Sou de família refugiada da Palestina, não sou de esquerda, mas esse vídeo é importantíssimo. Obrigado pelo trabalho, Ian, o povo Palestino agradece! Não vou esquecer do apoio de vocês da Soberana a nossa causa!
Enquanto social democrata ataca o Ian falando que ele não domina nada de palestina x israel ele chega com um video de 2h30 abordando o tema. Eu escolhi certo a quem seguir!
Рік тому+71
inclusive julgou ele por não divulgar a produção da Sabrina sobre o assunto sendo q ele ja tinha feito nesse video gravado a mo tempão
O problema é que faltou falar que na palestina existe massacre ee homossexuais, opressão feminina, lei da Sharia, falta de liberdade religiosa e de liberdade de expressão, estupro a vontade, etc
Sou neta de sírios, libaneses e palestinos... ouvia meu avós e meu pai falando muito sobre todas essas histórias absurdas, e consegui compreender ainda mais a raiva que eles sentiam dos Israelenses... excelente trabalho, Ian! PALESTINA LIVRE!!!!
YES...AFINAL Os ÁRABES E Islâmicos,Também INVADIRAM PORTUGAL E ESPANHA...Isto,Há Dois Mil ANOS ATRÁS..Ou Seja,Os Árabes Ou Islâmicos,Também INVADIRAM Quase TODOS Os POVOS EUROPEUS;No Passado,Principalmente A EUROPA Mediterrânica...É Também INVADIRAM TODO O Norte E Centro Da África amo Passado..Ou Seja,No Passado,Sempre Aconteciam GUERRAS,Entre Os POVOS em TODO O MUNDO...Então,Ninguém Era Santo ,No Passado...Kkkkkk@@donramonn12
Quis DIZER,Sempre Aconteceram GUERRAS ,Entre Os POVOS Em TODO O MUNDO....As GUERRAS,Entre OS POVOS,Não Começaram AGORA...Ao Longo da História Da Humanidade,Sempre Existiram Guerras e Confrontos entre Os VÁRIOS Povos Do Mundo....kkkkk
Eu acho um absurdo sem tamanho, os comentários que tenho visto sobre essa guerra. Pessoas torcendo como se fosse um jogo de futebol, defendendo sem mal saber o que defendem… as pessoas não se dão nem ao trabalho de estudar, pessoas preguiçosas. Eu sinto muito por todos os inocentes que estão sofrendo com essa guerra, esse vídeo é de utilidade pública!
Finalmente terminei de assistir a esse vídeo do começo ao fim! Ian Neves e toda a equipe que participou na produção desse vídeo, vocês têm a minha mais profunda admiração! Sempre tentei entender melhor sobre a questão palestina, mas não tinha ideia de como estudar isso de maneira lógica e estruturada. Esse vídeo é o material mais didático que encontrei! Deu-me um norte pra poder me aprofundar mais sobre o assunto! Esse vídeo é para ser assistido umas 20 vezes
Ian e a todos que estão por de trás deste trabalho, por favor não parem. Ver esses vídeos de tanta qualidade e saber que essas informações podem chegar a várias pessoas me dá algo de esperança para um Brasil melhor algum dia. Confesso que quando eu acreditava que somente com a força de vontade e trabalho as coisas podem melhorar para cada indivíduo, eu era uma pessoa mais feliz. Tirar a venda dos meus olhos e encarar a verdade é algo que tenho feito nos últimos anos, mas tem me custado caro. Saber a verdade sobre o que acontece no mundo me trouxe muita tristeza, medo e ansiedade, sentimentos que não estou sabendo lidar. Até para encontrar energia para terminar a faculdade, trabalhar e viver o dia a dia tem sido difícil. Então obrigada por esse trabalho, porque imagino que é muito desgaste e as vezes frustração, mas esse deve ser nosso objetivo, fazer as pessoas entenderem o quão profundo são os problemas de países como nosso e que a solução é muito complexa e não a receita de bolo que o liberalismo vende. Gostaria também de sugerir um vídeo que pudesse abordar o por que o liberalismo está novamente ganhando tantos adeptos, já que ele de fato não existe e não é praticado pelos países de 'primeiro mundo'. Hoje eu estou particularmente ainda mais desmotivada, morando na Argentina e tendo o fascismo novamente tão perto. Gostaria de um mundo mais justo, mas me sinto tão pequena para mudar algo.
Sou filha de judeus (que infelizmente vieram a se tornar sionistas) e ver seu vídeo me traz um conforto e segurança nos fatos que você traz, Ian. Quem me dera se meus pais pudessem saber mais sobre isso, porque isso, de fato, os sionistas não mostram. Palestina Livre! 🇵🇸✊️🚩
A questão do Holocausto também contou muito. Na primeira oportunidade que tiveram como um estado estavam dispostos a ir contudo fosse pra cima de quem fosse pra que não passassem por tudo aquilo de novo, e sobrou pra os coitados dos Palestinos, infelizmente... 2 states solution 🏳
Conteúdo incrível, único! Como seguir em frente em um mundo que comporta tamanha injustiças? É uma reflexão e uma luta diárias! Quanta dor e sofrimento a Europa Colonialista infligiu ao mundo e aos povos !
Como conhecer a História faz a gente sentir uma empatia indescritível com outros povos. Mais do que nunca precisamos buscar a libertação, precisamos não só apoiar nossos irmãos nessa batalha árdua, precisamos também nos prepararmos para lutar as nossas. Solidariedade irrestrita a todos os nossos irmãos de todas as partes do mundo.
Esse vídeo é tão importante... Seria maravilhoso se recebesse legendas em inglês para se disseminar mais ainda Com certeza vou mostrar para todos no meu ciclo! Obrigada mais uma vez pelo trabalho, Ian.
Trabalho fantástico de resgate histórico e de defesa do povo palestino, diante do genocídio e apagamento cultural, religioso e histórico. Bastante doloroso de se assistir, espero que muitos se revoltem e apóiem a causa palestina.
@@Tartsylius Como comunistas, não defendemos o que a Russia está fazendo na Ucrania. O nosso lado é o da classe trabalhadora, seja da Ucrania, Russia, Brasil ou qualquer outro país. Dito isso, não da pra comparar as ações imperialistas dos EUA, que deixam uma trilha de destruição por onde passam, e o que a Russia ou a China fazem, isso é extremamente desonesto.
Ian, depois de lançar esse video voce deveria em podcasts maiores(caso fosse convidado) e mesmo se tivesse oposição... voce foi o que melhor falou do lado pró palestina ate agora.
Só passando pra sugerir o canal história islâmica. O canal não é de um marxista, mas de um mulçumano e historiador, com especialização em idade média, porém ele desmestifica as falácias islamofóbicas de uma forma incrível.
6:16 Ian, nesse momento, há um equívoco, exitem referências ao nome Philistin = Palestina, pelo menos desde Heródoto(e escritas por ele), no século V a.C, o Imperador Romano Adriano em 70 d. C depois de ter suprimido as revoltas judaicas que, se baseando nos escritos de Heródoto, resolve nomear aquela região de Síria Palestina, como você disse. Esse argumento de que Palestina é um nome imposto pelo Império Romano é da narrativa sionista, pra justificar o argumento deles de que a Palestina foi uma imposição aos Judeus.
@@Josecarvoeirodasilvafabril Pois é, o canal do Mansur Peixoto, do História Islâmica fala sobre isso também, ele mostrou as fontes de Heródoto que falava da Palestina
Foi o imperador Nero que mandou suprimir a revolta em 66-74 DC, quem renomeou a província para "Síria Palestina" foi o imperador Adriano (Hadrianus), isso já na terceira revolta (132-136 DC). Ele também renomeou Jerusalém para "Aelia Capitolina" durante sua reconstrução após o terceiro conflito, nome que ficou até a antiguidade tardia. Tô corrigindo você porque o Adriano realmente fez o que podia para punir os Judeus após a rebelião, até baniu a entrada deles na Jerusalém reconstruída, mas a escolha de chamar a região de "Síria Palestina" parece ter sido feita com uma justificativa geográfica e administrativa, já que não existe material suficiente para afirmar que ele fez isso apenas para punir ainda mais a população judia.
Ian, este teu estudo está tão completo que só tá faltando legendas em inglês. Eu tenho pesquisado material gringo, compartilhado por Palestinos, e não encontrei nada tão didático e detalhado. Parabéns.
COMPLETO? KKKKKKK o cara não abordou nada sobre a Judeia, a criação da Palestina, o porque tem mais Árabes que Judeus la, não é didático, é simplesmente um video pro Palestina e.
cara se eu disser que esse genocídio me fez voltar a me apegar a minha fé... tem momentos que a gente se vê não podendo fazer nada, de mãos atadas, sou microbiologista e pesquisadora e nunca fui tão religiosa, mas nesse momento eu só consigo orar por cada palestino, pelos que ja se foram, e para os que ainda resistem
Temos que orar mesmo pelos palestinos e o sofrimento que passam. Mas você também orou pelos cidadãos israelenses que morreram no ataque terrorista e covarde do Hamas? Eu entendo que nesse conflito tanto os palestinos como israelenses são inocentes que morrem e sofrem.
@@CarlosNogueira-o9w sim, ao contrario de sionistas, não sou seletiva nas minhas orações, nem tento equivaler 1,400 mortes de civis + militares (o governo seque foi capaz de trazer um numero real de civis israelenses mortos), com 10 mil mortos palestinos, dentre elas 4,5 mil crianças inocentes e 2,5 mil mulheres, porque não sou cega ao genocídio.
@@CarlosNogueira-o9wobviamente que todos nós estamos tristes com a situação dos israelenses inocentes. Mas como a mídia burguesa apenas retrata o lado de Israel, falar da Palestina e do povo palestino significa resistência. Tanto que, aqui mesmo nos comentários (ironicamente num vídeo que traz vários argumentos bem fundamentos pró-palestina), vemos muitas pessoas (que parecem que nem viram o vídeo) dizendo que os palestinos são terroristas, que nós passamos pano pra assassinos e outros absurdos. E é isso o que queremos dizer quando afirmamos que a mídia, mas mãos da burguesia, faz a mente do povo.
@@CarlosNogueira-o9wPela sua foto eu tenho certeza que você acredita que se alguém te oprimir, vc revida, ou seja se te roubarem vc vai se sentir no direito de atropelar ou revidar se der, estou errado?
Valeu: Duda Bolche, Sued Carvalho, Ahia e Neith. Também outros criadores de conteúdo falando sobre: Sabrina Fernandes, Tiago Ávila, SANAUD(Juventude Palestina), Instituto BrasPal, João Carvalho, Ricardo Leães, Opera Mundi, Revista Ópera
Acrescento o história islâmica também. independente se faz parte da equipe de pesquisa, faz um ótimo trabalho também. Paz entre nós, guerra aos senhores.
@@jhowblackmaneles eram parte da AFC, mas quando teve a copa asiática no território lá houve um boicote dos países árabes e Israel acabou levantando o troféu por W.O. Aí decidiram ir pra UEFA.
Sim! Nunca entendi isso! Inclusive, a Eurovision 2019 foi em Israel e a banda da Islândia, Hatari, mostrou uma bandeira da Palestina ao vivo na transmissão. Fizeram um furdunço e até retiraram a Islândia das eliminatórias por isso!
Nasci e vivi em Israel até os meus 22 anos (hoje 31). Em Israel, os israelenses/judeus chamam os palestinos de Falestinim (Palestinos em hebraico), ou árabes e chamam a região pré Israel de Palestina, diferente do que foi dito no início. Mas a prática em dizer que não havia ninguém na região é comum e aparece até em músicas e outras peças de propaganda. Mais pra frente você diz que em Israel dizem que "os judeus lutaram bravamente contra os britânicos para fundar o estado de Israel", também não é bem assim. Me ensinaram que havia uma resistência do mandato e que dificultaram muito a consolidação do estado, mas que os confrontos armados eram contra os "povos árabes locais". Na parte em que fala sobre Hertzel alertar sobre a miscigenação dos judeus na Palestina, não duvido que ele era racista, mas a relação com não judeus é considerado pecado no judaísmo. Mesmo entre os seculares, até hoje o/a "Goi/a" (gringo, ou mais parecido com gaijin que é inferiorizado pelo japonês) é visto como alguém que não se mistura amorosamente. Sempre você se refere a Tel Aviv como a capital de Israel. Vale lembrar, que Israel torna Jerusalém sua capital após a unificação na guerra dos 6 dias. Jerusalém nunca foi reconhecida internacionalmente como a capital de Israel. É muito louco pensar que eu fui saber disso só depois que me mudei para o Brasil e muitas pessoas se "confundiam" (na minha visão na época) falando que Tel Aviv era a capital, até que fui pesquisar para entender. O nome Irgun é o primeiro nome do nome completo da organização. Irgun Tzva'i Leumi (Organização Militar Nacionalista) ou em sua abreviação Etzel. Na logo também está escrito Rak-Kah (só assim), ou seja, só na bala que iremos conquistar esse território (que está na logo). O Irgun é visto em Israel como "controverso", mas necessário e fundamental para a construção do estado. Fora esses pequenos pontos, o material é impecável e a explicação foi excelente. Meu pai fundou duas organizações, uma em memória da Nakba (veja o site de Zochrot www.zochrot.org/welcome/index/en) e o protesto a favor do direito de retorno dos palestinos para as suas casas, e a De-Colonizer que trabalha contra a colonização israelense e a concientização política deste fato (lembrando que o senso comum em Israel é do ponto de vista sionista). Dito isso, nunca recebi um aulão desse. Obrigado Ian, de verdade. Sei que precisamos do fim do colonialismo israelense, e penso que a solução para isso seria um estado para duas nações, mas não tenho a resposta de como deve ser feito e conhecendo o viés israelense, não acredito que isso acontecerá um dia. A dor é infinita, não consigo mais suportar os feitos do estado de Israel contra os palestinos, e tenho uma preocupação muito grande com familiares e amigos pensando nesse fim do estado de Israel. Meu pai diz que a guerra atual é o início do fim do estado sionista, tenho minhas dúvidas. A sua abordagem inicial de dialogar com quem apoia o sionismo é precisa e correta, mas seria tentar convencer o bolsonarista que rezou pro pneu que o Lula foi condenado injustamente. Por isso sou pessimista referente a este assunto. Abraço!
Infelizmente em nosso país vemos essa mentalidade supremacista em relação aos indígenas. Como povos podem resistir a força dos que tem o poder do capital.?
O trabalho do Ian é de uma qualidade espetacular. É um dos melhores divulgadores científicos que temos na internet. E, sim, história é ciência. O que Ian faz não é apenas militância, é divulgação científica também.
@@kaykysantos2405porque história faz parte das ciências sociais e humanas. Existe método de pesquisa, você vê que ele apresenta as fontes, não parte de achismos, mas de um trabalho de buscar as fontes originais, não comentários de terceiros. O uso da metodologia científica que o Ian utiliza pra construir os vídeos dele já é indicativo disso.
@@trollconfiavel Vou citar apenas um exemplo de cada caso, pois são milhares do começo ao fim do vídeo. INDIGNAÇÃO SELETIVA: em 2:20:00 ele cita com indignação a destruição de uma mesquita (por acidente, num bombardeio aéreo contra alvos terroristas). Mas ele jamais cita as DEZENAS de sinagogas destruídas (por intolerância religiosa) pelo Hamas nas regiões devolvidas aos palestinos. FATO DISTORCIDO: em 2:21:10 ele afirma que Israel fez uma LIMPEZA ÉTNICA e explica que o termo significa "qualquer ação de um grupo étnico com a intenção de expulsar outro grupo étnico com o propósito de transformar uma região etnicamente mista em uma região etnicamente pura". Ora, Israel é uma região etnicamente mista, há dois milhões de árabes palestinos vivendo em Israel e que não querem morar em nenhum país árabe, pois vivem bem ali, com todos os direitos, trabalhando e se divertindo como em nenhum outro país muçulmanos onde as mulheres são seres inferiores, onde os homossexuais são presos e mortos. Já em Gaza quantos judeus vivem? Eles, sim, querem ser etnicamente puros e expulsar os judeus da Palestina, querem fazer uma limpeza étnica contra os judeus, com os quais nunca aceitaram conviver. Os países árabes expulsaram entre 800 mil e um milhão de judeus, sem qualquer indenização por suas casas e terras ali perdidas. O Ian não diz uma palavra sobre isso. Ele só se indigna contra Israel, jamais contra as elites petroleiras árabes bilionárias que mantêm seus povos na miséria e se regalam com aviões luxuosos, carros milionários, banheiros com pias e privadas de ouro e que desviam a revolta das massas contra eles para Israel e EUA, "o pequeno Satã e o grande Satã", como se ele fossem a causa da infelicidade dos árabes e muçulmanos. Aquela região precisa é de uma Revolução Comunista, para libertar os árabes de suas elites petroleiras que financiam o terrorismo islâmico.
Ivan é a versão russa do nome João, que, por sua vez, em inglês é John. Neves é basicamente Snow. Desse modo, tanto Ian quanto Jon possuem as mesmas origens e uma letra a menos. Portanto, podemos afirmar que o Ian Neves é o Jon Snow do Brasil
Vocês da Soberana são foda! Esse é um documentário incrível e profundo sobre as questões que nunca foram mostradas. O depoimento dos "invisíveis". ✊🏿🇪🇭
Tenho tentado assistir conteúdos à esquerda e à direita acerca do tema. E é impressionante como o canal do Ian é o único que traz material denso de imagens e bibliografias que corroboram com seus argumentos. Bom video!
Pesquise os vídeos do jornalista Breno Altman sobre o assunto. Vale a pena assistir, ele é um jornalista judeu anti-sionista e traz bastante informações úteis sobre o tema.
Cara que aula de história, ainda tenho muito que aprender sobre a Palestina, mas sempre achei que Israel era sempre desfavorecida, sempre perseguida e tal, pelo menos é o que a mídia nos mostra, por isso que devemos sempre procurar aprender, conhecer e saber que a história não é bem da maneira que é contada. Parabéns Ian, pelo canal e principalmente pelos esclarecimentos.
Meu sonho é ter a retórica e a didática desse camarada. Parabéns pelo trabalho de divulgação. Vários jovens da quebrada do Eliza Maria (Brasilândia) estão se radicalizando graças a Soberana.
@@gustavosantana344 como diriam certos camaradas, "falar de música é igual dançar sobre arquitetura", e pra mim ler sobre didática é igual a nadar sobre a terra. Eu diria que pra desenvolver didática precisa de prática. Para desenvolvê-la, converse com amigos como se estivesse fofocando enquanto ensina algo, fale sobre qualquer assunto com alguém etc. Didática é prática, camarada! Boa sorte! ❤
@@aleatoriamentealeatorio1010 Prática sem estudo é um resultado que você enxergar nos liberais mais famosos dentro da hegemonia atual da sociedade. Falam bonito, tem uma boa oratória, conseguem ser didáticos, capturam seus ouvintes com carisma e retórica mas produzem o mesmo senso comum. A prática em si não significa nada além dela mesma.
@@gustavosantana344 É importante que você tenha de antemão conhecimento (mesmo que básico) sobre metodologia científica. A oratória é um exercício de planejamento, tentativa, erro e correção dos erros mediante um objetivo. Você começar observando os professores e oradores que mais gosta e se assemelham e partir daí. Sobre didática eu recomendo o Libaneo e seu livro Didática como ponto de partida. Lembre-se que o caminho é sempre esse de estudo teórico, prática, ajuste e correção continuamente. É um caminho em que a forma final não é necessariamente um resultado em si.
Ian até bem pouco tempo eu fazia parte de uma massa desinformada, não que compreendia direito as razões dos acontecimentos de hoje. Pudera, nunca nos deixaram saber. Nuca estudamos sobre isso. Os meios de comunicação nunca nos informaram como deveria ser feito. Então eu te agradeço por jogar luz sobre esse tema e ma fazer entender.
Eu vou dizer: não há, até agora, trabalho algum a que tenho acesso, tão rico em detalhes e tão fácil de entender quanto o do Ian Neves. Baixem esse vídeo em seus computadores, compartilhem, ajudem com $$$ o Ian, porque este trabalho talvez seja o mais importante deste canal. PARABÉNS e OBRIGADA, Ian! Vou tentar achar teu pix pra dar uma ajuda sempre que eu puder. OBRIGADA, OBRIGADA E OBRIGADA!
Krallll... E a história se repetindo em número, gênero e grau. Só que dessa vez, o massacre está muito mais cruel. Os Palestinos precisam dos povos do mundo nas ruas.
De quê adianta só sair às ruas? Quem simpatiza tem que ir pra lá lutar junto dos palestinos, então! Unir forças! Aí sim queria ver. Grandes merdas sair pra rua e só ficar gritando. Quem gosta de guerra que vá pra lá ajudar na luta corpo a corpo! É assim que se vence uma guerra!
@@AliceECrisOliveira Pra maioria não há condições materiais de fazer isso. Ir as ruas é sim efetivo, pressiona os governos a isolarem israel politicamente, romper relações diplomáticas e comerciais. Tem gente nos EUA, por exemplo, que se grudaram a um navio que ia levar armamento a Israel
@@AliceECrisOliveiraque luta corpo a corpo? São bombas e soldados altamente armados. Essa guerra se vence com diplomacia. Povo na rua pressiona a diplomacia
"quem gosta de guerra" parece piada. os únicos q gostam de guerra nesse questão é Israel e vc acha mesmo que são os governantes de Israel que estão no fronte? São pessoas como eu e vc. São pessoas como eu e vc q estão morrendo na guerra, crianças que deveriam viver a infância delas mas estão sendo mortas (quando n há coisa pior). Antes de falar asneira, tenha empatia @@AliceECrisOliveira
Voltando depois de assistir tudo pra dizer: QUE OBRA PRIMA documental o Ian preparou pra noiz, seloco chega a arrepiar de revolta! Obrigado pelo conteúdo, camarada! VENCEREMOS! AVANTI PALESTINA ✊🏽
Sensacional. Sei que isso vai soar estranho para um materialista histórico dialético, mas agradeço a Deus por ser comunista. Saber que se existir vida pós morte eu poderia dizer que fiquei do lado da justiça, da igualdade e contra todo tipo de tirania. Parabéns pelo vídeo.
Cheguei a conclusão que nos anos iniciais da ocupação colonial Israelense faltou a Palestina apoio internacional pra sustentar resistência e também lideranças populares, coisa que Israel sempre teve, ainda que de forma cínica e fingida pelo Império Britânico. Tinha que ter um segundo vídeo falando dos anos 50 pra frente, que já entra os EUA no meio da questão com seus interesses de petróleo no oriente médio.
Mas O POVO Palestino,TAMBÉM,NÃO SÃO Naturais ,Daquela Região....Também,INVADIRAM Aquelas TERRAS,A OUTROS POVOS....Porquê,ENTÃO,Só Proteger OS Palestinos...????kkkkkk
Com base no vídeo, dá pra perceber que faltou pra Palestina o que falta muito pro nosso campo no Brasil, o famoso trabalho de base, já que a resistência estava restrita à elite acadêmica.
@@GabrielBrkUs E professor de história, historiador que deu uma aula foda sobre mais uma história do mundo, já vc... É o que??? Tem que ser muito cérebro de ervilha para em pleno 2023 diminuir totalmente UMA PESSOA a apenas um aspecto ideológico, sinceramente, bagulho de maluco.
@@rafacharkmanHonestamente esperava ver algum bom argumento do lado sionista, mas o HOC falha em entregar qualquer coisa sequer proxima de um argumento bem embasado.
Só assim podemos conhecer a verdadeira história do povo Palestino que mídia sionista tenta esconder a todo custo. Obrigada por nos fazer conhecer a história com riqueza de detalhes. Nova seguidora 😊.
Mais um trabalho impecável, principalmente do ponto de vista histórico-científico, compromisso com a verdade e didática rara ao abordar um tema tão complexo.
A menino, fez a mamma se emocionar muito com o seu desejo às futuras gerações. Obrigada pela sua dedicação e o belíssimo vídeo do partido palestino. Que a luta não seja em vão 🙌🏼
Terminei de assistir a live chorando e com náuseas. Como pode haver tanta injustiça contra um povo, que nunca quis guerra, queria apenas ter sua casa, seu lugar, e viver em paz. 😢
Manooooo! Camarada Ian do céééééééu! Que trabalho sensacional e necessário 👏🏾👏🏽👏🏽 A apresentação da F.P.L.P. no final resgata a esperança e motiva como um chamado ✊🏽✊🏿✊🏼✊🏾
Todo aquele que não apoia o direito do Estado de Israel existir e que não condena as ações terríveis daqueles terroristas do Hamas, representa o mal absoluto. É inacreditável o que eu ouvi neste vídeo, e mais inacreditáveis ainda são os comentários que estou lendo. Criem vergonha na cara.
Apesar de parecer que fazemos parte do ocidente, em termos de cultura, ao qual foi imposta, é muito mais fácil de nós nos vermos/ nos identificarmos na situação de um palestino do que da perspectiva de um estadunidense, por exemplo. O que eu quero dizer é que já fomos e ainda estamos de certa forma na perspectiva de um colonizado e sofremos até hoje com isso, d euma uma forma não menos intensa que a palestina, há outro contexto , mas muitas semelhanças, pois é só pensar como é a política adotada para nossas favelas e jovens negros da periferia, um problema estrutural que serve para segregar e exterminar uma suposta "raça"de pessoas. Tudo isso para atender os interesses de uma classe que não atende o coletivo ou função social alguma, que se aproveita de tal massacre. É a lógica do lucro em desfavor da vida humana.
Totalmente a favor? Isso inclui a opressão massiva contra as mulheres e a execução de homossexuais? Apedrejamento de mulheres por transar antes de casar ou por por não usar Hijab? Governos fundamentalistas terroristas? Liberdade religiosa inexistente? Lei da Sharia?
E o povo Judaico? Acha pouco o sofrimento desse povo? Desde o tempo de Abraão? Só no Egito passaram 400 anos como escravos? E na segunda guerra com Hitler Nazista que no Holocauto? Exterminaram mais de 05 milhões de Judeus? Vocês não veem isso não? Esse cara aí? Que se diz histroriador? Esse vende o peixe dele, como ele acha que é o certo. Mas tem muita gente que sabe da história e não pensa como ele. Ele engana a quem é cego na história. Kkkk 🇧🇷🇮🇱🇮🇱🇬🇧🇬🇧🇬🇧🤣🐤🤣🦢🤫🤣🐓🤣🦜🕊🤣🦆🤣🤣🤣🤣
Sou de família refugiada da Palestina, não sou de esquerda, mas esse vídeo é importantíssimo. Obrigado pelo trabalho, Ian, o povo Palestino agradece! Não vou esquecer do apoio de vocês da Soberana a nossa causa!
força pra você e para sua família
Força pra você e sua família, nós comunistas apoiamos a causa Palestina!
Nos apoiamos nao so a causa palestina, como tambem imumeras vítimas de opressões imperialistas decorrentes do capitalismo!
@@plutophantomhive3231Viva Israel comuna 🇮🇱🇮🇱🇮🇱
Não é de esquerda? Então és de direita? Ou é algum papo furado que "não tem lado político"?
Enquanto social democrata ataca o Ian falando que ele não domina nada de palestina x israel ele chega com um video de 2h30 abordando o tema. Eu escolhi certo a quem seguir!
inclusive julgou ele por não divulgar a produção da Sabrina sobre o assunto sendo q ele ja tinha feito nesse video gravado a mo tempão
Bem isso aí! Tava pensando nisso!
O problema é que faltou falar que na palestina existe massacre ee homossexuais, opressão feminina, lei da Sharia, falta de liberdade religiosa e de liberdade de expressão, estupro a vontade, etc
Social democrata não, liberal
Social Narcisocrata. Aquele cara deve acreditar no geocentrismo pelo simples fato dele morar na Terra e não no Sol.
Ian, obrigada por fazer a live e postar o vídeo tão rápido, mesmo estando doente. Você é absolutamente necessário.
Terra conquistada pr pr Rei David
Os otomanos trouxeram povos árabes e colocaram ns povoados.Israel defendem ao ataque terrorista .paz-e-amor. Amemos ao próximo ❤❤
@@josezerefos3936é uma mensagem um tanto contraditória
@@josezerefos3936 Contraditório?
*desnecessário
Sou neta de sírios, libaneses e palestinos... ouvia meu avós e meu pai falando muito sobre todas essas histórias absurdas, e consegui compreender ainda mais a raiva que eles sentiam dos Israelenses... excelente trabalho, Ian! PALESTINA LIVRE!!!!
"RAIVA DOS ISRAELENSES" PUTZ!
Ohh mintira
Free palestine 🇪🇭
YES...AFINAL Os ÁRABES E Islâmicos,Também INVADIRAM PORTUGAL E ESPANHA...Isto,Há Dois Mil ANOS ATRÁS..Ou Seja,Os Árabes Ou Islâmicos,Também INVADIRAM Quase TODOS Os POVOS EUROPEUS;No Passado,Principalmente A EUROPA Mediterrânica...É Também INVADIRAM TODO O Norte E Centro Da África amo Passado..Ou Seja,No Passado,Sempre Aconteciam GUERRAS,Entre Os POVOS em TODO O MUNDO...Então,Ninguém Era Santo ,No Passado...Kkkkkk@@donramonn12
Quis DIZER,Sempre Aconteceram GUERRAS ,Entre Os POVOS Em TODO O MUNDO....As GUERRAS,Entre OS POVOS,Não Começaram AGORA...Ao Longo da História Da Humanidade,Sempre Existiram Guerras e Confrontos entre Os VÁRIOS Povos Do Mundo....kkkkk
Eu acho um absurdo sem tamanho, os comentários que tenho visto sobre essa guerra. Pessoas torcendo como se fosse um jogo de futebol, defendendo sem mal saber o que defendem… as pessoas não se dão nem ao trabalho de estudar, pessoas preguiçosas. Eu sinto muito por todos os inocentes que estão sofrendo com essa guerra, esse vídeo é de utilidade pública!
@@ingridcamargo4958 infelizmente os árabes nascidos na judeia sofrem as ordens dos jihadistas!
Ninguém aqui está esclarecido no tema
Finalmente terminei de assistir a esse vídeo do começo ao fim!
Ian Neves e toda a equipe que participou na produção desse vídeo, vocês têm a minha mais profunda admiração!
Sempre tentei entender melhor sobre a questão palestina, mas não tinha ideia de como estudar isso de maneira lógica e estruturada.
Esse vídeo é o material mais didático que encontrei! Deu-me um norte pra poder me aprofundar mais sobre o assunto!
Esse vídeo é para ser assistido umas 20 vezes
Ian e a todos que estão por de trás deste trabalho, por favor não parem. Ver esses vídeos de tanta qualidade e saber que essas informações podem chegar a várias pessoas me dá algo de esperança para um Brasil melhor algum dia. Confesso que quando eu acreditava que somente com a força de vontade e trabalho as coisas podem melhorar para cada indivíduo, eu era uma pessoa mais feliz. Tirar a venda dos meus olhos e encarar a verdade é algo que tenho feito nos últimos anos, mas tem me custado caro. Saber a verdade sobre o que acontece no mundo me trouxe muita tristeza, medo e ansiedade, sentimentos que não estou sabendo lidar. Até para encontrar energia para terminar a faculdade, trabalhar e viver o dia a dia tem sido difícil. Então obrigada por esse trabalho, porque imagino que é muito desgaste e as vezes frustração, mas esse deve ser nosso objetivo, fazer as pessoas entenderem o quão profundo são os problemas de países como nosso e que a solução é muito complexa e não a receita de bolo que o liberalismo vende. Gostaria também de sugerir um vídeo que pudesse abordar o por que o liberalismo está novamente ganhando tantos adeptos, já que ele de fato não existe e não é praticado pelos países de 'primeiro mundo'. Hoje eu estou particularmente ainda mais desmotivada, morando na Argentina e tendo o fascismo novamente tão perto. Gostaria de um mundo mais justo, mas me sinto tão pequena para mudar algo.
Se sinta menor ainda nessa seita comunista.
ua-cam.com/users/liveorfArKeAfJw?si=y_yw7jw7E9fk3Kl1
Sou filha de judeus (que infelizmente vieram a se tornar sionistas) e ver seu vídeo me traz um conforto e segurança nos fatos que você traz, Ian. Quem me dera se meus pais pudessem saber mais sobre isso, porque isso, de fato, os sionistas não mostram.
Palestina Livre! 🇵🇸✊️🚩
A questão do Holocausto também contou muito. Na primeira oportunidade que tiveram como um estado estavam dispostos a ir contudo fosse pra cima de quem fosse pra que não passassem por tudo aquilo de novo, e sobrou pra os coitados dos Palestinos, infelizmente... 2 states solution 🏳
Conteúdo incrível, único! Como seguir em frente em um mundo que comporta tamanha injustiças? É uma reflexão e uma luta diárias! Quanta dor e sofrimento a Europa Colonialista infligiu ao mundo e aos povos !
Já assisti, mas vale a pena ver de novo.
¡Gracias!
Minha mãe adora teus videos! Ela diz que vc é um otimo professor, ela foi professora por 30 anos!
Tá explicado!
exatamente, comuna sempre apoia comunas, esses tipos de professores deveriam ser retirados das escolas publicas.@@OohhPaaaai
Que vídeo PERFEITO!!!
Obrigada, Ian, por me radicalizar!
Como conhecer a História faz a gente sentir uma empatia indescritível com outros povos. Mais do que nunca precisamos buscar a libertação, precisamos não só apoiar nossos irmãos nessa batalha árdua, precisamos também nos prepararmos para lutar as nossas. Solidariedade irrestrita a todos os nossos irmãos de todas as partes do mundo.
Que lindo porra
Sim cara, uma empatia com os milhoes de mortos da idologia mais genocida da história.
A ideologia supremacista, com toda certeza.
@@Toilet-49xyz sim, sao incontaveis a vítimas ceifadas pelo capitalismo
@@Toilet-49xyzexato, fim ao capitalismo :)
História Pública é necessário,
Parabéns pelo vídeo a todos da soberana.
Esse garoto é primeiro corajoso, inteligente, estudioso,saúde pra ele,abc camara
Sempre incrível esse rapaz lindo e inteligente e que torna um conteúdo tão denso de conhecimento uma delícia pra consumir.
ou na moral mano q q custa TODO MUNDO TER A HONESTIDADE QUE ESSE MENINO MARAVILHOSO TEM E DECLARAR A PORRA DO VIÉS DA INFORMAÇÃO DE FORMA SINCERA
Porque se a direita disser o viés que tem, os trabalhadores cairiam fora na msm hora
Esse vídeo é tão importante... Seria maravilhoso se recebesse legendas em inglês para se disseminar mais ainda
Com certeza vou mostrar para todos no meu ciclo! Obrigada mais uma vez pelo trabalho, Ian.
se eu tivesse prática em legendagem eu faria mas não tenho nenhuma infelizmente
Tem por inteligência artificial.
Velho se o Ian liberasse eu legendaria com prazer na mesma hora. Video mega necessario
@@elfodelputoinfiernose não me engano o discord da soberana tem uma sessão pra legendar os vídeos, camarada!
...e assim continua a violência. Focar no passado não leva a lado nenhum. Diálogo precisa-se.
"Qual a paz que eu não quero conservar pra tentar ser feliz".
Aulão Ian, muito obrigada. O final e arrebatador.
Trabalho fantástico de resgate histórico e de defesa do povo palestino, diante do genocídio e apagamento cultural, religioso e histórico. Bastante doloroso de se assistir, espero que muitos se revoltem e apóiem a causa palestina.
que o povo arabe se una contra isso. Eles tem sido destruídos pelo ocidente por décadas.
Me emocionei com esse vídeo. É revoltante o que o imperialismo faz contra a humanidade.
Mormente o imperialismo capitalista, com o excesso de pobreza que cria.
Imperialismo americano: 😢
Imperialismo Sino-russo: ❤
@@Tartsylius Como comunistas, não defendemos o que a Russia está fazendo na Ucrania. O nosso lado é o da classe trabalhadora, seja da Ucrania, Russia, Brasil ou qualquer outro país.
Dito isso, não da pra comparar as ações imperialistas dos EUA, que deixam uma trilha de destruição por onde passam, e o que a Russia ou a China fazem, isso é extremamente desonesto.
@@Tartsyliusengraçado, não vi ninguém defendendo as ações da Rússia ou China por aqui 😂
Que piada! A terra de Israel foi invadida e colonizada por muçulmanos.Israel nunca foi terra de muçulmanos, eles são justamente colonos invasores.
Ian, depois de lançar esse video voce deveria em podcasts maiores(caso fosse convidado) e mesmo se tivesse oposição... voce foi o que melhor falou do lado pró palestina ate agora.
Caramba, que trabalho de fôlego! Parabéns, Ian! Grata pela bibliografia e pela indicação dos documentários.
Só passando pra sugerir o canal história islâmica. O canal não é de um marxista, mas de um mulçumano e historiador, com especialização em idade média, porém ele desmestifica as falácias islamofóbicas de uma forma incrível.
História Islâmica é um excelente canal mesmo! Aprendo demais lá!
@@maryf20sim, quando soube q ia fechar, fiquei bem triste :/ felizmente conseguiram doações pra se manter
6:16 Ian, nesse momento, há um equívoco, exitem referências ao nome Philistin = Palestina, pelo menos desde Heródoto(e escritas por ele), no século V a.C, o Imperador Romano Adriano em 70 d. C depois de ter suprimido as revoltas judaicas que, se baseando nos escritos de Heródoto, resolve nomear aquela região de Síria Palestina, como você disse. Esse argumento de que Palestina é um nome imposto pelo Império Romano é da narrativa sionista, pra justificar o argumento deles de que a Palestina foi uma imposição aos Judeus.
Dando UP pra ele ver
vi algo similar no canal da juliana Cavalcante respondendo se jesus era israelense ou palestinos.
@@Josecarvoeirodasilvafabril Pois é, o canal do Mansur Peixoto, do História Islâmica fala sobre isso também, ele mostrou as fontes de Heródoto que falava da Palestina
Bem lembrado. Up
Foi o imperador Nero que mandou suprimir a revolta em 66-74 DC, quem renomeou a província para "Síria Palestina" foi o imperador Adriano (Hadrianus), isso já na terceira revolta (132-136 DC). Ele também renomeou Jerusalém para "Aelia Capitolina" durante sua reconstrução após o terceiro conflito, nome que ficou até a antiguidade tardia.
Tô corrigindo você porque o Adriano realmente fez o que podia para punir os Judeus após a rebelião, até baniu a entrada deles na Jerusalém reconstruída, mas a escolha de chamar a região de "Síria Palestina" parece ter sido feita com uma justificativa geográfica e administrativa, já que não existe material suficiente para afirmar que ele fez isso apenas para punir ainda mais a população judia.
Sou evangélico, e ainda não sabia desses acontecimentos. Esse vídeo está me fazendo repensar sobre a minha posição sobre esse conflito…
Muito bem, João Victor. É muito bom ver um evangélico com a mente aberta para aprender. Continue assim! 😊
@@calitaaaa9551 evangelico bom é o que concorda com a seita kkkkkk
@@matheuscezar5264Evangélico bom é aquele que segue o amor que Jesus pregou.
Você é muito corajoso e necessário!!!
Ian , obrigada pelo compromisso com a verdade
Está excelente esse trabalho. Uma fonte para assistir muitas vezes. Muito obrigado.
Agora é assistir novamente e tomar todas as anotações possível desta aula. Parabéns, Ian. Seu trabalho é brilhante!
A bandeira vermelha está hasteada.
Parabéns pelo trabalho Ian.
Viva a luta pela libertação do povo Palestino.
Ian, este teu estudo está tão completo que só tá faltando legendas em inglês. Eu tenho pesquisado material gringo, compartilhado por Palestinos, e não encontrei nada tão didático e detalhado. Parabéns.
Negócio é meter uma IA para dublar tudo!
@@ThiagoHenrique-wb9hq Qual IA bom?
COMPLETO? KKKKKKK o cara não abordou nada sobre a Judeia, a criação da Palestina, o porque tem mais Árabes que Judeus la, não é didático, é simplesmente um video pro Palestina e.
cara se eu disser que esse genocídio me fez voltar a me apegar a minha fé... tem momentos que a gente se vê não podendo fazer nada, de mãos atadas, sou microbiologista e pesquisadora e nunca fui tão religiosa, mas nesse momento eu só consigo orar por cada palestino, pelos que ja se foram, e para os que ainda resistem
Temos que orar mesmo pelos palestinos e o sofrimento que passam. Mas você também orou pelos cidadãos israelenses que morreram no ataque terrorista e covarde do Hamas? Eu entendo que nesse conflito tanto os palestinos como israelenses são inocentes que morrem e sofrem.
@@CarlosNogueira-o9w sim, ao contrario de sionistas, não sou seletiva nas minhas orações, nem tento equivaler 1,400 mortes de civis + militares (o governo seque foi capaz de trazer um numero real de civis israelenses mortos), com 10 mil mortos palestinos, dentre elas 4,5 mil crianças inocentes e 2,5 mil mulheres, porque não sou cega ao genocídio.
@@CarlosNogueira-o9wobviamente que todos nós estamos tristes com a situação dos israelenses inocentes.
Mas como a mídia burguesa apenas retrata o lado de Israel, falar da Palestina e do povo palestino significa resistência.
Tanto que, aqui mesmo nos comentários (ironicamente num vídeo que traz vários argumentos bem fundamentos pró-palestina), vemos muitas pessoas (que parecem que nem viram o vídeo) dizendo que os palestinos são terroristas, que nós passamos pano pra assassinos e outros absurdos. E é isso o que queremos dizer quando afirmamos que a mídia, mas mãos da burguesia, faz a mente do povo.
@@CarlosNogueira-o9wPela sua foto eu tenho certeza que você acredita que se alguém te oprimir, vc revida, ou seja se te roubarem vc vai se sentir no direito de atropelar ou revidar se der, estou errado?
Um dos videos mais incríveis que já vi. É um dever de todos nós aumentar ao máximo o engajamento desta obra prima.
Valeu: Duda Bolche, Sued Carvalho, Ahia e Neith.
Também outros criadores de conteúdo falando sobre:
Sabrina Fernandes, Tiago Ávila, SANAUD(Juventude Palestina), Instituto BrasPal, João Carvalho, Ricardo Leães, Opera Mundi, Revista Ópera
Muito bom!
Acrescento o história islâmica também. independente se faz parte da equipe de pesquisa, faz um ótimo trabalho também. Paz entre nós, guerra aos senhores.
Acrescenta também o Jones Manoel e o Gustavo Gaiofato
@GlauberCantacini E o Mansur Peixoto, do História Islâmica.
A melhor mídia cobrindo a resistência palestina, é a Nova Democracia
Uma outra curiosidade é ver como que Israel compete no Eurovision mesmo nao sendo um país europeu.
A seleção deles joga nas eliminatórias da Europa também, se não me engano
@@jhowblackmaneles eram parte da AFC, mas quando teve a copa asiática no território lá houve um boicote dos países árabes e Israel acabou levantando o troféu por W.O. Aí decidiram ir pra UEFA.
Sim! Nunca entendi isso!
Inclusive, a Eurovision 2019 foi em Israel e a banda da Islândia, Hatari, mostrou uma bandeira da Palestina ao vivo na transmissão. Fizeram um furdunço e até retiraram a Islândia das eliminatórias por isso!
@@alienligenaliXesus.... Eu provocaria tbm.
O quê?! Que loucura!
Vídeo com uma boa didática sobre a história da ocupação.
Nasci e vivi em Israel até os meus 22 anos (hoje 31).
Em Israel, os israelenses/judeus chamam os palestinos de Falestinim (Palestinos em hebraico), ou árabes e chamam a região pré Israel de Palestina, diferente do que foi dito no início. Mas a prática em dizer que não havia ninguém na região é comum e aparece até em músicas e outras peças de propaganda. Mais pra frente você diz que em Israel dizem que "os judeus lutaram bravamente contra os britânicos para fundar o estado de Israel", também não é bem assim. Me ensinaram que havia uma resistência do mandato e que dificultaram muito a consolidação do estado, mas que os confrontos armados eram contra os "povos árabes locais".
Na parte em que fala sobre Hertzel alertar sobre a miscigenação dos judeus na Palestina, não duvido que ele era racista, mas a relação com não judeus é considerado pecado no judaísmo. Mesmo entre os seculares, até hoje o/a "Goi/a" (gringo, ou mais parecido com gaijin que é inferiorizado pelo japonês) é visto como alguém que não se mistura amorosamente.
Sempre você se refere a Tel Aviv como a capital de Israel. Vale lembrar, que Israel torna Jerusalém sua capital após a unificação na guerra dos 6 dias. Jerusalém nunca foi reconhecida internacionalmente como a capital de Israel. É muito louco pensar que eu fui saber disso só depois que me mudei para o Brasil e muitas pessoas se "confundiam" (na minha visão na época) falando que Tel Aviv era a capital, até que fui pesquisar para entender.
O nome Irgun é o primeiro nome do nome completo da organização. Irgun Tzva'i Leumi (Organização Militar Nacionalista) ou em sua abreviação Etzel. Na logo também está escrito Rak-Kah (só assim), ou seja, só na bala que iremos conquistar esse território (que está na logo). O Irgun é visto em Israel como "controverso", mas necessário e fundamental para a construção do estado.
Fora esses pequenos pontos, o material é impecável e a explicação foi excelente. Meu pai fundou duas organizações, uma em memória da Nakba (veja o site de Zochrot www.zochrot.org/welcome/index/en) e o protesto a favor do direito de retorno dos palestinos para as suas casas, e a De-Colonizer que trabalha contra a colonização israelense e a concientização política deste fato (lembrando que o senso comum em Israel é do ponto de vista sionista). Dito isso, nunca recebi um aulão desse. Obrigado Ian, de verdade.
Sei que precisamos do fim do colonialismo israelense, e penso que a solução para isso seria um estado para duas nações, mas não tenho a resposta de como deve ser feito e conhecendo o viés israelense, não acredito que isso acontecerá um dia. A dor é infinita, não consigo mais suportar os feitos do estado de Israel contra os palestinos, e tenho uma preocupação muito grande com familiares e amigos pensando nesse fim do estado de Israel. Meu pai diz que a guerra atual é o início do fim do estado sionista, tenho minhas dúvidas.
A sua abordagem inicial de dialogar com quem apoia o sionismo é precisa e correta, mas seria tentar convencer o bolsonarista que rezou pro pneu que o Lula foi condenado injustamente. Por isso sou pessimista referente a este assunto.
Abraço!
Infelizmente em nosso país vemos essa mentalidade supremacista em relação aos indígenas. Como povos podem resistir a força dos que tem o poder do capital.?
Todo dia eu abria o canal pra ver se esse vídeo já tinha saído. Parabéns Ian, parabéns Soberana. Vcs são demais!
O trabalho do Ian é de uma qualidade espetacular. É um dos melhores divulgadores científicos que temos na internet. E, sim, história é ciência. O que Ian faz não é apenas militância, é divulgação científica também.
@@kaykysantos2405 Sim
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Militância e propaganda. Distorção de fatos e indignidade seletiva.
@@kaykysantos2405porque história faz parte das ciências sociais e humanas. Existe método de pesquisa, você vê que ele apresenta as fontes, não parte de achismos, mas de um trabalho de buscar as fontes originais, não comentários de terceiros. O uso da metodologia científica que o Ian utiliza pra construir os vídeos dele já é indicativo disso.
@@luiz.nazario perfeita síntese da sua opinião.
Pode citar 1 fato que foi distorcido *OU* 1 indignação selecionada?
@@trollconfiavel Vou citar apenas um exemplo de cada caso, pois são milhares do começo ao fim do vídeo. INDIGNAÇÃO SELETIVA: em 2:20:00 ele cita com indignação a destruição de uma mesquita (por acidente, num bombardeio aéreo contra alvos terroristas). Mas ele jamais cita as DEZENAS de sinagogas destruídas (por intolerância religiosa) pelo Hamas nas regiões devolvidas aos palestinos. FATO DISTORCIDO: em 2:21:10 ele afirma que Israel fez uma LIMPEZA ÉTNICA e explica que o termo significa "qualquer ação de um grupo étnico com a intenção de expulsar outro grupo étnico com o propósito de transformar uma região etnicamente mista em uma região etnicamente pura". Ora, Israel é uma região etnicamente mista, há dois milhões de árabes palestinos vivendo em Israel e que não querem morar em nenhum país árabe, pois vivem bem ali, com todos os direitos, trabalhando e se divertindo como em nenhum outro país muçulmanos onde as mulheres são seres inferiores, onde os homossexuais são presos e mortos. Já em Gaza quantos judeus vivem? Eles, sim, querem ser etnicamente puros e expulsar os judeus da Palestina, querem fazer uma limpeza étnica contra os judeus, com os quais nunca aceitaram conviver. Os países árabes expulsaram entre 800 mil e um milhão de judeus, sem qualquer indenização por suas casas e terras ali perdidas. O Ian não diz uma palavra sobre isso. Ele só se indigna contra Israel, jamais contra as elites petroleiras árabes bilionárias que mantêm seus povos na miséria e se regalam com aviões luxuosos, carros milionários, banheiros com pias e privadas de ouro e que desviam a revolta das massas contra eles para Israel e EUA, "o pequeno Satã e o grande Satã", como se ele fossem a causa da infelicidade dos árabes e muçulmanos. Aquela região precisa é de uma Revolução Comunista, para libertar os árabes de suas elites petroleiras que financiam o terrorismo islâmico.
Ivan das neves mandando mais uma aula de historia e politica pra gente. Muito obrigado mestre dos ioiôs.
Ivan é a versão russa do nome João, que, por sua vez, em inglês é John. Neves é basicamente Snow. Desse modo, tanto Ian quanto Jon possuem as mesmas origens e uma letra a menos. Portanto, podemos afirmar que o Ian Neves é o Jon Snow do Brasil
Eu quero dessa q se fumou mano @@Pedro-nb1nt
Maravilhoso. Dessa vez só ouvi enquanto trabalhava, mas vou assistir novamente com mais atenção de frente pro meu telão. Obrigada.
Vocês da Soberana são foda! Esse é um documentário incrível e profundo sobre as questões que nunca foram mostradas. O depoimento dos "invisíveis". ✊🏿🇪🇭
Tenho tentado assistir conteúdos à esquerda e à direita acerca do tema. E é impressionante como o canal do Ian é o único que traz material denso de imagens e bibliografias que corroboram com seus argumentos. Bom video!
Pesquise os vídeos do jornalista Breno Altman sobre o assunto. Vale a pena assistir, ele é um jornalista judeu anti-sionista e traz bastante informações úteis sobre o tema.
@@seveniug Valeu pela dica!
@@seveniug trás mentiras a rodo
@@luissa5719 qual ?
@@luissa5719diz a verdade pra gente então
Parabéns pelo conhecimento compartilhado com muita sabedoria! Liberdade ao povo palestino tão sofrido . 🇵🇸
Cara que aula de história, ainda tenho muito que aprender sobre a Palestina, mas sempre achei que Israel era sempre desfavorecida, sempre perseguida e tal, pelo menos é o que a mídia nos mostra, por isso que devemos sempre procurar aprender, conhecer e saber que a história não é bem da maneira que é contada. Parabéns Ian, pelo canal e principalmente pelos esclarecimentos.
Uffa! Até que enfim saiu o vídeo tão esperado do Ian. Muito bom! Parabéns Ian e sua equipe. Vídeo top Mil!
Parabéns Camarada Ian, já estou assistindo pela segunda vez de tão bom que ficou o material...
Que aula! PALESTINA LIVRE 🇵🇸
Livre do Hamas
Já estão livres desse mundo
Belíssima
@@T-rexVeganoDoEberlin vc são criminosos. Nem fala de Israel devolver o território da palestina
1:50 - Para ajudar na desinformação sobre o caso de israel, e porque ele não é uma ocupação colonial: ua-cam.com/video/9tZvZvuNTho/v-deo.html
Ian, vc é muito necessário! parabéns pelo conteúdo de altíssima qualidade!
Meu sonho é ter a retórica e a didática desse camarada. Parabéns pelo trabalho de divulgação. Vários jovens da quebrada do Eliza Maria (Brasilândia) estão se radicalizando graças a Soberana.
É possível. Estude didática, análise do discurso, oratória e estude o assunto com embasamento teórico.
@@fernandomonteirogama6010vc conhece alguns livros ou artigos sobre os temas?
@@gustavosantana344 como diriam certos camaradas, "falar de música é igual dançar sobre arquitetura", e pra mim ler sobre didática é igual a nadar sobre a terra.
Eu diria que pra desenvolver didática precisa de prática. Para desenvolvê-la, converse com amigos como se estivesse fofocando enquanto ensina algo, fale sobre qualquer assunto com alguém etc.
Didática é prática, camarada! Boa sorte! ❤
@@aleatoriamentealeatorio1010 Prática sem estudo é um resultado que você enxergar nos liberais mais famosos dentro da hegemonia atual da sociedade. Falam bonito, tem uma boa oratória, conseguem ser didáticos, capturam seus ouvintes com carisma e retórica mas produzem o mesmo senso comum. A prática em si não significa nada além dela mesma.
@@gustavosantana344 É importante que você tenha de antemão conhecimento (mesmo que básico) sobre metodologia científica. A oratória é um exercício de planejamento, tentativa, erro e correção dos erros mediante um objetivo. Você começar observando os professores e oradores que mais gosta e se assemelham e partir daí. Sobre didática eu recomendo o Libaneo e seu livro Didática como ponto de partida. Lembre-se que o caminho é sempre esse de estudo teórico, prática, ajuste e correção continuamente. É um caminho em que a forma final não é necessariamente um resultado em si.
Hoje no Opera Mundo teve uma entrevista com um rabino. Foi muito interessante.
Ian é muito necessário, trazendo as informações, historia, com embasamento e fontes primárias. Obrigado por existir, Ian.
Ian até bem pouco tempo eu fazia parte de uma massa desinformada, não que compreendia direito as razões dos acontecimentos de hoje. Pudera, nunca nos deixaram saber. Nuca estudamos sobre isso. Os meios de comunicação nunca nos informaram como deveria ser feito. Então eu te agradeço por jogar luz sobre esse tema e ma fazer entender.
Esse vídeo deve ter demandado um trabalho de pesquisa gigante, parabéns ao Ian e os colaboradores do canal
Isso é só uma parte do vídeo completo!
@@thiagoaguiar4650o restante está onde?
@@thiagoaguiar4650 Ele vai postar o completo?
Acho que aí já é o vídeo completo. Eu tinha visto no twitch mais de um mas aí já tem mais de um de uma vez
@@clarimp
@@thiagoaguiar4650 Certo... obrigada, camarada
Karalho, que vídeo sensacional! Melhor explicação de todas, tô assimilando ainda, verei muitas vezes esse excelente documentário.
Esse final da FPLP é de arrepiar até onde não tem pelo
Eu vou dizer: não há, até agora, trabalho algum a que tenho acesso, tão rico em detalhes e tão fácil de entender quanto o do Ian Neves. Baixem esse vídeo em seus computadores, compartilhem, ajudem com $$$ o Ian, porque este trabalho talvez seja o mais importante deste canal. PARABÉNS e OBRIGADA, Ian! Vou tentar achar teu pix pra dar uma ajuda sempre que eu puder. OBRIGADA, OBRIGADA E OBRIGADA!
Enquanto houver opressão sempre haverá resistência
ENQUANTO HOUVER RESISTENCIA TERRORISTA HAVERÁ MORTE
Viva a resistência palestina 🎉🎉
Krallll... E a história se repetindo em número, gênero e grau. Só que dessa vez, o massacre está muito mais cruel. Os Palestinos precisam dos povos do mundo nas ruas.
Os Nazistas estão mais raivosos.
De quê adianta só sair às ruas? Quem simpatiza tem que ir pra lá lutar junto dos palestinos, então! Unir forças! Aí sim queria ver. Grandes merdas sair pra rua e só ficar gritando. Quem gosta de guerra que vá pra lá ajudar na luta corpo a corpo! É assim que se vence uma guerra!
@@AliceECrisOliveira Pra maioria não há condições materiais de fazer isso. Ir as ruas é sim efetivo, pressiona os governos a isolarem israel politicamente, romper relações diplomáticas e comerciais. Tem gente nos EUA, por exemplo, que se grudaram a um navio que ia levar armamento a Israel
@@AliceECrisOliveiraque luta corpo a corpo? São bombas e soldados altamente armados. Essa guerra se vence com diplomacia. Povo na rua pressiona a diplomacia
"quem gosta de guerra" parece piada. os únicos q gostam de guerra nesse questão é Israel e vc acha mesmo que são os governantes de Israel que estão no fronte? São pessoas como eu e vc. São pessoas como eu e vc q estão morrendo na guerra, crianças que deveriam viver a infância delas mas estão sendo mortas (quando n há coisa pior). Antes de falar asneira, tenha empatia @@AliceECrisOliveira
UFA aguardei ansiosamente por esse vídeo!!! Parabéns pelo trampo Ian!
PALESTINA LIVREEE! 🇵🇸✊🏽🔥
Voltando depois de assistir tudo pra dizer: QUE OBRA PRIMA documental o Ian preparou pra noiz, seloco chega a arrepiar de revolta! Obrigado pelo conteúdo, camarada! VENCEREMOS! AVANTI PALESTINA ✊🏽
@@bisnacan Espero que todos os "combatentes" do hamas encontrem suas 72 virgens.
Sensacional. Sei que isso vai soar estranho para um materialista histórico dialético, mas agradeço a Deus por ser comunista. Saber que se existir vida pós morte eu poderia dizer que fiquei do lado da justiça, da igualdade e contra todo tipo de tirania.
Parabéns pelo vídeo.
Cheguei a conclusão que nos anos iniciais da ocupação colonial Israelense faltou a Palestina apoio internacional pra sustentar resistência e também lideranças populares, coisa que Israel sempre teve, ainda que de forma cínica e fingida pelo Império Britânico. Tinha que ter um segundo vídeo falando dos anos 50 pra frente, que já entra os EUA no meio da questão com seus interesses de petróleo no oriente médio.
Mas O POVO Palestino,TAMBÉM,NÃO SÃO Naturais ,Daquela Região....Também,INVADIRAM Aquelas TERRAS,A OUTROS POVOS....Porquê,ENTÃO,Só Proteger OS Palestinos...????kkkkkk
Com base no vídeo, dá pra perceber que faltou pra Palestina o que falta muito pro nosso campo no Brasil, o famoso trabalho de base, já que a resistência estava restrita à elite acadêmica.
ele podia fazer uma parte 2
Excelente vídeo! Parabéns á equipa pelo trabalho de esclarecimento.
Palestina vencerá 🇵🇸🩷
Vencera no paraiso com as 72 virgens, o mais rapido possivel
Como que vencerá? Eles não tem dinheiro pra comprar comida...Israel possui tanques com inteligência artificial e armas nucleares.
Esse canal é muito necessário pra nós historiadores. Parabéns companheiro Ian!
Não só, necessário para todos.
O cara é comunista mankkkkkkk
@@GabrielBrkUs E professor de história, historiador que deu uma aula foda sobre mais uma história do mundo, já vc... É o que??? Tem que ser muito cérebro de ervilha para em pleno 2023 diminuir totalmente UMA PESSOA a apenas um aspecto ideológico, sinceramente, bagulho de maluco.
Parabéns pela coragem num país de tantos ignorantes botar a cara e mostrar a verdade é ato heróico e de muita coragem. Vou assistir
tava com saudade de uma aula dessa, parabéns irmão, você é um ótimo comunicador
Aplausos para o nosso camarada Ian, que cara!!!👏👏👏👏👏
E que aula❤💯👏
2:33:45 QUE HINO
Ian como sempre fala muito bem, Palestina livre!
1:50 - Para ajudar na desinformação sobre o caso de israel, e porque ele não é uma ocupação colonial: ua-cam.com/video/9tZvZvuNTho/v-deo.html
@@rafacharkmanHonestamente esperava ver algum bom argumento do lado sionista, mas o HOC falha em entregar qualquer coisa sequer proxima de um argumento bem embasado.
Só assim podemos conhecer a verdadeira história do povo Palestino que mídia sionista tenta esconder a todo custo. Obrigada por nos fazer conhecer a história com riqueza de detalhes. Nova seguidora 😊.
Mais um trabalho impecável, principalmente do ponto de vista histórico-científico, compromisso com a verdade e didática rara ao abordar um tema tão complexo.
A menino, fez a mamma se emocionar muito com o seu desejo às futuras gerações. Obrigada pela sua dedicação e o belíssimo vídeo do partido palestino. Que a luta não seja em vão 🙌🏼
Sensacional!! Fã desse canal enviesado! Terminar com FPLP foi um estouro a parte! Parabéns equipe foda
Muito obrigada, Ian, tive uma prova sobre Israel e Palestina e esse vídeo me ajudou. Obrigada, camarada.
Excelente aula Yan. Estou estupefato. Indignado.
Conteudo muito bem feito e muito importante! Obrigado a todos os camaradas envolvidos no trabalho
Trabalho essencial Ian!
PALESTINA LIVRE
Já transou antes de casar, Letícia? Seria apedrejada até a morte lá...
Terminei de assistir a live chorando e com náuseas. Como pode haver tanta injustiça contra um povo, que nunca quis guerra, queria apenas ter sua casa, seu lugar, e viver em paz. 😢
E um povo que recebeu os estrangeiros de braços abertos no começo da história. O colonialismo é uma doença.
Gratidão por sua dedicação! Aula maravilhosa e muito importante!
Se cuida!!
Manooooo! Camarada Ian do céééééééu! Que trabalho sensacional e necessário 👏🏾👏🏽👏🏽 A apresentação da F.P.L.P. no final resgata a esperança e motiva como um chamado ✊🏽✊🏿✊🏼✊🏾
Obrigada por mais uma grande aula, camarada. Sempre aqui prestigiando o seu trabalho e de toda a galera da Soberana. ❤
IAN, vc é sensacional! Professor simplesmente o melhor ! Espero que o seu canal cresça muito….
SAÚDE AMIGO !!!
Parabéns Camarada, isso sim é uma aula. E obrigado por transmitir comer cimento.
O brasileiro que não apoia incondicionalmente a luta palestina ainda não entendeu alguns aspectos profundos do que é ser brasileiro.
@@rewer7416O pior é que nem sempre são
Todo aquele que não apoia o direito do Estado de Israel existir e que não condena as ações terríveis daqueles terroristas do Hamas, representa o mal absoluto.
É inacreditável o que eu ouvi neste vídeo, e mais inacreditáveis ainda são os comentários que estou lendo.
Criem vergonha na cara.
Apesar de parecer que fazemos parte do ocidente, em termos de cultura, ao qual foi imposta, é muito mais fácil de nós nos vermos/ nos identificarmos na situação de um palestino do que da perspectiva de um estadunidense, por exemplo. O que eu quero dizer é que já fomos e ainda estamos de certa forma na perspectiva de um colonizado e sofremos até hoje com isso, d euma uma forma não menos intensa que a palestina, há outro contexto , mas muitas semelhanças, pois é só pensar como é a política adotada para nossas favelas e jovens negros da periferia, um problema estrutural que serve para segregar e exterminar uma suposta "raça"de pessoas. Tudo isso para atender os interesses de uma classe que não atende o coletivo ou função social alguma, que se aproveita de tal massacre. É a lógica do lucro em desfavor da vida humana.
o que mais tem é brasileiro metido a europeu (e agora se achando israelita).
Pensamento de Comunista, tipo de brasileiro sem cultura e dominado pela retórica destorcida da história
Não consegui entrar a tempo de ver ao vivo, estava ansiosa para sair aqui no UA-cam ❤
Ian deveria cobrar, isso é uma tese de mestrado. Muito bom
Vídeo necessário. Ótimo trabalho!
Tambem sou totalmente a favor dos palestinos. Eu nao tinha entendido o drama desse povo tao castigado. Parabens pela aula, professor. Te admiro muito.
Totalmente a favor? Isso inclui a opressão massiva contra as mulheres e a execução de homossexuais? Apedrejamento de mulheres por transar antes de casar ou por por não usar Hijab? Governos fundamentalistas terroristas? Liberdade religiosa inexistente? Lei da Sharia?
Parece que vão ser extintos
Jamais. É um povo forte.
E o povo Judaico? Acha pouco o sofrimento desse povo? Desde o tempo de Abraão? Só no Egito passaram 400 anos como escravos? E na segunda guerra com Hitler Nazista que no Holocauto? Exterminaram mais de 05 milhões de Judeus? Vocês não veem isso não? Esse cara aí? Que se diz histroriador? Esse vende o peixe dele, como ele acha que é o certo. Mas tem muita gente que sabe da história e não pensa como ele. Ele engana a quem é cego na história. Kkkk 🇧🇷🇮🇱🇮🇱🇬🇧🇬🇧🇬🇧🤣🐤🤣🦢🤫🤣🐓🤣🦜🕊🤣🦆🤣🤣🤣🤣
@@prof.valeriasantos1515forte? Você tem lido as notícias? Por favor, Profa. Valéria, vamos ser pé no chão.
PARABÉNS SR. IAN NEVES.
CONCORDO PLENAMENTE COM VOSSAS COLOCAÇÕES.
PORQ VC TÁ GRITANDO! 😂😂😂😂 (brincadeirinha camarada, desculpa. todo engajamento é válido). ❤🎉
Concordar com a história é só sensatez kkkkk condenar as atrocidades é só caráter
Muito obrigado irmão pelo equilíbrio no assunto, que Deus te abençoe
FODA!
Parabens pelo trabalho Ian, Sued, Duda e editor do vídeo!
Trabalho fantástico.
Outro canal ótimo para ter explicações e o história islâmica.
Recomendo muitoo
Super recomendo o História Islâmica.
Grande trabalho camarada Ian; Palestina livre!
Ian vc e muito corajoso te admiro muito
Obrigada pela aula, Professor 🙏🏻
Parabéns Ian, que aula!! Palestina Livre
Valeu!
Ian maravilhoso!
Q aula!!
Vc, Ian Neves, é muito importante. Excelente comunicador