facebook que não acredito até agora que tenha uma equipe enorme trabalhando nisso.
Expectativa = matrix
Realidade = metaverso
Cara, tem diferença entre jogar algo no pc, e jogar algo que detecta seu movimento pra repetir ele no jogo, isso demanda muito tempo e ainda está no inicio, se o aperfeiçoamento não parar, veremos resultados nos próximos 15 anos
Pois é, não dá pra acreditar que isso é o famoso Metaverso do facebook. Mas que tiro no pé!!
Seria mais fácil criar um mundo em realidade aumentada, porque assim todos poderiam acessar usando qualquer celular.
Várias empresas usando isso! Tem os google Lens, Mondly, Pokemon Go, Gorillaz. Isso já existe há anos e só tá nos filtros do instagram e snapchat . 😴
Pq deu errado? Pq é um Second Life versão 2.0, só que agora usando os (caríssimos, trambolhosos e com problemas de enjoo em quem usa) óculos de realidade virtual
Ele já disse isso no vídeo
Na verdade second life versão 1.0
Suas opiniões são bem parecidas com as minhas…massasssss….veja só… comprei um quest2 e depois de 1 semana já fiquei farto dele e desencanei. Minha filha de 6 anos pediu pra experimentar… dia seguinte pediu novamente…e de novo…e de novo…e de 1 ano pra cá ela usa diariamente e sempre o mesmo metaverso: RecRoom. Detalhe: uma criança de 6 anos sente bem mais o peso do que a gente põe razões óbvias. Eu me pergunto: será que realidade virtual, metaversos e vr headsets eh coisa para as novas gerações? Eh de se pensar!
Eu entendi seu ponto... mas me lembro que quando criança eu assistia e re-assistia todos os dias o mesmo filme... brincava com os mesmos brinquedos a mesma brincadeira... e passaria 24h na frente da tv com videogame facilmente. Crianças são mais tolerantes do que adultos... a realidade virtual com certeza é algo incrível para uma criança. Mas eu duvido muito que isso continue na vida adulta, pelos motivos citados no vídeo... além disso tudo, ainda tem o fator que nós vivemos experiências que não envolvem só audiovisual... tem toque, frio e calor, aroma, sabor, pés molhados da chuva, tomar um banho de lama do ônibus que passou na poça, pegar uma jaqueta emprestada num dia frio, dividir um guarda-chuva, tocar violão e cantar em bolta da fogueira com os amigos...
A realidade virtual nunca vai chegar nessas experiências e uma pessoa que já experimentou varias delas não vai se encantar por muito tempo com ela.
Mas acho que com a evolução pode se tornar um ótimo videogame um dia.
Pra ela é joguinho
@@GeraldoluizAprendiz Sim, mas o interessante é que : pra ela é alguma coisa...pra gente nem joguinho é ! rsrs
@@sergiolgodoy Verdade...não sei se isso se sustenta, nem por quanto tempo...mas o que eu achei interessante é ver uma criança se interessando... E eu acho que metaversos um dia terá o seu lugar...mas isso deve demorar muuuuuito...pelos mesmos motivos q eu e o video acima acredita...Isso não é nada prático. Eu comprei o VR pq queria usar no Flight Simulator 2020...não consigo pousar um avião olhando pra uma tela 2D estando dentro da cabine...necessito a percepção de profundidade...Rapaz, o Flight Simulator em VR é coisa de outro mundo..um absurdo ! voar aviões pequenos e olhar pra baixo dá até vertigem de tão realístico...Beleza ??? Não... talvez fazerum voo curto daki pra lá, okay...mas vai fazer um voo SP-RS de 3 horas...ninguém merece ficar com aquilo pregado na cara por 3 horas...simplesmente: Não rola.
@Sergio Godoy discordo pelos mesmos pontos citados no seu comentário, quando somos crianças as coisas são mais aceitáveis, nós nos focamos ao que nos agrada nas coisas do que a qualidade do todo, isso é um fato. Por mais que nós cresçamos e nosso gosto por aquilo não seja o mesmo, pois vemos bem melhor os defeitos agora, as tecnologias não ficam paradas enquanto crescemos, elas vão melhorando junto a gente. Pensa comigo, os jogos que você jogava na sua infância são os mesmos de hoje em dia? Os celulares, os computadores, as tvs, as animações são os mesmos daquela época? Por mais que sua intenção final seja a mesma, de nos vender uma ideia por meio de imagens, atualmente elas estão muito superiores a suas versões passadas e ainda estão procurando formas de melhorar. O VR não veio pra substituir a realidade e foi por essa tentativa sem sentido que o metaverso falhou, o vr é um upgrade na imersão e uma nova forma de se contar uma história. Por um acaso você reclama de um filme pq não sente o calor de uma explosão? Ou reclama quando aparece um dragão em um conto de fantasia? Exigir o mais perfeito realismo de algo virtual é simplesmente desnecessário. Se algum dia algo similar a Matrix surgir não vai ser nós que iremos testar pois de nós só restará histórias
Eu fico feliz em saber que a ideia do meta ainda não vingou, pois imagine a qualidade de vida de uma pessoa que passe grande parte da sua vida em outra realidade. Contudo acredito que isso seja inevitável ao longo do tempo, assim que seja tecnicamente possível as gerações futuras irão aderir e darão vários usos ao mundo virtual.
Eu acredito no metaverso que tudo isso q estamos vivenciando hoje ainda vai ter muitas melhorias lembrando q o premeiro computador éra do tamanho de uma sala hoje cabe em qualquer cantinho
Pronto não preciso nem comentar mais ,ta aqui o que eu penso. Não se pode desacreditar de um projeto assim, creio que tem potencial sim, e que a evolução virá, e creio que o Mark talvez possa se tornar o pioneiro nisso. Mass respeito o ponto de vista de todos.
sem contar que dependendo do cenario e da dinamica do jogo causa nausea para muitos e para pessoas com tendencia pode causar até convulsão...
Esses dias eu entro num lançamento da Exame , pra fazer um curso de metaverso. A chamada estava dizendo que é a emersão para o futuro. Valor, pasmem. R$30k e pode ter certeza que muita gente pagou achando que estava comprando o passaporte pro emprego do futuro.
Eu assisti o curso gratuito e era só pra vender uma especialização haha
essa propaganda não cansava de aparecer para mim no insta. O tipo de chamada já denunciava que não vale a pena.
Não é popular por causa do preço. Tenho um Oculus Rift S e alguns amigos meus tem o Quest, muitos amigos e conhecidos que não tem os óculos de realidade virtual fica fascinado quando vai jogar. Se fosse possível o mercado baratiar essa tecnologia e por o preço acessível para a grande massa para todos poder ter ocredito que a realidade virtual ia fazer mais sucesso.
acho exatamente isso.
Tem muito a questão do "humm tecnologia de ponta futurista que eu não tenho" aí quando compra perde a graça, vi muito isso acontecer na época do PS 2
@@sudogive--mecoffee6942 playstation 2?
@@sudogive--mecoffee6942 ps2 é legal
Para simuladores de voo como o DCS e o MSFS é bom, cria uma imersão enorme. Tenho um Oculus Rift S e não me arrependo. Mas jogo sentado.
Eu até hoje não entendo esse delírio coletivo em torno do metaverso. Não digo nem do afegão médio, mas sim de toda a Meta, incluindo os investidores. Pra mim na tríade realidade virtual, aumentada e mista a única que sempre teve chances reais de virar algo muito comum no dia a dia de certas profissões é a realidade mista. Virtual na minha opinião sempre vai ser pra games e aumentada pro povo de agencia encarecer campanha e lucrar e mais.
É o mesmo pessoal que acredita em bitcoin como uma futura moeda que vai desbancar os governos....
Mesmo povo!
Uma vontade enorme gigante de acreditar...
Talvez um dia, mas não agora, não com a tecnologia que temos. Acredito que lá no futuro quando descobrirmos como integrar o processamento das máquinas com as sinapses elétricas e químicas de nossos corpos, aí TALVEZ esse negócio de realidade virtual faça sentido. Quem sabe com o tal do Neuralink.
A Máquina processa os dados de Paris usando imagens da internet e do Maps e transforma isso em ondas elétricas no seu cérebro que te faz sentir-se lá, sentir o clima, o cheiro das ruas algo no estilo entre Black Mirror e Matrix.
Com os avanços que tivemos nos últimos anos de serviços de jogos em nuvem como o xbox cloud e aquele da nvidia, será que daria certo um óculos vr que roda tudo em nuvem? Isso poderia baratear o hardware e deixar a experiência mais realista talvez
Maravilhosa pauta. O metaverso é o ROBLOX dos ditos "adultos". Eu realmente fico incomodado quando vejo gente "xavecando" a Luiza ou "Lu" (só para íntimos) da Magazine Luiza e eu chegava a apostar que chegariam ao ponto de inventar relações ou supostas matérias sobre a personagem virtual, como se ela tivesse uma personalidade real, atitudes reais, uma vida real. E quando eu ouvia as pessoas falando em metaverso como uma realidade com a qual nós teríamos que lidar, eu realmente achei que eu é que estava ficando louco, pois eu deveria ser um dos poucos então que jamais trocaria a experiência de estar em um determinado lugar ou fazer algo com minhas próprias mãos, por algo virtual. A experiência de ir a um lugar, jamais será superado pelo status de ir ao mesmo local, virtualmente, no meio da sua sala/quarto escuro.
Eu vi 28 minutos de alguém reclamando do meta verso. Concordo com ele👍
Assistam o filme O PASSAGEIRO DO FUTURO de 1992, foi o primeiro filme que eu vi sobre o tema, e já deu para entender o que estava para acontecer....muito bom, claro que para os dias de hoje talvêz não surpreenda tanto, mas para quem assitiiu na TV de tubo Sharp modelo Lintron foi de arrepiar....vale muito assistir...
Eu tenho um Quest 2, no começo era incrivel, agora eu só uso ele a cada 2 a 3 dias, pra ver algum vídeo... eu acho a experiencia nele ótima, mas não chega a ponte de fazer eu querer ficar horas nele, mesmo meu trabalhando o dia todo no pc.... É bom, mas jamais vai nem chegar perto da utilidade dos smartphones...
Tenho visto no campo da Administração várias teses afirmando que de 2020 em diante viveríamos com base em inovações exponênciais e não mais esporádicas, porém tenho tido uma percepção cada vez mais ao contrário disso, a humanidade parece estar chegando ao ápice do atendimento de suas necessidades, o que falta é apenas democratizar o acesso, porém o sistema econômico atual faz com que as elites não tenham interesse quanto a solucionar isso, portanto acho que estamos prestes a vivênciar uma imensa estagnação global e aumento exponencial das desigualdades, começando com o desespero que foi para emplacar esse Metaverso nesse estado das coisas.
A única função pratica que vejo em um óculos de realidade virtual para mim é em jogos de corrida, já que eu não preciso caminhar pra lá e pra cá estando parado, em um jogo de corrida estou sentado da mesma forma em que eu estaria em um carro
Eu disse que isso daria errado desde o primeiro anúncio há alguns anos. Zuckeberg apostou em algo que nunca foi novidade. Ele basicamente recriou um “Second Life” sem nenhuma necessidade, sem conceito, sem novidade e mal otimizado.
Se vc tiver problemas de visão,como cicatriz na retina (eu tenho ) ,ou cegueira parcial (cega de um olho ou baixa visão) não vai poder usar óculos de realidade virtual.
Em vez de querer forçar a barra na realidade virtual, a Meta deveria ter focado os seus recursos em algo que tivesse utilizada prática e que resolvesse um problema real. Serviços como Spotify, Netflix, Waze/Google Maps, Uber, Ifood, Airbnb, 5 Andar, etc., são exemplos que vieram para agregar e facilitar o dia a dia. Me parece que o Metaverso foi feito mais por um capricho ou desejo de seu fundador do que algo que teve um estudo de viabilidade e planejamento sério. Enquanto pessoas passam fome pelo mundo, o Meta queima dinheiro em coisas inúteis.
O único motivo pra ter uma VR é JOGAR!!! é entrar pra matar bonequinho, no máximo pra conversar com gente com skin de anime ou furry. Eu com certeza vou comprar um VR quando eu tiver dinheiro, mas eu não quero ter uma reunião, comprar um terreno, comprar NFT...
Eu nunca usei e testei, mas a parte que acho que Acho que seria bem útil e interessante são 2... primeiro de poder assistir netflix como se estivesse no cinema (mas não sei se a qualidade é boa) e a outra funcionalidade é usar pra trabalhar no computador e poder simular 2, 3, 4 ou quantos monitores quiser pro computador já que no meu é possível apenas 2 monitores além da tela principal do notebook.
Um Habbo corporativo ou um programa com gráficos tão bons como FreeFire porém dedicado a reuniões, shows artísticos etc, é muito mais viável. Nada de colocar esses óculos no rosto, basta uma tela e um mouse para ver quem está ao seu redor.
Fazer reunião de trabalho? Cara as pessoas não querem nem ligar a câmera nas reuniões, quem dirá fazer uma reunião em realidade virtual. As pessoas querem praticidade. Pra uma reunião de trabalho a única coisa que precisa é ouvir a voz da outra pessoa e poder compartilhar a tela, e já temos diversas ferramentas assim. Acho que mesmo que a RV tivesse uma qualidade boa, ainda seria visto apenas como um jogo e só interessaria as pessoas que gostam de jogar.
Pra que Meta verso, já tem GTA RP
mas é sempre assim, no começo ninguém acredita que dá certo, mas aos poucos vai avançando, as pessoas ja passam muito tempo online, só precisa melhorar, coisa que é questão de tempo.
Tenho o QUEST 2 e curto muito! Só que eu moro no Canadá então eh mais acessível. O metaverso eh ruim msm ahahha, mas eh legal pra jogar jogos como o homem de ferro, beat saber, super hot. Tbm eh legal pra assistir filmes, vídeos 350 e concertos
Esses gráficos me lembram os joguinhos de videogame dos anos 80.
A melhor experiência VR que tive foi con Xplane11, as texturas são excelentes, as melhores que vi em um vr, a unica experiência que eu realmente me senti imerso. Mas é claro que precisa de um baita pc pra rodar, mas é uma pena que os jogos vr não tenham texturas melhores.
Odeio o Marquinho, pela falta de ética e pelo vazamentos de dados consistentes da empresa.
Tanto é que ela está sendo processada novamente com o maior valor histórico pela universidade de Stanford 750 Milhões de dólares.
Mas, explicar com dados históricos, é um tiro no pé.
Redes Neurais artificiais surgiu na década de 80.
E olha só como ela está revolucionando o mundo.
tem q dar muito errado pra uma hora dar certo. é muito bom dar errado, vc vai aperfeiçoando e vai saber valorizar quando der certo. eu ainda apoio ele e acho q sim, futuramente vai funcionar muito, entao nao tem pq estar revoltado. Erros fazem parte da nossa vida
Obrigado potlr serem tão sinceros e diretos. Amo demais. ❤
Eu particularmente acho a realidade aumentada muito mais util e viável que o metaverso.
Estamos pelo menos uma década de distância de um metaverso (conceito), que seja minimamente funcional
Acredito que o primeiro passo é a implementação de tecnologias da NeuraLink e Synchron que realizariam a leitura de ondas cerebrais e tradução de determinado comando, que o avatar irá reproduzir. Isso provavelmente de inicio seria implementado inicialmente nos jogos já existentes, e o conceito pouco a pouco iria avançando juntamente com a capacidade de processamento, até a criação de um "mundo". Mas duvido que isso vai ser encabeçado pela meta, é muito mais factível, ser reproduzido por empresas como Microsoft, e Sony que tem um enorme colmeia de jogos.
Prefeita toda a explicação! Parabéns pela pesquisa e didática!
Infelizmente essa tecnologia ainda é muito inicial, mas um dia vamos chegar no nivel do filme Jogador N1
tosco total aquela experiência, pouca gente se dispõe a vestir e usar um monte de acessórios. P fazer sucesso as coisas precisam ser orgânicas, simples e acessíveis, senão fica só nos filmes mesmo. bom meu jogo é a realidade nua e crua.
9:19 Além de que se vc tem dinheiro pra comprar todos esses equipamentos e perder tempo com isso, você poderia ir pra frança de verdade
Pra mim, a única forma de o ser humano trocar sua realidade por uma virtual é se for algo ligado ao subconsciente ou neural. Algo como Matrix, o EP “Versão de testes”, de Black Mirror ou ainda algo como no filme “A Origem”. Enquanto for apenas visual, não vai dar certo. Um dia podemos chegar a algo parecido, mas provavelmente não estaremos aqui para ver.
Mesmo depois de tanta explicação , que de fato são simples e claras ainda assim eu sei que muita gente não entendeu 🙄.
Maior erro do Zuckerberg é tentar vender como "novo" algo que já existe, ainda é muito caro, e por causa dele ficou mais caro ainda.
Me refiro ao óculos quest que antes você encontrava até por 1200 reais e por causa desse meta agora não sai por menos de 2500 reais.
Eu tenho um óculos rift desde 2019 e sempre joguei vrchat nele(é tipo Second life) e acompanhei bem a evolução gráfica, e não é o bixo de sete cabeças que é dito no vídeo. E você não precisa que o jogo esteja a 60 ou 90 fps constante pra você conseguir sentir imersão, eu por exemplo no vrchat cego a ficar com 30 fps e muitas vezes menos que isso já que não é um jogo agitado.
Porém é fato que se você não tiver ar-condicionado vc vai suar com os óculos. Porém não é tão incômodo usar o oculus na cara, inclusive muitos usam até fullbody que é um acessório pra mexer o corpo todo virtualmente e custa muito caro, mas único game que eu vi utilidade disso foi no vrchat já que muitos usam isso pra dançar. Enfim de 2018 pra cá eu vi a comunidade de usuários de vr crescer bastante, não é por causa do Zuckerberg mas sim que o vr está ficando interessante.
Só queria estar vivo para ver uma grande mudança como foi o celular virando smartphone, mas estou a cada dia mais desanimado com essa ideia.
Pra mim VRChat é o mais próximo que temos do meta verso
Sempre que eu falo do vrchat meu comentario é excluído. Tio zuzu apostou extremamente errado, o negocio é só um jogo mesmo q fosse acessível o pessoal com o tempo iria enjoar.
Se é caro, difícil, e desconfortável....bom já parece com o mundo real. Kkkkk
Meu San Junipero está morto e enterrado
kkkkkkkkkkkk
Um outro detalhe sobre o universo virtual e o real. Uma vez eu vi o Fernando Alonso falando sobre a importância dos simuladores na preparação dos pilotos e das equipes durante a temporada de F1 e é assim, um banho da mais pura água fria e gelada, do que é lidar com a realidade. Inclusive, acabando com a teoria de que se eu sei fazer isso num "jogo simulador" eu faria igual o melhor na realidade; Alonso dizia que os simuladores ajudavam eles no treinamento e preparação para conhecer as pistas, já que as pistas são escaneadas. Então o nível de realidade dos traçados, era bem fiel. Ajudava na concentração, algumas respostas do carro e só. Mas numa corrida real, o piloto lida com alterações de volta pra volta. A direção do vento, a intensidade do vento ou as vezes o vento que arrasta sujeira para pista. Um carro saindo da pista e indo parar numa caixa de brita, levanta muita brita, aquilo fica na pista... um carro passando a 200km/h, essa pedra voa de encontro ao carro de trás (projetado pelos pneus) e aquilo bate com peso de toneladas no carro. No capacete, essa pedra bate como se fosse uma marreta, logo tem impacto na cabeça. Aí tem efeito de solo, força G agindo no seu corpo, calor que em algumas pistas dentro cockipit chega fácil aos 50º. Não há como o universo virtual sobrepor a realidade.
E tinha gente com medo do metaverso kkkkkkkkkk
Ótimo vídeo Adriano 👏👏...o que seria desse canal sem vc mano...pra mim acabava..🤜🤛
tem que ser igual no futurama no episodio que o fry vai ver os avos, tem que ser tipo um chip ou como no futurama vc fica deitado numa cama imovel ligado a um cabo e no virtual vc consegue se mover como se fosse real msm estando imovel
tem o episodio do tal olhofone tbm que seria tipo um google glas so que sem o oculos, td é projetado direto da retina no olho da pessoa
Q vídeo bem explicado deu pra entender muito bem a situação, realmente vai demorar muitos anos pra isso sequer ser tolerável
Muito boa a analise, camarada.
Vale fazer um paralelo c aquele filme (que esqueci o nome), com o Bruce Willis, em que tenta desvendar um crime, estando num mundo assim.
Alem disso, sugiro uma analise critica sobre essa febre de compra de "terrenos" no mwtaverso.
Pra mim, sempre pareceu um joguinho, The Sims em VR. Sou analista de redes e programo tbm, ou seja, não sou alheio as tecnologias, isto posto não troco jogar uma bolinha ou tomar uma água de coco no parque perto de casa 😁
De qualquer forma, será que a tecnologia deve passar por esses passos para ir sendo aprimorada e chegar num ponto em que seja viável?
Fico pensando nisso...
São bilhões de investimentos, mas será que um dia chega lá?
Enquanto isso, eu não gasto um real com isso ainda, não sou entusiasta e nem teria tempo e dinheiro para experimentar antes de estar viável para todos...
O Second Life ainda continua funcionando e dando muitas renda a pessoa que trabalha dentro da plataforma
8:20 pode pegar seu celular e ir até a esquina e ser assaltado. acho que esse é a problemática do mundo de hoje, você tem que achar alternativas bizarras, pois o mundo é perigoso.
muito triste nossa realidade, por isso uma realidade virtual se torna interessante.
Muito bom vídeo 👏🏽👏🏽
A primeira vez que eu ouvi falar de M3taverso foi inevitável não pensar em um servidor de Minecraft que eu jogava.
Lá eu tinha meu terreno, minha casinha, meu dinheiro, meu trabalho (vendia itens), meus vizinhos, encontrava os amigos e por aí vai...
O PS2 morre de inveja destes gráficos
O que você acha da Realidade aumentada? Tim Cook julgou ser mais provável
Como o pessoal ainda n pensou em pegar um óculos de lente normal , colocar um chip ali e quando vc usar ele vc poderia ver as informações da pessoa pelo Facebook tipo aparecer do lado da cara da pessoa idade nome onde mora e etc
Me parece bastante invasivo isso
Talvez pq um chip não tenha poder de processamento o suficiente
Se chama Google Glass
Google glass... Pesquise e diga se deu certo.
Com o dinheiro q vc gasta pra ter esses milhares de dispositivos vc conhece a França, o mundo inteiro KKKKKKK
😅😅😅
Prefiro mil vezes o VRchat do que o metaverso. Pensava que seria melhor que o VRchat
Street view do maps no "meta verso" ia ser brabo demais kkkkkkk principalmente no pessoal tropeçando na rua kkkkk
Acho que você acabou falando errado na verdade no VR se utiliza apenas 2 telas 1 pra cada olho mas mesmo assim é difícil pra um computador renderizar 2 telas em 8k a 240 fps e ainda ter com gráficos realistas
adorei esse estilo de vídeo, contar histórias sobre tecnologia com o adriano sentado em mesinha de boteco, pode mandar mais!
Com a tecnologia atual realmente esse metaverso não passa de uma piada, tecnologia muito cara e mal feita. Na questão do PS VR penso a mesma coisa, meia dúzia de joguinhos mal feitos e o dispositivo custando o valor do console, Sony deveria abandonar isso de vez ( sei que tem um pessoa que é extremamente fã do VR) .
Sensacional o video!
Um bom exemplo de metaverso simples (simples que eu digo é que n tem varios aparelhos e tals...) e bom seria o do anime SWORD ART ONLINE, mas é uma tecnologia longe da nossa realidade.
Sinceramente, acho que a tecnologia tem que avançar para melhorar a experiência no mundo real e não pra fazer a gente querer ir pra outra realidade. Uma coisa é um jogo, um filme, que vc se desconecta ali pra relaxar, mas esse lance de outro universo é algo que acho q não vai avançar tanto assim.
Se os 12 bi que ele perdeu tivesse investido em baixar os preços dos equipamentos talvez teria uma vida mais longa e algum mercado novo. Pois uma galera iria gostar sim..
Mas...
Falta conforto e potência gráfica pra tornar VR mais popular e acessível, Quest 2 foi interessante, aos poucos a tecnologia está evoluindo, mesmo assim estamos anos de uma experiência legal.
Faço arquitetura e lembro de um projeto de arquitetura que fizemos no meta. Foi um total fracasso, todos saímos no prejuízo e tenho minhas dúvidas se sequer tenha sido inaugurado lá
Criar bons modelos 3d, realistas, dão um trabalho enorme, várias técnicas e tecnologias envolvidas, nao é so criar o bonequinho e ta pronto, são varias etapas de criacao e modelagem(materiais, texturas, uvmapping, etc etc etc)não é barato e uma vez prontos os modelos precisam ser otimizados para rodarem leve nos sistemas em que serão usados(exemplo: retopologia). Vejo como um grande desafio um cenário em que meu avatar seja parecido comigo e isso não me custe muito caro. Além dos outros assets de cenário. Modelar, por exemplo, uma torre eifel realista e feita com boas práticas de modelagem, da um trabalho danado... esse Mark Zuckerberg pastel, não tenho ctz, mas deve ser gerado proceduralmente, talvez seja o que hoje em dia, modelos procedurais consigam alcançar, gerando várias avatares pastéis apenas mudando números, modelagem realista hoje em dia, pelo pouco que sei, eh feita meio que "artesanalmente", demora, é caro. Concordo com você, estamos à décadas de gráficos realistas que não demorem dias ou semanas para serem feito e já saiam otimizados logo de cara.
Esse óculos se for usado como um console um vídeo game vale apena agora não serve pra troca sua vida por uma mentira eu tenho e uso como vídeo game mas não serve pra literalmente troca sua vida
já tive um VR da Lenovo em 2018 para usar no meu simulador de corrida....3 meses de uso, não consegui fazer uma corrida completa, tirava com menos de 20 min. (as corrida tem entre 40 e 60min geralmente) soando e tonto mesmo com ar ligado no máximo . Vendi com um baita prejuizo, pois desvalorizou logo em seguida e voltei para as minhas 3 telas de 32'' mesmo. Pelo visto, não mudou muito de lá para cá.
Problema atual é a interface homem-máquina. Resolver esse problema tem q ser a principal prioridade para, depois, haver a possibilidade de uma simulação viável para atividades comerciais a longo prazo.
Galera CanalTech parabéns pelo conteúdo. O Metaverso da Meta não tem realmente cabimento nenhum como ferramenta para uso do público nos dias de hoje.
A única interface de VR que eu acho digna de uso com alguma qualidade relativa nos dias de hoje seria a criada com o Unreal Engine 5. Usando os novos óculos HTC Vive Wi-fi, high-quality, 240hz, tenho bons resultados para apresentar Arquitetura e afins em apresentações com bons níveis de realidade. Abraços!!
Exatamente, tem que melhorar mil vezes esses óculos e o mundo de realidade virtual para servir para algo. Ainda bem que nunca levei fé, já que eu trabalho há mais de 20 anos com TI e já vi outros projetos parecidos, me perguntaram o que eu achava, eu disse que não acreditava que fosse pra frente. Para ter investimento precisa de um oba oba em cima, O Mark usou o prestígio do facebook para obter dinheiro para esse projeto mal acabado. Gente, eu não gosto nem de usar o meu óculos de grau, imagina esse trambolho. kkkkk... Parabéns pela pesquisa dos fatos.
realidade vritual ta em crescimento no nicho, so que o metaverso é uma comeplta porcaria temos programas já na realidade virtual q dpá de 10 a 0 nesse metaverso, tanto em gráficos quanto em em td
Que vídeo fantástico. Finalmente uma matéria realista do que é o meta verso. Sensacional
É simplesmente um jogo muito caro.
Uma reunião, por exemplo, pode ser feita usando o Google Meet, ou outro programa semelhante, de forma virtual, real, prática, confortável, e sem custo.
Eu tive uma experiência boa em realidade virtual, foi em uma comic con, era Star Wars, eu tinha que rebater os tiros dos inimigos com meu sabre de Luz.
Gostei porque realmente parecia que estavam me atacando, eu revidava e até desviava.
Não comprei um PlayStation VR porque era caro para algo que não tinha muito conteúdo e provavelmente eu não usaria tanto.
Cara esse apresentador é mto bom! Genioso
O dia que DESCOBRI, DESVELEI, RECONHECI que a mente MENTE, TUDO FICOU CLARO. .
Desde a primeira vez que vi esses óculos VR que achei maneiro mas entendi o quanto é bizarro e nunca vai vingar, não nesse formato, deus me livre de jogar com essa tela enfiada na cara com o meu grau de astigmatismo e outros problemas que me deixam super sensível a luz, meu celular fica no brilho minimo, imagina isso aí.
Metaverso é muito ruim, eu prefiro uma realidade aumentada, muito mais útil, estilo Google maps e outros com aplicabilidade no dia a dia!
Eu só penso na galera que comprou terreno onde nem mato vai ter. kkkkkkkkkkk
Parabèns Gabriel Himme!
08:09, 13:32, 21:43, 23:49
Concordo com vc Adriano Ponte, o óculos virtual é desnecessário, caro, e te leva para uma realidade que não te acrescenta muita coisa, não é prático e nem muito menos importante. Se formos buscar no latim a etimologia da palavra verso - linha de escrita, verso pode significar - dobrar, virar, e a palavra meta do grego que significa seguinte, depois, adiante, logo METAVERSO, SERIA ALGO COMO "DEPOIS OU ADIANTE DA LINHA DE ESCRITA" DA VIDA REAL , ISTO É A REALIDADE VIRTUAL, QUE ATÉ ENTÃO SERVE APENAS PARA ENTRETENIMENTO DE PESSOAS ABASTADAS, FORA DA CURVA, QUE NÃO "TIRA DESSA REALIDADE VIRTUAL", ALGO PARA AJUDAR ALGUÉM NA VIDA REAL, QUE REALMENTE PRECISA. É GASTAR DINHEIRO, JOGANDO-O NO LIXO COM COISA INÚTIL, SIMPLEMENTE ISSO. Se, se pensasse em atrelar os bitcoins, às realidades virtuais, como um meio de vida como se fosse um trabalho da vida real, talvez desse certo até certo ponto, pois precisamos sair do metaverso, para SUPRIR nossas necessidades fisiológicas no mundo real que se encontra paralelo ao mundo virtual, mas que nunca se encontram, pois as linhas paralelas não se tocam. Então realidade virtual nunca irá substituir a realidade física e material de que necesitamos para sobrevivermos e vivermos, no convívio de nossos parentes. Ao imergirmos no mundo virtual paralelo ao real, morremos para nossos convivas, somos um corpo de carne fazendo movimentos esquisitos para aplacar as vontades do óculos, parecemos loucos fazendo movimentos vazios. Tudo isso pra dizer que METAVERSO não dá camisa pra ninguém, estamos há 40 anos desenvolver realidades como se fossem hologramas quase reais, mas como já foi dito pelo meu querido apresentador, falta tecnologia pra isso e ponto final. A realidade de um salário mínimo é surreal para sobrevivência de pessoas que tentam viver dele, e que, nem conseguem literalmente sobreviver de forma digna no mundo real. AÍ ESTÁ O PARADOXO.
meta verso não dá nem dará certo nunca por que já estamos no metaverso e ele é tão perfeito que chamamos de realidade. 👀🤡
Falando como “Metaverso” concordo, não estamos prontos, ainda! Porém como acessório gamer é indiscutível! Pra quem joga simuladores, nem se fala, a imersão é violenta em relação a 30 monitores na sua frente. Fora isso tem jogos muitos bons que dão mais imersão que teclado e mouse. Então faltou falar que como acessório gamer e falando de imersão é infinitamente superior ao setup teclado e mouse. Discordo que precisa de 100 RTX pra ser “legal”… de 100 amigos que experimentaram um simples quest 2, 100% deles gostaram e se sentiram imerso, algumas nem conseguiram jogar por medo de altura ou algo do tipo. Metaverso não existe ainda, concordo, porém temos um puta avanço em acessório gamer de imersão, com jogos (poucos) AAA.
A questão é que a realidade virtual necessita evoluir, como os celulares, e notebooks. Que antes de evoluírem, eram verdadeiros “tijolos” a realidade virtual está bem desenvolvida, porém vai levar alguns anos para ser algo, “ cinematográfico”